???global.info.a_carregar???
Thyene da Silva Bürkle. Doutoranda no Programa Doutoral de Ciências da Educação da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP). Mestre em Educação, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - ProPED /UERJ (2010). Pós-graduada em Educação Especial (UFC/2011) e em Educação e Reeducação Psicomotora (UERJ/2005). Licenciada em Pedagogia (UERJ/2002). Membro das Comunidade Prática de Investigação Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias educativas (CAFTe) do Centro de Investigação e de Intervenção Educativas (CIIE) da FPCEUP e do grupo de pesquisa Inclusão e aprendizagem de alunos com necessidades educacionais especiais: práticas pedagógicas, cultura escolar e aspectos psicossociais da ProPED/UERJ. Tem produções científicas nas áreas de Educação, Educação Especial e Educação Inclusiva. Tem experiência profissional como professora do ensino básico, educação especial e atendimento educacional especializado. Desempenhou funções como coordenadora de equipe de Educação Especial no Instituto Helena Antipoff (RJ/Brasil -2010/2019).
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
THYENE DA SILVA BÜRKLE

Nomes de citação

  • Bürkle, Thyene

Identificadores de autor

Ciência ID
C31E-8482-A7B7

Endereços de correio eletrónico

  • thyene@gmail.com (Profissional)

Telefones

Telemóvel
  • 965026090 (Pessoal)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação - Educação Geral

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B1)
Português (Idioma materno)
Espanhol; Castelhano Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2019/09 - 2023/06
Em curso
Ciências da Educação (Doutoramento)
Especialização em Educação
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2010/02/01 - 2011/12/23
Concluído
Pós-Graduação em Educação Especial - Formação Continuada de Professores para o Atendimento Educacional Especializado (Postgraduate Certificate)
Especialização em Educação
Universidade Federal do Ceará, Brasil
Aprovada
2008 - 2010/08/25
Concluído
Mestrado em Educação (Master)
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
"A sala de Recursos como suporte à Educação Inclusiva no Município do Rio de Janeiro: das propostas legais à prática cotidiana" (TESE/DISSERTAÇÃO)
18
2004/03/01 - 2005/03/01
Concluído
Curso de Especialização em Educação e Reeducação Psicomotora (Postgraduate Certificate)
Especialização em Educação
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
Aprovada
2003
Concluído
Pedagogia (Licence)
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
"Por detrás da lei: inclusão ou exclusão?" (TESE/DISSERTAÇÃO)
17
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020/11/03 - 2020/11/28 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Associação de Ensino Superior São Judas Tadeu, Brasil
Associação de Ensino Superior São Judas Tadeu, Brasil
2020/09/28 - 2020/10/24 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Associação de Ensino Superior São Judas Tadeu, Brasil
Associação de Ensino Superior São Judas Tadeu, Brasil

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1999/10/01 - 2006/03/07 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Sociedade Educação e Caridade - Escola Nossa Senhora do Carmo, Brasil

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2011/03/01 - 2020/06/01 Elemento de equipe do Instituto Municipal Helena Antipoff Secretaria Municipal de Educação Do Rio de Janeiro, Brasil
2001/11/01 - 2017/06/17 Professor do Ensino Básico e Educação Especial do Município do Estado do Rio de Janeiro Secretaria Municipal de Educação Do Rio de Janeiro, Brasil
Projetos

