???global.info.a_carregar???
Professora Coordenadora na Escola Superior de Dança do Instituto Politécnico de Lisboa. Doutorada em Antropologia pelo ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa. Curso de Dança da Escola de Dança do Conservatório Nacional. Investigadora do CRIA-Centro de Investigação em Antropologia, Polo ISTCTE-IUL. A sua investigação centra-se na dança teatral, entendida enquanto universo de representações e de vivências corporais pelas quais as pessoas envolvidas refletem deliberada e criativamente sobre a sua vida, sobre as suas experiências afetivas e socioculturais. / Professor at the Escola Superior de Dança - Instituto Politécnico de Lisboa (Lisbon Polytechnic's Higher School of Dance). Ph.D. in Anthropology from ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa (Lisbon University Institute). Dance Course from the Escola de Dança - Conservatório Nacional (Dance School - National Conservatoire, Portugal). Member of the CRIA (Centre for Research in Anthropology, Portugal). The research focuses is on theatrical dance understood as a universe of representations and bodily experiences through which the people involved reflect deliberately and creatively on their affective and sociocultural lives.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Maria José Fazenda Martins
Data de nascimento
1964/07/11
Género
Feminino

Nomes de citação

  • Fazenda, Maria José
  • Maria José Fazenda

Identificadores de autor

Ciência ID
C61E-74B8-62A9
ORCID iD
0000-0003-2977-5945

Endereços de correio eletrónico

  • mjfazenda@esd.ipl.pt (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Sociologia - Antropologia

