Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Ana Catarina Leiria de Mendonça Coutinho de Castro
Nomes de citação
- Castro, Catarina
Identificadores de autor
- Ciência ID
- BF1E-826E-D83A
- ORCID iD
- 0000-0001-7263-7455
- Researcher Id
- N-8010-2017
Endereços de correio eletrónico
- ana.castro@ipleiria.pt (Profissional)
- catarina.castro@fcsh.unl.pt (Profissional)
Websites
- https://www.cetaps.com/catarina-castro/ (Académico)
- www.linkedin.com/in/catarina-castro-phd-64b76335 (Rede social)
Domínios de atuação
- Humanidades - Línguas e Literaturas - Línguas Específicas
- Humanidades - Línguas e Literaturas - Estudos Gerais da Linguagem
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
- Humanidades - Outras Humanidades
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Inglês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Alemão | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) | |
Espanhol; Castelhano | Utilizador independente (B2) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B2) | Utilizador proficiente (C1) | |
Francês | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) |
Português (Idioma materno) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2017/09/01 - 2019/09/01
Concluído
|
Linguística Aplicada /Formação de Professores (Pós-doutoramento)
Especialização em Linguística Aplicada/Ciências da Educação
Universidade Nova de Lisboa Centro de Investigação em Comunicação Informação e Cultura Digital Pólo FCSHNOVA, Portugal
|
|
2011/04 - 2015/07
Concluído
|
Languages, Literatures and Cultures - Second Language Teaching (Doutoramento)
Especialização em Second Language Teaching
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciencias Sociais e Humanas, Portugal
"Materiais para o Ensino do Português como Língua Estrangeira: Uma Proposta de Aprendizagem baseada em Tarefas [Materials
for the teaching of Portuguese as a foreign language: A learning proposal based on tasks]" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Muito Bom - Aprovada por unanimidade |
2006 - 2008
Concluído
|
Ensino Português como Língua Segunda e Estrangeira (Mestrado)
Especialização em Ensino do Português como Língua Segunda e Estrangeira
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciencias Sociais e Humanas, Portugal
"Desenvolvimento da competência de aprendizagem: uma exigência da educação do século XXI: o caso dos manuais de português
língua estrangeira [Developing learning competence: a demand for 21st century education. The case of Portuguese as a Foreign
language" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Muito Bom |
2001 - 2003
Concluído
|
Ramo de Ensino em Línguas e Literaturas Modernas variante de Estudos Portugueses (Pós-Graduação)
Especialização em Línguas e Literaturas Modernas variante de Estudos Portugueses
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
|
|
1996 - 2000
Concluído
|
Licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas variante de Estudos Portugueses (Licenciatura)
Especialização em Línguas e Literaturas Modernas variante de Estudos Portugueses
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2021/08/01 - 2022/02/27 | Investigador Contratado (Investigação) | Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
Centre for English Translation and Anglo-Portuguese Studies, Portugal | ||
2017/09/01 - 2019/09/01 | Pós-doutorado (Investigação) | Fundacao para a Ciencia e a Tecnologia, Portugal |
Centre for English Translation and Anglo-Portuguese Studies, Portugal (...) |
||
2011/04 - 2015/03 | Investigador (Investigação) | Fundacao para a Ciencia e a Tecnologia, Portugal |
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciencias Sociais e Humanas, Portugal |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2022/02/28 - Atual | Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal |
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal | ||
2019/09/16 - 2021/07/31 | Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal |
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal (...) |
||
2018 - 2019 | Leitor (Docente Universitário) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciencias Sociais e Humanas, Portugal |
2016/02 - 2017/08 | Leitor (Docente Universitário) | Universitat Autonoma de Barcelona, Espanha |
2004/09 - 2010/08 | Leitor (Docente Universitário) | Universidade Humboldt, Alemanha |
2004/09 - 2010/08 | Leitor (Docente Universitário) | Freie Universitat Berlin, Alemanha |
2003/05 - 2003/07 | Monitor (Docente Universitário) | Universidade de Aveiro, Portugal |
2000/09 - 2001/08 | Leitor (Docente Universitário) | Universidade Nacional de Timor Leste, Timor - Leste |
Universidade Nacional de Timor Leste, Timor - Leste |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2016/02 - 2017/08 | Responsável Centro de Língua Portuguesa em Barcelona | Camoes Instituto da Cooperacao e da Lingua, Portugal |
Universitat Autonoma de Barcelona, Espanha | ||
2016/02 - 2017/08 | Coordenação Exames de Português Língua Estrangeira (CAPLE) - Universidade Autónoma de Barcelona | Camoes Instituto da Cooperacao e da Lingua, Portugal |
Universitat Autonoma de Barcelona, Espanha | ||
2016 - 2017 | Coordenação cursos extracurriculares de PLE (CLP Barcelona) | Camoes Instituto da Cooperacao e da Lingua, Portugal |
Universitat Autonoma de Barcelona, Espanha | ||
2004/08 - 2010/08 | Coordenação Exames de Português Língua Estrangeira (CAPLE) - Universidade Humboldt de Berlim | Camoes Instituto da Cooperacao e da Lingua, Portugal |
Humboldt Universität zu Berlin Institut für Romanistik, Alemanha |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2020 - 2021 | Formação de professores de Português como Língua Não Materna (Camões - IP) | Camoes Instituto da Cooperacao e da Lingua, Portugal |
2020 - 2021 | Coautora de materiais didáticos: Português para Fins Específicos | Camoes Instituto da Cooperacao e da Lingua, Portugal |
Camoes Instituto da Cooperacao e da Lingua, Portugal | ||
2019 - 2021 | Formação de professores de inglês (Centro Luís Krus/FCSH de Lisboa) | Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2016/03 - 2017/08 | Coordenação cursos extracurriculares de Português Língua Estrangeira (CLP - Barcelona) | Camoes Instituto da Cooperacao e da Lingua, Portugal |
Universitat Autònoma de Barcelona Facultat de Filosofia i Lletres, Espanha | ||
2017 - 2017 | Autora de materiais didáticos para PLE/PL2 | Lidel Edições Técnicas Lda, Portugal |
2016 - 2017 | Elaboração de recursos digitais para PLE/PL2 | Porto Editora, Portugal |
2002/09/01 - 2003/08/31 | Professor de Português (3º ciclo) | Ministerio da Educacao, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2017/09 - 2019/08/31 | New approaches to language learning at an early age: the role of training in the receptivity of English teachers to pedagogical
innovation (Fundação para a Ciência e Tecnologia)
Bolseiro de Pós-Doutoramento
Centre for English Translation and Anglo-Portuguese Studies, Portugal
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciencias Sociais e Humanas, Portugal |
Fundacao para a Ciencia e a Tecnologia
Em curso
|
2011/04 - 2015/03 | Materials for Portuguese as a Foreign Language: A learning proposal based on tasks (Fundação para a Ciência e Tecnologia)
