Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Maria Helena Ribeiro da Silva Caspurro
Nomes de citação
- Caspurro, Helena
Identificadores de autor
- Ciência ID
- CE14-D500-5741
- ORCID iD
- 0000-0003-1134-7520
Websites
- www.palui.pt (Profissional)
- www.helenacaspurro.pt (Profissional)
Domínios de atuação
- Humanidades - Outras Humanidades
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português (Idioma materno) | |||||
Inglês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B2) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2018 - 2019
Frequentou
|
Direção de Sociodrama/ Director of Sociodrama (Curso de Especialização Tecnológica)
Sociedade Portuguesa de Psicodrama, Portugal
|
|
2006/03/21
Concluído
|
Música, Educação Musical/Music Education (Doutoramento)
Especialização em Educação
Universidade de Aveiro, Portugal
"Learning Procedures In Harmonic Syntax Audiation And Related Effects In Improvisation Skills / Efeitos da Aprendizagem da
Audição da Sintaxe Harmónica no Desenvolvimento da Improvisação" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Unanimously approved |
1995 - 1999
Frequentou
|
Curso da Escola de Jazz do Porto (Piano)/Jazz Course of Porto Jazz School (piano) (Outros)
Especialização em Piano
Escola de Jazz do Porto, Portugal
|
|
1997 - 1997
Concluído
|
Certification Courses – level I – Mastership certification in general vocal music, early childhood music, and instrumental
music (Master)
Especialização em Music Learning Theory
Temple University Boyer College of Music and Dance, Estados Unidos
|
|
1992
Concluído
|
Ciências Musicais/Musicology (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
"O Conservatório de Música do Porto: das Origens à Integração no Estado " (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Master |
1989
Concluído
|
Licenciatura em Filosofia / Degree in Philosophy (Licenciatura)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
"Not applicable" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Degree |
1987
Concluído
|
Curso Superior de Piano/ Superior Piano studies (Bacharelato)
Especialização em Piano
Conservatório de Música do Porto, Portugal
"Practical/Performative Exam" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Superior studies of Conservatory of Music |
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2024/04 - Atual | Professor Associado (Docente Universitário) | Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal |
Universidade de Aveiro, Portugal | ||
2006 - 2024/04 | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal |
2013 - 2022 | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade de Aveiro, Portugal |
2009/01/01 - 2013/08/31 | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
1998/09 - 2006/03 | Assistente (Docente Universitário) | Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal |
Universidade de Aveiro, Portugal | ||
1995 - 1999 | Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal |
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal | ||
1995 - 1998 | Assistente Convidado (Docente Universitário) | Universidade de Aveiro, Portugal |
Universidade de Aveiro, Portugal | ||
1990 - 1994 | Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal |
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal | ||
1988 - 1990 | Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal |
Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal |
Projetos
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2018/04 - Atual | Paluí, is it here? Sound stories for inner songs/ Paluí, está aqui? Histórias sonoras para cantos interiores
Investigador responsável
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal Fundação Casa da Música, Portugal Hospital de Magalhães Lemos EPE, Portugal Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal |
|
2014 - 2018 | If you want to know what Paluí is, put your finger here: Journey through sound stories that the Portuguese language tells/Se
queres saber o que é Paluí põe o teu dedo aqui! Viagem por histórias sonoras que a língua portuguesa conta
Investigador responsável
