Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Ana Isabel Vasconcelos
Nomes de citação
- Vasconcelos, Ana Isabel
- Ana Isabel Vasconcelos
- Ana Isabel P. Teixeira de Vasconcelos
Identificadores de autor
- Ciência ID
- C11D-5953-63A9
- ORCID iD
- 0000-0001-6737-0055
Endereços de correio eletrónico
- aivasconcelos@yahoo.com (Pessoal)
Domínios de atuação
- Humanidades - Línguas e Literaturas - Literaturas Específicas
- Ciências Sociais - Ciências da Comunicação - Ciências da Informação
- Humanidades - Artes - Estudo das Artes da Representação (música, teatro e dramaturgia)
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Inglês | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) |
Espanhol; Castelhano | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | |||
Francês | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B2) | Utilizador proficiente (C2) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2000/10/17
Concluído
|
Estudos Portugueses (Doutoramento)
Especialização em Literatura Portuguesa
Universidade Aberta, Portugal
"O Drama Histórico Português do Século XIX ou Ficções da Representação Histórica no Tempo de Almeida Garrett (1836-56) " (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Aprovado com distinção e louvor |
1991/01/05
Concluído
|
Estudos Literários Comparados (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"Pedro, o Cru: o real e o simbólico" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Muito Bom |
1979/07/31
Concluído
|
Filologia Germânica (Licenciatura)
Universidade de Lisboa - Faculdade de Letras, Portugal
|
15 |
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2000/10/17 - 2023/10/31 | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade Aberta, Portugal |
1991/01/05 - 2000/10/16 | Assistente (Docente Universitário) | Universidade Aberta, Portugal |
Universidade Aberta, Portugal | ||
1989/10/02 - 1991/01/04 | Assistente Estagiário (Docente Universitário) | Universidade Aberta, Portugal |
Universidade Aberta, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2014 - 2023/10/31 | Membro do Conselho Editorial | Universidade Aberta, Portugal |
2016 - 2023 | Coordenadora Científica da Comunidade de "Língua, Literatura e Cultura Portuguesas" do Repositório Aberto | Universidade Aberta, Portugal |
2021/09 - 2022/09 | Coordenadora do Curso de Qualificação para Estudos Superiores | Universidade Aberta - Departamento de Humanidades, Portugal |
Universidade Aberta, Portugal | ||
2019 - 2022/02 | Membro do Conselho Coordenador do Departamento de Humanidades | Universidade Aberta - Departamento de Humanidades, Portugal |
Universidade Aberta, Portugal | ||
2021/07 - 2022 | Coordenadora na Licenciatura em Estudos Artísticos | Universidade Aberta - Departamento de Humanidades, Portugal |
Universidade Aberta, Portugal | ||
2018/06 - 2021/06 | Vice-coordenadora na Licenciatura em Estudos Artísticos | Universidade Aberta, Portugal |
2017 - 2021 | Membro Efetivo do Conselho Geral | Universidade Aberta, Portugal |
2015 - 2021 | Vice-coordenadora da Pós-graduação em Ciências da Informação | Universidade Aberta, Portugal |
2019 - 2020 | Membro do Conselho Pedagógico | Universidade Aberta, Portugal |
2018 - 2020 | Coordenadora do Curso de Qualificação para Estudos Superiores | Universidade Aberta, Portugal |
2013 - 2019 | Vice-coordenadora da Licenciatura em Ciências da Informação e da Documentação | Universidade Aberta, Portugal |
2009 - 2016 | Membro do Conselho Coordenador do Departamento de Humanidades | Universidade Aberta, Portugal |
2013 - 2014 | Vice-coordenadora do Doutoramento em Estudos Portugueses | Universidade Aberta, Portugal |
