Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Vera Lúcia Marques Coelho
Nomes de citação
- Coelho, Vera
Identificadores de autor
- Ciência ID
- E41A-C319-7C80
- ORCID iD
- 0000-0002-3741-0885
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Inglês | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | |
Francês | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2020 - 2020
Concluído
|
Special Education Needs (Título de especialista)
Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal
|
Certified |
2015/09/20 - 2019/12/11
Concluído
|
PhD in Psychology (Doutoramento)
Especialização em Educational Psychology
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"Child engagement and participation in inclusive preschools: contributions of the quality of interactive processes" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Approved |
2016 - 2016
Concluído
|
Educational Psychologist (Título de especialista)
Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal
|
Certified |
2016 - 2016
Concluído
|
Early Childhood Intervention (Título de especialista)
Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal
|
Cetified |
2008
Concluído
|
Master in Psychology (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"AVALIAÇÃO DE COMPETÊNCIAS MATEMÁTICAS:CONTRIBUTO PARA A VALIDAÇÃO DO TEST OF EARLY MATHEMATICS ABILITY – 3" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Approved |
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2015/08/01 - 2015/09/30 | Assistente de Investigação (carreira) (Investigação) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal | ||
2013/05/02 - 2015/06/30 | Assistente de Investigação (carreira) (Investigação) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal | ||
2010/09/12 - 2012 | Assistente de Investigação (carreira) (Investigação) | Universidade do Porto Centro de Psicologia, Portugal |
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2021/04/01 - Atual | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Instituto Universitário da Maia, Portugal |
2020/09 - 2021/03/31 | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Instituto Universitário da Maia, Portugal |
2019/09 - 2020/07 | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Instituto Universitário da Maia, Portugal |
2018/10/08 - 2019/02 | Assistente Convidado (Docente Universitário) | Instituto Universitário da Maia, Portugal |
Instituto Universitário da Maia, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2021/09 - Atual | Coordinator of the Office for Support and Accompaniment of Students with Special Educational Needs (GAAENEE) | Universidade da Maia - ISMAI, Portugal |
Universidade da Maia - ISMAI, Portugal | ||
2021/09 - Atual | Coordinator of the Master in School and Educational Psychology | Universidade da Maia - ISMAI, Portugal |
Instituto Universitário da Maia, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2021/12 - Atual | Integrated Researcher | Universidade do Porto Centro de Psicologia, Portugal |
Universidade do Porto Centro de Psicologia, Portugal | ||
2020/08/07 - Atual | Research Assistant | Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal | ||
2020/12/19 - 2024/06/16 | Teacher at advanced (pos unviversity) training course | Instituto Português de Psicologia e Outras Ciências, Portugal |
2019/12 - 2020/05 | Reserach Assistant | Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal | ||
2015/10/01 - 2019/09/30 | PhD fellow [SFRH/BD/111211/2015] | Universidade do Porto Centro de Psicologia, Portugal |
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2024/11 - Atual | Be.SELF
na
Investigador
|
Erasmus Plus |
2024/05 - 2026 | PPSM: “Programa para a Promoção da Saúde Mental no Ensino Superior” (UMaia)
na
Investigador
|
Em curso
|
2023/11 - 2024/11 | Well.Be: Saúde Mental e Bem Estar no Ensino Superior (Well.Be: mental health in higher education)
FLAD/OPP 2023
Investigador
Instituto Universitário da Maia, Portugal
|
Ordem dos Psicólogos Portugueses Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento Em curso
|
2022 - 2024/02 | GameWork: A gamified environment for organising and doing homework
ERASMUS +2021-1-EL01-KA220-SCH-000034399
Investigador
Instituto Universitário da Maia, Portugal
|
Concluído
|
2022/01/03 - 2023/12/31 | POSITIVE: Prevention Of Stress by exploITing an Innovative Virtual Environment
Erasmus + KA2 - Agreement Number: 2021-1-PT01-KA220-SCH-000032534
Investigador responsável
Instituto Universitário da Maia, Portugal
|
Concluído
|
2023/02 - 2023/11 | Wel(l)come: Sucesso e Integração no Ensino Superior [Wel(l)come: Sucess and Inclusion on Higher Education)
POCH
Investigador
Instituto Universitário da Maia, Portugal
|
Programa Operacional Capital Humano
Concluído
|
2020/09/01 - 2022/09 | EU-SELF - Social and Emotional Skills Development in Early Childhood Education and Care in Europe; 2019-1-BG01-KA201-062593,
KA2 - Cooperation for innovation and the exchange of good practices, KA201 - Strategic Partnerships for school education
2019-1-BG01-KA201-062593,
Investigador
Instituto Universitário da Maia, Portugal
|
Erasmus Plus
Concluído
|
2015/10/01 - 2019/09/30 | Child engagement and participation in inclusive preschools: contributions of the interactive processes quality
SFRH/BD/111211/2015
Bolseiro de Doutoramento
Universidade do Porto Centro de Psicologia, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2015/08/01 - 2015/09/30 | Grupos Aprender, Brincar, Crescer (Playgroups for Inclusion), financiado pela Comissão Europeia Programme for Employment and
Social Solidarity - PROGRESS (2007-2013) (Grant agreement VS/2014/0418
VS/2014/04
Bolseiro de Investigação
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
Concluído
|
2013/05/02 - 2015/06/30 | INFANT TRANSITION TO CHILD CARE: PARENT-CAREGIVER COMMUNICATION, EARLY EDUCATION QUALITY AND INFANT ADJUSTMENT[FCOMP-01-0124-FEDER-029509;
FCT PTDC/MHC-CED/4007/2012]
FCOMP-01-0124-FEDER-029509; FCT PTDC/MHC
Bolseiro de Investigação
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Universidade do Porto Centro de Psicologia, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2010/09/12 - 2012/09/11 | Contribution of the ICF-CY to the study of Participation in children with disabilities at early ages. [FCT- RIPD/CIF/109664/2009
FCT- RIPD/CIF/109664/2009
Bolseiro de Investigação
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Universidade do Porto Centro de Psicologia, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2022/04 - 2022/12 | SEXUALITY EDUCATION, GENDER EQUALITY AND SEXUAL AND GENDER-BASED VIOLENCE: Portuguese school curricula and students, teachers
and parents´ knowledge and attitudes
na
Investigador responsável
Instituto Universitário da Maia, Portugal
Universidade do Porto Centro de Psicologia, Portugal |
International Planned Parenthood Federation
Concluído
|
2019/07 - 2022/06/28 | Casa do Xisto Educasom 2019 (Xisto House)
