Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Andrea Imaginario Bingre
Nomes de citação
- Imaginario Bingre, Andrea
Identificadores de autor
- Ciência ID
- D516-A700-DB57
- ORCID iD
- 0000-0001-9404-5098
Endereços de correio eletrónico
- andreaimaginario@gmail.com (Pessoal)
Telefones
- Telemóvel
-
- 919235685 (Profissional)
Moradas
- Rua de Santa Marta 56, Palácio Dos Condes Do Redondo, Universidade Autónoma de Lisboa, 1169-023, Lisboa, Lisboa, Portugal (Profissional)
Domínios de atuação
- Humanidades - Artes
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Espanhol; Castelhano (Idioma materno) | |||||
Português | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) |
Inglês | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2023/03/13 - 2023/06/12
Concluído
|
Curso Avançado de Estudos sobre a América Latina (Outros)
Especialização em Estudos Internacionais
Universidade Autónoma de Lisboa, Portugal
|
19 |
2019 - 2023
Em curso
|
História (Doutoramento)
Especialização em História da cultura e das artes
Universidade Autónoma de Lisboa, Portugal
|
|
1997 - 2007/10/30
Concluído
|
Cantora (soprano) (Graduado)
Escuela de Música Lino Gallardo, Venezuela
|
|
2002 - 2005/12/13
Concluído
|
Literatura comparada (Magister)
Especialização em Literatura e outras artes
Universidad Central de Venezuela Facultad de Humanidades y Educación, Venezuela
"Visiones de la religiosidad popular: Auto da Compadecida de Ariano Suassuna y su adaptación fílmica. " (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
20 |
1995 - 2000/12/08
Concluído
|
Artes (Licenciatura)
Especialização em Promoção cultural
Universidad Central de Venezuela Facultad de Humanidades y Educación, Venezuela
"Ecos y reflejos de nuestra identidad: el problema de la identidad nacional en la política cultural del Estado venezolano
(1961–1998)" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
18 |
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2001/10/24 - 2021/04/08 | Professor Associado (Docente Universitário) | Universidad Central de Venezuela Facultad de Humanidades y Educación, Venezuela |
Universidad Central de Venezuela Facultad de Humanidades y Educación, Venezuela |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2008 - 2013 | Coordenadora Académica | Universidad Central de Venezuela, Facultad de Humanidades y Educación, Escuela de Artes, Venezuela |
Universidad Central de Venezuela, Facultad de Humanidades y Educación, Escuela de Artes, Venezuela | ||
2009 - 2012 | Coordenadora de Serviço Comunitário | Universidad Central de Venezuela - Escuela de Artes , Venezuela |
1999/11/15 - 2002 | Coordenadora da secção de Arte e Cultura | Analitica.Com, Venezuela |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2018/06/18 - 2022/01/12 | Gestora de conteúdos | 7Graus, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2022 - 2024 | História e representação da cultura portuguesa na Venezuela entre 1958 e 2013
Bolseiro de Doutoramento
Universidade Autónoma de Lisboa Departamento de História Artes e Humanidades, Portugal
|
Universidade Autónoma de Lisboa Departamento de História Artes e Humanidades
Em curso
|
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2009 - 2015 | Pueblo Nuevo: promoção do uso criativo do espaço público
Sem referência
Orientador
Universidad Central de Venezuela - Escuela de Artes , Venezuela
|
Universidad Central de Venezuela - Escuela de Artes
Concluído
|
2008 - 2009 | La música en los tiempos de El Cojo Ilustrado
Investigador
Consejo de Investigaciones Científicas y Humanísticas de la Universidad Central de Venezuela (CDCH-UCV), Venezuela
|
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em jornal |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Livro |
|
Relatório |
|
Tese / Dissertação |
|
Artística / Interpretação
Gravação áudio |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2023/05/22 | Portugal e Venezuela: relações de interculturalidade e políticas culturais | Curso Avançado de Estudos sobre a América Latina
Universidade Autónoma de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2022/11/16 | Interculturalidad y campo de producción cultural artístico: claves para comprender la historia de la cultura portuguesa en Venezuela durante la democracia | XIII Jornadas de Investigación Humanística y Educativa
Universidad Central de Venezuela (Caracas, Venezuela)
|
2010/06/01 | La palabra y la pintura: reflexiones en torno a Manual de pintura y caligrafía de José Saramago. | Simposio “Filosofía, arte y cultura”. VII Congreso Nacional de Filosofía
Sociedad Venezolana de Filosofía (Caracas, Venezuela)
|
2009/11/27 | La literatura cuenta las artes plásticas: relación entre artes plásticas y literatura en las novelas El pintor de batallas de Arturo Pérez-Reverte y Manual de caligrafía y pintura de José Saramago. | X Jornadas de Investigação da Faculdade de Humanidades e Educação
Universidad Central de Venezuela (Caracas, Venezuela)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2016 - Atual | Dámaso Ogaz y el origen de los conceptualismos en el arte venezolano.
