Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- THYENE DA SILVA BÜRKLE
Nomes de citação
- Bürkle, Thyene
Identificadores de autor
- Ciência ID
- C31E-8482-A7B7
Endereços de correio eletrónico
- thyene@gmail.com (Profissional)
Telefones
- Telemóvel
-
- 965026090 (Pessoal)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação - Educação Geral
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Inglês | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B1) |
Português (Idioma materno) | |||||
Espanhol; Castelhano | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2019/09 - 2023/06
Em curso
|
Ciências da Educação (Doutoramento)
Especialização em Educação
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
|
2010/02/01 - 2011/12/23
Concluído
|
Pós-Graduação em Educação Especial - Formação Continuada de Professores para o Atendimento Educacional Especializado (Postgraduate
Certificate)
Especialização em Educação
Universidade Federal do Ceará, Brasil
|
Aprovada |
2008 - 2010/08/25
Concluído
|
Mestrado em Educação (Master)
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
"A sala de Recursos como suporte à Educação Inclusiva no Município do Rio de Janeiro: das propostas legais à prática cotidiana" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
18 |
2004/03/01 - 2005/03/01
Concluído
|
Curso de Especialização em Educação e Reeducação Psicomotora (Postgraduate Certificate)
Especialização em Educação
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
|
Aprovada |
2003
Concluído
|
Pedagogia (Licence)
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
"Por detrás da lei: inclusão ou exclusão?" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
17 |
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2020/11/03 - 2020/11/28 | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Associação de Ensino Superior São Judas Tadeu, Brasil |
Associação de Ensino Superior São Judas Tadeu, Brasil | ||
2020/09/28 - 2020/10/24 | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Associação de Ensino Superior São Judas Tadeu, Brasil |
Associação de Ensino Superior São Judas Tadeu, Brasil |
Outras Carreiras
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
1999/10/01 - 2006/03/07 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Sociedade Educação e Caridade - Escola Nossa Senhora do Carmo, Brasil |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2011/03/01 - 2020/06/01 | Elemento de equipe do Instituto Municipal Helena Antipoff | Secretaria Municipal de Educação Do Rio de Janeiro, Brasil |
2001/11/01 - 2017/06/17 | Professor do Ensino Básico e Educação Especial do Município do Estado do Rio de Janeiro | Secretaria Municipal de Educação Do Rio de Janeiro, Brasil |
Projetos
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2021 - 2023 | O processo de transição educacional para a vida independente para pessoas com deficiência intelectual e TEA em um mundo (pós)
pandemia.
Pesquisa
Investigador
Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
|
Em curso
|
2019 - 2023 | Educação inclusiva e vivência universitária: uma proposta para estudantes com deficiência intelectual e/ou autismo.
Pesquisa
Investigador
Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
|
Em curso
|
2017/06/01 - 2020/12/01 | O Processo de Transição da Escola para a Vida Independente de Pessoas com Deficiência Intelectual
Investigador
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
|
Em curso
|
2008 - 2011 | A Educação Especial no contexto da Educação Inclusiva: diretrizes políticas e ações pedagógicas
Pesquisa
Investigador
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
|
Concluído
|
2005 - 2008 | Trajetórias profissionais de professores de escolas de excelência
Pesquisa
Investigador
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil
|
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de livro |
|
Poster em conferência |
|
Resumo em conferência |
|
Tese / Dissertação |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2012 | A Sala de Recursos como suporte a educação inclusiva no município do Rio de Janeiro: das propostas legais à prática cotidiana. | V Congresso Brasileiro de Educação Especial
Universidade Federal de São Carlos (São Carlos, Brasil)
|
2012 | Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva: desafios e caminhos percorrido. | Formação continuada para professores que atuam na Educação Especial e na Educação Inclusiva
Assciação Friburguense de Amigos e Pais do Educando (Nova Friburgo, Brasil)
|
2009/11/06 | Professores itinerantes e professores de turma regular: um trabalho colaborativo em busca de uma educação de qualidade. | V Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial
Universidade Estadual de Londrina (Rio de Janeiro, Brasil)
|
2009/11/06 | A educação especial e inclusiva na perspectiva da Revista Nova Escola: o estado da arte. | V Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial
Universidade Estadual de Londrina (Rio de Janeiro, Brasil)
|
2009/09/16 | Formação em Educação Especial: três décadas de história no PROPED | A Educação Especial no PROPED - 30 anos Pesquisa e Formaçã
Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, Brasil)
|
2009/06 | Da exclusão a inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais: a sala de recursos como rede de apoio. | V Seminário Internacional: as Redes de Conhecimento e as Tecnologias: os outros como legítimo OUTRO
Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, Brasil)
|
2008/12/05 | A importância da sala de recursos e das adaptações curriculares para a inclusão de alunos com condutas típicas. | III Congresso Brasileiro de Educação Especial e IV Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial
Universidade Federal de São Carlos (São Carlos, Brasil)
|
2008/05/15 | A Educação Especial como suporte para a inclusão escolar de crianças com necessidades educacionais especiais. | IX Jornada de Educação Especial - Qualidade de vida para pessoas com necessidades educacionais especiais: a dimensão das relações
políticas, educacionais e familiares
Faculdade de Filosofia e Ciências - Unesp (Rio de Janeiro, Brasil)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2021/03/01 - 2021/06 | A importância da rotina escolar como meio de inclusão para alunos autistas na educação infantil, um caso de estudo no município
do Rio de Janeiro
Orientador
|
Licenciatura em Pedagogia (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
|
2021/03/01 - 2021/06 | A contribuição das práticas pedagógicas inclusivas na aprendizagem significativa do aluno com deficiência na educação infantil
Orientador
|
Licenciatura em Pedagogia (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
|
2021/01 - 2021/06 | Vivência e prática do ensino em sala de aula com aluno Autista
Orientador
|
Pós-graduação em Educação Inclusiva Especial (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Associação de Ensino Superior São Judas Tadeu, Brasil
|
2021/01 - 2021/06 | Abordagem Holística na Mediação Escolar
Orientador
|
Pós Graduação em Educação Especial (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Associação de Ensino Superior São Judas Tadeu, Brasil
|
2020/06 - 2020/12 | Memorial de formação: Autismo, alfabetização e o papel do
professor no processo de aprendizagem.