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal Município de Santa Maria da Feira, Portugal Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal |
Município de Santa Maria da Feira
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em jornal |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Entrada de enciclopédia |
|
Livro |
|
Poster em conferência |
|
Resumo em conferência |
|
Tese / Dissertação |
|
Website |
|
Artística / Interpretação
Cenografia |
|
Composição musical |
|
Exposição artística |
|
Gravação vídeo |
|
Gravação áudio |
|
Guião |
|
Interpretação artística |
|
Interpretação musical |
|
Obra teatral |
|
Programa de rádio / tv |
|
Propriedade Intelectual
Marca registada |
|
Registo de direitos de autor |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2024/06/27 | Transdisciplinary experiences of artistic co creation germinated in music: engaging school and society | EIMAD – Encontro Internacional de Investigação em Música, Artes e Design
Escola Superior de Artes de Castelo Branco (Castelo Branco, Portugal)
|
2023/12/21 | Massaiá, Vol. 1 - Concerto de Lançamento | Massaiá, Vol. 1 - Concerto de Lançamento
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2023/11/10 | “Paluí” – uma experiência transdisciplinar de expressão e co-criação artística como caminho no combate ao estigma da doença mental. | Escola de Outono – Cartografias do presente: explorando o ensino de música numa sociedade em mudança
Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico do Porto (Porto)
|
2023/07/12 | Music within everyone’s reach: a transdisciplinary experience of expression and artistic co-creation as a way to combat the stigma of mental illness | Summit Research 2023
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2023/05/15 | A música em diferentes palcos curriculares: reflexões sobre experiências artísticas e transdisciplinares | Simpósio ESART – Dia do Ensino da Música
Escola Superior de Artes de Castelo Branco (Castelo Branco, Portugal)
|
2023/05/15 | A música em diferentes palcos curriculares: reflexões sobre experiências artísticas e transdisciplinares. | Simpósio ESART ¿ Dia do Ensino da Música
Escola Superior de Artes de Castelo Branco (Castelo Branco, Portugal)
|
2021/10/23 | Paluí: Viagem por histórias sonoras que a língua portuguesa conta”. A música e a palavra como fonte de imaginação visual e escrita. Sobre um projeto de cocriação artística concretizado em escolas do ensino básico, pré-escolar e universitário de Portugal | IV Colóquio de Estética Social: experiência da arte e sensibilização em comunidade
Instituto de Psicologia da Universidade de S. Paulo e Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (CESEM) da Universidade
Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2020/11 | Paluí, está aqui? Histórias sonoras para cantos interiores | Festivais de Outono ’20
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2020 | Paluí está aqui? Histórias sonoras para cantos interiores | Festival Entreartes
Universidade Federal da Uberlândia (Uberlândia)
|
2019/08/29 | Paluí – from the CD to the Book: a bigger stage. A model for the development of creative written, visual and artistic expression through music applied in pre-school, primary and higher education in Portugal | Arts in Education
Oslo Metropolitan University (Oslo, Noruega)
|
2018/07/20 | Paluí – from the CD to the Book: a bigger stage. A model for the development of creative written, visual and artistic expression through music applied in pre-school, primary and higher education in Portugal. Comunicação com recital/workshop, apresentada no 33rd World Conference of International Society of Music Education (ISME) | 33rd World Conference of International Society of Music Education (ISME)
ISME, Baku, Azerbaijan (Baku, Azerbaijão)
|
2018/07 | Para que serve ser criativo? Ideias para inspirar professores a aprender música em sala de aula. Comunicação e workshop apresentada nas I Jornadas de Formação Musical . Academia de Música de Costa Cabral, Porto, Portugal, 04, 05, e 06 de julho de 2018. | I Jornadas de Formação Musical . Academia de Música de Costa Cabral, Porto, Portugal, 04, 05, e 06 de julho de 2018.
