???global.info.a_carregar???
Gonçalo Cruz is a research fellow at the Institute for Systems and Computer Engineering, Technology and Science (INESC TEC), at the Research Centre on Didactics and Technology in the Education of Trainers (CIDTFF), and at the University of Trás-os-Montes and Alto Douro (UTAD), in Portugal. Since 2011, he has participated in different national and international research projects, and taught multiple university teacher training courses in the field of Educational Technology, Instructional Design and Critical Thinking. With several publications in international peer-reviewed journals and conferences, his main research interests are Technology-Enhanced Learning, Computer-Supported Collaborative Learning, Teacher Professional Development, and Critical Thinking Education. Currently, Gonçalo is finishing his PhD thesis in the field of Didactics of Science and Technology at UTAD.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Gonçalo Alexandre Cruz Conde Matos
Data de nascimento
1988/09/26
Género
Masculino

Nomes de citação

  • Cruz, Gonçalo

Identificadores de autor

Ciência ID
DE11-391F-92FB
ORCID iD
0000-0003-4738-3910
Google Scholar ID
MpgEAqEAAAAJ
Scopus Author Id
55319003800

Telefones

Telemóvel
  • (+351) 910760196 (Profissional)

Moradas

  • Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Escola de Ciências e Tecnologia, Departamento de Engenharias. Quinta de Prados (CP:1013), 5000-801, Vila Real, Vila Real, Portugal (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A2)
Alemão Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Formação
Grau Classificação
2017/01/01 - 2020
Em curso
Didactics of Science and Technology (Doctor of Philosophy)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2009 - 2011
Concluído
Education and Communication Technologies (Master)
Universidade de Coimbra, Portugal
2006 - 2009
Concluído
Educational Sciences (Bachelor)
Universidade de Coimbra, Portugal
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2016/02 - 2016/07 Monitor (Docente Universitário) Universidade Aberta, Portugal
2012/06 - 2013/07 Monitor (Docente Universitário) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2011/09 - 2012/05 Monitor (Docente Universitário) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019/11/01 - Atual Educational Content Writer (UNIVERSIA Online Portal) InboundCycle SA, Espanha
2017/01 - 2019/09/01 Researcher, Educational Designer and Teacher Trainer (CRITHINKEDU Project) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2015/01 - 2016/01 Educational Coordinator and Trainer (Professional and Vocational Education) Consultua - Ensino e Formação Profissional, Portugal
2014/01 - 2015/09 Researcher, Educational Designer and Teacher Trainer (Critical Thinking Network in Higher Education Project) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2014/01 - 2014/08 Educational Coordinator and Trainer (Professional and Vocational Education) Consultua - Ensino e Formação Profissional, Portugal
2010/09 - 2013/12 Researcher, Educational Designer and Teacher Trainer (UTAD's Institutional E-learning Project) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2013/08 - 2013/09 Educational Coordinator and Trainer (Professional and Vocational Education) Consultua - Ensino e Formação Profissional, Portugal
2012/01/01 - 2012/12/31 Researcher, Educational Designer and Teacher Trainer (Young Europeans for Democracy Project) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2016/09 - 2019/07 Critical Thinking Across the European Higher Education Curricula (CRITHINKEDU)
2016-1-PT01-KA203-022808
Investigador
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
European Commission
Concluído
2014/09 - 2015/05 Critical Thinking Network in Higher Education
131/ID/2014
Investigador
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2012/06 - 2013/07 Young Europeans for Democracy (YED)
357639-LLP-2011-PT-AJM-ICS
Investigador
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
European Commission
Concluído
2011/09 - 2013/05 UTAD's Institutional E-learning Project
Não se aplica
Investigador
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Cruz, Goncalo; Dominguez, Caroline. "Engaging students, teachers, and professionals with 21st century skills: the ‘Critical Thinking Day’ proposal as an integrated model for engineering educational activities". Trabalho apresentado em 2020 IEEE Global Engineering Education Conference (EDUCON), Porto, 2020.
    Publicado • 10.1109/educon45650.2020.9125288
  2. Gonçalo Cruz; Maria Manuel Nascimento; Rita Payan-Carreira; Caroline Dominguez; Helena Silva; Felicidade Morais. "CRITHINKEDU: from labor market needs to Critical Thinking across the European High Education Curricula". Trabalho apresentado em 39th EAIR (European Higher Education Society) Forum: Under pressure? Higher education institutions coping with multiple challenges, Porto, 2017.
    Publicado
  3. Cruz, Gonçalo; Dominguez, Caroline. "How can we prepare future engineers to the labour market? A University-Business Cooperation project using Context and Problem-Based Learning approaches". Trabalho apresentado em 8th International Symposium on Project Approaches in Engineering Education (PAEE 2016), Guimarães, 2016.
    Publicado
  4. Fernandes, Luís; Nunes, Ricardo Rodrigues; Cruz, Gonçalo; Azevedo, Diogo; Pedrosa, Daniela; Morgado, Leonel; Paredes, Hugo; et al. "Bringing User Experience empirical data to gesture-control and somatic interaction in virtual reality videogames: an Exploratory Study with a multimodal interaction prototype". Trabalho apresentado em Conferência Ciências e Tecnologias da Interação 2015 - SciTecIn15, Coimbra, Portugal, 2015.
