Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Sandra Celina Fernandes Fonseca
Nomes de citação
- Fonseca, Sandra
Identificadores de autor
- Ciência ID
- BD13-4C6E-7D5A
- ORCID iD
- 0000-0001-9468-7269
- Scopus Author Id
- 57191525441
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
- Ciências Médicas e da Saúde - Ciências da Saúde
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Espanhol; Castelhano | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Inglês | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | |
Francês | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2009
Concluído
|
Ciências da Saúde (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
"Estudo comparativo de práticas de Aleitamento Materno no concelho de Chaves." (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Distinção e Louvor |
1997 - 2000
Concluído
|
Promoção/Educação para a Saúde (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
"Aleitamento Materno numa população do concelho de Chaves. " (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Muito Bom |
1990 - 1995
Concluído
|
Ciências da Nutrição (Licenciatura)
Universidade do Porto, Portugal
|
14 |
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2016/03/23 - Atual | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências da Vida e do Ambiente, Portugal |
2009 - 2016/03/22 | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal |
2005/09 - 2009/02 | Assistente (Docente Universitário) | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2013 - 2015 | Conselho pedagógico | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal |
2013 - 2015 | Diretor MESTRADO ENSINO DO PORTUGUÊS E ESPANHOL NO 3º CICLO DO ENSINO BÁSICO E SECUNDÁRIO(2º CICLO) | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
2013 - 2015 | Diretor MESTRADO ENSINO DE INGLÊS ALEMÃO NO 3º CICLO DO ENSINO BÁSICO E NO SECUNDÁRIO (2º CICLO) | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
2013 - 2015 | Diretor MESTRADO ENSINO DE MATEMÁTICA NO 3º CICLO DO ENSINO BÁSICO E SECUNDÁRIO (2º CICLO) | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
2013 - 2015 | Diretor MESTRADO ENSINO DE BIOLOGIA E GEOLOGIA NO 3º CICLO DO ENSINO BÁSICO E SECUNDÁRIO (2º CICLO) | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
2013 - 2015 | Diretor MESTRADO ENSINO DE FÍSICA E QUIMICA NO 3º CICLO ENSINO BÁSICO E SECUNDÁRIO(2º CICLO) | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
2013 - 2015 | Diretor MESTRADO ENSINO DE EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENSINOS BÁSICOS E SECUNDÁRIO (2º CICLO) | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2001/01 - 2005/08 | Outra Situação (Docente Universitário) | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
1998/02 - 2000/12 | Outra Situação (Docente Universitário) | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
1995/11 - 1999/11 | Outra Situação (Docente Universitário) | Universidade do Porto, Portugal |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2012/03/15 - 2015/03/14 | O papel do exercício físico na redução dos danos de DNA em linfócitos humanos: possível influência do stress oxidativo e da
capacidade de reparação do DNA
PTDC/DES/121575/2010
Centro de Investigação em Desporto Saúde e Desenvolvimento Humano, Portugal
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2005/09/05 - 2008/10/31 | Influência do exercício físico no risco cardiovascular e na aptidão física e funcional de mulheres pós-menopáusicas
POCI/DES/59049/2004
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Artigo em revista (magazine) |
|
Capítulo de livro |
|
Poster em conferência |
|
Resumo em conferência |
|
Tese / Dissertação |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2018 | Alimentação e rendimento académico | Plano de Formação Study-Skills
Observatório Permanente do Abandono e Promoção do Sucesso Escolar e Programa de Tutoria da UTAD
|
2018 | Plano Universidade Saudável - PLUS utad | 5º CONGRESSO INTERNACIONAL EM SAÚDE Atividade Física e Saúde
Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC) Instituto de Educação, Universidade do Minho (Braga)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2016 - 2019/01/31 | O processo da adaptação ao ensino superior: fatores associados ao rendimento acadêmico e a qualidade de vida de estudantes
universitários
Orientador
|
Ciências da Educação
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2015 - 2015 | Associação Flor do Tâmega Apoio A Deficientes (AFTAD): Relatório Final De Estágio Curricular
Orientador
|
Licenciatura em Animação Sociocultural (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2015 - 2015 | Educação alimentar
Orientador
|
Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2015 - 2015 | O contributo da educação física para a melhoria da qualidade de vida dos jovens que sofrem de obesidade, Praia da Vitória,
Açores
Coorientador
|
Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2013 - 2013 | Comportamentos na adolescência: hábitos alimentares, actividade física e consumo de substâncias psicoativas
Orientador
|
Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2013 - 2013 | Aptidão física e composição corporal: comparação entre alunas praticantes e não-praticantes de atividades rítmicas e expressivas
da Escola Secundária da Lixa
Coorientador
|
Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2013 - 2013 | Hábitos alimentares, imagem corporal e obesidade em adolescentes Curso de Mestrado: Ensino da Educação Física nos Ensinos
Básico e Secundário
Orientador
|
Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2013 - 2013 | Casa “Lar de Santa Marta”: Relatório de estágio curricular
Orientador
|
