???global.info.a_carregar???
Susana Fidalgo. Concluiu o(a) Doutoramento em Didáctica em 2006/07/21 pelo(a) Universidade de Aveiro, Mestrado em Ciências da Educação em 1990/12/21 pelo(a) Universidade de Aveiro e Licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Ingleses e Alemães em 1983/07/18 pelo(a) Universidade de Lisboa Faculdade de Letras. É Vice-Presidente da Unidade Orgânica no(a) Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Professor Coordenador no(a) Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Membro do Conselho Técnico-Científico no(a) Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Coordenadora do Curso de Mestrado em Ensino de Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico no(a) Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Coordenadora do Curso de Mestrado em Ensino de Português e Inglês no 2.º Ciclo do Ensino Básico no(a) Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Coordenadora da Equipa Científico-Pedagógica para Avaliação e Certificação de Manuais Escolares de Inglês (2.º Ciclo do Ensino Básico) no(a) Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Coordenadora da Equipa Científico-Pedagógica para Avaliação e Certificação de Manuais Escolares de Inglês (3.º Ciclo do Ensino Básico) no(a) Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Formadora pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua com o registo CCPFC/RFO - 03494/97 nas seguintes áreas e domínios: A41 Inglês e C05 Didáticas Específicas (Inglês) no(a) Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu e Coordenador da Área Disciplinar de Línguas Estrangeiras no(a) Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu. Publicou 6 artigos em revistas especializadas. Orientou 2 dissertação(ões) de mestrado. Participa e/ou participou como Investigador em 2 projeto(s) e Outra em 7 projeto(s). Atua na(s) área(s) de Humanidades com ênfase em Línguas e Literaturas. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: 1st Cycle of Basic Education; internationalization; multilingualism; communicative competence; market economy; businesses; competitiveness; potential customers/partners; Ensino; Aprendizagem; EFL; foreign languages; Learning; HE; Communication skills; specific purposes; Tutoring; integration; foreign students; school/class; educational action; Curricular articulation; Early childhood education; Primary school; Educational continuity; employability; career development; Linguística Contrastiva; Ensino de Segunda Língua; Língua inglesa; Needs analysis; Employability; Professional development; Business sector; Region of Viseu (Portugal); .
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Susana Fidalgo
Género
Feminino

Nomes de citação

  • Fidalgo, Susana

Identificadores de autor

Ciência ID
BB15-6E58-7216
ORCID iD
0000-0002-7323-2158

Domínios de atuação

  • Humanidades - Línguas e Literaturas

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Francês Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B1)
Alemão Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Formação
Grau Classificação
2002/04/01 - 2006/07/21
Concluído
Didáctica (Doutoramento)
Especialização em Sem especialidade
Universidade de Aveiro, Portugal
"O impacto da leitura extensiva na aquisição da distinção 'Simple Past'/'Simple Present Perfect'" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado
1985/10 - 1990/12/21
Concluído
Ciências da Educação (Mestrado)
Especialização em Didáctica do Inglês
Universidade de Aveiro, Portugal
"Da Problemática do EFL - O ensino/aprendizagem de contrastes verbais no âmbito do passado: 'Simple Past'/'Present Perfect' - Pretérito Perfeito Simples/Pretérito Perfeito Composto/Pretérito Imperfeito" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
1979/09 - 1983/07/18
Concluído
Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Ingleses e Alemães (Licenciatura)
Especialização em Não Aplicável
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
14 valores
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2009/06/04 - Atual Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
1991/05/07 - 2009/06/03 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
1984/03/01 - 1991/05/06 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021/09 - Atual Coordenador da Equipa Científico-Pedagógica para a Avaliação e Certificação de Manuais Escolares de Inglês (1.º Ciclo do Ensino Básico) Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2020/06/08 - Atual Coordenador da Área Disciplinar de Línguas Estrangeiras Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2020 - Atual Membro da Comissão Científica do Departamento de Ciências da Linguagem Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2016/01/07 - Atual Vice-Presidente da Unidade Orgânica Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2014/06/13 - Atual Membro do Conselho Técnico-Científico Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2011 - Atual Coordenadora da Equipa Científico-Pedagógica para Avaliação e Certificação de Manuais Escolares de Inglês (3.