???global.info.a_carregar???
Adriana Baptista finished her Master's degree in Sociolinguistics in 1996 (Conversion of mental images of urban space into verbal route instructions) and her PhD in Psycholinguistics in 2005 (Text/image interactions and perception of photo captions), both at the University of Lisbon, Faculty of Letters. She is a Coordinator Professor at the Polytechnic Institute of Porto - School of Media Arts and Design and teaches on the Multimedia, Cinema and Audiovisual, Photography bachelors's and Cinema and Photography Master degrees. She invests in interdisciplinary studies, valuing research in bimodal and multimodal communication studies. She researches in the scientific areas of Verbal and Visual Cognition, in the fields of Semiotics, Sociolinguistics, Psycholinguistics, Communication Theory, Illustration and Visual and Audiovisual Verbal Literacy, Photography and Documentary Cinema. Adriana Baptista concluiu o Mestrado em Sociolinguística, em 1996 (Conversão de imagens mentais do espaço urbano em instruções verbais de percurso) e o Doutoramento em Psicolinguística, em 2005, (Interações texto/imagem e perceção de legendas de fotografia) ambos pela Universidade de Lisboa Faculdade de Letras. É Professora Coordenadora no Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Media Artes e Design e leciona nas licenciaturas de Multimédia, Cinema e Audiovisual, Fotografia e no Mestrado de Cinema e Fotografia. Investe em estudos interdisciplinares, valorizando a investigação em estudos comunicativos bimodais e multimodais. Investiga nas áreas científicas de Cognição Verbal e Visual, nos domínios de Semiótica, Sociolinguística, Psicolinguística, Teoria da Comunicação, Ilustração e Literacia Verbal Visual e Audiovisual.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Maria Adriana da Costa Baptista

Nomes de citação

  • Baptista, Adriana

Identificadores de autor

Ciência ID
D418-91F7-1738
ORCID iD
0000-0003-2576-7446

Moradas

  • ESMAD Rua D. Sancho I, 981, 4480-876, Vila do Conde, Porto, Portugal (Profissional)

Domínios de atuação

  • Humanidades - Línguas e Literaturas - Linguística
Formação
Grau Classificação
2005
Concluído
Linguística (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Psicolinguística
Universidade de Lisboa, Portugal
"Para uma Análise das Interacções Entre a Legenda e a Imagem" (TESE/DISSERTAÇÃO)
1992
Concluído
Linguística Portuguesa Descritiva (Mestrado)
Especialização em Sociolinguística
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
"Da Representação Mental do Espaço à sua Verbalização: Contributos para o estudo deste processo com base na análise de instruções de percurso recolhidas na Cidade do Porto" (TESE/DISSERTAÇÃO)
1982
Concluído
Línguas e Literaturas Mordernas (Licenciatura)
Especialização em Português/Francês
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2018/07/01 - Atual Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Media Artes e Design, Portugal
2018/07/01 - Atual Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Media Artes e Design, Portugal
1998/09/01 - 2018/06/30 Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
1992 - 2008 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Porto, Portugal
1986 - 1992 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Porto, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1982/09 - 1986/07/31 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019 - Atual Membro do Conselho de Escola Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Media Artes e Design, Portugal
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Media Artes e Design, Portugal
2017 - 2024/05/31 Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Media Artes e Design, Portugal
2016 - 2018 Coordenação de unidade de investigação Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
Instituto Politécnico do Porto Unidade de Investigação em Media Artes e Design, Portugal
2006 - 2014 Coordenação de Curso Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2006 - 2011 Coordenação de Unidade Técnico Científica Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
Instituto Politécnico do Porto Unidade de Investigação em Media Artes e Design, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1993 - 2016 Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2013 - Atual Provas de rastreio
UID/PSI/01662/2013
UID/CED/00317/2013
Investigador
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2018 - 2023 NAVE-NUVEM
Investigador
Instituição: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – Campus São Luís Centro Histórico – IFMA/CCH, Brasil
FAPEMA - Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação
Concluído
2021 - 2022 Rostos de Maré: Vidas em Rede entre Matosinhos, Vila do Conde e Póvoa de Varzim
09-5864-FSE-000018
Investigador
Bind'Ó Peixe - Associação Cultural, Portugal

