???global.info.a_carregar???
Artur Oliveira is a Ph. D candidate in Educational Sciences, holding a master's degree in Education and Digital Technologies (University of Lisbon), with a degree in Geography from the Catholic University of Salvador. He is currently engaged as a researcher within the scope of the WAY project (FCT.2022.01025.PTDC) and serves as a collaborating researcher at the Centre for Research and Intervention in Education (CIIE) of the Faculty of Psychology and Education Sciences of the University of Porto (FPCEUP).
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Artur Cunha Nogueira de Oliveira

Nomes de citação

  • Oliveira, Artur
  • Oliveira, A. C. N.

Identificadores de autor

Ciência ID
D218-2082-2ADE
ORCID iD
0000-0001-5581-4237

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2)
Espanhol; Castelhano Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2020/09/01 - 2025/12/31
Em curso
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Especialização em Administração e Política Educacional
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
"UNESCO’s Global Education Coalition: a relação entre conhecimento e política." (TESE/DISSERTAÇÃO)
2020/09/01 - 2021/11/07
Concluído
Doutoramento em Educação (Curso de doutoramento (conclusão de unidades curriculares))
Especialização em Administração e Política Educacional
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
17
2021/02/05
Concluído
Mestrado em Educação (Mestrado)
Especialização em Educação e Tecnologias Digitais
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
"Uso de tecnologias digitais no ensino de cartografia em um sistema de ensino da educação básica no Brasil" (TESE/DISSERTAÇÃO)
16
2014/03/01 - 2014/12/15
Concluído
Especialização em Política e Estratégia (Postgraduate Certificate)
Universidade do Estado da Bahia, Brasil
16
2004/03/01 - 2011/10/03
Concluído
Geografia (Licenciatura)
Universidade Católica do Salvador, Brasil
12
Percurso profissional

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022/09/12 - 2023/10/15 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal
Agrupamento de Escolas Manuel da Maia, Portugal
(...)
2013/02/01 - 2019/01/31 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Ministério da Defesa, Brasil
Escola de Formação Complementar do Exército e Colégio Militar de Salvador, Brasil

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019/02/01 - 2019/10/31 Assessor Especial Secretaria de Estado da Infraestrutura de Santa Catarina, Brasil
Secretaria de Estado da Infraestrutura de Santa Catarina, Brasil

