???global.info.a_carregar???
Ana Maria das Dores Pires Gomes completed PhD in Applied Psychology, specialising in Psychosomatics, at Universidade Nova de Lisboa in 2007. Master's degree in Applied Psychology, specialising in Psychosomatics, from ISPA (Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida), and a degree in Clinical Psychology from ISPA (Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida). Psychotherapist in Integrative Behavioural and Cognitive Therapies at APTCCI. Researcher at the University Centre for Research in Psychology CUIP. Published 1 book and several scientific articles in national and international journals. Supervised hundreds of Master's dissertations integrated into Psychology Master's programmes. Post-doctoral researcher in the field of neurosciences, with the research title/project: Study of the relationship between sleep quality and bullying behaviour, academic performance and classroom behaviour in primary school children. Full member of the Portuguese Psychologists' Association, professional licence No. 1595; Specialist in Clinical and Health Psychology by the Portuguese Psychologists' Association; Assistant Professor of Psychology at the Psychology Department of the Universidade Autónoma de Lisboa. Advanced training in Mindfulness-based stress reduction programmes (MBSR) and Mindfulness-Based Cognitive Therapy (MBCT); Areas of interest and active research in the field of Psychology are: 3rd generation psychotherapies (3rd generation cognitive behavioural therapy, Mindfulness cognitive therapy, Acceptance and Commitment Therapy, Compassion Focused Therapy, Dialectical Behavioural Therapy); Sleep quality (child, adolescent and adult), habits that interfere with sleep quality such as the use of electronic devices; Bullying (child and adolescent) consequences; Behavioural disorders in childhood and adolescence (ADHD); Academic performance in childhood and adolescence; Classroom behaviour in childhood and adolescence; Socio-emotional development in childhood; Mindfulness, in a school context with children and adolescents.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Ana Maria das Dores Pires Gomes
Género
Feminino

Nomes de citação

  • Gomes, Ana M.

Identificadores de autor

Ciência ID
BC1B-B718-DF01
ORCID iD
0000-0002-3216-9084

Endereços de correio eletrónico

  • amgomes@autonoma.pt (Profissional)

Moradas

  • Departamento de Psicologia, Centro de Investigação em Psicologia - CIP . Rua de Santa Marta, 47 - 3º, 1169-023, Lisboa, Portugal (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Psicologia

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2)
Francês Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A2)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2013 - 2020/03
Em curso
Neurociências (Pós-doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2019/05/25 - 2019/05/25
Concluído
Técnicas, tácticas e procedimentos para diferentes problemas em Crianças e Adolescentes (Outros)
Associação Portuguesa de Terapias Cognitivo Comportamentais , Portugal
2016/06/03 - 2016/06/04
Concluído
Mindfulness e Terapia de Aceitação e Compromisso para problemas relacionados com saúde (Outros)
Associação Portuguesa de Terapias Comportamental e Cognitiva, Portugal
2016/01 - 2016/01
Concluído
Mindfulness, o programa de 8 semanas (Outros)
Centro Upaya, Portugal
2015/09 - 2015/09
Concluído
Introdução ao Mindfulness (Outros)
Centro Upaya, Portugal
2015 - 2015
Concluído
Formação na intervenção da Dislexia. Método Fonomímico Paula Teles (Outros)
Paula Teles , Portugal
2014/02 - 2014/02
Concluído
Princípios e metodologias de trabalho com adultos (Outros)
Centro de emprego e formação profissional de Leiria, Portugal
2003 - 2007
Concluído
Psicologia Aplicada, especialidade de Psicossomática (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
"Imagem Corporal na Toxicodependência e VIH/SIDA" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovada por Unanimidade
2000 - 2007
Concluído
Terapias Cognitivo Comportamentais (Pós-Graduação)
Associação Portuguesa de Terapias Cognitivo Comportamentais , Portugal
Aprovado
1998 - 2002
Concluído
Psicologia Aplicada (Mestrado)
Especialização em Psicossomática
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
"Imagem Corporal em Toxicodependentes " (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
1996 - 1998
Concluído
Estágio académico e profissional no Serviço de Psicologia Clínica (Outros)
Hospital Júlio de Matos, Portugal
1992 - 1997
Concluído
Psicologia Clínica (Licenciatura)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
"Imagem Corporal na Anorexia Nervosa" (TESE/DISSERTAÇÃO)
16
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2013/05 - 2014/08 Investigador (Investigação) Universidade Autónoma de Lisboa, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2014/09 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade Autónoma de Lisboa, Portugal
2007/06 - 2013/01 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2002/05 - 2007/05 Assistente (Docente Universitário) Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2002/09 - 2006/07 Assistente (Docente Universitário) Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2002/09 - 2003/03 Assistente Convidado (Docente Universitário) Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Viseu, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1997/09 - 2001/08 Técnico Superior (Técnico Superior) Escola Profissional e Artística da Marinha Grande, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2001/09 - 2002/05 Outra Situação (Docente Universitário) Universidade Fernando Pessoa, Portugal
Projetos

Outro

Designação Financiadores
2019/03 - Atual Mindfulness, em contexto escolar com crianças e adolescentes
- Mindfulness, em contexto escolar com crianças e adolescentes
Investigador responsável
Universidade Autónoma de Lisboa Centro de Investigação em Psicologia, Portugal
Em curso
2013/03/01 - Atual Estudo da relação entre qualidade do sono, comportamentos de bullying, desempenho escolar e comportamentos em sala de aula, em crianças de idade escolar
CIP / UAL - Refª UID / PSI / 04345/2016
Investigador responsável
Universidade Autónoma de Lisboa Centro de Investigação em Psicologia, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Gomes, A. M.. "The Impact Of Sleep Quality On Academic Performance In Children In The 1st Cycle". Trabalho apresentado em 10th International Conference on Education and Educational, 2019.
