???global.info.a_carregar???
Doutorada em Linguística (área de especialização em Linguística do Texto e do Discurso) pela Universidade NOVA de Lisboa. Professora Adjunta Convidada na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria. Investigadora no CLUNL (grupo Gramática e Texto), tendo como interesses específicos a Linguística Textual e a Didática do Português. Autora de de gramáticas e de manuais da disciplina de Português (Ensino Básico e Secundário).
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Noémia de Oliveira Jorge

Nomes de citação

  • Jorge, N.

Identificadores de autor

Ciência ID
DE1C-4905-77F4
ORCID iD
0000-0002-1909-5762

Endereços de correio eletrónico

  • njorge@fcsh.unl.pt (Profissional)
  • noemia.jorge@ipleiria.pt (Profissional)

Moradas

  • Instituto Politécnico de Leiria, Escola Superior de Educação Ciências Sociais, Departamento de Línguas e Literaturas. ESECS Campus 1 Rua Dr. João Soares Apartado 4045 2411-901 Leiria, 2411-901, Leiria, Leiria, Portugal (Profissional)

Domínios de atuação

  • Humanidades - Línguas e Literaturas - Linguística
Formação
Grau Classificação
2009 - 2014
Concluído
Linguística (Doutoramento)
Especialização em Linguística do Texto e do Discurso
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
"O género memórias. Análise linguística e perspetiva didáctica" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito bom por unanimidade
2006 - 2008
Concluído
Edição de Texto (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
"O género editorial "capa". O caso dos romances policiais" (TESE/DISSERTAÇÃO)
18 valores
1996 - 2001
Concluído
Línguas e Literaturas Clássicas e Portuguesa - Ramo de Formação Educacional (Licenciatura)
Universidade de Coimbra, Portugal
17 valores
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2018/09 - Atual Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2023/09 - 2024/02 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade Nova de Lisboa, Portugal
Universidade Nova de Lisboa - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (Departamento de Estudos Portugueses), Portugal
2017/09 - 2018/01 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2016/02 - 2016/07 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2014/03 - 2016/01 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2018/09/01 - 2020 Docente no Ensino Básico (2.º CEB) Colégio Verde Água, Portugal
2001/09 - 2009/08 Docente no Ensino Básico e Secundário (Português e Latim) Ministério da Educação, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2009/10 - 2014/02 O género memórias - Análise linguística e perspetiva didática
SFRH / BD / 61301 / 2009
Bolseiro de Doutoramento
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2015 - Atual Projeto estratégico do CLUNL 2015 - 2020 (UID/LIN/03213/2013)
UID/LIN/03213/2013
Investigador
Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2016 - 2017 Promoção da literacia científica
PGLCP44 - Projeto 139708
Investigador
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
Fundação Calouste Gulbenkian
Concluído
2014 - 2014 Projecto Estratégico - UI 3213 - 2014 (PEst-OE/LIN/UI3213/2014)
PEst-OE/LIN/UI3213/2014
Investigador
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Reis, L.; Jorge, N.. "A compreensão de "textos informativos" no 2.º CEB - relato e avaliação de percurso didático". Trabalho apresentado em XII Conferência Internacional de Investigação, Práticas e Contextos em Educação, Leiria, 2023.
    No prelo
  2. Jorge, N.; Coutinho, B.; Pinto, B.; Barbosa, E.. "Implementação e avaliação de percurso didático no Ensino Superior". Leiria, 2023.
    No prelo
  3. Gomes, M.; Leitão, M. A.; Jorge, N.. "Aprendizagem pela descoberta: o caso das funções sintáticas no 2.º CEB". Trabalho apresentado em X Conferência Internacional de Investigação, Práticas e Contextos em Educação (IPCE), Leiria, 2021.
    Publicado
  4. Jorge, N.. "Percursos didáticos interdisciplinares no 2.º Ciclo do Ensino Básico: uma abordagem logocêntrica". Trabalho apresentado em IX Investigação, Práticas e Contextos de Investigação, Leiria, 2020.
    Publicado
  5. Jorge, N.; Ferreira, P.. "Características da descrição em textos de alunos de 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico". Trabalho apresentado em IX Investigação, Práticas e Contextos em Educação, Leiria, 2020.
    Publicado
  6. Gonçalves, M.; Ribeiros, I.; Coutinho, A.; Luís, R.; Cunha, L.; Jorge, N.. "Divulgação da ciência na aula de Português". Trabalho apresentado em 12.º ENAPP, Lisboa, 2017.
    Publicado
  7. Jorge, N.. "O género 'memórias'. análise linguística e perspetiva didática". Trabalho apresentado em WGT - Formação Avançada em Gramática & Texto, Lisboa, 2011.
    Publicado
  8. Jorge, N.. "Passado e presente num excerto de “As Pequenas Memórias” de José Saramago". Trabalho apresentado em Congresso Internacional Linguagem e Interação II, São Leopoldo (Brasil), 2010.
    Publicado
  9. Jorge, N.. "A interpretação do 'agir' em relatos de alcoólicos anónimos". Trabalho apresentado em XXVI Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística, Porto, 2010.
    Publicado
Artigo em jornal
  1. Jorge, N.. "Afinal, o que se aprende nas aulas de Português?", Diário de Leiria, 2024
Artigo em revista
  1. Jorge, N.; Carreira, I.. "Afinal, o que é uma apresentação oral?". Palavras 60-61 (2023): 33-44.
    Publicado
  2. Noémia Jorge. "A compreensão de géneros orais no ensino secundário em Portugal: dos programas curriculares aos manuais escolares". Veredas - Revista de Estudos Linguísticos (2022): https://doi.org/10.34019/1982-2243.2022.v26.37928.
    10.34019/1982-2243.2022.v26.37928
  3. Jorge, N.. "A compreensão de géneros orais no ensino secundário em Portugal: dos programas curriculares aos manuais escolares". Veredas - Revista de Estudos Linguísticos 26 1 (2022): 78-95. https://periodicos.ufjf.br/index.php/veredas/article/view/37928.
    Acesso aberto • Publicado
  4. Leitão, M. A.; Jorge, N.. "Autores, textos e modos literários nos programas curriculares e nas provas de avaliação externa - que relação?". Palavras - revista em linha 58-59 (2022): 107-118.
    Publicado
  5. Jorge, N.; Marques, J.; Bastos, S.. "Funcionamento e potencialidades do percurso didático enquanto dispositivo de ensino da leitura e da escrita". Revista de Letras 2 41 (2022): http://www.periodicos.ufc.br/revletras/article/view/81437/227502.
    Acesso aberto • Publicado
  6. Jorge, N.; Viegas, F.. "A deixis como ferramenta de análise do texto literário". Palavras 58/59 (2022): 81-85.
    Acesso aberto • Publicado
  7. Jorge, N.. "O funcionamento discursivo dos textos de contracapa da "Coleção Vampiro"". Revista da Associação Portuguesa de Linguística 8-10 (2021): 121-136. https://doi.org/10.26334/2183-9077/rapln8ano2021a9.
    Acesso aberto • Publicado
  8. Pinto, P. F.; Redes, L. (colab.); Jorge, N. (colab.). "Que norma é essa? Que português ensinar na escola? - Paulo Feytor Pinto entrevista Edleise Mendes". Palavras em linha 9 (2021): 4-21. https://palavras.appform.pt/ojs/index.php/revista/article/view/132/120.
    Acesso aberto • Publicado • Pessoal de suporte
  9. Viegas, F.; Jorge, N.; Redes, L.; Sousa, M. V.; Aido, J. P.. "Cânone acidental - Itamar Vieira Junior, Luís Cardoso, Tony Tcheka, Lucílio Manjate, Ungulani Ba Ka Khosa, Germano Almeida e Maria Lúcia Alvim". Palavras em linha 4 (2021): 89-102. https://palavras.appform.pt/ojs/index.php/revista/article/view/142/132.
    Acesso aberto • Publicado
  10. Jorge, N.. "Destaques bibliográficos - Discurso Académico: Uma Área Disciplinar em Construção". Palavras em linha 4 (2021): 118-118. https://palavras.appform.pt/ojs/index.php/revista/article/view/143/133.
    Acesso aberto • Publicado
  11. Jorge, N.. "Tempo de ler - Paula Tavares, "Como veias finas na terra"". Palavras em linha 4 (2021): 135-137.
    Acesso aberto • Publicado
  12. Albuquerque Leal, Audria; Jorge, Noémia. "Reflexões sobre o ensino da variação linguística". Il Segno e le Lettere 9788879169 (2021): 41-59. http://dx.doi.org/10.7359/969-2021-lejo.
    Acesso aberto • Publicado • 10.7359/969-2021-lejo
  13. Jorge, N.; Sousa, M. V.; Viegas, F.. "Ler e apreciar um texto poético: relato de uma experiência de E@D no 2.º Ciclo do Ensino Básico". Palavras - Revista em linha 3 (2020): https://palavras.appform.pt/ojs/index.php/revista/article/view/84.
