???global.info.a_carregar???
Eva Inês Costa Martins. Completed her PhD in Psychology (Clinical Psychology) in 2007 at the University of Minho (Universidade do Minho) and her Undergraduate degree in Psychology in 2002 at the University of Porto - Faculty of Psychology and Education Sciences (Universidade do Porto - Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação). She is a Researcher of the Center for Psychology at the University of Porto, Associate Professor at ISMAI – University of Maia where she teaches several master and undergraduate level courses in the field of child and adolescence intervention and developmental psychopathology and collaborates with the PHD program in Psychology - Clinical Psychology. She is a member of several Scientific-Pedagogic Councils at the Universidade da Maia and member of the Self-Assessment Monitoring Committee of the Undergraduate degree in in Psychology at the University of Maia for Course Accreditation by A3ES (Higher Education Assessment and Accreditation Agency). She is a Specialist in Clinical and Health Psychology as recognized by the Portuguese Professional Order of Psychologists (Ordem dos Psicólogos Portugueses). Published 21 articles in journals. Has 3 section(s) of books. Supervises 1 PhD thesis(es) (FCT Grant 2022.14551.BD - The mediating role of emotion regulation strategies between parental socialization of positive emotions and psychopathological symptoms in adolescence) and co-supervised 1 PhD thesis. Supervised 32 MSc dissertation(s) e co-supervised 7. Supervised 1 work(s) of course completion of LSc/BSc. She also supervises 2 FCT Studentships Research Initiation Grants (BII202407_06-3M) (Bolsas de iniciação à investigação FCT). She belongs to the network “The Collaboration on Attachment to Multiple Parents and Outcomes Synthesis (CAMPOS)”. Participates and/or participated as Researcher in 2 financed project(s): Bial Foundation 242/14 and FCT - PTDC/PSI-EDD/114527/2009. Works in the area(s) of Social Sciences with emphasis on Psychology. Knowledge fields: Developmental Psychopathology, Emotion Regulation, Positive emotions, Face Processing of Emotion, Parental Socialization Practices, Executive Functions, Universal promotion/ intervention; Psychometric studies; Cross-cultural studies; Research Domain Criteria; Open Science Movement.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Eva Inês Costa Martins

Nomes de citação

  • Martins, Eva C.

Identificadores de autor

Ciência ID
E910-6020-FE58
ORCID iD
0000-0002-0096-5609
Researcher Id
M-4727-2013
Scopus Author Id
26642485400

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Psicologia

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Português Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2024/03
Concluído
Curricular Unit Planning (Planeamento da Unidade Curricular) (Outros)
Lifelong Training Center (CFLV): Maiêutica, Higher Education Cooperative, C.R.L. (Centro de Formação ao Longo da Vida (CFLV): Maiêutica, Cooperativa de Ensino Superior, C.R.L.), Portugal
2024/02
Concluído
AI Training for Research: Elicit, Research Rabbit, and Scholarcy (Formação IA para Investigação: Pesquisar (Elicit), Espessar (Research Rabbit), e Resumir (Scholarcy)) (Outros)
Lifelong Training Center (CFLV): Maiêutica, Higher Education Cooperative, C.R.L. (Centro de Formação ao Longo da Vida (CFLV): Maiêutica, Cooperativa de Ensino Superior, C.R.L.), Portugal
2018 - 2018
Concluído
Working with children after trauma and loss – methods and tools (Professor Atle Dyregrov) (Outros)
Universidade do Porto, Portugal
2016 - 2016
Concluído
Peers® certified training seminar (Elizabeth Laugeson) (Outros)
Focus CRL, Portugal
2016
Concluído
Specialist in Clinical and Health Psychology (Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde) (Título de especialista)
Portuguese Order of Psychologists (Ordem dos Psicólogos Portugueses), Portugal
2009 - 2009
Concluído
Attachment Story Completion Task (Bretherton et al.,1990) (Curso médio)
Universidade do Minho, Portugal
2009 - 2009
Concluído
Video-feedback Intervention to Promote Positive Parenting (VIPP-SD) (Curso médio)
Universidade do Minho, Portugal
2009 - 2009
Concluído
The Tavistock psychoanalytic model of work with infants, children (...) (Curso médio)
Tavistock clinic - Londres , Reino Unido
2008 - 2008
Concluído
Tool-Kit of Cognitive Neuroscience 2008: EEG, ERP, MEG, PET, fMRI, TMS (Curso médio)
Universidade de Radboud (Nijmegen, Holanda), Países Baixos
2007 - 2007
Concluído
Introdução aos de modelos regressão multinível (Curso médio)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2004 - 2007
Concluído
PhD in Psychology (Clinical Psychology) (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
"Dyadic Emotional Regulation, Temperament, and Developmental Level at 10 Months as Predictors of Attachment Quality|Regulação Emocional Diádica, Temperamento e Nível de Desenvolvimento aos 10 Meses como Preditores da Qualidade da Vinculação aos 12/16 Meses" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado
2006 - 2006
Concluído
Circle of Security, programa de intervenção precoce para crianças e pais (Outros)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2005 - 2005
Concluído
Obtenção de fidelidade na administração e cotação da "Situação Estranha" (Curso médio)
Universidade do Minho, Portugal
2005 - 2005
Concluído
Avaliação do desenvolvimento psicomotor do recém-nascido (Curso médio)
Universidade do Minho, Portugal
2005 - 2005
Concluído
Attachment & Psychopathology - International Course (Curso médio)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2005 - 2005
Concluído
Cotação do Grupo D - Situação Estranha (Outros)
University of Minnesota Press, Estados Unidos
2004 - 2004
Concluído
Fidelidade na administação e cotação das Emotional Availability Scales (Curso médio)
Colorado State University, Estados Unidos
2003 - 2004
Concluído
Estágio clínico supervisionado pela Professora Doutora Margarida Rangel (Curso médio)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2002 - 2003
Concluído
Formação em Supervisão Clínica de Crianças (Curso médio)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
1997 - 2002
Concluído
Licenciatura em Psicologia (Licenciatura)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
16 valores
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2013/09 - Atual Investigador (Investigação) Universidade do Porto Centro de Psicologia, Portugal
2008 - 2012 Investigador visitante (Investigação) Universidade de Coimbra Centro de Investigação do Núcleo de Estudos e Intervenção Cognitivo-Comportamental, Portugal
2007 - 2007/12 Estagiário de Investigação (Investigação) Universidade do Minho, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020 - Atual Professor Associado (Docente Universitário) ISMAI – Instituto Universitário da Maia , Portugal
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2007 - 2020 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Instituto Universitário da Maia, Portugal
2013 - 2019 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade da Maia, Portugal
2007/09 - 2011 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Escola Superior de Enfermagem de Santa Maria, Portugal
2002 - 2007 Assistente (Docente Universitário) Instituto Universitário da Maia, Portugal
2005/01 - 2005 Assistente (Docente Universitário) Escola Superior de Enfermagem de Santa Maria, Portugal
2003/09 - 2004 Assistente (Docente Universitário) Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2024 - Atual Self-Assessment Monitoring Committee for Course Accreditation Degree in Psychology University of Maia by A3ES - Higher Education Assessment and Accreditation Agency Maiêutica Cooperativa de Ensino Superior CRL, Portugal
Universidade da Maia, Portugal
2011 - Atual Scientific-Pedagogic Council Universidade da Maia, Portugal
2014/09 - 2019/01 Course Coordenator - Psychology (Undergraduate Degree) Maia University Institute, Portugal
2016 - 2018 Scientific Council Universidade da Maia, Portugal
2013 - 2014 Pedagogic Council Universidade da Maia, Portugal
2007 - 2009 Scientific Council Universidade da Maia, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2008/01 - 2019/01 Clinical Psychologist Psic- Prática Psicológica, Lda., Portugal
2011/10 - 2012/05 Supervision Colégio dos Orfãos do Porto, Portugal
2009/09 - 2011/09 Supervision Lar Maria Pia (Santa Casa da Misericórdia de Ponte de Lima), Portugal
2009/09 - 2011/09 Supervision Lar São José (Santa Casa da Misericórdia de Ponte Lima) , Portugal
2010/09 - 2011/07 Supervision Lar de Infância e Juventude Vicenta Maria (Porto), Portugal
2009/09 - 2011/07 Supervision Lar Infância e Juventude (Centro Social Paroquial Divino Salvador, Ribas), Portugal
2002/10 - 2004 Clinical Psychologist Psic- Prática Psicológica, Lda., Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2022/11 - 2026/10 O papel mediador das estratégias de regulação emocional entre socialização parental de emoções positivas e sintomas psicopatológicos na adolescência
88290DFA
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
2004/10/01 - 2007/07/31 PARENTAL EMOTIONAL AVAILABILITY, COGNITIVE-EMOTIONAL REGULATION AND ORGANIZATION OF ATTACHMENT IN EARLY CHILDHOOD [DISPONIBILIDADE EMOCIONAL PARENTAL, REGULAÇÃO COGNITIVO-EMOCIONAL E ORGANIZAÇÃO DA VINCULAÇÃO NA PRIMEIRA INFÂNCIA]
SFRH/BD/16524/2004
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2015 - Atual Bial Foundation 242/14: The role of affective dimensions in the perception of facial expressions of emotion: Neuropsychophysiological, developmental, and neuroimaging examination of an affective predictive coding framework
Bial Foundation 242/14
Investigador
Universidade do Porto, Portugal
Fundação Bial
Em curso
2019/01/01 - 2019/12/31 Center for Psychology at University of Porto
UID/PSI/00050/2019
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

