Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Ana Barros
Nomes de citação
- Barros, Ana
Identificadores de autor
- Ciência ID
- C515-AD28-BAA8
- ORCID iD
- 0000-0003-3013-0511
Endereços de correio eletrónico
- a.barros@ua.pt (Profissional)
Websites
- www.anabarros.com (Profissional)
Domínios de atuação
- Humanidades - Artes - Artes
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Alemão | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) | |
Espanhol; Castelhano | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Francês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Inglês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Italiano | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2020/10/10 - 2024/07
Em curso
|
Estudos em Ensino Superior (Doutoramento)
Especialização em Performance
Universidade de Aveiro, Portugal
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal "Sociabilidades femininas e o repertório vocal de câmara do final do século XIX até ao Estado Novo" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
|
2017
Concluído
|
Ensino de Música (Mestrado)
Especialização em Área de especialização: Canto
Universidade de Aveiro, Portugal
"Cinesioterapia: o movimento corporal como ferramenta para o ensino do canto" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
|
2004
Concluído
|
Programa de Actividades do Estúdio de Ópera da Casa da Música (Pós-Graduação)
Die Nieuwe Opera Academie - Conservatórios de Haia e Amesterdão, Países Baixos
|
Apta |
2002
Concluído
|
Canto (Licenciatura)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
"Canto" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
14 |
Percurso profissional
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2017/09/23 - Atual | Júri e preparadora vocal "Gaia é fado" | Jornal O Gaiense, Portugal |
2016/09/01 - Atual | Professora de Canto | Escola Profissional de Artes Performativas da Jobra, Portugal |
2009/09/01 - 2020/12/31 | Professora de Canto e Classes de Conjunto | Academia de Música de Espinho, Portugal |
2009/09/01 - 2015/07/31 | Professora de Canto | Academia de Música de Vilar do Paraíso, Portugal |
2013/01/13 - 2013/07/20 | Masterclasse de Canto | Universidad Veracruzana, México |
2003/09/01 - 2005/07/31 | Professora de canto | Academia de Música de Vilar do Paraíso, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2021/01/01 - 2024/12/31 | Sociabilidades femininas e a canção vocal de câmara em Portugal do final do século XIX até ao Estado Novo
2020.05096.BD
Universidade de Aveiro, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de livro |
|
Livro |
|
Resumo em conferência |
|
Tese / Dissertação |
|
Artística / Interpretação
Gravação vídeo |
|
Gravação áudio |
|
Interpretação musical |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2023/10/01 | "Considerações sobre o Lied"- uma reciração historico-musical | ENIM - Encontro de Investigação em Música
SPIM - Sociedade Portuguesa de Investigação em Música (Mafra, Portugal)
|
2019/06/30 | A obra para canto e piano de Berta Alves de Sousa: análise performativa e caracterização | Hidden archives, hidden practices
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2023/04/01 - 2023/12/31 | Organização do Post-in-progress: 7º Fórum Internacional de Pós-graduação em Estudos de Música e
Dança, entre 1 e 3 de dezembro de 2023, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da
Universidade Nova de Lisboa. Comissão organizadora: Ana Barros, Gustavo Afonso, Maria Teresa
Lacerda, Alejandro Reyes Lucero, Felipe Barão, Alexandre Curopos, Cristiano Tsope e Maria Beatriz
Oliveira. (2023/12/01 - 2023/12/03)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023/10/26 - 2023/10/26 | "An Evening Concert of Fado and Traditional and Popular Portuguese Music", Encontro Português, University of California, Culver
Center of the Arts. Riverside, EUA.
Concerto
|
Encontro Português
University of California Riverside Department of Music, Estados Unidos
|
2023/03/01 - 2023/09/15 | "Sons Ocultos, Sons Revelados", Recriação a partir do concerto "Considerações sobre o Lied" de Ema Câmara Reis, Auditório
do DECA. Aveiro, Portugal, 15 de setembro de 2023.
Encenação e direcção musical.
Concerto
|
"Sons Ocultos, Sons Revelados"
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
|
2007 - 2007 | Concerto "Saturno – La melodie Française"
Outro
|
"Saturno – La melodie Française"
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
|
Entrevista (jornal / revista)
Descrição da atividade | Jornal / Forum | |
---|---|---|
2015/05/05 | "As próximas paragens do projeto de Ana Barros e Bruno Belthoise, “Severa – o fado de um fado”, serão no Museu do Fado em Lisboa, Teatro Nacional de São João no Porto, Museu Romântico no porto e Museu Nogueira da Silva em Braga." | XpressingMusic |
2015 | Entrevista para a revista a propósito do projecto "Severa - o fado de um fado". | Da Capo |
2014/04/03 | "A soprano Ana Barros recebeu o XpressingMusic para uma conversa sobre a sua carreira e os mais recentes projetos musicais…" | XpressingMusic |
2013 | "Ana Barros vai à Califórnia, em Agosto, fazer uma série de concertos com a pianista Christina Margotto e o violoncelista Jed Barahal e a consequente gravação em CD de repertório português e brasileiro sobre o tema das canções de amor com obras de António Pinho Vargas, Fernando lapa, Cláudio Santoro e Heitor Villa-Lobos, entre outros." | Da Capo |
Entrevista / Programa (rádio / tv)
Programa | Tema | |
---|---|---|
2024/01/12 - Atual | Pod-ip - Podcast do grupo Post-ip (apresentação) Episódio inaugural do Pod-ip que conta com a participação especial de um antigo membro do Post-ip, o Samuel Barros, que desempenhou um papel significativo nas atividades do grupo durante a sua jornada enquanto mestrando e doutorando em performance na UA. Neste episódio, o Samuel vai falar sobre a sua temática de pesquisa que está relacionada com a ansiedade na performance. | Ansiedade na Performance |
2024/04/05 - 2024/04/05 | Neste Pod-ip, vamos às profundezas das danças africanas e da sua conexão com os rituais e as tradições ancestrais. A nossa convidada, Eva Azevedo, realiza o seu doutoramento na Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa. No seu projeto de doutoramento, a Eva explora como os corpos dançantes vivenciam, incorporam e recriam, as danças dos Voduns Sakpata e Kocou, em cerimónias e laboratórios de formação e criação artística, no Benim. | danças dos Voduns Sakpata e Kocou |
2024/03/08 - 2024/03/08 | O Pod-ip celebra o Dia Internacional da Mulher, com uma empolgante mesa-redonda dedicada à temática das mulheres e música. Com a colaboração de Helena Marinho, Ana Barros, Mónica Chambel e Maria Beatriz de Oliveira, debate-se, neste episódio, a relevância do papel das mulheres na música, nomeadamente nos domínios da performance e da composição, enquanto se reflete sobre a sua escassa e injusta representação na historiografia musical. | Mulheres na música |
2024/01/26 - 2024/01/26 | Pod-ip | podcast do Post-ip (apresentação) No segundo episódio do Pod-ip recebemos Nery Borges, pesquisador e antigo membro do Grupo Post-ip, atualmente doutorando em Performance na Universidade de Aveiro. Na sua pesquisa explora o uso de tecnologias como realidade aumentada, gravação binaural e treino em biofeedback, visando promover a autorregulação fisiológica e a propensão à experiência de fluxo em jovens estudantes. | ansiedade na performance |
Distinções
Outra distinção
2021 | Bolsa
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
|