Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Susana Cristina Silvestre Fonseca
Nomes de citação
- Carvalhosa, Susana Fonseca
- Fonseca, Susana
Identificadores de autor
- Ciência ID
- D216-E168-7850
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Psicologia
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português (Idioma materno) | |||||
Inglês | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2008
Concluído
|
PhD, Doctoral Programme – Organised Training Programme for Researchers (Doutoramento)
Universitetet i Bergen Det Psykologiske Fakultet, Noruega
"Prevention of bullying in schools: An ecological model" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
PhD |
2001
Concluído
|
Terapias Comportamentais e Cognitivas (Mestrado)
Universidade Lusófona, Portugal
"Bullying" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Muito Bom |
1993 - 1997
Concluído
|
Educação Especial e Reabilitação (Licenciatura)
Faculdade de Motricidade Humana/Universidade Técnica de Lisboa, Portugal
|
14 valores |
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2008/02 - Atual | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2008/02/01 - 2008/06/01 | Assistente (Docente Universitário) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2000/10 - 2007 | Assistente (Docente Universitário) | Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal |
Outras Carreiras
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
1997/11 - 2005 | Técnico Superior (Técnico Superior) | Faculdade de Motricidade Humana/Universidade Técnica de Lisboa, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2019/10/01 - 2020/08/29 | Diretora da Licenciatura em Psicologia | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal | ||
2017 - 2018 | Coordenação ou direção de centro de investigação, departamento ou equivalente | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2016 - 2017 | Coordenação ou direção de centro de investigação, departamento ou equivalente | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2013 - 2017 | Conselho geral ou orgão correspondente | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2013 - 2015 | Conselho pedagógico | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
1997 - Atual | Trainer of trainers | Ministério da Educação, Portugal |
2013/05/01 - 2018/03/09 | Pro-Rector for Curriculum and Pedagogical Innovation | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2011/01/18 - 2013/02/28 | President of the Pedagogical Council of ISCTE-IUL. The Pedagogical Council is a central structure to coordinate the educational activities of ISCTE-IUL and processes of consultation between teachers a | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2002 - 2007 | Doctoral Grant | Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal |
2002 - 2005 | Research assistant of HBSC/OMS | Universidade Nova de Lisboa Instituto de Higiene e Medicina Tropical, Portugal |
1998 - 2005 | Research Assistant. Project Social Adventure (PSA): investigation on Health Promotion, Social Competence PSA & Health – team member of the Health Behaviour in School-aged Children PSA & Community - co | Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal |
1997 - 2005 | Superior Technician dof Special Education and Rehabilitation | Faculdade de Motricidade Humana/Universidade Técnica de Lisboa, Portugal |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2019/09/01 - 2022/04/30 | A Bridge Between Emotinal Learning and Technology
2019-1-PT01-KA201-060761
Investigador responsável
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Intervenção Social, Portugal
Instituto de Telecomunicações ISCTE-IUL, Portugal Budapest III. Kerületi Dr. Szent-Györgyi Albert Általános Iskola, Hungria DIMOTIKO SHOLEIO AGROKIPIOU, Grécia Agrupamento de Escolas Alto do Lumiar, Portugal Associação Jardim Escola João de Deus, Portugal SOCIEDAD COOPERATIVA LA ALCAYNA, Espanha |
Comissão Europeia
Em curso
|
2017/10/15 - 2020/10/14 | Technology and innovation management master
2017-1-AR-EPPKA2 - 585739
Investigador
Instituto de Telecomunicações ISCTE-IUL, Portugal
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Unidade de Investigação em Desenvolvimento Empresarial, Portugal ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Intervenção Social, Portugal UNIVERSITAT AUTONOMA DE BARCELONA-UAB (ES), Espanha ALMA MATER STUDIORUM - UNIVERSITA DI BOLOGNA, Itália UNIVERSITE D'AIX MARSEILLE, França PONTIFICIAUNIVERSIDAD CATOLICA DEL PERU , Peru UNIVERSIDAD PERUANA CAYETANO HEREDIA , Peru FUNDACAO DE APOIO A UNIVERSIDADE DE SAO PAULO, Brasil UNIVERSIDAD NACIONAL DE MAR DEL PLATA, Argentina UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE, Brasil UNIVERSIDAD NACIONAL DE LUJAN, Argentina |
European Union
Em curso
|
2017/10/01 - 2019/09/30 | Disablist Bullying - Experience into Change, providing the right support services
2017-1-IE02-K203-000545
Investigador responsável
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Intervenção Social, Portugal
DUBLIN CITY UNIVERSITY, Irlanda FONDAZIONE MONDO DIGITALE, Itália DUN LAOGHAIRE INSTITUTE OF ART, DESIGN & TECHNOLOGY, Irlanda Universidad de Murcia, Espanha |
