???global.info.a_carregar???
Manuela Subtil é professora de Matemática do grupo 500, no Agrupamento de Escolas Fragata do Tejo e professora adjunta convidada na Escola Superior de Educação de Lisboa, do Instituto Politécnico de Lisboa. Licenciada e Mestre em Ensino de Matemática no 3.º Ciclo e Ensino Secundário, pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, respetivamente, e Doutora em Ciências da Educação - Especialidade em Teoria do Desenvolvimento Curricular, pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa. É autora de livros escolares do ensino básico e artigos publicados em revistas nacionais. É autora de vários artigos, posters e comunicações em encontros nacionais e internacionais. Os seus principais interesses de investigação assentam nas seguintes áreas: Aprendizagem e ensino com Tecnologias de Informação e Comunicação, Inclusão e Diferenciação Pedagógica, Currículo e Desenvolvimento Curricular em Matemática e Formação de Professores. Participou no projeto, Inovação Curricular e Sucesso em Matemática, com referência: PTDC/CED-EDG/32422/2017 - FCT - Fundação para a Ciência e Tecnologia. Atualmente, dinamiza o projeto, Experimentalis Frigate, com referência: PRR_ID:1365 ¿ CCVnE. Possui certificação de Formadora pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua de Braga, com o registo CCPFC/RFO-33615/13.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
MARIA MANUELA SUBTIL BRITO PEDRO
Data de nascimento
1969/01/29
Género
Feminino

Nomes de citação

  • Subtil, M.
  • Subtil, M. M.

Identificadores de autor

Ciência ID
D614-129A-89EC
ORCID iD
0000-0002-9761-5866

Endereços de correio eletrónico

  • profmariamanuelasubtil@gmail.com (Pessoal)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação - Educação Geral

