???global.info.a_carregar???
Catarina Castro currently works as an assistant professor at Leiria Polytechnic (IPL-ESECS), Portugal. She is also a researcher in CETAPS at Nova University Lisbon, and a member of their research strand, Teacher Education and Applied Language Studies (TEALS). She holds a PhD in Languages, Literatures and Cultures, with a specialization in Foreign Languages Pedagogy, from the Faculty of Human and Social Sciences at Nova University Lisbon. She has worked as a lecturer at Camões-Instituto da Cooperação e da Língua in the National University of East Timor and Humboldt University and Freie University in Berlin, Germany, and as a visiting lecturer at Universitat Autònoma de Barcelona, Spain. Areas of interest: Language materials development; Communicative Intercultural Competence; Language teacher training; Task-based Language Teaching.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Ana Catarina Leiria de Mendonça Coutinho de Castro

Nomes de citação

  • Castro, Catarina

Identificadores de autor

Ciência ID
BF1E-826E-D83A
ORCID iD
0000-0001-7263-7455
Researcher Id
N-8010-2017

Endereços de correio eletrónico

  • ana.castro@ipleiria.pt (Profissional)
  • catarina.castro@fcsh.unl.pt (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Humanidades - Línguas e Literaturas - Línguas Específicas
  • Humanidades - Línguas e Literaturas - Estudos Gerais da Linguagem
  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
  • Humanidades - Outras Humanidades

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Alemão Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1)
Português (Idioma materno)
Formação
Grau Classificação
2017/09/01 - 2019/09/01
Concluído
Linguística Aplicada /Formação de Professores (Pós-doutoramento)
Especialização em Linguística Aplicada/Ciências da Educação
Universidade Nova de Lisboa Centro de Investigação em Comunicação Informação e Cultura Digital Pólo FCSHNOVA, Portugal
2011/04 - 2015/07
Concluído
Languages, Literatures and Cultures - Second Language Teaching (Doutoramento)
Especialização em Second Language Teaching
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciencias Sociais e Humanas, Portugal
"Materiais para o Ensino do Português como Língua Estrangeira: Uma Proposta de Aprendizagem baseada em Tarefas [Materials for the teaching of Portuguese as a foreign language: A learning proposal based on tasks]" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom - Aprovada por unanimidade
2006 - 2008
Concluído
Ensino Português como Língua Segunda e Estrangeira (Mestrado)
Especialização em Ensino do Português como Língua Segunda e Estrangeira
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciencias Sociais e Humanas, Portugal
"Desenvolvimento da competência de aprendizagem: uma exigência da educação do século XXI: o caso dos manuais de português língua estrangeira [Developing learning competence: a demand for 21st century education. The case of Portuguese as a Foreign language" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
2001 - 2003
Concluído
Ramo de Ensino em Línguas e Literaturas Modernas variante de Estudos Portugueses (Pós-Graduação)
Especialização em Línguas e Literaturas Modernas variante de Estudos Portugueses
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
1996 - 2000
Concluído
Licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas variante de Estudos Portugueses (Licenciatura)
Especialização em Línguas e Literaturas Modernas variante de Estudos Portugueses
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021/08/01 - 2022/02/27 Investigador Contratado (Investigação) Universidade Nova de Lisboa, Portugal
Centre for English Translation and Anglo-Portuguese Studies, Portugal
2017/09/01 - 2019/09/01 Pós-doutorado (Investigação) Fundacao para a Ciencia e a Tecnologia, Portugal
Centre for English Translation and Anglo-Portuguese Studies, Portugal
(...)
2011/04 - 2015/03 Investigador (Investigação) Fundacao para a Ciencia e a Tecnologia, Portugal
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciencias Sociais e Humanas, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022/02/28 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2019/09/16 - 2021/07/31 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
(...)
2018 - 2019 Leitor (Docente Universitário) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciencias Sociais e Humanas, Portugal
2016/02 - 2017/08 Leitor (Docente Universitário) Universitat Autonoma de Barcelona, Espanha
2004/09 - 2010/08 Leitor (Docente Universitário) Universidade Humboldt, Alemanha
2004/09 - 2010/08 Leitor (Docente Universitário) Freie Universitat Berlin, Alemanha
2003/05 - 2003/07 Monitor (Docente Universitário) Universidade de Aveiro, Portugal
2000/09 - 2001/08 Leitor (Docente Universitário) Universidade Nacional de Timor Leste, Timor - Leste
Universidade Nacional de Timor Leste, Timor - Leste

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2016/02 - 2017/08 Responsável Centro de Língua Portuguesa em Barcelona Camoes Instituto da Cooperacao e da Lingua, Portugal
Universitat Autonoma de Barcelona, Espanha
2016/02 - 2017/08 Coordenação Exames de Português Língua Estrangeira (CAPLE) - Universidade Autónoma de Barcelona Camoes Instituto da Cooperacao e da Lingua, Portugal
Universitat Autonoma de Barcelona, Espanha
2016 - 2017 Coordenação cursos extracurriculares de PLE (CLP Barcelona) Camoes Instituto da Cooperacao e da Lingua, Portugal
Universitat Autonoma de Barcelona, Espanha
2004/08 - 2010/08 Coordenação Exames de Português Língua Estrangeira (CAPLE) - Universidade Humboldt de Berlim Camoes Instituto da Cooperacao e da Lingua, Portugal
Humboldt Universität zu Berlin Institut für Romanistik, Alemanha

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020 - 2021 Formação de professores de Português como Língua Não Materna (Camões - IP) Camoes Instituto da Cooperacao e da Lingua, Portugal
2020 - 2021 Coautora de materiais didáticos: Português para Fins Específicos Camoes Instituto da Cooperacao e da Lingua, Portugal
Camoes Instituto da Cooperacao e da Lingua, Portugal
2019 - 2021 Formação de professores de inglês (Centro Luís Krus/FCSH de Lisboa) Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2016/03 - 2017/08 Coordenação cursos extracurriculares de Português Língua Estrangeira (CLP - Barcelona) Camoes Instituto da Cooperacao e da Lingua, Portugal
Universitat Autònoma de Barcelona Facultat de Filosofia i Lletres, Espanha
2017 - 2017 Autora de materiais didáticos para PLE/PL2 Lidel Edições Técnicas Lda, Portugal
2016 - 2017 Elaboração de recursos digitais para PLE/PL2 Porto Editora, Portugal
2002/09/01 - 2003/08/31 Professor de Português (3º ciclo) Ministerio da Educacao, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2017/09 - 2019/08/31 New approaches to language learning at an early age: the role of training in the receptivity of English teachers to pedagogical innovation (Fundação para a Ciência e Tecnologia)
Bolseiro de Pós-Doutoramento
Centre for English Translation and Anglo-Portuguese Studies, Portugal

Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciencias Sociais e Humanas, Portugal
Fundacao para a Ciencia e a Tecnologia
Em curso
2011/04 - 2015/03 Materials for Portuguese as a Foreign Language: A learning proposal based on tasks (Fundação para a Ciência e Tecnologia)
Bolseiro de Doutoramento
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciencias Sociais e Humanas, Portugal
Fundacao para a Ciencia e a Tecnologia
Concluído
2010/09 - 2011/02 Recursos para a aprendizagem de Português como Língua não Materna (Programa Fernão Mendes Pinto/Camões - IP)
Bolseiro de Investigação
Camoes Instituto da Cooperacao e da Lingua, Portugal
Camoes Instituto da Cooperacao e da Lingua
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2021/08/01 - Atual Developing skills for the 21st century: towards a version of task-based approach suitable for the development of Portuguese as a Foreign Language around the world
DOI 10.54499/2020.00764.CEECIND/CP1586/CT0039
Investigador responsável
Fundacao para a Ciencia e a Tecnologia, Portugal

Centre for English Translation and Anglo-Portuguese Studies, Portugal

Universidade Nova de Lisboa, Portugal
Fundacao para a Ciencia e a Tecnologia
Em curso
2023 - 2026 An assessment mindset intervention: Professional development through a blended MOOC. (AMI-bMOOC)
Investigador
Universidade Nova de Lisboa, Portugal