Licenciatura em Animação Sociocultural (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2013 - 2013 | Casa Santa Marta - Irmãzinhas dos Anciãos Desamparados: Relatório de estágio curricular
Orientador
|
Licenciatura em Animação Sociocultural (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2012 - 2012 | Obesidade e estilos de vida em crianças com idade pré-escolar
Orientador
|
Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2012 - 2012 | Academia sénior da delegação de Braga da Cruz Vermelha: Relatório de estágio
Orientador
|
Licenciatura em Animação Sociocultural (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2011 - 2011 | Estudo descritivo de comportamentos em jovens/adultos com deficiência intelectual
Orientador
|
Ciências Educação – Especialização em Educação Especial, Domínio Cognitivo (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2011 - 2011 | Composição fenólica e atividade antioxidante de plantas e ervas medicinais
Coorientador
|
Licenciatura em Ciência Alimentar (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2010 - 2010 | Avaliação da satisfação dos utentes das cantinas dos Serviços Sociais da UTAD
Orientador
|
Licenciatura em Ciência Alimentar (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2010 - 2010 | Qualidade e segurança alimentar em restauração
Orientador
|
Licenciatura em Ciência Alimentar (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2009 - 2009 | Nutrição no desporto
Orientador
|
Licenciatura em Educação Física e Desporto (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2018 - 2018 | Nutrição no Desporto
Oficina (workshop) (Outra)
|
DCDES, CIDESD, CITAB, Portugal |
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2018 - 2018 | Como aumentar a motivação e testar conhecimentos na minha UC
Outro
|
Como aumentar a motivação e testar conhecimentos na minha UC
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2018 - 2018 | Nutrição no Desporto
Oficina (workshop)
|
Nutrição no Desporto
DCDES, IPDJ, CIDESD e CITAB, Portugal
|
2018 - 2018 | 5º Congresso Internacional em Saúde - Atividade Física e Saúde
Congresso
|
5º Congresso Internacional em Saúde - Atividade Física e Saúde
CIEC, Instituto de Educação, Universidade do Minho, Portugal
|
2018 - 2018 | Técnicas de comunicação no meio empresarial
Seminário
|
Técnicas de comunicação no meio empresarial
UTAD e Regia Douro Park, Portugal
|
2018 - 2018 | 1º Encontro de Ciência Maria Alves Paiva
Encontro
|
1º Encontro de Ciência Maria Alves Paiva
Universidade do Minho e Câmara Municipal de Chaves, Portugal
|
2017 - 2017 | International Conference on Childhood Obesity
Conferência
|
International Conference on Childhood Obesity |
2017 - 2017 | XIII Seminário Internacional de Educação Física, Lazer e Saúde
Seminário
|
XIII Seminário Internacional de Educação Física, Lazer e Saúde |
2016 - 2016 | Cuidados de Ligação: da Multidisciplinaridade à Interdisciplinaridade
Congresso
|
Cuidados de Ligação: da Multidisciplinaridade à Interdisciplinaridade
Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2015 - 2015 | Dia Mundial do Coração
Encontro
|
Dia Mundial do Coração
UTAD/Escola Superior de Enfermagem de Vila Real, Portugal
|
2012 - 2012 | III Jornadas de Ciência Alimentar
Congresso
|
III Jornadas de Ciência Alimentar
Núcleo de Estudantes em Ciência Alimentar da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2011 - 2011 | Crianças Activas Crescer Saudável
Oficina (workshop)
|
Crianças Activas Crescer Saudável
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2010 - 2010 | Actividade Física e Saúde
Seminário
|
Seminário Actividade Física e Saúde |
2010 - 2010 | Saúde – Um projecto de vida
Encontro
|
Saúde – Um projecto de vida |
2009 - 2009 | II Ciclo de Colóquios em Ciência Alimentar e Saúde: (In)Segurança alimentar
Simpósio
|
II Ciclo de Colóquios em Ciência Alimentar e Saúde: Simpósio (In)Segurança alimentar
Núcleo de Estudantes em Ciência Alimentar , Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2009 - 2009 | Acção de Formação Contínua Projectos de Integração Curricular. Registo nº CCPFC/ACC-57828/09
Outro
|
Acção de Formação Contínua Projectos de Integração Curricular. Registo nº CCPFC/ACC-57828/09
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2009 - 2009 | Acção de Formação Contínua Actividade Física Exercício e Saúde. Registo nº CCPFC/ACC-57817/092009
Outro
|
Acção de Formação Contínua Actividade Física Exercício e Saúde. Registo nº CCPFC/ACC-57817/092009
Universidade Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2009 - 2009 | V Seminário Internacional/II Ibero-Americano de Educação Física, Saúde e Lazer
Seminário
|
V Seminário Internacional/II Ibero-Americano de Educação Física, Saúde e Lazer
Universidade do Minho e Universidade dos Açores, Portugal
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2020/04/03 | Influência do nível de satisfação corporal sobre o comportamento alimentar e sobre os hábitos esportivos de adolescentes em
escola do ensino médio.
Arguente
|
Francisco Nataniel Macedo Uchôa (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências da Vida e do Ambiente, Portugal
|
2019/12/20 | Obesity in adolescence - from etiological variability to interventional efficacy in the school context.
Arguente
|
José Maria Tallón Padial (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências da Vida e do Ambiente, Portugal
|
2019/07/24 | Intervenções no estilo de vida em indivíduos de meia-idade e idosos com diabetes tipo 2: exercício físico combinado com educação
alimentar
Arguente
|
Carlos Eduardo Gonçalves da Costa Vasconcelos (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências da Vida e do Ambiente, Portugal
|
2019/07/19 | Rubrica de avaliação de competências para a prática de ensino e estágio supervisionado da licenciatura em educação física:
adaptação transcultural e validação para o português.