Instituto Politécnico do Porto Unidade de Investigação em Media Artes e Design, Portugal
Fundo Social Europeu - Programa Operacional Norte 2020
Concluído
2016 - 2019/12/31 Língua e Cidadania: das relações entre palavras ao conhecimento do Mundo
LIN/145558/2016
Investigador responsável
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
Fundação Calouste Gulbenkian
Concluído
2016 - 2018 Língua e Cidadania: das relações entre palavras ao Conhecimento do mundo (Language and Citizenship: from relationships between words to knowledge of the world)
145558
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
Em curso
2014 - 2017 I’m still learning… development of an online platform for the assessment and intervention in reading disabilities
POCI-01-0145-FEDER-007653
Investigador
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
Fundação Calouste Gulbenkian
Concluído
2012/09 - 2016/09 Representações de e sobre Género Linguístico
INED/ ESE_PPorto
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação
Concluído
2013 - 2016 Leitura e compreensão de problemas de matemática com estruturas bimodais: o caso particular dos textos mistos verbais e visuais
EXPL/MHC-­-LIN/2035/2013
EXPL/MHC--LIN/2035/2013
Investigador responsável
Universidade de Lisboa Centro de Linguística, Portugal
Fundação Calouste Gulbenkian
Concluído
2006 - 2009 Compreensão na Leitura. Processamento de palavras, de frases e de textos
PTDC/LIN/67854/2006
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Baptista, Adriana; Morgado, C.; Costa, José António; Azevedo, João. "Virtual and augmented reality as an antonymy learning innovation". Seville, 2019.
    Publicado
  2. Baptista, Adriana; Azevedo, João; Mota, J. Miranda; Alípio, Luís Manuel Félix; Maia, Gil. "Inside and outside the periodic table of elements with virtual reality". Seville, 2019.
    Publicado
  3. Choupina, Celda; Baptista, Adriana. "Entre as relações morfossintáticas de género formal no Português Europeu e a expressão linguística da categoria sexo no Inglês". 2019.
    10.3726/b15381
  4. Morgado, Celda; Baptista, Adriana; Costa, José António; Azevedo, João. "Quando relacionar (não) é opor: um projeto pioneiro para o Ensino da antonímia no 1.º ciclo do ensino básico em Portugal". 2019.
  5. Morgado, Celda; Baptista, Adriana; Costa, José António. "Quando relacionar (não) é opor: das relações lexicais múltiplas à antonímia no 1.º Ciclo do Ensino Básico". 2019.
  6. Baptista, Adriana; Choupina, Celda; Costa, José António; Querido, Joana; Oliveira, Inês. "All different but not all opposite: contributions to lexical relationships teaching in primary school". 2018.
  7. Choupina, Celda; Baptista, Adriana; Costa, José António. "A implicação da metalinguagem linguística na difusão de conteúdos gramaticais e na construção do conhecimento em alunos e agentes educativos". 2017.
    10.1285/i9788883051272p2627
  8. Baptista, Adriana. "Visual strategies for the representation of frontier concept and the production of false antitheses". 2017.
  9. Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda Leopoldina; Baptista, Adriana; Choupina, Celda; Brandão, Sara Luísa Ferreira Azevedo; Azevedo, Helena Isabel Dias de Oliveira; Santos, Sandra Cristina Silva; Cadime, Irene Maria Dias; Cruz, Joana. "I’m still learning: a web platform for the intervention in reading disabilities". 2016.
  10. Baptista, Adriana. "Complexidade e extensões textuais e construção da representação visual dos problemas de matemática bimodais mistos". Trabalho apresentado em XXXII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística, 2016.
  11. Baptista, Adriana. "A gramática intuitiva, o conhecimento linguístico e o ensino-aprendizagem do género em PE". Trabalho apresentado em IV SIELP – Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa: Anais do SIELP, vol. 3, n.º 1, 2014.
  12. Baptista, Adriana. "Representação e aquisição do género linguístico em PE: um estudo exploratório". Trabalho apresentado em XXVIIe Congrès International de Linguistique et de Philologie Romanes (15-20 juillet 2013), Nancy, 2013.
    Publicado
  13. Baptista, Adriana. "Conhecimentos e regras implícitos e explícitos de género linguístico e suas implicações no ensino". Trabalho apresentado em Encontros da Língua Portuguesa: Ensinar e Aprender Português num Mundo Plural, 2013.
  14. Baptista, Adriana. "A imagem da letra e do texto: questões de caligrafia e tipografia na aprendizagem da língua". Trabalho apresentado em III SIMELP: A formação de novas gerações de falantes de português no mundo, 2013.
  15. Choupina, Celda Maria Gonçalves Morgado; Baptista, Adriana; Costa, José António; Querido, Joana; Oliveira, Inês. "Representação e Aquisição do Género Linguístico em PE: alguns contributos a partir da análise de materiais pedagógicos". Trabalho apresentado em IV Simpósio Mundial de Ensino da Língua Portuguesa., Goiânia/Brasil, 2013.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Baptista, Adriana; Mattos, Marcelo Oliveira de. "A sequência de fotos no vídeo documental e a receção de tempo e silêncio". Cinemas - Cinema | Educação | Investigação 1 (2023): 62-84. https://www.ao-norte.com/cinemas/01/cinemas01-Adriana-Baptista.pdf.
    Publicado
  2. Rodrigues, Bruna; Cadime, Irene; Freitas, Tânia; Choupina, Celda; Baptista, Adriana; Viana, Fernanda Leopoldina; Ribeiro, Iolanda. "Assessing oral reading fluency within and across grade levels: development of equated test forms". (2022): http://hdl.handle.net/10400.22/21481.
    10.3758/s13428-022-01806-7
  3. Baptista, Adriana; Morgado, Celda; Costa, José António; Azevedo, João. "Augmented reality to enhance nonopposite reality awareness: lexical relations amongst primary teaching". (2020): http://hdl.handle.net/10400.22/16168.
    10.24140/ijfma.v5.n1.05
  4. Seixas, Alberto; Baptista, Adriana. "O documentário biográfico e a sequencialização dos testemunhos". Encontros de Cinema de Viana (2020): 148-163. http://www.ao-norte.com/img/recursos/publicacoes/conferencia2018.pdf?v=20.30.04.
    Acesso aberto • Publicado
  5. Santos, Sara; Baptista, Adriana. "A relação do espectador com o sujeito fílmico em contextos pedagógicos: a importância do close-up". (2020): 45-57. http://www.ao-norte.com/img/recursos/publicacoes/conferencia2018.pdf?v=20.30.04.
    Acesso aberto
  6. Oliveira, Ana Luísa; Baptista, Adriana; Conceição, Marco; Nunes, Pedro Sena. "O documentário e o discurso educativo: a voz da criança no cinema". (2020): 33-45. http://www.ao-norte.com/img/recursos/publicacoes/conferencia2018.pdf?v=20.30.04.
    Acesso aberto • Publicado
  7. Baptista, Adriana; Morgado, Celda; Costa, José António; Azevedo, João; Querido, Joana; Oliveira, Inês; Leite, Luís; Ribeiro, Iolanda. "Antonymy and networking lexical organization in the 1st CEB: teaching proposal using bimodal narratives and increased reality". (2019): http://hdl.handle.net/10400.22/15076.
    10.34630/sensos-e.v6i3.3628
  8. Baptista, Adriana; Morgado, Celda (Choupina, Celda); Costa, José António; João Azevedo; Querido Gomes, Joana; Inês Oliveira; Leite, Luís; Ribeiro, Iolanda. "Antonímia e organização lexical em rede no 1.º CEB: proposta didática com recurso a narrativas bimodais e à realidade aumentada". Sensos-e VI 3 (2019): 74-90.
    Publicado
  9. Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra; Baptista, Adriana; Choupina, Celda; Brandão, Sara; Cadime, Irene; Silva, Carla; Azevedo, Helena; Viana, Fernanda Leopoldina. "A utilização da plataforma “Ainda Estou a Aprender” na avaliação e na intervenção nas dificuldades na aprendizagem da leitura: um estudo de caso". Calidoscópio 15 1 (2017): http://dx.doi.org/10.4013/cld.2017.151.03.
    10.4013/cld.2017.151.03
  10. Monteiro, Paula; Costa, Armanda; Baptista, Adriana. "Parâmetros para análise de narrativas orais em crianças com e sem perturbação da linguagem expressiva". (2016): http://hdl.handle.net/10400.22/10623.
  11. Baptista, Adriana. "Publicidade e textos híbridos: leitura de informações e impressões". Revista Portuguesa de Humanidades: Estudos Linguísticos 13 1 (2009): 21-44. http://hdl.handle.net/10400.22/10338.
    Publicado
  12. Baptista, Adriana. "Comunicação, uma serie de ideias feitas e outras para refazer". COMUNICARE: Revista de Comunicação (1993): 7-18. http://hdl.handle.net/10400.22/10621.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Baptista, Adriana. "nem mudo nem quedo o rosto pertence à fotografia". Escola Superior de Media Artes e Design, Politécnico do Porto, 2022.
  2. Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda Leopoldina; Cadime, Irene Maria Dias; Santos, Sandra Cristina Silva; BRANDÃO, SARA; Baptista, Adriana. "Desenvolvendo competências de letramento emergente na pré-escola: como a investigação sustenta a prática [Developing emerging literacy skills in preschool: how research sustains practice]". 59-92. 2017.
    Publicado
  3. Baptista, Adriana. "O tempo que habita o tempo por vir". Politema, 2015.
  4. Baptista, Adriana. "Literacia visual no jardim de infância. As imagens ao pé das letras". Almedina, 2014.
  5. Viana, Fernanda Leopoldina; Ribeiro, Iolanda; Baptista, Adriana. "Introdução [a "Ler para ser. Os caminhos antes, durante e... depois de aprender a ler"]". Edições Almedina, S.A., 2014.
  6. Baptista, Adriana. "Ydessa, les ours, etc.: A dimensão equívoca da mostração no documentário de Agnés Varda". Politema. Instituto Politécnico do Porto, 2013.
  7. Baptista, Adriana. "A palavra na leitura de imagens: a cidade que o anjo vê e os címbalos que o ladrão não vê". Afrontamento, 2012.
  8. Faria, Isabel Hub; Baptista, Adriana; Luegi, Paula; Taborda, Carla. "Interaction and competition between types of representation: An example from eye-tracking registers while processing written words and images". In Questions on the Linguistic Sign, 115-129. Portugal: Colibri, 2006.
    No prelo
  9. Baptista, Adriana. "When the photographers chooses the words in order to photograph the images". 257-266. Portugal: Rodopi, 2006.
    Publicado
  10. Baptista, M. Adriana. "Ler muito prazer. Sob os livros dormem os dedos de todos os escribas [...]". 97-99. Portugal: Instituto PortuguÊs do Livro e das Bibliotecas, 2001.
    Publicado
Catálogo de exposição
