???global.info.a_carregar???
Ana Luísa Rego Melro. Concluiu o Doutoramento em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais pela Universidade de Aveiro em 2013. Publicou 10 artigos em revistas especializadas e 22 trabalhos em actas de eventos, possui 6 capítulos de livros publicados. Possui 25 itens de produção técnica. Participou em 7 eventos em Portugal. Recebeu 1 prémio e/ou homenagem. Entre 2003 e 2015 participou em 8 projectos de investigação. Actualmente participa em 3 projectos de investigação, sendo que coordena 1 destes. Actua nas áreas de Ciências Sociais com ênfase em Sociologia, Ciências Sociais com ênfase em Economia e Gestão e Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Comunicação. Nas suas actividades profissionais interagiu com 44 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. No seu curriculum DeGóis os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Novos Media, Gerações de ecrã, Meio rural, Inclusão Digital, Trabalho infantil, Infância, Invisibilidade de ecrãs, Crianças e jovens, Globalização e Trabalho infantil artístico.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Ana Melro

Nomes de citação

  • Melro, Ana

Identificadores de autor

Ciência ID
E61A-4D81-C836
ORCID iD
0000-0001-9710-0574

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Sociologia
  • Ciências Sociais - Ciências da Comunicação
  • Ciências Sociais - Direito - Direito

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1)
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2022/09/01 - 2023/12/11
Concluído
Mestrado em Direito Judiciário (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
17
2019/09 - 2023/06/30
Concluído
Políticas Públicas (Doutoramento)
Universidade de Aveiro Departamento de Ciências Sociais Políticas e do Território, Portugal
"As Duas Faces de Janus da Modernização das Políticas Públicas: Inovação e Tradição. O Caso do Sistema Judicial Português" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2016/09 - 2020/06
Concluído
Direito (Licenciatura)
Universidade do Porto Faculdade de Direito, Portugal
2020
Concluído
Políticas Públicas (Doutoramento)
Especialização em Sem especialidade
Universidade de Aveiro, Portugal
"As Duas Faces de Janus da Modernização das Políticas Públicas: Inovação e Tradição. O Caso do Sistema Judicial Português" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2015/01 - 2015/05
Concluído
Pós-Graduação Internacional em Empreendedorismo Social (Pós-Graduação)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Saúde, Portugal
2012 - 2012
Concluído
Análise Quantitativa de Dados com o SPSS: estatística descritiva e estatíst (Curso médio)
Associação para a Formação Profissional e Investigação da UAveiro, Portugal
2011 - 2011
Concluído
Análise Qualitativa com Apoio do NVivo e WebQDA (Curso médio)
Associação para a Formação Profissional e Investigação da UAveiro, Portugal
2011
Concluído
Informação e Comunicação em Plataformas Digitais (Doutoramento)
Especialização em Sem especialidade
Universidade de Aveiro, Portugal
"Gerações de ecrã em meio rural - Estudo dos novos media no quotidiano rural português de três gerações" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2010 - 2010
Concluído
Especialização em tutoria online (Curso médio)
Universidade Aberta, Portugal
2009 - 2010
Concluído
WebDesign Avançado (Curso médio)
Any Solutions, Portugal
2007 - 2010
Concluído
Gestão (Licenciatura)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
13
2004 - 2007
Concluído
Estudos da Criança - ramo de especialização em Sociologia da Infância (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
"Actividades de crianças e jovens no espectáculo e no desporto: a infância na indústria do entretenimento da contemporaneidade" (TESE/DISSERTAÇÃO)
16/Muito Bom
2005 - 2005
Concluído
SPSS (Curso médio)
Associação Comercial e Industrial de Macedo de Cavaleiros, Portugal
2005 - 2005
Concluído
Formação Pedagógica Inicial de Formadores (Curso médio)
Bee Consulting, Portugal
1999 - 2004
Concluído
Sociologia - ramo Políticas Sociais (Licenciatura)
Universidade do Minho, Portugal
"Trabalho infantil em Portugal - o Plano para a Eliminação da Exploração do Trabalho Infantil (PEETI)" (TESE/DISSERTAÇÃO)
13
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2010/01 - Atual Investigador (Investigação) Universidade de Aveiro - DigiMedia, Portugal
2021/01 - 2022/12 Investigador (Investigação) Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
Universidade de Aveiro - DigiMedia, Portugal
(...)
2019/04/01 - 2020/12/15 Investigador Auxiliar (carreira) (Investigação) Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
2015/11 - 2017/10 Investigador (Investigação) Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
2015/09 - 2015/10 Assistente de Investigação (carreira) (Investigação) Universidade Aberta, Portugal
2014/01 - 2015/10 Investigador (Investigação) Instituto de Empreendedorismo Social, Portugal
2014/08 - 2014/09 Investigador (Investigação) Universidade Aberta, Portugal
2013/11 - 2014/03 Assistente de Investigação (carreira) (Investigação) SCIO – Sociedade do Conhecimento, Inovação e Organização Lda., Portugal
2012/01 - 2013/04 Assistente de Investigação (carreira) (Investigação) Universidade do Minho, Portugal
2007/06 - 2007/10 Assistente de Investigação (carreira) (Investigação) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2003/10 - 2004/06 Estagiário de Investigação (Investigação) Universidade do Minho, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022/02 - 2022/07 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Superior Miguel Torga, Portugal
2020/02/10 - 2021/06 Assistente Convidado (Docente Universitário) Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
2010/02 - 2019/02 Assistente (Docente Universitário) Universidade Aberta, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2005/01 - 2005/07 Técnico Superior (Técnico Superior) Centro de Saúde de Macedo de Cavaleiros, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2008/09 - 2011/08 Coordenadora de Centro Local de Aprendizagem de Peso da Régua Universidade Aberta, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2007/01 - 2008/07 Outra Situação (Técnica) Associação da Região do Douro para Apoio a Deficientes, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2021/01/01 - 2022/12/31 As duas faces de Janus da modernização das políticas públicas: inovação e tradição. O caso do sistema judicial português
2020.07241.BD
Universidade de Aveiro, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2021/01 - 2022/12 As Duas Faces de Janus da Modernização das Políticas Públicas: Inovação e Tradição. O Caso do Sistema Judicial Português
2020.07241.BD
Bolseiro de Doutoramento
Universidade de Aveiro - DigiMedia, Portugal

Universidade de Aveiro Unidade de Investigação em Governança Competitividade e Políticas Públicas, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2015/11/01 - 2017/10/31 A importância da comunicação no desencadear de comunidades de prática – caso de projetos de Empreendedorismo Social
SFRH/BPD/112579/2015
Universidade de Aveiro, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2015/11 - 2017/10 Estratégias de comunicação e implementação de comunidades de prática – o caso do Instituto de Empreendedorismo Social
SFRH/BPD/112579/2015
Foundation for Science and Tecnology

Projeto

Designação Financiadores
2018/07/02 - 2022/06/30 Territórios rurais ludicamente conetados - a Internet das Coisas na produção criativa e intergeracional de conteúdos culturais georeferenciados
PTDC/COM-CSS/29228/2017
Universidade de Aveiro, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2019/04/01 - 2020/12 LOCUS playfuL cOnnected rUral territorieS
Investigador responsável
Universidade de Aveiro - DigiMedia, Portugal

Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2018/09 - 2019/02 Integração de refugiados em Portugal: papel e práticas das instituições de acolhimento
Investigador
Universidade Aberta Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais, Portugal
Alto Comissariado para as Migrações
Em curso

