Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Orquídea Coelho
Nomes de citação
- Coelho, Orquídea
- Coelho, O.
- Orquídea Coelho
Identificadores de autor
- Ciência ID
- DA13-8BDB-23D4
Endereços de correio eletrónico
- orquidea@fpce.up.pt (Profissional)
Telefones
- Telefone
-
- 226079700 (Profissional)
Moradas
- Centro de Investigação e Intervenção Educativas - Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. Rua Alfredo Allen, s/n, 4200-135, Porto, Porto, Portugal (Profissional)
Websites
- https://orcid.org/0000-0001-7819-7956 (Profissional)
- https://ciie.fpce.up.pt/en/cv/61 (Profissional)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português (Idioma materno) | |||||
Espanhol; Castelhano | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | |
Francês | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | |
Inglês | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | |
Italiano | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2007/10/29
Concluído
|
PhD in Education Sciences (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"Construindo Carrreiras: (re)desenhar os percursos educativos dos surdos a partir de Modelos Bilingues [Constructing Carreers:
(re)designing educative pathways of deaf based on Bilingual Models]" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Muito Bom / Very Good / the higher degree |
1998/07/24
Concluído
|
Master in Education Sciences (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"E Depois da Escola? Formação, Auto-Formação e Transição pra a Vida Activa dos Surdos em Portugal [And after school? Training,
self-training and transition for active life of Deaf people in Portugal]" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Muito Bom / Very Good / the higher degree |
1994/10/18
Concluído
|
Degree in Education Sciences (Licenciatura)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"-" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
17 Valores / the higher degree |
1994/06/30
Concluído
|
CESE - CURSO DE ESTUDOS SUPERIORES ESPECIALIZADOS, em Educação Especial (DESE)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
|
17 valores |
1978/07/03
Concluído
|
Primary School Teachers' Degree (Bacharelato)
Magistério Primário , Portugal
|
16 valores |
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2019/06 - Atual | Investigador Coordenador (carreira) (Investigação) | Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal |
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal | ||
1994 - Atual | Investigador (Investigação) | Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2020/08/25 - 2024 | Professor Associado (Docente Universitário) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2007/11/27 - 2020/08/24 | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2020/02 - Atual | Co-coordinator of the strategic area “4. Citizenship, Communication and Literacy in Health and Wellbeing” | Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal |
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal | ||
2019/06 - Atual | Coordinator of the research community of practice Deaf CoPIn - Deaf Studies of CIIE-FPCEUP | Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal |
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal | ||
2015 - 2022 | Member of the University of Porto Ethics Committee | Universidade do Porto, Portugal |
Universidade do Porto, Portugal | ||
2014 - 2019 | Coordinator of the GAT@ - Grupo de Apoio ao Trabalho Académico [Group of Support to the Academic Work] | Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal |
2009 - 2019 | Coordinator of the Scientific Domain of Education and Deafness, Bilingualism and Sign Language - Master in Education Sciences [MCED] | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal | ||
2009 - 2019 | Member of the Scientific Committee - Master in Education Sciences [MCED] | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal | ||
2007 - 2019 | Coordinator of the Research Group on Education, Deafness and Deaf Studies of CIIE-FPCEUP | Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal |
2001 - 2009 | Coordinator of Post-Graduation Studies in the areas of Special Education / Deafness [4 editions: 2001/2004, 2008/2009] | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
1999/09/01 - 2007/07/31 | Teaching on License / Internship Supervision – Education Sciences – Socio-emotional Development and Expression Techniques [Desenvolvimento Sócio-Emocional e Técnicas de Expressão] | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
1998/09/01 - 1999/08/31 | Teaching under request / Coordinator of the area of Hearing Impairment [Deficiência Auditiva] - Course of Specialized Studies [CESE: Curso de Estudos Superiores Especializados] | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal |
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2022/02/01 - Atual | Sign Language for Beginners in Europe - Spread the Sign [National Team Leader]
2021-1-SE01-KA220-SCH-000024419
Investigador
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
|
European Commission
Em curso
|
2019/09/01 - 2022/11/30 | Social Haptic Signs for deaf and blind in education [National Team Leader]
Investigador
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
|
European Commission
Concluído
|
2018/09/01 - 2021/11/30 | Deaf Language Awareness [National Team Leader]
Investigador
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
|
European Commission
Concluído
|
2018/09/01 - 2021/11/30 | Spread the Sign 360 [National Team Leader]
Investigador
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
|
European Commission
Concluído
|
2019/01/01 - 2019/12/31 | Centro de Investigação e Intervenção Educativas - CIIE Porto
UID/CED/00167/2019
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2015/09/01 - 2018/08/31 | Spread Share – Connecting trainers of deaf pupils in Europe [National Team Leader]
Investigador
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
|
European Commission
Concluído
|
2012/10/01 - 2015/09/30 | Spread the Sign – Dissemination in Europe of Vocational Sign Language [National Team Leader]
2012-3843-526361-LLP-1-2012-1-SE-LEONARDO-LNW
Investigador
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
|
European Commission
Concluído
|
2013/08/01 - 2015/07/31 | Spread the Sign – Partnership
2013-1-SE1-LEO04-15625 13
Investigador responsável
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
|
European Commission
Concluído
|
2011/01/01 - 2013/12/31 | Projecto Estratégico - UI 167 - 2011-2012
PEst-OE/CED/UI0167/2011
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2008/11/01 - 2011/10/31 | (FP7) PROFACITY – Profane Citizenship in Europe: Testing Democratic Ownership in Hybrid Situations [National Team Leader]
Investigador
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
|
European Commission
Concluído
|
2008/09/01 - 2010/08/31 | Spread the Sign - Communication in national Sign Language [National Team Leader]
LLP-Ldv/TOI/SE/08/1204
Investigador
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
|
European Commission
Concluído
|
2006/09/01 - 2008/08/31 | Spread the Sign [National Team Leader]
SE/06/B/F/LA-161015, d-nr 4738-2005
Investigador
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
|
European Commission
Concluído
|
2003 - 2006 | VPP - Vivências, Percursos e Produções Científicas em Ciências da Educação
POCTI/CDE/47518/2002
Investigador
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2001 - 2004 | Le Retour Réflexif et ses Pratiques [National Team Leader]
94415-CP-1-2001-FR-COMENIUS-C21
Investigador
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
|
European Commission
Concluído
|
2001 - 2002 | FIIP - Formação Inicial e Identidades Profissionais no 1º CEB: Currículo e Identidades Profissionais de Base
POCTI/CED/37651/2001
Investigador
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2021 - Atual | Termos da educação linguística de surdos
Investigador
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
|
Em curso
|
2015 - 2016 | Circulação e Consumo de Produções Culturais Surdas em Espaços Escolares Bilíngues – Aproximações a escolas de surdos do sul
do Brasil e escolas de referência na educação de surdos em Portugal
CNPq/ Edital Universal 14/2014
Investigador
GIPES, Brasil
|
Concluído
|
1999 - 2002 | Gestos Lusófonos: Projeto de colaboração com Angola no âmbito da surdez e da mobilidade e acolhimento de crianças e jovens
surdos angolanos
Investigador
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
|
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Livro |
|
Poster em conferência |
|
Prefácio / Posfácio |
|
Resumo em conferência |
|
Tese / Dissertação |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2023/09/04 | Building up Social Haptic Signs - The Portuguese team | Conference The integration of social-haptic communication in deafblind interpreting and educational settings
Università Ca'Foscari (Veneza, Itália)
|
2023/05/05 | Inclusão e Acessibilidade de Estudantes Surdos no Ensino Superior: direitos e deveres (Inclusion and Accessibility of Higher Education Students': rights and duties) [Keynote Speaker] | Ação de Curta Duração - Comemoração do Dia Nacional da Educação de Surdos 2023 / Projeto Arte e Olhar: promoção da inclusão
Surdos/Ouvintes através do Teatro
Agrupamento de Escolas D. Maria II (Braga, Portugal)
|
2023/02/10 | Inclusão e acessibilidade no ensino superior: uma análise documental das instituições públicas portuguesas (Inclusion and accessibility in Higher Education: a documental analysis of Portuguese Higher Education Institutions) | CIPES 1st PHD Student Workshp
CIPES - Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior (Matosinhos, Portugal)
|
2022/09 | As práticas para inclusão de estudantes com NEE propostas nos regulamentos/estatutos das instituições de ensino superior públicas portuguesas (The practices for the inclusion of students with SEN proposed in the regulations/statutes of Portuguese public higher education institutions) | XVI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação - Educação e cidades: Tempos, espaços, atores e culturas
Escola Superior de Educação de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2022/09 | O método etnográfico na investigação sobre a educação de Surdo/a [The ethnographic method in the research about Deaf education] | XVI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação - Educação e Cidades: Tempos, espaços, atores e culturas
Escola Superior de Educação de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2022/07 | Práticas de investigação sobre educação de Surdos/as: uma relação que se quer mais cultural e alter | I Congresso Internacional Escola, Identidade e Democracia/ International Congress School Identity and Democracy
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2022/05/31 | Investigação, Intervenção e Responsabilidade Social: mobilização e participação da comunidade surda em projetos europeus na UP (Research, Intervention and Social Responsibility: mobilization and participation of the deaf community in European projects in UP) [Invited Speaker] | Encontro de Responsabilidade Social Universitária
Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2022/05/05 | The performance of Sign Language Translators and Interpreters in Higher Education: dialogue between Portugal and Brazil | 15º IJUP – Investigação Jovem da U.Porto
Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2022/02/22 | A importância da língua materna no desenvolvimento das pessoas surdas (The importance of mother tongue in the development of Deaf people) [Keynote Speaker] | Comemorações do Dia Internacional da Língua Materna
Escola Secundária Alves Martins (Portugal)
|
2021/11/24 | Políticas Bilíngues de Educação de Surdos em Portugal: da Legislação à Prática (Bilingual Policies for Deaf Education in Portugal: from Legislation to Practice) [Invited Speaker] | VII Surdez em Foco
Grupo de Estudos e Pesquisas Sobre Surdez (GEPeSS), Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ,
Brasil) ((online), Brasil)
|
2021/10/29 | Sessão de Abertura / Opening Session | Webinário Diálogo Portugal - Brasil: memórias e desafios da ATILGP e ASTILP
ATILGP e ASTILP ((online), Portugal)
|
2021/10/18 | Tradutores e intérpretes de língua gestual/de sinais em Portugal e no Brasil (Sign language translators and interpreters in Portugal and Brazil) | I Seminário de Estudos da Tradução (FALEM/ILC/UFPA)
Universidade Federal do Pará ((online), Brasil)
|
2021/10/04 | Ensino de conteúdos artísticos e o desenvolvimento de competências cognitivas: a surdez como realidade biossocial (Teaching artistic content and the development of cognitive skills: deafness as a biosocial reality) | 7ei-ea VII Encontro Internacional de Educação Artistica – Práticas e Epistemologias do Ensino Artístico na CPLP: Casos de
Cabo Verde e Moçambique
Faculdade de Educação e Desporto de Cabo Verde ((online), Cabo Verde)
|
2021/09/16 | A referência de escola para Surdos e a perspectiva freireana de educação: questionando o ouvintismo, a pedagogização e o pedagogismo na co-construção do conhecimento (The school reference for the Deaf and the Freirean perspective of education: questioning audism, pedagogy and pedagogism in the co-construction of knowledge) | XII Encontro Internacional do Fórum Paulo Freire - Educação, Gênero e Migração
((online), França)
|
2021/07/22 | Educação de Surdos em Moçambique: políticas, práticas pedagógicas e (ex)inclusão no ensino secundário (Deaf Education in Mozambique: policies, pedagogical practices and (ex)inclusion in secondary education) | IV Seminário Internacional “Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano”/ 4th International Seminar "Education, Territories
and Human Development"
Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa (Porto, Portugal)
|
2021/07/09 | Identidade profissional e identidade pessoal dos/as professores/as surdos/as de LGP: em busca da cidadania (Professional identity and personal identity of LGP deaf teachers: in search of citizenship) | IV IINEDU - Fórum de Projetos Investigar e Intervir em Educação
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto ((online), Portugal)
|
2021/07/09 | O Estudante Surdo com Baixa Visão no Ensino Superior: um estudo de caso [The Deaf Student with Low Vision in Higher Education: a case study] | IV IINEDU - Fórum de Projetos Investigar e Intervir em Educação
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto ((online), Portugal)
|
2021/07/09 | A entrevista compreensiva como mecanismo instituinte da flexibilidade metodológica na relação com Surdos/as (The comprehensive interview as an instituting mechanism of methodological flexibility in the relationship with Deaf people) | IV IINEDU - Fórum de Projetos Investigar e Intervir em Educação
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto ((online), Portugal)
|
2020/12/26 | A educação de surdos no Brasil e em Portugal no século XIX | Rede 26 – Educação de Surdos em rede histórica. Sessão - Métodos mistos ou combinados: Educação bilingue no século XIX (Online)
INES/DESU & UCP
|
2020/12/17 | Moderator - Communications Pannel [Online, via Zoom] | XII Seminário Internacional do Programa Doutoral em Ciências da Educação “A construção do/a investigador/a ao longo do(s)
processo(s) de investigação”
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2020/12/12 | Moderator - Lecture [Online, via Zoom] | Lecture "Pensar o educativo na surdez, no passado e no presente"
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2020/11 | A educação de surdos no Brasil e em Portugal nos oitocentos | XXII ENPOS – Encontro de Pós-Graduação / VI SIIEPE – 6ª Semana Integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão: “A Universidade
em um mundo transformado” (online)
UFPel – Universidade Federal de Pelotas (Pelotas, Brasil)
|
2020/11 | Língua de sinais/gestual, a língua dos surdos na vida dos ouvintes: percepções, impactos e significados | XII ENPOS - Encontro de Pós-Graduação / VI SIIEPE - 6ª Semana Integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão: A Universidade
em um mundo transformado (online)
UFPel - Universidade Federal de Pelotas (Pelotas, Brasil)
|
2020/09/19 | Ser Intérprete de um Estudante Universitário com Síndrome de Usher | 3º Congresso dos Intérpretes de Língua Gestual Portuguesa (online)
Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto (Porto, Portugal)
|
2020/09/12 | As práticas de investigação em contextos de educação de Surdos: contributos para reflectir e debater sobre as implicações da entrada no espaço de Surdos | XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação - – Liberdade, Equidade e Emancipação (online)
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2020/02 | A LGP como Língua Materna dos Surdos: um direito e um imperativo ético (Sign language as Deaf's mother tongue: a right and an ethical imperative) [Invited speaker] | Comemorações do Dia Internacional da Língua Materna
Reitoria Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2019/11 | Projetos Europeus no âmbito dos Estudos Surdos e Línguas Gestuais: contributos da Universidade do Porto (European projects in the area of Deaf Studies and Sign Languages: contribution from the University of Porto) [Invited speaker] | Comemorações do Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa
nstituto Nacional para a Reabilitação, I. P. (INR) e Espaço Europa (Lisboa, Portugal)
|
2019/07 | Cidadanias Profanas: Contextualizando uma pesquisa europeia do ser e estar Emergente (Profane Citizenships: Contextualizing an european research of being emergent) [Invited speaker] | 8º Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação / 5º Seminário Internacional de Estudos Culturais e Educação (8º SBECE
/ 5º SIECE)
Universidade Luterana do Brasil (Canoas, Brasil)
|
2019/07 | Cidadanias Profanas: Reflexão sobre temas e dilemas éticos de uma pesquisa europeia (Profane citizenships: Reflection upon themes and ethical dilemmas of an european research) [Invited speaker] | Seminário Luso-Brasileiro de Ética na Investigação em Psicologia e Educação
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2018/10 | Conclusion du colloque et perspectives «IIIè Rencontres Interdisciplinaires franco-brésiliennes «Surdité, Singularité, Universalité: Langue, Culture, Education et Accessibilité» [Invited speaker] | IIIè Rencontres Interdisciplinaires franco-brésiliennes «Surdité, Singularité, Universalité: Langue, Culture, Education et
Accessibilité»
Universidade Paris 8 / Institut National des Jeunes Sourds (INJS) de Paris / INS-HEA (Université Paris Lumières) (Paris, França)
|
2018/10 | O dicionário de línguas gestuais Spread the Sign, enquanto ferramenta pedagógica aplicada a diversos contextos de ensino | IIIè Rencontres Interdisciplinaires franco-brésiliennes «Surdité, Singularité, Universalité: Langue, Culture, Education et
Accessibilité»
Universidade Paris 8 / Institut National des Jeunes Sourds (INJS) de Paris / INS-HEA (Université Paris Lumières) (Paris, França)
|
2018/09 | As Línguas Gestuais em Escolas Bilingues: práticas didático pedagógicas | IIIè Rencontres Interdisciplinaires franco-brésiliennes «Surdité, Singularité, Universalité: Langue, Culture, Education et
Accessibilité»
Universidade Paris 8 / Institut National des Jeunes Sourds (INJS) de Paris / INS-HEA (Université Paris Lumières) (Paris, França)
|
2018/09 | A Escola Bilingue: Implicações para a Comunidade, Cultura e Identidade Surdas | X Conferência Científica 2018 - Fortalecendo a Investigação e a Extensão para o Desenvolvimento
Universidade Eduardo Mondlane (Maputo, Moçambique)
|
2018/09 | Estudantes e investigadores surdos na UP: percursos, participação e contributos para o avanço do conhecimento | Congresso Internacional Deficiência e Cidadania: Os desafios da (a)ormalidade nas sociedades contemporâneas
Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2018/07 | O papel do Spread the Sign na inclusão educativa e social dos surdos (The role of Spread the Sign in the educational and social inclusion of the Deaf) [Invited speaker] | II EDFAEI - Encontro do Departamento de Física e Astronomia para a Educação Inclusiva: As Necessidades Educativas e o Ensino
das Ciências Físicas: um desafio a vencer
Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2018/07 | Intérprete de Língua de Sinais de Moçambique: para quando nas Escolas Regulares? | 2º Congresso dos Intérpretes de Língua Gestual Portuguesa
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto (Porto, Portugal)
|
2018/05 | O Spread the Sign para além de Além-Mar (Spread the Sign beyond "overseas") [Invited speaker] | 1º Simposium Internacional de Línguas de Sinais - A Língua de Sinais Além- Mar: aproximações e distanciamentos entre a LIBRAS
e a Língua de Sinais Portuguesa
Escola Superior de Educação de Coimbra (Coimbra, Portugal)
|
2018/02 | Glossário de atividades físicas e desportivas em LGP | 1º Congresso de Atividade Física Adaptada da Cidade do Porto. Iniciação à prática desportiva na Escola e no Clube
Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2018/01 | Alunos Surdos na Aula de Educação Física – Que Responsabilidades? | 1º Congresso de Atividade Física Adaptada da Cidade do Porto. Iniciação à prática desportiva na Escola e no Clube
Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2017/11 | Oradora na Mesa Redonda -¿Panorama sobre o futuro da educação de Surdos e da interpretação no ensino¿ (Speaker in the round table "Panorama on the future Deaf education and interpretation in teaching) [Invited Speaker] | Conferência 10 Anos da Língua Gestual Portuguesa na Universidade Católica Portuguesa - Investigação e Ensino em Língua Gestual
Portuguesa
Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica de Lisboa (Porto, Portugal)
|
2017/11 | Língua de Sinais de Moçambique: Língua Isolada ou Ignorada? | I ENPE - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação - «Pesquisa Educacional e o Desenvolvimento sócio-económico»
Universidade Eduardo Mondlane (Maputo, Moçambique)
|
2017/11 | Implantação coclear em crianças surdas pré-linguísticas. Práticas educativas e de reabilitação: Apresentação de alguns resultados | Conferência 10 Anos da Língua Gestual Portuguesa na Universidade Católica Portuguesa - Investigação e Ensino em Língua Gestual
Portuguesa
Universidade Católica Portuguesa (Lisboa, Portugal)
|
2017/11 | A aquisição de Língua de Sinais em escolas de Moçambique | Conferência 10 Anos da Língua Gestual Portuguesa na Universidade Católica Portuguesa - Investigação e Ensino em Língua Gestual
Portuguesa
Universidade Católica Portuguesa (Lisboa, Portugal)
|
2017/11 | Língua Gestual Portuguesa e poder: Da letra da lei à prática educacional | Conferência 10 Anos da Língua Gestual Portuguesa na Universidade Católica Portuguesa - Investigação e Ensino em Língua Gestual
Portuguesa
Universidade Católica Portuguesa (Lisboa, Portugal)
|
2017/09/30 | Moderator - Parallel Communications Pannel | Congresso Internacional "O Tempo dos Professores"
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2017/09 | A interface entre o processo formativo docente e a prática de ensino de Língua Gestual Portuguesa | Congresso Internacional O Tempo dos Professores
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2017/07 | Problematização de discursos sobre a surdez e educação de surdos a partir da implantação coclear | ICRE - Porto International Conference on Research in Education
Instituto Superior de Engenharia do Porto (Porto, Portugal)
|
2017/03 | Surdez e implantes cocleares em crianças surdas pré-linguísticas: Práticas educativas e (re)habilitativas em Portugal [Deafness and cochlear implants in pre-lingually deaf children: Educational and (re)habilitation practices in Portugal][Invited speaker] | Encontro do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Surdez (GEPeSS)
Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, Brasil)
|
2017 | Oradora no Painel "Respostas Diferenciadas na Universidade do Porto” [Speaker in the Panel "Differentiated answers in the University of Porto"] [Invited speaker] | Simpósio Internacional Necessidades Educativas Especiais no Ensino Superior
Escola Superior de Educação Paula Frassinetti (Porto, Portugal)
|
2016/11 | El Proyecto Europeo Spread the Sign y la creación de un diccionario de señas multilingüe online y de libre acceso [The european project Spread the Sign and the creation of an online, free access, multilingual sign language dictionary] [Invited speaker] | I Coloquio Internacional sobre la Lengua de Señas Peruana
Pontificia Universidade Católica del Perú (Lima, Peru)
|
2016/11 | La formación y el trabajo de los intérpretes de Lengua de señas en Portugal, en el contexto educativo bilingue [Training and work of sign language interpreters in Portugal, in the bilingual education context] [Invited speaker] | Palestra Aberta
Pontificia Universidade Católica del Perú (Lima, Peru)
|
2016/11 | Docentes ouvintes nas EREBAS. Conceções, pedagogias e práticas [Hearing teachers in the EREBAS. Conceptions, pedagogies and practices] [Invited speaker] | 1º Congresso Nacional EREBAS: 8 anos - Trajetórias, princípios e práticas
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2016/06/03 | Moderator - Conference | Conferência "Conversa com gestos: espaço de reflexão sobre as relações dos agentes culturais com a comunidade surda"
Theatro Circo (Braga, Portugal)
|
2016 | La inclusión de los Sordos y la construcción de una ciudadanía sorda en un mundo oyente [The inclusion of Deaf and the construction of a deaf citizenship in a hearing world] [Invited speaker] | Palestra Aberta
Pontificia Universidade Católica del Perú (Lima, Peru)
|
2015/12 | Escola e Inclusão: pensar a Educação de Surdos [School and inclusion: thinking Deaf Education] [Invited speaker] | 4º Congresso Internacional de Educação de Surdos: Os Desafios da Educação de Surdos
Centro de Educação e Desenvolvimento Jacob Rodrigues Pereira da Casa Pia de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2015/12 | Surdez e implantes cocleares em crianças surdas prélinguísticas: Práticas educativas e (re)habilitativas em Portugal | VII Seminário Internacional do Programa Doutoral em Ciências da Educação
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2015/09 | Deafness and Cochlear Implants in Prelingually Deaf Children: approaching Education Sciences and Health Sciences | Emerging Researchers’ Conference - ECER - European Conference on Educational Research – ‘Education and Transition: Contributions
from Educational Research”.
Corvinus University of Budapest (Budapest, Hungria)
|
2014/11 | O dicionário Spreadthesign.com [The Spread the Sign dictionary] [Invited speaker] |
Associación de Sordomudos de Ayuda Mutua (ASAM MUTUAL) (Buenos Aires, Argentina)
|
2014/11 | Formación de intérpretes y inserción laboral en Portugal. Un tema que va de la mano con la filosofia de educación bilingue? Palestra para estudiantes. Actividad en modo interactive (Sign language interpreters' training and labor insertion in Portugal. A theme that goes by hand with the philosophy of bilingual education? Lecture for students. Interactive activity) [Invited Speaker] |
Escuela de Lengua de Señas Uruguaya, CINDE - Centro de Investigación y desarrollo para la Persona Sorda (Montevideo, Uruguai)
|
2014/11 | O dicionário Spreadthesign.com [The Spread the Sign dictionary] [Invited speaker] |
Escuela de Lengua de Señas Uruguaya, CINDE - Centro de Investigación y desarrollo para la Persona Sorda (Montevideo, Uruguai)
|
2014/11 | Minicurso Teórico-Prático para Professores de LIBRAS. Estratégias Metodológicas na Pesquisa sobre as Línguas de Sinais - Experiência na Comunidade Europeia. [Theoretical-Practical mini course for LIBRAS teachers. Methodological strategies in research about sign languages - Experience in the European Community] [Invited speaker] |
Universidade Federal de Pelotas (Pelotas, Brasil)
|
2014/11 | Minicurso Teórico-Prático para Tradutores Intérpretes de Língua de Sinais. Estratégias Metodológicas na Pesquisa sobre as Línguas de Sinais - Experiência na Comunidade Europeia [Theoretical-Practical mini course for Sign Language Translation Interpreters. Methodological strategies in research about sign languages - Experience in the European Community] [Invited speaker] |
Universidade Federal de Pelotas (Pelotas, Brasil)
|
2014/11 | Pesquisas na Comunidade Europeia: articulações interinstitucionais e financiamento [Research in the European Community: inter-institutional articulations and funding] [Invited speaker] | Palestra no Programa de Pós-graduação em Educação
Universidade Federal de Pelotas (Pelotas, Brasil)
|
2014/11 | A Educação Bilíngue para Surdos em Portugal [Bilingual education for the Deaf in Portugal] [Invited speaker] | Palestra aberta à Comunidade
Universidade Federal de Pelotas (Pelotas, Brasil)
|
2014/06 | O dicionário Spreadthesign.com como ferramenta pedagógica | Seminário “Educação, Saúde e Sociedade”
Auditório Horácio Marçal (Porto, Portugal)
|
2013/03 | (Re)Think Portuguese Sign Language in Specific Learning Contexts | 1st Symposium on Sign Language Acquisition
Universidade Católica Portuguesa (Lisboa, Portugal)
|
2013/03 | O dicionário científico on line. Um recurso digital para a Educação científica dos surdos | I Encontro Internacional da Casa das Ciências
Escola Secundária D. Dinis (Lisboa, Portugal)
|
2013/01 | Crianças surdas, implante coclear e educação bilingue. Entre os saberes médicos e os saberes educativos [Deaf children, cochlear implant and bilingual education. Between medical and educational knowledge] [Invited speaker] | I Simpósio de Inclusão e Surdez - Contextualizando saberes
Universidade Federal de Viçosa (Minas Gerais, Brasil)
|
2013/01 | Os projetos internacionais Profacity e Spread the Sign: pesquisa, abordagens metodológicas não tradicionais e intervenção [The international projects PROFACITY and Spread the Sign: research, non-traditional methodological approaches and intervention] [Invited speaker] | I Simpósio de Inclusão e Surdez - Contextualizando saberes
Universidade Federal de Viçosa (Minas Gerais, Brasil)
|
2013/01 | Educação de surdos e escola inclusiva [Deaf education and inclusive school] [Invited speaker] |
Universidade Federal Fluminense (Rio de Janeiro, Brasil)
|
2013/01 | A Pesquisa com Surdos Isolados e o Direito a Exprimir-se. Reflexões sobre abordagem metodológica e trabalho científico como compromissos de cidadania [Research with Isolated Deaf and the Right to express themselves. Reflections about the methodological approach and scientific work as citizenship commitments] [Invited speaker] |
Universidade Federal Fluminense (Rio de Janeiro, Brasil)
|
2013/01 | O projeto Spread the Sign [The Spread the Sign project] [Invited speaker] |
Universidade Federal Fluminense (Rio de Janeiro, Brasil)
|
2012/12 | Com as mãos se faz o ser: aprender/ensinar Filosofia em contexto de surdez | IV Seminário Internacional do Programa de Doutoramento em Ciências da Educação
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2012/12 | O lugar do Intérprete Educacional nas EREBAS: Tradução e Interpretação em Língua Gestual Portuguesa | IV Seminário Internacional do Programa de Doutoramento em Ciências da Educação
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2012/06/24 | Moderator - Free Communications Pannels | VII Congresso Iberoamericano de Docência Universitária (VII CIDU)
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2012/05/17 | Moderator - Debate | Debate "Currículo: é a política atual um back to basics?”, do ciclo de debates "Políticas que ressignificam a vida nas escolas"
(OBVIE, CIIE-FPCEUP)
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (Port, Portugal)
|
2012/05 | Spread the sign, communication in national sign language | FICPE 2012 - II Fórum de Investigação em Ciências e Políticas da Educação
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2011/11 | Conceptualização e Legitimação da Surdez. A Escola em Portugal como Eixo de Contacto e Produção Cultural [Conceptualization and legitimation of Deafness. The school in Portugal as an axis of contact and cultural production] [Invited speaker] | Festival Brasileiro de Cultura Surda
Universidade Federal de Rio Grande do Sul (Brasil)
|
2011/11 | Desafios na Educação de Surdos | I Encontro Luso-Brasileiro sobre Trabalho Docente e VI Encontro Brasileiro da Rede Estrado
(Maceió, Brasil)
|
2011/09 | Prendre langue, le droit à s’exprimer et à être: travail scientifique et engagement citoyen [Invited speaker] | International Symposium PROFACITY - Profane Citizenship in Europe: Testing Democratic Ownership in Hybrid Situations
ISH-Lyon – Institut des Sciences de L’Homme (Lyon, França)
|
2011/09 | Deafness or deafhood? The awareness of discrimination as a path towards affirming the difference | International Symposium PROFACITY - Profane Citizenship in Europe: Testing Democratic Ownership in Hybrid Situations
ISH-Lyon – Institut des Sciences de L’Homme (Lyon, França)
|
2011/09 | Researching with "isolated" deaf: the interview as an hermeneutical conversation | International Symposium PROFACITY - Profane Citizenship in Europe: Testing Democratic Ownership in Hybrid Situations
ISH-Lyon – Institut des Sciences de L’Homme (Lyon, França)
|
2011/07 | Os Desafios na Educação de Surdos em Portugal (The challenges in Deaf education in Portugal) [Invited speaker] | Cerimónia de Entrega dos Prémios de Mérito ME/DGIDC aos melhores alunos do Curso de 2010 da Licenciatura em Língua Gestual
Portuguesa (PRO_LGP)
Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2011/05 | Surdez, Educação Física e Desporto: Contributos da LGP no processo de ensino-aprendizagem de alunos surdos | Specialist International Seminar - Training of Trainers of Physical Education and Sport: recent trends
Instituto Superior da Maia (Maia, Portugal)
|
2010/05 | PROFACITY: Profane Citizenship in Europe – Testing Democratic Ownership in Hybrid Situations [Invited speaker] | Sessão de Informação Ciências Sócioeconómicas e Humanidades e Ciência na Sociedade Call 2010
Gabinete de Promoção do 7º Programa Quadro de IDT da UE (GPPQ) (Porto, Portugal)
|
2010/02 | Cidadanias profanas: os meios tradutores ou a hibridez dos procedimentos metodológicos | XVIII Colóquio da secção Portuguesa da AFIRSE/AIPELF: “Deontologia, Ética e Valores na Educação – Utopia e Realidade"
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2010/01 | Enfants sourds profonds, implant cochléaire et éducation bilingue: défis et démarches au Portugal [Invited speaker] | Sensing Fórum - Les reconfigurations des rapports profanes/experts dans le domaine des handicaps et des maladies chroniques:
vers quelles citoyennetés profanes?
Université de Saint-Étienne (Saint-Étienne, França)
|
2008/12 | Surdez e Educação Bilingue: os pilares da construção de uma escola e de uma sociedade | Desafios na Diferença
Escola Superior de Educação de Viana do Castelo (Viana do Castelo, Portugal)
|
2008/07 | Acessibilidade, excelência educativa e participação dos estudantes surdos na Universidade: a experiência do Spreadthesign (Accessibility, educational excellence and participation of deaf students in the University: the experience of Spread the Sign) [Invited speaker] | Spread the Sign International Conference: Celebrating linguistic diversity, promoting the accessibility and educational excellence
of the deaf
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2007/05 | Uma visão sobre a inclusão dos surdos no mundo do trabalho: O projecto “Spread the Sign” | Seminário Universo de Diferenças: A Família e a Deficiência
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2007/04 | Acolher estudantes surdos no ensino superior numa perspectiva inclusiva | Seminário A Surdez no Ensino
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto (Porto, Portugal)
|
2007/01 | Le “maître ignorant” revisité sous l’angle de la surdité [Invited speaker] | Colloque Autour de Jacques Ranciére. Le Maître Ignorant et l’égalité des Intelligences
Universidade Jean-Monnet (Saint-Étienne, França)
|
2006/12 | Discussion Slot 2: The urban context and/versus traditions of sense making [Invited speaker] | Symposium Making Sense in the City: Culture, Community and Identity in an Urban World
Universidade de Gent (Gent, Bélgica)
|
2006/10 | Surdos e ouvintes: Mais que uma língua em cada língua | Colóquio Internacional Interdisciplinar Eu e o Outro
Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2006/05 | Que educação para os surdos? Ou como reduzir o fosso entre crianças surdas e crianças surdas felizes e competentes | Encontro sobre Educação de Surdos
Agrupamento de Escolas de Penafiel (Penafiel, Portugal)
|
2006/02 | Uma Língua nas nossas mãos: argumentos para uma Educação Bilingue dos Surdos | 1º Encontro Nacional de Formadores do Ensino Superior de Professores de Línguas Estrangeiras
Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2005/11 | A Educação dos Surdos em Portugal ¿ Trajectórias e conquistas (Deaf education in Portugal - Trajectories and achievements) [Invited speaker] | Palestra
Instituto de Ciências Humanas, Letras e Artes (Porto Alegre, Brasil)
|
2005/11 | Identidades, culturas e comunidades: A educação de surdos em debate [Identities, cultures and communities: Deaf education in debate] [Invited speaker] | Palestra
Universidade Federal de Santa Maria (Santa Maria, Brasil)
|
2005/11 | Diferentes somos todos: A educação dos surdos como mediação cultural | Colóquio Interdisciplinar Multi/Inter-culturalismo e Educação
Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2004/05 | La métacognition dans la surdité pré-linguistique: Les témoignages des sourds | Colloque International Culture(s) et Réflexivité
Universidade Jean-Monnet (Saint-Étienne, França)
|
2003/11 | Pensar a metacognição na surdez: Comunicação, cultura, reflexividade e mediação | Congresso de Neurociências Cognitivas
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
|
2003/09 | A formação inicial de professores do 1º CEB em Portugal nas duas últimas décadas: Uma caracterização inicial a partir de discursos de natureza sócio-política | VII Congresso Galego-Portugués de Psicopedagoxía
Universidade da Corunha (Corunha, Espanha)
|
2003/07 | Formação inicial e identidades profissionais no 1º CEB uma pré-análise dos discursos sócio-políticos das décadas de 80/90 | VI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
|
2003 | Penser la metacognition dans la surdité: Comunication, reflexivité et médiation | Journées Scientifiques Internationales «Le Retour réflexif et ses Pratiques»
Universidade Jean Monnet (Saint-Étienne, França)
|
2002/10 | Gerindo carreiras | Seminário Olhares e Realidades: Reflectir e Perspectivar a Educação de Surdos
Reitoria da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2001/10 | Gerindo carreiras: Falar de integração sócio-profissional dos surdos | Seminário Olhares sobre Gallaudet: uma realidade...
Instituto Superior de Engenharia do Porto (Porto, Portugal)
|
2001/03 | Momento da notícia | Seminário Sensibilizar para Intervir.
Auditório da Junta de Freguesia de Oliveira de Azeméis (Oliveira de Azeméis, Portugal)
|
2000/11 | Questões em torno da transição para a vida activa dos surdos em Portugal | II Colóquio A Educação nos Horizontes do Séc. XXI: Que caminhos para a Educação Especial.
Departamento de Educação Básica do Ministério da Educação e Instituto de Educação da Universidade Católica Portuguesa (Lisboa, Portugal)
|
2000/02 | Gestos lusófonos: Projecto de cooperação com Angola no âmbito da surdez | 5º Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação: O Particular e o Global no Virar do Milénio. Cruzar Saberes
em Educação
Universidade do Algarve (Faro, Portugal)
|
1999/12 | No tear da construção de sentido: Histórias de vida: Dinâmicas relacionais e emocionais | II Colóquio Nacional da Secção de Psicologia da Educação da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação: Modelos Psicológicos
e Intervenção em Contextos Educativos
Universidade do Algarve (Faro, Portugal)
|
1999/09 | (E) Depois da escola (?): Formação, autoformação e transição para a vida activa dos surdos em Portugal | III Seminário sobre Reabilitação da Criança Surda
Fundação Eng.º António de Almeida, Serviço de Bioética e Ética Médica da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
1996/03 | Projecto "Momento da Notícia": Os lugares possíveis de uma intervenção. | 1º Congresso das Licenciaturas em Educação e em Ciências da Educação.
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2021 - Atual | As práticas das instituições de ensino superior públicas portuguesas na inclusão dos/as estudantes com Necessidades Educativas
Especiais [The practices of Portuguese Higher Education Institutions for the inclusion of students with Special Needs]
Coorientador
|
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2020 - Atual | O Ensino da Língua de Sinais como segunda língua nos primeiros anos do Ensino Fundamental para além da Educação dos Surdos:
desafios e perspectivas [Teaching of Sign Language as second language in the first years of Primary Education beyond Deaf
Education: challenges and perspectives]
Orientador
|
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2020 - Atual | Políticas educativas para a área da surdez em Moçambique: percurso, conquistas e desafios [Educational policies for the area
of deafness in Mozambique: path, achievements and challenges]
Coorientador
|
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2022/01 - 2023/04 | Intertransculturalidade: ponte de reconhecimento entre o mundo surdo e o não surdo (Intertransculturality: bridge of recognition
between the deaf and non-deaf world)
Orientador
|
Pós-Doutoramento (Outra)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2021/12 - 2023/03/24 | Enunciados concretos em concursos públicos para Tradutores e Intérpretes de Libras na Amazônia Paraense (Concrete statements
in public tenders for Libras Translators and Interpreters in the Paraense Amazon)
Coorientador
|
Programa de Pós-Graduação em Educação Doutorado em Educação (Doutoramento)
Universidade do Estado do Pará, Brasil
|
2021/09/01 - 2021/11/30 | Posicionamentos sobre a atuação de Tradutores e Intérpretes de Língua Gestual Portuguesa e de Língua Brasileira de Sinais:
diálogo entre Portugal e Brasil (Positions on the role of Portuguese Sign Language and Brazilian Sign Language Translators
and Interpreters: dialogue between Portugal and Brazil)
Orientador
|
Doutoramento Sanduíche (Outra)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2020/02/01 - 2021/03/31 | O legado de países europeus e a educação de surdos no Brasil do século XIX [The legacy of European countries and the education
of the deaf in 19th century Brazil]
Coorientador
|
Pós-Doutoramento (Outra)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2019/09 - 2020/11 | A motivação do grupo subjacente à motivação do líder – uma análise à luz da experiência vivenciada na Delegação do Porto da
Cruz Vermelha Portuguesa [The motivation of the group undelrying the leader's motivation - an analysis in the light of the
experience in Porto's Red Cross Delegation]
Orientador
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2014 - 2020/07/15 | Políticas de inclusão e estratégias de ensino da Língua Portuguesa (L2/LE) a alunos surdos em turmas regulares de escolas
moçambicanas [Inclusion policies and teaching strategies of Portuguese Language (L2/LE) to deaf students in regular classes
in mozambican schools]
Orientador
|
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2019/05 - 2019/07 | Em defesa das EREBAS: Outros territórios para olhar as possibilidades da escola de surdos ser Escola [Defending the EREBAS:
Other territories to look at the possibilities of the deaf school to be a School]
Orientador
|
Doutoramento Sanduíche (Outra)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2018 - 2019 | As implicações pragmático-discursivas da espacialização própria das conversas em língua de sinais brasileira e em língua gestual
portuguesa [The pragmatic-discursive implications of the spatialization of conversations in Brazilian sign language and Portuguese
sign language]
Orientador
|
Pós-Doutoramento (Outra)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2017 - 2019 | Representações Sociais de professores universitários sobre o ensino de Libras [Social representations of higher education
teachers about teaching LIBRAS]
Coorientador
|
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade Federal do Pará, Brasil
|
2017 - 2019 | A Construção da Identidade em Jovens Surdos com Implante Coclear [The identity construction of yound Deaf with cochlear implant]
Orientador
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2017 - 2019 | O Estudante Surdo com Baixa Visão no Ensino Superior: um estudo de caso [The Deaf student with low vision in Higher Education:
a case study]
Orientador
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2017 - 2019 | Assim se Escrevem Silêncios: A relevância do ensino de SignWriting a crianças Surdas, na Educação Pré-Escolar e 1.º ciclo
do Ensino Básico Geral, na disciplina de Língua Gestual Portuguesa [So silences are written: the relevance of teaching Sign
Writing to Deaf children, in pre-school education and in the 1st cycle of primary education, in the subject of Portuguese
Sign Language]
Orientador
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2017 - 2019 | Análise do processo de inclusão do aluno surdo na identificação de gestos para conteúdos artísticos [Analysis of the process
of inclusion of the deaf student in the identification of sign for artistic content]
Orientador
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2017 - 2019 | Identidade profissional e identidade pessoal dos/as professores/as surdos/as de LGP: em busca da cidadania [Professional identity
and personal identity of deaf teachers of Portuguese Sign Language: in search of citizenship]
Orientador
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2017 - 2019 | «Comunicar é fácil»: Programa de intervenção destinado a melhorar a comunicação funcional de jovens Surdos – Estudos de caso
[«To communicate is easy»: Intervention programme destined to improve functional communication of young Deaf people - Case
Studies]
Coorientador
|
Língua Gestual Portuguesa e Educação de Surdos (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2014 - 2018 | E do gesto se faz mundo. Aprender/ensinar Filosofia em LGP [And the sign becomes world. Learning/teaching Philosophy in LGP]
Orientador
|
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2017/04 - 2017/09 | Políticas Linguísticas de Educação de Surdos em Portugal [Linguistic Policies of Deaf Education in Portugal]
Orientador
|
Doutoramento Sanduíche (Outra)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2017/04 - 2017/07 | Formação de Professores para a Educação de Surdos: O ensino de língua gestual no ensino superior em Portugal [Teachers' training
for the Deaf Education: Teaching sign language in Higher Education in Portugal]
Orientador
|
Doutoramento Sanduíche (Outra)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2015 - 2017 | A educação bilingue numa EREBAS: diversidade cultural e acesso ao currículo dos alunos surdos: estudo de Caso [Bilingual education
in an EREBAS: cultural diversity and access to curricula of deaf students: a case study]
Orientador
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2009 - 2017 | Narrativa da experiência pedagógica vivenciada por uma professora e um grupo de alunos surdos, numa escola de referência para
a educação bilingue de alunos surdos, como contributo para reflexão sobre o racional inclusivo [Narrative of the pedagogical
experience lived by a teacher and a group of deaf students, in a Reference School for the Bilingual Education of Deaf Students,
as a contribution to reflect about the inclusive rational]
Orientador
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2015/09 - 2016/05 | Políticas públicas de formação de Professores para atuarem na educação de Surdos [Public policies of teachers' training to
act in Deaf education]
Orientador
|
Doutoramento Sanduíche (Outra)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2016 - 2016 | Circulação e consumo de Produções Culturais Surdas em espaços escolares bilíngues – aproximações a escolas de surdos do sul
do Brasil e escolas de referência na educação de surdos em Portugal (EREBAS) [Circulation and consumption of Deaf Cultural
Productions in bilingual school spaces - approaches to schools of the deaf in the south of Brazil and reference schools in
the education of deaf in Portugal]
Orientador
|
Pós-Doutoramento (Outra)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2012 - 2016 | Estratégias pedagógicas utilizadas por professores de Língua Portuguesa (LP) como Segunda Língua (L2) em Escolas de Referência
para a Educação Bilíngue de Alunos Surdos (EREBAS), em Portugal [Pedagogical strategies used by teachers of Portuguese Language
(LP) as second language (L2) in Reference Schools fo the Bilingual Education of Deaf Pupils, in Portugal]
Orientador
|
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2013 - 2015 | O movimento dos surdos do espaço rural para o espaço urbano: construção de identidade(s) e cidadania(s) [The movement of deaf
from the rural space to the urban space: construction of identity(ies) and citizenship(s)]
Orientador
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2013 - 2015 | Representações sociais da surdez: estudo de caso realizado numa cidade do interior Norte de Portugal [Social representations
of deafness: a case study carried out in a city of the interior North of Portugal]
Orientador
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2013 - 2015 | Língua gestual portuguesa como segunda língua para alunos ouvintes: facilitador de comunicação? [Portuguese sign langauge
as second language for hearing students: a communicational facilitator?]
Coorientador
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2013 - 2015 | A evolução de signos gestuais na cidade do Porto. Cores, números e dias da semana. Uma investigação linguística [The evolution
of sign in the city of Porto. Colours, numbers and days of the week. A linguistic research]
Coorientador
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2013 - 2015 | A profissão de intérprete de língua gestual: estudo sobre avaliação [The profession of sign language interpreter: study about
evaluation]
Orientador
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2011 - 2015 | O signwriting como um sistema de escrita apropriado às línguas gestuais: um contributo para o desenvolvimento de competências
de escrita do aluno surdo [Sign Writing as a writing system appropriate to sign languages: a contribution to the development
of writing skills of the deaf student]
Orientador
|
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2013/09 - 2014/01 | A constituição de um contexto de educação bilíngue em aulas de matemática numa escola de surdos [The constitution of a bilingual
education context in the classes of mathematics in a school of the deaf]
Orientador
|
Doutoramento Sanduíche (Outra)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2012 - 2014 | A eficácia da terapia da fala na promoção do sucesso escolar: Estudo de caso num Agrupamento TEIP [The efficacy of speech
therapy in the promotion of school success: A case study in a TEIP Group of Schools]
Orientador
|
Educação para a Saúde (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Medicina, Portugal
|
2010 - 2014 | LIBRAS e os conceitos científicos sobre ciências e biotecnologia: integração internacional de um dicionário científico on-line
[LIBRAS and the scientific concepts about sciences and biotechnology: international integration of an online scientific dictionary]
Coorientador
|
Programa Doutoral em Ciências e Biotecnologia (Doutoramento)
Universidade Federal Fluminense, Brasil
|
2010 - 2014 | A Língua Gestual na Educação Física e no Desporto: (Re)pensar as ferramentas de ensino e a formação da equipa pedagógica [Sign
Language in Physical Education and Sports: To (re)think teaching and training tools of the pedagogical team]
Coorientador
|
Ciências do Desporto (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
|
2012/11 - 2013/04 | LIBRAS e os conceitos científicos sobre ciências e biotecnologia: integração internacional de um dicionário científico [LIBRAS
and the scientific concepts about sciences and biotechnology: international integration of a scientific dictionary]
Orientador
|
Doutoramento Sanduíche (Outra)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2009 - 2013 | A reconfiguração política da surdez e da educação de surdos em Portugal: entre os discursos identitários e de regulação [The
political reconfiguration of deafness and deaf education in Portugal: between identity discourses and regulation discourses]
Orientador
|
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2009 - 2012 | Preservação e Reclamação de Marcadores Culturais na (Re)Construção Identitária de Universitários Surdos [Preservation and
reclamation of cultural markers in the identity (re)construction of Deaf in the University]
Orientador
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2009 - 2012 | Pequenas Geografias: O Espaço Surdo: Educação em/para qual urbanidade? [Small geographies: The Deaf Space: education in/for
which urbanity?]
Coorientador
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2009 - 2011 | Primeiras produções gestuais em crianças surdas – gestos espontâneos e modelados: alterações em parâmetros sub-lexicais [The
first sign productions in deaf children - spontaneous and modeled signs: changes in sub-lexical parameters]
Orientador
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2009 - 2011 | Surdos isolados, um Estudo de Caso: Cidadania, Identidade e Literacia [Isolated deaf, a case study: Citizenship, identity
and literacy]
Orientador
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2009 - 2011 | A terapia da fala na educação bilingue de alunos surdos [Speech therapy in the bilingual education of deaf students]
Orientador
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2009 - 2011 | Fontes de informação em sexualidade. Perceções de jovens alunos surdos do Porto [Sources of information about sexuality. Perceptions
of young deaf students of Porto]
Orientador
|
Educação para a Saúde (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Medicina, Portugal
|
2008 - 2010 | ¿Hacia una Educación Inclusiva?: Aproximación a las fortalezas y debilidades que poseen los centros educativos Pi del Bulgar
(Tarragona- España) y Miragaia (Porto-Portugal) según sus profesores, alumnos, familias y directivos para alcanzar una Educación
Inclusiva
Orientador
|
Master Erasmus Mundus (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2007 - 2010 | Experiências produtoras de igualdade e desigualdade nos diversos espaços estruturadores da agência de pessoas surdas isoladas
[Experiences that produce equality and inequality in the structuring spaces of the isolated deaf people's agency]
Orientador
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2007 - 2009 | A intervenção precoce e o bilinguismo para surdos. Estudo retrospetivo [Early intervention and bilingualism for the deaf.
Retrospective study]
Orientador
|
Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2022 - 2022/09/16 | Final International Meeting of Social Haptic Signs for the Deaf and Blind in Education (2022/09/14 - 2022/09/15)
Encontro (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2020/12/12 - 2020/12/12 | Lecture "Pensar o educativo na surdez, no passado e no presente", by Professora Doutora Cássia Geciauskas Sofiato (Fac. Educ.
Univ. São Paulo, Brasil). Online, Via Zoom. Tradução para LGP. (2020/12/12 - 2020/12/12)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2019/10 - 2019/11 | Poster Exhibition - História da Educação de Surdos em Portugal 1823-2019. Authorship: Paulo Vaz de Carvalho (CED-JRP, Casa
Pia de Lisboa) (2019/10 - 2019/11)
Exposição (Coorganizador)
|
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2019/05 - 2019/05 | Project International Meeting - Spread the Sign 360 (2019/05 - 2019/05)
Encontro (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2018/11/05 - 2018/11/05 | Lecture "Diferentes cenários linguísticos e seus reflexos na educação de surdos", by Professora Doutora Celeste Azulay Kelman
(UFRJ, Brasil). Tradução para LGP. (2018/11/05 - 2018/11/05)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2018/01/24 - 2018/01/24 | Lecture "Hacerle lugar a la divergencia o el derecho a una educación para todos. Notas sobre la inclusión educativa a partir
del ejemplo de los sordos", by Professora Doutora Andrea Benvenuto (EHESS, Paris, França). Tradução para LGP. (2018/01/24 - 2018/01/24)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2016/11 - 2016/11 | Congress: 1º Congresso Nacional EREBAS: 8 anos - Trajetórias, princípios e práticas (2016/11 - 2016/11)
Congresso (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2015/03/09 - 2015/03/09 | Lecture "Evolução e atualidade no significado de discapacidade", by Professora Doutora Alicia Diaz (Univ. Santiago de Compostela,
Espanha). (2015/03/09 - 2015/03/09)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2015/01/26 - 2015/01/26 | Lecture "La atención a la salud de los sordos: perspectiva histórico-antropológica y experiencias profesionales en Francia
y en Uruguay", by Professora Doutora Andrea Benvenuto (EHESS, Paris, França). Traução para LGP. (2015/01/26 - 2015/01/26)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2014/07/16 - 2014/07/16 | Lecture "A pedagogia visual na educação de surdos: limites e possibilidades", by Professora Doutora Celeste Azulay Kelman
(UFRJ, Brasil). Tradução para LGP. (2014/07/16 - 2014/07/16)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2011/03/25 - 2011/03/25 | Lecture "Approches de la citoyenneté: la conception rancérienne à l’épreuve des pratiques d’illettrés", by Professor Doutor
Marc Derycke (Université Jean-Monet de Saint-Étienne, França). Tradução para LGP. (2011/03/25 - 2011/03/25)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2011/02/26 - 2011/02/26 | Lecture "L'acquisition de la langue par les jeunes sourds à la lumière de la linguistique de Gustave Guillaume", by Antoine
Tarabbo (professor surdo do INJS de Cognin/Chambéry, França). Tradução para Português e LGP. (2011/02/26 - 2011/02/26)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2011/02/26 - 2011/02/26 | Lecture "L'enseignement des mathématiques aux jeunes sourds, le préalable linguistique", by Virginie Mas Leroux, (professora
surda da Université Paul Sabatier, França). Tradução para Português e LGP. (2011/02/26 - 2011/02/26)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2010/10 - 2010/10 | Project International Meeting: 5th PROFACITY International Meeting (2010/10 - 2010/10)
Encontro (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2010/07/27 - 2010/07/27 | Lecture "Approche polysensorielle des textes littéraires dans l’enseignement des jeunes sourds", by Antoine Tarabbo (professor
surdo do INJS de Cognin/Chambéry, França). Tradução para Português e LGP. (2010/07/27 - 2010/07/27)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2010/05/26 - 2010/05/26 | Lecture "¿Que és lo que los alumnos sordos le enseñam a la filosofia? Reflexiones pedagógicas y filosóficas sobre la educación
de sordos", Professora Doutora Andrea Benvenuto (Universidade Paris 8). Tradução em LGP. (2010/05/20 - 2010/05/26)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2009/11/14 - 2009/11/15 | Meeting "Comemorações do Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa". Tradução para Português e LGP (2009/11/14 - 2009/11/15)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2008/07 - 2008/07 | International Conference: Spread the Sign - Celebrating linguistic diversity, promoting the accessibility and educational
excellence of the deaf (2008/07 - 2008/07)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2008/07 - 2008/07 | Project International Meeting: Final Meeting of Spread the Sign (2008/07 - 2008/07)
Encontro (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2005/11/18 - 2005/11/18 | Lecture "Argumentos para uma Educação Bilingue da Criança Surda", by Professora Doutora Ivani Fusellier-Souza, (Universidade
Paris VIII). Tradução para LGP. (2005/11/18 - 2005/11/18)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2003/04/28 - 2003/04/28 | Lecture "La Langue des Signes, une langue apéritive pour l’approche du français: Quelques éléments d’une pratique pédagogique
personnelle", by Antoine Tarabbo (professor surdo do INJS de Chambéry, França). Tradução para Português e LGP. (2003/04/28 - 2003/04/28)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2022 - 2022/07/09 | 4º Congresso dos Intérpretes de Língua Gestual Portuguesa | Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto |
2020/10 - 2022 | REDE 26: Portugal – Brasil. Atividade de Extensão / Formação Acreditada para docentes e técnicos | INES/DESU & UCP (online) |
2021/03 - 2021/07 | IV INEDU - Fórum de Projetos Investigar e Intervir em Educação | FPCEUP - online, via Zoom |
2020/07 - 2020/09 | 3º Congresso dos Intérpretes de Língua Gestual Portuguesa | Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto |
2020/02 - 2020/02 | LGPMSyntax-2020: III Meeting on Morphosyntax of Portuguese sign languages and other sign language | Faculdade de Letras da Universidade do Porto / Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto |
2019/11 - 2019/11 | II Seminário Internacional JEDI (Jovens, Educação, Diversidade e Inovação): Border Crossing/Cruzar Fronteiras | Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto |
2019/07 - 2019/07 | Seminário Luso-Brasileiro de Ética na Investigação em Psicologia e Educação | Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto |
2019/06 - 2019/06 | IV Encontro Luso-Brasileiro Trabalho Docente e Formação de Professores. Profissão docente, investigação e sociedade: diálogos múltiplos | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa |
2018/10 - 2018/11 | IIIè Rencontres Interdisciplinaires franco-brésiliennes «Surdité, Singularité, Universalité: Langue, Culture, Education et Accessibilité» | Universidade Paris 8 / Institut National des Jeunes Sourds (INJS) de Paris / INS-HEA (Université Paris Lumières) |
2018/07 - 2018/07 | 2º Congresso dos Intérpretes de Língua Gestual Portuguesa | Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto |
2018/02 - 2018/02 | II Encontro sobre Morfossintaxe da Língua Gestual Portuguesa e outras línguas de sinais | Faculdade de Letras da Universidade do Porto / Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto |
2018/01 - 2018/01 | Seminário Internacional A diversidade como oportunidade. Que saberes e recursos profissionais? | Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto |
2017/11 - 2017/11 | Conferência Investigação e Ensino em Língua Gestual Portuguesa: 10 anos de Língua Gestual Portuguesa na Universidade Católica Portuguesa | Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica de Lisboa |
2017/09 - 2017/09 | Congresso Internacional O Tempo dos Professores | Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto |
2016/11 - 2016/11 | 1º Congresso Nacional EREBAS: 8 anos - Trajetórias, princípios e práticas [Presidente] | Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto |
2016/07 - 2016/07 | 1º Congresso dos Intérpretes de Língua Gestual Portuguesa | Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto |
2010/10 - 2010/10 | Simpósio Internacional In/Capacidade e In/Diferença | Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto |
2009/11 - 2009/11 | Comemorações do Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa | Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto |
2008/07 - 2008/07 | Conferência Internacional do Projeto Spread the Sign - Celebrating linguistic diversity, promoting the accessibility and educational excellence of the deaf | Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto |
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2022 - Atual | Cadernos de Tradução (2175-7968) | |
2021/10 - Atual | Revista Olhar de Professor (1518-5648) | |
2021/08 - Atual | Revista Educação em Questão (1981-1802) | |
2019 - Atual | Revista Linguagem & Ensino (1983-2400) | |
2016 - Atual | Revista Educação & Realidade | |
2015 - Atual | Revista Hipótese | |
2015 - Atual | Revista Perspectivas | |
2013 - Atual | Revista Sensos-e | |
2010 - Atual | Revista Portuguesa de Educação | |
2020 - 2021 | Educação, Sociedade & Culturas (0872-7643) |
Comissão de avaliação
Descrição da atividade Tipo de assessoria |
Instituição / Organização | Entidade financiadora | |
---|---|---|---|
2018 - Atual | External evaluator of R&D projects [Directorio de Evaluadores Externos]
Avaliador
|
Pontificia Universidad Católica del Perú, Peru | |
2016 - Atual | Ad hoc projects evaluator
Avaliador
|
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Brasil | |
2019 - 2020 | President of an External Evaluation Commission (CAE - Comissão de Avalição Externa) of the Agency for Assessment and Accreditation
of Higher Education (A3ES – Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior)
Avaliador
|
||
2013 - 2013 | President of an External Evaluation Commission (CAE - Comissão de Avalição Externa) of the Agency for Assessment and Accreditation
of Higher Education (A3ES – Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior)
Avaliador
|
Consultoria / Parecer
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2020/10 - 2021/01 | Relatora do relatório de Período Experimental enquanto docente contratada, como Professora Adjunta, da Professora Dra. Maria José Duarte Freire, apresentado à Escola Superior de Educação (ESE) do Instituto Politécnico de Setúbal. [Rapporteur on the Experimental Period report of Prof. Dra. Maria José Freire as hired Adjunt Teacher, presented to the School of Education of Setúbal Polytechnic Institut] | |
2020/11 - 2020/11 | Relatora do Processo Nº 103/CEUP/2020 no âmbito da Comissão de Ética da Universidade do Porto sobre questionário para efeitos do projecto intitulado “STS|SURVEY|UP - Necessidades formativas em competências transversais dos Estudantes dos cursos de 1.º, 2.º e 3.º Ciclos de Estudos – U.Porto”. [Rapporteur on the Process 103/CEUP/2020, within the University of Porto Ethics Committee] | |
2018 - 2018 | Consultora na Audição sobre Necessidades Especiais e Igualdade de Oportunidades, Subcomissão da Igualdade de Oportunidades e Família, da Assembleia da República Portuguesa [Consultant in the Audition about Special Needs and Equality of Opportunities, Subcomission for the Equality of Opportunities and Family, from the Portuguese Republic Assembly] | |
2017 - 2017 | Consultora e perita na área da Educação de Surdos, em reunião do Grupo de Trabalho para a realização do estudo da regulamentação profissional para a docência bilingue da Língua Gestual Portuguesa. Gabinete da Secretária de Estado Adjunta e da Educação. Ministério da Educação [Consultant and expert in the area of Deaf Education, in the meeting of the Work Group for the study of the professional regulation of Portuguese Sign Language bilingual teaching. Office of the Assistant Secretary of State and Education. Ministry of Education] | |
2012 - 2013 | Consultora Pedagógica/Consultora Externa do Território Educativo de Intervenção Prioritária (TEIP) do Agrupamento de Escolas do Marco, Marco de Canaveses [Pedagogical Consultant / External Consultant of the Educational Territory of Priority Intervention of the Group of Schools of Marco, Marco de Canaveses] | |
2010 - 2013 | Consultora Pedagógica/Consultora Externa do Território Educativo de Intervenção Prioritária (TEIP) do Agrupamento de Escolas Diogo Cão, Vila Real [Pedagogical Consultant / External Consultant of the Educational Territory of Priority Intervention of the Group of Schools Digo Cão, Vila Real] | |
2008 - 2013 | Membro do Grupo Temático de Acompanhamento (GTA) do 7º Programa Quadro, na área das Ciências Socioeconómicas e Humanidades. Gabinete de Promoção do 7º Programa Quadro de IDT da UE (GPPQ), FP7 Portuguese Promotion Office [Member of the Thematic Follow-up Group of the 7th Framework Program, in the areas of Socioeconomic Sciences and Humanities. Promotion Office for the 7th Framework Program of RTD of EU, FP7 Portuguese Promotion Office] | |
2008 - 2010 | Consultora Científica, na Área das Ciências da Educação, do Projeto de Intervenção/Observatório da Língua Gestual Portuguesa Observa_LGP. Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde (CIIS) do Instituto de Ciências da Saúde (ICS) da Universidade Católica Portuguesa (UCP) [Scientific Consultant, in the Area of Educational Sciences, in the Intervention Project/Portuguese Sign Language Observatory Observa_LGP. Centre of Interdisciplinary Research in Health, of the Health Sciences Institute, of the Portuguese Catholic University] |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2021/09 - Atual | SIMF II: Iniciação às áreas de profissionalização em Educação/Formação [SIMF II: Initiation to the areas of professionalization in Education/Training] | Ciências da Educação (Licenciatura) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2020 - Atual | Educação e Saúde Comunitária [Community Health and Education] | Ciências da Educação (Mestrado) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2020 - Atual | Questões Aprofundadas em Educação, Comunidades e Mudança Social [Deep Issues in Education, Communities and Social Change] | Ciências da Educação (Mestrado) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2019 - Atual | Narratividades dos Sujeitos e a Construção de Objetos de Investigação [Subjects Narrativities and the Construction of Research Objects] | Ciências da Educação (Mestrado) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2013 - Atual | SIMF: Unidade de Contacto com o Exterior [SIMF: Unit for the Contact with Exterior] | Ciências da Educação (Licenciatura) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2013 - Atual | Seminário de Investigação II [Research Seminar II] | Ciências da Educação (Doutoramento) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2013 - Atual | Seminário de Investigação III: Elaboração de Tese de Doutoramento [Research Seminar III: PhD Thesis Elaboration] | Ciências da Educação (Doutoramento) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2012 - Atual | Expressões e Dinâmicas de Grupos [Expressions and Group Dynamics] | Ciências da Educação (Licenciatura) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2010 - Atual | Questões Aprofundadas em Metodologias da Investigação (com laboratório) [Deep Issues in Research Methodologies (with laboratory)] | Ciências da Educação (Mestrado) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2008 - Atual | Seminário de Escrita Científica [Scientific Writing Seminar] | Ciências da Educação (Doutoramento) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2022/02/01 - 2022/06/30 | Teaching "Introduction to Inclusive Education" - Module IV: Training of Trainers in Inclusive Education. Continuous training sessions for teachers from various teaching cycles. International Cooperation: Rectory of the University of Porto / Universidade de Cabo Verde. FaED Training Project (Faculty of Education and Sports, University of Cape Verde). Financed by: Camões Instituto da Cooperação e da Língua. 2nd Edition | Universidade de Cabo Verde, Cabo Verde | |
2021/02/01 - 2021/11/30 | Teaching "Introduction to Inclusive Education" - Module IV: Training of Trainers in Inclusive Education. Continuous training sessions for teachers from various teaching cycles. International Cooperation: Rectory of the University of Porto / Universidade de Cabo Verde. FaED Training Project (Faculty of Education and Sports, University of Cape Verde). Financed by: Camões Instituto da Cooperação e da Língua. 1st Edition | Universidade de Cabo Verde, Cabo Verde | |
2012 - 2020 | Oficina de Mediação de Conflitos [Conflict Mediation Workshop] | Ciências da Educação (Licenciatura) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2018 - 2019 | Ética e Trabalho em Educação [Ethics and Work in Education] | Ciências da Educação (Mestrado) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2013 - 2018 | Surdez, Educação de Surdos e Língua Gestual [Deafness, Deaf Education and Sign Language] | Ciências da Educação (Mestrado) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2009 - 2018 | Intervenção Pedagógica com Crianças e Jovens Surdos [Pedagogical Intervention with Deaf Children and Youth] | Ciências da Educação (Mestrado) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2009 - 2018 | Questões Aprofundadas em Educação e Surdez [Deep Issues in Education and Deafness] | Ciências da Educação (Mestrado) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2016 - 2017 | Língua Gestual, Educação e Formação para a Diferença [Sign Language, Education and Training for the Difference] | Ciências da Educação (Licenciatura) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2016 - 2017 | Seminário Temático [Thematic Seminar] | Ciências da Educação (Doutoramento) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2007 - 2017 | Metodologias de Intervenção em Educação [Intervention Methodologies in Education] | Ciências da Educação (Mestrado) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2009 - 2014 | Surdez e Educação de Surdos [Deafness and Deaf Education] | Ciências da Educação (Mestrado) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2010 - 2012 | Língua Gestual e Educação [Sign Language and Education] | Ciências da Educação (Licenciatura) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2008 - 2012 | Expressões, Criatividade e Educação [Expressions, Creativity and Education] | Ciências da Educação (Licenciatura) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2007 - 2012 | Seminário de Iniciação à Mediação e Formação: Projecto II Com Seminário de Acompanhamento [Seminar of Initiation to Mediation and Training: Project II with Follow-up Seminar] | Ciências da Educação (Licenciatura) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2007 - 2011 | Seminário de Iniciação à Mediação e Formação: Perfis de Mediação e Formação, Oficina de Expressão Escrita [Seminar of Initiation to Mediation and Training: Mediation and Training Profiles, Written Expression Workshop] | Ciências da Educação (Licenciatura) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2009 - 2010 | Oficina de Expressão Escrita [Written Expression Workshop] | Ciências da Educação (Licenciatura) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2008 - 2009 | Desenvolvimento Pessoal e Social em Populações Especiais [Personal and Social Development in Special Populations] | Ciências da Educação (Licenciatura) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2003 - 2006 | Desenvolvimento Socio-Emocional e Técnicas de Expressão [Socio-Emotional Development and Expression Techniques] | Ciências da Educação (Licenciatura) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2019 - Atual | Associated member: CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade [UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas, Brasil] | |
2015 - Atual | Visiting Researcher - GIPES (Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Educação de Surdos) [UFSM, UFPel, UFRGS, UNISINOS - Brasil] | |
2015 - Atual | Visiting Researcher - GEPeSS (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Surdez) [UFRJ - Brasil] | |
2010 - Atual | Member: European Sign Language Centre (Suécia) as coordinator of the portuguese team of the dictionary www.spreadthesign.com | |
2013 - 2017 | Member: European Network of e-Lexicography (ENeL) (ISCH COST Action IS1305; Working Group 4: Lexicography and Lexicology from a Pan-European Perspective) |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2021 - Atual | Member of the Scientific Follow-up Committee - Centro Ciência Viva de Vila do Conde |
Outro júri / avaliação
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2021/05 - Atual | Member of Jury in the Competition for "Assistant Professor" position, in the Escola Superior de Educação (ESE), of Insituto Politécnico de Setúbal (IPS). Area - Culture, Languages and Literatures; Subarea – Translation and Interpretation of Portuguese Sign Language. Appointed by the Department of Communication and Language Sciences of ESE-IPS | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
2021 - Atual | Júri do Concurso - Acesso à Licenciatura em Ciências da Educação (LCED) para maiores de 23 (2021/2022). [Jury for the contest +23 years - Access to the License in Education Sciences (LCED) - 2021/2022] | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2023 - 2023 | Membro da Comissão Cientifica responsável pela avaliação de artigos submetidos para publicação em e-book no âmbito do V Congresso Internacional "Pelos Mares da Língua Portuguesa" - Universidade de Aveiro (UA), Portugal .(Member of the Scientific Committee responsible for evaluating articles submitted for publication in e-book within the scope of the V International Congress "Pelos Mares da Língua Portuguesa", University of Aveiro (UA), Portugal) | |
2019/11 - 2019/11 | Presidente do Júri - Concurso para atribuição de bolsa de investigação (Mestre em Ciências da Educação) no âmbito de projetos e atividades no domínio dos Estudos Surdos (CIIE-FPCEUP). [President of Jury - Call for grant research (Master in Education Sciences) in the scope of projects and activities within the area of Deaf Studies (CIIE-FPCEUP)] | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2018/02 - 2018/02 | Presidente do Júri - Concurso para atribuição de bolsa de investigação (Mestre em Ciências da Educação) no âmbito conjunto das atividades do Centro de Investigação CIIE relativas ao dicionário multilingue on line Spread the Sign e do Projeto Spread Share (CIIE-FPCEUP). [President of Jury - Call for grant research (Master in Education Sciences) in the scope of activities of the research centre CIIE, related to the multilingue dictionary Spread the Sign and Spread Share project (CIIE-FPCEUP)]. | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2016 - 2016 | 1º Vogal efectivo em júri - Concurso para atribuição de bolsa de investigação (Mestre em Artes ou em Ciências Sociais e Humanas), no âmbito do projeto Bystanders -¿ Developing bystanders responses to sexual harassment among young people (FPCEUP). [1st Efective Vowel in Jury - Call for grant research (Master in Arts or Social and Human Sciences), in the scope of the project o âmbito do projeto Bystanders -¿ Developing bystanders responses to sexual harassment among young people (FPCEUP).] | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
Distinções
Prémio
1995 | Prémio Fundação Engº António de Almeida, for graduating with the highest classification
Fundação Engenheiro António de Almeida, Portugal
|
Outra distinção
2017 | Dedication diploma for the Portuguese Sign Language
Instituto Nacional para a Reabilitação, Portugal
|
2013 | PROFACITY (7th FP - 225511). Distinction for the EC publication about citizenship policies "European Comission Policy Review - Co-creating European Union Citizenship" [ISBN: 9789279297113]. Selected along with 13 projects (6th & 7th Framework Programme). |
2010 | Spread the Sign - Communication in national Sign Language (LLPLdv/ TOI/SE/08/1204). Nomination for "Best Practice 2010" on the category of intervention projects. |
2009 | Spread the Sign (SE/06/B/F/LA-161015). Distinction for good practices of mobility for learning purposes. [Green Book of European Commission (2009), Promoting the learning mobility of Young People (p.14). Brussels. |