???global.info.a_carregar???
Liliana Pascueiro, PhD in Sociology since 2018 (FCT SFRH/BD/80801/2011 ) from NOVA FCSH, New University of Lisbon. Integrated researcher at CICS.NOVA - Interdisciplinary Social Sciences Centre of the New University of Lisbon, where is part of the direction team, coordinating the research group Education, Knowledge and Culture. I'm also an Invited Assistant Professor at Egas Moniz - School of Health and Science. Postdoc fellowship in the research project ESCXEL - Schools of Excellence Network, having participated in the partner project with EPIS - Association of Entrepreneurs for Social Inclusion, Atlas of Education and in the development of the Municipal Strategic Education Plans and Charts Education of several Municipalities. Field/Scientific Area: Sociology | Sociology of Education | Sociology of Professions | Public Educational Policies | Professional Insertion.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Liliana Pascueiro
Data de nascimento
1982/07/31
Género
Feminino

Nomes de citação

  • Pascueiro, Liliana

Identificadores de autor

Ciência ID
BF17-28C8-5F36
ORCID iD
0000-0003-1683-7318

Endereços de correio eletrónico

  • lpascueiro@fcsh.unl.pt (Profissional)

Moradas

  • Cics.Nova - Interdisciplinary Social Sciences Universidade Nova de Lisboa. Col¿gio Almada Negreiros | Campus de Campolide 3rd floor - Room 333, 1070-312 L, Lisboa, Lisboa, Portugal (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais
Formação
Grau Classificação
2012 - 2018/09/17
Concluído
Sociologia (Doutoramento)
Especialização em Sem especialidade
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Universidade Nova de Lisboa Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, Portugal
"The process of professional insertion of graduates of the New University of Lisbon: different publics, different strategies, the same objective(?)" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Good with distinction
2013 - 2013
Concluído
Certificate of Registration of Trainer Teacher (Outros)
Universidade do Minho, Portugal
2009 - 2009
Concluído
Certificate of Participation in the Data Analysis with SPSS Course (Outros)
Instituto Politécnico de Santarém, Portugal
2006 - 2009
Concluído
Master's Degree in Public Policy and Social Inequalities (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"The Phenomenon of Democratisation of Access to Higher Education: New University Publics - the case of Universidade Nova de Lisboa." (TESE/DISSERTAÇÃO)
Very good unanimously
2000 - 2004
Concluído
Sociologia (Licenciatura)
Especialização em Economic Sociology of Organisations and Innovations
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
14 values
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2018 - Atual Pós-doutorado (Investigação) Universidade Nova de Lisboa Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, Portugal
Universidade Nova de Lisboa Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, Portugal
2016 - 2018 Investigador (Investigação) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
Universidade Nova de Lisboa Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, Portugal
2012 - 2016 Investigador (Investigação) Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2008 - 2011 Investigador (Investigação) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
CESNOVA Centro de Estudos de Sociologia, Portugal
2004 - 2007 Investigador (Investigação) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
CEOS , Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019/10/01 - Atual Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Egas Moniz School of Health and Science, Portugal
2007/10/01 - 2011/07/31 Assistente Convidado (Docente Universitário) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2009/10 - 2010/06 Assistente Convidado (Docente Universitário) Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022/04 - 2024 Coordinator Research Group 6 - Education, Knowledge and Culture (CICS.NOVA) Universidade Nova de Lisboa Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, Portugal
Universidade Nova de Lisboa Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2013/03 - 2013/05 Teacher Training Universidade Nova de Lisboa Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, Portugal
2011/09 - 2011/10 Trainer - Lifelong Learning A COMPETIR – Formação e Serviços, SA, Portugal
2011/07 - 2011/10 Sociologist Fundação Portuguesa “A Comunidade Contra a SIDA”, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2023/03 - Atual Updating of the Educational Charter of the Municipality of Castelo Branco
CE Castelo Branco
Bolseiro de Pós-Doutoramento
Universidade Nova de Lisboa Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, Portugal
Câmara Municipal de Castelo Branco
Em curso
2022 - Atual Update of the Municipal Strategic Educational Plan and Educational Charter of Óbidos
CE/PEEM Óbidos
Bolseiro de Pós-Doutoramento
Universidade Nova de Lisboa Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, Portugal
Câmara Municipal de Óbidos
Em curso
2018 - Atual ESCXEL - School Network for Excellence
Bolseiro de Pós-Doutoramento
Universidade Nova de Lisboa Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, Portugal
Câmara Municipal da Amadora

