Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Eva Inês Costa Martins
Nomes de citação
- Martins, Eva C.
Identificadores de autor
- Ciência ID
- E910-6020-FE58
- ORCID iD
- 0000-0002-0096-5609
- Researcher Id
- M-4727-2013
- Scopus Author Id
- 26642485400
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Psicologia
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Inglês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Português | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2024/03
Concluído
|
Curricular Unit Planning (Planeamento da Unidade Curricular) (Outros)
Lifelong Training Center (CFLV): Maiêutica, Higher Education Cooperative, C.R.L. (Centro de Formação ao Longo da Vida (CFLV):
Maiêutica, Cooperativa de Ensino Superior, C.R.L.), Portugal
|
|
2024/02
Concluído
|
AI Training for Research: Elicit, Research Rabbit, and Scholarcy (Formação IA para Investigação: Pesquisar (Elicit), Espessar
(Research Rabbit), e Resumir (Scholarcy)) (Outros)
Lifelong Training Center (CFLV): Maiêutica, Higher Education Cooperative, C.R.L. (Centro de Formação ao Longo da Vida (CFLV):
Maiêutica, Cooperativa de Ensino Superior, C.R.L.), Portugal
|
|
2018 - 2018
Concluído
|
Working with children after trauma and loss – methods and tools (Professor Atle Dyregrov) (Outros)
Universidade do Porto, Portugal
|
|
2016 - 2016
Concluído
|
Peers® certified training seminar (Elizabeth Laugeson) (Outros)
Focus CRL, Portugal
|
|
2016
Concluído
|
Specialist in Clinical and Health Psychology (Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde) (Título de especialista)
Portuguese Order of Psychologists (Ordem dos Psicólogos Portugueses), Portugal
|
|
2009 - 2009
Concluído
|
Attachment Story Completion Task (Bretherton et al.,1990) (Curso médio)
Universidade do Minho, Portugal
|
|
2009 - 2009
Concluído
|
Video-feedback Intervention to Promote Positive Parenting (VIPP-SD) (Curso médio)
Universidade do Minho, Portugal
|
|
2009 - 2009
Concluído
|
The Tavistock psychoanalytic model of work with infants, children (...) (Curso médio)
Tavistock clinic - Londres , Reino Unido
|
|
2008 - 2008
Concluído
|
Tool-Kit of Cognitive Neuroscience 2008: EEG, ERP, MEG, PET, fMRI, TMS (Curso médio)
Universidade de Radboud (Nijmegen, Holanda), Países Baixos
|
|
2007 - 2007
Concluído
|
Introdução aos de modelos regressão multinível (Curso médio)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
|
2004 - 2007
Concluído
|
PhD in Psychology (Clinical Psychology) (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
"Dyadic Emotional Regulation, Temperament, and Developmental Level at 10 Months as Predictors of Attachment Quality|Regulação
Emocional Diádica, Temperamento e Nível de Desenvolvimento aos 10 Meses como Preditores da Qualidade da Vinculação aos 12/16
Meses" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Aprovado |
2006 - 2006
Concluído
|
Circle of Security, programa de intervenção precoce para crianças e pais (Outros)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
|
2005 - 2005
Concluído
|
Obtenção de fidelidade na administração e cotação da "Situação Estranha" (Curso médio)
Universidade do Minho, Portugal
|
|
2005 - 2005
Concluído
|
Avaliação do desenvolvimento psicomotor do recém-nascido (Curso médio)
Universidade do Minho, Portugal
|
|
2005 - 2005
Concluído
|
Attachment & Psychopathology - International Course (Curso médio)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
|
2005 - 2005
Concluído
|
Cotação do Grupo D - Situação Estranha (Outros)
University of Minnesota Press, Estados Unidos
|
|
2004 - 2004
Concluído
|
Fidelidade na administação e cotação das Emotional Availability Scales (Curso médio)
Colorado State University, Estados Unidos
|
|
2003 - 2004
Concluído
|
Estágio clínico supervisionado pela Professora Doutora Margarida Rangel (Curso médio)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
|
2002 - 2003
Concluído
|
Formação em Supervisão Clínica de Crianças (Curso médio)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
|
1997 - 2002
Concluído
|
Licenciatura em Psicologia (Licenciatura)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
16 valores |
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2013/09 - Atual | Investigador (Investigação) | Universidade do Porto Centro de Psicologia, Portugal |
2008 - 2012 | Investigador visitante (Investigação) | Universidade de Coimbra Centro de Investigação do Núcleo de Estudos e Intervenção Cognitivo-Comportamental, Portugal |