  1. Baptista, Adriana; Lages, Paulo ; Ferreira, Gil. TRABALHOS DE CASA /HOMEWORK. Biblioteca Municipal Santa Maria da Feira Câmara Municipal, 2021.
Edição de livro
  1. Baptista, Maria. Ler para ser: os caminhos antes, durante e... depois de aprender a ler. Almedina. 2014.
Edição de número de revista
  1. Baptista, Adriana; Nogueira, Patrícia; FERREIRA, JOSÉ QUINTA; Quelhas, V.. "Cadernos IRI · 2 · 2016". 2 (2018):
    Publicado
  2. Baptista, Adriana. "Morfossintaxe das Línguas Gestuais". Sensos (2016): http://sensos-e.ese.ipp.pt/?page_id=203.
    Publicado • Co-editor
  3. Baptista, Adriana; Nogueira, Patrícia; Ferreira, José Quinta. "Mudança". Cadernos IRI: Imagens do Real Imaginado 2 (2016): https://parc.ipp.pt/index.php/ciri/issue/view/99.
    Publicado
Livro
  1. Viana, Fernanda Leopoldina; Ribeiro, Iolanda; Baptista, Adriana; Brandão, Sara; Cadime, Irene Maria Dias; Santos, Sandra. Desenvolvendo competências de letramento emergente na pré-escola: como a investigação sustenta a prática. Penso Editora. 2017.
  2. Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda Leopoldina; Baptista, Adriana; Brandão, Sara; Barrera, Sylvia Domingos. «Ler», ouvir, refletir e compreender... Operacionalizando princípios. Penso Editora. 2017.
  3. Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda Leopoldina; Baptista, Adriana; Brandão, Sara Luísa Ferreira Azevedo. Ler, ouvir, refletir... Da teoria à prática. Editora Lusoinfo Multimédia. 2017.
  4. Viana, Fernanda Leopoldina; Ribeiro, Iolanda; Baptista, Adriana; Brandão, Sara Luísa Ferreira Azevedo; Cadime, Irene Maria Dias; Santos, Sandra Cristina Silva. Falar, ler e escrever no Jardim de Infância: como a investigação suporta a ação. Editora Lusoinfo Multimédia. 2017.
  5. Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda Leopoldina; Baptista, Adriana; Choupina, Celda; Santos, Sandra; Brandão, Sara; Cadime, Irene Maria Dias; et al. Ainda estou a aprender. As tecnologias no apoio à avaliação e à intervenção nas dificuldades na aprendizagem da leitura. Editora Lusoinfo Multimédia. 2016.
  6. Baptista, Maria. 1as Jornadas de Morfossintaxe da Língua Gestual Portuguesa e Outras Línguas = 1st Meeting on Morphosyntax Portuguese Sign Language and Other Sign Languages: book of abstracts and program. Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto Centro de Línguística da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. 2015.
  7. Viana, Fernanda Leopoldina; Sucena, Ana; Ribeiro, Iolanda; Cadime, Irene Maria Dias; Baptista, Adriana. Alicerces da aprendizagem da leitura e da escrita. Edições Almedina, S.A.. 2014.
  8. Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda Leopoldina; Brandão, Sara Luísa Ferreira Azevedo; Baptista, Adriana; Costa, Lurdes. Ler, ouvir, refletir... Da teoria à prática. Santillana. 2014.
  9. Viana, Fernanda Leopoldina; Ribeiro, Iolanda da Silva; Baptista, Adriana; Brandão, Sara; Costa, Lurdes; Santos, Sandra. Falar, ler e escrever no jardim e infância. Como a investigação suporta a ação. Santillana. 2014.
  10. Baptista, Adriana; Viana, Fernanda Leopoldina; Barbeiro, Luís Filipe. O ensino da escrita : dimensões gráfica e ortográfica. Portugal: Ministério da Educação. Direcção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular. 2011.
  11. Baptista, Adriana; Viana, Fernanda Leopoldina; Barbeiro, Luís. O Ensino da Escrita: As Dimensões Gráfica e Ortográfica. Lisboa: Ministério da Educação, Direcção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular. 2011.
    Publicado
  12. Baptista, Adriana. Interações Texto/Imagem: o caso particular da legenda de fotografia. Portugal: Fundação Calouste Gulbenkian/Fundação para a ciência e Tecnologia. 2009.
    Publicado
Manual
  1. Viana, Fernanda Leopoldina; Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra; Cadime, Irene; Morgado, Celda; Baptista, Adriana. Conhecer, Atuar e Mudar. Manual de Aplicação e de Cotação da Prova de Rastreio 1.º ano, Versão 2 [To know, to act and to change. Manual of application and scoring of the screening test for 1st graders, version2]. Maia, Portugal: Lusoinfo Multimédia. 2019.
    Publicado
  2. Viana, Fernanda Leopoldina; Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra; Cadime, Irene; Morgado, Celda; Baptista, Adriana. Conhecer, Atuar e Mudar. Manual de Aplicação e de Cotação da Prova de Rastreio 2.º ano, Versão 2 [To know, to act and to change. Manual of application and scoring of the screening test for 2nd graders, version2]. Maia, Portugal: Lusoinfo Multimédia. 2019.
    Publicado
  3. Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda Leopoldina; Cadime, Irene; Santos, Sandra; Baptista, Adriana; Morgado, Celda. Conhecer, Atuar e Mudar. Manual de Aplicação e de Cotação da Prova de Rastreio 3.º ano, Versão 2 [To know, to act and to change. Manual of application and scoring of the screening test for 3rd graders, version2]. Maia, Portugal: Lusoinfo Multimédia. 2019.
    Publicado
  4. Santos, Sandra; Viana, Fernanda Leopoldina; Ribeiro, Iolanda; Cadime, Irene; Morgado, Celda; Baptista, Adriana. Conhecer, Atuar e Mudar. Manual de Aplicação e de Cotação da Prova de Rastreio 4.º ano, Versão 2 [To know, to act and to change. Manual of application and scoring of the screening test for 4th graders, version2]. Maia, Portugal: Lusoinfo Multimédia. 2019.
    Publicado
  5. Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L.; Cadime, Irene; Santos, Sandra; Baptista, Adriana; Morgado, Celda. Ainda Estou a Aprender. Manual de Aplicação e de Cotação das Provas de Rastreio 2º ano, Versão 1. [I'm still learning. Manual of application and scoring of the screening test for 2nd graders, version1]. Maia: Lusoinfo Multimédia. 2018.
    Publicado
  6. Viana, Fernanda L.; Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra; Cadime, Irene; Morgado, Celda; Baptista, Adriana. Conhecer, Atuar e Mudar. Manual de Aplicação e de Cotação das Provas de Rastreio 1º ano, Versão 1. [To know, to act and to change. Manual of application and scoring of the screening test for 1st graders, version1]. Maia: Lusoinfo Multimédia. 2018.
    Publicado
  7. Santos, Sandra; Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L.; Cadime, Irene; Baptista, Adriana; Morgado, Celda. Conhecer, Atuar e Mudar. Manual de Aplicação e de Cotação das Provas de Rastreio 2º ano, Versão 1. [To know, to act and to change. Manual of application and scoring of the screening test for 2nd graders, version1]. Maia: Lusoinfo Multimédia. 2018.
    Publicado
Poster em conferência
  1. Freitas, Tânia; Ribeiro, Iolanda; Cadime, Irene; Viana, Fernanda Leopoldina; Baptista, Adriana; Choupina, Celda; Santos, Sandra; Rodrigues, Bruna; Cosme, Maria do Céu. "Teste de Avaliação da Fluência (TAF): Construção e validação [Test of Fluency Assessment: Construction and validation]". Trabalho apresentado em Seminário de Psicologia da Educação, 2019.
  2. Iolanda Ribeiro; Fernanda Leopoldina Viana; Baptista, Adriana; Choupina, Celda; Helena Azevedo; Sandra Santos; Irene Cadime; Joana Cruz. "I am still learning. A web platform for the intervention in reading disabilities". Trabalho apresentado em 17th European Conference on Developmental Psychology, 2015.
  3. Baptista, Adriana. "Eye-tracking while processing written words and images: Interaction and competition between types of representation". Trabalho apresentado em Thirteenth European Conference on Eye Movements ECEM13: abstracts, 2013.
  4. Choupina, Celda; Baptista, Adriana; Costa, José António; Querido, Joana; Oliveira, Inês. "Representação e Aquisição do Género Linguístico em PE". Trabalho apresentado em XXVI CILPR Congrès international de linguistique et de philologie romanes, 2013.
Prefácio / Posfácio
  1. Baptista, Maria. "Prefácio". Prefácio para Dicionário de provérbios: adágios, ditados, máximas, aforismos e frases feitas. Portugal: Porto Editora. 2000.
    Publicado
Recurso online
  1. Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda Leopoldina; Baptista, Adriana; Choupina, Celda; Santos, Sandra; Brandão, Sara; Cadime, Irene; et al. Ainda estou a aprender [Plataforma eletrónica]. 2016. https://aindaestouaprender.com.
Resumo em conferência
  1. Fontoura, Ana Priscila Laurindo Pereira; Baptista, Adriana. "Produção de elipses e hipérboles na biografia cinematográfica". Trabalho apresentado em XX ENCONTROS DE CINEMA - 9ª Conferência Internacional de Cinema, Viana do Castelo, 2020.
    Aceite para publicação
  2. Choupina, Celda; Jorge Pinto; Baptista, Adriana; Ângelo Costa; Costa, José António; Manuela Sanches-Ferreira; Miguel Santos; Susana Martins. "Para uma inventariação e categorização linguística das Configurações da Mão em LGP: parâmetros formacionais para a distintividade". Trabalho apresentado em 2.º Encontro sobre Morfossintaxe da Língua Gestual Portuguesa e outras Línguas de Sinais 2nd Meeting on Morphosyntax of Portuguese Sign Language and other Sign Languages, Porto, 2018.
    Publicado
  3. Baptista, Adriana; Choupina, Celda; Elsa Neto; Inês Monteiro. "Depressa e devagar: relações problemáticas entre as palavras". Trabalho apresentado em Diálogos entre Investigação e as Práticas Educativas no Ensino da Língua - II Encontro Temático APL/ESE, Porto, 2017.
    Publicado
  4. Baptista, Adriana. "Leitura e resolução dos problemas de matemática com textos mistos: dados para uma análise das implicações da bimodalidade". Trabalho apresentado em XXXI Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística, Braga, 2015.
  5. Baptista, Adriana. "A implicação da metalinguagem linguística na difusão de conteúdos gramaticais e na construção do conhecimento em alunos e agentes educativos". Trabalho apresentado em V SIMELP - Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa, 2015.
  6. Baptista, Adriana. "Aprender a ler. Aprender a ler... melhor". Trabalho apresentado em II Jornadas da Rede de Bibliotecas de Lousada: (Re)inventar a comunidade de leitores, 2013.
Tese / Dissertação
  1. "Para uma análise das interações entre a Legenda e a Imagem". Doutoramento, Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, 2005.
  2. Baptista, Maria Adriana da Costa. "Da representação mental do espaço urbano à sua verbalização : contributos para o estudo deste processo com base na análise de instruções de percurso recolhidas na cidade do Porto". Mestrado, 1992. http://hdl.handle.net/10451/29219.