Arguente
|
Maria Aldeisa Gadelha (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências da Vida e do Ambiente, Portugal
|
2019/01/31 | O processo da adaptação ao ensino superior: fatores associados ao rendimento acadêmico e a qualidade de vida de estudantes
universitários
Orientador
|
Michelle Alves Vasconcelos Ponte (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
|
2018 | Educação para a Saúde na Educação Pré-Escolar – um estudo sobre a alimentação
Arguente principal
|
Nádia Alexandra Pereira da Silva (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2017 | Literacia em Saúde - Um estudo com pais e alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Arguente principal
|
Patrícia Manuela Pinto Lino (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2016/06/25 | Formação continuada do professor da área de saúde do Ensino Superior: conhecimento, competências e atitudes. O estudo do caso
de uma faculdade do interior do Ceará
Arguente
|
Marisa Pascarelli Agrello (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2016 | Imagem corporal em crianças e seus responsáveis: estudo comparativo
Arguente principal
|
Ana Paula Santana Riker (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2015 | Níveis de autoestima em praticantes de desporto escolar de actividades rítmicas expressivas | Sandra Marisa Vilas Boas da Silva (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2015 | Desenvolvimento motor da criança na natação. Estudo desenvolvido nas piscinas municipais de Gondomar | Bruno Daniel da Rocha Monteiro (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2015 | Desporto escolar. O coordenador técnico enquanto elemento catalisador das actividades de nível I do clube do desporto escolar – Agrupamento de Escolas Diogo Cão, Vila Real | Joaquim Alcides Morgado Vaz (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2015 | O contributo da natação em alunos com Necessidades Educativas Especiais | António de Fátima Almeida (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2015 | Danças tradicionais portuguesas na escola: métodos de ensino | Carlos Alexandre Teixeira (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2015 | Jogos reduzidos/Condicionamento na aquisição cultura tática de futebol nos jovens do desporto escolar | Manuel José Esteves Pinto (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2015 | Motivação para a não prática da EF no 3º Ciclo e Secundário | Sara Alves Teixeira de Sousa Tavares (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2015 | A atividade física adaptada e a inclusão escolar dos alunos com necessidades educativas especiais | João Miguel da Silva Morgado (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2015 | A ética e o espírito desportivo nas aulas de educação física | Ivo Emanuel dos Santos Machado (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2015 | Educação física, desporto e sedentarismo – Estudo com jovens dos 15 aos 18 anos no concelho de Tondela | Sandra Sofia de Figueiredo Riquito (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2015 | Educação física, prática desportiva e saúde | Romão António da Silva Rodrigues (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2015 | Motivação nas aulas de educação física. Estudo comparativo da motivação dos alunos do 3º ciclo para a prática da educação física, nos ensinos público, privado, particular e cooperativo e profissional | Nuno Miguel Valente Almeida Silva (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2015 | Percursos curriculares alternativos – Contributos da Educação Física | Jorge Manuel Dias Fonseca (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2015 | Carta desportiva do concelho de Almeida | André José Abrantes Fernandes Leitão (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2015 | A influência da implementação de exercícios para desenvolver a Resistência Aeróbia nas aulas de Educação Física no desempenho de alunos do 8º ano no Teste do Vaivem (Fitnessgram) | Ana Sofia Pinho Rodrigues (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2015 | Fatores relacionados com os níveis de ansiedade em atletas do escalão de iniciados de equipas de futsal do desporto escolar | Miguel Alexandre Coelho Moutinho (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2015 | Mapa desportivo - concelho de São João da Madeira | João Carlos Ferreira Abreu (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2015 | Impacto das aulas de Educação Física na Aptidão Física | Rui Miguel Soares Vieira (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2015 | As capacidades da Inteligência Emocional em professores de educação física – Um estudo nos concelhos de Oliveira de Azeméis, São João da Madeira e Vale de Cambra | Marco Aurélio de Lima Fernandes (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2015 | Atividade física e qualidade de vida na profissão docente: que relação? | Carla Margarida Dias Martins (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2015 | Estudo da associação entre desempenho escolar e prática desportiva, em alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico da cidade de Bragança | Sérgio Miguel Flores Bárrios (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2015 | Prevalência de excesso de peso/obesidade infanto-juvenil nos alunos do 3º Ciclo da Escola Secundária/3 Camilo Castelo Branco – Vila Real | Tiago José Velho Ferreira (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2015 | Caracterização da actividade física habitual da população trabalhadora nas escolas do concelho de Ponta Delgada | Sérgio Patrício Soares (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2015 | Perceção de competência e perfil psicomotor em crianças com e sem obesidade | Andreia Susana Sousa Vaz (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2015 | Relatório de Estágio Pedagógico | Jorge Miguel Dias Ferreira (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2015 | A importância do meio aquático em crianças com necessidades educativas especiais | Mário Sérgio Barros Teixeira (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2015 | Importância da natação para bebés: dificuldades e estratégias | Filipa Alexandra de Bessa Pacheco Leite de Carvalho (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2015 | Prática desportiva extracurricular e o (in)sucesso escolar em jovens do 3º Ciclo | João Manuel Ferreira da Silva (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2015 | Aplicação de uma bateria de exercícios de flexibilidade nas aulas de educação física | Liliana Filipa da Silva Couto (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2015 | Perceção da manifestação de comportamentos de indisciplina dos alunos do 2º e 3º Ciclo nas aulas de educação física | Maria Sílvia Teixeira Granja Moreira (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2015 | Análise da aptidão física