Bolseiro de Doutoramento
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciencias Sociais e Humanas, Portugal
|
Fundacao para a Ciencia e a Tecnologia
Concluído
|
2010/09 - 2011/02 | Recursos para a aprendizagem de Português como Língua não Materna (Programa Fernão Mendes Pinto/Camões - IP)
Bolseiro de Investigação
Camoes Instituto da Cooperacao e da Lingua, Portugal
|
Camoes Instituto da Cooperacao e da Lingua
Concluído
|
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2021/08/01 - Atual | Developing skills for the 21st century: towards a version of task-based approach suitable for the development of Portuguese
as a Foreign Language around the world
DOI 10.54499/2020.00764.CEECIND/CP1586/CT0039
Investigador responsável
Fundacao para a Ciencia e a Tecnologia, Portugal
Centre for English Translation and Anglo-Portuguese Studies, Portugal Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
Fundacao para a Ciencia e a Tecnologia
Em curso
|
2023 - 2026 | An assessment mindset intervention: Professional development through a blended MOOC. (AMI-bMOOC)
Investigador
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
Centre for English Translation and Anglo-Portuguese Studies, Portugal |
Fundacao para a Ciencia e a Tecnologia
Em avaliação
|
2019 - 2024 | Projeto Oriente.com.pt
000000000000
Professor/facilitador
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
Não financiado
|
2022/09 - 2022/12 | Link Me Up - 1000 ideias? - Sistema de Apoio à cocriação de inovação, criatividade e empreendedorismo
POCI-03-33B5-FSE-072070
POCH-04-5267-FSE-000814
Facilitador
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
European and International Unit
Concluído
|
2006 - 2007 | A promoção da autonomia dos estudantes na aprendizagem de línguas (Sprachenzentrum - Berlim)
SLZ/FU
Outra
Freie Universität Berlin Zentraleinrichtung Sprachenzentrum, Alemanha
|
Freie Universität Berlin Zentraleinrichtung Sprachenzentrum
Concluído
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2020 - Atual | PFMO (Timor-Leste - Camões - Instituto da Cooperação e da Língua)
PFMO (Timor-Leste)
Camoes Instituto da Cooperacao e da Lingua, Portugal
|
Camoes Instituto da Cooperacao e da Lingua
Em curso
|
2023/02 - 2023/07 | Projeto Skills4Future: Innovative Practices
000000000
Investigador
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
|
Concluído
|
2020/07/07 - 2020/10/30 | Verão com Ciência (Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho - CEHUM)
Outra
Universidade do Minho Centro de Estudos Humanísticos, Portugal
|
Fundacao para a Ciencia e a Tecnologia
Concluído
|
2016 - 2017 | Organização e acessibilidade do acervo bibliográfico do Centro de Língua Portuguesa de Barcelona
CLP Barcelona
Investigador responsável
Universitat Autònoma de Barcelona Facultat de Traducció i d'Interpretació, Espanha
|
Camoes Instituto da Cooperacao e da Lingua Universitat Autònoma de Barcelona Facultat de Traducció i d'Interpretació |
2016 - 2017 | Recursos digitais para a aprendizagem de Português como Língua não Materna (Porto Editora/Camões-IP)
Escola Virtual
Escola Virtual
|
Concluído
|
2012/03 - 2013/12 | Images of (teaching) Portuguese abroad: From research to intervention (Coordenação do Ensino do Português na Alemanha - Camões
-IP)
Outra
Coordenação do Ensino do Português na Alemanha /Instituto Camões, Alemanha
Camoes Instituto da Cooperacao e da Lingua, Portugal |
Coordenação do Ensino do Português na Alemanha /Instituto Camões
Concluído
|
2008/10 - 2010/10 | Data collection for learning Portuguese as a second language/ Recolha de Dados de Aprendizagem de Português Língua Estrangeira
(Centro de Linguística da Universidade de Lisboa)
Centro de Linguística da Universidade de Lisboa
Universidade de Lisboa Centro de Linguística, Portugal
Camoes Instituto da Cooperacao e da Lingua, Portugal |
Universidade de Lisboa Centro de Linguística Camoes Instituto da Cooperacao e da Lingua Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de livro |
|
Livro |
|
Manual |
|
Poster em conferência |
|
Revisão de livro |
|
Tese / Dissertação |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2022/11/06 | Inovação no ensino de línguas: abordagens e desafios. |
CEPE Venezuela/Camões IP (Venezuela)
|
2022/06 | Competência Comunicativa e Competência Intercultural: Uma proposta de promoção integrada |
CLiC-IPL (Politécnico de Lisboa), (Lisboa, Portugal)
|
2022/05 | The development of Intercultural Communicative Competence through tasks: a project to train teachers of Portuguese as a Foreign Language |
ESECS (Politécnico de Leiria) (Leiria)
|
2022/05 | Educação intercultural e ensino de línguas | 5.º Congresso Internacional “Pelos mares da língua portuguesa
Universidade de Aveiro (Aveiro)
|
2022/04 | Educação Intercultural e ensino de línguas em contexto universitário | II Congresso Ensino de Linguagens
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) (Rio de Janeiro, Brasil)
|
2022/04 | O ensino de línguas e educação intercultural: uma proposta de implementação |
Columbia University (Nova Iorque, Estados Unidos)
|
2022/02 | Instructional environments conducive to developing Intercultural Communicative Competence |
University of Arizona (Arizona, Estados Unidos)
|
2021/12 | Pedagogia de género no ensino do português a falantes chineses: algumas reflexões metodológicas. |
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2021/12 | Abordagens alternativas para o desenvolvimento da competência intercultural |
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2021/12 | Materiais para o ensino e aprendizagem de PLE em ambiente de aprendizagem mediado por computador |
Faculdade de Ciências e Letras e do Programa de Pós-Graduação em Linguística e Língua Portuguesa da Universidade Estadual
Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP (São Paulo, Brasil)
|
2021/08 | Developing intercultural competence through Task-Based Language Teaching |
MATSDA and School of Languages, Literacies and Translation, Universiti Sains Malaysia Malaysia in collaboration with Wasit
University (Malásia)
|
2021/07 | Towards a version of task-based approach suitable for the development of Portuguese as a Foreign Language around the world (Part II) |
CETAPS - Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2021/06/16 | Fatores que promovem o uso do manual: a perspetiva dos estudantes de Português como Língua Adicional |
Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (Coimbra)
|
2021/05/19 | Developing intercultural competence through Task-Based Language Teaching. | III International Conference on New Trends in Foreign Language Teaching
Universidade de Granada (Granada, Espanha)
|
2021/04/17 | Ensino de Línguas Baseado em Tarefas: princípios fundamentais. | Jornada sobre o Ensino do Português Línguas Estrangeiras – Experiências e Perspetivas
ESECS - Politécnico de Leiria (Leiria, Portugal)
|
2021/02 | Developing skills for the 21st century: towards a version of task-based approach suitable for the development of Portuguese as a Foreign Language around the world | CETAPS / TEALS Advanced Research Seminar Challenges, solutions, and synergies
CETAPS (Universidade Nova de Lisboa) (Lisboa, Portugal)
|