    Publicado
  5. DOMINGUEZ, CAROLINE; MORAIS, EVA; CRUZ, GONÇALO; LOPES, JOSÉ PINTO; ROCHA, MAGDA MARTINS; MORAIS, MARIA DA FELICIDADE; SILVA, MARIA HELENA; et al. "LIVRO DE RESUMOS - II SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE PENSAMENTO CRÍTICO Desafios atuais para o Pensamento Crítico: Formação, Desenvolvimento e Avaliação". 2015.
  6. Dominguez, Caroline; Nascimento, Maria; Maia, Ana; Pedrosa, Daniela; Cruz, Goncalo. "Insights on web-based peer review: A case study with energy engineering students". Trabalho apresentado em 2013 1st International Conference of the Portuguese Society for Engineering Education (CISPEE), Porto, Portugal, 2013.
    Publicado • 10.1109/CISPEE.2013.6701991
  7. Cruz, Goncalo; Costa, Antonio; Martins, Paulo; Goncalves, Ramiro; Barroso, Joao. "Federation Technology and Virtual Worlds for Learning: Research Trends and Opportunities Towards Identity Federation". Trabalho apresentado em 2013 5th International Conference on Games and Virtual Worlds for Serious Applications (VS-GAMES), Poole, United Kingdom, 2013.
    Publicado • 10.1109/VS-GAMES.2013.6624229
  8. Gonçalo Cruz; Caroline Dominguez; Daniela Pedrosa; Ana Maia. "A avaliação entre pares com recurso ao Google Docs: um estudo de caso exploratório num curso de Licenciatura em Engenharia Civil". Trabalho apresentado em IIª Conferência Ibérica em Inovação na Educação com TIC - ieTIC 2012, Bragança, 2012.
    Publicado
  9. Morgado, Leonel; Fonseca, Benjamim; Martins, Paulo; Paredes, Hugo; Cruz, Goncalo; Maia, Ana Margarida; Nunes, Ricardo; Santos, Arnaldo. "Social networks, microblogging, virtual worlds, and Web 2.0 in the teaching of programming techniques for software engineering: A trial combining collaboration and social interaction beyond college". Trabalho apresentado em IEEE Global Engineering Education Conference (EDUCON), Marrakech, Morocco, 2012.
    Publicado • 10.1109/EDUCON.2012.6201129
  10. Dominguez, Caroline; Cruz, Goncalo; Maia, Ana; Pedrosa, Daniela; Grams, Gordon. "Online peer assessment: An exploratory case study in a higher education civil engineering course". Trabalho apresentado em 15th International Conference on Interactive Collaborative Learning (ICL), Villach, Austria, 2012.
    Publicado • 10.1109/ICL.2012.6402220
  11. Leonel Morgado; Hugo Paredes; Benjamim Fonseca; Daniela Pedrosa; André Pinheiro; Paulo Fernandes; Ana Maia; Gonçalo Cruz; Paulo Martins. "Development of a mechanical maintenance training simulator in OpenSimulator for F16 aircraft engines". 2012.
  12. Pedrosa, Daniela; Morgado, Leonel; Cruz, Gonçalo; Maia, Ana Margarida; Barroso, João; Pessoa, Teresa; Daniela Pedrosa; et al. "E-learning no ensino superior: os contributos do consultor pedagógico para o uso das novas tecnologias pelos docentes universitários". Trabalho apresentado em Conferência Ibérica em Inovação na Educação com TIC, ieTIC 2012, Bragança, 2012.
    Publicado
  13. Ana Maia; Gonçalo Cruz; João Barroso; Teresa Pessoa; Leonel Morgado. "Obstáculos encontrados no apoio a docentes do ensino superior para integração de abordagens de e-learning e b-learning nas suas práticas pedagógicas". Trabalho apresentado em VII Conferência Internacional de TIC na Educação, Challenges 2011 - Perspectivas de Inovação, Braga, 2011.
    Publicado
  14. Gonçalo Cruz; Ana Maia; João Barroso; Teresa Pessoa; Leonel Morgado. "An approach for e-learning/b-learning dissemination in a higher education institution using pivot faculty". Trabalho apresentado em World Conference on Educational Multimedia, Hypermedia and Telecommunications, ED-MEDIA 2011, Lisboa, 2011.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Helena Silva; José Lopes; Gonçalo Cruz; Caroline Dominguez; Eva Morais. "Does university attendance affect students’ critical and creative thinking skills? A longitudinal research with pre-service teaching and psychology undergraduates". Higher Education Research & Development (2023): https://doi.org/10.1080/07294360.2022.2057448.
    10.1080/07294360.2022.2057448
  2. Cruz, Gonçalo; Payan-Carreira, Rita; Dominguez, Caroline; Silva, Helena; Morais, Felicidade. "What critical thinking skills and dispositions do new graduates need for professional life? Views from Portuguese employers in different fields". Higher Education Research & Development (2020): 1-17. http://dx.doi.org/10.1080/07294360.2020.1785401.