muscular (força abdominal) dos alunos do 7º ano da Escola EB 2/3 S. Torcato: estudo comparativo - com o contributo do programa DECAMOTES e dos testes de Fitnessgram | Carlos Xavier Passos Mesquita (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2015 | Análise da aptidão aeróbia dos alunos do 7º ano da Escola Básica 2,3 São Torcato: estudo comparativo – utilizando o programa DECAMOTES e os testes de Fitnessgram | Nuno Alberto Gomes Carneiro (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2015 | Análise da aptidão muscular (força superior) dos alunos do 7º ano da Escola Básica 2/3 S. Torcato: estudo comparativo - com o contributo do programa DECAMOTES e testes Fitnessgram | Márcia Alexandra Leite Vieira (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2015 | Melhoria da capacidade Força nas aulas de educação física através da aplicação de um programa específico | Vera Lúcia Lopes de Castro (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2015 | Análise e avaliação da aptidão física dos alunos do ano/turma 10ºB e 10º A: Estudo comparativo com auxílio de programa de testes Fitnessgram | Cláudio Daniel da Silva Gouveia (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2015 | Relatório da actividade profissional: estudo das atitudes dos alunos face à Educação Física | Ivo Gonçalo Madeira Fontes (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2015 | A importância da conceção de corpo humano no valor educativo da educação física | Humberto Pereira Ferreira da Costa (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2015 | Percurso desportivo de um atleta insular de sucesso e o seu impacto na comunidade açoriana. Estudo de caso com o atleta de futebol Pedro Pauleta | Maria Margarida Magalhães Cardoso Teixeira (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2015 | Fatores motivacionais para a prática e não prática de actividades físicas desportivas em jovens do 3º Ciclo da Ilha de São Miguel: estudo comparativo entre meio rural e urbano | Ana Sofia Livreira Raposo (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2015 | Efeito de um programa escolar de treino no desenvolvimento das capacidades de força em crianças dos 12 aos 16 anos | Nuno Miguel Guerra Penelas (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2015 | A estimulação da impulsão horizontal em duas turmas de 9º ano da Escola S/3 São Pedro | Sónia Patrícia Carvalhido Soares (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2015 | Estudo comparativo das variáveis funcionais em jovens praticantes e não praticantes, em função da idade relativa e do ano de nascimento | Rui Miguel Fernandes Teixeira Machado (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2015 | Efeito da idade relativa e sua associação com o sucesso escolar e condição de prática no desporto escolar. Um estudo centrado nos grupos equipa do Agrupamento de Escolas Viseu Norte (ano lectivo 2013/2014) | Sérgio Alberto Cunha Mota (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2015 | Modelo teórico de estatística interna | José Alberto Silva Godinho (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2015 | Modelo teórico de estatística interna | José Manuel dos Santos Gonçalves (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2015 | A oralidade no processo de ensino-aprendizagem | Rita Alexandra do Rio André de Castro Rodrigues Carvalho (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2015 | A imagem como suporte no ensino | Lúcia Susana Loureiro Lourenço Martins (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2015 | A biblioteca escolar na aprendizagem do Espanhol | Ana Lúcia Pereira Costa (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2015 | O uso do lúdico nas aulas de línguas em diferentes idades e sistemas de ensino | Maria de Lurdes Batista dos Anjos Coutinho Frias (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2015 | Expressão oral no ensino de Espanhol e Português-Línguas estrangeiras. Análise de Manuais. | Carla Sofia Teixeira dos Santos Gonçalves (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2015 | A leitura e o humor – processos facilitadores do ensino – aprendizagem de uma língua estrangeira | Ana Celeste Anes (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2015 | Ler para compreender | Helena Paula Dias Valpaços (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2015 | A auto-avaliação no processo de ensino-aprendizagem | Maria Bernardete Grilo Queiroga (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2015 | Manuais escolares de Física e de Química no ensino secundário – estudo sobre a inserção de conteúdos da História da Ciência | Isilda Isabel Rodrigues Montinho (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2015 | A Matemática na Iniciativa Novas Oportunidades: dois casos de estudo | João Manuel Ferreira Sousa Machado (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2015 | Do Teorema de Pitágoras à Trigonometria | Manuel Francisco de Almeida Soares (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2015 | Atitudes e práticas pedagógicas face à inclusão de alunos com necessidades educativas especiais | Carla Marisa de Jesus Matos (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2015 | A influência da experiência profissional na prática pedagógica – Uma reflexão sobre o Ensino Profissional e o Ensino Regular | Filipa Sofia Gordino Lopes Gonçalves Magno (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2015 | Atividade física nas deslocações das rotinas escolares: estudo em alunos do terceiro ciclo do ensino básico | José Mário Gomes Rodrigues (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2015 | A perspetiva dos alunos do ensino básico acerca da disciplina de Educação Física | Cátia Margarida Gonçalves da Silva (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2015 | Efeito do programa de prevenção da obesidade nos valores de IMC e percentagem de alunos na zona saudável da bateria de testes associada à saúde do Fitnessgram no Agrupamento de Escolas Viseu Sul (ano lectivo 2014/2015) | Mário Barreira Simões (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2015 | Efeito do jejum na resposta metabólica e hormonal durante e após a execução de um exercício predominantemente aeróbio | Fernanda Muller (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2015 | Andebol de relva | Ricardo Filipe Vieira Prates (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2015 | A promoção do Andebol nas escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico | Miguel José do Nascimento Pinto da Fonseca (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2015 | Atividade física autosselecionada ou programada? Efeito de 16 semanas sobre componentes bioquímicos, físicos e antropométricos
de adolescentes de 15 a 17 anos
Arguente
|