    Publicado • 10.15405/epsbs.2019.11.79
  2. Gomes, Ana. "Quality Of Infant Sleep, Electronic Devices And Bullying Behaviors In Schools". Trabalho apresentado em 9th International Conference on Education and Educational Psychology (ICEEPSY 2018), Atenas, 2018.
    Publicado • https://dx.doi.org/10.15405/epsbs.2019.01.6
  3. Gomes, Ana M.. "Mindfulness como metodologia de intervenção em Crianças de idade escolar com Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA).". Trabalho apresentado em 3º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses, Porto, 2017.
    Publicado
  4. Gomes, Ana M.. "Estudo da relação entre características do sono, bullying desempenho académico e comportamento em sala de aula em crianças de idade escolar.". Trabalho apresentado em 3º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses, porto, 2017.
    Publicado
  5. Gomes, A. M.. "Relationship Between Bullying Behaviours And Sleep Quality In School-Aged Children". Trabalho apresentado em 6th icCSBs October 2017 The annual Internacionalconference on Cognitive - Social, and Behavioural, Porto, 2017.
  6. Gomes, A. M.. "Sleep Quality And Chronotype Of Portuguese School-Aged Children". Trabalho apresentado em 6th icCSBs 2017 The Annual International Conference on Cognitive - Social, and Behavioural Sciences, porto, 2017.
    Publicado • 10.15405/epsbs.2017.11.1
  7. Gomes, Ana M.. "Gomes, A., Silva, I. (2013, 15-17 julho) "Aprender a Crescer em Paranhos: A promoção de comportamentos relativos à prevenção da violência, E-book Envolvimento dos alunos na escola: perspetivas da Psicologia de Educação com ISBN. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Lisboa, Portugal.". 2013.
  8. Gomes, Ana M.. "Gomes, A., (2013,15-17 julho) Promover a prevenção e intervenção face ao Bullying nas escolas: pré-escolas, 1º ciclo, 2º ciclo e 3º ciclo, E-book I Congresso Internacional Envolvimento dos alunos na escola: perspetivas da Psicologia e Educação, com ISBN. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Lisboa, Portugal.". 2013.
  9. Gomes, Ana M.. "Gomes, A., Fonte, C., Silva, I., Meneses, R.F. Jolluskin, G., Costa, A, & Toldy, T. (2011, 15-16 Junho). Educação para os afetos como promotor da construção da Paz em sociedade – O Projeto – Aprender a Crescer em Paranhos. Atas do I Congresso Internacional: Construir a Paz, realizado na Universidade Fernando Pessoa, Porto, Portugal". 2011.
  10. Gomes, Ana M.. "Meneses, R.F., Jolluskin, G, Gomes, A., Fonte, C., Silva, I., Costa, A, & Toldy, T. (2011, 15-16 Junho). Entre os conflitos e a Paz na promoção da saúde: o consumo de substâncias. – O Projeto – Aprender a Crescer em Paranhos. Atas do I Congresso Internacional: Construir a Paz, realizado na Universidade Fernando Pessoa, Porto, Portugal.". 2011.
  11. Gomes, Ana M.. "Jolluskin, G, Gomes, A., Fonte, C., Silva, I., Meneses, R.F., Costa, A, & Toldy, T. (2011, 15-16 Junho). A construção de contextos pacíficos através de uma sessão de sensibilização para pais e professores sociedade. – O Projeto – Aprender a Crescer em Paranhos. Atas do I Congresso Internacional: Construir a Paz, realizado na Universidade Fernando Pessoa, Porto, Portugal.". 2011.
  12. Gomes, Ana M.. "Gomes, A., Fonte, C., Silva, I., Meneses, R.F. Jolluskin, G., Costa, & Toldy, T. (2011, 15-16 Junho) O papel dos programas de extensão comunitária promovidos pelas Universidades na construção da saúde – O Projeto – Aprender a Crescer em Paranhos. Atas do I Congresso Internacional: Construir a Paz, realizado na Universidade Fernando Pessoa, Porto, Portugal.". 2011.
  13. Gomes, Ana M.. "Jolluskin, G, Gomes, A., Fonte, C., Silva, I., Meneses, R.F., Costa, A, & Toldy, T. (2011, 15-16 Junho). O papel dos programas de extensão comunitária promovidos pelas Universidades na construção da saúde – O Projeto – Aprender a Crescer em Paranhos. Atas do I Congresso Internacional: Construir a Paz, realizado na Universidade Fernando Pessoa, Porto, Portugal.". 2011.
Artigo em jornal
  1. Figueiredo, Sandra; Gomes, Ana M.. "Educational and Psychological Implications of Sleep Habits and Technology Usage: Inattention and Controlled Behaviors.", Journal for ReAttach Therapy and Developmental Diversities, 2023, https://jrtdd.com/index.php/journal/article/view/1558.
Artigo em revista
  1. Silva, Patrícia Vala; Gomes, Ana M.; Heinzelmann, Fernanda Lyrio. "Relação entre a qualidade do sono, a regulação emocional e a ansiedade: estudo com adolescentes". Psique XVIII 2 (2022): 26-42. http://dx.doi.org/10.26619/2183-4806.xviii.2.2.