    Acesso aberto • Publicado
  14. Sousa, M. V.; Viegas, F.; Jorge, N.; Liberal, A.; Mata, C.; Martins, H.; Pires, S.. "Ensinar a resumir desde o 1.º ciclo: uma sequência didática para E@ D". Palavras - Revista em linha 3 (2020): https://palavras.appform.pt/ojs/index.php/revista/article/view/85.
    Acesso aberto • Publicado
  15. Martins, S.; Jorge, N.. "Texto de opinião: Reflexões sobre a escrita processual na aula de Português". Palavras 56-57 (2020): 31-55.
    Publicado
  16. Jorge, N.. ""Homenagem ao papagaio verde": entre a amargura e a rebeldia". Palavras 56-57 (2020): 161-162.
    Publicado
  17. Jorge, N.. "A síntese como género escolar transdisciplinar". Revista Portuguesa de Educação 32 2 (2019): 150-170. http://dx.doi.org/10.21814/rpe.15140.
    10.21814/rpe.15140
  18. Jorge, N.; Coutinho, A.; Miranda, M. I.; Martins, A.; Perdigão, H.; Machado, N.. "Ensinar Português: conteúdos, estratégias e materiais". Palavras - Revista em linha 2 (2019): 121-134. https://palavras.appform.pt/ojs/index.php/revista/article/view/51/59.
    Publicado
  19. Carmona, D.; Alves, D.; Viegas, F.; Sousa, M. V.; Jorge, N.. "Sequência de aprendizagem em cursos profissionais". Palavras 54-55 (2019): 69-77.
    Publicado
  20. Rosa, R.; Fidalgo, M.; Gonçalves, M.; Leal, A.; Jorge, N.. "Organizadores textuais e plano de texto: a forma "e"". Revista da Associação Portuguesa de Linguí­stica 4 (2018): 240-253. https://ojs.apl.pt/index.php/rapl/article/view/43/30.
    Publicado
  21. Jorge, N.; Coutinho, A.. "Percursos (linguísticos) para análise (literária)". Palavras 50-51 (2017): 77-87.
    Publicado
  22. Jorge, N.. "Types of discourse and textual construction of knowledge". Calidoscópio 13 3 (2015): 281-293. http://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio.
    Publicado • 10.4013/cld.2015.133.01
  23. Jorge, N.. "O género textual memórias - Análise e didatização". Palavras 48-49 (2015): 79-93.
    Publicado
  24. Leal, A.; Jorge, N.. "A análise temática na perspetiva funcional: para um processo interpretativo". Estudos Linguísticos / Linguistic Studies 9 (2014): 97-110.
    Publicado
  25. Tanto, C.; Jorge, N.. "Estruturação do conteúdo temático no texto bíblico "As bodas de Caná"". Estudos Linguísticos / Linguistic Studies 9 (2014): 127-139.
    Publicado
  26. Coutinho, A.; Jorge, N.; Tanto, C.. "Para um modelo didático do conto policial". Calidoscópio 10 1 (2012): 24-32. http://www.unisinos.br/revistas/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2012.101.03/757.
    Publicado • 10.4013/cld.2012.101.03
  27. Coutinho, A.; Jorge, N.. "Géneros de texto e construção discursiva do tempo". Verba Hispanica 1 XX (2012): 145-164. https://www.academia.edu/38231730/G%C3%A9neros_de_texto_e_constru%C3%A7%C3%A3o_discursiva_do_tempo.
    Publicado
  28. Jorge, N.. "A dimensão linguística no género editorial capa - o caso da sinopse dos romances policiais". Estudos Linguísticos / Linguistic Studies 5 (2010): 213-221. http://www.clunl.edu.pt/resources/docs/revista/n5_fulltexts/5o%20noemia%20jorge.pdf.
    Publicado
  29. Jorge, N.; Luís, R.. "Da adopção/adaptação de géneros à sua subversão - análise da "confissão pasmosa" de Álvaro Silvestre em "Uma abelha na chuva"". Estudos Linguísticos / Linguistic Studies 6/7 (2010): 209-225. http://www.clunl.edu.pt/resources/docs/revista/n6_7/209_225.pdf.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Coutinho, A.; Jorge, N.. "Nota prévia". In Expressão & Argumentção 2023-2024: Apreciações críticas e textos de análise, 6-7. 2024.
    Publicado
  2. Jorge, N.; Piedade, B.; Gonçalves, M.. "A divulgação da ciência em textos enciclopédicos (ou como partir das práticas de referência para a transposição didática)". In Da didática de língua(s) ao seu ensino: Estudos de homenagem ao Professor Doutor Joaquim Dolz, 193-210. Brasil: Pontes, 2023.
    Publicado
  3. Gonçalves, M.; Coutinho, M. A.; Jorge, N.. "Nota de abertura". In Práticas textuais 18/19, editado por Gonçalves, M.; Coutinho, A.; Fidalgo, M.; Rosa, R., 5-7. Lisboa, Portugal, 2020.
    Publicado
  4. Gonçalves, M.; Fidalgo, M.; Jorge, N.. "Práticas de texto: entre processo e produto". In Práticas textuais 18/19, editado por Gonçalves, M.; Antónia Coutinho; Jorge, N.; Fidalgo, M.; Rosa, R., 43-49. Lisboa, 2020.
    Publicado
  5. Gonçalves, M.; Jorge, N.. "Potencialidades do plano de texto no ensino da língua materna". In A linguística na formação do professor: Das teorias às práticas, editado por Leal, A.; Oliveira, F.; Silva, F.; Duarte, I. M.; Veloso, J.; Silvano, P; Rodrigues, S., 121-138. Porto, Portugal: CLUP, 2019.
    Publicado
  6. Jorge, N.; Coutinho, A.; Fidalgo, M.; Rosa, R.. "Práticas Textuais 17/18 - Um exemplo de apropriação de géneros textuais no Ensino Superior". In Discurso académico: uma área disciplinar em construção, editado por Caels, Fausto; Barbeiro, L.; Santos, J., 182-199. Leiria, Portugal: CELGA-ILTEC / ESECS-PLeiria, 2019.
    Publicado
  7. Jorge, N.. "Géneros de texto nos programas curriculares atuais: ponto da situação". In Discurso Académico: uma área disciplinar em construção, 325-329. Leiria, Portugal: CELGA-ILTEC / IPLeiria-ESECS, 2019.
    Publicado
  8. Gonçalves, M.; Jorge, N.; Gonçalves, M.. "Promoção da literacia científica: balanços e perspetivas". In Discurso Académico: uma área disciplinar em construção, 134-151. Leiria, Portugal: CELGA-ILTEC / IPLeiria-ESECS, 2019.
    Publicado
  9. Coutinho, A.; Jorge, N.. "Texto de opinião". In Ensinar géneros de texto: Conteúdos, estratégias e materiais, editado por Antónia Coutinho; Jorge, N., 17-20. 2019.
    Publicado
  10. Jorge, N.; Coutinho, A.. "Resumo". In Ensinar géneros de texto: conteúdos, estratégias e materiais, editado por Coutinho, M. A., 86-91. 2019.
    Publicado
  11. Gonçalves, M.; Jorge, N.; Ribeiros, I.; Cunha, L.; Luís, R.; Coutinho, A.. "Textos de divulgação da ciência - das práticas sociais à aula de Português". In Literacia científica na escola, editado por Gonçalves, M.; Jorge, N., 90-102. Lisboa, Portugal: NOVA FCSH-CLUNL, 2018.
    Publicado
  12. Jorge, N.; Luís, M. R.. "O discurso relatado em textos de divulgação científica na imprensa portuguesa atual". In A linguística em diálogo. Volume comemorativo dos 40 anos do Centro de Linguística da Universidade do Porto, editado por Veloso, J.; Guimarães, J.; Silvano, P.; Sousa-Silva, R., 229-245. Porto, Portugal: CLUP, 2018.
    Publicado
  13. Coutinho, A.; Leal, A.; Tanto, C.; Cunha, L.; Jorge, N.. "Géneros de texto e ensino da escrita". In Reflexão sobre a escrita. O ensino de diferentes géneros de textos, editado por Pereira, L. A; Cardoso, I., 183-200. Aveiro, Portugal: Universidade de Aveiro, 2012.
    Publicado
  14. Cunha, L.; Jorge, N.. "A discussão oral: proposta de sequência didática". In Novos Desafios no Ensino do Português, editado por Teixeira, M.; Silva, I.; Santos, L., 152-165. Santarém, Portugal: Escola Superior de Educação de Santarém, 2011.
    Publicado
Documento de trabalho
  1. Rivotti, A.; Jorge, N.. 2011. "Mais do mesmo: Da ironia como insulto". http://www.clunl.edu.pt/resources/docs/grupos/gramatica/11wgt/resumo_rivotti%20&%20jorge.pdf.
  2. Jorge, N.; Coutinho, A.. 2010. "A lítotes como estratégia argumentativa". http://www.clunl.edu.pt/resources/docs/grupos/gramatica/cadernos/neg_6lítotes.pdf.
  3. Jorge, N.. 2009. "A dimensão argumentativa no género editorial capa". http://www.clunl.edu.pt/resources/docs/grupos/gramatica/cadernos/argumenta_noémiajorge.pdf.
Edição de livro
  1. Machado, A. et al.. Expressão & Argumentação 2023-2024: Apreciações críticas e textos de análise. Portugal. 2024.
    Publicado • Editor
  2. Jorge, N.. Duvidário: 100 dúvidas da Língua Portuguesa. Leiria. 2021.
    Publicado • https://doi.org/10.25766/gpqt-gv61 • Editor
  3. Jorge, N.. Práticas Textuais 18/19. Lisboa, Portugal. 2020.
    Publicado • Editor
  4. Jorge, N.. Ensinar géneros de texto: conteúdos, estratégias e materiais. Lisboa, Portugal. 2019.
    Publicado • Editor
  5. Jorge, N.. Práticas textuais 17|18. Lisboa, Portugal. 2018.
    Publicado • Editor
  6. Jorge, N.. Literacia científica na escola. Lisboa, Portugal: NOVA FCSH - CLUNL. 2018.
    Publicado • Editor