    10.1080/07294360.2020.1785401
  3. Cruz, Gonçalo; Nascimento, Maria Manuel; Dominguez, Caroline. "With a little help from my peers: professional development of higher education teachers to teach critical thinking". Revista Lusófona de Educação 44 (2019): 141-157. http://dx.doi.org/10.24140/issn.1645-7250.rle44.09.
    Acesso aberto • Publicado • 10.24140/issn.1645-7250.rle44.09
  4. Penkauskiene, Daiva; Railiene, Asta; Cruz, Gonçalo. "How is critical thinking valued by the labour market? Employer perspectives from different European countries". Studies in Higher Education 44 5 (2019): 804-815. http://dx.doi.org/10.1080/03075079.2019.1586323.
    Publicado • 10.1080/03075079.2019.1586323
  5. Payan-Carreira, Rita; Cruz, Gonçalo; Papathanasiou, Ioanna V.; Fradelos, Evangelos; Jiang, Lai. "The effectiveness of critical thinking instructional strategies in health professions education: a systematic review". Studies in Higher Education 44 5 (2019): 829-843. http://dx.doi.org/10.1080/03075079.2019.1586330.
    Publicado • 10.1080/03075079.2019.1586330
  6. Cruz, Gonçalo; Payan-Carreira, Rita; Dominguez, Caroline. "Critical thinking education in the portuguese higher education institutions: a systematic review of educational practices". Revista Lusófona de Educação 38 (2017): 43-61. http://dx.doi.org/10.24140/issn.1645-7250.rle38.03.
    10.24140/issn.1645-7250.rle38.03
  7. Alves Fernandes, Luís Miguel; Cruz Matos, Gonçalo; Azevedo, Diogo; Rodrigues Nunes, Ricardo; Paredes, Hugo; Morgado, Leonel; Barbosa, Luís Filipe; et al. "Exploring educational immersive videogames: an empirical study with a 3D multimodal interaction prototype". Behaviour & Information Technology 35 11 (2016): 907-918. http://dx.doi.org/10.1080/0144929x.2016.1232754.
    Publicado • 10.1080/0144929x.2016.1232754
  8. Cruz, Gonçalo; Costa, António; Martins, Paulo; Goncalves, Ramiro; Barroso, João. "Toward Educational Virtual Worlds: Should Identity Federation Be a Concern?". Educational Technology & Society 18 1 (2015): 27-36. https://www.j-ets.net/ETS/journals/18_1/4.pdf.
    Acesso aberto • Publicado
  9. Dominguez, Caroline; Nascimento, Maria; Maia, Ana; Pedrosa, Daniela; Cruz, Goncalo. "Come Together: Peer Review with Energy Engineering Students". International Journal of Engineering Pedagogy (iJEP) 4 5 (2014): 34-34.
    Publicado • 10.3991/ijep.v4i5.3537
  10. Pinheiro, André; Fernandes, Paulo; Maia, Ana; Cruz, Gonçalo; Pedrosa, Daniela; Fonseca, Benjamim; Paredes, Hugo; et al. "Development of a mechanical maintenance training simulator in OpenSimulator for F-16 aircraft engines". Entertainment Computing 1 (2014): 1-15. http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1875952114000184.
    Publicado • 10.1016/j.entcom.2014.06.002
  11. Dominguez, Caroline; Nascimento, Maria M.; Payan-Carreira, Rita; Cruz, Gonçalo; Silva, Helena; Lopes, José; Morais, Maria da Felicidade A.; Morais, Eva. "Adding value to the learning process by online peer review activities: towards the elaboration of a methodology to promote critical thinking in future engineers". European Journal of Engineering Education 1 (2014): 1-19. http://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/03043797.2014.987649#.VIiWkzGsVoM.
    Publicado • 10.1080/03043797.2014.987649
  12. Cruz, Gonçalo; Dominguez, Caroline; Maia, Ana; Pedrosa, Daniela; Grams, Gordon. "Web-based Peer Assessment: A Case Study with Civil Engineering Students". International Journal of Engineering Pedagogy (iJEP) 3 S1 (2013): 64-70. http://online-journals.org/i-jep/article/view/2411.
    Publicado • 10.3991%2Fijep.v3iS1.2411
  13. Pinheiro, André; Fernandes, Paulo; Maia, Ana; Cruz, Gonçalo; Pedrosa, Daniela; Fonseca, Benjamim; Paredes, Hugo; et al. "Development of a Mechanical Maintenance Training Simulator in OpenSimulator for F-16 Aircraft Engines". Procedia Computer Science 15 2012 (2012): 248-255.
    Publicado • 10.1016/j.procs.2012.10.076
Capítulo de livro
  1. Caroline Dominguez; Gonçalo Cruz; Adelaide Cerveira. "Using Socially Relevant Projects to Develop Engineering Students’ Project Management, Critical Thinking, Teamwork, and Empathy Skills: The UTAD-REFOOD Experience". 2022.
    10.1007/978-3-031-22918-3_23
  2. Ricardo Rodrigues Nunes; Gonçalo Cruz; Daniela Pedrosa; Ana Margarida Maia; Leonel Morgado; Hugo Paredes; José Cravino; Paulo Martins. "Motivating Students to Learn Computer Programming in Higher Education: The SimProgramming Approach". 506-518. Springer International Publishing, 2021.
