???global.info.a_carregar???
Jorge Alexandre Costa has fulfilled is music studies in the Music Conservatory of Porto (1988), in the College of Music and Performing Arts of the Porto Polytechnic (1990) and in the Communication and Art Department of University of Aveiro (1995). In 2000 he has finished a master’s in educational sciences at the Institute of Psychology and Educational Sciences of University of Minho (Portugal) with the dissertation: "The reform of music teaching in the context of liberal reforms: from the Conservatory of Dramatic Art in 1836 to the Royal Conservatory of Lisbon in 1841". In 2009 he has concluded a PhD in Sociology of Education at the Faculty of Psychology and Educational Sciences of University of Porto (Portugal) with the thesis: "The public space as a habitus of education and culture: the public theatres of the city of Porto, as stages of lyrical performance, in the second half of the 19th century (1865-1891)". He has been vice-president of the Executive Direction of the College of Education of Porto Polytechnic University, between 2007 and 2008, Pro President for Culture of Porto Polytechnic University, from 2018 to 2022, and member of the Scientific Committee of the College of Education of Porto Polytechnic University, from 2021 to 2023. He is founding member of CIPEM (Research Centre for Psychology of Music and Music Education) and part of the investigation team of several research projects sponsored by FCT (Foundation for Science and Technology from the Portuguese Ministry of Education). His main areas of research interest are innovation in music education, music teacher education, aural training, sociology of culture, cultural studies, and social history of music. He is author and co-author of several projects and publications aiming the divulgation of Portuguese composers works. Currently he is lecturer of music theory and aural training and of music teaching in the Music and Drama Department of the College of Education of Porto Polytechnic University, classes he has taught since 1997, coordinator of the master's degree in music education, from 2013, and coordinator of the research center CIPEM, from 2023. He collaborates with the Culture Department of Matosinhos municipality in music programming since 2010. He achieved the Academic Tenure in Artistic Education, at the Faculty of Fine Arts, University of Porto, with the critical reflexion “Preparations and rudiments on music education – a theory of practice”, in 2023.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Jorge Alexandre Cardoso Marques da Costa

Nomes de citação

  • Jorge Alexandre Costa

Identificadores de autor

Ciência ID
F01E-CB07-2845
ORCID iD
0000-0003-2315-6203

Endereços de correio eletrónico

  • jacosta@ese.ipp.pt (Profissional)

Telefones

Telefone
  • 225073460 (Profissional)

Moradas

  • Rua Dr. Roberto Frias n.º 602 , 4200-465, Porto, Porto, Portugal (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Humanidades - Artes - Estudo das Artes da Representação (música, teatro e dramaturgia)
  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
  • Ciências Sociais - Sociologia

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A2)
Francês Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B2) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A2)
Inglês Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2023/12/13 - 2023/12/14
Concluído
Provas de Agregação (Título de Agregado)
Especialização em Educação Artística
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
Aprovação por unanimidade
2010
Concluído
Sociologia da Educação e Cultura | Sociology of Education and Culture (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"O Espaço Público como Habitus de Educação e Cultura: os teatros públicos da cidade do Porto, enquanto palcos de realização lírica, na segunda metade do século XIX (1865-1891)" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado por unanimidade | Approved by unanimity
2000
Concluído
Sociologia das Organizações e Administração Educacional | Sociology of Organizations and Educational Administration (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
"A Reforma do Ensino da Música no Contexto das Reformas Liberais: do Conservatório Geral de Arte Dramática de 1836 ao Conservatório Real de Lisboa de 1841" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Bom com distinção | Good with distinction
1995
Concluído
Ensino de Música | Music Teaching (Licenciatura)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
14
1990
Concluído
Curso Superior de Flauta Transversal | Superior Course of Flute (Bacharelato)
Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
14
1988
Concluído
Curso de Flauta do Conservatório de Música do Porto | Flute Course of the Conservatory of Music of Porto (Bacharelato)
Conservatório de Música do Porto | Porto Music Conservatory, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
15
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020/11/01 - Atual Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) Escola Superior de Educação do Porto do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2009/09/01 - 2020/10/31 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2001/09/02 - 2009/08/31 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
1997/10/01 - 2001/08/30 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2018/04/05 - 2022/04/05 Pró-presidente Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2018/04/01 - 2021/04/08 Membro do Conselho Geral Escola Superior de Educação do Porto do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2007/02/07 - 2008/12/04 Vice-Presidente Escola Superior de Educação do Porto do Instituto Politécnico do Porto, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/01/23 - Atual Coordenador do Centro de Investigação em Psicologia da Música e Educação Musical (CIPEM) Escola Superior de Educação do Porto do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2013/01/01 - Atual Coordenador do Mestrado em Ensino de Música ESE/ESMAE | Coordinator of the Master's Degree in Music Teaching ESE/ESMAE Escola Superior de Educação do Porto do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
1998/09 - Atual Membro fundador do Centro de Investigação em Psicologia da Música e Educação Musical (CIPEM) Escola Superior de Educação do Porto do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
Instituto Politécnico do Porto Centro de Investigação em Psicologia da Música e Educação Musical, Portugal
1995/01 - Atual Fundador das edições musicais Fermata Editora Fermata Editora, Portugal
2021/09/01 - 2023/09/30 Membro do Conselho Científico | Member of the Scientific Council of ESE Escola Superior de Educação do Porto do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2021/10/01 - 2022/04/05 Autor e coordenador do projeto P.ARTES Instituto Politécnico do Porto, Portugal
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2018/04/04 - 2022/04/05 Diretor Artístico da Orquestra Clássica do Politécnico do Porto Instituto Politécnico do Porto, Portugal
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2013/09/20 - 2015/09/29 Membro do Conselho Científico | Member of the Scientific Council of ESE Escola Superior de Educação do Porto do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2013/01/01 - 2015/01/11 Coordenador da Unidade Técnico-Científica de Música | Coordinator of the Music Department Escola Superior de Educação do Porto do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2009/01/01 - 2011/12/31 Coordenador da Unidade Técnico-Científica de Música | Coordinator of the Music Department Escola Superior de Educação do Porto do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
1992/05/03 - 2011/07/17 Diretor Pedagógico | Pedagogical Director Escola de Música Óscar da Silva, Portugal
2008/08/06 - 2009/09/11 Membro do Conselho Científico | Member of the Scientific Council of ESE Escola Superior de Educação do Porto do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
1986/01/01 - 1997/08/29 Professor nos cursos básico e secundário do ensino vocacional e artístico de música | Teacher in the basic and secondary courses of vocational music education Escola de Música Óscar da Silva, Portugal
1990/09/02 - 1995/08/31 Professor nos cursos básico e secundário do ensino vocacional e artístico de música | Teacher in the basic and secondary courses of vocational music education Conservatório de Música de Aveiro Calouste Gulbenkian, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2016 - 2017 Apoio a estudantes cegos ¿ Musicografia Braille
n/a
Concluído
2016 - 2016 Visual Impairment and Specialized Music Education: Braille musicography as a technological device that promotes inclusive educational practices and attitudes
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - pólo da ESE-IPL, Portugal
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2022/05 - 2025/04 This wouldn't be the same without the Professional Music Schools: Thirty years of professional music teaching in Portugal
Investigador responsável
Escola Superior de Educação do Porto do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
Em curso
2023 - 2024 Práticas Letivas de Teoria Musical e Educação Auditiva no Ensino Superior: "Porquê, O Quê, Como e Por Quem"
Investigador responsável
Escola Superior de Educação do Porto do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
Em curso
2020 - 2022 Ao Encontro de Outros Públicos: a música como mediador social
Partis
Investigador responsável
Escola Superior de Educação do Porto do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
Não financiado
2018/08/15 - 2021/08/14 Práticas sustentáveis: um estudo sobre o pós-folclorismo em Portugal no século XXI
PTDC/ART-FOL/31782/2017
Centro em Rede de Investigação em Antropologia, Portugal

