???global.info.a_carregar???
Nicolas Martins da Silva is a researcher at the Centre for Educational Research and Intervention (CIIE-FPCEUP). He holds a European PhD in Education Sciences, a degree in Languages, Literature, and Cultures from the Faculty of Arts and Humanities (FLUP), a Master's degree in Language Teaching from the same Faculty (FLUP), a Master's degree in Education Sciences from the Faculty of Psychology and Educational Sciences of the University of Porto (FPCEUP), and a postgraduate degree in Education Administration of Educational Organizations from the School of Education of the Polytechnic Institute of Porto (ESE-IPP). He is member of the research and advanced training group Youth, Education, Diversity and Innovation (JEDi), researching youth, rural/low-density regions, citizenship education and youth participation. He has been part of research teams in national projects focusing on young people and rural and low-density regions: GROW.UP: Grow Up in Border Regions in Portugal: Young People, Educational Pathways, and Agendas (Ref: PTDC/CED-EDG/29943/2017); YOUNG PEOPLE WHO RETURN: Mobility, motivations, and investment in inland and low-density regions after higher education training (Ref. UIDB/00167/2020). His research interests include citizenship education, youth participation, place-based education, rural and low-density contexts, and participatory methodologies, such as participatory action research. He is a member of the Portuguese Society of Educational Sciences and a member of External Assessment Committees at the Higher Education Assessment and Accreditation Agency (A3ES).
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Nicolas Martins da Silva

Nomes de citação

  • Silva, Nicolas Martins da
  • da Silva, Nicolas Martins

Identificadores de autor

Ciência ID
F01C-5085-F06F
ORCID iD
0000-0001-8288-3174

Endereços de correio eletrónico

  • nicolassilva@fpce.up.pt (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
  • Humanidades - Línguas e Literaturas

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Francês (Idioma materno)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2)
Português (Idioma materno)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A2) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2019/08/15 - 2024/07/18
Concluído
Programa Doutoral em Ciências da Educação [Doctoral Programme in Educational Sciences] (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"Apropriação territorial de políticas de educação para a cidadania e para a participação de jovens: Culturas de escola em regiões de fronteira" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Approved by unanimity
2018
Concluído
Especialização em Administração de Organizações Educativas [Specialisation in Management of Educational Organisations] (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização))
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
16
2017
Concluído
Mestrado em Ciências da Educação [Master's Degree in Educational Sciences] (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"Para lá das aparelhagens: perceções de jovens do ensino profissional em relação à homossexualidade em contexto escolar" (TESE/DISSERTAÇÃO)
17
2014
Concluído
Mestrado em Ensino do Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Língua Estrangeira nos Ensinos Básico e Secundário [Master's Degree in Teaching Portuguese and Foreign Language in Basic and Secondary Education] (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
"A dramatização e o jogo dramático nas aulas de Português língua materna e de Francês língua estrangeira: estratégias auxiliares para uma melhor codificação e descodificação dos textos" (TESE/DISSERTAÇÃO)
15
2012
Concluído
Licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas [BA in Languages, Literature and Cultures] (Licenciatura)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
14
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019/10/01 - Atual Estagiário de Investigação (Investigação) Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
2023/04/01 - 2023/07/01 Investigador visitante (Investigação) Equip de Recerca en Diversitat i Inclusió en Societats Complexes, Espanha
Universitat Autònoma de Barcelona Facultat de Ciències de l'Educació, Espanha