SERV0082_Educasom_2019
Investigador
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Universidade do Porto Centro de Psicologia, Portugal |
Concluído
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2019 - Atual | Avaliação e monitorização do projeto Calmamente – Aprendendo a Aprender-se [evaluation and monitoring of the Calmamente -
Aprendendo a Aprender-se project]
xxx
Investigador
Instituto Universitário da Maia, Portugal
|
Em curso
|
2020/09/01 - 2023/08/31 | Aprendizagem socioemocional em contexto escolar: Contributos da formação inicial de professores [ Socio-emotional learning
in school contexts: Contributions from initial teacher training]
na
Investigador
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
Instituto Universitário da Maia, Portugal |
Em curso
|
2019/10/01 - 2021/02 | PARTICIPA: Professional development tools supporting participation rights in early childhood education
2019-1-PT01-KA202-60950
Research Assistant
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
Erasmus Plus
Concluído
|
2019/12/01 - 2020/03 | Playing-2-gether: Teacher sensitivity as a basis for inclusion in preschool”, financiado por Erasmus+ Program (2017-1-SK01-KA201-035321)
2017-1-SK01-KA201-035321
Assistente de investigação
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
|
Erasmus Plus
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Artigo em revista (magazine) |
|
Capítulo de livro |
|
Documento de trabalho |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2024/01 | Moreira, A. S., Coelho, V., Azevedo, H., Peixoto, C., & Espain, A. (january 2024). Calmamente – Aprendendo a Aprender-se: Efeitos de um programa universal nas competências socioemocionais de alunos/as do ensino básico. International Conference on Childhood and Adolescence (ICCA) 2024 . Peniche, Portugal | International Conference on Childhood and Adolescence (ICCA) 2024 . Peniche, Portugal
International Conference on Childhood and Adolescence (ICCA) 2024 . Peniche, Portugal
|
2024 | Pontes, A., Coelho, V., Azevedo, H., Moreira, A., Ferreira, J., Monteiro, J., Matos, J. & Pereira, I. (January 2024). POSITIVE: Avaliação da usabilidade de um Ambiente Virtual de Aprendizagem 3D focado na regulação do stress académico. International Conference on Childhood and Adolescence (ICCA) 2024 . Peniche, Portugal | International Conference on Childhood and Adolescence (ICCA) 2024 . Peniche, Portugal
International Conference on Childhood and Adolescence (ICCA) 2024 . Peniche, Portugal
|
2023/09/08 | Coelho. V., & Peixoto, C. (september 2023). Aprendizagem socioemocional na educação pré-escolar: Da formação de professores às práticas de intervenção Comunicação oral apresentada no I Encontro de Aprendizagem Socioemocional. Organização Atitude POSITIVA. Torres Vedras. | I Encontro de Aprendizagem Socioemocional. Organização Atitude POSITIVA. Torres Vedras.
I Encontro de Aprendizagem Socioemocional. Organização Atitude POSITIVA. Torres Vedras.
|
2023/07 | Pereira, B., Azevedo, H., Machado., F., Coelho, V. & Soares, M. (July, 2023). Quais os Conhecimentos dos Professores sobre a Dislexia? Perceções de Professores sobre Características e Intervenção. Comunicação oral apresentada nas 4ªs Jornadas de Leitura, Escrita e Sucesso Escolar. Portugal [How much do teachers know about dyslexia? Teachers' Perceptions of Characteristics and Intervention. Oral communication presented at the 4th Reading, Writing and School Success Conference, Portugal] | 4ªs Jornadas de Leitura, Escrita e Sucesso Escolar |
2023/06 | Espain, A., Peixoto, C., & Coelho, V. (Junho, 2023). Promoção do bem-estar dos alunos através de um programa de desenvolvimento de competências socioemocionais em contexto escolar. Comunicação oral apresentada no I Encontro Científico em Saúde e Bem-Estar. Universidade do Minho, Portugal [Espain, A., Peixoto, C., & Coelho, V. (June, 2023). Promoting student well-being through a socio-emotional skills development program in a school context. 1st Scientific Meeting on Health and Well-being. University of Minho, Portugal] | 1st Scientific Meeting on Health and Well-being. University of Minho, Portugal
1st Scientific Meeting on Health and Well-being. University of Minho, Portugal
|
2023/02 | Moreira, S., Peixoto, C., Coelho, V., Machado, F., Barros, S., Sousa-Pereira, F., & Marques-Pinto, A. (Fevereiro, 2023). Competências sociais e emocionais de futuros/as docentes: O papel de fatores sociodemográficos e académicos. VII Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação (ENJIE). Porto, Portugal [Social and emotional competencies of future teachers: The role of of sociodemographic and academic factors.VII National Meeting of Young Researchers in Education (ENJIE). Porto, Portugal] | II National Meeting of Young Researchers in Education (ENJIE). Porto, Portugal
II National Meeting of Young Researchers in Education (ENJIE). Porto, Portugal
|
2023/02 | Ferreira, J., Peixoto, C., Coelho, V., Machado, F., Barros, S., Sousa-Pereira, F., & Marques-Pinto, A. (Fevereiro, 2023). Burnout na formação inicial de professores/as: O papel da regulação emocional. Comunicação oral apresentada no VII Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação (ENJIE). Porto, Portugal [Burnout in initial teacher training: The role of emotional regulation. Oral communication presented at the VII National Meeting of Young Researchers in Education (ENJIE). Porto, Portugal] | VII National Meeting of Young Researchers in Education (ENJIE). Porto, Portugal
VII National Meeting of Young Researchers in Education (ENJIE). Porto, Portugal
|
2023/01 | Pontes, A., Coelho, V., Azevedo, H., Topa, J., Meira, L., Machado, F., & Peixoto, C. (2023). POSITIVE: Prevenção do stress através da exploração de um ambiente inovador. ICCA 23, Évora, Portugal. [Pontes, A., Coelho, V., Azevedo, H., Topa, J., Meira, L., Machado, F., & Peixoto, C. (2023). POSITIVE: Stress prevention through the exploration of an innovative environment. ICCA 23, Évora, Portugal.] | International Conference on Childhood and Adolescence (ICCA) 2023 |
2023 | Martins, S., Coelho, V. Peixoto, C. & Espain, A. ( August/September 2023) Promoção de competências socioemocionais no 1.º ciclo do ensino básico: a perceção das professoras. Comunicação oral apresentada no XVII Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagogia, Universidade da Coruña. | XVII Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagogia
XVII Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagogia, Universidade da Coruña.
|
2023 | Coelho, V., Grande, C., & Ferreira, J. (August/Sptember 2023). Prosocial behaviors in inclusive preschools: relations with types of play. Comunicação oral apresentada no European Early Childhood Education Research Association Conference 2023. Lisboa, Portugal. | European Early Childhood Education Research Association Conference 2023. Lisboa, Portugal.