2007 - 2007/12 | Estagiário de Investigação (Investigação) | Universidade do Minho, Portugal |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2020 - Atual | Professor Associado (Docente Universitário) | ISMAI – Instituto Universitário da Maia , Portugal |
Instituto Universitário da Maia, Portugal | ||
2007 - 2020 | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Instituto Universitário da Maia, Portugal |
2013 - 2019 | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade da Maia, Portugal |
2007/09 - 2011 | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Escola Superior de Enfermagem de Santa Maria, Portugal |
2002 - 2007 | Assistente (Docente Universitário) | Instituto Universitário da Maia, Portugal |
2005/01 - 2005 | Assistente (Docente Universitário) | Escola Superior de Enfermagem de Santa Maria, Portugal |
2003/09 - 2004 | Assistente (Docente Universitário) | Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2024 - Atual | Self-Assessment Monitoring Committee for Course Accreditation Degree in Psychology University of Maia by A3ES - Higher Education Assessment and Accreditation Agency | Maiêutica Cooperativa de Ensino Superior CRL, Portugal |
Universidade da Maia, Portugal | ||
2011 - Atual | Scientific-Pedagogic Council | Universidade da Maia, Portugal |
2014/09 - 2019/01 | Course Coordenator - Psychology (Undergraduate Degree) | Maia University Institute, Portugal |
2016 - 2018 | Scientific Council | Universidade da Maia, Portugal |
2013 - 2014 | Pedagogic Council | Universidade da Maia, Portugal |
2007 - 2009 | Scientific Council | Universidade da Maia, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2008/01 - 2019/01 | Clinical Psychologist | Psic- Prática Psicológica, Lda., Portugal |
2011/10 - 2012/05 | Supervision | Colégio dos Orfãos do Porto, Portugal |
2009/09 - 2011/09 | Supervision | Lar Maria Pia (Santa Casa da Misericórdia de Ponte de Lima), Portugal |
2009/09 - 2011/09 | Supervision | Lar São José (Santa Casa da Misericórdia de Ponte Lima) , Portugal |
2010/09 - 2011/07 | Supervision | Lar de Infância e Juventude Vicenta Maria (Porto), Portugal |
2009/09 - 2011/07 | Supervision | Lar Infância e Juventude (Centro Social Paroquial Divino Salvador, Ribas), Portugal |
2002/10 - 2004 | Clinical Psychologist | Psic- Prática Psicológica, Lda., Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2022/11 - 2026/10 | O papel mediador das estratégias de regulação emocional entre socialização parental de emoções positivas e sintomas psicopatológicos
na adolescência
88290DFA
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
2004/10/01 - 2007/07/31 | PARENTAL EMOTIONAL AVAILABILITY, COGNITIVE-EMOTIONAL REGULATION AND ORGANIZATION OF ATTACHMENT IN EARLY CHILDHOOD [DISPONIBILIDADE
EMOCIONAL PARENTAL, REGULAÇÃO COGNITIVO-EMOCIONAL E ORGANIZAÇÃO DA VINCULAÇÃO NA PRIMEIRA INFÂNCIA]
SFRH/BD/16524/2004
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2015 - Atual | Bial Foundation 242/14: The role of affective dimensions in the perception of facial expressions of emotion: Neuropsychophysiological,
developmental, and neuroimaging examination of an affective predictive coding framework
Bial Foundation 242/14
Investigador
Universidade do Porto, Portugal
|
Fundação Bial
Em curso
|
2019/01/01 - 2019/12/31 | Center for Psychology at University of Porto
UID/PSI/00050/2019
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Universidade do Porto Centro de Psicologia, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2011/03 - 2014/08 | FCT - PTDC/PSI-EDD/114527/2009: Children's socio-emotional-cognitive school readiness: A longitudinal approach to its developmental
course during preschool years
Investigador
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2011/01/01 - 2013/12/31 | Strategic Project - UI 730 - 2011-2012
PEst-OE/PSI/UI0730/2011
Universidade de Coimbra, Portugal
Universidade de Coimbra Centro de Investigação em Neuropsicologia e Intervenção Cognitivo-Comportamental, Portugal Universidade de Aveiro, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2017 - Atual | Parental emotional socialization and psychopathological symptoms in adolescence
-
Investigador responsável
UNIDEP – ISMAI/Maiêutica CRL , Portugal
|
Em curso
|
2017 - 2021 | Adaptation and evaluation of the effectiveness of a program to promote resilience in Portuguese adolescents.