º Ciclo do Ensino Básico) Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2010 - Atual Membro do Conselho do Departamento de Ciências da Linguagem Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2009 - Atual Coordenadora da Equipa Científico-Pedagógica para Avaliação e Certificação de Manuais Escolares de Inglês (2.º Ciclo do Ensino Básico) Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2015/12/09 - 2021 Coordenadora do Curso de Mestrado em Ensino de Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2015/08/27 - 2021 Coordenadora do Curso de Mestrado em Ensino de Português e Inglês no 2.º Ciclo do Ensino Básico Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2015/03/15 - 2016/02/29 Coordenadora dos cursos de Complemento de Formação em Ensino de Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico para os grupos de docência 110, 220 e 330 Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2010/04/21 - 2014/04/29 Diretora do Departamento de Ciências da Linguagem Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
1998 - 2010 Coordenadora da Área Científica de Inglês Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2007/01/16 - 2009/01/16 Membro do Conselho Pedagógico Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2005 - 2006 Coordenadora do curso de professores do 2.º Ciclo do Ensino Básico, variante de Português/Inglês Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
1999 - 2000 Membro da Assembleia de Representantes Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2017 - Atual Membro integrado do Centro de Estudos em Educação e Inovação (CI&DEI) Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
1997/01/13 - Atual Formadora pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua com o registo CCPFC/RFO - 03494/97 nas seguintes áreas e domínios: A41 Inglês e C05 Didáticas Específicas (Inglês) Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2013 - 2017 Membro integrado do Centro de Estudos em Educação, Tecnologias e Saúde (CI&DETS) Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2015 - Atual Projeto Viseu-Educa
00000
Outra
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
Em curso
2022 - 2024 Abrir as portas da sala de aula: Serious games - o impacto da gamificação no ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras no ensino superior (APSASeG)
PROJ/I&DI/CI&DEI/009
Investigador
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
Em curso
2019 - 2021 Janela aberta sobre o mundo: línguas estrangeiras, criatividade multimodal e inovação pedagógica no ensino superior (JASM)
PROJ/IPV/ID&I/030
Investigador
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
Concluído
2017 - 2019 ViseuInterAgeStories (VIAS) an app to promote social inclusion and healthy lifestyles
Projeto 02/SAICT/2016 Portugal2020 023485
Investigador
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
Concluído
2017 - 2018 Línguas Estrangeiras e Empregabilidade (LEE)
PROJ/CI&DETS/CGD/2016/0001
Investigador
Instituto Politécnico de Viseu Centro de Estudos em Educação Tecnologia e Saúde, Portugal
Caixa Geral de Depositos
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2023 - 2025 Projeto HARVEST
PRR-C05-i03-I-000157
Investigador
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior Agrária de Viseu, Portugal
Em curso
2023 - 2025 Projeto PAGE
PRR-C05-i03-I-000217
Investigador
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior Agrária de Viseu, Portugal
Em curso
Produções

Publicações

Artigo em boletim informativo
  1. Fidalgo, Susana. "International Conference on Human Rights", Polistécnica, 2002
Artigo em conferência
  1. Delplancq, Véronique; Costa Lopes, Ana Maria; Oliveira, Isabel Maria; Martins, Joana; Pereira, José; Martin, Justine; Casañ Pitarch, Ricardo; et al. "DIGITAL TOOLS FOR FOREIGN LANGUAGE LEARNING IN HIGHER EDUCATION IN PORTUGAL: IMMEASURABLE OPPORTUNITIES AMIDST MULTIPLE CHALLENGES". Trabalho apresentado em 17th International Conference of Education, Research and Innovation, Seville, 2024.
    Publicado • 10.21125/iceri.2024.1992
  2. Delplancq, Véronique; Costa Lopes, Ana Maria; Fidalgo, Susana. "Learning foreign languages for specific purposes in the digital age in Portugal, and the problematics of skills for social and economic challenges". Trabalho apresentado em 18th International Technology, Education and Development Conference, Valencia, 2024.
    Publicado • 10.21125/inted.2024.0033
  3. Ana Maria Costa Lopes; José Pereira; Delplancq, Véronique. "Innovative student-centred strategies in higher education: an experience of active foreign language learning". Trabalho apresentado em International Conference on Education and New Developments (END 23), 2023.
    Publicado
  4. Costa, Ana Maria; Costa, Cristina Amaro; Coutinho, Emília; Oliveira, Isabel; Pereira, José; Lopez Garcia, Patricia; Gillain, Romain; et al. "Creation of non-linear storytelling as a tool for learning foreign languages in higher education in Portugal". Trabalho apresentado em XVI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, Braga, 2021.