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2018/09/01 - 2019/09/30 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) CINDOR - Centro de Formação Profissional da Indústria de Ourivesaria e Relojoaria, Portugal
2018/08/01 - 2019/08/31 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Grande Colégio Universal, Portugal
2018/09/01 - 2019/07/31 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Colégio Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2024/01/01 - Atual JOVENS QUE REGRESSAM: Mobilidade, motivações e investimento em regiões de interior e de baixa densidade após formação no ensino superior [YOUNG PEOPLE WHO RETURN: Mobility, motivations, and investment in inland and low-density regions after higher education training]
UIDB/00167/2020
Bolseiro de Investigação
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2019/10 - 2023/11 Apropriação territorial de políticas de educação para a cidadania e para a participação de jovens: Culturas de escola em regiões de fronteira [Territorial appropriation of citizenship education and youth participation policies: School cultures in border regions]
SFRH/BD/143733/2019
Bolseiro de Doutoramento
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2019/10/01 - 2022/07/14 GROW:UP – Grow Up in Border Regions in Portugal: Young People, Educational Pathways and Agendas
PTDC/CED-EDG/29943/2017
Bolseiro de Doutoramento
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. da Silva, Nicolas Martins. "Enfoques inclusivos en escuelas fronterizas y rurales portuguesas ante desafíos sociales: perspectivas del personal escolar [Inclusive approaches in Portuguese border and rural schools in the face of social challenges: school staff perspectives]". REIFOP - Revista Electrónica Internuniversitaria de Formación del Profesorado (2025):
    Aceite para publicação
  2. Nicolas Martins da Silva; Sofia Marques da Silva. "What can I do for my community? Contributing to the promotion of civic engagement through participatory methodologies: The case of young people from border regions of mainland Portugal". Children & Society (2024): https://doi.org/10.1111/chso.12824.
    10.1111/chso.12824
  3. Sofia Marques da Silva; Nicolas Martins da Silva; Sara Arezes; Paulo Sérgio Martins; Sara Faria; Vitor Dias; Ana Milheiro Silva. "Constraints on and facilitators of young people’s participation: The case of border regions of mainland Portugal". JSSE - Journal of Social Science Education 22 3 (2023): https://doi.org/10.11576/jsse-5212.
    10.11576/jsse-5212
  4. Nicolas Martins da Silva; Sara Pinheiro; Sofia Marques da Silva. "Culturas de participação de jovens: o caso das regiões fronteiriças em Portugal [Cultures of youth participation: the case of border regions in Portugal]". Sociologias (2022): https://doi.org/10.1590/18070337-112385.
    10.1590/18070337-112385
  5. Silva, Nicolas Martins da; Silva, Sofia Marques da. "“Cada um no seu canto!”: Olhares de jovens do ensino profissional sobre homossexualidade e masculinidade ["'Each one in his own place': Young vocational school students' views on homosexuality and masculinity]". ex aequo - Revista da Associação Portuguesa de Estudos sobre as Mulheres 39 (2019): http://dx.doi.org/10.22355/exaequo.2019.39.12.
    10.22355/exaequo.2019.39.12
Edição de livro
  1. Silva, Nicolas Martins da. Livro de Resumos e Notas do XII Seminário Internacional do Programa Doutoral em Ciências da Educação da Universidade do Porto A construção do/a investigador/a ao longo do(s) processo(s) de investigação. Porto: Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. 2021.
    Publicado • Editor
Livro
  1. Silva, Sofia Marques (Org.); Sampaio, Marta ; Silva, Nicolas Martins da; Faria, Sara; Freires, Thiago. Agendas for youth and their communities: Proposals from young people growing up in border regions. [Agendas para a juventude e as suas comunidades: Propostas de jovens a crescer em regiões de fronteira]. Porto, Portugal: CIIE. 2022.
    Publicado
Relatório
  1. Silva, Sofia Marques; Sampaio, Marta ; Silva, Nicolas Martins da; Sara Faria; Freires, Thiago. 2022. Agendas para a juventude e as suas comunidades: Propostas de jovens a crescer em regiões de fronteira [Agendas for young people and their communities: Proposals from young people growing up in border regions]. https://hdl.handle.net/10216/147003.
Tese / Dissertação
  1. "Apropriação territorial de políticas de educação para a cidadania e para a participação de jovens: Culturas de escola em regiões de fronteira [Territorial appropriation of citizenship education and youth participation policies: School cultures in border regions]". Doutoramento, 2024. https://hdl.handle.net/10216/160321.
  2. Silva, Nicolas Martins da. "Para lá das aparelhagens: Perceções de jovens do ensino profissional sobre homossexualidade em contexto escolar". Mestrado, Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2017. https://hdl.handle.net/10216/108288.
  3. Silva, Nicolas Martins da. "A dramatização e o jogo dramático nas aulas de Português língua materna e de Francês língua estrangeira: estratégias auxiliares para uma melhor codificação e descodificação dos textos". Mestrado, Universidade do Porto Faculdade de Letras, 2014. https://hdl.handle.net/10216/77065.