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal

Instituto Politécnico do Porto, Portugal

Universidade de Évora, Portugal

Universidade de Aveiro, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2019 - 2021 Sustainable practices: a study of the post-folklorism in Portugal in the 21st century
POCI-01-0145-FEDER-031782
Investigador
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
Concluído
2019/01/01 - 2019/12/31 Ethnomusicology Institute - Center for Studies in Music and Dance
UID/EAT/00472/2019
Universidade NOVA de Lisboa, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2017/01 - 2018/12 A deficiência visual e o ensino vocacional, profissional e artístico de música: a musicografia Braille como dispositivo tecnológico promotor de práticas e atitudes educativas inclusivas
UID/EAT700472/2013
Investigador responsável
Instituto Politécnico do Porto Centro de Investigação em Psicologia da Música e Educação Musical, Portugal
Associação para a Inovação e Desenvolvimento da FCT
Concluído
2013 - 2015 Escutem a Música! O Orelhudo: uma aplicação digital para a apreciação musical nas escolas do 1.º ciclo do Ensino Básico
EXPL/MHC-CED/2069/2013
Investigador
Instituto Politécnico do Porto Centro de Investigação em Psicologia da Música e Educação Musical, Portugal
Associação para a Inovação e Desenvolvimento da FCT
Concluído
2013 - 2015 Listen to the music! Orelhudo - a software for musical appreciation in primary schools
UID/EAT/00472/2013
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - pólo da ESE-IPL, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2012 - 2015 Promover a inclusão social através do envolvimento com a música - o projeto Orquestra Geração
PTDC/CPE-CED/120596/2010
Investigador
Instituto Politécnico do Porto Centro de Investigação em Psicologia da Música e Educação Musical, Portugal
Associação para a Inovação e Desenvolvimento da FCT
Concluído
2007/11/19 - 2010/11/30 Música e Drama no 1º ciclo do Ensino Básico – o caso da Ilha da Madeira
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - pólo da ESE-IPL, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2007 - 2010 A Expressão Musical e Dramática no 1.º Ciclo do Ensino Básico. O caso da Região Autónoma da Madeira
PTDC/CED/72112/2006
Investigador
Instituto Politécnico do Porto Centro de Investigação em Psicologia da Música e Educação Musical, Portugal
Associação para a Inovação e Desenvolvimento da FCT
Concluído
2001 - 2004 Uma Educação Musical em Contexto: à procura de uma nova praxis
POCTI/1999/CED/34477
Investigador
Instituto Politécnico do Porto Centro de Investigação em Psicologia da Música e Educação Musical, Portugal
Associação para a Inovação e Desenvolvimento da FCT
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Costa, Jorge. "O Ensino Profissional Artístico de Música: uma experiência sem precedentes". Trabalho apresentado em V Encontro do Ensino Artístico Especializado da Música do Vale do Sousa: Ensino Artístico Especializado de Música: Do Pop ao Rock: Contextos, Realidades e Perspectivas, Lousada, 2023.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Marques, Rui Filipe Duarte; Jorge Alexandre Costa. ""Os instrumentos musicais tradicionais portugueses no ensino especializado de música: uma ausência (con)sentida" [Traditional Portuguese musical instruments in specialized music education: a (con)sented absence]". Revista Portuguesa de Musicologia 9 1 (2024): 143-172. http://rpm-ns.pt/index.php/rpm/article/view/461.
    Publicado
  2. Jorge Alexandre Costa; Marques, Rui Filipe Duarte. "Os Instrumentos Musicais Populares Portugueses no Ensino Especializado de Música: uma ausência (con)sentida". Revista Portuguesa de Musicologia (2022):
    Em revisão
  3. Jorge Alexandre Costa. "A supervisão como espaço de transformação. Um estudo no contexto do estágio". Revista Portuguesa de Educação 34 1.ª (2021): 109-127. https://revistas.rcaap.pt/rpe.
    Acesso aberto • Publicado
  4. Costa, Jorge Alexandre; Cruz, Ana Isabel; Mota, Graça. "Between adoption and adaptation: Unveiling the complexity of the Orquestra Geração". Research Studies in Music Education 41 3 (2018): 293-309. http://dx.doi.org/10.1177/1321103x18773824.
    Publicado • 10.1177/1321103x18773824
  5. Jorge Alexandre Costa. "A ausência de outras músicas nas aprendizagens em Formação Musical". Revista Portuguesa de Educação Musical 148 (2018): 51-59.
    Publicado
  6. Jorge Alexandre Costa. "O Projeto Orquestra Geração. A duplicidade de um evento musical/social". Sociologia XXXIII (2017): 135-154.
    Publicado
  7. Jorge Alexandre Costa. "Music education in context: the construction of the teacher’s identity within cross-disciplinary collaboration in the art". Bulletin of the Council for Research in Music Education 161/162 (2004): 181-188.
    Publicado
  8. Jorge Alexandre Costa. "João Domingos Bomtempo e a Transformação Social e Artística". Revista de Educação Musical 115 (2003): 39-48.
    Publicado
  9. Jorge Alexandre Costa. "Educação Musical em Contexto: à procura de uma nova praxis". Revista Música, Psicologia e Educação 4 (2003): 67-83.
    Publicado
  10. Jorge Alexandre Costa. "A Reforma do Ensino da Música no Contexto das Reformas Liberais: uma abordagem investigativa". Revista Música, Psicologia e Educação 3 (2001): 35-41.
    Publicado
  11. Jorge Alexandre Costa. "A propósito de um ciclo". Arte Musical (1998):
Capítulo de livro
  1. Jorge Alexandre Costa. "O ambiente musical lírico portuense de Oitocentos (re)lembrado pelos folhetins da imprensa". In A imprensa como fonte para a história da interpretação musical, 125-139. Lisboa, Portugal: Biblioteca Nacional, 2021.
    Publicado
  2. Jorge Alexandre Costa. "Musical analysis and the (re)construction of a habitus of listening". In The Routledge Companion to Aural Skills Pedagogy. Before, In, and Beyond Higher Education, 351-384. Londres, Reino Unido: Routledge, 2021.
    Publicado
  3. Jorge Alexandre Costa. "Espaço público como habitus de educação e cultura: o Teatro de S. João do Porto enquanto palco de realização lírica (1865-1891)". In O Velho Teatro de S.João (1798-1908). Teatro e música no Porto do longo século XIX, 375-405. Porto, Portugal: Edições Afrontamento, 2020.
    Publicado
  4. Costa, Jorge. "Aprender música na Orquestra Geração". In Crescer a Tocar na Orquestra Geração, 127-157. Vila do Conde, Portugal: Verso da História, 2017.
    Publicado
  5. Costa, Jorge. "O desvendar de uma complexidade". In Crescer a Tocar na Orquestra Geração, 111-126. Vila do Conde, Portugal: Verso da História, 2017.
    Publicado
  6. Costa, Jorge. "Um olhar a partir de múltiplas narrativas". In Crescer a Tocar na Orquestra Geração, 73-110. Vila do Conde, Portugal: Verso da História, 2017.
    Publicado
  7. Jorge Alexandre Costa. "The Orquestra Geração - a perspective based on multiple narratives". In Growing while playing in Orquestra Geração. Contributions towards understanding the relationship between music and social inclusion, 61-99. Porto, Portugal: Edições Politema, 2017.
    Publicado
  8. Jorge Alexandre Costa. "Unveiling the complexity". In Growing while playing in Orquestra Geração. Contributions towards understanding the relationship between music and social inclusion, 101-115. Porto, Portugal: Edições Politema, 2017.
    Publicado
  9. Jorge Alexandre Costa. "Learning Music in the Orquestra Geração". In Growing while playing in Orquestra Geração. Contributions towards understanding the relationship between music and social inclusion, 117-145. Porto, Portugal: Edições Politema, 2017.
    Publicado
  10. Costa, Jorge. "Entre o Romance e a Realidade: a Sereia e o Teatro Lírico Portuense na segunda metade de Setecentos". In More Than Loud – Os Mundos Dentro de Cada Som, 111-126. Porto, Portugal: Afrontamento, 2015.
    Publicado
  11. Costa, Jorge. "De um primeiro nocturno para um nocturno a três". In Mémoires... Miroirs, 87-108. Lisboa, Portugal: Colibri, 2012.
    Publicado
  12. Costa, Jorge. "Folhetins sobre a vida musical portuense na segunda metade do século XIX". In O Porto Romântico, 201-212. Porto, Portugal: Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa, 2011.
    Publicado
  13. Sena, Francisco Canindé de Medeiros; Leão, Eliane. "O Conservatório Geral de Arte Dramática: uma possível concepção de educação". Porto, Portugal: Universidade do Minho, 2000.
    Publicado
Catálogo de exposição
  1. Jorge Alexandre Costa. Memória, Estética e Esperança.... Câmara Municipal de Matosinhos, 2019.
  2. Jorge Alexandre Costa. Notas atrás de notas. Câmara Municipal de Matosinhos, 2018.
  3. Jorge Alexandre Costa. Para os amantes da música. Câmara Municipal de Matosinhos, 2017.
  4. Jorge Alexandre Costa. Convite para as curvas de uma temporada. Câmara Municipal de Matosinhos, 2016.
  5. Jorge Alexandre Costa. Uma nota sobre Manuel Dias da Fonseca. Câmara Municipal de Matosinhos, 2015.
  6. Jorge Alexandre Costa. Notas quase soltas. Câmara Municipal de Matosinhos, 2013.
  7. Jorge Alexandre Costa. Três Notas para um programa - Ludwig van Beethoven, integral das sonatas para piano. Câmara Municipal de Matosinhos, 2012.
  8. Jorge Alexandre Costa. Cinco breves retratos. Câmara Municipal de Matosinhos, 2012.
Edição de livro
  1. Costa, Jorge. "Ella...", fantasia para quarteto de cordas, Óscar da Silva. Porto, Portugal: Fermata Editora. 2017.
    Publicado • Editor
  2. Costa, Jorge. Primeira Cantata de Natal sobre Cantos Tradicionais Portugueses da Natividade, coro misto à cappella, Fernando Lopes-Graça. Porto, Portugal: Fermata. 2017.
    Publicado • Editor