Universidade do Porto Centro de Psicologia, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2011/03 - 2014/08 FCT - PTDC/PSI-EDD/114527/2009: Children's socio-emotional-cognitive school readiness: A longitudinal approach to its developmental course during preschool years
Investigador
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2011/01/01 - 2013/12/31 Strategic Project - UI 730 - 2011-2012
PEst-OE/PSI/UI0730/2011
Universidade de Coimbra, Portugal

Universidade de Coimbra Centro de Investigação em Neuropsicologia e Intervenção Cognitivo-Comportamental, Portugal

Universidade de Aveiro, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2017 - Atual Parental emotional socialization and psychopathological symptoms in adolescence
-
Investigador responsável
UNIDEP – ISMAI/Maiêutica CRL , Portugal
Em curso
2017 - 2021 Adaptation and evaluation of the effectiveness of a program to promote resilience in Portuguese adolescents.
SIFIDE 2017-2021
Investigador responsável
UNIDEP – ISMAI/Maiêutica CRL , Portugal
UNIDEP – ISMAI/Maiêutica CRL
Em curso
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Pereira, Mariana R.; Torrinhas-Caldeira, Inês; Garcez, Helena; Mazer, Prune; Martins, Eva C.. "Emotional Symptoms and Affective Face Processing in children and adolescents: a cross-sectional ERP study". 2019.
  2. Mazer, Prune; Pereira, Mariana R.; Martins, Eva C.; Paulino, Fernando; Rodrigues, Pedro; Ferreira-Santos, Fernando. "Designing facial expression stimuli for basic and clinical research: preliminary data on the Porto Affective Faces Set". 2018.
  3. Ferreira-Santos, Fernando; Martins, Eva C.; Marques-Teixeira, João; de Haan, Michelle. "Gráficos de órbita (orbitoplot): Uma nova ferramenta para a apresentação multivariada de contrastes estatísticos emparelhados". Trabalho apresentado em VIII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, Aveiro, 2013.
    Publicado
  4. Ferreira-Santos, Fernando; Martins, Eva C.; Almeida, Pedro R.; Barbosa, Fernando; Marques-Teixeira, João; de Haan, Michelle. "O processamento electrocortical de face é potenciado por expressões emocionais: Meta-análise do efeito de expressões faciais de emoção no componente N170". Trabalho apresentado em VIII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, Aveiro, 2013.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Márcia S. Azevedo; Tiago B. Ferreira; Eva C. Martins; Liliana Meira. "Emotional Dysregulation Mediates the Association Between Unsupportive Maternal Socialization Strategies of Overjoy and Psychopathological Symptoms in Adolescent Boys but not Girls". Child Psychiatry & Human Development (2023): https://doi.org/10.1007/s10578-022-01357-0.
    10.1007/s10578-022-01357-0
  2. Oana Marcu¿; Eva Costa Martins; Raluca Sassu; Laura Visu-Petra. "On the importance of being flexible: early interrelations between affective flexibility, executive functions and anxiety symptoms in preschoolers". Early Child Development and Care (2020): https://doi.org/10.1080/03004430.2020.1816995.
    10.1080/03004430.2020.1816995
  3. Pasion, R.; Martins, E.C.; Barbosa, F.. "Empirically supported interventions in psychology: contributions of Research Domain Criteria". Psicologia: Reflexao e Critica 32 1 (2019): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85069534169&partnerID=MN8TOARS.
    10.1186/s41155-019-0128-1
  4. Martins, C.; Barreto, A.L.; Baptista, J.; Osório, A.; Martins, E.C.; Verissimo, M.. "Relations between theory of mind and academic school readiness: The moderating role of child gender". Merrill-Palmer Quarterly 65 1 (2019): 101-120. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85066997033&partnerID=MN8TOARS.
    10.13110/merrpalmquar1982.65.1.0101
  5. Eva Costa Martins; Fernando Ferreira-Santos; Liliana Meira. "New version of the emotion socialization scale with the positive emotion of overjoy: initial validation evidence with Portuguese adolescents". Psicologia: Reflexão e Crítica 31 1 (2018): https://doi.org/10.1186/s41155-018-0090-3.
    10.1186/s41155-018-0090-3
  6. Eva Costa Martins; Oana Marcu¿; Juliana Leal; Laura Visu-Petra. "Assessing hot and cool executive functions in preschoolers: affective flexibility predicts emotion regulation". Early Child Development and Care (2018): https://doi.org/10.1080/03004430.2018.1545765.
    10.1080/03004430.2018.1545765
  7. Bouwmeester, S.; Verkoeijen, P.P.J.L.; Aczel, B.; Barbosa, F.; Bègue, L.; Brañas-Garza, P.; Chmura, T.G.H.; et al. "Registered Replication Report: Rand, Greene, and Nowak (2012)". Perspectives on Psychological Science 12 3 (2017): 527-542. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85019734453&partnerID=MN8TOARS.
    10.1177/1745691617693624
  8. Martins, Eva Costa; Osório, Ana; Veríssimo, Manuela; Martins, Carla. "Emotion understanding in preschool children: The role of executive functions.". International Journal of Behavioral Development 40 1 (2016): 1-10. http://dx.doi.org/10.1177/0165025414556096.
    10.1177/0165025414556096
  9. Baptista, Joana; Osório, Ana; Martins, Eva Costa; Castiajo, Paula; Barreto, Ana Luísa; Mateus, Vera; Soares, Isabel; Martins, Carla. "Maternal and Paternal Mental-state Talk and Executive Function in Preschool Children". Social Development - (2016): 0-0.
    Publicado • 10.1111/sode.12183
  10. Potthoff, Sebastian; Garnefski, Nadia; Miklósi, Monika; Ubbiali, Alessandro; Domínguez-Sánchez, Francisco Javier; Martins, Eva Costa; Witthöft, Michael; Kraaij, Vivian. "Cognitive emotion regulation and psychopathology across cultures: A comparison between six European countries". Personality and Individual Differences 98 - (2016): 218-224.
    Publicado • 10.1016/j.paid.2016.04.022
  11. Baptista, Joana; Osório, Ana; Martins, Eva Costa; Verissimo, Manuela; Martins, Carla. "Does social–behavioral adjustment mediate the relation between executive function and academic readiness?". Journal of Applied Developmental Psychology 46 - (2016): 22-30.
    Publicado • 10.1016/j.appdev.2016.05.004
  12. Martins, E.C.; Freire, M.; Ferreira-Santos, F.; COSTA MARTINS, Eva; FREIRE, Mónica; FERREIRA-SANTOS, Fernando. "EXAMINATION OF ADAPTIVE AND MALADAPTIVE COGNITIVE EMOTION REGULATION STRATEGIES AS TRANSDIAGNOSTIC PROCESSES: ASSOCIATIONS WITH DIVERSE PSYCHOLOGICAL SYMPTOMS IN COLLEGE STUDENTS". Studia Psychologica 58 1 (2016): 59-73. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84996572392&partnerID=MN8TOARS.
    10.21909/sp.2016.01.707
  13. Martins, Eva Costa; Soares, Isabel; Martins, Carla; Osório, Ana. "Infants’ Style of Emotion Regulation with Their Mothers and Fathers: Concordance between Parents and the Contribution of Father-Infant Interaction Quality". Social Development - (2015): n/a-n/a.