Centre for English Translation and Anglo-Portuguese Studies, Portugal
Fundacao para a Ciencia e a Tecnologia
Em avaliação
2019 - 2024 Projeto Oriente.com.pt
000000000000
Professor/facilitador
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
Não financiado
2022/09 - 2022/12 Link Me Up - 1000 ideias? - Sistema de Apoio à cocriação de inovação, criatividade e empreendedorismo
POCI-03-33B5-FSE-072070
POCH-04-5267-FSE-000814
Facilitador
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
European and International Unit
Concluído
2006 - 2007 A promoção da autonomia dos estudantes na aprendizagem de línguas (Sprachenzentrum - Berlim)
SLZ/FU
Outra
Freie Universität Berlin Zentraleinrichtung Sprachenzentrum, Alemanha
Freie Universität Berlin Zentraleinrichtung Sprachenzentrum
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2020 - Atual PFMO (Timor-Leste - Camões - Instituto da Cooperação e da Língua)
PFMO (Timor-Leste)
Camoes Instituto da Cooperacao e da Lingua, Portugal
Camoes Instituto da Cooperacao e da Lingua
Em curso
2023/02 - 2023/07 Projeto Skills4Future: Innovative Practices
000000000
Investigador
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
Concluído
2020/07/07 - 2020/10/30 Verão com Ciência (Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho - CEHUM)
Outra
Universidade do Minho Centro de Estudos Humanísticos, Portugal
Fundacao para a Ciencia e a Tecnologia
Concluído
2016 - 2017 Organização e acessibilidade do acervo bibliográfico do Centro de Língua Portuguesa de Barcelona
CLP Barcelona
Investigador responsável
Universitat Autònoma de Barcelona Facultat de Traducció i d'Interpretació, Espanha
Camoes Instituto da Cooperacao e da Lingua

Universitat Autònoma de Barcelona Facultat de Traducció i d'Interpretació
2016 - 2017 Recursos digitais para a aprendizagem de Português como Língua não Materna (Porto Editora/Camões-IP)
Escola Virtual
Escola Virtual
Concluído
2012/03 - 2013/12 Images of (teaching) Portuguese abroad: From research to intervention (Coordenação do Ensino do Português na Alemanha - Camões -IP)
Outra
Coordenação do Ensino do Português na Alemanha /Instituto Camões, Alemanha

Camoes Instituto da Cooperacao e da Lingua, Portugal
Coordenação do Ensino do Português na Alemanha /Instituto Camões
Concluído
2008/10 - 2010/10 Data collection for learning Portuguese as a second language/ Recolha de Dados de Aprendizagem de Português Língua Estrangeira (Centro de Linguística da Universidade de Lisboa)
Centro de Linguística da Universidade de Lisboa
Universidade de Lisboa Centro de Linguística, Portugal

Camoes Instituto da Cooperacao e da Lingua, Portugal
Universidade de Lisboa Centro de Linguística