Outro

Designação Financiadores
2015/09 - 2015/10 Fatores-chave para o sucesso e continuidade dos percursos escolares dos ciganos: indivíduos, famílias e políticas públicas
PTDC/IVC-PEC/4909/2012
Investigador
Universidade Aberta, Portugal
Concluído
2012/01 - 2015/01 Mapa de Inovação e Empreendedorismo Social
22998
Investigador
Instituto de Empreendedorismo Social, Portugal
Em curso
2014/08 - 2014/09 Estudo Nacional sobre as Comunidades Ciganas
PTDC/IVC-PEC/4909/2012
Desenvolvimento técnico
Universidade Aberta, Portugal
Em curso
2012/02 - 2014/07 Capacitar para a Qualificação e Inovação das Redes Sociais do Minho-Lima
N/A
Investigador
Instituto de Empreendedorismo Social, Portugal
Concluído
2013/03 - 2014/04 Campo Maior, Vila Solidária da Europa
N/A
Investigador
Instituto de Empreendedorismo Social, Portugal
Concluído
2009/12 - 2013/04 MobiPag - Iniciativa Nacional para Pagamentos Móveis
SI IDT - 13847/2011
Investigador
Universidade do Minho, Portugal
Concluído
2007 - 2013 Pd-net: Towards Future Pervasive Display Networks
FP7/2007-2013
Investigador
Universidade do Minho, Portugal
Concluído
2008 - 2011 Inclusão e integração digital. Comparação de trajectórias de uso de meios digitais por diferentes grupos sociais em Portugal e nos Estados Unidos
UTAustin/CD/0016/2008
Investigador
Centro de Investigação em Ciências da Comunicação e Tecnologias, Portugal
Concluído
2007/04 - 2007/12 Estudo de Diagnóstico e Avaliação das Comissões de Protecção das Crianças e Jovens
s/r
Investigador
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
Concluído
2003/10 - 2004/06 Avaliação Externa do Plano para a Eliminação da Exploração do Trabalho Infantil (PEETI)
Sem info
Investigador
Universidade do Minho, Portugal
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Melro, Ana; Lídia Oliveira. "Ambientes Coletivos de Aprendizagem em Contexto de Inovação e Empreendedorismo Social". Trabalho apresentado em CISTI'2017 - 12ª Conferência Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação, Lisboa, 2017.
    Publicado
  2. Melro, A.; Oliveira, L.. "Collective learning environments in social innovation and entrepreneurship context | Ambientes Coletivos de Aprendizagem em Contexto de Inovação e Empreendedorismo Social". 2017.
    10.23919/CISTI.2017.7975687
  3. Melro, Ana; Lídia Oliveira. "Comunidades de Inovação Social como comunidades de aprendizagem em rede". Trabalho apresentado em II Jornadas Ensino do Empreendedorismo em Portugal, Coimbra, 2016.
    Publicado
  4. Melro, Ana; Azevedo, Carlos. "Capacitar para o Empreendedorismo Social. O modelo adotado pelo IES-Social Business School". Trabalho apresentado em II Jornadas Ensino do Empreendedorismo em Portugal, Coimbra, 2016.
    Publicado
  5. Melro, Ana; Lídia Oliveira. "Comunidades de Inovação Social e Cibercultura: contributos para o desenvolvimento de territórios inteligentes". Trabalho apresentado em Congresso de Cibercultura. Circum-navegações em redes transculturais de conhecimento, arquivos e pensamento, Braga, 2016.
    Publicado
  6. Enrickson Varsori; Lídia Oliveira; Melro, Ana. "Jovens nos ecrãs: a fronteira invísivel no quotidiano". Trabalho apresentado em Congresso de Cibercultura. Circum-navegações em redes transculturais de conhecimento, arquivos e pensamento, Braga, 2016.
    Publicado
  7. Melro, Ana; Silva, L.O.. "A Importância da Comunicação no Desencadear de Comunidades de Prática. Caso de Projetos de Empreendedorismo Social". Trabalho apresentado em 9º SOPCOM. Comunicação e Transformações Sociais, Coimbra, 2015.
    Publicado
  8. Azevedo, Carlos; Carlos, Filipa; Melro, Ana. "Empreendedorismo Social Corporativo. Conceitos e Prática". Trabalho apresentado em Ciem2015 – Conferência Ibérica de Empreendedorismo, Oeiras, 2015.
    Publicado
  9. Melro, Ana L. R.; Lídia Oliveira. "O consumo de novos media e a convergência de lugares no quotidiano rural da geração de 1970". Trabalho apresentado em II Congresso Mundial de Comunicação Ibero-americana. Os Desafios da Internacionalização, Braga, 2014.
    Publicado
  10. Melro, Ana L. R.; Lídia Oliveira. "Gerações de écran em meio rural: estudo das novas mídia no quotidiano rural português de três gerações". Trabalho apresentado em XXVI Seminário Internacional de Política Económica. A agricultura familiar face às transformações na dinâmica recente dos mercados, Viçosa, 2014.
    Publicado
  11. Melro, Ana. "O consumo de novos media e a convergência de lugares no quotidiano rural da geração de 1970". 2014.
  12. José, R.; Rodrigues, H.; Melro, A.; Coelho, A.; Ferreira, M. C.. "Design Lessons from deploying NFC mobile payments". Trabalho apresentado em 7th International Conference on Ubiquitous Computing & Ambient Intelligence (UCAmI 2013), Guanacaste, 2013.
    Publicado • 10.1007/978-3-319-03176-7_12
  13. Melro, A.; Graça, D.. "A influência dos media na definição do perfil tecnológico dos reclusos e residentes em meio rural: breve reflexão teórica". Trabalho apresentado em VIII Conferências Internacional de TIC na Educação. Challenges 2013: Aprender a qualquer hora e em qualquer lugar, Braga, 2013.
    Publicado
  14. Melro, Ana; Castilho, J.. "A utilização dos novos media em contexto escolar: o caso particular dos alunos com dificuldades visuais". Trabalho apresentado em 2.º Congresso Literacia, Media e Cidadania, Lisboa, 2013.
    Publicado
  15. Magano, Olga; Melro, Ana; Sousa, Fátima; Pinheiro, Ana. "Ensino on-line e participação na unidade curricular Introdução às Ciências Sociais, Universidade Aberta". 2013.
  16. Melro, Ana; Silva, Bruno; José, Rui. "Media sharing in situated displays : service design lessons from existing practices with paper leaflets". 2013.
    10.1007/978-3-642-36356-6_26
  17. José, Rui; Rodrigues, Helena; Melro, Ana; Coelho, André; Ferreira, Marta C.. "Design lessons from deploying NFC mobile payments". 2013.
    10.1007/978-3-319-03176-7_12
  18. Magano, Olga; Melro, Ana; Sousa, Fátima; Pinheiro, Ana. "Ensino on-line e participação na unidade curricular Introdução às Ciências Sociais, Universidade Aberta". 2013.
  19. Melro, Ana; Lídia Oliveira. "Utilização dos novos media por três gerações de meio rural: apresentação de resultados dos focus groups e diários". Trabalho apresentado em VII Congresso Português de Sociologia. Sociedade Crises e Reconfigurações, Porto, 2012.
    Publicado
  20. Melro, Ana; Lídia Oliveira. "Reflexão histórica da penetração dos novos media no quotidiano de três gerações: o caso do meio rural português". Trabalho apresentado em X Congresso da LUSOCOM – Comunicação, Cultura e Desenvolvimento, Lisboa, 2012.