Cláudio de Franceschi Neto (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2014 | Modelo de ensino dos jogos desportivos: teaching games for understanding – jogos reduzidos | José Miguel Almeida Mendes (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2014 | Ténis nacional – a intensidade da formação à competição | Pedro Leite Andrade (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2014 | Influência da prática da Educação Física para a melhoria das capacidades motoras – Estudo comparativo entre alunos do 3º Ciclo | Rui Filipe de Castro Cruz (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2014 | A política desportiva autárquica no desenvolvimento do desporto e no combate ao sedentarismo: Tondela – uma experiência de gestão desportiva na autarquia | Carlos Alberto Cardoso Henriques (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2014 | Variação de indicadores de aptidão física em alunos de 2º ciclo – Discussão do hipotético papel das aulas de educação física | José António Neto da Costa (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2014 | Efeitos da precisão da informação de retorno sobre o resultado na aprendizagem motora em crianças | Anabela Godinho Pedrosa (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2014 | Introdução à Teoria de Grafos e sua aplicação | Ilídia Maria Rocha Caetano (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2014 | A interdisciplinaridade: a literatura como veículo para a aprendizagem da matemática | Kátia Pita Dias (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2014 | O texto não literário como fomento da oralidade na aula de Espanhol como língua estrangeira | Mara Lisa Minhava Domingues (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2014 | O lúdico no ensino-aprendizagem da língua estrangeira/Espanhol | Cátia Branca Francisco Oliveira (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2014 | Aplicação de uma estratégia no ensino/aprendizagem: ciclo de matéria nos ecossistemas/relação da fotossíntese e ciclo de carbono | Natália Coelho Carneiro Leão (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2014 | Affordences em Crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico – Julgamentos de acção na passagem por aberturas estreitas tendo em conta o género, a idade e a prevalência de obesidade | Mário Rui Nunes de Brito (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2014 | Desporto Escolar na modalidade de Ténis de Mesa | Bruno Alexandre Azevedo Esteves (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2014 | Análise da aptidão física nos escalões benjamins, infantis, iniciados e juvenis praticantes de atletismo | Paulo Sérgio Valentim dos Santos (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2014 | Atletas e não atletas – motivação para a disciplina de educação física e o rendimento escolar | Petra Fabiana Rodrigues Barradas (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2014 | Modelo protocolar para a ligação do associativismo a um clube escola | Osvaldo Manuel Monteiro Sampaio (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2014 | Pedestrianismo. Um desporto para todos | Raquel Alexandra Pedro Travassos (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2014 | Estudo comparativo dos resultados escolares obtidos por alunos praticantes e não praticantes de desporto federado (desportos individuais e colectivos) | Ricardo João Ribeiro Monteiro (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2014 | As estratégias e metodologias de ensino em educação física no ensino secundário e suas condicionantes | Maria Manuela Perdigão Dias (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2014 | A aptidão física e o nível socioeconómico dos jovens com idades dos 15 aos 18 anos no concelho de Ribeira de Pena – Flexibilidade | Jacinto Manuel de Freitas Ferreira (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2014 | A aptidão física e o nível socioeconómico dos jovens com idades dos 15 aos 18 anos no concelho de Ribeira de Pena – Aptidão aeróbia | Marco Aurélio Pinto Baptista (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2014 | A aptidão física e o nível socioeconómico dos jovens com idades dos 15 aos 18 anos no concelho de Ribeira de Pena – A força e resistência muscular | Manuel Ernesto Rodrigues Veloso (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2014 | Legislação para a criação e implementação de um clube escolar no âmbito do desporto escolar | Simão Marinho (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2014 | Modelo para criação e implementação de um clube escola no âmbito do desporto escolar | Filipe Vicente Alves Marinho (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2014 | O bom treinador de futebol. Uma perspectiva de alunos do Ensino Secundário praticantes de futebol federado | Tiago Xavier Leitão Murtinheira (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2014 | Efeitos do encorajamento do treinador na carga interna e externa em alunos universitários do sexo feminino e masculino | Fernando Gil Pires Vicente (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2014 | Relação entre obesidade infantil e ocupação de tempos livres em crianças da ilha de São Miguel | Tiago José Vaz Bronze da Silva (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2014 | Obesidade e imagem corporal dos alunos dos segundo e terceiro ciclos do ensino básico de Lousada Oeste | Bruno José Rodrigues Leite (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2014 | Educação Física sem avaliação sumativa. Será possível? | Joana Catarina Pinto Soares (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2014 | A importância da avaliação sumativa nas diversas disciplinas, na Escola Secundária de Penafiel | Sara Vieira (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2014 | Inclusão de um aluno com deficiência mental nas aulas de educação física | Paulo Jorge Guedes Chaves (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2014 | Estudo comparativo dos resultados escolares obtidos por alunos praticantes e não praticantes de desporto federado, no ensino básico | André José Teixeira Pinto (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2014 | Comparação da avaliação sumativa de formação específica com a disciplina de educação física ao nível do domínio psicomotor nos alunos do 7º ao 12º ano da Escola Secundária de Penafiel | Tiago Paiva (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2014 | Perceção dos professores de educação física face ao trabalho realizado em alunos com necessidades educativas especiais | Sofia Raquel Moreira da Silva (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2014 | Relatório profissional | Paulo Jorge Santos Ferreira (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2014 | Os jovens e os Exergames – Estudo centrado em alunos do 9º e 12º anos de escolaridade de Penalva do Castelo | José Carlos de Almeida Couto (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2014 | Articulação entre formação académica e desporto de alto rendimento: estudo realizado com atletas de basquetebol | Paulo Carlos Ferreira da Silva (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2014 | Atividade física habitual em adolescentes de ambos os sexos de uma escola básica e secundária de Bragança | Joana Carvalho Pires (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2014 | Natação – adaptação ao meio aquático – na Paralisia Cerebral | Álvaro Daniel Teixeira Ferreira (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2014 | Relatório de Atividade Profissional | Mário Hélder Moura Carvalho (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2014 | Comparação do resultado inicial e final da evolução da aptidão física e composição corporal do aluno não praticante e praticante de desporto federado | André Manuel Soares Moreira (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2014 | A influência das aulas de Educação Física no desenvolvimento da capacidade motora Força | Ivo da Silva Pereira (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2014 | Influência das aulas de Educação Física no desenvolvimento da capacidade motora Resistência nos alunos | Alberto André Pinheiro Ribeiro (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2014 | Relatório de Atividade Profissional | Luís Fernando Morais Merêncio (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2014 | A influência da prática regular de desporto nos alunos do 2º ciclo, segundo o teste de Fitnessgram | Viviana Andreia Moreira Fernandes (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2014 | A influência das aulas de Educação Física para o desenvolvimento daa Flexibilidade | Hugo Daniel Peixoto Araújo (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2014 | O papel do Coordenador do Desporto Escolar na coesão da equipa pertencente ao Clube de Desporto Escolar/Educação Física | Paula Cristina Ferreira Nóbrega (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2014 | A influência das aulas de Educação Física para o desenvolvimento das capacidades motoras dos alunos – comparação dos resultados do pré com o pós teste do projecto DECAMOTES | Tiago Emanuel Machado Franco (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2014 | A influência do contexto escolar no desenvolvimento das capacidades motoras em adolescentes dos 12 aos 15 anos | Daniel da Cruz Fernandes (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2014 | Relatório profissional docente, ano lectivo 2012/2013: o ano escolar de um professor de educação física, docente numa escola do 2º e 3º ciclo do Ensino Básico inserida em meio rural | António Jorge Ferreira Gomes da Silva (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2014 | Relatório de Auto Reflexão | João de Fátima Almeida (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2014 | : Fitnessgram instrumento imprescindível para a disciplina de educação física e para a formação pessoal e educação desportiva dos alunos | Joel Carlos Cunha Novais (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2014 | Influência de um aumento de aulas de educação física na aptidão física em alunos sedentários dos cursos profissionais | Vítor Eduardo Faria Pinto (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2014 | Fitnessgram instrumento imprescindível para a disciplina de educação física e para a formação pessoal e educação desportiva dos alunos | Rui Filipe Leiva Sousa (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2014 | Início, Persistência e Abandono da Prática Desportiva dos Jovens do 12º ano | Emanuel José Freitas Barbosa Leite (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2014 | Avaliação da Autoestima dos alunos do 3º Ciclo da Escola Básica de Vidago | José Américo de Sousa Nogueira (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2014 | Estudo de caso sobre a perceção do professor em relação à influência da disciplina de educação física relativamente aos níveis de atenção e concentração dos alunos noutra disciplina | Cátia Filipa da Conceição Alexandre (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2014 | Estudo sobre a comparação dos níveis de atenção e concentração discente nas restantes disciplinas curriculares, perante a influência (através da presença ou ausência) da disciplina de educação física | Rui Manuel Gomes Pereira (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2014 | Nova medida governamental relativa à disciplina de educação física: perspetiva dos alunos do ensino secundário da Escola Secundária S/3 S. Pedro – Vila Real | Catarina Alexandra Claro Monteiro (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2014 | A influência da prática desportiva no rendimento escolar de alunos dos ensinos básico e secundário | José Carlos de Sousa Rocha Bordonhos (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2014 | Avaliação da aptidão física relacionada com a saúde no Agrupamento de escolas D. Sancho II - Alijó | João Pedro Martins dos Santos (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2014 | Relatório detalhado sobre a actividade profissional dos últimos dez anos | Laura Manuela de Sousa Santos Pereira (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2014 | Consciência de hábitos alimentares saudáveis, aliados à prática de actividade física em contexto escolar e federado | Cristiana Cardoso Frazão (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2014 | Estudo sociométrico em alunos do ensino básico e secundário da Escola Secundária Camilo Castelo Branco | Ana Isabel Pires Torcato (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2014 | Os jogos didácticos no desenvolvimento da competência comunicativa nas aulas de E/LE | Isabel Teixeira Batista (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2014 | Análise aos níveis de satisfação dos alunos nas aulas de educação física: as aulas de jogos desportivos coletivos | Ricardo Miguel Ferreira Pinto de Melo (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2014 | Relatório detalhado sobre a actividade profissional do ano lectivo 2012/2013 | Fernando Jorge Dantas Oliveira Teixeira (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2014 | Clubes desportivos de Viseu – Missão, visão e estratégia nos escalões de formação | Carlos Manuel Francisco Rodrigues Ferreira (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2014 | O e_portefólio na aprendizagem de uma LE. Estudo e análise interpretativa de um e_portefólio individual de aprendizagem na disciplina de Espanhol: alunos de uma turma CEF numa escola TEIP | Alfredo José Garcia Cameirão (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2014 | Aprender a prevenir o HIV/SIDA | Luís Filipe Martins Brito (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2014 | Motivação Intrínseca e Extrínseca nas aulas de Educação Física | Carlos Manuel Araújo Ferreira (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2014 | Relação entre o nível de actividade física e o Índice de Massa Corporal | Filipe Oliveira (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2014 | As estratégias de comunicação na aula de ELE | Paula Cristina da Silva Fernandes (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2014 | Influência do tempo disponível para a prática na motivação dos alunos do Ensino Básico | Rúben José Lobo Rei (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2014 | Contribuição das visitas de estudo para a motivação e para a aprendizagem da Física e da Química | Ana Cristina dos Santos Quintas (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2014 | Preparação Desportiva a Longo Prazo no Futsal | Bruno Alexandre Mendes Soares (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2014 | Educar para a Saúde: perceções dos professores de educação física | Victor Manuel Teixeira Botelho (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2014 | Papel da educação física no currículo escolar na tentativa do combate à obesidade | Júlio Manuel Pinto Morais (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2014 | Influência das aulas de educação física na percepção da imagem corporal | Andreia Raquel Araújo Oliveira (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2014 | A importância do conhecimento em Primeiros Socorros e Suporte Básico de Vida no adulto na escolas | Pedro Miguel Cantante Nobre (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2013 | O trabalho de projecto na educação pré-escolar | Liliana Isabel Queirós Pereira (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2013 | A influência da obesidade na coordenação motora em crianças e adolescentes dos 10 aos 14 anos | Liliana Isabel Mota Oliveira (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2013 | O vocabulário no ensino e aprendizagem de uma L2 | Manuel Adriano Gonçalves Valadar (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2013 | O papel do trabalho em grupo na melhoria da interacção oral em Espanhol Língua Estrangeira | Célia Adosinda Cardoso Oliveira Catarino (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2013 | Análise de corpus: a expressão escrita em Espanhol como Língua Estrangeira | Carla Isabel Figueiredo Costinha (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2013 | Os estilos de aprendizagem: proposta didáctica para a aula de ELE | Cristiana Isabel Branco Gomes (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2013 | Relatório de Intervenção Profissional – O desporto como componente educativa nas escolas integrantes do CLDE Tâmega | Manuela Maria André de Sousa Couto (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2013 | Caracterização de um aluno portador de Hidrocefalia congénita através da coordenação motora, crescimento somático e actividade física | Maria João Alves Calaça (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2013 | Estudo de disponibilidade lexical e ortografia em alunos portugueses de ELE. Propostas didácticas para desenvolvimento da competência lexical | Cláudia Sofia Fernandes Marques (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2013 | Funções do director de turma e sua relevância na organização das escolas | Sara Branca Rodrigues Ribeiro (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2013 | Efeitos do ballet clássico na força e flexibilidade em alunas dos 7 aos 10 anos | Mara Sofia Pereira Fraguito Correia (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2013 | A Educação física desde o 1º ciclo do ensino básico ao secundário. Perspectiva história em diálogo com a com a contemporaneidade | Mónica do Carmo Ferreira Martins Moreira (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2013 | Efeito da inclusão de exercícios de baixa intensidade entre os pares de exercícios baseados no Complex Training | Jorge Oliveira de Azevedo (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2013 | Estilos de liderança: relação entre treinador e atleta no treino de desporto escolar | Gonçalo Emanuel Paiva Martins (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2013 | Relação entre o insucesso escolar, imagem corporal e autoconceito em alunos do 7º e 9º ano da Escola Básica e Secundária de Arcozelo | Carlos Daniel Simões Bouças (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2013 | Avaliação da aptidão e atividade física em alunos do 1º e 2º ciclo do Agrupamento de Escolas D. Sancho II de Alijó | Marco António Amador Correia (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2013 | Influência da dança no desenvolvimento psicomotor: estudo comparativo em alunos do 10º ano praticantes e não praticantes | Francisca Paulo Ricotso (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2013 | Aptidão física e o rendimento escolar: influência e interacção em alunos do ensino secundário | Rui Filipe Pinto Monteiro (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2013 | Motivação nas aulas de Educação Física – Estudo comparativo entre géneros | Bruno Alexandre Silva Barroso (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2013 | Os efeitos do treino de velocidade e precisão sobre a performance do remate e do sprint na modalidade de futebol em alunos do 10º ano de escolaridade | Victor Manuel da Cunha Tomada (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2013 | Efeitos da divisão de géneros na perceção subjectiva de esforço e na prestação dos alunos na modalidade de futebol em contexto escolar | Vítor Manuel Bandeira Melo (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2013 | Alterações nas capacidades de Força e Flexibilidade após um programa de intervenção escolar em crianças com idades compreendidas entre os 10 e 11 anos de idade | Mário André Carvalho Nery Guedes (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2013 | Diferença de índices de motivação nos alunos federados e não federados nas aulas de Educação Física | Pedro Miguel da Silva Pires (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2013 | A poesia como estratégia de aprendizagem no ensino do Português como língua materna e do Espanhol como língua estrangeira – Ensino Secundário (11º ano) | Soraia Marli de Almeida Silva (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2013 | Planos de Recuperação como forma de Intervenção Pedagógica | Carlos Alberto Gonçalves Monteiro (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2013 | Alterações nas capacidades de Flexibilidade após um programa de intervenção escolar em jovens com idades compreendidas entre os 13 e 21 anos de idade | Verónica Dinis Gonçalves (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2013 | Relação entre obesidade infantil e imagem corporal em crianças da ilha de São Miguel | Filipe Dias Cardoso Jorge (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2013 | Participação desportiva juvenil – Estudo realizado no concelho de Guimarães em jovens a frequentar a escola público-privada no 1º Ciclo de estudos | Fernando José Oliveira Marques (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2013 | Bullying nas aulas de educação física | Filipe Dias Rato (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2013 | Metodologias de ensino na aprendizagem do Futsal – método analítico ou global | Artur Jorge da Fonseca Monteiro (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2013 | A motivação para a prática da Educação Física no Ensino Secundário antes e após o incremento do decreto de lei nº 139/2012 | Cristina Maria Alves Inácio (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2013 | Motivação dos atletas no desporto escolar e federado nos escalões de formação | Andreia Vanessa dos Santos Ferraz (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2013 | A motivação doa alunos do Ensino Secundário para a prática da Educação Física escolar: Estudo comparativo entre os alunos do Ensino Científico-Humanístico e os alunos do Ensino Profissional | Vera Moreira Pinheiro (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2013 | A influência do Desporto Escolar no Índice de Massa Corporal nos alunos do Ensino Secundário | Maria João Fonseca Almeida (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2013 | A motivação para a participação no Desporto Escolar | Inês Raquel Félix Queirós de Sá (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2013 | Motivação para as aulas de Educação Física nos diferentes ciclos de ensino: preferência por modalidades colectivas e individuais | Armando Teixeira (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2013 | Estilos de liderança: relação entre treinador e atleta no treino de desporto escolar | Gonçalo Emanuel Paiva Martins (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2013 | A possibilidade do professor poder ser considerado um líder | Pedro Guimarães da Costa dos Santos Cruz (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2013 | Efeito da inclusão de exercícios de baixa intensidade entre pares de exercícios baseados no Complex Training | Jorge Oliveira de Azevedo (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2013 | Crescimento somático, actividade física e aptidão física. Avaliação e caracterização da população escolar do 1º Ciclo do Ensino Básico da Ilha de Santo Maria | Luís António Pires Martins (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2013 | Bullying em contexto escolar – um estudo de caso | António César Martins Félix (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2013 | Estudo sociométrico na turma 8ºA do Agrupamento Vertical de Escolas de Arcozelo | Elisabete Maria Sousa Costa (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2013 | Motivos da não prática desportiva em alunos da Escola Básica e Secundária Dr. José Leite de Vasconcelos de Tarouca | Ricardo Jorge Carvalho Silvestre (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2013 | As alterações na capacidade motora, flexibilidade, após um programa de intervenção escolar em jovens com idades compreendidas entre os 13 e 21 anos | Mélanie Magalhães (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2013 | Condutas agressivas em idade escolar – O bullying em alunos do 3º ciclo nas escolas do distrito de Bragança | Hugo Jorge de Oliveira Fidalgo (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2013 | Análise comparativa entre a coordenação motora de alunos praticantes e não praticantes do desporto escolar | Marcos Gaspar Figueiredo (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2013 | Aptidão física em crianças da Escola Básica de S. Torcato - Guimarães | Maria Elvira Pinheiro Rocha (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2013 | Avaliação em educação Física relativamente ao género | Sílvia Oliveira (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2013 | Estudo da prevalência do consumo de álcool e droga em alunos do 3º ciclo e secundário | Rui Fernando Gonçalves Dalot (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2013 | Influência da ordem dos exercícios na perceção subjectiva de esforço, em jovens adolescentes | Hélder Tinoco (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2012 | Estratégias para a aprendizagem da leitura e da escrita das crianças surdas no 1º ciclo do ensino básico | Maria João Coelho Presa Xavier (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2012 | A articulação entre o pré-escolar e o 1º ciclo do ensino básico | Maria do Céu Martins Tralhão (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2012 | Associação entre a perceção da imagem corporal e composição corporal em adultos | Teresa Isabel Pádua Taveira da Costa (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2012 | A animação sociocultural e os cuidados continuados integrados | Leonilde Alexandra Lopes Silva Ribeiro (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2011 | Estudo comparativo do consumo de tabaco, álcool e droga nos jovens da Escola Secundária de Pinhel | Lara Patrícia Amado Coelho (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2011 | Descrição e análise da inserção à prática profissional: estágio no pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico | Ana Carina Cascão Ribeiro Teixeira (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2011 | Relatório final de estágio pré-escolar & 1º ciclo do ensino básico | Andreia Melissa da Rosa Vieira (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2010 | A relação entre otimismo, a prática de atividade física e os comportamentos alimentares de estudantes universitários | Karla Cherobim Capraro (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2010 | A prática pedagógica no jardim-de-infância de Ferreiros | Helena Isabel Jorge Teles (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2010 | Jardim-de-infância/1º ciclo do ensino básico: relato de prática pedagógica | Cristiana Zita Gonçalves Ferreira (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2009 | Distúrbios alimentares na ginástica | Ana Sofia Almeida Silva (Outro)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2009 | Hábitos de televisão e obesidade infantil no interior do Sul do Paraná – Brasil | Joraci Dziubate (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2009 | Obesidade, alimentação e actividade física | Vítor Hugo Lima Garcia Luís (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2018/01 - Atual | Associação Portuguesa de Nutrição | |
2017/01 - Atual | Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano (CIDESD) | |
Atual | Sociedade Portuguesa para o Estudo da Obesidade | |
2017/12 | Associação Portuguesa dos Nutricionistas |
Distinções
Outra distinção
2002 | 1º Prémio Nestlé de Nutrição 2001- Menção Honrosa
Sociedade Portuguesa de Ciências da Nutrição e Alimentação; Nestlé Portugal, Portugal
|