???global.info.a_carregar???
Pedro Jesus. PhD in education sciences. Operates in the area(s) of social sciences with an emphasis on education sciences. Consultant in innovation processes linked to improving school education. Researcher in the fields of educational innovation, pedagogical innovation, school leadership, teacher professional collaboration and the participation of children and young people in innovation and school improvement processes. Professor of visual arts. Trainer and teacher training centre director. Architect.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Pedro Miguel Teixeira de Jesus

Nomes de citação

  • Jesus, Pedro

Identificadores de autor

Ciência ID
E413-5592-8965
ORCID iD
0000-0001-7167-3534

Endereços de correio eletrónico

  • pedromtjesus@gmail.com (Pessoal)

Telefones

Telemóvel
  • (+351) 967134449 (Pessoal)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A2)
Formação
Grau Classificação
2018/10/01 - 2023/06/12
Concluído
Ciências da Educação (Doutoramento)
Especialização em Administração e Organização Escolar
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
"Inovação Educacional: dimensões, modos de adesão, consequências pedagógicas e organizacionais" (TESE/DISSERTAÇÃO)
19 valores
2017/10/01 - 2018/07/31
Concluído
Inovação Pedaógica e Mudança Educativa (Pós-Graduação)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
19
2017/11/27 - 2017/11/29
Concluído
Project Management Core (Outros)
XPM Consulting, Portugal
2012/10/01 - 2013/01/31
Concluído
Projeto 10X10 (Outros)
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
2005/10/01 - 2007/07/31
Concluído
Profissionalização em Serviço (Especialização pós-licenciatura)
Especialização em Grupo 600
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
19
2002/10/01 - 2003/10/31
Concluído
Desenho Urbano (Pós-Graduação)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
16
1994/10/01 - 2000/12/01
Concluído
Arquitectura (Licenciatura)
Universidade de Lisboa Faculdade de Arquitectura, Portugal
15
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/11/01 - Atual Investigador (Investigação) Universidade Aberta Centro de Estudos Globais, Portugal
2023/07 - 2024/07 Gestão de Ciência e Tecnologia Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2019/09/01 - 2023/06/30 Investigador (Investigação) Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação para o Desenvolvimento Humano, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2000/05/01 - 2003/04/30 Carreiras / Categorias Subsistentes GERTiL (Grupo de Estudos de Reconstrução de Timor Lorosae), da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2024/01/01 - Atual Vice-Presidente da Direção APROGED - Associação dos Professores de Geometria e de Desenho, Portugal
2018/09/01 - Atual Coordenador / Perito de Inovação Pedagógica Centros Educativos das Irmãs Doroteias, Portugal
2017/10/01 - 2024/08/31 Gestor do Projeto de Inovação Educacional Bússola 21 da rede de centros educativos das Irmãs Doroteias em Portugal Província Portuguesa das Irmãs Doroteias, Portugal
2012/01/01 - 2020/12/31 Vice-Presidente da Direção APROGED - Associação de Professores de Desenho e Geometria, Portugal
2012/09/01 - 2017/09/30 Membro da Direção - Coordenador do 3º Ciclo Colégio de Santa Doroteia , Portugal
2010/09/01 - 2011/08/31 Coordenador do Departamento de Artes Visuais Colégio Pedro Arrupe, Portugal
2007/09/01 - 2010/08/31 Orientador de Estágios Profissionais (Grupo Disciplinar 600) Colégio de Santa Doroteia , Portugal
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2024/10/08 - Atual Membro da Equipa Multidisciplinar da RIMED RIMED - Rede para a Inovação e Melhoria da Educação, Portugal
2024/05/01 - Atual Consultor do SAME SAME - Serviço de Apoio à Melhoria da Educação - da Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2024/04/01 - Atual Diretor do Centro de Formação da APROGED Centro de Formação da APROGED, Portugal
2011/09/01 - Atual Professor de Geometria Descritiva e Artes Visuais Colégio de Santa Doroteia , Portugal
2016/09/01 - 2017/08/31 Professor Cooperante no âmbito do Mestrado em Ensino das Artes Visuais da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa Colégio de Santa Doroteia , Portugal
2010/09/01 - 2012/08/31 Professor de Geometria Descritiva e Artes Visuais Colégio Pedro Arrupe, Portugal
2003/09/01 - 2010/08/31 Professor de Geometria Descritiva e Artes Visuais Colégio de Santa Doroteia , Portugal
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Cortesão, Irene; Jesus, Pedro. Autor correspondente: Jesus, Pedro. "Os íngremes degraus da participação infanto-juvenil na escola - "The steep steps of child and youth participation at school"". Trabalho apresentado em A Boa Educação na Escola: Perspetivas, Práticas e Desafios, Porto, 2024.