  3. Costa, Jorge. Segunda Cantata de Natal sobre Cantos Tradicionais Portugueses da Natividade, coro misto à cappella, Fernando Lopes-Graça. Porto, Portugal: Fermata. 2017.
    Publicado • Editor
  4. Costa, Jorge. Olhares sobre a História da Música em Portugal. Matosinhos, Portugal: Verso da História. 2015.
    Publicado • Editor
  5. Jorge Alexandre Costa. Piano. Notas de leitura e acompanhamento, Jaime Mota. Porto, Portugal: Fermata Editora. 2015.
    Publicado • Editor
  6. Costa, Jorge. Canções Regionais Portuguesas (24 cadernos), coro à capella, Fernando Lopes-Graça. Porto, Portugal: Fermata. 2014.
    Publicado • Editor
  7. Jorge Alexandre Costa. Todas as Canções, partitura, letra e cifra, José Afonso. Assírio & Alvim. 2010.
    Publicado • Editor
  8. Jorge Alexandre Costa. Aquilo que voa, orquestra, António Chagas Rosa. Porto, Portugal: Fermata Editora/Orquestra Nacional do Porto e Teatro Nacional de S.Carlos. 2010.
    Editor
  9. Jorge Alexandre Costa. Sonata, violino e violoncelo, Frederico de Freitas. Porto, Portugal: Instituto das Artes/Fermata Editora. 2009.
    Publicado • Editor
  10. Costa, Jorge. Sete Fragmentos de Velhos Romances Portugueses, voz media e conjunto instrumental, Fernando Lopes-Graça. Portugal: Instituto de Artes. 2007.
    Publicado • Editor
  11. Jorge Alexandre Costa. Um Olhar sobre a Poesia de Florbela Espanca, canto e piano, vários compositores. Porto, Portugal: Fermata Editora. 2007.
    Publicado • Editor
  12. Jorge Alexandre Costa. Nocturno no Cabo do Mundo, três pianos, Jorge Peixinho. Porto, Portugal: Fermata Editora/Câmara Municipal de Matosinhos. 2006.
    Publicado • Editor
  13. Jorge Alexandre Costa. Cartoons, marimba, António Chagas Rosa. Porto, Portugal: Instituto das Artes/Fermata Editora. 2006.
    Publicado • Editor
  14. Costa, Jorge. Ciclo Anteriano - Hino à razão, Sulamita, Sonho Oriental, Idílio e Ideia, canto e piano, Luís de Freitas Branco, sobre poesias de Antero de Quental. Porto, Portugal: Edição Casa da Música/Fermata editora. 2005.
    Publicado • Editor
  15. Jorge Alexandre Costa. Quatrains du Secret Estude, coro a capella, António Chagas Rosa. Porto, Portugal: Fermata Editora. 2004.
    Publicado • Editor
  16. Jorge Alexandre Costa. Prelude, Choral et Fugue, op.6 nº4, instrumentos de arco, Cláudio Carneyro. Porto, Portugal: Fermata Editora. 2003.
    Publicado • Editor
  17. Alves de Sousa, Ana Alexandra. Quatro Canções, canto e piano, Berta Alves de Sousa. Porto, Portugal: Fermata. 2002.
    Publicado • Editor
  18. Costa, Jorge. Soneto, canto e piano, Carlos Azevedo. Porto, Portugal: Fermata. 2002.
    Publicado • Editor
  19. Costa, Jorge. Sete Canções de Albano Martins, canto e piano, António Pinho Vargas. Porto, Portugal: Fermata. 2002.
    Publicado • Editor
  20. Costa, Jorge. Nove Canções de António Ramos Rosa, canto e piano, António Pinho Vargas. Porto, Portugal: Fermata. 2002.
    Publicado • Editor
  21. Costa, Jorge. Poemas Impressionistas, canto e piano, Cândido Lima. Porto, Portugal: Fermata. 2002.
    Publicado • Editor
  22. Costa, Jorge. Ficções do Interlúdio, canto e piano, Victor Macedo Pinto. Porto, Portugal: Fermata. 2002.
    Publicado • Editor
  23. Costa, Jorge. Canção Triste, canto e piano, Hernâni Torres. Porto, Portugal: Fermata. 2002.
    Publicado • Editor
  24. Bonifaz Nuño, Rubén. Soneto, canto e piano, João Arroyo. Porto, Portugal: Fermata. 2002.
    Publicado • Editor
  25. Costa, Jorge. Três Redondilhas, op.27, canto e piano, Fernando Corrêa de Oliveira. Porto, Portugal: Fermata. 2002.
    Publicado • Editor
  26. Costa, Jorge. Duas Cantigas de Amigo, canto e piano, Filipe Pires. Porto, Portugal: Fermata. 2002.
    Publicado • Editor
  27. Costa, Jorge. Cinco Canções, canto e piano, Luiz Costa. Porto, Portugal: Fermata. 2002.
    Publicado • Editor
  28. Costa, Jorge. Duas Canções, canto e piano, Fernando Lapa. Porto, Portugal: Fermata. 2002.
    Publicado • Editor
  29. Costa, Jorge. Oração ao Pão, canto e piano, Fernando Bessa Valente, sobre poesias de Guerra Junqueiro. Porto, Portugal: Fermata. 2002.
    Publicado • Editor
  30. Jorge Alexandre Costa. Secundum Lucam, Joannem, Mathaeum et Marcum, coro e orquestra, António Pinho Vargas. Porto, Portugal: Fermata Editora. 2002.
    Publicado • Editor
  31. Costa, Jorge. Três canções sem palavras, coro, Eurico Carrapatoso. Porto, Portugal: Fermata. 2001.
    Publicado • Editor
  32. Costa, Jorge. Poema D. João e a Máscara, op. 80, flauta e guitarra, António Victorino d'Almeida. Porto, Portugal: Fermata. 2001.
    Publicado • Editor
  33. Damasceno, Alberto; Oliveira Gomes, Albiane; Sousa Alves, Antonio; Vale, Cassio; Willams Campos Lima, Francisco; Felgueiras, Jefferson; Paulo da Conceição Alves, João; et al. Três Prelúdios, piano, Berta Alves de Sousa. Porto, Portugal: Fermata. 2001.
    Publicado • Editor
  34. Costa, Jorge. Obsession, piano, Carlos Azevedo. Porto, Portugal: Fermata. 2001.
    Publicado • Editor
  35. Costa, Jorge. Anamorphoses, violoncelo, Isabel Soveral. Porto, Portugal: Fermata. 2001.
    Publicado • Editor
  36. Costa, Jorge. Plural III, clarinete e piano, Fernando C. Lapa. Porto, Portugal: Fermata. 2001.
    Publicado • Editor
  37. Costa, Jorge. Hymnos, coro, Fernando Bessa Valente. Porto, Portugal: Fermata Editora. 2001.
    Publicado • Editor
  38. Jorge Alexandre Costa. Ópera, António Chagas Rosa. Porto, Portugal: Fermata Editora/Porto 2001. 2001.
    Publicado • Editor
  39. Jorge Alexandre Costa. Khroma, violeta e orquestra, Cláudio Carneyro. Porto, Portugal: Fermata Editora/Porto 2001. 2001.
    Publicado • Editor
  40. Jorge Alexandre Costa. 3 Consolations, flauto doce e orquestra, António Chagas Rosa. Porto, Portugal: Fermata Editora/Fundação Calouste Gulbenkian. 2000.
    Publicado • Editor
  41. Jorge Alexandre Costa. La Giuditta, oratória, Francisco António de Almeida. Porto, Portugal: Fermata Editora/Porto 2001. 2000.
    Publicado • Editor
  42. Jorge Alexandre Costa. Inória, dois pianos, Cândido Lima. Porto, Portugal: Fermata Editora. 2000.
    Publicado • Editor
  43. Jorge Alexandre Costa. MOH, orquestra da câmara, António Chagas Rosa. Porto, Portugal. 2000.
    Publicado • Editor
  44. Jorge Alexandre Costa. A Impaciência de Mahler, quatro peças para orquestra, António Pinho Vargas. Porto, Portugal: Fermata Editora/Fundação Calouste Gulbenkian. 1999.
    Publicado • Editor
  45. Costa, Jorge. Interpretação e Educação Musical, Francisco Monteiro. Porto, Portugal: Fermata. 1997.
    Publicado • Editor
  46. Costa, Jorge. Avena Ruda, flauta e piano, Cláudio Carneyro. Porto, Portugal: Fermata. 1995.
    Publicado • Editor
  47. Costa, Jorge. Sonatina, flauta e piano, Luiz Costa. Porto, Portugal: Fermata. 1995.
    Publicado • Editor
  48. Costa, Jorge. Serenata e Valsa, flauta, violino e piano, Óscar da Silva. Porto, Portugal: Fermata. 1995.
    Publicado • Editor
Poster em conferência
  1. Amadeu Albino, Júnior; Maria da Glória Fernandes do Nascimento, Albino; Maria da Glória Fernandes do Nascimento, Oliveira. "Papel da supervisão pedagógica na (re)construção da disciplina de Formação Musical". Trabalho apresentado em ENJIE 2017, 2017.
  2. Jorge Alexandre Costa. "La formación musical en la orquestra geração: un dominio disciplinario voluble en un campo de formación socio-musical". Trabalho apresentado em Seminari Investigació en Educació Musical (SIEM UIB), 2016.
  3. Jorge Alexandre Costa. "The Orquestra Geração - unveiling its complexity". Trabalho apresentado em 31st ISME World Conference on Music Education, 2014.
Prefácio / Posfácio
  1. Jorge Alexandre Costa; Graça Mota; Lopes, Filipe. "A Criação do CIPEM e a Organização da Escola de Outono: 25 Anos de trabalho científico, educacional e artístico". Prefácio para Escola de Outono 2023 | Cartografias do Presente: explorando o ensino de música numa sociedade em mudança (livro de resumos), 1-62. Porto, Portugal: CIPEM | INET – md, Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto. 2023.
    Publicado
Resumo em conferência
  1. MARQUES, RUI. "The Absense of Portuguese Folk Instruments in Formal Music Education". Trabalho apresentado em 46th ICTM World Conference, Lisboa, 2022.
    Publicado
  2. Jorge Alexandre Costa. "Formação Musical, um domínio disciplinar volúvel. Subsídios para a sua história.". Trabalho apresentado em X Encontro Investigação em Música (ENIM 2021), Coimbra, 2021.
    Publicado
  3. Jorge Alexandre Costa. "A análise musical e a (re)construção de um habitus de escuta". Trabalho apresentado em International Conference CIPEM, Porto, 2021.
    Publicado
  4. Jorge Alexandre Costa. "A ausência de repertório culturalmente próximo dos alunos na disciplina de formação musical do ensino especializado de música". Trabalho apresentado em Porto International Conference on Research in Education 2019, Porto, 2019.
    Publicado
  5. Jorge Alexandre Costa. "Supervisão pedagógica e (re)construção da disciplina de formação musical – um estudo de caso na formação inicial de professores". Trabalho apresentado em Porto International Conference on Research in Education 2019, Porto, 2019.
    Publicado
  6. Jorge Alexandre Costa. "(Re)pensar o mestrado em ensino de formação musical: o confronto entre intencionalidades, motivações e expectativas de uma formação". Trabalho apresentado em Porto International Conference on Research in Education 2019, Porto, 2019.
    Publicado
  7. Jorge Alexandre Costa. "Music Education and the blind: Braille music as a technological device for an inclusive and meaningful learning". Trabalho apresentado em Third Research Symposium on Social Impact of Making Music, Porto, 2018.
    Publicado