SIFIDE 2017-2021
Investigador responsável
UNIDEP – ISMAI/Maiêutica CRL , Portugal
|
UNIDEP – ISMAI/Maiêutica CRL
Em curso
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Documento de trabalho |
|
Poster em conferência |
|
Resumo em conferência |
|
Tese / Dissertação |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2024/09 | Network Analysis of Maternal Emotion Socialization and Difficulties in Emotion Regulation in Adolescents | Paper presented at the XIX EARA Conference 2024 - Promoting Adolescent Solidarity and Well-being
(Chipre)
|
2024/04 | The Porto Affective Faces Set (PAFS): Validation of a photographic set of facial stimuli of basic and non-basic expressions | 18th Meeting of the Portuguese Association of Experimental Psychology (APPE) [18º Encontro da Associação Portuguesa de Psicologia
Experimental (APPE)]
Portuguese Association of Experimental Psychology (Coimbra, Portugal)
|
2020/09 | Maternal Emotion Socialization of Positive Emotions and Psychopathological Symptoms in Adolescent Boys and Girls: The mediator role of Emotion Dysregulation. | 7th EARA Conference - Adolescence in a Rapidly Changing World
(Porto, Portugal)
|
2020/09 | Effectiveness of the RBP-VP in promoting mental health in children and adolescents in foster care: A feasibility study in preparation for a future randomized controlled trial (RCT). | 17th EARA Conference - Adolescence in a Rapidly Changing World
(Porto)
|
2018/09 | Research Domain Criteria (RDoC) contributes to psychopathology and the design of evidence-based psychological interventions | Psychopathology, Meaningfulness, and Understanding: International Interdisciplinary Conference
U. Portucalense (porto, Portugal)
|
2013 | Relação entre sintomas psicopatológicos e maior utilização de estratégias de regulação emocional | VIII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
(Aveiro)
|
2013 | O processamento eletrocortical de faces é potenciado por expressões emocionais: Meta-análise do efeito de expressões faciais de emoção no componente N170 | VIII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
(Aveiro)
|
2013 | Reconhecimento emocional e funcionamento executivo em idade pré-escolar | VIII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
(Aveiro)
|
2013 | Relação entre teoria da mente e a percepção parental do relacionamento da criança com os pares | VIII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
(Aveiro)
|
2013 | Comportamentos de externalização: Relação com o reconhecimento emocional e a teoria da mente | VIII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
(Aveiro)
|
2013 | Gráfico de órbita (orbitplot): Uma nova ferramenta para a apresentação multivariada de contrastes estatísticos emparelhad | VIII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
(Aveiro)
|
2013 | The (In) Congruence of parental and teachers’ perceptions on preschoolers’ behavioral and emotional problems: Is it a question of children’s gender? | Empirically Based Assessment With the ASEBA Battery: Multicultural Challenges from Europe
(Porto)
|
2013 | Contributions of Theory of Mind and Emotion Recognition for Preschoolers' Externalizing Problems | Society for Research in Child Development 2013 Biennial Meeting
(Washington)
|
2012 | Scaffolding verbal materno: Uma proposta de avaliação no âmbito da tarefa de elicitação narrativa. | Comunicação apresentada no III Seminário de Investigação em Psicologia da Universidade do Minho
(Baga)
|
2011 | Será possível identificar a sobre-regulação emocional na infância? Associações com vinculação evitante, interacção emocional diádica e temperamento. In C. Martins (Coordenadora). Desenvolvimento sócio-emocional e sócio-cognitivo na infância e na idade pré-escolar: O papel da qualidade relacional com a mãe e o pai. | Simpósio apresentado no I Congresso Investigadores em Psicologia: Spin-offs e Desafios Profissionais em tempos de crise
(Vila Real , Portugal)
|
2011 | Atenção partilhada com a mãe e o pai: Semelhanças e diferenças In C. Martins (Coordenadora). Desenvolvimentos sócio-emocional e sócio-cognitivo na infância e na idade pré-escolar: O papel da qualidade relacional com a mãe e o pai. | Simpósio apresentado no I Congresso Investigadores em Psicologia: Spin-offs e Desafios Profissionais em Tempos de Crise
(Vila real , Portugal)
|
2011 | Obediência em idade pré-escolar: Caracteristicas individual ou característica diádica? In C. Martins (Coordenadora). Desenvolvimento sócio-emocional e sócio-cognitivo na infância e na idade pré-escolar: O papel da qualidade relacional com a mãe e o pai. | Simpósio apresentado no I Congresso Investigadores em Psicologia: Spin-offs e Desafios Profissionais em tempos de crise
(Vila Real, Portugal)
|
2011 | A importância do discurso sobre desejos para o desenvolvimento da cognição social aos 3 anos de idade. In C. Martins (Coordenadora). Desenvolvimento sócio-emocional e sócio-cognitivo na infância e na idade pré-escolar: O papel da qualidade relacional com a mãe e o pai. | Simpósio apresentado no I Congresso Investigadores em Psicologia: Spin-offs e Desafios Profissionais em Tempos de Crise
(Vila Real , Portugal)
|
2011 | Regulação emocional em bebés e intrusívidade materna: Interações para a predição de problemas emocionais e comportamentais aos 3 anos. | Comunicação apresentada no seminário Avaliação da psicopatologia em crianças e adolescentes com a bateria ASEBA
(Porto , Portugal)
|