European Early Childhood Education Research Association Conference 2023. Lisboa, Portugal.
|
2023 | Pontes, A., Peixoto, C., Azevedo, H., Meira, L., Machado, F., & Coelho, V. (2023). GameWork: Um ambiente gamificado para a organização e realização dos trabalhos de casa. ICCA 23, Évora, Portugal [Pontes, A., Peixoto, C., Azevedo, H., Meira, L., Machado, F., & Coelho, V. (2023). GameWork: A gamified environment for organizing and completing homework. ICCA 23, Évora, Portugal] | International Conference on Childhood and Adolescence (ICCA) 2023 |
2022/06 | Conceição V., Rothes I., Coelho V., 6 Gusmão, R. (2022, June). WhySchool 0.2 - promoc¸a~o e prevenc¸a~o da sau´de mental em ambiente escolar. In Simpósio Suicidologia-O estudo dos comportamentos suicida´rios e sua prevenc¸a~o. XI Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, Vila Real: Universidade de Trás os Montes e Alto Douro [ WhySchool 0.2 - romotion and prevention of mental health in the school environment. In Simpósio Suicidologia-The study of suicidal behavior and its prevention. XI National Symposium on Research in Psychology, Vila Real] | |
2022 | Peixoto, C., Coelho, V., Machado, F., Duarte, P., Dias, M., & Espain, A. (January, 2022). Preliminary efficacy of a Portuguese social-emotional learning program on elementary school children: a quasi-experimental study. 6th International Conference on Childhood and Adolescence (ICCA). Porto, Portugal | 6th International Conference on Childhood and Adolescence (ICCA) |
2022 | Coelho, V., Cadima, J., & Grande, C. (january, 2022). Self-regulation growth by child functioning: Relationships with child engagement, prosocial and hyperactivity behaviors. 6th International Conference on Childhood and Adolescence (ICCA). Porto, Portugal | 6th International Conference on Childhood and Adolescence (ICCA) |
2022 | Barros, S. Coelho, V. … Aguiar. C. (2022). Teachers perceptions on practices promoting child participation in early childhood education and care across four European countries. EECERA Congress 2022, Scotland. | |
2022 | Guedes, C., Guichard, S., Maio, R., Coelho, V., & Cadima, J. (2022, September). Interaction quality and child engagement in infant-toddler classrooms: first results from the ProChild research project. Paper presented at the 6th European Seminar on Systematic Observation in Educational Research, online | |
2022 | Koltcheva, N., Peixoto, C., & Coelho, V. (junho, 2022). EU-SELF: an European Platform about Social and Emotional Skills in Early Childhood Education. Paper presented at the 8th ENSEC - European Network for Social and Emotional Competence Conference. Romenia | |
2022 | Peixoto, C., Coelho, V., Barros, S., Sousa-Pereira, F., Machado, F., Moreira, A.S., Ferreira, J., & Marques Pinto, A.. (junho 2022) Social-emotional competence of Portuguese pre-service teachers: An exploratory study. 8th ENSEC - European Network for Social and Emotional Competence Conference. Romenia | |
2022 | Coelho, V., Peixoto, C., Machado, F., Azevedo, H., Soares, M. & Espain, A. (junho 2022). Effects of a Social-Emotional Learning Program on Elementary School Children Competencies and Classroom Peer Context. 8th ENSEC - European Network for Social and Emotional Competence Conference. Romenia | |
2022 | Barros, S., Coelho, V., Sanches-Ferreira, M., & Vancraeyveldt, C. (julho 2022). Playing-2-gether: Examining the influence of brief in-service training on preschool teachers’ awareness of play-based competences for improving teacher-child relationships. ICRE´22. Porto, Portugal | |
2022 | Peixoto, C., Coelho, V., Barros, S., Sousa-Pereira, F., Machado, F. & Marques Pinto, A. (julho 2022). Initial teacher training in social and emotional learning in Portugal from coordinators’ perspectives. ICRE 2022, Porto, Portugal | |
2022 | Pontes, A., Machado, F., Peixoto, C., & Coelho, V. (julho 2022). Carinho parental: qual o seu impacto no uso da internet e no sentimento de solida~o em adolescentes e jovens adultos portugueses?. ICRE 2022, Porto, Portugal [Pontes, A., Machado, F., Peixoto, C., & Coelho, V. (July 2022). Parental affection: what is its impact on internet use and feelings of loneliness in Portuguese adolescents and young adults? ICRE 2022, Porto, Portugal] | |
2022 | Coelho, V., Machado, F., Peixoto, C., Meira, L., Topa, J., Azevedo, H., & Soraes, M. (julho 2022). Prevention of stress by explotying an Innovative Virtual Environment: a tool for adolescents and school contexts. Poster apresentado no ICRE 2022, Porto, Portugal | |
2022 | Coelho, V., Peixoto, C. Gonçalves, A., Machado, F., Azevedo, H., Soares, M. & Espain, A. (julho 2022).Teacher perspectives about socioemotional learning in elementary schools: benefits, challenges and training needs. ICRE 2022, Porto, Portugal | |
2021/09/03 | Is social and emotional learning included in Portuguese initial teacher training? | XVI Congreso Internacional Galego-Portugues de Psicopedagogia
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2020/09/11 | Araújo, S., Sanches-Ferreira, M., & Coelho, V. (September, 2020). PLAYING-2-GETHER: Can brief in-service training influence preschool teachers´ awareness of play-based strategies for improving teacher-child relationships?. Comunicação oral apresentada no XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Porto, Portugal. | XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação.
