Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Liliana Pascueiro
- Data de nascimento
- 1982/07/31
- Género
- Feminino
Nomes de citação
- Pascueiro, Liliana
Identificadores de autor
- Ciência ID
- BF17-28C8-5F36
- ORCID iD
- 0000-0003-1683-7318
Endereços de correio eletrónico
- lpascueiro@fcsh.unl.pt (Profissional)
Moradas
- Cics.Nova - Interdisciplinary Social Sciences Universidade Nova de Lisboa. Col¿gio Almada Negreiros | Campus de Campolide 3rd floor - Room 333, 1070-312 L, Lisboa, Lisboa, Portugal (Profissional)
Websites
- https://www.cics.nova.fcsh.unl.pt/people/collaborators/liliana-pascueiro (Profissional)
- http://escxel.com/equipa-cicsnova/ (Profissional)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2012 - 2018/09/17
Concluído
|
Sociologia (Doutoramento)
Especialização em Sem especialidade
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
Universidade Nova de Lisboa Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, Portugal "The process of professional insertion of graduates of the New University of Lisbon: different publics, different strategies,
the same objective(?)" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Good with distinction |
2013 - 2013
Concluído
|
Certificate of Registration of Trainer Teacher (Outros)
Universidade do Minho, Portugal
|
|
2009 - 2009
Concluído
|
Certificate of Participation in the Data Analysis with SPSS Course (Outros)
Instituto Politécnico de Santarém, Portugal
|
|
2006 - 2009
Concluído
|
Master's Degree in Public Policy and Social Inequalities (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"The Phenomenon of Democratisation of Access to Higher Education: New University Publics - the case of Universidade Nova de
Lisboa." (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Very good unanimously |
2000 - 2004
Concluído
|
Sociologia (Licenciatura)
Especialização em Economic Sociology of Organisations and Innovations
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
14 values |
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2018 - Atual | Pós-doutorado (Investigação) | Universidade Nova de Lisboa Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, Portugal |
Universidade Nova de Lisboa Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, Portugal | ||
2016 - 2018 | Investigador (Investigação) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
Universidade Nova de Lisboa Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, Portugal | ||
2012 - 2016 | Investigador (Investigação) | Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal |
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal | ||
2008 - 2011 | Investigador (Investigação) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
CESNOVA Centro de Estudos de Sociologia, Portugal | ||
2004 - 2007 | Investigador (Investigação) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
CEOS , Portugal |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2019/10/01 - Atual | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Egas Moniz School of Health and Science, Portugal |
2007/10/01 - 2011/07/31 | Assistente Convidado (Docente Universitário) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2009/10 - 2010/06 | Assistente Convidado (Docente Universitário) | Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2022/04 - 2024 | Coordinator Research Group 6 - Education, Knowledge and Culture (CICS.NOVA) | Universidade Nova de Lisboa Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, Portugal |
Universidade Nova de Lisboa Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2013/03 - 2013/05 | Teacher Training | Universidade Nova de Lisboa Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, Portugal |
2011/09 - 2011/10 | Trainer - Lifelong Learning | A COMPETIR – Formação e Serviços, SA, Portugal |
2011/07 - 2011/10 | Sociologist | Fundação Portuguesa “A Comunidade Contra a SIDA”, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2023/03 - Atual | Updating of the Educational Charter of the Municipality of Castelo Branco
CE Castelo Branco
Bolseiro de Pós-Doutoramento
Universidade Nova de Lisboa Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, Portugal
|
Câmara Municipal de Castelo Branco
Em curso
|
2022 - Atual | Update of the Municipal Strategic Educational Plan and Educational Charter of Óbidos
CE/PEEM Óbidos
Bolseiro de Pós-Doutoramento
Universidade Nova de Lisboa Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, Portugal
|
Câmara Municipal de Óbidos
Em curso
|
2018 - Atual | ESCXEL - School Network for Excellence
Bolseiro de Pós-Doutoramento
Universidade Nova de Lisboa Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, Portugal
|
Câmara Municipal da Amadora Câmara Municipal de Constância Câmara Municipal de Castelo Branco Câmara Municipal de Ferreira do Alentejo Câmara Municipal de Mação Camara Municipal Oeiras Câmara Municipal do Sardoal Câmara Municipal de Vila de Rei. Em curso
|
2021/03 - 2023/12 | Monitoring of the Municipal Strategic Educational Plan - Constância
PEEM Constância/ Monitorização
Bolseiro de Doutoramento
Universidade Nova de Lisboa Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, Portugal
|
Câmara Municipal de Constância
Em curso
|
2022/05 - 2023/06 | Update of the Municipal Strategic Educational Plan and Educational Charter of Sardoal
CE/PEEM Sardoal
Bolseiro de Pós-Doutoramento
Universidade Nova de Lisboa Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, Portugal
|
Câmara Municipal do Sardoal |
2022 - 2023 | Follow-up of the submission of the 2nd generation Education Charter for Constância.
