???global.info.a_carregar???
Rita Silva is an assistant professor at University of Maia and an integrated member of Research Center in Sports Sciences, Health Sciences and Human Development (CIDESD), Portugal. She graduated in the Faculty of Sport, University of Porto. Rita completed his first degree in Sport Sciences in 2013 and a master’s degree in Teaching Physical Education in Primary and Secondary Education in 2015. She completed her PhD in Sports Sciences with a specialization in Sport, Education and Culture in 2022, being financed by FCT (Portuguese National Funding Agency for Science, Research and Technology), to study ‘Teaching Physical Education through student-centered approaches: A year-long action research study of an early-career teacher’. All of these degrees at the same institution. She conduct supervisory practices with pre-service teachers and her academic, professional, and scientific backgrounds it is in Models based Practice, specifically in student-centred pedagogical models (SCPMs). In particular, Rita has been studying the implementation of SCPMs in schools by pre-service and novice teachers, specifically the challenges faced by teachers during the implementation of these models; how can teachers act as facilitator of learning; and how to give students an active role in the class through different SCPMs. . Rita is the author of scientific papers published in national and international journals and her main teaching and research interests revolve around Physical Education Teacher Education, Professional Development, Teaching and Learning within School Physical Education, Qualitative Methods and Sport Pedagogy.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Rita Silva

Nomes de citação

  • Silva, Rita

Identificadores de autor

Ciência ID
DD12-CD21-D8D8
ORCID iD
0000-0001-5573-2936

Telefones

Telemóvel
  • 913535772 (Pessoal)

Moradas

  • Rua Conselheiro Barbosa Ramos, 4420-092, S. Cosme, Gondomar, Portugal (Pessoal)

