???global.info.a_carregar???
Edmundo Cordeiro completed his PhD in Communication Sciences in 2003. He is an Associate Professor and Researcher (Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, CICANT), and teaches at the Departamento de Cinema e Artes dos Média and at the Departamento de Ciências da Comunicação at the same University. He published «Actos de Cinema», by Angelus Novus, Coimbra, 2005, and completed a post-doctoral research at the Université de Montréal (Canada) and at the Universidade Nova de Lisboa, which resulted in the book «Pedro Costa e Pierre Perrault. Intercessão, Força Ficcional, Força Documental», by Creative Space / Amazon, Lisboa, 2013. He directed the film «Todas As Cartas de Rimbaud» (2017).
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Edmundo José Neves Cordeiro

Nomes de citação

  • Cordeiro, Edmundo
  • Cordeiro, E.

Identificadores de autor

Ciência ID
D21F-F221-722B
ORCID iD
0000-0001-7898-7237

Endereços de correio eletrónico

  • edmundo.cordeiro@ulusofona.pt (Profissional)
  • edmundo.cordeiro@gmail.com (Pessoal)

Telefones

Fax
  • 217577006 (Profissional)
Telefone
  • 217127262 (Profissional)

Moradas

  • Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Av. do Campo Grande, 376, 1749-024 , LISBOA, Lisboa, Portugal (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Comunicação - Comunicação Social e Comunicação Sócio-cultural
  • Humanidades - Artes - Estudos de Cinema, Rádio e Televisão
  • Humanidades - Artes - Artes

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Francês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Português (Idioma materno)
Formação
Grau Classificação
2022/09/09
Concluído
Estudos Culturais (Título de Agregado)
Especialização em Ciências da Comunicação
Universidade do Minho, Portugal
2010 - 2011
Concluído
Act of filming: documentary and fiction on Pedro Costa's films (Pós-doutoramento)
Especialização em Comunicação
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2009 - 2010
Concluído
Act of filming: documentary and fiction on Pedro Costa's films (Pós-doutoramento)
Especialização em Comunicação
Université de Montréal Département de Communication, Canadá
n/a
2003
Concluído
Ciências da Comunicação (Doutoramento)
Especialização em Ciências da Comunicação
Universidade da Beira Interior Faculdade de Artes e Letras, Portugal
"Gilles Deleuze: Cinema Prático" (TESE/DISSERTAÇÃO)
1991 - 1995
Concluído
Mestrado em Comunicação Social (Mestrado)
Especialização em Comunicação Social
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"A Figura do Trabalhador. Ensaio Sobre a Técnica em Der Arbeiter" (TESE/DISSERTAÇÃO)
1990
Concluído
Comunicação Social (Licenciatura)
Especialização em Comunicação Social
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"Nihilismo e o Livro do Desassossego" (TESE/DISSERTAÇÃO)
1982 - 1983
Concluído
Curso Livre de História de Portugal (Professor Joaquim Veríssimo Serrão) (Diploma de especialização)
Instituto Politécnico de Santarém, Portugal
MB
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/09/01 - Atual Professor Catedrático (Docente Universitário) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2005/09/01 - Atual Professor Associado (Docente Universitário) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2003/12/17 - 2005/09/30 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade da Beira Interior, Portugal
1995/09/01 - 2003/12/17 Assistente (Docente Universitário) Universidade da Beira Interior, Portugal
1995/03/24 - 1995/08/31 Assistente (Docente Universitário) Universidade do Minho, Portugal
1991/10/15 - 1995/03/23 Assistente Estagiário (Docente Universitário) Universidade do Minho, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/02/01 - Atual Direcção do Mestrado em Estudos Cinematográficos Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2019 - Atual Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2013 - 2016 Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2009 - 2011 ACT OF FILMING: DOCUMENTARY AND FICTION ON PEDRO COSTA'S FILMS
SFRH/BPD/43851/2008
Bolseiro de Pós-Doutoramento
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Investigação em Comunicação Aplicada Cultura e Novas Tecnologias, Portugal
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia
Concluído
1998 - 2000 Actos de cinema. Deleuze: cinema prático
PRAXIS XXI/BD/15831/98
Bolseiro de Doutoramento
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2006 - Atual Acto de Filmar: tensão palavra/imagem. Caso: documentário e ficção no cinema de Pedro Costa
PTDC/EAT/76296/2006
Investigador responsável
Desativado
2004 - 2006 Ecrã: Dependência e Imagem / Imagem-Ecrã: Produção e Recepção dos Novos Media
PTDC/CCI/74753/2006
Investigador
Universidade do Minho Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Portugal
Desativado
2005 - 2005 Tendências da Cultura das Redes em Portugal
POCTI/COM/34436/2000
Investigador
Concluído
2004 - 2004 Poéticas na Literatura Portuguesa
FCTC - POCTI, QCA III
Investigador
Concluído
2002 - 2004 Filosofia e Comunicação
POCTI/FIL/41885/2001
Investigador
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2009 - 2009 Projectos Média: Para Um Quadro Conceptual e Terminológico das Ciências da Comunicação
PTDC/CCI-COM/195591/2008
Investigador
Desativado
Produções

