???global.info.a_carregar???
Ana Barros is graduated in Vocal Studies (ESMAE), holds a master in Music Education (Universidade de Aveiro) and is currently attending the doctoral program in music (performance) at the University of Aveiro, with a FCT grant (Fundação para a Ciência e Tecnologia). Ana Barros maintains an active career as a singer, having performed in Portugal, Spain, France, United Kingdom, Ireland, USA, Mexico and Italy, mostly with contemporary music ensembles having recorded for radio (Antena2) and TV (Rtp1 and Rtp2). As chamber musician, she performed with the groups "De Corda em Corda"; “Fatum Ensemble”; “Performa Ensemble”; duos with pianists Isabel Sá and Daniel Cunha, and guitarist Augusto Pacheco with whom recorded chamber music for guitar and voice by Fernando Lopes Graça. She also recorded an album with the group "Som Ibérico", directed by guitarist Artur Caldeira. She premiered, commissioned by Casa da Música, a cycle of songs by António Chagas Rosa, composed of erotic poems by the great poet Maria Teresa Horta. She acted in "Boca" by Regina Guimarães and Saguenail, produced by Teatro Bruto, with original music by Magna Ferreira. With the French wind quintet "Le Concert Impromptu" she performed the BWK project, a show based on Brecht's texts, participating in the acclaimed Normandy Festivals (France) and the Brecht Festival (Germany). She presented the project "Saturno-La Mélodie Française", by the Centro de Criação Artística da Gulbenkian, staged by Ana Luena and under the musical direction of Jeff Cohen. Together with pianist Daniel Cunha, she performed in the show "Severa – o fado de um fado", staged by Pedro Ribeiro, a modern invocation of the great mythical figure of fado: Maria Severa, with the support of the Fado Museum, Antena 2 and Instituto Camões. This project was recorded on CD (2015) with pianist Bruno Belthoise. With Isabel Sá she recorded "Palavras Oníricas: o surrealism português", with works written for the project by Carlos Marecos, Sérgio Azevedo and Edward Ayres de Abreu for the poetry of Mário Cesariny and works by António Pinho Vargas for the poetry of António Ramos Rosa and Albano Martins At the moment, focuses her activity on studies in performance and artistic research, dedicating her investigation to the musical production of female singers/songwriters/artistic patrons, having edited 4 Songs about poems by Camões by Berta Alves de Sousa, as well as participating in a book about the composer with a chapter entirely dedicated to her chamber vocal work.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Ana Barros

Nomes de citação

  • Barros, Ana

Identificadores de autor

Ciência ID
C515-AD28-BAA8
ORCID iD
0000-0003-3013-0511

Endereços de correio eletrónico

  • a.barros@ua.pt (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Humanidades - Artes - Artes

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Alemão Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Espanhol; Castelhano Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1)
Italiano Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2020/10/10 - 2024/07
Em curso
Estudos em Ensino Superior (Doutoramento)
Especialização em Performance
Universidade de Aveiro, Portugal

Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal
"Sociabilidades femininas e o repertório vocal de câmara do final do século XIX até ao Estado Novo" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2017
Concluído
Ensino de Música (Mestrado)
Especialização em Área de especialização: Canto
Universidade de Aveiro, Portugal
"Cinesioterapia: o movimento corporal como ferramenta para o ensino do canto" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2004
Concluído
Programa de Actividades do Estúdio de Ópera da Casa da Música (Pós-Graduação)
Die Nieuwe Opera Academie - Conservatórios de Haia e Amesterdão, Países Baixos
Apta
2002
Concluído
Canto (Licenciatura)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
"Canto" (TESE/DISSERTAÇÃO)
14
Percurso profissional