Domínios de atuação

  • Ciências Médicas e da Saúde - Ciências da Saúde - Ciências do Desporto

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2)
Formação
Grau Classificação
2023/11/30
Concluído
Modelos Pedagógicos no Ensino da Educação Física: Uma abordagem prática para os professores (25 horas/ CCPFC/ACC-12025) (Outros)
Centro de Formação Contínua da Universidade da Maia, Portugal
2015 - 2022/01/30
Concluído
Ciências do Desporto (Doutoramento)
Especialização em Educação e Cultura
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
"Teaching Physical Education through student-centered approaches: A year-long action research study of an early-career teacher." (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado.
2013 - 2015
Concluído
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado integrado)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
17
2010 - 2013
Concluído
Ciências do Desporto (Licenciatura)
Especialização em Exercício e Saúde
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
15
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/09/18 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade da Maia, Portugal
Universidade da Maia, Portugal
2022/02/16 - 2023/09/17 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade da Maia, Portugal
Universidade da Maia, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/10/24 - Atual Membro do Conselho Pedagógico Universidade da Maia, Portugal
Universidade da Maia, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021 - 2023 Volleyball coach Ala de Nún' Álvares de Gondomar, Portugal
Ala de Nún' Álvares de Gondomar, Portugal
2020 - 2021 Volleyball coach AEGO-SPORT, Portugal
2019 - 2020 Volleyball coach Colégio Efanor - academia de voleibol, Portugal
Colégio Efanor - academia de voleibol, Portugal
2015 - 2019 Volleyball coach Castêlo da Maia Ginásio Clube, Portugal
Castêlo da Maia Ginásio Clube, Portugal
2017 - 2018 Physical Education Teacher Escola Secundária de Gondomar, Portugal
Escola Secundária de Gondomar, Portugal
2014 - 2016 Physical Education Teacher Escola Secundária de Rio Tinto, Portugal
Escola Secundária de Rio Tinto, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2017 - Atual The value of work-based learning in implementing student-centered teaching models in the initial phase of a teacher career. An action research study in Physical Education
The value of work-based learning in implementing student-centered teaching models in the initial phase of a teacher career. An action research study
¿The value of work-based learning in implementing student-centered teaching models in the initial phase of a teacher career. An action research study
¿The value of work-based learning in implementing student-centered teaching models in the initial phase of a teacher career. An action research study
Bolseiro de Doutoramento
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
Associação para a Inovação e Desenvolvimento da FCT
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Silva, Rita; Farias, Cláudio; Ramos, Ana; Mesquita, Isabel. "A Novice Teacher as Facilitator of Learning During a Hybrid Sport Education/Step-Game Approach Volleyball Season". Journal of Sports Science and Medicine 21 2 (2022): 153-163. http://dx.doi.org/10.52082/jssm.2022.153.
    Publicado • 10.52082/jssm.2022.153
  2. Silva, Rita; Cláudio Farias; Ana Ramos; Isabel Mesquita. "Implementation of Game-Centered Approaches in Physical Education: A Systematic Review". Journal of Physical Education and Sport 21 6 (2021): http://dx.doi.org/10.7752/jpes.2021.s6443.
    Publicado • 10.7752/jpes.2021.s6443
  3. Rita Silva; Cláudio Farias; Isabel Mesquita. "Cooperative Learning Contribution to Student Social Learning and Active Role in the Class". Sustainability (2021): https://www.mdpi.com/2071-1050/13/15/8644.
    10.3390/su13158644
  4. Silva, Rita; Cláudio Farias; Maria Perla Moreno; Isabel Mesquita. "Modelos centrados en el alumno en Educación Física: pautas pedagógicas y tendencias de investigación (Student-centred models in Physical Education: pedagogical guidelines and research trends)". Retos 42 (2021): 331-343. http://dx.doi.org/10.47197/retos.v42i0.86469.
    Acesso aberto • 10.47197/retos.v42i0.86469
  5. Silva, Rita; Farias, Cláudio; Mesquita, Isabel. "Challenges faced by preservice and novice teachers in implementing student-centred models: A systematic review". European Physical Education Review 27 4 (2021): 798-816. http://dx.doi.org/10.1177/1356336x21995216.
    Acesso aberto • Publicado • 10.1177/1356336x21995216
  6. Silva, Rita; Farias, Cláudio; Moreno, P; Mesquita, Isabel. "Student-centred models in Physical Education: pedagogical guidelines and research trends". RETOS (2021):
    Aceite para publicação
  7. Silva, Rita. "Impact of Sport Education and Direct Instruction Models on personal and social responsibility development in sport activities". Revista Portuguesa de Ciências do Desporto (2017): 66-74.