Outro

Designação Financiadores
2021 - 2023 O processo de transição educacional para a vida independente para pessoas com deficiência intelectual e TEA em um mundo (pós) pandemia.
Pesquisa
Investigador
Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
Em curso
2019 - 2023 Educação inclusiva e vivência universitária: uma proposta para estudantes com deficiência intelectual e/ou autismo.
Pesquisa
Investigador
Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
Em curso
2017/06/01 - 2020/12/01 O Processo de Transição da Escola para a Vida Independente de Pessoas com Deficiência Intelectual
Investigador
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
Em curso
2008 - 2011 A Educação Especial no contexto da Educação Inclusiva: diretrizes políticas e ações pedagógicas
Pesquisa
Investigador
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
Concluído
2005 - 2008 Trajetórias profissionais de professores de escolas de excelência
Pesquisa
Investigador
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Burkle, Thyene; Redig, Annie. "A Sala de Recursos como suporte à Educação Inclusiva no município do Rio de Janeiro: das propostas legais à prática cotidiana". Trabalho apresentado em V Congresso Brasileiro de Educação Especial e VII Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial, Rio de JAneiro, 2012.
    Publicado
  2. Burkle, Thyene. "Professores itinerantes e professores de turma regular: um trabalho colaborativo em busca de uma educação de qualidade". Trabalho apresentado em V CONGRESSO BRASILEIRO MULTIDISCIPLINAR DE EDUCAÇÃO ESPECIAL, Londrina, 2009.
    Publicado
  3. Burkle, Thyene; Redig, Annie; Glat, Rosana. "Produzindo conhecimento e formando profissionais em Educação Especial: 30 anos de PROPEd". Trabalho apresentado em Produzindo conhecimento e formando profissionais em Educação Especial: 30 anos de PROPEd -, Lodrina, 2009.
    Publicado
  4. Bürkle, Thyene; Redig, Annie. "A Educação Especial e Inclusiva na Perspectiva da Revista Nova Escola: o estado da arte". Trabalho apresentado em V Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial, Londrina, 2009.
    Publicado
  5. Bürkle, Thyene. "Da exclusão a Inclusão Escolar de Alunos com Necessidades Educacionais Especiais: A sala de recursos como rede de apoio". Trabalho apresentado em V Seminário Internacional: As Redes de Conhecimentos e as Tecnologias, Rio de Janeiro, 2009.
    Publicado
  6. Burkle, Thyene; Redig, Annie. "A Importância da Sala de Recursos e das Adaptações Curriculares para a Inclusão de Alunos com Condutas Típicas.". Trabalho apresentado em III Congresso Brasileiro de Educação Especial e IV Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial, São Carlos, 2008.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Redig, Annie; Bürkle, Thyene; Glat, Rosana. "Três décadas do Programa de Pós-Graduação em Educação da UERJ: produzindo conhecimento e formando pesquisadores em Educação Especial". In Formação de recursos humanos e atendimento da família em Educação Especial, editado por Marquezini, Maria Cristina; Busto, Rosângela; Manzini, Eduardo, 9-22. São Carlos, Brasil: ABPEE, 2014.
    Publicado
  2. Bürkle, Thyene; Redig, Annie. "Revista Nova Escola e formação de professores na perspectiva da Educação Inclusiva". In Formação de recursos humanos e atendimento da família em Educação Especial., editado por Marquezini, Maria Cristina; Busto, Rosângela; Manzini, Eduardo, 63-76. São Carlos, Brasil: ABPEE, 2014.
    Publicado
Edição de livro
  1. Bürkle, Thyene. Livro de Resumos e Notas do XII Seminário Internacional do Programa Doutoral em Ciências da Educação da Universidade do Porto - A construção do/a investigador/a ao longo do(s) processos(s) de investigação. Porto, Portugal: Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. 2021.
    Publicado • Editor
Poster em conferência
  1. Bürkle, Thyene; Fernandes, Preciosa; Monteiro, Angélica. "O Acesso do Público "Maiores de 23 anos" ao Ensino Superior: Uma Forma de Democratização da Educação?". Trabalho apresentado em XII Seminário Internacional do Programa Doutoral em Ciências da Educação, 2020.
Resumo em conferência
  1. Bürkle, Thyene. "Os efeitos do concurso para maiores de 23 anos no Ensino Superior em Portugal". Trabalho apresentado em Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação, Aveiro, 2021.
    Aceite para publicação
  2. Bürkle, Thyene; Vieira, Sheila. "Currículo e Educação Inclusiva: Representações e Significados Aplicados". Trabalho apresentado em Direitos Humanos e Escola Inclusiva - Construir a Equidade em Tempos de Mudança, Algarve, 2021.
    Aceite para publicação
  3. Bürkle, Thyene; Fernandes, Preciosa; Monteiro, Angélica. "O Acesso do Público "Maiores de 23" ao Ensino Superior - Uma Forma de Democratização da Educação?". Trabalho apresentado em XII Seminário Internacional do Programa Doutoral em Ciências da Educação da Universidade do Porto: A construção do/a investigador/a ao longo do(s) processo(s) de investigação, Porto, 2021.
    Publicado
  4. Burkle, Thyene; Redig, Annie; Pletsch, Márcia. "A Educação Especial como suporte para a inclusão escolar de crianças com necessidades educacionais especiais". Trabalho apresentado em IX Jornada de Educação Especial - qualidade de vida para as pessoas com necessidades educacionais especiais: a dimensão das relações políticas, educacionais e familiares, 2008, Marília, 2008.
    Publicado
  5. Burkle, Thyene; Redig, Annie. "A Importância da Sala de Recursos e das Adaptações Curriculares para a Inclusão de Alunos com Condutas Típicas". Trabalho apresentado em III Congresso Brasileiro de Educação Especial e IV Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial, São Carlos, 2008.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Burkle, Thyene. "A Sala de Recursos como Suporte à Educação Inclusiva no Município do Rio de Janeiro: das Propostas legais à prática cotidiana.". Mestrado, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2010.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2012 A Sala de Recursos como suporte a educação inclusiva no município do Rio de Janeiro: das propostas legais à prática cotidiana. V Congresso Brasileiro de Educação Especial