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2017/09/23 - Atual Júri e preparadora vocal "Gaia é fado" Jornal O Gaiense, Portugal
2016/09/01 - Atual Professora de Canto Escola Profissional de Artes Performativas da Jobra, Portugal
2009/09/01 - 2020/12/31 Professora de Canto e Classes de Conjunto Academia de Música de Espinho, Portugal
2009/09/01 - 2015/07/31 Professora de Canto Academia de Música de Vilar do Paraíso, Portugal
2013/01/13 - 2013/07/20 Masterclasse de Canto Universidad Veracruzana, México
2003/09/01 - 2005/07/31 Professora de canto Academia de Música de Vilar do Paraíso, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2021/01/01 - 2024/12/31 Sociabilidades femininas e a canção vocal de câmara em Portugal do final do século XIX até ao Estado Novo
2020.05096.BD
Universidade de Aveiro, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Barros, Ana. "“Considerações sobre o Lied”: uma recriação histórico-musical". 2023.
  2. Barros, Ana; Chambel, Mónica; Afonso, Gustavo. "Archival work and performative practices: case studies of three Portuguese personalities". Trabalho apresentado em GLS, Bergen, 2022.
  3. Barros, Ana; Chambel, Mónica; Afonso, Gustavo. "Archival work and performative practices: case studies of three Portuguese personalities". 2022.
  4. Barros, Ana. "O arquivo musical de Ema Romero Câmara Reis: as pastas 801 ("Portugal Modernos e Modernistas") e 1120 ("Portugal")". 2022.
  5. Barros, Ana. "Ema Câmara Reis’ archive: from patronage to musical dissemination". 2022.
  6. Barros, Ana. "Ema Câmara Reis’ archive: from patronage to musical dissemination". 2022.
  7. Barros, Ana. "O arquivo musical de Ema Romero Câmara Reis: as pastas 801 ("Portugal Modernos e Modernistas") e 1120 ("Portugal")". 2022.
Capítulo de livro
  1. Barros, Ana; Ruiz, janete. "A obra vocal de câmara de Berta Alves de Sousa (no prelo)". In Berta Alves de Sousa (no prelo). 2020.
Edição de livro
  1. Barros, Ana. "Canções sobre Poemas de Luís de Camões". Lisboa, Portugal: AvA Musical Editions. 2019.
    Publicado • Editor
  2. Barros, Ana; Moura, Alexandra. Repertório para "Mini" Cantores. Lisboa, Portugal: AvA Musical Editions. 2018.
    Publicado • Editor
Livro
  1. Barros, Ana (org.); Afonso, Gustavo (org.); Reyes Lucero, Alejandro (org.); Tsope, Cristiano (org.). Post-in-progress: abstracts of the 7th International Post-Graduate Forum in Studies in Music and Dance. UA Editora. 2023.
    10.48528/1ged-4p53
  2. Chambel, Mónica (org.); Barros, Ana (org.); Afonso, Gustavo (org.). Post-in-progress: abstracts of the 6th International Post-Graduate Forum for Studies in Music and Dance. UA Editora. 2022.
    10.48528/jtbd-m574
  3. Chambel, Mónica (org.); Barros, Ana (org.); Afonso, Gustavo (org.). Post-in-progress: abstracts of the 6th International Post-Graduate Forum for Studies in Music and Dance. UA Editora. 2022.
    10.48528/jtbd-m574
  4. Barros, Ana. Canções sobre poemas de Luís de Camões: para voz e piano. Ava Musical Editions. 2019.
Resumo em conferência
  1. Barros, Ana. "A Condessa de Proença-a-Velha: Um feminismo diletante". Trabalho apresentado em ENIM - X Encontro de Investigação em Música, Coimbra, 2021.
    Publicado
  2. Barros, Ana. "Laura Wake Marques (1880- 1957): Patron, Singer, Composer". Trabalho apresentado em THE THIRD INTERNATIONAL CONFERENCE ON WOMEN’S WORK IN MUSIC, Bangor, 2021.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Rocha, Ana Sofia de Barros Pinto da. "Cinesioterapia: o movimento corporal como ferramenta para o ensino do canto". Mestrado, Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, 2017. http://hdl.handle.net/10773/23262.
  2. Rocha, Ana Sofia de Barros Pinto da. "Cinesioterapia: o movimento corporal como ferramenta para o ensino do canto". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10773/23262.