FPCEUP (Porto, Portugal)
|
2019/08 | Coelho, V., Barros, S., Cadima, J., Pessanha, M., Peixoto, C., & Pinto, A. (August, 2019). Real and ideal teacher-family partnership practices in childcare. Oral Communication presented at EARLI 2019 conference. Aachen, Germany. | EARLI 2019 conference
EARLI (Aachen, Alemanha)
|
2019/08 | Coelho, V. Cadima, J., Grande, C. & Pinto, A.I. (August, 2019). Predictors of children with disabilities prosocial behaviors in inclusive preschools. Oral Communication presented at EARLI 2019 conference. Aachen, Germany. | EARLI 2019 conference
EARLI (Aachen, Alemanha)
|
2019/07 | Coelho, V., Cadima, J., Grande, C., & Pinto, A. I. (July, 2019). Organização do grupo em contextos pré-escolares inclusivos: relações com a qualidade das interações e o envolvimento das crianças. Comunicação apresentada na 2nd Porto International Conference on Research in Education. Porto, Portugal. | 2nd Porto International Conference on Research in Education.
ESE, IPP (Porto , Portugal)
|
2018/10 | Pinto, A. I., Grande, C., & Coelho, V. (a convite, October 2018). Research on Participation in Inclusive preschool in Portugal. Oral Communication. II Encuentro Internacional de actualización e investigación en atención temprana y desarrollo infantil. Prácticas recomendadas. Merida, Spain. | II Encuentro Internacional de actualización e investigación en atención temprana y desarrollo infantil
(Merida, Espanha)
|
2018/10 | Coelho, V., Pinto, A. I. & Grande, C. (october,2018). Activity-setting in inclusive preschools: relations with children´s engagement. Oral Communication. Eurlyaid Conference 2018: Early Childhood Intervention: changing paradigms through participatory practices with families, professionals and society. Ukraine. | Eurlyaid Conference 2018: Early Childhood Intervention: changing paradigms through participatory practices with families,
professionals and society.
EURLYAID (Ucrânia)
|
2018/08 | Coelho, V., Cadima, J., & Pinto, A. I. (August, 2018). Classroom quality, activity setting and children´s engagement in inclusive preschools". Oral Communication. EARLI SIG 5 Conference 2018. Berlin, Germany | EARLI SIG 5 Conference 2018
EARLI SIG 5 (Berlin , Alemanha)
|
2018/07 | Barros, S., Cadima, J., Pessanha, M., Peixoto, C., Pinto, A. I., Coelho, V., & Bryant, D. (julho, 2018). Qualidade das interações adulto-criança em berçário e a formação dos/as profissionais. Comunicação apresentada no XIV COLÓQUIO INTERNACIONAL DE PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO. Lisboa, Portugal | XIV COLÓQUIO INTERNACIONAL DE PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO
XIV COLÓQUIO INTERNACIONAL DE PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO (Lisbon)
|
2018/06 | Coelho, V., & Pinto, A.I. (june, 2018). Participation and engagement in preschool inclusive settings: contributions of the quality of the interactive processes | USING COP and TOP in Portugal. Apresentação no âmbito da reunião de trabalho: COP/TOP analyses of child engagement: an international convening. Vanderbilt University, Nashville, EUA. |
Vanderbilt University (Vanderbilt, Estados Unidos)
|
2018/01 | Peixoto, C., Pessanha, M., Barros, S., Cadima, J., Pinto, A. I., & Coelho, V. (2018, janeiro). Qualidade das interações adulto-criança em salas de berçário: resultados do projeto de investigação “Transição dos bebés para a creche”. Comunicação apresentada no 1º Congresso Transdisciplinar Portugal|Brasil sobre o bebé. Évora, Portugal. | 1º Congresso Transdisciplinar Portugal|Brasil sobre o bebé
(Évora , Portugal)
|
2017/11 | Pinto, A. I., Grande, C., & Coelho, V. (november, 2017). Research on engagement and preschool environment: 17 years of research on engagement in Portugal. Apresentação no âmbito da Working Conference on Child Engagement. Jonkoping University. Jonkoping, Sweden. | Working Conference on Child Engagement
Jonkoping University (Jonkoping, Suécia)
|
2017/10 | Coelho, V., Pinto, A. I., Grande, C., & Guimarães, C. (2017, October). Children´s engagement and complexity of activities in inclusive preschool settings. Eurlyaid Conference 2017.Belgrad, Servia. | Eurlyaid Conference 2017
Eurlyaid (Belgrad, Sérvia)
|
2017/10 | Guimarães, C., Coelho, V., Pinto, A. I., & Grande, C. (2017, October). Adults’ interactive behaviors and engagement of children with disabilities in inclusive preschool settings. Eurlyaid Conference 2017, Belgrad, Servia. | Eurlyaid Conference 2017
Eurlyaid (belgrad, Sérvia)
|
2017/06 | Barros, S., Peixoto, C., Pessanha, M., Cadima, J., Pinto, A.I., Coelho, V., & Bryant, D. (junho, 2017) Comunicação família-creche, qualidade dos contextos e adaptação do bebé: principais resultados do projeto “Transição dos bebés para a creche”. Comunicação apresentada na 1ª CONFERÊNCIA MAIS E MELHOR EDUCAÇÃO: BOAS PRÁTICAS, BOAS IDEIAS, BOA EDUCAÇÃO. ISMAI, Maia, Portugal. | 1ª CONFERÊNCIA MAIS E MELHOR EDUCAÇÃO: BOAS PRÁTICAS, BOAS IDEIAS, BOA EDUCAÇÃO.