    Publicado • 10.1111/sode.12171
  14. Vaz, Filipa Machado; Martins, Carla; Martins, Eva Costa. "Emotional differentiation and emotional regulation in Portuguese adults [Diferenciação emocional e regulação emocional em adultos portugueses]". PSICOLOGIA 22 2 (2014): 123. http://dx.doi.org/10.17575/rpsicol.v22i2.350.
    10.17575/rpsicol.v22i2.350
  15. Carvalho, Joana; Martins, Carla; Martins, Eva Costa; Osório, Ana; Carvalho, Maria João; Soares, Isabel; Carvalho, J.; et al. "Maternal verbal scaffolding in the context of a narrative elicitation task in preschool children \ Scaffolding verbal materno no âmbito de uma tarefa de elicitação narrativa em crianças de idade pré-escolar". Análise Psicológica 30 4 (2013): 359-371. http://dx.doi.org/10.14417/ap.598.
    10.14417/ap.598
  16. Mateus, Vera; Martins, Carla; Osório, Ana; Martins, Eva Costa; Soares, Isabel. "Joint attention at 10 months of age in infant–mother dyads: Contrasting free toy-play with semi-structured toy-play". Infant Behavior and Development 36 1 (2013): 176-179. http://dx.doi.org/10.1016/j.infbeh.2012.09.001.
    10.1016/j.infbeh.2012.09.001
  17. Martins, Carla; Mateus, Vera; Osório, Ana; Martins, Eva Costa; Soares, Isabel. "Joint attention with the mother and the father at 10 months of age". European Journal of Developmental Psychology - (2013): 1-12.
    Publicado • 10.1080/17405629.2013.821945
  18. Martins, Eva Costa; Soares, Isabel; Martins, Carla; Tereno, Susana; Osório, Ana. "Can We Identify Emotion Over-regulation in Infancy? Associations with Avoidant Attachment, Dyadic Emotional Interaction and Temperament". Infant and Child Development 21 6 (2012): 579-595.
    Publicado • 10.1002/icd.1760
  19. Osório, Ana; Meins, Elizabeth; Martins, Carla; Martins, Eva Costa; Soares, Isabel. "Child and mother mental-state talk in shared pretense as predictors of children's social symbolic play abilities at age 3". Infant Behavior and Development 35 4 (2012): 719-726.
    Publicado • 10.1016/j.infbeh.2012.07.012
  20. Osório, Ana; Martins, Carla; Meins, Elizabeth; Martins, Eva Costa; Soares, Isabel. "Individual and relational contributions to parallel and joint attention in infancy". Infant Behavior and Development 34 4 (2011): 515-524.
    Publicado • 10.1016/j.infbeh.2011.07.005
  21. Tereno, Susana; Soares, Isabel; Martins, Eva; Sampaio, Daniel; Carlson, Ellizabeth. "Attachment theory: Its importance within a pediatric framework | La théorie de l'attachement : son importance dans un contexte pédiatrique". Devenir Vol. 19 2 (2007): 151-188. http://dx.doi.org/10.3917/dev.072.0151.
    10.3917/dev.072.0151
Capítulo de livro
  1. Martins, Eva C.. "Intervention with children institutionalized in temporary shelters or children's and youth homes \ Intervenção com crianças institucionalizadas em centros de acolhimento temporário ou lares de infância e juventude". In Intervenção psicológica e social com vítimas – Crianças, 75-105. Coimbra: Almedina, 2012.
    Publicado
  2. carvalho, Marina; Martins, Eva Costa; Neves, Lúcia; Soares, Isabel. "Attachment and Emotions [Vinculação e emoções]". In Relações de vinculação ao longo do desenvolvimento: Teoria e avaliação, 159-191. Braga: Psiquilíbrios, 2007.
    Publicado
  3. Soares, Isabel; Martins, Eva Costa; Tereno, Susana. "Attachment in infancy [Vinculação na infância]". In Relações de vinculação ao longo do desenvolvimento: Teoria e avaliação, 47-98. Braga: Psiquilíbrios, 2007.
    Publicado
Documento de trabalho
  1. Ferreira-Santos, Fernando; Martins, Eva C.; Sousa, Paulo; Mauro, Carlos. 2011. "Escala de Sensibilidade ao Nojo ¿Revista, versões Português de Portugal (DS-R-pt) e Português do Brasil (DS-R-br) (LabReport No. 4)". https://doi.org/10.17605/OSF.IO/6K85H.
Poster em conferência
  1. Pereira, Mariana R.; Torrinhas-Caldeira, Inês; Garcez, Helena; Almeida, Rita; Mazer, Prune; Martins, Eva C.; Barbosa, Fernando; Ferreira-Santos, Fernando. "The influence of child-parent attachment in early and late processing of facial expressions of emotions: an ERP study with children between 4- and 15-years-old". Trabalho apresentado em The Future of Neuroscience, Attachment and Mentalizing ¿ from research to clinical practice, London, UK, 2019.
  2. Pereira, Mariana R.; Marques, Diana; Abreu, Regina; Velho, Nuno; Peres, João; Martins, Eva C.; Ferreira-Santos, Fernando. "Attachment modulates the processing of facial expressions of emotion: N170 and LPP evidence". Trabalho apresentado em 57th Annual Meeting da Society for Psychophysiological Research, Vienna, Austria, 2017.
  3. Lília, P.; Martins, Eva C.; Martins, Carla. "Trajetória desenvolvimental de comportamentos de obediência em crianças de idade pré-escolar". Trabalho apresentado em VIII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, 2013.
  4. Martins, Eva C.; Martins, Carla; Ribeiro, L.. "Satisfação conjugal e sexo da criança: Relações com a regulação da expressão emocional em idade pré-escolar". Trabalho apresentado em VIII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, 2013.
  5. Maciel, Raquel; Martins, Eva C.; Martins, Carla. "Temperamento e Sexo da Criança: Relações com a Regulação da Expressão Emocional em Idade Pré-Escolar". Trabalho apresentado em VIII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, 2013.
  6. Oliveira, Ana; Martins, José; Martins, Eva C.. "Experiências Místicas, Qualidade de Vida e Bem-estar Espiritual em Vítimas de Perdas". Trabalho apresentado em VIII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, 2013.
  7. Antunes, M. A.; Martins, José; Martins, Eva C.. "Religiosidade/Espiritualidade e Satisfação com a Vida na Última Etapa do Ciclo Vital". Trabalho apresentado em VIII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, 2013.
  8. Pinto, André; Mendes, Inês; Martins, Eva C.; Salgado, João. "Projeto de Regulação Emocional – Implementação do programa de Treino de Competências de Regulação Emocional em grupo clínico e não clínico". 2013.
  9. Martins, Eva C.; Osório, Ana; Martins, Carla. "Emotion recognition as social cognition: Is there a link with executive function?". Trabalho apresentado em CogDev 2013, 2013.
  10. Martins, Carla; Mateus, Vera; Osório, Ana; Martins, Eva C.; Soares, Isabel. "Joint Attention Skills in 10-Month-olds: Contributions from Mothers and Fathers". Trabalho apresentado em Society for Research in Child Development 2013 Biennial Meeting, 2013.
  11. Ferreira-Santos, Fernando; Martins, Eva C.; Marques-Teixeira, João; de Haan, Michelle. "Gráfico de órbita (orbitplot): Uma nova ferramenta para a apresentação multivariada de contrastes estatísticos emparelhados". Trabalho apresentado em VIII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, 2013.