    Publicado
  8. Silva, Rita. "Instructional models in Sport: The student's perspective: Research in the scope of the professional internship in Physical Education". Revista Portuguesa de Ciências do Desporto (2017): 107-114.
    Publicado
Resumo em conferência
  1. Silva, Rita. "The implementation of the Step-Game Approach Model for teaching and learning volleyball: perceptions of secondary school students". Trabalho apresentado em 7º CIDJ Congresso Internacional de Jogos Desportivos, 2019.
    Publicado
  2. Bessa, Cristiana; Silva, Rita; Rosado, António; Mesquita, Isabel. "Impacto dos modelos de educação desportiva e instrução direta no desenvolvimento da responsabilidade pessoal e social em jogos desportivos.". Trabalho apresentado em 6º Congresso Internacional de Jogos Desportivos., 2017.
    Publicado
  3. Bessa, Cristiana; Silva, Rita; Rosado, António; Mesquita, Isabel. "Impacto dos modelos de Educação Desportiva e Instrução Direta no desenvolvimento da responsabilidade pessoal e social em jogos desportivos [Impact of Sports Education and Direct Instruction models on the development of personal and social responsibility in sports games]". 2017.
    10.5628/rpcd.17.s1a.66
Tese / Dissertação
  1. "Teaching Physical Education through student-centered approaches: A year-long action research study of an early-career teacher.". Doutoramento, Universidade do Porto Faculdade de Desporto, 2022.
  2. Silva, Rita. "The soul has no secret that behavior does not reveal". Mestrado, Universidade do Porto Faculdade de Desporto, 2015.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2019 Estudo longitudinal sobre o valor da Aprendizagem Cooperativa na aula de Educação Física a partir da perceção dos alunos. 8º Congresso da Sociedade Portuguesa de Pedagogia do Desporto
(Coimbra, Portugal)
2017 Modelos de Ensino do Desporto: o olhar dos alunos: estudo no âmbito do estágio profissional em educação física. VI Congresso Internacional dos Jogos Desportivos
Universidade do Porto, Faculdade de Desporto (Porto, Portugal)
2015 Da Formação à Profissão: principais problemas decorrentes do início da prática profissional. Unidade curricular Profissionalidade Pedagógica no âmbito do Curso de Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
(Porto, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2023 - Atual Relatório de Prática de Ensino Supervisionada - Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
Orientador
Universidade da Maia, Portugal
2023 - Atual Relatório de Prática de Ensino Supervisionada - Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
Orientador
Universidade da Maia, Portugal
2023 - Atual Relatório de Prática de Ensino Supervisionada - Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
Orientador
Universidade da Maia, Portugal
2023 - Atual Relatório de Prática de Ensino Supervisionada - Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
Orientador
Universidade da Maia, Portugal
2023 - Atual Relatório de Prática de Ensino Supervisionada - Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
Orientador
Universidade da Maia, Portugal
2023 - Atual Relatório de Prática de Ensino Supervisionada - Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
Orientador
Universidade da Maia, Portugal
2023 - Atual Relatório de Prática de Ensino Supervisionada - Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
Orientador
Universidade da Maia, Portugal
2023 - Atual Relatório de Prática de Ensino Supervisionada - Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
Orientador
Universidade da Maia, Portugal
2023 - Atual Relatório de Prática de Ensino Supervisionada - Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
Orientador
Universidade da Maia, Portugal
2023 - Atual Relatório de Prática de Ensino Supervisionada - Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
Orientador
Universidade da Maia, Portugal
2022 - Atual Relatório de Prática de Ensino Supervisionada - Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
Orientador
2022 - Atual Relatório de Prática de Ensino Supervisionada - Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
Orientador
2022 - 2023 Relatório de Prática de Ensino Supervisionada - Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
Orientador
2022 - 2023 Relatório de Prática de Ensino Supervisionada - Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
Orientador
2022 - 2023 Relatório de Prática de Ensino Supervisionada - Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
Orientador
2022 - 2023 Relatório de Prática de Ensino Supervisionada - Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
Orientador
2022 - 2023 Relatório de Prática de Ensino Supervisionada - Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
Orientador
2022 - 2023 Relatório de Prática de Ensino Supervisionada - Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
Orientador

