???global.info.a_carregar???
Professora Auxiliar do Departamento de Educação e Psicologia, da Escola de Ciências Humanas e Sociais da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). Tem um Doutoramento na área das Ciências da Educação, pela UTAD e um Mestrado em Educação/Tecnologias Educativas, pela Universidade do Minho. As suas linhas de investigação situam-se na área das Ciências da Educação, preferencialmente na áreas da Comunicação e Tecnologias Educativas, Formação de Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico (Supervisão Pedagógica) e Desenvolvimento de Projetos Pedagógicos, tendo publicações nestas áreas. É membro da Unidade de aprendizagem e desenvolvimento profissional: Professor Faz a Diferença. Registo n.º 3348/2013 http://uadp.utad.pt/; http://uadfp.utad.pt:8080/portal e Peer Reviewer da Revista Portuguesa de Educação - U.Minho, da Revista da Associação Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação (AISTI), daEduPsi e Revista Eletrónica da UTAD, entre outras. Assistant Professor, Department of Education and Psychology, School of Human and Social Sciences, University of Trás-os-Montes and Alto Douro (UTAD). PhD in the area of ¿¿Educational Sciences, UTAD and Master's Degree in Education / Educational Technologies, University of Minho. His research lines are in the area of ¿¿Educational Sciences, preferably in the areas of Communication and Educational Technologies, Teacher Training of the 1st Cycle of Basic Education (Pedagogical Supervision) and Development of Pedagogical Projects, with publications in these areas. He is a member of the Learning and Professional Development Unit: Professor Makes a Difference. Registration no. 3348/2013 http://uadp.utad.pt/; http://uadfp.utad.pt:8080/portal and Peer Reviewer of the Portuguese Journal of Education - U.Minho, from the Journal of the Iberian Association of Information Systems and Technologies (AISTI), EDUCP and UTAD Electronic Magazine, among others .
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
ANA MARIA DE MATOS FERREIRA BASTOS
Género
Feminino

Nomes de citação

  • Bastos, A.M.

Identificadores de autor

Ciência ID
CF13-7E0B-B4AF
ORCID iD
0000-0003-1227-3121

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador elementar (A1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2)
Formação
Grau Classificação
2011/12/29
Concluído
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), Portugal
1999 - 2003
Concluído
Educação/Tecnologia Educativa (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
"A Utilização de Software Educativo Multimédia na Superação de Dificuldades de Aprendizagem na Leitura e Escrita de Palavras, no 1º Ciclo do Ensino Básico" (TESE/DISSERTAÇÃO)
MUITO BOM
1994 - 1998
Concluído
Curso de Estudos Especializados em Supervisão Educativa (Licenciatura)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
17 valores
1985 - 1988
Concluído
Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico (Bacharelato)
Magistério Primário de Vila Real, Portugal
16 VALORES
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2016/09 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2012/01 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2011/12/29 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2007/01 - 2011/09 Assistente (Docente Universitário) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2008/07 - 2011/07 Assistente (Docente Universitário) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2007/01 - 2009/01 Assistente (Docente Universitário) Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
2000/01 - 2001/01 Assistente (Docente Universitário) Instituto de Inovação Educacional, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1990/09 - 2007/09 Outra Situação (Docente Universitário) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2023/01/02 - 2023/11/11 Future Elementary School Teachers Modernization in Kurdistan - TeachersMOD Projeto ERASMUS Plus Capacity Building
Co-Investigador Responsável (Co-IR)
Em curso

Outro

Designação Financiadores
2006 - 2009 Passo a passo com a Ciência: Experimentando o Ambiente
215950A9-83B6-42F9
Investigador
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
Ciência Viva
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Carlos Ferreira; Ana Bastos. "COVID-19 AND LEARNING: PERCEPTIONS OF 4TH GRADE STUDENTS". 2022.
    10.21125/iceri.2022.0355
  2. Bastos, Ana Maria de Matos Ferreira; Ferreira, Carlos Alberto; Rodrigues, Cláudia. ""As perceções de educadores e de professores sobre a articulação curricular da educação pré-escolar com o 1º ciclo do ensino básico",". Trabalho apresentado em XXV Colóquio Afirse: A investigação, a formação, as políticas e as práticas em educação- 30 anos de AfIRSE em Portugal,, Lisboa, 2018.
    Publicado
  3. Bastos, Ana Maria de Matos Ferreira; Leite, Ana. "A Integração dos recursos digitais nos contextos da educação Pré Escolar e ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico". Trabalho apresentado em XIV SYMPOSIUM INTERNACIONAL SOBRE EL PRACTICUM Y LAS PRÁCTICAS EXTERNAS, POIO (Pontevedra), 2017.
    Publicado
  4. Bastos, Ana Maria; Conde, Nuno; Reis, Manuel J. C. S.. "The integration of the Edmodo platform in the teaching of ICT: Proposal of activities for the adult education and training courses". Trabalho apresentado em 2017 12th Iberian Conference on Information Systems and Technologies (CISTI), Lisbon, Portugal, 2017.
    Publicado • 10.23919/CISTI.2017.7975829
  5. Bastos, Ana Maria de Matos Ferreira; Marques, I.. "A Web 2.0 na aprendizagem do Espanhol, língua estrangeira: a experiência da integração do blogue no contexto educativo em Portugal". Trabalho apresentado em 11ª Conferencia Ibérica de Sistemas y Tecnologías de Información” (CISTI’2016), Gran Canaria, España, 2016.
    Publicado
  6. Bastos, Ana Maria de Matos Ferreira; Ferreira, Carlos Alberto. "O portefolio no contexto do estágio no 1º ciclo do ensino básico: um instrumento orientador e regulador da aprendizagem dos futuros professores". Trabalho apresentado em XIII Symposium Internacional sobre el Practicum y las Prácticas Externas, Poio (Pontevedra), 2015.