    10.1007/978-3-030-73988-1_41
  3. Pedrosa, Daniela; Cruz, Gonçalo; Morgado, Leonel. "Multimodal Narratives as a Tool for In-Service Teachers in an Online Professional Development Course". In Advances in Educational Technologies and Instructional Design, editado por Bernardino Lopes, J.; Clara Viegas, Maria; Pinto Alexandre, José, 191-210. Hershey, Pennsylvania, Estados Unidos: IGI Global, 2019.
    Publicado • 10.4018/978-1-5225-8570-1.ch009
  4. Morais, Felicidade; Silva, Helena; Cruz, Gonçalo; Pedrosa, Daniela; Payan-Carreira, Rita; Dominguez, Caroline; Nascimento, Maria Manuel. "Perceptions of Portuguese University Teachers About Critical Thinking Educational Practices". In Technology and Innovation in Learning, Teaching and Education, editado por Tsitouridou, Meni; A. Diniz, José; A. Mikropoulos, Tassos, 223-239. Springer International Publishing, 2019.
    Publicado • 10.1007/978-3-030-20954-4_17
  5. Payan-Carreira, Rita; Cruz, Gonçalo. "Students’ Study Routines, Learning Preferences and Self-regulation: Are They Related?". In Technology and Innovation in Learning, Teaching and Education, editado por Tsitouridou, Meni; A. Diniz, José; A. Mikropoulos, Tassos, 193-202. Springer International Publishing, 2019.
    Publicado • 10.1007/978-3-030-20954-4_14
  6. Nascimento, Maria Manuel; Silva, Helena; Morais, Felicidade; Pedrosa, Daniela; Cruz, Gonçalo; Payan-Carreira, Rita; Dominguez, Caroline. "Stairway to the Stars: Comparing Health and Tourism Professionals Views About Critical Thinking". In Technology and Innovation in Learning, Teaching and Education, editado por Tsitouridou, Meni; A. Diniz, José; A. Mikropoulos, Tassos, 210-222. Springer International Publishing, 2019.
    Publicado • 10.1007/978-3-030-20954-4_16
  7. Gonçalo Cruz; Caroline Dominguez; Rita Payan-Carreira. "A importância e o desafio de educar para o pensamento crítico no séc. XXI". In Educar para o Pensamento Crítico na Sala de Aula: Planificação, Estratégias e Avaliação, editado por José Pinto Lopes; Helena Santos Silva; Caroline Dominguez; Maria Manuel Nascimento, 1-22. Lisboa, Portugal: PACTOR - Edições de Ciências Sociais, Forenses e da Educação, 2019.
    Publicado
  8. Pedrosa, Daniela; Morgado, Leonel; Cruz, Gonçalo. "O primeiro contacto com as narrações multimodais no âmbito de um curso de profissionalização docente em contexto on-line". In Melhorar Práticas de Ensino de Ciências e Tecnologia – Registar e Investigar com Narrações Multimodais, 141-158. Lisboa, Portugal: Edições Sílabo, 2018.
    Publicado
  9. Dominguez, Caroline; Cruz, Gonçalo. "What university students think about context-based learning ? A case study in an industrial management course for future engineers". In La docencia universitaria: desafíos y perspectivas, editado por Membiela, Pedro; Casado, Natalia; Isabel Cebreiros, Maria, 255-260. Vigo, Espanha: Educación Editora, 2016.
    Publicado
  10. Dominguez, Caroline; Payan-Carreira, Rita; Cruz, Gonçalo; Nascimento, Maria; Silva, Helena; Morais, Eva; Morais, Maria da Felicidade; et al. "Pensamento Crítico em Rede no Ensino Superior: Reflexões de um Projeto de Partilha e Divulgação de Experiências em Inovação Didática da UTAD". In EXPERIÊNCIAS DE INOVAÇÃO DIDÁTICA NO ENSINO SUPERIOR, editado por Ministério da Educação e Ciência, 149-164. Lisboa, Portugal: Ministério da Educação e Ciência, 2015.
    Publicado
  11. Dominguez, Caroline; Payan-Carreira, Rita; Morais, Maria da Felicidade; Nascimento, Maria; Maia, Ana; Pedrosa, Daniela; Cruz, Gonçalo; et al. "Revisão entre pares e pensamento crítico: percurso para uma metodologia transversal". In Pensamento Crítico na Educação: Perspetivas atuais no panorama internacional, editado por Marques Vieira, Rui; Tenreiro-Vieira, Celina; Sá-Chaves, Idália; Machado, Celeste, 357-378. Aveiro, Portugal: UA Editora, 2014.
    Publicado
  12. Morais, Maria da Felicidade; Payan-Carreira, Rita; Dominguez, Caroline; Nascimento, Maria; Silva, Helena; Lopes, José; Morais, Eva; et al. "Pensamento Crítico e revisão entre pares em Ciências da Comunicação: um estudo de caso". In Revista de Letras, 1-9. Vila Real, Portugal: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, 2014.