  7. Jorge, N.. From Language to Discourse. Newcastle upon Tyne, Reino Unido: Cambridge Scholars Publishing. 2014.
    Publicado • Editor
  8. Pintasilgo, M. L.. Para um novo paradigma: um mundo assente no cuidado. Antologia de textos de Maria de Lourdes Pintasilgo. Porto, Portugal: Afrontamento. 2012.
    Publicado • Editor
Entrada de dicionário
  1. Jorge, N.. "2009 O novo romance policial: Desocultar as sombras". In História Global da Leiteratura Portuguesa, editado por Franco, José Eduardo. Temas e debates, 2024.
    Publicado
Livro
  1. Jorge, N.. Gramática de Português - 3.º Ciclo [Aprendizagens Essenciais]. Porto, Portugal: Porto Editora. 2019.
    Publicado
  2. Jorge, N.. Gramática de Português - 2.º Ciclo [Aprendizagens Essenciais]. Porto, Portugal: Porto Editora. 2019.
    Publicado
  3. Jorge, N.. Gramática de Português - 2.º Ciclo. Porto, Portugal: Porto Editora. 2014.
    Publicado
  4. Jorge, N.. Gramática de Português - 3.º Ciclo. Porto, Portugal: Porto Editora. 2014.
    Publicado
  5. Jorge, N.. 52 ideias para o professor - Língua Portuguesa. Porto, Portugal: Porto Editora. 2011.
    Publicado
Manual
  1. Costa, F.; Bom, L.; Jorge, N.; Brandão, J.; Rebelo, D.. Novo livro aberto 5 - Português, 5.º ano. Porto: Porto Editora. 2024.
    Publicado
  2. Costa, F.; Bom, L.; Jorge, N.; Magalhães, V.. Livro aberto 9 - Português, 9.º Ano. Porto, Portugal: Porto Editora. 2023.
    Publicado
  3. Costa, F.; Bom, L.; Jorge, N.; Magalhães, V.. Livro aberto 8 - Português, 8.º Ano. Porto, Portugal: Porto Editora. 2022.
    Publicado
  4. Costa, F.; Bom, L.; Jorge, N.; Magalhães, V.. Livro aberto 7 - Português, 7.º ano. Porto, Portugal: Porto Editora. 2021.
    Publicado
  5. Jorge, N.; Ramos, A.; Braga, A.; Nunes, S.. Preparação para o Exame Nacional - Português, 11.º Ano - 2022 [Atualização]. Porto: Porto Editora. 2021.
    Publicado
  6. Jorge, N.. Preparação para o Exame Nacional de Portuguêss, 12.º ano - 2019/2020 [Atualização]. Lisboa: Editorial do Ministério da Educação.. 2020.
    Publicado
  7. Jorge, N.. Guia de Estudo - Português - 11.º Ano. Porto: Porto Editora. 2019.
    Publicado
  8. Jorge, N.. Preparação para o Exame Nacional de Portuguêss, 12.º ano - 2018/2019 [Atualização]. Porto: Editorial do Ministério da Educação. 2019.
    Publicado
  9. Jorge, N.. Guia de Estudo - Português - 10.º Ano. Porto, Portugal: Porto Editora. 2018.
  10. Jorge, N.; Aguiar, C.; Magalhães, M.. Encontros 12 - Português, 12.º ano. Porto: Porto Editora. 2017.
    Publicado
  11. Jorge, N.; Aguiar, C.; Ribeiros, I.. Encontros 11 - Português, 11.º ano. Porto, Portugal: Porto Editora. 2016.
  12. Paiva, A M.; Almeida, G.; Jorge, N.; Junqueira S.. (Para)Textos 9 - Português 9.º Ano. Porto, Portugal: Porto Editora. 2015.
    Publicado
  13. Jorge, N.; Junqueira, S.. Encontros 10 - Português, 10.º ano. Porto: Porto Editora. 2015.
    Publicado
  14. Paiva, A. M; Almeida, G.; Jorge, N.; Junqueira, S.. (Para)Textos 8 - Português 8.º Ano. Porto, Portugal: Porto Editora. 2014.
    Publicado
  15. Jorge, N.; Braga, Z.; Ramos, A.. Preparação para o Exame Nacional - Português, 11.º Ano - 2014. Porto, Portugal: Porto Editora. 2014.
    Publicado
  16. Jorge, N.; Cecília, A.; Ribeiros, I.; Paiva, A.; Almeida, G.; Jorge, N.; Junqueira, S.; et al. Preparação para o Exame Nacional - Português, 10.º Ano - 2013. Porto, Portugal: Porto Editora. 2013.
    Publicado
  17. Paiva, A. M.; Almeida, G.; Jorge, N.; Junqueira, S.. (Para)Textos 7 - Português 7.º Ano. Porto: Porto Editora. 2013.
    Publicado
  18. Paiva, A. M.; Almeida, G.; Jorge, N.; Junqueira, S.. (Para)Textos 8 - Língua Portuguesa - 8.º Ano. Porto, Portugal: Porto Editora. 2012.
    Publicado
  19. Morais, M.; Jorge, N.(colab.). Língua Portuguesa - 11.ª Classe. Moçambique: Plural. 2010.
    Publicado
  20. Jorge, N.. Testes Intermédios Língua Portuguesa - 9.º Ano - 2010. Porto, Portugal: Porto Editora. 2010.
    Publicado
  21. Morais, M.; Oliveira, B.; Jorge, N.(colab.). Língua Portuguesa - 8.ª Classe. Moçambique: Plural. 2009.
    Publicado
Poster em conferência
  1. Ribeiros, I.; Jorge, N.. "Leitura e Escrita de descrições - Análise linguística e percurso didático". Trabalho apresentado em VII Encontro de Língua Portuguesa nos primeiros anos de escolaridade:  investigação e boas práticas, 2014.
  2. Jorge, N.; Sayad, N.. "Para uma didáctica do discurso narrativo: os géneros textuais conto tradicional e memórias". Trabalho apresentado em Formação Docente: Textos, Teorias e Práticas, 2012.
Prefácio / Posfácio
  1. Espanca, F.. "Introdução". Prefácio para Sonetos, Florbela Espanca, 5-20. Porto, Portugal: Porto Editora. 2013.
    Publicado • Pessoal de suporte
Recurso online
  1. Jorge, N.; et alii. Produção de textos didático-pedagógicos (RTP Ensina). 2020. https://ensina.rtp.pt/.
  2. Jorge, N.; et alii. Criação de exercícios interativos (Jornal de Notícias). 2020. https://tag.jn.pt/categoria/sabe-muito/sabe-bem/.
  3. Jorge, N.; at alii. Exercícios interativos de Português (CiberEstudo). 2016. https://www.ciberestudo.com/.
  4. Jorge, N.; et alii. Exercícios interativos de Português - Ensino Secundário (Ciberescola da Língua Portuguesa). 2011. http://www.ciberescola.com/?action=home.
Resumo em conferência
  1. Coutinho, M. A.; Jorge, N.; Gonçalves, M.. "Percursos didáticos, didática do texto e questões gramaticais". València, 2023.
    Publicado
  2. Reis, L.; Marques, J.; Jorge, N.. "Facto, opinião e discurso académico no 5.º ano de escolaridade". Lisboa, 2023.
    Publicado
  3. Coutinho, M. A.; Jorge, N.; Matias, B.; Câmara, C.; Gonçalves, M.; Valentim, H.. "Percursos didáticos: textos literários, reflexão sobre a língua e conceptualização do conhecimento". Trabalho apresentado em III Encontro Nacional sobre Discurso Académico: Complexidade teórica e diversidade didática, Lisboa, 2023.
    Publicado
  4. Leitão, M. A.; Taec, J.; Jorge, N.. "Um percurso didático em torno da descrição de personagens no 8.º ano". Trabalho apresentado em VIII Jornadas Pedagógicas - A Língua Portuguesa como instrumento de acesso ao conhecimento, Díli, 2023.
    Publicado
  5. Jorge, N.; Cardoso, M. I.. "Dispositivos didáticos orientados para o ensino-aprendizagem de géneros textuais no âmbito do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD)". Trabalho apresentado em 2nd International Congress on 21st Century Literacies [Simpósio 5], Santarém, 2022.
    Publicado
  6. Carreira, I.; Jorge, N.. "A apresentação oral no 2.º CEB: relato de sequência didática". Trabalho apresentado em 2nd International Congress on 21st Century Literacies [Simpósio 5], Santarém, 2022.
    Publicado
  7. Jorge, N.; Coutinho, M. A.. "Dispositivos didáticos orientados para o ensino-aprendizagem de géneros textuais no âmbito do Interacionismo Sociodiscursivo". Lisboa, 2022.
    Publicado
  8. Jorge, N.. "Avaliação da compreensão da leitura em Provas Finais de Português de 9.º ano (2012-2019)". Trabalho apresentado em 14.º Encontro Nacional da Associação de Professores de Português, Vila Real, 2021.
    Publicado
  9. Leitão, M. A.; Jorge, N.. "Avaliação externa e representatividade de autores, textos e modos literários - que relação?". Trabalho apresentado em 14.º Encontro Nacional da Associação de Professores de Português, Vila Real, 2021.
    Publicado
  10. Jorge, N.. "Facto e opinião: dos documentos curriculares aos materiais didáticos". Trabalho apresentado em GRATO 2021 - 7.ª Conferência Internacional em Gramática & Texto, on-line, 2021.
    Publicado
  11. Gonçalves, M.; Coutinho, M. A.; Jorge, N.. "Posicionamento enunciativo em comentários académicos". Trabalho apresentado em 2.º Encontro Nacional sobre Discurso Académico, on-line, 2021.
    Publicado
  12. Jorge, N.; Ferreira, P.. "Do esclarecimento da dúvida à escrita académica". Trabalho apresentado em 2.º Encontro Nacional sobre Discurso Académico, on-line, 2021.
    Publicado
  13. Jorge, N.. "Manuais escolares de história: plano de texto e (re)construção do conhecimento". Trabalho apresentado em VII Encontro Internacional do Interacionismo SocioDiscursivo, Donostia – San Sebastián / on-line, 2021.
    Publicado
  14. Jorge, N.. "A exposição oral no 5.º ano de escolaridade – relato de percurso didático". Trabalho apresentado em 13.º ENAPP - Percursos da interdisciplinaridade em português: dos projetos às práticas, Leiria, 2019.