    Publicado
  21. Melro, Ana; João Castilho. "A invisibilidade dos ecrãs e a inclusão escolar de alunos com dificuldades visuais: breve reflexão teórica". Trabalho apresentado em ticEduca 2012. II Congresso Internacional TIC e Educação. Em direção à educação 2.0, Lisboa, 2012.
    Publicado
  22. José, Rui; Pinto, Helder; Silva, Bruno; Melro, Ana; Rodrigues, Helena. "Beyond interaction : tools and practices for situated publication in display networks". 2012.
  23. José, R.; Pinto, H.; Silva, B.; Melro, A.; Rodrigues, H.. "Beyond interaction: Tools and practices for situated publication in display networks". 2012.
    10.1145/2307798.2307806
  24. Melro, Ana; Lídia Oliveira. "Gerações de Ecrã em Meio Rural. As práticas de utilização dos novos media no quotidiano rural de três gerações". Trabalho apresentado em VII Congresso SOPCOM. Meios Digitais e Indústrias Criativas - Os efeitos e os desafios da globalização, Porto, 2011.
    Publicado
  25. Luísa Aires; Melro, Ana; Joana Correia; Cristina Ponte; José Azevedo. "Percursos da Inclusão Digital". Trabalho apresentado em I Encontro Internacional TIC e Educação, ticEDUCA 2010, Lisboa, 2010.
    Publicado
Artigo em jornal
  1. Melro, Ana. "Actividades de crianças e jovens no espectáculo e no desporto", Açoreano Oriental, 2010
  2. Melro, Ana. "O quotidiano das crianças na televisão", A Página da Educação, 2005, http://www.apagina.pt/?aba=7&cat=148&doc=11060&mid=2.
  3. Melro, Ana. "Metrossexualidade não é homossexualidade", A Página da Educação, 2005, http://www.apagina.pt/?aba=7&cat=143&doc=10719&mid=2.
  4. Melro, Ana. "Trabalho Infantil em Portugal: um fenómeno multidimensional", A Página da Educação, 2005, http://www.apagina.pt/?aba=7&cat=142&doc=10613&mid=2.
  5. Melro, Ana. "Excisão feminina: crítica sobre uma tradição ancestral", A Página da Educação, 2005, http://www.apagina.pt/?aba=7&cat=141&doc=10577&mid=2.
  6. Melro, Ana. "Comercialização do Pai Natal: da verdadeira história à lenda desmistificada", O Arrais, 2004
Artigo em revista
  1. Ana Melro. "A MEDIAÇÃO LABORAL COMO GARANTE DO EFETIVO ACESSO À JUSTIÇA. CELERIDADE E CUSTAS PROCESSUAIS". Revista da Faculdade de Direito da UFMG (2023): https://doi.org/10.12818/P.0304-2340.2023v82p43.
    10.12818/P.0304-2340.2023v82p43
  2. Ana Melro; Filipe Teles; Lídia Oliveira. "The ‘Two Faces of Janus’ of the Portuguese Judicial System: Tradition and Modernization". International Journal for Court Administration (2023): https://doi.org/10.36745/ijca.462.
    10.36745/ijca.462
  3. Ana Melro. "O princípio nemo tenetur se ipsum accusare e os meios de obtenção de prova na lei do cibercrime". Revista Brasileira de Direito Processual Penal (2023): https://doi.org/10.22197/rbdpp.v9i2.806.
    10.22197/rbdpp.v9i2.806
  4. Ana Melro. "Interconstitucionalidade entre Portugal e a União Europeia no acesso ao sistema judiciário: compreensão da linguagem e competências infocomunicacionais". Revista de Direito Internacional (2023): https://doi.org/10.5102/rdi.v20i1.9056.
    10.5102/rdi.v20i1.9056
  5. Ana Melro. "A PRETENSÃO INDEMNIZATÓRIA EM AÇÕES POPULARES DE PRIVATE ENFORCEMENT". Revista Opinião Jurídica (Fortaleza) (2023): https://doi.org/10.12662/2447-6641oj.v21i37.p261-275.2023.
    10.12662/2447-6641oj.v21i37.p261-275.2023
  6. Melro, Ana. "European cybercultures: between the mix and idiosyncrasy. The role of interconstitutionality". (2023): https://revistas.uminho.pt/index.php/unio/article/view/5519.
  7. Melro, Ana. "European cybercultures: between the mix and idiosyncrasy. The role of interconstitutionality". (2023): https://revistas.uminho.pt/index.php/unio/article/view/5519.
  8. Ana Melro; Filipe Teles; Lídia Oliveira. "O CAMINHO PARA A DEFINIÇÃO DA REFORMA DAS POLÍTICAS PÚBLICAS. O CASO DO SISTEMA JUDICIAL PORTUGUÊS". REVISTA CIENTÍFICA ACERTTE - ISSN 2763-8928 (2022): https://doi.org/10.47820/acertte.v2i10.101.
    10.47820/acertte.v2i10.101
  9. Teles, Filipe; Oliveira, Lídia. "Relevant Stages, Actors, and Instruments in the Portuguese Judicial System Modernization Process". Journal of Public Policy and Administration 6 1 (2022): 38-48. https://www.sciencepg.com/journal/paperinfo?journalid=545&doi=10.11648/j.jppa.20220601.16.
    Acesso aberto • Publicado • 10.11648/j.jppa.20220601.16
  10. "Sistema Judicial Português como Política Pública. Motivos e Fundamentações.". Espaço Público 6 (2021): https://periodicos.ufpe.br/revistas/politicaspublicas/article/view/246621.
    Acesso aberto • Publicado
  11. Ana Melro. "O princípio geral da boa administração no Código do Procedimento Administrativo português. Pistas de investigação". Revista Brasileira de Políticas Públicas (2020): https://doi.org/10.5102/rbpp.v10i2.6548.
    10.5102/rbpp.v10i2.6548
  12. khan, imran; Ana Carla Amaro; Lídia Oliveira. "Systematic Review on Gamification and Cultural Heritage Dissemination". Journal of Digital Media & Interaction 8 3 (2020): 19-41. https://proa.ua.pt/index.php/jdmi/article/view/21934/17190.
    Acesso aberto • Publicado • 10.34624/jdmi.v3i8.21934
  13. Lídia Oliveira; Ana Carla Amaro. "Digital Media Usage and the Engagement of Older People from Rural Areas in Technological Projects: Co-design Sessions". ESSACHESS - Journal for Communication Studies 13 2 (2020): 183-205.
    Acesso aberto • Publicado
  14. Lídia Oliveira; Ana Carla Amaro. "Multiple Perspectives of Cultural Heritage and the Importance of Technology for Its Enhancement". Journal of Digital Media & Interaction 3 7 (2020): https://proa.ua.pt/index.php/jdmi/article/view/19770/14346.
    Acesso aberto • Publicado
  15. Khan, Imran; Oliveira, Lídia; Amaro, Ana Carla; Melro, Ana. "Sensing the Territory as an Opportunity for the Promotion of Cultural Heritage". (2020): https://doi.org/10.34624/jdmi.v3i7.16206.
    https://doi.org/10.34624/jdmi.v3i7.16206
  16. Khan, Imran; Melro, Ana; Oliveira, Lídia; Amaro, Ana Carla. "Internet of things prototyping for cultural heritage dissemination". (2020): http://hdl.handle.net/10773/38230.
    10.34624/jdmi.v3i7.16212
  17. Melro, Ana; Oliveira, Li´dia; Amaro, Ana Carla. "Special Issue on Cultural Heritage and Digital Media". (2020): https://doi.org/10.34624/jdmi.v3i7.19773.
    https://doi.org/10.34624/jdmi.v3i7.19773
  18. Khan, Imran; Melro, Ana; Oliveira, Lídia; Amaro, Ana Carla. "Sensing the territory as an opportunity for the promotion of cultural heritage". (2020): http://hdl.handle.net/10773/38231.