Academia de Música de Costa Cabral (Porto, Portugal)
|
2013/06/01 | Palco Maior – Da Escola Para A Boca De Cena: Uma Reflexão Sobre Experiências Educativas Migradas Para O Contexto Do Espetáculo, Helena Caspurro (Voz e piano). Conferência/Recital apresentado nos Encontros de Investigação em Performance. |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Porto Alegre, Brasil)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2016 - Atual | Aprendizagem baseada em problemas: contributos para a sua aplicação ao ensino da música: uma experiência em sala de aula
Orientador
|
Ensino de Música (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2016 - Atual | Mindfulness e flow em estudantes de jazz: um estudo transversal
Orientador
|
Ensino de Música (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2016 - Atual | Sonny Stitt e Paul Desmond: interpretação e improvisação estilística em sala de aula: uma geração a duas "vozes"
Orientador
|
Ensino de Música (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2019 - 2025 | Piano Cover: Laboratório de criação e convergência entre práticas pianísticas da contemporaneidade (título provisório)
Orientador
|
Programa doutoral em música/Performance (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2016 - 2024 | Music Education in Secondary School: didactic contributions to quality education. Projeto de investigação financiado pela
FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia (SFRH/BD/147004/2019),
Orientador
|
Didática e desenvolvimento curricular/Avaliação e Supervisão (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2021 - 2023 | Compreensão Musical – Contributos para a sua abordagem no ensino e aprendizagem
Orientador
|
Mestrado em Ensino de Música (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2021 - 2023 | A conservação de Piaget na aprendizagem: Contributos para uma revisa~o bibliogra´fica
Orientador
|
Mestrado em Ensino de Música (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2020 - 2022 | Improvisação “outside”: Modelo para a construção de melodias baseado na simetria da divisão de oitavas em partes iguais
Orientador
|
Mestrado em Música/Jazz (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2020 - 2021 | Canção da nossa estrada”: composição e performance para guitarra jazz e orquestra sinfónica, orquestra jazz e ensemble vocal
Orientador
|
Mestrado em Música/Jazz (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2020 - 2021 | Aprender música através da improvisação: uma pesquisa para contextos práticos da unidade curricular de Formação Musical
Orientador
|
Mestrado em Ensino Música (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2020 - 2021 | Tecendo harmonias para canções tradicionais portuguesas: cinco propostas para piano e quotidiano didático
Orientador
|
Mestrado em Ensino Música (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2018 - 2019 | A aprendizagem autónoma na disciplina de formação musical
Orientador
|
Mestrado em Ensino Música (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2018 - 2019 | Os métodos Suzuki Violin School e Mini Violin na aprendizagem musical: contributos teóricos para uma análise comparada
Orientador
|
Mestrado em Ensino Música (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2018 - 2018 | Autorregulação: contributo para o desenvolvimento da aprendizagem do saxofone - um estudo de caso
Orientador
|
Ensino de Música (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2017 - 2018 | Autorregulação: contributo para o desenvolvimento da aprendizagem do saxofone - um estudo de caso
Orientador
|
Mestrado Ensino Música (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2017 - 2017 | Memórias de um Marinheiro: Uma experiência de aplicação de processos criativos e artísticos em aulas de Formação Musical
Orientador
|
Ensino de Música (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2017 - 2017 | Metodologia Willems: qual o seu papel no ensino da notação musical nos dias de hoje?
Orientador
|
Ensino de Música (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2017 - 2017 | Aprender a compreender melodia pela diversidade - uma experiência de audiação tonal com crianças em idade pré-escolar
Orientador
|
Ensino de Música (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2015 - 2017 | Utilização de ¿dificuldades desejáveis¿ como estratégia de estudo na guitarra
Coorientador
|
Ensino de Música (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2016 - 2016 | Aprendizagem Baseada em Problemas: contributos para a sua aplicação ao ensino de música - uma experiência em sala de aula
Orientador
|
Ensino de Música (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2016 - 2016 | De ouvido para ouvidos - Uma experiência extracurricular instrumental em contexto de grupo: Ensemble pop/jazz
Orientador
|
Ensino de Música (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2016 - 2016 | A Aprendizagem Cooperativa: uma experiência em aula de Formação Musical
Orientador
|
Ensino de Música (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2016 - 2016 | Música de Conjunto na Escola: uma abordagem na perspectiva do professor de piano - contributos de um percurso de vida
Orientador
|
Ensino de Música (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2016 - 2016 | Utilização de canções tradicionais portuguesas em aulas de Formação Musical
Orientador
|
Ensino de Música (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2016 - 2016 | Mindfulness e flow em estudantes de jazz: Um estudo transversal
Orientador
|
Ensino de Música (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2015 - 2015 | Sistema móvel para aprendizagem da leitura rítmica: experiência em aula
Orientador
|
Ensino de Música (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2014 - 2014 | Estratégias de exploração emocional na sala de aula. Recursos didácticos para a educação musical 2º e 3º ciclos do Ensino
Básico
Orientador
|
Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2014 - 2014 | A perceção sonora e musical na avaliação de processos de aprendizagem
Orientador
|
Educação (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2013 - 2013 | Os dedos também ouvem? Contributos para o estudo dos processos da improvisação vocal no seio dos cantores de jazz
Orientador
|
Música (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2011 - 2012 | Ludicidade na sala de aula. Conceitos para a construção de estratégias para a promoção da aprendizagem musical
Orientador
|
Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2011/03 - 2011/04 | Erasmus - Intensive Program of Music Education (2011 - 2011)
Outro (Coorganizador)
|
Universidade de Aveiro, Portugal |
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2024/01/27 - Atual | Oradora convidada no painel e simposium realizado na Escola de Artes da Bairrada organizado pela Escola de Artes da Bairrada.