CE Constância
Bolseiro de Pós-Doutoramento
Universidade Nova de Lisboa Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, Portugal
|
Câmara Municipal de Constância
Em curso
|
2021/01 - 2022/12 | OBSEC - Observatory for the promotion of academic success in Cascais
Não aplicável
Bolseiro de Pós-Doutoramento
Universidade Nova de Lisboa Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, Portugal
|
Câmara Municipal de Cascais
Concluído
|
2019 - 2022/06 | Municipal Strategic Educational Plan and educational charter of Entroncamento
PEEM/CE Entroncamento
Bolseiro de Pós-Doutoramento
Universidade Nova de Lisboa Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, Portugal
|
Câmara Municipal do Entroncamento
Concluído
|
2019 - 2021 | Municipal Strategic Educational Plan of Ferreira do Alentejo
PEEM Ferreira do Alentejo
Bolseiro de Pós-Doutoramento
Universidade Nova de Lisboa Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, Portugal
|
Câmara Municipal de Ferreira do Alentejo
Concluído
|
2019 - 2021 | OPS'E - Permanent Observatory of School Success in the Oeiras municipality
Bolseiro de Pós-Doutoramento
Universidade Nova de Lisboa Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, Portugal
|
Câmara Municipal de Oeiras
Concluído
|
2018 - 2021 | Municipal Strategic Educational Plan of Amadora (2020-2023)
PEEM Amadora
Bolseiro de Pós-Doutoramento
Universidade Nova de Lisboa Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, Portugal
|
Câmara Municipal da Amadora
Concluído
|
2018/11 - 2020 | Municipal Strategic Educational Plan of Sertã
PEEM Sertã
Bolseiro de Pós-Doutoramento
Universidade Nova de Lisboa Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, Portugal
|
Câmara Municipal da Sertã
Concluído
|
2018 - 2019 | Education Charter and Municipal Strategic Educational Plan of Constância 2019-2023
PEEM Constância
Bolseiro de Pós-Doutoramento
Universidade Nova de Lisboa Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, Portugal
|
Câmara Municipal de Constância
Concluído
|
2016 - 2018 | ESCXEL Project ¿School Network for Excellence
Bolseiro de Investigação
Universidade Nova de Lisboa Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, Portugal
|
Câmara Municipal da Amadora Câmara Municipal de Castelo Branco Câmara Municipal de Constância Câmara Municipal de Mação Camara Municipal Oeiras Câmara Municipal de Vila de Rei. Câmara Municipal de Ferreira do Alentejo Câmara Municipal do Sardoal Em curso
|
2011/09 - 2012 | Education Atlas - Social and local contexts of success and failure
Bolseiro de Investigação
Universidade Nova de Lisboa Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, Portugal
|
EPIS - Associação de Empresários pela Inclusão Social
Concluído
|
2004/09 - 2011/06 | Program of School Population Characterization - New University of Lisbon
NOVOS
Bolseiro de Investigação
CESNOVA Centro de Estudos de Sociologia, Portugal
|
Universidade Nova de Lisboa
Concluído
|
2004/09 - 2011/06 | Higher Education Training Market in Portugal
Mercado educativo
Bolseiro de Investigação
CESNOVA Centro de Estudos de Sociologia, Portugal
|
Universidade Nova de Lisboa
Concluído
|
2006 - 2008 | National Survey on Psychoactive Substance Use in the Portuguese Population 2007
Bolseiro de Investigação
CESNOVA Centro de Estudos de Sociologia, Portugal
|
Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências IP
Concluído
|
2004/09 - 2005/12 | Application for Continuous Evaluation of Teaching at FCSH/UNL
Avaliação do ensino
Bolseiro de Investigação
CESNOVA Centro de Estudos de Sociologia, Portugal
|
Universidade Nova de Lisboa
Concluído
|
2004/09 - 2005/12 | Self-Assessment by the Educational Community: Survey of Students, Teachers and Graduates of the Faculty of Social and Human
Sciences at the New University of Lisbon
Não se aplica
Bolseiro de Investigação
Universidade Nova de Lisboa Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, Portugal
|
Universidade Nova de Lisboa
Concluído
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2021/05 - 2021/11 | OipDEM - Observatory for the Professional Insertion of Egas Moniz Graduates
Desenvolvimento técnico
Egas Moniz - GESA - Grupo de Estudos Sociais, Portugal
|
Egas Moniz School of Health and Science