  8. Jorge Alexandre Costa. "Autonomia, identidade e dimensão da disciplina de Formação Musical". Trabalho apresentado em Seminário "CIPEM 20 anos de Investigação e Prática", Porto, 2018.
    Publicado
  9. Jorge Alexandre Costa. "Abordagens atuais e inovadoras na Formação Musical: apontamentos a partir de um estudo de caso na Formação Inicial". Trabalho apresentado em VIII Encontro de Investigação em Música, Porto, 2018.
    Publicado
  10. Jorge Alexandre Costa. "Supervisão pedagógica e desenvolvimento profissional na Formação Musical: um estudo de caso". Trabalho apresentado em II Encontro Internacional de Formação na Docência, Bragança, 2017.
    Publicado
  11. Jorge Alexandre Costa. "Papel da supervisão pedagógica na (re)construção da disciplina de formação musical – Um estudo de caso no estágio da formação inicial de professores". Trabalho apresentado em II ENJIE – Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação, Braga, 2017.
    Publicado
  12. Jorge Alexandre Costa. "Espaço Público como habitus de Educação e Cultura: o Teatro de S. João do Porto enquanto palco de representação lírica (1865-1891)". Trabalho apresentado em Congresso "O Velho Teatro de S. João do Porto (1798-1908): história, culturas e políticas do espetáculo operático e teatral no longo século XIX, Porto, 2017.
    Publicado
  13. Jorge Alexandre Costa. "A Habilitação Profissional para a Docência no Ensino Artístico especializado: o mestrado em ensino de música da ESMAE/ESE". Trabalho apresentado em 1º Congresso do Ensino Artístico Especializado, Porto, 2017.
    Publicado
  14. Jorge Alexandre Costa. "A ausência de outras músicas nas aprendizagens em Formação Musical". Trabalho apresentado em VII Encontro Nacional de Investigação em Música (ENIM), Braga, 2017.
    Publicado
  15. Jorge Alexandre Costa. "A eficiência pedagógica do solfejo entoado: inovação e modernidade no pensamento de Lopes-Graça". Trabalho apresentado em Simpósio Fernando Lopes-Graça em Retrospetiva, Porto, 2017.
    Publicado
  16. Jorge Alexandre Costa. "O ambiente musical lírico portuense de oitocentos (re)lembrado pelos folhetins da imprensa". Trabalho apresentado em 5º Congresso muspres de la sociedad española de musicología, “A imprensa como fonte para a história da interpretação musical", Lisboa, 2017.
    Publicado
  17. Jorge Alexandre Costa. "Olhares sobre um domínio disciplinar volúvel – Práticas, estratégias e discursos em Formação Musical". Trabalho apresentado em VI Encontro Nacional de Investigação em Música (ENIM), Aveiro, 2016.
    Publicado
  18. Jorge Alexandre Costa. "Subsídios para a história da disciplina de Formação Musical". Trabalho apresentado em VI Encontro Nacional de Investigação em Música (ENIM), Aveiro, 2016.
    Publicado
  19. Jorge Alexandre Costa. "La formación musical en la orquestra geração: un dominio disciplinario voluble en un campo de formación socio-musical". Trabalho apresentado em Seminari Investigació en Educació Musical (SIEM UIB), Palma de Mallorca, 2016.
    Publicado
  20. Jorge Alexandre Costa. "Retrato Sonoro de uma revista apreendida". Trabalho apresentado em Encontro Nacional de Investigação em Música (ENIM), Évora, 2015.
    Publicado
  21. Jorge Alexandre Costa. "The Orquestra Geração - unveiling its complexity". Trabalho apresentado em 25th International Seminar of the ISME Commission on Research, João Pessoa, 2014.
    Publicado
  22. Jorge Alexandre Costa. "Growing through playing: the orchestra as an inclusive community music project". Trabalho apresentado em 8th International Conference for Research in Music Education Conference, Exeter, 2013.
    Publicado
  23. Jorge Alexandre Costa. "Entre o Romance e a Realidade: A Sereia e o Teatro Lírico na cidade do Porto no final de setecentos". Trabalho apresentado em III Encontro Nacional de Investigação em Música (ENIM), Cascais, 2013.
    Publicado
  24. Jorge Alexandre Costa. "Projecto Orquestra Geração – a Duplicidade de um evento social/musical". Trabalho apresentado em II Encontro Nacional de Investigação em Música (ENIM), Castelo Branco, 2012.
    Publicado
  25. Jorge Alexandre Costa. "Ambientes musicais no mundo elegante portuense oitocentista". Trabalho apresentado em I Encontro Nacional de Investigação em Música (ENIM), Porto, 2011.
    Publicado
  26. Jorge Alexandre Costa. "The Prima-Dona in the opera and the operetta of the XIX century: a social and historical overview of musical performance". Trabalho apresentado em Performance Matters, Porto, 2005.
    Publicado
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023/11/09 "Isto não seria o mesmo sem as Escolas Profissionais de Música": Trinta anos de ensino profissional de música em Portugal. Escola de Outono 2023 | Cartografias do Presente: explorando o ensino de música numa sociedade em mudança
Centro em Psicologia da Música e Educação Musical | INET -md (Porto, Portugal)
2023/04/29 O Ensino Profissional de Artístico de Música: uma experiência sem precedentes V Encontro do Ensino Artístico Especializado de Música do Vale de Sousa: do Pop ao Rock: Contextos, Realidades e Perspectivas
Conservatório de Música de Lousada (Lousada, Portugal)
2023/04/21 Análisis Musical y la (re)construcción de un habitus de escucha I Congresso Internacional SATMUS. Una aproximación pedagógica e interdisciplinar al análisis y la teoria musical
Facultad del Profesorado y Educación de la Universidad Autónoma de Madrid y Real Conservatorio Superior de Música de Madrid (Madrid, Espanha)
2023/02/04 Trinta Anos de Ensino Profissional de Música em Portugal. Propósitos de uma Investigação em Educação Artística VII ENJIE - Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação (Porto, Portugal)
2022/11 "Isto não seria o mesmo sem as Escolas Profissionais de Música": Trinta anos de ensino profissional de música em Portugal Semana da Ciência e da Tecnologia 2022
Politécnico do Porto - Dia Nacional da Cultura Científica (Porto, Portugal)
2022/07/21 The Absense of Portuguese Folk Instruments in Formal Music Education 46th ICTM World Conference
INET-md Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova (Lisboa, Portugal)
2021/11/12 Formação Musical, um domínio disciplinar volúvel. Subsídios para a sua história. X Encontro Investigação em Música (ENIM 2021)
Sociedade Portuguesa de Investigação em Música (Coimbra, Portugal)
2021/09/16 A análise musical e a (re)construção de um habitus de escuta International Conference CIPEM
CIPEM INET - md (Porto, Portugal)
2021/05/19 Musical Analysis and the (Re)construction of a Habitus of Listening The Routledge Companion to Aural Skills Pedagogy. Before, In, and Beyond Higher Education
Kent Cleland and Paul Fleet
2020/11/21 Investigar em Educação e Música: o olhar da Educação como saber de referência X Encontro Investigação em Música (ENIM 2020)
Sociedade Portuguesa de Investigação em Música (Coimbra)
2019 A ausência de repertório culturalmente próximo dos alunos na disciplina de formação musical do ensino especializado de música Porto International Conference on Research in Education 2019
Centro de Investigação e Inovação em Educação (Portugal, Portugal)
2019 Supervisão pedagógica e (re)construção da disciplina de formação musical – um estudo de caso na formação inicial de professores Porto International Conference on Research in Education 2019
Centro de Investigação e Inovação em Educação (Porto, Portugal)
2019 (Re)pensar o mestrado em ensino de formação musical: o confronto entre intencionalidades, motivações e expectativas de uma formação Porto International Conference on Research in Education 2019
Centro de Investigação e Inovação em Educação (Porto, Portugal)
2018/05/19 Music Education and the blind: Braille music as a technological device for an inclusive and meaningful learning Third Research Symposium on Social impact of Making Music
Centro de Investigação em Psicologia da Música e Educação Musical (Porto, Portugal)
2018 Autonomia, identidade e dimensão da disciplina de Formação Musical Seminário "CIPEM 20 anos de Investigação e Prática"
Centro de Investigação em Psicologia da Música e Educação Musical (Porto, Portugal)
2018 Abordagens atuais e inovadoras na Formação Musical: apontamentos a partir de um estudo de caso na Formação Inicial VIII Encontro de Investigação em Música
Sociedade Portuguesa de Investigação em Música (Porto, Portugal)
2017 O ambiente musical portuense de oitocentos (re)lembrado pelos folhetins da imprensa 5.º Congreso MUSPRES
Sociedad Española de Musicología (Lisboa, Portugal)
2017 A Habilitação Profissional para a Docência no Ensino Artístico especializado: o mestrado em ensino de música da ESMAE/ESE 1.º Congresso do Ensino Artístico Especializado
Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa, Portugal)
2017 Supervisão pedagógica e desenvolvimento profissional na Formação Musical: um estudo de caso II Encontro Internacional de Formação na Docência
Instituto Politécnico de Bragança (Bragança, Portugal)
2017 Perspetivas e desafios para o ensino especializado artístico pós-2020: potencialidades, percursos e alternativas Grande Conferência - Políticas e Perspetivas Pós-2020
Academia de Música de Castelo de Paiva (Castelo de Paiva, Portugal)
2017 O Espaço Público como habitus de Educação e Cultura: o Teatro de S. João do Porto enquanto palco de representação lírica (1865-1891) Congresso "O Velho Teatro de S. João do Porto (1798-1908): história, culturas e políticas do espetáculo operático e teatral no longo século XIX"
Teatro Nacional de S. João (Porto, Portugal)
2017 Papel da supervisão pedagógica na (re)construção da disciplina de Formação Musical II Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2017 A ausência de outras músicas nas aprendizagens em Formação Musical VII Encontro de Investigação em Música