2011 | Desejos, sentimentos e cognições: Conversar sobre estados mentais promove o desenvolvimento sócio-cognitivo e cognitivo de crianças em idade pré-escolar? | Comunicação apresentada no Simpósio apresentado no I Congresso Internacional de Psicologia do Desenvolvimento
(Lisboa , Portugal)
|
2011 | Como responder às necessidades de vinculação dos bebés na família e na creche? | Comunicação apresentada no seminário Por uma Educação Melhor: Práticas Educativas rm Creche, Associação Gerações
(Vila Nova de Famalicão, Portugal)
|
2011 | Comunicação emocional verbal e sons emocionais paternos e desenvolvimento da regulação emocional na infância. In E.C.Martins (Coordenadora). Regulação emocional e comportamental: Relações com o desenvolvimento socio-emocional, sócio-cognitivo e social na infância e idade pré-escolar. | Simpósio apresentado no I Congresso Internacional de Psicologia do Desenvolvimento
(Lisboa , Portugal)
|
2011 | Expressão de emocionalidade negativa enquanto preditora das competências de atenção partilhada aos 10 meses de idade. In E.C.Martins (Coordenadora). Regulação emocional e comportamental: Relações com o desenvolvimento socio-emocional, sócio-cognitivo e social na infância e idade pré-escolar | Simpósio apresentado no I Congresso Internacional de Psicologia do Desenvolvimento
(Lisboa , Portugal)
|
2011 | Perfis de obediência e controlo parental em idade pré-escolar. In E.C. Martins (Coordenadora). Regulação emocional e comportamental: Relações com o desenvolvimento socio-emocional, sócio-cognitivo e social na infância e idade pré-escolar. | Simpósio apresentado no I Congresso Internacional de Psicologia do Desenvolvimento
(Lisboa , Portugal)
|
2011 | Regulação Comportamental e emocional, teoria da mente e competência social em idade pré-escolar. In E.C.Martins (Coordenadora). Regulação emocional e comportamental: Relações com o desenvolvimento socio-emocional, sócio-cognitivo e social na infância e idade pré-escolar. | Simpósio apresentado no I Congresso Internacional de Psicologia do Desenvolviemnto
(Lisboa , Portugal)
|
2011 | Impacto do scaffolding verbal materno na coerência estrutural narrativa das crianças em idade pré-escolar. | Comunicação apresentada no II Seminário Internacional Contributos da Psicologia em Contextos Educativos
(Braga)
|
2010 | Tensões e ganhos associados à gestão entre trabalho e família: Experiências parentais de casais trabalhadores. | Comunicação apresentada no I Seminário Internacional: Contributos da Psicologia em contextos Educativos
(Braga , Portugal)
|
2010 | (Des)continuidade entre a qualidade da vinculação na 1ª infância e aos 3 anos de idade. | Comunicação apresentada no VII Congresso Ibero-Americano de Psicologia
(Oviedo , Espanha)
|
2010 | Regulação emocional aos 10 meses: Importância do pai e das características do bebé. | Comunicação apresentada no VII Congresso Ibero-Americano de Psicologia
(Oviedo , Espanha)
|
2010 | O desenvolvimento da vinculação ao pai é diferente da vinculação à mãe? In C. Martins (Coordenadora). Vinculação na 1ª infância: Preditores e impacto no desenvolvimento da cognição social. | Simpósio apresentado no VII Simpósio Nacional de investigação em Psicologia
(Braga , Portugal)
|
2010 | Qualidade da relação de vinculação na infância e capacidade simbólica colaborativa aos 3 anos de idade In C. Martins ( Coordenadora). Vinculação na 1ª Infância: Preditores e impacto no desenvolvimento da cognição social. | Simpósio apresentado no VII Simpósio Nacional de investigação em Psicologia
(Braga , Portugal)
|
2010 | (Des)continuidade entre a qualidade da vinculação na 1º infância e aos 3 anos. In C. Martins (Coordenadora). Vinculação na 1ª infância: Preditores e impacto no desenvolvimento da cognição social. | Simpósio apresentado no VII Simpósio Nacional de investigação em Psicologia
(Braga , Portugal)
|
2010 | (Des)continuidade entre a qualidade da vinculação na 1ª infância e aos 3 anos. In C. Martins (Coordenadora). Qualidade da relação de vinculação na infância e teoria da mente em idade pré-escolar. | Simpósio apresentado no VII Simpósio Nacional de investigação em Psicologia
(Braga , Portugal)
|
2008 | Vinculação na primeira infância: Implicações para o desenvolvimento da regulação emocional, relações sociais e psicopatologia | Comunicação apresentada nas 13ªs Jornadas de Saúde Mental do Algarve
(Algarve- Carvoeiro , Portugal)
|
2008 | Avaliação da qualidade da regulação emocional em contexto diádico, aos 10 meses: "Tarefa de encaixe". In I. Soares (Coordenadora), Novas abordagens para a avaliação da vinculação ao longo do desenvolviemnto. | Simpósio conduzido na XIII Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos
(Braga , Portugal)
|
2006 | Avaliação da regulação emocional no contexto diádico aos 10 meses. | IV Simpósio Nacional de investigação em Psicologia
(Évora , Portugal)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2022/11/01 - Atual | (2022.14551.BD) The mediating role of emotion regulation strategies between parental socialization of positive emotions and
psychopathological symptoms in adolescence
Orientador de Márcia Silva Azevedo
|
Doutoramento em Psicologia, Especialidade em Psicologia Clínica (Doutoramento)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
Universidade do Porto Centro de Psicologia, Portugal |
2018 - 2019 | Maternal Emotion Socialization of Positive Emotions and Psychopathological Symptoms in Adolescent Boys and Girls: The mediator
role of Emotion Dysregulation.