Orientador
|
Artes plásticas latinoamericanas: teoría e historia (Mestrado)
Universidad Central de Venezuela - Comisión de Estudios de Postgrado de la Facultad de Humanidades y Educación, Venezuela
|
2017 - 2019 | La Asociación de Origami de Venezuela: análisis de la gestión realizada por la AOV para la promoción y difusión del origami
en Venezuela a través del estudio de la Convención de Origami efectuada del año 2008 al 2016.
Orientador
|
Artes - Universidad Central de Venezuela (Licenciatura/Bacharelato)
Universidad Central de Venezuela - Escuela de Artes , Venezuela
|
2016 - 2017 | “Los dioses están hechos de las materias de las danzas”: análisis del seminario de la dramaturgia de las danzas de orixás
de Augusto Omolú a partir de la dramaturgia del actor.
Orientador
|
Artes - Universidad Central de Venezuela (Licenciatura/Bacharelato)
Universidad Central de Venezuela - Escuela de Artes , Venezuela
|
2009 - 2011 | Iconografía de Cristo en las pinturas murales de la iglesia de san Constantino y santa Helena: análisis artístico, teológico
y litúrgico.
Orientador
|
Artes. Universidad Central de Venezuela (Licenciatura/Bacharelato)
Universidad Central de Venezuela - Escuela de Artes , Venezuela
|
2008 - 2009 | De la literatura al cine: visiones de la representación sacerdotal en El crimen del padre Amaro.
Orientador
|
Idiomas modernos - Universidad Central de Venezuela (Licenciatura/Bacharelato)
Universidad Central de Venezuela - Escuela de Idiomas, Venezuela
|
2007 - 2009 | Políticas culturales y participación: proyecciones y desafíos teóricos conceptuales del Estado Venezolano
entre 1999 y 2006.
Orientador
|
Artes - Universidad Central de Venezuela (Licenciatura/Bacharelato)
Universidad Central de Venezuela - Escuela de Artes , Venezuela
|
2006 - 2007 | Aproximación artística, teológica y litúrgica a los iconos de la Catedral San Jorge.
Orientador
|
Artes - Universidad Central de Venezuela (Licenciatura/Bacharelato)
Universidad Central de Venezuela - Escuela de Artes , Venezuela
|
2005 - 2006 | El rock progresivo en Caracas como fenómeno cultural.
Orientador
|
Artes - Universidad Central de Venezuela (Licenciatura/Bacharelato)
Universidad Central de Venezuela- Escuela de Artes, Venezuela
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2023 - 2023/10/18 | Comissão organizadora da conferência-concerto "Sete Mulheres Compositoras Latinoamericanas: Histórias de Vida e Homenagem",
oferecida pelo músico, compositor e locutor venezuelano Miguel Delgado Estévez e família, sob a coordenação geral do Departamento
de História, Artes e Humanidades; a Cátedra de Estudos Luso-Brasileiros e a Cátedra de Estudos Ibero-americanos da UAL (2023/10/18)
Concerto (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade Autónoma de Lisboa, Portugal |
2023 - 2023 | Comissão organizadora do Colóquio Machado de Castro: Artista – Escritor (1731-1822), sob a direção do Prof. Doutor Miguel
Figueira de Faria (2023/11/27 - 2023/11/28)
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade Autónoma de Lisboa, Portugal Academia Nacional de Belas Artes, Portugal |
2023 - 2023 | Participação na comissão organizadora do Seminário Internacional de Pós-Graduandos | Resistências e [In]Sucessos nos Impérios
Ibéricos, Sécs. XVI-XIX (2023/09/28 - 2023/09/29)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Évora Centro Interdisciplinar de História Culturas e Sociedades, Portugal Universidade Autónoma de Lisboa, Portugal |
2010/06/01 - 2010/06/04 | Coordenadora do simposio “Filosofía, arte y cultura”. VII Congreso Nacional de Filosofía. (2010/06/01 - 2010/06/01)
Simpósio (Outra)
|
Sociedad Venezolana de Filosofía, Venezuela |
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2015 | EL USO DE LA IMAGEN EN LAS PROCESIONES DE LA CARACAS DIECIOCHESCA
Arguente
|
Elisa Corsorelli García (Mestrado)
Universidad Central de Venezuela - Comisión de Estudios de Postgrado de la Facultad de Humanidades y Educación, Venezuela
|
2014 | La idea de nación en la obra retratística de Juan Lovera.