Mesa-redonda
|
Criar, inovar, articular: o potencial e os problemas do Ensino Artístico Especializado
Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal
|
2022/09/28 - Atual | Improvisação - Do ensino às práticas experimentais, comunicação em mesa-redonda
Mesa-redonda
|
I Jornadas de Música e Interpretação em Tempo Real
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
Universidade de Aveiro, Portugal |
2021/10/12 - Atual | Paluí, está aqui? Histórias sonoras para cantos interiores, apresentação e exibição do Filme-Concerto aos utentes do Hospital
de Magalhães Lemos, participantes do projeto artístico e transdisciplinar
Outro
|
Celebração do Dia Internacional da Saúde Mental
Hospital de Magalhães Lemos EPE, Portugal
|
2021/10 - Atual | Paluí, está aqui? Histórias sonoras para cantos interiores (Film-Documentary), Mostra Internacional de Curtas, Mental Festival,
Castelo de Vide, Cine Teatro Mouzinho da Silveira
Festival
|
Mantal - Festival da saúde mental |
2021/09 - Atual | Paluí, está aqui? Histórias sonoras para cantos interiores (Film-Documentary), Mostra Internacional de Curtas, Mental Festival,
Ponta Delgada, Auditório da Biblioteca Pública e Arquivo Regional.
Festival
|
Mental - Festival da Saúde Mental
Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada, Portugal
|
2021/06 - Atual | Paluí, está aqui? Histórias sonoras para cantos interiores (Film-Documentary), Mostra Internacional de Curtas, Mental Festival,
Funchal, Teatro Municipal Baltazar Dias
Festival
|
Mental - Festival da Saúde Mental |
2021/05 - Atual | Paluí, está aqui? Histórias sonoras para cantos interiores (Film-Documentary), Mostra Internacional de Curtas, Mental - Festival
da Saúde Mental, Lisboa, Cinema S. Jorge
Festival
|
Mental - Festival da Saúde Mental |
2020/11 - Atual | Paluí, está aqui? Histórias sonoras para cantos interiores, apresentação e exibição do Filme-Concerto
Festival
|
Festivais de Outono ’20
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2020/11 - Atual | Paluí, está aqui? Histórias sonoras para cantos interiores, apresentação e exibição do Filme-Documentário do projeto artístico
e transdisciplinar
Festival
|
Festivais de Outono ¿20
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2019/04/13 - Atual | "Paluí está aqui? Histórias sonoras para cantos interiores": Why are we doing this? A construção de projetos inclusivos em
arte, Ao Alcance de Todos: Casa da Música
Mesa-redonda
|
Why are we doing this? – A construção de projetos inclusivos em Artes. Festival Ao Alcance de Todos, Mesa Redonda, Ciber Música
Fundação Casa da Música, Portugal
|
2022 - 2022 | Chair no âmbito do Post-IP'22
Congresso
|
Post-IP'22
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2020/12 - 2021/01 | Paluí, está aqui? Histórias sonoras para cantos interiores, apresentação e exibição do Filme-Concerto do Projeto artístico
e transdisciplinar
Festival
|
Festival Entreartes
Universidade Federal de Uberlândia, Brasil
|
2020/01 - 2021 | Paluí, está aqui? Histórias sonoras para cantos interiores, apresentação e exibição do Filme-Documentário do Projeto artístico
e transdisciplinar
Festival
|
Festival Entreartes
Universidade Federal de Uberlândia, Brasil
|
2019/07/01 - 2019/07/03 | A partitura somos nós , Workshop para alunos da Academia de Música de Arouca (AMA) integrado no Festival de Música de Arouca.