    Publicado
  5. Fidalgo, Susana; Delplancq, V.; Costa, Ana Maria; Costa, Cristina Amaro; Coutinho, Emília; Lopez Garcia, Patrícia; Oliveira, Isabel; et al. "Storytelling and digital art as a means to improve multilingual skills". Trabalho apresentado em International Conference on Education and New Developments (END 21), 2021.
    Publicado
  6. Fidalgo, Susana; Delplancq, Véronique; Costa, Ana Maria; Amaro Costa, Cristina; Coutinho, Emília; Oliveira, Isabel; Pereira, José; et al. "O encontro da arte digital com a aprendizagem das línguas estrangeiras no ensino superior em Portugal: uma experiência de interdisciplinaridade". Trabalho apresentado em X Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação 2021, Leiria, 2021.
    No prelo
  7. Delplancq, Véronique; Amante, Susana; Amaro Costa, Cristina; Costa Lopes, Ana; Coutinho, Emília; Fidalgo, Susana; Gillain, Romain; et al. "CASE STUDY OF A PROJECT-BASED LEARNING EXPERIENCE AT THE POLYTECHNIC OF VISEU, PORTUGAL". Trabalho apresentado em International Conference on Education and New Learning Technologies (EDULEARN 20), Valência, 2020.
    Publicado • 10.21125/edulearn.2020.0289
  8. Fidalgo, Susana. "JASM: Active pedagogy for foreign language learning in higher education". Trabalho apresentado em 13th International Conference Innovation in Language Learning, Florença, 2020.
    Publicado
  9. Costa Lopes, Ana; Rego, Belmiro; Fidalgo, Susana; Delplancq, Véronique; Relvas, Susana. "USE OF CYBERSPACE RESOURCES FOR FOREIGN LANGUAGE LEARNING IN HIGHER EDUCATION". Trabalho apresentado em International Conference on Education and New Learning Technologies (EDULEARN 18), Palma, 2018.
    10.21125/edulearn.2018.0191
  10. Costa Lopes, Ana; Oliveira, Ana; Amante, Fátima Susana; Oliveira, Isabel; Abrantes, José Luís; Jesus Pato, Maria Lúcia; Amaral, Odete; et al. "FOREIGN LANGUAGES AND EMPLOYABILITY: A COMPLEX RELATIONSHIP. CASE STUDY IN THE REGION OF VISEU (PORTUGAL)". Trabalho apresentado em International Conference on Education and New Learning Technologies (EDULEARN 18), Palma, 2018.
    Publicado
  11. Sousa, Bárbara. "The Integration Of Pupils From Different Cultures Into Portuguese Primary Schools". Trabalho apresentado em International Conference on Education & Educational Psychology (8th ICEEPSY), Porto, 2017.
    Publicado • 10.15405/epsbs.2017.10.13
  12. Costa, Ana; Oliveira, Ana; Amante, Fátima; Oliveira, Isabel; Abrantes, José; Pato, Maria; Amaral, Odete; Fidalgo, Susana; Delplancq, Véronique. "FOREIGN LANGUAGE SKILLS: A CHALLENGE FOR THE ECONOMY". Trabalho apresentado em International Conference on Education and New Learning Technologies (EDULEARN 17), Barcelona, 2017.
    Publicado • 10.21125/edulearn.2017.2149
  13. Araújo, Pedro Trigo; Cardoso, Ana Paula; Fidalgo, Susana. "Leadership and Pedagogical Interaction as Predictors of Learning Outcomes in Physical Education". Trabalho apresentado em International Conference on Education & Educational Psychology, 2016.
    Publicado • 10.15405/epsbs.2016.11.7
Artigo em revista
  1. Costa, Ana Maria; Oliveira, Isabel; Pereira, José; Gillain, Romain; Amante, Susana; Fidalgo, Susana; Relvas, Susana; Delplancq, Véronique. "THE KORSAKOW PLATFORM AND NONLINEAR NARRATIVES AS A MEANS TO ENHANCE FOREIGN LANGUAGE LEARNING IN HE". International Journal of Human Sciences Research 2 6 (2022): 1-10. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.558262210034.