2011 - 2014 | Coordenadora da Pós-graduação em Ciências da Informação e da Documentação | Universidade Aberta, Portugal |
2003 - 2007 | Membro efetivo do Conselho Científico da Universidade Aberta | Universidade Aberta, Portugal |
Universidade Aberta, Portugal | ||
2003 - 2005 | Membro efetivo do Conselho Pedagógico da Universidade Aberta | Universidade Aberta, Portugal |
Universidade Aberta, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2019 - Atual | Membro colaborador do Centro de Literatura Portuguesa (CLP) | Universidade de Coimbra Centro de Literatura Portuguesa, Portugal |
2017 - Atual | Membro Colaborador de Centro de Investigação | Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal |
2001 - Atual | Membro Integrado de Centro de Investigação | Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da UL, Portugal |
2013 - 2023/10/31 | Membro Colaborador de Centro de Investigação | Universidade Aberta - Pólo CLEPUL, Portugal |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2017/09/01 - 2018/10/01 | Teatro proibido e censurado em Portugal no século XIX
FCG/PGLCP-209758
Investigador
Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da UL, Portugal
|
Fundação Calouste Gulbenkian
Concluído
|
2008 - 2013 | VIDA CULTURAL EM CIDADES DE PROVINCIA. Espaço público, sociabilidades e representações (1840-1926)
Investigador
Universidade de Lisboa Centro de Estudos Geográficos, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2008 - 2011 | TEATRO PARA RIR: A COMÉDIA MUSICAL EM TEATROS DE LÍNGUA PORTUGUESA (1849-1900)
Outra
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2006 - 2010 | TETRA (Teatro e Tradução: para uma história da tradução teatral em Portugal 1800-2009)
Investigador
Universidade de Lisboa Centro de Estudos Comparatistas, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2021 - Atual | Lanterna Mágica - Estudo, preservação, uso e re-uso em Portugal no século XIX
PTDC/ART-PER/1702/2021
Consultor Externo
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
2019 - Atual | Cartografar Voltaire em Portugal e na Literatura Portuguesa (séc. XVIII-XXI)
Investigador
Universidade de Coimbra Centro de Literatura Portuguesa, Portugal
|
Em curso
|
2015 - 2023 | Biografias do Teatro Português
Biografias do Teatro Português
Outra
Universidade de Lisboa Centro de Estudos de Teatro, Portugal
|
Teatro Nacional D Maria II EPE Teatro Nacional São João Concluído
|
2016 - 2020 | O antigo Teatro de S. João do Porto (1798-1908): património e cultura teatral no Norte de Portugal
O Velho Teatro de S. João
Investigador
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
|
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de livro |
|
Livro |
|
Poster em conferência |
|
Prefácio / Posfácio |
|
Recurso online |
|
Tese / Dissertação |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2023/01/19 | La fortune de Voltaire sur la scène lisboète de la première moitié du XIX siècle |
Centro de Literatura Portuguesa, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
|
2021/07/16 | La réception de Brutus de Voltaire au Portugal au XIXe siècle (années 20) | Cartografar Voltaire em Portugal e na Literatura Portuguesa - ESTUDOS DE CASO (2.º Workshop)
Centro de Literatura Portuguesa, Faculdade de Letras da Univ. Coimbra (Coimbra, Portugal)
|
2019/11/22 | Traduções do teatro de Voltaire em Portugal | Cartografar Voltaire em Portugal e na Literatura Portuguesa - 1.º Workshop
Centro de Literatura Portuguesa, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
|
2019/10/03 | Teatro Português: de Gil Vicente a Almeida Garrett | TEATRO, CINEMA E TELEVISÃO — ONDE OS ATORES SE CRUZAM COM OS AUTORES