    Publicado
  13. Cruz, Gonçalo; Maia, Ana; Morgado, Leonel; Fonseca, Benjamim; Paredes, Hugo; Bessa, Fernando; Rodrigues, Clara; Martins, Paulo. "Designing User Learning Experience in Virtual Worlds: The Young Europeans for Democracy Serious Application". In Advances in Information Systems and Technologies, 1117-1128. Berlin, Heidelberg, Portugal: Springer Berlin Heidelberg, 2013.
    Publicado • 10.1007/978-3-642-36981-0_106
  14. Correia, Mário; Cruz, Gonçalo; Nunes, Ricardo; Martins, José; Gonçalves, Ramiro; Paredes, Hugo; Martins, Paulo. "Network for All: A Proposal for an Accessible Social Media Aggregator Solution". In Universal Access in Human-Computer Interaction. User and Context Diversity, 655-663. Berlin, Heidelberg: Springer Berlin Heidelberg, 2013.
    Publicado • 10.1007/978-3-642-39191-0_70
  15. Cruz, Gonçalo; Correia, António; Ricardo R. Nunes; Loureiro, Vinicius. "Design Colaborativo: O potencial dos sistemas Web 2.0". In Design, Comunicação e Cultura, 133-148. Rio de Janeiro, Brasil: INFNET, 2013.
    Publicado
Edição de livro
  1. Dominguez, Caroline; Morais, Eva; Cruz, Gonçalo; Lopes, José; Rocha, Magda; Morais, Maria da Felicidade; Silva, Helena; et al. Livro de Resumos do II Seminário Internacional sobre Pensamento Crítico - Desafios Atuais para o Pensamento Crítico: Formação, Desenvolvimento e Avaliação. Vila Real, Portugal: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. 2015.
  2. Dominguez, Caroline; Morais, Eva; Morais, Maria da Felicidade; Cruz, Gonçalo; Lopes, José; Silva, Helena; Monteiro, Maria João; et al. Pensamento Crítico na Educação: Desafios Atuais. Vila Real, Portugal: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. 2015.
  3. Lopes, Bernardino; Cravino, José; Gutl, Christian; Martins, Paulo; Maia, Ana; Pedrosa, Daniela; Cassola, Fernando; Cruz, Gonçalo; Nunes, Ricardo Rodrigues. Book of Abstracts of the 5th International Research Conference on Virtual Worlds - Learning with Simulations. Vila Real: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. 2013.
  4. Morgado, Leonel; Sivan, Yesha; Maia, Ana; Cruz, Gonçalo; Nunes, Ricardo Rodrigues; Pedrosa, Daniela; Cassola, Fernando; Fraga, Glória; Loureiro, Vinicius. Proceedings of the SLACTIONS 2012 International research conference on virtual worlds – Life, imagination, and work using metaverse platforms. Vila Real, Portugal: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. 2012.
Livro
  1. Jiang, Lai; Huyghe, Steven; Elen, Jan; Verburgh, An; Dumitru, Daniela; Bigu, Dragos; Railiené, Asta; et al. Promoting Critical Thinking in European Higher Education Institutions: towards an educational protocol. Vila Real, Portugal: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. 2019.
    Publicado
  2. DANIELA DUMITRU; DRAGOS BIGU; JAN ELEN; LAI JIANG; ASTA RAILIENE; DAIVA PENKAUSKIENE; IOANNA V. PAPATHANASIOU; et al. A European Collection of the Critical Thinking Skills and Dispositions needed in different Professional Fields for the 21st Century. Portugal. 2018.
  3. DANIELA DUMITRU; DRAGOS BIGU; JAN ELEN; LAI JIANG; ASTA RAILIENE; DAIVA PENKAUSKIENE; IOANNA V. PAPATHANASIOU; et al. A European Review on Critical Thinking Educational Practices in Higher Education Institutions. Portugal. 2018.
  4. Dominguez, Caroline Elisabeth (coord.); Poce, Antonella (coord.); Silva, Helena Santos; Morais, Maria Da Felicidade Araújo; Cruz, Gonçalo. The CRITHINKEDU European course on critical thinking education for university teachers: from conception to delivery. Portugal: UTAD. 2018.
Recurso online
  1. Cruz, Gonçalo. Google Hangout: vídeo tutoriais de apoio. 2015. https://www.youtube.com/playlist?list=PLhzfQK9VIhrzQVyOBnY4gq_Oi2Pfpder8.
  2. Cruz, Gonçalo. Social Learning: ensinar no habitat natural dos estudantes do século XXI. 2013. https://www.youtube.com/playlist?list=PLhzfQK9VIhrywi9lZTCQzJByiivb1HvwW.
  3. Cruz, Gonçalo; Fernando Nunes. Química dos Cereais II - Experiência Biscoitos. 2011. https://www.youtube.com/watch?v=8gbin0MA8fA.
  4. Cruz, Gonçalo; Maia, Ana. Repositório científico da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). 2011. https://www.youtube.com/watch?v=cy5yC0cKeoU.