    Publicado
  15. Ferreira, P.; Jorge, N.. "Pensar e planificar antes de textualizar". Trabalho apresentado em 13.º ENAPP - Percursos da interdisciplinaridade em português: dos projetos às práticas, Leiria, 2019.
    Publicado
  16. Ferreira, P.; Jorge, N.. "Géneros (e tipos) textuais: concetualizações do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico". Porto, 2019.
    Publicado
  17. Jorge, N.. ""Poemas digitais": relato de percurso didático interdisciplinar". Trabalho apresentado em Da formação linguística às práticas educativas na Educação de Infância e do Ensino Básico, Porto, 2019.
    Publicado
  18. Coutinho, M. A.; Gonçalves, M.; Jorge, N.. "Ensino de gramática e ensino de texto: interpelações e cruzamentos". Trabalho apresentado em III Congrés Internacional sobre l'Ensenyament de la Gramàtica, Barcelona, 2019.
    Publicado
  19. Gonçalves, M.; Jorge, N.. "Expor e narrar em textos de alunos de 4.º ano de escolaridade". Trabalho apresentado em III Encontro Temático APL/ESE, Setúbal, 2018.
    Publicado
  20. Leal, A.; Jorge, N.. "Reflexões sobre o ensino da variação linguística: o português para alunos brasileiros em Portugal". Trabalho apresentado em V Seminário de Estudos sobre a Imigração Brasileira na Europa - SIBE "Memória, Herança, Transformação", Chieti–Pescara, 2018.
    Publicado
  21. Jorge, N.; Coutinho, M. A.; Fidalgo, M.; Rosa, R.. "Práticas Textuais 17|18 - um exemplo de apropriação de géneros textuais no Ensino Superior". Trabalho apresentado em Encontro Nacional sobre Discurso Académico, Leiria, 2018.
    Publicado
  22. Gonçalves, M,; Jorge, N.. "Introduções e conclusões em textos de alunos de 4.º ano de escolaridade". Trabalho apresentado em IX Encontro Língua Portuguesa nos primeiros anos de escolaridade: investigação e boas práticas / III Jornadas Internacionais de Leitura, Educação e Sucesso Escolar / ¿IV Jornadas Internacionais de Alfabetização, Lisboa, 2018.
    Publicado
  23. Coutinho M.A.; Gonçalves, M.; Jorge, N.. "Quem faz o quê e~ este texto?". Trabalho apresentado em 18.º WGT – Oficina de trabalho: Que faremos com este texto?, Lisboa, 2018.
    Publicado
  24. Gonçalves, M.; Ribeiros, I.; Cunha, L.; Luís, M. R.; Coutinho, M. A.; Jorge, N.. "Divulgação da ciência na aula de Português". Trabalho apresentado em 12.º ENAPP - Língua e literatura na escola do século XXI, Lisboa, 2017.
    Publicado
  25. "A síntese nos textos de divulgação científica". Trabalho apresentado em 12.º ENAPP - Língua e literatura na escola do século XXI, Lisboa, 2017.
    Publicado
  26. Jorge, N.; Silva, C.. "A síntese - da descrição linguística à transposição didática". Trabalho apresentado em XXXIII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística, Évora, 2017.
    Publicado
  27. Coutinho, M. A.; Jorge, N.. "O essencial sobre géneros e modos (com uma adenda sobre sequências prototípicas)". Trabalho apresentado em 3.º Encontro de Linguística na Formação do Professor - das teorias às práticas educativas, Porto, 2017.
    Publicado
  28. Jorge, N.; Gonçalves, M.. "Práticas teóricas ou teorias práticas: o plano de texto em contexto escolar". Trabalho apresentado em 3.º Encontro de Linguística na Formação do Professor - das teorias às práticas educativas, Porto, 2017.
    Publicado
  29. Gonçalves, M.; Jorge, N.. "A configuração dos tipos de discurso nos textos de divulgação científica". Trabalho apresentado em V Encuentro Internacional del Interaccionismo Sociodiscursivo, Rosario, 2017.
    Publicado
  30. Jorge, N.; Gonçalves, M.. "Da pesquisa de informação à produção textual - operações de reformulação em "trabalhos escritos" de alunos do 4.º Ano". Trabalho apresentado em II Encontro Temático APL / ESE - Diálogos entre investigação e as práticas educativas no ensino da língua, Porto, 2017.
    Publicado
  31. Rosa, R.; Leal, L.; Fidalgo, M.; Gonçalves, M.; Jorge, N.. "Organizadores textuais e plano de texto: que relações?". Trabalho apresentado em XXXIII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística, Évora, 2017.
    Publicado
  32. Ribeiros, I.; Jorge, N.. "Leitura e escrita de descrições - análise linguística e percurso didático". Trabalho apresentado em VII Encontro de Língua Portuguesa nos primeiros anos de escolaridade: investigação e boas práticas, Lisboa, 2014.
    Publicado
  33. Jorge, N.; Luís, M. R.. ""Uma Abelha na Chuva", de Carlos de Oliveira: uma análise linguística dos mecanismos de responsabilidade enunciativa". Trabalho apresentado em V Fórum de Partilha Linguística, 2010.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Jorge, Noémia de Oliveira. "O género memórias. Análise linguística e perspetiva didática". Doutoramento, 2014. http://hdl.handle.net/10362/12524.
  2. Jorge, N.. "O género editorial capa: o caso dos romances policiais". Mestrado, Universidade Nova de Lisboa, 2008. https://run.unl.pt/handle/10362/84345.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023 O percurso didático enquanto dispositivo de ensino da Leitura e da Escrita [Grupo de discussão EntreTextos]
CLUNL / PPGL-UFC (on-line, Portugal)
2023 Implementação e avaliação de percurso didático no Ensino Superior XII Conferência Internacional de Investigação, Práticas e Contextos em Educação
Escola Superior de Educação e Ciências Sociais - Politécnico de Leiria (Leiria, Portugal)
2023 A compreensão de "textos informativos" no 2.º CEB - relato e avaliação de percurso didático XII Conferência Internacional de Investigação, Práticas e Contextos em Educação
Escola Superior de Educação e Ciências Sociais - Politécnico de Leiria (Leiria, Portugal)
2022 Le projet DiTo (Didática do Texto), dans le cadre du groupe G&T : aperçu global et enjeux grammaticaux
Université de Genève (Genève, Suiça)
2022 Parcours didactiques : conceptualisation et exemples
Université de Genève (Genève, Suiça)
2021 Escolhas discursivas e construção de materiais didáticos [mesa-redonda] Encontro Nacional sobre o Discurso Académico
CELGA-ILTEC / CLUP (on-line)
2021 A compreensão do oral no ensino secundário em Portugal: dos documentos curriculares aos manuais escolares [Grupo de trabalho 19 - O lugar da oralidade em sala de aula] IX SIELP - Simpósio Internacional de Ensino da Língua Portuguesa
Universidade do Minho (on-line, Portugal)
2021 O ensino da oralidade no ensino do português: documentos curriculares, metodologias, materiais didáticos [palestra] Jornadas de Ensino e Aprendizagem de Língua Portuguesa.
Universidade Federal de Ouro Preto (on-line)
2021 Das Aprendizagens Essenciais às práticas de aula [conferência de abertura] Das Aprendizagens Essenciais às Práticas na Aula de Português
Associação de Professores de Português (on-line)
2021 Géneros de texto, leitura e escrita [oficina] Das Aprendizagens Essenciais às práticas na aula de Português
Associação de Professores de Português (on-line)
2020 Os textos de contracapa da "Coleção Vampiro": contexto de produção e legitimação do género XXXVI Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Associação Portuguesa de Linguística (Modo on-line)
2019 A escrita de géneros expositivos e argumentativos em diferentes disciplinas da escolaridade básica e secundária [painel] VI Encontro Internacional de Reflexão sobre a Escrita - Algumas décadas de investigação e ensino
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2019 Textualizar a ciência no contexto português: processos textuais e genológicos [sessão coordenada: "Gêneros, textos e popularização da ciência"] VI Encontro Internacional do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD)
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Porto Alegre, Brasil)
2019 Text genres, discursive types and possible developmental effects ARLE 2019: 12th ARLE conference: Languages and texts: learning and developmental approaches
Universidade Nova de Lisboa (Lisboa)
2019 Gathering scientific community and lay people: scientific literacy promotion project ARLE 2019: 12th ARLE conference: Languages and texts: learning and developmental approaches.
Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2018 A Literatura e o valor da Literatura [mesa-redonda] Mesa redonda sobre Literatura e o valor da Literatura
Colégio Verde Água (Mafra, Portugal)