Câmara Municipal de Constância

Câmara Municipal de Castelo Branco

Câmara Municipal de Ferreira do Alentejo

Câmara Municipal de Mação

Camara Municipal Oeiras

Câmara Municipal do Sardoal

Câmara Municipal de Vila de Rei.
Em curso
2021/03 - 2023/12 Monitoring of the Municipal Strategic Educational Plan - Constância
PEEM Constância/ Monitorização
Bolseiro de Doutoramento
Universidade Nova de Lisboa Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, Portugal
Câmara Municipal de Constância
Em curso
2022/05 - 2023/06 Update of the Municipal Strategic Educational Plan and Educational Charter of Sardoal
CE/PEEM Sardoal
Bolseiro de Pós-Doutoramento
Universidade Nova de Lisboa Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, Portugal
Câmara Municipal do Sardoal
2022 - 2023 Follow-up of the submission of the 2nd generation Education Charter for Constância.
CE Constância
Bolseiro de Pós-Doutoramento
Universidade Nova de Lisboa Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, Portugal
Câmara Municipal de Constância
Em curso
2021/01 - 2022/12 OBSEC - Observatory for the promotion of academic success in Cascais
Não aplicável
Bolseiro de Pós-Doutoramento
Universidade Nova de Lisboa Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, Portugal
Câmara Municipal de Cascais
Concluído
2019 - 2022/06 Municipal Strategic Educational Plan and educational charter of Entroncamento
PEEM/CE Entroncamento
Bolseiro de Pós-Doutoramento
Universidade Nova de Lisboa Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, Portugal
Câmara Municipal do Entroncamento
Concluído
2019 - 2021 Municipal Strategic Educational Plan of Ferreira do Alentejo
PEEM Ferreira do Alentejo
Bolseiro de Pós-Doutoramento
Universidade Nova de Lisboa Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, Portugal
Câmara Municipal de Ferreira do Alentejo
Concluído
2019 - 2021 OPS'E - Permanent Observatory of School Success in the Oeiras municipality
Bolseiro de Pós-Doutoramento
Universidade Nova de Lisboa Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, Portugal
Câmara Municipal de Oeiras
Concluído
2018 - 2021 Municipal Strategic Educational Plan of Amadora (2020-2023)
PEEM Amadora
Bolseiro de Pós-Doutoramento
Universidade Nova de Lisboa Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, Portugal
Câmara Municipal da Amadora
Concluído
2018/11 - 2020 Municipal Strategic Educational Plan of Sertã
PEEM Sertã
Bolseiro de Pós-Doutoramento
Universidade Nova de Lisboa Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, Portugal
Câmara Municipal da Sertã
Concluído
2018 - 2019 Education Charter and Municipal Strategic Educational Plan of Constância 2019-2023
PEEM Constância
Bolseiro de Pós-Doutoramento
Universidade Nova de Lisboa Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, Portugal
Câmara Municipal de Constância
Concluído
2016 - 2018 ESCXEL Project ¿School Network for Excellence
Bolseiro de Investigação
Universidade Nova de Lisboa Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, Portugal
Câmara Municipal da Amadora

Câmara Municipal de Castelo Branco

Câmara Municipal de Constância

Câmara Municipal de Mação

Camara Municipal Oeiras

Câmara Municipal de Vila de Rei.