European Commission
Concluído
|
2015/09/01 - 2017/12/31 | Mentoring Pathways toward Employment
2015-1-RO01-KA204-015146
Investigador responsável
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Intervenção Social, Portugal
Asociatia Centrul de Cercetare si Formare a Universitatii de Nord Baia Mare, Roménia Aproximar, Cooperativa de Solidariedade Social CRL, Portugal G.G. EUROSUCCESS CONSULTING LTD, Chipre Asociatia Profesionala Neguvernamentala de Asistenta Sociala ASSOC, Roménia CYPRUS CHAMBER OF COMMERCE AND INDUSTRY, Chipre Bagazs Public Benefit Association, Hungria |
European Commission
Concluído
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2014/09/01 - 2016/08/31 | Training parents for detecting and preventing risks on Social Networks and Internet
2014-1-ES01-KA204-004835
Investigador responsável
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Intervenção Social, Portugal
Dirección Xeral de Educación, FP e Innovación Educativa, Espanha Asociación No al Acoso Escolar Stop Bullying, Espanha DUBLIN CITY UNIVERSITY, Irlanda European Parents' Association, Bélgica Colegiul National Pedagogic "Stefan Velovan", Roménia Virtual Campus Lda, Portugal |
European Commission
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Livro |
|
Relatório |
|
Resumo em conferência |
|
Tese / Dissertação |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2021/02/13 - Atual | O impacto do programa Salto de Gigante, do rugby e da dança nas competências socio-emocionais, comportamentos e aptidões de
aprendizagem em crianças do Pré-escolar.
Orientador de Ana Patrícia Correia de Matos Gil
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2021/02/13 - Atual | Bullying
Orientador de Júlia Mendes
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2021/02/13 - Atual | In Bully
Orientador de Maria de Jesus Candeias
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2021/01/27 - Atual | Aprendizagem socioemocional mediada pela tecnologia
Orientador de Inês Jesus Branco
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2020/11/27 - Atual | Importância do autoconhecimento das emoções através de tecnologia
Orientador de Isabel Neves de Sousa
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2020/11/17 - Atual | Serious games como promotores de empatia no contexto de um programa SEL
Orientador de Pedro Rafael Pereira de Almeida
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2020/10/28 - Atual | O conhecimento emocional e as aptidões sociais em crianças do pré-escolar
Orientador de Maria Inês Mestrinho Louzeiro
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2020/09/25 - Atual | Aprendizagem sócio-emocional mediada por tecnologia
Orientador de Michele Coelho de Oliveira Zveiter de Albuquerque
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2019/10/22 - Atual | Desenvolvimento de competências sócio-emocionais em contexto escolar ? Avaliação e acompanhamento das academias UBUNTU no
concelho de Lisboa
Orientador de Bruna Cerdeira Conceição
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2016/12/20 - Atual | Relação entre empatia e participação em música coral
Orientador de Esperança Maria Pedras Cadima
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2015/10/29 - Atual | Excesso de Peso, Obesidade e Bullying em Crianças (2º ciclo): analisar para prevenir
Orientador de Ana Cristina Manique Filipe
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2014/10/30 - Atual | Empreendorismo Juvenil
Orientador de Alexandra Margarida Cesar Candeias
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2013/10/29 - Atual | A relação entre os estilos parentais e os comportamentos agressivos
Orientador de Inês Ferreira da Silva Vaz
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2019/10/08 - 2019/12/09 | Disablist Bullying - o bullying em contexto escolar com crianças/ jovens com necessidades especiais
Orientador de Filipa Cristina Felicio Álvaro
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2018/12/05 - 2019/12/09 | Robótica e Programação em Contexto Escolar: um estímulo à motivação e criatividade na aprendizagem
Orientador de Milay Barreto Esteves
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2016/11/02 - 2017/12/22 | A Empatia em Crianças e Jovens portugueses
Orientador de Manuela Laura De Oliveira
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2016/10/28 - 2017/12/20 | A influência dos estilos parentais e de estratégias de mediação parental no uso da internet no envolvimento em cyberbullying
nas crianças e adolescentes
Orientador de Fidélia Márcia Macuacua
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2016/10/28 - 2017/12/20 | A influência dos estilos parentais e as estratégias de mediação parental nos comportamentos de risco dos filhos na internet
Orientador de Patrícia Filipa Ferreira de Almeida Costa
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2016/11/03 - 2017/11/27 | Capital Psicológico Positivo como mediador: efeito do Stress Percebido no Bem-estar Subjetivo
Orientador de Carlos Alberto Emídio Carriço