Publicações

Artigo em boletim informativo
  1. Cordeiro, Edmundo. "O cinema que está sempre acordado", Ciclo Outras Revoluções - Revolução Já! / Museu e Bibliotecas do Porto, 2024
  2. Cordeiro, Edmundo. "O cinema e algumas consequências da colonização", Ciclo Outras Revoluções - Revolução Já! / Museu e Bibliotecas do Porto, 2024
  3. Cordeiro, Edmundo. "A imponderabilidade do acontecimento", Ciclo Outras Revoluções - Revolução Já! / Museu e Bibliotecas do Porto, 2024
  4. Cordeiro, Edmundo. "Do imaginário para o real e do real para o imaginário", Ciclo Outras Revoluções - Revolução Já! / Museu e Bibliotecas do Porto, 2024
  5. Cordeiro, Edmundo. "A morte de Salazar e a morte do Pai", Ciclo Outras Revoluções - Revolução Já! / Museu e Bibliotecas do Porto, 2024
  6. Cordeiro, Edmundo. "O sonho diluído continua a produzir os seus efeitos", Ciclo Outras Revoluções - Revolução Já! / Museu e Bibliotecas do Porto, 2024
  7. Cordeiro, Edmundo. "O sentido da vida", TNSJ — Folha de Sala de «A Última Gravação de Krapp» de Samuel Beckett, 2023
Artigo em conferência
  1. Cordeiro, Edmundo. "O conceito de intercessão". Trabalho apresentado em VII Congresso Internacional de Investigadores do Audiovisual, Lisboa, 2021.
    Publicado
  2. Cordeiro, Edmundo. "The Elevator Scene in “Horse Money": The Sound-Image". Trabalho apresentado em Avanca | Cinema 2019 International Conference, AVANCA, 2019.
    Publicado
  3. Cordeiro, Edmundo. "Sword and Body (João César Monteiro, between Poetry and Cinema)". Trabalho apresentado em 10th Annual International Conference on Visual and Performing Arts 10-13 June 2019, Athens, Greece, Atenas, 2019.
  4. Cordeiro, Edmundo. "The elevator Scene in "Horse Money": The Sound-Image". Trabalho apresentado em 9 th Annual International Conference on Visual and Performing Arts, 11-14 June 2018, Athens, Greece, Athens, 2018.
    Publicado
  5. Cordeiro, Edmundo. ""Jaime" ou a origem do cinema português contemporâneo". Trabalho apresentado em Avanca I Cinema International Conference 2018, Avanca, 2018.
    Publicado
Artigo em jornal
  1. Cordeiro, Edmundo. "O Argumento é cinema", Jornal de Letras, 2023, Letras
Artigo em revista
  1. Cordeiro, Edmundo. "Ventura : a character’s mental landscape as history". (2017): http://hdl.handle.net/10437/8722.
  2. Cordeiro, Edmundo. "Os sinais da grande época no dorso". Manual de Leitura (2016): 65-74.
    Publicado
  3. Cordeiro, Edmundo. "Virtual: a realidade da imagem, ou o que nos impede de ver?". (2013): https://revistacomsoc.pt/article/view/1288.
  4. Cordeiro, Edmundo. "Estética e economia: uma descrição de Walter Benjamin e um filme de Robert Bresson". (2012): http://hdl.handle.net/10437/6078.
  5. Cordeiro, Edmundo; Pinto, José Gomes; Hernández Sánchez, Domingo; Coroado, Amândio. "Acto de filmar: Variações". (2007): http://hdl.handle.net/10437/553.