Câmara Municipal de Ferreira do Alentejo

Câmara Municipal do Sardoal
Em curso
2011/09 - 2012 Education Atlas - Social and local contexts of success and failure
Bolseiro de Investigação
Universidade Nova de Lisboa Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, Portugal
EPIS - Associação de Empresários pela Inclusão Social
Concluído
2004/09 - 2011/06 Program of School Population Characterization - New University of Lisbon
NOVOS
Bolseiro de Investigação
CESNOVA Centro de Estudos de Sociologia, Portugal
Universidade Nova de Lisboa
Concluído
2004/09 - 2011/06 Higher Education Training Market in Portugal
Mercado educativo
Bolseiro de Investigação
CESNOVA Centro de Estudos de Sociologia, Portugal
Universidade Nova de Lisboa
Concluído
2006 - 2008 National Survey on Psychoactive Substance Use in the Portuguese Population 2007
Bolseiro de Investigação
CESNOVA Centro de Estudos de Sociologia, Portugal
Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências IP
Concluído
2004/09 - 2005/12 Application for Continuous Evaluation of Teaching at FCSH/UNL
Avaliação do ensino
Bolseiro de Investigação
CESNOVA Centro de Estudos de Sociologia, Portugal
Universidade Nova de Lisboa
Concluído
2004/09 - 2005/12 Self-Assessment by the Educational Community: Survey of Students, Teachers and Graduates of the Faculty of Social and Human Sciences at the New University of Lisbon
Não se aplica
Bolseiro de Investigação
Universidade Nova de Lisboa Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, Portugal
Universidade Nova de Lisboa
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2021/05 - 2021/11 OipDEM - Observatory for the Professional Insertion of Egas Moniz Graduates
Desenvolvimento técnico
Egas Moniz - GESA - Grupo de Estudos Sociais, Portugal
Egas Moniz School of Health and Science
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Pascueiro, Liliana; Ramalhete, Filipa; Santos, Teresa; Pedro Vicente, Inês. "Changing from face to face to e-learning in emergency contexts: experiences from covid-19 2020 pandemic crisis in university contexts in Portugal". Trabalho apresentado em 12th International Conference on Education and New Learning Technologies, 2020.
    Publicado • 10.21125/edulearn.2020.2155
  2. Pascueiro, Liliana. "A (re)construção de um projeto de vida profissional como professor num contexto de alterações ao mercado de trabalho do ensino [The (re)construction of a professional life project as a teacher in a context of changes to the teaching labour market]". Trabalho apresentado em Na era da “pós-verdade”? Esfera pública, cidadania e qualidade da democracia no Portugal contemporâneo - X Congresso Português de Sociologia, Covilhã, 2018.
    Publicado
  3. Gonçalves, Eva; Pascueiro, Liliana; Pimentel, Teresa. "Perceções dos atores escolares sobre planeamento local da educação no contexto da descentralização [School actors' perceptions of local education planning in the context of decentralisation]". Trabalho apresentado em Na era da “pós-verdade”? Esfera pública, cidadania e qualidade da democracia no Portugal contemporâneo - X Congresso Português de Sociologia, Covilhã, 2018.
    Publicado
  4. Pascueiro, Liliana. "Que projeto de vida profissional para os diplomados do ensino superior direcionados para a profissão de professor? Projeção, motivações e expetativas face ao trabalho". Trabalho apresentado em 1º Congresso da Associação Internacional de Ciências Sociais e Humanas em Língua Portuguesa 2015, XII Congresso Luso-Afro-Brasileiro, Lisboa, 2015.
    Publicado