    Acesso aberto • Publicado • 10.26619/2183-4806.xviii.2.2
  2. Ferreira, Marisa Becil; Gomes, Ana M.. "Avaliação e intervenção infantil na abordagem do psicodrama: um estudo de caso". Psique XVIII 2 (2022): 50-65. http://dx.doi.org/10.26619/2183-4806.xviii.2.4.
    Acesso aberto • Publicado • 10.26619/2183-4806.xviii.2.4
  3. Gomes, Ana; Costa Martins, Mariana; Silva, Beatriz; Ferreira, Edite; Nunes, Odete; Castro Caldas, Alexandre. "How Different are Girls and Boys as Bullies and Victims? Comparative Perspectives on Gender and Age in the Bullying Dynamics". International Journal of Educational Psychology 11 3 (2022): 237-260. http://dx.doi.org/10.17583/ijep.9310.
    Acesso aberto • Publicado • 10.17583/ijep.9310
  4. Gomes, Ana M.. "Child perception and parent's perception about child sleep quality.". Sleep Science 14 4 (2021): 342-347. https://sleepscience.org.br/details/3097/en-US/child-perception-and-parent%E2%80%99s-perception-about-child-sleep-quality.
    Acesso aberto • Publicado • 10.5935/1984-0063.20200107
  5. Ana Catarina Campos; Gomes, Ana M.. "A influência das técnicas de mindfulness no comportamento em sala de aula, na ansiedade e no empenho académico". Psicologia Militar 25 (2021): 229-242.
    Publicado
  6. Gomes, Ana Maria; Martins, Mariana Costa; Farinha, Manuel; Silva, Beatriz; Ferreira, Edite; Caldas, Alexandre Castro; Brandão, Tânia. "Bullyings Negative Effect on Academic Achievement". International Journal of Educational Psychology 9 3 (2020): 243. http://dx.doi.org/10.17583/ijep.2020.4812.
    Publicado • 10.17583/ijep.2020.4812
  7. Gomes, Ana M.; Brandão, T.; Silva, B.; Ferreira, E.. "Bullying, rendimento escolar e comportamento em crianças do 1º ciclo". The Psychologist: Practice & Research Journal 1 1 Sup.2 (2018): 46-50.
    Acesso aberto • Publicado
  8. Gomes, Ana M.. "Mindfulness, Metodologia de Intervenção em Crianças com PHDA: Implicações em Contexto Interpessoal". The Psychologist: Practice & Research Journal 1 1 Sup.2 (2018): 326-327. http://www.psyprjournal.com.
    Acesso aberto • Publicado
  9. Marques, A; Gomes, A. M.. "Relação entre Comportamentos de Bullying, Empatia e Autoestima em Crianças do 2º Ciclo". The Psychologist: Practice & Research Journal 1 1 Sup. 2 (2018): 14-16. http://www.psyprjournal.com.
    Acesso aberto • Publicado
  10. Gomes, Bruna; Gomes, Ana M.. "O Impacto dos Estilos Parentais no Comportamento Bullying: um Estudo em Crianças do 1º Ciclo". The Psychologist: Practice & Research Journal 1 1 Sup. 2 (2018): 234-235. http://www.psyprjournal.com.
    Acesso aberto • Publicado
  11. Gomes, Ana M.. "Estudo de caso clínico: Avaliação Clínica Psicológica Infantil com enfoco na terapia cognitivo comportamental – TCC". Revista de enfermagem e saúde coletiva 3 2 (2018): 27-39.
    Acesso aberto • Publicado
  12. Anabela Antunes; Gomes, A. M.. "A Fibromialgia e a Personalidade Psicossomática". Arquivos de Psiquiatria 3 1/2 (2006): 103-116.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Gomes, Ana M.. "Perturbação de Ansiedade numa Criança de 10 Anos: Um caso Clínico". In Intervenção Psicológica com Crianças e adolescentes, editado por Pactor, 59-78. Lisboa, Portugal: Pactor, 2022.
    Publicado
  2. Gomes, Ana M.. "Promover a prevenção e intervenção face ao Bullying nas escolas: pré-escolas, 1º ciclo, 2º ciclo e 3º ciclo". In Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas Internacionais da Psicologia e Educação / Students Engagement in School: International Perspectives of Psychology and Education, ed. Veiga, F. (Coord.), 0-0. Lisboa, Portugal: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2013.
    Publicado
  3. Gomes, Ana M.; Silva, I. ""Aprender a Crescer em Paranhos”: A promoção de comportamentos relativos à prevenção da violência". In Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas Internacionais da Psicologia e Educação / Students Engagement in School: International Perspectives of Psychology and Education, ed. Veiga, F. (Coord.), 0-0. Lisboa, Portugal: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2013.