Camoes Instituto da Cooperacao e da Lingua
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Castro, Catarina; Caels, Fausto; Cardoso, Inês. Autor correspondente: Castro, Catarina. "Materiais para alunos chineses de Portugue^s Li´ngua Na~o Materna: A perspetiva dos estudantes.". Trabalho apresentado em IPCE, 2019.
    Publicado
  2. Castro, Catarina. "Ensino de Línguas Baseado em tarefas: princípios para a elaboração de materiais didáticos (II SINEPLA)". Trabalho apresentado em II Simpósio Internacional sobre o Ensino de Português como Língua Adicional, Londres, 2018.
    Submetido
  3. Castro, Catarina. "Implementar o Ensino de Línguas Baseado em Tarefas na aula de Português Língua Não Materna (Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa ¿ dimensões, contextos, pedagogias e práticas)". Trabalho apresentado em Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa: dimensões, contextos, pedagogias e práticas, Braga, 2018.
    Publicado
  4. Castro, Catarina. "Ensino de Línguas Baseado em Tarefas: da teoria à prática (Simpósio SIPLE 2017 - PLE/L2: Contextos, Usos e Práticas de Ensino)". Trabalho apresentado em Simpósio SIPLE 2017 - PLE/L2: Contextos, Usos e Práticas de Ensino, Lisboa, 2017.
    Submetido
  5. Castro, Catarina; Silvia Melo-Pfeifer. "Imagens do (Ensino de) Português no Estrangeiro: da investigação à intervenção (Lisboa, 2ª Conferência Internacional sobre o Futuro da Língua Portuguesa no Sistema Mundial)". Trabalho apresentado em 2ª Conferência Internacional sobre o Futuro da Língua Portuguesa no Sistema Mundial, Lisboa, 2016.
    Aceite para publicação
  6. Castro, Catarina. "Princípios de elaboração de materiais didáticos para o ensino de línguas estrangeiras (1º Congresso Doutoral da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas)". Trabalho apresentado em 1º Congresso Doutoral da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Lisboa, 2012.
    Publicado
  7. Castro, Catarina. "Materiais para o ensino do Português como Língua Estrangeira em contexto universitário (Estocolmo - Jornadas Pedagógicas de Português)". Trabalho apresentado em Jornadas Pedagógicas de Português, Estocolmo, 2012.
    Aceite para publicação
  8. Castro, Catarina. "A especificidade dos materiais didáticos dirigidos ao ensino do Português como Língua Estrangeira em contexto universitário (3º Colóquio Internacional Manuais Escolares)". Trabalho apresentado em 3º Colóquio Internacional Manuais Escolares - Manuais e novas práticas da Universidade Lusófona Instituto da Educação, Lisboa, 2011.
    Publicado
  9. Castro, Catarina. "Materiais para o ensino do PLE em contexto universitário (in Selected Papers of the International Conference Languages 2011)". Trabalho apresentado em Congresso Internacional Línguas 2011 – X Encontro da Aprolíngu@s e II Encontro da ReCLes.pt, Guarda, 2011.
    Publicado
  10. Castro, Catarina; Silvia Melo-Pfeifer. "Aprender Português depois de (muitas) outras línguas estrangeiras: implicações pedagógico-didácticas no ensino do PLE junto de um público adulto (II Simpósio Mundial de de Estudos Portugueses - Língua Portuguesa)". Trabalho apresentado em II Simpósio Mundial de de Estudos Portugueses - Língua Portuguesa: ultrapassar fronteiras, juntar culturas, Évora, 2009.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Castro, Catarina. "Opinião: Promover a inovação no ensino de línguas estrangeiras". Diário de Leiria de 12 de julho (2023): 16.
    Acesso aberto • Publicado
  2. Castro, Catarina. "Task-based language teaching: planning a teacher training programme". 27 (2020): 175-192. ISSN 0214-0489.
    Publicado
  3. Castro, Catarina. "Ensino de Línguas Baseado em Tarefas: Princípios para a elaboração de tarefas (in Por palavras e gestos : a arte da linguagem)". Por palavras e gestos: a arte da linguagem II (2020): 51-62.
    Publicado
  4. Castro, Catarina. "A gramática no Ensino de Línguas Baseado em Tarefas (in revista Diacrítica)". Revista Diacrítica 32 2 (2019): 115-132. http://diacritica.ilch.uminho.pt/index.php/dia.
    Acesso aberto • Publicado
  5. Castro, Catarina. "Pedagogia por tarefas: um projeto de formação inicial de professores de inglês (in Journal of Anglo-Portuguese Studies)". Revista de Estudos Anglo-Portugueses/Journal of Anglo-Portuguese Studies 27 (2018): 51-69. http://revistaseletronicas.pucrs.br/fo/ojs/index.php/belt.
    Publicado
  6. Castro, Catarina. "The philosophy underlying the use of L2 textbooks in a university context (Revista Folio/MATSDA)". Folio - Materials Development Association (MATSDA) 17 (2016): 18-23. https://www.matsda.org/folio-issues.html.
    Publicado
  7. Castro, Catarina. "O desenvolvimento de materiais para o ensino de segundas línguas: desafios atuais (Revista Palavras)". Revista Palavras 48/49 (2016): 67-77. https://www.app.pt/8000/revista-palavras-n-o-48-49/.
    Publicado
  8. Castro, Catarina. "Manuais para o ensino de segundas línguas em contexto universitário: Que abordagem metodológica (in Revista Indagatio Didatica)". Revista Indagatio Didatica, v. 7, nº 3. 7 4 (2015): 87-106. http://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/view/3566.
    Publicado
  9. Castro, Catarina. "Existem razões para se continuar a usar manuais no ensino de línguas? (in Revista Agália)". Revista Agália - Revista de Estudos na Cultura 111 (2015): 155-172. http://www.agalia.net.
    Publicado
  10. Castro, Catarina. "O papel dos mecanismos de aprendizagem implícitos e explícitos na aquisição de uma segunda língua: implicações pedagógicas (in Revista Diacrítica)". Revista Diacrítica 49-2 (2015): 7-25. http://www.uc.pt/fpce/rppedagogia.
    Publicado
  11. Castro, Catarina. "A autonomia na aprendizagem de uma Língua Estrangeira (in RevPLE)". RevPLE - Revista electrónica da Associação de Professores de Português online (2010): 0-00. http://revple.net/pdf/autonomia.pdf.
    Publicado
  12. Castro, Catarina. "A aprendizagem de línguas, multilinguismo e mobilidade na Europa (in Noesis online)". Noesis online 0 (2010): 0-0. http://www.dge.mec.pt/pensar-falar-fazer-educacao.
    Publicado
  13. Castro, Catarina. "Que manual usar na aula de Português como Língua Estrangeira? Análise teórica de dois textos escolares (in Revista Palavras)". Revista Palavras 35 (2009): 31-46.
    Publicado
  14. Castro, Catarina. "Análise do manual A Actualidade em Português: dirigido ao ensino do português como Língua estrangeira e Língua Segunda (in Revista Idiomático)". Revista Idiomático 2 (2004): 0-0. http://cvc.instituto-camoes.pt/idiomatico/02/index.html.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Castro, Catarina. "Introdução". In Desenvolvimento de materiais didáticos para Português como Língua Não Materna: experiências e desafios, editado por Lidel - Edições Técnicas, 31-42. Lisboa, Portugal: Lidel - Edições Técnicas, 2023.
    Publicado
  2. Castro, Catarina. "O desenvolvimento da expressão oral de alunos chineses com recurso a tarefas". In Projetos de Inovação Pedagógica, Skills4Future: Innovative Practices, 23-28. Leiria, Portugal: Politécnico de Leiria, 2023.
    Publicado
  3. Caels, Fausto; Coelho, Flávia. "Criação de videotutoriais sobre o funcionamento da ESECS: a aprendizagem baseada em projetos na aquisição de competências de português e de tradução por estudantes chineses". In Projetos de Inovação Pedagógica, Skills4Future: Innovative Practices, 262-266. Leiria, Portugal: Politécnico de Leiria, 2023.
    Publicado
  4. Castro, Catarina; Fausto Caels; Inês Cardoso. "Materiais para alunos chineses de Português Língua Não Materna-A perspetiva dos estudantes (in e-book - IPCE)". In ebook da IX Conferência Internacional de Investigação, Práticas e Contextos em Educação (IPCE). Leiria, Portugal: IPCE, 2022.
    No prelo
  5. Castro, Catarina. "Abordagens metodológicas para o ensino da língua à distância.". In Simpósio SIPLE 2020 - Recursos digitais para o Ensino de PLE/PL2: novas práticas para novos desafios. Brasil, 2022.
    No prelo
  6. Cardoso, Maria Inês Almeida; Caels, Fausto; Castro, Catarina. "Estratégias para o desenvolvimento da expressão escrita por alunos chineses de Português Língua Não Materna". In Práticas em Português Língua Estrangeira em tempos de isolamento social: provocações para uma era pós-Covid, 229-258. Brasil: Pontes Editores, 2022.
    Publicado
  7. Castro, Catarina. "Ensino de Línguas Baseado em Tarefas. Compreender o conceito de tarefa (in O Ensino do Português como Língua Não Materna: Metodologias, Estratégias e Abordagens de Sucesso)". In O Ensino do Português como Língua Não Materna: Metodologias, Estratégias e Abordagens de Sucesso, 142-167. Rio de Janeiro, Brasil: Dialogarts, 2019.
    Publicado
  8. Castro, Catarina. "A aprendizagem de Segundas Línguas em contexto universitário (in Teorias e usos linguísticos)". In Teorias e usos linguísticos, editado por Paulo Osório, 271-282. Lisboa, Portugal: Lidel, 2017.
    Publicado
  9. Castro, Catarina. "Imagens do (ensino) português no estrangeiro. Da investigação à intervenção (in Didática do Português Língua de Herança)". In Didática do Português Língua de Herança, editado por Silvia Melo-Pfeifer, 205-215. Lisboa, Portugal: Lidel - Edições Técnicas, 2016.
    Publicado
  10. Castro, Catarina. "A Especificidade dos Materiais Didáticos Dirigidos ao Ensino do Português como Língua Estrangeira em Contexto Universitário (in Os Manuais Escolares e os Jovens: Tédio ou Curiosidade pelos Saberes?)". 93-100. Lisboa, Portugal: Edições Universitárias Lusófonas/CeiEF, 2012.
    Publicado
Edição de livro
  1. Castro, Catarina; Ana Madeira. Desenvolvimento de materiais didáticos para Português como Língua Não Materna - experiências e desafios. Lisboa, Portugal: Lidel - Edições Técnicas. 2023.
    Publicado • Editor
  2. Castro, Catarina. Desenvolvimento de materiais didáticos para Português como Língua Não Materna: experiências e desafios. Lisboa, Portugal: Lidel Edições Técnicas. 2023.
    Publicado
Livro
  1. Castro, Catarina. Ensino de Línguas Baseado em Tarefas: Da Teoria à Prática Prática [Task-Based Language Teaching: from theory to practice]. Lisboa, Portugal: Lidel - Edições Técnicas. 2017.
    Publicado
Manual
  1. Pereira, Mónica; Borges, Lígia. Autor correspondente: Pereira, Mónica. Português em Rede (nível A1) Manual de Português como Língua Estrangeira. Lisboa, Portugal: Porto Editora. 2022.
    Publicado
  2. Pereira, M.; Borges, L.. Português em Rede (nível A1) Livro de Exercícios. Lisboa, Portugal: Porto Editora. 2022.
    Publicado
  3. Pereira, M.; Borges, L.. Português em Rede (nível A1) Livro de Exercícios para hispanofalantes.. Lisboa, Portugal: Porto Editora. 2022.
    Publicado
  4. Castro, Catarina; Pereira, Mónica. Manual de língua portuguesa para fins específicos na área da auditoria financeira (Timor-Leste), nível A2.. Lisboa, Portugal: Camões - Instituto da Cooperação e da língua. 2021.
    Publicado
  5. Castro, Catarina; Mónica Pereira. Manual de língua portuguesa para fins específicos na área da auditoria financeira (Timor-Leste), nível B1. Lisboa, Portugal: Camões - Instituto da Cooperação e da língua. 2021.
    Publicado
  6. Castro, Catarina. Campus Universitário: Método de Ensino de PLE Baseado em Tarefas: Nível A1/A2. Lisboa, Portugal: Lidel - Edições Técnicas. 2018.
    Publicado
Poster em conferência
  1. Castro, Catarina. "Assessment of textbook usage by learners of Portuguese as a Foreign Language.". Trabalho apresentado em MATSDA/ University of Liverpool 2019 Conference, 2019.
  2. Castro, Catarina. "Pedagogia por tarefas: elaborar materiais para alunos do 1º ciclo [Task-based language teaching: developing language materials for primary education]". Trabalho apresentado em Peep 18, 2018.
Revisão de livro
  1. Castro, Catarina; Almeida, Nuno. "Manual de língua portuguesa para fins específicos na área da auditoria financeira (B2)". (2020):
    No prelo
Tese / Dissertação
  1. Castro, Ana Catarina Leiria de Mendonça Coutinho de. "Materiais para o ensino do português como língua estrangeira: uma proposta de aprendizagem baseada em tarefas [Materials for teaching of Portuguese as a foreign language: A learning proposal based on tasks]". Doutoramento, Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciencias Sociais e Humanas, 2015. http://hdl.handle.net/10362/15315.
  2. Castro, Catarina. "Desenvolvimento da competência de aprendizagem: uma exigência da educação do século XXI [Developing learning competence: a demand for education in the 21st century. The case of Portuguese as a Foreign language textbooks]". Mestrado, Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciencias Sociais e Humanas, 2008. http://hdl.handle.net/10362/12120.