  5. Pascueiro, Liliana. "A inserção de diplomados do ensino superior num mercado de trabalho incerto: estratégias de diferenciação, um mesmo objectivo (?) [The higher education graduates insertion in an uncertain labour market: differentiation strategies, the same objective (?)]". Trabalho apresentado em Colóquio Internacional Ação Pública e Problemas Sociais em Cidades Intermédias, Lisboa, 2013.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Pascueiro, Liliana. "Breve contextualização ao tema da democratização do acesso ao ensino superior: A presença de novos públicos em contexto universitário [Brief contextualisation of the theme of democratisation of access to higher education: the presence of new publics in the university context]". Educação, Sociedade & Culturas 28 (2009): 31-52. http://www.fpce.up.pt/ciie/revistaesc/ESC28/28_liliana.pdf.
    Acesso aberto • Publicado
Capítulo de livro
  1. Pascueiro, Liliana. "A gestão do risco na construção de projetos de vida profissionais orientados para a profissão de professor [Risk management in the construction of professional life projects focused on the teaching profession]". In Populações, desigualdades e ação pública. Ponta Delgada, Portugal: HUMUS/ CICS.NOVA, 2023.
    Publicado
  2. Ramalhete, Filipa; Pascueiro, Liliana; Santos, Teresa; Pedro Vicente, Inês. "Learning from Portuguese universities teaching and learning experiences during Covid ’19 quarantine". In Retos y desafíos de la innoción educativa en la era post Covid-19, 699-713. Madrid, Espanha: McGraw Hil, 2021.
    Publicado
  3. Pascueiro, Liliana. "O processo de inserção profissional dos diplomados em ensino: dinâmicas para a concretização de um processo de inserção profissional de risco [The process of professional insertion of education graduates: dynamics for a risky process of professional insertion]". In Education, Employment and Retirement: Transitions in risk societies - Proceedings of the III International Meeting of Sociology (ISSOW), 108-123. Lisboa, Portugal: APSIOT, 2019.
    Publicado
  4. Pascueiro, Liliana. "O Universo formativo e laboral da profissão docente em Portugal na atualidade: uma abordagem aos dados estatísticos e aos discursos dos atores [The Universe of training and employment of the teaching profession in Portugal today: a statistical approach and the discourses of actors]". In A educação na Europa do sul. Constrangimentos e desafios em tempos incertos . La educatión en la Europa del sur. Constricciones y desafios en tiempos inciertos, 1091-1116. Lisboa, Portugal: APS, 2016.
    Publicado
Livro
  1. Justino, David (coord); Santos, Rui (coord.); Pascueiro, Liliana; Beatriz, Isabel; Gramaxo, Leonor; Franco, Luísa; Carvalho, Maria João; et al. Altas da Educação - Contextos sociais e locais do sucesso e insucesso, Edição 2017 [Education Altas - Social and local contexts of success and failure, 2017 Edition]. Lisboa, Portugal: Projeto ESCXEL - Rede de Escolas de Excelência, CICS.NOVA. 2017.
    Publicado
  2. Justino, David ; Santos, Rui; Pascueiro, Liliana; Pires, Helena; Franco, Luísa; Almeida, Sílvia de. Altas da Educação - Contextos sociais e locais do sucesso e insucesso, Atualização 2016 [Education Altas - Social and local contexts of success and failure, Update 2016]. Lisboa, Portugal: Projeto ESCXEL - Rede de Escolas de Excelência; Cics.Nova. 2017.
    Publicado
  3. Justino, David; Pascueiro, Liliana; Tavares, Luísa Alexandra Ramos Franco; Santos, Rui; Almeida, Sílvia; Batista, Susana; Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA - FCSH/NOVA); Departamento de Sociologia (DS). Atlas da educação [Atlas of education]. Portugal: ESCXEL. 2014.
    Publicado
  4. Santos, Rui; Justino, David; Pascueiro, Liliana; Tavares, Luísa Alexandra Ramos Franco; Almeida, Sílvia; Batista, Susana; Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA - FCSH/NOVA); Departamento de Sociologia (DS). Atlas da educação [Atlas of education]. Portugal: EPIS. 2014.
    Publicado