  5. Cruz, Gonçalo. Visita virtual ao Mosteiro dos Jerónimos. 2011. https://www.youtube.com/watch?v=SVZbp4whPdE.
Resumo em conferência
  1. Dominguez, Caroline; Cruz, Gonçalo. "Aprendizagem Baseada em Contexto e na resoluçãoao de Problemas: preparar futuros engenheiros através da cooperação entre a Universidade e as empresas". Trabalho apresentado em 3.º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior, Lisboa, 2016.
    Publicado
  2. Veronica Joukes; Isabel Costa; Ana Maia; Gonçalo Cruz. "Actividades Pedagógicas em E-Learning num curso de Turismo". Trabalho apresentado em Conferência Internacional INVTUR 2012 O turismo em tempos de mudança: Conhecimento e práticas na construção de um novo rumo para o sector, Aveiro, 2012.
    Publicado
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2019/07/11 Desafiar alunos, professores e empresas a pensar criticamente os problemas do século 21: o 'Dia do Pensamento Crítico' na UTAD 6.º Congresso Nacional de Prática Pedagógicas no Ensino Superior (CNaPPES'19)
Instituto Politécnico de Santarém (Santarém, Portugal)
2019/07/11 Implementar práticas pedagógicas promotoras do pensamento crítico nos curricula do ensino superior europeu: o protocolo CRITHINKEDU 6.º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior (CNaPPES'19)
Instituto Politécnico de Santarém (Santarém, Portugal)
2019/06/03 Critical Thinking and information literacy: what teachers can do in digital era? 1st European Summit for Critical Thinking Education
KU Leuven (Leuven, Bélgica)
2019/03/06 Enhance students' critical thinking skills and dispositions through cooperative learning 1st European Summit for Critical Thinking Education
KU Leuven (Leuven, Bélgica)
2017/09/07 CRITHINKEDU: from labor market needs to Critical Thinking across the European Higher Education Curricula 39th European Higher Education Society Forum (EAIR 2017): Under pressure? Higher education institutions coping with multiple challenges
Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2017/07/10 Critical Thinking in Portuguese Higher Education: a systematic literature review on pedagogical practices and interventions. 4.º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior (CNaPPES'17)
Instuto Politécnico de Setúbal (Setúbal, Portugal)
2014 Revisão de pares em estudantes do ensino superior: Dados de uma metodologia em desenvolvimento XVIII EIRI - Encontro Internacional de Reflexão e Investigação
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Vila Real, Portugal)
2013 Federation Technology and Virtual Worlds for Learning: Research trends and opportunities towards identity federation 5th International Conference on Games and Virtual Worlds for Serious Applications (VS-GAMES'13)
(Bournemouth, Reino Unido)
2013 Designing User Learning Experience in Virtual Worlds: The Young Europeans for Democracy Serious Application 2013 World Conference on Information Systems and Technologies (WorldCIST'13)
AISTI (Olhão, Portugal)
2012 A importância das novas tecnologias de informação e as estratégias de comunicação das associações Associativismo no concelho de Vila Franca de Xira - Reflexões para o futuro
Câmara Municipal de Vila Franca de Xira (Alverca, Portugal)
2012 O e-learning na UTAD II Seminário elearning@UTAD - Plataformas Sociais na Educação
Pró-Reitoria para a Inovação e Gestão da Informação (Vila Real, Portugal)
2012 Online peer assessment: An exploratory case study in a higher education civil engineering course 15th International Conference on Interactive Collaborative Learning (ICL)
(Villach, Áustria)
2011 Obstáculos encontrados no apoio a docentes do ensino superior para integração de abordagens de e-learning e b-learning nas sua práticas pedagógicas VII Conferência Internacional de TIC na Educação - Challenges 2011
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2011 An approach for e-learning/b-learning dissemination in a higher education institution using pivot faculty ED-MEDIA 2011 - World Conference on Educational Multimedia, Hypermedia & Telecommunications
AACE (Lisboa, Portugal)
2011 Contributos do e-learning no âmbito da pedagogia universitária Seminário e-learning@UTAD 2011 - Empreendedorismo em Novas Tecnologias para o Ensino
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Vila Real, Portugal)
2011 Projecto-piloto de e-learning na UTAD Seminário e-learning@UTAD 2011 - Empreendedorismo em Novas Tecnologias para o Ensino
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Vila Real, Portugal)
2011 Comunicação Web 2.0 e Redes Sociais no marketing das IPSS Seminário Rede Capacitar Tâmega - Novas estratégias de sustentabilidade das IPSS
Animar e Rede Capacitar Tâmega (Amarante, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2013 - 2013 Fatores para a adoção da tecnologia na prática pedagógica dos docentes da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Orientador
Mestrado em Tecnologias da Informação e Comunicação (Outra)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2013 - 2013 Fatores para a adoção da tecnologia na prática pedagógica dos docentes da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Orientador
Mestrado em Tecnologias da Informação e Comunicação (Outra)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2019/01/01 - 2019/07/01 1st European Summit for Critical Thinking Education (2019/06/03 - 2019/06/03)
Conferência (Coorganizador)
Katholieke Universiteit Leuven Afdeling Arbeids- en Socialezekerheidsrecht, Bélgica
2019/01/01 - 2019/07/01 39th Annual International Conference on Critical Thinking (2019/06/04 - 2019/06/07)
Conferência (Coorganizador)
Foundation for Critical Thinking, Estados Unidos
2015 - 2015 II Seminário Internacional sobre Pensamento Crítico - Desafios Atuais para o Pensamento Crítico: Formação Desenvolvimento e Avaliação
Seminário (Outra)
FCT - Fundação para a Ciência e Tecnologia, Portugal
2013 - 2013 SLACTIONS - Research conference on virtual worlds – Learning with simulations
Conferência (Coorganizador)
2012 - 2012 Os mapas conceptuais como instrumentos de aprendizagem significativa no ensino superior e investigação.
