???global.info.a_carregar???
Maria Isabel Lobo de Alarcão e Silva Tavares. Concluiu o(a) Título de Agregado em n/a em 1990 pelo(a) Universidade de Aveiro, Doutoramento em Ph.D em 1981 pelo(a) University of Liverpool, Mestrado em Master of Education in Curriculum and Instruction em 1977 pelo(a) Universidade do Texas em Austin, Licenciatura em Filologia Germânica em 1967 pelo(a) Universidade de Coimbra e Bacharelato em Curso complementar dos Liceus em 1959 pelo(a) Universidade de Coimbra. Professora Catedrática no(a) Universidade de Aveiro, onde se reformou em 2005. Publicou vários artigos em revistas especializadas e livros na área da didática de línguas e da supervisão. Através de comunicações e publicação de livros e artigos, assim como da sua contribuição para a formação de pessoal docente das carreiras universitária e politécnica e participação em júris, tem contribuído para o desenvolvimento e a institucionalização destas duas novas áreas do saber na universidade portuguesa e, particularmente, na Universidade de Aveiro.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Maria Isabel Lobo de Alarcão e Silva Tavares

Nomes de citação

  • Isabel Alarcão

Identificadores de autor

Ciência ID
D311-9923-17A1
Google Scholar ID
https://scholar.google.com/citations?user=ycjFkNUAAAAJ&hl=pt

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
1990
Concluído
n/a (Título de Agregado)
Universidade de Aveiro, Portugal
"Agregação no grupo/subgrupo 2 " (TESE/DISSERTAÇÃO)
---
1981 - 1982
Concluído
Doutor em Ciências da Educação (Pós-doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
1977 - 1981
Concluído
Ph.D (Doutoramento)
University of Liverpool, Reino Unido
"Psychopedagogy and foreign language teacher education: an investigation into the application of a psychosocial skill model of learning" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aproved
1975 - 1977
Concluído
Master of Education in Curriculum and Instruction (Mestrado)
Universidade do Texas em Austin, Estados Unidos
"Master of Education in Curriculum and Instruction" (TESE/DISSERTAÇÃO)
A
1970
Concluído
Exame de estado (Outros)
Universidade de Coimbra, Portugal
"Exame de Estado para o exercício da profissão de Professora do Ensino Liceal (3º Grupo - Inglês e Alemão) no Liceu D. João III" (TESE/DISSERTAÇÃO)
15
1969
Concluído
Curso de Ciências Pedagógicas (Outros)
Universidade de Coimbra, Portugal
"Curso de Ciências Pedagógicas" (TESE/DISSERTAÇÃO)
13.4
1960 - 1967
Concluído
Filologia Germânica (Licenciatura)
Universidade de Coimbra, Portugal
15
1957 - 1959
Concluído
Curso complementar dos Liceus (Bacharelato)
Universidade de Coimbra, Portugal
15
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2005/11 - Atual Professor Catedrático (Docente Universitário) Universidade de Aveiro, Portugal
1991/01 - 2005/10 Professor Catedrático (Docente Universitário) Universidade de Aveiro, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2001/07/01 - 2002/01/31 Reitor Universidade de Aveiro, Portugal
1993/02 - 2001/06/30 Vice-Reitor Universidade de Aveiro, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em jornal
  1. Alarcao, Isabel. "National examinations in teacher education in Papua New", Journal of Education for Teaching, 2013, http://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=a9h&AN=9707110826&lang=pt-br&site=eds-live.
Artigo em revista
  1. Isabel Alarcão. "Didática: que sentido na atualidade? / Didactics: what does it mean today?". Revista Cocar. Edição Especial 8 (2020): 11-27. https://paginas.uepa.br/seer/index.php/cocar/article/view/3066.
    Acesso aberto • Publicado
  2. Alarcão, I.; Andrade, A.I.; Araújo E Sá, M.H.; Melo-Pfeifer, S.; Santos, L.. "Inter-understanding and multilingualism: Epistemological (re)configurators of a didactic of languages | Intercompréhension et plurilinguisme: (Re)configurateurs épistémologiques d'une didactique des langues?". Ela 153 1 (2009): 11-24.
    Publicado
  3. Andrade, Ana Isabel; Isabel, Alarcão; Santos, Leonor. "A aprendizagem por projecto na formação de educadores. (Portuguese)". Project-based learning in teacher education. (English) 31 3 (2008): 210-210. http://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=edo&AN=36488915&lang=pt-br&site=eds-live.
    Publicado
  4. Alarcão, I.. "Teacher education in Portugal". Journal of Education for Teaching 28 3 (2002): 1-5.
    Publicado
  5. Alarcão, Isabel. "Escola reflexiva e nova racionalidade". Porto Alegre: Artmed 1 (2001): 21-30.
    Publicado
  6. Alarcão, Isabel. "Professor-investigador: Que sentido? Que formação". Formação profissional de professores no ensino superior 1 1 (2001): 21-31.
    Publicado
  7. Alarcão, Isabel. "Reflexão crítica sobre o pensamento de D. Schön e os programas de formação de professores". Revista da Faculdade de Educação 22 2 (1996): 11-42.
    Publicado
  8. Alarcão, Isabel. "Teacher Education Development in the 90s in Portugal". European Journal of Teacher Education 15 3 (1992): 191-191. http://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=edb&AN=75952325&lang=pt-br&site=eds-live.
    Publicado
  9. AlarcÃO, Isabel. "TEACHING LISTENING SKILLS". World Englishes 3 1 (1984): 107-107. http://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=edb&AN=63996334&lang=pt-br&site=eds-live.
    Publicado
  10. Silva, J. Lopes da; Thomaz, M. F.; Alarcão, Isabel. "The Integrated Centre for Teacher Education at the University of Aveiro, Portugal". Journal of Education for Teaching 7 3 (1981): 252-252. http://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=edb&AN=75891964&lang=pt-br&site=eds-live.
    Publicado
Livro
  1. Alarcão, Isabel. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. ...: Cortez. 2005.
    Publicado
Distinções

Título

2024 Professora Emérita
Universidade de Aveiro, Portugal