2020/11 | Abordagens metodológicas para o ensino da língua à distância. Comunicação apresentada no Simpósio SIPLE 2020 - Recursos digitais para o ensino de PLE/PL: novas práticas para novos desafios | Simpósio SIPLE 2020 - Recursos digitais para o ensino de PLE/PL: novas práticas para novos desafios |
2020/08 | A gramática no Ensino de Línguas Baseado em Tarefas (IX EMEP) | IX Encontro Mundial sobre o Ensino de Português - online (EMEP)
Organização: AOTP - American Organization of Teachers of Portuguese (Estados Unidos)
|
2019/11 | Using TBLT in Primary English Education (Peep18 Meeting/ESE do Algarve) | Peep18 Meeting
Escola Superior de Educação do Algarve (Faro)
|
2019/07 | Encorajar a inovação metodológica no ensino de línguas: um projeto de formação de professores (Encontro com a Ciência 2019) | Ciência 2019 - Encontro com a Ciência e Tecnologia
Fundação para a Ciência e Tecnologia (Lisboa, Portugal)
|
2019/06 | Assessment of textbook usage by learners of Portuguese as a Foreign Language (Universidade de Liverpool) | Liverpool 2019 Conference/MATSDA (The Materials Development Association)
University of, Liverpool, Reino Unido (Liverpool, Reino Unido)
|
2018/12 | Ensino de Línguas Baseado em Tarefas: a sua implementação em ambientes virtuais de aprendizagem (Universidade Aberta) | Inovação e Tecnologia no Ensino de Línguas
Universidade Aberta (Lisboa, Portugal)
|
2018/11 | Developing intercultural competence through Task-Based Language Teaching (FCSH - 7th International Conference on Teaching English as a Foreign Language) | 7th International Conference on Teaching English as a Foreign Language
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas de Lisboa da Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2018/10 | Pedagogia por tarefas: elaborar materiais para alunos do 1º ciclo (Escola Superior de Educação de Lisboa) | Peep Meeting 18
Escola Superior de Educação de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2018/10 | Compreender o Ensino de Línguas Baseado em Tarefas, à luz do conceito de tarefa (UBI - 2º Encontro de Línguas Ibéricas) | 2º Encontro de Línguas Ibéricas
Universidade da Beira Interior (Covilhã, Portugal)
|
2018/07 | Encorajar a inovação metodológica no ensino de línguas: um projeto de formação de professores (Ciência 2018 - Encontro com a Ciência e Tecnologia) | Ciência 2018 - Encontro com a Ciência e Tecnologia
Fundação para a Ciência e Tecnologia (Lisboa, Portugal)
|
2018/07 | Implementar o Ensino de Línguas Baseado em Tarefas na aula de Português Língua Não Materna (Univ. Minho - VII Simpósio Internacional da Língua Portuguesa) | VII Simpósio Internacional da Língua Portuguesa
Instituto de Educação/Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2018/06 | Ensino de Línguas Baseado em Tarefas: princípios para a elaboração de materiais didáticos (Kings College, Londres - II SINEPLA) | II Simpósio Internacional sobre o Ensino de Português como Língua Adicional
Kings College (Londres, Reino Unido)
|
2018/05 | Task-based language teaching: planning a teacher training programme | II International Conference on New trends in foreign language teaching
University of Granada (Granada (Espanha), Espanha)
|
2017/10 | Ensino de Línguas Baseado em Tarefas: da teoria à prática [Task-Based Language Teaching: from theory to practice] | Simpósio SIPLE 2017 – PLE/L2: Contextos, Usos e Práticas de Ensino
SIPLE- Sociedade Internacional de Português Língua Estrangeira (Lisboa, Portugal)
|
2017/09 | Ensino de Línguas Baseado em Tarefas: da teoria à prática [Task-Based Language Teaching: from theory to practice] | Peep 17
Escola Superior de Educação do Porto (Porto, Portugal)
|
2017/07 | Novas abordagens para o ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras [New approaches to second language learning and teaching] | Ciência 2017 - Encontro com a Ciência e Tecnologia
Fundação para a Ciência e Tecnologia (Lisboa, Portugal)
|
2014 | Desenvolvimento da Competência Comunicativa Intercultural de Estudantes Universitários: Uma Proposta Modular por Tarefas (ICIALIC - Universidade de Aveiro) | Internacional Conference of the International Association for Languages and Intercultural Communication (IALIC)
Universidade de Aveiro (Aveiro (Portugal), Portugal)
|
2013/04 | Formação de Professores de Português Língua de Herança – da investigação à intervenção ou retalhos da vida de um projeto [Teacher education of Portuguese as a heritage language – From Research to Intervention or Sketches from a Project] | Simpósio Internacional de Ensino da Língua Portuguesa (Ensinar e aprender Português num mundo plural)
Escola Superior de Santarém (Santarém, Portugal)
|
2013 | Elaboração de materiais para o ensino de línguas estrangeiras baseada em teorias de aquisição linguística [Developing materials for the teaching of second languages based on acquisition theories] | no III SIELP – Simpósio Internacional de Ensino da Língua Portuguesa (Ensinar e aprender Português num mundo plural)
Escola Superior de Educação de Santarém (Santarém, Portugal)
|
2013 | Imagens do (ensino) português no estrangeiro: Da investigação à intervenção. [Images of (teaching) Portuguese abroad: From research to intervention] | II Congresso de Formação de Professores de Português na Alemanha. Representações e estereótipos no ensino-aprendizagem de
línguas
Coordenação do Ensino do Português na Alemanha - Instituto Camões (Estugarda, Alemanha)
|
2012/10 | O desenvolvimento da expressão oral nos manuais de língua estrangeira: princípios de elaboração de materiais didáticos [The development of oral skills in foreign language textbooks: Principles for the development of didactic materials] | International Conference - Falar/Speaking: a competência oral no ensino de uma língua estrangeir
Universidade católica/ Research Center for Communication and Culture (Lisboa, Portugal)
|
2012 | O que falta nos (ou a falta de) de materiais especificamente dirigidos ao ensino do Português como Língua Estrangeira em contexto universitário [What is missing in (or the lack of) materials specifically directed to teaching Portuguese as a foreign language in a university context] | Encontro 2012: Português Língua Não Materna Partilha de Práticas de Ensino e de Experiências De Aprendizagem
ILTEC - Instituto de Linguística Teórica e Computacional (Lisboa, Portugal)
|
2012 | Learning Portuguese in European Universities: principles for textbook development | MATSDA/University of Limerick Conference: Applied Linguistics and Materials Development
MATSDA- The Materials Development Association (Limerick, Irlanda)
|
2012 | Materiais para o ensino do Português como Língua Estrangeira em contexto universitário [Materials for the teaching of Portuguese as a foreign language in a university context] | Jornadas Pedagógicas de Português de Estocolmo 2012 - Jornadas Pedagógicas de Português de Estocolmo 2012
Universidade de Estocolmo - Institutionen för Spanska, Portugisiska och Latinamerikastudier (Estocolmo, Suécia)
|
2012 | Princípios de elaboração de materiais didáticos para o ensino de línguas estrangeiras [Principles for the development of didactic materials for the teaching of foreign languages] | 1º Congresso Doutoral da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas.