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/10/17 - Atual Bolseiro de Investigação Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
2021/11/04 - 2022/04/17 Investigador visitante no Grupo de Investigação em Educação Comparada e Políticas Educativas Universidad de Salamanca Instituto de Ciencias de la Educación, Espanha
Universidad de Salamanca Instituto de Ciencias de la Educación, Espanha
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2023/10/17 - Atual WAY: Who sAw You then and who sees you now!
Bolseiro de Investigação
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
Em curso
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Eva García Redondo; Oliveira, Artur. "O Valor do UNICEF na Formação Docente em Tempos de Pandemia.". Trabalho apresentado em 6th International Conference on Teacher Education, Bragança, 2022.
    Publicado • 10.34620/INCTE.2022
Artigo em revista
  1. Artur Cunha Nogueira de Oliveira; Joana Viana. "Uso de tecnologias digitais no ensino de cartografia no Sistema Colégio Militar do Brasil". Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (2022): https://doi.org/10.21723/riaee.v17i3.16081.
    10.21723/riaee.v17i3.16081
Capítulo de livro
  1. Oliveira, Artur; Eva García Redondo. "Os sistemas educativos da América Latina no pós pandemia: reflexões acerca das recomendações das Organizações Internacionais". In A educação enquanto fenômeno social: Perspectivas atuais 2. Curitiba, Brasil: Atena, 2023.
    Publicado • 10.22533/at.ed.512232604
Resumo em conferência
  1. Oliveira, Artur; Daniela Pinto; Freires, Thiago; Mouraz, Ana; Torres, Ana Cristina. Autor correspondente: Oliveira, Artur. "Teacher Agency in Curriculum and Pedagogical Development Through a Design Research Project About Self-regulated Learning in Secondary Schools". Trabalho apresentado em ECER 2024 “Education in an Age of Uncertainty: memory and hope for the future”, Nicosia, 2024.
    Aceite para publicação
  2. Oliveira, Artur; Daniela Pinto; Freires, Thiago; Torres, Ana Cristina. "Projeto WAY: Desafios e Potencialidades na implementação de estratégias de observação e de feedback entre pares de alunos em escolas do Norte de Portugal.". Trabalho apresentado em Congresso Internacional do OBVIE: ABRIL CHÃO DE UTOPIAS QUE SE TORNARAM CHÃO, Porto, 2024.
    Publicado
  3. Santos, Anabela Caetano; Mouraz, Ana; Torres, Ana Cristina; Oliveira, Artur; Lins, Andréa. Autor correspondente: Santos, Anabela Caetano. "Promoting self-regulated learning through peer observation and feedback in secondary school students". Trabalho apresentado em 28th JURE Conference, Seville, 2024.
    Publicado
  4. Freires, Thiago; Oliveira, Artur; Daniela Pinto; Torres, Ana Cristina. "Strengthening school democracy at the class level through the student voice paradigm: reflections from a design research project on self-regulated learning". Trabalho apresentado em 25th CiCea International Conference “Education, citizenship and social change: building bridges”, Malmö, 2024.
    Publicado
  5. Oliveira, Artur; Freires, Thiago; Arminda Galas; Fernandes, Laurinda; Torres, Ana Cristina. "Promoção da autorregulação das aprendizagens através da observação e feedback entre alunos: perspetivas de docentes no desenho e implementação do projeto WAY.". Trabalho apresentado em A Boa Educação na escola: perspetivas, práticas e desafios, Porto, 2024.
    Publicado
  6. Oliveira, Artur; Freires, Thiago; Arminda Galas; Fernandes, Laurinda; Torres, Ana Cristina. "Promoção da autorregulação das aprendizagens através da observação e feedback entre alunos: perspetivas de docentes no desenho e implementação do projeto WAY [Promoting self-regulated learning through observation and feedback between students: teachers¿ perspectives on the design and implementation of the WAY project]". Trabalho apresentado em A Boa Educação na escola: perspetivas, práticas e desafios, Porto, 2024.
    Publicado
  7. Mayara Quadros de Andrade; Oliveira, Artur. "Formação Docente para o Uso Pedagógico do Ambiente Virtual de Aprendizagem no Ensino Básico sob a Ótica do Ensino Híbrido e Sala de Aula Invertida.". Trabalho apresentado em V Encontro Luso-Brasileiro Trabalho Docente e Formação de Professores., Porto, 2019.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. "Uso de tecnologias digitais no ensino de cartografia em um sistema de ensino da educação básica no Brasil". Mestrado, Universidade de Lisboa Instituto da Educação, 2021. http://hdl.handle.net/10451/47106.

Outros

Outra produção
  1. Who sAw You then and who sees you now” - promoting student self-regulated learning in the classroom through peer observation: quantitative study.. Torres, A. C., Santos, A. C., Morais, E., Nobre, A., Salgado, A., Lins, A., Oliveira, A., Dominguez, C., Pedrosa, D., Pinto, D., Silva, H., Duarte, M., & Freires, T.. 2023. Mouraz, Ana; Torres, Ana Cristina; Santos, Anabela Caetano; Silva, Andréa Patricia Lins; Ana Nobre; Oliveira, Artur; Morais, Eva; et al. https://doi.org/10.17605/OSF.IO/2H58A.
  2. Aprender e Ensinar a Distância em Tempo de Pandemia (AEDTP). Prestação de serviço de análise de dados qualitativos (Parte II). 2022. Viana, Joana. http://re.ie.ulisboa.pt/2021/10/11/aedtp/.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2024/01/23 Promoção da autorregulação das aprendizagens através da observação e feedback entre alunos: a experiência do projeto WAY. Seminário “Educação, Justiça Social, Democracia”
Centro de Investigação e Intervenção Educativas (FPCEUP) (Porto, Portugal)

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2024/07/08 - 2024/07/08 Moderou no II Seminário WAY: Quem te viu e quem te vê! Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco em Vila Nova de Famalicão. (2024/07/08 - 2024/07/08)
Seminário (Outra)
Universidade do Porto, Portugal

Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal

Universidade Aberta, Portugal
2022/02/01 - 2022/02/11 Participou na organização do XXIX Colóquio da AFIRSE Portugal “A Educação e os Desafios da Sociedade Contemporânea – Contributos da Investigação”, que decorreu nos dias de 9, 10 e 11 de fevereiro, em formato online, com o apoio do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. (2022/02/09 - 2022/02/11)
Simpósio (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2021/07/02 - 2021/07/02 Moderação de sessão de apresentações no XI Fórum de Jovens Investigadores, organizado pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. (2021/07/02 - 2021/07/02)
Seminário (Outra)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal

Revisão ad hoc de artigos em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2023/01/11 - 2023/03/01 Revista Internacional de Investigación en Educación (ISSN: 2027-1182) Pontificia Universidad Javeriana, Colombia