Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Joana Ribeiro Casanova Pinto
Nomes de citação
- Casanova, Joana R.
- Joana Casanova
Identificadores de autor
- Ciência ID
- D61A-C443-E18B
- ORCID iD
- 0000-0003-0652-3438
- Google Scholar ID
- https://scholar.google.com/citations?user=d4GwAqEAAAAJ&hl=pt-PT
- Researcher Id
- Q-5301-2017
- Scopus Author Id
- 57195733637
Endereços de correio eletrónico
- joana.casanova@gmail.com (Profissional)
- joanacasanova@ie.uminho.pt (Profissional)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
- Ciências Sociais - Psicologia
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2022/12/05 - 2022/12/30
Concluído
|
Dilemas na Prática: Tomada de Decisão Profissional (Orientadores) - 20ª Edição (Outros)
Especialização em Psicologia
Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal
|
97% |
2017/03 - 2021/02/23
Concluído
|
Ciências da Educação (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Psicologia da Educação
Universidade do Minho, Portugal
"O Abandono de estudantes do Ensino Superior: Estudo de variáveis pessoais e contextuais [Dropout of Higher Education Students:
Study of personal and contextual variables]" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Very Good |
2007 - 2010
Concluído
|
Psicologia Clínica e da Saúde (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
"Talentos a Matemática e Estilos Cognitivos em Alunos do 7º ano de escolaridade do Grande Porto" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
16 valores |
2005 - 2007
Concluído
|
Psicologia (Licenciatura)
Universidade Fernando Pessoa Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
15 valores |
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2023/09/01 - Atual | Investigador (Investigação) | Universidade do Minho, Portugal |
Centro de Investigação em Educação (CIEd), Portugal | ||
2022/02/01 - 2023/08/31 | Pós-doutorado (Investigação) | Universidade do Minho, Portugal |
Universidade do Minho - Instituto de Educação, Portugal | ||
2017/03/01 - 2022/01/31 | Investigador (Investigação) | Universidade do Minho, Portugal |
Centro de Investigação em Educação (CIEd), Portugal | ||
2019/05/01 - 2019/07/31 | Investigador visitante (Investigação) | Universidad de Oviedo - Facultad de Psicologia, Espanha |
2018/01/02 - 2018/02/02 | Investigador visitante (Investigação) | Universidad de Oviedo - Facultad de Psicologia, Espanha |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2022/09/01 - Atual | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidade do Minho - Instituto de Educação, Portugal |
2022/02/01 - 2022/07/31 | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidade Católica Portuguesa Centro Regional de Braga, Portugal |
2021/08 - 2021/10 | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidade do Minho - Instituto de Educação, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2021/05 - Atual | Formadora acreditada pelo CCPFC (CCFPC/RFO-41039/21), nos domínios: A158 Psicologia, B112 Psicologia da Educação, B110 Metodologias de Investigação em Educação | Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, Portugal |
2010/07 - Atual | Formadora certificada pelo IEFP (EDF 539278/2010 DN) | Instituto do Emprego e Formação Profissional, Portugal |
2013/04 - 2017/03 | Psychologist | Psychiatry and Psychology Practice, Portugal |
2011/12 - 2012/12 | Psychologist - internship to access Portuguese Psychology Order | Clínica Pedagógica de Psicologia, Portugal |
Universidade Fernando Pessoa, Portugal | ||
2008/10 - 2009/07 | Psychologist - curricular internship | Escola Secundária com 3.º Ciclo do Ensino Básico de Gondomar, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2021/11 - 2022/01 | Plataforma Hello: Plataforma inteligente para o combate ao insucesso escolar [Hello Platform: Smart platform to reduce school
failure]
Investigador
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
|
Agência Nacional de Inovação SA
Em curso
|
2021/03 - 2021/09 | SmartArt - Self-Regulated Learning in SmartArt
Investigador
Centro de Investigação em Educação (CIEd), Portugal
|
European Commission
Em curso
|
2017/03 - 2021/02/23 | O abandono de estudantes do Ensino Superior: Estudo de variáveis pessoais e contextuais [The dropout of Higher Education students:
Study of personal and contextual variables]
SFRH/BD/117902/2016
Bolseiro de Doutoramento
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2021/03/01 - 2023/08/31 | Educational Common Spaces. Passing through enclosures and reversing inequalities
Universidade do Minho, Portugal
|
European Commission
Em curso
|
2022/02/01 - 2022/08/31 | SMOOTH: Educational Common Spaces. Passing through enclosures and reversing inequalities
Bolseiro de Pós-Doutoramento
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
|
Horizon 2020
Em curso
|
2021/03/01 - 2021/06/30 | CARE - Cuidar, Agir, Responsabilizar, Educar [CARE - Caring, Acting, Accountable, Educating]
PT/2019/FAMI/441
Formadora [Trainer]
Cruz Vermelha Portuguesa, Portugal
|
Alto Comissariado para as Migrações
Em curso
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2024/09 - Atual | Empowering Digital Competences of Teachers with Designing Digital Learning Materials Through Gamification
2022-1-TR01-KA220-HED-000089215
Investigador
Centro de Investigação em Educação (CIEd), Portugal
|
Erasmus
Em curso
|
2018/01 - 2020/12 | SUnStAR - Supporting University Students At-Risk of Dropping Out
2017-1-PT01-KA203-035840
Outra
|
Erasmus Plus
Concluído
|
2015/09 - 2019/01 | ObservatoriUM - Observatório dos Percursos Académicos dos Estudantes da UMinho [Observatory of Academic Pathways for UMinho
Students]
UM 2015-2019
Investigador
|
|
2010 - 2011 | Observação da Segurança e Impacto de Medidas de Intervenção na Cidade do Porto (2ªFase) [Observation of the Safety and Impact
of Intervention Measures in the City of Porto (2nd Phase)]
Investigador
Universidade do Porto Faculdade de Direito, Portugal
|
Concluído
|
2008/05 - 2008/07 | Observação da Segurança e Impacto de Medidas de Intervenção na Cidade do Porto (2ªFase) [Observation of the Safety and Impact
of Intervention Measures in the City of Porto (1st Phase)]
Investigador
|
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de livro |
|
Tese / Dissertação |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2025/02/07 | Academic stressors in first-year higher education students | Academic Success in Higher Education 2025 (CASHE 2025)
ISEP (Porto, Portugal)
|
2025/02/07 | Scale of aspirations in accessing and attending Higher Education: An exploratory study | Academic Success in Higher Education 2025 (CASHE 2025)
ISEP (Porto, Portugal)
|
2025/02/07 | Sociodemographic profile and challenges of permanence in technical courses at EJA-EPT: An exploratory study at IFFLUMINENSE | Academic Success in Higher Education 2025 (CASHE 2025)
ISEP (Porto, Portugal)
|
2025/02/07 | Community of practice for attendance in Higher Education (+Attendance) | Academic Success in Higher Education 2025 (CASHE 2025)
ISEP (Porto, Portugal)
|
2025/02/07 | Community of practice in formative assessment and feedback - CoP_Feedback Sónia Caridade, Olga Cunha, Marlene Matos, Pedro Albuquerque, João Tiago Oliveira, Joana Casanova, Carina Soares-Cunha, Margarida Santos | Academic Success in Higher Education 2025 (CASHE 2025)
ISEP (Porto, Portugal)
|
2024/11/29 | Como prevenir el abandono académico en 1er ano de Educación Superior [How to prevent academic dropout in the 1st year of Higher Education]. In L.S. Almeida (Coord.), Symposium Contextos Promotores do Desenvolvimento e do Sucesso Académico em Estudantes do Ensino Superior [Contexts that Promote Academic Development and Success in Higher Education Students]. | X Congreso Internacional en Contextos Psicológicos, Educativos y de la Salud