Sociedade Portuguesa de Investigação em Música (Braga, Portugal)
2017 A eficiência pedagógica do solfejo entoado: Inovação e modernidade no pensamento de Lopes-Graça Simpósio Fernando Lopes-Graça em retrospetiva
(Cascais, Portugal)
2016 Olhares sobre um domínio disciplinar volúvel – Práticas, estratégias e discursos em Formação Musical VI Encontro Nacional de Investigação em Música
Sociedade Portuguesa de Investigação em Música (Portugal)
2016 La formación musical en la orquestra geração: un dominio disciplinario voluble en un campo de formación socio-musical Seminari Investigació en Educació Musical
(Palma de Maiorca, Espanha)
2016 Subsídios para a história da disciplina de Formação Musical VI Encontro Nacional de Investigação em Música
Sociedade Portuguesa de Investigação em Música (Aveiro, Portugal)
2015 Retrato Sonoro de uma revista apreendida V Encontro Nacional de Investigação em Música
Sociedade Portuguesa de Investigação em Música (Évora, Portugal)
2015 Música e Poder Local: o campo da produção cultural em Matosinhos I Fórum INET-md sobre Educação, Música e Dança na Comunidade
Instituto de Etnomusicologia - Centro de Estudos em Música e Dança (Porto, Portugal)
2014/07 The Orquestra Geração - unveiling its complexity 25th International Seminar of the ISME Commission on Research
(João Pessoa, Brasil)
2014 Entre o Romance e a Realidade: A Sereia e o teatro lírico portuense na segunda metade de setecentos More Than Loud
Instituto de Sociologia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2013/04 Growing through playing: the orchestra as an inclusive community music project 8th International Conference for Research in Music Education
(Exeter, Reino Unido)
2013 Entre o Romance e a Realidade: A Sereia e o Teatro Lírico na cidade do Porto no final de setecentos III Encontro Nacional de Investigação em Música
Sociedade Portuguesa de Investigação em Música (Cascais, Portugal)
2012 Projecto Orquestra Geração – a Duplicidade de um evento social/musical II Encontro Nacional de Investigação em Música
Sociedade Portuguesa de Investigação em Música (Castelo Branco, Portugal)
2011 Ambientes musicais no mundo elegante portuense oitocentista I Encontro Nacional de Investigação em Música
Sociedade Portuguesa de Investigação em Música (Porto, Portugal)
2011 Folhetins sobre a vida musical portuense na segunda metade do século XIX Congresso O Porto Romântico
Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa (Porto, Portugal)
2010 Mistério de Florbela Espanca e Alexandre Delgado Literatura e música em diálogo
Escola Superior de Educação do Porto (Porto, Portugal)
2010 De um primeiro Nocturno para um Nocturno a três Simpósio Internacional Jorge Peixinho Mémoires...Miroirs
Culturgest (Lisboa, Portugal)
2005 The Prima-Dona in the opera and the operetta of the XIX century: a social and historical overview of musical performance Performance Matters
Centro de Investigação em Psicologia da Música e Educação Musical (Porto, Portugal)
2005 O Espaço público burguês como habitus de educação e cultura: os teatros do Porto na segunda metade do século XIX Ciclo de Colóquios "Tendências actuais da pesquisa sobre Música Portuguesa"
Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2003 A propósito de um quadro de António Carneiro: do acaso de um quadro e de uma partitura a um percurso de acasos na vida de Cláudio, que foi compositor Museu da Quinta de Santiago de Leça da Palmeira
Câmara Municipal de Matosinhos (Portugal)
2002 Uma educação musical em contexto: à procura de uma nova praxis V Escola de Outono do CIPEM
Centro de Investigação em Psicologia da Música e Educação Musical (Porto, Portugal)
2001 Do Conservatório Geral de Arte Dramática de 1836 ao Conservatório Real de Lisboa de 1841
Conservatório Nacional (Lisboa, Portugal)
2000 A Reforma do Ensino da Música no Contexto das Reformas Liberais: uma abordagem investigativa II Escola de Outono do CIPEM
Centro de Investigação em Psicologia da Música e Educação Musical (Porto, Portugal)
1999 O Conservatório Geral de Arte Dramática: uma possível concepção de educação
Instituto de Estudos da Criança da Universidade do Minho (Braga, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2022 - 2023/09/11 Os Trabalhos para Casa na disciplina de Formação Musical do ensino especializado de música: conceções, propósitos e desvios educativos
Orientador
Mestrado em Ensino de Música - ramo Formação Musical (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Porto do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2022 - 2023/07/24 O lugar da Formação Musical no Centro de Cultura Musical: perceção e expectativas dos atores escolares sobre a disciplina
Orientador
Mestrado em Ensino de Música - ramo Formação Musical (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Porto do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2022 - 2023/07/24 A (Des)motivação nas Práticas Letivas de Formação Musical no Ensino Especializado de Música: possíveis fatores para a sua compreensão
Orientador
Mestrado em Ensino de Música - ramo Formação Musical (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Porto do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2022 - 2023/07/24 O Perfil do Professor de Formação Musical nos diferentes ciclos do ensino especializado de música
Orientador
Mestrado em Ensino de Música - ramo Formação Musical (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Porto do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2021 - 2022/12/06 As Tecnologias Digitais e as Estratégias de Ensino Aprendizagem na Formação Musical: afinidades entre a ação do professor e as dinâmicas dos softwares
Orientador
Mestrado em Ensino de Música (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Porto do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2021 - 2022/07/25 Os Sistemas de Leitura em Formação Musical: múltiplos caminhos para um mesmo destino
Orientador
Mestrado em Ensino de Música (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Porto do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2021 - 2022/07/22 O Estudo Autónomo na disciplina de Formação Musical: uma reflexão crítica a partir de um estudo de caso
Orientador
Mestrado em Ensino de Música (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Porto do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2020 - 2021 Da Iniciação Musical para a Formação Musical: um percurso de aprendizagem musical (in)diferenciador
Orientador
Ensino de Música (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Porto do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2020 - 2021 A Formação Musical e o abandono escolar no Ensino Especializado de Música
Orientador
Ensino de Música (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Porto do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2020 - 2021 O Método de Kodály no Ensino da Formação Musical: um estudo de caso
Orientador
Ensino de Música (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Porto do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2019 - 2020 A disciplina de Formação Musical e os seus alunos: pensar na formação de músicos e na formação de públicos
Orientador
Ensino de Música (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Porto do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2019 - 2020 A ansiedade na performance em Formação Musical
Orientador
Ensino de Música (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Porto do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2019 - 2020 Tomás Borba: Currículo, Metodologia e Didática
Orientador
Ensino de Música (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Porto do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2019 - 2020 A importância da formação académica e da identidade profissional docente na construção das Práticas Letivas em Formação Musical no ensino básico
Orientador
Ensino de Música (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Porto do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2019 - 2020 Pensar a criatividade na disciplina de Formação Musical
Orientador
Ensino de Música (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Porto do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2019 - 2020 A Improvisação nas Práticas Letivas em Formação Musical: perspectivas, propósitos e modos de aplicação
Orientador
Ensino de Música (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Porto do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2019 - 2020 O movimento corporal na disciplina de Formação Musical: uma estratégia para a compreensão rítmica
Orientador
Ensino de Música (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Porto do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2019 - 2020 O ensino a distância na disciplina de Formação Musical
Orientador
Ensino de Música (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Porto do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2019 - 2020 Desafios do estagiário na Prática de Ensino Supervisionada em Formação Musical
Orientador
Ensino de Música (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Porto do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2018 - 2019 A ausência de reportório culturalmente próximo dos alunos na disciplina de Formação Musical no ensino especializado de música
Orientador
Ensino de Música (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Porto do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2018 - 2019 A audição harmónica nas práticas letivas em Formação Musical: estratégias e atividades para o seu desenvolvimento