Faculdade de C iências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2012 | O desenvolvimento de materiais para o ensino de línguas estrangeiras [Principles for the development of didactic materials for the teaching of foreign languages] | Encontro Internacional – Línguas, Linguística Aplicada e Tradução
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
|
2011 | A especificidade dos materiais didáticos dirigidos ao ensino do Português como Língua Estrangeira em contexto universitário [The specificity of didactic materials for the teaching of Portuguese as a foreign language in a university context] | 3º Colóquio Internacional Manuais Escolares - Manuais e novas práticas
Universidade Lusófona – Instituto Da Educação (Lisboa, Portugal)
|
2011 | Princípios de elaboração de materiais didáticos para o ensino do Português como Língua Estrangeira em contexto universitário [Principles for the development of didactic materials for the teaching of Portuguese as a foreign language in a university context] | IX Congresso de Lusitanistas Descobrimento e Utopias: a diversidade dos países de língua portuguesa
Universidade de Viena (Viena, Áustria)
|
2011 | Manuais para o ensino de Português ciomo Língua Estrangeira (PLE) em contexto universitário [Textbooks for teaching Portuguese as a foreign language in a university context] | Congresso Internacional “Línguas 2011 – Comunicação sem fronteiras
Escola Superior de Educação de Bragança (Bragança, Portugal)
|
2009 | Aprender Português depois de (muitas) outras línguas estrangeiras: implicações pedagógico-didácticas no ensino do PLE junto de um público adulto [Learning Portuguese after (many) other foreign languages: Pedagogical and didactic implications for the teaching of Portuguese as a foreign language to adults] | II Simpósio Mundial de de Estudos Portugueses. Évora
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
|
2004 | Análise do manual A Actualidade em Português: dirigido ao ensino do português como Língua estrangeira e Língua Segunda [Analysis of the textbook A Actualidade em Português aimed to the teaching of Portuguese as a foreign/second language] | Jornadas Académicas dos Mestrados em Ensino de PL2/PLE e LCPAEP ( Imagens e Ressonâncias)
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2020 - Atual | Coorientação do projeto de dissertação de Inês Isabel Martins de Sousa, aluna do curso de Mestrado em Estudos Luso-alemães
na Universidade do Minho, com o título: O ensino de línguas baseado em tarefas aplicado ao alemão - língua estrangeira. Um
estudo experimental. Orientação: Professora Doutora Cristina Flores (Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade
do Minho).
Coorientador
|
Universidade do Minho Instituto de Letras e Ciências Humanas, Portugal
|
2020 - Atual | Coorientação do projeto de dissertação de Youxuan Zhang, aluna do curso de Mestrado em Português Língua Não Materna – Português
Língua Estrangeira e Língua Segunda na Universidade do Minho, com o título: O Ensino de Línguas Baseado em Tarefas na aprendizagem
do Presente e Futuro do Conjuntivo em Português. em pareceria com Orientação: Professor Doutor José Teixeira (Instituto de
Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho).
Coorientador
|
Universidade do Minho Instituto de Letras e Ciências Humanas, Portugal
|
2016/02 - 2017/08 | Orientação, formação e acompanhamento de duas bolseiras licenciadas do Centro de Língua Portuguesa do Camões IP em Barcelona.
Bolseiras: Beatriz Carvalho e Elvira Arderius (renovação da bolsa) financiadas ao abrigo dos programas Fernão Mendes Pinto
do Camões IP;
Finalidades da bolsa: colaboração em projetos de investigação-ação e apoio ao funcionamento geral do Centro de Língua Portuguesa
do Camões IP em Barcelona.
Orientador
|
Camoes Instituto da Cooperacao e da Lingua, Portugal
|
2016 - 2017 | Bolseira Fernão Mendes Pinto
Orientador
|
Camoes Instituto da Cooperacao e da Lingua, Portugal
Universitat Autònoma de Barcelona Facultat de Filosofia i Lletres, Espanha |
2016 - 2017 | Bolseira Fernão Mendes Pinto
Orientador
|
Camoes Instituto da Cooperacao e da Lingua, Portugal
Universitat Autònoma de Barcelona Facultat de Filosofia i Lletres, Espanha |
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2022/07 - Atual | Membro da Comissão organizadora do Advanced Research Seminar (CETAPS) – Researching Materials Development for Language Learning.
Key Speakers: Sílvia Melo-Pfeifer & Chrysi Rapanta, Conference Convenors: Sandie Mourão, FCSH de Lisboa, 13 de julho.
(2022/07 - 2022/07)
Seminário
|
Universidade Nova de Lisboa, Portugal Centre for English Translation and Anglo-Portuguese Studies, Portugal |
2021 - Atual | TEALS Advanced Research Seminar – Language in Education
The TEALS Advanced Research Seminars takes place online two times a year, in February and July, with the objective of providing
avenues of interaction between established and early career researchers to address areas of research associated with languages
in education. As scientific seminars, they aim to contribute towards breaking new ground in language education and to involve
the presentation and discussion of both recently published work and research in progress. All CETAPS/TEALS members (2021)
Seminário (Coorganizador)
|
Centre for English Translation and Anglo-Portuguese Studies, Portugal |
2022 - 2023 | Membro da Comissão organizadora do 8th TEFL Virtual Conference Learning to communicate – communicating to learn: English language
learning in formal education. Keynote speakers Will Baker (University of Southampton, UK), María del Pilar García Mayo (University
of the Basque Country, Spain), Dina Tsagari (OsloMet University, Norway); Flávia Vieira (University of Minho, Portugal). 13-14
Janeiro 2023, FCSH/CETAPS (Universidade Nova de Lisboa).
https://tefl8fcsh2023.wordpress.com/organising-scientific-committee/
(2022 - 2023)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade Nova de Lisboa, Portugal Centre for English Translation and Anglo-Portuguese Studies, Portugal |
2022/02/03 - 2022/02/03 | Membro da Comissão organizadora do Advanced Research Seminar - Researching Materials Development for Language Learning. Key
Speaker: Professor Brian Tomlinson. Conference Convenors: Ana Leão and Catarina Castro, FCSH de Lisboa, 3 de fevereiro. (2022/02/03 - 2022/02/03)
Seminário (Coorganizador)
|
Universidade Nova de Lisboa, Portugal Centre for English Translation and Anglo-Portuguese Studies, Portugal |
2022/02 - 2022/02 | Membro da Comissão organizadora do Advanced Research Seminar (CETAPS)– Researching Materials Development for Language Learning.