Universidad de Almeria (Sevilha, Espanha)
|
2024/09/28 | Construção de um Questionário Transcultural de Motivos de Abandono do Ensino Superior (QMA_ES) [Development of a Transcultural Questionnaire of Motives for Higher Education Dropout]. In A. Bernardo (Coord.), ADIPSIEDUC: Conectando Investigadores en Psicología y Educación [ADIPSIEDUC: Connecting Researchers in Psychology and Education] | 2.º CIIPEE - Congresso Internacional de Investigação e Intervenção em Psicologia Escolar e da Educação
Adipsieduc (Lisboa, Portugal)
|
2024/09/28 | Proposta de ação para a promoção da permanência de estudantes universitários [Proposal for action to promote the permanence of university students] | 6.º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses/ XIII Congresso Ibero-americano de Psicologia
Ordem dos Psicólogos Portugueses (Lisboa, Portugal)
|
2024/09/26 | Avaliação retrospetiva da experiência de stress durante a pandemia e sua diferenciação em função de caraterísticas pessoais dos estudantes [Retrospective evaluation on stress experience during the pandemic and its differentiation based on the personal characteristics of students] | 6.º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses/ XIII Congresso Ibero-americano de Psicologia
Ordem dos Psicólogos Portugueses (Lisboa, Portugal)
|
2024/09/26 | Motivos e trajetórias de abandono de estudantes de Engenharia[Motives and trajectories of engeneering students] | 6.º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses/ XIII Congresso Ibero-americano de Psicologia
Ordem dos Psicólogos Portugueses (Lisboa, Portugal)
|
2024/09/26 | Cuidar da Rede Cruz Vermelha após Eventos de Massas: O caso das Jornadas Mundiais da Juventude [Caring for the Red Cross network after mass events: The case of World Youth Day] | 6.º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses/ XIII Congresso Ibero-americano de Psicologia
Ordem dos Psicólogos Portugueses (Lisboa, Portugal)
|
2024/09/26 | Cognitive-behavioral therapies for PTSD: Exploring new formats | 6.º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses/ XIII Congresso Ibero-americano de Psicologia
Ordem dos Psicólogos Portugueses (Lisboa, Portugal)
|
2024/07/10 | Sucesso académico de estudantes do 1.º ano do Ensino Superior [Academic Success of 1st year of Higher Education Students] | II Fórum de Inovação Pedagógica [II Forum on Pedagogical Innovation]
Universidade de Trás-os-Montes (Vila Real, Portugal)
|
2023/09/01 | Avaliação da intenção de abandono do Ensino Superior: validade e precisão de uma escala [Assessment of the dropout intention of higher education: validity and accuracy of a scale]. In J. Casanova (Coord.), Desafios da Retenção e Inclusão no Ensino Superior [Challenges of Retention and Inclusion in Higher Education]. | XVII Congreso Internacional Galego Portugués de Psicopedagogía / IV Congreso de la Asociacion Científica Internacional de
Psicopedagogía
Universidad A Coruña (Espanha)
|
2023/08/31 | Envolvimento, autoeficácia e sucesso académico em estudantes do 1º ano do ensino superior [Engagement, self-efficacy and academic success in first-year university students ]. In Evely Evely Boruchovitch (Coord.), Sucesso académico no Ensino Superior: o papel das variáveis psicológicas [Academic Success in Higher Education: the role of psychological variables]. | XVII Congreso Internacional Galego Portugués de Psicopedagogía / IV Congreso de la Asociacion Científica Internacional de
Psicopedagogía
Universidad A Coruña (Espanha)
|
2023/08/31 | Adaptação académica no 1.º ano ao Ensino Superior: análise diferencial de estudantes por área científica e sexo [Academic Adaptation in first-year students: diferential analysis considering scientific area and sex]. In L. S. Almeida (Coord.), Intervir para reduzir as taxas de insucesso no Ensino Superior [Intervening to reduce faillure rates in Higher Education]. | XVII Congreso Internacional Galego Portugués de Psicopedagogía / IV Congreso de la Asociacion Científica Internacional de
Psicopedagogía
Universidad A Coruña (Espanha)
|
2023/06/26 | Educational commons spaces: communing practices as a way through conflict resolution | CIPE 2023 - XI International Congress of Psychology and Education
Universitat de València (Valencia, Espanha)
|
2023/06/26 | Como prevenir el abandono académico en 1er ano de Educación Superior [How to prevent academic dropout in the 1st year of Higher Education]. In A. Bernardo (Coord.), El fenómeno del abandono universitario. Modelos explicativos y experiencias de intervención [The phenomenon of University Dropout. Explanatory models and intervention experiences] | CIPE 2023 - XI International Congress of Psychology and Education
Universitat de València (Valencia, Espanha)
|
2023/06/26 | ¿Influye la satisfacción con el grado cursado en la intención de abandono, el engagement y el uso de estrategias de autorregulación del aprendizaje? [Does satisfaction with the degree course have an influence on intention to drop out, engagement and the use of self-regulation strategies? self-regulation strategies?] | CIPE 2023 - XI International Congress of Psychology and Education
Universitat de València (Valencia, Espanha)
|
2023/05/05 | Simpósio "Instrumentos de Avaliação Psicológica de estudantes e diplomados do Ensino Superior" [Symposium "Psychological Assessment Instruments for Higher Education Students and Graduates] | XI Congresso AIDAP
AIDAP (Faro, Portugal)
|
2023/05/05 | Avaliação precoce do risco de abandono do Ensino Superior: proposta de um instrumento de screening [Early assessment of the risk of dropping out of Higher Education: proposal of a screening instrument] In Casanova, J., Simpósio "Instrumentos de Avaliação Psicológica de estudantes e diplomados do Ensino Superior" [Symposium "Psychological Assessment Instruments for Higher Education Students and Graduates"] | XI Congresso AIDAP
AIDAP (Faro, Portugal)
|
2023/03/07 | Abandono do Ensino Superior: da compreensão à intervenção [Dropping out of Higher Education: from understanding to intervention] | + Sucesso, - Abandono. Conhecer, Prevenir, Intervir
IPCA - Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (Portugal)
|
2023/02/15 | SMOOTH: O "Clube das Crianças": os desafios da partilha, colaboração e cuidado num contexto de educação não formal [SMOOTH - The 'Children's Club': the challenges of sharing, collaboration and care in a context of non-formal education] | Diálogos Luso-Brasileiros de Infância e Pesquisa
Instituto de Educação, Universidade do Minho (Portugal)
|
2022/09/29 | Secondary Traumatic Stress (STS) in First Responders (FRs): Prevalence and Predictors in a Portuguese Red Cross sample | 5.º Congresso Ordem dos Psicólogos Portugueses
Ordem dos Psicólogos Portugueses (Aveiro, Portugal)
|
2022/09/28 | Preditores do insucesso escolar no ensino básico e secundário: Resultados de uma revisão sistemática [Predictors of school failure in primary and secondary education: Results of a systematic review] | 5.º Congresso Ordem dos Psicólogos Portugueses
Ordem dos Psicólogos Portugueses (Aveiro)
|
2022/09/15 | Projeto Smooth - Perspetivas de técnicos de educação não formal acerca da educação como Bem comum e da Inclusão Social Ativa [Smooth Project - Non-formal education practitioners' perspectives on education as a common good and active social inclusion] |
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (Lisboa, Portugal)
|