Academia Real de Lisboa
|
2019/09/18 | Um Auto de Gil Vicente, de Almeida Garret | Comunidade de Leitores
Palácio Marquês da Fronteira - Fundação das Casas Fronteira e Alorna
|
2019/04/25 | Celebrando o 25 de abril: "A noite", de José Saramago | Seminário dedicado à celebração do 25 de abril
University of Georgetown (Washington DC)
|
2019/03/22 | O Teatro Luís de Camões: um teatro de bairro? | Memórias de um Teatro de Bairro, Teatro LUCCA
Teatro LUCCA
|
2018/10/19 | As práticas censórias segundo Almeida Garrett | Teatro Proibido e Censurado em Portugal no Século XIX
Universidade de Lisboa - Faculdade de Letras
|
2017/12/05 | Teatro no feminino: Emília das Neves, uma diva oitocentista | Ciclo de Conferências "Arte no Feminino
Academira das Ciências de Lisboa
|
2017/09/30 | O Teatro Declamado no S. João Oitocentista: uma extensão da capital? | O Velho Teatro de S. João do Porto (1798-1908)
Teatro Nacional de S. João
|
2017/06/22 | Os Palcos em Lisboa no Tempo da Grande Guerra: reflexos e dissonâncias | Ninguém sabe que coisa quer. A Grande Guerra e a Crise dos Cânones Culturais
Fundação Calouste Gulbenkian
|
2017/04/20 | O Conde do Farrobo, tradutor do repertório francês: o exemplo de Dumas | O seu a seu dono: no teatro com o Conde do Farrobo
Museu Nacional do Teatro e da Dança
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2014 - 2015 | A Luz que ilumina ‘O Lodo’ – representações existencialistas
Orientador
|
Universidade Aberta, Portugal
|
2012 - 2013 | Zilda: a arte dramática de Alfredo Cortez
Orientador
|
Mestrado em Literatura e Cultura Portuguesas (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2006 - 2007 | A mensagem da História: uma abordagem na Literatura Infantil
Orientador
|
Universidade Aberta, Portugal
|
2006 - 2007 | O motivo histórico em ‘Frei Luís de Sousa’ de Almeida Garrett – para uma abordagem em contexto escolar
Orientador
|
Universidade Aberta, Portugal
|
2005 - 2006 | A personagem D. Pedro na narrativa portuguesa do dealbar do século XXI.
Orientador
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2017/09/10 - Atual | O Velho Teatro de São João do Porto (1798-1908): histórias, culturas e políticas do espetáculo operático e teatral ao longo
do séc. XIX (2017/11/30 - 2017/11/30)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Teatro Nacional São João, Portugal |
2019/02/02 - 2019/09/25 | SHARED MEMORIES: CREATION, RESEARCH AND POLITICS IN THE EUROPEAN CONTEMPORARY STAGE (2019/09/23 - 2019/09/25)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da UL, Portugal Teatro Nacional D Maria II EPE, Portugal |
2019/03/29 - 2019/06/29 | Jornadas "Artes em Diálogo" (2019/06/29 - 2019/06/29)
Encontro (Coorganizador)
|
Universidade Aberta - Departamento de Humanidades, Portugal |
2019/02/04 - 2019/05/18 | Encontro Científico da Licenciatura em Ciências da Informação e da Documentação (2015/05/18)
Encontro
|
Universidade Aberta - Departamento de Humanidades, Portugal |
2018/07/04 - 2018/10/19 | Teatro Proibido e Censurado no Século XIX (2018/10/19 - 2018/10/19)
Encontro (Coorganizador)
|
Faculdade de Letras da UL - Centro de Estudos de Teatro, Portugal |
2017/02/02 - 2017/06/22 | Colóquio de Homenagem a Alfredo Cortez (2017/06/22 - 2017/06/22)
Encontro (Coorganizador)
|
Universidade de Lisboa Centro de Estudos de Teatro, Portugal Museu Nacional do Teatro e da Dança, Portugal |
2017/01/04 - 2017/04/20 | Colóquio intitulado “O seu a seu dono: no teatro com o Conde do Farrobo”, realizado no Teatro Thalia, Lisboa, 20 abril de
2017, promovido pelo Centro de Estudos de Teatro, da FL/UL.
