???global.info.a_carregar???
Rui Estrela. Doctor em Cièncias da Informação pelo(a) Universidad Pontificia de Salamanca Facultad de Comunicación. É Professor Associado no(a) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Investigador do CICANT. Diretor da licenciatura em Comunicação Aplicada e do mestrado em Ciências da Comunicação, Marketing e Publicidade. Membro do Júri de Ética Publicitária da ARP. Participou como Investigador responsável em 1 projeto(s).
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Rui Estrela

Nomes de citação

  • Estrela, Rui

Identificadores de autor

Ciência ID
BD14-B116-199D

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1)
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
1998 - 2003/06/30
Concluído
Cièncias da Informação (Doctor)
Especialização em Publicidade
Universidad Pontificia de Salamanca Facultad de Comunicación, Espanha
"Aproximação diatónica à publicidade portuguesa no período 1932-1974" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Sobresaliente
1994/09
Concluído
Comunicação Empresarial (Licenciatura)
Instituto Superior de Comunicação Empresarial, Portugal
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2005/10/01 - Atual Professor Associado (Docente Universitário) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
1995/03/15 - 2006/07/31 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Português de Administração de Marketing de Lisboa, Portugal
Projetos

Outro

Designação Financiadores
2012/01/01 - 2013/06/30 A Influência da publicidade nas crianças
???
Investigador responsável
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Investigação em Comunicação Aplicada Cultura e Novas Tecnologias, Portugal
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Sandes, Fabio; Paula Lopes AA14-9429-0639; Estrela, Rui. "Viral Virtues: Discussing Merit and Gender Influence in the Generation Z's Social Media Saga". Trabalho apresentado em EMAC Annual Conference 2024, Bucharest, 2024.
  2. Estrela, Rui; Paula Lopes AA14-9429-0639; Sandes, Fabio. "The Economic Grow Of Social Media Advertising". Trabalho apresentado em CED-2024, Kharkiv, 2024.
    Publicado
  3. AA14-9429-0639; 701D-288C-B436. Autor correspondente: 701D-288C-B436. "The moderating role of social networks advertising in customers' purchase intention". Trabalho apresentado em ECSM, 10th European Conference on Social Media, Khrakow, 2023.
    Publicado
  4. Estrela, Rui; Sandes, Fabio; Paula Lopes AA14-9429-0639. "Branded Content Governance: A Research Proposal". 2023.
    Publicado
  5. 701D-288C-B436; AA14-9429-0639. Autor correspondente: 701D-288C-B436. "Investigating how consumers perceive content produced by digital influencers when the message evokes a sense of meritocracy and gender is congruent with the influencer". Trabalho apresentado em EMAC SUMMER 2023, 2023.
  6. AA14-9429-0639; 701D-288C-B436. Autor correspondente: AA14-9429-0639. "). An exploratory study of the impact of gender congruence, self-esteem, and type of message in consumers' perception of content produced by digital influencers.". Trabalho apresentado em EMAC 2023, 2023.
Artigo em jornal
  1. Estrela, Rui. "Euromed Journal of Business", 2014
Artigo em revista
  1. Estrela, Rui; Medina, Catarina. "A Importância da Marca na Indústria Portuguesa de Moldes". Revista Brasileira de Marketing 13 6 (2014): 47-63. http://dx.doi.org/10.5585/remark.v13i6.2801.
    10.5585/remark.v13i6.2801
  2. Estrela, Rui. "Advertising self-regulation and complains:". (2012):
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Estrela, Rui. "Publicidade e inclusão". In Dicionário de Conceitos, Nomes e Fontes para a Inclusão: Humanizar a Vida em Cidadania e no Prazer Solidário de Existir. Almada, Portugal: EDLARS – Educomunicação e Vida, 2019.
    Publicado
  2. Estrela, Rui. "Publicidade e consumo no pós-guerra". In Os anos de Salazar. Portugal: Planeta DeAgostini, 2008.
    Publicado
  3. Estrela, Rui. "Reestruturação do Planeamento de Media: necessidade decorrente da Sociedade de Informação". Portugal: Veja, 2002.
    Publicado
Entrada de dicionário
  1. Estrela, Rui. "Ética na comunicação empresarial e em cidadania inclusiva". EDLARS – Educomunicação e Vida;, 2018.
    Publicado
Livro
  1. Estrela, Rui. Novo Dicionário da Comunicação de News Museum. Portugal: Chiado Editora. 2015.
    Publicado
  2. Estrela, Rui. A Publicidade no Estado Novo – volume I (1932-1959). Portugal: Simplesmente Comunicando. 2004.
  3. Estrela, Rui. A Publicidade no Estado Novo – volume II (1960-1973)”,. Portugal: Simplesmente Comunicando. 2004.
    Publicado
  4. Estrela, Rui. Introdução à Publicidade. Portugal: IPAM. 2004.
Prefácio / Posfácio
  1. Estrela, Rui. "A comunicação multimeios". Prefácio para Publicitor. Portugal: Dom Quixote. 2010.
    Publicado
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2023 - Atual A prática da metacomunicação como catalisador de comunicação para os gestores e consultores imobiliários da Remax Brasil e Remax Portugal desde 2021
Orientador