2022/09/15 | Projeto Smooth: Investigando o potencial do bem comum na educação para reverter as desigualdades sociais de crianças e jovens [Smooth Project: Investigating the potential of the common good in education to reverse social inequalities for children and young people] | XVI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (Lisboa, Portugal)
|
2022/09/12 | Gramáticas da participação das crianças num contexto de educação não formal: o Projeto SMOOTH [Grammars of children's participation in a non-formal education context: the SMOOTH project] | IV Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação A Educação como um bem público – políticas, tendências e controvérsias
[IV International Colloquium on Social Sciences of Education Education as a public good - policies, trends and controversies]
Instituto de Educação, Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2022/09/09 | Instrumento de Screening de estudantes em risco de abandono do Ensino Superior [ Screening Instrument for students at risk of dropping out of Higher Education]. In A. Pontes Jr (Coord.), Simpósio: Instrumentos de Avaliação Symposium Symposium: Evaluation Instruments] | I Congresso Internacional de Investigação e Intervenção em Psicologia Escolar e da Educação [I International Congress on Research
and Intervention in School and Educational Psychology]
ADIPSIEDUC, ISPA, UnB (Braga, Portugal)
|
2022/09/09 | Potencialidades de um sistema de gestão escolar: Proposta de um modelo de registo de ocorrências [Potentialities of a school management system: Proposal of an occurrence registration model] | Universidade do Minho
ADIPSIEDUC, ISPA, UnB (Braga, Portugal)
|
2022/08/29 | Prolonged Exposure (PE), Cognitive Processing Therapy (CPT), EMDR, and Medication for PTSD: What may predict First Responders' choice? | 5.º Congresso Ordem dos Psicólogos Portugueses
Ordem dos Psicólogos Portugueses (Aveiro)
|
2022/08/17 | Desafios da investigação: Fazer avançar o conhecimento na Psicologia e na Educação [Research Challenges: Advancing knowledge in Psychology and Education] | IV Congresso Brasileiro de Psicologia Positiva
Associação Brasileira de Psicologia Positiva (Porto Alegre, Brasil)
|
2022/08/12 | Rendimento, permanência e abandono académico em estudantes do 1.º ano do Ensino Superior [Achievement, permanence and academic dropout in 1st year Higher Education students]. In A. Osti (Coord.), Simpósio Vivências e sucesso no Ensino Superior [Symposium Experiences and success in Higher Education] | 4.º Congresso Internacional Psicologia, Educação e Cultura
ISPGAYA (Vila Nova de Gaia, Portugal)
|
2022/08/09 | Abandono académico de estudantes do Ensino Superior: da compreensão à intervenção [Academic dropout of students in Higher Education: from understanding to intervention]. In J. Casanova (Coord.), Abandono de Estudantes do Ensino Superior: Estudos Internacionais [Higher Education Dropout: International Studies] | I Congresso Internacional de Investigação e Intervenção em Psicologia Escolar e da Educação [I International Congress on Research
and Intervention in School and Educational Psychology]
ADIPSIEDUC, ISPA, UnB (Braga, Portugal)
|
2022/08/08 | Fomentando la adaptación y el éxito de los alunos: una iniciativa com alumnado de 1er año [Fostering student adaptation and success: an initiative with 1st year students]. In A. Bernardo (Coord.), Simpósio Abandono do Ensino Superior: Um processo contínuo de desvinculação institucional dos estudantes [Symposium Higher Education Dropout: An ongoing process of institutional disengagement of students] | I Congresso Internacional de Investigação e Intervenção em Psicologia Escolar e da Educação [I International Congress on Research
and Intervention in School and Educational Psychology]
ADIPSIEDUC, ISPA, UnB (Braga, Portugal)
|
2022/04/07 | Promoting adaptation and success of first-year students | CASHE - Conference Academic Success in Higher Education
Instituto Superior de Engenharia do Porto (Porto, Portugal)
|
2021/11/18 | Contributos das práticas pedagógicas e institucionais na prevenção do abandono do Ensino Superior [Contributions of pedagogical and institutional practices in preventing higher education dropout]. In L.S. Almeida (Coord.) Simpósio "Tomando os estudantes e as suas necessidades na planificação do ensino [Taking students and their needs into teaching planning] | III Congresso Internacional de Innovación Docente e Investigación en Educación Superior
Universidad de Almeria (Madrid, Espanha)
|
2021/09/19 | Abandono de estudantes do Ensino Superior e pandemia: Riscos e oportunidades [Higher Education Student Dropout and Pandemic: Risks and Opportunities] | II Congresso em Cognição, Aprendizagem e Avaliação Educacional - CONCAVE
Universidade Estadual do Ceará (Brasil)
|
2021/09/03 | Abandono de estudantes do ensino superior: Motivos e trajetórias em estudantes de engenharia [Higher education student dropout: Motives and trajectories in engineering students]. In A. M. Araújo (Coord.) Simpósio "Adaptação em estudantes do ensino superior: Correlatos e consequências" [Adaptation in Higher Education Students: Correlates and Consequences]. | XVI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2021/09/02 | Autoeficacia e intención de abandono en estudiantes del primero año [Self-efficacy and dropout intention of first-year students]. In A. Bernardo (Coord.) Simpósio "Variables asociadas a la intención de abandono de los estudios universitarios" [Variables associated with the university dropout intentions] | XVI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2020/11 | Estrategias de autorregulación del aprendizaje como variables de influencia en el cambio de titulación universitaria [Strategies for learning self-regulation as variables of influence on the change of degree] | VI International Congress on Psychological, Educational and Health Contexts
University of Almeria
|
2020/10/30 | Expectativas sobre la titulación, ¿Cómo afectan a la intención de abandono [Expectations about the degree, how do they affect the dropout intention]. In A. Bernardo (Coord.), Simposyum “Factores académicos y sociales ¿Cómo afectan al abandono universitario?” [Academic and social factors. How does it affect university dropout?] | 8th International Congress of Educational Sciences and Development
Universidad de Granada (Pontevedra, Espanha)
|
2020/10/30 | Agotamiento académico y riesgo de abandono en los estudiantes del primer año de Educación Superior [Academic exhaustion and risk of dropout among students in the first year of Higher Education] | 8th International Congress of Educational Sciences and Development
Universidad de Granada (Pontevedra, Espanha)
|
2020/07/24 | Abandono de estudantes do 1.º ano do Ensino Superior [Dropout of 1st-year students of Higher Education] | I Seminário Internacional: Os estudantes do Ensino Superior [I International Seminar: The Higher Education Students]]
Universidade do Minho - Instituto de Educação (Portugal)
|
2020/01/09 | Fomento del aprendizaje cooperativo a través de herramientas virtuales para la prevención del abandono universitario [Promotion of cooperative learning through virtual tools to prevent university dropout] | XIX Jornadas Internacionales de Psicologia Educacional
Universidad de Concepción (Concepción, Chile)
|
2019/09/10 | Fatores associados à permanência e ao abandono de estudantes do 1.º ano do Ensino Superior [Factors associated with the permanence and dropout of students in the 1st year of Higher Education] | VII Seminário Internacional “Cognição, Aprendizagem e Desempenho” / II Colóquio Internacional de Psicologia Escolar.