Universidade Federal de São Carlos (São Carlos, Brasil)
2012 Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva: desafios e caminhos percorrido. Formação continuada para professores que atuam na Educação Especial e na Educação Inclusiva
Assciação Friburguense de Amigos e Pais do Educando (Nova Friburgo, Brasil)
2009/11/06 Professores itinerantes e professores de turma regular: um trabalho colaborativo em busca de uma educação de qualidade. V Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial
Universidade Estadual de Londrina (Rio de Janeiro, Brasil)
2009/11/06 A educação especial e inclusiva na perspectiva da Revista Nova Escola: o estado da arte. V Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial
Universidade Estadual de Londrina (Rio de Janeiro, Brasil)
2009/09/16 Formação em Educação Especial: três décadas de história no PROPED A Educação Especial no PROPED - 30 anos Pesquisa e Formaçã
Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, Brasil)
2009/06 Da exclusão a inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais: a sala de recursos como rede de apoio. V Seminário Internacional: as Redes de Conhecimento e as Tecnologias: os outros como legítimo OUTRO
Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, Brasil)
2008/12/05 A importância da sala de recursos e das adaptações curriculares para a inclusão de alunos com condutas típicas. III Congresso Brasileiro de Educação Especial e IV Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial
Universidade Federal de São Carlos (São Carlos, Brasil)
2008/05/15 A Educação Especial como suporte para a inclusão escolar de crianças com necessidades educacionais especiais. IX Jornada de Educação Especial - Qualidade de vida para pessoas com necessidades educacionais especiais: a dimensão das relações políticas, educacionais e familiares
Faculdade de Filosofia e Ciências - Unesp (Rio de Janeiro, Brasil)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2021/03/01 - 2021/06 A importância da rotina escolar como meio de inclusão para alunos autistas na educação infantil, um caso de estudo no município do Rio de Janeiro
Orientador
Licenciatura em Pedagogia (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
2021/03/01 - 2021/06 A contribuição das práticas pedagógicas inclusivas na aprendizagem significativa do aluno com deficiência na educação infantil
Orientador
Licenciatura em Pedagogia (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
2021/01 - 2021/06 Vivência e prática do ensino em sala de aula com aluno Autista
Orientador
Pós-graduação em Educação Inclusiva Especial (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Associação de Ensino Superior São Judas Tadeu, Brasil
2021/01 - 2021/06 Abordagem Holística na Mediação Escolar
Orientador
Pós Graduação em Educação Especial (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Associação de Ensino Superior São Judas Tadeu, Brasil
2020/06 - 2020/12 Memorial de formação: Autismo, alfabetização e o papel do professor no processo de aprendizagem.
Orientador
Licenciatura em Pedagogia (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
2019/06 - 2019/12 As possibilidades de intervenções nas dificuldades de aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental
Orientador
Licenciatura em Pedagogia (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2020/12/17 - 2020/12/18 Membro da Comissão Organizadora do XII Seminário Internacional do Programa Doutoral em Ciências da Educação, subordinado ao tema A Construção do/a Investigador/a ao longo do(s) processo(s) de investigação. (2020/12/17 - 2020/12/18)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
2009/09/15 - 2009/09/16 Evento realizado em comemoração aos 30 anos de existência do Programa de Pós-Graduação em Educação - Proped _ da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. O evento promoveu o encontro de diversos pesquisadores formados pelo programa de Pós-Graduação e teve como objetivo o debate sobre a produção científica realizada ao longo deste período. (2009/09/15 - 2009/09/16)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2020/12/10 - Atual Mediadora da mesa redonda “Apresentação dos Trabalhos de Conclusão de Curso de Aperfeiçoamento em Educação Especial e Inclusiva” para professores da Educação Básica, em parceria com a Fundação CECIERJ e a Faculdade de Educação/UERJ
Mesa-redonda
Apresentação dos Trabalhos de Conclusão de Curso de Aperfeiçoamento em Educação Especial e Inclusiva
Fundação CecieRJ - Universidade do Estrado do Rio de Janeiro, Brasil
2008/11/18 - Atual Palestra sobre "Adaptações curriculares para alunos com necessidades educacionais especiais em turmas comuns" proferida na disciplina "Tópicos especiais: Educação, Cidadania e Exclusão" do curso de pós-graduação stricto-sensu do Programa de Pós-Graduação em Educação (Proped) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Outro
Tópicos Especiais: Educação, Cidadania e Exclusão
Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
2008/09/12 - Atual Participante de mesa redonda na IV Jornada de Educação Inclusiva do Município do Rio de Janeiro
Mesa-redonda
IV Jornada de Educação Inclusiva do Município do Rio de Janeiro
Secretaria Municipal de Educação Do Rio de Janeiro, Brasil
2007/05/29 - 2007/05/29 Debate realizado na mesa redonda intitulada "O Papel da Avaliação na Escola Organizada em Ciclos de Formação: Responsabilidade Pedagógica, Responsabilidade Social", na 2ª edição do X Seminário de Planejamento e Avaliação à Luz da Multieducação.
Mesa-redonda
X Seminário de Planejamento e Avaliação à Luz da Multieducação.
Secretaria Municipal de Educação Do Rio de Janeiro, Brasil