2018 Análise qualitativa em textos/discursos: diferenças e semelhanças entre textos [seminário de doutoramento] Metodologias em Linguística (Seminário de Doutoramento em Linguística - FCSH )
Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2018 O presente o futuro da investigação sobre Discurso Académico em Portugal [mesa-redonda] Encontro Nacional sobre Discurso Académico
Politécnico de Leiria (Leiria, Portugal)
2017 Os "artigos de divulgação científica" - das práticas sociais de referência à sala de aula VI Simpósio Mundial de Estudos da Língua Portuguesa
Instituto Politécnico de Santarém (Santarém, Portugal)
2017 Para uma didatização do género textual "síntese" VI Simpósio Mundial de Estudos da Língua Portuguesa
Instituto Politécnico de Santarém (Santarém, Portugal)
2016 O discurso relatado em textos de divulgação científica na imprensa portuguesa atual Colóquio comemorativo dos 40 anos do Centro de Linguística da Universidade do Porto
Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2015 Oralidade: compreensão e expressão [oficina] Educação literária e recursos digitais
Instituto Superior de Ciências Educativas / Centro de Formação Loures Oriental (Odivelas, Portugal)
2015 Gramática [oficina] Educação literária e recursos digitais
Instituto Superior de Ciências Educativas / Centro de Formação Loures Oriental (Odivelas, Portugal)
2015 O género memórias - Análise linguística e perspetiva didática Quid Novi? - Ponto de Encontro de Investigações Recentes em Linguística
Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2014 O género textual memórias: perspetivas de análise G&T.Leituras
Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2013 Do comentar ao comentário: atitudes discursivas e género textual [oficina] V Encontro Internacional de Reflexão sobre a Escrita
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2013 La configuration linguistique des types de discours dans le genre mémoires IVèmes Rencontres internationales de l'interactionnisme socio-discursif Activités, textes et langues: leur dynamique interactive et ses effets
Université de Genève (Genève, Suiça)
2012 Tipos de discurso e construção textual do conhecimento FCSH/NOVA Graduate Conference in Social Sciences and Humanities - Congresso Doutoral da FCSH
Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2011 A construção discursiva do tempo em português europeu contemporâneo 3er Simposio Internacional "La percepción del tiempo en lengua y literatura"
Universidad de Ljubljana (Ljubljana, Eslovénia)
2011 Mais do mesmo: Da ironia como insulto 11º WGT - Oficina de Trabalho
Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2011 O género 'memórias'. Análise linguística e perspetiva didática 12º WGT - Formação Avançada em Gramática & Texto
Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2010 A discussão oral - Proposta de sequência didáctica II Encontro Internacional do Português - Novos Desafios no Ensino do Português
Instituto Politécnico de Santarém (Santarém, Portugal)
2010 Organização temática em relatos autobiográficos de alcoólicos anónimos XXVI Encontro Nacional da APL
Associação Portuguesa de Linguística (Porto, Portugal)
2010 Passado e presente num excerto de "As Pequenas Memórias" de José Saramago Congresso Internacional Linguagem e Interação II
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (São Leopoldo (Brasil), Brasil)
2009 Géneros de texto e ensino da escrita [oficina] IV Encontro de reflexão sobre o Ensino da Escrita / II Encontro Nacional de Oficinas de Escrita
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2009 A dimensão linguística no género editorial capa - o caso da sinopse Conferência Internacional Gramática e Texto - GRATO / International Conference on Grammar and Text - GRATO
Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2009 A dimensão argumentativa no género editorial capa 6º WGT - Argumentação
Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2009 A lítotes como estratégia argumentativa 7º WGT - Negação
Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2023 - 2024 Géneros Textuais: Análise Linguística e Produção Textual Orientada (O Caso de Ensino de Português em Angola)
Coorientador de Luzonzo Filipe
Doutoramento em Linguística (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2022 - 2023 Compreensão de textos orais no 2.º CEB
Orientador
Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Português, História e Geografia de Portugal no 2.º CEB (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2021 - 2023 Refletindo e investigando sobre a eficácia da Sequência Didática orientada para a apropriação do género apresentação oral com alunos do 5.º ano do 2.º CEB
Orientador de Inês Pestana Carreira
Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Português, História e Geografia de Portugal no 2.º CEB (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2022 - 2022 Relatório de Tradução de Português para Chinês do "Manual Ultimate e Desportos de Disco nas Escolas", de José Amoroso (páginas 153-158).
Coorientador
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2021 - 2022 Refletindo e investigando sobre a utilização do Laboratório Gramatical no 2.º CEB
Orientador de Márcia Alexandra Costa Gomes
Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Português e de HGP no 2.º CEB (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2021 - 2022 O contributo da sequência didática para o desenvolvimento da competência compositiva na escrita de alunos do 5.º ano de escolaridade: o caso da carta formal
Coorientador de Cláudia Patrícia Ferreira dos Santos Elias
Mestrado em ensino do 1.º CEB e de Português e HGP no 2.º CEB (Mestrado)
2021 - 2022 Dislexia Evolutiva Fonológica e o desenvolvimento das competências ortográfica e narrativa: um estudo de caso com alunos do 4.º ano
Coorientador de Carolina Isabel Gomes Marques
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2020 - 2020 Relatório do Projeto da Tradução de Português para Chinês do "Guia para a elaboração de citações e referências bibliográficas" (III)
Coorientador
Licenciatura em Língua Portuguesa Aplicada (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2020 - 2020 Relatório do Projeto da Tradução de Português para Chinês do "Guia para a elaboração de citações e referências bibliográficas" (II)
Coorientador
Licenciatura em Língua Portuguesa Aplicada (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2020 - 2020 Relatório do Projeto da Tradução de Português para Chinês do "Guia para a elaboração de citações e referências bibliográficas" (I)
Coorientador
Licenciatura em Língua Portuguesa Aplicada (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2020 - 2020 Relatório da Tradução de "15 Histórias para Incluir - Caso 4"
Coorientador
Licenciatura em Língua Portuguesa Aplicada (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2020 - 2020 Relatório da Tradução PT-ZH de "15 Histórias para Incluir - Caso 5"
Coorientador
Língua Portuguesa Aplicada (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2018 - 2020 O texto de opinião: a escrita enquanto processo na aula de Português
Coorientador
Mestrado em Ensino de Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2018 - 2020 Leitura expressiva e compreensão nas aulas de Português e de Língua Estrangeira (Francês)
Coorientador
Mestrado em Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário na área de especialização de Francês (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2017 - 2017 Uma experiência de ensino na ótica do enriquecimento lexical. Uma investigação numa turma de 6.º ano
Coorientador
Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
2017 - 2017 Textos, contextos, "eu" e o "outro"
Coorientador
Mestrado em Ensino de Português e de Espanhol (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2016 - 2016 Entre o texto e a ilustração - percursos didáticos para a leitura integral de obras literárias
Coorientador
Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
2015 - 2015 O jogo enunciativo dos dêiticos de memória em contos, crônicas e parábolas
Coorientador
Linguística (Outra)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2023 - 2023 III Encontro Nacional sobre Discurso Académico - Complexidade teórica e diversidade didática (2023 - 2023)
Encontro (Coorganizador)
CELGA-ILTEC, Portugal

Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2020 - 2021 Formação Docente para a Disciplina de Português Escolas Portuguesas no Estrangeiro (Formação de professores) (2020 - 2021)
Outro (Outra)
DGAE / MEC, Portugal

Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2017 - 2017 Promover a literacia científica em contexto escolar (Formação de professores) (2017 - 2017)
Encontro (Coorganizador)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2011 - 2011 VI Fórum de Partilha Linguística (2011 - 2011)
Encontro (Coorganizador)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2010 - 2010 V Fórum de Partilha Linguística (2010 - 2010)
Encontro (Coorganizador)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2020 - Atual Literatura para que te quero? - Ensino Básico (Co-formadora)
Associação de Professores de Português, Portugal
2020 - Atual Literatura para que te quero? - Ensino Secundário (Co-formadora)
Associação de Professores de Português, Portugal
2024 - 2024 XVIII Fórum de Partilha Linguística (Moderação de mesa)
Outro
XVIII Fórum de Partilha Linguística.
Universidade Nova de Lisboa, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2024 A escrita como processo e como atividade social no ensino de Português Língua Materna e no Francês Língua Estrangeira
Arguente
Joana Sofia Conde Carvalheiro (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2024 Compreensão de textos orais no 2.º CEB
Orientador
Luís Paulo Gonçalves Reis (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2024 Desenvolvendo o pensamento crítico: a apreciação crítica nos domínios da oralidade e da escrita
Arguente principal
Sara Ferrão Ribeiro (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2024 A Gramática como um (Des)Entrave à Compreensão da Leitura
Arguente principal
Cassandra Sofia Pereira Câmara (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2024 A Intervenção do Professor e a Competência Comunicativa dos alunos de Português como Língua Estrangeira/Segunda: um Estudo de Caso na Perspetiva do Ensino Dialógico
Arguente principal
Jia Chenxu (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
2024 A prática e o prazer da escrita no ensino da língua
Arguente
Ana Sofia Vicente Pereira (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2023 A revista escolar como projeto de desenvolvimento de pesquisa e de escrita
Arguente principal
Inês da Costa Marcelino (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2023 A leitura como ponto de partida para a alteridade e a compreensão de si
Arguente principal
Carla Miguel Santos Leite Pinho Catalão (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2023 Linguagem Inclusiva: Problemas e Estratégias de Revisão Linguística em Meio Editorial
Arguente principal
Carolina Agostinho Delgado (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2023 Refletindo e investigando sobre a eficácia da Sequência Didática orientada para a apropriação do género apresentação oral com alunos do 5.º ano do 2.º CEB
Orientador
Inês Pestana Carreira (Mestrado)
2022 A cor do silêncio ou o trabalho com o texto poético no ensino secundário - contributos para a construção de um modelo didático dinâmico
Arguente principal
Alexandra Cristina de Faria Maurício Ruivo (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal

Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2022 Literatura, memória e identidade: Desafios para as aulas de Português
Arguente principal
Sandra Marina dos Santos Sousa (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2022 Refletindo e investigando sobre a utilização do Laboratório Gramatical no 2.º CEB
Orientador
Márcia Alexandra Costa Gomes (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2022 O contributo da sequência didática para o desenvolvimento da competência compositiva na escrita de alunos do 5.º ano de escolaridade: o caso da carta formal
Orientador
Cláudia Patrícia Ferreira dos Santos Elias (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2022 Agir sobre os textos: Contributos para uma (teoria) linguística da revisão tradutológica
Arguente principal
Marta Filipa Gomes Marques Fidalgo (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2022 Escrita literária em contexto
Arguente principal
Inês Maria Henriques Teixeira (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2021 Projeto de Doutoramento: Estudo textual-gramatical: articulação entre o Guia prático para o professor e o manual escolar de Língua portuguesa (5.ª e 6.ª Classes)
Arguente principal
John Francisco Quitaxi Pedro (Outro)
Universidade de Évora, Portugal
2021 Projeto de Doutoramento: Sistematização de glossários nos manuais de História do I e II ciclos do Ensino Secundário Angolano
Arguente principal
Flávio dos Santos (Outro)
Universidade de Évora, Portugal
2021 O género artigo de opinião na aula de Português Língua Materna
Arguente principal
Diogo Filipe Rodrigues Enfermeiro (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2021 A argumentatividade na aula de Português Língua Materna: Uma competência crucial para o desenvolvimento da escrita nos Ensinos Básico e Secundário
Arguente principal
Joana Filipa de Aranha Martins Folgado (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2021 Rever para Aprender: A prática da revisão de texto como método de ampliação da percepção crítica e da competência textual de jovens da escola pública
Arguente principal
Luciana Paula Santos (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2020 A utilização das TIC nas aulas de Português e de Inglês (língua estrangeira)
Arguente
Ana Soraia Paixão dos Santos Rico (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2020 Texto de opinião: a escrita enquanto processo na aula de Português
Orientador
Ana Sofia Maltinha Martins (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2020 Literatura e Sociedade - Um percurso a partir da adjetivação em excertos de Eça de Queirós, Miguel Torga e José Saramago
Arguente principal
Gonçalo Poças (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2020 Representações Femininas no Ensino-Aprendizagem de Português e de Latim: textos, programas e atividades
Arguente
Ana Cláudia Neres Cabral (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2020 Figurações do agir docente e conceções dos conhecimentos linguísticos na formação inicial de professores de língua portuguesa no Brasil
Arguente principal
Bruna Bandeira de Mello Santos (Outro)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2019 Articulação do conteúdo temático entre o guia prático para o professor e o manual escolar
Arguente principal
John Francisco Quitaxi Pedro (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2019 Contribuição para a construção de um Livro de Estilo: Análise das práticas de escrita da atividade jornalística do "Jornal de Angola"
Arguente principal
Hilariana Mário Domingues (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2019 Definições dos conteúdos do manual de História da 7.ª classe do I Ciclo do ensino angolano: proposta da construção de um glossário, numa perspetiva didático-pedagógica
Arguente principal
Flávio Jorge de Oliveira dos Santos (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2019 Primeiros passos no mundo editorial: uma experiência na editora Ponto de Fuga
Arguente principal
Rita Bettencourt (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2018 Estratégias de motivação para o desenvolvimento da leitura e da escrita
Arguente principal
Cláudia Gama da Silva Mouta Pinto (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
2018 Hábitos e atitudes positivas face à leitura e à escrita em Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico
Arguente
Ana Vanessa Branquinho da Fonseca (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
2017 Uma Viagem pelos Sentidos da Escrita - Diferentes funções da escrita na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Arguente principal
Sílvia Maria Ramos Silva Santos (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
2016 Pelos textos é que vamos: percursos intertextuais no ensino do Português e do Latim
Arguente
Leonor Isabel Duarte de Moura e Silva (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2016 Arte: contributos para a aprendizagem do Português e do Francês
Arguente
Ana Filipa Fernandes Ferreira (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2016 Entre o texto e a ilustração - percursos didáticos para a leitura integral de obras literárias
Orientador
Soraia Vala Silva (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
2016 Escrever é pensar duas vezes: O mundo, o texto e eu
Arguente
Joana Rita Galucho Baião (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2016 Os mitos como recurso didático na aula de Português e de Latim
Arguente
Diana Sofia Guerra de Frias (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2015 O texto descritivo no 1.º Ciclo do Ensino Básico: um percurso didático ativador das competências ortográfica e compositiva
Arguente
Ana Marta Afonso Vaz Rendeiro Bruno de Paiva (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
2015 Formas de interação entre escrita e oralidade no ensino de géneros de texto
Arguente
Aurora Maria Barradas Teles Antunes (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2024 - 2024 XIII Conferência Internacional de Investigação, Práticas e Contextos em Educação - IPCE 2024 Leiria (ESECS-IPLeiria)
2024 - 2024 XVIII Fórum de Partilha Linguística Lisboa (NOVA FCSH)
2023 - 2023 39.º Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística Lisboa
2023 - 2023 XII Conferência Internacional de Investigação, Práticas e Contextos em Educação - IPCE 2023 Leiria
2022 - 2022 XI Conferência Internacional de Investigação, Práticas e Contextos em Educação Leiria (ESECS-IPLeiria)
2022 - 2022 38.º Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística Lisboa
2022 - 2022 XI Conferência Internacional de Investigação, Práticas e Contextos em Educação Leiria (ESECS-IPLeiria)
2021 - 2021 XV(21) Fórum de Partilha Linguística Universidade Nova de lisboa (modo on-line)
2021 - 2021 X Conferência Internacional de Investigação, Práticas e Contextos em Educação Politécnico de Leiria (modo on-line)
2021 - 2021 ENDA 2 - Encontro Nacional sobre Discurso Académico: Conhecimento Disciplinar e Apropriação Didática Universidade de Coimbra (modo on-line)
2021 - 2021 GRATO 2021 - 7.ª Conferência Internacional em Gramática & Texto Universidade Nova de Lisboa
2020 - 2020 XV Fórum de Partilha Linguística [Devido à pandemia, o Fórum não foi realizado ]
2020 - 2020 XXXVI Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística Modo on-line
2019 - 2019 Reformuler, une question de genres? / Reformular, uma questão de géneros? Universidade do Porto
2019 - 2019 VIII Conferência Internacional de Investigação, Práticas e Contextos em Educação (IPCE) Instituto Politécnico de Leiria - ESECS
2019 - 2019 VI Encontro Internacional de Reflexão sobre a Escrita Universidade de Aveiro
2019 - 2019 XXXV Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística Universidade do Minho
2018 - 2018 VI Fórum de Linguística Aplicada: Ensino e Aprendizagem de Línguas Universidade Nova de Lisboa
2016 - 2016 Jornadas Pedagógicas - O Supervisor como Líder de Comunidades Inclusivas Aprendentes Insituto Superior de Ciências Educativas

