???global.info.a_carregar???
Mariline Grangeia Santos. Concluiu o(a) Doutoramento em Programa Doutoral em Educação, ramo de Administração e políticas educacionais, em 2024/04/11 pelo(a) Universidade de Aveiro. Atualmente é Subdiretora do Agrupamento de Escolas de Estarreja. Participa e/ou participou como Bolseiro de Investigação (FCT) em 1 projeto(s). Os termos mais frequentes na contextualização da sua produção científica são: Administração escolar; Neoliberalismo em Educação; Sistemas educativos; Modelos educativos; Privatização; Liberdade de escolha; Charter schools; Escolas livres e independentes; Modos de regulação; Avaliação/Educação comparada; Descentralização.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Mariline Grangeia Santos
Género
Feminino

Nomes de citação

  • Santos, Mariline

Identificadores de autor

Ciência ID
D21D-EF53-6CC7
ORCID iD
0000-0002-1742-215X

Endereços de correio eletrónico

  • mariline.santos@ua.pt (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
  • Ciências Sociais - Ciências da Educação - Educação Geral

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2024/04/11
Concluído
Programa Doutoral em Educação (Doutoramento)
Especialização em Administração e Políticas Educacionais
Universidade de Aveiro, Portugal
"ESCOLAS ENTRE O PÚBLICO E O PRIVADO – uma análise crítica das perceções sobre a gestão privada das escolas públicas" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2020/01/08
Concluído
Gestão Local da Educação (Pós-Graduação)
Especialização em Gestão Local da Educação
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional do Porto, Portugal
18
2019/06/14
Concluído
Curso de formação avançada do Programa Doutoral em Educação (Curso de doutoramento (conclusão de unidades curriculares))
Especialização em Adminstração e Políticas Educacionais
Universidade de Aveiro, Portugal
17
2016/12/16
Concluído
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Especialização em Administração e Políticas Educativas
Universidade de Aveiro, Portugal
"Escolas entre o público e o privado: charter schools, escolas livres, escolas independentes" (TESE/DISSERTAÇÃO)
17
2015/06/25
Concluído
Curso de Especialização do Mestrado em Ciências da Educação (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização))
Especialização em Administração e Politicas Educativas
Universidade de Aveiro, Portugal
2004/11/22
Concluído
Licenciatura de Complemento de Formação Científica e Pedagógica para professores do 1º ciclo do ensino básico (Licenciatura)
Especialização em Língua Portuguesa
Universidade Aberta, Portugal
-
1997/07/22
Concluído
Bacharelato em professores do ensino primário (Bacharelato)
Universidade de Aveiro, Portugal
-
Percurso profissional