    Publicado
  2. Jesus, Pedro; Azevedo, Joaquim 1F11-FCFE-95E2. Autor correspondente: Jesus, Pedro. "El liderazgo como dimensión clave de la innovación educativa al nível del centro escolar: Un estudio de caso en educación básica y secundária en Portugal - "Leadership as a key dimension of educational innovation at school level: A case study in basic and secondary education in Portugal."". Trabalho apresentado em IV Congreso Internacional Liderazgo y Mejora de la Educación, Sevilha, 2023.
    Publicado
  3. Cortesão Costa, Irene; Jesus, Pedro. Autor correspondente: Jesus, Pedro. "Pasos en participación de niños y jóvenes en centros educativos: Una dinámica de investigación-acción - "Steps in child and youth participation in schools: An action-research dynamic"". Trabalho apresentado em IV Congreso Internacional Liderazgo y Mejora de la Educación, Sevilha, 2023.
    Publicado
  4. Jesus, Pedro; Alves, José Matias. "Inovação Pedagógica, Formação de Professores e Melhoria da Escola (estudo de caso) - "Pedagogical Innovation, Teacher Training and School Improvement (case study)"". Trabalho apresentado em Educação, Território e Desenvolvimento Humano - III Seminário Internacional, Porto, 2019.
    Publicado
  5. Jesus, Pedro; César, Bruno; Baptista, Carla; Cruz, Ricardo. "A perceção da influência do decreto-lei N.º 55/2018 nas organizações escolares - "Perception of the Influence of Decree-Law Nº 55/2018 in School Organizations"". Trabalho apresentado em Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano - III Seminário Internacional, Porto, 2019.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Jesus, Pedro; Azevedo, Joaquim. "Student Participation: Auspices And Contradictions in An Educational Innovation Context". Participatory Educational Research 11 5 (2024): 59-80. http://dx.doi.org/10.17275/per.24.64.11.5.
    10.17275/per.24.64.11.5
  2. Cortesão Costa, Irene; Jesus, Pedro. Autor correspondente: Jesus, Pedro. "À-participação ou participação das crianças? Experiências de inovação educacional vistas pelas próprias - "Apart-icipation or participation of children? Educational innovation experiences seen by the children themselves"". Revista Portuguesa de Investigação Educacional 23 (2022): 1-34. https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2022.10729.
    Publicado • https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2022.10729
  3. Jesus, Pedro; Cortesão, Irene. "Inovação pedagógica nos centros educativos das Irmãs Doroteias: A participação das crianças - "Pedagogical innovation in the educational centers of the Sisters Doroteias: The children's participation"". Saber & Educar 30 (2021): http://dx.doi.org/10.17346/se.vol30.418.
    Publicado • 10.17346/se.vol30.418
  4. Jesus, Pedro; Azevedo, Joaquim 1F11-FCFE-95E2. "Inovação educacional. O que é? Porquê? Onde? Como? - "Educational innovation. What? Why? Where? How?"". Revista Portuguesa de Investigação Educacional 20 (2021): 21-55. https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2020.9683.
    Acesso aberto • Publicado
  5. Jesus, Pedro; Santos, Pedro Duarte. "Referência e apropriação: da cópia à autoria - "Reference and appropriation: from copy to authorship"". Matéria-Prima 3 5 (2015): 222-233. https://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/31543/2/ULFBA_MATERIAPRIMA5_p222-233.pdf.
    Acesso aberto • Publicado
  6. Jesus, Pedro. "(Im)possibilidades do programa: algumas experiências didáticas no secundário - "(Im)possibilities of the curricular program: some didactic experiences in secondary"". Boletim da Aproged #30 (2013):
    Publicado
  7. Bahia, Sara; Jesus, Pedro; Romeiro, João; Campino, Gustavo. "Entre o concreto e o abstrato: a geometria como elemento estruturante - "Between concrete and abstract: geometry as a structuring element"". Boletim da Aproged #27 (2007):
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Jesus, Pedro. "A mãe que embala o berço - "The mum who rocks the cradle"". In A escola e o 25 de abril - Visões de professores, editado por Ferreira Matias Alves, José Joaquim; Cristina Palmeirão, 151-158. Porto, Portugal: Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa, 2024.