Institute of Education, University of Minho (Braga, Portugal)
|
2019/09/10 | Formación online y tutorización presencial para la elaboración de los TFG: Implementación y eficacia de una intervención desarrollada [Online training and face-to-face tutoring for TFG preparation: Implementation and effectiveness of an intervention developed] | VII Seminário Internacional “Cognição, Aprendizagem e Desempenho” / II Colóquio Internacional de Psicologia Escolar.
Instituto de Educação, Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2019/09 | Identificação precoce de estudantes em risco de abandono do Ensino Superior [Early identification of students at risk of dropping out of Higher Education]. In Silvia Rivas (Coord.) Simposyum Adaptação e sucesso académico em universitários do 1.º ano [Adaptation and academic success in 1st year university students] | XV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogía.
Universidade da Corunha (Corunha, Espanha)
|
2019/04/25 | Impacto en el rendimento académico: permanencia y abandono en 1.º año de la educación superior [Impact on academic performance: Permanence and dropout in the 1st year of higher education]. In Ana Bernardo (Coord.), Simposyum Determinantes del compromiso y permanencia en la universidad [Determinants of commitment and permanence in the university] | 7th International Congress of Educational Sciences and Development
Universidade de Granada (Granada, Espanha)
|
2019/04/25 | Trabajando en equipo: La integración social y su importancia en la permanencia [Working as a team: Social integration and its importance in permanence.]. In A. Bernardo (Coord.), Simposyum Determinantes del compromiso y permanencia en la universidad [Determinants of commitment and permanence at university] | 7th International Congress of Educational Sciences and Development
Universidade de Granada (Granada, Espanha)
|
2019/01/25 | Variáveis associadas à permanência e abandono do Ensino Superior [Variables associated with the permanence and dropout of Higher Education] | III Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Lisboa, Portugal)
|
2018/11 | Por qué abandonan los estudiantes universitarios? Construcción de un cuestionario de los Motivos Explicativos del abandono en la Enseñanza Superior [Why should university students drop out? Construction of a survey of the Explanatory Motives for Higher Edycation Dropout] | V Congreso Internacional en Contextos Psicológicos, Educativos y de la Salud
Universidade de Almeria (Madrid, Espanha)
|
2018/07 | Prevenção do Abandono no Ensino Superior: Contributos das práticas pedagógicas e institucionais [Prevention of Dropout in Higher Education: Contributions of pedagogical and institutional practices] | CNaPPES.18 - 5.º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2018 | Questionário de Expectativas Académicas: Construção e validação de uma versão reduzida (QEAr) [Academic Expectations Questionnaire: Construction and validation of a reduced version (QEAr)]. In L. S. Almeida (Coord.) Simposyum Avaliação psicológica em estudantes do Ensino Superior: Constructos e validação de instrumentos [Psychological assessment in Higher Education students: Constructs and instrument validation] | X Congresso Ibero-americano de Diagnóstico e Avaliação Psicológica
AIDAP - Associação Iberoamericana de Diagnóstico e Avaliação Psicológica (Coimbra, Portugal)
|
2018 | Questionário de Motivos de Abandono do Ensino Superior [Questionnaire on motives for drop out Higher Education]. In D. S. Fleith (Coord.) Simposyum Instrumentos de Avaliação Psicológica no Contexto do Ensino Superior [Psychological Assessment Instruments in the Context of Higher Education] | X Congresso Ibero-americano de Diagnóstico e Avaliação Psicológica
AIDAP - Associação Iberoamericana de Avaliação Psicológica (Coimbra)
|
2018 | Abandono en la enseñanza superior: La importancia da autoeficacia en la intención de abandono en estudiantes del primero año [Dropout in higher education: The importance of self-efficacy in dropout intention in first-year students]. In Ellian Tuero (Coord.) Simpósio ¿Cómo prevenir el abandono académico? Nuevas formas de aprender en el EEES [How to prevent academic dropout? New ways to learn in the EHES] | X Congresso Ibero-americano de Diagnóstico e Avaliação Psicológica
AIDAP - Associação Iberoamericana de Avaliação Psicológica (Coimbra)
|
2018 | Prevenção do Abandono no Ensino Superior: contributos do Psicólogo nas instituições Higher Education Dropout prevention: Psychologist contributions in institutions] | XIV Colóquio Internacional de Psicologia e Educação
ISPA – Instituto Universitário. (Lisboa, Portugal)
|
2018 | Autoeficácia em estudantes do 1.º ano do Ensino Superior e intenção precoce de abandono [Self-efficacy in 1st year students of Higher Education and early intention to drop out]. In Carlos Saiz (Coord.) Simpósio Transição, adaptação, sucesso e permanência no Ensino Superior [Symposium Transition, adaptation, success and permanence in Higher Education] | VI Seminário Internacional do GICAD/X Colóquio de Psicologia Escolar
CIEd – Centro de Investigação em Educação, Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2018 | Alumnado de primer año de la educación superior: Factores de riesgo y abandono [First-year students of higher education: Factors of risk and dropout]. In Ana Bernardo(Coord.) Simpósio El Estudiante Universitario del Siglo XXI [Symposium The University Student of the XXI Century] | VI International Congress of Educational Sciences and Development
Universidade de Granada (Setúbal, Portugal)
|
2018 | Exaustão emocional e risco de abandono em estudantes do 1.º ano do Ensino Superior [Emotional exhaustion and risk of dropout in 1st year students of Higher Education]. In Marucia Bardagi (Coord.) Simpósio Relações entre carreira e saúde/adoecimento no ensino superior: Experiências de Brasil e Portugal [Symposium Relationship between career and health/illness in higher education: Experiences from Brazil and Portugal] | VI International Congress of Educational Sciences and Development
Universidade de Granada (Setúbal, Portugal)
|
2018 | O consumo de álcool em estudantes do 1.º ano do Ensino Superior: Padrões de consumo e risco de abandono [Alcohol consumption in 1st year students of Higher Education: Consumption patterns and risk of dropout]. In Leandro S. Almeida (Coord.) Simpósio Comportamentos de risco na adaptação académica dos estudantes ao Ensino Superior: Caraterização e intervenção [Symposium Risk behaviors in students' academic adaptation to Higher Education: Characterization and intervention] | VI International Congress of Educational Sciences and Development
Universidade de Granada (Setúbal, Portugal)
|
2018 | A Psicologia da Educação no Ensino Superior: Contributos à análise e prevenção do fenómeno do abandono [Psychology of Education in Higher Education: Contributions to the analysis and prevention of the dropout phenomenon] | Encontro das Especialidades: Três Especialidades de uma só Psicologia
OPP - Ordem dos Psicólogos Portugueses (Almada)
|
2017/07 | A integração dos estudantes do ensino superior: Dificuldades antecipadas [The integration of higher education students: Anticipated difficulties] | CNaPPES.17 – 5.º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior
IPS - Instituto Politécnico de Setúbal (Setúbal, Portugal)
|
2017 | Identificación de factores de riesgo en la adaptación de los alumnos de 1er año de la educación superior [Identification of risk factors in students adaption to Higher Education]. In L. S. Almeida (Coord.), Simposyum Transición y adaptación a la educación superior: las necesidades personales y el apoyo institucional al alumnado [Transition and adaptation to higher education: Personal needs and student institutional support] | I Congreso Internacional de Psicología, Salud y Educación
Universidade de Oviedo (Oviedo, Espanha)
|
2017 | Abandono no Ensino Superior: Intenções que denunciam um processo precoce de desvinculação [Dropout in Higher Education: Intentions that denounce an early process of disengagement] | II Conferência Internacional da ADIPSIEDUC
ADIPSIEDUC - Associação para o Desenvolvimento da Investigação em Psicologia da Educação (Gondomar, Portugal)
|
2017 | Ainda agora cheguei...: Intenções de abandono no Ensino Superior após as primeiras semanas de aulas [I have just arrived...: Dropout intentions in Higher Education after the first weeks of classes] | III Seminário Ser Diplomado do Ensino Superior: Escolhas, Percursos e Retornos.