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2009/09/01 - 2021/01/31 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Agrupamento de Escolas de Estarreja, Portugal
Agrupamento de Escolas de Estarreja, Portugal
(...)
2006/09/01 - 2009/08/31 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Agrupamento de Escolas de Albergaria-a-Velha, Portugal
Agrupamento de Escolas de Albergaria-a-Velha, Portugal
2001/09/01 - 2006/08/31 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Ministério da Educação, Portugal
1998/09/01 - 2001/08/31 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Ministério da Educação, Portugal
Equipa de Coordenação de Apoios Educativos de Castelo de Paiva, Portugal
1997/10/01 - 1998/08/31 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Ministério da Educação, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2024/03/01 - Atual Subdirector de Unidade Orgânica Agrupamento de Escolas de Estarreja, Portugal
2019/09/01 - 2021/01/31 Membro da Equipa EQAVET - Observatório da Qualidade Agrupamento de Escolas de Estarreja, Portugal
2018/09/01 - 2021/01/31 Coordenador de Departamento Curricular Agrupamento de Escolas de Estarreja, Portugal
2018/09/01 - 2021/01/31 Membro do Observatório da Qualidade - Equipa de Auto-avaliação do AEE Agrupamento de Escolas de Estarreja, Portugal
2018/09/01 - 2021/01/31 Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva Agrupamento de Escolas de Estarreja, Portugal
2013/09/01 - 2018/08/31 Delegada/Coordenador de ano de escolaridade Agrupamento de Escolas de Estarreja, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020/04/01 - Atual Formação Contínua de Docentes Agrupamento de Escolas de Estarreja, Portugal
Centro de Formação Intermunicipal de Estarreja, Murtosa e Ovar, Portugal
2021/02/01 - 2024/01/31 Investigadora Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2021/02/01 - 2024/01/31 Escolas entre o Público e o Privado – uma análise crítica das perceções sobre a gestão privada das escolas públicas
Bolseiro de Investigação
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Santos, Mariline; Neto-Mendes, António. Autor correspondente: Santos, Mariline. "Neoliberalismo em Educação – e quando as ‘utopias individuais’ não bastam?". Jornal de Políticas Educacionais 18 SD 92026e (2024): 1-20. https://revistas.ufpr.br/jpe/article/view/92026.
    Publicado
  2. Santos, Mariline; Neto-Mendes, António. Autor correspondente: Santos, Mariline. "Gestão privada das escolas públicas – percepções de docentes portugueses". Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa (2024): https://doi.org/10.5212/retepe.v.9.22574.001.
    10.5212/retepe.v.9.22574.001
  3. Santos, Mariline; Neto-Mendes, António. Autor correspondente: Santos, Mariline. "Escolas entre o público e o privado - percepções de diretores portugueses sobre a gestão privada das escolas públicas". Idagatio Didactica 15 4 (2023): 359-380. https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/33916.
    Publicado • 10.34624/ID.V15I4.33916
  4. Santos, Mariline; Neto-Mendes, António. "Processos de privatização da educação pública: Uma revisão sistemática da literatura". Education Policy Analysis Archives (2022): https://doi.org/10.14507/epaa.30.6757.
    10.14507/epaa.30.6757
Capítulo de livro
  1. Rodrigues, Catarina; Santos, Mariline. Autor correspondente: Rodrigues, Catarina. "Projetos educativos e avaliação: questões das práticas em seis agrupamentos de escolas". In (Re)pensar a qualidade das organizações educativas: olhares sobre a educação básica, secundária e superior, 135-147. Aveiro, Portugal: Universidade de Aveiro, 2021.
    Publicado
  2. Santos, Mariline; Rodrigues, Catarina; Rodrigues, Catarina. "A privatização da gestão e a promessa de garantia de qualidade nas organizações educativas – O caso das Charter Schools". In (Re)pensar a qualidade das organizações educativas: olhares sobre a educação básica, secundária e superior: IX Simpósio de Organização e Gestão Escolar., editado por Gonçalves, Manuela; Fonseca, Dora; Neto-Mendes, António; Ventura, Alexandre; Costa, Jorge Adelino, 289-312. Aveiro, Portugal: UA Editora, 2021.
    Submetido
  3. Santos, Mariline; Rodrigues, Catarina. "O programme of International Student Assessment (PISA) – Avaliação Comparativa e Regulação de Políticas Educativas". In Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias educativas (CAFT e): II Seminário Internacional, 353-366. Porto, Portugal: Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (FPCE) da Universidade do Porto (UPorto), 2019.
    Publicado
  4. Rodrigues, Catarina; Santos, Mariline. "Transparência e prestação de contas – o caso de seis projetos educativos". In Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias educativas (CAFT e): II Seminário Internacional, 310-320. Porto, Portugal: Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (FPCE) da Universidade do Porto (UPorto), 2019.
    Publicado
  5. Santos, Mariline. "Rede Escolar, descentralização e privatização: o caso da Suécia". In Rede escolar: (re)configurações, tensões e desafios VIII Simpósio de Organização e Gestão Escolar, 291-321. Aveiro, Portugal: UA Editora, 2018.
    Publicado
Poster em conferência
  1. Santos, Mariline; Rodrigues, Catarina Ascensão Nascimento ; Neto-Mendes, António. Autor correspondente: Santos, Mariline. "Gestão privada da escola pública - uma análise das percepções de diretores portugueses". Trabalho apresentado em V Congresso Internacional de Liderança e Melhoria da Educação, 2024.
    10.13140/RG.2.2.34949.97768
  2. Santos, Mariline; Rodrigues, Catarina; Neto-Mendes, António. "Privatização da Escola Pública - Uma revisão sistemática da literatura". Trabalho apresentado em XV Congreso Internacional de Teoría de la Educación, 2021.
    10.13140/RG.2.2.21677.61925
  3. Santos, Mariline; Neto-Mendes, António. "Escolas entre o público e o privado - Uma análise crítica das perceções sobre a gestão privada das escolas públicas". Trabalho apresentado em Ciência 21 - Encontro para a Ciência e a Tecnologia, 2021.
    DOI:10.13140/RG.2.2.13309.90083
Resumo em conferência
  1. Rodrigues, Catarina; Santos, Mariline; Neto-Mendes, António. "Privatização da educação em Portugal: mapeamento de atores e tendências no contexto de descentralização". Trabalho apresentado em Educação, Territórios E Desenvolvimento Humano - V Seminário Internacional, Porto, 2023.
    Publicado
  2. Santos, Mariline; Neto-Mendes, António. "Escolas entre o público e o privado - Uma análise crítica das perceções sobre a gestão privada das escolas públicas". Trabalho apresentado em IV ENJIE Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação, Évora, 2020.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Santos, Mariline Grangeia. "Escolas entre o público e o privado: charter schools, escolas livres, escolas independentes". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10773/21395.