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2015/10/29 - 2016/12/16 | A influência dos Estilos Parentais na utilização da Internet por Crianças e Adolescentes
Orientador de Sandra Helena Vieira Mendonça
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2014/10/30 - 2016/12/12 | A Importância do Voluntariado no Desenvolvimento de Competências Profissionais
Orientador de Ana Patrícia Costa Pinto
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2014/10/30 - 2015/12/11 | O papel mediador do Sentimento Psicológico de Comunidade entre Relações Sociais (vizinhos, família e pares) e o Bem-Estar
Subjetivo dos Adolescentes
Orientador de Patrícia de Sousa Gouveia
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2014/10/30 - 2015/12/09 | A Influência da Motivação no Bem-Estar dos Voluntários do CNE
Orientador de Diana Sofia Ribeiro Quaresma
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2013/10/29 - 2014/11/28 | A influência de fatores individuais e contextuais no sentimento psicológico de comunidade na alta de lisboa
Orientador de Filipa Alexandra das Neves Marques Gagueija
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2012/09/01 - 2013/12/17 | Bem-Estar Subjectivo em Jovens Institucionalizados e não institucionalizados: A Influência do Capital Psicológico Positivo
da Autoestima e do Suporte Social
Orientador de Maria Inês Rodrigues Cardoso Couceiro
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2012/09/01 - 2013/12/17 | A influência do Suporte Social, Autoestima e Capital Psicológico Positivo no Bem -Estar Subjectivo de Adolescentes Brasileiros
Orientador de Cíntia Dias Oliveira
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2012/09/01 - 2013/12/06 | Relação entre os estilos parentais e os problemas do comportamento nas crianças. O efeito moderador do clima escolar
Orientador de Maria de Jesus Canelas Candeias
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2012/09/01 - 2013/12/06 | Avaliação Externa do Módulo "Ato sexual e contracepção" do programa de educação sexual pelos pares Sexualizando - Formação
em sexualidade - em contexto escolar"
Orientador de Tiago António Ferreira Abreu
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2012/09/01 - 2013/11/18 | Bullying no Contexto Escolar Angolano: Impacto da família na regulação emocional e (des)ajustamento dos estudantes
Orientador de Júlia Kalahari Portela Mendes Paulo
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2010/09/01 - 2012/12/19 | A transmissão geracional do bem estar subjectivo e do suporte social
Orientador de Sónia Patrícia Jesus Barata Robalo
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2011/09/01 - 2012/11/29 | Porquê ajudar se nada tenho a ganhar? A influência da empatia nos comportamentos de ajuda dos bystanders
Orientador de Miguel André Guedes de Melo
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2010/09/01 - 2012/03/13 | Desenvolvimento Emocional na Família, Programa de Educação Parental "Casa de Pais, Escola de Filhos"
Orientador de Maria Celeste Loureiro de Almeida
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2011/09/01 - 2011/12/07 | Experiências de Bullying em idade escolar: Impacto no Bem-Estar subjectivo, auto-estima e suporte social actuais
Orientador de Liliana Filipa Dionísio Lobo
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2008/02 - Atual | Psicologia do Desenvolvimento da Criança e do Adolescente | Psicologia (Licenciatura) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2008/02 - Atual | Competências Académicas I | Psicologia (Licenciatura) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2008/02 - Atual | Desenvolvimento Emocional na Família e na Escola | Psicologia (Licenciatura) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2020/02 - 2020/07 | Dissertação em Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco | Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2020/02 - 2020/07 | Ontogénese das Emoções | Psicologia das Emoções (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2019/09 - 2020/01 | Dissertação em Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco | Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2019/09 - 2020/01 | Psicologia Social da Educação | Psicologia Social e das Organizações (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2019/09 - 2020/01 | Desenvolvimento Emocional na Família e na Escola | Ciências em Emoções (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2019/09 - 2020/01 | Psicologia Comunitária | Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2000/10 - 2007 | Reabilitação e Inserção Social | Desenvolvimento Comunitário e Saúde Mental (Licenciatura) | Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal |
2000/10 - 2007 | Reabilitação e Inserção Social | Desenvolvimento Comunitário e Saúde Mental (Licenciatura) | Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2011/01 - Atual | Presidente do Conselho Pedagógico
Presidente / Vice-presidente
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
Distinções
Outra distinção
2013 | Bolsa do Programa Comenius, 2013-3-PT1-COM02-00711
European Commission, Bélgica
|