Intervenções de especialistas em história do teatro oitocentista, com especial incidência na figura do Conde do Farrobo, a
quem pertencera aquele espaço agora renovado e erradamente apelidado "Teatro Thalia". Foi discutida a atribuição desta designação
ao espaço e concluiu-se que se deve a um erro de interpretação histórica que urge corrigir. Daí o título do Colóquio. (2017/04/20 - 2017/04/20)
Encontro (Coorganizador)
|
Universidade de Lisboa Centro de Estudos de Teatro, Portugal |
2015/01/12 - 2015/09/18 | Membro da Comissão Organizadora do Colóquio intitulado “Percursos de Genética Teatral: Esboço(s), (Re)escrita(s) e Transmodalização(ões)
dramática(s) / Parcours de Génétique Théâtrale: Brouillon(s), (Ré)écriture(s) et Transmodalisation(s) dramatique(s)”, promovido
pelo Centro de Estudos de Teatro e pela APEF, e realizado na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 17-18 Setembro
2015. (2015/09/17 - 2015/09/18)
Encontro (Coorganizador)
|
Universidade de Lisboa Centro de Estudos de Teatro, Portugal APEF, Portugal |
2013/01/13 - 2013/10/19 | 1º Encontro Ibérico de Bibliotecas das Universidades de Ensino a Distância, 19 de outubro 2013, Universidade Aberta, Lisboa (2013/10/19 - 2013/10/19)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade Aberta, Portugal |
2012/01/05 - 2012/03/15 | Co-organizadora do Workshop “Modelo Pedagógico: cinco anos depois”, promovido pelo Departamento de Humanidades da Universidade
Aberta, 15 março 2012. (2012/03/15 - 2012/03/15)
Encontro (Coorganizador)
|
Universidade Aberta, Portugal |
2010/06/04 - 2010/11/25 | Co-organizadora do Workshop “Cidades de província: temas e problemas”, no âmbito do projeto “Vida cultural em cidades de província:
espaço público, sociabilidades e representações (1840-1926)”, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 25 de Novembro
de 2010. (2010/11/25 - 2010/11/25)
Encontro (Coorganizador)
|
Universidade de Lisboa Centro de Estudos Geográficos, Portugal |
2009/01/05 - 2009/12/11 | Co-organizadora do Colóquio Internacional “Percursos de Genética Teatral: do laboratório de escrita à cena”, promovido pelo
Centro de Estudos de Teatro (CET), Universidade de Lisboa, realizado na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, em
Dezembro (9-11) de 2009. (2009/12/09 - 2009/12/11)
Encontro (Coorganizador)
|
Universidade de Lisboa Centro de Estudos de Teatro, Portugal |
2005/09/09 - 2006/05/26 | Membro da Comissão Organizadora do Colóquio Internacional “Formas e Espaços de Sociabilidade: contributos para uma história
da cultura em Portugal”, promovido pela Universidade Aberta e realizado no Instituto Camões, 24-26 maio 2006. (2006/05/24 - 2006/05/26)
Encontro (Coorganizador)
|
Instituto Camões, Portugal |
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023/11/17 - 2023/11/17 | Intervenção oral sobre a obra de Bernardo Santareno, com o título: O reconhecimento da obra de uma vida. Este encontro foi
organizado no âmbito da representação de duas peças de Bernardo Santareno no Teatro Sá da Bandeira, em Santarém.