Outros

Outra produção
  1. Guardadas a pensar vemos as mãos. Folha de sala da exposição Modos de Ver e Pensar Manuel Porfírio / Sá Coutinho. Galeria Barca d’Artes - Viana do Castelo, 8 de fevereiro a 9 de março 2020. 2020. Baptista, Adriana. http://hdl.handle.net/10400.22/16218.
  2. Narrativas bimodais e ferramentas multimédia para o ensino das relações semânticas entre palavras no 1.º CEB. Linguisticamente, é possível constatar que o contraste (de itens lexicais, de semas e de morfemas) está na base de relações lexicais de natureza diversa (Baptista, 2006). Contudo, a temática das relações semânticas entre palavras tem-se confinado à abordagem da antonímia e da sinonímia nos dois primeiros anos de escolaridade formal em Portugal (Buescu et al., 2015), relegando para ciclos posterior. 2019. Baptista, Adriana; Morgado, Celda; Costa, José António; Azevedo, João; Oliveira, Inês; Querido, Joana; Leite, Luís; Ribeiro, Iolanda. http://hdl.handle.net/10400.22/15026.
  3. Conhecer, atuar e mudar: prova de rastreio, 4.º ano, versão 2A. 2019. Santos, Sandra; Viana, Fernanda Leopoldina; Ribeiro, Iolanda; Cadime, Irene; Morgado, Celda; Baptista, Adriana. http://hdl.handle.net/10400.22/15454.
  4. Conhecer, atuar e mudar: prova de rastreio, 2.º ano, versão 2A. 2019. Viana, Fernanda Leopoldina; Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra; Cadime, Irene; Morgado, Celda; Baptista, Adriana. http://hdl.handle.net/10400.22/15452.
  5. Conhecer, atuar e mudar: prova de rastreio, 3.º ano, versão 2A. 2019. Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda Leopoldina; Cadime, Irene; Santos, Sandra; Baptista, Adriana; Morgado, Celda. http://hdl.handle.net/10400.22/15453.
  6. Antonímia e organização lexical em redes no 1º CEB: proposta didática com recurso a narrativas bimodais e à realidade aumentada. Nesta comunicação, apresentaremos um dos produtos do Projeto Língua e Cidadania: das relações entre palavras ao conhecimento do mundo, financiado pela FCG, inscrito no inEd e desenvolvido em parceria pela ESE e pela ESMAD. Com este projeto pretendeu-se investigar, numa perspetiva de interação léxico, cultura e cidadania, as dimensões linguística e pedagógica das relações semânticas entre palavras.. 2019. Baptista, Adriana; Morgado, Celda; Costa, José António; Azevedo, João; Querido, Joana; Oliveira, Inês; Ribeiro, Iolanda. http://hdl.handle.net/10400.22/15077.
    10.34630/d6x2-f452
  7. Organização do léxico e visão do(s) mundo(s): uma proposta multimédia de abordagem das relações lexicais no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Uma criança, desde cedo, compreende que diferentes palavras apresentam diferentes significados, o que se afigura relevante em várias operações cognitivas. Linguisticamente, é possível constatar que o contraste (de itens lexicais, de semas e de morfemas) está na base de relações lexicais de natureza diversa (Baptista, 2006). Contudo, o tratamento desta temática no 1.º CEB tem-­se confinado à aborda. 2019. Baptista, Adriana; Choupina, Celda; Costa, José António; Azevedo, João; Oliveira, Inês; Querido, Joana; Ribeiro, Iolanda. http://hdl.handle.net/10400.22/15164.
  8. Conhecer, atuar e mudar: prova de rastreio, 1.º ano, versão 2. 2019. Viana, Fernanda Leopoldina; Ribeiro, Iolanda; Matos, Sandra; Cadime, Irene; Morgado, Celda; Baptista, Adriana. http://hdl.handle.net/10400.22/15451.
  9. Conhecer, atuar e mudar: manual de aplicação e de cotação das provas de rastreio, 1.º ano, versão 2. 2019. Viana, Fernanda Leopoldina; Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra; Cadime, Irene; Morgado, Celda; Baptista, Adriana. http://hdl.handle.net/10400.22/15446.
  10. Conhecer, atuar e mudar: prova de rastreio, 4.º ano, versão 2 [Know, act and change: screening test, 4th grade, version 2]. 2019. Santos, Sandra; Viana, Fernanda Leopoldina; Ribeiro, Iolanda; Cadime, Irene; Morgado, Celda; Baptista, Adriana. http://hdl.handle.net/10400.22/15454.
  11. Conhecer, atuar e mudar: prova de rastreio, 1.º ano, versão 2 [Know, act and change: screening test, 1st grade, version 2]. 2019. Viana, Fernanda Leopoldina; Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra; Cadime, Irene; Morgado, Celda; Baptista, Adriana. http://hdl.handle.net/10400.22/15451.
  12. Conhecer, atuar e mudar: prova de rastreio, 2.º ano, versão 2 [Know, act and change: screening test, 2nd grade, version 2]. 2019. Viana, Fernanda Leopoldina; Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra; Cadime, Irene; Morgado, Celda; Baptista, Adriana. http://hdl.handle.net/10400.22/15452.
  13. Conhecer, atuar e mudar: prova de rastreio, 3.º ano, versão 2A [Know, act and change: screening test, 3rd grade, version 2]. 2019. Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda Leopoldina; Cadime, Irene; Santos, Sandra; Baptista, Adriana; Morgado, Celda. http://hdl.handle.net/10400.22/15453.
  14. Litteratus: prova de rastreio 3º ano, versão 2, 2018. Prova de Rastreio de Leitura para o 3º ano de escolaridade. 2018. Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda Leopoldina; Santos, Sandra Cristina Silva; Cadime, Irene Maria Dias; Baptista, Adriana; Morgado, Celda. http://hdl.handle.net/1822/57976.
  15. Conhecer, atuar e mudar: manual de aplicação e de cotação das provas de rastreio, 1º ano, versão 1, 2018. Manual de Aplicação e de Cotação das Provas de Rastreio de Comportamentos emergentes de leitura – 1º ano, Versão 1.. 2018. Viana, Fernanda Leopoldina; Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra Cristina Silva; Cadime, Irene Maria Dias; Morgado, Celda; Baptista, Adriana. http://hdl.handle.net/1822/58605.
  16. Conhecer, atuar e mudar: manual de aplicação e de cotação das provas de rastreio, 3º ano, versão 1, 2018. Conhecer, Atuar e Mudar. Manual de Aplicação e de Cotação das Provas de Rastreio de Leitura, Gramática e Escrita – 3º ano, Versão 1.. 2018. Viana, Fernanda Leopoldina; Santos, Sandra Cristina Silva; Ribeiro, Iolanda; Cadime, Irene Maria Dias; Morgado, Celda; Baptista, Adriana. http://hdl.handle.net/1822/58610.
  17. All different but not all opposite: contributions to lexical relationships teaching in primary school. The lexicon allows the expression of particular cosmovisions, which is why there are a wide range of lexical relationships, involving different linguistic particularities (Coseriu, 1991; Teixeira , 2005). We find, however, in teaching context, that these variations are often replaced by dichotomous and decontextualized proposals of lexical organization, presented, for instance, in textbooks and ot. 2018. Baptista, Adriana; Choupina, Celda; Costa, José António; Querido, Joana; Oliveira, Inês. http://hdl.handle.net/10400.22/13161.
  18. Conhecer, atuar e mudar: manual de aplicação e de cotação das provas de rastreio, 2º ano, versão 1, 2018. Conhecer, Atuar e Mudar. Manual de Aplicação e de Cotação das Provas de Rastreio – 2º ano, Versão 1.. 2018. Santos, Sandra Cristina Silva; Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda Leopoldina; Cadime, Irene Maria Dias; Baptista, Adriana; Morgado, Celda. http://hdl.handle.net/1822/58608.
  19. Conhecer, atuar e mudar: prova de rastreio, 4º ano, versão 1, 2018. Conhecer, Atuar e Mudar. Prova de Rastreio de Leitura, Gramática e Escrita – 4º ano, Versão 1.. 2018. Cadime, Irene Maria Dias; Santos, Sandra Cristina Silva; Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda Leopoldina; Morgado, Celda; Baptista, Adriana. http://hdl.handle.net/1822/58612.
  20. Conhecer, atuar e mudar: prova de rastreio, 2º ano, versão 1, 2018. Conhecer, Atuar e Mudar. Prova de Rastreio de Leitura, Gramática e Escrita, 2º ano, Versão 1.. 2018. Santos, Sandra Cristina Silva; Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda Leopoldina; Cadime, Irene Maria Dias; Baptista, Adriana; Morgado, Celda. http://hdl.handle.net/1822/58607.
  21. Conhecer, atuar e mudar: prova de rastreio, 3º ano, versão 1, 2018. Conhecer, Atuar e Mudar. Prova de Rastreio de Leitura, Gramática e Escrita, 3º ano, Versão 1.. 2018. Viana, Fernanda Leopoldina; Santos, Sandra Cristina Silva; Ribeiro, Iolanda; Cadime, Irene Maria Dias; Morgado, Celda; Baptista, Adriana. http://hdl.handle.net/1822/58609.
  22. Ainda estou a aprender: prova de rastreio 2º ano, versão 1, 2018. Prova de Rastreio de avaliação de Leitura para o 2º ano de escolaridade.. 2018. Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda Leopoldina; Santos, Sandra Cristina Silva; Cadime, Irene Maria Dias; Baptista, Adriana; Morgado, Celda. http://hdl.handle.net/1822/57970.