  6. Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. "Deleuze: Comunicação, controlo, palavra de ordem". (2007): http://hdl.handle.net/10437/550.
  7. Cordeiro, Edmundo. "Deleuze: Comunicação, controlo, palavra de ordem". (2007): http://hdl.handle.net/10437/550.
  8. Cordeiro, Edmundo; Pinto, José Gomes; Hernández Sánchez, Domingo; Coroado, Amândio. "Acto de filmar: Variações". (2007): http://hdl.handle.net/10437/553.
  9. Cordeiro, Edmundo; Pinto, José Gomes; Hernández Sánchez, Domingo; Coroado, Amândio. "Acto de filmar: Variações". (2007): http://hdl.handle.net/10437/553.
  10. Cordeiro, Edmundo. "Deleuze: Comunicação, controlo, palavra de ordem". (2007): http://hdl.handle.net/10437/550.
  11. Cordeiro, Edmundo; Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. "Sirk e Fassbinder: o que é o melodrama?". (2005): http://revistas.ua.pt/index.php/sopcom/article/view/3252.
  12. Cordeiro, Edmundo; Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. "Sirk e Fassbinder: o que é o melodrama?". (2005): http://revistas.ua.pt/index.php/sopcom/article/view/3252.
  13. Cordeiro, Edmundo. "Virtual: a realidade da imagem, ou o que nos impede de ver?". (2001): https://revistacomsoc.pt/index.php/revistacomsoc/article/view/1288.
    10.17231/comsoc.3(2001).1327
Capítulo de livro
  1. Cordeiro, Edmundo. "Todas as Cartas de Rimbaud e Rebuçados Venezianos. Entre um filme e outro". In Transartes, arte expandida e novas linguagens, 55-70. Braga, Portugal: CECS, 2021.
    Publicado
  2. Cordeiro, Edmundo. "Ganhar forma - uma palavra sobre Simondon". In Eu sou tu. Experiências ecocríticas, 177-203. BRAGA, Portugal: Universidade do Minho, 2020.
    No prelo
  3. Cordeiro, Edmundo. "Deleuze: Comunicação e Palavra de Ordem". In Filosofias da Comunicação, 281-300. Covilhã, Portugal: LabCom Books, Universidade da Beira Interior, 2011.
    Publicado
  4. Cordeiro, Edmundo. "O ecrã nos filmes: Buster Keaton duas vezes". In Ecrã, Paisagem e Corpo, 85-94. Coimbra, Portugal: Campo Grácio Editor, 2010.
    Publicado
  5. Cordeiro, Edmundo. "Visões técnicas". In Arqueologia da Mediação. LISBOA, Portugal: Fundação Calouste Gulbenkian, 2010.
    Publicado
  6. Cordeiro, Edmundo. "A Dromologia". In A Velocidade de Libertação. LISBOA, Portugal: Relógio D'Água, 2000.
    Publicado
  7. Cordeiro, Edmundo. "Apresentação". In O Mistério de Ariana. LISBOA, Portugal: Edições Vega, 1996.
    Publicado
Catálogo de exposição
  1. Cordeiro, E.. Ruínas: Primeira Impressão. Encontros Cinematográficos/Jornal do Fundão/The Stone And The Plot, 2020.
Edição de livro
  1. Cordeiro, Edmundo. Estudos Cinematográficos: Uma Pedagogia. Portugal. 2024.
    Em revisão • Editor
Livro
  1. Cordeiro, Edmundo. Cinema e Forma. Porto, Portugal: Húmus. 2024.