    Publicado
  7. Bastos, Ana Maria de Matos Ferreira; Ferreira, Carlos. "A avaliação no estágio do 1º ciclo do ensino básico: uma prática centrada no processo de aprendizagem do futuro professor". Trabalho apresentado em Congresso da SPCE, Vila Real, 2014.
    Publicado
  8. Bastos, Ana Maria de Matos Ferreira; Alves, Telma; Pinto, Marta. "As potencialidades pedagógicas das ferramentas Web 2.0: o caso do Go!Animate no 1º Ciclo do Ensino Básico.". Trabalho apresentado em O Professor Faz a Diferença no Desempenho Escolar (219-237)., Vila Real, 2013.
    Publicado
  9. Bastos, Ana Maria de Matos Ferreira; Escola, Joquim. "As TIC: os Desafios da Escola Informada". Trabalho apresentado em In IV Congresso da SOFELP – Sociedade de Filosofia da Educação de Língua Portuguesa “Interculturalidade, educação e encontro de pessoas e povos”., Praia, 2013.
    Publicado
  10. Bastos, Ana Maria de Matos Ferreira; Escola, Joaquim. "A Integração das TIC em Contexto de Estágio no 1º CEB: uma Experiência na Área de Projeto". Trabalho apresentado em XII Symposium Internacional sobre el Practicum y las Prácticas en Empresas en la Formácion Universitaria, Poio (Pontevedra), 2013.
    Publicado
  11. Bastos, Ana Maria de Matos Ferreira; Escola, Joaquim. "A Integração das TIC pelos Professores do 1º Ciclo, Concelho de Vila Real". Trabalho apresentado em II Congresso Internacional de TIC e Educação - ticEDUCA 2012, Lisboa, 2012.
    Publicado
  12. Bastos, Ana Maria de Matos Ferreira. "Passo a Passo com a Ciência – Descobrindo o Ambiente.". Trabalho apresentado em I Congresso Internacional de Educación Ambiental dos Países Lusófonos e Galícia. Espanha: Universidade Santiago de Compostela., Santiago de Compostela, 2007.
    Publicado
  13. Bastos, Ana Maria de Matos Ferreira; Ana Amélia Amorim Carvalho. "A Utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação nas Escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico: um Estudo no Concelho de Vila Real". Trabalho apresentado em 8th International Symposium on Computers in Education, León, 2006.
    Publicado
  14. Bastos, Ana Maria de Matos Ferreira. "A Utilização de Software Educativo Multimédia na Aprendizagem da Leitura e da Escrita, no 1º Ciclo do Ensino Básico". Trabalho apresentado em I Congresso Ibérico “A Fenda Dixital”, Galicia, 2005.
    Publicado
  15. Bastos, Ana Maria de Matos Ferreira. "“A Utilização de Software Educativo Multimédia na Aprendizagem da Leitura e da Escrita, no 1º Ciclo do Ensino Básico.”". Trabalho apresentado em I Congresso Ibérico “A Fenda Dixital”, As Tecnoloxías da Información e da Comunicación: Retos para a Educación do Futuro, Forum Silleda., Silleda - Orense, 2005.
    Publicado
  16. Bastos, Ana Maria de Matos Ferreira; Ferreira, Carlos Alberto; Soveral, Cristiana; Jorge, Manuela. "“Práticas Pedagógicas na Formação de Professores do 1º ciclo: um modelo em debate.”". Trabalho apresentado em 1º Simpósio Nacional de Educação Básica: Pré-Escolar e 1º Ciclo, Aveiro, 2004.
    Publicado
  17. Bastos, Ana Maria de Matos Ferreira; Ana Amélia Amorim Carvalho. "A Utilização de Software Educativo Multimédia na Superação de Dificuldades de Aprendizagem na Leitura e Escrita de Palavras, no 1º Ciclo do Ensino Básico". Trabalho apresentado em V Colóquio Sobre Questões Curriculares - “Currículo e Produção de Identidades” (I Colóquio Luso-Brasileiro), Braga, 2002.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Kaline Pessoa; Cícero Luciano Alves Costa; Ana Cláudia Coelho; Ana Bastos; Isilda Rodrigues. "Use of Instagram as a Resource for the Adoption of Behaviors Related to Health and Well-Being of Young College Students: Associations between Use Profile and Sociodemographic Variables—A Cross-Sectional Study". Societies (2023): https://doi.org/10.3390/soc13020045.
    10.3390/soc13020045
  2. Carlos Alberto Ferreira; Ana Maria Bastos. "Aprendizagens em educação a distância". Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (2023): https://doi.org/10.21723/riaee.v18i00.15963.
    10.21723/riaee.v18i00.15963
  3. Kaline Lígia Estevam de Carvalho Pessoa; Ana Maria de Matos Ferreira Bastos; Isilda Rodrigues Teixeira. "Tendências e impacto: um estudo de caso sobre as interações entre influenciadores digitais do Instagram e estudantes universitários de Educação Física". Revista Brasileira de Ciências do Esporte (2023): https://doi.org/10.1590/rbce.45.e20230046.
    10.1590/rbce.45.e20230046
  4. Carlos Alberto Ferreira; Ana Maria Bastos. "Ensino, aprendizagem e avaliação no contexto da pandemia:". Laplage em Revista 6 3 (2020): 109-119. https://doi.org/10.24115/S2446-6220202063922p.109-119.
    10.24115/S2446-6220202063922p.109-119
  5. Ferreira, Carlos Alberto; Bastos, Ana Maria. "A avaliação das aprendizagens no contexto do estágio no 1º ciclo do ensino básico português: o relato do supervisor da universidade". Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas) 22 2 (2017): 420-439.