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Francês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Inglês Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2)
Formação
Grau Classificação
2006
Concluído
Antropologia (Doutoramento)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
"As Histórias que dançamos sobre nós próprios: Merce Cunningham, Bill T. Jones e Francisco Camacho em contexto" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovada com distinção e louvor por unanimidade
1992
Concluído
Antropologia Cultural e Social e Sociologia da Cultura (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"Elementos para uma Reflexão Antropológica sobre a Dança" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
1987
Concluído
Antropologia (Licenciatura)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
15 (quinze valores)
1985
Concluído
Curso de Dança (Outros)
Especialização em Dança
Conservatório Nacional - Escola de Dança, Portugal
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2007 - Atual Investigador (Investigação) Centro em Rede de Investigação em Antropologia, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2015/10/21 - Atual Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
1994/04/27 - 2014/10/20 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2011 - 2014 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
1988 - 1993 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020/04/14 - Atual Presidente do Conselho de Representantes Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2019/03/13 - Atual Membro da Comissão Científica do Doutoramento Artes Performativas e da Imagem em Movimento Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
Universidade de Lisboa, Portugal
(...)
2010/10/13 - 2017/02/20 Presidente do Conselho Técnico-Científico Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2011/04/06 - 2012 Coordenadora do Mestrado na Especialidade de Criação Coreográfica Contemporânea Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2007/06/19 - 2010/06/15 Presidente do Conselho Científico Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2008/12/02 - 2010 Presidente da Comissão Científica do Mestrado de Metodologias do Ensino da Dança Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2000/05/22 - 2004 Presidente do Conselho Pedagógico Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1992 - 2001 Crítica de Dança Público Comunicação Social SA, Portugal
1985 - 1987 Professora de Técnica de Dança Clássica Conservatório Nacional - Escola de Dança, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em jornal
  1. Fazenda, Maria José. "Um Cisne fora de Palco", Público, Suplemento P2, 2011, https://www.publico.pt/2011/02/19/jornal/um-cisne-fora-de-palco-21313590.
  2. Fazenda, Maria José. "A alma corajosa de um revolucionário. Coreógrafo norte-americano desapareceu aos 90 anos", Público, 2009, https://www.publico.pt/2009/07/28/culturaipsilon/noticia/a-alma-corajosa-de-um-revolucionario-237473.
  3. Fazenda, Maria José. "Ela já não dança nas cidades. Pina Bausch, a coreógrafa alemã morreu ontem, aos 68 anos", Público, 2009, https://www.publico.pt/2009/07/01/culturaipsilon/noticia/ela-ja-nao-danca-nas-cidades--235436.
  4. Fazenda, Maria José. "A bola e os críticos. Sobre as improvisações do nº 7", Público, 2008, Suplemento P2
  5. Fazenda, Maria José. "Pensar e recriar o reportório da dança", Público, 2005
  6. Fazenda, Maria José. "'Querem ver dança africana?' A modernidade em África, no Festival de Montpellier, em França", Público, 2000
  7. Fazenda, Maria José. "'Quase desisti de pensar no mundo, mas voltei a agarrá-lo.' O coreógrafo norte-americano Bill T. Jones em entrevista ao 'Público'", Público, 1998, Suplemento Artes e Ócios
  8. Fazenda, Maria José. "Um olhar sobre o universo de Beckett. Josef Nadj, criador de 'Antichambre' em entrevista ao 'Público'", Público, 1998
  9. Fazenda, Maria José. "'Prefiro nunca tocar na linguagem de cada intérprete.' O coreógrafo flamengo Alain Platel ao 'Público'", Público, 1998, Suplemento Artes e Ócios
  10. Fazenda, Maria José. "A dança como uma pintura tridimensional. Entrevista com o coreógrafo Paul Taylor", Público, 1998
  11. Fazenda, Maria José. "Do corpo como objecto ao corpo afectivo. Yvonne Rainer, coreógrafa e cineasta norte-americana em entrevista ao 'Público'", Público, 1997
  12. Fazenda, Maria José. "'Quero voltar aos tempos de maior inocência.' 'A Duet', de Bill T. Jones e Max Roach, hoje, no São Luiz, em Lisboa", Público, 1996
  13. Fazenda, Maria José. "'Uma sensação de transparência.' Mikhail Baryshnikov falou ao 'Público' sobre dança e o seu White Oak Dance Project", Público, 1995
  14. Fazenda, Maria José. "'Dance, não faça mais nada, dance!' Patricia Neary remonta 'Serenade', de Balanchine, para a Companhia Nacional de Bailado", Público, 1995
  15. Fazenda, Maria José. "'Dar à companhia uma personalidade própria.' Jorge Salavisa, diretor do Ballet Gulbenkian, ao 'Público'", Público, 1995, Suplemento Zoom
  16. Fazenda, Maria José. "'O amor como fonte de energia'. Anne Teresa De Keersmaeker ao 'Público'", Público, 1994, Suplemento Zoom
  17. Fazenda, Maria José. "'Como um filme em relevo.' O coreógrafo Jean-Claude Gallotta, que hoje e amanhã apresenta a obra 'Ulysse', em entrevista ao 'Público'", Público, 1994
  18. Fazenda, Maria José. "Em busca da obra perdida. Millicent Hodson e Keneth Archer falam ao 'Público' sobre a reconstrução de 'A Sagração da Primavera'", Público, 1994, Suplemento Fim de Semana
  19. Fazenda, Maria José. "Dançar novas complexidades. O coreógrafo Merce Cunningham fala ao 'Público' dos seus mais recentes trabalhos", Público, 1994
  20. Fazenda, Maria José. "Estruturar a simplicidade. Lucinda Childs em entrevista ao 'Público'", Público, 1993
Artigo em revista
  1. Fazenda, Maria José. "Participar na construção do mundo, aos cinquenta anos da Revolução dos Cravos". Revista Estud(i)os de Dança 2 2 (2024):
    No prelo
  2. Fazenda, Maria José. "The sorrow and the hope of a dancer: remembering Still/Here twenty-five years after the première of Bill T. Jones’ dance piece". Etnografica vol. 25 (2 (2021): 493-511. http://dx.doi.org/10.4000/etnografica.10455.
    Acesso aberto • Publicado • 10.4000/etnografica.10455
