???global.info.a_carregar???
Maria Fernanda Baptista Pestana Gouveia Gouveia. She completed her PhD in Doctoral Course - 3rd Cycle in Educational Sciences, curriculum area in 2013 from the University of Madeira, Master's Degree in Educational Sciences in the area of Pedagogical Supervision in 2005 from the University of Madeira and Degree in Special Education Course in the specialization area of Motricity Problems in 1992 from the University of Lisbon. He is a Lecturer with inspection functions at the Regional Secretariat of Education. He has published 8 articles in specialized journals. It has 6 book chapter(s).
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Maria Fernanda Baptista Pestana Gouveia Gouveia

Nomes de citação

  • Gouveia, Maria

Identificadores de autor

Ciência ID
F011-DC6A-C754
ORCID iD
0000-0001-8354-5046

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2021/07/14 - 2022/04/04
Concluído
Avaliação das Aprendizagens no Contexto da Autonomia e Flexibilidade Curricular. (Pós-doutoramento)
Especialização em Ciências da Educação
Universidade do Porto, Portugal
Aprovada
2013
Concluído
Curso de Doutoramento - 3º Ciclo em Ciências da Educação, área de currículo (Doutoramento)
Universidade da Madeira, Portugal
"Gestão Flexível do Currículo Rumo à Diferenciação Pedagógica" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado por unanimidade
2005
Concluído
Mestrado em Ciências da Educação na área da Supervisão Pedagógica (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
"Projecto Curricular de Escola. Um desafio à organização curricular da Escola. Um Estudo em Escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico da RAM" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovada com Muito Bom por unanimidade
1992
Concluído
Curso de Educação Especial na área de especialização de Problemas de Motricidade (Licenciatura)
Universidade de Lisboa Investigação em Ciências Sociais e Gestão, Portugal
"Relatório de Estágio da deficiência visual" (TESE/DISSERTAÇÃO)
16
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2005/09/01 - 2022/07/31 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade da Madeira, Portugal
Universidade da Madeira Centro de Ciências Sociais, Portugal
2005/09/15 - 2022 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade da Madeira, Portugal
Universidade da Madeira, Portugal
2013/09/01 - 2020 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade da Madeira Centro de Investigação em Educação, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/09/03 - Atual Docente com funções inspetivas Secretaria Regional de Educação, Portugal
Secretaria Regional de Educação, Portugal
1999/07/01 - 2005/07/31 Direção técnica equiparado a chefe de divisão Secretaria Regional de Educação, Portugal
Secretaria Regional de Educação, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2005/09/15 - 2022 Encontros/Reuniões; Congressos/Conferências/Seminários; Jornadas; Colóquios; Acções de Sensibilização e de Divulgação; Painéis/Debates; Workshops; Simpósios; Animações Pedagógicas - total: 1500hh. Universidade da Madeira, Portugal
Universidade da Madeira, Portugal
2005/09/15 - 2020 Formadora de professores na formação contínua - orientação de acções de formação acreditadas de três temáticas diferentes. Secretaria Regional de Educação, Portugal
1999/07/01 - 2005/07/30 Promoção e organização de acções de sensibilização e de formação na área da deficiência visual Secretaria Regional de Educação, Portugal
1990/10/01 - 1999 Apoio pedagógico especializado a crianças com NEE em escolas do ensino regular. Secretaria Regional de Educação, Portugal
1988/10/01 - 1989/07/31 Docência com crianças do 1º ciclo do ensino básico na área da expressão Musical e Dramática; Concepção de trabalhos musicais e artísticos no âmbito de eventos: Encontro de Grupos Instrumentais e MUSIC Secretaria Regional de Educação, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Pereira, Gorete; Gouveia, Maria. "A prática profissional na formação inicial de professores na Universidade da Madeira: fundamentos, fragilidades e novas perspetivas". Trabalho apresentado em Aprendizagem, Diversidade e Equidade: A Investigação em Educação., Caniço - Santa Cruz, 2024.
  2. Gouveia, Maria; Pereira, Gorete. "Construir espaços de inclusão na escola atual: questões e desafios.". Lisboa, 2024.
    No prelo