    Publicado • 10.1590/s1414-40772017000200009
  6. Bastos, Ana Maria de Matos Ferreira; Cunha, Jorge. "A PROGRAMAÇÃO NO 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO: o projeto-piloto em duas escolas do Concelho do Seixal, Portugal". Revista Observatório 3 4 (2017): 331-331.
    Publicado • 10.20873/uft.2447-4266.2017v3n4p331
  7. Bastos, Ana Maria de Matos Ferreira; Lopes, Natália. "La práctica de enseñanza supervisada en formación inicial de professores del 1º ceb: dinâmicas en la UTAD". Revista Practicum 2 2 (2017): 69-83. https://revistapracticum.com/index.php/iop/article/viewFile/31/76.
    Publicado
  8. Bastos, Ana Maria de Matos Ferreira; Marques, I.. "A Web 2.0 na aprendizagem do Espanhol, língua estrangeira: a experiência da integração do blogue no contexto educativo em Portugal". Sistemas y Tecnologias de Información 1 (2016): 783-788.
    Publicado
  9. Bastos, Ana Maria de Matos Ferreira; Ferreira, Carlos Alberto; Pratas, Carla; Melim, Indalécia. "O Contributo do Blogue na Avaliação Formativa". Edupsi - Revista Eletrónica de Educação e Psicologia 2 3 (2015): 16-27. http://edupsi.utad.pt/index.php/component/content/article/79-revista2/119.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Bastos, Ana Maria de Matos Ferreira. "Configurações comunicativas e seus reflexos na educação". In X Curso de Atualização de Professores de 1.º CEB – Livro Comemorativo, X-XX. Vila Real, Portugal: UTAD, 2017.
    Publicado
  2. Bastos, Ana Maria de Matos Ferreira; Pereira, Maria João. "O Vídeo como Estratégia de Ensino e de Aprendizagem do Espanhol, Língua Estrangeira: uma experiência no ensino secundário". In Experiências de Investigação e Intervenção Educativa com TIC, 175-187. Vigo, Espanha: Procompal Publicaciones, 2016.
    Publicado
  3. Bastos, Ana Maria de Matos Ferreira; Pereira, Nuno. "A Programação com o Scratch: uma Experiência de Utilização no Contexto do 3º CEB". In Investigação e inovação no domínio das TIC no ensino, 357-370. Ourense, Espanha: Editorial Auria, 2015.
    Publicado
  4. Bastos, Ana Maria de Matos Ferreira; Monteiro, Sara. "Uma experiência de utilização do Quadro Interativo Multimédia no 1º e 2º CEB". In Rumo à inclusão educacional e integração das TIC na Sala de aula, 407-423. Santiago de Compostela, Espanha: Andavira, 2014.
    Publicado
  5. Bastos, Ana Maria de Matos Ferreira; Ferreira, Carlos; Oliveira, Ana Catarina; Pratas, Carla; Melim, Indalécia. "As potencialidades do blogue no trabalho de projeto". In Práticas Educativas: Teorização e Práticas, 1-321. Universidade de Trás-os-Monteo, Portugal: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, 2014.
    Publicado
  6. Bastos, Ana Maria de Matos Ferreira; Escola, Joquim. "A Formação de Professores do 1º CEB, em TIC: um Estudo no Concelho de Vila Real". In Desafios éticos na sociedade tecnológica. Respostas às necessidades educativas especiais e educação para os media, 97-111. Santiago de Compostela, Portugal: Andavira, 2013.
    Publicado
Livro
  1. Bastos, Ana Maria de Matos Ferreira. Práticas Educativas: Teorização e Formas de Intervenção.. Vila Real, Portugal: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. 2014.
    Publicado
  2. Bastos, Ana Maria de Matos Ferreira; Ferreira, Carlos Alberto; Aires, Ana Paula; Raimundo, Filomena; Campos, Helena. Atas das II jornadas Pedagógicas - "O Professor faz a Diferença no Desempenho Escolar". Universidade de Trás-os-Montes, Portugal: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. 2013.
    Publicado
Manual
  1. Bastos, Ana Maria de Matos Ferreira. Guia de Actividades Experimentais para Professores do 1º Ceb.. Portugal. 2008.
Relatório
  1. Bastos, Ana Maria de Matos Ferreira; Alexandra Paz; Ana Amélia Amorim Carvalho. 2004. Os Multimédia na Aprendizagem: da análise do software educativo às reações dos utilizadores.