  3. Fazenda, Maria José. "Do desenvolvimento da dança teatral em Portugal no pós-25 de Abril de 1974: circunstâncias, representações, encontros". Revista Internacional de Língua Portuguesa 38 (2020): 101-127. http://hdl.handle.net/10400.21/12237.
    Acesso aberto • Publicado • https://doi.org/10.31492/2184-2043.RILP2020.38/pp.101-127
  4. Fazenda, Maria José. "Quatro minutos e trinta e três segundos, por exemplo. O tempo cronometrado e a perceção subjetiva da duração em Merce Cunningham.". Convocarte - Revista de Ciências da Arte 8 (2019): 263-275. http://cieba.belasartes.ulisboa.pt/wp-content/uploads/2020/02/Convocarte8.pdf.
    Acesso aberto • Publicado
  5. Fazenda, Maria José. "Interações na cena da dança contemporânea: duetos, solos e grupos". Alicerces. Revista de Investigação, Ciência, Tecnologia e Arte 6 (2016): 163-177. http://hdl.handle.net/10400.21/6932.
    Acesso aberto • Publicado
  6. Fazenda, Maria José. "Uma intensa presença do corpo: a dança em Portugal no contexto de uma democracia recente". Sinais de Cena 22 (2014): 84-86. http://hdl.handle.net/10400.21/6428.
    Acesso aberto • Publicado
  7. Fazenda, Maria José. "Duetos". Cadernos Rivoli (2003): 73-76.
    Publicado
  8. Fazenda, Maria José. "A dança no seio da reflexão antropológica: Contributos e limitações herdados do passado com ecos no presente". Trabalhos de Antropologia e Etnologia 38 (1998): 61-79.
    Publicado
  9. Fazenda, Maria José. "O resto é o futuro... Entrevista com o coreógrafo Vasco Wellenkamp". Adágio 20 (1998): 13-23.
    Publicado
  10. Fazenda, Maria José. "A Cultura em Diálogo - Dança. Abertura". Adagio 19 (1997): 64-64.
    Publicado
  11. Fazenda, Maria José. "Para uma compreensão da pluralidade das práticas da dança contemporânea: repensar conceitos e categorias". Antropologia Portuguesa 11 (1993): 67-76.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Fazenda, Maria José. "Kurt Jooss e Martha Graham, dois coreógrafos modernos no instável período entreguerras". In História(s) da Dança, 72-85. Porto, Portugal: Teatro Municipal do Porto, 2023.
    Publicado
  2. Fazenda, Maria José. "Merce Cunningham, uma revolução tranquila". In História(s) da Dança, 24-33. Porto, Portugal: Teatro Municipal do Porto, 2023.
    Publicado
  3. Fazenda, Maria José. "Dança e fotografia. A surpreendente imagem de um corpo imobilizado no ar, por exemplo". In Quorum Ballet, editado por Alfredo Cunha, 7-10. Portugal: Amadora Câmara Municipal, 2022.
    Publicado
  4. Fazenda, Maria José. "No mundo de Pina Bausch". In Enciclopédia Mínima. Uma Antologia de Cem Textos, 43-46. Teatro Nacional São João, 2022.
    Publicado
  5. Fazenda, Maria José. "Creating and performing in Companhia Maior: Memories of life, experiences of continuity and transformation". In Intensified Bodies from the Performing Arts in Portugal, editado por Gustavo Vicente, 161-191. Bern, Reino Unido: Peter Lang, 2017.
    Publicado
  6. Fazenda, Maria José. "Da reflexão teórica sobre a dança ao trabalho de campo e vice-versa". In Os Arquivos dos Antropólogos, editado por Sónia Vieira de Almeida; Rita Ávila Cachado, 49-57. Lisboa, Portugal: Palavrão, Associação Cultural, 2016.
    Publicado
  7. Fazenda, Maria José. "A dimensão reflexiva do corpo em ação: contributos da antropologia para o estudo da dança teatral". In Antropologia e performance: agir, atuar, exibir, editado por Paula Godinho, 53-76. Castro Verde, Portugal: 100 LUZ, 2014.
    Publicado
  8. Fazenda, Maria José. "As histórias que as pessoas dançam sobre si próprias: O contributo da antropologia para o estudo da dança teatral". In Artes performativas: Novos discursos, editado por Né Barros; Juan Carlos Román; Maria Helena Maia, 67-79. Porto, Portugal: Centro de Estudos Arnaldo Araújo da CESAP/ESAP, 2012.
    Publicado
  9. Fazenda, Maria José. "Corpos inconformistas. Ligações entre a dança dos anos 60-70 e a dança dos anos 90". In Circa 68, 564-577. Porto, Portugal: Museu de Serralves, 1999.
    Publicado
  10. Fazenda, Maria José. "O Corpo Naturalizado. Experiência e discurso sobre duas formas de dança americanas". In Corpo presente: treze reflexões antropológicas sobre o corpo, editado por Miguel Vale de Almeida, 141-153. Oeiras, Portugal: Celta, 1996.
    Publicado
Edição de livro
  1. Fazenda, Maria José. Movimentos Presentes. Aspectos da dança Independente em Portugal. Lisboa, Portugal: Cotovia. 1997.
    Publicado
Edição de número de revista
  1. Maria José Fazenda. "Da diversidade da dança teatral em Portugal". Revista Estud(i)os de Dança 2 2 (2024):
    No prelo • Editor convidado
Entrada de enciclopédia
  1. Fazenda, Maria José; Tércio, Daniel. "Festival-Dança". In Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX, editado por Castelo-Branco, Salwa. Temas e Debates, 2010.
    Publicado
  2. Fazenda, Maria José; Tércio, Daniel. "Dança". In Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX, editado por Castelo-Branco, Salwa. Temas e Debates, 2010.
    Publicado
  3. Tércio, Daniel; Fazenda, Maria José. "Dança [Dance]". In Enciclopédia da Música em Portugal no séc. XX. Círculo de Leitores, 2010.
    Publicado
Livro
  1. Fazenda, Maria José. Da vida da obra coreográfica. OPART/CNB : Imprensa Nacional-Casa da Moeda. 2018.
    Publicado
  2. Fazenda, Maria José (C61E-74B8-62A9). Dança teatral: ideias, experiências, ações (2ª edição revista e atualizada). Lisboa, Portugal: Colibri. 2012.
    Publicado
  3. Fazenda, Maria José. Dança teatral: ideias, experiências, acções. Lisboa, Portugal: Celta. 2007.
    Publicado
Prefácio / Posfácio
  1. Fazenda, Maria José. "A dança como visão do mundo: da grande modernidade à época atual". Prefácio para Poética da Dança Contemporânea, 6-15. Lisboa, Portugal: Orfeu Negro. 2012.
    Publicado
  2. Fazenda, Maria José. "Obras coreográficas e filmes de dança apresentados em Portugal". Posfácio para Poética da Dança Contemporânea, 385-394. Lisboa, Portugal: Orfeu Negro. 2012.
    Publicado
Recurso online
  1. Fazenda, Maria José. Companhia Nacional de Bailado. 2020. http://hdl.handle.net/10400.21/12236.
  2. Fazenda, Maria José. As histórias que as pessoas dançam sobre si próprias : as linguagens de Jérôme Bel, Montalvo/Hervieu, Shobana Jeyasingh e Akram Khan. 2010. http://hdl.handle.net/10400.21/2580.