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2)
Formação
Grau Classificação
2021/01/22
Concluído
Doutoramento em Ciências da Educação (Doutoramento)
Especialização em Teoria do Desenvolvimento Curricular
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
"A tecnologia no desenvolvimento do currículo de Matemática no Ensino Básico - o contributo da Teoria da Mediação Semiótica" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Unanimidade
2016/11/15
Concluído
Estudos Avançados em Ciências da Educação (Outros)
Especialização em Teoria do Desenvolvimento Curricular
Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, Portugal
17
2013/01/10
Concluído
Mestrado em Ensino de Matemática no 3º Ciclo e Ensino Secundário (Mestrado)
Especialização em Ensino de Matemática no 3º Ciclo e Ensino Secuniário
Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, Portugal
1998
Concluído
Ensino de Matemática no 3º Ciclo e Ensino Secundário (Licenciatura)
Especialização em Educacional
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022/01/24 - Atual Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1997 - Atual Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Agrupamento de Escolas Fragata do Tejo, Portugal
1997 - 1998 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Escola Secundária Alfredo da Silva, Portugal
1996 - 1997 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Escola Profissional INETE – Instituto de Educação Técnica em Lisboa, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021/12 - Atual Membro do Conselho Geral Agrupamento de Escolas Fragata do Tejo, Portugal
2021 - 2023 Diretor de Turma Agrupamento de Escolas Fragata do Tejo, Portugal
2017/08/03 - 2021/08/03 Vice-Presidente Agrupamento de Escolas Fragata do Tejo, Portugal
2013 - 2017 Membro do Conselho Geral Agrupamento de Escolas Fragata do Tejo, Portugal
2008 - 2017 Cargo de Diretora de Turma Agrupamento de Escolas Fragata do Tejo, Portugal
2009 - 2012 Dinamização do Plano de Ação da Matemática II Agrupamento de Escolas Fragata do Tejo, Portugal
2009 - 2011 Coordenadora do Novo Programa de Matemática do Ensino Básico Agrupamento de Escolas Fragata do Tejo, Portugal
2006 - 2009 Dinamização do Plano de Ação da Matemática I Agrupamento de Escolas Fragata do Tejo, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2022 - Atual Experimentalis Frigate
PRR_ID:1365 – CCVnE
Investigador
2019/01/01 - 2019/12/31 Unidade de Investigação Educação e Desenvolvimento
UID/CED/02861/2019
Associação para a Inovação e Desenvolvimento da FCT, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2018/10/01 - 2022/09/30 Inovação Curricular em Matemática - PTDC/CED-EDG/32422/2017 - FCT
PTDC/CED-EDG/32422/2017
Investigador
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Subtil, M.. "LITERACIA ESTATÍSTICA DE ALUNOS DO 7.º ANO EM CONTEXTO DE PANDEMIA COVID-19". Trabalho apresentado em EIEM 2023 - Encontro de Investigação em Educação, Aveiro, 2023.
    No prelo
  2. Almeida, Mária; Amado, Nélia; Manuela Subtil. "Desenvolvimento curricular e as práticas letivas". Trabalho apresentado em EIEM 2022 Encontro de Investigação em Educação Matemática, Almada, 2022.
    Publicado
  3. Subtil, M.. "A calculadora gráfica no desenvolvimento de capacidades matemáticas transversais com recurso à teoria da mediação semiótica". Santarém, 2021.
    Publicado
  4. Subtil, M.; Mariotti, M. A.; Domingos, A.. "Graphing calculator in the connection between geometry and functions with the contribution of semiotic mediation". Copenhaga, 2021.
    Publicado
  5. Manuela Subtil; António Domingos. "As STEM no ensino a distância (e@d) em tempo de pandemia da covid-19". Trabalho apresentado em International Conference in Teacher Education, Bragança, 2021.
    Publicado
  6. Subtil, M.; Costa, C. M.; Domingos, A.. "As STEM no ensino a distância (E@D) em tempo de pandemia de Covid-19". 2020.
    Publicado
  7. Subtil, M.; Domingos, A.. "A Mediação Semiótica com a Calculadora Gráfica na Articulação dos Domínios de Geometria e Funções". Loulé, 2019.
    Publicado
  8. Subtil, M.; Domingos, A.. "A mediação semiótica com a calculadora gráfica na construção do conceito de função". Coimbra, 2018.
    Publicado
  9. Subtil, M.; Domingo, A.. "The instrumental genesis in the demonstration of the pythagorean theorem". Trabalho apresentado em 42nd Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education -PME42, Umea, 2018.
    Publicado
  10. Subtil, M.. "A génese instrumental com a calculadora gráfica na demonstração do teorema de Pitágoras no 8.º ano de escolaridade". 2018.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Manuela Subtil; Rita Casimiro. "Resolução de tarefas envolvendo pavimentações no 4.º ano de escolaridade". Educação e Matemática 171 (2024): 32-35.
    Publicado
  2. Subtil, M.. "A calculadora gráfica no ensino básico com o contributo da mediação semiótica". CIED. Da Investigação às Práticas 13 (2023): 116-142. https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/343.
    Acesso aberto • Publicado
  3. Subtil, M.M. (D614-129A-89EC); Domingos, A.M.D.. "A calculadora gráfica no ensino básico - uma conexão entre os domínios de Funções do 7º ano e Geometria do 9º ano.". Educação e Matemática 157 (2020): 36-39.
    Publicado
  4. Pedro, M.M.S. (D614-129A-89EC); Almeida, M. C.. "A Experiência Veiga Simão na Matemática nos terceiro e quarto anos (1972-1975).". Revista de Educação Matemática 131 (2015): 3-5.
    Publicado
Edição de livro
  1. Subtil, Manuela (D614-129A-89EC). Preparar os Testes Intermédios 9 - Português e Matemática - 9º ano. Porto, Portugal. 2013.
    Publicado
  2. Subtil, Manuela (D614-129A-89EC). Matematicamente Falando 9 - 9º ano (Livro do professor). Porto, Portugal: Areal Editores. 2012.
    Publicado • Pessoal de suporte
Poster em conferência
  1. Subtil, Manuela (D614-129A-89EC). "The graphing calculator as an instrument of semiotic mediation in the construction of the function concept.". Trabalho apresentado em Eleventh Congress of the European Society for Research in Mathematics Education (CERME11), 2019.
    10.1063/1.4887677
  2. Subtil, Manuela (D614-129A-89EC); Domingos, A.. "The graphing calculator in the development of the mathematics curriculum in the 7th grade of basic education.". Trabalho apresentado em 13th International Conference on Technology in Mathematics Teaching – ICTMT 13, 2017.