    Publicado • 10.22533/at.ed.558262210034
  2. Costa, Ana Maria; Oliveira, Ana Maria; Rego, Belmiro Tavares da Silva; Fidalgo, Susana; Delplancq, Véronique; Amante, Susana; relvas, susana. "Ensinar as línguas estrangeiras no ensino superior na era digital: uma experiência de inovação pedagógica". Millenium - Journal of Education Technologies and Health 2 4e (2019): 75-80. http://hdl.handle.net/10400.19/6208.
    Publicado
  3. Fidalgo, Susana. "Aprendizagem precoce de línguas estrangeiras numa perspetiva interdisciplinar: do espaço da sala de aula na sua interseção com o espaço socio-cultural". Revista Topus II 2 (2019):
    Publicado
  4. Cardoso, Ana; Carugati, Florencia; Lacerda, Carla; Fidalgo, Susana. "Curricular articulation between early childhood education and primary school: conceptions and practices". Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health 6 (2018): 77-86. http://dx.doi.org/10.29352/mill0206.07.00161.
    Publicado • 10.29352/mill0206.07.00161
  5. Fidalgo, Susana. "Articulação curricular entre a educação pré-escolar e o 1.º ciclo do ensino básico: conceções e práticas". Millenium - Journal of Education, Technologies and Health 2 6 (2018): 77-86. http://doi.org/10.29352/mill0206.
    Publicado • https://doi.org/10.29352/mill0206
  6. Delplancq, Véronique; Ana Maria Costa Lopes; Oliveira, Ana Maria; Amante, Fátima Susana; Oliveira, Isabel; Abrantes, José Luís; Pato, Maria Lúcia; Amaral, Odete. "Foreign language skills: a challenge for the economy". EDULEARN17 Proceedings (2017):
    Publicado • doi:10.21125/edulearn.2017
  7. Fidalgo, Susana. "The integration of foreign students in the Portuguese school of the 1st cycle of basic education: the case of a school grouping in the municipality of Viseu". Journal of Education and Human Development 4 1 (2015): 197-211. http://dx.doi.org/10.15640/jehd.v4n1a18.
    Publicado • 10.15640/jehd.v4n1a18
Capítulo de livro
  1. Delplancq, Véronique; Costa, Ana Maria; Pereira, José; Gillain, Romain; Fidalgo, Susana. "Using digital tools to innovate in higher education: From icebreakers to various skills development". In Digital Literacy at the Intersection of Equity, Inclusion, and Technology, 198-223. IGI Global, 2024.
    Publicado • 10.4018/979-8-3693-2591-9.ch009
  2. Lopes, Ana Costa; Costa, Cristina Amaro; Coutinho, Emila; Oliveira, Isabel; Pereira, José; Gillain, Romain; Amante, Susana; et al. "Looking Into Foreign Languages and Multimodal Creativity as a Tool for Pedagogical Innovation in Higher Education". In New Approaches to the Investigation of Language Teaching and Literature, editado por A. Garcés-Manzanera; M.E. Carrillo García, 141-153. IGI Global, 2023.
    Publicado • 10.4018/978-1-6684-6020-7.ch008
  3. Delplancq, Véronique; Ana Maria Costa; José Pereira. "Active foreign language learning practices in higher education: the perspective of actors". In Education Applications & Developments VIII - Advances in Education and Educational Trends Series, 208-217. Lisboa, Portugal: in Science Press, 2023.
    Publicado
  4. Ana Maria Costa Lopes; Costa, Cristina Amaro; Coutinho, Emília; Isabel Oliveira; José Pereira; Romain Gillain; Amante, Fátima Susana; et al. "Looking into Foreign Languages and Multimodal Creativity as a Tool for Pedagogical Innovation in Higher Education: The JASM Project - Open Window onto the World". In New Approaches to the Investigation of Language Teaching and Literature, 141-153. Estados Unidos: IGI Global, 2023.
    Publicado • 10.4018/978-1-6684-6020-7.ch008
  5. Delplancq, Véronique; Amante, Fátima Susana; Fidalgo, Susana; Pereira, José. "Storytelling and digital art: tools for enhancing multilingual skills". In Stepping up to global challenges (SGC) 2: Learning English while fighting the outbreak of Covid-19, 83-91. Viseu, Portugal: Edições Esgotadas, 2022.