    10.34624/jdmi.v3i7.16206
  19. Khan, Imran; Melro, Ana; Amaro, Ana Carla; Oliveira, Lídia. "Systematic review on gamification and cultural heritage dissemination". (2020): http://hdl.handle.net/10773/38229.
    10.34624/jdmi.v3i8.21934
  20. Khan, Imran; Melro, Ana; Amaro, Ana Carla; Oliveira, Lídia. "Internet of Things Prototyping for Cultural Heritage Dissemination". (2020): https://doi.org/10.34624/jdmi.v3i7.16212.
    https://doi.org/10.34624/jdmi.v3i7.16212
  21. Khan, Imran; Melro, Ana; Carla, Ana; Oliveira, Lídia. "Systematic Review on Gamification and Cultural Heritage Dissemination". (2020): https://doi.org/10.34624/jdmi.v3i8.21934.
    https://doi.org/10.34624/jdmi.v3i8.21934
  22. Khan, Imran; Melro, Ana; Amaro, Ana Carla; Oliveira, Lídia. "Internet of Things Prototyping for Cultural Heritage Dissemination". (2020): https://doi.org/10.34624/jdmi.v3i7.16212.
    https://doi.org/10.34624/jdmi.v3i7.16212
  23. Melro, Ana; Oliveira, Li´dia; Amaro, Ana Carla. "Special Issue on Cultural Heritage and Digital Media". (2020): https://doi.org/10.34624/jdmi.v3i7.19773.
    https://doi.org/10.34624/jdmi.v3i7.19773
  24. Khan, Imran; Oliveira, Lídia; Amaro, Ana Carla; Melro, Ana. "Sensing the Territory as an Opportunity for the Promotion of Cultural Heritage". (2020): https://doi.org/10.34624/jdmi.v3i7.16206.
    https://doi.org/10.34624/jdmi.v3i7.16206
  25. Melro, Ana; Oliveira, Lídia; Amaro, Ana Carla. "Multiple Perspectives of Cultural Heritage and the Importance of Technology for Its Enhancement". (2020): https://doi.org/10.34624/jdmi.v3i7.19770.
    https://doi.org/10.34624/jdmi.v3i7.19770
  26. Khan, Imran; Melro, Ana; Carla, Ana; Oliveira, Lídia. "Systematic Review on Gamification and Cultural Heritage Dissemination". (2020): https://doi.org/10.34624/jdmi.v3i8.21934.
    https://doi.org/10.34624/jdmi.v3i8.21934
  27. Khan, Imran; Melro, Ana; Oliveira, Lídia; Amaro, Ana Carla. "Internet of things prototyping for cultural heritage dissemination". (2020): http://hdl.handle.net/10773/38230.
    10.34624/jdmi.v3i7.16212
  28. Khan, Imran; Melro, Ana; Amaro, Ana Carla; Oliveira, Lídia. "Systematic review on gamification and cultural heritage dissemination". (2020): http://hdl.handle.net/10773/38229.
    10.34624/jdmi.v3i8.21934
  29. Khan, Imran; Melro, Ana; Oliveira, Lídia; Amaro, Ana Carla. "Sensing the territory as an opportunity for the promotion of cultural heritage". (2020): http://hdl.handle.net/10773/38231.
    10.34624/jdmi.v3i7.16206
  30. Melro, Ana. "Implementation of Social Entrepreneurship Projects". International Journal on Interaction Design & Architecture(s) - IxD&A (2017):
  31. Melro, Ana; Lídia Oliveira. "Implementation of Social Entrepreneurship Projects. The path to Communities of Practice". International Journal on Interaction Design & Architecture(s) - IxD&A 32 (2017): 167-175. http://www.mifav.uniroma2.it/inevent/events/idea2010/index.php?s=10&a=11&link=ToC_32_P.
    Publicado
  32. Melro, Ana. "O conhecimento da Constituição da República Portuguesa como forma de exercício da soberania do povo". Revista da Faculdade de Direito da Universidade do Porto no prelo (2017):
    Aceite para publicação
  33. Melro, A.; Oliveira, L.. "Implementation of social entrepreneurship projects the path to communities of practice". Interaction Design and Architecture(s) 2017 32 (2017): 165-172. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85021777056&partnerID=MN8TOARS.
  34. Melro, Ana; Lídia Oliveira. "A integração de novos media no contexto escolar português e sua evolução". Interconexões - Revista de Ciências Sociais 2 1 (2014): 77-97. http://www.interconexoes.com/artigos/vol2%20n1%20artigo%205.pdf.
    Publicado
  35. Rodrigues, Helena; José, Rui; Coelho, André; Melro, Ana; Ferreira, Marta; Cunha, João; Monteiro, Miguel; Ribeiro, Carlos. "MobiPag: Integrated Mobile Payment, Ticketing and Couponing Solution Based on NFC". Sensors 14 8 (2014): 13389-13415. http://www.mdpi.com/1424-8220/14/8/13389.
    Publicado • 10.3390/s140813389
  36. Melro, Ana. "A integração de novos media no contexto escolar português". Interconexões – Revista de Ciências Sociais (2014): http://www.interconexoes.com/artigos/vol2%20n1%20artigo%205.pdf.
  37. Melro, Ana; Oliveira, Lídia. "The integration of new media in the Portuguese school context". (2014): https://doi.org/10.34632/interconexoes.2014.8577.
    https://doi.org/10.34632/interconexoes.2014.8577
  38. Melro, Ana; Oliveira, Lídia. "The integration of new media in the Portuguese school context". (2014): https://doi.org/10.34632/interconexoes.2014.8577.
    https://doi.org/10.34632/interconexoes.2014.8577
  39. Melro, Ana. "Acesso aos novos media e competências infocomunicacionais em três gerações familiares". Revista Comunicando (2013): http://www.revistacomunicando.sopcom.pt/ficheiros/20131227-11.acesso_aos_novos_media_e_compet__ncias_infocomunica____o_em_3_tr__s_gera____es.pdf.
  40. Melro, Ana. "Acesso aos novos media e competências infocomunicacionais em três gerações familiares". Revista Comunicando (2013): http://www.revistacomunicando.sopcom.pt/ficheiros/20131227-11.acesso_aos_novos_media_e_compet__ncias_infocomunica____o_em_3_tr__s_gera____es.pdf.
  41. Melro, Ana. "Penetração dos novos media no quotidiano de três gerações residentes no meio rural português". Comunicação & Sociedade (2013): https://www.metodista.br/revistas/revistas-metodista/index.php/CSO/article/view/3516/3704.
    http://dx.doi.org/10.15603/2175-7755/cs.v35n1p203-226
  42. Melro, Ana. "Pins and posters: Paradigms for content publication on situated displays". IEEE Computer Graphics and Applications (2013): http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/26775/1/pins-posters-preprint.pdf.
    http://doi.ieeecomputersociety.org/10.1109/MCG.2013.16
  43. Melro, Ana. "A ecrãcultura emergente nas vivências dos jovens portugueses: poderá falar-se de uma geração de ecrãs?". Observatorio (OBS*) (2013): http://obs.obercom.pt/index.php/obs/article/viewFile/694/623.
  44. Melro, Ana. "A ecrãcultura emergente nas vivências dos jovens portugueses: poderá falar-se de uma geração de ecrãs?". Observatorio (OBS*) (2013): http://obs.obercom.pt/index.php/obs/article/viewFile/694/623.
  45. José, R.; Pinto, H.; Silva, B.; Melro, A.. "Pins and posters: Paradigms for content publication on situated displays". IEEE Computer Graphics and Applications 33 2 (2013): 64-72. http://ieeexplore.ieee.org/xpl/articleDetails.jsp?reload=true&arnumber=6409828.