Artística / Interpretação

Gravação vídeo
  1. Barros, Ana; Sá, Isabel; Ana Barros (Produtor); Ana Barros (Realizador). 2021. Sociabilidades femininas e o repertório vocal de câmara em Portugal do final do século XIX até ao Estado Novo.
  2. Barros, Ana; Isabel Sá; Ana Barros (Produtor); Ana Barros (Realizador). 2021. Sociabilidades femininas e o repertório vocal de câmara em Portugal do final do século XIX até ao Estado Novo.
  3. Barros, Ana; Sourouzian, Nora; Melo, Eduarda; Tomé, Job; Norman, Daniel; Reis, Margarida; Moura, Alexandra; Sebastião, João; Ensemble, Remix; Terra Liquida Filmes (Produtor). 2009. O Rapaz de Bronze. Terra Liquida Filmes.
Gravação áudio
  1. Barros, Ana; Cunha, Daniel; UA (Produtor). 2020. "Três Canções Tristes - Francine Benoit". In Mulheres compositoras e interpretes nos séculos XX e XXI, AvA musical Editions.
  2. Barros, Ana; Belthoise, Bruno; Amaral, Miguel; Ana Barros, Bruno Belthoise e Rui Sampaio (Produtor). 2016. "Severa o fado de um fado". In Severa o fado de um fado, MPMP - movimento patrimonial pela música portuguesa.
  3. Barros, Ana; Marinho, Helena; Soares, Nuno; Pereira, Marco; Salgado, Jorge; Carvalho, Luís; Dimitris Andrikopoulos (Produtor). 2014. "Fado(s)". In Fado(s), Numérica.
  4. Barros, Ana; Pacheco, Augusto; Rui Sampaio (Produtor). 2013. "Cinco Canções Tradicionais Portuguesas e Duas canções de Bernardim Ribeiro". In Dedilhando Graça, Pure Sound.
  5. Barros, Ana; Oliveira, António; António Chagas Rosa (Produtor). 2009. "Cicuta e Sept Épigrammes de Platon". In Pas de Deux, Portugaler.
  6. Barros, Ana; Ribeiro, Bruno; Bruno Ribeiro (Produtor). 2009. "A História de Inês de Castro". In A Histórioa de Inês de Castro, Letras & Coisas.
  7. Barros, Ana; Caldeira, Artur; Brahal, Jed; Gonçalves, Abel; Neiva, Firmino; Peixoto, Paulo; Artur Caldeira (Produtor). 2005. "Som Ibérico". In Som Ibérico, Ovação.
  8. Barros, Ana; Veríssimo, Filipe; Filipe Veríssimo (Produtor). 2004. "Noite e solidão". In Colectânea Musical: Composições de Énio Ramalho, Câmara Municipal da Póvoa do Varzim.
Interpretação musical
  1. Barros, Ana; Sá, Isabel. Palavras Oníricas: o surrealismo português - Centenário do Conservatório do Porto. 2017.
    Soprano
  2. Barros, Ana; Arrigo, Luís; Quarteto Vintage; Alves, Mário; Tomé, Job; Corvelo, José. Serrana - Dias da Música. 2017.
    Soprano
  3. Barros, Ana; Granjo, André. Concerto de Ano Novo - CMJ. 2017.
    Soprano
  4. Barros, Ana; Orquestra Filarmonia das Beiras; Lourenço, António Vassalo. Concerto de Família - Cine-Teatro de Estarreja. 2016.
    Soprano
  5. Barros, Ana; Lourenço, António Vassalo; Orquestra das Beiras. Concerto de Família - Cine-Teatro Alba. 2016.
    Soprano
  6. Barros, Ana; Orquestra das Beiras; Lourenço, António Vassalo. Concerto de Família - Teatro Aveirense. 2016.
    Soprano
  7. Barros, Ana; Orquestra Filarmonia das Beiras; Lourenço, António Vassalo. Concerto de Família - Teatro Aveirense. 2016.
    Soprano
  8. Barros, Ana; Granjo, André. Concerto de Ano Novo - CMJ. 2016.
    Soprano
  9. Barros, Ana; Cunha, Daniel. "Severa - o fado de um fado" - Gala de Natal Solidária do Movimento Lírio Azul. 2015.
    Soprano
  10. Barros, Ana; Sá, Isabel. Palavras Oníricas: o surrealismo português. 2015.
    Soprano
  11. Barros, Ana; Cunha, Daniel. "Severa - O fado de um fado". Museu da Música Portuguesa. 2015.
    Soprano
  12. Barros, Ana; Belthoise, Bruno. "Severa - O fado de um fado" - Museu Nogueira da Silva. 2015.
    Soprano
  13. Barros, Ana; Belthoise, Bruno. "Severa - O fado de um fado" - Museu Romântico. 2015.
    Soprano
  14. Barros, Ana; Belthoise, Bruno. "Severa - O fado de um fado". Teatro Nacional S. João. 2015.
    Soprano
  15. Barros, Ana; Belthoise, Bruno. "Severa - O fado de um fado". Museu do Fado. 2015.
    Soprano
  16. Barros, Ana; Sá, Isabel. A Caixinha de Brinquedos, a partir de Boite a Joujoux de Debussy - Malaposta. 2015.
    Soprano
  17. Barros, Ana; Belthoise, Bruno; Le concert impromtu. "BWK" - L’Embarcadère. 2015.
    Soprano