    Publicado
  6. Ana Maria Costa; Cristina Amaro da Costa; Emília Coutinho; Isabel Oliveira ; José Pereira; Gillain, Romain; Fidalgo, Susana; et al. "Janela aberta sobre o mundo: línguas estrangeiras, criatividade multimodal e inovação pedagógica no ensino superior". In Atas do 9.º Congresso Olhares sobre a Educação / 2nd International Congress Perspectives on Education (Ebook), 45-50. Viseu, Portugal: Instituto Politécnico de Viseu - Escola Superior de Educação, 2022.
    Publicado
  7. Ana Maria Costa; Cristina Amaro da Costa; Emília Coutinho; Isabel Oliveira ; José Pereira; Romain Gillain; Fidalgo, Susana; et al. "Olhar as línguas estrangeiras e a criatividade multimodal enquanto ferramenta de inovação pedagógica no ensino superior". In Pedagogia no ensino superior: concretizações e inquietações no Instituto Politécnico de Viseu (Ebook). Viseu, Portugal: Instituto Politécnico de Viseu - Escola Superior de Educação, 2022.
    Publicado
Edição de livro
  1. Véronique Delplancq. Livro de publicações e outras atividades de divulgação do projeto JASM (Ebook). Viseu, Portugal: Instituto Politécnico de Viseu - Escola Superior de Educação. 2022.
    Publicado • https://doi.org/10.34633/978-989-53495-3-1 • Editor
Poster em conferência
  1. Delplancq, Véronique; Costa, Cristina Amaro da; Araújo, Pedro; Costa, AM; Fidalgo, Susana; Figueiredo, D.; Pereira, José. "Diálogo intercultural com cinco agricultoras estrangeiras". Trabalho apresentado em X Congresso Internacional de Agroecologia, 2024.
  2. Fidalgo, Susana. "JASM - Janela aberta sobre o mundo: línguas estrangeiras, criatividade multimodal e inovação pedagógica no ensino superior". Trabalho apresentado em Conferência Internacional IPCE2020 - IX Investigação, Práticas e Contextos em Educação, 2020.
Resumo em conferência
  1. Delplancq, Véronique; Costa Lopes, Ana Maria; Costa, Cristina Amaro; Coutinho, Emília; Oliveira, Isabel; Pereira, José; Lopez Garcia, Patricia; et al. "Criação de narrativas multilineares como ferramenta de aprendizagem das línguas estrangeiras no ensino superior em Portugal". Trabalho apresentado em XVI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, Braga, 2021.
    Publicado
  2. Delplancq, Véronique; Costa, Ana Maria; Oliveira, Ana Maria; Amante, Susana; Oliveira, Isabel; Abrantes, José Luís; Pato, Lúcia; Amaral, Odete; Fidalgo, Susana. "The contribution of foreign languages in the development of enterprises: A review of literature". Trabalho apresentado em 6th International M-Sphere Conference For Multidisciplinarity in Business and Science, Viseu, 2017.
    Publicado
  3. Fidalgo, Susana. "Curricular articulation between pre-school and 1st cycle of basic education: Conceptions and practices". Trabalho apresentado em 6th International M-Sphere Conference For Multidisciplinarity in Business and Science, Viseu, 2017.
    Publicado
  4. Fidalgo, Susana. "Leadership and pedagogical interaction as predictors of learning outcomes in physical education". Trabalho apresentado em 7th ICEEPSY 2016 International Conference on Education & Educational Psychology, Rhodes, 2016.
    Publicado • 10.15405/iceepsy2016(1986-3020)
Tradução
  1. Fidalgo, Susana. Cronologia de Almeida, 1000 anos de história (Séculos XI a XXI): de praça-de-guerra a aldeia histórica de Portugal. Portugal. 2014.
    Publicado

Outros

Outra produção
  1. Actas - XXI Encontro da APEAA. Nota de abertura. 2002. Fidalgo, Susana.
  2. Da problemática do EFL o ensino / aprendizagem de contrastes verbais no âmbito do passado: "simple past"/ "present perfect" - pretérito perfeito simples / pretérito perfeito composto / pretérito imperfeito. Situemo-nos num contexto de ensino/aprendizagem do Inglês como língua estrangeira a alunos nativos do Português. Trata-se duma realidade que suscita frequentemente o estabelecer de contrastes a vários níveis entre as duas línguas em causa , com o objectivo de melhorar, desenvolver e aprofundar o processo de ensino/aprendizagem da língua inglesa. Numa conferência a que tive oportunidade de assistir. 1999. Fidalgo, Susana. http://hdl.handle.net/10400.19/969.