Arouca
Oficina (workshop)
|
Festival de Música de Arouca |
2016/11/26 - 2016/11/26 | COMPOR EM SALA DE AULA: Formação/Workshop na Casa da Música, Porto
Oficina (workshop)
|
Oficinas de Formação
Fundação Casa da Música, Portugal
|
2015/05 - 2015/05 | Paluí no IMAGINARIUS Infantil. Exposição dos trabalhos criados e realizados pelos alunos/participantes do Projeto Se queres
saber o que é o Paluí põe o teu dedo aqui: histórias sonoras que a língua portuguesa conta (alunos dos agrupamentos de escola
de SMF)
Festival
|
Imaginarius
Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, Portugal
|
2010/03/23 - 2010/03/23 | FEELING THE MUSIC IN EURHYTHMIC STYLE: SOME PRACTICAL IDEAS TO LEARN TROUGH THE BODY -MIRROR: (seminário/workshop dirigido
a alunos e professores de música), Vaikas ir muzika, Vilnius (Lituânia)
Oficina (workshop)
|
Vaikas ir muzika, Vilnius (Lituânia): |
2010/03 - 2010/03 | FEELING THE MUSIC IN EURHYTHMIC STYLE: SOME PRACTICAL IDEAS TO LEARN TROUGH THE BODY -MIRROR, Intensive Program of Music Education
(IP, Erasmus). Groningen (Holanda), Prince Claus Conservatorium
Oficina (workshop)
|
Erasmus - Intensive Program of Music Education |
2009/04 - 2009/04 | WHY TO IMPROVISE MUSIC IN SCHOOL?, Seminário/workshop no âmbito do Erasmus -IP Intensive Music Education Program
Oficina (workshop)
|
Erasmus -IP Intensive Music Education Program
Lunds universitet Musikhögskolan i Malmö, Suécia
|
2006/04 - 2006/04 | IMPROVISATION AS WAY TO UNDERSTANDING MUSIC, Prins Claus Conservatorium (Groningen, Holanda)
Oficina (workshop)
|
IP Music Education 2005-2006) |
2000/04 - 2000/04 | IMPROVISATION AS WAY TO UNDERSTANDING MUSIC
Oficina (workshop)
|
Sócrates Program
Manchester Metropolitan University Faculty of Arts and Humanities, Reino Unido
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023 | Teoria do Esquema e Ensino da Guitarra
Presidente do júri
|
TIAGO JOÃO DOS SANTOS RODRIGUES (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2019 | Papel da supervisão pedagógica na (re)construção da disciplina de Formação Musical – um estudo de caso no estágio de formação
inicial de professores
Arguente principal
|
Luísa Santos Pais Vieira (Doutoramento)
Universidade do Minho Centro de Estudos em Direito da União Europeia, Portugal
|
2019 | Os novos standards: Pianistas de jazz e o repertório pop-rock
Arguente
|
Alexandre Henrique de Souza Diniz (Doutoramento)
Universidade de Évora Instituto de Investigação e Formação Avançada, Portugal
|
2018 | Técnicas estendidas no baixo elétrico e o Jazz Brasileiro: história e proposta de abordagem prática contemporânea. Tese de
mestrado
Presidente do júri
|
Pizzol, Fausto Lessa F. (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2017 | Audição e transcrição musical: um quadro concetual para a sua compreensão
Arguente principal
|
Silva, Emanuel Fernando Sousa (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
|
2016 | The Twentieth Century jazz piano trio – The rise of an iconic jazz paradigm
Arguente
|
Susan Muscarella (Doutoramento)
Universidade de Évora Instituto de Investigação e Formação Avançada, Portugal
|
2016 | A prática pedagógica em Formação Musical ao sabor da reflexão, Relatório de Estágio
Arguente principal
|
Lopes, Carla Cristina Almeida (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
|