    Publicado • 10.1109/MCG.2013.16
  46. Melro, Ana; Silva, L.O.. "A ecrãcultura emergente nas vivências dos jovens portugueses: poderá falar-se de uma geração de ecrãs?". Observatorio (OBS*) 7 3 (2013): 169-198. http://obs.obercom.pt/index.php/obs/article/view/694.
    Publicado
  47. Melro, Ana; Lídia Oliveira. "Acesso aos novos media e competências infocomunicacionais em três gerações familiares". Revista Comunicando 2 (2013): 173-188. http://www.revistacomunicando.sopcom.pt/ficheiros/20131227-11.acesso_aos_novos_media_e_compet__ncias_infocomunica____o_em_3_tr__s_gera____es.pdf.
    Publicado
  48. Melro, Ana; Silva, L.O.. "Penetração dos Novos Media no Quotidiano de Três Gerações Residentes no Meio Rural Português: Breve Reflexão Histórica". Comunicação & Sociedade 35 1 (2013): 203-226. https://www.metodista.br/revistas/revistas-metodista/index.php/CSO/article/view/3516/3704.
    Publicado • 10.15603/2175-7755/cs.v35n1p203-226
  49. Melro, A.; Da Silva, L.O.. "The emergent screen culture in the Portuguese youngsters life experiences: Can we speak of a screen generation? | A ecrãcultura emergente nas vivências dos jovens portugueses: poderá falar-se de uma geração de ecrãs?". Observatorio 7 3 (2013): 169-198. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84884791268&partnerID=MN8TOARS.
  50. Melro, Ana. "Media intergenerational cooperation/conflict". Prisma.com (2013): http://revistas.ua.pt/index.php/prismacom/article/view/2652/pdf.
  51. Melro, Ana. "Media intergenerational cooperation/conflict". Prisma.com (2013): http://revistas.ua.pt/index.php/prismacom/article/view/2652/pdf.
  52. Melro, Ana; Oliveira, Li´dia. "Access to new media and infocommunication skills in three family generations". (2013): https://doi.org/10.58050/comunicando.v2i1.139.
    https://doi.org/10.58050/comunicando.v2i1.139
  53. Melro,Ana; Silva,Lídia Oliveira da. "A ecrã cultura emergente nas vivências dos jovens portugueses: poderá falar-se de uma geração de ecrãs?". (2013): http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-59542013000300010.
  54. José, Rui; Pinto, Helder; Siva, Bruno; Melro, Ana. "Pins and posters: paradigms for content publication on situated displays". (2013): http://hdl.handle.net/1822/26775.
    10.1109/MCG.2013.16
  55. Melro, Ana; Oliveira, Lídia. "Os novos Media como mediadores e potenciadores de relações intergeracionais". (2013): https://doi.org/10.34624/sopcom.v0i0.15712.
    https://doi.org/10.34624/sopcom.v0i0.15712
  56. Melro, Ana; Oliveira, Li´dia. "Access to new media and infocommunication skills in three family generations". (2013): https://doi.org/10.58050/comunicando.v2i1.139.
    https://doi.org/10.58050/comunicando.v2i1.139
  57. Melro, Ana; Oliveira, Lídia. "Os novos Media como mediadores e potenciadores de relações intergeracionais". (2013): https://doi.org/10.34624/sopcom.v0i0.15712.
    https://doi.org/10.34624/sopcom.v0i0.15712
  58. Melro,Ana; Silva,Lídia Oliveira da. "A ecrã cultura emergente nas vivências dos jovens portugueses: poderá falar-se de uma geração de ecrãs?". (2013): http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-59542013000300010.
  59. José, Rui; Pinto, Helder; Siva, Bruno; Melro, Ana. "Pins and posters: paradigms for content publication on situated displays". (2013): http://hdl.handle.net/1822/26775.
    10.1109/MCG.2013.16
  60. Melro, Ana. "Inclusão digital e percursos escolares: a apropriação dos media digitais em grupos com baixos níveis de escolarização". Revista e-curriculum (2011): http://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/viewFile/6776/4903.
  61. Luísa Aires; Melro, Ana; Joana Correia; Cristina Ponte; José Azevedo. "Inclusão digital e percursos escolares: a apropriação dos media digitais em grupos com baixos níveis de escolarização". Revista e-curriculum 7 2 (2011): 1-23. http://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/viewFile/6776/4903.
    Publicado
  62. Aires, Luísa; Melro, Ana; Correia, Joana Duarte; Ponte, Cristina; Azevedo, José. "Inclusão digital e percursos escolares : a apropriação dos media digitais em grupos com baixos níveis de escolarização". (2011): http://hdl.handle.net/10400.2/4076.
  63. Aires, Luísa; Melro, Ana; Correia, Joana Duarte; Ponte, Cristina; Azevedo, José. "Inclusão digital e percursos escolares : a apropriação dos media digitais em grupos com baixos níveis de escolarização". (2011): http://hdl.handle.net/10400.2/4076.
  64. Melro, Ana. "Actividades das crianças e jovens no espectáculo artístico e desportivo: a infância na Indústria do Entretenimento". Revista Pedagógica - UNOCHAPECÓ (2010): http://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/603/396.
  65. Melro, Ana. "Actividades das crianças e jovens no espectáculo artístico e desportivo: a infância na Indústria do Entretenimento". Revista Pedagógica - UNOCHAPECÓ (2010): http://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/603/396.
  66. Melro, Ana. "Actividades das crianças e jovens no espectáculo artístico e desportivo: a infância na Indústria do Entretenimento". Revista Pedagógica - UNOCHAPECÓ 1 24 (2010): 9-30. http://apps.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/viewFile/603/396.
    Publicado
  67. Melro, Ana. "Trabalho infantil: um fenómeno multidimensional". Cadernos do Noroeste (2004): http://cics.uminho.pt/wp-content/uploads/2011/07/Sociedade-e-cultura-6.pdf.
  68. Melro, Ana. "Trabalho infantil: um fenómeno multidimensional". Cadernos do Noroeste (2004): http://cics.uminho.pt/wp-content/uploads/2011/07/Sociedade-e-cultura-6.pdf.
Capítulo de livro
  1. Ana Melro; Lídia Oliveira; Ana Carla Amaro. "Conceptualization of a Dialectic Between an Internet of Things System and Cultural Heritage". 2022.
    10.1007/978-3-030-75123-4_18
  2. Imran Khan; Lídia Oliveira; Ana Carla Amaro; Ana Melro. "Internet of Things". In Evolution and Potential for Preserving and Enjoying Cultural Heritage, 19-43. {IGI, 2021.
    10.4018/978-1-7998-6701-2.ch002
  3. Ana Melro; Lídia Oliveira; Ana Carla Amaro. "Amiais". In Territory and Memories Translated From Local Speeches, 298-320. {IGI, 2021.
    10.4018/978-1-7998-6701-2.ch016
  4. Ana Melro; Daniela Graça; Lídia Oliveira. "New Media Usage and the Impact on Inmates' Technological Profiles and Their Infocommunicational Skills". 218-237. {IGI, 2019.
    10.4018/978-1-5225-5975-7.ch010