    Publicado
Entrada de dicionário
  1. Gomes, Ana M.. "Fibromialgia". In Dicionário Enciclopédico Comportamento e Saúde Mental. Edições Pactor, 2019.
    Publicado
  2. Gomes, Ana M.. "Anedonia". In Dicionário Enciclopédico Comportamento e Saúde Mental. Edições Pactor, 2019.
    Publicado
  3. Gomes, Ana M.. "Sintomas Somáticos". In Dicionário Enciclopédico Comportamento e Saúde Mental. Edições Pactor, 2019.
    Publicado
  4. Gomes, Ana M.. "Psicossomática". In Dicionário Enciclopédico Comportamento e Saúde Mental. Edições Pactor, 2019.
    Publicado
  5. Gomes, Ana M.. "Alexitimia". In Dicionário Enciclopédico Comportamento e Saúde Mental. Edições Pactor, 2019.
    Publicado
Livro
  1. Gomes, Ana M.. Não quero ir à escola... tenho medo!. Viseu, Portugal: Psicosoma. 2014.
    Publicado
Poster em conferência
  1. Gomes, Ana M.. "Gomes, A., Castro Caldas, A. (2013) Study of the relationship between sleep quality and bullying behaviours in school age children. Psychotherapy and Psychosomatics, 82 (suppl1) 1-134, DOI:10.1159/000354142". 2013.
    DOI:10.1159/000354142
Resumo em conferência
  1. Gomes, Ana M.; Castro Caldas, A. "Study of the relationship between sleep quality and bullying behaviours in school age children.". Trabalho apresentado em 2rd IPLeiria International Health Congress, Leiria, 2014.
    Publicado
  2. Gomes, Ana M.. "Good citizen with ingenuity an education – prevention and intervention in response to bullying at school". Trabalho apresentado em 2nd IPLeiria International Health Congress: Challenges & Innovation in Health, Leiria, 2014.
    Publicado
  3. Gomes, Ana M.; Castro Caldas, A. "Study of the relationship between sleep quality and bullying behaviours in school age children". Trabalho apresentado em Psychosomatic Assessment and Integrative Care: 22nd World Congress on Psychosomatic Medicine Lisboa, September 12–14, 2013, Lisboa, 2013.
    Publicado
  4. Gomes, Ana M.; Amaral Dias, C; Mendes Pedro; A. "Body Image in drug addiction HIV/AIDS". Trabalho apresentado em Psychosomatic Assessment and Integrative Care: 22nd World Congress on Psychosomatic Medicine Lisboa, September 12–14, Lisboa, 2013.
    Publicado
  5. Oliveira, C.; Gomes, Ana M.. "Chronic pain, attachment and stressful life events". Trabalho apresentado em Psychosomatic Assessment and Integrative Care: 22nd World Congress on Psychosomatic Medicine Lisboa, September 12–14, 2013, Lisboa, 2013.
    Publicado
  6. Gomes, Ana M.. "- Meneses, R., Jólluskin, G., Silva, I., Fonte, C., Toldy, T., Costa, A., & Gomes, A. (2012). Desafios à promoção da saúde: Timing, avaliação, competências técnicas, participação da comunidade. Psicologia, Saúde & Doenças,13 (suplemento), 229 [abstract]". 2012.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2019/05/11 Mindfulness e bem-estar em meio escolar (1º ciclo). V Congresso Ibero-Americano e Luso-Brasileiro de Psicologia da Saúde
(Faro)
2018/10 Quality of infant sleep, electronic devices and bullying behaviours in schools. 9th ICEEPSY the International Conference on Education and Educational Psychology.
Future Academy (Atenas, Grécia)
2018/09/14 Bullying, rendimento escolar e comportamento em crianças do 1º ciclo. 4º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses
Ordem dos Psicólogos Portugueses (Braga, Portugal)
2018/09/12 Mindfulness, metodologia de intervenção em crianças com PHDA. Implicações em contexto interpessoal. 4º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses
Ordem dos Psicólogos Portugueses (Braga, Portugal)
2018/05 Relação entre a qualidade do sono e comportamentos indicadores de PHDA em crianças de idade escolar 1º Congresso Nacional de PHDA, “As múltiplas faces da PHDA”.
Sociedade Portuguesa de Défice de Atenção (Coimbra, Portugal)
2017/10/26 Child perception about sleep quality and comparison as the effective quality of sleep. VIII VIII Congresso Internacional da Sociedade Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental
Sociedade Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental (Leiria, Portugal)
2017/10/11 Relation Between Bullying Behaviours and Sleep Quality in School Age children VIII CEEPSY The International Conference on Education and Educational Psychology.
Future Academy | Faculty of Medicine of University Porto (FMUP) - Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2017/10/11 Sleep quality and chronotype of portuguese school-aged children VIII ICEEPSY The International Conference on Education and Educational Psychology
Future Academy | Faculty of Medicine of University Porto (FMUP) - Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2016/09/28 Mindfulness como metodologia de intervenção em Crianças de idade escolar com Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA). Implicações em meio escolar. 3º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses
Ordem dos Psicólogos Portugueses (Porto, Portugal)
2016/09/28 Estudo da relação entre características do sono, bullying desempenho académico e comportamento em sala de aula em crianças de idade escolar 3º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses
Ordem dos Psicólogos Portugueses (Porto, Portugal)
2016/07/12 Mindfulness como metodologia de intervenção em Crianças de idade escolar com Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA). Implicações em meio escolar II Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação
: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2014/07/03 Não quero ir à escola …tenho medo. Da inadaptação ao bullying Seminário sobre Intervenção e Prevenção do Bullying
Universidade de Trás os Montes e Alto Douro (Vila Real, Portugal)
2014/05/10 Não quero ir à escola …tenho medo. Da inadaptação ao bullying IX Congresso de Neurociências e Educação Especial
Psicosoma (Viseu, Portugal)
2014/05 Study of the relationship between sleep quality and bullying behaviors in school age children 2nd IPLeiria International Health Congress: Challenges & Innovation in Health
Unidade de Investigação em Saúde (UIS) da Escola Superior de Saúde do IPLeiria (ESSLeiria) (Leiria, Portugal)
2014 Não quero ir à escola …tenho medo. Da inadaptação ao bullying Intervenção e Prevenção do Bullying
(Vila Real, Portugal)
2014 Não quero ir à escola …tenho medo. Da inadaptação ao bullying IX Congresso de Neurociências e Educação Especial - Estimular, Prevenir e (Neuro)Educar&com Felicidade!