Outros

Outra produção
  1. Escolas entre o público e o privado - uma análise crítica das perceções sobre a gestão privada das escolas públicas. Apresentação do projeto de investigação num minuto, num evento online. 2020. Santos, Mariline. https://www.youtube.com/watch?v=RV685oqsTLw.
    https://doi.org/10.13140/RG.2.2.20348.05761
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2024/05/27 Educ@RA: um contributo para a sua compreensão Congresso Internacional de Liderança e Melhoria da Educação
Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2023/07/22 Privatização da educação em Portugal: mapeamento de atores e tendências no contexto de descentralização V Seminário Internacional - Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano
Universidade Católica Portuguesa (Porto, Portugal)
2023/02/08 Neoliberalismo em Educação - e quando as "utopias individuais" não bastam? VII Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação | X Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2022/10/14 Perception of students of the Degree in Occupational Therapy on the Instrument used in their assessment in clinical practice context 26th European Network of Occupational Therapy in Higher Education (ENOTHE) Annual Meeting
Ivane Javakhishvili Tbilisi State University (Georgia)
2022/07/21 Para uma análise dos fenómenos de Globalização em Educação International Conference on Research in Education
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto (Porto, Portugal)
2022/01/27 Escolas entre o público e o privado - uma análise crítica das perceções sobre a gestão privada das escolas públicas na Escola de Inverno "Vulnerabilidades antigas, realidades instáveis: teorias e métodos para estudar as sociedades atuais"
Universidade do Algarve (Faro, Portugal)
2021/07/23 Governance e Educação Pública: uma revisão sistemática da literatura IV Seminário Internacional - Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano
Universidade Católica (Porto, Portugal)
2020/09/10 Privatização da Escola Pública - Uma revisão sistemática da literatura XV Congresso da SPCE “Liberdade, Equidade e Emancipação”
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (Porto, Portugal)
2020/02/07 ESCOLAS ENTRE O PÚBLICO E O PRIVADO: uma análise crítica das perceções sobre a gestão privada das escolas públicas Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
2019/11/07 A privatização da gestão e a promessa de garantia de qualidade nas organizações educativas – O caso das Charter Schools (EUA) IX Simpósio de Organização e Gestão Escolar: (Re)pensar a qualidade das organizações educativas: olhares sobre a educação básica, secundária e superior
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2019/11/07 Projetos educativos e avaliação: questões das práticas em seis agrupamentos de escolas IX Simpósio de Organização e Gestão Escolar: (Re)pensar a qualidade das organizações educativas: olhares sobre a educação básica, secundária e superior
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2019/06/13 O programme of International Student Assessment (PISA) – Avaliação Comparativa e Regulação de Políticas Educativas II Seminário internacional “Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias Educativas”
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2019/06/13 Transparência e prestação de contas: O caso de seis projetos educativos II Seminário internacional “Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias Educativas
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2017/05/08 Rede Escolar, descentralização e privatização: o caso da Suécia VIII Simpósio de Organização e Gestão Escolar: Rede Escolar (re)configurações, tensões e desafios
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2021 - Atual Simpósio de Organização e Gestão Escolar, realizado no Departamento de Educação e Psicologia, sob o tema " A gestão da incerteza na Educação: (des)continuidades e desafios". (2021/11/19 - 2021/11/20)
Simpósio (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Aveiro, Portugal
2019/11/01 - 2020/04/17 O "Ciência no Sal" é um evento criado no âmbito da unidade curricular Seminário de Investigação I do Programa Doutoral em Educação da Universidade de Aveiro. Este evento pretende disseminar projetos de investigação dos alunos do 2.º ano, através da apresentação de vídeos, com a duração máxima de 1 minuto, onde é descrita a essência dos seus projetos de investigação (disponível em: https://www.youtube.com/playlist?list=PL9eSbe9tEVC9_QhkSJDySccGnusi08ObV) (2020/04/17 - 2020/04/17)
Outro (Coorganizador)
Universidade de Aveiro, Portugal
2019/08/06 - 2019/11/08 O IX Simpósio de Organização e Gestão Escolar - "(Re)pensar a qualidade das organizações educativas: olhares sobre a educação básica, secundária e superior", realizou-se na Universidade de Aveiro nos dias 7 e 8 de novembro de 2019. Além sessões de abertura, conferências, mesas redondas que compunham o programa do simpósio, foram também organizadas 8 sessões de comunicações paralelas, sobre 5 eixos temáticos. (2019/11/07 - 2019/11/08)
Simpósio (Coorganizador)

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2020/04/17 - 2020/04/17 Apresentação e disseminação do projeto de doutoramento "Escolas entre o público e o privado: uma análise crítica das perceções sobre a gestão privada das escolas públicas", disponível em https://www.youtube.com/watch?v=RV685oqsTLw
Outro
Ciência no Sal
Universidade de Aveiro, Portugal

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2021/11/14 - 2021/12/05 BRAJETS - Brazilian Journal of Education, Technology and Society/Cadernos de Educação Tecnologia e Sociedade
2021/02/13 - 2021/02/27 Brazilian Journal of Education, Technology and Society (BRAJETS) (ISSN 2316-9907)