    Publicado
  2. Jesus, Pedro. "(Re)animadores de andorinhas... ou um ato de amor e resistência que encara a inovação em educação como construção de uma narrativa comum - "Swallow reanimators... or an act of love and resistance that sees innovation in education as the construction of a common narrative"". In III Jornadas de Inovação Bússola 21: Regresso ao sonho, regresso à realidade, 39-39. Porto, Portugal: Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, 2023.
    Publicado
  3. Jesus, Pedro; Cortesão Costa, Irene. "Porquê construir um referencial sobre a participação das crianças nos contextos educativos? - "Why build a framework for children's participation in educational contexts?"". In II Jornadas de Inovação Pedagógica Bússola 21: Livro de Atas, editado por Jesus, Pedro; Cortesão, Irene, 9-12. Porto, Portugal: Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, 2022.
    Publicado
  4. Jesus, Pedro. "10 proposições para organizar as aprendizagens online: O ouvido pensante - "10 propositions for managing online learning: The thinking ear"". In Ensino Remoto de Emergência: Perspetivas pedagógicas para a ação, editado por Ferreira Matias Alves, José Joaquim; Cabral, Ilídia, 86-88. Porto, Portugal: Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa, 2021.
    Publicado
  5. Jesus, Pedro. "Inovação educacional ao nível da escola: A liderança como dimensão-chave - "Educational innovation at the school level: Leadership as a key dimension"". In Lideranças educativas e organização escolar: Pensar, investigar, disseminar, editado por Cabral, Ilídia; Ferreira Matias Alves, José Joaquim, 22-32. Porto, Portugal: Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa, 2021.
    Publicado
  6. Jesus, Pedro. "Engendrar o humano - "Engendering the human"". In A Paixão de Ser Professor nos Tempos Caóticos, editado por Alves, José Matias, 90-92. Porto, Portugal: Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa, 2021.
    Publicado
  7. Jesus, Pedro. "Bendito o presente - "Bless the present"". In O Bússola 21 em 2021: I Jornadas de Inovação Pedagógica (Livro de Atas), editado por Jesus, Pedro, 7-8. Porto, Portugal: Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, 2021.
    Publicado
  8. Jesus, Pedro. "Moleskine de bolso - "Pocket Moleskine"". In Ensinar e aprender em tempo de COVID-19: entre o caos e a redenção, editado por Alves, José Matias; Cabral, Ilídia, 123-126. Porto, Portugal: Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa, 2020.
    Publicado
  9. Jesus, Pedro. "Anamorfose ou Metamorfose - "Anamorphosis or Metamorphosis"". In COVID 19 Ensinar e Aprender no tempo do (pós) confinamento: O que aprendemos entre março e junho de 2020?, editado por Alves, José Matias; Cabral, Ilídia, 104-109. Porto, Portugal: Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa, 2020.
    Publicado
  10. Jesus, Pedro. "Escola del Clot: A inovação educativa e metodológica numa escola fortemente enraizada no seu bairro - "Jesuïtes El Clot: Educational and methodological innovation in a school strongly settled in its neighborhood"". In As metamorfoses da avaliação: a avaliação de e para a mundança, editado por Jesus, Pedro; Alves, José Matias, 37-59. Porto, Portugal: Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa, 2020.
    Publicado
  11. Jesus, Pedro. "Nota de apresentação: A avaliação de e para a mudança - "Presentation note: Evaluation of and for change"". In As metamorfoses da avaliação: A avaliação de e para a mudança, editado por Jesus, Pedro; Ferreira Matias Alves, José Joaquim, 8-10. Porto, Portugal: Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa, 2020.
    Publicado
  12. Jesus, Pedro; Ferreira Matias Alves, José Joaquim. "Escolas que aprendem - "Learning Schools"". In As Escolas como Centros de Vida e Aprendizagem, editado por Jesus, Pedro; Ferreira Matias Alves, José Joaquim, 4-8. Porto, Portugal: Faculdade de Educação e Psicologia. Universidade Católica Portuguesa, 2019.