Artística / Interpretação

Programa de rádio / tv
  1. Freires, Thiago; Sampaio, Marta ; Silva, Nicolas Martins da; Faria, Sara; Silva, Sofia Marques (Org.). 2022. Podcast JEDI - Jovens, Educação, Diversidade e Inovação [JEDI Podcast - Youth, Education, Diversity and Innovation]: GROW.UP. SoundCloud / Spotify.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2024/11 Formação no ensino superior e retorno a territórios de baixa densidade: contributo de jovens queregressam para o desenvolvimento regional [Higher education training and returning to low-density territories: the contribution of young people returning for regional development] XVII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2024/08 Fostering Civic Participation: An Analysis of Citizenship Education Initiatives in Secondary Schools in Border Regions of Mainland Portugal ECER 2024
EERA (Nicosia, Chipre)
2023/09 The Concept of Young People as Citizens in Discourse and Practice of Schools of Border Regions Around Citizenship Education ECER 2023
EERA (Glasgow, Reino Unido)
2023/05/27 Desigualdades territoriais: Estratégias de escolas de fronteira para o desenvolvimento a partir da educação para a cidadania [Territorial inequalities: Border schools' strategies for development based on citizenship education] II Jornadas das Ciências da Educação
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2022/11/09 "If we don't do it ourselves, it won't evolve": young people building projects for their communities". BePart Final Conference | Youth participation paths: which way?
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (Portugal)
2022/09 Educação para a cidadania em contextos escolares de fronteira de Portugal Continental: Culturas de escola e práticas educativas XVI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências de Educação
Escola Superior de Educação de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2022/08 CITIZENSHIP EDUCATION IN SCHOOLS OF THE BORDER REGIONS OF MAINLAND PORTUGAL: SCHOOL CULTURES AND PRACTICES IN SECONDARY EDUCATION ECER 2022
WERA (Arménia)
2022/06/09 Escolas e Comunidades Resilientes GROW.UP - Jovens a crescer em regiões de fronteira / III Seminário Internacional JEDI
Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2022/06/08 Quem são os/as jovens a crescer em regiões de fronteira? GROW.UP - Jovens a crescer em regiões de fronteira / III Seminário Internacional JEDI
Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2021/12 Lugares da educação para a cidadania em projetos educativos de escolas de fronteira de Portugal Continental XIII Seminário Internacional do Programa Doutoral em Ciências da Educação
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2021/10 Bringing territory in citizenship education through participatory methodologies with young people XX International Scientific and Practical Conference for Young Educational Researchers
(Moscovo, Rússia)
2021/08 A[n] [online] use of participatory methodologies with young people from border regions as an experience of [territorialised] citizenship education ECER 2021
Universidade de Genève (Genève, Suiça)
2021/07 Apropriação territorial da educação para a cidadania e para a participação em escolas de regiões de fronteira de Portugal Continental IX Congreso Internacional Multidisciplinar de Investigacion Educativa
AMIE (Barcelona, Espanha)
2021/07 Participation opportunities among young people form Border Regions of Portugal: contribution to discuss cultures of participation WERA 2021 Virtual Focal Meeting: Networking education: Diverse realities, common horizons
WERA (Espanha)
2021/04 Educação para a cidadania e para a participação: como estão escolas de fronteira a apropriar territorialmente estas políticas? V Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2020/09 Culturas de participação juvenil em regiões de Fronteira de Portugal continental XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2018/10 "Cada um no seu canto!": Olhares de jovens do ensino profissional sobre homossexualidade e masculinidade. XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2021/09 - 2021/12 A Mulher e seus espaços de conquista: A trajetória na educação e no mercado de trabalho
Orientador
Licenciatura em Pedagogia (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2024/10 - Atual O ensino profissionalizante para jovens em Portugal Tensões, desafios e oportunidades em 50 anos de democracia (2024/10/24)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2022 - 2022 GROW.UP – Jovens a Crescer em Regiões de Fronteira / III Seminário Internacional JEDI (2022/06/08 - 2022/06/09)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2021/05 - 2021/05 Webinar Encontros de Fronteira III -Agendas da Juventude: Propostas de jovens para o desenvolvimento das suas comunidades (2021/05 - 2021/05)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
2021 - 2021 Assistência técnica à realização das sessões da Conferência ECER 2021 (2021/09/02 - 2021/09/09)
Conferência (Outra)
European Educational Research Association, Alemanha
2020/12 - 2020/12 Webinar APP GROW.UP | Interdisciplinaridade e experiências colaborativas no desenvolvimento de uma app para jovens (2020/12 - 2020/12)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
2020/12 - 2020/12 XII Seminário Internacional do Programa Doutoral em Ciências da Educação da Universidade do Porto – “A construção do/a investigador/a ao longo do(s) processo(s) de investigação” (2020/12/17 - 2020/12/18)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
2020/11 - 2020/11 II Seminário Internacional JEDI - Jovens, Educação, Diversidade e Inovação: Cruzando Fronteiras (2020/11/28 - 2020/11/28)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
2016/06 - 2016/06 I Seminário Internacional "Juventudes, Educação e Cidadania: Retratos contemporâneos" (2016/06/21 - 2016/06/22)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2023/12/15 - 2023/12/15 Workshop "Jovens, escolas e comunidades: algumas propostas metodológicos para estudar o trabalho em rede", de Sofia Marques da Silva, Marta Sampaio & Nicolas Martins da Silva [ "Young people, schools and communities: some methodological proposals for studying networking"]
Seminário
XV SEMINÁRIO INTERNACIONAL DO PROGRAMA DOUTORAL EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2022/06/09 - 2022/06/09 Moderador da Mesa Redonda | GROW.UP: imaginar novas fronteiras
Seminário
GROW.UP - Jovens a crescer em regiões de fronteira / III Seminário Internacional JEDI
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2021/12/09 - 2021/12/09 Conferencia de encerramento do "Ciclo de Conferencias Itinerantes 2021" da SPCE e do CIIE - Mesa redonda
Conferência
Conferências Itinerantes, Aproximar, interagir, debater. Reforçar a comunidade científica das Ciências da Educação | Educar e Investigar em tempos de Covid-19
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Portugal

Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2021/06 Formação para o ensino religioso: uma análise dos cursos de pedagogia das instituições participantes do consórcio CEDERJ
Arguente
Tulio Soares Lopes (Outro)
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2024/10/24 - 2024/10/25 O ensino profissionalizante para jovens em Portugal Tensões, desafios e oportunidades em 50 anos de democracia FPCEUP

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2024/02/02 - Atual Revision of abstracts for the BERA Conference 2024 and WERA Focal Meeting
Avaliador
BERA Conference /WERA Focal Meeting, Reino Unido
2023/08 - Atual Revision of abstracts for the WERA Focal Meeting 2023
Avaliador
WERA Focal Meeting 2023, Singapura
2021 - Atual Participação em comissões de avaliação externa de cursos do ensino superior enquanto estudante-avaliador [Member of external evaluation committees for higher education courses as a student-evaluator]
Avaliador
Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2024/12/31 - 2025/01/25 Reflexões e possibilidades do recurso à análise de conteúdo a partir de uma experiência de investigação na formação doutoral [Reflections and possibilities of using content analysis from a research experience in doctoral training] Seminários Temáticos (Doutoramento) Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2024/10/10 - 2024/10/10 Educação para a cidadania e para a participação de jovens em escolas de fronteira: da definição da problemática à construção do objeto empírico [Citizenship education and youth participation in border schools: from defining the problem to constructing the empirical object], a convite da Professora Doutora Preciosa Fernandes. Programa Doutoral em Ciências da Educação (Doutoramento) Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2021/04/06 - 2021/04/06 Grupos de Discussão focalizada: reflexões a partir da experiência de investigação no projeto GROW.UP [Focussed Discussion Groups: reflections from the research experience in the GROW.UP project] Questões Aprofundadas em Metodologias de Investigação (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2018/09 - 2019/08 Português e Francês 3º Ciclo do Ensino Básico (Ensino básico 3º ciclo) Grande Colégio Universal, Portugal
2018/09 - 2019/08 Francês (Ensino básico 3º ciclo) Externato Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Portugal

Expedição científica

Descrição da atividade Instituição / Organização
2023/04/01 - 2023/06/30 European doctoral research mobility Universitat Autònoma de Barcelona Facultat de Ciències de l'Educació, Espanha

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2016/08 - Atual Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação [Portuguese Society of Educational Sciences] Associado
2015/05 - 2016/08 Associação Tudo Vai Melhorar - It Gets Better Project Portugal Secretária da Assembleia Geral

Revisão ad hoc de artigos em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2023/10 - Atual Educação, Sociedade & Culturas CIIE