Artística / Interpretação

Coreografia
  1. 2012. Participação na performance concebida por Julião Sarmento, no âmbito da inauguração da exposição "Noites Brancas", no Museu de Serralves, no Porto.
  2. 1998. Bailarina de "Madeira-Matéria, Materiais pretexto para uma ideia de Corpo", coreografia de Madalena Victorino.
  3. 1992. Intérprete de um "O Diário de um Desaparecido", coreografia de Madalena Victorino, filmada para a RTP, por Fernando Ávila, em 1993.
  4. 1990. Bailarina de "Estranhezas", coreografia de Paula Massano, com música original de António Emiliano e figurinos de Nuno Carinhas, estreada no Acarte - Fundação Calouste Gulbenkian.

Outros

Outra produção
  1. Coedição e coautoria de editorial, com João dos Santos Martins, Joclécio Azevedo e Pedro Pinto, de "Coreia" #8, número especial do jornal, dirigido por João dos Santos Martins, dedicado a Gil Mendo. 2023. Fazenda, Maria José.
  2. Colaboração na construção do argumento de "Um Corpo que Dança: Ballet Gulbenkian (1965-2005)", um filme de Marco Martins, com produção da Vende-se Filmes e coprodução da RTP. 2022. Fazenda, Maria José.
  3. Texto intitulado "Gestos que conduzem à destruição e movimentos que incitam à ação: A Mesa Verde, de Kurt Jooss, e Chronicle, de Martha Graham", no programa do espetáculo "Dançar em Tempo de Guerra", apresentado pela Companhia Nacional de Bailado. 2020. Fazenda, Maria José.
  4. Texto intitulado "Corpos redondos em círculos no espaço de al mada nada", no programa do espetáculo "al mada nada", de Ricardo Pais, estreado no Teatro São João do Porto. 2015. Fazenda, Maria José.
  5. Texto intitulado "Desejar, e, depois, morrer", no programa do espetáculo "Propriedade Privada", de Olga Roriz, dançado no Centro Cultural de Belém, Lisboa, entre 22 e 23 de maio. Crítica de dança originalmente publicada no jornal "Público", 9 de maio de 1996, p. 23. 2015. Fazenda, Maria José.
  6. Participação no programa televisivo "Cuidado com a Língua", com apresentação de Diago Infante e locução de Maria Flor Pedroso, subordinando ao tema "Ballet" (4º episódio, 6ª série), e colaboração na elaboração do respetivo guião. Programa da autoria de José Mário Costa, produzido por Até ao Fim do Mundo, para a RTP1. 2011. Fazenda, Maria José.
  7. Texto intitulado "Pés descontraídos: Versões, recriações, improvisações", no programa do ciclo "Improvisações - Colaborações", apresentado no Museu de Serralves, Porto, de 21 a 24 de abril. 2011. Fazenda, Maria José.
  8. Texto intitulado "Harmonia e leveza triunfantes", no programa do evento "2008, um Festival Pina Bausch", realizado no Centro Cultural de Belém e no Teatro Municipal São Luiz, Lisboa, entre 2 e 9 de maio. Crítica de dança originalmente publicada no jornal "Público", 13 de maio de 1998, p. 29. 2008. Fazenda, Maria José.
  9. Texto intitulado "A lucidez, a coragem e a eloquência de um criador" no programa do espetáculo "Blind Date", de Bill T. Jones, dançado pela Bill T. Jones/Arnie Zane Dance Company no Centro Cultural de Belém, Lisboa, de 4 a 5 de maio. 2007. Fazenda, Maria José.
  10. Texto intitulado "Participar num mundo de ideias: a arte de Bill T. Jones ao vigésimo aniversário da sua Companhia", no programa do espetáculo "The Phantom Project", pela Bill T. Jones/Arnie Zane Dance Company. O espetáculo foi apresentado no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, de 23 a 24 de julho. 2004. Fazenda, Maria José.
  11. Texto intitulado "Algumas palavras-chave para conhecer ou relembrar Pina Bausch", no programa do espetáculo "Água", de Pina Bausch, interpretado pelo Tanztheater Wuppertal no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, de 9 a 11 de janeiro. 2003. Fazenda, Maria José.
  12. Elaboração dos textos para o programa do Festival Encontros ACARTE 92, da Fundação Calouste Gulbenkian. 1992. Fazenda, Maria José.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2024/12/04 Dança (Portugal) teatral “Investigar as Danças – Interrogar o Mundo”
Laboratório Associado IN2PAST e Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa, Portugal)
2023/11/23 Ser membro da Companhia Maior: memórias de vida, experiências de continuidade e de transformação Por uma Causa Maior: Arte, Cidadania e Idadismo no Envelhecimento
Projeto Causa Maior, apoiado pela Fundação Calouste Gulbenkian e pela Fundação “la Caixa” através da iniciativa PARTIS & Art for Change (Lisboa, Portugal)
2023/03/18 Criar entre espaços e articular diferenças coreográficas: Akram Khan Estórias da Arte – Dança
Centro Cultural de Belém (Lisboa, Portugal)
2023/03/04 Redefinir os significados do corpo e do seu movimento: Anne Teresa De Keersmaeker Estórias da Arte – Dança
Centro Cultural de Belém (Lisboa, Portugal)
2022/12/17 Apresentação intitulada "Subversive body movements that never stopped being summoned", na mesa-redonda subordinada ao tema "Modernims in Motion". "The Materiality of Modernisms"
CEMS-Center for European Modernism Studies (Lisboa, Portugal)
2021/05/29 Kurt Jooss e Martha Graham, dois coreógrafos modernos no instável período entreguerras
Teatro Municipal Rivoli (Porto, Portugal)
2021 Em termos da dança: criação, transmissão e pensamento dividido em quatro módulos, subordinados aos temas, “Dança, política e guerra: o propósito do artista é ser a voz do seu tempo”, “O coreógrafo e as suas influências: citações, evocações e variações”, “Dança e música: momentos fortes de uma ligação contínua”, “Dança e literatura: o desejo de significação que suscita o gesto”, nos dias 15 de maio, 26 de junho, 2 de outubro e 18 de dezembro, respetivamente, no Teatro Camões, a convite da diretora artística da Companhia Nacional de curso livre (4 sessões)
Companhia Nacional de Bailado (lisboa, Portugal)
2020/12/14 Merce Cunningham, uma revolução tranquila
Teatro Municipal Rivoli (Porto, Portugal)
2019/06/05 Criar entre espaços e misturar convenções: exemplos de complexidade na obra do coreógrafo Akram Khan. Para uma definição da estrutura conceptual da análise e do foco de pesquisa. VIII Congresso da Associação Portuguesa de Antropologia
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2019/02/15 Trisha Brown e Lucinda Childs: do experimentalismo à análise do movimento
Teatro Municipal do Porto Rivoli (Porto, Portugal)
2015/11/05 Do movimento do corpo à fixidez dos registos e vice-versa Ciclo Fins de Tarde com a Antropologia: conversas sobre os arquivos etnográficos
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa
2015/10/22 Son et sens dans la danse contemporaine Colóquio Les Arts de la Langue Portuguaise
Fondation Calouste Gulbenkian - Délégation en France (Paris, França)
2015/03/23 Uma intensa presença do corpo: A dança em Portugal no contexto de uma democracia recente Cumplicidades – Festival Internacional Dança Contemporânea de Lisboa
Teatro Nacional de São Carlos (Lisboa, Portugal)
2013/11/28 A dimensão reflexiva do corpo em ação: Contributos da antropologia para o estudo da dança teatral Música em Contexto
Instituto de Etnomusicologia - Musica e Dança (INET-MD) e Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (CESEM) (Lisboa, Portugal)
2013/09/28 O poder subversivo e reparador da dança: reinterpretações contemporâneas da dimensão ritual de Le Sacre du Printemps Simpósio 100 Anos Sagração da Primavera 1913-2013
CESEM-Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical e Teatro Nacional de São Carlos (Lisboa, Portugal)
2013/09/11 Dançar na Companhia Maior: "Rejuvenescer? E é preciso?" Antropologia das(s) idade(s); V Congresso da Associação Portuguesa de Antropologia: Antropologia em Contraponto
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Vila Real, Portugal)
2013/05/23 Le Sacre du Printemps: vestígios, reconstituições e reinterpretações A Sagração da Primavera 100 anos
Companhia Olga Roriz, com o apoio da Companhia Nacional de Bailado e o Teatro Camões (Lisboa, Portugal)
2012/10/26 Representações de crenças religiosas e práticas orantes na dança teatral ocidental III Jornada de Teologia Prática, subordinada ao tema “Quando rezardes, rezai assim: Sentidos, práticas, figuras orantes
Universidade Católica Portuguesa (Lisboa, Portugal)
2011/04/19 Representing emotional experience on the dance stage: the reflexive and creative universe of Bill T. Jone’s movements SIEF 10th International Congress
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2010/10/27 A Educação Artística e a Formação de Públicos Centro Nacional de Cultura
Centro Nacional de Cultura (Lisboa, Portugal)
2010/09/29 Corpos em Protesto: reflexões sobre dança e política
Culturgest (Lisboa, Portugal)
2009/09/10 Antropologia da Dança: Contributos teóricos para o estudo da dança teatral ocidental numa perspectiva histórica Painel “História da Antropologia — Diálogos com a Antropologia Contemporânea", no IV Congresso da Associação Portuguesa de Antropologia: Classificar o Mundo.
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2009/01/24 A Influência de Anna Halprin, sempre
Museu de Arte Contemporânea de Serralves
2008 Interacções na cena coreográfica: duetos, solos, grupos (2 sessões)
Culturgest (Lisboa, Portugal)
2005/06/30 A definição de dança, na perspectiva da antropologia e dos agentes Colóquios em Etnomusicologia
INET - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2003/03/27 Teoria e Análise da Dança Contemporânea. The Thinking of the Art, Representations of the World
Instituto Gulbenkian de Ciências
2002/11/29 Duetos Ciclo de Colóquios Capicua 2002, organizado por Eduardo Prado Coelho
Rivoli Teatro Municipal (Porto, Portugal)
2002/11/11 Beach Birds for Camera, de Merce Cunningham Clássicos do Século XX
Culturgest (Lisboa, Portugal)
2002/01 Conversas Com Método sobre dança (2 sessões)
Culturgest (Lisboa)
2000/12/08 Conversa guiada em torno de Nijinsky Ciclo de dança Vaslav Nijinski: Derivações
Fundação Ciência e Desenvolvimento e Teatro do Campo Alegre (Porto, Portugal)
1994/04/29 Algumas facetas da nova dança portuguesa Nova Dança no Espaço Ibérico
Acarte - Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa, Portugal)
1992/08/30 Dance within the anthropological reflection “Material Culture, Anthropology of the Art”
European Association of Social Anthropologists (Praga, República Checa)
1992/01/18 Para uma compreensão da pluralidade das práticas da dança contemporânea: repensar conceitos e categorias Práticas Artísticas na Modernidade
Bienal Universitária de Coimbra e Associação Portuguesa de Antropologia (Figueira da Foz, Portugal)
1988/07/08 Técnicas corporais na arte da dança A Investigação e o Ensino da Antropologia em Portugal
Instituto de Antropologia da Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2014 - 2021/04/12 Encenar Le Bourgeois Gentilhomme: reconstruir, interpretar e adaptar uma comédie-ballet de Molière, Lully e Beauchamp
Orientador
Doutoramento em Artes (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Portugal

Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2015 - 2018/06/26 Movimentos Entrelaçados: As possíveis contribuições do método Gyrokinesis na execução de exercícios de dança clássica e a cooperação desta experiência para conscientização corporal em estudantes do Curso Técnico em Dança Clássica da Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará – Brasil
Orientador
Doutoramento em Artes (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Portugal

Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2014 - 2016/06/20 As ações do corpo no campo da coreologia e da produção artística multidisciplinar
Coorientador
Doutoramento em Belas Artes - Especialidade Performance (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2011 - 2012/06/28 A reescrita do drama Pedro e Inês em Olga Roriz: Intencionalidade e função do gesto simbólico na construção coreográfico-narrativa
Orientador
Mestrado em Ciências da Comunicação – Área de Especialização Comunicação e Artes (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2023/11/24 - 2023/11/24 Moderação da mesa redonda subordinada ao tema "Projetos artísticos e educativos de referência", com as participações de Rafael Alvarez, Miguel Pereira, Filipa Francisco e João Maria André.
Conferência
Por uma Causa Maior: Arte, Cidadania e Idadismo no Envelhecimento, no âmbito do Projeto Causa Maior
Centro Cultural de Belém, Portugal
2023/02/11 - 2023/02/11 Participação numa conversa com Cláudia Varejão, moderada por Anabela Mota Ribeiro, subordinada ao tema "O cinema e as outras artes- cinema e dança".
Encontro
"O cinema e as outras artes"
Casa do Cinema Manoel de Oliveira, Portugal
2023/01/18 - 2023/01/18 Moderação do painel "História da antropologia portuguesa através da pluralidade dos arquivos", com os oradores João Leal, Catarina Alves Costa e Mariana Correia.
Conferência
Conferência anual do Grupo de Investigação Práticas e Políticas da Cultura, subordinado ao tema Museus, história e comunidades: desafios antropológicos no presente, na Nova FCSH.
Centro em Rede de Investigação em Antropologia, Portugal
2022/09/07 - 2022/09/07 Coordenação, com Vera Borges (CIES-Iscte), do painel "Artistas e instituições em tempo de pandemia: como vivem, se adaptam e persistem?"
Congresso
VIII Congresso da Associação Portuguesa de Antropologia
Associação Portuguesa de Antropologia, Portugal
2022/08/17 - 2022/08/17 Conversa com Marco Martins, no âmbito de uma sessão especial de exibição do filme "Um Corpo que Dança: Ballet Gulbenkian (1965-2005)", de Marco Martins, na Casa das Artes, Tavira.
Encontro
Casa das Artes, Portugal
2022/06/18 - 2022/06/18 Conversa com Olga Roriz, no âmbito de uma sessão especial de exibição do filme "Um Corpo que Dança: Ballet Gulbenkian (1965-2005)", de Marco Martins.
Encontro
Cinema Ideal, Portugal
2021/12/03 - 2021/12/03 Participação na conversa moderada por Pedro Sena Nunes sobre os filmes "Hotel Müller", de João Salaviza, e "Lissabon Wuppertal Lisboa", de Fernando Lopes.
Encontro
InShadow – Lisbon Screendance Festival
Cinemateca Portuguesa Museu do Cinema, Portugal
2019/12/03 - 2019/12/05 Apresentação dos filmes "RainForest" (1968), "498, 3rd Ave." (1967), "Assemblage" (1968) e "Beach Birds for Camera" (1992), no âmbito do programa subordinada ao tema "Centenário Merce Cunningham".
Encontro
InShadow – Lisbon Screendance Festival
Cinemateca Portuguesa Museu do Cinema, Portugal
2014/06/18 - 2014/06/18 Participação na "tertúlia" subordinada ao tema "Andanças pelo eu e pelo outro".
Encontro
PédeXUmbo, Portugal