    Publicado
  13. Jesus, Pedro. "Tratores de Mudança - "Tractors of Change"". In Escolas como Centros de Vida e Aprendizagem, editado por Jesus, Pedro; Ferreira Matias Alves, José Joaquim, 47-65. Porto, Portugal: Faculdade de Educação e Psicologia. Universidade Católica Portuguesa, 2019.
    Publicado
  14. Jesus, Pedro. "Aproximações ao conceito de inovação educativa - "Approaches to the concept of educational innovation"". In Inovação Pedagógica e Mudança Educativa: da teoria à(s) prática(s), editado por Cabral, Ilídia; Ferreira Matias Alves, José Joaquim, 196-208. Porto, Portugal: Faculdade de Educação e Psicologia. Universidade Católica Portuguesa, 2018.
    Publicado
Documento de trabalho
  1. Cortesão, Irene; Jesus, Pedro. 2020. "Guia da Participação das Crianças e Jovens: Centros Educativos das Irmãs Doroteias - "Children and Young People's Participation Guide: Dorothean Sisters Educational Centres"". http://hdl.handle.net/20.500.11796/3076.
Edição de livro
  1. Jesus, Pedro; Cortesão Costa, Irene. II Jornadas de Inovação Pedagógica Bússola 21: Livro de Atas - "2nd Pedagogical Innovation Conference Bússola 21: Proceedings". Porto, Portugal: Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. 2022.
    Publicado • Editor
  2. Jesus, Pedro. O Bússola 21 em 2021: I Jornadas de Inovação Pedagógica (Livro de Atas) - "Bússola 21 in 2021: 1st Pedagogical Innovation Conference (Proceedings)". Porto, Portugal: Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. 2021.
    Publicado • Editor
  3. Jesus, Pedro. As metamorfoses da avaliação: A avaliação de e para a mudança - ". Porto: Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa. 2020.
    Publicado • Editor
  4. Jesus, Pedro; Ferreira Matias Alves, José Joaquim. As Escolas como Centros de Vida e Aprendizagem - "Schools as Centers of Life and Learning". Porto, Portugal: Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa. 2019.
    Publicado • Editor
Livro
  1. Cortesão Costa, Irene; Jesus, Pedro. Degraus de Participação: Centros Educativos das Irmãs Doroteias - "Participation Steps: Dorothean Sisters Educational Centres". Porto, Portugal: Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. 2023.
    Publicado
  2. Jakoubková, Markéta; Mateus, Júlia; Jesus, Pedro. Materiais didáticos de apoio às Aprendizagens Essenciais de Geometria Descritiva A: Interseções de Retas com Sólidos - "Teaching materials to support Essential Learning Outcomes of Descriptive Geometry A: Intersections of lines with solids". Porto, Portugal: APROGED. 2019.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. "Inovação educacional: Dimensões, modos de apropriação, consequências pedagógicas e organizacionais - "Educational innovation: Dimensions, modes of appropriation, pedagogical and organisational consequences"". Doutoramento, Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, 2023.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2024/01/09 Os íngremes degraus da participação infanto-juvenil na escola A Boa Educação na Escola: Perspetivas, Práticas e Desafios
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2023/10/17 Implicações e desafios da inovação na educação escolar: Em busca de uma metáfora que se adeque melhor Conferências Globais: Seminários à Hora do Almoço
Centro de Estudos Globais da Universidade Aberta (Lisboa, Portugal)
2023/07/22 Entre o ioiô e o alfa pendular: Implicações e desafios da inovação educacional ao nível da escola V Seminário Internacional - Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano
Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa
2023/07/21 Participação dos alunos: Auspícios e contradições em contexto de inovação educacional V Seminário Internacional - Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano
Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa (Porto, Portugal)
2023/05/24 El liderazgo como dimensión clave de la innovación educativa al nível del centro escolar: Un estudio de caso en educación básica e secundaria en Portugal IV Congreso Internacional Liderazgo y Mejora de la Educación
Universidad de Sevilla (Sevilha, Espanha)
2023/05/23 Pasos en participación de niños y jóvens en centros educativos: Una dinámica de investigación-acción IV Congreso Internacional Liderazgo y Mejora de la Educación
Universidad de Sevilla (Sevilha, Espanha)
2022/01/27 Perspetivas das crianças sobre experiências de participação na Escola Aprender através de diversos contextos educativos: Transferibilidade de práticas promissoras no quadro do Horizonte 2020 | Seminário Final do Projeto EDUTRANSFER