Outros

Outra produção
  1. Práticas Pedagógicas na Formação de Professores do 1º Ciclo: um modelo em debate. 2003. Bastos, Ana Maria de Matos Ferreira; Jorge, Manuela; Soveral, Cristiana; Ferreira, Carlos.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2017 - Atual A utilização de um sistema de e-Learning Moodle: estudo de caso na perspectiva dos professores do IFCE-CE - Juazeiro do Norte – Brasil
Orientador
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2017 - Atual A integração dos recursos digitais no processo de ensino e de aprendizagem
Orientador
Mestrado Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2017 - Atual Atividade e desenvolvimento profissional docente: análise sobre as experiências e trajeto percorrido
Orientador
Mestrado Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2017 - Atual As Crianças com Necessidades Educativas Especiais no Ensino Regular
Orientador
Mestrado Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2016 - Atual Tecnologias na Educação de Professores no Ensino Médio Componente Curricular em Biologia no município de Manaquiri na Região Amazônica, Brasil
Orientador
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2016 - Atual O Contributo dos Recursos Digitais nos Projetos de Pesquisas no Movimento da Escola Moderna: o caso da turma do 3ºano de escolaridade, do Centro Escolar das Árvores
Orientador
Mestrado Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2015 - Atual As Estratégias e recursos para a Aprendizagem da Leitura e da Escrita no 1.º Ano de Escolaridade: Uma Experiência no Contexto do Estágio I
Orientador
Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2019 - 2019 AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E DE COMUNICAÇÃO E A DINAMIZAÇÃO DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES, NO CONTEXTO DO PRÉ-ESCOLAR E ENSINO DO 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2019 - 2019 A UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS EDUCATIVOS DIGITAIS NA DINAMIZAÇÃO DO ENSINO NO 1º E 2º CICLOS DO ENSINO BÁSICO
Orientador
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2018 - 2018 AS TIC E O M-LEARNING NO CONTEXTO EDUCATIVO: UMA EXPERIÊNCIA DE INTEGRAÇÃO NO 1º E 2º CICLO DE ENSINO BÁSICO
Orientador
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2018 - 2018 O PAPEL DO PROFESSOR NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO 3.0-UM ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE A PRÁTICA DOCENTE FACE A UM MUNDO IMPULSIONADO PELAS TIC
Orientador
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2018 - 2018 A EXPERIÊNCIA DOCENTE NO 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO E A PROMOÇÃO DA LEITURA: UMA REFLEXÃO CRÍTICA
Orientador
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2018 - 2018 A ARTICULAÇÃO CURRICULAR ENTRE A EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR E O 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO: REPRESENTAÇÕES DE EDUCADORES E PROFESSORES
Coorientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2018 - 2018 A INTEGRAÇÃO DO INGLÊS NO 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO- O "STORYTELLING" COMO ESTRATÉGIA PARA UMA APRENDIZAGEM MOTIVADORA
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2017 - 2017 A utilização das linguagens de programação no contexto do ensino secundário profissionalizante: Um Relatório de Atividade Profissional
Orientador
Mestrado em Ensino da Informática (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2017 - 2017 A Literatura Infantil na aprendizagem da leitura e da escrita: Relato de um projeto desenvolvido no contexto da Prática de Ensino Supervisionada no 1º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
Mestrado Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2017 - 2017 A Utilização da plataforma Escola Virtual no contexto do 1.º ciclo do Ensino Básico: experiência na Prática de Ensino Supervisionada
Orientador
Mestrado Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2017 - 2017 Instrumentos de Gestão e Organização de Trabalho do MEM em Contexto de Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º CEB: Duas Experiências de Prática de Ensino Supervisionada
Orientador
Mestrado Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2017 - 2017 A integração da plataforma Edmodo no contexto do Ensino de TIC: uma Proposta de Atividades para os Cursos EFA
Orientador
Mestrado em Ensino da Informática (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2017 - 2017 As aulas de TIC no contexto de um Curso EFA: relato de uma experiência
Orientador
Mestrado em Ensino da Informática (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2017 - 2017 Métodos de ensino de segundas línguas – propostas de estratégias para o ensino do Espanhol como segunda língua
Orientador
Mestrado em Ensino do Português no 3ºCEB e Espanhol no 3ºCEB e Secundário (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2017 - 2017 Pelos Trilhos da Educação Especial: Experiências revisitadas
Orientador
Mestrado Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2017 - 2017 PELOS TRILHOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL-EXPERIÊNCIAS REVISITADAS
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2017 - 2017 MÉTODOS DE ENSINO DE SEGUNDAS LÍNGUAS:PROPOSTA DE ESTRATÉGIAS PARA O ENSINO DO ESPANHOL COMO SEGUNDA LÍNGUA
Orientador
Ensino de Português no 3.º C Ensino Básico e Ensino Secundário e Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2017 - 2017 AS CRIANÇAS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS NO ENSINO REGULAR: ANÁLISE REFLEXIVA DE UM PERCURSO
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2017 - 2017 A UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA ESCOLA VIRTUAL NO CONTEXTO DO 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO: UMA EXPERIÊNCIA NA PRÁTICA DE ENSINO SUPERVISIONADA
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2017 - 2017 A UTILIZAÇÃO DAS LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO NO CONTEXTO DO ENSINO SECUNDÁRIO PROFISSIONALIZANTE: UM RELATÓRIO DE ATIVIDADE PROFISSIONAL
Orientador
Ensino de Informática (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2017 - 2017 INSTRUMENTOS DE GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DE TRABALHO DO MEM NOS CONTEXTOS DA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR E ENSINO DO 1º CEB: RELATO DAS EXPERIÊNCIAS DE PRÁTICA DE ENSINO SUPERVISIONADA
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2017 - 2017 A LITERATURA INFANTIL NA APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA: RELATO DE UM PROJETO DESENVOLVIDO NO CONTEXTO DA PRÁTICA DE ENSINO SUPERVIONADO NO 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2017 - 2017 A INTEGRAÇÃO DOS RECURSOS DIGITAIS NO PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2016 - 2016 A programação no 1.º Ciclo do Ensino Básico: análise da experiência piloto em duas escolas do Concelho do Seixal
Orientador