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2023/06/21 - Atual Apresentação oral no 5º seminário: Ensino da Educação Física - de onde viemos, como estamos e para onde vamos? com o tema 'Model based practice to future physical education teacher: challenges and avenues for research'.
Seminário
5º seminário: Ensino da Educação Física - de onde viemos, como estamos e para onde vamos?
Universidade da Maia, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2023 Relatório de Prática de Ensino Supervisionada
Arguente
TOMÁS MANUEL MOREIRA LINO (Mestrado)
2023 Relatório de Prática de Ensino Supervisionada
Presidente do júri
TIAGO CUNHA E SILVA (Mestrado)
2023 Relatório de Prática de Ensino Supervisionada
Arguente
SÉRGIO PAULO GRAÇA MARQUES (Mestrado)
2023 Relatório de Prática de Ensino Supervisionada
Arguente
SÉRGIO LUÍS SILVA COELHO (Mestrado)
2023 Relatório de Prática de Ensino Supervisionada
Arguente
RAQUEL REIS AZEVEDO (Mestrado)
2023 Relatório de Prática de Ensino Supervisionada
Arguente
PEDRO MIGUEL DA SILVA COUTINHO (Mestrado)
2023 Relatório de Prática de Ensino Supervisionada
Presidente do júri
PEDRO ALEXANDRINO DE SOUSA MARQUES (Mestrado)
2023 Relatório de Prática de Ensino Supervisionada
Presidente do júri
PEDRO AFONSO DO CASAL ALMEIDA (Mestrado)
2023 Relatório de Prática de Ensino Supervisionada
Arguente
MARTA FRANCISCA CASTRO MARQUES BAPTISTA (Mestrado)
2023 Relatório de Prática de Ensino Supervisionada
Arguente
MARIA CAROLINA SOARES DO VALE (Mestrado)
2023 Relatório de Prática de Ensino Supervisionada
Arguente
JOSÉ RUI CUNHA LOUREIRO SILVA (Mestrado)
2023 Relatório de Prática de Ensino Supervisionada
Arguente
JOSÉ FERNANDO DA SILVA TORRES ALVES (Mestrado)
2023 Relatório de Prática de Ensino Supervisionada
Arguente
JORGE SOARES RIBEIRO (Mestrado)
2023 Relatório de Prática de Ensino Supervisionada
Arguente
JOÃO HENRIQUE PINTO FERREIRA ROCHA (Mestrado)
2023 Relatório de Prática de Ensino Supervisionada
Arguente
JOÃO FRANCISCO JORGE DE AZEVEDO (Mestrado)
2023 Relatório de Prática de Ensino Supervisionada
Arguente
HENRIQUE MANUEL FERREIRA MOREIRA DA CRUZ (Mestrado)
2023 Relatório de Prática de Ensino Supervisionada
Presidente do júri
JOANA PATRÍCIA GOUVEIA LOPES (Mestrado)
2023 Relatório de Prática de Ensino Supervisionada
Arguente
FILOMENA MARIA DE LIMA FRANÇA (Mestrado)
2023 Relatório de Prática de Ensino Supervisionada
Arguente
FERNANDO EMANUEL BARBOSA LANDREIRAS (Mestrado)
2023 Relatório de Prática de Ensino Supervisionada
Presidente do júri
FILIPE MIRANDA DO COUTO OLIVEIRA (Mestrado)
2023 Relatório de Prática de Ensino Supervisionada
Arguente
EDUARDO FRANCISCO TEIXEIRA LEITE (Mestrado)
2023 Relatório de Prática de Ensino Supervisionada
Arguente
DIOGO FILIPE MOREIRA DA SILVA (Mestrado)
2023 Relatório de Prática de Ensino Supervisionada
Arguente
DIOGO FILIPE COELHO MOURA (Mestrado)
2023 Relatório de Prática de Ensino Supervisionada
Arguente
CLÁUDIO CASEIRO GRAÇA (Mestrado)
2023 Relatório de Prática de Ensino Supervisionada
Arguente
CHRISTIAN FREITAS DA SILVA (Mestrado)
2023 Relatório de Prática de Ensino Supervisionada
Arguente
BEATRIZ FRANCISCA FECHA PEREIRA (Mestrado)
2023 Relatório de Prática de Ensino Supervisionada
Presidente do júri
BRUNO FILIPE OLIVEIRA COELHO (Mestrado)
2023 Relatório de Prática de Ensino Supervisionada
Presidente do júri
BÁRBARA COUTO E SÁ (Mestrado)
2023 Relatório de Prática de Ensino Supervisionada
Presidente do júri
ANTÓNIO RAFAEL RABALDO PEREIRA (Mestrado)
2023 Relatório de Prática de Ensino Supervisionada
Arguente
ANDRÉ FILIPE FERREIRA OLIVEIRA (Mestrado)
2023 Relatório de Prática de Ensino Supervisionada
Arguente
ANA MAFALDA DE SÃO JOSÉ CARREIRA MADEIRA GIL (Mestrado)
2023 Relatório de Prática de Ensino Supervisionada
Arguente
ANA INÊS VIAMONTE DA SILVEIRA FERNANDES (Mestrado)

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2023 - Atual Ética e Deontologia Educação Física e Desporto (Licenciatura) Universidade da Maia, Portugal
2023 - Atual Prática Pedagógica I Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado) Universidade da Maia, Portugal
2022 - Atual Métodos de Investigação Científica Educação Física e Desporto (Licenciatura) Universidade da Maia, Portugal
2022 - Atual Pedagogia da Atividade Física e do Desporto Educação Física e Desporto (Licenciatura) Universidade da Maia, Portugal
2022 - Atual Atividades Supervisionadas em Ensino da Educação Física. Educação Física e Desporto (Licenciatura) Universidade da Maia, Portugal
2022 - Atual Prática de Ensino Supervisionada Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (2.º Ciclo) (Mestrado) Universidade da Maia, Portugal
2022 - Atual Projetos de Intervenção II Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado) Universidade da Maia, Portugal
2022 - 2033 Metodologia do Ensino da Educação Física Educação Física e Desporto (Licenciatura) Universidade da Maia, Portugal