  3. Pontos divergentes entre os sistemas verbais inglês e português no que respeita às categorias morfológicas do verbo. No âmbito da linguística contrastiva, nós, professores, apercebemo-nos com frequência que muitas das dificuldades sentidas pelos alunos no processo de aprendizagem duma língua estrangeira têm por base uma nítida interferência da língua materna. Refiro-me concretamente à aprendizagem do aspecto gramatical e muito em particular à questão verbal , já por si só bastante polémica. A justificação deve-s. 1999. Fidalgo, Susana. http://hdl.handle.net/10400.19/870.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2024/03 Learning foreign languages for specific purposes in the digital age in Portugal, and the problematics of skills for social and economic challenges 18th International Technology, Education and Development Conference
(Valencia, Espanha)
2024/02/15 O ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras no ensino superior em Portugal e a inovação pedagógica - uma questão de aquisição de competências para o mercado de trabalho Colóquio Internacional Línguas Estrangeiras: Ensino superior e tecnologias emergentes: Desenvolvimento de competências face ao atual mercado de trabalho
(Ciudad Real, Espanha)
2022/04/01 Olhar as línguas estrangeiras e a criatividade multimodal enquanto ferramenta de inovação pedagógica no ensino superior. O projeto JASM - Janela aberta sobre o mundo EEPPAA+ Encontro de Práticas de Promoção da Aprendizagem Ativa (e mais) no Ensino Superior
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação (Viseu, Portugal)
2018 Como aprender as línguas estrangeiras: a aprendizagem ao longo da vida Simpósio "Uma tarde com as línguas estrangeiras: elogio da diversidade linguística"
Escola Superior de Educação de Viseu (Viseu, Portugal)
1992 O ensino/aprendizagem de contrastes verbais no âmbito do passado: 'Simple Past'/'Present Perfect' – Pretérito Perfeito Simples/Pretérito Perfeito Composto/Pretérito Imperfeito” Comunicação apresentada na Escola C+S de Penalva do Castelo, junho 3
Escola C+S de Penalva do Castelo (Viseu, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2017 - 2017 A implementação do ensino do inglês no 1.º ciclo do ensino básico : uma investigação sobre a prática no 3.º ano de escolaridade
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2015 - 2015 Supervisão pedagógica no ensino precoce da língua inglesa em contextos de educação pré-escolar
Orientador
Supervisão Pedagógica (Educação Pré-Escolar/Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico) (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2024/09/18 - 2024/09/20 Membro da Comissão Organizadora da XII JOEEL (Jornada Internacional de Estudo sobre o Espaço Literário) - Travessias e Deslocamentos (2024/09/18 - 2024/09/18) Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2024/02/15 - 2024/02/15 Membro da comissão organizadora do Colóquio internacional "Línguas estrangeiras: ensino superior e tecnologias emergentes: desenvolvimento de competências face ao atual mercado de trabalho" (2024/02/15 - 2024/02/15)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2022/11/23 - 2022/11/23 Membro da comissão organizadora do Colóquio Internacional Gamificação no ensino/aprendizagem das línguas estrangeiras no ensino superior (2022/11/23 - 2022/11/23)
Encontro (Coorganizador)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2021/05/27 - 2021/05/27 Membro da comissão organizadora do Seminário Internacional Janela aberta sobre as línguas e culturas estrangeiras: espaço discursivo da fotorreportagem (2021/05/27 - 2021/05/27)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2020/11/26 - 2020/11/26 Membro da comissão organizadora do colóquio internacional Inovação Pedagógica, Ensino Superior e Línguas Estrangeiras. (2020/11/26 - 2020/11/26)
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2020/11/26 - 2020/11/26 Membro da comissão científica do colóquio internacional Inovação Pedagógica, Ensino Superior e Línguas Estrangeiras. (2020/11/26 - 2020/11/26)
Outro (Membro da Comissão Científica)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2018/11/29 - 2018/11/29 Membro da comissão organizadora do colóquio internacional Línguas Estrangeiras e Empregabilidade. (2018/11/29 - 2018/11/29)
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2018/11/29 - 2018/11/29 Membro da comissão científica do colóquio internacional Línguas Estrangeiras e Empregabilidade. (2018/11/29 - 2018/11/29)
Outro (Membro da Comissão Científica)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2016 - 2016 Membro da Comissão Organizadora da IV JOEEL - Jornada Internacional de Estudos sobre o Espaço Literário. (2016/10/20 - 2016/10/21)