2014/05/04 | Estratégias para Improvisação de Tento de Meio-registo de baixo
Arguente principal
|
Oliveira, António Paulo Melo e Alvim (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2014/02/18 | O ensino da flauta de bisel em grupo como inovação pedagógica: Uma investigação no 2º Ciclo do Ensino Básico
Arguente principal
|
Araújo, Maria Helena Dias Borges (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2014 | Programa de História da cultura e das artes: curso profissional de jazz
Presidente do júri
|
Costas, joana Brandão (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2014 | Novas Tecnologias como motivação e consolidação na aprendizagem do trombone. Projeto Educativo
Presidente do júri
|
Pinho, Élson Rafael Santos (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2012/09/25 | Padrões rítmicos de locomoção de crianças com três, quatro e cinco anos em situação de dança com música gravada
Arguente
|
Rodrigues, Paulo Jorge Ferreira (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2012/04/04 | Forma e memória na improvisação
Arguente principal
|
Aguiar, António Augusto (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2011/11/18 | Piano e funcionalidade: Proposta para um modelo generativo
Arguente principal
|
Mas, José Maria Parra (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2023 - Atual | Post-IP'23 | Universidade de Aveiro |
2022 - Atual | Post-IP'22 | Universidade de Aveiro |
2017 - Atual | Music Children: Music for and by children Perspectives from Children, Composers, Performers and Educators | Universidade de Aveiro |
2021/09/03 - 2021/09/05 | I Congreso Internacional: Intersección arte, sociedad y tecnología en la innovación musical, | Valladolid University |
2018 - 2019 | Research ‘Hands on’ PIANO – Encontros de Investigação e Arte | Universidade de Aveiro |
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2017 - Atual | Revista Ímpar | Universidade de Aveiro |
2022 - 2023 | Per Musi Scholarly Music Journal (2317-6377 ) | Universidade Federal de Minas Gerais - Brasil |
Entrevista (jornal / revista)
Descrição da atividade | Jornal / Forum | |
---|---|---|
2023/12/21 | Helena Caspurro lança Massaiá, álbum que é “uma partilha de vida” | Música | US. Fire News Today |
2021/12/21 | Helena Caspurro lança Massaiá, um álbum que é “uma partilha de vida” | Público: Ipsilon: |
2014 | Navegar em Paluí com Helena Caspurro: Critical article and report on Paluí's musical work in the context of the album's release (2013). | JG News, Nº186 |
2014 | Portugueses Extraordinários: “Helena Caspurro, a palavrúsica”: Biographical interview about her career as a singer, pianist and creator of words, in the context of her published works (Colapsopira, Paluí, etc.) | Notícias Magazine - Jornal de Notícias, Nº 218: Portugueses Extraordinários |
2014 | "Grande Entrevista: Helena Caspurro": Biographical interview about her career as a singer-songwriter, pianist and music teacher. | Fest Magazine |
2012/11/24 | Biographical interview about his musical and artistic career as part of the creation and launch of Colapsopira album. | XpressingMusic |
2009/07/10 | Jornal de Notícias: "Helena Caspurro, Colapsopira": musical review and criticism of the work/album Colapsopira, its jazz and improvisation portuguese context. | Jornal de Notícias |