Psicosoma (Viseu, Portugal)
2013/09/14 Body Image in drug addiction HIV/AIDS Psychosomatic Assessment and Integrative Care: 22nd World Congress on Psychosomatic Medicine Lisboa, September 12–14, 2013
ICPM - The Internacional College of Psychosomatic Medicine (Lisboa, Portugal)
2013/09/14 Chronic pain, attachment and stressful life events 22nd World Congress on Psychosomatic Medicine
ICPM - The Internacional College of Psychosomatic Medicine (Lisboa, Portugal)
2013/07/15 Promover a prevenção e intervenção face ao Bullying nas escolas: pré-escolas, 1º ciclo, 2º ciclo e 3º ciclo. I Congresso Internacional, Envolvimento dos alunos na escola: perspetivas da Psicologia e Educação
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2013 Promover a prevenção e intervenção face ao Bullying nas escolas: pré-escolas, 1º ciclo, 2º ciclo e 3º ciclo. I Congresso Internacional, Envolvimento dos alunos na escola: perspetivas da Psicologia e Educação.
(Lisboa, Portugal)
2013 Aprender a Crescer em Paranhos”: A promoção de comportamentos relativos à prevenção da violência. I I Congresso Internacional Envolvimento dos alunos na escola: perspetivas da Psicologia e Educação
(Lisboa, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2018/09 - Atual Impacto do Mindfulness nas competências Emocionais, rendimento escolar e comportamento em sala de aula.
Orientador
Psicologia Clínica e de Aconselhamento (Mestrado)
Universidade Autónoma de Lisboa, Portugal
2018/09 - Atual A influência da técnica de Mindfulness no comportamento em sala de aula, no empenho académico e na ansiedade
Orientador
Psicologia Clínica e de Aconselhamento (Mestrado)
Universidade Autónoma de Lisboa, Portugal
2018 - Atual O impacto dos estilos parentais no comportamento bullying: Um estudo em crianças do 1º ciclo
Orientador
Psicologia Clínica e de Aconselhamento (Mestrado)
Universidade Autónoma de Lisboa, Portugal
2018 - Atual Relação entre o sono, desempenho académico, comportamentos em sala de aula e uso de aparelhos eletrónicos em jovens a frequentar o 2º ciclo.
Orientador
Psicologia Clínica e de Aconselhamento (Mestrado)
Universidade Autónoma de Lisboa, Portugal
2017/09 - Atual Bullying em Contexto Escolar. Em Angola em escolas com Características Multiculturais Diferentes.
Orientador
Psicologia Clínica e de Aconselhamento (Mestrado)
Universidade Autónoma de Lisboa, Portugal
2017 - Atual Relação entre Comportamentos de Bullying, Empatia e Autoestima em crianças do 2º Ciclo
Orientador
Psicologia Clínica e de Aconselhamento (Mestrado)
Universidade Autónoma de Lisboa, Portugal
2017 - 2018/07/20 O Sono enquanto Fator de Influencia no Comportamento dos Alunos do 1º ciclo do Ensino Básico” / The Sleep as Influence Factor in the Behavior of Students in the 1st cycle of Basic Education
Orientador
Psicologia Clínica e de Aconselhamento (Mestrado)
Universidade Autónoma de Lisboa, Portugal
2017 - 2018/06/29 “Qualidade do Sono em Crianças do 1º Ciclo, Rendimento e Empenho Académico” / Quality of Sleep in Children of the 1st Cycle, Income and Academic Performance
Orientador
Psicologia Clínica e de Aconselhamento (Mestrado)
Universidade Autónoma de Lisboa, Portugal
2017 - 2018/05/02 “Bullying, Sono e Aparelhos Eletrónicos: Crianças de escolaridade primária” / Bullying, Sleep and Electronic Devices: Primary School Children "
Orientador
Psicologia Clínica e de Aconselhamento (Mestrado)
Universidade Autónoma de Lisboa, Portugal
2017 - 2018/05/02 “As crianças e o Bullying: A relação do estatuto socioprofissional dos pais e a diferença entre géneros” / Children and Bullying: The Relationship of Parents' Socio-Professional Status and Gender Differences
Orientador
Psicologia Clínica e de Aconselhamento (Mestrado)
Universidade Autónoma de Lisboa, Portugal
2017 - 2017/12/15 “ Sono Infantil, Perturbações Associadas e Guarda Parental” / Children's Sleep, Associated Disorders and Parental Guidance"
Orientador
Psicologia Clínica e de Aconselhamento (Mestrado)
Universidade Autónoma de Lisboa, Portugal
2012 - 2013/01 Será a fibromialgia uma patologia psicossomática?