  23. Conhecer, atuar e mudar: prova de rastreio, 1º ano, versão 1, 2018. Prova de Rastreio de Comportamentos emergentes de leitura , 1º ano, Versão 1.. 2018. Viana, Fernanda Leopoldina; Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra Cristina Silva; Cadime, Irene Maria Dias; Morgado, Celda; Baptista, Adriana. http://hdl.handle.net/1822/58606.
  24. Conhecer, atuar e mudar: manual de aplicação e de cotação das provas de rastreio, 4º ano, versão 1, 2018. Conhecer, Atuar e Mudar. Manual de Aplicação e de Cotação das Provas de Rastreio de leitura, gramática e escrita – 4º ano, Versão 1.. 2018. Cadime, Irene Maria Dias; Santos, Sandra Cristina Silva; Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda Leopoldina; Morgado, Celda; Baptista, Adriana. http://hdl.handle.net/1822/58611.
  25. O documentário biográfico e a sequencialização dos testemunhos. A realização de um documentário biográfico sobre figuras do panorama cultural já desaparecidas labora com a ciência histórica. Esta, tal como diz LeGoff (1990), define-se em relação a uma realidade que “não é nem construída nem observada (...), mas sobre a qual se "indaga", se "testemunha"”. No documentário biográfico, por vezes, os testemunhos são vozes que articulam relatos e eventos. O enquadra. 2018. Seixas, Alberto Davide Bastos; Baptista, Adriana. http://hdl.handle.net/10400.22/15035.
  26. As obras feitas pelas mãos de Manuel Porfírio. 2018. Baptista, Adriana. http://hdl.handle.net/10400.22/16219.
  27. Construção de uma prova de fluência de leitura de textos para alunos do 2.º Ciclo do Ensino Básico: evidências de validade. A fluência de leitura, definida como a capacidade de ler com precisão, velocidade e expressividade, é uma competência-chave de leitura, sendo consensualmente reconhecido a sua importância na compreensão da leitura. Em Portugal, a prova existente para avaliar esta competência recorre à leitura de um texto durante três minutos, sendo avaliado o número de palavras corretamente lidas por minuto. O mes. 2018. Rodrigues, Bruna; Viana, Fernanda; Cadime, Irene; Baptista, Adriana; Choupina, Celda; Cosme, Maria do Céu; Freitas, Tânia; Ribeiro, Iolanda. http://hdl.handle.net/10400.22/15155.
  28. O documentário e o discurso educativo: a voz da criança no cinema. Nas pesquisas efetuadas para a realização de um documentário sobre ensino doméstico, refletiu-se sobre formas de construir um discurso para uma realidade educativa, conferindo-lhe uma voz destacada das Outras realidades da arena socioeducativa. De acordo com Nichols (1983, p. 19) entende-se que “a voz não está restrita a nenhum código ou recurso, como o diálogo ou comentário falado. A voz é talvez. 2018. Oliveira, Ana Luísa Pinto Correia de; Baptista, Adriana; Conceição, Marco; Nunes, Pedro Sena. http://hdl.handle.net/10400.22/15033.
  29. A relação do espectador com o sujeito fílmico em contextos pedagógicos: a importância do close-up. No âmbito de um projeto de cinema documental com um ponto de vista sobre o ensino doméstico, pretende-se analisar a ocorrência, contextos e objetivos de diversas técnicas de realização/edição na construção da personagem, aptas para desenhar a individualidade no seio de um coletivo infantil. Equacionados parâmetros como o cenário, a perspetiva, o ponto de vista visual e sonoro, entendeu-se a perspe. 2018. Santos, Sara Daniela Carvalho Novais dos; Baptista, Adriana; Pinheiro, José Alberto; Morais, António. http://hdl.handle.net/10400.22/15034.
  30. Conhecer, atuar e mudar: prova de rastreio, 2º ano, versão 1 [Know, act and change: screening test, 2nd grade, version 1]. 2018. Santos, Sandra; Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda Leopoldina; Cadime, Irene; Baptista, Adriana; Morgado, Celda. http://hdl.handle.net/1822/58607.
  31. Conhecer, atuar e mudar: prova de rastreio, 3º ano, versão 1 [Know, act and change: screening test, 3rd grade, version 1]. 2018. Viana, Fernanda Leopoldina; Santos, Sandra; Ribeiro, Iolanda; Cadime, Irene; Morgado, Celda; Baptista, Adriana. http://hdl.handle.net/1822/58609.
  32. Conhecer, atuar e mudar: prova de rastreio, 4º ano, versão 1 [Know, act and change: screening test, 4th, version 1]. 2018. Cadime, Irene; Santos, Sandra; Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda Leopoldina; Morgado, Celda; Baptista, Adriana. http://hdl.handle.net/1822/58612.
  33. Conhecer, atuar e mudar: prova de rastreio, 1º ano, versão 1 [Know, act and change: screening test, 1st grade, version 1]. 2018. Viana, Fernanda Leopoldina; Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra; Cadime, Irene; Morgado, Celda; Baptista, Adriana. http://hdl.handle.net/1822/58606.
  34. Conhecer, Atuar e Mudar. Manual de Aplicação e de Cotação das Provas de Rastreio – 1º ano, Versão 1. 2018. Fernanda Leopoldina Viana; Iolanda Ribeiro; Sandra Santos; Irene Cadime; Morgado, Celda; Baptista, Adriana.
  35. As relações entre unidades lexicais e o ensino da antonímia. O Léxico de uma língua é formado por unidades distintas de natureza e funcionamento específicos, e inclui as suas especificações gramaticais (Biderman, 2005). Nesta comunicação, centrar-nos-emos na análise de unidades simples lexicais mostrando que as suas relações, dentro do léxico, são frequentemente ambíguas (cf. Gao & Zheng, 2014). Neste sentido, refletiremos especificamente sobre as relações. 2017. Baptista, Adriana; Choupina, Celda; Costa, José António; Querido, Joana; Oliveira, Inês. http://hdl.handle.net/10400.22/15100.
  36. Ainda estou a aprender. Apresentação de uma plataforma educativa de intervenção nas di¿culdades na aprendizagem na leitura. A plataforma AEA (https://aindaestouaprender.com/) tem como ¿nalidade principal apoiar a aprendizagem da leitura, nomeadamente junto dos alunos que nela revelam di¿culdades durante os primeiros 4 anos da escolaridade obrigatória. Com a plataforma pretende-se disponibilizar, a professores, a outros pro¿ssionais e também a pais, um conjunto de materiais e de atividades de avaliação e de intervenção. 2017. Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda Leopoldina; Santos, Sandra; Cadime, Irene; Choupina, Celda; Baptista, Adriana. http://hdl.handle.net/10400.22/15104.
  37. A promoção da literacia emergente. A publicação, em 2016, de uma atualização das Orientações Curiculares para a Educação Pré-escolar(OCEPE), veio rea¿rmar a tendência não escolarizante e integradora deste nível educativo. A revisão efetuada fornece também contributos de bas e teórica para a operacionalização das diferentes áreas de conteúdo. À semelhança das OCEPE publicadas em 1997, é concedida total liberdade ao educador para as. 2017. Barrera, Sylvia; Viana, Fernanda Leopoldina; Ribeiro, Iolanda; Baptista, Adriana; Cadime, Irene; Santos, Sandra; Costa, Lurdes. http://hdl.handle.net/10400.22/15103.
  38. Linguística comparada e psicolinguística na formação de professores de inglês. Compreender a relevância dos conhecimentos psicolinguísticos, linguísticos e metalinguísticos sobre o Português e o Inglês no desenho de estratégias didáticas e na predição e análise das dificuldades do aluno de 1.º ciclo do Ensino Básico foi o objetivo estruturante de duas disciplinas – Linguagem e Cognição e Interfaces Linguísticos na Aprendizagem de Línguas - lecionadas no Complemento de formaç. 2017. Choupina, Celda; Baptista, Adriana. http://hdl.handle.net/10400.22/15158.
  39. Parâmetros para análise de narrativas orais em crianças com e sem perturbação da linguagem expressiva. Analysis of children’s productions of oral narratives is a highly effective research tool that allows examiners to document children’s productive vocabulary and grammar (using microstructural analyses) as well as children’s text level narrative organization skills (using macrostructural analyses). In this study we used the Narrative Scoring Scheme and the Speech Rate and Fluency in Children and Ad. 2016. Monteiro, Paula; Costa, Armanda; Baptista, Adriana. http://hdl.handle.net/10400.22/13170.
    10.21747/2183-9077/rapla26
  40. Conhecimentos e regras explícitos e implícitos sobre género linguístico nos alunos dos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico: a influência da classe formal do nome. 2016. Choupina, Celda Morgado; Baptista, Adriana; Costa, José António; Oliveira, Inês; Querido, Joana. http://hdl.handle.net/10400.22/10563.
  41. (In)congruent scenes: eye movements and language production. In this study we want to know how visual and semantic properties of scenes determine linguistic production. We prepared an experiment with two factors: scene type (photograph vs. drawing) and semantic consistency (congruent vs. incongruent), resulting in four experimental conditions. 24 pictures representing natural scenes were created, each one in the four conditions. 24 children (8 y/o), native. 2016. Monteiro, Paula; Costa, Armanda; Carvalho, Mário; Baptista, Adriana. http://hdl.handle.net/10400.22/13166.