  3. Gouveia, Maria; Pereira, Gorete; Fraga, Nuno. "A Alteridade como parte do processo de avaliação das aprendizagens no ensino superior". Trabalho apresentado em RIAICES - IX Congresso Internacional RIAICES: “Avaliação (externa) da qualidade do ensino superior e autonomia científica: tensões e desafios, 2019.
    No prelo
Artigo em revista
  1. Fraga, Nuno; Pereira, Gorete; Gouveia, Ana Isabel; Gouveia, Maria. "Processos de liderança no Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular". Revista Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação 30 116 (2022): 742-763.
    Publicado
  2. Gouveia, F; Pereira G; Fraga, N.. "Educação e pandemia: desafios e constrangimentos das políticas emergentes". Medi@ções 9 2 (2022): 6-20. http://mediacoes.ese.ips.pt/index.php/mediacoesonline/article/view/319.
    Acesso aberto
  3. Gouveia, Maria; Cosme, Ariana. "Avaliação formativa: uma avaliação ao serviço da aprendizagem". Revista Diversidades 59 (2022): 24-27. https://www.calameo.com/read/006440681dcd1e28f0ace.
    Acesso aberto • Publicado
  4. Gouveia, Maria; Fraga, N.; Pereira, G. "Ensino remoto de emergência em tempos de pandemia da covid-19: que aprendizagens? Um estudo exploratório no ensino superior.". Revista Portuguesa De Investigação Educacional 21 (2021): 1-22. https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2021.10132.
    Acesso aberto
  5. Gouveia, Maria; Pereira, G.; Fraga, N.; Gouveia, A. I.. "Educação em tempos de COVID-19: O acesso condicionado à Aprendizagem. Um estudo exploratório numa escola em Portugal.". Sensos-E 1 8 (2021): 77-87. https://doi.org/10.34630/sensose.v8i1.3786.
    Acesso aberto • Publicado
  6. Gouveia, Maria. "O legado de Paulo Freire no Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular.". Revista Ensaios (2019):
    No prelo
  7. Fernanda, Gouveia; Paulo, Brazao. "How Can the Initial Teacher Training at University of Madeira Underline Learning by Participation". EDULEARN17 (2017):
    zzz
  8. Sher, Itai. "Dynamic Processes of students learning on initial teacher training". International Journal of Development Research 9 1 (2014): 99-136. http://dx.doi.org/10.3982/te683.
    10.3982/te683
Capítulo de livro
  1. Gouveia, Maria; Pereira, Gorete. "Escola e Comunidade: uma parceria essencial a uma educação de qualidade.". In Livro de Atas XVII Colóquio CIE-UMa. Educação e Desenvolvimento Comunitário, 255-275. Funchal, Portugal: CIE-UMa, 2023.
    Publicado
  2. Pereira, Gorete; Gouveia, Maria; Gouveia, Ana Isabel; Fraga, Nuno; Silva, Sofia. "Educação e política. O legado freiriano no palimpsesto reformista em Portugal". In Paulo Freire e a sua pedagogia: crítica, resistência e utopia. No Centenário do seu nascimento (1921-2021, 230-243. Funchal, Portugal: Imprensa Académica., 2022.
    Publicado
  3. Gouveia, Maria; Pereira, Gorete; Cosme, Ariana. "(Re)inventar a avaliação numa escola em (trans)formação". In Novos contextos de “aprendizagens, 33-92. Porto: Innovate Publicações, 2021.
    Publicado
  4. Gouveia, Maria; Pereira, Gouveia; Gouveia, Isabel; Fraga, Nuno. "Currículo, Pensamento Crítico e Criatividade.". 93-113. Funchal: CIE-UMa, 2020.
    Publicado
  5. Barbosa, Anderson Felinto; Schiel, Ulrich. "Abordagem curricular da educação para a Cidadania". In Fundamentos da Ciência da Computação, 141-156. Funchal, Portugal: Antonella Carvalho de Oliveira, 2019.
    10.22533/at.ed.57219070312
  6. Gouveia, Maria; Brazão, Paulo. "Hands-on action research in construction of the teaching profession: A scientific contribution in the initial teacher training of the University of Madeira". In Hands-on Science - Brightening our Future, XVI-XVII. DE GRUYTER SAUR, 2009.
    10.1515/9783110945409.xvi
Edição de livro
  1. Gouveia, Maria; Pereira, Gorete. Didática e Matética.. Funchal, Portugal: CIE-UMa. 2016.
    Publicado
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023/03 Pedagogical leadership, methodologies and learning assessment processes in contexts of Autonomy and Curriculum Flexibility. A narrative in RAM schools. Comunicac¸a~o apresentada na SICI - The Standing International Conference of Inspectorates, of Better Inspection, Better Learning. Perspectives in research What can be driving forces in the relationship between inspection and research? What can be the Adde value? que decorreu no Funchal nos dias 30 e 31 de março, evento organizado pela Secretaria Regiona
Inspeção Regional de Educação (Funchal, Portugal)

Tutoria

Tópico Nome do aluno
2022/09 - Atual A Centralidade da Avaliação de Escolas na Melhoria das Organizações Escolares Maria Susana Marques Silva Rocha