  18. Barros, Ana; Sá, Isabel. A Caixinha de Brinquedos, a partir de Boite a Joujoux de Debussy - Malaposta. 2015.
    Soprano
  19. Barros, Ana; Belthoise, Bruno; Le concert impromtu. "BWK" - Brecht Festival. 2015.
    Soprano
  20. Barros, Ana; Belthoise, Bruno; Le concert impromtu. "BWK"- Marcadet. 2015.
    Soprano
  21. Barros, Ana; Sá, Isabel. A Caixinha de Brinquedos, a partir de Boite a Joujoux de Debussy - Malaposta. 2015.
    Soprano
  22. Barros, Ana; Belthoise, Bruno; Le concert impromtu. "BWK". École Normale Supérieure de Paris. 2015.
    Soprano
  23. Barros, Ana; Belthoise, Bruno. Severa - o fado de um fado. 2015.
    Soprano
  24. Barros, Ana; Belthoise, Bruno; Charpentier, Yves; Le concert impromtu. BWK. 2015.
    Soprano
  25. Barros, Ana; Belthoise, Bruno. "Severa - O fado de um fado". - Moulin Sans Soucis. 2015.
    Soprano
  26. Barros, Ana; Cunha, Daniel. "Severa - O fado de um fado". World Music Festival. 2015.
    Soprano
  27. Barros, Ana; Cunha, Daniel. "Severa - O fado de um fado". Colóquio internacional de provérbios. 2015.
    Soprano
  28. Barros, Ana; Belthoise, Bruno. "Severa - O fado de um fado". Ateneu do Porto. 2015.
    Soprano
  29. Barros, Ana; Belthoise, Bruno; Le concert impromtu. "BWK", Auditório da Maison du Beuvray. 2014.
    Soprano
  30. Barros, Ana; Marinho, Helena; Salgado, Jorge. Fado's - Gaia World Music Festival. 2014.
    Soprano
  31. Barros, Ana; Performa Ensemble; Marinho, Helena; Salgado, Jorge; Carvalho, Sara. Fado's. 2014.
    Soprano
  32. Barros, Ana; Jed Barahal; Christina Margotto. De Corda Em Corda. 2013.
    Soprano
  33. Barros, Ana; Barahal, Jed; Margotto, Christina. "De Corda Em Corda – Um Canto de Amor" - Mashall Anne Winery.. 2013.
    Soprano
  34. Barros, Ana; Barahal, Jed; Margotto, Christina. "De Corda Em Corda – Um Canto de Amor" - Napa Valley Opera. 2013.
    Soprano
  35. Barros, Ana; Cunha, Daniel. A Caixinha de Brinquedos, a partir de Boite a Joujoux de Debussy. 2013.
    Soprano
  36. Barros, Ana; Simões, Hugo; Sokolovska, Olena; Ospina, Pedro; Ricci, Domenico; Vaz, Micaela. Fatum Ensemble. 2013.
    Soprano
  37. Barros, Ana; Performa Ensemble. Ciclo de Concertos Momentum. 2013.
    Soprano
  38. Barros, Ana; Margotto, Christina. Canções de Amor. 2013.
    Soprano
  39. Orquestra Clássica do Centro; Lloyd, David; Pikoul, Marina; Barros, Ana. Os Sinos da Macieira. 2013.
    Soprano
  40. Barros, Ana; Barahal, Jed; Caldeira, Artur; Harmos Festival. Crossover Fado. 2013.
    Soprano
  41. Barros, Ana; Barahal, Jed; Margotto, Christina. "De Corda Em Corda – Um Canto de Amor" - Dance palace. 2013.
    Soprano
  42. Barros, Ana; Sá, Isabel. "Tempo de Renascer" - Capital Europeia da Cultura 2012. 2012.
    Soprano
  43. Barros, Ana; Orquestra Sinfónica Portuguesa; Coro do Teatro Nacional de São Carlos; Santos, João Paulo. Goyescas. 2012.
    Soprano
  44. Barros, Ana; Morigi, Gabriella. "Gala de ópera" - Longiano. 2011.
    Soprano
  45. Barros, Ana; Orquestra Clássica de Espinho; Neves, Pedro. El Amor Brujo - FIME. 2011.
    Soprano
  46. Barros, Ana; Companhia Portuguesa de Ópera. "Elixir de Amor" - 45º Festival de Sintra.. 2010.
    Soprano
  47. Barros, Ana; Companhia Portuguesa de Ópera; Lopes, Pedro Chaves. "Noite de Zarzuela" - Casino da Figueira. 2010.
    Soprano
  48. Barros, Ana; Saiote, António; Salgado, António; Ópera Norte. "Amor de Perdição" - Teatro Bragança. 2010.
    Soprano
  49. Barros, Ana; Ópera Norte; Salgado, António; Saiote, António. "Amor de Perdição" - Centro Cultural Vila Flor. 2009.
    Soprano
  50. Barros, Ana; Salgado, António; Ópera Norte; Saiote, António. "Amor de Perdição" Casa das Artes de Famalicão. 2009.
    Soprano
  51. Barros, Ana; Konig, Christoph; Ensemble, Remix. O Rapaz de bronze. 2007.
    Soprano
  52. Barros, Ana; Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música; Tardue, Marc. Siete canciones Populares Españolas - Verão na Casa. 2007.
    Soprano
  53. Barros, Ana; Circulo Portuense de Ópera; Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música. Elixir de Amor. 2007.
    Soprano