Key Speaker: Professor Brian Tomlinson. Conference Convenors: Ana Leão and Catarina Castro, FCSH, Universidade Nova de Lisboa,
3 de fevereiro. (2022/02 - 2022/02)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade Nova de Lisboa, Portugal Centre for English Translation and Anglo-Portuguese Studies, Portugal |
2021 - 2021 | Picturebooks and graphic narratives in education and translation: Mediation and multimodality. Online host. Conference Convenors:
Sandie Mourão and Karen Bennett (CETAPS). Data e local de realização: FCSH de Lisboa,
[https://picbookseducation.wordpress.com/]
(2021/06/24 - 2021/06/25)
Conferência (Outra)
|
Centre for English Translation and Anglo-Portuguese Studies, Portugal Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
2020/11 - 2020/11 | Confererence Teachers and teacher educators: Education and professional development for early language learning. Membro da
Comissão organizadora constituída por: Carlos Ceia (FCSH, Universidade Nova de Lisboa), Ana Gonçalves Matos (FCSH, Universidade
Nova de Lisboa), Maria Ellison (FLUP, Universidade do Porto). Conference Convenors: Sandie Mourão (CETAPS, Universidade Nova
de Lisboa) e Carolyn Leslie (FCSH, Universidade Nova de Lisboa). [https://tedell2020.wordpress.com/te (2020 - 2020)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Centre for English Translation and Anglo-Portuguese Studies, Portugal |
2016 - 2017 | XVI e XVII Prémio de tradução Giovanni Pontiero 2016 e 2017 (2016 - 2017)
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universitat Autonoma de Barcelona, Espanha |
2016/05/10 - 2016/05/10 | Membro da Comissão organizadora em parceria com o Consulado Geral de Portugal em Barcelona na participação dos escritores
portugueses, José Luís Peixoto e Fernando Pinto do Amaral no evento, que se realizou na Biblioteca Guinardó - Mercè Rodoreda,
no dia 10 de maio de 2016.
(2016/05)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Camoes Instituto da Cooperacao e da Lingua, Portugal Consulado Geral de Portugal em Barcelona, Espanha |
2010 - 2010 | Conferência O novo acordo ortográfico, ministrada pela Prof. Dra. Sílvia Melo-Pfeifer, na Universidade Livre de Berlim. Membro
da Comissão organizadora em parceria com elementos da Universidade Livre de Berlim. (2010 - 2010)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Freie Universitat Berlin, Alemanha Camoes Instituto da Cooperacao e da Lingua, Portugal |
2009 - 2009 | Conferência Sociologia da Sociedade Portuguesa apresentada pelo Prof. Dr. António Eduardo Mendonça, na Universidade Livre
de Berlim, em abril de 2009. (2009 - 2009)
Conferência
|
Humboldt Universität zu Berlin Institut für Romanistik, Alemanha Camoes Instituto da Cooperacao e da Lingua, Portugal |
2009 - 2009 | Participação portuguesa no programa científico da 22.ª Expolingua de Berlim. Membro da Comissão Organizadora em parceria com
a Embaixada de Portugal em Berlim. [https://poeticia.blogspot.com/2009/10/portugal-na-expolingua-2009.html] [https://www.yumpu.com/de/document/read/47282384/vortragsprogrammexpolingua]
(2009 - 2009)
Exposição (Membro da Comissão Organizadora)
|
Camoes Instituto da Cooperacao e da Lingua, Portugal |
2009 - 2009 | Ciclo de conferências para o Dia da Língua Portuguesa (4 de maio). Membro da Comissão organizadora em parceria com elementos
da Universidade Livre de Berlim. Conferências: A tradução Português/Alemão, da responsabilidade da tradutora Niki Graça;
A intercompreensão em línguas românicas¿, apresentado pela Prof. Dra. Sílvia Melo Pfeifer. (2009 - 2009)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Camoes Instituto da Cooperacao e da Lingua, Portugal |
2009 - 2009 | Participação do Camões IP no programa científico da 19ª Expolingua de Berlim, Membro da Comissão organizadora em parceria
com a Embaixada de Portugal em Berlim. (2009 - 2009)
Exposição (Membro da Comissão Organizadora)
|
Camoes Instituto da Cooperacao e da Lingua, Portugal |
2008 - 2008 | Participação do Camões IP no programa científico da 21.ª Expolingua de Berlim. Membro da Comissão Organizadora em parceria
com a Embaixada de Portugal em Berlim.
[https://www.instituto-camoes.pt/en/institutional/publications/jornal-de-letras-pt/ic-na-expolingua-de-berlim]
[https://www.rtp.pt/noticias/cultura/portugal-na-expolingua-feira-internacionalde-linguas-e-culturas-de-berlim_n167895]
(2008 - 2008)
Exposição (Membro da Comissão Organizadora)
|
Camoes Instituto da Cooperacao e da Lingua, Portugal |
2007 - 2007 | Palestra com o realizador Marcelo Gomes (bolseiro do DAAD) e exibição do filme "Cinema, Aspirinas e Urubus"
Membro da Comissão organizadora em parceria com elementos do Instituto de Românicas da Universidade Humboldt de Berlim.
(2007 - 2007)
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Camoes Instituto da Cooperacao e da Lingua, Portugal |
2007 - 2007 | Participação Camões IP no programa científico da 20.ª Expolingua de Berlim. Membro da Comissão organizadora em parceria com
a Embaixada de Portugal em Berlim [https://www.instituto-camoes.pt/sobre/publicacoes/jornal-de-letras/lingua-e-cultura-em-noticias-n-119]
(2007 - 2007)
Exposição (Membro da Comissão Organizadora)
|
Camoes Instituto da Cooperacao e da Lingua, Portugal |
2005 - 2005 | Participação do Camões IP no programa científico da 18ª Expolingua de Berlim. Membro da Comissão organizadora em parceria
com a Embaixada de Portugal em Berlim.