SOS Racismo, Portugal
2011/04/13 - 2011/04/13 Participação no debate subordinado ao tema "Cinema e Espiritualidade / Evangelho Segundo São Mateus", de Pier Pablo Pasolini. (A convite de José Tolentino Mendonça.)
Encontro
Capela do Rato, Portugal
2009/01/25 - 2009/01/25 Moderação de conversa com o coreógrafo Alain Buffard e e a coreógrafa Anne Collod, subordinada ao tema "A Influência de Anna Halprin, sempre".
Encontro
Museu de Arte Contemporânea de Serralves, Portugal
2007/05/01 - 2007/05/01 Moderação de uma conversa com o coreógrafo Bill T. Jones, sobre o seu trabalho, no âmbito da apresentação de criações suas pela companhia Bill T. Jones / Arnie Zane Dance Company.
Encontro
Museu de Arte Contemporânea de Serralves, Portugal
1999/10/08 - 1999/10/08 Realização de visita guiada à exposição "Merce Cunningham"
Exposição
Merce Cunningham
Museu de Arte Contemporânea de Serralves, Portugal
1999/03/16 - 1999/03/16 Moderação do debate subordinado ao tema "Dança e Literatura", com Eduardo Prado Coelho e Agustina Bessa-Luís, promovido pela Companhia Nacional de Bailado, na Livraria Barata, em Lisboa. (A convite de Jorge Salavisa, diretor artístico da companhia.)
Encontro
Companhia Nacional de Bailado, Portugal
1997/10/05 - 1997/10/05 Participação no debate sobre a dança portuguesa, organizado pelo Festival International de Nouvelle Danse, em Montreal, sob o título "Table Ronde: La nouvelle danse au Portugal". (A convite de Chantal Pontbriand, diretora do festival.)
Encontro
Table Ronde: La nouvelle danse au Portugal
Festival International de Nouvelle Danse, Canadá
1996/09/14 - 1996/09/14 Organização e moderação da sessão "Posições da Dança", no Centro Cultural de Belém, em Lisboa. (A convite do Ministro da Cultura, Manuel Maria Carrilho.)
Encontro
Cultura em Diálogo
Republica Portuguesa Ministério da Cultura, Portugal
1993/05/17 - 1993/05/17 Participação no debate subordinado ao tema "Rumos da Nova Dança Portuguesa" (A convite de Idalina Conde.)
Encontro
Colóquio 1001 Artes
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
1992/01/17 - 1992/01/19 Organização e moderação da sessão dedicada à dança no colóquio "Práticas Artísticas na Modernidade", na Figueira da Foz, tendo contado com as intervenções de Cynthia Novack e de André Lepecki.
Conferência
Práticas Artísticas na Modernidade
Associação Portuguesa de Antropologia, Portugal

Bienal Universitária de Coimbra, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2024/06/25 Semba enquanto património imaterial: políticas, imagens e sonoridades da cultura em Angola
Vogal
André Castro Soares (Doutoramento)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2023/11/29 Da magreza para a sapatilha de ponta à “cara de bailarina”: entendimento da relação da dança com os corpos gordos
Arguente
Bianca Gomes Lepore (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2023/07/04 Identidade, Cultura e Arte: O Estudo das Periferias enquanto Palcos de Intervenção Artística
Vogal
Diana Coelho West (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2023/06/23 Step into my office (simo): arte e dinheiro, performance e performance digital
Arguente
Jácome Filipe Morais Silva (Doutoramento)
Universidade de Coimbra Colégio das Artes, Portugal
2022/12/20 Vida e Obra de Vasco Wellenkamp: Um olhar de dentro
Arguente
Ana Rita Candeias Carpinteiro (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2021/07/28 A Guitarra Jazz em Portugal (1940-1990): O Percurso e Contributo de Carlos Menezes, José Luís Simões, João Maló, Armindo Neves e Luís Stoffel
Vogal
Nuno Alexandre Pinto Ribeiro da Costa (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal

Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2021/01/27 O gesto da travessia e o contacto com o ritmo vital Sobrevivências do ekstasis no cinema
Arguente
Salomé Lopes Coelho (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2020/10/26 O processo de composição coreográfica de Henrique Amoedo na obra No centro da cor, o som, pela companhia Dançando com a Diferença (2015)
Arguente
Natércia Raquel Silva Gomes Kuprian (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
2019/12/19 Que corpo é esse? Movimentos etnográficos sobre corpos que dançam
Arguente
Alexa Ranaldo (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2019/11/18 Dança contemporânea, criação e pensamento: perspectivas das práticas corporais de Julyen Hamilton, Vera Mantero e Keith A. Thompson
Arguente
Maíra Simões Claudino dos Santos (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
2018/10/12 Corpo, Identidade e Técnica: etnografando o jeito e o gesto em um ginásio de Lisboa
Arguente
Caio Rotta Bradbury Novaes (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2016/09/28 A atracção dramatúrgica pelo real: etnografias do actor-não actor
Arguente
Teresa Domingas Lourenço Fradique Ribeiro (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2016/07/06 Gesto e Capoeiragem: Um Corpo de Capoeira para a Vídeo-Dança
Arguente
Bárbara Almeida Pereira (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2016/06/21 Corpo, imagem e pensamento contemporâneo. Da pesquisa coreográfica contemporânea enquanto discurso: Os exemplos de Lisa Nelson, Mark Tompkins, Olga Mesa e João Fiadeiro
Arguente
Sílvia Tengner Barros Pinto Coelho (Doutoramento)
Universidade NOVA de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
2016/05/25 No Aleph: para um olhar sobre o Serviço ACARTE da Fundação Calouste Gulbenkian entre 1984 e 1989
Arguente
Ana Maria Bigotte Vieira (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2015/12/04 Entre Luanda, Lisboa, Miami e Cairo: Difusão e Prática da quizomba
Arguente
André Castro Soares (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2015/09/09 Depois da Morte. O Restauro Imaterial da Encomendação das Almas
Arguente
Pedro Gonçalo Pereira Antunes (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2014/12/02 Silêncio, potência e gesto: um corpo na dança
Arguente
Ana Sofia Palula Fonseca de Mira (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2012/12/27 Outra voz: o espectador cocriador
Presidente do júri
Carolina Cantinho (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2012/10/02 Articulações poéticas e políticas do corpo: Estudo de processos de composição solística da dança contemporânea
Arguente
Andréa Bergallo Snizek (Doutoramento)
Universidade Técnica de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
2010/12/20 Dança para Bebés: Ao encontro de estratégias Metodológicas na adaptação da Dança Educativa à Primeira Infância
Presidente do júri
Ana Margarida Silva (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2023 - 2023 “1º Encontros Paragone – Diálogos através das artes: Gesto”, organizados pelo curso de Doutoramento em Artes Performativas e da Imagem em Movimento — APIM, em Lisboa, entre 22 e 27 de Maio. Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, Escola Superior de Teatro e Cinema e Escola Superior de Música, do Instituto Politécnico de Lisboa