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2016 - 2016 Membro da Comissão Científica da IV JOEEL - Jornada Internacional de Estudos sobre o Espaço Literário. (2016/10/20 - 2016/10/21)
Outro (Membro da Comissão Científica)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2014 - 2014 Membro da Comissão Organizadora da II JOEEL - Jornada Internacional de Estudos sobre o Espaço Literário. (2014/09/25 - 2014/09/27)
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2024/02/15 - 2024/02/15 Participação no Colóquio internacional "Línguas estrangeiras: ensino superior e tecnologias emergentes: desenvolvimento de competências face ao atual mercado de trabalho"
Congresso
Membro da comissão científica do Colóquio internacional "Línguas estrangeiras: ensino superior e tecnologias emergentes: desenvolvimento de competências face ao atual mercado de trabalho"
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2022/11/23 - 2022/11/23 Participação no Colóquio Internacional Gamificação no ensino/aprendizagem das línguas estrangeiras no ensino superior
Encontro
Gamificação no ensino/aprendizagem das línguas estrangeiras no ensino superior
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2022/10/10 - 2022/10/10 Participação na ação de formação organizada pelos Conselhos Pedagógicos do IPV
Outro
A melhoria contínua no processo de planeamento e de monitorização da atividade de ensino e aprendizagem
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2022/04/01 - 2022/04/01 Participação no evento internacional EPPAA+ Encontro de Práticas de Promoção da Aprendizagem Ativa (e mais) no Ensino Superior
Encontro
EEPPAA+ Encontro de Práticas de Promoção da Aprendizagem Ativa (e mais) no Ensino Superior
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2021/05/10 - 2021/05/10 Participação na mesa redonda A importância da formação pedagógica dos professores do ensino superior
Mesa-redonda
Universidade Lusíada de Lisboa Instituto de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2020/11/26 - 2020/11/26 Participação no colóquio internacional Inovação Pedagógica, Ensino Superior e Línguas Estrangeiras, tendo moderado uma sessão de comunicação.
Outro
Colóquio internacional Inovação Pedagógica, Ensino Superior e Línguas Estrangeiras
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2019/01/29 - 2019/01/30 Participação na conferência A Educação e os Desafios do Futuro, promovida pelo Conselho Nacional de Educação no Auditório 2 da Fundação Calouste Gulbenkian.
Conferência
A Educação e os Desafios do Futuro
Conselho Nacional de Educação, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2019/03/29 Vogal do Júri de Doutoramento em Ciências da Linguagem (3.º Ciclo).
Vogal
Graça Maria de Oliveira Simões Welch (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2015 - 2015 Millenium - Journal of Education Technologies and Health (1647-662X) Instituto Politecnico de Viseu
2014 - 2014 Millenium - Journal of Education Technologies and Health (1647-662X) Instituto Politecnico de Viseu
2013 - 2013/06/11 Egitania Sciencia (1646-8848) Guarda Polytechnic Institute
2013 - 2013 Millenium - Journal of Education Technologies and Health (1647-662X) Instituto Politecnico de Viseu

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2023 - 2024 Avaliação e Certificação de Manuais Escolares de Inglês (2.º Ciclo do Ensino Básico) - avaliação de 6 manuais escolares do 5.º ano de escolaridade. Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2022 - 2023 Avaliação e certificação de manuais escolares de Inglês (1.º Ciclo do Ensino Básico) - avaliação de 3 manuais escolares do 4.º ano de escolaridade. Avaliação e certificação de manuais escolares de Inglês (3.º Ciclo do Ensino Básico) - avaliação de 5 manuais escolares do 9.º ano de escolaridade. Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2021 - 2022 Avaliação e certificação de manuais escolares de Inglês (1.º Ciclo do Ensino Básico) - avaliação de 4 manuais escolares do 3.º ano de escolaridade. Avaliação e certificação de manuais escolares de Inglês (3.º Ciclo do Ensino Básico) - avaliação de 6 manuais escolares do 8.º ano de escolaridade. Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2020 - 2021 Avaliação e certificação de manuais escolares de Inglês (3.º Ciclo do Ensino Básico) - avaliação de 6 manuais escolares do 7.º ano de escolaridade. Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2016 - 2017 Avaliação e Certificação de Manuais Escolares de Inglês (2.º Ciclo do Ensino Básico) - avaliação de 3 manuais escolares do 5.º ano de escolaridade. Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2014 - 2015 Avaliação e Certificação de Manuais Escolares de Inglês (3.