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2017 | Envolvimento académico em estudantes do 1.º ano do Ensino Superior [Academic engagement in students of the 1st year of Higher Education]. Francisco Peixoto (Coord.) Simpósio Componentes afetivas nos processos educativos [Symposium Affective components in educational processes] | 5th International Congress of Educational Sciences and Development
Universidade de Granada (Santander, Espanha)
|
2017 | El abandono de los estudios en educación superior: Medidas preventivas [The dropout of studies in higher education: Preventive measures]. Ana Bernardo (Coord.), Simposio Estudio y prevención del abandono en la Educación Superior [Symposium Study and prevention of dropout in Higher Education] | 5th International Congress of Educational Sciences and Development
Universidade de Granada (Santander, Espanha)
|
2016 | Diversidade de públicos no Ensino Superior: Antecipando riscos na qualidade da adaptação e do sucesso académico em estudantes do 1.º ano [Diversity of audiences in Higher Education: Anticipating risks in the quality of adaptation and academic success in 1st year students | IV Seminário Internacional Cognição, Aprendizagem e Desempenho [IV International Seminar Cognition, Learning and Performance]
Universidade do Minho - Instituto de Educação (Braga, Portugal)
|
2016 | Dificuldades antecipadas pelos estudantes na transição para o Ensino Superior [Difficulties anticipated by students in the transition to Higher Education] | IV Seminário Internacional Cognição, Aprendizagem e Desempenho [IV International Seminar Cognition, Learning and Performance]
Universidade do Minho - Instituto de Educação (Braga, Portugal)
|
2015 | Procesos cognitivos y aprendizaje en adolescentes portugueses [Cognitive processes and learning in Portuguese adolescents] | 3rd International Congress of Educational Sciences and Development
Universidad de Granada (Granada, Espanha)
|
2015 | Pensamento Crítico: Metodologia e instrumentos de avaliação [Critical Thinking: Methodology and Assessment Instruments] | III Seminário Internacional Cognição, Aprendizagem e Desempenho [III International Seminar Cognition, Learning and Performance]
Universidade do Minho - Instituto de Educação (Braga, Portugal)
|
2014 | High School Students’ goal autonomy and control striving for educational goals | 2nd International Congress of Educational Sciences and Development
Universidad de Granada (Granada, Espanha)
|
2014 | Inteligência e rendimento académico: Avaliar para intervir na aprendizagem [Intelligence and academic performance: Assessment to learning intervention] | 2nd International Congress of Educational Sciences and Development
Universidad de Granada (Granada, Espanha)
|
2013 | Diferenças em função do sexo no rendimento escolar a matemática e na autoavaliação em alunos(as) com alta habilidade para a matemática [Gender differences on academic achievement and on mathematics and self-assessment in students with high ability in mathematics] | Congresso Internacional ANEIS 2013-Sobredotação: desafios do ensino-aprendizagem em diferentes contextos [International Congress
ANEIS 2013 - Giftedness: Challenges of teaching-learning in different contexts]
Universidade do Porto - FPCEUP (Porto, Portugal)
|
2013 | Alta habilidade para a matemática, estilos cognitivos e rendimento escolar a matemática [Mathematic high abilities, cognitive styles and mathematic academic achievement] | XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2013 | Estilos cognitivos e rendimento escolar a matemática [Cognitive styles and mathematic academic achievement] | 1.º Congresso Internacional de Psicologia, Educação e Cultura [1st International Congress on Psychology, Education and Culture]
ISPGAYA (Vila Nova de Gaia, Portugal)
|
2006 | Humor: a importância de sorrir [Humor: The importance of smiling] | I Encontro em Psicologia Positiva [I Meeting in Positive Psychology]
Universidade Fernando Pessoa (Porto, Portugal)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2024/12 - Atual | Conquistando o sucesso académico de estudantes em acolhimento residencial no ensino superior [Attaining Academic Success for
Students in Residential Care in Higher Education]
Orientador de Rita Rodrigues
|
Ciências da Educação, área de Psicologia da Educação (Doutoramento)
Universidade do Minho - Instituto de Educação, Portugal
|
2024/09/01 - Atual | Cidadania e Valores Humanirários: o projeto Education+ da Cruz Vermelha Portuguesa [Citizenship and Humanitarian Values: The
Education+ Project of the Portuguese Red Cross]
Orientador de Mariana Sofia Alves Machado
|
Estudos da Criança (Mestrado)
Universidade do Minho - Instituto de Educação, Portugal
|
2024/09/01 - Atual | O engajamento dos estudantes dos cursos técnicos integrados da EJA-EPT do IFFluminense [The Engagement of Students in the
Integrated Technical Courses of EJA-EPT at IFFluminense]
Orientador de Saionara Rosa da Cruz
|
Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política (Doutoramento)
Universidade Estadual do Norte Fluminense - Centro de Ciências do Homem, Brasil
|
2024/09/01 - Atual | A adoção do ensino híbrido no período pós-pandémico: Um estudo com professores de instituições portuguesas de Ensino Superior
[The Adoption of Hybrid Learning in the Post-Pandemic Period: A Study with Academics from Portuguese Higher Education Institutions]
Orientador
|
Ciências da Educação, Tecnologia Educativa (Doutoramento)
Universidade do Minho - Instituto de Educação, Portugal
|
2024 - Atual | O papel da educação emocional na transformação do ethos social: análise de uma comunidade educativa [The role of emotional
education in transforming the social ethos: An analysis of an educational community]
Orientador
|
Estudos da Criança (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2023 - Atual | Influência percebida da família no bem-estar e nas vivências académicas de jovens ingressantes no contexto universitário [Perceived
influence of family on the well-being and academic experiences of young university entrants]
Orientador
|
Ciências da Educação, área de Psicologia da Educação (Doutoramento)
Universidade do Minho - Instituto de Educação, Portugal
|
2024/01 - 2024/12/11 | Estilos de socialização parental: Um estudo sobre as perceções dos filhos [Parenting socialization styles: A study on children's
perceptions]
Orientador de Célia Andreia Alves Neto Estilos
|
Estudos da Criança (Mestrado)
Universidade do Minho - Instituto de Educação, Portugal
|
2024/04/01 - 2024/12/05 | Stressores académicos de estudantes do 1.º ano do Ensino Superior [Academic Stressors of First-Year Higher Education Students]
Orientador de Diana Nienaber
|
Educação [Education] (Iniciação científica)
Universidade do Minho, Portugal
|
2024/01/23 - 2024/01/23 | A família enquanto espaço de desenvolvimento vocacional: O olhar de jovens universitários acerca das vivências na infância
[The family as a space for vocational development: young university students‘ perspectives on childhood experiences]
Coorientador de Joseneilde Maria de Assunção
|
Estudos da Criança (Mestrado)
Universidade do Minho - Instituto de Educação, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2023/05 - 2023/09 | V Conferência Internacional da ADIPSIEDUC. Psicologia da Educação e Objetivos do Desenvolvimento Sustentável [V International Conference of ADIPSIEDUC. Educational Psychology and Sustainable Development Goals.] (2023/09/04 - 2023/09/04) | ADIPSIEDUC - Associação para o Desenvolvimento da Investigação em Psicologia da Educação, Portugal |
2020/11/30 - 2021/09/30 | XVI Congresso Galego-Português de Psicopedagogía [XVI Galician-Portuguese Congress of Educational Psychology] (2021/09/01 - 2021/09/03)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Minho, Portugal |
2018/03/01 - 2018/07/30 | VI Seminário Internacional "Cognição, Aprendizagem e Desempenho" / X Colóquio de Psicologia Escolar [VI International Seminar
"Cognition, Learning and Performance" / 10th Colloquium on School Psychology] (2018/06/28 - 2018/06/29)
Seminário (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Minho - Instituto de Educação, Portugal |
2017/06/01 - 2017/10/30 | V Seminário Internacional "Cognição, Aprendizagem e Desempenho" [V Internacional Seminar "Cognition, Learning and Performance"] (2017/09/14 - 2017/09/15)
Seminário (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Minho - Instituto de Educação, Portugal |
2017/04/01 - 2017/07/31 | III Seminário Ser Diplomado do Ensino Superior: Escolhas, Percursos e Retornos [III Seminar
Being a Higher Education Graduate: Choices, Paths and Outcomes] (2017/06/09 - 2017/06/09)
Seminário (Presidente da Comissão Organizadora)
|
|
2016/06/01 - 2016/10/30 | II Seminário "Ser Estudante do Ensino Superior: As respostas institucionais à diversidade de públicos" [II Seminar "Being
a Higher Education Student: Institutional responses to the diversity of audiences"] (2016/09/09 - 2016/09/09)
Seminário (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Minho, Portugal |
2016/05/01 - 2016/09/30 | IV Seminário Internacional "Cognição, Aprendizagem e Desempenho" [IV International Seminar "Cognition, Learning and Performance"] (2016/07/21 - 2016/07/23)
Seminário (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Minho - Instituto de Educação, Portugal |
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2019/10/23 - Atual | Conferences about Doctoral education.