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2024 - 2024 Revista Estud(i)os de Dança (2184-9951) Instituto de Etnomusicologia - Centro de Estudos em Música e Dança
2016 - 2016 Etnográfica (2182-2891) Centro em Rede de Investigação em Antropologia
2015 - 2015 Sinais de Cena - Revista de Estudos de Teatro e Artes Performativas (1646-0715) Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
2011 - 2011 Etnográfica (2182-2891) Centro em Rede de Investigação em Antropologia
2006 - 2006 Etnográfica (2182-2891) Centro em Rede de Investigação em Antropologia

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2010 - 2013 Consultora do “TKB Project – A Transmedia Knowledge-Base for Performing Arts”, coordenado por Carla Fernandes Universidade Nova de Lisboa Centro de Linguística, Portugal
2011 - 2011 Colaboradora científica do "Ciclo Improvisações – Colaborações" Museu de Arte Contemporânea de Serralves, Portugal
2010 - 2010 Emissão de parecer sobre manuscritos propostos para publicação à Imprensa de Ciências Sociais Universidade de Lisboa Instituto de Ciências Sociais, Portugal
1996 - 1996 Membro do Conselho Consultivo Nacional e Painel de Selecção Nacional de “Mudanças 96”, plataforma de dança contemporânea portuguesa dos “Rencontres Chorégraphiques Internationales de Seine Saint-Denis”, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa.

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2021 - Atual Estudo da Obra Coreográfica em Contexto Mestrado em Criação Coreográfica e Práticas Profissionais (Mestrado) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2013 - Atual Tópicos em Estudos de Dança Doutoramento em Artes Performativas e da Imagem em Movimento (Doutoramento) Universidade de Lisboa, Portugal

Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2013 - Atual Estudos da Dança em Portugal Licenciatura em Dança (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2006 - Atual Antropologia da Dança Licenciatura em Dança (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2006 - Atual Apreciação da Dança Licenciatura em Dança (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2015 - 2021 Dança em Contexto - módulo opcional de Projeto VI Licenciatura em Dança (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2013 - 2021 História da Dança e do Ballet (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2012 - 2021 História da Dança Contemporânea Licenciatura em Dança (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2013 - 2014 Estudos Histórico-Antropológicos - módulo opcional de Projeto VI Licenciatura em Dança (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2011 - 2014 Dança em Contexto Mestrado em Comunicação e Artes e Mestrado em Artes Cénicas (Mestrado) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2012 - 2012 Antropologia Performativa- Módulo opcional de Projeto VI Licenciatura em Dança (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2012 - 2012 Sociologia Licenciatura em Dança (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2007 - 2012 História da Dança I Licenciatura em Dança (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2011 - 2011 Análise da Obra Coreográfica em Contexto de Criação Mestrado na Especialidade de Composição Coreográfica Contemporânea (Mestrado) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2006 - 2011 História da Dança II Licenciatura em Dança (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
1994 - 2005 Antropologia da Dança Bacharelato em Dança (Bacharelato) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
1987 - 1993 Antropologia da Dança I Bacharelato em Dança (Bacharelato) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
1987 - 1993 Antropologia da Dança II Bacharelato em Dança (Bacharelato) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
1985 - 1987 Técnica de Dança Clássica Curso de dança (Curso Técnico Superior Profissional) Escola Artística de Dança do Conservatório Nacional, Portugal

Entrevista (jornal / revista)

Descrição da atividade Jornal / Forum
2009/08/02 Entrevistada para a rubrica "O que eu sei sobre os homens", de Ana Sousa Dias Público / Suplemento Pública

Entrevista / Programa (rádio / tv)

Programa Tema
2019/01/08 - 2019/01/08 Literatura Aqui, Ep. 37 Sobre "O Quebra-Nozes"
2018 - 2018 Super Swing, T2, Ep. 12 Sobre o livro "Da Vida da Obra coreográfica"
2018 - 2018 Curso de Cultura Geral, Episódio 6
2017 - 2017 Portugal Que Dança, Episódios 9, 13 e 14 Série documental sobre a dança contemporânea em Portugal, da autoria de Luiz Antunes, com realização de Cristina Gomes Ferreira
2012/02/02 - 2012/02/02 Império dos Sentidos Sobre a coreógrafa Anne Teresa de Keersmaeker
2008/05/02 - 2008/05/02 Janela Aberta Sobre a obra de Pina Bausch
2007/04/29 - 2007/04/29 Câmara Clara Dança
2005/09/08 - 2005/09/08 Magazine Sobre "O Lago dos Cisnes", de Rudolf Nureyev
2004/07/21 - 2004/07/21 Magazine Sobre o trabalho do coreógrafo Bill T. Jones
2004/04/29 - 2004/04/29 Elas em Marte Dia Internacional da Dança
1999/02 - 1999/02 Noites Brancas Dança