Orientador
Ensino de Música (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Porto do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2018 - 2019 A leitura melódica-rítmica entoada nas práticas letivas em Formação Musical: a importância das orientações de Gary Karpinski
Orientador
Ensino de Música (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Porto do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2018 - 2019 O estudo autónomo na disciplina de Formação Musical
Orientador
Ensino de Música (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Porto do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2018 - 2019 O grau de exigência nas atividades da Formação Musical e seu efeito para a condição de flow: um estudo comparativo
Orientador
Ensino de Música (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Porto do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2018 - 2019 A Improvisação no contexto da disciplina de Formação Musical
Orientador
Ensino de Música (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Porto do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2018 - 2019 100 Anos de Formação Musical no Conservatório de Música do Porto
Orientador
Ensino de Música (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Porto do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2018 - 2019 O aluno como construtor das aprendizagens de Formação Musical
Orientador
Ensino de Música (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Porto do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2018 - 2019 A Avaliação das competências de oralidade na disciplina de Formação Musical: um estudo sobre os métodos e processos de avaliação
Orientador
Ensino de Música (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Porto do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2017 - 2019 Papel da supervisão pedagógica na (re)construção da disciplina de Formação Musical - um estudo de caso no estágio da formação inicial de professores
Coorientador
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2017 - 2018 Uma Formação Musical Performativa: o palco como elemento de motivação e visibilidade
Orientador
Ensino de Música (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Porto do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2017 - 2018 A valorização da voz e da performance como ferramentas motivacionais de aprendizagem nas práticas educativas em Formação Musical
Orientador
Ensino de Música (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Porto do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2017 - 2018 Da prática musical para os conceitos teóricos em Formação Musical: a (des)construção do exemplo musical como estratégia de aprendizagem
Orientador
Ensino de Música (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Porto do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2017 - 2018 Música do Século XX nas Práticas Letivas em Formação Musical: singularidades da sua percepção
Orientador
Ensino de Música (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Porto do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2016 - 2017 Aprendizagem Cooperativa nas Práticas Letivas em Formação Musical: um modelo de ensino em grupo para o desenvolvimento musical individual
Orientador
Ensino de Música (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Porto do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2016 - 2017 A música atonal nas práticas letivas de Formação Musical
Orientador
Ensino de Música (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Porto do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2016 - 2017 A familiaridade tímbrica do intrumento como estratégia pedagógica para o desenvolvimento da acuidade auditiva
Orientador
Ensino de Música (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Porto do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2016 - 2017 Os reportórios em Formação Musical: evidências, critérios e práticas pedagógicas
Orientador
Ensino de Música (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Porto do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2016 - 2017 Olhares formativos complementares em Formação Musical: os contributos da Composição e da Análise Musical
Orientador
Ensino de Música (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Porto do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2016 - 2017 Edgar Willems, uma presença (re)conhecida nas práticas letivas em Formação Musical: dois olhares circunscritos
Orientador
Ensino de Música (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Porto do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2016 - 2017 A escrita polifónica em Formação Musical: estratégias e modelos para a sua implementação
Orientador
Ensino de Música (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Porto do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2016 - 2017 Os manuais de escolares de apoio e as práticas pedagógicas em Formação Musical: um encontro (im)possível
Orientador
Ensino de Música (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Porto do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2016 - 2017 Os sistemas de leitura em Formação Musical: um olhar pedagógico sobre os sistemas dó fixo e dó móvel
Orientador
Ensino de Música (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Porto do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2016 - 2017 Audição e transcrição musical: um quadro conceptual para a sua compreensão
Orientador
Ensino de Música (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Porto do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2016 - 2017 (Re)pensar a avaliação na disciplina de Formação Musical
Orientador
Ensino de Música (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Porto do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2016 - 2017 A Formação Musical em espaços de ensino musicalmente alternativos
Orientador
Ensino de Música (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Porto do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2016 - 2017 Formação Musical e Educação Musical: domínios disciplinares à procura de um objeto de estudo
Orientador
Ensino de Música (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Porto do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2015 - 2016 A música tradicional portuguesa na Formação Musical: vantagens e desvantagens de um reportório esquecido
Orientador
Ensino de Música (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Porto do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2015 - 2016 Reportórios para a Formação Musical: os hábitos musicais dos alunos como fatores para a sua construção
Orientador
Ensino de Música (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Porto do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2015 - 2016 Repensar o lugar da Formação Musical no ensino em Portugal
Orientador
Ensino de Música (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Porto do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2015 - 2016 A memória musical no espaço da Formação Musical: concepções e estratégias para o seu desenvolvimento
Orientador
Ensino de Música (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Porto do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2015 - 2016 A aprendizagem rítmica em Formação Musical: os exercícios e os reportórios de percussão como elementos pedagógicos
Orientador
Ensino de Música (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Porto do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2015 - 2016 Audição interior: estratégias de aprendizagem para o seu desenvolvimento
Orientador
Ensino de Música (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Porto do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2015 - 2016 A prática pedagógica ao sabor da reflexão
Orientador
Ensino de Música (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Porto do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2015 - 2016 O ensino da Formação Musical nos dias de hoje: novos desafios organizacionais, curriculares e pedagógicos
Orientador
Ensino de Música (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Porto do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2014 - 2015 O jogo como estratégia de aprendizagem rítmica: A ludicidade na exploração das fichas de exercícios rítmicos
Orientador
Ensino de Música (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Porto do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2014 - 2015 O reportório como recurso pedagógico nas aulas de formação musical
Orientador
Ensino de Música (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Porto do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2014 - 2015 Audição harmónica: importância e estratégias para um desenvolvimento auditivo integral
Orientador
Ensino de Música (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Porto do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2014 - 2015 Intervalos melódicos: diferentes estratégias de aprendizagem
Orientador
Ensino de Música (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Porto do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2014 - 2015 Software EarMaster como ferramenta pedagógica na disciplina de Formação Musical
Orientador
Ensino de Música (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Porto do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2014 - 2015 Reportório de Jazz nas aulas de Formação Musical: um percurso alternativo
Orientador