Oficina (workshop) (Coorganizador)
Pró-Reitoria para a Inovação e Gestão da Informação, Portugal
2012 - 2012 II Seminário de e-Learning@UTAD - Plataformas Sociais na Educação
Seminário (Coorganizador)
Pró-Reitoria para a Inovação e Gestão da Informação, Portugal
2012 - 2012 Jornadas Pedagógicas 'O Professor faz a diferença no desempenho escolar'
Congresso (Coorganizador)
2012 - 2012 SLACTIONS - Life, imagination, and work using metaverse platforms
Conferência (Coorganizador)
2012 - 2012 DSAI - International Conference on Software Development for Enhancing Accessibility and Fighting Info-exclusion
Conferência (Coorganizador)
2011 - 2011 Seminário e-learning@UTAD 2011 - Empreendedorismo em Novas Tecnologias para o Ensino
Seminário (Coorganizador)
Pró-Reitoria para a Inovação e Gestão da Informação, Portugal
2011 - 2011 SLACTIONS - Life, imagination, and work using metaverse platforms
Conferência (Coorganizador)
2010 - 2010 4º Seminário "Second Life: uma plataforma" - Mundos virtuais e e-learning
Seminário (Outra)

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2014 - 2014 XVIII EIRI - Encontro Internacional de Reflexão e Investigação
Encontro
XVIII EIRI - Encontro Internacional de Reflexão e Investigação
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2013 - 2013 2013 World Conference on Information Systems and Technologies (WorldCIST'13)
Conferência
2013 World Conference on Information Systems and Technologies (WorldCIST'13)
AISTI, Portugal
2013 - 2013 5th International Conference on Games and Virtual Worlds for Serious Applications (VS-GAMES'13)
Conferência
5th International Conference on Games and Virtual Worlds for Serious Applications (VS-GAMES'13)
2013 - 2013 III Encontro de Instituições e Unidades de e-Learning do Ensino Superior
Encontro
III Encontro de Instituições e Unidades de e-Learning do Ensino Superior
Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, o Instituto Politécnico de Santarém e a Universidade Aberta., Portugal
2012 - 2012 ATEE Winter Conference
Conferência
ATEE Winter Conference
Association for Teacher Education in Europe, Portugal
2012 - 2012 A importância das novas tecnologias de informação e as estratégias de comunicação das associações
Oficina (workshop)
Seminário "Associativismo no concelho de Vila Franca de Xira - Reflexões para o futuro"
Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, Portugal
2012 - 2012 EUNIS 2012: A 360° perspective on IT/IS in Higher Education
Congresso
EUNIS 2012
European University Information Systems Organization, Portugal
2012 - 2012 II Encontro de Instituições e Unidades de e-learning do Ensino Superior
Encontro
II Encontro de Instituições e Unidades de e-learning do Ensino Superior
Universidade Aberta (LE@D), o Instituto Politécnico de Leiria (UED) e a Universidade de Lisboa (e-learning Lab)., Portugal
2012 - 2012 Moodle - Recursos, testes e avaliações
Oficina (workshop)
VIIª s Jornadas “Ensinar e Aprender com a Tecnologia Educativa”
Câmara Municipal de Vila Real, Portugal
2012 - 2012 YED - Young Europeans for Democracy
Oficina (workshop)
VIIIª s Jornadas “Ensinar e Aprender com a Tecnologia Educativa”
Câmara Municipal de Vila Real, Portugal
2011 - 2011 VII Conferência Internacional de TIC na Educação - Challenges 2011
Conferência
VII Conferência Internacional de TIC na Educação - Challenges 2011
Universidade do Minho, Portugal
2011 - 2011 ED-MEDIA 2011 - World Conference on Educational Multimedia, Hypermedia & Telecommunications
Conferência
ED-MEDIA 2011 - World Conference on Educational Multimedia, Hypermedia & Telecommunications
AACE, Portugal
2011 - 2011 VII Seminário e-Learning - Aprender nas Redes Sociais: Ampliar e Colaborar
Seminário
VII Seminário e-Learning: Aprender nas Redes Sociais: Ampliar e Colaborar
TecMinho/Gabinete de Formação Contínua da Universidade do Minho, Portugal
2011 - 2011 COIED - Conferência Online de Informática Educacional
Conferência
Conferência Online de Informática Educacional
PROINOV, Portugal
2011 - 2011 Comunicação Web 2.0 e Redes Sociais no marketing das IPSS's
Oficina (workshop)
Seminário "Rede Capacitar Tâmega - Novas estratégias de sustentabilidade das IPSS"
Animar e Rede Capacitar Tâmega, Portugal
2011 - 2011 Dia da Inovação
Encontro
Dia da Inovação
Pró-Reitoria para a Inovação e Gestão da Informação da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2011 - 2011 I Encontro de Instituições e Unidades de e-learning do Ensino Superior
Encontro
I Encontro de Instituições e Unidades de e-learning do Ensino Superior
Universidade Aberta e Universidade de Lisboa., Portugal
2010 - 2010 D-Eficiência, do conceito à prática
Seminário
D-Eficiência, do conceito à prática