Mestrado em Ensino da Informática (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2016 - 2016 A utilização das linguagens de programação no contexto do Ensino Secundário Profissionalizante: um Relatório de Atividade Profissional
Orientador
Mestrado em Ensino da Informática (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2016 - 2016 Jogos para Aquisição de Linguagem
Orientador
Mestrado em Ensino do Português no 3ºCEB e Espanhol no 3ºCEB e Secundário (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2016 - 2016 A Influência dos Meios de Comunicação na Aprendizagem da Língua Espanhola
Orientador
Mestrado em Ensino do Português no 3ºCEB e Espanhol no 3ºCEB e Secundário (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2016 - 2016 Uma Imagem Vale Mais do que Mil Palavras: O Audiovisual como Facilitador e Motivador da Aprendizagem de uma Língua Estrangeira
Orientador
Mestrado em Ensino do Português no 3ºCEB e Espanhol no 3ºCEB e Secundário (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2016 - 2016 Uma abordagem reflexiva da prática docente em diferentes áreas e níveis de ensino
Orientador
Mestrado em Ensino do 1º CEB e Matemática e Ciências Naturais no 2ºCEB (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2016 - 2016 A INTEGRAÇÃO DA PLATAFORMA EDMODO NO CONTEXTO DO ENSINO DE TIC: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE PARA OS CURSOS EFA
Orientador
Ensino de Informática (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2016 - 2016 ATIVIDADE E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: ANÁLISE SOBRE AS EXPERIÊNCIAS E TRAJETO PERCORRIDO
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2016 - 2016 UMA ABORDAGEM REFLEXIVA DA PRÁTICA DOCENTE EM DIFERENTES ÁREAS E NÍVEIS DE ENSINO: UM RELATÓRIO DE ATIVIDADE PROFISSIONAL
Orientador
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2016 - 2016 AS AULAS DE TIC NO CONTEXTO DE UM CURSO EFA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA
Orientador
Ensino de Informática (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2016 - 2016 O CONTRIBUTO DOS RECURSOS EDUCATIVOS DIGITAIS NO MODELO PEDAGÓGICO DO MOVIMENTO DA ESCOLA MODERNA: O CASO DA TURMA DE 3º ANO DE ESCOLARIDADE DO CENTRO ESCOLAR DAS ÁRVORES
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2016 - 2016 A PROGRAMAÇÃO NO 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO: ANÁLISE DA EXPERIÊNCIA PILOTO EM DUAS ESCOLAS DO CONCELHO DO SEIXAL
Orientador
Ensino de Informática (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2016 - 2016 Biologia, tecnologias na educação e formação de professores no município de Manaquiri na região Amazônica, Brasil
Orientador
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2015 - 2015 A Utilização do Quadro Interativo Multimédia nas diferentes Áreas Curriculares: Relatos de Estágios no 1º e 2º CEB
Orientador
Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2015 - 2015 A Metodologia de Trabalho de Projeto na Educação Pré-Escolar: Relato de uma Experiência
Orientador
Mestrado Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2015 - 2015 Ensinar na Era Digital: Uma Interface com o Uso das TIC na Língua Portuguesa
Orientador
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2015 - 2015 Conceções de Professores, Coordenadores, Vice-Diretor e Diretor do Ensino Fundamental Sobre a Escola em Tempo Integral: Um Estudo na Cidade de Potim, São Paulo
Orientador
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2015 - 2015 O Desenvolvimento Profissional Docente: Uma Reflexão sobre as Vivências e Caminhos Percorridos
Orientador
Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2015 - 2015 A Utilização do Jogo no Contexto do Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico: Relato de uma Experiência
Orientador
Mestrado Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2015 - 2015 A Utilização das Histórias na Abordagem dos Conteúdos no Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
Mestrado Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2015 - 2015 O E-Learning e as Plataformas para Gestão de Conteúdos e Aprendizagens: LMS/LCMS
Orientador
Mestrado em Ensino da Informática (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2014 - 2014 O Blogue no Desenvolvimento Curricular no 2º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2014 - 2014 A Integração das Tecnologias de Informação e Comunicação no Contexto de Trabalho de Projeto: Relatos de Estágio no 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico
Orientador
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2014 - 2014 A utilização do Go!Animate em Contexto de Trabalho de projeto: uma experiência no 1º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2014 - 2014 A utilização do Blogue em contexto educativo: relato de uma experiência no Pré-Escolar e 1º CEB
Orientador
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2014 - 2014 A utilização do blogue como recurso educativo no ensino do espanhol língua estrangeira
Orientador
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2014 - 2014 Introdução à programação com o Scratch e a importância das Plataformas Web 2.0 em contexto educativo
Orientador
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2014 - 2014 A Metodologia de Trabalho no Ensino Profissional – uma Prática de Projeto
Orientador
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2014 - 2014 Produção e utilização de audiovisuais na dinamização de uma WRT: uma experiência no Ensino da Informática
Orientador
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2013 - 2013 Go!Animate no contexto de Estágio
Orientador
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2017 - 2017 III SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE INVESTIGAÇÃO E INOVAÇÃO COM TIC: Práticas para o Ensino
Seminário (Outra)
2017 - 2017 IX Jornadas Pedagógicas O Professor faz a Diferença
Simpósio (Membro da Comissão Organizadora)
2016 - 2016 II Seminário Internacional sobre Investigação e Inovação com TIC: Desafios para a Educação e a Formação
Seminário (Outra)
2015 - 2015 I Seminário Internacional sobre Investigação e Inovação com TIC: Recursos para a Educação
Seminário (Outra)
2014 - 2014 II Seminário Internacional - Inclusão e Integração das TIC na Sala de Aula
Seminário (Outra)
2014 - 2014 IV Jornadas Pedagógicas O Professor Faz a Diferença no Desempenho Escolar
Simpósio (Outra)
2014 - 2014 III, IV e V Jornadas Pedagógicas “O Professor faz a Diferença no Desempenho Escolar”
Simpósio (Outra)
2013 - 2013 I Seminário Internacional - Políticas e Integração das TIC na sala de aula
Seminário (Outra)
2013 - 2013 II Jornadas Pedagógicas “O Professor faz a Diferença no Desempenho Escolar”
Simpósio (Outra)
2012 - 2012 I Jornadas Pedagógicas “O Professor faz a Diferença no Desempenho Escolar”
Simpósio (Outra)
2004 - 2004 III Congresso Internacional de Educação "O Mundo da Criança"