    No prelo
  2. Cordeiro, Edmundo. Pedro Costa e Pierre Perrault. Intercessão, Força Documental, Força Ficcional. LISBOA, Portugal: Creative Space / Amazon. 2013.
    Publicado
  3. Cordeiro, Edmundo. Géneros Cinematográficos. LISBOA, Portugal: Edições Universitárias Lusófonas. 2007.
    Publicado
  4. Cordeiro, Edmundo. Actos de Cinema. Crónica de Um Espectador. Coimbra, Portugal: Angelus Novus. 2005.
    Publicado
  5. Cordeiro, Edmundo. A Velocidade de Libertação. LISBOA: Edições Relógio D'Água. 2000.
    Publicado • Tradutor
  6. Cordeiro, Edmundo. O Mistério de Ariana. LISBOA, Portugal: Edições Vega. 1996.
    Publicado • Tradutor
  7. Cordeiro, Edmundo. O Acto Fotográfico. LISBOA, Portugal: Edições Vega. 1992.
    Tradutor
  8. Cordeiro, Edmundo. O que é um autor?. LISBOA, Portugal: Edições Vega. 1992.
    Publicado • Tradutor
Prefácio / Posfácio
  1. Cordeiro, Edmundo. "Report me, tell my story". Prefácio para As Histórias de Horácio. Retratos e Testemunhos dos Mestres do Teatro Europeu. Porto, Portugal: Húmus/TNSJ. 2024.
    No prelo • Tradutor
  2. Cordeiro, Edmundo. "Saber se o teatro está presente". Prefácio para Elogio do Teatro. Porto, Portugal: Humus / TNSJ. 2023.
  3. Cordeiro, Edmundo. "Nada mais num palco senão teatro". Prefácio para Contra o Teatro Político. Porto, Portugal: Húmus / TNSJ. 2023.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Egito, Sofia Lemos do. "Surto & deslumbramento : um estudo de caso". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10437/9192.
  2. Egito, Sofia Lemos do. "Surto & deslumbramento : um estudo de caso". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10437/9192.
  3. Sepulveda, Yuri de Aguiar Xavier. "‘No quarto da Vanda’ e ‘Boca de lixo’ cinema, sociedade, conhecimento". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10437/8277.
  4. Sepulveda, Yuri de Aguiar Xavier. "‘No quarto da Vanda’ e ‘Boca de lixo’ cinema, sociedade, conhecimento". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10437/8277.
  5. Cordeiro, Edmundo. "Actos de Cinema. Deleuze: Cinema Prático". Doutoramento, Universidade da Beira Interior, 2003.
  6. Cordeiro, Edmundo. "A Figura do Trabalhador. Ensaio Sobre a Técnica na Obra de Ernst Jünger". Mestrado, Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, 1995.
  7. Cordeiro, Edmundo. "Nihilismo e o Livro do Desassossego". Licenciatura, Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, 1990.
Tradução
  1. Cordeiro, Edmundo. As Histórias de Horácio. Retratos e Testemunhos dos Mestres do Teatro Europeu. Porto, Portugal: Húmus/TNSJ. 2024.
    No prelo
  2. Cordeiro, Edmundo. Elogio do Teatro. Porto, Portugal: Humus / TNSJ. 2023.
    Publicado
  3. Cordeiro, Edmundo. Contra o Teatro Político. Porto: Humus / TNSJ. 2023.
    Publicado

