???global.info.a_carregar???
Pedro Jesus. PhD in Education Sciences. Operates in the area(s) of Social Sciences with an emphasis on Education Sciences. Researcher. Professor of Visual Arts. Architect.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Pedro Miguel Teixeira de Jesus

Nomes de citação

  • Jesus, Pedro

Identificadores de autor

Ciência ID
E413-5592-8965
ORCID iD
0000-0001-7167-3534

Endereços de correio eletrónico

  • pedro.jesus@csdoroteia.info (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A2)
Formação
Grau Classificação
2018/10/01 - 2023/06/12
Concluído
Ciências da Educação (Doutoramento)
Especialização em Administração e Organização Escolar
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
"Inovação Educacional: dimensões, modos de adesão, consequências pedagógicas e organizacionais" (TESE/DISSERTAÇÃO)
19 valores
2017/10/01 - 2018/07/31
Concluído
Inovação Pedaógica e Mudança Educativa (Pós-Graduação)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
19
2005/10/01 - 2007/07/31
Concluído
Profissionalização em Serviço (Especialização pós-licenciatura)
Especialização em Grupo 600
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
19
2002/10/01 - 2003/10/31
Concluído
Desenho Urbano (Pós-Graduação)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
16
1994/10/01 - 2000/12/01
Concluído
Arquitectura (Licenciatura)
Universidade de Lisboa Faculdade de Arquitectura, Portugal
15
Percurso profissional