  5. Balsa, Casimiro; Pascueiro, Liliana; Vital, Clara. O Consumo de Bebidas Alcoólicas em Portugal. Prevalências e Padrões de Consumo, 2001-2007 (Estudos Universidades) [Alcohol Consumption in Portugal. Prevalences and Consumption Patterns, 2001-2007 (University Studies)]. Lisboa, Portugal: Instituto da Droga e da Toxicodependência, I. P. 2011.
    Publicado
  6. Balsa, Casimiro; Pascueiro, Liliana; Urbano, Cláudia; Barbio, Leda; Vital, Clara. II Inquérito Nacional ao Consumo de Substâncias Psicoactivas na População Geral Portugal 2007 [II National Survey on Psychoactive Substance Use in the General Population Portugal 2007]. Lisboa, Portugal: IDT - Instituto da Droga e da Toxicodependência Cite this publication. 2008.
    Publicado
Poster em conferência
  1. Pascueiro, Liliana. "Principais políticas públicas da educação ou uma breve contextualização histórica à escola e ao papel dos professores". Trabalho apresentado em VIII Congresso Português de Sociologia – 40 anos de democracia(s): progressos, contradições e prospetivas, 2014.
Relatório
  1. Justino, David (coord); Pascueiro, Liliana; Batista, Susana; Reis, Paula. 2024. School results report - School Groupings from Amadora, Batalha, Castelo Branco, Constância, Ferreira do Alentejo, Mação, Oeiras, Sardoal e Vila de Rei Statistical series: 2013-2018; 2014-2019; 2015-2020; 2016-2021; 2017-2022.
  2. Justino, David (coord); Pascueiro, Liliana; Batista, Susana; Reis, Paula; Peliz, Marina; Pimentel, Teresa. 2022. Diagnosis of the impact of the pandemic on the learning of students in the 1st Cycle of Basic Education and Strategies for recovery. Thematic study developed for ESCXEL Network.
  3. Pascueiro, Liliana; Ramalhete, Filipa; Vicente, Inês; Santos, Teresa. 2021. A passagem para um modelo de e-learning num contexto de crise pandémica [The transition to an e-learning model in a context of pandemic crisis]. http://dx.doi.org/10.26619/ual-ceact/wp012021.
    10.26619/ual-ceact/wp012021
  4. David Justino (coord); Pascueiro, Liliana; Reis, Paula; Peliz, Marina; Pimentel, Teresa. 2021. Constraints and opportunities resulting from the transition from face-to-face teaching to distance learning within the framework of social confinement resulting from the Covid 19 Pandemic. A thematic study developed for ESCXEL Network.
Resumo em conferência
  1. Pascueiro, Liliana; Reis, Paula. "The contribution of school networks in the implementation of public policies: when a research project becomes a research object – the case study of the ESCXEL network in Portugal". Trabalho apresentado em INTED2023 - 17th International Technology, Education and Development Conference, Valencia, 2023.
    Publicado
  2. Batista, Susana; Pascueiro, Liliana; Reis, Paula; Flores, Isabel. "As plataformas digitais enquanto novo instrumento de regulação à escala local: o caso dos observatórios de educação em dois concelhos [As plataformas digitais enquanto novo instrumento de regulação à escala local: o caso dos observatórios de educação em dois concelhos]". Trabalho apresentado em 1ST INTERNATIONAL CONFERENCE ON EDUCATION AND TRAINING - THINKING EDUCATION IN TRANSITION TIMES, Lisboa, 2022.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Chaves, Miguel; Pascueiro, Liliana Delgadinho. "O processo de inserção profissional dos diplomados da unl: diferentes públicos, estratégias diferenciadas, um mesmo objetivo (?) [The process of professional insertion of UNL graduates: different publics, different strategies, the same objective (?)]". Doutoramento, 2018. http://hdl.handle.net/10362/53907.
  2. Pascueiro, Liliana. "O fenómeno de democratização do acesso ao ensino superior: os novos públicos universitários [The phenomenon of democratisation of access to higher education: the new university public]". Mestrado, Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, 2009.