Orientador
Psicologia clínica e da saúde (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2012 - 2013/01 Relações entre vinculação, dor crónica e qualidade de vida
Orientador
Psicologia clínica e da saúde (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2012 - 2013/01 Relação entre estilos de vinculação e esquemas psicológicos adaptativos três estudos de caso
Orientador
Psicologia clínica e da saúde (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2011 - 2011 Projecto de Intervenção para a promoção de emprego num grupo de mulheres a receber o RSI
Orientador
Psicologia clínica e da saúde (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2011 - 2011 Peso corporal, auto-estima e rendimento escolar numa população de adolescentes
Orientador
Psicologia clínica e da saúde (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2008 - 2008 Alexitimia e dependência de drogas: estudo desenvolvido em 2 centros de apoio a toxicodependentes
Orientador
Psicologia clínica e da saúde (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2008 - 2008 Paraísos artificiais e o consumo de drogas
Orientador
Psicologia clínica e da saúde (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2008 - 2008 Terapia conjugal numa perspectiva cognitivo-comportamental. Estudo de caso
Orientador
Psicologia clínica e da saúde (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2008 - 2008 Inventário da ansiedade aos testes: estudo no ensino superior
Orientador
Psicologia clínica e da saúde (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2007 - 2007 Os vínculos afectivos em toxicodependentes
Orientador
Psicologia clínica e da saúde (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2007 - 2007 Alexitimia em adolescentes vítimas de maus tratos
Orientador
Psicologia clínica e da saúde (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2006 - 2006 Alexitimia e depressão em pacientes com doença oncológica
Orientador
Psicologia clínica e da saúde (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2006 - 2006 Delinquência juvenil e vinculação – que relação!
Orientador
Psicologia clínica e da saúde (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2006 - 2006 Perturbações do comportamento alimentar (Bulimia e Anorexia) e relação com a Alexitimia
Orientador
Psicologia clínica e da saúde (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2005 - 2005 Padrões, crenças e expectativas de consumo de álcool e sintomatologia psicopatológica, em utentes incluídos no programa de substituição com metadona
Orientador
Psicologia clínica e da saúde (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2005 - 2005 Fibromialgia e o suporte social
Orientador
Psicologia clínica e da saúde (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2005 - 2005 A fibromialgia e a personalidade psicossomática. Dois estudos de caso
Orientador
Psicologia clínica e da saúde (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2005 - 2005 Alexitimia e toxicodependência
Orientador
Psicologia clínica e da saúde (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2005 - 2005 Burnout no futebol profissional
Orientador
Psicologia clínica e da saúde (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2005 - 2005 Vinculação e comportamento anti-social em adolescentes
Orientador
Psicologia clínica e da saúde (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2004 - 2004 Imagem Corporal em adolescentes vítimas de maus tratos e negligência. Estudo de caso
Orientador
Psicologia clínica e da saúde (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2004 - 2004 Depressão pós-parto
Orientador
Psicologia clínica e da saúde (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2004 - 2004 Imagem corporal e vinculação na anorexia nervosa
Orientador
Psicologia clínica e da saúde (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2004 - 2004 Imagem corporal num adolescente amputado. Um estudo de caso
Orientador
Psicologia clínica e da saúde (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2003 - 2003 Vinculação e estilos relacionais em indivíduos sem abrigos, que recorrem aos serviços da Associação dos Albergues Nocturnos do Porto
Orientador
Psicologia clínica e da saúde (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2003 - 2003 Depressão e infecção pelo VIH na toxicodependência
Orientador
Psicologia clínica e da saúde (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2002 - 2002 Alexitimia, ansiedade e depressão em doentes com fibromialgia
Orientador
Psicologia clínica e da saúde (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2014 - 2014 2nd IPLeiria International Health Congress: Challenges & Innovation in Health
Congresso
2nd IPLeiria International Health Congress: Challenges & Innovation in Health
The Health Research Unit (Unidade de Investigação em Saúde, UIS), of the Polytechnic Institute of Leiria (IPL)., Portugal
2013/09 - 2013/09 Psychosomatic Assessment and Integrative Care: 22nd World Congress on Psychosomatic Medicine Lisboa, September 12–14, 2013
Congresso
Psychosomatic Assessment and Integrative Care: 22nd World Congress on Psychosomatic Medicine Lisboa, September 12–14
The International college of Psychosomatic Medicine, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2012 Le concept du point d`appui dans la Fasciathérapie méthode Danis Bois. Analyse bibliographique de l`émergence et du processos d`élaboration pratique, théorique et philosophique Nome do aluno (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2012 Era uma vez um livro infantil: como o estudo da criatividade e da criança potencializa o processo de criação na ilustração para a criança Nome do aluno (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2012 Despertar da criatividade pelo desenho através do olhar. Desafios do professor Nome do aluno (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2011 Vinculação e inteligência emocional (Mestrado)
2011 Sou velho, e agora? Solidão e depressão no idoso institucionalizado e não institucionalizado (Mestrado)
2010 O Divórcio como dinâmica intergeracional: estudo teórico-prático numa amostra de casados e divorciados (Mestrado)