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2000/05/01 - 2003/04/30 Carreiras / Categorias Subsistentes GERTiL (Grupo de Estudos de Reconstrução de Timor Lorosae), da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2017/10/01 - 2024/08/31 Gestor do Projeto Bússola 21: Inovação Pedagógica e Renovação dos Centros Educativos das Irmãs Doroteias Província Portuguesa das Irmãs Doroteias, Portugal
2012/01/01 - 2019/06/30 Vice-Presidente APROGED - Associação de Professores de Desenho e Geometria, Portugal
2012/09/01 - 2017/09/30 Membro da Direção - Coordenador do 3º Ciclo Colégio de Santa Doroteia , Portugal
2010/09/01 - 2011/08/31 Coordenador do Departamento de Artes Visuais Colégio Pedro Arrupe, Portugal
2007/09/01 - 2010/08/31 Orientador de Estágios Profissionais (Grupo Disciplinar 600) Colégio de Santa Doroteia , Portugal
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2003/09/01 - Atual Professor de Artes Visuais Colégio de Santa Doroteia , Portugal
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Cortesão, Irene; Jesus, Pedro. "Os íngremes degraus da participação infanto-juvenil na escola". Trabalho apresentado em A Boa Educação na Escola: Perspetivas, Práticas e Desafios, Porto, 2024.
    No prelo
  2. Jesus, Pedro; Azevedo, Joaquim 1F11-FCFE-95E2. Autor correspondente: Jesus, Pedro. "El liderazgo como dimensión clave de la innovación educativa al nível del centro escolar: Un estudio de caso en educación básica y secundária en Portugal - "A liderança como dimensão-chave na inovação educacional ao nível da escola: Um estudo de caso na educação básica e secundária em Portugal"". Trabalho apresentado em IV Congreso Internacional Liderazgo y Mejora de la Educación, Sevilha, 2023.
    Publicado
  3. Cortesão Costa, Irene; Jesus, Pedro. Autor correspondente: Jesus, Pedro. "Pasos en participación de niños y jóvenes en centros educativos: Una dinámica de investigación-acción - "Degraus de participação de crianças e jovens em centros educativos: Uma dinâmica de investigação-ação"". Trabalho apresentado em IV Congreso Internacional Liderazgo y Mejora de la Educación, Sevilha, 2023.
    Publicado
  4. Jesus, Pedro; Alves, José Matias. "Inovação Pedagógica, Formação de Professores e Melhoria da Escola". Trabalho apresentado em Educação, Território e Desenvolvimento Humano - III Seminário Internacional, Porto, 2019.
    Publicado
  5. Jesus, Pedro; César, Bruno; Baptista, Carla; Cruz, Ricardo. "A PERCEÇÃO DA INFLUÊNCIA DO DECRETO-LEI Nº 55/2018 NAS ORGANIZAÇÕES ESCOLARES - "Perception of the Influence of Decree-Law Nº 55/2018 in School Organizations"". Trabalho apresentado em III Seminário Internacional "Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano", Porto, 2019.
    Publicado
  6. Jesus, Pedro; Alves, José Matias. "INOVAÇÃO PEDAGÓGICA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES E MELHORIA DA ESCOLA (ESTUDO DE CASO) - "Pedagogical Innovation, Teacher Training and School Improvement (case study)"". Trabalho apresentado em III Seminário Internacional "Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano", Portugal, 2019.
    Publicado
  7. Jesus, Pedro; César, Bruno; Baptista, Carla; Cruz, Ricardo. "A perceção da influência do decreto-lei N.º 55/2018 nas organizações escolares". Trabalho apresentado em Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano - III Seminário Internacional, Porto, 2019.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Pedro Jesus; Joaquim Azevedo. "Student Participation: Auspices And Contradictions in An Educational Innovation Context". Participatory Educational Research 11 5 (2024): 59-80. https://doi.org/10.17275/per.24.64.11.5.
    Publicado • 10.17275/per.24.64.11.5
  2. Jesus, Pedro; Cortesão, Irene. "Pedagogical innovation in the educational centers of the Sisters Doroteias: the participation of children". (2023): https://doi.org/10.25767/se.v30i.29476.
    https://doi.org/10.25767/se.v30i.29476
  3. Cortesão Costa, Irene; Jesus, Pedro. Autor correspondente: Jesus, Pedro. "À-participação ou participação das crianças? Experiências de inovação educacional vistas pelas próprias - "Apart-icipation or participation of children? Educational innovation experiences seen by the children themselves"". Revista Portuguesa de Investigação Educacional 23 (2022): 1-34. https://revistas.ucp.pt/index.php/investigacaoeducacional/article/view/10729.
    Publicado • https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2022.10729
  4. Jesus, Pedro; Cortesão, Irene. "Inovação pedagógica nos centros educativos das Irmãs Doroteias: a participação das crianças - "Pedagogical innovation in the educational centers of the Sisters Doroteias: the participation of children"". Saber & Educar 30 (2021): http://dx.doi.org/10.17346/se.vol30.418.
    Publicado • 10.17346/se.vol30.418
  5. Jesus, Pedro. "Inovação educacional ao nível da escola: a liderança como dimensão-chave - "Educational innovation at the school level: leadership as a key dimension"". EDULETTERS 2021 5 (2021): 1-12. https://repositorio.ucp.pt/bitstream/10400.14/36937/1/9789895309825.pdf.
    Publicado
  6. Jesus, Pedro; Azevedo, Joaquim 1F11-FCFE-95E2. "Inovação educacional. O que é? Porquê? Onde? Como? - "Educational innovation. What? Why? Where? How?"". Revista Portuguesa de Investigação Educacional 20 (2021): 21-55. https://revistas.ucp.pt/index.php/investigacaoeducacional/article/view/9683.
    Acesso aberto • Publicado