Artística / Interpretação

Arte visual
  1. Cordeiro, Edmundo. Todas As Cartas de Rimbaud (filme com Maria Filomena Molder, 59', HD, Cor, PB, Português, Francês, 2017).
  2. Cordeiro, Edmundo. Uma Que Só Vem Quando Quer (curta-metragem, 18', HD, Cor, PB, Português, 2018).
  3. Cordeiro, Edmundo. Vozes Humanas. Quatro Actrizes, a Voz, o Espaço Vazio (curta-metragem, 32', HD, Cor, PB - com Jorge Cramez, 2014).
  4. Cordeiro, Edmundo. Ventura: a Personagem Estratigráfica (ensaio de curta-metragem, 16', 2013).
  5. Cordeiro, Edmundo. Força cinematográfica: fazer ver (ensaio de curta-metragem, 22', PB, 2012).
  6. Cordeiro, Edmundo. No Mínimo Genial. Vasco Pimentel, director de som (documentário de curta-metragem, HD, 25', 2015).
  7. Cordeiro, Edmundo. Ana Moreira, actriz (documentário de curta-metragem, HD, 27', Cor, PB, 2014).
  8. Cordeiro, Edmundo. Isabel Ruth, actriz (filme de entrevista, 53', HD, Cor, PB, 2014).
  9. Cordeiro, Edmundo. Que há um som certo para as coisas, há (documentário de curta-metragem com Miguel Martins, HD, 22', Cor, PB, 2014).
Exposição artística
  1. Vozes Humanas (com Jorge Cramez). 2013.
Exposição de curadoria/museu
  1. 2024. "Ciclo Outras Revoluções - Revolução, Já! (Museu e Bibliotecas do Porto)".
Guião
  1. Cordeiro, Edmundo. Amor Amor (filme de longa-metragem, Jorge Cramez, 2018). 2018.
  2. Cordeiro, Edmundo. O Rebocador (filme de curta-metragem, Jorge Cramez, 2015). 2015.
  3. Cordeiro, Edmundo. Na Escola (filme de curta-metragem, Jorge Cramez, 2010). 2010.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2024/07/08 O ‘Elogio do Teatro’ (A. Badiou) ou o que que é que faz com que o teatro seja teatro Curso de Formação o Sentido dos Mestres (Rui Cardoso Martins)
Festival de Teatro de Almada (Almada, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2019 - Atual Writing the time-image: modern screenwriting
Orientador
Doutoramento em Artes dos Média (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2012 - Atual O Diabo - A realidade imaginária através do documentário.
Orientador
Ciências da Comunicação (Doutoramento)
2012 - Atual "Natália" - do Argumento ao filme
Orientador
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2012 - Atual "Short Movies": Entre o Conto e o Argumento. Análise Cinematográfica do livro "Short Movies", de Gonçalo M Tavares
Orientador
2017 - 2018 Albert Serra's The Death of Louis XIV according to Deleuze's concept of affection-image
Orientador
Master Kino Eyes (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2016 - 2018 Surto & Deslumbramento: Um estudo de Caso
Orientador
Estudos Cinematográficos (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2016 - 2017 "No quarto da Vanda" e "Boca do Lixo": Cinema, Sociedade, Conhecimento"
Orientador
Estudos Cinematográficos (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2016 - 2017 Sex Scenes: the relation between writing and film
Orientador
Master Kino Eyes (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2009 - 2011 Aspectos documentais da mise-en-scène do filme "Aguarde! por favor"
Orientador
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
1995 - 1996 Francis Bacon, a Sacrificação da Aparência
Orientador
Comunicação Social (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade da Beira Interior Faculdade de Artes e Letras, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2005/11/01 - Atual Cineclube - Departamento de Cinema e Artes dos Media (Periodicidade semestral) (2005/11/01)
Outro (Outra)
2005 - Atual Cineclube - Departamento de Cinema e Artes dos Média (2005)
Encontro (Outra)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2022/12/14 - 2022/12/14 Colóquio - Cinema e Clínica: os dois últimos filmes de Robert Bresson (Parte II) (2022/12/14 - 2022/12/14)
Simpósio (Outra)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Investigação em Comunicação Aplicada Cultura e Novas Tecnologias, Portugal
2022/12/07 - 2022/12/07 Colóquio - Cinema e Clínica: os últimos dois filmes de Robert Bresson (Parte I) (2022/12/07 - 2022/12/07)
Simpósio (Outra)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Investigação em Comunicação Aplicada Cultura e Novas Tecnologias, Portugal
2022/07/13 - 2022/07/16 Programação do Lac Film Program / Global Meeting on Law & Society (2022/07/13 - 2022/07/16)
Conferência (Coorganizador)
Instituto para o Desenvolvimento da Gestão Empresarial do ISCTE, Portugal

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa DINÂMIA'CET Centro de Estudos sobre a Mudança Socioeconómica e o Território, Portugal

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação em Ciências da Informação Tecnologias e Arquitetura, Portugal
2017/10/12 - 2017/10/12 Master Class com o realizador Albert Serra (2017/10/12 - 2017/10/12)
Conferência (Outra)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2017/05/31 - 2017/05/31 Master Class com o realizador João Canijo (2017/05/31 - 2017/05/31)
Conferência (Outra)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2016/09/21 - 2016/09/21 Master Class com o realizador Pedro Costa (2016/09/21 - 2016/09/21)
Conferência (Outra)