Ensino de Música (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Porto do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2014 - 2015 A leitura no 1º ano de Formação Musical: a utilização das diferentes claves como estratégia de aprendizagem
Orientador
Ensino de Música (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Porto do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2014 - 2015 Os (diferentes) olhares sobre a Formação Musical
Orientador
Ensino de Música (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Porto do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2014 - 2015 Quatro relatos e meio sobre Formação Musical: diferentes trajetos de docência
Orientador
Ensino de Música (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Porto do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2014 - 2015 A audição interior: estratégias para a sua implementação
Orientador
Ensino de Música (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Porto do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2014 - 2015 Em torno de uma nova Formação Musical
Orientador
Ensino de Música (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Porto do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2014 - 2015 A Formação Musical para a música em anos de exame
Orientador
Ensino de Música (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Porto do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2014 - 2015 A Formação Musical e as provas modelo de admissão ao ensino superior
Orientador
Ensino de Música (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Porto do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2012 - 2013 A Música e a inserção Social de Jovens em Risco
Coorientador
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional do Porto, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2024/03/08 - 2024/03/09 VII Fórum INET - md | CIPEM, Desafios, Lógicas e (In)coerências na Investigação em Música, Dança e Teatro. (2024/03/08 - 2024/03/09)
Congresso (Presidente da Comissão Organizadora)
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - pólo da ESE - IPP, Portugal
2023/11/09 - 2023/11/11 Escola de Outono 2023 | Cartografias do Presente: explorando o ensino de música numa sociedade em mudança (2023/11/09 - 2023/11/11)
Congresso (Presidente da Comissão Organizadora)
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - pólo da ESE - IPP, Portugal
2021/12/06 - 2021/12/09 IV SIMM Research Seminar on Music Programmes in Detention (2021/12 - 2021/12/09)
Seminário (Membro da Comissão Científica)
Instituto Politécnico do Porto Centro de Investigação em Psicologia da Música e Educação Musical, Portugal
2021/01 - 2021/12 Ciclo de Conferências do Politécnico: Ciência, Educação, Cultura e Sociedade: Um olhar crítico sobre a educação e a ciência na "sociedade da aprendizagem e do conhecimento", por Licínio Lima. (2021/04/27 - 2021/04/27)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
2021/01 - 2021/12 Ciclo de Conferências do Politécnico: Ciência, Educação, Cultura e Sociedade: O caso Galileu e a história do conflito entre ciência e religião, por Francisco Malta Romeiras. (2021/06/15 - 2021/06/15)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
2020/01 - 2020/12 Ciclo de Conferências do Politécnico: Ciência, Educação, Cultura e Sociedade - Nos 200 anos da Revolução Liberal. 13 anos depois, o Cerco do Porto e o definitivo triunfo, por Joel Cleto. (2020/10/20 - 2020/10/20)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
2020/01 - 2020/12 Ciclo de Conferências do Politécnico: Ciência, Educação, Cultura e Sociedade: Do Porto ao Grande Porto - metamorfoses da urbanização, por Álvaro Domingues. (2020/12/15 - 2020/12/15)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
2019/01 - 2019/12 Ciclo de Conferências do Politécnico: Ciência, Educação, Cultura e Sociedade - Vida e Veneno: Reflexões Químicas sobre a Ópera, por João Paulo André. (2019/02/04 - 2019/02/04)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2019/01 - 2019/12 Ciclo de Conferências do Politécnico: Ciência, Educação, Cultura e Sociedade: Da ciência ao amor, por Luís Portela. (2019/04/08 - 2019/04/08)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
2019/01 - 2019/12 Ciclo de Conferências do Politécnico: Ciência, Educação, Cultura e Sociedade: Interculturalidades: Diálogo e Interpretação, por Isabel Pires de Lima. (2019/06/03 - 2019/06/03)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
2019/01 - 2019/12 Ciclo de Conferências do Politécnico: Ciência, Educação, Cultura e Sociedade: Recordar António Sérgio, por João Salazar Leite e João Miguel Gonçalves. (2019/11/20 - 2019/11/20)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
2019/02 - 2019/10 International Conference of CIPEM 2019 "Challenges in Music Education" (2019/09/19 - 2019/09/21)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico do Porto Centro de Investigação em Psicologia da Música e Educação Musical, Portugal
2019/03/06 - 2019/04/24 Oficina de Escrita Criativa - Mário Cláudio (2019/03/06 - 2019/04/24)
Oficina (workshop) (Presidente da Comissão Organizadora)
Escola Superior de Educação do Porto do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2019/01/09 - 2019/01/30 Oficina de Escrita Criativa - Ana Luísa Amaral (2019/01/09 - 2019/01/30)
Oficina (workshop) (Presidente da Comissão Organizadora)
Escola Superior de Educação do Porto do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2018/10 - 2018/12 Ciclo de Conferências do Politécnico: Ciência, Educação, Cultura e Sociedade: O conhecimento como base da democracia, por Alexandre Quintanilha. (2018/10/15 - 2018/10/15)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2018/10 - 2018/12 Ciclo de Conferências do Politécnico: Ciência, Educação, Cultura e Sociedade: Ciência e arte, duas faces da cultura, por Carlos Fiolhais. (2018/12/17 - 2018/12/17)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
2018/10 - 2018/10 Seminário CIPEM - 20 anos de Investigação e Prática (2018/10/13 - 2018/10/13)
Seminário
Instituto Politécnico do Porto Centro de Investigação em Psicologia da Música e Educação Musical, Portugal
2018 - 2018 VIII Encontro de Investigação em Música (2018 - 2018)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Sociedade Portuguesa de Investigação em Música, Portugal
2013 - 2013 2.º ciclo de conferências sobre Música, Educação e Sociedade (2013/05/02 - 2013/05/30)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Escola Superior de Educação do Porto do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2012 - 2012 1.º ciclo de conferências sobre Música, Educação e Sociedade (2012/06/06 - 2012/06/20)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Escola Superior de Educação do Porto do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2008 - 2008 Quatrocentos anos de Ópera (2008/01 - 2008/07)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Câmara Municipal de Matosinhos, Portugal
2008 - 2008 22nd International Research Seminar da International Society of Music Education (2008/07/13 - 2008/07/18)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico do Porto Centro de Investigação em Psicologia da Música e Educação Musical, Portugal
2005 - 2005 Performance Matters (2005/09 - 2005/09)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico do Porto Centro de Investigação em Psicologia da Música e Educação Musical, Portugal
2005 - 2005 Breve Olhar sobre a História da Música Portuguesa (2005 - 2005)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Câmara Municipal de Matosinhos, Portugal
2003 - 2003 Escola de Outono 2003 (2003/09 - 2003/09)
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico do Porto Centro de Investigação em Psicologia da Música e Educação Musical, Portugal
2002 - 2002 Escola de Outono 2002 (2002/07 - 2002/07)
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico do Porto Centro de Investigação em Psicologia da Música e Educação Musical, Portugal
2001 - 2001 Escola de Outono 2001 (2001/09 - 2001/09)
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico do Porto Centro de Investigação em Psicologia da Música e Educação Musical, Portugal
2000 - 2000 Escola de Outono 2000 (2000/09 - 2000/09)
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico do Porto Centro de Investigação em Psicologia da Música e Educação Musical, Portugal
1999 - 1999 Escola de Outono 1999 (1999/09 - 1999/09)
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico do Porto Centro de Investigação em Psicologia da Música e Educação Musical, Portugal
1998 - 1998 Escola de Outono 1998 (1998/09 - 1998/09)
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico do Porto Centro de Investigação em Psicologia da Música e Educação Musical, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2023/04/26 - 2033/04/29 Oficinas de formação em Aural Training com o propósito de construir e desenvolver competências prospetivas neste campo de formação.
Oficina (workshop)
International Ear Training Workshop and Forum Sentiamoci a Parma"
Conservatorio di Musica Arrigo Boito, Itália
2022/07/05 - 2022/07/06 2022 EDULOG International Conference on Teacher Education: building an agenda for the 21st century
Conferência
2022 EDULOG International Conference on Teacher Education: building an agenda for the 21st century
EDULOG Fundação Belmiro de Azevedo, Portugal
2022/05/28 - 2022/05/28 1ª Edição - Fórum da Formação Musical
Encontro
1ª Edição - Fórum da Formação Musical
Escola de Música de Esposende - Câmara Municipal de Esposende, Portugal
2017/04/07 - 2017/04/07 Aural Skills Pedagogy Symposium
Simpósio
Aural Skills Pedagogy Symposium
Royal Academy of Music, Reino Unido