  7. Jesus, Pedro; Santos, Pedro Duarte. "Referência e apropriação: da cópia à autoria - "Reference and appropriation: from copy to authorship"". Matéria-Prima 3 5 (2015): 222-233. https://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/31543/2/ULFBA_MATERIAPRIMA5_p222-233.pdf.
    Acesso aberto • Publicado
  8. Jesus, Pedro. "(Im)possibilidades do programa: algumas experiências didáticas no secundário - "(Im)possibilities of the curricular program: some didactic experiences in secondary"". Boletim da Aproged #30 (2013):
    Publicado
  9. Bahia, Sara; Jesus, Pedro; Romeiro, João; Campino, Gustavo. "Entre o concreto e o abstrato: a geometria como elemento estruturante - "Between concrete and abstract: geometry as a structuring element"". Boletim da Aproged #27 (2007):
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Jesus, Pedro. "A mãe que embala o berço - "The mum who rocks the cradle"". In A escola e o 25 de abril - Visões de professores, editado por Ferreira Matias Alves, José Joaquim; Cristina Palmeirão, 151-158. Porto: Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa, 2024.
    Publicado
  2. Jesus, Pedro. "(Re)animadores de andorinhas... ou um ato de amor e resistência que encara a inovação em educação como construção de uma narrativa comum". In III Jornadas de Inovação Bússola 21: Regresso ao sonho, regresso à realidade, 39-39. Porto: Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, 2023.
    Publicado
  3. Jesus, Pedro. "10 proposições para organizar as aprendizagens online: O ouvido pensante - "10 propositions for managing online learning: The thinking ear"". In Ensino Remoto de Emergência: Perspetivas pedagógicas para a ação, 86-88. Porto, Portugal: Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa, 2021.
    Publicado
  4. Jesus, Pedro. "Engendrar o humano - "Engendering the human"". In A Paixão de Ser Professor nos Tempos Caóticos, editado por Alves, José Matias, 90-92. Porto, Portugal: Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa, 2021.
    Publicado
  5. Jesus, Pedro. "Moleskine de bolso - "Pocket Moleskine"". In Ensinar e aprender em tempo de COVID-19: entre o caos e a redenção, editado por Alves, José Matias; Cabral, Ilídia, 123-126. Porto, Portugal: Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa, 2020.
    Publicado
  6. Jesus, Pedro. "Anamorfose ou Metamorfose - "Anamorphosis or Metamorphosis"". In COVID 19 Ensinar e Aprender no tempo do (pós) confinamento: O que aprendemos entre março e junho de 2020?, editado por Alves, José Matias; Cabral, Ilídia, 104-109. Porto, Portugal: Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa, 2020.
    Publicado
  7. Jesus, Pedro. "Escola del Clot: A inovação educativa e metodológica numa escola fortemente enraizada no seu bairro - "Jesuïtes El Clot: Educational and methodological innovation in a school strongly settled in its neighborhood"". In As metamorfoses da avaliação: a avaliação de e para a mundança, editado por Jesus, Pedro; Alves, José Matias, 37-59. Porto, Portugal: Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa, 2020.
    Publicado
  8. Jesus, Pedro; Alves, José Matias. "Escolas que aprendem - "Learning Schools"". In As Escolas como Centros de Vida e Aprendizagem, 4-8. Porto, Portugal: Faculdade de Educação e Psicologia. Universidade Católica Portuguesa, 2019.
    Publicado
  9. Jesus, Pedro. "Tratores de Mudança - "Tractors of Change"". In Escolas como Centros de Vida e Aprendizagem, 47-65. Porto, Portugal: Faculdade de Educação e Psicologia. Universidade Católica Portuguesa, 2019.
    Publicado
  10. Jesus, Pedro. "Aproximações ao conceito de inovação educativa - "Approaches to the concept of educational innovation"". In Inovação Pedagógica e Mudança Educativa: da teoria à(s) prática(s), 196-208. Porto, Portugal: Faculdade de Educação e Psicologia. Universidade Católica Portuguesa, 2018.
    Publicado
Documento de trabalho
  1. Cortesão, Irene; Jesus, Pedro. 2020. "Guia da Participação das Crianças e Jovens: Centros Educativos das Irmãs Doroteias". http://hdl.handle.net/20.500.11796/3076.
Edição de livro
  1. Cortesão Costa, Irene; Jesus, Pedro. Degraus de Participação: Centros Educativos das Irmãs Doroteias. Porto, Portugal: Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. 2023.
    Publicado
  2. Jesus, Pedro; Cortesão Costa, Irene. II Jornadas de Inovação Pedagógica Bússola 21: Livro de Atas. Porto: Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. 2022.
    Publicado • Editor
  3. Jesus, Pedro. O Bússola 21 em 2021: Livro de Atas. Porto, Portugal: Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. 2021.
    Publicado • Editor
  4. Jesus, Pedro; Alves, José Matias. As Escolas como Centros de Vida e Aprendizagem - "Schools as Centers of Life and Learning". Porto, Portugal: Universidade Católica Portuguesa . Faculdade de Educação e Psicologia. 2019.
    Publicado • Editor
Livro
  1. Cortesão, Irene; Jesus, Pedro. Degraus de Participação das Crianças e Jovens: Centros Educativos das Irmãs Doroteias. Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (ESEPF). 2023.
  2. Jesus, Pedro; Cortesão, Irene. O Bússola 21: Livro de Atas das II Jornadas de Inovação Pedagógica.. Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (ESEPF). 2022.
  3. Jakoubková, Markéta; Mateus, Júlia; Jesus, Pedro. Materiais didáticos de apoio às Aprendizagens Essenciais de Geometria Descritiva A: Interseções de Retas com Sólidos - "Teaching materials to support Essential Learning Standards of Descriptive Geometry A: Intersections of lines with solids". Porto, Portugal: APROGED. 2019.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. "Inovação educacional: Dimensões, modos de apropriação, consequências pedagógicas e organizacionais - "Educational innovation: Dimensions, modes of appropriation, pedagogical and organisational consequences"". Doutoramento, Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, 2023.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2024/01/09 Os íngremes degraus da participação infanto-juvenil na escola A Boa Educação na Escola: Perspetivas, Práticas e Desafios
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2023/10/17 Implicações e desafios da inovação na educação escolar: Em busca de uma metáfora que se adeque melhor Conferências Globais: Seminários à Hora do Almoço
Centro de Estudos Globais da Universidade Aberta (Lisboa, Portugal)
2023/07/22 Entre o ioiô e o alfa pendular: Implicações e desafios da inovação educacional ao nível da escola V Seminário Internacional - Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano
Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa
2023/07/21 Participação dos alunos: Auspícios e contradições em contexto de inovação educacional V Seminário Internacional - Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano
Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa (Porto, Portugal)
2023/05/24 El liderazgo como dimensión clave de la innovación educativa al nível del centro escolar: Un estudio de caso en educación básica e secundaria en Portugal IV Congreso Internacional Liderazgo y Mejora de la Educación
Universidad de Sevilla (Sevilha, Espanha)
2023/05/23 Pasos en participación de niños y jóvens en centros educativos: Una dinámica de investigación-acción IV Congreso Internacional Liderazgo y Mejora de la Educación
Universidad de Sevilla (Sevilha, Espanha)
2022/01/27 Perspetivas das crianças sobre experiências de participação na Escola Aprender através de diversos contextos educativos: Transferibilidade de práticas promissoras no quadro do Horizonte 2020 | Seminário Final do Projeto EDUTRANSFER
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2021/07/23 A inovação educacional numa escola: o que está em jogo IV Seminário Internacional - Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano
Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa (Porto, Portugal)
2021/07/23 Inovação em educação: perspetivas dos professores portugueses IV Seminário Internacional - Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano
Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa (Porto, Portugal)
2021/05/24 Inovação Pedagógica nos Centros Educativos das Irmãs Doroteias: Participação das Crianças 1º Congresso Internacional OFEI (Observatório para o Futuro da Educação de Infância)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (Porto, Portugal)
2020/09/11 Inovação Educacional - conceito(s) que importa esclarecer XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2019/07/19 INOVAÇÃO PEDAGÓGICA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES E MELHORIA DA ESCOLA (ESTUDO DE CASO) III Seminário Internacional "Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano"
Universidade Católica Portuguesa, Faculdade de Educação e Psicologia (Porto, Portugal)
2019/07/18 A PERCEÇÃO DA INFLUÊNCIA DO DECRETO-LEI N.º 55/2018 NAS ORGANIZAÇÕES ESCOLARES III Encontro Internacional "Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano"
Universidade Católica Portuguesa, Faculdade de Educação e Psicologia (Porto, Portugal)
2019/01/19 Materiais didáticos de apoio às Aprendizagens Essenciais de Geometria Descritiva A XIII Encontro Regional da APROGED
APROGED (Coimbra, Portugal)
2015/07/14 Referência e apropriação: da cópia à autoria IV Congresso Internacional Matéria-Prima: práticas das artes visuais no ensino básico e secundário
Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2013/06/24 Memories' Cabin InSEA European Regional Congress: Tales of Art and Curiosity
Canterbury Christ Church, United Kingdom (Canterbury, Reino Unido)
2013/05/18 Habitáculos de Memórias 25º Encontro Nacional da APECV, "25 NONSTOP"
Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (Portugal, Portugal)
2013/01/20 Habitáculos de Memórias (no âmbito do Projeto 10X10, da Fundação Calouste Gulbenkian, que fomenta a colaboração entre artistas e professores de diversas disciplinas do ensino secundário, com o objetivo de desenvolver estratégias de aprendizagem eficazes na captação de atenção, motivação e envolvimento dos alunos em sala de aula). Colaboração com o músico/compositor Simão Costa, desenvolvido no Colégio de Santa Doroteia, Lisboa. Projeto 10X10 (1ª edição, 2012/2013)
Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa, Portugal)
2012/03/17 (Im)possibilidades do programa: algumas experiências didáticas no Secundário XI Encontro Nacional da APROGED
Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2007/03/15 Entre o Concreto e o Abstracto: uma Abordagem Estruturante VI Encontro Nacional da APROGED
(Fátima, Portugal)

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2020/02/04 - Atual Jornadas Didáticas da APROGED, 2020 (Comissão Científica)
Membro
APROGED - Associação de Professores de Desenho e Geometria, Portugal
2018/02/05 - 2018/10/06 Jornadas Didáticas da APROGED, 2018 (Comissão Científica)
Membro
APROGED - Associação de Professores de Desenho e Geometria, Portugal