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2021/07/23 A inovação educacional numa escola: o que está em jogo IV Seminário Internacional - Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano
Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa (Porto, Portugal)
2021/07/23 Inovação em educação: perspetivas dos professores portugueses IV Seminário Internacional - Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano
Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa (Porto, Portugal)
2021/05/24 Inovação Pedagógica nos Centros Educativos das Irmãs Doroteias: Participação das Crianças 1º Congresso Internacional OFEI (Observatório para o Futuro da Educação de Infância)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (Porto, Portugal)
2020/09/11 Inovação Educacional - conceito(s) que importa esclarecer XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2019/07/19 INOVAÇÃO PEDAGÓGICA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES E MELHORIA DA ESCOLA (ESTUDO DE CASO) III Seminário Internacional "Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano"
Universidade Católica Portuguesa, Faculdade de Educação e Psicologia (Porto, Portugal)
2019/07/18 A PERCEÇÃO DA INFLUÊNCIA DO DECRETO-LEI N.º 55/2018 NAS ORGANIZAÇÕES ESCOLARES III Encontro Internacional "Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano"
Universidade Católica Portuguesa, Faculdade de Educação e Psicologia (Porto, Portugal)
2019/01/19 Materiais didáticos de apoio às Aprendizagens Essenciais de Geometria Descritiva A XIII Encontro Regional da APROGED
APROGED (Coimbra, Portugal)
2015/07/14 Referência e apropriação: da cópia à autoria IV Congresso Internacional Matéria-Prima: práticas das artes visuais no ensino básico e secundário
Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2013/06/24 Memories' Cabin InSEA European Regional Congress: Tales of Art and Curiosity
Canterbury Christ Church, United Kingdom (Canterbury, Reino Unido)
2013/05/18 Habitáculos de Memórias 25º Encontro Nacional da APECV, "25 NONSTOP"
Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (Portugal, Portugal)
2013/01/20 Habitáculos de Memórias (no âmbito do Projeto 10X10, da Fundação Calouste Gulbenkian, que fomenta a colaboração entre artistas e professores de diversas disciplinas do ensino secundário, com o objetivo de desenvolver estratégias de aprendizagem eficazes na captação de atenção, motivação e envolvimento dos alunos em sala de aula). Colaboração com o músico/compositor Simão Costa, desenvolvido no Colégio de Santa Doroteia, Lisboa. Projeto 10X10 (1ª edição, 2012/2013)
Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa, Portugal)
2012/03/17 (Im)possibilidades do programa: algumas experiências didáticas no Secundário XI Encontro Nacional da APROGED
Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2007/03/15 Entre o Concreto e o Abstracto: uma Abordagem Estruturante VI Encontro Nacional da APROGED
(Fátima, Portugal)

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2024/01/01 - 2024/07/31 Membro da Comissão Organizadora e da Comissão Científico-Pedagógica das IV Jornadas de Inovação (VIII Encontro Nacional) Bússola 21, “Enfrentar novos desafios de olhos postos na escola que queremos”, Fátima (2024/07/17 - 2024/07/17)
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
Bússola 21 - Rede dos Centros Educativos das Irmãs Doroteias em Portugal, Portugal
2023/01/01 - 2023/07/31 Membro da Comissão Organizadora e da Comissão Científico-Pedagógica das III Jornadas de Inovação (VII Encontro Nacional) Bússola 21, “Regresso ao sonho, regresso à realidade”, Fátima (2023/07/14 - 2023/07/14)
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
Bússola 21 - Rede dos Centros Educativos das Irmãs Doroteias em Portugal, Portugal
2022/01/01 - 2022/07/31 Membro da Comissão Organizadora e da Comissão Científico-Pedagógica das II Jornadas de Inovação Pedagógica (VI Encontro Nacional) Bússola 21, Fátima (2022/07/20 - 2022/07/20)
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
Bússola 21 - Rede dos Centros Educativos das Irmãs Doroteias em Portugal, Portugal
2021/01/01 - 2021/07/31 Membro da Comissão Organizadora e da Comissão Científico-Pedagógica das I Jornadas de Inovação de Inovação Pedagógica (V Encontro Nacional) Bússola 21, Fátima (2021/07/21 - 2021/07/21)
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