  12. Liliana Meira; Martins, Eva C.. "Early Parental Styles and Comorbidity With Depressive Symptoms in Adolescence: A Preliminary Study". 2012.
  13. Martins, Eva C.; Marina Silva; Fernando Ferreira-Santos; Liliana Meira; Silva, Marina; Ferreira-Santos, Fernando; Meira, Liliana. "Emotions as Child II Questionnaire: Psychmetric Properties of the Portuguese Translation (Adolescent Version)". Trabalho apresentado em 5th International Congress on Clinical Psychology, 2012.
  14. Martins, Carla; Osório, Ana; Martins, Eva Costa; Castiajo, Paula; V, Manuela; Soares, Isabel. "How to Account for Different Time Intervals Between Assessments in the Same Longitudinal Sample?". Trabalho apresentado em Society for Research in Child Development, 2012.
  15. Liliana Meira; Martins, Eva C.. "Early parental styles and depressive symptoms in adolescence: First assessment results.". Trabalho apresentado em 7th International Conference on Child and Adolescent Psychopathology, 2012.
  16. Martins, Eva C.; Liliana Meira. "Parental rearing style and emotion regulation in a sample of adolescents.". Trabalho apresentado em 7th International Conference on Child and Adolescent Psychopathology, 2012.
  17. Martins, Eva Costa; Martins, Carla; Osório, Ana; Soares, Isabel. "Infant´s Emotion Regulation and Mother´s Intrusiveness: Interactions in Predicting Emotional and Behavior Problems at Age Three.". Trabalho apresentado em 6th Internacional Conference on Child and Adolescent Psychopathology, 2011.
  18. Meira, L; Monção, J; Santos, A; Martins, Eva Costa. "Multidisciplinary intervention in child neglect: Efficacy assessment of a primary prevention program". Trabalho apresentado em 6th International Conference on Child and Adolescent Psychopathology, 2011.
  19. Ana Osorio, A; Martins, Carla; Meins, Elizabeth; Mateus, Vera; Barreto, A. L.; Martins, Eva Costa; Soares, Isabel. "Joint attention in infancy and mental state talk in shared pretense as predictors of children´s social symbolic play at age 3". Trabalho apresentado em Society for Research in Child Development Biennial Meeting, 2011.
  20. Carvalho, Maria João; Martins, Eva Costa; Martins, Carla; Osório, Ana; Freire, Mónica; Ribeiro, Joana; Pinto, Lília; Soares, Isabel. "Compliance: Individual differences in early childhood". Trabalho apresentado em Society for Research in Child Development Biennial Meeting, 2011.
  21. Martins, Carla; Osório, Ana; Meins, Elizabeth; Barreto, A. L.; Martins, Eva Costa; Soares, Isabel. ""Let´s go to the beach" Mental state talk in mother-chil pretend play and children´s socio-cognitive and cognitive outcomes". Trabalho apresentado em Society for Research in Child Development Biennial Meeting, 2011.
  22. Diana, Sousa; Oliveira, V; Martins, Eva Costa; Martins, Carla; Soares, Isabel; Osório, Ana. "Comunicação emocional verbal e sons emocionais maternos e regulação emocional do bebé na interacão diádica mãe-bebé". Trabalho apresentado em I Congresso Internacional de Psicologia do Desenvolvimento, 2011.
  23. Osório, Ana; Martins, Carla; Meins, Elizabeth; Mateus, Vera; Martins, Eva Costa; Soares, Isabel. "Ter irmãos mais velhos - uma vantagem para a atenção partilhada dos bebés aos 10 meses". Trabalho apresentado em I Congresso Internacional de Psicologia do Desenvolvimento, 2011.
  24. Castro, J; Martins, Eva Costa; Ferreira-Santos, Fernando. "Estudo preliminar: Relações entre temperamento e tónus vagal cardíaco aos 10 meses de idade". Trabalho apresentado em I Congresso Internacional de Psicologia do Desenvolvimento, 2011.
  25. Castiajo, Paula; Osório, Ana; Soares, Isabel; Martins, Eva Costa; Carla, M.. "Convergence between mother´s mind-mindedness measures from infancy to preschool age". Trabalho apresentado em I Congresso Internacional de Psicologia do Desenvolvimento, 2011.
  26. Castiajo, Paula; Osório, Ana; Soares, Isabel; Carvalho, M. J.; Pinto, J.; Martins, Eva Costa; Carla, M.. "Mother´s and fathers´mind-mindedness in a normative portuguese sample and its relationship with children´s outcomes". Trabalho apresentado em I Congresso Internacional de Psicologia do Desenvolvimento, 2011.
  27. Barreto, Ana; Osório, Ana; Carvalho, M. J.; Pinto, J.; Martins, Eva Costa; Carla, M.. "Discurso acerca de estados mentais em interacções mãe-criança e pai-criança: Impacto na teoria da mente da criança". Trabalho apresentado em I Congresso Internacional de Psicologia do Desenvolvimento, 2011.
  28. Martins, Eva Costa; Soares, Isabel; Freire, Mónica; Amendoeira, Maria; Martins, Carla. "Emotion regulation: Importance of father´s emotional availability and infant temperament. In C. McMahon (Chair), Emotional availability(ea) in mother-child and father-child interactions: Development in an international context". Trabalho apresentado em World Congress of the World Associoation for Infant Mental Health- 2010, 2010.
  29. McMahon, Catherine; Martins, Eva Costa; Van Bakel, Hedwig; Salo, Saara. "Emotional Availability (EA) in mother-child and father-child interactions: Development in an international context. In C. McMahon (chair), Emotional availability (EA)in mother-child and father-child interactions: Development in an international context". Trabalho apresentado em World Congress of the World Association for infant Mental Health- 2010, 2010.
  30. Osório, Ana; Martins, Carla; Meins, Elizabeth; Castiajo, Paula; Mateus, Vera; Martins, Eva Costa; Soares, Isabel. "Maternal mental state talk and infant joint attention". Trabalho apresentado em World Congress of the World Association for Infant Mental Health-2010, 2010.
  31. Pires, V; Martins, José; Martins, Eva Costa. "Religiosidade e espiritualidade no processo de luto". Trabalho apresentado em VII Congresso Ibero-Americano de Psicologia, 2010.
  32. Martins, Eva Costa; Soares, Isabel; Martins, Carla. "Mother-infant dyadic emotion regulation and Father-infant dyadic emotion regulation: Is there a link?". Trabalho apresentado em 40th Annual Meeting of the Jean Piaget Society, 2010.
  33. Martins, Eva Costa; Soares, Isabel; Tereno, Susana; Amendoeira, Maria; Freire, Mónica. "Portuguese fathers´emotional availability and child´s temperament (10 months): Contributions for the development of attachment". Trabalho apresentado em International Conference, 2009.
  34. Martins, Eva Costa; Soares, Isabel; Santos, Fernando. "Avoidant attachment and emotion overcontrol: Heart rate variability during the shape sorter task in 10 month-old infants". Trabalho apresentado em Internacional Attachment Conference, 2009.
  35. Martins, Carla; Meins, Elizabeth; Soares, Isabel; Martins, Eva Costa; Tereno, Susana. "Maternal attachment representation and mind-mindedness, and infant´s secure attachment". Trabalho apresentado em International Attachment Conference, 2009.