ISMAI (Maia, Portugal)
|
2017/04 | Coelho, V., Cadima, J., Pinto, A. I., & Guimarães, C. (2017, abril). Self-regulation and engagement in Portuguese preschool children with different levels of developmental functioning. Comunicação apresentada no Society Research for Child Development 2017 Congress. Texas, USA. | Society Research for Child Development 2017 Congress
Society Research for Child Development (Austin, Texas, Estados Unidos)
|
2017/04 | Coelho, V., Pinto, A. I., Cadima, J., & Guimarães, C. (2017, abril). Quality of Teacher-Child Interactions, Child Engagement and Peer Interactions in Inclusive Preschool. Oral communication in the scope of the symposium Classroom Interactions with Teachers and Peers: Interrelations and Contributions to Student Social and Academic Adjustment. Comunicação apresentada no Society Research for Child Development 2017 Congress. Texas, USA. | Society Research for Child Development 2017 Congress
Society Research for Child Development (Austin, Texas, Estados Unidos)
|
2016 | Peixoto, C., Barros, S., Coelho, V., Cadima, J., Pinto, A. I, & Pessanha, M. (setembro, 2016). Práticas de transição do contexto familiar para a creche e bem-estar emocional dos bebés. Comunicação apresentada no 3º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses. Porto, Portugal. | 3º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses
Ordem dos Psicólogos Portugueses. (Porto, Portugal)
|
2016 | Cadima, J., Barros, S., Ferreira, T., Coelho, V., Peixoto, C., Pinto, A. & Pessanha, M. (2016, junho). EARLI SIG 5: Variations of classroom quality in infant classrooms in Portugal. Comunicação apresentada na conferência EARLI SIG 5: Bridging Multiple Perspectives in Early Childhood Education, Porto, Portugal | EARLI SIG 5: Bridging Multiple Perspectives in Early Childhood Education
(Porto, Portugal)
|
2016 | Pinto, A.I., Karin. A., Samuels, A., Astrom, F., Coelho, V., Cunha, J. & Grande, J. (2016, July). Participation and engagement measures in preschool aged children: Cross-cultural adaptation and validation issues. Invited workshop at the EARLI SIG 5 2016 Conference. Porto, Portugal. | EARLI SIG 5 2016 Conference
(Porto, Portugal)
|
2016 | Coelho, V., Pinto, A. I. (2016, June). Child Engagement and Interactive Processes in Inclusive Preschool Settings. Oral communication presented at the International Society on Early Intervention 2016 Conference. Stockholm, Sweden. | International Society on Early Intervention 2016 Conference
(estocolmo, Suécia)
|
2016 | Grande, C., Pinto, A.I., & Coelho, V. (2016,June). Participation in Inclusive Preschool Settings: The Relevance of Peer Interactions. Oral communication presented at the International Society on Early Intervention 2016 Conference. Stockholm, Sweden. | International Society on Early Intervention 2016 Conference
(Estocolmo)
|
2016 | Pinto, A. I., Grande, C., & Coelho, V. (2016, April). Planeamento de intervenções: Oportunidades de Aprendizagem Inseridas nas Rotinas. Poster apresentado no XII Congresso Nacional de intervenção Precoce. Lisboa. Portugal. | XII Congresso Nacional de intervenção Precoce.
(Lisboa)
|
2015 | Coelho, V., Barros, S., Pessanha, M., Cadima, J., Peixoto, C., & Pinto, A. I. (2015, September). Predictors of parent-caregiver communication during infant transition to childcare. Paper presented in the scope of the thematic session “Infant transition to childcare: early education quality, parent-caregiver communication, and infant behavior” at the 17th European Conference on Developmental Psychology. Braga, Portugal. Available at www.familiacreche.ese.ipp.pt | 17th European Conference on Developmental Psychology.
(Braga)
|
2015 | Peixoto, C., Barros, S., Coelho, V., Pinto, A. I., Cadima, J., & Pessanha, M. (2015, September). From home to child care: transition practices and infants’ well-being. Paper presented in the scope of the thematic session “Infant transition to childcare: early education quality, parent-caregiver communication, and infant behavior” at the 17th European Conference on Developmental Psychology. Braga, Portugal. Available at www.familiacreche.ese.ipp.pt | 17th European Conference on Developmental Psychology.
(Braga)
|
2015 | Pessanha, M., Peixoto, C., Barros, S., Cadima, J., Pinto, A. I., & Coelho, V. (2015, September). Infant childcare classrooms quality in Portugal: understanding stability and change over time. Paper presented in the scope of the thematic session “Infant transition to childcare: early education quality, parent-caregiver communication, and infant behavior” at the 17th European Conference on Developmental Psychology. Braga, Portugal. Available at www.familiacreche.ese.ipp.pt | 17th European Conference on Developmental Psychology.
(Braga, Portugal)
|
2015 | Cadima., J., Pinto, A. I., Barros, S., Pessanha, M., Bryant, D., Peixoto, C. & Coelho, V. (2015, September). Caregiver training and process quality in infant classrooms in Portugal. Paper presented in the scope of the thematic session “Infant transition to childcare: early education quality, parent-caregiver communication, and infant behavior” at the 17th European Conference on Developmental Psychology. Braga, Portugal. Available at www.familiacreche.ese.ipp.pt | 17th European Conference on Developmental Psychology.
(Braga, Portugal)
|
2015 | Pinto, A. I., Cadima, J., Barros, S., Pessanha, M., Coelho, V, & Peixoto, C. (2015, September). Infant behavior during the first year and infant childcare quality. Paper presented in the scope of the thematic session “Infant transition to childcare: early education quality, parent-caregiver communication, and infant behavior” at the 17th European Conference on Developmental Psychology. Braga, Portugal. Available at www.familiacreche.ese.ipp.pt | 17th European Conference on Developmental Psychology.
(Braga, Portugal)
|
2015 | Abreu-Lima, I., Coelho, V., Cadima, J. & Jesus, L. (2015, September). Home numeracy experiences, children's interest and math skills in early childhood. Paper presented at the 17th European Conference on Developmental Psychology. Braga, Portugal. | 17th European Conference on Developmental Psychology.