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2021/03 - 2021/03 Revista Brasileira de Ensino Superior (2447-3944) IMED

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2012/08/10 - 2012/09/12 Consultoria realizada para a Associação Friburguense de Amigos e Pais do Educando do Município de Nova Friburgo, com a finalidade de promover formação dos professores que atuam na Educação Especial do município.

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2020/11/03 - 2020/11/28 Transtorno Global do Desenvolvimento Educação Especial - Desafios e Ações Pedagógicas (Postgraduate Certificate) Associação de Ensino Superior São Judas Tadeu, Brasil
2020/09/28 - 2020/10/24 Psicologia Social e Cotidiano da Sala de Aula Ensino Superior: O Docente e o Tutor na Era Digital (Postgraduate Certificate) Associação de Ensino Superior São Judas Tadeu, Brasil
2008/02 - 2008/03 Memorização e Leitura Dinâmica Curso de Férias para Professores (Licence) Universidade Estácio de Sá, Brasil
2008/01 - 2008/02 Introdução à Didática Curso de Férias para professores (Licence) Universidade Estácio de Sá, Brasil

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2021/02 - 2021/02 Avaliação do Trabalho de Conclusão de Curso "Inclusão no Mercado de Trabalho". Associação de Ensino Superior São Judas Tadeu, Brasil
2021/02 - 2021/02 Avaliação do Trabalho de Conclusão de Curso "O Autismo e o Ensino Remoto". Associação de Ensino Superior São Judas Tadeu, Brasil