Seminário
|
Doctoral education in the 21st century: Aims, challenges and ways forward
Universidade do Minho, Portugal
|
2025/03/11 - 2025/03/11 | Dinamização do workshop (2h) Identificadores de autor: ORCID e Ciência Vitae [Workshop dynamization Author identifiers: ORCID
and Ciência Vitae]
Oficina (workshop)
|
13ª Diálogos em Rede CIEd
Universidade do Minho, Portugal
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal |
2025/02/19 - 2025/02/19 | Seminário Interinstitucional: Promoção do Sucesso dos Estudantes: Iniciativas e Projetos em Ação [Inter-institutional Seminar:
Promoting Student Success: Initiatives and Projects in Action]
Seminário
|
Seminário Interinstitucional: Promoção do Sucesso dos Estudantes: Iniciativas e Projetos em Ação
Universidade do Minho, Portugal
|
2024/11/29 - 2024/11/29 | Coordination of the Symposium Factores Socioemocionales y Permanencia en la Educación Superior [Socioemotional Factors and
Permanence in Higher Education]
Congresso
|
X CICE - Congreso Internacional en Contextos Psicológicos, Educativos y de la Salud
Universidad de Almería, Espanha
|
2024/11/26 - 2024/11/29 | Participation on X CICE - X Congreso Internacional en Contextos Psicológicos, Educativos y de la Salud (30h)
Congresso
|
X CICE - X Congreso Internacional en Contextos Psicológicos, Educativos y de la Salud
Universidad de Almería, Espanha
|
2024/07/01 - 2024/07/05 | Tutor of PhD students from various countries, leading a work group with 15 students; and participating in plenary sessions
with 70 students and 16 tutors on the topic "Educational Research in Europe: Decolonise, Democratise, and Develop. Legacies
and Futurities" during an international summer school.
Outro
|
EERA Summer School 2024
European Educational Research Association , Bélgica
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal Universidade do Algarve Centro de Investigação em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária, Portugal Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal |
2024/05/13 - 2024/05/14 | 2024 EDULOG: International Conference Effectiveness and Equity in Education
Congresso
|
2024 EDULOG: International Conference Effectiveness and Equity in Education
EDULOG - Fundação Belmiro de Azevedo, Portugal
|
2024/02/08 - 2024/02/08 | Seminar Moderator
Seminário
|
Unequal dropouts for unequal backgrounds: A full-cohort analysis at spanish universities
Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais Polo da Universidade do Minho, Portugal
|
2023/08/30 - 2023/09/01 | XVII Congreso Internacional Galego Portugués de Psicopedagogía [XVI Galician-Portuguese Congress of Educational Psychology]
Congresso
|
XVII Congreso Internacional Galego Portugués de Psicopedagogía / IV Congreso de la Asociacion Científica Internacional de
Psicopedagogía
Universidade da Coruña, Espanha
Universidade do Minho, Portugal |
2023/07/19 - 2023/07/19 | Boas Práticas na Orientação Doutoral [Good Practices in Doctoral Supervision] (7h, Facilitators: Ana Freitas & Ana Salgado)
Outro
|
Universidade do Minho - Colégio Doutoral UMinho, Portugal
|
2023/06/01 - 2023/06/02 | Workshop on CBL - Challenge-Based Learning (7h; Workshop Facilitator: Jakob Grandin, Arqus European University Alliance)
Oficina (workshop)
|
Universidade do Minho, Portugal
|
2022/10/20 - 2022/10/20 | Formadora no Workshop "Primeiros Socorros Psicológicos" [Trainer of Workshop: Psychological First-Aid]
Oficina (workshop)
|
Semana da Saúde Mental [Mental Health Week]
NEMUM - Núcleo de Estudantes de Medicina da Universidade do Minho, Portugal
|
2022/07/18 - 2022/07/22 | Curso de formação Análise de dados com R (módulo 1: Estatísticas descritiva e inferencial; módulo 2 - Modelos Lineares Generalizados), ministrado por Prof. Jorge Sinval e Prof. Marta Castel-Branco (15h). | Análise de dados com R. [Data Analysis with R] |
2022/04/07 - 2022/04/08 | Conference participation.
Conferência
|
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Engenharia do Porto, Portugal
|
2022/03/14 - 2022/03/14 | XXI Dialogues on Education. Initial Training of Teachers and Educators in Portugal: current situation, problems, challenges
Seminário
|
IV Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação A Educação como um bem público – políticas, tendências e controvérsias
[XXI Dialogues on Education. Initial Training of Teachers and Educators in Portugal: current situation, problems, challenges]
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2021/11/15 - 2021/11/20 | III International Congress on Teaching Innovation and Research in Higher Education: Changes in the teaching-learning process
of the knowledge areas
Congresso
|
III Congresso Internacional de Innovación Docente e Investigación en Educación Superior
Universidad de Almería, Espanha
|
2021/11/17 - 2021/11/19 | Moderação do Painel de Pesquisa: Estudos da TSC na Promoção da Saúde (17.11.2021)
Conferência
|
IV Seminário Internacional Teoria Social Cognitiva em Debate [The International Seminar on Social Cognitive Theory in Debate]
Universidade Estadual de Campinas, Brasil
|
2021/09/01 - 2021/09/03 | Assistente nas sessões do Congresso (Conferências Plenárias, Mesas de Comunicações e Pósteres), num total de 30 horas de atividade
académica. [Participant at the Congress sessions (Plenary Conferences, Communications Tables and Posters), in a total of 30
hours of academic activity].