Coorientador
|
Master Degree in Clinical Psychology and Health
ISMAI – Instituto Universitário da Maia , Portugal
|
2017 - 2018 | Relação entre a Função Executiva e a Fase de Desenvolvimento da Compreensão Emocional em Crianças do Período Pré-Escolar [Executive
function and development stage of emotional understanding in preschool-aged children].
Orientador de Inês Salafranca
|
Master in Clinical and Health Psychology, (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
|
2017 - 2018 | Regulation of positive emotions and temperament as predictors of social competence in children of four years and a half
Orientador
|
Clinical and Health Psychology (Mestrado)
Maia University Institute, Portugal
|
2017 - 2018 | Regulation of positive emotions and internalization symptoms in children of four years and half
Orientador
|
Clinical and Health Psychology (Mestrado)
Maia University Institute, Portugal
|
2017 - 2018 | Executive function and development stage of emotional understanding in preschool-aged children
Orientador
|
Master in Clinical and Health Psychology (Mestrado) |
2016 - 2017 | Emotion regulation of positive emotions and emotional comprehension in 3 to 6 years old children
Orientador
|
Master in Clinical and Health Psychology (Mestrado)
Maia University Institute, Portugal
|
2016 - 2017 | Prematurity as a challenge to parenthood: Relations between emotion regulation and parental stress
Orientador
|
Master in Clinical and Health Psychology (Mestrado)
Maia University Institute, Portugal
|
2016 - 2017 | Parenting styles and emotion dysregulation in pre-school children
Orientador
|
Master in Clinical and Health Psychology (Mestrado)
Maia University Institute, Portugal
|
2016 - 2017 | Competências sociais e regulação emocional em crianças com idades compreendidas entre os 4 e os 6 anos
Orientador
|
Master in Clinical and Health Psychology (Mestrado)
Maia University Institute, Portugal
|
2014 - 2015 | (Juliana Patrícia Pereira Leal) Programa de promoção de competências socioemocionais em crianças entre os 4 e os 6 anos: Estudo
do impacto nas funções executivas e das interrelações com a regulação emocional
Orientador
|
|
2014 - 2015 | (Diana Alves Barbosa Leal da Silva) Avaliação da eficácia de um programa de promoção de competências emocionais e sociais
em crianças entre os 4 e os 6 anos: Estudo do impacto na capacidade da criança para compreender emoções.
Orientador
|
|
2014 - 2015 | (Maria da Graça Silva Bessa) A relação entre regulação emocional dos pais e a regulação emocional e a labilidade/negatividade
dos filhos.