  5. Ana Melro; Lídia Oliveira. "Screen Culture". 586-599. {IGI, 2019.
    10.4018/978-1-5225-7368-5.ch044
  6. Ana Melro; Lídia Oliveira. "Knowledge Creation, Management, and Dissemination in Impact Communities". 809-823. {IGI, 2019.
    10.4018/978-1-5225-8182-6.ch041
  7. Ana Melro; Lídia Oliveira. "Screen Culture". 4255-4266. {IGI, 2018.
    10.4018/978-1-5225-2255-3.ch369
  8. Ana Melro; Lídia Oliveira. "Knowledge Creation, Management, and Dissemination in Impact Communities". 22-36. {IGI, 2018.
    10.4018/978-1-5225-3725-0.ch002
  9. Melro, Ana; Lídia Oliveira. "Screen Culture". In Encyclopedia of Information Science and Technology, 4255-4266. Estados Unidos, Estados Unidos: IGI Global, 2017.
    Publicado
  10. Melro, Ana; Tomás, C.. "A Infância na Indústria do Entretenimento: Atividades das Crianças e Jovens no Espectáculo Artístico e Desportivo". In Trabalho infância: exercícios tensos de ser criança – haverá espaço na agenda pedagógica?, 1-20. Rio de Janeiro, Brasil: Editora Vozes, 2015.
    Publicado
  11. Melro, Ana L. R.; Lídia Oliveira. "Capital social e habitus na utilização dos novos media: a importância dos clássicos para o entendimento de novas imposições". In A Insustentável leveza da Web: retóricas, dissonâncias e práticas na Sociedade em Rede, 1-23. Salvador da Bahia, Brasil: Edufba - Editora da Universidade Federal da Bahia, 2014.
    Publicado
  12. Melro, Ana; Lídia Oliveira. "Convergência e erosão de espaços no meio rural português através do consumo dos novos media". In Experiências de consumo contemporâneo: pesquisas sobre mídia e convergência, 8-27. São Paulo, Brasil: Pimenta cultural, 2013.
    Publicado
  13. Melro, Ana; Silva, Bruno; José, Rui. "Media Sharing In Situated Displays: Service Design Lessons From Existing Practices With Paper Leaflets". In Exploring Services Science, 322-328. Nova Iorque, Estados Unidos: Springer Berlin Heidelberg, 2013.
    Publicado
  14. José, Rui; Rodrigues, Helena; Melro, Ana; Coelho, André; Ferreira, Marta C.. "Design Lessons from Deploying NFC Mobile Payments". In Ubiquitous Computing and Ambient Intelligence. Context-Awareness and Context-Driven Interaction, 86-93. Cham, Estados Unidos: Springer International Publishing, 2013.
    Publicado • 10.1007/978-3-319-03176-7_12
  15. Melro, Ana. "Convergência e erosão de espaços no meio rural português através do consumo das novas mídias". Brasil, 2013.
  16. Melro, Ana. "O uso dos novos media e a redefinição de tempos e espaços em meio rural". Portugal, 2012.
Edição de livro
  1. Melro, Ana. Constitutional Knowledge and Its Impact on Citizenship Exercise in a Networked Society. IGI Global. 2019.
    No prelo • 10.4018/978-1-5225-8350-9 • Editor
  2. Melro, Ana. Open and Social Learning in Impact Communities and Smart Territories. IGI Global. 2018.
    Publicado • 10.4018/978-1-5225-5867-5 • Editor
Edição de número de revista
  1. Lídia Oliveira da Silva; Ana Carla Amaro. "Special Issue on Cultural Heritage and Digital Media". Journal Of Digital Media & Interaction 7 3 (2020): https://proa.ua.pt/index.php/jdmi.
    Publicado • Editor
Livro
  1. Handbook of Research on Cultural Heritage and Its Impact on Territory Innovation and Development. Estados Unidos: IGI Global. 2020.
    Publicado • 10.4018/978-1-7998-6701-2 • Editor
  2. Melro, Ana; Lídia Oliveira. Gerações de Ecrã em Meio Rural. Estudo dos novos media no quotidiano rural português de três gerações. Alemanha, Brasil: Novas Edições Acadêmicas. 2016.
    Publicado
Relatório
  1. Manuel Jacinto Sarmento; Catarina Tomás; Melro, Ana; Sónia Fernandes. 2005. Avaliação Externa do Plano para a Eliminação da Exploração do Trabalho Infantil (PEETI) - Dinâmica Institucional e Acção Sócio-Educativa.
Resumo em conferência
  1. Melro, Ana; Lídia Oliveira. "A geração de 1950 residente no meio rural português e a utilização dos novos media". Trabalho apresentado em VII Seminário - "Exclusão Digital na Sociedade de Informação", Lisboa, 2013.
    Publicado
  2. Melro, A.; Graça, D.. "A evolução tecnológica no contexto escolar da sociedade portuguesa: desenhando o perfil do utilizador tecnológico". Trabalho apresentado em VII Seminário - "Exclusão Digital na Sociedade de Informação", Lisboa, 2013.
    Publicado
  3. Melro, Ana; Magda Pinheiro. "As (i)literacias no processo de exclusão digital na sociedade da informação". Trabalho apresentado em VII Seminário - "Exclusão Digital na Sociedade de Informação", Lisboa, 2013.
    Publicado
  4. Melro, Ana; João Castilho. "Utilização dos novos media por alunos com dificuldades visuais: inclusão digital no meio escolar". Trabalho apresentado em VII Seminário - "Exclusão Digital na Sociedade de Informação", Lisboa, 2013.
    Publicado
  5. Melro, Ana L. R.; Lídia Oliveira. "Os novos media como mediadores e potenciadores de relações intergeracionais". Trabalho apresentado em 8º Congresso SOPCOM. Comunicação global, cultura e tecnologia, Lisboa, 2013.
    Publicado • 10.13140/2.1.2440.5282
  6. Melro, Ana. "Actividades das crianças e jovens no espectáculo e no desporto". Trabalho apresentado em 1º Congresso Internacional em Estudos da Criança, Braga, 2008.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Melro, Ana Luísa Rego. "As duas faces de Janus da modernização das políticas públicas: inovação e tradição: o caso do sistema judicial português". Doutoramento, 2023. http://hdl.handle.net/10773/38939.
  2. Melro, Ana Luísa Rego. "As duas faces de Janus da modernização das políticas públicas: inovação e tradição: o caso do sistema judicial português". Doutoramento, 2023. http://hdl.handle.net/10773/38939.
  3. Varsori, E.; Silva, Lídia J. Oliveira Loureiro da; Melro, Ana Luísa Rego. "Os dispositivos-ecrã no quotidiano dos jovens portugueses: a mediação-ecrã no uso social do tempo". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10773/17738.
  4. Melro, Ana Luísa Rego; Silva, Lídia de Jesus Oliveira Loureiro da. "Gerações de ecrã em meio rural : estudo dos novos media no quotidiano rural português de três gerações". Doutoramento, 2013. http://hdl.handle.net/10773/11365.
  5. Melro, Ana Luísa Rego. "Gerações de ecrã em meio rural : estudo dos novos media no quotidiano rural português de três gerações". Doutoramento, 2013. http://hdl.handle.net/10773/11365.
  6. Melro, Ana Luísa Rego. "Gerações de ecrã em meio rural : estudo dos novos media no quotidiano rural português de três gerações". Doutoramento, 2013. http://hdl.handle.net/10773/11365.