  42. Revista Sensos - Morfossintaxe das Línguas Gestuais. Introdução, Editorial. 2016. Choupina, Celda; Baptista, Adriana; Miguel Santos.
  43. Ainda estou a aprender.... Software. 2016. Iolanda Ribeiro; Fernanda Leopoldina Viana; Baptista, Adriana; Morgado, Celda; Choupina, Celda Maria Gonçalves Morgado; Sandra Santos; Irene Cadime. https://www.aindaestouaprender.com/.
  44. I’m still learning. A web platform for the intervention in reading disabilities. In 2014, 20% of the 4th graders had an unsatisfactory evaluation in the national exam of Portuguese language. This percentage is similar in the 6th and 9th grades indicating that a large number of Portuguese students have reading difficulties. The e-learning platform “I’m still learning” was developed to provide a systematic intervention with students (from 1st to 4th grade) experiencing reading d. 2015. Baptista, Adriana; Ribeiro, I; Viana, Fernanda Leopoldina; Choupina, C.; Brandão, S.; Azevedo, H.; Santos, S; Cadime, I; Cruz, J. http://hdl.handle.net/10400.22/13352.
  45. Género gramatical: a complexidade do conteúdo e a sua abordagem nos documentos reguladores do ensino do Português no 1º Ciclo EB. O género gramatical não é uma propriedade universal nas línguas do mundo, existindo apenas em algumas e manifestando-se de formas muito diversas (Corbett, 1991). No âmbito da aquisição da língua, vários estudos, em línguas de matriz indoeuropeia que apresentam a categoria de género como marca de concordância sintática, apontam para a sua aquisição por volta dos dois anos (Mills, 1986) e para o des. 2015. Costa, José António; Choupinha, Celda Morgado; Baptista, Adriana; Oliveira, Inês; Querido, Joana. http://hdl.handle.net/10400.22/10622.
  46. Imagens e promoção da compreensão no ensino da língua no 1º Ciclo do Ensino Básico. Pretende-se, nesta comunicação, refletir sobre possíveis práticas de ensino da compreensão inferencial na leitura no Ensino Básico que cruzem questões de literacia verbal e visual, apresentando uma abordagem à obra de Jorge Bucay, ilustrada por Gusti, O Elefante acorrentado. Esta abordagem têm como objetivo o desenvolvimento integrado de competências (linguísticas e sociais) e pretende mostrar que. 2015. Baptista, Adriana. http://hdl.handle.net/10400.22/10562.
  47. Palavras em Rede: Diálogos entre linguística aplicada e história da língua no ensino e na aprendizagem do português. Se partirmos da definição de família de palavras do Dicionário Terminológico (2008) online, verificamos que se encontra essencialmente direcionada para o âmbito da morfologia sincrónica, ainda que a entrada se situe exclusivamente no domínio do lexico e vocabulario (B5).Esta perspectiva leva-nos a equacionar as várias dimensões implicadas - diacrónica, sincrónica, descritiva e didático-pedagógica. 2014. Choupina, Celda; Costa, José Antónia; Baptista, Adriana. http://hdl.handle.net/10400.22/10561.
  48. Reading hybrid texts : remarks on text/image transitions. The reading of printed materials implies the visual processing of information originated in two distinct semiotic systems. The rapid identification of redundancy, complementation or contradiction rhetoric strategies between the two information types may be crucial for an adequate interpretation of bimodal materials. Hybrid texts (verbal and visual) are particular instances of bimodal materials, wh. 2011. Baptista, Adriana; Faria, Isabel; Luegi, Paula. http://hdl.handle.net/10437/2308.
  49. Recuperação da informação visualizada: interacção e competição entre legendas e imagens. 2006. Faria, Isabel Hub; Luegi, Paula; Taborda, Carla; Baptista, Adriana. http://hdl.handle.net/10451/29999.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2023 - 2023 Passados sem rosto, rostos sem nome. Os expostos da Roda do Porto: arquivo e fotografia
Coorientador
Comunicação Audiovisual (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Media Artes e Design, Portugal
2023 - 2023 A comunidade enquanto protagonista no cinema documental: o caso particular de A Nossa Terra, o Nosso Altar de André Guiomar
Orientador
Comunicação Audiovisual (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Media Artes e Design, Portugal
2023 - 2023 Fotoponímias: a toponímia das ruas de Braga na contemporaneidade
Orientador
Comunicação Audiovisual (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Media Artes e Design, Portugal
2022 - 2022 Carros da minha memória
Orientador
Comunicação Audiovisual (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Media Artes e Design, Portugal
2022 - 2022 Deste lado do espelho vê-se o outro lado de mim
Orientador
Comunicação Audiovisual (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Media Artes e Design, Portugal
2021 - 2021 Valos: uma visão diacrónica e bucólica da horticultura nos campos masseira.
Coorientador
Comunicação Audiovisual (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Media Artes e Design, Portugal
2021 - 2021 O mar como espaço adverso ao fotógrafo no contexto da pesca
Coorientador
Comunicação Audiovisual (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Media Artes e Design, Portugal
2021 - 2021 Em busca do movimento interior: o cinema de Robert Bresson
Coorientador
Comunicação Audiovisual (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Media Artes e Design, Portugal
2021 - 2021 Fotografia e representação: a redistribuição dos lugares na fotografia participativa
Orientador
Mestrado em Comunicação Audiovisual (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Media Artes e Design, Portugal
2020 - 2020 O uso do home-movie no documentário web interativo
Coorientador
Comunicação Audiovisual (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Media Artes e Design, Portugal
2018 - 2018 A construção do personagem biográfico no cinema documental: o caso da biografia fílmica de Luís Neves Real Comunicação Audiovisual (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2017 - 2017 Propriedades das imagens e avaliação de comportamentos linguísticos
Coorientador
Voz, Linguagem e Comunicação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2016 - 2016 Found footage e o documentário: a recontextualização de material found footage na construção de um discurso original (visual e sonoro) dentro do documentário Comunicação Audiovisual (Mestrado)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
2014 - 2014 A afinação da Cantareira: os marcos sonoros de Murray Schafer como processo na direção de som do documentário
Coorientador
Comunicação Audiovisual (Mestrado)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
2014 - 2014 A palavra: para uma lógica da intensidade
Coorientador
Comunicação Audiovisual (Mestrado)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
2014 - 2014 A sala de cinema
Coorientador
Comunicação Audiovisual (Mestrado)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
2014 - 2014 Lições em ruínas: projecto de cinema documental
Coorientador
Comunicação Audiovisual (Mestrado)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
2014 - 2014 Ninguém nasce campeão
Coorientador
Comunicação Audiovisual (Mestrado)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
2014 - 2014 O olhar - o diretor de fotografia no cinema de autor
Coorientador
Comunicação Audiovisual (Mestrado)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
2014 - 2014 O realizador participante no documentário "Cantareira"
Coorientador
Comunicação Audiovisual (Mestrado)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
2014 - 2014 Violeta: a mulher, o quotidiano, a evasão. Representação em diálogo com a ficção e o documentário expressando o olhar da mulher, da feminista e da cineasta
Coorientador
Mestrado em Comunicação Audiovisual (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2012 - 2012 Para a qualidade dos intérpretes em Língua Gestual Portuguesa: construção de um instrumento de avaliação
Coorientador
Mestrado em Educação Especial (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2017 - 2017 Coordenadora do Simpósio 29 – Entre a Linguística e a Didática: a formação do professor de português e o conhecimento linguístico integrado no VI SIMELP Simpósio Mundial de Estudos da Língua Portuguesa. (2017 - 2017)
Simpósio (Coorganizador)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2014 - 2014 10º Encontro Nacional / 8º Internacional de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração : investigação e prática docente (2014)