Orientador
|
|
2012 - 2012 | Satisfação Conjugal e Sexo da criança: Relações com a Regulação da Expressão Emocional em Idade Pré-Escolar
Coorientador
|
Mestrado (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
Universidade do Minho, Portugal |
2012 - 2012 | Temperamento e Sexo da Criança: Relações com a Regulação da Expressão Emocional em Idade Pré-Escolar
Orientador
|
Mestrado (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
|
2012 - 2012 | Reações parentais à expressão emocional negativa da criança: Relações com o funcionamento executivo hot
Orientador
|
Mestrado (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
|
2012 - 2012 | Relação entre a socialização emocional parental e a regulação emocional no adolescente
Orientador
|
Mestrado (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
|
2012 - 2012 | Regulação das emoções e socialização emocional: tradução, adaptação e estudo das qualidades psicométricas do questionário
“Emotion as a child”
Orientador
|
Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
|
2007 - 2012 | Preschoolers´Compliance to mother and to father: The Interplay of Parenting, Cildren´s Attachment Representation and Infants´
Emotion Regulation (Obediência em idade Pré-escolar à mãe e ao pai: a Interação da Parentalidade e da Representação da Vinculação
e da Regulação Emocional precoce da criança)
Coorientador
|
PhD in Psychology (Clinical Psychology) (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2011 - 2011 | Qualidade das narrativas produzidas em contexto diádico por crianças na idade pré-escolar: Impacto do scaffolding verbal materno
Coorientador
|
Mestrado Integrado em Psicologia: área de conhecimento Psicologia Clínica (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2011 - 2011 | Prontidão escolar cognitiva: Relações entre regulação comportamental, competências cognitivas/académicas e posterior sucesso
escolar
Coorientador
|
Mestrado Integrado em Psicologia: área de conhecimento Psicologia Clínica (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
Universidade do Minho, Portugal |
2011 - 2011 | Competência social e teoria da mente em idade pré-escolar
Coorientador
|
Mestrado Integrado em Psicologia: área de conhecimento Psicologia Clínica (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
Universidade do Minho, Portugal |
2011 - 2011 | Trajectória desenvolvimental de comportamentos de obediência em interacção com a mãe e com o pai durante o período pré-escolar
Coorientador
|
Mestrado Integrado em Psicologia: área de conhecimento Psicologia Clínica (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
Universidade do Minho, Portugal |
2011 - 2011 | Comportamentos Interactivos Paternos e Envolvimento da Criança: Relação com o seu Nível de Desenvolvimento
Orientador
|
Mestrado Integrado em Psicologia: área de conhecimento Psicologia Clínica (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
Universidade do Minho, Portugal |
2011 - 2011 | Ajustamento conjugal e o desenvolvimento do bebé
Orientador
|
Mestrado Integrado em Psicologia: área de conhecimento Psicologia Clínica (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
|
2011 - 2011 | Regulação Emocional Diádica (pai-bebé) e temperamento aos 10 meses
Orientador
|
Mestrado Integrado em Psicologia: área de conhecimento Psicologia Clínica (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
|
2011 - 2011 | Relações entre psicopatologia, vinculação do adulto e dificuldades de regulação emocional
Orientador
|
Mestrado Integrado em Psicologia: área de conhecimento Psicologia Clínica (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
|
2011 - 2011 | Relação entre relacionamento conjugal e temperamento infantil: associação entre baixos níveis qualitativos do ajustamento
conjugal e temperamento difícil
Orientador
|
Mestrado Integrado em Psicologia: área de conhecimento Psicologia Clínica (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
|
2011 - 2011 | Regulação Emocional Diádica Mãe-bebé, Sexo e Resposta Psicofisiológica da Arritmia Sinusal Respiratória(RSA) aos 10 meses:
Estudo Exploratório
Orientador
|
Mestrado Integrado em Psicologia: área de conhecimento Psicologia Clínica (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
|
2011 - 2011 | Desafios da Institucionalização: Aceitação-rejeição parental, coping e comportamento delinquente
Coorientador
|
Mestrado Integrado em Psicologia: área de conhecimento Psicologia Clínica (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
|
2011 - 2011 | Stress, ansiedade, depressão e auto-estima: Estudo sobre a pertença ou não num grupo religioso
Coorientador
|
Mestrado Integrado em Psicologia: área de conhecimento Psicologia Clínica (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
|
2010 - 2010 | Comunicação Emocional Verbal e Sons Emocionais Paternos e Regulação Emocional do Bebé na Interacção Diádica Pai-Bebé
Orientador
|