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2016/11/24 - 2016/11/24 Moderador do Painel «Politics and Ethics of Images» (Università degli Studi Roma Tre)
Congresso
XXII International Conference of Film Studies – Contemporary Film And Media Aesthetics: Culture, Nature, and Tecnology in the 21st Century
Università degli Studi Roma Tre, Itália
2016/11/16 - 2016/11/16 Condução do Seminário de Filosofia "Crença e Cinema"
Seminário
Seminário de Filosofia
Universidade da Beira Interior, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2022/07/28 «O prisioneiro. Hipótese de uma quinta figura de Jünger»
Arguente principal
Antímio Vieira Damião (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2020/09/24 Escrita, produção e realização de 'Secreto Lx' e a narrativa dramática de final feliz
Presidente do júri
Patrick Orlando (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2020/07/22 Representing Capital in Cinema
Presidente do júri
Tomás Esteban Guichet (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2020/07/21 A interrogação do real a partir de uma estratégia ficcional no cinema do desterro
Presidente do júri
Lucas Rached Pereira (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2020/05/28 Cinema e Objectos
Arguente
Júlio Manuel Lopes Alves (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2019/11/22 O fenómeno da gentrificação no guião cinematográfico "Terramoto"
Presidente do júri
Pedro Guilherme de Pontes Galliez Pinto (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2018/12/12 O Espectador Sobre-Estimulado. A Recepção da Arte Fotográfica Contemporânea
Arguente
António Aurélio da Silva Engling Cardoso (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
2016/09/28 Átrios da Imagem: Cinema e Pensamento
Arguente principal
Marta FIlipe de Matos (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2016/05/13 La Proporción de la Deformación. El concepto de 'negatividad' en las obras y los textos del Cine
Arguente
Ivan Marino (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2016/04/19 O Figural no Cinema Contemporâneo: Articulações e Disjunções do Visível e do Dizível
Arguente
Susana Nascimento Duarte (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2014/06/21 Filosofia e Teoria da Imagem em Gilles Deleuze
Arguente principal
Nuno Miguel Santos Gomes de Carvalho (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2013/07/11 Ontografias de Gilles Deleuze
Arguente principal
Luís Filipe Monteiro Lima (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2013/04/15 Filosofia do Cinema: Processos de Criação de Uma Nova Imagem do Pensamento
Arguente principal
Susana Isabel Rainho Viegas (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2013/02/21 O Plano da Criação. Ontologia da Diferença e Estética das Intensidades em Gilles Deleuze
Vogal
Maria Isabel da Costa Reis Monteiro Pacheco (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2011/06/07 O videoclipe: 'victimless crime' e as imagens nos videoclipes
Presidente do júri
Flávia Bastos de Carvalho (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2011/03/28 Aspectos documentais da mise-en scène do filme "Aguarde! por favor"
Orientador
Tiago Delgado Cravidão (Mestrado)
2008/10/22 Acontecimento e Tempo. Sobre o Trabalho da Percepção em Práticas do Cinema e da Instalação
Arguente principal
Sérgio Luís Ferreira Simão Taborda (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2007/01/19 Imagens da Técnica na Ficção Científica. A obra de Philip K. Dick no Contexto Sociotécnico
Arguente principal
Jorge Manuel Martins Rosa (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2006/03/13 O Documentarismo no Cinema. Uma reflexão sobre o fime documentário
Vogal
Manuela Penafria (Doutoramento)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2005/06/21 Ontologia e Estética em Gilles Deleuze. O Estilo na Obra Deleuziana
Arguente principal
Ana Maria Inácio Godinho (Doutoramento)
2004/12/20 O Cinema Português e o Estado Novo. Os Cineastas Portugueses e a Imagem da Polícia
Vogal
Frederico Vicente Lopes (Doutoramento)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2004/09/10 Nostalgia in Walter Benjamin
Vogal
Maria do Rosário Alçada Baptista Palhas de Araújo (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2008 - 2009 VI Congresso Sopcom / IV Congresso Ibérico de Ciências da Comunicação Universidade Lusófona, Lisboa

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2019 - 2020 Comissão de Auto-avaliação do Doutoramento em Ciências da Comunicação
Membro
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2004 - 2005 Comissão de Auto-Avaliação do Curso de Ciências da Comunicação
Membro
Universidade da Beira Interior, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2023/10/01 - 2024/01/15 Interpretação em Contexto Formação de Actores (Licenciatura) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2018 - Atual ATINER - Athens Institute for Education and Research Membro
1998 - Atual SOPCOM - Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação Membro fundador
Distinções

Outra distinção

2008 Post-Doctoral Scholarship: SFRH/BPD/43851/2008
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
1998 PhD scholarship: PRAXIS XXI / BD / 15831 / 98
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
1983 Prémio Nacional de Poesia Juventude Socialista