(2005 - 2005)
Exposição (Membro da Comissão Organizadora)
|
Camoes Instituto da Cooperacao e da Lingua, Portugal |
2005 - 2005 | Palestra e leitura bilingue de poemas por Paulo Teixeira. Membro da Comissão organizadora em parceria com elementos do Instituto
de Românicas da Universidade Humboldt de Berlim.
[https://www.lyrikline.org/pt/poemas/potsdamer-platz-5398]
(2005 - 2005)
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Camoes Instituto da Cooperacao e da Lingua, Portugal |
2005 - 2005 | Ciclo de conferências dedicado à Cultura Portuguesa Contemporânea com António Pinto Ribeiro, Fernando Cabral Martins e José
Maria Vieira Mendes. Membro da Comissão organizadora em parceria com elementos do Instituto de Românicas da Universidade Humboldt
de Berlim e Embaixada de Portugal em Berlim.
(2005 - 2005)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Camoes Instituto da Cooperacao e da Lingua, Portugal |
2005 - 2005 | Ciclo de conferências no âmbito da celebração dos 40 anos do acordo cultural luso alemão.
Membro da Comissão organizadora em parceria com elementos da Universidade Livre de Berlim e Embaixada de Portugal em Berlim.
Conferencistas: Sr. Embaixador de Portugal em Berlim, Dr. João de Valera; Prof. Dr. João Barrento; Dr. Fernando Nunes de
Almeida; Prof. Dr. Fernando Clara; Prof. Dr. Menshing; e Prof. Dr. Mackiewicz.
(2005 - 2005)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Camoes Instituto da Cooperacao e da Lingua, Portugal |
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2022 | Integração do júri para apreciação da Dissertação, para obtenção do grau de Mestre em Português Língua Estrangeira/Língua
Segunda, intitulada: "A produção escrita no ensino-aprendizagem do Português como Língua Estrangeira (PLE) no Senegal", orientado
pelo Doutor Fausto Felix Geert Caels e coorientado pela Doutora Margarita Maria Correia Ferreira. Universidade de Letras de
Lisboa.
Arguente
|
Adrien Modeste Mendy (Mestrado) |
2022 | Integração do júri para obtenção do grau de Doutor em Didática das Línguas, Multilinguismo e Educação para a Cidadania Global
(DDL-MECG), no ramo de Didática do Português, especialidade Ensino do Português Língua Estrangeira (LE/L2), com a tese intitulada
¿O uso de materiais autênticos com estudantes A1 no ensino de português língua não materna para fins específicos¿, com orientação
de Susana Correia.
Arguente
|
Pedro Miguel Branco Caeiro (Doutoramento) |
2021 | Integração, como arguente, do projeto final de Curso de Doutoramento em Linguística, área de especialidade em Linguística
e Ensino de Língua, do doutorando Juliano Sippel, intitulado Ensino de escrita e desenvolvimento de manuais didáticos, presidido
pela Professora Doutora Maria Antónia Coutinho e com tutoria da Professora Doutora Ana Madeira, na Faculdade de Ciências Sociais
e Humanas de Lisboa.
Arguente
|
Juliano Sippel (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciencias Sociais e Humanas, Portugal
|
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2020 - 2021 | Domínios de Lingu@gem (1980-5799) |
Comissão de avaliação
Descrição da atividade Tipo de assessoria |
Instituição / Organização | Entidade financiadora | |
---|---|---|---|
2018 - 2018 | VII EMEP - Encontro Mundial sobre o ensino de Português e do I Simpósio de Ensino de Português a Falantes de Espanhol [VII
EMEP - World Meeting on teaching Portuguese and First Symposium on Teaching Portuguese to Spanish Speakers].
Avaliador
|
University of Pittsburgh, PA., Estados Unidos |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2022/02 - 2022/07 | 1.1. Conversação em Português IV (Licenciatura em Tradução e Interpretação Português/Chinês-Chinês/Português) 1.2. Português IV (Licenciatura em Tradução e Interpretação Português/Chinês-Chinês/Português) 1.3. Gramática IV (Licenciatura em Tradução e Interpretação Português/Chinês-Chinês/Português) 1.4. Projeto (Licenciatura em Língua Portuguesa Aplicada) 1.5. Estágio (Licenciatura em Tradução e Interpretação Português/Chinês-Chinês/Português) 1.6. Português para Fins Específicos III - Módulo Saúde (Licenciatura em Tradução e Interpretação) | (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal |
2022/02 - 2022/07 | Educação Intercultural | Pós-graduação em Ensino do Português como Língua Não Materna (Pós-Graduação) | Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
2022/06 - 2022/06 | Curso de Formação acreditado para Professores (grupos 300, 220, 210, 200, 110) Designação da formação: “Ensino de Línguas Baseado em Tarefas: princípios fundamentais e implementação em sala de aula” Registo: CCPFC/ACC-107634/20 Modalidade: Oficina de Formação (à distância) Nº de horas acreditadas: 30 horas [https://www.instituto-camoes.pt/activity/servicos-online/ensino-a-distancia/formacao-continua-de-professores] | Formação de Professores de PLE (Outros) | Camoes Instituto da Cooperacao e da Lingua, Portugal |
2021/10 - 2022/05 | Curso de Formação acreditado de Professores (grupos 300, 220, 210, 200, 110) Modalidade: Oficina de Formação (Plataforma de ensino à distância) Nº de horas acreditadas: 30 horas | Ensino de Línguas Baseado em tarefas: princípios fundamentais e modo de implementação (Outros) | Camoes Instituto da Cooperacao e da Lingua, Portugal |
2021/10 - 2022/02 | Curso de Formação acreditado para Professores (grupos 300, 220, 210, 200, 110) Designação da formação: “Ensino de Línguas Baseado em Tarefas: princípios fundamentais e implementação em sala de aula” Registo: CCPFC/ACC-107634/20 Modalidade: Oficina de Formação (à distância) Nº de horas acreditadas: 30 horas [https://www.instituto-camoes.pt/activity/servicos-online/ensino-a-distancia/formacao-continua-de-professores] | Formação de Professores de PLE (Outros) | Camoes Instituto da Cooperacao e da Lingua, Portugal |
2021/02 - 2021/07 | 1. Redação IV; 2. Conversação IV; 3. Língua Portuguesa como Língua Estrangeira Aplicada (Módulo de Gestão) | (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal |
2021/02 - 2021/06 | Curso de Formação acreditado para Professores da Rede do Ensino do Português no Estrangeiro/Camões -IP (Luxemburgo). Local: Luxemburgo (não presencial). Duração: 30 horas | (Especialização pós-licenciatura) | |
2021/02 - 2021/06 | Curso de Formação acreditado de Professores (grupos 300, 220, 210, 200, 110) Modalidade: Oficina de Formação (Plataforma de ensino à distância) Nº de horas acreditadas: 30 horas | (Outros) | Camoes Instituto da Cooperacao e da Lingua, Portugal |
2020/10 - 2021/03 | Curso de Formação acreditado para Professores da Rede do Ensino do Português no Estrangeiro/Camões -IP (Alemanha). Duração: 30 horas | (Especialização pós-licenciatura) | |
2021/01 - 2021/01 | Curso de Formação acreditado de Professores de Inglês (grupos 120 e 220): Formação - Ensino de Línguas Baseado em Tarefas: princípios fundamentais e modo de implementação (3ª edição): Local: Centro Luís Krus da Universidade Nova de Lisboa: Duração: 24horas | Curso de formação de professores (acreditado) (Especialização pós-licenciatura) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciencias Sociais e Humanas, Portugal |
2020/08 - 2020/08 | Formação: Ensino por tarefas: princípios e modo de Implementação (Universidade do Minho) | Curso Breve não conferente a grau (Verão com Ciência) (Mestrado) | Universidade do Minho Centro de Estudos Humanísticos, Portugal |
2020/05 - 2020/06 | Curso de Formação acreditado de Professores (grupos 120 e 220): Designação da formação: Ensino de Línguas Baseado em Tarefas: princípios fundamentais e modo de implementação: Organização: Centro Luís Krus - FCSH da Universidade Nova de Lisboa (2ª edição, e-learning) Duração: 24h | Curso de formação de professores (acreditado) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciencias Sociais e Humanas, Portugal |
2019/09/16 - 2020 | 1. Língua Portuguesa I; 2. Língua Portuguesa II; 3. Língua Portuguesa como Língua Aplicada I (Módulo comércio); 4. Português para fins específicos (Módulo Economia); 5. Géneros Textuais I; 6. Conversação em Português III; 7. Redação em Português IV. | (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Leiria, Portugal |
2019/11 - 2019/11 | Curso breve acreditado: Task-based Language Teaching for young learners Integrado num evento acreditado de 6 hora; Peep19 Meeting, dirigido a Professores de Inglês (grupos 120 e 220): Local: Universidade do Algarve. Escola Superior de Educação Duração: 24horas | Curso de formação de professores (acreditado) | Centre for English Translation and Anglo-Portuguese Studies, Portugal Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal |
2019/10 - 2019/10 | Curso de Formação acreditado de Professores (grupos 120 e 220): Designação da formação: ¿Ensino de Línguas Baseado em Tarefas: princípios fundamentais e modo de implementação: Organização: Centro Luís Krus - FCSH da Universidade Nova de Lisboa Data: 12, 19 e 26 de outubro (1ª edição - presencial) Duração: 24h | Curso de formação de professores (acreditado) (Outros) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciencias Sociais e Humanas, Portugal |
2019/05 - 2019/05 | Curso de Formação de Professores de Inglês (grupos 120 e 220): Ensino de Línguas Baseado em Tarefas: princípios fundamentais e modo de implementação (Universidade do Algarve) | Curso de Formação de Professores (acreditado) (Outros) | Universidade do Algarve - Campus de Gambelas, Portugal |
2018 - 2019 | 1. Português como Língua Estrangeira (A1) - Programa SiPN (Study in Portugal Network da Fundação Luso-Americana); 2. Português como Língua Estrangeira (A2) - Emory University/SiPN (Study in Portugal Network da Fundação Luso-Americana); 3. Português como Língua Estrangeira (A2) - Curso intensivo de verão. | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciencias Sociais e Humanas, Portugal | |
2016/03 - 2017/08 | 1. Idioma Moderno II – Portugués; 2. Literatura Extranjera para Traductores (Portugués) | Mínor Estudios Portugueses (Bachelor (1.º ciclo de estudos)) | Universitat Autonoma de Barcelona, Espanha |
2016 - 2017 | 1. Língua Portuguesa - Nível Intermédio 1 (B1.1); 2. Língua Portuguesa -Nível Avançado 1 (B2.1) | Universitat Autonoma de Barcelona, Espanha | |
2013/03 - 2013/03 | Curso de Formação acreditado para Professores da Rede do Ensino do Português no Estrangeiro (Alemanha) Local: Estugarda (Alemanha) Duração: 40 horas | Curso de Formação de Professores | Coordenação do Ensino do Português na Alemanha/Instituto Camões, Alemanha |
2009 - 2010 | 1. Prática linguística (expressão escrita)/ Schriftlicher Ausdruck portugiesisch (5240385); 2. Curso de Língua Portuguesa (A1)/ Spracherwerb Portugiesisch, Niveau 0 (5240380); 3. Cultura e História de Portugal / Landeskunde/Geschichte Portugals (5240382); Técnicas de expressão oral e escrita (5240423); Prática linguística (expressão escrita)/ Schriftlicher Ausdruck portugiesisch (5240416); Prática linguística (expressão oral) / Mündlicher Ausdruck portugiesisch (5240417) | (Bachelor) | Humboldt Universität zu Berlin Institut für Romanistik, Alemanha |
2009 - 2010 | 1,. Curso de Língua Portuguesa (A1.1-A1.2)/ Portugiesisch Grundmodul 2 (54 403a); 2. Curso de Língua Portuguesa (A2/B1)/ Portugiesisch Grundmodul 3-4 (54 406); Curso de Língua Portuguesa (A1)/ Portugiesisch Grundmodul 1 (54 400); Curso de Língua Portuguesa (A1.2-A2.1)/ Portugiesisch Grundmodul 3 (54 405) | Freie Universitat Berlin, Alemanha | |
2008 - 2009 | 1. Curso de Língua Portuguesa (A1)/ Spracherwerb, Niveau 0 Portugiesisch (5240377); 2. Prática linguística (expressão escrita)/ Schriftlicher Ausdruck portugiesisch (5240433); 3 Prática linguística (expressão oral)/ Mündlicher Ausdruck portugiesisch (5240434); 4. Técnicas de expressão oral e escrita (5240439) | (Bachelor) | Humboldt Universität zu Berlin Institut für Romanistik, Alemanha |