Congresso (Outra)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2017 - 2017 III SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE INVESTIGAÇÃO E INOVAÇÃO COM TIC: Práticas para o Ensino
Seminário
III SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE INVESTIGAÇÃO E INOVAÇÃO COM TIC: Práticas para o Ensino
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro/ Universidade de Vigo / CFAEVR, Portugal
2017 - 2017 12ª Conferência Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação
Conferência
12ª Conferência Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação
AISTI ; ISCTE- IUL, Portugal
2017 - 2017 12ª Conferência Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação
Conferência
12ª Conferência Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação
AISTI ; ISCTE- IUL, Portugal
2017 - 2017 IX Jornadas Pedagógicas “O Professor faz a Diferença”
Outro
IX Jornadas Pedagógicas “O Professor faz a Diferença”
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), Portugal
2017 - 2017 O Contributo dos RED no Modelo Pedagógico do MEM: uma experiência no 3.º ano de escolaridade
Seminário
III SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE INVESTIGAÇÃO E INOVAÇÃO COM TIC: Práticas para o Ensino
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro/ Universidade de Vigo / CFAEVR, Portugal
2016 - 2016 II Seminário Internacional sobre Investigação e Inovação com TIC: Desafios para a Educação e a Formação
Seminário
II Seminário Internacional sobre Investigação e Inovação com TIC: Desafios para a Educação e a Formação
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro/ Universidade de Vigo / CFAEVR, Portugal
2016 - 2016 O Vídeo como Estratégia de Ensino e de Aprendizagem do Espanhol, Língua Estrangeira: uma experiência no ensino secundário
Seminário
II Seminário Internacional sobre Investigação e Inovação com TIC: Desafios para a Educação e a Formação
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro/ Universidade de Vigo / CFAEVR, Portugal
2015 - 2015 I Seminário Internacional sobre Investigação e Inovação com TIC: Recursos para a Educação
Seminário
I Seminário Internacional sobre Investigação e Inovação com TIC: Recursos para a Educação
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro/ Universidade de Vigo, Portugal
2015 - 2015 A Programação com o Scratch: uma Experiência de Utilização no Contexto do 3º CEB
Seminário
I Seminário Internacional sobre Investigação e Inovação com TIC: Recursos para a Educação
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro/ Universidade de Vigo, Portugal
2014 - 2014 II Seminário Internacional – Inclusão e integração das TIC na Sala de Aula
Seminário
II Seminário Internacional – Inclusão e integração das TIC na Sala de Aula
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro/ Universidade de Vigo, Portugal
2014 - 2014 Uma experiência de utilização do Quadro Interativo Multimédia no 1º e 2º CEB
Seminário
II Seminário Internacional – Inclusão e integração das TIC na Sala de Aula
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro/ Universidade de Vigo, Portugal
2013 - 2013 As potencialidades pedagógicas das ferramentas Web 2.0: o caso do Go!Animate no 1º Ciclo do Ensino Básico
Outro
II Jornadas Pedagógicas “O Professor faz a Diferença no Desempenho Escolar
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2013 - 2013 A Formação de Professores do 1º CEB, em TIC: um Estudo no Concelho de Vila Real
Seminário
I Seminário Internacional – Políticas e Integração das TIC na sala de aula
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro/ Universidade de Vigo, Portugal
2013 - 2013 I Seminário Internacional – Políticas e Integração das TIC na sala de aula
Seminário
I Seminário Internacional – Políticas e Integração das TIC na sala de aula
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro/ Universidade de Vigo, Portugal
2012 - 2012 As TIC: os Desafios da Escola Informada
Outro
Colóquio Crise e Cicilidade
Cemntro de Investigação do Instituto de Filosofia da Universidade do Porto, Portugal
2012 - 2012 A Utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação pelos Professores do 1º CEB, do Concelho de Vila Real
Simpósio
I Jornadas Pedagógicas “O Professor faz a Diferença no Desempenho Escolar”,
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2012 - 2012 A Integração das TIC pelos Professores do 1º CEB do Concelho de Vila Real
Congresso
II Congresso Internacional de TIC e Educação - TicEDUCA 2012
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
2012 - 2012 I Jornadas Pedagógicas O Professor faz a Diferença no Desempenho Escolar
Outro
I Jornadas Pedagógicas "O Professor faz a Diferença no Desempenho Escolar
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), Portugal
2012 - 2012 I Jornadas Pedagógicas O Professor faz a Diferença no Desempenho Escolar
Outro
I Jornadas Pedagógicas "O Professor faz a Diferença no Desempenho Escolar
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), Portugal
2010 - 2010 “WebQuest ou uma Aventura na Web”
Simpósio
III Jornadas “Ensinar e Aprender com a Tecnologia Educativa”
Câmara Municipal de Vila Real e Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2006 - 2006 A Utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação nas Escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico: um Estudo no Concelho de Vila Real”
Congresso
8th International Symposium on Computers in Education, Universidade de Léon
Universidade de Léon, Espanha
2004 - 2004 A Utilização de Software Educativo Multimédia na Aprendizagem da Leitura e da Escrita, no 1º Ciclo do Ensino Básico
Congresso
III Congresso Internacional de Educação “O Mundo da Criança”
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2004 - 2004 XXVI Congresso do Movimento da Escola Moderna
Congresso
XXVI Congresso do Movimento da Escola Moderna,
Movemento da escola Moderna, Portugal
2003 - 2003 Práticas Pedagógicas na Formação de Professores do 1º Ciclo: um modelo em debate
Congresso
1º Simpósio Nacional de Educação Básica/ Pré-Escolar e 1º Ciclo
Universidade e Aveiro, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2017 Formação de professores, Literacia Digital e Inclusão Sociodigital: Estudo de caso em curso a distância da Universidade Federal do Tocantins Elaine Jesus Alves (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2016 Educação para o Empreendimento Transdisciplinar Potenciado por TICS e Redes de Conhecimento. O Papel das Universidades Nira Libermann (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2016 Entre o Jardim de Infância e a Escola do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Diferentes Olhares Sobre as Competências das Crianças na Transição para a Escolaridade Obrigatória Luís Oliveira (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2016 O Impacto do Feedback na Aprendizagem dos Alunos: um estudo com alunos do 5º e 6º anos de escolaridade Vânia Raquel Coelho Oliveira (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2016 A Utilização da Calculadora Gráfica no Ensino da Matemática no 10º Ano e as Perceções dos Alunos Sobre a Importância da Calculadora no 7º Ano” António José Cruz Ferreira (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2016 A Avaliação do Ensino-Aprendizagem Vera Lúcia Nogueira Mendes (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2016 Jovens Institualizados e o Património Cultural: Dinamização do Projeto “A Arte, o Tempo e o Homem” do Museu Nacional de Machado de Castro Cristiana Antunes Fonseca (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