(Braga, Portugal)
|
2015 | Coelho, V., Barros, S., Cadima, J., Pessanha, M., Peixoto, C., & Pinto, A. I. (2015, abril). Comunicação família-profissionais na transição dos bebés para a creche. Comunicação apresentada no I Encontro “Bebés, Famílias e Creches: Desafios Atuais e Perspetivas para o Futuro”. Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. Porto, Portugal. | I Encontro “Bebés, Famílias e Creches: Desafios Atuais e Perspetivas para o Futuro”
(Porto, Portugal)
|
2015 | Barros, S., Cadima, J., Pessanha, M., Pinto, A. I., Bryant, D., Peixoto, C., & Coelho, V. (2015, abril). O projeto: “Transição dos bebés para a creche: comunicação família-creche, qualidade dos contextos e adaptação do bebé”. Comunicação apresentada no I Encontro “Bebés, Famílias e Creches: Desafios Atuais e Perspetivas para o Futuro”. Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. Porto, Portugal | I Encontro “Bebés, Famílias e Creches: Desafios Atuais e Perspetivas para o Futuro”
(Porto, Portugal)
|
2015 | Pessanha, M., Barros, S., Cadima, J., Pinto, A.I., Peixoto, C., & Coelho, V. (2015, abril). Fatores de risco, ambiente familiar e educação de bebés em creche. Comunicação apresentada no I Encontro “Bebés, Famílias e Creches: Desafios Atuais e Perspetivas para o Futuro”. Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. Porto, Portugal. | I Encontro “Bebés, Famílias e Creches: Desafios Atuais e Perspetivas para o Futuro”
(Porto, Portugal)
|
2015 | Cadima, J., Peixoto, C., Coelho, V., Pinto, A.I., Pessanha, M., & Barros, S. (2015, abril). Qualidade da creche: implicações para a formação de profissionais. Comunicação apresentada no I Encontro “Bebés, Famílias e Creches: Desafios Atuais e Perspetivas para o Futuro”. Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. Porto, Portugal. | I Encontro “Bebés, Famílias e Creches: Desafios Atuais e Perspetivas para o Futuro”
(Porto, Portugal)
|
2015 | Pinto, A.I., Cadima, J., Coelho, V., Barros, S., Pessanha, M., & Peixoto, C. (2015, abril). Envolvimento das crianças e qualidade da creche. Comunicação apresentada no I Encontro “Bebés, Famílias e Creches: Desafios Atuais e Perspetivas para o Futuro”. Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. Porto, Portugal. | I Encontro “Bebés, Famílias e Creches: Desafios Atuais e Perspetivas para o Futuro”
(Porto, Portugal)
|
2014 | Coelho, V., Barros, S. Peixoto, C., Cadima, J., Pinto, A.I. & Pessanha, M. (2014, setembro). Parent-caregiver partnership during the infant transition to child care. Comunicação apresentada na 24th EECERA Conference, 2014, Creta, Grécia. | 24th EECERA Conference
(Creta, Grécia)
|
2014 | Cadima, J., Peixoto, C., Coelho, V. & Barros, S. (2014, Agosto). The Classroom Assessment Scoring System for infant classrooms in Portugal. Comunicação apresentada no âmbito do Simpósio Measuring classroom quality with the Classroom Assessment Scoring System (CLASS) in four different European countries. Comunicação apresentada no EARLI SIG 5 Conference 2014, Jyväskylä, Finlândia. | EARLI SIG 5 Conference 2014
(Jyväskylä, Finlândia)
|
2014 | Pinto, A. I., Grande, C. & Coelho, V. (2014, Agosto). Participation processes in inclusive pre-school settings – a case study. Comunicação apresentada no âmbito do Simpósio Evidence-based Early Childhood Education – challenges in inclusion. Simpósio apresentado no EARLI SIG 5 Conference 2014, Jyväskylä, Finlândia. | EARLI SIG 5 Conference 2014
(Jyväskylä, Finlândia)
|
2014 | Pinto, A. I., Coelho, V., C., Barros, S., Peixoto, C., Cadima, J. & Pessanha, M. (2014, Agosto). Infant engagement in child care: effects of child characteristics. Comunicação apresentada no EARLI SIG 5 Conference 2014, Jyväskylä, Finlândia. | EARLI SIG 5 Conference 2014
(Jyväskylä, Finlândia)
|
2014 | Peixoto, C., Barros, S., Pinto, A. I., Bryant, D., Cadima, J., Pessanha, M. & Coelho, V. (julho, 2014). Quality of infant childcare classrooms in Portugal: a multi-measure approach. Comunicação apresentada na 36th Annual Conference of International School Psychology Association (ISPA), Kaunas, Lituânia. | 36th Annual Conference of International School Psychology Association
(Lituânia)
|
2014 | Barros, S., Pessanha, M., Cadima, J., Pinto, A. I., Bryant, D., Peixoto, C. & Coelho, V. (2014, Maio). The “Infant Transition to Child Care” research project: studying the quality of early childhood education environments. Comunicação apresentada no LINQ Changing the Trajectory – "Quality for Opening up Education", Creta, Grécia. | LINQ Changing the Trajectory – "Quality for Opening up Education |
2013 | Barros, S., Cadima, J., Pessanha, M., C., Pinto, A. I., Bryant, D., Peixoto, C., & Coelho, V. (2013, Outubro). The ‘Infant Transition to Child Care’ research project: The use of the ITERS-R. Comunicação apresentada no International Early Childhood Environment Rating Scale Annual Meeting – 2013, Porto, Portugal | International Early Childhood Environment Rating Scale Annual Meeting – 2013
(Porto, Portugal)
|
2012 | Pinto, A.I., Grande, C., Coelho, V., & Ferreira, T. (2012, Outubro). “Questões de Intervenção Precoce – a importância das rotinas”. Comunicação oral no III Seminário da Associação de Paralisia Cerebral de Viana do Castelo - “De pequenino se torce o destino”. Auditório Prof. Lima de Carvalho, IPVC Viana do Castelo. | III Seminário da Associação de Paralisia Cerebral de Viana do Castelo - “De pequenino se torce o destino”
(Viana do Castelo, Portugal)
|
2012 | Pinto, A. I., Ferreira, T. Grande, C. & Coelho, V. (setembro 2012). Quality of interactive processes and engagement with peers in preschool inclusive settings. Comunicação apresentada na 1st International Early Childhood Intervention Conference and Eurlyaid Annual Conference 2012. Braga | 1st International Early Childhood Intervention Conference and Eurlyaid Annual Conference 2012 |
2012 | Grande, C., Coelho, V., Ferreira, T. & Pinto, A. I. (setembro 2012). Teacher’s interactions with children with disabilities in daily routines. Comunicação apresentada na 1st International Early Chilhood Intervention Conference and Eurlyaid Annual Conference 2012. Braga | 1st International Early Chilhood Intervention Conference and Eurlyaid Annual Conference 2012 |
2012 | Pinto, A.I., Grande, C., Coelho, V., Ferreira, T., Castro, S. & Leal, T. (agosto 2012). Social Participation in Portuguese Early Childhood Inclusive Settings. Comunicação apresentada na Early Childhood Intervention Australia 10th Biennial National Conference. Perth, Australia | Early Childhood Intervention Australia 10th Biennial National Conference.