Encontro
|
Teatro Sá da Bandeira, Portugal
|
2023/07/19 - 2023/07/19 | Apresentação da obra "Bernardo Santareno, 100 anos: Percursos & Documentos"
Encontro
|
Bernardo Santareno, 100 anos: Percursos & Documentos
Cinemateca Portuguesa Museu do Cinema, Portugal
|
2021/09/16 - 2021/09/16 | Comunicação: O Pecado de João Agonia, de Bernardo Santareno. O Teatro como revisitação histórica
Congresso
|
Universidade de Leipzig, Alemanha
|
2021/07/06 - 2021/07/06 | Moderadora do debate sobre o espetáculo "Hipólito", encenado por Rogério de Carvalho
Festival
|
Festival de Teatro de Almada |
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2017 | É entrar, senhores, é entrar! Teatro de feira em Lisboa: 1850-1919
Arguente principal
|
Paula Cristina Gomes Magalhães (Doutoramento)
Universidade de Lisboa - Faculdade de Letras, Portugal
|
2017 | O Gosto do Público que sustenta o Teatro. Subsídios para o estudo do pensamento teatral popular oitocentista em Portugal
Arguente principal
|
José Guilherme Mora Filipe (Doutoramento)
Universidade de Lisboa - Faculdade de Letras, Portugal
|
2016 | O Insustentável Desejo da Memória. Incursões da Fotografia de Teatro em Portugal
Arguente
|
Filipe André Cordeiro de Figueiredo (Doutoramento)
Universidade de Lisboa - Faculdade de Letras, Portugal
|
2015 | O contador de histórias: das representações literárias ao contexto educativo atual
Presidente do júri
|
Ana Margarida Vieira Luciano (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2015 | Os Gestos e os Paladares da Mesa Camiliana
Presidente do júri
|
Elzira Sá Queiroga (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2014 | O Bairro Teatral: Recreio da Vida Portuense
Arguente principal
|
Daniel Rodrigues Micaelo Rosa (Doutoramento)
Universidade de Lisboa - Faculdade de Letras, Portugal
|
2014 | Du Roman au Théâtre: Adaptations Théâtrales dans la Dramaturgie Franco-Portuguaise au XIXe Siècle
Vogal
|
Lígia Domingos Cipriano do Espírito Santo Agostinho (Doutoramento)
Universidade do Algarve - Campus de Gambelas, Portugal
|
2014 | Marcas do neo-realismo em Bastardos do Sol
Presidente do júri
|
Filipe Domingues Gonçalves Carvalho (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2014 | Teatro D. Fernando. Um Teatro de Curto Prazo
Arguente principal
|
Bruno Henriques (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Faculdade de Letras, Portugal
|
2013 | Feminino em Saramago (seu estatuto social e privado na sobras Memorial do Convento, Evangelho segundo Jesus Cristo, Caim).
Presidente do júri
|
Maria Manuela Fernandes Silva Freitas (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2012 | Também se escreve com palavrinhas: o idioleto de Mia Couto nas suas obras de receção infanto-juvenil
Vogal
|
Ana Luísa Rajão (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2012 | António Pinheiro: Subsídios para a História do Teatro Português.
Arguente principal
|
Luís Filipe Martins da Silva Gameiro (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Faculdade de Letras, Portugal
|
2012 | Braz Burity: Omnes Pro Veritate
Arguente principal
|
Elisabeth Costa (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Faculdade de Letras, Portugal
|
2011 | Júlio César Machado. Cronista de Teatro: os folhetins d’A Revolução de Setembro e do Diário de Notícias
Arguente principal
|
Licínia Rodrigues Ferreira (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Faculdade de Letras, Portugal
|
2010 | Representação do Passado e Representação da História. Drama Histórico. Contexto e Tempo de Mediação
Arguente principal
|
Elsa Henriques Rita dos Santos (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2010 | A Música Teatral na Lisboa de Oitocentos: uma abordagem através da obra de Joaquim Casimiro Júnior (1808-1862
Arguente principal
|
Isabel Maria Dias Novais Gonçalves (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2010 | O papel das palavras estáveis na construção da língua escrita.
Arguente principal
|
Patrícia de Fátima Waltiach (Mestrado)
Universidade de Lisboa Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias, Portugal
|
2010 | Mecanismos de Coesão e Coerência Textual em Redacções do Vestibular: até que ponto elementos dissociáveis na avaliação dos
professores?