2016 A importância do jogo aprendizagem no 1º e 2º CEB Patrícia Isabel Soares Salgado (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2016 Relatório Final de Percurso Académico e Profissional Celma Cristina da Costa Duarte (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2015 QUADRO INTERATIVO MULTIMÉDIA: A Nova Janela para a aprendizagem no Ensino Básico – presença, usos e metodologias no Norte de Portugal Natália Moura Lopes (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2015 As Tecnologias da Informação e Comunicação no 1.º Ciclo do Ensino Básico: Possibilidades de integração Anabela Castanheira Gomes (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2015 Formação Continuada de Professores para o uso das Tecnologias Educativas: um estudo de caso sobre o discurso e a prática Germânia Kelly Furtado Ferreira (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2015 Tecnologias na Educação de Professores no Ensino Médio Competente Curricular em Biologia no Município de Manaquiri na Região Amazônica, Brasil António Izomar Madeiro Rodrigues (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2015 A Literatura para a Infância: Conhecimento do Mundo e Educação para os Valores Adriana Rocha Dias (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2015 A Importância da Literatura na Formação de Crianças no Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico Alexandra Maria Terra Sampaio (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2015 Hábitos de Leitura e a sua Influência na Resolução de Problemas Ana Isabel Costa Pereira (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2015 Um Olhar sobre o Teorema de Pitágoras Ana Luísa Sardinha Cabeceira Almendra (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2015 Importância da Planificação no Ensino da Informática Carlos Alexandre Ferreira Pimentel Costa (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2015 Tarefas Matemáticas para Trabalhar a Matemática a partir do Plano Nacional de Leitura Cátia Filipa Paiva Botelho (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2015 A Poesia no 1.º Ciclo do Ensino Básico: Proposta Didáticas para a Abordagem da Poesia na Aula de Língua Portuguesa Teresa Adriana de Sousa Pereira (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2015 A Comunicação Não Verbal no Processo de Ensino/Aprendizagem de ELE Clara César Pereira (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2015 O Texto Literário para a Infância: uma Perspetivação do Mundo e um Modo de Conhecimento Cláudia Joana de Freitas Ribeiro (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2015 Oficina de Leitura: A Formação Leitora na Aula de ELE Dalila dos Santos André Grilo (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2015 A Aprendizagem Cooperativa e o Desenvolvimento das Competências Sociais no Ensino-Aprendizagem do Conhecimento do Mundo Diana Isabel Batista Ventura (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2015 A Importância do Ensino Experimental das Ciências no 1.º Ciclo do Ensino Básico Esmeralda da Conceição de Sousa Cortinhas (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2015 A Expressão e Comunicação no Pré- Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico Joana Filipa Neto Borges (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2015 A Literatura Infanto-Juvenil: um modo de Conhecimento do Mundo Márcia Daniela Pereira Araújo (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2015 A Competência Comunicativa através da Internet: Desafios para o Ensino/Aprendizagem do Espanhol Língua Estrangeira Maria João Teixeira Pinto Baptista (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2015 Motivação no Processo de Ensino Aprendizagem Mónica Gonçalves Sousa (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2015 As Técnicas Dramáticas na Aprendizagem de E/LE Susana Virgínia Boído Bastos (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2014 A Expressão Plástica no Universo do Desenvolvimento da Criança Ana Filipa Correia (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2014 A Importância do Corpo na área das Expressões e Comunicação da Educação Pré-Escolar Andreia Patrícia Monteiro Paredes (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2014 O Jogo educativo Gwendoline Lopes Salgado (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2014 A Importância do Trabalho Prático no Ensino das Ciências: um Estudo sobre a Fotossíntese com Alunos do 6º ano Tânia Patrícia Miranda Azeredo Nogueira (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2014 Contributo dos Textos de Alexandre Herculano (1837-1839) para Apoio aos Professores na Lecionação dos Programas da História e Geografia de Portugal Maria Goretti Fraga do Além (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2014 A Relação Professor-Aluno no Ensino Profissional Sérgio dos Santos Quitério (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2014 O Educador/ Contador de Histórias em Contexto de Sala de Aula Lúcia Daniela Pinto Silveira (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2014 O Ensino da Organização e Tratamento de Dados na Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico: uma Proposta de Intervenção Sónia Cristina Borges da Silva Pinheiro (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2014 Ensinar e Deleitar: o Papel da Literatura Infanto-Juvenil Sabrina Pilar Dias (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2014 A Interdisciplinaridade como veículo para a Aprendizagem da Matemática Kátia Pita Dias (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2014 Metodologias de Ensino em Informática Paulo Jorge Catarino Nuno (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2014 O Ensino da Geometria: Proposta de um Projeto para o Pré-Escolar e 1º Ano do 1º Ciclo do Ensino Básico Mafalda dos Santos Fernandes Mesquita Queirós (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2014 A Diversidade de Modelos Pedagógicos e Curriculares no Ensino e Aprendizagem da Criança: Relatório Final de Estágio Indalécia Fernandes Melim (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2014 Instrução Direta como Método Facilitador da Cooperação e da Avaliação da Aprendizagem - Efeitos na Motivação e no Autoconceito de Alunoa do 5º Ano de Escolaridade Laura Rodrigues Guedes (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2014 A Iniciação à Leitura e à Escrita - uma Comparação entre Métodos Diferentes: Relatório Final de