Outros

Outra produção
  1. O ensino baseado em projetos na aprendizagem de português como língua estrangeira por alunos chineses no ensino superior. Comunicação apresentada no 9th Advanced Research Seminar: Researching language learning and language education: Taking stock. FCSH, Universidade Nova de Lisboa, 16 julho de 2024.. 2024. Castro, Catarina.
  2. Project-based learning to promote the acquisition of Portuguese as a Foreign Language by Chinese students and Multimodal Translation from Portuguese to Chinese. Caels, F.; Coelho, F.; & Castro, C. (2023). Project-based learning to promote the acquisition of Portuguese as a Foreign Language by Chinese students and Multimodal Translation from Portuguese to Chinese. International Conference on “Language and Intercultural Communication Learning” (LaICL), Águeda School of Technology and Management University of Aveiro, Portugal, 28-29 de setembro.. 2024. Caels, Fausto; Coelho, Flávia; Castro, Catarina.
  3. Comunicação oral no Congresso Internacional Ensino, Formação e Investigação. Ensino Baseado em Projetos na aprendizagem de PLE por alunos chineses no ensino superior.. 2023. Coelho, Flávia; Castro, Catarina; Caels, Fausto.
  4. Comunicação oral no IPCE2023. Apresentação do relato "Videotutoriais em português com legendas em chinês: uma aprendizagem baseada em projeto com e para estudantes chineses".. 2023. Castro, Catarina; Caels, Fausto; Coelho, Flávia.
  5. Videotutoriais em português com legendas em chinês: uma aprendizagem baseada em projeto com e para estudantes chineses. Relato apresentado no IPCE2023.. 2023. Castro, Catarina; Caels, Fausto; Coelho, Flávia.
  6. Elaboração, correção e avaliação dos resultados da prova de avaliação diagnóstica em Português como Língua Não Materna. Elemento da equipa de trabalho do GEPLE (Grupo de Ensino de Português Língua Estrangeira) responsável pela elaboração, correção e avaliação dos resultados da prova de avaliação diagnóstica em língua portuguesa Coordenação: Professor Doutor Luís Barbeiro e Professor Doutor Fausto Gaert Caels. Objetivo: Conceber, elaborar, implementar, corrigir e analisar os resultados obtidos no âmbito de uma pro. 2020. Castro, Catarina.
  7. Conceção de materiais didáticos para o ensino e aprendizagem de Português como Língua Estrangeira à distância, Português Mais Perto. Porto Editora/Camões I.P.. Criação de conteúdos para a plataforma de aprendizagem online.. 2017. Castro, Catarina. http://www.portuguesmaisperto.pt/PT/.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2022/11/06 Inovação no ensino de línguas: abordagens e desafios.
CEPE Venezuela/Camões IP (Venezuela)
2022/06 Competência Comunicativa e Competência Intercultural: Uma proposta de promoção integrada
CLiC-IPL (Politécnico de Lisboa), (Lisboa, Portugal)
2022/05 The development of Intercultural Communicative Competence through tasks: a project to train teachers of Portuguese as a Foreign Language
ESECS (Politécnico de Leiria) (Leiria)
2022/05 Educação intercultural e ensino de línguas 5.º Congresso Internacional “Pelos mares da língua portuguesa
Universidade de Aveiro (Aveiro)
2022/04 Educação Intercultural e ensino de línguas em contexto universitário II Congresso Ensino de Linguagens
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) (Rio de Janeiro, Brasil)
2022/04 O ensino de línguas e educação intercultural: uma proposta de implementação
Columbia University (Nova Iorque, Estados Unidos)
2022/02 Instructional environments conducive to developing Intercultural Communicative Competence
University of Arizona (Arizona, Estados Unidos)
2021/12 Pedagogia de género no ensino do português a falantes chineses: algumas reflexões metodológicas.
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2021/12 Abordagens alternativas para o desenvolvimento da competência intercultural
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2021/12 Materiais para o ensino e aprendizagem de PLE em ambiente de aprendizagem mediado por computador
Faculdade de Ciências e Letras e do Programa de Pós-Graduação em Linguística e Língua Portuguesa da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP (São Paulo, Brasil)
2021/08 Developing intercultural competence through Task-Based Language Teaching
MATSDA and School of Languages, Literacies and Translation, Universiti Sains Malaysia Malaysia in collaboration with Wasit University (Malásia)
2021/07 Towards a version of task-based approach suitable for the development of Portuguese as a Foreign Language around the world (Part II)
CETAPS - Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2021/06/16 Fatores que promovem o uso do manual: a perspetiva dos estudantes de Português como Língua Adicional
Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (Coimbra)
2021/05/19 Developing intercultural competence through Task-Based Language Teaching. III International Conference on New Trends in Foreign Language Teaching
Universidade de Granada (Granada, Espanha)
2021/04/17 Ensino de Línguas Baseado em Tarefas: princípios fundamentais. Jornada sobre o Ensino do Português Línguas Estrangeiras – Experiências e Perspetivas
ESECS - Politécnico de Leiria (Leiria, Portugal)
2021/02 Developing skills for the 21st century: towards a version of task-based approach suitable for the development of Portuguese as a Foreign Language around the world CETAPS / TEALS Advanced Research Seminar Challenges, solutions, and synergies
CETAPS (Universidade Nova de Lisboa) (Lisboa, Portugal)
2020/11 Abordagens metodológicas para o ensino da língua à distância. Comunicação apresentada no Simpósio SIPLE 2020 - Recursos digitais para o ensino de PLE/PL: novas práticas para novos desafios Simpósio SIPLE 2020 - Recursos digitais para o ensino de PLE/PL: novas práticas para novos desafios
2020/08 A gramática no Ensino de Línguas Baseado em Tarefas (IX EMEP) IX Encontro Mundial sobre o Ensino de Português - online (EMEP)
Organização: AOTP - American Organization of Teachers of Portuguese (Estados Unidos)
2019/11 Using TBLT in Primary English Education (Peep18 Meeting/ESE do Algarve) Peep18 Meeting
Escola Superior de Educação do Algarve (Faro)
2019/07 Encorajar a inovação metodológica no ensino de línguas: um projeto de formação de professores (Encontro com a Ciência 2019) Ciência 2019 - Encontro com a Ciência e Tecnologia
Fundação para a Ciência e Tecnologia (Lisboa, Portugal)
2019/06 Assessment of textbook usage by learners of Portuguese as a Foreign Language (Universidade de Liverpool) Liverpool 2019 Conference/MATSDA (The Materials Development Association)
University of, Liverpool, Reino Unido (Liverpool, Reino Unido)
2018/12 Ensino de Línguas Baseado em Tarefas: a sua implementação em ambientes virtuais de aprendizagem (Universidade Aberta) Inovação e Tecnologia no Ensino de Línguas
Universidade Aberta (Lisboa, Portugal)
2018/11 Developing intercultural competence through Task-Based Language Teaching (FCSH - 7th International Conference on Teaching English as a Foreign Language) 7th International Conference on Teaching English as a Foreign Language
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas de Lisboa da Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2018/10 Pedagogia por tarefas: elaborar materiais para alunos do 1º ciclo (Escola Superior de Educação de Lisboa) Peep Meeting 18
Escola Superior de Educação de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2018/10 Compreender o Ensino de Línguas Baseado em Tarefas, à luz do conceito de tarefa (UBI - 2º Encontro de Línguas Ibéricas) 2º Encontro de Línguas Ibéricas
Universidade da Beira Interior (Covilhã, Portugal)
2018/07 Encorajar a inovação metodológica no ensino de línguas: um projeto de formação de professores (Ciência 2018 - Encontro com a Ciência e Tecnologia) Ciência 2018 - Encontro com a Ciência e Tecnologia
Fundação para a Ciência e Tecnologia (Lisboa, Portugal)
2018/07 Implementar o Ensino de Línguas Baseado em Tarefas na aula de Português Língua Não Materna (Univ. Minho - VII Simpósio Internacional da Língua Portuguesa) VII Simpósio Internacional da Língua Portuguesa
Instituto de Educação/Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2018/06 Ensino de Línguas Baseado em Tarefas: princípios para a elaboração de materiais didáticos (Kings College, Londres - II SINEPLA) II Simpósio Internacional sobre o Ensino de Português como Língua Adicional
Kings College (Londres, Reino Unido)
2018/05 Task-based language teaching: planning a teacher training programme II International Conference on New trends in foreign language teaching
University of Granada (Granada (Espanha), Espanha)
2017/10 Ensino de Línguas Baseado em Tarefas: da teoria à prática [Task-Based Language Teaching: from theory to practice] Simpósio SIPLE 2017 – PLE/L2: Contextos, Usos e Práticas de Ensino
SIPLE- Sociedade Internacional de Português Língua Estrangeira (Lisboa, Portugal)
2017/09 Ensino de Línguas Baseado em Tarefas: da teoria à prática [Task-Based Language Teaching: from theory to practice] Peep 17
Escola Superior de Educação do Porto (Porto, Portugal)
2017/07 Novas abordagens para o ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras [New approaches to second language learning and teaching] Ciência 2017 - Encontro com a Ciência e Tecnologia
Fundação para a Ciência e Tecnologia (Lisboa, Portugal)
2014 Desenvolvimento da Competência Comunicativa Intercultural de Estudantes Universitários: Uma Proposta Modular por Tarefas (ICIALIC - Universidade de Aveiro) Internacional Conference of the International Association for Languages and Intercultural Communication (IALIC)
Universidade de Aveiro (Aveiro (Portugal), Portugal)
2013/04 Formação de Professores de Português Língua de Herança – da investigação à intervenção ou retalhos da vida de um projeto [Teacher education of Portuguese as a heritage language – From Research to Intervention or Sketches from a Project] Simpósio Internacional de Ensino da Língua Portuguesa (Ensinar e aprender Português num mundo plural)
Escola Superior de Santarém (Santarém, Portugal)
2013 Elaboração de materiais para o ensino de línguas estrangeiras baseada em teorias de aquisição linguística [Developing materials for the teaching of second languages based on acquisition theories] no III SIELP – Simpósio Internacional de Ensino da Língua Portuguesa (Ensinar e aprender Português num mundo plural)
Escola Superior de Educação de Santarém (Santarém, Portugal)
2013 Imagens do (ensino) português no estrangeiro: Da investigação à intervenção. [Images of (teaching) Portuguese abroad: From research to intervention] II Congresso de Formação de Professores de Português na Alemanha. Representações e estereótipos no ensino-aprendizagem de línguas
Coordenação do Ensino do Português na Alemanha - Instituto Camões (Estugarda, Alemanha)
2012/10 O desenvolvimento da expressão oral nos manuais de língua estrangeira: princípios de elaboração de materiais didáticos [The development of oral skills in foreign language textbooks: Principles for the development of didactic materials] International Conference - Falar/Speaking: a competência oral no ensino de uma língua estrangeir
Universidade católica/ Research Center for Communication and Culture (Lisboa, Portugal)
2012 O que falta nos (ou a falta de) de materiais especificamente dirigidos ao ensino do Português como Língua Estrangeira em contexto universitário [What is missing in (or the lack of) materials specifically directed to teaching Portuguese as a foreign language in a university context] Encontro 2012: Português Língua Não Materna Partilha de Práticas de Ensino e de Experiências De Aprendizagem
ILTEC - Instituto de Linguística Teórica e Computacional (Lisboa, Portugal)
2012 Learning Portuguese in European Universities: principles for textbook development MATSDA/University of Limerick Conference: Applied Linguistics and Materials Development
MATSDA- The Materials Development Association (Limerick, Irlanda)
2012 Materiais para o ensino do Português como Língua Estrangeira em contexto universitário [Materials for the teaching of Portuguese as a foreign language in a university context] Jornadas Pedagógicas de Português de Estocolmo 2012 - Jornadas Pedagógicas de Português de Estocolmo 2012
Universidade de Estocolmo - Institutionen för Spanska, Portugisiska och Latinamerikastudier (Estocolmo, Suécia)
2012 Princípios de elaboração de materiais didáticos para o ensino de línguas estrangeiras [Principles for the development of didactic materials for the teaching of foreign languages] 1º Congresso Doutoral da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas.
Faculdade de C iências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2012 O desenvolvimento de materiais para o ensino de línguas estrangeiras [Principles for the development of didactic materials for the teaching of foreign languages] Encontro Internacional – Línguas, Linguística Aplicada e Tradução
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
2011 A especificidade dos materiais didáticos dirigidos ao ensino do Português como Língua Estrangeira em contexto universitário [The specificity of didactic materials for the teaching of Portuguese as a foreign language in a university context] 3º Colóquio Internacional Manuais Escolares - Manuais e novas práticas
Universidade Lusófona – Instituto Da Educação (Lisboa, Portugal)
2011 Princípios de elaboração de materiais didáticos para o ensino do Português como Língua Estrangeira em contexto universitário [Principles for the development of didactic materials for the teaching of Portuguese as a foreign language in a university context] IX Congresso de Lusitanistas Descobrimento e Utopias: a diversidade dos países de língua portuguesa
Universidade de Viena (Viena, Áustria)
2011 Manuais para o ensino de Português ciomo Língua Estrangeira (PLE) em contexto universitário [Textbooks for teaching Portuguese as a foreign language in a university context] Congresso Internacional “Línguas 2011 – Comunicação sem fronteiras
Escola Superior de Educação de Bragança (Bragança, Portugal)
2009 Aprender Português depois de (muitas) outras línguas estrangeiras: implicações pedagógico-didácticas no ensino do PLE junto de um público adulto [Learning Portuguese after (many) other foreign languages: Pedagogical and didactic implications for the teaching of Portuguese as a foreign language to adults] II Simpósio Mundial de de Estudos Portugueses. Évora
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
2004 Análise do manual A Actualidade em Português: dirigido ao ensino do português como Língua estrangeira e Língua Segunda [Analysis of the textbook A Actualidade em Português aimed to the teaching of Portuguese as a foreign/second language] Jornadas Académicas dos Mestrados em Ensino de PL2/PLE e LCPAEP ( Imagens e Ressonâncias)
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas de Lisboa (Lisboa, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2020 - Atual Coorientação do projeto de dissertação de Inês Isabel Martins de Sousa, aluna do curso de Mestrado em Estudos Luso-alemães na Universidade do Minho, com o título: O ensino de línguas baseado em tarefas aplicado ao alemão - língua estrangeira. Um estudo experimental. Orientação: Professora Doutora Cristina Flores (Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho).
Coorientador
Universidade do Minho Instituto de Letras e Ciências Humanas, Portugal
2020 - Atual Coorientação do projeto de dissertação de Youxuan Zhang, aluna do curso de Mestrado em Português Língua Não Materna – Português Língua Estrangeira e Língua Segunda na Universidade do Minho, com o título: O Ensino de Línguas Baseado em Tarefas na aprendizagem do Presente e Futuro do Conjuntivo em Português. em pareceria com Orientação: Professor Doutor José Teixeira (Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho).
Coorientador
Universidade do Minho Instituto de Letras e Ciências Humanas, Portugal
2016/02 - 2017/08 Orientação, formação e acompanhamento de duas bolseiras licenciadas do Centro de Língua Portuguesa do Camões IP em Barcelona. Bolseiras: Beatriz Carvalho e Elvira Arderius (renovação da bolsa) financiadas ao abrigo dos programas Fernão Mendes Pinto do Camões IP; Finalidades da bolsa: colaboração em projetos de investigação-ação e apoio ao funcionamento geral do Centro de Língua Portuguesa do Camões IP em Barcelona.
Orientador
Camoes Instituto da Cooperacao e da Lingua, Portugal
2016 - 2017 Bolseira Fernão Mendes Pinto
Orientador
Camoes Instituto da Cooperacao e da Lingua, Portugal

Universitat Autònoma de Barcelona Facultat de Filosofia i Lletres, Espanha
2016 - 2017 Bolseira Fernão Mendes Pinto
Orientador
Camoes Instituto da Cooperacao e da Lingua, Portugal

Universitat Autònoma de Barcelona Facultat de Filosofia i Lletres, Espanha

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2022/07 - Atual Membro da Comissão organizadora do Advanced Research Seminar (CETAPS) – Researching Materials Development for Language Learning. Key Speakers: Sílvia Melo-Pfeifer & Chrysi Rapanta, Conference Convenors: Sandie Mourão, FCSH de Lisboa, 13 de julho. (2022/07 - 2022/07)
Seminário
Universidade Nova de Lisboa, Portugal

Centre for English Translation and Anglo-Portuguese Studies, Portugal
2021 - Atual TEALS Advanced Research Seminar – Language in Education The TEALS Advanced Research Seminars takes place online two times a year, in February and July, with the objective of providing avenues of interaction between established and early career researchers to address areas of research associated with languages in education. As scientific seminars, they aim to contribute towards breaking new ground in language education and to involve the presentation and discussion of both recently published work and research in progress. All CETAPS/TEALS members (2021)
Seminário (Coorganizador)
Centre for English Translation and Anglo-Portuguese Studies, Portugal
2022 - 2023 Membro da Comissão organizadora do 8th TEFL Virtual Conference Learning to communicate – communicating to learn: English language learning in formal education. Keynote speakers Will Baker (University of Southampton, UK), María del Pilar García Mayo (University of the Basque Country, Spain), Dina Tsagari (OsloMet University, Norway); Flávia Vieira (University of Minho, Portugal). 13-14 Janeiro 2023, FCSH/CETAPS (Universidade Nova de Lisboa). https://tefl8fcsh2023.wordpress.com/organising-scientific-committee/ (2022 - 2023)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal

Centre for English Translation and Anglo-Portuguese Studies, Portugal
2022/02/03 - 2022/02/03 Membro da Comissão organizadora do Advanced Research Seminar - Researching Materials Development for Language Learning. Key Speaker: Professor Brian Tomlinson. Conference Convenors: Ana Leão and Catarina Castro, FCSH de Lisboa, 3 de fevereiro. (2022/02/03 - 2022/02/03)
Seminário (Coorganizador)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal

Centre for English Translation and Anglo-Portuguese Studies, Portugal
2022/02 - 2022/02 Membro da Comissão organizadora do Advanced Research Seminar (CETAPS)– Researching Materials Development for Language Learning. Key Speaker: Professor Brian Tomlinson. Conference Convenors: Ana Leão and Catarina Castro, FCSH, Universidade Nova de Lisboa, 3 de fevereiro. (2022/02 - 2022/02)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal

Centre for English Translation and Anglo-Portuguese Studies, Portugal
2021 - 2021 Picturebooks and graphic narratives in education and translation: Mediation and multimodality. Online host. Conference Convenors: Sandie Mourão and Karen Bennett (CETAPS). Data e local de realização: FCSH de Lisboa, [https://picbookseducation.wordpress.com/] (2021/06/24 - 2021/06/25)
Conferência (Outra)
Centre for English Translation and Anglo-Portuguese Studies, Portugal

Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2020/11 - 2020/11 Confererence Teachers and teacher educators: Education and professional development for early language learning. Membro da Comissão organizadora constituída por: Carlos Ceia (FCSH, Universidade Nova de Lisboa), Ana Gonçalves Matos (FCSH, Universidade Nova de Lisboa), Maria Ellison (FLUP, Universidade do Porto). Conference Convenors: Sandie Mourão (CETAPS, Universidade Nova de Lisboa) e Carolyn Leslie (FCSH, Universidade Nova de Lisboa). [https://tedell2020.wordpress.com/te (2020 - 2020)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Centre for English Translation and Anglo-Portuguese Studies, Portugal
2016 - 2017 XVI e XVII Prémio de tradução Giovanni Pontiero 2016 e 2017 (2016 - 2017)
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
Universitat Autonoma de Barcelona, Espanha
2016/05/10 - 2016/05/10 Membro da Comissão organizadora em parceria com o Consulado Geral de Portugal em Barcelona na participação dos escritores portugueses, José Luís Peixoto e Fernando Pinto do Amaral no evento, que se realizou na Biblioteca Guinardó - Mercè Rodoreda, no dia 10 de maio de 2016. (2016/05)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Camoes Instituto da Cooperacao e da Lingua, Portugal

Consulado Geral de Portugal em Barcelona, Espanha
2010 - 2010 Conferência O novo acordo ortográfico, ministrada pela Prof. Dra. Sílvia Melo-Pfeifer, na Universidade Livre de Berlim. Membro da Comissão organizadora em parceria com elementos da Universidade Livre de Berlim. (2010 - 2010)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Freie Universitat Berlin, Alemanha

Camoes Instituto da Cooperacao e da Lingua, Portugal
2009 - 2009 Conferência Sociologia da Sociedade Portuguesa apresentada pelo Prof. Dr. António Eduardo Mendonça, na Universidade Livre de Berlim, em abril de 2009. (2009 - 2009)
Conferência
Humboldt Universität zu Berlin Institut für Romanistik, Alemanha

Camoes Instituto da Cooperacao e da Lingua, Portugal
2009 - 2009 Participação portuguesa no programa científico da 22.ª Expolingua de Berlim. Membro da Comissão Organizadora em parceria com a Embaixada de Portugal em Berlim. [https://poeticia.blogspot.com/2009/10/portugal-na-expolingua-2009.html] [https://www.yumpu.com/de/document/read/47282384/vortragsprogrammexpolingua] (2009 - 2009)
Exposição (Membro da Comissão Organizadora)
Camoes Instituto da Cooperacao e da Lingua, Portugal
2009 - 2009 Ciclo de conferências para o Dia da Língua Portuguesa (4 de maio). Membro da Comissão organizadora em parceria com elementos da Universidade Livre de Berlim. Conferências: A tradução Português/Alemão, da responsabilidade da tradutora Niki Graça; A intercompreensão em línguas românicas¿, apresentado pela Prof. Dra. Sílvia Melo Pfeifer. (2009 - 2009)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Camoes Instituto da Cooperacao e da Lingua, Portugal
2009 - 2009 Participação do Camões IP no programa científico da 19ª Expolingua de Berlim, Membro da Comissão organizadora em parceria com a Embaixada de Portugal em Berlim. (2009 - 2009)
Exposição (Membro da Comissão Organizadora)
Camoes Instituto da Cooperacao e da Lingua, Portugal
2008 - 2008 Participação do Camões IP no programa científico da 21.ª Expolingua de Berlim. Membro da Comissão Organizadora em parceria com a Embaixada de Portugal em Berlim. [https://www.instituto-camoes.pt/en/institutional/publications/jornal-de-letras-pt/ic-na-expolingua-de-berlim] [https://www.rtp.pt/noticias/cultura/portugal-na-expolingua-feira-internacionalde-linguas-e-culturas-de-berlim_n167895] (2008 - 2008)
Exposição (Membro da Comissão Organizadora)
Camoes Instituto da Cooperacao e da Lingua, Portugal
2007 - 2007 Palestra com o realizador Marcelo Gomes (bolseiro do DAAD) e exibição do filme "Cinema, Aspirinas e Urubus" Membro da Comissão organizadora em parceria com elementos do Instituto de Românicas da Universidade Humboldt de Berlim. (2007 - 2007)
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
Camoes Instituto da Cooperacao e da Lingua, Portugal
2007 - 2007 Participação Camões IP no programa científico da 20.ª Expolingua de Berlim. Membro da Comissão organizadora em parceria com a Embaixada de Portugal em Berlim [https://www.instituto-camoes.pt/sobre/publicacoes/jornal-de-letras/lingua-e-cultura-em-noticias-n-119] (2007 - 2007)
Exposição (Membro da Comissão Organizadora)
Camoes Instituto da Cooperacao e da Lingua, Portugal
2005 - 2005 Participação do Camões IP no programa científico da 18ª Expolingua de Berlim. Membro da Comissão organizadora em parceria com a Embaixada de Portugal em Berlim. (2005 - 2005)
Exposição (Membro da Comissão Organizadora)
Camoes Instituto da Cooperacao e da Lingua, Portugal
2005 - 2005 Palestra e leitura bilingue de poemas por Paulo Teixeira. Membro da Comissão organizadora em parceria com elementos do Instituto de Românicas da Universidade Humboldt de Berlim. [https://www.lyrikline.org/pt/poemas/potsdamer-platz-5398] (2005 - 2005)
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
Camoes Instituto da Cooperacao e da Lingua, Portugal
2005 - 2005 Ciclo de conferências dedicado à Cultura Portuguesa Contemporânea com António Pinto Ribeiro, Fernando Cabral Martins e José Maria Vieira Mendes. Membro da Comissão organizadora em parceria com elementos do Instituto de Românicas da Universidade Humboldt de Berlim e Embaixada de Portugal em Berlim. (2005 - 2005)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Camoes Instituto da Cooperacao e da Lingua, Portugal
2005 - 2005 Ciclo de conferências no âmbito da celebração dos 40 anos do acordo cultural luso alemão. Membro da Comissão organizadora em parceria com elementos da Universidade Livre de Berlim e Embaixada de Portugal em Berlim. Conferencistas: Sr. Embaixador de Portugal em Berlim, Dr. João de Valera; Prof. Dr. João Barrento; Dr. Fernando Nunes de Almeida; Prof. Dr. Fernando Clara; Prof. Dr. Menshing; e Prof. Dr. Mackiewicz. (2005 - 2005)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Camoes Instituto da Cooperacao e da Lingua, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2022 Integração do júri para apreciação da Dissertação, para obtenção do grau de Mestre em Português Língua Estrangeira/Língua Segunda, intitulada: "A produção escrita no ensino-aprendizagem do Português como Língua Estrangeira (PLE) no Senegal", orientado pelo Doutor Fausto Felix Geert Caels e coorientado pela Doutora Margarita Maria Correia Ferreira. Universidade de Letras de Lisboa.
Arguente
Adrien Modeste Mendy (Mestrado)
2022 Integração do júri para obtenção do grau de Doutor em Didática das Línguas, Multilinguismo e Educação para a Cidadania Global (DDL-MECG), no ramo de Didática do Português, especialidade Ensino do Português Língua Estrangeira (LE/L2), com a tese intitulada ¿O uso de materiais autênticos com estudantes A1 no ensino de português língua não materna para fins específicos¿, com orientação de Susana Correia.
Arguente
Pedro Miguel Branco Caeiro (Doutoramento)
2021 Integração, como arguente, do projeto final de Curso de Doutoramento em Linguística, área de especialidade em Linguística e Ensino de Língua, do doutorando Juliano Sippel, intitulado Ensino de escrita e desenvolvimento de manuais didáticos, presidido pela Professora Doutora Maria Antónia Coutinho e com tutoria da Professora Doutora Ana Madeira, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas de Lisboa.
Arguente
Juliano Sippel (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciencias Sociais e Humanas, Portugal