Bússola 21 - Rede dos Centros Educativos das Irmãs Doroteias em Portugal, Portugal
2020/01/01 - 2020/07/31 Membro da Comissão Organizadora e da Comissão Científico-Pedagógica do IV Encontro Nacional Bússola 21, “A coragem de um novo rumo”, videoconferência (2020/07/24 - 2020/07/24)
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
Bússola 21 - Rede dos Centros Educativos das Irmãs Doroteias em Portugal, Portugal
2019/01/01 - 2019/07/31 Membro da Comissão Organizadora e da Comissão Científico-Pedagógica do III Encontro Nacional Bússola 21, “O espírito de Deus faz novas todas as coisas”, Fátima (2019/05/25 - 2019/05/25)
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
Bússola 21 - Rede dos Centros Educativos das Irmãs Doroteias em Portugal, Portugal
2018/03/01 - 2018/07/31 Membro da Comissão Organizadora e da Comissão Científico-Pedagógica do II Encontro Nacional Bússola 21, “Esperanças praticáveis”, Fátima (2018/05/26 - 2018/05/26)
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
Bússola 21 - Rede dos Centros Educativos das Irmãs Doroteias em Portugal, Portugal
2018/01/01 - 2018/04/30 Membro da Comissão Organizadora e da Comissão Científico-Pedagógica do I Encontro Nacional Bússola 21, “Bendito o futuro”, Fátima (2018/02/17 - 2018/02/17)
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
Bússola 21 - Rede dos Centros Educativos das Irmãs Doroteias em Portugal, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2024/02/06 - 2024/02/06 Webinar “Inovação, mudança educativa, melhoria: porquê e para quê”, integrado no Ciclo de Encontros RIMED 2024, em painel com Domingos Fernandes e moderação de José Matias Alves, Webinar 1
Outro
Webinar “Inovação, mudança educativa, melhoria: porquê e para quê”
RIMED (Rede para Inovação e Melhoria da Educação), Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2024/07/22 Participação das crianças nos contextos educativos – representações das crianças e dos adultos
Arguente
Catarina Sofia de Almeida Ferreira (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2024/07/22 Participação das crianças nos seus processos de aprendizagem: um estudo de caso em Educação Pré-escolar e em Primeiro Ciclo do Ensino Básico
Arguente
Bruna Sofia Sousa Campos (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2023/07/20 O papel da participação das crianças no desenvolvimento da sua autonomia na escola
Arguente
Diana Raquel Saraiva Pinto (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2024/10/08 - Atual Membro da equipa multidisciplinar da RIMED (Rede para a Inovação e Melhoria da Educação), Fundação Manuel Leão – plataforma de encontro e de colaboração entre pessoas (professores, investigadores, diretores escolares, mediadores culturais, etc.) e instituições (escolas, autarquias, associações de educação, etc.) destinada ao debate, partilha, estudo, investigação-ação, co-construção de projetos de inovação e melhoria da educação.
2024/05/01 - Atual Apoio a escolas nos seus processos de inovação e melhoria – Ação Gestão do Ciclo (Plano Escola +) SAME - Serviço de Apoio à Melhoria da Educação - da Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2018/09/01 - Atual Coordenador/Perito da Área de Inovação Pedagógica “Participação das Crianças e Jovens”, no âmbito de projeto de inovação educacional Bússola 21, com equipas de educadores dos centros educativos das Irmãs Doroteias em Portugal – com a missão de orientar, executar, acompanhar e avaliar o processo de inovação Centros Educativos das Irmãs Doroteias, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2024/02/10 - 2024/02/10 Seminário de Apoio à Investigação (SAI) subordinado ao tema “Escrita científica e disseminação do conhecimento”, dirigido aos estudantes do 3º ano do Curso de Doutoramento em Ciências da Educação da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa Doutoramento em Ciências da Educação Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2024/04/01 - Atual Centro de Formação da APROGED Diretor
2024/01/01 - Atual APROGED (Associação dos Professores de Geometria e de Desenho) Vice-Presidente da Direção

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2020/02/04 - 2021/10/16 Jornadas Didáticas da APROGED, 2021 (Comissão Científica)
Membro
APROGED - Associação de Professores de Desenho e Geometria, Portugal
2018/02/05 - 2018/10/06 Jornadas Didáticas da APROGED, 2018 (Comissão Científica)
Membro
APROGED - Associação de Professores de Desenho e Geometria, Portugal