Estágio Ana Catarina Carocha Leal de Oliveira (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2014 O Trabalho Prático como Instrumento para a Melhoria da Aprendizagem das Ciências - um Estudo com alunos do 5º ano Sara Catarina Fernandes Dias (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2014 A Importância do Trabalho Prático no Ensino das Ciências. Um Estudo com Alunos do 5º Ano Diva Tatiana Ribeiro Babo (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2014 A Importância dos Materiais Didáticos no Ensino da Matemática no 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico Andreia Magalhães Fernandes (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2014 Educação para a Saúde no Ensino Pre-Escolar Vanessa Raquel Gonçalves Gomes (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2014 Exploração de Histórias Infantis como Contributo Didático para o Desenvolvimento da Oralidade Ângela Felicidade Santana Ribeiro Loureiro (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2014 O Programa de Matemática do 2º Ciclo do Ensino Básico de 2007 Versus o Programa de Matemática do 2º Ciclo do Ensino Básico de 2013 Diana Pires Mota Leite (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2014 O Conto como Estratégia para a Aprendizagem da Leitura e da Escrita nos Contextos Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Rute Carina Carvalho Pereira (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2013 O Contributo da Leitura na Motivação das Crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico Sandra Maria Carvalho Fonseca (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2013 A Importância do Trabalho Prático no Ensino das Ciências Graciana de Sousa Ferreira (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2013 Os Materiais Didáticos utilizados no Ensino da Matemática no 2º Ciclo do Ensino Básico da Escola E.B. 2,3 Monsenhor Jerónimo do Amaral Cláudia Patrícia Mourão Lemos (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2013 Relatório Final de Estágio César Augusto Ribeiro da Fonseca Guedes (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2013 Perceção dos Professores sobre a Introdução dos Quadros Interativos nas Escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico do Agrupamento Vertical Monsenhor Jerónimo do Amaral Basílio João Marques Garcia (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2013 A Articulação Curricular entre a Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico: Opiniões de Professores sobre as Aprendizagens dos Alunos Ana Virgínia Cerveira Ferreira (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2013 Os Materiais Didáticos para o Ensino da Matemática na Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico Cláudia Patrícia Vilela Moreira (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2013 O Blogue como Recurso e Estratégia Pedagógica Complementar no Desenvolvimento da Competência Comunicativa do E/LE Celina Mateos Cardoso (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2012 O Ensino do Inglês até à Sociedade da Informação: delineamento do Perfil do Professor de Inglês do séc. XXI e a sua percepção em relação à aprendizagem das línguas mediada por computador Anabela Guedes (Doutoramento)
Universidad de Salamanca, Espanha
2012 A Integração das Tecnologias de Informação e Comunicação nas Perspetivas dos Professores do 1º CEB Maria do Céu Silva da Rocha Cruz (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2012 A Internet na Educação Pré-Escolar: Estudo de Três WebSites Educativos Portugueses Ana Isabel Peixoto de Neves Pinto (Mestrado)
2012 Comunicação, Tecnologia Educativa e Educação à Distância em José Manuel Moran Maria Joanil de Oliveira (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2012 O Portefólio na Avaliação do Desempenho Docente” Amélia Monteiro Gonçalves (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2012 Opiniões de avaliadores e avaliados sobre os efeitos da Avaliação do Desempenho nas práticas letivas dos avaliados:Estudo Exploratório de Caso Maria do Carmo Pereira da Silva Ribeiro (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2012 Uma análise da utilização do ambiente de ensino a distância TELEDUC pelos Preceptores da Universidade de Uberaba –UNIUBE- Polo Montes Claros –MG   Marcelo de Miranda Lacerda (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2012 A Utilização da TE no Ensino da Matemática no 2º CEB da Escola EB2, 3 Diogo Cão Filipe da Silva Pires (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2012 Partilhar Saberes e Aprender em Conjunto: Relatório Final de Estágio Filipa Daniela Lopes Ferreira (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2012 Aprender a Aprender: Relatório de uma Prática no Âmbito do Jardim de Infância e do 1º CEB Patrícia Alexandra Cipriano Fernandes (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2012 Da Teoria Educativa e Curricular à Prática Pedagógica na Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico - Relatório de Estágio Juliana Patrícia Monteiro de Amorim (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2012 Relatório Final de Estágio - A Metodologia de Trabalho de Projeto na construção do Conhecimento dos Alunos Joana Sofia Oliveira Amaral (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2012 Relatório Final de Estágio Sónia do Carmo Ferreira Cruz (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2012 Efeito Pigmalião: Sucesso Escolar e Autoconceito Laura Augusta Franco Dias (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2012 As Práticas Pedagógicas dos Professores de Ensino Superior: o Caso da Graduação em Gestão de Recursos Humanos de uma Faculdade Privada Brasileira Ângela Patrícia Gonçalves Teixeira (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2012 A Perspetiva de uma Educação Plural Via Redes Sociais: Trilhas e Acessos para a Aprendizagem e o Conhecimento Verônica Almeida de Oliveira Lima (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2012 O Jogo Popular e sua Importância em Contexto do 1º Ciclo do Ensino Básico Sónia Margarete Oliveira da Fonseca Costa (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2011 Uma Experiência Educativa na Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico. Relatório de Estágio Mónica Manuela Oliveira Martins (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2014/04/20 - Atual EduPsi - Revista Eletrónica de Educação e Psicologia

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2010 - 2010 III Curso de Atualização de Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico Extensão e divulgação científica (Curso médio)
2009 - 2009 II Curso de Actualização de Professores do 1º CEB Extensão e divulgação científica (Curso médio)
2008 - 2008 I Curso de Actualização de Professores do 1º CEB Extensão e divulgação científica (Curso médio)

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2012/03 - Atual Instituto de Filosofia da Universidade do Porto