(Perth, Austrália)
|
2012 | Coelho, V., Leal, T., Ferreira, T. & Pinto, A. (junho 2012). Contributo da monitorização dos planos de intervenção para a promoção da participação. Comunicação apresentada no 12º Colóquio internacional de Psicologia e Educação, Lisboa. | 12º Colóquio internacional de Psicologia e Educação |
2012 | Grande, C., Ferreira, T., Pinto, A., Cunha, M. & Coelho, V. (junho 2012). Funcionalidade e participação das crianças: Perspetivas de docentes em contextos inclusivos. Comunicação apresentada no 12º Colóquio internacional de Psicologia e Educação, Lisboa. | 12º Colóquio internacional de Psicologia e Educação, |
2012 | Abreu-Lima, I., Coelho, V., Lobo, C. Castro, C., Gomes, V. & Monteiro, A. F. (junho 2012). Promoção da competência matemática pré-escolar – resultados de um programa de intervenção. Comunicação apresentada no 12º Colóquio internacional de Psicologia e Educação, Lisboa. | 12º Colóquio internacional de Psicologia e Educação |
2012 | Pinto, A.I., Grande, C., Ferreira, T., Coelho, V. & Castro, S. (2012, Fevereiro). Early Childhood Intervention Practices based on evidence: the case of participation. Comunicação apresentada no 1st National Interdisciplinary Congress on Early Intervention , Antalya, Turky | 1st National Interdisciplinary Congress on Early Intervention ,
(Turquia)
|
2012 | Pinto, A.I., Coelho, V., Ferreira, T. & Castro, S. (2012, Fevereiro). Routine based intervention methodology in inclusive preschool settings. Comunicação apresentada no 1st National Interdisciplinary Congress on Early Intervention , Antalya, Turky | 1st National Interdisciplinary Congress on Early Intervention
(Turquia)
|
2011 | Coelho, V., Ferreira, T., Pinto, A.I. & Leal, T. (2011, Dezembro). Processos de avaliação–intervenção consistentes e centrados nas rotinas: o contributo da CIF-CJ. Comunicação apresentada no IX Congresso Nacional de Intervenção Precoce. Madeira | IX Congresso Nacional de Intervenção Precoce.
(Madeira)
|
2011 | Abreu-Lima, I., C. Lobo, V. Coelho, & C. Castro (2011, Julho). Avaliação da Competência Matemática em Crianças. Poster apresentado na XV Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos. Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, Lisboa | XV Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos |
2008 | Cadima, J., Abreu-Lima, I., Gomes, V., Coelho, V., Lobo, C., & Ramalho, C. (2008, Outubro). Avaliação de competências de matemática dos 4 aos 7 anos de idade. Poster apresentado na XIII Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, Braga | XIII Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos |
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2022 - Atual | Relação entre stress académico e ansiedade em contexto escolar
Coorientador
|
Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
|
2022 - 2023 | Aprendizagem socioemocional em contexto escolar: contributos de formação inicial de professores
Orientador
|
Mestrado em Psicologia Escolar e da Educação (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
|
2022 - 2023 | Relação entre Stress Académico e Suporte Social em Adolescentes
Orientador
|
Mestrado em psicologia escolar e da Educação (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
|
2022 - 2023 | Perceção de pais e professores acerca do stress dos adolescentes e a sua relação com os níveis de stress académico dos mesmos
Coorientador
|
Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
|
2021 - 2022 | Aprendizagem socioemocional em contexto educativo: práticas de avaliação utilizadas pelos psicólogos portuguese com crianças
em idade pré escolar [Socio-emotional learning in an educational context: assessment practices used by Portuguese psychologists
with pre-school children]
Orientador
|
Instituto Universitário da Maia, Portugal
|
2021 - 2022 | Contributos para o estudo da eficácia do programa de aprendizagem socioemocional "Calmamente: Aprendendo a Aprender-se":
perspetivas de professores/as [Contributions to the study of the effectiveness of the socio-emotional learning program "Calmly:
Learning to Learn": teachers' perspectives]
Orientador
|
|
2021 - 2022 | Competências sociais e emocionais de futuros/as docentes: um estudo exploratório [Social and emotional skills of future teachers:
an exploratory study]
Coorientador
|
Instituto Universitário da Maia, Portugal
|
2021 - 2022 | Burnout na formação inicial de professores/as: o papel da regulação emocional [Burnout in initial teacher training: the role
of emotional regulation]
Coorientador
|
Instituto Universitário da Maia, Portugal
|
2020 - 2022 | O Papel da Qualidade das Relações Interpessoais em Contexto Escolar na Satisfação Profissional e Autoeficácia Docente [The
Role of the Quality of Interpersonal Relationships in the School Context in Professional Satisfaction and Teacher Self-Efficacy]
Coorientador
|
Instituto Universitário da Maia, Portugal
|
2020 - 2021 | Efeitos do programa “Calmamente - aprendendo a aprender-se” nas competências socioemocionais de crianças do 1º ciclo do ensino
básico: Resultados preliminares [ Effects of the "Calmly - learning to learn" program on the socio-emotional skills of elementary
school children: Preliminary results]
Coorientador
|
Instituto Universitário da Maia, Portugal
|
2020 - 2021 | Resultados preliminares do impacto do programa Calmamente – Aprendendo a Aprender-se nas relações entre pares e no ambiente
de sala de aula no 1º Ciclo do Ensino Básico [Preliminary results of the impact of the Calmamente - Aprendendo a Aprender-se
(Calmly - Learning to Learn) program on peer relations and the classroom environment in the 1st Cycle of Basic Education]
Orientador
|
Instituto Universitário da Maia, Portugal
|
2020 - 2021 | Relações entre confiança materna, satisfação com o suporte social e experiência de parto, antes e durante a pandemia COVID-19
[Relationships between maternal confidence, satisfaction with social support and childbirth experience, before and during
the COVID-19 pandemic]
Orientador
|
Instituto Universitário da Maia, Portugal
|
2020 - 2020 | Aprendizagem socioemocional em contexto escolar: formação, crenças e práticas dos/as professores/as do Brasil [Socio-emotional
learning in the school context: training, beliefs and practices of teachers in Brazil]
Coorientador
|