2003/11/11 | PÚBLICO- MIL FOLHAS, "Espaços Entre o Jazz que se faz em Portugal": musical review and criticism of the work and album Mulher Avestruz, its jazz and improvisation context. | PÚBLICO- MIL FOLHAS |
2003/11/09 | Espaços do Jazz: Helena Caspurro- Mulher Avestruz: music review of first published original work, Mulher Avestruz. | PRIMEIRO DE JANEIRO- SE7E |
Entrevista / Programa (rádio / tv)
Programa | Tema | |
---|---|---|
2014/06 - Atual | Portugal 3.0, RTP 2 | Paluí Álbum: artistic/live performance |
2023/12/18 - 2023/12/18 | Jornal da 2 | Massaiá, lançamento de álbum e vídeo |
2014/01 - 2014/01 | Paixões Cruzadas, Antena 1 (1 hora) | Paluí, Helena Caspurro |
2013/11/21 - 2013/11/29 | Paluí, Disco Antena 1, Ana Sofia Carvalheda | Destaque de lançamento de Paluí, repetida ao longo de 1 semana. |
2013/03/18 - 2013/05/15 | Cinco Minutos de Jazz | “Colapsopira” do álbum Colapsopira |
2013/03/20 - 2013/04/17 | Cinco Minutos Jazz | “Se” do álbum Colapsopira |
2013/03/22 - 2013/03/22 | Cinco Minutos Jazz | “Saudade” do álbum Colapsopira |
2013/03/21 - 2013/03/21 | Cinco Minutos Jazz | “Sónia” do álbum Colapsopira |
2013/03/19 - 2013/03/19 | Cinco Minutos Jazz | “Rio de Nuvens” do álbum Colapsopira |
2009/09 - 2009/09 | Portugal no Coração (RTP) | Álbum Colapsopira, Helena Caspurro em direto |
2009/07/21 - 2009/07/21 | Entrevista e atuação no programa Toma Café, Porto CANAL (2 horas) | Álbum Colapsopira, Helena Caspurro |
2009/06/01 - 2009/06/01 | Histórias e Músicas, Antena 1 | Álbum Colapsopira, Helena Caspurro em direto |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
1999/09 - 2000/04 | Foi membro ativo da Comissão para a Revisão Curricular do Ensino Vocacional da Música, a convite do Departamento do Ensino
Secundário do Ministério da Educação (DES-ME). Os trabalhos decorreram entre setembro de 1999 e abril de 2000, em Lisboa,
Edifício do DES-ME
Membro
|
Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal |
Outro júri / avaliação
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2018 - Atual | ri de Composicion Y Dirección de Orquestra, en El S. XXI, I Congresso Internacional Centro Superior Katarina Gurksa | Universidad de Valladolid Biblioteca Universitaria, Espanha |
Distinções
Prémio
2024 | "À parte da Vida": Best Trailer in Motion and Music Video award
Avanca Film Fest, Portugal
|
Outra distinção
2015 | Prémio Egas 2015 para o filme Paluí |
2015 | Prémio Egas 2015 para o filme Navegar |
2014 | Navegar, VÍDEO/DVD, foi nomeado para as três melhores curtas metragens internacionais |
2014 | Paluí, curta metragem: 4º lugar Aexequo XIV Sévideo |
2014 | Navegar, curta metragem: 4º lugar Aexequo XIV Sévideo |
2008 | Partner was Named Honorary Alumni Association of the University of Porto Orfeonistas (AAOUP) in honor ceremony held in June 2008, the activities provided as accompanist. |
2008 | Foi nomeada Sócia Honorária da Associação dos Antigos Orfeonistas da Universidade do Porto (AAOUP) em cerimónia de homenagem realizada em Junho de 2008, pelas actividades prestadas como pianista acompanhadora. |
1986 | Menção Honrosa - CONCURSO DE PIANO |
1977 | 1.º Prémio ex-aequo, categoria B - CONCURSO DE PIANO |
1975 | 1.º Prémio, categoria C [1975]- CONCURSO DE PIANO |
1975 | Prémio para a Melhor Interpretação de Bach - CONCURSO DE PIANO |