Orientador
|
Licenciatura em Pedagogia (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
|
2019/06 - 2019/12 | As possibilidades de intervenções nas dificuldades de aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental
Orientador
|
Licenciatura em Pedagogia (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2020/12/17 - 2020/12/18 | Membro da Comissão Organizadora do XII Seminário Internacional do Programa Doutoral em Ciências da Educação, subordinado ao
tema A Construção do/a Investigador/a ao longo do(s) processo(s) de investigação. (2020/12/17 - 2020/12/18)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal |
2009/09/15 - 2009/09/16 | Evento realizado em comemoração aos 30 anos de existência do Programa de Pós-Graduação em Educação - Proped _ da Faculdade
de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. O evento promoveu o encontro de diversos pesquisadores formados pelo
programa de Pós-Graduação e teve como objetivo o debate sobre a produção científica realizada ao longo deste período. (2009/09/15 - 2009/09/16)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil |
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2020/12/10 - Atual | Mediadora da mesa redonda “Apresentação dos Trabalhos de Conclusão de Curso de Aperfeiçoamento em Educação Especial e Inclusiva”
para professores da Educação Básica, em parceria com a Fundação CECIERJ e a Faculdade de Educação/UERJ
Mesa-redonda
|
Apresentação dos Trabalhos de Conclusão de Curso de Aperfeiçoamento em Educação Especial e Inclusiva
Fundação CecieRJ - Universidade do Estrado do Rio de Janeiro, Brasil
|
2008/11/18 - Atual | Palestra sobre "Adaptações curriculares para alunos com necessidades educacionais especiais em turmas comuns" proferida na
disciplina "Tópicos especiais: Educação, Cidadania e Exclusão" do curso de pós-graduação stricto-sensu do Programa de Pós-Graduação
em Educação (Proped) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Outro
|
Tópicos Especiais: Educação, Cidadania e Exclusão
Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
|
2008/09/12 - Atual | Participante de mesa redonda na IV Jornada de Educação Inclusiva do Município do Rio de Janeiro
Mesa-redonda
|
IV Jornada de Educação Inclusiva do Município do Rio de Janeiro
Secretaria Municipal de Educação Do Rio de Janeiro, Brasil
|
2007/05/29 - 2007/05/29 | Debate realizado na mesa redonda intitulada "O Papel da Avaliação na Escola Organizada em Ciclos de Formação: Responsabilidade
Pedagógica, Responsabilidade Social", na 2ª edição do X Seminário de Planejamento e Avaliação à Luz da Multieducação.
Mesa-redonda
|
X Seminário de Planejamento e Avaliação à Luz da Multieducação.
Secretaria Municipal de Educação Do Rio de Janeiro, Brasil
|
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2021/03 - 2021/03 | Revista Brasileira de Ensino Superior (2447-3944) | IMED |
Consultoria / Parecer
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2012/08/10 - 2012/09/12 | Consultoria realizada para a Associação Friburguense de Amigos e Pais do Educando do Município de Nova Friburgo, com a finalidade de promover formação dos professores que atuam na Educação Especial do município. |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2020/11/03 - 2020/11/28 | Transtorno Global do Desenvolvimento | Educação Especial - Desafios e Ações Pedagógicas (Postgraduate Certificate) | Associação de Ensino Superior São Judas Tadeu, Brasil |
2020/09/28 - 2020/10/24 | Psicologia Social e Cotidiano da Sala de Aula | Ensino Superior: O Docente e o Tutor na Era Digital (Postgraduate Certificate) | Associação de Ensino Superior São Judas Tadeu, Brasil |
2008/02 - 2008/03 | Memorização e Leitura Dinâmica | Curso de Férias para Professores (Licence) | Universidade Estácio de Sá, Brasil |
2008/01 - 2008/02 | Introdução à Didática | Curso de Férias para professores (Licence) | Universidade Estácio de Sá, Brasil |
Outro júri / avaliação
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2021/02 - 2021/02 | Avaliação do Trabalho de Conclusão de Curso "Inclusão no Mercado de Trabalho". | Associação de Ensino Superior São Judas Tadeu, Brasil |
2021/02 - 2021/02 | Avaliação do Trabalho de Conclusão de Curso "O Autismo e o Ensino Remoto". | Associação de Ensino Superior São Judas Tadeu, Brasil |