  36. Barbosa, F.; Osório, Ana; Ferreira, R.; Carvalho, Maria João; Martins, Carla; Martins, Eva Costa; Soares, Isabel. "Socio-cogntive development during preschool years and its relationship with verbal ability and cognitive development". Trabalho apresentado em XIV Conference on Developmental Psycology, 2009.
  37. Martins, Carla; Soares, Isabel; Osório, Ana; Martins, Eva Costa; Tereno, Susana. "Early mother-infant relationship quality and its impact on later cognitive and socio-cognitive development". Trabalho apresentado em 39th Annual Meeting of the Jean Piaget Society, 2009.
  38. Tereno, Susana; Soares, Isabel; Martins, Eva Costa; Sampaio, Daniel; Fonseca, Marisa; Pego, A.; Barbosa, F.; et al. "Attachment transmission and marital representations". Trabalho apresentado em IASA Conference, 2008.
  39. Martins, Carla; Martins, Eva Costa; Mateus, Vera; Osório, Ana; Fonseca, Marisa. "Expreriências parentais e conciliar trabalho e família: Apresentação das caracteristicas metrológicas e dois instrumentos". Trabalho apresentado em XI Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e contextos, 2008.
  40. Martins, Eva Costa; Soares, Isabel. "Dyadic emotion regulation and temperament at 10 months as predictors of attachment quality at 12/16 months". Trabalho apresentado em World Congress of the World Association for Infant Mental Health-2008, 2008.
  41. Soares, Isabel; Martins, Eva Costa; Tereno, Susana. "A new measure for assessing the dyadic emotion regulation at 10 months: Psychometric qualities". Trabalho apresentado em World Congress of the World Association for Infant Mental Health-2008, 2008.
  42. Osório, Ana; Martins, Carla; Meins, Elizabeth; Martins, Eva Costa; Soares, Isabel. "Attachment Quality at 12-16 Months and Collaborative Symbolic Abilities at 3 years of age". Trabalho apresentado em XVIth Biennial International Conference on Infant Studies, 2008.
  43. Martins, Eva Costa; Soares, Isabel; Martins, Carla; Osório, Ana. "Attachment and emotion regulation at 10 months: Psychometric qualities of a new measure for assessing dyadic emotion regulation". Trabalho apresentado em XVIth Biennial International Conference on Infant Studies, 2008.
  44. Martins, Eva Costa; Soares, Isabel; Carneiro, J.; carvalho, Marina; D´Alte, I.; Gonçalves, A.; Lopes, M.; et al. "Dyadic emotion egulation at 10 months differentiates avoidant from secure babies: Development of a dyadic emotion regulation measure and assessment procedure". Trabalho apresentado em International Attachment Conference, 2007.
  45. Martins, Eva Costa; Martins, Carla; Soares, Isabel. "Questionário de características do bebé: adaptação à idade de 10 meses e resposta pelo pai e mãe". Trabalho apresentado em XI Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, 2006.
  46. Nunes, A.; Lemos, A.; Gonçalves, A.; Peixoto, Carla; Moreira, Emilia; Martins, Eva Costa; Santos, Fernando; Cardoso, P.; Lemos, S.. "Adaptação de uma escala de maus-tratos psicológicos na infância e adolescência". Trabalho apresentado em 2º Congresso Hispano-Portugês de Psicologia - A Psicologia ao serviço da Pessoa, 2004.
  47. Nunes, A. C.; Lopes, A. R.; Gonçalves, Ana R.; Peixoto, Carla; Silva, C.; Amorim, D.; Moreira, Emília; et al. "Adaptação de uma escala de maus-tratos psicológicos na infância e adolescência a uma amostra portuguesa". Trabalho apresentado em 2º Congresso Hispano-Português de Psicologia, 2004.
Resumo em conferência
  1. Ferreira-Santos, Fernando; Pereira, Mariana R.; de Haan, Michelle; Baldeweg, Torsten; Barbosa, Fernando; Martins, Eva C.; Almeida, Pedro R.; Paiva, Tiago O.; Pipa, Francisco. "Investigating the role of affective dimensions (arousal and valence) in the neural processing of facial expressions of emotion [Abstract]". Trabalho apresentado em Program and Abstracts of the 12th Symposium of the BIAL Foundation, Porto, 2018.
  2. Ferreira-Santos, Fernando; de Haan, Michelle; Baldeweg, Torsten; Barbosa, Fernando; Martins, Eva C.; Almeida, Pedro R.; Paiva, Tiago O.; Pipa, Francisco. "Can dimensional and categorical models of the perception of facial expressions of emotion be integrated in an affective predictive coding framework?". Trabalho apresentado em 11th Symposium of the BIAL Foundation, Porto, 2016.
    Publicado
  3. Martins, Carla; Caires, Susana; Egipto, Marisa; Martins, Eva Costa; Osório, Ana; Mateus, Vera. "Strains and gains of combining work and family: Working fathers´and workimg mothe´rs´parenting experiences". Trabalho apresentado em Congresso, Leipzig, 2010.
    Publicado
  4. Martins, Eva Costa; McMahon, Catherine; Van Bakel, Hedwig; Salo, Saara. "Emotional availability (EA) in mother-child and father-child interctions: Development in an international context". Trabalho apresentado em Congresso, Leipzig, 2010.
    Publicado
  5. Martins, Eva Costa; Soares, Isabel; Freire, Mónica; Amendoeira, Maria; Martins, Carla. "Emotion regulation: Importance of father´s emotional availability (EA) and infant temperament". Trabalho apresentado em Congresso, Leipzig, 2010.
    Publicado
  6. Osório, Ana; Martins, Carla; Meins, Elizabeth; Castiajo, Paula; Mateus, Vera; Martins, Eva Costa. "Maternal mental state talk and its impact on the early development of social cognition". Trabalho apresentado em Congresso, Leipzig, 2010.
    Publicado
  7. Martins, Eva Costa; Soares, Isabel. "Dyadic Emotion Regulation and Temperament at 10 Months as Predictors of Attachment Quality at 12/16 Months". Trabalho apresentado em Congresso, Yokohama, 2008.
    Publicado
  8. Martins, Eva Costa; Soares, Isabel; Tereno, Susana. "A new measure for assessing the dyadic emotion regulation at 10 months: Psychometric qualities". Trabalho apresentado em Congresso, Yokohama, 2008.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Carvalho, Maria João Rodrigues de. "Preschoolers’ compliance to mother and to father : the interplay of parenting, children’s attachment representation and infants’ emotion regulation". Doutoramento, 2012. http://hdl.handle.net/1822/20571.
  2. Carvalho, Joana Rita David. "Quality of narratives produced in a dyadic context by preschool children: impact of maternal verbal scaffolding | Qualidade das narrativas produzidas em contexto diádico por crianças na idade pré-escolar : impacto do "scaffolding" verbal materno". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/1822/17785.
  3. Martins, Eva Inês Costa. "Regulação emocional diádica, temperamento e nível de desenvolvimento aos 10 meses como preditores da qualidade da vinculação aos 12-16 meses". Doutoramento, 2007. http://hdl.handle.net/1822/6906.