Outros

Outra produção
  1. Construcão de um projeto colaborativo interdisciplinar em CS: a transicão letiva no ensino superior durante o confinamento [Building a collaborative interdisciplinary project in CS: the teaching transition in higher education during confinement]. Presentation of a session in the scope of CICS.NOVA Laboratory of Ideas - LabID Talk Autumn. In Salão Nobre, Colégio Almada Negreiros, Campus de Campolide, New University of Lisbon.. 2021. Ramalhete, Filipa; Pascueiro, Liliana; Santos, Teresa; Pedro Vicente, Inês. https://www.cics.nova.fcsh.unl.pt/agenda/2021-12/autumn-labid-talk?lg=uk.
  2. A concretização Projeto de vida profissional: Professor. Do panorama formativo à concretização da inserção profissional [The materialization of the professional life project: Teacher. From the formative scenario to the concretization of the professional insertion]. Session presented at the Cycle of Conferences of the Master in Education Studies of NovaFCSH/ CICS.NOVA (2021/2022).. 2021. http://www.escxel.com/noticias/ciclo-de-conferencias-do-mestrado-em-estudos-de-educacao-2021-2022/.
  3. Transição digital em curso? Oportunidades e constrangimentos no ensino não presencial no contexto da pandemia COVID-19 [Digital transition in progress? Opportunities and constraints in non-face-to-face education in the context of the COVID-19 pandemic]. Presentation of a session at the Permanent Research Seminar CICS.NOVA. 2021. Pascueiro, Liliana; Peliz, Marina; Pimentel, Teresa. http://www.cics.nova.fcsh.unl.pt/science-communication/webinars/transicao-digital-em-curso-oportunidades-e-constrangimentos-no-ensino-nao-presencial-no-contexto-da-pandemia-covid-19-by-liliana-pascueiro-marina-peliz-and-teresa-pimentel-pt.
  4. Constrangimentos e oportunidades resultantes da transição do ensino presencial para ensino à distância no quadro do confinamento social decorrente da Pandemia Covid 19 [Challenges and opportunities arising from the transition from face-to-face to distance learning in the context of social containment due to the Covid 19 Pandemic]. Final report. A survey conducted by ESCXEL Network. Advantages and disadvantages from the transition to distance learning as a result of the pandemic by COVID-19 (32SUs/ 9 Municipalities). 2021. Justino, David ; Pascueiro, Liliana; Peliz, Marina; Pimentel, Teresa.
  5. Transition to work of university graduates. An attempt was made in the present study to analyze the transition to work trajectory and the variable of work centrality among the higher education graduates. A sample of 1.004 graduates from two of the major public universities from Portugal (Universidade de Lisboa and Universidade Nova de Lisboa) was selected and administered 154- items of the work situation and the subjective relation with wor. 2014. Cabral, Arlinda; Pascueiro, Liliana; Kandingi, Adelina Alexandra Carlos Pio de; Batista, Susana; Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA - FCSH/NOVA). http://hdl.handle.net/10362/23662.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023/04/13 A Carta Educativa como instrumento de planeamento estratégico local (nacional) [The Education Charter as a local (national) strategic planning tool] Informação Geográfica para Gestão Municipal: Casos de Estudo [Geographic Information for Municipal Management: Case Studies]
CICS.NOVA - Interdisciplinary Centre of Social Sciences, Câmara Municipal de Lisboa (Lisbon, Portugal)
2021/12/15 Construção de um projeto colaborativo interdisciplinar em ciências sociais: a transição letiva no ensino superior durante o confinamento [Building an interdisciplinary collaborative project in social sciences: the teaching transition in higher education during confinement] LabID Talk Outono
CICS.NOVA -Interdisciplinary Centre of Social Sciences (Lisbon, Portugal)
2021/07/03 A passagem para um modelo de e-learning num contexto de crise pandémica [The transition to an e-learning model in a context of pandemic crisis] 5º Seminários Regulares do CiiEM
Egas Moniz - Cooperativa de Ensino Superior CRL (Almada, Portugal)
2021/04/28 Transição digital em curso? Oportunidades e constrangimentos no ensino não presencial no contexto da pandemia COVID-19 [Digital transition in course? Opportunities and constraints in non-face-to-face education in the context of the COVID-19 pandemic] 18ª Sessão do Seminário Permanente do CICS.NOVA
CICS.NOVA - Interdisciplinary Centre of Social Sciences (Lisbon, Portugal)
2021 A concretização de um Projeto de vida profissional: Professor. Do panorama formativo à concretização da inserção profissional [The materialisation of a professional life project: Teacher. From the formative panorama to the achievement of professional insertion] Master in Education Studies / Cycle of conferences
FCSH /UNL (Lisbon, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2022 - 2033 Há uma parentalidade digital?
Orientador
Sociology (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Universidade Nova de Lisboa Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, Portugal
2023/03 - 2023/09 Local contexts and applied solutions for the reduction of retention and dropout rates: a comparative study between Portugal and Brazil.
Orientador
Guest researcher (Outra)
Universidade Nova de Lisboa Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, Portugal

Centro Brasileiro de Análise e Planejamento, Brasil

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2024/01 - 2024/01 Estudo Prévio - Revista (2182-4339) Center for the Study of Architecture, City and Territory of the Autonomous University of Lisbon (CEACT/UAL).
2021 - 2021 Forum Sociológico, (2182-7427) CICS.NOVA - Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa
2020 - 2020 Humanities & Social Sciences Communications (2662-9992) Springer Nature

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2021 - 2021 Evaluation of research projects concerning the "Social Research call de 2021" from Fundacion La Caixa
Avaliador
Fundácion La Caixa, Espanha Fundácion La Caixa

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2023/02/27 - 2023/05/05 Qualitative Methodologies and Implementation of Public Educational Policies (ESCXEL Project) Free options offered by research units (Licenciatura) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Universidade Nova de Lisboa Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, Portugal

Entrevista (jornal / revista)

Descrição da atividade Jornal / Forum
2021/01/28 "Números negros das aulas online" [black numbers of online classes] An interview with a group of researchers who have developed studies on the effects of the suspension of classes due to the Pandemic caused by COVID-19 Revista Sábado

Entrevista / Programa (rádio / tv)

Programa Tema
2020/09/18 - Atual Gabinete de Crise - Rádio Observador Escolas: como é usar máscara durante 6 horas? [Schools: what is it like to wear a mask for 6 hours?]