º Ciclo do Ensino Básico) - avaliação de 6 manuais escolares do 9.º ano de escolaridade. Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2013 - 2014 Avaliação e Certificação de Manuais Escolares de Inglês (3.º Ciclo do Ensino Básico) - avaliação e recertificação de 10 manuais escolares do 7.º ano de escolaridade. Avaliação e Certificação de Manuais Escolares de Inglês (3.º Ciclo do Ensino Básico) - avaliação de 10 manuais escolares do 8.º ano de escolaridade. Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2011 - 2012 Avaliação e Certificação de Manuais Escolares de Inglês (3.º Ciclo do Ensino Básico) - avaliação de 8 manuais escolares do 7.º ano de escolaridade. Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2010 - 2011 Avaliação e Certificação de Manuais Escolares de Inglês (2.º Ciclo do Ensino Básico) - avaliação de 11 manuais escolares do 6.º ano de escolaridade. Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2009 - 2010 Avaliação e Certificação de Manuais Escolares de Inglês (2.º Ciclo do Ensino Básico) - avaliação de 10 manuais escolares do 5.º ano de escolaridade. Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2013 - 2013 Lecionação de um módulo (3 horas) da ação de formação contínua Didática das Línguas: Aspetos Interdisciplinares, na modalidade de curso de formação, acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua e registada com o número CCPFC/ACC-76389/14. Didática das Línguas: Aspetos Interdisciplinares (Outros) Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2024/09/18 - 2024/09/20 Membro da Comissão Científica da XII JOEEL (Jornada Internacional de Estudo sobre o Espaço Literário) - Travessias e Deslocamentos
Membro
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2024/02/15 - 2024/02/15 Membro da comissão científica do Colóquio internacional "Línguas estrangeiras: ensino superior e tecnologias emergentes: desenvolvimento de competências face ao atual mercado de trabalho"
Membro
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2022/11/23 - 2022/11/23 Membro da comissão científica do Colóquio Internacional Gamificação no ensino/aprendizagem das línguas estrangeiras no ensino superior
Membro
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2020 - Atual Presidente do júri do Concurso Especial de Ingresso dos Titulares dos Cursos de Ensino Profissional e Artístico desde 2020 Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2016 - Atual Presidente do júri dos Concursos Especiais para Acesso e Ingresso no Ensino Superior desde 2016 Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2016 - Atual Vogal efetivo do júri dos Concursos Regimes de Reingresso e Mudança de Par Instituição/Cursos no Ensino Superior desde 2016 Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2016 - Atual Presidente do júri do Concurso Especial de Acesso e Ingresso para Estudantes Internacionais desde 2016 Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2016 - Atual Presidente do júri de avaliação de capacidades, seleção e seriação dos candidatos ao concurso para Maiores de 23 anos desde 2016 Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2020 - 2020 Vogal do Júri de concurso para recrutamento de um posto de trabalho de Professor Coordenador, na área disciplinar de Línguas, numa das subáreas de Estudos Portugueses, ou Estudos Ingleses, ou Estudos Alemães para a Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda da Universidade de Aveiro ( Refª CD-CTFP-231-ARH/2019 - Edital n.º 111/2020). Universidade de Aveiro Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda, Portugal
2020 - 2020 Vogal do Júri de concurso para um lugar de Professor Coordenador na área científica de Artes, Design e Humanidades do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (Edital n.º 444/2020, publicado em Diário da República, 2.ª série — N.º 60 de 25 de março de 2020). Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2020 - 2020 Vogal do concurso documental interno para provimento de uma vaga para Professor Coordenador para a área científica de Línguas do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (Ref.ª ISCAP-13/2019 - Edital n.º 1578/2019). Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2019/01/24 - 2019/01/24 Membro do Júri de provas públicas de avaliação da competência pedagógica e técnico-científica para a categoria de Professor Adjunto, na área de Línguas, de Raquel Maria Correia Cardoso, a decorrer no Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Instituto Politécnico de Coimbra. Instituto Politécnico de Coimbra Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra, Portugal