Congresso
|
XVI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
Universidade do Minho, Portugal
|
2020/06/11 - 2020/06/11 | European University Association (EUA) Webinar
Outro
|
EUA Webinar: Covid-19 and changes in learning and teaching
European University Association (EUA), Estados Unidos
|
2020/04/18 - 2020/04/18 | Curso on-line com a duração de 2 horas.
Outro
|
Linha de Atendimento Telefónico em Fase Pandémica
Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal
|
2019/10/11 - 2020/02/14 | Curso de Inglês Conversação C1 - 30horas
Outro
|
Curso Livre de Inglês Conversação C1 Laboral
BabeliUM - Centro de Línguas; Universidade do Minho - Instituto de Letras e Ciências Humanas, Portugal
|
2020/02/05 - 2020/02/05 | Escola Doutoral 2020.
Duração: 5 horas.
Oficina (workshop)
|
Get the most of your PhD to become a independent research: tricks and trade |
2019/12/05 - 2019/12/06 | The conference aims to bring together experiences from different national contexts regarding the challenges they each face
and their approaches to dealing with social inequality in higher education participation.
Conferência
|
EDULOG International Conference on Equity in higher education: evidence, policy and practice
EDULOG - Fundação Belmiro de Azevedo, Portugal
|
2019/11/11 - 2019/11/11 | XXVIISemana de Psicologia e Ciências da Educação, organizada pela Associação de Estudantes da Faculdade de Psicologia e Ciências
da Educação.
Mesa-redonda
|
Saúde Mental nas Instituições de Ensino Superior
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2019/09/11 - 2019/09/13 | Curso de metodologia de análise de dados ministrado pelo Professor João Marôco, num total de 15 horas.
Outro
|
Curso de Análise de Equações Estruturais com o SPSS AMOS |
2019/09/07 - 2019/09/08 | III Conferência Internacional da ADIPSIEDUC
Conferência
|
Desafios da Investigação em Psicologia da Educação: Contributos de Parcerias e Projetos Internacionais |
2019/06/28 - 2019/06/29 | Encontro com a duração de 11h, realizado no Porto.
Conferência
|
Encontro “3 Especialidades de 1 Só Psicologia"
Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal
|
2019/06/22 - 2019/06/22 | Primeiros Socorros Psicológicos
Oficina (workshop)
|
Primeiros Socorros Psicológicos |
2019/02/08 - 2019/02/08 | Participação na Conferência Doutoral proferida pelas Doutoras Maria Teresa Gonzaga Alves e Maria Eugénia Ferrão, com a duração
de 3 horas.
Conferência
|
Estudo da reprovação escolar no Brasil: Evidências de uma década
Universidade do Minho - Instituto de Educação, Portugal
|
2019/01/21 - 2019/02/01 | Curso English for Work and Study B2
Outro
|
Curso English for Work and Study B2
BabeliUM - Centro de Línguas; Universidade do Minho - Instituto de Letras e Ciências Humanas, Portugal
|
2018/12/10 - 2018/12/13 | Curso de Estatística Avançada com Doutor Cristiano Gomes (Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil), com a duração de 24 horas. | Path Analysis com SPSS AMOS
Universidade do Minho - Instituto de Educação, Portugal
|
2018/12/07 - 2018/12/07 | Workshop sobre escrita científica dinamizado pelo Professor Doutor Adilson Marques, com a duranção de 5h.
Oficina (workshop)
|
Da escrita à publicação de artigos científicos: Estratégias para o sucesso
Universidade do Minho - Instituto de Educação, Portugal
|
2017/12/08 - 2017/12/10 | Curso de métodos de análise quantitativa de dados com recurso ao software MPlus, dinamizado pelo Doutor Jorge Sinval, num
total de 20h.
Outro
|
Curso de métodos de análise quantitativa de dados com recurso ao software MPlus
Universidade do Minho - Instituto de Educação, Portugal
|
2016/04/16 - 2016/04/16 | Dinamização de sessão de 5 horas.
Objetivo: Promoção da saúde física e psicológica; Prevenção de comportamentos de risco.
Público-alvo: crianças e adolescentes.
Oficina (workshop)
|
Red Cross Kids
Cruz Vermelha Portuguesa - Delegação de Frazão, Portugal
|
2015/04/18 - 2015/04/18 | Dinamização de sessão de 4 horas.
Oficina (workshop)
|
À conversa sobre... Liderança e Gestão de Conflitos
Cruz Vermelha Portuguesa - Delegação de Frazão, Portugal
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2024/11/28 | Discursos de adolescentes. A educação para os valores no método Ubuntu [Ãdolescent Speeches. The rle of values education strategies
in the Ubuntu method]
Arguente
|
Eric Schnaider Nery da Rocha (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2024/11/20 | Dar voz aos adolescentes: Um estudo qualitativo sobre atribuições causais e experiências nas dificuldades escolares [Giving
adolescents a voice: a qualitative study on causal attributions and experiences in school difficulties]
Arguente principal
|
Mariana Sacramento Faria (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
|
2024/09/23 | Inteligência emocional, stress e desenvolvimento de carreira: Um estudo com estudantes finalistas de Ensino Superior [Emotional
intelligence, stress and career development: A study of final year students in Higher Education]
Arguente principal
|
Ariana Isabel Soares Miranda (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
2024/09/17 | Inteligência emocional, consumo de álcool e adaptação ao Ensino Superior: Um estudo exploratório [Emotional intelligence,
alcohol consumption and adaptation to higher education: An exploratory study]
Arguente principal
|
Marta Sofia Ramalho Pereira (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
2024 | Visual Representations of Well-Being in Northern and Southern Portuguese University Students: Relations with Place Identity
and Mental Health
Arguente principal
|
Beatriz Guedes Raposo (Mestrado)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
|
2022/12/02 | O abandono dos estudantes do 1.º ano do ensino superior em Angola [The dropout of students in the 1st year of higher education
in Angola]
Arguente
|
Armando Niemba (Doutoramento)
Universidade do Minho - Instituto de Educação, Portugal
|
2022/06/28 | Adaptabilidade de Carreira em diferentes anos letivos: Antes e durante a COVID-19 [Career Adaptability in Different School
Years: Before and During COVID-19]
Arguente principal
|
Patrícia Martins Lima (Mestrado)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
|
2022/02/25 | Engajamento do Estudante no Ensino Superior [Student Engagement in Higher Education]
Arguente
|
Thaissa Helena Fattori Nardin (Mestrado)
Universidade Estadual de Campinas, Brasil
|
2022/01/18 | Transição e adaptação ao Ensino Superior: Validação de uma escala de Grit [Transition and adaptation to Higher Education:
Validation of a Grit scale]
Vogal
|
Ana Paula Antunes Mendes (Mestrado)
Universidade do Minho - Instituto de Educação, Portugal
|
2021/12/16 | Construção e evidências de validade de uma bateria de testes de habilidades metacognitivas baseada em desempenho [Development
and validity evidence of a performance-based battery of metacognitive abilities tests]
Arguente principal
|
Marcio Alexander Castillo Diaz (Doutoramento)
Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil
|
2021/12/06 | O Papel da Idade na Felicidade, Bem-Estar e Sentido de Vida: um estudo exploratório [The Role of Age in Happiness, Well-Being
and Meaning of Life: an exploratory study]
Arguente
|
Ana Catarina da Rocha Coelho (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
|
2021/12/06 | Personalidade autotélica e níveis de ansiedade, depressão e stress: estudo exploratório numa população jovem e adulta [Autotelic
personality and levels of anxiety, depression and stress: an exploratory study in a young and adult population]
Arguente
|
Joana Filipa Martins Santos (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
|
2021/05/25 | Apresentação e evidências iniciais de validade do "Teste de abordagem de aprendizagem: Identificação do pensamento contido