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Livro |
|
Poster em conferência |
|
Relatório |
|
Resumo em conferência |
|
Tese / Dissertação |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2023/04/13 | A Carta Educativa como instrumento de planeamento estratégico local (nacional) [The Education Charter as a local (national) strategic planning tool] | Informação Geográfica para Gestão Municipal: Casos de Estudo [Geographic Information for Municipal Management: Case Studies]
CICS.NOVA - Interdisciplinary Centre of Social Sciences, Câmara Municipal de Lisboa (Lisbon, Portugal)
|
2021/12/15 | Construção de um projeto colaborativo interdisciplinar em ciências sociais: a transição letiva no ensino superior durante o confinamento [Building an interdisciplinary collaborative project in social sciences: the teaching transition in higher education during confinement] | LabID Talk Outono
CICS.NOVA -Interdisciplinary Centre of Social Sciences (Lisbon, Portugal)
|
2021/07/03 | A passagem para um modelo de e-learning num contexto de crise pandémica [The transition to an e-learning model in a context of pandemic crisis] | 5º Seminários Regulares do CiiEM
Egas Moniz - Cooperativa de Ensino Superior CRL (Almada, Portugal)
|
2021/04/28 | Transição digital em curso? Oportunidades e constrangimentos no ensino não presencial no contexto da pandemia COVID-19 [Digital transition in course? Opportunities and constraints in non-face-to-face education in the context of the COVID-19 pandemic] | 18ª Sessão do Seminário Permanente do CICS.NOVA
CICS.NOVA - Interdisciplinary Centre of Social Sciences (Lisbon, Portugal)
|
2021 | A concretização de um Projeto de vida profissional: Professor. Do panorama formativo à concretização da inserção profissional [The materialisation of a professional life project: Teacher. From the formative panorama to the achievement of professional insertion] | Master in Education Studies / Cycle of conferences
FCSH /UNL (Lisbon, Portugal)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2022 - 2033 | Há uma parentalidade digital?
Orientador
|
Sociology (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
Universidade Nova de Lisboa Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, Portugal |
2023/03 - 2023/09 | Local contexts and applied solutions for the reduction of retention and dropout rates: a comparative study between Portugal
and Brazil.
Orientador
|
Guest researcher (Outra)
Universidade Nova de Lisboa Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, Portugal
Centro Brasileiro de Análise e Planejamento, Brasil |
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2024/01 - 2024/01 | Estudo Prévio - Revista (2182-4339) | Center for the Study of Architecture, City and Territory of the Autonomous University of Lisbon (CEACT/UAL). |
2021 - 2021 | Forum Sociológico, (2182-7427) | CICS.NOVA - Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa |
2020 - 2020 | Humanities & Social Sciences Communications (2662-9992) | Springer Nature |
Comissão de avaliação
Descrição da atividade Tipo de assessoria |
Instituição / Organização | Entidade financiadora | |
---|---|---|---|
2021 - 2021 | Evaluation of research projects concerning the "Social Research call de 2021" from Fundacion La Caixa
Avaliador
|
Fundácion La Caixa, Espanha | Fundácion La Caixa |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2023/02/27 - 2023/05/05 | Qualitative Methodologies and Implementation of Public Educational Policies (ESCXEL Project) | Free options offered by research units (Licenciatura) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal Universidade Nova de Lisboa Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, Portugal |
Entrevista (jornal / revista)
Descrição da atividade | Jornal / Forum | |
---|---|---|
2021/01/28 | "Números negros das aulas online" [black numbers of online classes] An interview with a group of researchers who have developed studies on the effects of the suspension of classes due to the Pandemic caused by COVID-19 | Revista Sábado |
Entrevista / Programa (rádio / tv)
Programa | Tema | |
---|---|---|
2020/09/18 - Atual | Gabinete de Crise - Rádio Observador | Escolas: como é usar máscara durante 6 horas? [Schools: what is it like to wear a mask for 6 hours?] |