Outros

Outra produção
  1. What you morph is not what you get: Subjective and neural responses to facial expressions of emotion depend on perceived intensity/arousal (not on amount of morphing). 2020. Fernando Ferreira-Santos; Mariana R. Pereira; Tiago O. Paiva; Pedro R. Almeida; Eva C. Martins; Michelle de Haan; Torsten Baldeweg; Fernando Barbosa. https://doi.org/10.31234/osf.io/qda9m.
    10.31234/osf.io/qda9m
  2. Disentangling the Role of Face Typicality and Affect in Emotional Face Processing: Self-reported and Electrophysiological Evidence. 2018. Mariana R. Pereira; Tiago O. Paiva; Fernando Barbosa; Pedro R. Almeida; Eva C. Martins; Torsten Baldeweg; Michelle de Haan; Fernando Ferreira-Santos. https://doi.org/10.1101/378224.
    10.1101/378224
  3. Cuidados Relacionais na Primeira Infância. 2005. Tereno, Susana; Soares, Isabel; Martins, Eva Costa; Sampaio, Daniel.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2024/09 Network Analysis of Maternal Emotion Socialization and Difficulties in Emotion Regulation in Adolescents Paper presented at the XIX EARA Conference 2024 - Promoting Adolescent Solidarity and Well-being
(Chipre)
2024/04 The Porto Affective Faces Set (PAFS): Validation of a photographic set of facial stimuli of basic and non-basic expressions 18th Meeting of the Portuguese Association of Experimental Psychology (APPE) [18º Encontro da Associação Portuguesa de Psicologia Experimental (APPE)]
Portuguese Association of Experimental Psychology (Coimbra, Portugal)
2020/09 Maternal Emotion Socialization of Positive Emotions and Psychopathological Symptoms in Adolescent Boys and Girls: The mediator role of Emotion Dysregulation. 7th EARA Conference - Adolescence in a Rapidly Changing World
(Porto, Portugal)
2020/09 Effectiveness of the RBP-VP in promoting mental health in children and adolescents in foster care: A feasibility study in preparation for a future randomized controlled trial (RCT). 17th EARA Conference - Adolescence in a Rapidly Changing World
(Porto)
2018/09 Research Domain Criteria (RDoC) contributes to psychopathology and the design of evidence-based psychological interventions Psychopathology, Meaningfulness, and Understanding: International Interdisciplinary Conference
U. Portucalense (porto, Portugal)
2013 Relação entre sintomas psicopatológicos e maior utilização de estratégias de regulação emocional VIII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
(Aveiro)
2013 O processamento eletrocortical de faces é potenciado por expressões emocionais: Meta-análise do efeito de expressões faciais de emoção no componente N170 VIII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
(Aveiro)
2013 Reconhecimento emocional e funcionamento executivo em idade pré-escolar VIII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
(Aveiro)
2013 Relação entre teoria da mente e a percepção parental do relacionamento da criança com os pares VIII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
(Aveiro)
2013 Comportamentos de externalização: Relação com o reconhecimento emocional e a teoria da mente VIII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
(Aveiro)
2013 Gráfico de órbita (orbitplot): Uma nova ferramenta para a apresentação multivariada de contrastes estatísticos emparelhad VIII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
(Aveiro)
2013 The (In) Congruence of parental and teachers’ perceptions on preschoolers’ behavioral and emotional problems: Is it a question of children’s gender? Empirically Based Assessment With the ASEBA Battery: Multicultural Challenges from Europe
(Porto)
2013 Contributions of Theory of Mind and Emotion Recognition for Preschoolers' Externalizing Problems Society for Research in Child Development 2013 Biennial Meeting
(Washington)
2012 Scaffolding verbal materno: Uma proposta de avaliação no âmbito da tarefa de elicitação narrativa. Comunicação apresentada no III Seminário de Investigação em Psicologia da Universidade do Minho
(Baga)
2011 Será possível identificar a sobre-regulação emocional na infância? Associações com vinculação evitante, interacção emocional diádica e temperamento. In C. Martins (Coordenadora). Desenvolvimento sócio-emocional e sócio-cognitivo na infância e na idade pré-escolar: O papel da qualidade relacional com a mãe e o pai. Simpósio apresentado no I Congresso Investigadores em Psicologia: Spin-offs e Desafios Profissionais em tempos de crise
(Vila Real , Portugal)
2011 Atenção partilhada com a mãe e o pai: Semelhanças e diferenças In C. Martins (Coordenadora). Desenvolvimentos sócio-emocional e sócio-cognitivo na infância e na idade pré-escolar: O papel da qualidade relacional com a mãe e o pai. Simpósio apresentado no I Congresso Investigadores em Psicologia: Spin-offs e Desafios Profissionais em Tempos de Crise
(Vila real , Portugal)
2011 Obediência em idade pré-escolar: Caracteristicas individual ou característica diádica? In C. Martins (Coordenadora). Desenvolvimento sócio-emocional e sócio-cognitivo na infância e na idade pré-escolar: O papel da qualidade relacional com a mãe e o pai. Simpósio apresentado no I Congresso Investigadores em Psicologia: Spin-offs e Desafios Profissionais em tempos de crise
(Vila Real, Portugal)
2011 A importância do discurso sobre desejos para o desenvolvimento da cognição social aos 3 anos de idade. In C. Martins (Coordenadora). Desenvolvimento sócio-emocional e sócio-cognitivo na infância e na idade pré-escolar: O papel da qualidade relacional com a mãe e o pai. Simpósio apresentado no I Congresso Investigadores em Psicologia: Spin-offs e Desafios Profissionais em Tempos de Crise
(Vila Real , Portugal)
2011 Regulação emocional em bebés e intrusívidade materna: Interações para a predição de problemas emocionais e comportamentais aos 3 anos. Comunicação apresentada no seminário Avaliação da psicopatologia em crianças e adolescentes com a bateria ASEBA
(Porto , Portugal)
2011 Desejos, sentimentos e cognições: Conversar sobre estados mentais promove o desenvolvimento sócio-cognitivo e cognitivo de crianças em idade pré-escolar? Comunicação apresentada no Simpósio apresentado no I Congresso Internacional de Psicologia do Desenvolvimento
(Lisboa , Portugal)
2011 Como responder às necessidades de vinculação dos bebés na família e na creche? Comunicação apresentada no seminário Por uma Educação Melhor: Práticas Educativas rm Creche, Associação Gerações
(Vila Nova de Famalicão, Portugal)
2011 Comunicação emocional verbal e sons emocionais paternos e desenvolvimento da regulação emocional na infância. In E.C.Martins (Coordenadora). Regulação emocional e comportamental: Relações com o desenvolvimento socio-emocional, sócio-cognitivo e social na infância e idade pré-escolar. Simpósio apresentado no I Congresso Internacional de Psicologia do Desenvolvimento
(Lisboa , Portugal)
2011 Expressão de emocionalidade negativa enquanto preditora das competências de atenção partilhada aos 10 meses de idade. In E.C.Martins (Coordenadora). Regulação emocional e comportamental: Relações com o desenvolvimento socio-emocional, sócio-cognitivo e social na infância e idade pré-escolar Simpósio apresentado no I Congresso Internacional de Psicologia do Desenvolvimento
(Lisboa , Portugal)
2011 Perfis de obediência e controlo parental em idade pré-escolar. In E.C. Martins (Coordenadora). Regulação emocional e comportamental: Relações com o desenvolvimento socio-emocional, sócio-cognitivo e social na infância e idade pré-escolar. Simpósio apresentado no I Congresso Internacional de Psicologia do Desenvolvimento
(Lisboa , Portugal)
2011 Regulação Comportamental e emocional, teoria da mente e competência social em idade pré-escolar. In E.C.Martins (Coordenadora). Regulação emocional e comportamental: Relações com o desenvolvimento socio-emocional, sócio-cognitivo e social na infância e idade pré-escolar. Simpósio apresentado no I Congresso Internacional de Psicologia do Desenvolviemnto
(Lisboa , Portugal)
2011 Impacto do scaffolding verbal materno na coerência estrutural narrativa das crianças em idade pré-escolar. Comunicação apresentada no II Seminário Internacional Contributos da Psicologia em Contextos Educativos
(Braga)
2010 Tensões e ganhos associados à gestão entre trabalho e família: Experiências parentais de casais trabalhadores. Comunicação apresentada no I Seminário Internacional: Contributos da Psicologia em contextos Educativos
(Braga , Portugal)
2010 (Des)continuidade entre a qualidade da vinculação na 1ª infância e aos 3 anos de idade. Comunicação apresentada no VII Congresso Ibero-Americano de Psicologia
(Oviedo , Espanha)
2010 Regulação emocional aos 10 meses: Importância do pai e das características do bebé. Comunicação apresentada no VII Congresso Ibero-Americano de Psicologia
(Oviedo , Espanha)
2010 O desenvolvimento da vinculação ao pai é diferente da vinculação à mãe? In C. Martins (Coordenadora). Vinculação na 1ª infância: Preditores e impacto no desenvolvimento da cognição social. Simpósio apresentado no VII Simpósio Nacional de investigação em Psicologia
(Braga , Portugal)
2010 Qualidade da relação de vinculação na infância e capacidade simbólica colaborativa aos 3 anos de idade In C. Martins ( Coordenadora). Vinculação na 1ª Infância: Preditores e impacto no desenvolvimento da cognição social. Simpósio apresentado no VII Simpósio Nacional de investigação em Psicologia
(Braga , Portugal)
2010 (Des)continuidade entre a qualidade da vinculação na 1º infância e aos 3 anos. In C. Martins (Coordenadora). Vinculação na 1ª infância: Preditores e impacto no desenvolvimento da cognição social. Simpósio apresentado no VII Simpósio Nacional de investigação em Psicologia
(Braga , Portugal)
2010 (Des)continuidade entre a qualidade da vinculação na 1ª infância e aos 3 anos. In C. Martins (Coordenadora). Qualidade da relação de vinculação na infância e teoria da mente em idade pré-escolar. Simpósio apresentado no VII Simpósio Nacional de investigação em Psicologia
(Braga , Portugal)
2008 Vinculação na primeira infância: Implicações para o desenvolvimento da regulação emocional, relações sociais e psicopatologia Comunicação apresentada nas 13ªs Jornadas de Saúde Mental do Algarve
(Algarve- Carvoeiro , Portugal)
2008 Avaliação da qualidade da regulação emocional em contexto diádico, aos 10 meses: "Tarefa de encaixe". In I. Soares (Coordenadora), Novas abordagens para a avaliação da vinculação ao longo do desenvolviemnto. Simpósio conduzido na XIII Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos
(Braga , Portugal)
2006 Avaliação da regulação emocional no contexto diádico aos 10 meses. IV Simpósio Nacional de investigação em Psicologia
(Évora , Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2022/11/01 - Atual (2022.14551.BD) The mediating role of emotion regulation strategies between parental socialization of positive emotions and psychopathological symptoms in adolescence
Orientador de Márcia Silva Azevedo
Doutoramento em Psicologia, Especialidade em Psicologia Clínica (Doutoramento)
Instituto Universitário da Maia, Portugal