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2022 - 2022 Comissão Científica da publicação "Discurso Académico: Conhecimento Disciplinar e Apropriação Didática"
Avaliador
Universidade do Porto, Portugal

CELGA-ILTEC, Portugal
2021 - 2021 Comissão Científica da publicação "Reformular, uma questão de géneros?" Universidade do Porto - Faculdade de Letras, Portugal
2019 - 2019 Comissão Científica da publicação "Discurso Académico: Uma área disciplinar em construção" Instituto Politécnico de Leiria, Portugal

CELGA/ILTEC, Portugal
2018 - 2018 Comissão Científica da publicação "Grammar and Text: Selected Papers from the 10th and 11th Fora for Linguistic Sharing" Universidade Nova de Lisboa, Portugal

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2022 - 2022 Revisão científica de Preparação para a Prova Final 2023 - Português, 9.º ano (Porto Editora) Porto Editora, Portugal
2021 - 2021 Auditoria dos exames de Literatura Portuguesa (Prova 734), elaborados pelo IAVE, em representação da Associação de Professores de Português Instituto de Avaliação Educativa, Portugal
2018 - 2020 Auditoria dos exames de Português -12.º ano (Prova 639), elaborados pelo IAVE, em representação da Associação de Professores de Português Instituto de Avaliação Educativa, Portugal
2018 - 2018 Avaliação do relatório de Progresso de Tese de Doutoramento em Linguística (Especialidade em Linguística do Texto e do Discurso) apresentado por Marta Filipa Gomes Marques Fidalgo Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2018 - 2018 Avaliação do relatório de Progresso de Tese de Doutoramento em Linguística (Especialidade em Linguística do Texto e do Discurso) apresentado por Natalia Valentina Viti ("Dificuldades de escrita em diferentes níveis de ensino : o caso angolano") Universidade Nova de Lisboa, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2024 - Atual Análise do Discurso (Licenciatura) Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2024 - Atual Projeto Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2021 - Atual Prática Pedagógica de Português, História e Geografia no 2.º Ciclo do Ensino Básico II Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Português, História e Geografia de Portugal no 2.º CEB (Mestrado) Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2020 - Atual Didática do Português I Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Português e História e Geografia de Portugal no 2º CEB (Mestrado) Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2020 - Atual Prática Pedagógica em Português, História e Geografia no 2.º Ciclo do Ensino Básico I Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º CEB (Mestrado) Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2019 - Atual Processamento da Leitura e da Escrita Educação Básica (Licenciatura) Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2019 - Atual Linguística do Português I Educação Básica (Licenciatura) Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2018 - Atual Comunicação e Expressão em Língua Portuguesa Educação Básica (Licenciatura) Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2023 - 2024 Expressão e Argumentação Licenciatura em Estudos Portugueses (Licenciatura) Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2022 - 2023 Linguística do Texto e Géneros Textuais Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Português e HGP no 2.º CEB (Mestrado) Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2022 - 2022 Prática Pedagógica III Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2022 - 2022 Projeto Língua Portuguesa Aplicada (Licenciatura) Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2020 - 2020 Projeto Língua Portuguesa Aplicada (Licenciatura) Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2019 - 2019 Linguística do Português II Educação Básica (Licenciatura) Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2019 - 2019 Estágio de atualização linguística, cultural e pedagógica (Outros) Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2019 - 2019 Workshop de escrita académica para alunos internacionais (Outros) Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2018 - 2019 Géneros Textuais I Língua Portuguesa Aplicada (Licenciatura) Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2018 - 2019 Redação em Português III Língua Portuguesa Aplicada (Licenciatura) Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2018 - 2019 Português para fins específicos (Direito) Tradução e Interpretação: Português/Chinês - Chinês/Português (Licenciatura) Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2018 - 2019 Ensinar Português: conteúdos, estratégias e materiais (Curso de Verão) Escola de Verão - NOVA FCSH (Outros) Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2017/09 - 2018/01/31 Linguística do Texto Ciências da Linguagem (Licenciatura) Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2017 - 2018 Discurso e Tradução (Doutoramento) Universidade Nova de Lisboa, Portugal

Universidade de Aveiro, Portugal
2017 - 2018 Práticas Textuais Ciências da Linguagem (Licenciatura) Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2016 - 2016 Teorias e Práticas de Escrita e Revisão de Texto Consultoria e Revisão Linguística (Mestrado integrado) Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2016 - 2016 Didática do Português II (Mestrado) Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2016 - 2016 Ensino de Português Língua Materna (L1) (Doutoramento) Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2015 - 2016 Literatura para a Infância e Juventude Educação Básica (Licenciatura) Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
2015 - 2016 Educação Literária Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
2015 - 2015 Didática do Português Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico (Mestrado) Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
2014 - 2015 Educação Literária no Ensino Básico Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico (Mestrado) Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
2014 - 2014 Didática da Língua Portuguesa Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal

Entrevista / Programa (rádio / tv)

Programa Tema
2024 - 2024 Páginas de Português Apresentação oral no contexto de sala de aula

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2015 - Atual Associação de Professores de Português Sócio
2009 - Atual Associação Portuguesa de Linguística Sócio
2010 - 2012 Núcleo de Jovens Investigadores do Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2019 - Atual Editor Executivo da revista Palavras (Associação de Professores de Português)
Outro
Associação de Professores de Português, Portugal
2019 - 2021 Editor Executivo da revista Palavras em linha (Associação de Professores de Português)
Outro
Associação de Professores de Português, Portugal

Revisão ad hoc de artigos em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2023 - 2023 Linha d'Água [Dossiê temático Estudos em Gramática, Texto e Discurso] ( 2236-4242)
2020 - 2020 Indagatio Didactica (CIDTFF - UA) (1647-3582) Universidade de Aveiro
2020 - 2020 Revista da Associação Portuguesa de Linguística, n.º 7 (2183-9077) Associação Portuguesa de Linguística
2020 - 2020 Revista de História da Sociedade e da Cultura (1645-2259) Universidade de Coimbra
2018 - 2018 Calidoscópio (2177-6202)
Distinções

Outra distinção

1998 Bolsa de Estudo por Mérito
Universidade de Coimbra, Portugal