Outros

Outra produção
  1. Os novos media como mediadores e potenciadores de relações intergeracionais. Quer o nascimento dos indivíduos tenha ocorrido naaltura do surgimento da televisão, do computador ou dotelemóvel, todos eles representam um papel diferentenas suas atividades quotidianas, percecionados comoimprescindíveis na medida em que são consideradoscomo necessários para manter contacto com os pares oufamiliares, como forma de entretenimento, para trabalharou estudar, etc.A utilização dos no. 2016. Melro, Ana; Universidade de Aveiro CETAC.MEDIA; Oliveira, Lídia; Universidade de Aveiro CETAC.MEDIA. http://revistas.ua.pt/index.php/sopcom/article/view/4418.
  2. Introdução às Ciências Sociais. 2014. Magano, O.; Melro, Ana; Pinheiro, A.; Sousa, F..
  3. Landscape(s) in Second Life. The (e)motional along tracks. We frequently use the term landscape meaning a territory, scenery or even an object of art and its representation. ln fact, it is quite difficult to define landscape. ln a broader sense, it can be thought as the way we perceive the outside visible world. This means that landscape is deter mined by "the experience and interpretation of the world according to our internal reactions" (Simmel). Above. 2013. Pires, Helena; Melro, Ana; Lameiras, Mariana. http://hdl.handle.net/1822/29755.
  4. Pins and posters: paradigms for content publication on situated displays. Public display systems are still far from being a communication medium that people can appropriate to serve diverse communication goals. Moving towards open displays will require new publication paradigms that can overcome the challenges of meaningful engagement and enable users to fully understand and control the entire publication process. In this paper, we report on the study of two novel and c. 2013. José, Rui; Pinto, Helder; Siva, Bruno; Melro, Ana. http://hdl.handle.net/1822/26775.
    10.1109/MCG.2013.16
  5. Media intergenerational cooperation/conflict. Desde a sua apropriação, passando pela objetivação, incorporação e, finalmente, pela conversão (Silverstone, et al., 1992, pp. 47-52), são variadas as formas como os indivíduos pertencentes às diferentes gerações (nascidos em 1950, 1970 e 1990) eliminam as barreiras à utilização dos novos media. Rivoltella (2010a) apelida mesmo os jovens de geração de ecrã (2010a, p. 6). Quanto ao público sénior,. 2013. Melro, Ana; Silva, Lídia Oliveira da. http://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/1938.
  6. Media sharing in situated displays : service design lessons from existing practices with paper leaflets. Serie : "Lecture notes in business information processing", ISSN 1865-1348, vol. 143. Digital public displays have an enormous potential as a collaborative technology to socialize in public venues, especially when they are open to the participation of visitors. However, user-generated content is a form of control sharing that requires safeguards against the publication of content deemed inap-propr. 2013. Melro, Ana; Silva, Bruno; José, Rui. http://hdl.handle.net/1822/26243.
    10.1007/978-3-642-36356-6_26
  7. Design lessons from deploying NFC mobile payments. The adoption of mobile payment systems is known to face multiple concerns regarding security, usability and value proposition. In this work, we start from the assumption that initial acceptance will always be weak because of the lack of an established usage frame. Instead, we focus on understanding how we can leverage upon the real contact with the technology to create a solid path for gradual acc. 2013. José, Rui; Rodrigues, Helena; Melro, Ana; Coelho, André; Ferreira, Marta C.. http://hdl.handle.net/1822/26194.
    10.1007/978-3-319-03176-7_12
  8. Design lessons from deploying NFC mobile payments. The adoption of mobile payment systems is known to face multiple concerns regarding security, usability and value proposition. In this work, we start from the assumption that initial acceptance will always be weak because of the lack of an established usage frame. Instead, we focus on understanding how we can leverage upon the real contact with the technology to create a solid path for gradual acc. 2013. José, Rui; Rodrigues, Helena; Melro, Ana; Coelho, André; Ferreira, Marta C.. http://hdl.handle.net/1822/26194.
    10.1007/978-3-319-03176-7_12
  9. Media sharing in situated displays : service design lessons from existing practices with paper leaflets. Serie : "Lecture notes in business information processing", ISSN 1865-1348, vol. 143. Digital public displays have an enormous potential as a collaborative technology to socialize in public venues, especially when they are open to the participation of visitors. However, user-generated content is a form of control sharing that requires safeguards against the publication of content deemed inap-propr. 2013. Melro, Ana; Silva, Bruno; José, Rui. http://hdl.handle.net/1822/26243.
    10.1007/978-3-642-36356-6_26
  10. Beyond interaction : tools and practices for situated publication in display networks. The ability to engage users in content generation is both a major goal and a major challenge for public displays. While previous work has extensively explored the specific challenges associated with interaction processes, little attention has been paid to the broad range of issues that go beyond interaction itself. More specifically, public display systems do not seem to offer a set of tools and t. 2012. José, Rui; Pinto, Helder; Silva, Bruno; Melro, Ana; Rodrigues, Helena. http://hdl.handle.net/1822/21533.
  11. Beyond interaction : tools and practices for situated publication in display networks. The ability to engage users in content generation is both a major goal and a major challenge for public displays. While previous work has extensively explored the specific challenges associated with interaction processes, little attention has been paid to the broad range of issues that go beyond interaction itself. More specifically, public display systems do not seem to offer a set of tools and t. 2012. José, Rui; Pinto, Helder; Silva, Bruno; Melro, Ana; Rodrigues, Helena. http://hdl.handle.net/1822/21533.
  12. Inclusão digital e percursos escolares : a apropriação dos media digitais em grupos com baixos níveis de escolarização. Este artigo resulta de uma investigação mais ampla, em curso, no âmbito do projecto “Inclusão Digital e Participação Digital. Trajectórias de uso de meios digitais por grupos sociais desfavorecidos, em Portugal e nos Estados Unidos” (PONTE; AZEVEDO; STRAUBHAAR, 2009-2011). A disseminação das tecnologias digitais junto de diferentes grupos sociais apresenta sinais ora de um grande optimismo, ora de. 2011. Aires, Luísa; Melro, Ana; Correia, Joana; Ponte, Cristina; Azevedo, José. http://hdl.handle.net/10400.2/4076.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2017 Are social entrepreneurs tackling “real” social problems? An investigation into how social entrepreneurs choose the problems they attempt to remedy 2017 Babson College Entrepreneurship Research Conference
Babson College Entrepreneurship (Oklahoma, Estados Unidos)
2017 The Impact of the Interface on Communities of Social Entrepreneurs AOM 2017: At the Interface
Academy of Management (Atlanta, Georgia, Estados Unidos)
2017 Ambientes Coletivos de Aprendizagem em Contexto de Inovação e Empreendedorismo Social CISTI'2017 - 12ª Conferência Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação
AISTI, ISCTE-IUL (Lisboa, Portugal)
2017 Social Entrepreneurs’ Communities as a way to sustainably develop smart territories 12th European Conference on Innovation and Entrepreneurship
Novancia Business School (Paris, França)
2016 Implementation of Social Entrepreneurship Projects. The path to Communities of Practice 1st International Conference on Smart Learning Ecosystems and Regional Development
Association for Smart Learning Ecosystems and Regional Developments (Timisoara, Roménia)
2016 Comunidades de Inovação Social como comunidades de aprendizagem em rede II Jornadas Ensino do Empreendedorismo em Portugal
Instituto Pedro Nunes (Coimbra, Portugal)
2016 Capacitar para o Empreendedorismo Social. O modelo adotado pelo IES-Social Business School II Jornadas Ensino do Empreendedorismo em Portugal
Instituto Pedro Nunes (Coimbra, Portugal)
2016 Comunidades de Inovação Social e Cibercultura: contributos para o desenvolvimento de territórios inteligentes Congresso de Cibercultura. Circum-navegações em redes transculturais de conhecimento, arquivos e pensamento
CECS, Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2016 Jovens nos ecrãs: a fronteira invisível no quotidiano Congresso de Cibercultura. Circum-navegações em redes transculturais de conhecimento, arquivos e pensamento
CECS, Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2014 Projeto de vida: o “sonho” de ter um curso superior. Trajetórias sociais e expectativas de mobilidade social em estudantes da licenciatura em Ciências Sociais da Universidade Aberta Seminário Educação à Distância e Diversidade no Ensino Superior
Universidade Aberta (Porto, Portugal)
2014 How To Support Grassroots Innovators And Scout Bottom-up Innovative Uses Of ICT For Learning? Lessons From ELIG Learning@Work Exploratorium Lab ECER 2014. The Past, Present and Future of Educational Research in Europe
European Educational Research Association (Porto, Portugal)
2013 Utilização dos novos media por alunos com dificuldades visuais: inclusão digital no meio escolar VII Seminário - "Exclusão Digital na Sociedade de Informação"
Faculdade de Motricidade Humana (Lisboa, Portugal)
2013 A geração de 1950 residente no meio rural português e a utilização dos novos media VII Seminário - "Exclusão Digital na Sociedade de Informação"
Faculdade de Motricidade Humana (Lisboa, Portugal)
2013 A evolução tecnológica no contexto escolar da sociedade portuguesa: desenhando o perfil do utilizador tecnológico VII Seminário - "Exclusão Digital na Sociedade de Informação"
Faculdade de Motricidade Humana (Lisboa, Portugal)
2013 As (i)literacias no processo de exclusão digital na sociedade da informação VII Seminário - "Exclusão Digital na Sociedade de Informação"
Faculdade de Motricidade Humana (Lisboa, Portugal)
2013 A influência dos media na definição do perfil tecnológico dos reclusos e residentes em meio rural: breve reflexão teórica Challenges 2013 – VIII Conferência Internacional de TIC na Educação
Instituto de Educação da Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2013 Ensino online e participação na unidade curricular de Introdução às Ciências Sociais da Universidade Aberta Challenges 2013 – VIII Conferência Internacional de TIC na Educação
Instituto de Educação da Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2013 A utilização dos novos media em contexto escolar: o caso particular dos alunos com dificuldades visuais 2º Congresso Literacia, Media e Cidadania
Grupo de Trabalho Informal sobre Literacia para os Media (Lisboa, Portugal)
2013 As literacias exigidas para a análise dos discursos no mundo mediático: as competências infocomunicacionais na promoção da cidadania 2º Congresso Literacia, Media e Cidadania
Grupo de Trabalho Informal sobre Literacia para os Media (Lisboa, Portugal)
2012 Beyond interaction: Tools and practices for situated publication in display networks 2012 International Symposium on Pervasive Displays
Universidade do Minho e Centro de Computação Gráfica (Porto, Portugal)
2012 Utilização dos novos media por três gerações de meio rural: apresentação de resultados dos focus groups e diários VII Congresso Português de Sociologia. Sociedade Crises e Reconfigurações
Associação Portuguesa de Sociologia (Porto, Portugal)
2012 Use of new media in three generations living in portuguese rural areas XIII World Congress of Rural Sociology. The New Rural World: From Crisis to Opportunities
International Rural Sociology Association (Lisboa, Portugal)
2012 O uso dos novos media e a redefinição de tempos e espaços em meio rural 1º Seminário "Os tempos sociais e o mundo contemporâneo. Um debate para as Ciências Sociais e Humanas"
Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (Braga, Portugal)
2012 A invisibilidade dos ecrãs e a inclusão escolar de alunos com dificuldades visuais: breve reflexão teórica ticEduca 2012. II Congresso Internacional TIC e Educação. Em direção à educação 2.0
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2011 Gerações de Ecrã em Meio Rural. As práticas de utilização dos novos media no quotidiano rural de três gerações 7º SOPCOM Meios Digitais e Indústrias Criativas - os efeitos e os desafios da Globalização
CETAC.MEDIA (Porto, Portugal)
2008 Actividades das crianças e jovens no espectáculo e no desporto 1º Congresso Internacional em Estudos da Criança
Instituto de Estudos da Criança (Braga, Portugal)
2007 Trabalho Infantil Artístico. As actividades das crianças e jovens no espectáculo e no desporto
Confederação Nacional de Acção Sobre o Trabalho Infantil (Vila Nova de Famalicão, Portugal)
2004 Avaliação do Plano de Eliminação da Exploração do Trabalho Infantil 4.º Seminário Interno – Área de Mundos Sociais da Infância
Instituto de Estudos da Criança (Braga, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2016 - Atual Ecrã-quotidiano: Epifania do ausente
Coorientador
Comunicação Multimedia (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2013 - 2013 II Seminário Tempos Sociais e o Mundo Contemporâneo. “As crises, as fases e as ruturas”
Seminário (Outra)
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
2012 - 2012 The International Symposium on Pervasive Displays
Simpósio (Outra)