2008 - 2009 | 1. Curso de Língua Portuguesa (A1.2-A2.1)/ Portugiesisch Grundmodul 3 (54 403); 2.Curso de Língua Portuguesa (B1)/ Portugiesisch Basismodul 1 (54 405); 3 Curso de Língua Portuguesa (A2/B1)/ Portugiesisch Grundmodul 3-4 (54 403I/II) | (Bachelor) | Freie Universitat Berlin, Alemanha |
2007 - 2008 | 1. Cultura e história de Portugal e do Brasil/Landeskunde Geschichte Portugal u. Brasilien (52 379); 2. Curso de Língua Portuguesa/ Basismodul Portugiesisch (52 378); 3. Prática linguística (expressão escrita)/ Landeskundlich orientierte Sprachpraxis - schr. Ausdruck (52 380); 4. Prática linguística (expressão oral)/ Landeskundlich orientierte Sprachpraxis - mdl. Ausdruck (52 381); 5. Técnicas de expressão oral e escrita (52 441). | Humboldt Universität zu Berlin Institut für Romanistik, Alemanha | |
2007 - 2008 | 1. Curso de Língua Portuguesa (A1 e A2)/ Grundmodul Portugiesisch 1-2 (54 400 I/II); 2. Curso de Língua Portuguesa (A2/B1)/ Portugiesisch Grundmodul 3-4 (54 403). | Freie Universitat Berlin, Alemanha | |
2006 - 2007 | 1. Curso de Língua Portuguesa (A1)/ Grundkurs Teil 1 (52 318); 2. Expressão oral (52 470); 3. Redacção de textos (52 471); 4. Prática linguística (expressão escrita)/ Landeskundlich orientierte Sprachpraxis - schr. Ausdruck (52 415); 5. Prática linguística (expressão oral)/ Landeskundlich orientierte Sprachpraxis - mdl. Ausdruck (52 416); 6. Técnicas de expressão oral e escrita (52 413) | (Bachelor) | Humboldt Universität zu Berlin Institut für Romanistik, Alemanha |
2006 - 2007 | 1. Curso de Língua Portuguesa (A1 e A2)/ Grundmodul Portugiesisch 1-2 (54 401); 2. Curso de Língua Portuguesa (A2/B1)/ Portugiesisch Grundmodul 3-4 (54 402) | (Bachelor) | Freie Universitat Berlin, Alemanha |
2005 - 2006 | 1. Curso de Língua Portuguesa (A1)/ Grundkurs Teil 1 (52 485); 2. Expressão oral, Nivel I (52 408); 3. Expressão oral, Nivel II (52 409); 4. Redação de textos (52 410); 5. Curso de Língua Portuguesa (A2)/ Grundkurs Portugiesisch 2 (o.Nr.); 6.. Expressão oral, redacção de textos 1 - Portugiesisch (52 498); 7. Expressão oral, redacção de textos 2 - Portugiesisch (52 499); 8. Introdução à Literatura Portuguesa (52 494) | (Bachelor) | Humboldt Universität zu Berlin Institut für Romanistik, Alemanha |
2005 - 2006 | 1. Curso de Língua Portuguesa (A1 e A2)/ Grundmodul Portugiesisch 1-2 (54 400); 2. Curso de Língua Portuguesa (A2/B1)/ Portugiesisch Grundmodul 3-4 (54 401) | (Bachelor) | Freie Universitat Berlin, Alemanha |
2004 - 2005 | 1. Curso de Língua Portuguesa (A1)/ Grundkurs Teil 1 (52 435); 2. Expressão oral, Nível I e II (52 439); 3. Redação de textos, Nível II (52 440); 4. Curso de Língua Portuguesa (A2) / Grundkurs Portugiesisch Teil 2 (52 438); 5. Cultura Portuguesa (52 437); 6. Expressão oral e redação de textos (52 440) | (Bachelor) | Humboldt Universität zu Berlin Institut für Romanistik, Alemanha |
2004 - 2005 | 1. Curso de Língua Portuguesa (B1) / Basismodul 1 (17 202) ; 2. Cultura Portuguesa contemporânea (17 195); 3. Curso de Língua Portuguesa (nível A2/B1) / Grundmodul Portugiesisch 2 (54 400); 4. Curso de Língua Portuguesa (nível B2) / Basismodul Portugiesisch 2 (54 420) | (Bachelor) | Freie Universitat Berlin, Alemanha |
2003 - 2004 | 1. Introdução ao estudo da Língua Portuguesa como língua estrangeira (Níveis A1/A2) | Universidade de Aveiro, Portugal | |
2002 - 2003 | 1. Português como Língua Materna (7º ano de escolaridade); 2. Português como Língua Materna (9º ano de escolaridade). | (Ensino básico 3º ciclo) | Ministerio da Educacao, Portugal |
2001 - 2002 | 1. Laboratório de Língua Portuguesa I ; 2. Português para fins específicos (A1); 3. Português para fins específicos (A2); 4. Gramática da Língua Portuguesa I; 5. Laboratório de Língua Portuguesa II; 5. Português para fins específicos (B1); 6. Português para fins específicos (B2); 7. Gramática da Língua Portuguesa II | (Bachelor (1.º ciclo de estudos)) | Universidade Nacional de Timor Leste, Timor - Leste |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2018 - Atual | Associação Portuguesa de Professores de Inglês (APPI) - [Portuguese Association of English Teachers] | membro |
2015/06 - Atual | IALIC: International Association for Languages and Intercultural Communication | membro |
2011/04 - Atual | MATSDA - The Materials Development Association | membro |
2006/01 - Atual | Associação de Professores de Português (APP) / Association of Portuguese Teachers | membro |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2022 - Atual | Membro da Comissão científica do 8th TEFL Virtual Conference Learning to communicate – communicating to learn: English language
learning in formal education. Keynote speakers Will Baker (University of Southampton, UK), María del Pilar García Mayo (University
of the Basque Country, Spain), Dina Tsagari (OsloMet University, Norway); Flávia Vieira (University of Minho, Portugal). 13-14
Janeiro 2023, FCSH/CETAPS (Universidade Nova de Lisboa).
https://tefl8fcsh2023.wordpress.com/organising-scientific-committee/
Membro
|
|
2020/11/12 - 2020/11/14 | Membro da organização de conferência: "Teachers and teacher educators: Education and professional development for early language
learning" (FCSH de Lisboa, 2020)
Membro
|
Centre for English Translation and Anglo-Portuguese Studies, Portugal |
2016 - 2017 | XVII e XVI Prémio de tradução Giovanni Pontiero 2016 e 2017
Membro
|
Universitat Autonoma de Barcelona, Espanha |
Tutoria
Tópico | Nome do aluno | |
---|---|---|
2020/10 - 2021/07 | Tutoria semanal | Cao Shiqi (Ana); Li Zan (Teresa); Ming Yunpeng (António); Zhou Yanlu (Elva) e Liu Changyi (Cecília). |
2020 - 2021 | Tutoria quinzenal | Xiao Mengxuan (Quito), Ye Xiaoming (Richard), Zhang Jieyu (Leira), Zhang Yanqiu (Jacinta), Zhang Yuh |
2019 - 2020 | Tutoria semanal | U SAM WAN (Estela); LAU SUT LAM (Phoebe); WAN WING SUM (Christina); SOU WENG TONG (Valéria); LI WEN |