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
1989 - Atual APA - Associação Portuguesa de Antropologia membro

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2023/11/23 - 2023/11/24 Membro da comissão científica da conferência internacional "Por uma Causa Maior: Arte, Cidadania e Idadismo no Envelhecimento", realizada no âmbito do Projeto Causa Maior, apoiado pela Fundação Calouste Gulbenkian e pela Fundação la Caixa através da iniciativa PARTIS & Art for Change.
Membro
Centro Cultural de Belém, Portugal

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2023/06/28 - 2024/12/03 Presidente de júri do concurso documental para promoção à categoria de professor coordenador para as áreas disciplinares que integram a área científica de Interpretação/Criação em Dança da Escola Superior de Dança (Despacho nº 6922 /2023, de 28 de junho). Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2024/01 - 2024/07 Presidente do júri das provas para atribuição de Título de Especialista, na área da Dança, requeridas por Cátia Filipa de Lima Esteves, no Instituto Politécnico de Lisboa (Despacho nº 9/2024-IPL, de 11 de janeiro). Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2024/01 - 2024/07 Presidente do júri das provas para atribuição de Título de Especialista, na área da Dança, requeridas por Maria Ramos de Barros, no Instituto Politécnico de Lisboa (Despacho nº 8/2024-IPL, de 11 de janeiro). Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2023/07 - 2024/07 Membro do júri (vogal efetiva) do concurso interno de promoção para um professor coordenador – área disciplinar de Antropologia da Cultura e das Artes, da Escola Superior de Artes e Design de Caldas da Rainha. Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2022/10 - 2024/02 Presidente de júri do concurso documental para promoção à categoria de professor coordenador para as áreas disciplinares que integram a área científica de Ciências de Educação da Escola Superior de Dança (Despacho nº 12417/2022, de 24 de outubro). Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2024 - 2024 Membro do painel de avaliação do concurso de bolsas de Formação em Artes no Estrangeiro de 2024, área da Dança, atribuídas pela Fundação Calouste Gulbenkian. Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
2024 - 2024 Membro do júri do Programa de Apoio à Circulação de Espetáculos 2024, atribuído pela Fundação GDA. Gestão dos Direitos dos Artistas, Portugal
2022/11 - 2023/06 Presidente de júri do concurso documental para promoção à categoria de professor coordenador para as áreas disciplinares que integram a área científica de Interpretação/Criação em Dança da Escola Superior de Dança (Despacho nº 13489 /2022, de 18 de novembro). Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2023 - 2023 Membro do júri do Programa de Apoio à Circulação de Espetáculos 2023. Fundação GDA, Portugal
2021 - 2022 Membro do júri do concurso Bolsas Gulbenkian - Formação em Artes no Estrangeiro - Dança Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
2020 - 2020 Membro de júri do concurso documental para recrutamento de um Professor Coordenador na Área Disciplinar Corpo para a Escola Superior de Teatro e Cinema do Instituto Politécnico de Lisboa (Despacho nº 2691/2020, de 27 de fevereiro) Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2020 - 2020 Membro de júri do concurso documental internacional para recrutamento de um Professor Auxiliar na área disciplinar de Artes Cénicas (domínio do movimento e da preparação do ator) para a Escola de Artes da Universidade de Évora (Edital nº 894/2020 de 14 de agosto) Universidade de Évora Escola de Artes, Portugal
2019 - 2020 Membro do júri do concurso Bolsas para Especialização e Valorização Profissional em Artes no Estrangeiro, na área da Dança Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
2018 - 2019 Membro do júri do concurso de apoio às Bolsas de Qualificação e Especialização Artística Fundação GDA, Portugal
2017 - 2018 Membro de júri do Concurso Documental para recrutamento de um Professor Coordenador na Área Disciplinar de Metodologias e Didáticas da Dança Clássica para a Escola Superior de Dança do Instituto Politécnico de Lisboa (Despacho nº 4242/2017, de 17 de maio, e Edital nº 707/2017, de 20 de setembro). Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2013 - 2018 Membro de júri do concurso Estudos de Especialização e Valorização Profissional em Artes no Estrangeiro, na área da Dança Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
2010 - 2010 Membro do júri do Programa de Apoio à Dança em Portugal (PAD), no quadro do Concurso de Bolsas de Especialização e Valorização Profissional Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
2000 - 2000 Membro do júri dos Concursos para Programas Plurianuais (Dança) e Projectos (Dança), no âmbito do apoio às artes do espectáculo de iniciativa não governamental, concedido pelo Instituto Português das Artes do Espectáculo Republica Portuguesa Ministério da Cultura, Portugal
1997 - 1997 Membro do júri do Concurso para Projectos Pontuais de Criação Coreográfica, no âmbito do apoio às artes do espectáculo de iniciativa não governamental, concedido pelo Instituto Português das Artes do Espectáculo Republica Portuguesa Ministério da Cultura, Portugal
1996 - 1996 Membro do júri do Concurso para Estruturas de Criação e Produção Coreográfica, no âmbito do apoio às artes do espectáculo de iniciativa não governamental, concedido pelo Instituto Português das Artes do Espectáculo do Ministério da Cultura Republica Portuguesa Ministério da Cultura, Portugal

Tutoria

Tópico Nome do aluno
2019 - 2020 Orientadora em Portugal de investigação de doutorando inscrito na Universidade de São Paulo, em acolhimento no CRIA - Centro em Rede de Investigação em Antropologia Renato Jacques de Brito Veiga
2011 - 2015 Orientadora científica em Portugal de investigação de doutoranda inscrita na Middlessex University, com financiamento FCT Paula Gouveia Varanda
Distinções

Prémio

2021 Prémio de Excelência na Área das Artes pelo trabalho científico desenvolvido no triénio 2018-20.
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal

Caixa Geral de Depositos, Portugal
2017 Prémio de Excelência na Área das Artes pelo trabalho científico desenvolvido no triénio 2014-16.
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal

Caixa Geral de Depositos, Portugal