Universidade do Porto Centro de Psicologia, Portugal
2018 - 2019 Maternal Emotion Socialization of Positive Emotions and Psychopathological Symptoms in Adolescent Boys and Girls: The mediator role of Emotion Dysregulation.
Coorientador
Master Degree in Clinical Psychology and Health
ISMAI – Instituto Universitário da Maia , Portugal
2017 - 2018 Relação entre a Função Executiva e a Fase de Desenvolvimento da Compreensão Emocional em Crianças do Período Pré-Escolar [Executive function and development stage of emotional understanding in preschool-aged children].
Orientador de Inês Salafranca
Master in Clinical and Health Psychology, (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2017 - 2018 Regulation of positive emotions and temperament as predictors of social competence in children of four years and a half
Orientador
Clinical and Health Psychology (Mestrado)
Maia University Institute, Portugal
2017 - 2018 Regulation of positive emotions and internalization symptoms in children of four years and half
Orientador
Clinical and Health Psychology (Mestrado)
Maia University Institute, Portugal
2017 - 2018 Executive function and development stage of emotional understanding in preschool-aged children
Orientador
Master in Clinical and Health Psychology (Mestrado)
2016 - 2017 Emotion regulation of positive emotions and emotional comprehension in 3 to 6 years old children
Orientador
Master in Clinical and Health Psychology (Mestrado)
Maia University Institute, Portugal
2016 - 2017 Prematurity as a challenge to parenthood: Relations between emotion regulation and parental stress
Orientador
Master in Clinical and Health Psychology (Mestrado)
Maia University Institute, Portugal
2016 - 2017 Parenting styles and emotion dysregulation in pre-school children
Orientador
Master in Clinical and Health Psychology (Mestrado)
Maia University Institute, Portugal
2016 - 2017 Competências sociais e regulação emocional em crianças com idades compreendidas entre os 4 e os 6 anos
Orientador
Master in Clinical and Health Psychology (Mestrado)
Maia University Institute, Portugal
2014 - 2015 (Juliana Patrícia Pereira Leal) Programa de promoção de competências socioemocionais em crianças entre os 4 e os 6 anos: Estudo do impacto nas funções executivas e das interrelações com a regulação emocional
Orientador
2014 - 2015 (Diana Alves Barbosa Leal da Silva) Avaliação da eficácia de um programa de promoção de competências emocionais e sociais em crianças entre os 4 e os 6 anos: Estudo do impacto na capacidade da criança para compreender emoções.
Orientador
2014 - 2015 (Maria da Graça Silva Bessa) A relação entre regulação emocional dos pais e a regulação emocional e a labilidade/negatividade dos filhos.
Orientador
2012 - 2012 Satisfação Conjugal e Sexo da criança: Relações com a Regulação da Expressão Emocional em Idade Pré-Escolar
Coorientador
Mestrado (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal

Universidade do Minho, Portugal
2012 - 2012 Temperamento e Sexo da Criança: Relações com a Regulação da Expressão Emocional em Idade Pré-Escolar
Orientador
Mestrado (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2012 - 2012 Reações parentais à expressão emocional negativa da criança: Relações com o funcionamento executivo hot
Orientador
Mestrado (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2012 - 2012 Relação entre a socialização emocional parental e a regulação emocional no adolescente
Orientador
Mestrado (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2012 - 2012 Regulação das emoções e socialização emocional: tradução, adaptação e estudo das qualidades psicométricas do questionário “Emotion as a child”
Orientador
Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2007 - 2012 Preschoolers´Compliance to mother and to father: The Interplay of Parenting, Cildren´s Attachment Representation and Infants´ Emotion Regulation (Obediência em idade Pré-escolar à mãe e ao pai: a Interação da Parentalidade e da Representação da Vinculação e da Regulação Emocional precoce da criança)
Coorientador
PhD in Psychology (Clinical Psychology) (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2011 - 2011 Qualidade das narrativas produzidas em contexto diádico por crianças na idade pré-escolar: Impacto do scaffolding verbal materno
Coorientador
Mestrado Integrado em Psicologia: área de conhecimento Psicologia Clínica (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2011 - 2011 Prontidão escolar cognitiva: Relações entre regulação comportamental, competências cognitivas/académicas e posterior sucesso escolar
Coorientador
Mestrado Integrado em Psicologia: área de conhecimento Psicologia Clínica (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal

Universidade do Minho, Portugal
2011 - 2011 Competência social e teoria da mente em idade pré-escolar
Coorientador
Mestrado Integrado em Psicologia: área de conhecimento Psicologia Clínica (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal

Universidade do Minho, Portugal
2011 - 2011 Trajectória desenvolvimental de comportamentos de obediência em interacção com a mãe e com o pai durante o período pré-escolar
Coorientador
Mestrado Integrado em Psicologia: área de conhecimento Psicologia Clínica (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal

Universidade do Minho, Portugal
2011 - 2011 Comportamentos Interactivos Paternos e Envolvimento da Criança: Relação com o seu Nível de Desenvolvimento
Orientador
Mestrado Integrado em Psicologia: área de conhecimento Psicologia Clínica (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal

Universidade do Minho, Portugal
2011 - 2011 Ajustamento conjugal e o desenvolvimento do bebé
Orientador
Mestrado Integrado em Psicologia: área de conhecimento Psicologia Clínica (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2011 - 2011 Regulação Emocional Diádica (pai-bebé) e temperamento aos 10 meses
Orientador
Mestrado Integrado em Psicologia: área de conhecimento Psicologia Clínica (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2011 - 2011 Relações entre psicopatologia, vinculação do adulto e dificuldades de regulação emocional
Orientador
Mestrado Integrado em Psicologia: área de conhecimento Psicologia Clínica (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2011 - 2011 Relação entre relacionamento conjugal e temperamento infantil: associação entre baixos níveis qualitativos do ajustamento conjugal e temperamento difícil
Orientador
Mestrado Integrado em Psicologia: área de conhecimento Psicologia Clínica (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2011 - 2011 Regulação Emocional Diádica Mãe-bebé, Sexo e Resposta Psicofisiológica da Arritmia Sinusal Respiratória(RSA) aos 10 meses: Estudo Exploratório
Orientador
Mestrado Integrado em Psicologia: área de conhecimento Psicologia Clínica (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2011 - 2011 Desafios da Institucionalização: Aceitação-rejeição parental, coping e comportamento delinquente
Coorientador
Mestrado Integrado em Psicologia: área de conhecimento Psicologia Clínica (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2011 - 2011 Stress, ansiedade, depressão e auto-estima: Estudo sobre a pertença ou não num grupo religioso
Coorientador
Mestrado Integrado em Psicologia: área de conhecimento Psicologia Clínica (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2010 - 2010 Comunicação Emocional Verbal e Sons Emocionais Paternos e Regulação Emocional do Bebé na Interacção Diádica Pai-Bebé
Orientador
Mestrado Integrado em Psicologia: área de conhecimento Psicologia Clínica (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2010 - 2010 Temperamento, tónus vagal cardíaco e sexo aos 10 meses de idade
Orientador
Mestrado Integrado em Psicologia: área de conhecimento Psicologia Clínica (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2010 - 2010 Relação entre envolvimento paterno e desenvolvimento do bebé: influência do trabalho do pai e género do bebé
Orientador
Mestrado Integrado em Psicologia: área de conhecimento Psicologia Clínica (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2010 - 2010 Comunicação Emocional Verbal e Sons Emocionais Maternos e Regulação Emocional do Bebé na Interacção Diádica Mãe-Bebé
Orientador
Mestrado Integrado em Psicologia: área de conhecimento Psicologia Clínica (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2009 - 2009 Regulação emocional diádica (mãe-bebé) e temperamento aos 10 meses
Orientador
Mestrado Integrado em Psicologia: área de conhecimento Psicologia Clínica (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2009 - 2009 Nível de desenvolvimento, temperamento, disponibilidade emocional e regulãção emocional diádica aos 10 meses como antecedentes da qualidade da vinculação ao pai e á mãe aos 12/16 meses
Orientador
Mestrado Integrado em Psicologia: área de conhecimento Psicologia Clínica (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2009 - 2009 Influência do género e do nível socio-económico na qualidade da interacção pai-bebé
Orientador
Mestrado Integrado em Psicologia: área de conhecimento Psicologia Clínica (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2009 - 2009 Disponibilidade emocional paterna, género e temperamento da criança como factores associados à qualidade da regulação emocional diádica
Orientador
Mestrado Integrado em Psicologia: área de conhecimento Psicologia Clínica (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2009 - 2009 Vinculação do adulto e desenvolvimento do bebé aos 10 meses
Orientador
Mestrado Integrado em Psicologia: área de conhecimento Psicologia Clínica (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2009 - 2009 Nível sócio-económico, emprego materno e interacção mãe-bebé: Estudo exploratório
Orientador
Mestrado Integrado em Psicologia: área de conhecimento Psicologia Clínica (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2009 - 2009 Vinculação adulta, relacionamento conjugal e interacções mãe-bebé: Estudo exploratório
Orientador
Mestrado Integrado em Psicologia: área de conhecimento Psicologia Clínica (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2009 - 2009 Mudanças na paternidade: participação parental e impacto do trabalho na familia
Orientador
Mestrado Integrado em Psicologia: área de conhecimento Psicologia Clínica (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2015 Security of Internal Attachment Models, Parent-Child Reminiscence, and Preschool-Aged Children's Emotional Knowledge [Segurança dos Modelos Internos de Vinculação, Reminiscência Pais Criança e Conhecimento Emocional das Criança em Idade do Pré-Escolar]
Arguente principal
Ana Sofia Garcia Rebelo (Doutoramento)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2024 - Atual Laboratories of Basic Consultation and Intervention Skills II: Children and Adolescents [Laboratórios de Competências Básicas de Consulta e Intervenção II: Crianças e Adolescentes] Psychology (Licenciatura) Universidade da Maia, Portugal
2019 - Atual Research Laboratories in Clinical Psychology I [Laboratórios de Investigação em Psicologia Clínica I] PHD in Psychology - Clinical Psychology | Doutoramento em Psicologia - Especialidade em Psicologia Clínica Universidade da Maia, Portugal
2013 - Atual Psychological Assessment and Intervention in Childhood and Adolescence I [Avaliação e Intervenção Psicológica na Infância e Adolescência I] Master in Clinical Psychology and Health (Mestrado) Instituto Universitário da Maia, Portugal
2012/02 - 2019 Developmental psychopathology across the life span [Psicopatologia do desenvolvimento ao longo do ciclo vital] PHD in Psychology - Clinical Psychology | Doutoramento em Psicologia - Especialidade em Psicologia Clínica (Doutoramento) Instituto Universitário da Maia, Portugal
2012/02 - 2019 Clinical Intervention with Specific Populations Children and Adolescents [Intervenção Clínica com Populações Específicas Crianças e Adolescentes] PHD in Psychology - Clinical Psychology | Doutoramento em Psicologia - Especialidade em Psicologia Clínica (Doutoramento) Instituto Universitário da Maia, Portugal
2007/02 - 2019 Psicopatologia II Psychology Undergraduate Degree | Curso de Psicologia (Licenciatura) Instituto Universitário da Maia, Portugal
2011/02 - 2011 Participação na unidade curricular de intervenção em Psicologia da Justiça, com o módulo Intervenção junto de menores institucionalizados/as (4h) Mestrado de Psicologia da Justiça (Mestrado) Instituto Universitário da Maia, Portugal
2007/09 - 2011 Psicologia I Licenciatura de Enfermagem (Licenciatura) Escola Superior de Enfermagem de Santa Maria, Portugal
2007/09 - 2011 Modelos Terapêuticos Licenciatura de Enfermagem (Licenciatura) Escola Superior de Enfermagem de Santa Maria, Portugal
2007/09 - 2011 Terapias Complementares Licenciatura de Enfermagem (Licenciatura) Escola Superior de Enfermagem de Santa Maria, Portugal
2007/02 - 2007 regente da unidade curricular Modelos de consulta Psicológica na Infância e Adolescência Mestrado (Mestrado) Instituto Universitário da Maia, Portugal
2007/02 - 2007 regente das unidades curriculares psicopatologia Mestrado Consulta Psicológica Aconselhamento e Psicoterapia (Mestrado) Instituto Universitário da Maia, Portugal
2007/02 - 2007 Intervenção em Consulta Psicológica, Aconselhamento e Psicoterapia I Mestrado Consulta Psicológica Aconselhamento e Psicoterapia (Mestrado) Instituto Universitário da Maia, Portugal
2007/02 - 2007 regente das unidades curriculares laboratórios de Psicologia do Desenvolvimento Curso de Psicologia (Licenciatura) Instituto Universitário da Maia, Portugal
2007/02 - 2007 regente das unidades curriculares Intodução à intervenção Psicológica II Aconselhamento Psicossocial (Licenciatura) Instituto Universitário da Maia, Portugal
2007/02 - 2007 Psicopatologia II Aconselhamento Psicossocial (Licenciatura) Instituto Universitário da Maia, Portugal
2005/01 - 2005 Psicologia Social Licenciatura de Enfermagem (Licenciatura) Escola Superior de Enfermagem de Santa Maria, Portugal
2003/09 - 2004 Psicologia do Desenvolvimento Licenciatura em Educação Social (Licenciatura) Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2002/09 - 2003 Psicopatologia II Licenciatura em Psicologia e Aconselhamento Psicossocial (Licenciatura) Instituto Universitário da Maia, Portugal
2002/09 - 2003 Laboratórios de psicologia do desenvolvimento Licenciatura em Psicologia e Aconselhamento Psicossocial (Licenciatura) Instituto Universitário da Maia, Portugal
2002/09 - 2003 Introdução à intervenção psicológica II Licenciatura em Psicologia e Aconselhamento Psicossocial (Licenciatura) Instituto Universitário da Maia, Portugal
2002/09 - 2003 Psicologia do desenvolvimento Licenciatura em Psicologia e Aconselhamento Psicossocial (Licenciatura) Instituto Universitário da Maia, Portugal
2002/09 - 2003 Métodos de avaliação biopsicossocial Licenciatura em Psicologia e Aconselhamento Psicossocial (Licenciatura) Instituto Universitário da Maia, Portugal
2002/09 - 2003 Teoria e prática de aconselhamento Licenciatura em Psicologia e Aconselhamento Psicossocial (Licenciatura) Instituto Universitário da Maia, Portugal
2002/09 - 2003 Desenvolvimento humano Licenciatura em Psicologia e Aconselhamento Psicossocial (Licenciatura) Instituto Universitário da Maia, Portugal
2002/09 - 2003 Métodos e técnicas terapêuticas Licenciatura em Psicologia e Aconselhamento Psicossocial (Licenciatura) Instituto Universitário da Maia, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2023 - Atual The Collaboration on Attachment to Multiple Parents and Outcomes Synthesis (CAMPOS)
2017 - Atual Portuguese Order of Psychologists (Ordem dos Psicólogos Portugueses) Effective member - Specialist in Clinical and Health Psychology (Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde)
2011/03 - 2020 ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE VINCULAÇÃO -APV

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2009/09 - 2012 Elemento constitutivo do Conselho Pedagógico
Outro
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2007/09 - 2010/01 Membro de Conselho Consultivo
Membro
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2009/09 - 2010 Elemento constitutivo do Conselho Pedagógico
Outro
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2007/09 - 2009 Elemento constitutivo do Conselho Científico
Outro
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2007/09 - 2008 Elemento constitutivo do Conselho Pedagógico
Outro
Instituto Universitário da Maia, Portugal

Revisão ad hoc de artigos em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2024 - Atual Journal of Applied Developmental Psychology
2024 - Atual Early Child Development and Care
2018 - Atual Developmental Psychology
2017 - Atual Journal of Family Psychology
2014 - Atual Assessment

Tutoria

Tópico Nome do aluno
2024 - Atual (BII202407_06-3M) Studentships research initiation grants FCT (Bolsas de iniciação à investigação FCT) Studentships research initiation
2024 - Atual (BII202407_06-3M) Studentships research initiation - FCT (Bolsas de Iniciação à INVESTIGAÇÃO) DIOGO ALEXANDRE MARTINS CARDOSO FONSECA