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2018 Relações entre o Conhecimento Explícito da Língua e a Competência de Leitura (Doutoramento)
Arguente
JOANA MARIA RODRIGUES BATALHA MARCHÃO (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2018 Relatório de estágio: diálogos entre conhecimentos científicos e cientifico-pedagógicos na formação do professor de português nos 1º e 2º CEB Ana Sofia do Carmo Lopes (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2017 Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo de Ensino Básico (Mestrado)
Arguente
Patrícia Cristina Soares Teixeira (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2017 Relatório de estágio Em Educação Pré- Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Arguente principal
Paula Cristina Soares Teixeira (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2016 A narrativa visual: a relação das variações expressivas da luz e da composição com a progressão narrativa no filme "Fantasmas" Miguel Ângelo Durães Pereira (Mestrado)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
2016 A relação espacio-temporal dos planos ao longo da montagem na curta-metragem "Ausência" Eduarda Patrícia Oliveira Brandão (Mestrado)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
2016 Relatório de estágio Em Educação Pré- Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Arguente principal
Carolina Neto dos Santos Ribeiro Leão (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2016 Relatório de estágio Em Educação Pré- Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Arguente principal
Ana Raquel da Silva Teixeira (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2015/03/13 Literacias no 1º ciclo do Ensino Básico: o contributo da Biblioteca Escolar (Mestrado)
Arguente principal
Cristiana Daniela Faria Ribeiro (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2014/07 Relatório de Estágio Mestrado em Educação Pré-escolar
Arguente
Ana Filipa da Silva Castro (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2014/07 Relatório de Estágio Mestrado em Educação Pré-Escolar
Arguente
Ana Cristina Nunes da Costa Gomes (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2014/07 Relatório de Estágio de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo
Arguente
Ana Alexandra Almeida Peixoto (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2013/07 Relatório de Estágio Mestrado em Educação Pré-escolar
Arguente
Andreia Isabel Castro Oliveira (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2013/06/24 Estudos experimentais sobre leitura e compreensão de problemas de problemas verbais de matemática (Doutoramento)
Arguente
Deolinda Rosa Varela Marques Correia (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2012/07/13 A Influência da Glosa na compreensão da Língua Portuguesa em indivíduos surdos (Mestrado)
Arguente
Susana Filipa Marques Branco (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2012 Metodologias de Ensino da Língua Gestual Portuguesa
Arguente principal
Maria de Lurdes da Graça Gonçalves (Outro)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2010 "Nós Queremos ver Livros” - Práticas Sociais das Crianças no uso do livro ilustrado em contexto Jardim de Infância. (Doutoramento)
Arguente principal
Cristina M. Lobe G. Madureira (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2006/02/12 A interacção semiótica texto-imagem nas obras impressas e ilustradas de literatura infantil. Ler, ver, desconfiar... (Mestrado)
Arguente
Jorge Pereira de Carvalho (Mestrado)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
2006 O registo do movimento dos olhos durante a leitura de textos (Mestrado) Paula Luegi Bernardes Ribeiro (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2007 - 2017 Especialista em avaliação em literacia visual do Plano Nacional de Leitura 2017 Plano Nacional de Leitura, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2006 - 2012 Coordenação do Curso de Educação Básica da Escola Superior de Educação Curso de Educação Básica (Licenciatura) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2007 - Atual Associação Portuguesa de Linguística