Arguente principal
|
Gilvan da Costa Santana (Mestrado)
Universidade de Lisboa Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias, Portugal
|
2010 | O Prefácio de Autor
Presidente do júri
|
Herlander Mário Pratas da Cruz (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2009 | Rafael Bordalo Pinheiro. Imagens e Memórias de Teatro
Arguente
|
Maria Virgílio Cambraia Lopes (Doutoramento)
Universidade de Lisboa - Faculdade de Letras, Portugal
|
2009 | Dois Heróis, Duas Vidas: o caminho estreito da aprendizagem da vida”
Vogal
|
Ana Margarida Castelo Gaspar (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2008 | O Olhar de Carlos Selvagem sobre Portugal d’Aquém e d’Além-Mar. Historiografia. Dramaturgia. Narrativa
Arguente
|
Helena Isabel dos Anjos Reis Jorge (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
|
2008 | Os dias alegres do Ginásio
Arguente principal
|
Paula Cristina Gomes Magalhães (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Faculdade de Letras, Portugal
|
2008 | Eça de Queirós e as Páginas Desconhecidas do ‘Distrito de Évora’
Presidente do júri
|
Ana Paula Fernandes Rodrigues (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2008 | ‘Presença’ ou a Contra-Revolução do Modernismo Português – a crítica de um mito ou mito da crítica?
Vogal
|
Ana Cristina Ferreira Assunção Marrucho (Mestrado) |
2008 | A Tradução do Teatro na Década de Sessenta (séc. XX) em Portugal
Arguente principal
|
Maria Fernanda de Sousa Borges (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2008 | A Tradução em Portugal na Segunda Metade do Século XIX (1850-1900)
Arguente principal
|
Carla Fão Carvalho (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2007 | A Distância Convergente: Eça de Queiroz e Guilherme de Azevedo – Correspondentes da ‘Gazeta de Notícias’ do Rio de Janeiro
Presidente do júri
|
Isabel Cristina do Vale Lages Trabucho (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2007 | O Memorialismo de Bulhão Pato
Arguente principal
|
Isabel Maria Gama Caetano (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
|
2006 | A Obra de Alves Redol para Crianças
Vogal
|
Anabela de Oliveira Figueiredo (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2005 | Óscar Wilde - o conceito de “dandy” nas obras de Óscar Wilde: ‘The Picture of Dorian Gray’, ‘An Ideal Husband’ e ‘The Importance
of Being Earnest’
Presidente do júri
|
Maria Teresa Godinho e Pereira (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2004 | O Mito e o Símbolo em ‘Rio Seco’ de Manuel Rui
Arguente
|
Nanília da Silva Pereira Dias (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2004 | João Anastácio Rosa: ‘Um actor do seu tempo’
Arguente principal
|
Luís Filipe Carraça da Silva (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Faculdade de Letras, Portugal
|
2003 | Múltiplas Vozes: sobre a construção do individual e do social no teatro para crianças
Vogal
|
Glória Maria Lourenço Bastos (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2019/05 - 2019/06 | European Association for the Study od Theatre and Performance (EASTAP) | Lisboa - Faculdade de Letras e Teatro Nacional D. Maria II |
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2013/03 - 2013/03 | E-Journal of Portuguese History (1645-6432) | |
2010 - 2010 | As Faces de Eva. Estudos sobre a mulher (0874-6885) |
Comissão de avaliação
Descrição da atividade Tipo de assessoria |
Instituição / Organização | Entidade financiadora | |
---|---|---|---|
2014 - 2014 | Membre du Comité Scientifique de “Entr’Acte: Études de Théâtre et Performance”. Éditions Le Manuscrit. Paris (2014)
Avaliador
|
||
2013 - 2013 | Membro da equipa de avaliadores da A3ES para avaliação da proposta do curso de 1.º ciclo e do curso de mestrado em Estudos
de Teatro, apresentados pela Universidade de Évora (2013).
Avaliador
|
Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior, Portugal |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2016 - 2018 | Associação Portuguesa de Críticos de Teatro (APCT) | Presidente da Mesa da Assembleia Geral da Associação |
2005 - 2015 | Associação Portuguesa de Críticos de Teatro (APCT) | Presidente do Conselho Fiscal |
Outro júri / avaliação
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2016/11 - 2016/11 | Membro do júri do prémio da Fundação António Quadros, entregue à atriz Carmen Dolores (novembro 2016). | Fundação António Quadros, Portugal |