  3. Subtil, Manuela (D614-129A-89EC); Domingos, A.. "The development of the Mathematics curriculum in basic education with technology". Trabalho apresentado em Tenth Congress of the European Society for Research in Mathematics Education (CERME10), 2017.
Resumo em conferência
  1. Subtil, M.. "As STEM no ensino a distancia (E@D) em tempo de confinamento da Covid-19". Lisboa, 2023.
    Publicado
  2. Subtil, Manuela (D614-129A-89EC). "Tarefas exploratórias no 4.º ano envolvendo pavimentações". Lisboa, 2022.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. "A tecnologia no desenvolvimento do currículo de Matemática no ensino básico - o contributo da Teoria da Mediação Semiótica". Doutoramento, Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, 2021.
  2. "A Experiência Veiga Simão na Matemática no terceiro e quartos anos". Mestrado, Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, 2013.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023/11/18 LITERACIA ESTATÍSTICA DE ALUNOS DO 7.º ANO EM CONTEXTO DE PANDEMIA COVID-19 EIEM 2023
(Aveiro, Portugal)
2023/10/28 Tarefas exploratórias envolvendo pavimentações no 4.º ano de escolaridade A Matemática nos primeiros anos
(Leiria, Portugal)
2023/07 As STEM no ensino a distancia (E@D) em tempo de confinamento da Covid-19
Escola Superior de Educação de Lisboa, do Instituto Politécnico de Lisboa (Portugal)
2022/07 Tarefas exploratórias no 4.º ano envolvendo pavimentações
Escola Superior de Educação de Lisboa, do Instituto Politécnico de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2021/11 A calculadora gráfica no desenvolvimento de capacidades matemáticas transversais com recurso à teoria da mediação semiótica
Instituto Politécnico de Santarém (Santarém, Portugal)
2021/09 Graphing calculator in the connection between geometry and functions with the contribution of semiotic mediation
(Dinamarca)
2020/11 As STEM no ensino a distância (E@D) em tempo de pandemia de Covid-19
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Trás-os-Montes, Portugal)
2019/11 A Calculadora Gráfica na Articulação dos Domínios de Geometria e Funções EIEM 2019 – Encontro de Investigação em Educação Matemática
Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática (SPIEM) (Alte - Algarve, Portugal)
2019/07 The semiotic mediation in the construction of the function concept with the graphing calculator. Encontro Ciência 2019
Fundação para a Ciência e a Tecnologia - FCT (Lisboa, Portugal)
2019/02 The graphing calculator as an instrument of semiotic mediation in the construction of the function concept Eleventh Congress of the European Society for Research in Mathematics Education (CERME11)
Utrecht University, Netherlands: Freudenthal Group & Freudenthal Institute, Utrecht University, Netherlands and ERME (Netherlands - Utrecht)
2018/11 A mediação semiótica com a calculadora gráfica na construção do conceito de função Encontro de Investigação em Educação Matemática (EIEM 2018)
Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática (SPIEM) (Coimbra, Portugal)
2018/07 The instrumental genesis in the demonstration of the pythagorean theorem 42nd Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education -PME42
Umeå University (Umeå , Suécia)
2018/04 A experiência pedagógica na matemática no âmbito da Reforma Veiga Simão (1972-1975) ProfMat 2018
Associação de Professores de Matemática (Almada, Portugal)
2018/04 A génese instrumental com a calculadora gráfica na demonstração do teorema de Pitágoras no 8.º ano de escolaridade XXIX Seminário de Investigação em Educação Matemática - SIEM
Associação de Professores de Matemática (Almada, Portugal)
2017/07 The graphing calculator in the development of the Mathematics curriculum in the 7th grade of basic Education 13th International Conference on Technology in Mathematics Teaching (ICMT13)
Ecole Normale Superieure de Lyon / Universite Claude Bernard Lyon 1: Institut Francais de L' Éducation. (Leon, França)
2017/07 Mathematics in Basic Education with the graphing calculator Encontro Ciência 2017
FCT- Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Lisboa, Portugal)
2017/02 The development of the mathematics curriculum in basic education with technology Tenth Congress of the European Society for Research in Mathematics Education (CERME10)
Institute of Education, Dublin City University, Ireland, and ERME (Dublin, Irlanda)
2015/06 A Experiência Veiga Simão na Matemática no terceiro e quarto anos (1972-1975) 28º Encontro Seminário Nacional de História da Matemática
Sociedade Portuguesa de Matemática (Mértola, Portugal)
2014/10 A Matemática na Reforma Veiga Simão (1972-75) 7.º Encontro Luso-Brasileiro de História da Matemática
Sociedade Portuguesa de Matemática (Óbidos, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2001/09/01 - 2002/08/31 Orientadora Pedagógica do Estágio do Ramo Educacional de Matemática da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias de Lisboa, na Escola Básica de 2.º e 3.º ciclos, Fragata do Tejo, Moita.
Orientador
Ensino de Matemática no 3.º C. do Ensino Básico e no Secundário (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade de Lisboa, Portugal
1999/09/01 - 2000/08/31 Orientadora Pedagógica do Estágio do Ramo Educacional de Matemática da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias de Lisboa, na Escola Básica de 2.º e 3.º ciclos, Fragata do Tejo, Moita.
Orientador
Ensino de Matemática no 3.º C. do Ensino Básico e no Secundário
Universidade de Lisboa, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2022/10 - 2022/11/20 EIEM 2022 - Encontro de Investigação em Educação Matemática 2022 (2022/11/19 - 2022/11/20)
Conferência (Membro da Comissão Científica)
Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2022/10 - 2022/11/20 EIEM 2022 - Encontro de Investigação em Educação Matemática 2022 (2022/11/19 - 2022/11/20)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2021/04 - 2021/05/22 International Seminar - Different approaches to STEM education" (2021/05/22 - 2021/05/22)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
2018/01 - 2018/04/07 SIEM 2018 - Seminário de Investigação em Educação Matemática (2024/04/06 - 2024/04/07)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
2018/01 - 2018/04/06 ProfMat 2018 - Encontro Anual de Professores de Matemática. (2018/04/04 - 2018/04/06)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Associação dde Professores de Matemática, Portugal

Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2024/01/25 - 2024/01/25 Dinamizadora do Webinar organizado pela Texas Instruments, intitulado, Apresentação de tarefas exploratórias realizadas no 7.º ano com calculadora gráfica TI-Nspire CX II-T. Neste Webinar foram apresentadas tarefas exploratórias realizadas no 7.º ano de escolaridade com a integração da calculadora gráfica TI-Nspire CX. Pretendeu-se mostrar uma dinâmica curricular inovadora num nível de ensino onde habitualmente este tipo de artefacto não é utilizado.
Outro

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2024/03/18 - 2024/07/26 Perspetivas Integradas sobre a Realidade Social Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2009 - 2012 Membro do Plano de Ação da Matemática II
Membro
Agrupamento de Escolas Fragata do Tejo, Portugal
2008 - 2009 Coordenadora do Plano de Ação da Matemática I
Coordenador
2006 - 2009 Membro do Plano de Ação da Matemática I
Membro
Agrupamento de Escolas Fragata do Tejo, Portugal

Tutoria

Tópico Nome do aluno
2024/01 - 2024/04 Prática de Ensino Supervisionada II (2.º ciclo)) Ana Carvalho
2024/01 - 2024/04 Prática de Ensino Supervisionada II (2.º ciclo) Catarina Fernandes
2024/01 - 2024/04 Prática de Ensino Supervisionada II (2.º ciclo) Ana Carolina Alexandre
2024/01 - 2024/04 Prática de Ensino Supervisionada II (2.º ciclo) Patrícia Baptista
2024/01 - 2024/01 Prática de Ensino Supervisionada II (2.º ciclo) Inês Pereira
2023/04 - 2023/06 Prática de Ensino Supervisionada II (1.º ciclo) Catarina Reis
2023/04 - 2023/06 Prática de Ensino Supervisionada II (1.º ciclo) Matilde Santos
2023/01 - 2023/04 Prática de Ensino Supervisionada II (2.º ciclo) Maria Ferreira
2023/01 - 2023/04 Prática de Ensino Supervisionada II (2.º ciclo) Carolina Santos
2023/01 - 2023/04 Prática de Ensino Supervisionada II (2.º ciclo) Mariana Quintão
2023/01 - 2023/04 Prática de Ensino Supervisionada II (2.º ciclo) Ana Rita Brito
2023/01 - 2023/04 Prática de Ensino Supervisionada II (2.º ciclo) Rita Elias
2023/01 - 2023/04 Prática de Ensino Supervisionada II (2.º ciclo) Rita Patrício
2023/01 - 2023/03 Prática de Ensino Supervisionada I Catarina Silva
2023/01 - 2023/03 Prática de Ensino Supervisionada I Maria Inês Falcão
2022/01 - 2023/03 Prática de Ensino Supervisionada I Maria Santos
2022/01 - 2022/03 Prática de Ensino Supervisionada I Catarina Reis
2022/01 - 2022/03 Prática de Ensino Supervisionada I Maria Jesus
2022/01 - 2022/03 Prática de Ensino Supervisionada I Rita Casimiro
Distinções

Outra distinção

2021 Louvor - n.º 572/2021 de 3 de novembro (Diário da República, 2.ª série - Parte C), prestado pelo Diretor do Agrupamento de Escolas Fragata do Tejo como reconhecimento do trabalho que desenvolvi enquanto Subdiretora do Agrupamento, entre 2017 e 2021.
Agrupamento de Escolas Fragata do Tejo, Portugal