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2019 - Atual Conselho de Escola da ESMAD
Membro
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Media Artes e Design, Portugal
2018 - Atual Membro da Comissão de Avaliação de Desempenho Docente da ESMAD
Membro
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Media Artes e Design, Portugal
2018 - Atual Membro do Conselho de Escola da ESMAD
Membro
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Media Artes e Design, Portugal
2016 - Atual Membro da Comissão Editorial, Editor-chefe da revista Cadernos IRI: Imagens do Real Imaginado
Membro
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Media Artes e Design, Portugal
2017 - 2027 Membro da Comissão Científica do Plano Nacional de Leitura 2027
Membro
Plano Nacional de Leitura, Portugal
2018 - 2018 Presidente da Comissão de Análise do Apoio à Formação Avançada de Docentes da ESMAD
Presidente / Vice-presidente
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Media Artes e Design, Portugal
2017 - 2017 Presidente da Comissão de Análise do Apoio à Formação Avançada de Docentes da ESMAD
Presidente / Vice-presidente
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Media Artes e Design, Portugal
2017 - 2017 Presidente da Comissão Eleitoral para a Eleição do Conselho Pedagógico da ESMAD
Presidente / Vice-presidente
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Media Artes e Design, Portugal
2007 - 2017 Membro da Comissão Científica do Plano Nacional de Leitura 2017
Membro
Plano Nacional de Leitura, Portugal
2006 - 2007 Coordenação de Unidade Orgânica
Coordenador
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2006 - 2007 Coordenador de UTC Estudos da Linguagem
Coordenador
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2016 - Atual Membro do Júri de Seleção de Candidatos ao Mestrado em Ensino de Português e Inglês no 2.º Ciclo do Ensino Básico da ESE Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2016 - 2016 Membro do Júri de Concurso Documental para Recrutamento de um Professor Ajunto para a área disciplinar de Língua e Linguística Espanhola na ESE Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2016 - 2016 Presidente do Júri de Seleção de Candidatos a Bolsas de Integração na Investigação Científica e Desenvolvimento na uniMAD
Distinções

Prémio

2019 A Tabela Periódica para além dos 150 anos
Sociedade Portuguesa de Química, Portugal
2018 Prémio Ler+ 2018 - 1.ª edição, promovido pelo Plano Nacional de Leitura, enquanto membro da equipa do Projeto I'm still learning. Devlopment of an online platform for the assessment and intervention in reading disabilities
Plano Nacional de Leitura, Portugal

Outra distinção

2023 Certificado de Mérito
Instituto Politécnico do Porto, Portugal