Instituto Universitário da Maia, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2015/09/01 - 2016/07/04 | Membro da comissão organizadora da Conferência Internacional do grupo de interesse SIG 5 da European Association for Research
on Learning and Instruction (EARLI), em 2016 (2016/06/29 - 2016/07/01)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2015/04 - 2015/04 | Membro da organização e responsável pela dinamização do Workshop Bebés, Famílias e Creches: uma conversa animada, destinado
a famílias e profissionais a trabalhar em contexto de creche. (2015/04 - 2015/04)
Oficina (workshop) (Membro da Comissão Organizadora)
|
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal |
2015 - 2015 | Membro da organização do I Encontro Bebés, Famílias e Creches: desafios atuais e perspetivas para o futuro. Encontro organizado
pela equipa do projeto ¿Transição dos bebés para a creche: comunicação família-creche, qualidade dos contextos e adaptação
do bebé¿ [FCOMP-01-0124-FEDER-029509; FCT PTDC/MHC-CED/4007/2012) e pela Unidade Técnico Cientifica de Psicologia da Escola
Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. (2015/04 - 2015/04)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal |
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023 | Proximidade, Conflito e Dependência durante a Primeira Infância [Closeness, Conflict and Dependence during Early Childhood]
Arguente
|
MARIA FERNANDA SIQUEIRA (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2023 | Sentir Com Sophia": Estudo sobre a Eficácia de um Programa de Educação Emocional e Mindfulness em alunos do 3º Ciclo do Ensino
Básico [Feeling With Sophia": A Study on the Effectiveness of an Emotional Education and Mindfulness Program in 3rd Cycle
Primary School Students]
Arguente principal
|
DIOGO FILIPE OLIVEIRA PINTO (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
|
2021 | A perceção de aceitação-rejeição pelo par íntimo associada à satisfação no relacionamento amoroso e às crenças sobre a sexualidade
nos/as adolescentes e jovens adultos [The perception of acceptance-rejection by the intimate partner associated with satisfaction
in the love relationship and beliefs about sexuality in adolescents and young adults]
Arguente principal
|
INÊS TEIXEIRA (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
|
2021 | Relação entre a perceção de Aceitação-Rejeição e motivação, ajustamento psicológico e rendimento desportivo dos/as atleta
[Relationship between the perception of Acceptance-Rejection and athletes' motivation, psychological adjustment and sporting
performance]
Arguente principal
|
FRANCISCO MAPRIL CERIZ AUGUSTO (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
|
2021 | Aprendizagem socioemocional em idade pré-escolar: crenças, formação e práticas de educadores-as de infância [Socio-emotional
learning at preschool age: beliefs, training and practices of kindergarten teachers]
Arguente principal
|
INÊS CAMPEÃO MIRANDA ALVES (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
|
2021 | Aprendizagem socioemocional em contexto escolar: crenças, formação e práticas de professores-as do 1º ciclo do ensino básico
[Socio-emotional learning in the school context: beliefs, training and practices of elementary school teachers]
Arguente principal
|
TÂNIA FERNANDA MOREIRA DOS SANTOS (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
|
2020 | Mathematics and Literacy in pre-school age: Contributions to an integrated program for the promotion of skills with emphasis
on Mathematics
Arguente principal
|
CAROLINA MATOS LEITE REIS DIAS (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2020/05/03 - Atual | International Journal of Early Years Education (1469-8463) | Informa UK (Taylor & Francis) |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2020/02 - Atual | Intervention in School and Educational Psychology | Psicologia Escolar e da Educação (Mestrado) | Instituto Universitário da Maia, Portugal |
2020/02 - Atual | Epistemology | Psicologia (Licenciatura) | Instituto Universitário da Maia, Portugal |
2019/09 - Atual | History of Psychology | Psicologia (Licenciatura) | Instituto Universitário da Maia, Portugal |
2018/10 - Atual | Assessment methods in school and educational psychology | Psicologia Escolar e da Educação (Mestrado integrado) | Instituto Universitário da Maia, Portugal |
2020/12/16 - 2021/03/05 | Developmental psychopathology throughout the life cycle | Doutoramento em Psicologia Clínica e da Saúde (Doutoramento) | Instituto Universitário da Maia, Portugal |
2020/09 - 2021/02 | Psychological Assessment | Licenciatura em Psicologia (Licenciatura) | Instituto Universitário da Maia, Portugal |
2019/05 - 2019/06 | May 2019 July 2019: Trainer under the Authentic Assessment action: training workshop for IPI professionals. (20h) (Grande, C. & Coelho, V. (2019). Authentic Assessment / Training Workshop for Early Childhood Intervention professionals, for professionals of the Local Intervention Teams of the Northern Region of SNIPI | (Outros) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2017/03 - 2018/09 | September 2018: Trainer in the module: Special Educational Needs and International Classification of Functionality in the postgraduate course Psychopedagogical Intervention in a School Context (Lisbon, 12 hours) Institution CRIAP | Intervenção Psicopedagógica em Contexto Escolar; Neuropsicologia Educacional (Pós-Graduação) | Instituto CRIAP, Portugal |
2012/10/29 - 2012/11/29 | 29-10-2012 29-11-2012: Trainer in the field of action: International classification of functioning, disability and health for children and young people (ICF - CJ): application in educational contexts. Institution: Service for Continuing Education of the Faculty of Psychology and Educational Sciences of the University of Porto (scientific responsible for training: Professor Ana Isabel Pinto). [Credited Training; 27 hours] | (Outros) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2012 - Atual | Ordem dos Psicólogos Portugueses | Membro efectivo |
2015/01/01 - 2019/12/31 | JURE (Junior Researcher) from the group SIG 5 of European Association for Research on Learning and Instruction (EARLI) | Member; JURE Coordinator between 2015 and 2017 |
Distinções
Prémio
2019 | EARLI & Jacobs Foundation Travel Award
Jacobs Foundation, Suiça
European Association for Research on Learning and Instruction, Bélgica |
Outra distinção
2018 | ITC COST actions grant
European Cooperation in Science and Technology (COST), Bélgica
|