Arguente
|
Raúl Álvarez Sierra (Outro)
Universidad Central de Venezuela - Escuela de Artes , Venezuela
|
2014 | Propuesta de directorio de eventos y actividades musicales en el Distrito Capital a través de un medio virtual
Arguente
|
o Alejandra Bermúdez y Belkis Rasquin (Outro)
Universidad Central de Venezuela - Escuela de Artes , Venezuela
|
2013 | La iconografía del diablo en la pintura venezolana del siglo XVIII
Arguente
|
Glenis de León (Outro)
Universidad Central de Venezuela - Escuela de Artes , Venezuela
|
Consultoria / Parecer
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2023 - 2023 | Revisão científica do manuscrito (livro) "El Pensamiento Musical en Caracas. Desde principios del siglo XVIII hasta principios del siglo XX". | Consejo de Desarrollo Científico y Humanístico de la Universidad Central de Venezuela (CDCH-UCV), Venezuela |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2011 - Atual | Arte e cristianismo | (Licenciatura) | Universidad Central de Venezuela, Facultad de Humanidades y Educación, Escuela de Artes, Venezuela |
2001/10/24 - Atual | A Arte na História e os problemas da cultura. | Artes (Licenciatura) | Universidad Central de Venezuela Facultad de Humanidades y Educación, Venezuela |
2015 - 2015 | Taller de técnicas de investigación | Artes - Universidad Central de Venezuela (Licenciatura) | Universidad Central de Venezuela - Escuela de Artes , Venezuela |
2013 - 2015 | Lenguajes del arte | Artes plásticas: historia y teoría (Mestrado) | Universidad Central de Venezuela - Comisión de Estudios de Postgrado de la Facultad de Humanidades y Educación, Venezuela |
2012 - 2012 | Literatura y otras artes | Literatura comparativa (Mestrado) | Universidad Central de Venezuela - Comisión de Estudios de Postgrado de la Facultad de Humanidades y Educación, Venezuela |
Entrevista / Programa (rádio / tv)
Programa | Tema | |
---|---|---|
2013 - 2014 | Jesús, Señor de la Historia. | Teologia |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2020/01/01 - Atual | Centro de Investigação em Ciências Históricas | Colaboradora |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2010 - 2021 | Comité académico do Mestrado em Artes Plásticas: história e teoria. Planeamento curricular, avaliação de candidaturas e ensino
no mestrado de Artes Plásticas Latinoamericanas.
Membro
|
Universidad Central de Venezuela - Comisión de Estudios de Postgrado de la Facultad de Humanidades y Educación, Venezuela |
Outro júri / avaliação
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2012 - 2012 | Miradas (Museo Arturo Michelena). Registro y catalogación de artistas populares de La Pastora. | Universidad Central de Venezuela- Escuela de Artes, Venezuela |
2008 - 2011 | Recate del patrimonio de la Ciudad Universitaria de Caracas. Asistencia permanente: Arq. Marisela Bruzual. 2008-2011. | Universidad Central de Venezuela - Escuela de Artes , Venezuela |
Distinções
Prémio
2023 | IX Prêmio Ibermúsicas à criação de canções
Programa de Fomento das Músicas Iberoamericanas, IBERMÚSICAS, Portugal
|
2005 | Prémio de excelência académica nos estudos de mestrado
Universidad Central de Venezuela, Venezuela
|
1999 | 1º lugar Concurso Nacional de Canto para Estudantes
Escuela de Música José Ángel Lamas, Venezuela
|
Outra distinção
2014 | Medalha ao mérito por divulgar os valores da cultura portuguesa na Venezuela
ASOLUDEVEN: Associação dos Lusodescendentes na Venezuela , Venezuela
|
2000 | Magna Cum Laude
Universidad Central de Venezuela, Venezuela
|