Mestrado Integrado em Psicologia: área de conhecimento Psicologia Clínica (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
|
2010 - 2010 | Temperamento, tónus vagal cardíaco e sexo aos 10 meses de idade
Orientador
|
Mestrado Integrado em Psicologia: área de conhecimento Psicologia Clínica (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
|
2010 - 2010 | Relação entre envolvimento paterno e desenvolvimento do bebé: influência do trabalho do pai e género do bebé
Orientador
|
Mestrado Integrado em Psicologia: área de conhecimento Psicologia Clínica (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
|
2010 - 2010 | Comunicação Emocional Verbal e Sons Emocionais Maternos e Regulação Emocional do Bebé na Interacção Diádica Mãe-Bebé
Orientador
|
Mestrado Integrado em Psicologia: área de conhecimento Psicologia Clínica (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
|
2009 - 2009 | Regulação emocional diádica (mãe-bebé) e temperamento aos 10 meses
Orientador
|
Mestrado Integrado em Psicologia: área de conhecimento Psicologia Clínica (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
|
2009 - 2009 | Nível de desenvolvimento, temperamento, disponibilidade emocional e regulãção emocional diádica aos 10 meses como antecedentes
da qualidade da vinculação ao pai e á mãe aos 12/16 meses
Orientador
|
Mestrado Integrado em Psicologia: área de conhecimento Psicologia Clínica (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
|
2009 - 2009 | Influência do género e do nível socio-económico na qualidade da interacção pai-bebé
Orientador
|
Mestrado Integrado em Psicologia: área de conhecimento Psicologia Clínica (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
|
2009 - 2009 | Disponibilidade emocional paterna, género e temperamento da criança como factores associados à qualidade da regulação emocional
diádica
Orientador
|
Mestrado Integrado em Psicologia: área de conhecimento Psicologia Clínica (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
|
2009 - 2009 | Vinculação do adulto e desenvolvimento do bebé aos 10 meses
Orientador
|
Mestrado Integrado em Psicologia: área de conhecimento Psicologia Clínica (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
|
2009 - 2009 | Nível sócio-económico, emprego materno e interacção mãe-bebé: Estudo exploratório
Orientador
|
Mestrado Integrado em Psicologia: área de conhecimento Psicologia Clínica (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
|
2009 - 2009 | Vinculação adulta, relacionamento conjugal e interacções mãe-bebé: Estudo exploratório
Orientador
|
Mestrado Integrado em Psicologia: área de conhecimento Psicologia Clínica (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
|
2009 - 2009 | Mudanças na paternidade: participação parental e impacto do trabalho na familia
Orientador
|
Mestrado Integrado em Psicologia: área de conhecimento Psicologia Clínica (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2015 | Security of Internal Attachment Models, Parent-Child Reminiscence, and Preschool-Aged Children's Emotional Knowledge [Segurança
dos Modelos Internos de Vinculação, Reminiscência Pais Criança e Conhecimento Emocional das Criança em Idade do Pré-Escolar]
Arguente principal
|
Ana Sofia Garcia Rebelo (Doutoramento)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2024 - Atual | Laboratories of Basic Consultation and Intervention Skills II: Children and Adolescents [Laboratórios de Competências Básicas de Consulta e Intervenção II: Crianças e Adolescentes] | Psychology (Licenciatura) | Universidade da Maia, Portugal |
2019 - Atual | Research Laboratories in Clinical Psychology I [Laboratórios de Investigação em Psicologia Clínica I] | PHD in Psychology - Clinical Psychology | Doutoramento em Psicologia - Especialidade em Psicologia Clínica | Universidade da Maia, Portugal |
2013 - Atual | Psychological Assessment and Intervention in Childhood and Adolescence I [Avaliação e Intervenção Psicológica na Infância e Adolescência I] | Master in Clinical Psychology and Health (Mestrado) | Instituto Universitário da Maia, Portugal |
2012/02 - 2019 | Developmental psychopathology across the life span [Psicopatologia do desenvolvimento ao longo do ciclo vital] | PHD in Psychology - Clinical Psychology | Doutoramento em Psicologia - Especialidade em Psicologia Clínica (Doutoramento) | Instituto Universitário da Maia, Portugal |
2012/02 - 2019 | Clinical Intervention with Specific Populations Children and Adolescents [Intervenção Clínica com Populações Específicas Crianças e Adolescentes] | PHD in Psychology - Clinical Psychology | Doutoramento em Psicologia - Especialidade em Psicologia Clínica (Doutoramento) | Instituto Universitário da Maia, Portugal |
2007/02 - 2019 | Psicopatologia II | Psychology Undergraduate Degree | Curso de Psicologia (Licenciatura) | Instituto Universitário da Maia, Portugal |
2011/02 - 2011 | Participação na unidade curricular de intervenção em Psicologia da Justiça, com o módulo Intervenção junto de menores institucionalizados/as (4h) | Mestrado de Psicologia da Justiça (Mestrado) | Instituto Universitário da Maia, Portugal |