Governo Civil do Distrito de Vila Real; Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2010 - 2010 Jornadas ticLINGUAS 2010 - exploração e aplicação em contexto de aprendizagem
Seminário
Jornadas ticLINGUAS 2010 - exploração e aplicação em contexto de aprendizagem
TecMinho / babeliUM - Centro de Línguas, Portugal
2010 - 2010 IV Simpósio Virtual em EaD
Simpósio
IV Simpósio Virtual em EaD
Portal Educação e Sites Associados - Associação Brasileira de Educação a Distância, Portugal
2010 - 2010 Qual o Seu Sonho? O Aluno, a Família e a Escola de Mãos Dadas com a Educação
Seminário
Qual o Seu Sonho? O Aluno, a Família e a Escola de Mãos Dadas com a Educação
Portal da Educação - Associação Brasileira de Educação a Distância, Portugal
2010 - 2010 Transdisciplinaridade, Design de Relações, Parapsicologia e Second Life
Seminário
Transdisciplinaridade, Design de Relações, Parapsicologia e Second Life
Portal da Educação - Associação Brasileira de Educação a Distância, Portugal
2010 - 2010 Desafios educacionais e tecnológicos para o ensino de estatística
Seminário
Desafios educacionais e tecnológicos para o ensino de estatística
Portal da Educação - Associação Brasileira de Educação a Distância, Portugal
2010 - 2010 Sloodle - Conectando Moodle e SL
Seminário
Sloodle - Conectando Moodle e SL
Portal da Educação - Associação Brasileira de Educação a Distância, Portugal
2010 - 2010 Jornadas Multidisciplinares da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação
Seminário
Jornadas Multidisciplinares da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação
Núcleo de Estudantes de Psicologia e de Ciências da Educação da Associação Académica de Coimbra, Portugal

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2015/01/01 - 2015/12/21 International Review of Research in Open and Distance Learning (IRRODL)

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2018/05/01 - 2018/06/30 "Inclusive Web" Massive Open Online Course (MOOC) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2019/07/01 - 2019/07/09 Promover o pensamento crítico na minha unidade curricular (2ed) Ensino do Pensamento Crítico (Outros) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2018/07/04 - 2018/07/17 Promover o pensamento crítico na minha unidade curricular (1ed) Ensino do Pensamento Crítico (Outros) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2018/01/29 - 2018/02/02 Guidelines for quality-assurance criteria in critical thinking education Critical Thinking Education (Outros) Università degli Studi Roma Tre, Itália
2016/02/01 - 2016/06/01 Seminário de Práticas Pedagógicas em Informática (grupo 550) (Especialização pós-licenciatura) Universidade Aberta, Portugal
2014 - 2014 UFCD 0779 - Utilitário de apresentação gráfica Especialização (Curso médio) Consultua - Ensino e Formação Profissional, Portugal
2014 - 2014 UFCD 0754 - Processador de texto Especialização (Curso médio) Consultua - Ensino e Formação Profissional, Portugal
2013/02 - 2013/05 Plataformas Sociais e Cooperativas Comunicação e Multimédia (Licenciatura) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2013 - 2013 Plataformas de videoconferência na web Especialização (Curso médio) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2013 - 2013 Plataformas sociais: utilização em contexto institucional Especialização (Curso médio) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2013 - 2013 Produção de conteúdos Especialização (Curso médio) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2013 - 2013 Conceção, planificação e avaliação de cursos a distância: o e-formador e o e-portfólio Especialização (Curso médio) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2013 - 2013 UFCD 0392 - Comércio electrónico e e-business Especialização (Curso médio) Consultua - Ensino e Formação Profissional, Portugal
2012/02 - 2012/05 Plataformas Sociais e Cooperativas Comunicação e Multimédia (Licenciatura) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2012 - 2012 As Novas Tecnologias na Formação Pedagógica para Docentes no Ensino Superior Especialização (Curso médio) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2011 - 2011 A Plataforma Moodle Especialização (Curso médio) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2011 - 2011 A Plataforma Moodle Aperfeiçoamento (Curso médio) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
Distinções

Prémio

2016 PhD Student Best Paper award at PAEE/ALE’2016, the 8th International Symposium on Project Approaches in Engineering Education (PAEE) and 14th Active Learning in Engineering Education Workshop (ALE)
Universidade do Minho, Portugal
2015 Best Paper Award in Videogames at Sciences and Technologies of Interaction Conference - SciTecIN'15
Universidade de Coimbra, Portugal