Ciências da Comunicação (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Comunicação Arquitectura Artes e Tecnologias da Informação, Portugal
2021 - 2022 Comunicação e Branding: Type’
Orientador
Ciências da Comunicação, Marketing e Publicidade (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Comunicação Arquitectura Artes e Tecnologias da Informação, Portugal
2021 - 2022 A Evolução e a Importância da Identidade Corporativa nas Organizações – Estudo de Caso
Orientador
Ciências da Comunicação, Marketing e Publicidade (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Comunicação Arquitectura Artes e Tecnologias da Informação, Portugal
2021 - 2022 Relatório de Estágio: ETI (Empowerment Through Integration)”
Orientador
Ciências da Comunicação, Marketing e Publicidade (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Comunicação Arquitectura Artes e Tecnologias da Informação, Portugal
2020 - 2021 Relatório de Estágio: Marketing Digital na Federação Teqball Portugal
Orientador
Ciências da Comunicação, Marketing e Publicidade (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Comunicação Arquitectura Artes e Tecnologias da Informação, Portugal
2019 - 2020 O Impacto de Diferente esquemas de Cor na Construção da Percepção de Blogues por Utilizadores
Orientador
Ciências da Comunicação, Marketing e Publicidade (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Comunicação Arquitectura Artes e Tecnologias da Informação, Portugal
2019 - 2020 A Era do Digital: O Marketing de Influência como Principal Estratégia de Comunicação das Marcas’
Orientador
Ciências da Comunicação, Marketing e Publicidade (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Comunicação Arquitectura Artes e Tecnologias da Informação, Portugal
2019 - 2020 ‘Relatório de Estágio na Rosários 4: Marketing Digital
Orientador
Ciências da Comunicação, Marketing e Publicidade (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Comunicação Arquitectura Artes e Tecnologias da Informação, Portugal
2019 - 2020 As Redes Sociais como Canal de Distribuição de Notícias
Orientador
Ciências da Comunicação, Marketing e Publicidade (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Comunicação Arquitectura Artes e Tecnologias da Informação, Portugal
2019 - 2020 O marketing Digital e o Mutualismo – O Caso da Previdência Portuguesa
Orientador
Ciências da Comunicação, Marketing e Publicidade (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Comunicação Arquitectura Artes e Tecnologias da Informação, Portugal
2019 - 2020 O Marketing Digital na Música – Dragon Records
Orientador
Ciências da Comunicação, Marketing e Publicidade (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Comunicação Arquitectura Artes e Tecnologias da Informação, Portugal
2018 - 2019 Relatório de Estágio Mestrado em Marketing – Marketing Digital
Orientador
Ciências da Comunicação, Marketing e Publicidade (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Comunicação Arquitectura Artes e Tecnologias da Informação, Portugal
2017 - 2018 Comunicação e Marketing do Grupo Recheio Cash & Carry
Orientador
Ciências da Comunicação, Marketing e Publicidade (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Comunicação Arquitectura Artes e Tecnologias da Informação, Portugal
2017 - 2018 Viabilidade do Twitter como Meio Publicitário
Orientador
Ciências da Comunicação, Marketing e Publicidade (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Comunicação Arquitectura Artes e Tecnologias da Informação, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2018/05/02 - 2019/05/02 “European Peripheral Visions: Portugal V Ukraine”, (2019/05/02 - 2019/05/02)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Comunicação Arquitectura Artes e Tecnologias da Informação, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2021 - 2021 A importância da Publicidade Audiovisual em Portugal: factores explicativos do fenómeno
Congresso
VIII Congresso Internacional de Investigadores de Audiovisual
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Comunicação Arquitectura Artes e Tecnologias da Informação, Portugal
2021 - 2021 THE ACCELERATION OF ELECTRONIC COMMERCE DUE TO COVID-19 IN PORTUGAL
Conferência
The Annual International Scientific Conference on Economic Development and Legacy of Simon Kuznets
Harkivskij nacional'nij ekonomicnij universitet imeni Semena Kuzneca, Ucrânia
2019 - 2019 The construction of the identity of young adults through the consumption of clothing and footwear brands (co-autoria)
Congresso
The Annual International Scientific Conference on Economic Development and Legacy of Simon Kuznets
Harkivskij nacional'nij ekonomicnij universitet imeni Semena Kuzneca, Ucrânia
2018 - 2018 Determinants Factors in the Construction of the Identity of Young Adults through the Consumption of Clothing and Footwear Brands (co-autor)
Congresso
International Congress on Marketing and Design
Universidade do Algarve, Portugal
2018 - 2018 The Identity Reflection of Clothing and Footwear Brands
Congresso
6th Annual International Colloquium on Branding
Athens Institute for Education and Research, Grécia