2007/09 - 2011 | Psicologia I | Licenciatura de Enfermagem (Licenciatura) | Escola Superior de Enfermagem de Santa Maria, Portugal |
2007/09 - 2011 | Modelos Terapêuticos | Licenciatura de Enfermagem (Licenciatura) | Escola Superior de Enfermagem de Santa Maria, Portugal |
2007/09 - 2011 | Terapias Complementares | Licenciatura de Enfermagem (Licenciatura) | Escola Superior de Enfermagem de Santa Maria, Portugal |
2007/02 - 2007 | regente da unidade curricular Modelos de consulta Psicológica na Infância e Adolescência | Mestrado (Mestrado) | Instituto Universitário da Maia, Portugal |
2007/02 - 2007 | regente das unidades curriculares psicopatologia | Mestrado Consulta Psicológica Aconselhamento e Psicoterapia (Mestrado) | Instituto Universitário da Maia, Portugal |
2007/02 - 2007 | Intervenção em Consulta Psicológica, Aconselhamento e Psicoterapia I | Mestrado Consulta Psicológica Aconselhamento e Psicoterapia (Mestrado) | Instituto Universitário da Maia, Portugal |
2007/02 - 2007 | regente das unidades curriculares laboratórios de Psicologia do Desenvolvimento | Curso de Psicologia (Licenciatura) | Instituto Universitário da Maia, Portugal |
2007/02 - 2007 | regente das unidades curriculares Intodução à intervenção Psicológica II | Aconselhamento Psicossocial (Licenciatura) | Instituto Universitário da Maia, Portugal |
2007/02 - 2007 | Psicopatologia II | Aconselhamento Psicossocial (Licenciatura) | Instituto Universitário da Maia, Portugal |
2005/01 - 2005 | Psicologia Social | Licenciatura de Enfermagem (Licenciatura) | Escola Superior de Enfermagem de Santa Maria, Portugal |
2003/09 - 2004 | Psicologia do Desenvolvimento | Licenciatura em Educação Social (Licenciatura) | Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal |
2002/09 - 2003 | Psicopatologia II | Licenciatura em Psicologia e Aconselhamento Psicossocial (Licenciatura) | Instituto Universitário da Maia, Portugal |
2002/09 - 2003 | Laboratórios de psicologia do desenvolvimento | Licenciatura em Psicologia e Aconselhamento Psicossocial (Licenciatura) | Instituto Universitário da Maia, Portugal |
2002/09 - 2003 | Introdução à intervenção psicológica II | Licenciatura em Psicologia e Aconselhamento Psicossocial (Licenciatura) | Instituto Universitário da Maia, Portugal |
2002/09 - 2003 | Psicologia do desenvolvimento | Licenciatura em Psicologia e Aconselhamento Psicossocial (Licenciatura) | Instituto Universitário da Maia, Portugal |
2002/09 - 2003 | Métodos de avaliação biopsicossocial | Licenciatura em Psicologia e Aconselhamento Psicossocial (Licenciatura) | Instituto Universitário da Maia, Portugal |
2002/09 - 2003 | Teoria e prática de aconselhamento | Licenciatura em Psicologia e Aconselhamento Psicossocial (Licenciatura) | Instituto Universitário da Maia, Portugal |
2002/09 - 2003 | Desenvolvimento humano | Licenciatura em Psicologia e Aconselhamento Psicossocial (Licenciatura) | Instituto Universitário da Maia, Portugal |
2002/09 - 2003 | Métodos e técnicas terapêuticas | Licenciatura em Psicologia e Aconselhamento Psicossocial (Licenciatura) | Instituto Universitário da Maia, Portugal |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2023 - Atual | The Collaboration on Attachment to Multiple Parents and Outcomes Synthesis (CAMPOS) | |
2017 - Atual | Portuguese Order of Psychologists (Ordem dos Psicólogos Portugueses) | Effective member - Specialist in Clinical and Health Psychology (Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde) |
2011/03 - 2020 | ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE VINCULAÇÃO -APV |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2009/09 - 2012 | Elemento constitutivo do Conselho Pedagógico
Outro
|
Instituto Universitário da Maia, Portugal |
2007/09 - 2010/01 | Membro de Conselho Consultivo
Membro
|
Instituto Universitário da Maia, Portugal |
2009/09 - 2010 | Elemento constitutivo do Conselho Pedagógico
Outro
|
Instituto Universitário da Maia, Portugal |
2007/09 - 2009 | Elemento constitutivo do Conselho Científico
Outro
|
Instituto Universitário da Maia, Portugal |
2007/09 - 2008 | Elemento constitutivo do Conselho Pedagógico
Outro
|
Instituto Universitário da Maia, Portugal |
Revisão ad hoc de artigos em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2024 - Atual | Journal of Applied Developmental Psychology | |
2024 - Atual | Early Child Development and Care | |
2018 - Atual | Developmental Psychology | |
2017 - Atual | Journal of Family Psychology | |
2014 - Atual | Assessment |
Tutoria
Tópico | Nome do aluno | |
---|---|---|
2024 - Atual | (BII202407_06-3M) Studentships research initiation grants FCT (Bolsas de iniciação à investigação FCT) | Studentships research initiation |
2024 - Atual | (BII202407_06-3M) Studentships research initiation - FCT (Bolsas de Iniciação à INVESTIGAÇÃO) | DIOGO ALEXANDRE MARTINS CARDOSO FONSECA |