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2013 - 2013 II Seminário Tempos Sociais e o Mundo Contemporâneo. As crises, as fases e as ruturas
Seminário
II Seminário Tempos Sociais e o Mundo Contemporâneo. As crises, as fases e as ruturas
Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Portugal
2012 - 2012 2012 International Symposium on Pervasive Displays
Simpósio
2012 International Symposium on Pervasive Displays
Universidade do Minho, Portugal
2010 - 2010 Conferência I República Portuguesa: Sonhos e Realidades
Conferência
Conferência I República Portuguesa: Sonhos e Realidades
Universidade Aberta, Portugal
2010 - 2010 Seminário Biodiversidade e Serviços de Ecossistema
Seminário
Seminário Biodiversidade e Serviços de Ecossistema
Universidade Aberta, Portugal
2009 - 2009 Seminário Desenvolvimento Local e Sustentabilidade
Seminário
Seminário Desenvolvimento Local e Sustentabilidade
Universidade Aberta, Portugal
2009 - 2009 Tertúlia A saudade das saudades de Portugal contemporâneo
Outro
Tertúlia A saudade das saudades de Portugal contemporâneo
Universidade Aberta, Portugal
2009 - 2009 Tertúlia 25 de Abril: 35 anos depois
Outro
Tertúlia 25 de Abril: 35 anos depois
Universidade Aberta, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2015 Território Hipermediatizado e Cidades Locativas: o Projeto “Imaterialaveiro” na Divulgação do Património (I)Material de Aveiro Marcos Anunciação (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2015 Alone Together: a solidão organizada na sociedade em rede Mariana Pedrosa (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2014 O Papel das Redes Sociais (off e online) nas Dinâmicas Quotidianas: Jovens em Mobilidade – Análise Egocentrada Joana Galeão (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2013/10 - Atual Introdução às Ciências Sociais (Outros) Universidade Aberta, Portugal
2012/10 - 2013/02 Introdução às Ciências Sociais (Outros) Universidade Aberta, Portugal
2011/10 - 2012/02 Introdução às Ciências Sociais (Outros) Universidade Aberta, Portugal
2010/10 - 2011/02 Introdução às Ciências Sociais Ciências Sociais (Licenciatura) Universidade Aberta, Portugal
2010/10 - 2011/02 Pedagogia do Ócio e dos Tempos Livres Educação (Licenciatura) Universidade Aberta, Portugal
2010/02 - 2010/07 História Económica e Social Ciências Sociais (Licenciatura) Universidade Aberta, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2012/02 - Atual European Sociological Association
2010/09 - Atual DigiMedia - Digital Media and Interaction (CIC.Digital)
2004/01 - Atual Associação Portuguesa de Sociologia
2012/01 - 2013/04 Grupo Algoritmi, UbiComp
Distinções

Outra distinção

2015 Stone Soup Award on Research in Social Innovation
Stone Soup, Portugal