Outros

Outra produção
  1. Sociabilidades femininas e o repertório vocal de câmara em Portugal. Acção de divulgação da música e compositoras portuguesas. Projeto Viva Música, Escola de Música da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais.. 2021. Barros, Ana. https://www.youtube.com/watch?v=Nb3abjW0_Vg&t=936s.
  2. Sociabilidades femininas e o repertório vocal de câmara em Portugal. Acção de divulgação da música e compositoras portuguesas. UNESP - Universidade Estadual Paulista. 2021. Barros, Ana.
  3. Compositoras do século XIX: uma ponte entre Brasil e Portugal. Acção de divulgação da música e compositoras portuguesas. UNIRIO - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. 2021. Barros, Ana. https://www.youtube.com/watch?v=pRMclpkWuNA&t=3036s.
  4. Palavra oníricas: O surrealismo Português. Notas a programa. 2015. Barros, Ana.
  5. Severa - O fado de um fado. Notas a programa. 2015. Barros, Ana.
  6. Severa - o fado de um fado. Concepção do projecto. Idealização do tema, escolha do repertório, criação de dossier de apresentação. 2014. Barros, Ana.
  7. A Caixinha de Brinquedos, a partir de Boite a Joujoux de Debussy. Adaptação do texto. 2013. Barros, Ana; Cunha, Daniel.
  8. Tempo para Renascer - Obras de Tchaikovsky, Dvorak, Semetana e Vianna da Motta. Notas a programa. 2012. Barros, Ana.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023/10/01 "Considerações sobre o Lied"- uma reciração historico-musical ENIM - Encontro de Investigação em Música
SPIM - Sociedade Portuguesa de Investigação em Música (Mafra, Portugal)
2019/06/30 A obra para canto e piano de Berta Alves de Sousa: análise performativa e caracterização Hidden archives, hidden practices
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2023/04/01 - 2023/12/31 Organização do Post-in-progress: 7º Fórum Internacional de Pós-graduação em Estudos de Música e Dança, entre 1 e 3 de dezembro de 2023, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Comissão organizadora: Ana Barros, Gustavo Afonso, Maria Teresa Lacerda, Alejandro Reyes Lucero, Felipe Barão, Alexandre Curopos, Cristiano Tsope e Maria Beatriz Oliveira. (2023/12/01 - 2023/12/03)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2023/10/26 - 2023/10/26 "An Evening Concert of Fado and Traditional and Popular Portuguese Music", Encontro Português, University of California, Culver Center of the Arts. Riverside, EUA.
Concerto
Encontro Português
University of California Riverside Department of Music, Estados Unidos
2023/03/01 - 2023/09/15 "Sons Ocultos, Sons Revelados", Recriação a partir do concerto "Considerações sobre o Lied" de Ema Câmara Reis, Auditório do DECA. Aveiro, Portugal, 15 de setembro de 2023. Encenação e direcção musical.
Concerto
"Sons Ocultos, Sons Revelados"
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
2007 - 2007 Concerto "Saturno – La melodie Française"
Outro
"Saturno – La melodie Française"
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal

Entrevista (jornal / revista)

Descrição da atividade Jornal / Forum
2015/05/05 "As próximas paragens do projeto de Ana Barros e Bruno Belthoise, “Severa – o fado de um fado”, serão no Museu do Fado em Lisboa, Teatro Nacional de São João no Porto, Museu Romântico no porto e Museu Nogueira da Silva em Braga." XpressingMusic
2015 Entrevista para a revista a propósito do projecto "Severa - o fado de um fado". Da Capo
2014/04/03 "A soprano Ana Barros recebeu o XpressingMusic para uma conversa sobre a sua carreira e os mais recentes projetos musicais…" XpressingMusic
2013 "Ana Barros vai à Califórnia, em Agosto, fazer uma série de concertos com a pianista Christina Margotto e o violoncelista Jed Barahal e a consequente gravação em CD de repertório português e brasileiro sobre o tema das canções de amor com obras de António Pinho Vargas, Fernando lapa, Cláudio Santoro e Heitor Villa-Lobos, entre outros." Da Capo

Entrevista / Programa (rádio / tv)

Programa Tema
2024/01/12 - Atual Pod-ip - Podcast do grupo Post-ip (apresentação) Episódio inaugural do Pod-ip que conta com a participação especial de um antigo membro do Post-ip, o Samuel Barros, que desempenhou um papel significativo nas atividades do grupo durante a sua jornada enquanto mestrando e doutorando em performance na UA. Neste episódio, o Samuel vai falar sobre a sua temática de pesquisa que está relacionada com a ansiedade na performance. Ansiedade na Performance
2024/04/05 - 2024/04/05 Neste Pod-ip, vamos às profundezas das danças africanas e da sua conexão com os rituais e as tradições ancestrais. A nossa convidada, Eva Azevedo, realiza o seu doutoramento na Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa. No seu projeto de doutoramento, a Eva explora como os corpos dançantes vivenciam, incorporam e recriam, as danças dos Voduns Sakpata e Kocou, em cerimónias e laboratórios de formação e criação artística, no Benim. danças dos Voduns Sakpata e Kocou
2024/03/08 - 2024/03/08 O Pod-ip celebra o Dia Internacional da Mulher, com uma empolgante mesa-redonda dedicada à temática das mulheres e música. Com a colaboração de Helena Marinho, Ana Barros, Mónica Chambel e Maria Beatriz de Oliveira, debate-se, neste episódio, a relevância do papel das mulheres na música, nomeadamente nos domínios da performance e da composição, enquanto se reflete sobre a sua escassa e injusta representação na historiografia musical. Mulheres na música
2024/01/26 - 2024/01/26 Pod-ip | podcast do Post-ip (apresentação) No segundo episódio do Pod-ip recebemos Nery Borges, pesquisador e antigo membro do Grupo Post-ip, atualmente doutorando em Performance na Universidade de Aveiro. Na sua pesquisa explora o uso de tecnologias como realidade aumentada, gravação binaural e treino em biofeedback, visando promover a autorregulação fisiológica e a propensão à experiência de fluxo em jovens estudantes. ansiedade na performance
Distinções

Outra distinção

2021 Bolsa
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal