???global.info.a_carregar???
Sou licenciado em Ciência Política e Relações Internacionais (2018) pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, e Mestre em Sociologia (2022), no ramo de Sociologia Urbana, pela mesma instituição. A minha dissertação de mestrado, intitulada "Gentrificação na Periferia: Desalojamentos Residenciais e Formas Simbólicas de Perda de Espaço em Almada", obteve a classificação 19 valores, e da investigação realizada resultaram, até ao momento, uma apresentação oral numa oficina do CICS.NOVA e um artigo científico já submetido à revista Fórum Sociológico. Participei em dois projetos de investigação. No projeto Ruas Comerciais, Espaços Conviviais - o caso da Avenida Almirante Reis", do CICS.NOVA, pude-me familiarizar com o método etnográfico, tendo entrevistado comerciantes sobre as suas trajetórias de vida e as suas percepções acerca das transformações da avenida, e realizado observação participante no sentido de analisar as formas de sociabilidade pública na avenida e ruas adjacentes. Em 2022, integrei a equipa do projeto "Gentrificação, Resistência e Quotidiano na Metrópole de Lisboa", também do CICS.NOVA, através do programa FCT Verão com Ciência. Durante o mês em que fui bolseiro participei na construção do corpus teórico da pesquisa, no trabalho de terreno em Cacilhas, incluindo observação e entrevistas walk-along a novos e antigos residentes do bairro, de forma a permitir uma perspetiva comparada das diferentes percepções relativas às transformações urbanas aqui. Desta investigação irá resultar uma publicação científica numa revista internacional, em desenvolvimento. Além disso, integro atualmente o Coletivo de Antropologia Urbana, um grupo de discussão de textos e pesquisas formado maioritariamente por docentes e estudantes do Doutoramento em Estudos Urbanos (ISCTE/NOVA FCSH) e tenho participado ativamente em atividades do grupo de investigação do CICS.NOVA que me irá acolher enquanto doutorando. A nível profissional, colaborei ainda em 2022 com a Rés-do Chão, uma associação sem fins lucrativos que desenvolve projetos de regeneração urbana com impacto social, numa parceria com a Câmara Municipal de Sintra, no âmbito da qual realizei entrevistas em espaço público com o objetivo de auscultar a população local relativamente às suas percepções sobre a transformação urbana no concelho.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Pedro Guilherme dos Reis Cortez da Rosa Silva

Nomes de citação

  • Cortez, Pedro

Identificadores de autor

Ciência ID
DB14-CA80-5DB0
ORCID iD
0000-0002-0924-5966

Endereços de correio eletrónico

  • a44706@campus.unl.pt (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Sociologia

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2)
Francês Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B2) Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B2) Utilizador elementar (A2)
Formação
Grau Classificação
2023 - 2027
Em curso
Estudos Urbanos (Doutoramento)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa DINÂMIA'CET Centro de Estudos sobre a Mudança Socioeconómica e o Território, Portugal

Universidade Nova de Lisboa Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, Portugal
2018 - 2022
Concluído
Sociologia (Mestrado)
Especialização em Cidade, Território e Ambiente
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"Gentrificação na Periferia: Desalojamentos Residenciais e Formas Simbólicas de Perda de Espaço em Almada" (TESE/DISSERTAÇÃO)
18 valores
2014 - 2018
Concluído
Ciências Política e Relações Internacionais (Licenciatura)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
14 valores
2011/09 - 2014/06
Concluído
Ciências Socioeconómicas (Ensino secundário)
Escola Secundária de Camões, Portugal
17 valores
Percurso profissional

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022/10 - 2022/10 Técnico Superior (Técnico Superior) Pontis - Empresa de Estudos de Mercado, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022/11 - 2022/11 Entrevistador de Campo Rés do Chão, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2022/09/01 - 2022/09/30 Verão com Ciência 2022, no âmbito do projeto "Gentrificação, Resistência e Quotidiano na Metrópole de Lisboa"
UIDB/04647/2020
Bolseiro de Iniciação Científica
Universidade Nova de Lisboa Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2019/02 - 2019/06 Atlas Almirante Reis
UID/SOC/04647/2013
Outra
Universidade Nova de Lisboa Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Reis Cortez, Pedro. "Gentrificação e Displacement em Almada - de Desalojamentos Residenciais a Formas Simbólicas de Perda de Espaço". Fórum Sociológico 42 (2023): 37-48. https://journals.openedition.org/sociologico/11178.
    Acesso aberto • Publicado • https://doi.org/10.4000/sociologico.11178
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2024/08/30 The Post-Industrial Metropolis And New Suburbanisms: Placing Almada in a Global Diversity of Suburbs 16th ESA Conference
European Sociological Association (Porto, Portugal)
2024/03/19 New Wave of Gentrification and Resistance in the City of Madrid: The Neighbourhood of Puerta del Ángel Urban Research Seminar
Instituto Politécnico de Leiria (Leiria, Portugal)
2023/02/24 Novas Fronteiras da Gentrificação na Periferia de Lisboa - O Caso de Estudo de Almada Oficinas de Mestrado e Doutoramento RG3
CICS.NOVA (Lisboa, Portugal)

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2023 - Atual Coletivo de Antropologia Urbana Participação e discussão em reuniões
2017 - 2019 Rede de Solidariedade de Lisboa Organização