2010 A sintomatologia psiquiátrica de utentes em internamento no Hospital de Dia em Hospital Psiquiátrico: estudo comparativo entre os momentos de admissão e alta (Mestrado)
2010 De mães para filhas: a passagem de um testemunho (estudo de caso) (Mestrado)
2010 O adoecer na polineuropatia amiloidótica familiar: acontecimentos de vida, vulnerabilidade ao stress e factores psicopatológicos (Mestrado)
2009 Sentido e objectivos de vida em estudantes universitários consumidores e não consumidores de cannabis e álcool (Mestrado)
2009 Reforço dos laços sociais em indivíduos toxicodependentes e portadores de VIH/Sida (Mestrado)
2009 Depressão na Maternidade, visão Psicossomática (Mestrado)
2007 Análise dos factores de risco e protecção de crianças e jovens em perigo e a sua relação com o sucesso/insucesso da medida de protecção (Mestrado)
2006 Análise dos factores de risco e protecção em processos de crianças e jovens em perigo e a sua relação com o sucesso/insucesso da medida de protecção proposta (Mestrado)
2006 Bulling e empatia. Estudo realizado em contexto escolar (Mestrado)
2005 A vinculação: comparação entre famílias de acolhimento e famílias “tradicionais" (Mestrado)

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2015/01 - Atual Psique ( 2183-4806) EDIUAL Universidade Autónoma Editora

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2015/03/01 - Atual Teoria e Técnicas Psicométricas Psicologia (Licenciatura) Universidade Autónoma de Lisboa, Portugal
2015/01/02 - Atual Perturbações e desenvolvimento da Pessoa Mestrado em Psicologia Clínica e Aconselhamento (Mestrado integrado) Universidade Autónoma de Lisboa, Portugal
2014/09/04 - Atual Avaliação e Intervenção Psicológica Mestrado em Psicologia Clínica e Aconselhamento (Mestrado integrado) Universidade Autónoma de Lisboa, Portugal
2014/09/03 - Atual Psicologia Clínica e da Saúde Licenciatura em Psicologia (Licenciatura)
2014/09/03 - Atual Teoria da Personalidade Licenciatura em Psicologia (Licenciatura) Universidade Autónoma de Lisboa, Portugal
2014/09/03 - Atual Relação Psicológica com o Cliente Mestrado em Psicologia Clínica e Aconselhamento (Mestrado integrado)
2014/09/03 - Atual Psicologia Cognitiva I Psicologia (Licenciatura) Universidade Autónoma de Lisboa, Portugal
2012/09 - Atual História e Epistemologia da Psicologia (1º ano Lic. Psicologia) (Outros) Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2012/09 - Atual Modelos e Métodos de Intervenção Psicológica I (3º ano, lic. Psicologia) (Outros) Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2012/09 - Atual Psicologia Geral (1º ano, lic. Criminologia) (Outros) Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2019/03 - 2019/08 Avaliação e Intervenção Psicológica Psicologia Clínica e de Aconselhamento (Mestrado integrado) Universidade Autónoma de Lisboa, Portugal
2019/03 - 2019/08 Psicologia Cognitiva II Psicologia (Licenciatura) Universidade Autónoma de Lisboa, Portugal
2016/03 - 2016/06 Educação Especial, Domínio Cognitivo e Motor. Pós graduação em Ciências da Educação, Área de Educação Especial (Especialização pós-licenciatura) Instituto Superior Dom Dinis, Portugal
2006/09/03 - 2013/01/31 Avaliação Psicológica do Adulto e do Senescente Licenciatura em Psicologia (Licenciatura) Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2006/09/01 - 2013/01/31 Avaliação Psicológica da Criança e do Adolescente Licenciatura em Psicologia (Licenciatura)
2002/03/01 - 2013/01/31 História e Epistemologia da Psicologia II Licenciatura em Psicologia (Licenciatura)
2001/09/04 - 2013/01/31 História e Epistemologia da Psicologia I Licenciatura em Psicologia (Licenciatura)
2002/09/03 - 2012/09/02 Psicologia da Motivação e da Personalidade II Licenciatura em Psicologia (Licenciatura) Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2011/09 - 2012/07 História e Epistemologia da Psicologia (1º ano Lic. Psicologia, 16 horas); (Outros) Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2011/09 - 2012/07 Modelos e Métodos de Intervenção Psicológica I, (2º ano da Lic. em Psicologia, 12 horas); (Outros) Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2010/09 - 2011/07 Avaliação Psicológica do Adulto e do Senescente (3º ano da Lic. Psicologia, 100 horas); (Outros) Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2010/09 - 2011/07 História e Epistemologia da Psicologia (1º ano Lic. Psicologia, 54 horas); (Outros) Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2010/09 - 2011/07 Modelos e Métodos de Intervenção Psicológica I, (2º ano da Lic. em Psicologia, 76 horas); (Outros) Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2010/09 - 2011/07 Psicopatologia da Criança e do Adolescente, (2º ano da Lic. Em Psicologia, 98 horas); (Outros) Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2009/09 - 2010/07 Avaliação Psicológica do Adulto e do Senescente (3º ano da Lic. Psicologia, 149 horas); (Outros) Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2009/09 - 2010/07 Intervenção Psicológica em Grupos (Mestrado Integrado em Psicologia do trabalho e das organizações, 16 horas) (Outros) Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2009/09 - 2010/07 Modelos e Técnicas de Psicoterapia, (1º ano do Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde, 39 horas); (Outros) Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2001/09/03 - 2010/01/01 Psicossomática Licenciatura em Psicologia Clínica (pré Bolonha) (Licenciatura) Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2008/09 - 2009/07 História e Epistemologia da Psicologia (1º ano Lic. Psicologia, 93 horas); (Outros) Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2008/09 - 2009/07 Avaliação Psicológica do Adulto e do Senescente (3º ano da Lic. Psicologia, 57 horas); (Outros) Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2008/09 - 2009/07 Psicologia Aplicada (2º ano da Lic. Fisioterapia, 42 horas) (Outros) Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2008/09 - 2009/07 Estágio e Dissertação I (2º ano Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde); (Outros) Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2008/09 - 2009/07 Estágio e Dissertação II (2º ano Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde); (Outros) Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2008/09 - 2009/07 Intervenção Psicológica em Grupos (Mestrado Integrado em Psicologia do trabalho e das organizações, 12 horas) (Outros) Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2008/09 - 2009/07 Questões aprofundadas de psicopatologia, (1º ano do Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde, 43 horas); (Outros) Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2007/09 - 2008/07 História e Epistemologia da Psicologia (1º ano Lic. Psicologia, 2 horas) Psicologia (Licenciatura) Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2006/09 - 2007/07 Psicossomática (4º ano Lic. Psicologia Clínica e da Saúde, 40 horas); (Outros) Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2006/09 - 2007/07 História e Epistemologia da Psicologia (1º ano Lic. Psicologia, 90 horas); (Outros) Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2006/09 - 2007/07 Avaliação Psicológica da Criança e do Adolescente (3º ano da Lic. Psicologia, 108 horas); (Outros) Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2006/09 - 2007/07 Avaliação Psicológica do Adulto e do Senescente (3º ano da Lic. Psicologia, 44 horas) (Outros) Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2005/09 - 2006/07 História e Epistemologia da Psicologia I (1º ano Lic. Psicologia, 114 horas (Outros) Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2005/09 - 2006/07 História e Epistemologia da Psicologia I (1º ano Lic. Psicologia, 58 horas); (Outros) Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2005/09 - 2006/07 História e Epistemologia da Psicologia II (1º ano Lic. Psicologia, 124 horas); (Outros) Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2005/09 - 2006/07 História e Epistemologia da Psicologia II (1º ano Lic. Psicologia, 32 horas); (Outros) Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2005/09 - 2006/07 Psicossomática (4º ano Lic. Psicologia Clínica e da Saúde, 110 horas) (Outros) Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2002/09 - 2006/07 Psicologia da Toxicodependência e Toxicodependentes Psicologia (Licenciatura) Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2004/09 - 2005/07 História e Epistemologia da Psicologia I (1º ano Lic. Psicologia, 120 horas); (Outros) Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2004/09 - 2005/07 História e Epistemologia da Psicologia II (1º ano Lic. Psicologia, 120 horas); (Outros) Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2004/09 - 2005/07 Psicopatologia (3º ano Lic. Serviço Social, 62 horas); (Outros) Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2004/09 - 2005/07 Psicossomática (4º ano Lic. Psicologia Clínica e da Saúde, 116 horas) (Outros) Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2003/09/02 - 2004/10/01 Psicopatologia Licenciatura em Serviço Social (Licenciatura) Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2002/03/01 - 2004/07/31 Gerontopsicologia ou intervenção psicológica em grupos desviantes Licenciatura em Psicologia (Licenciatura)
2003/09 - 2004/07 História e Epistemologia da Psicologia I (1º ano Lic. Psicologia, 92 horas); (Outros) Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2003/09 - 2004/07 História e Epistemologia da Psicologia II (1º ano Lic. Psicologia, 82 horas); (Outros) Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2003/09 - 2004/07 Psicologia da Motivação e da Personalidade II (2º ano Lic. Psicologia, 79 horas); (Outros) Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2003/09 - 2004/07 Psicossomática (4º ano Lic. Psicologia Clínica e da Saúde, 120 horas) (Outros) Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2002/09 - 2003/07 História e Epistemologia da Psicologia I (1º ano Lic. Psicologia, 144 horas); (Outros) Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2002/09 - 2003/07 História e Epistemologia da Psicologia II (1º ano Lic. Psicologia, 135 horas); (Outros) Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2002/09 - 2003/07 Psicologia da Motivação e da Personalidade II (2º ano Lic. Psicologia, 40 horas); (Outros) Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2002/09 - 2003/07 Intervenção Psicológica em Grupos Desviantes (5º ano da Lic. Em Psicologia Social e das Organizações, 58 horas) (Outros) Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2002 - 2003 Bases Psicológicas do Comportamento Psicologia (Licenciatura) Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Viseu, Portugal
2002 - 2003 Psicofisiologia Psicologia (Licenciatura) Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Viseu, Portugal
2001/09 - 2002/07 Pensamento Contemporâneo sobre o Corpo (3º ano Lic. Fisioterapia, 56 horas) (Outros) Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2001/09 - 2002/07 História e Epistemologia da Psicologia I (1º ano Lic. Psicologia, 126 horas) (Outros) Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2001/09 - 2002/07 História e Epistemologia da Psicologia II (1º ano Lic. Psicologia, 135 horas); (Outros) Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2001/09 - 2002/07 Psicossomática (4º ano Lic. Psicologia Clínica e da Saúde, 87 horas) (Outros) Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2001/09/01 - 2002/02/06 Pensamento contemporâneo sobre o corpo Fisioterapia (Licenciatura)
1997/09 - 2001/08 Introdução à Psicologia (Outros) Escola Profissional e Artística da Marinha Grande, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2018/08 - Atual APA - American Psychological Association
2010/01 - Atual Ordem dos Psicólogos Portugueses
2002/01 - Atual Associação Portuguesa de Terapias Comportamental e Cognitiva

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2004/09 - 2005/07 Membro da Comissão de Auto-Avaliação da Licenciatura em Psicologia, relativo ao ano 2003/2004, no âmbito do processo de avaliação externa realizado pelo Conselho Nacional de Avaliação do Ensino Superior
Membro
Universidade Fernando Pessoa, Portugal