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2022 À RAIZ DO PROBLEMA DO PENSAMENTO REFLEXIVO: A APRENDIZAGEM EXPERIENCIAL COLABORATIVA DE KOLB EM ESTUDANTES DE MARKETING
Vogal
Paulo Sérgio Ribeiro Bogas (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Faculdade de Ciências Sociais Educação e Administração, Portugal
2017 Comunicação e gestão de crise: o caso TAP
Vogal
Lucia de Fátima Amaral Piedade (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Comunicação Arquitectura Artes e Tecnologias da Informação, Portugal
2013/01/14 Olhar a Escola Pelos Artigos de Opinião. Da Parentocracia à Meritocracia ou Um Mandato da Nova Classe Média,
Vogal
Ana Sofia Pereira de Amaral António (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Faculdade de Ciências Sociais Educação e Administração, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2021 - Atual VIII Congresso Internacional de Investigadores de Audiovisual, Lisboa

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2005 - Atual Membro do Júri de Ética Publicitário, Auto Regulação Publicitária Auto Regulação Publicitária, Portugal

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2023/04/14 - Atual Comissão Eleitoral ECATI/Universidade Lusófona Lisboa
Presidente / Vice-presidente
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Comunicação Arquitectura Artes e Tecnologias da Informação, Portugal

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2021 - Atual Membro do júri do concurso para recrutamento de Professor Adjunto na área disciplinar de Ciências da Comunicação, FCHS, Universidade Nova de Lisboa Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2019 - Atual Membro do júri do concurso para recrutamento de Professor Adjunto na área disciplinar de Ciências da Comunicação, ESECS - Politécnico de Leiria Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação de Leira, Portugal
Distinções

Outra distinção

2008 Bolsa de mérito TS-Eurasmus
2007 Bolsa de mérito TS-Erasmus
1996 Marketeer/Universidades