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2020 - 2021 Domínios de Lingu@gem (1980-5799)

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2018 - 2018 VII EMEP - Encontro Mundial sobre o ensino de Português e do I Simpósio de Ensino de Português a Falantes de Espanhol [VII EMEP - World Meeting on teaching Portuguese and First Symposium on Teaching Portuguese to Spanish Speakers].
Avaliador
University of Pittsburgh, PA., Estados Unidos

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2022/02 - 2022/07 1.1. Conversação em Português IV (Licenciatura em Tradução e Interpretação Português/Chinês-Chinês/Português) 1.2. Português IV (Licenciatura em Tradução e Interpretação Português/Chinês-Chinês/Português) 1.3. Gramática IV (Licenciatura em Tradução e Interpretação Português/Chinês-Chinês/Português) 1.4. Projeto (Licenciatura em Língua Portuguesa Aplicada) 1.5. Estágio (Licenciatura em Tradução e Interpretação Português/Chinês-Chinês/Português) 1.6. Português para Fins Específicos III - Módulo Saúde (Licenciatura em Tradução e Interpretação) (Licenciatura) Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2022/02 - 2022/07 Educação Intercultural Pós-graduação em Ensino do Português como Língua Não Materna (Pós-Graduação) Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2022/06 - 2022/06 Curso de Formação acreditado para Professores (grupos 300, 220, 210, 200, 110) Designação da formação: “Ensino de Línguas Baseado em Tarefas: princípios fundamentais e implementação em sala de aula” Registo: CCPFC/ACC-107634/20 Modalidade: Oficina de Formação (à distância) Nº de horas acreditadas: 30 horas [https://www.instituto-camoes.pt/activity/servicos-online/ensino-a-distancia/formacao-continua-de-professores] Formação de Professores de PLE (Outros) Camoes Instituto da Cooperacao e da Lingua, Portugal
2021/10 - 2022/05 Curso de Formação acreditado de Professores (grupos 300, 220, 210, 200, 110) Modalidade: Oficina de Formação (Plataforma de ensino à distância) Nº de horas acreditadas: 30 horas Ensino de Línguas Baseado em tarefas: princípios fundamentais e modo de implementação (Outros) Camoes Instituto da Cooperacao e da Lingua, Portugal
2021/10 - 2022/02 Curso de Formação acreditado para Professores (grupos 300, 220, 210, 200, 110) Designação da formação: “Ensino de Línguas Baseado em Tarefas: princípios fundamentais e implementação em sala de aula” Registo: CCPFC/ACC-107634/20 Modalidade: Oficina de Formação (à distância) Nº de horas acreditadas: 30 horas [https://www.instituto-camoes.pt/activity/servicos-online/ensino-a-distancia/formacao-continua-de-professores] Formação de Professores de PLE (Outros) Camoes Instituto da Cooperacao e da Lingua, Portugal
2021/02 - 2021/07 1. Redação IV; 2. Conversação IV; 3. Língua Portuguesa como Língua Estrangeira Aplicada (Módulo de Gestão) (Licenciatura) Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2021/02 - 2021/06 Curso de Formação acreditado para Professores da Rede do Ensino do Português no Estrangeiro/Camões -IP (Luxemburgo). Local: Luxemburgo (não presencial). Duração: 30 horas (Especialização pós-licenciatura)
2021/02 - 2021/06 Curso de Formação acreditado de Professores (grupos 300, 220, 210, 200, 110) Modalidade: Oficina de Formação (Plataforma de ensino à distância) Nº de horas acreditadas: 30 horas (Outros) Camoes Instituto da Cooperacao e da Lingua, Portugal
2020/10 - 2021/03 Curso de Formação acreditado para Professores da Rede do Ensino do Português no Estrangeiro/Camões -IP (Alemanha). Duração: 30 horas (Especialização pós-licenciatura)
2021/01 - 2021/01 Curso de Formação acreditado de Professores de Inglês (grupos 120 e 220): Formação - Ensino de Línguas Baseado em Tarefas: princípios fundamentais e modo de implementação (3ª edição): Local: Centro Luís Krus da Universidade Nova de Lisboa: Duração: 24horas Curso de formação de professores (acreditado) (Especialização pós-licenciatura) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciencias Sociais e Humanas, Portugal
2020/08 - 2020/08 Formação: Ensino por tarefas: princípios e modo de Implementação (Universidade do Minho) Curso Breve não conferente a grau (Verão com Ciência) (Mestrado) Universidade do Minho Centro de Estudos Humanísticos, Portugal
2020/05 - 2020/06 Curso de Formação acreditado de Professores (grupos 120 e 220): Designação da formação: Ensino de Línguas Baseado em Tarefas: princípios fundamentais e modo de implementação: Organização: Centro Luís Krus - FCSH da Universidade Nova de Lisboa (2ª edição, e-learning) Duração: 24h Curso de formação de professores (acreditado) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciencias Sociais e Humanas, Portugal
2019/09/16 - 2020 1. Língua Portuguesa I; 2. Língua Portuguesa II; 3. Língua Portuguesa como Língua Aplicada I (Módulo comércio); 4. Português para fins específicos (Módulo Economia); 5. Géneros Textuais I; 6. Conversação em Português III; 7. Redação em Português IV. (Licenciatura) Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2019/11 - 2019/11 Curso breve acreditado: Task-based Language Teaching for young learners Integrado num evento acreditado de 6 hora; Peep19 Meeting, dirigido a Professores de Inglês (grupos 120 e 220): Local: Universidade do Algarve. Escola Superior de Educação Duração: 24horas Curso de formação de professores (acreditado) Centre for English Translation and Anglo-Portuguese Studies, Portugal

Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
2019/10 - 2019/10 Curso de Formação acreditado de Professores (grupos 120 e 220): Designação da formação: ¿Ensino de Línguas Baseado em Tarefas: princípios fundamentais e modo de implementação: Organização: Centro Luís Krus - FCSH da Universidade Nova de Lisboa Data: 12, 19 e 26 de outubro (1ª edição - presencial) Duração: 24h Curso de formação de professores (acreditado) (Outros) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciencias Sociais e Humanas, Portugal
2019/05 - 2019/05 Curso de Formação de Professores de Inglês (grupos 120 e 220): Ensino de Línguas Baseado em Tarefas: princípios fundamentais e modo de implementação (Universidade do Algarve) Curso de Formação de Professores (acreditado) (Outros) Universidade do Algarve - Campus de Gambelas, Portugal
2018 - 2019 1. Português como Língua Estrangeira (A1) - Programa SiPN (Study in Portugal Network da Fundação Luso-Americana); 2. Português como Língua Estrangeira (A2) - Emory University/SiPN (Study in Portugal Network da Fundação Luso-Americana); 3. Português como Língua Estrangeira (A2) - Curso intensivo de verão. Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciencias Sociais e Humanas, Portugal
2016/03 - 2017/08 1. Idioma Moderno II – Portugués; 2. Literatura Extranjera para Traductores (Portugués) Mínor Estudios Portugueses (Bachelor (1.º ciclo de estudos)) Universitat Autonoma de Barcelona, Espanha
2016 - 2017 1. Língua Portuguesa - Nível Intermédio 1 (B1.1); 2. Língua Portuguesa -Nível Avançado 1 (B2.1) Universitat Autonoma de Barcelona, Espanha
2013/03 - 2013/03 Curso de Formação acreditado para Professores da Rede do Ensino do Português no Estrangeiro (Alemanha) Local: Estugarda (Alemanha) Duração: 40 horas Curso de Formação de Professores Coordenação do Ensino do Português na Alemanha/Instituto Camões, Alemanha
2009 - 2010 1. Prática linguística (expressão escrita)/ Schriftlicher Ausdruck portugiesisch (5240385); 2. Curso de Língua Portuguesa (A1)/ Spracherwerb Portugiesisch, Niveau 0 (5240380); 3. Cultura e História de Portugal / Landeskunde/Geschichte Portugals (5240382); Técnicas de expressão oral e escrita (5240423); Prática linguística (expressão escrita)/ Schriftlicher Ausdruck portugiesisch (5240416); Prática linguística (expressão oral) / Mündlicher Ausdruck portugiesisch (5240417) (Bachelor) Humboldt Universität zu Berlin Institut für Romanistik, Alemanha
2009 - 2010 1,. Curso de Língua Portuguesa (A1.1-A1.2)/ Portugiesisch Grundmodul 2 (54 403a); 2. Curso de Língua Portuguesa (A2/B1)/ Portugiesisch Grundmodul 3-4 (54 406); Curso de Língua Portuguesa (A1)/ Portugiesisch Grundmodul 1 (54 400); Curso de Língua Portuguesa (A1.2-A2.1)/ Portugiesisch Grundmodul 3 (54 405) Freie Universitat Berlin, Alemanha
2008 - 2009 1. Curso de Língua Portuguesa (A1)/ Spracherwerb, Niveau 0 Portugiesisch (5240377); 2. Prática linguística (expressão escrita)/ Schriftlicher Ausdruck portugiesisch (5240433); 3 Prática linguística (expressão oral)/ Mündlicher Ausdruck portugiesisch (5240434); 4. Técnicas de expressão oral e escrita (5240439) (Bachelor) Humboldt Universität zu Berlin Institut für Romanistik, Alemanha
2008 - 2009 1. Curso de Língua Portuguesa (A1.2-A2.1)/ Portugiesisch Grundmodul 3 (54 403); 2.Curso de Língua Portuguesa (B1)/ Portugiesisch Basismodul 1 (54 405); 3 Curso de Língua Portuguesa (A2/B1)/ Portugiesisch Grundmodul 3-4 (54 403I/II) (Bachelor) Freie Universitat Berlin, Alemanha
2007 - 2008 1. Cultura e história de Portugal e do Brasil/Landeskunde Geschichte Portugal u. Brasilien (52 379); 2. Curso de Língua Portuguesa/ Basismodul Portugiesisch (52 378); 3. Prática linguística (expressão escrita)/ Landeskundlich orientierte Sprachpraxis - schr. Ausdruck (52 380); 4. Prática linguística (expressão oral)/ Landeskundlich orientierte Sprachpraxis - mdl. Ausdruck (52 381); 5. Técnicas de expressão oral e escrita (52 441). Humboldt Universität zu Berlin Institut für Romanistik, Alemanha
2007 - 2008 1. Curso de Língua Portuguesa (A1 e A2)/ Grundmodul Portugiesisch 1-2 (54 400 I/II); 2. Curso de Língua Portuguesa (A2/B1)/ Portugiesisch Grundmodul 3-4 (54 403). Freie Universitat Berlin, Alemanha
2006 - 2007 1. Curso de Língua Portuguesa (A1)/ Grundkurs Teil 1 (52 318); 2. Expressão oral (52 470); 3. Redacção de textos (52 471); 4. Prática linguística (expressão escrita)/ Landeskundlich orientierte Sprachpraxis - schr. Ausdruck (52 415); 5. Prática linguística (expressão oral)/ Landeskundlich orientierte Sprachpraxis - mdl. Ausdruck (52 416); 6. Técnicas de expressão oral e escrita (52 413) (Bachelor) Humboldt Universität zu Berlin Institut für Romanistik, Alemanha
2006 - 2007 1. Curso de Língua Portuguesa (A1 e A2)/ Grundmodul Portugiesisch 1-2 (54 401); 2. Curso de Língua Portuguesa (A2/B1)/ Portugiesisch Grundmodul 3-4 (54 402) (Bachelor) Freie Universitat Berlin, Alemanha
2005 - 2006 1. Curso de Língua Portuguesa (A1)/ Grundkurs Teil 1 (52 485); 2. Expressão oral, Nivel I (52 408); 3. Expressão oral, Nivel II (52 409); 4. Redação de textos (52 410); 5. Curso de Língua Portuguesa (A2)/ Grundkurs Portugiesisch 2 (o.Nr.); 6.. Expressão oral, redacção de textos 1 - Portugiesisch (52 498); 7. Expressão oral, redacção de textos 2 - Portugiesisch (52 499); 8. Introdução à Literatura Portuguesa (52 494) (Bachelor) Humboldt Universität zu Berlin Institut für Romanistik, Alemanha
2005 - 2006 1. Curso de Língua Portuguesa (A1 e A2)/ Grundmodul Portugiesisch 1-2 (54 400); 2. Curso de Língua Portuguesa (A2/B1)/ Portugiesisch Grundmodul 3-4 (54 401) (Bachelor) Freie Universitat Berlin, Alemanha
2004 - 2005 1. Curso de Língua Portuguesa (A1)/ Grundkurs Teil 1 (52 435); 2. Expressão oral, Nível I e II (52 439); 3. Redação de textos, Nível II (52 440); 4. Curso de Língua Portuguesa (A2) / Grundkurs Portugiesisch Teil 2 (52 438); 5. Cultura Portuguesa (52 437); 6. Expressão oral e redação de textos (52 440) (Bachelor) Humboldt Universität zu Berlin Institut für Romanistik, Alemanha
2004 - 2005 1. Curso de Língua Portuguesa (B1) / Basismodul 1 (17 202) ; 2. Cultura Portuguesa contemporânea (17 195); 3. Curso de Língua Portuguesa (nível A2/B1) / Grundmodul Portugiesisch 2 (54 400); 4. Curso de Língua Portuguesa (nível B2) / Basismodul Portugiesisch 2 (54 420) (Bachelor) Freie Universitat Berlin, Alemanha
2003 - 2004 1. Introdução ao estudo da Língua Portuguesa como língua estrangeira (Níveis A1/A2) Universidade de Aveiro, Portugal
2002 - 2003 1. Português como Língua Materna (7º ano de escolaridade); 2. Português como Língua Materna (9º ano de escolaridade). (Ensino básico 3º ciclo) Ministerio da Educacao, Portugal
2001 - 2002 1. Laboratório de Língua Portuguesa I ; 2. Português para fins específicos (A1); 3. Português para fins específicos (A2); 4. Gramática da Língua Portuguesa I; 5. Laboratório de Língua Portuguesa II; 5. Português para fins específicos (B1); 6. Português para fins específicos (B2); 7. Gramática da Língua Portuguesa II (Bachelor (1.º ciclo de estudos)) Universidade Nacional de Timor Leste, Timor - Leste

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2018 - Atual Associação Portuguesa de Professores de Inglês (APPI) - [Portuguese Association of English Teachers] membro
2015/06 - Atual IALIC: International Association for Languages and Intercultural Communication membro
2011/04 - Atual MATSDA - The Materials Development Association membro
2006/01 - Atual Associação de Professores de Português (APP) / Association of Portuguese Teachers membro

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2022 - Atual Membro da Comissão científica do 8th TEFL Virtual Conference Learning to communicate – communicating to learn: English language learning in formal education. Keynote speakers Will Baker (University of Southampton, UK), María del Pilar García Mayo (University of the Basque Country, Spain), Dina Tsagari (OsloMet University, Norway); Flávia Vieira (University of Minho, Portugal). 13-14 Janeiro 2023, FCSH/CETAPS (Universidade Nova de Lisboa). https://tefl8fcsh2023.wordpress.com/organising-scientific-committee/
Membro
2020/11/12 - 2020/11/14 Membro da organização de conferência: "Teachers and teacher educators: Education and professional development for early language learning" (FCSH de Lisboa, 2020)
Membro
Centre for English Translation and Anglo-Portuguese Studies, Portugal
2016 - 2017 XVII e XVI Prémio de tradução Giovanni Pontiero 2016 e 2017
Membro
Universitat Autonoma de Barcelona, Espanha

Tutoria

Tópico Nome do aluno
2020/10 - 2021/07 Tutoria semanal Cao Shiqi (Ana); Li Zan (Teresa); Ming Yunpeng (António); Zhou Yanlu (Elva) e Liu Changyi (Cecília).
2020 - 2021 Tutoria quinzenal Xiao Mengxuan (Quito), Ye Xiaoming (Richard), Zhang Jieyu (Leira), Zhang Yanqiu (Jacinta), Zhang Yuh
2019 - 2020 Tutoria semanal U SAM WAN (Estela); LAU SUT LAM (Phoebe); WAN WING SUM (Christina); SOU WENG TONG (Valéria); LI WEN