em textos", segunda versão (TAP-PENSAMENTO 2) [Presentation and initial evidence of validity of the "Learning Approach Test:
Identification of thought contained in texts", second version (TAP-PENSAMENTO 2)]
Arguente principal
|
Diogo Ferreira do Nascimento (Mestrado)
Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2025/02/06 - 2025/02/07 | Academic Success in Higher Education 2025 (CASHE 2025) | Instituto Superior de Engenharia do Porto |
2024/11/26 - 2024/11/29 | X CICE - Congreso Internacional en Contextos Psicológicos, Educativos y de la Salud | Universidad de Almeria |
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2024/01 - Atual | Frontries in Education - Research Topic Educational Transformation: 21st century skills and challenges for higher education | Frontiers |
2023/02 - 2024/02 | Frontiers in Psychology - Research Topic: Advances and New Perspectives in Higher Education Quality. Frontiers in Psychology | Frontiers |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2024/09 - 2025/01 | Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem da Criança [Developmental and Learning of Child Psychology] | Educação Básica (Licenciatura) | Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal |
2024/04 - 2024/06 | Psicologia da Educação II [Psychology of Education II] | Licenciatura em Educação Pós-Laboral (Licenciatura) | Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal |
2024/02/01 - 2024/04/30 | Educação e desenvolvimento interpessoal em contexto universitário [Education and interpersonal development in the university context} | Optional discipline (Licenciatura) | Universidade do Minho - Instituto de Educação, Portugal |
2023/09/01 - 2024/02/29 | Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem da Criança [Developmental and Learning of Child Psychology] | Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) | Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal |
2022/10/01 - 2023/02/28 | Psicologia do Desenvolvimento [Developmental Psychology] | Ensino de Biologia e Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário; Ensino de Matemática no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário; Ensino de Informática (Mestrado) | Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal |
2022/02 - 2022/07/31 | Psicometria [Psychometrics] | Psicologia (Licenciatura) | Universidade Católica Portuguesa, Portugal |
2021/08/01 - 2021/10/30 | Metodologia de Investigação em Educação [Research Methodology in Education] | Metodologia do Ensino Primário; Metodologia de Educação de Infância; Metodologia de Ensino de Línguas (Master) | Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2024 - Atual | American Psychological Association | Member - International |
2017/06 - Atual | Asociación Científica Internacional de Psicopedagogía [International Scientific Association of Psychopedagogy] | Member |
2013/03/07 - Atual | Ordem dos Psicólogos Portugueses [Order of Portuguese Psychologists] | Membro efetivo, Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde |
2012/10 - Atual | Cruz Vermelha Portuguesa, Delegação de Frazão, Equipa de Saúde Mental e Apoio Psicossocial [Portuguese Red Cross, Frazão, Mental Health and Psychossocial Support Team] | Membro ativo |
2021 - 2023 | ADIPSIEDUC - Associação para o Desenvolvimento da Investigação em Psicologia da Educação [Association for the Development of Research in Psychologyof Education] | Vice-President, Member |
2015 - 2021 | GICAD - Grupo de Investigação Cognição, Aprendizagem e Desempenho [Cognition, Learning and Performance] | Member |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2023/05 - Atual | Membro de Comissão Organizadora - Secretaria do XVII Congresso Galego-Português de Psicopedagogía
Membro
|
|
2020/09 - Atual | Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional (Comissão científica internacional) [Journal of Instruments,
Models and Policies in Educational Evaluation (International Scientific Committee)]
Membro
|
Universidade Estadual do Ceará, Brasil |
2025/01/21 - 2025/01/21 | Vogal da Assembleia de Voto da Eleição do Diretor do Centro de Investigação em Educação (CIEd), do Instituto de Educação da
Universidade do Minho [Member of the Voting Assembly for the Election of the Director of the Research Center on Education
(CIEd) of the Institute of Education at the University of Minho]
Membro
|
Universidade do Minho - Instituto de Educação, Portugal |
2025/01/15 - 2025/01/15 | Vogal da Assembleia de Voto da Eleição do Diretor do Centro de Investigação em Educação (CIEd), do Instituto de Educação da
Universidade do Minho [Member of the Voting Assembly for the Election of the Director of the Research Center on Education
(CIEd) of the Institute of Education at the University of Minho]
Membro
|
Universidade do Minho - Instituto de Educação, Portugal |
2022/01 - 2022/02 | "Advisory Group on Inclusion and Diversity" of The Arqus European University Alliance, to support the development of a work
plan for the renewed 4-year funding, under the call by the European Commission in the European Universities Initiative, under
Erasmus+.
Membro
|
Universidade do Minho, Portugal |
2020/01/28 - 2020/12/28 | Comissão de Curso do Doutoramento em Ciências da Educação, representante dos estudantes da especialidade de Psicologia da
Educação [Committee of Doctoral Course in Educational Sciences, representing students of the specialty of Psychology of Education]
Membro
|
Universidade do Minho - Instituto de Educação, Portugal |
2020/01/30 - 2020/11/12 | Colégio Doutoral UMinho, representante dos estudantes do Instituto de Educação. Grupos de trabalho: Organização de oferta
formativa transversal; Acolhimento de novos estudantes de 3.º ciclo [Doctoral School of UMinho, student representative of
the Institute of Education. Work groups: Organization of transversal training offer; Welcoming new 3rd cycle students]
Membro
|
Universidade do Minho, Portugal |
2016/12/02 - 2017/12/31 | Comissão Diretiva do Curso do Doutoramento em Ciências da Educação, representante dos estudantes da especialidade de Psicologia
da Educação [Steering Committee of the Doctoral Course in Educational Sciences, representing students of the specialty of
Educational Psychology]
Membro
|
Universidade do Minho - Instituto de Educação, Portugal |
Revisão ad hoc de artigos em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2022 - Atual | Social Science (2076-0760) | MDPI |
2021 - Atual | SAGE Open (21582440) | SAGE Publications Inc. |
2021 - Atual | Sustainability (2071-1050) | MDP1 |
2020/09 - Atual | Studies In Educational Evaluation (0191-491X) | Elsevier |
2020/09 - Atual | Avaliação Psicológica (1677-0471) | Universidade São Francisco Pós-Graduação, Stricto Sensu em Psicologia |
2020/06 - Atual | Revista Brasileira de Orientação Profissional (1984-7270) | ABOP - Associação Brasileira de Orientação Profissional |
2020/04 - 2020/04 | International Journal of Educational Methodology (2469-9632) | Eurasian Society of Educational Research |
Distinções
Prémio
2021 | Prémio Lev S. VIGOTSKY de Investigação Psicopedagógica
ACIP - Asociación Científica Internacional de Psicopedagogía, Espanha
|
2020 | IACOBUS (Papers) - 2ª edition (https://doi.org/10.11606/s1518-8787.2020054001811)
Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial Galicia - Norte de Portugal, Espanha
|
Outra distinção
2022 | Post-doctoral Research Fellow
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
|
2021 | EuroPsy - European Certificate in Psychology
European Federation of Psychologists' Associations, Bélgica
|
2016 | Individual Doctoral Grant (SFRH/BD/117902/2016)
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
|