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2023/10/27 O Desenvolvimento da Literacia Musical através do Conceito de Kodály
Arguente
Natália Rafaela Lopes Ribeiro (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
2023/07/24 ZOLTÁN KODÁLY e a Formação Musical: conceitos, práticas e experiências letivas em Portugal
Presidente do júri
MARIA INÊS LEMOS MATOS (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Porto do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2023/07/05 Competências de Treino Auditivo como complemento à Leitura e Execução de uma Partitura
Arguente
Marta Gonçalves Vilaça (Mestrado)
Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2022/11/24 Elaboração de um Caderno de Apoio e Autoregulação do Estudo da Trompa por Alunos do Ensino Secundário
Arguente
Cristiano Alexandre Oliveira Alves Pinho (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2022/07/19 A comunicação não verbal na sala de aula de Educação Musical na Pandemia do Covid-19
Presidente do júri
Ângela Sofia Araújo Machado da Silva (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Porto do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2022/07/19 Atividade musical e desenvolvimento socioemocional de crianças em idade escolar
Presidente do júri
Joana Marlene Carvalho da Costa (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Porto do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2022/07/19 Evolução dos Programas de Educação Musical de 1991 até 2018
Presidente do júri
Mariana Neves Costa (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Porto do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2022/07/19 A Regionalização do Currículo de Educação Musical no 2o Ciclo do Ensino Básico, na Ilha da Madeira
Presidente do júri
Carolina Faria Costa (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Porto do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2022/07/14 Adaptação do Conceito de Kodály para o Ensino-Aprendizagem do Clarinete
Arguente
Carina Ascensão Pinto Batista (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
2021/11/25 Existir Musicalmente. Jazz, desafios comuns, políticas institucionais e processos de individuação em contextos de big band
Arguente principal
Klênio Jonessy de Medeiros Barros (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2021/07/22 Dinâmicas legitimantes e dinâmicas emancipatórias - uma proposta de mapeamento das práticas curriculares no ensino de saxofone através de um estudo de caso
Arguente principal
Sofia Teixeira (Mestrado)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
2021/07/20 Percepções dos professores sobre o contributo da educação musical no desenvolvimento das crianças
Presidente do júri
Joana Isabel Melo Vieira da Silva (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Porto do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2020/07/23 Con23 tra23 bai23 xo23 - O Contínuo Movimento da Sincronização
Arguente
Pedro de Jesus Barreiros Pinto (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2020/07/20 As práticas pedagógicas desenvolvidas na disciplina de Educação Musical: um estudo de caso
Presidente do júri
Lyllian Rachel Aguiar e Silva (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Porto do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2020/07/13 Círculos de Percussão: uma técnica facilitadora da fruição musical
Presidente do júri
Leonel José Rodrigues Fernandes (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Porto do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2018 Uma abordagem Jazzística ao currículo das Ciências Musicais no Conservatório de Música do Porto
Arguente
César Miguel Gomes do Nascimento Oliveira (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2017 Educação, Música e Diálogo: a transversalidade da música no âmbito das comunidades de aprendizagem
Arguente
Marcus Vinícius Lopes Albricker (Doutoramento)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
2017 Memórias de um Marinheiro: uma experiência de aplicação de processos criativos e artísticos em aulas de Formação Musical
Arguente
Ana Raquel Santos Gaspar (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
2017 Martine descobre a música - Ensaio sobre a Música do Ensino
Arguente
Pedro Filipe de Oliveira Correia (Mestrado)
Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2016 Música e Memórias em Palco
Arguente
Rui Duarte Marques (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
2016 De ouvido para ouvidos – Uma experiência extracurricular instrumental em contexto de grupo: ‘Ensemble pop/jazz'
Arguente
Névio Emanuel Madureira Teixeira da Silva (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
2016 Piano Solo no Jazz. Prática e Ensino
Arguente
Paulo Manuel Marques Gomes (Mestrado)
Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2016 Improvisação sobre Standards de Jazz para Instrumentos Melódicos. Uma abordagem progressiva de base diatónica
Arguente
João Pedro Brandão (Mestrado)
Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2016 Primavera de Piano - Portimão 2016. Festival com mais de 60 pianistas e 16 horas de música
Arguente
Sérgio Ricardo Alves Leite (Mestrado)
Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2016 Música de conjunto na escola: uma abordagem na perspectiva do professor de piano - contributos de um percurso de vida
Arguente
Victor Manuel Ferreira Gomes (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
2016 As Técnicas expandidas como recurso didático e meio de desenvolvimento técnico do reportório para saxofone tenor no ensino básico
Arguente
Jorge Miguel Vidal de Sousa (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
2016 Suporte áudio pedagógico para o estudo de reportório de quarteto de saxofones
Arguente
Ana Rita de Almeida Pereira (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
2016 A aplicação de Música Popular Portuguesa no ensino do violoncelo: construção de um corpus de obras de cariz didático
Arguente
Gabriela Dantas de Magalhães (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
2015 Das Vokalensemble. Criação, concepção e desenvolvimento do projeto - um ensemble vocal
Arguente
Mareike Sindermann de Figueiredo (Mestrado)
Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2015 A Disciplina de Laboratório Musical: um contributo didático de implementação do estudo da improvisação como oferta complementar para alunos do 6º grau do ensino articulado e supletivo
Arguente
Fábio Alves de Almeida (Mestrado)
Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2015 Relatório de Estágio
Arguente
Francisco António Pereira (Mestrado)
Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2015 A Motivação na sala de aula de clarinete: fatores e estratégias motivadoras
Arguente
Virginia Rosalía Lis Álvarez (Mestrado)
Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2014 O ensino da flauta de bisel em grupo como inovação pedagógica: uma investigação-acção no 2º ciclo do Ensino Básico
Arguente
Maria Helena Borges Cabral (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2014 Novas Tecnologias como motivação e consolidação na aprendizagem do Trombone
Arguente
Élson Rafael Santos Pinho (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
2014 Programa de História da Cultura e das Artes do Curso Profissional de Jazz
Arguente
Joana Brandão da Costa (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
2012 O uso da água como fonte sonora percussiva: análise da obra Water Music de Tan Dun
Arguente
Luís Alberto Bittencourt (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
2012 Sistemas Musicais Interativos no Ensino Especializado da Música
Arguente
Henrique Daniel Portovedo Marques (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
2012 Arranjos de Música Tradicional Portuguesa em Classes de Conjunto
Arguente
Manuel Maio Graça Fernandes (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
2010 Ser Pequeno entre os Grandes
Arguente
José Manuel de Abreu Carvalho (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2023/12/01 - 2023/12/03 Post-ip 23 Post-in-progress: 7º Fórum Internacional de Pós-graduação em Estudos em Música e Dança Lisboa
2021/12/06 - 2021/12/09 IV SIMM Research Seminar on Music Programmes in Detention Porto
2017/09/25 - 2017/09/28 The 13th International Symposium on Computer Music Multidisciplinary Research (CMMR) Matosinhos

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2021/12 - 2021/12 El Oído Pensante (ISSN 2250-7116 ) Instituto de Ciências Antropológicas, Buenos Aires

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2023 - Atual SATMUS - Sociedade de Análisis y Teoría Musical Associado
2022 - Atual APEM - Associação Portuguesa de Educação Musical
2015/01 - Atual CIPEM | INET - md Membro Integrado Doutorado
2011/06 - Atual Escola de Música Óscar da Silva Presidente da Assembleia Geral
2011 - Atual SPIM - Sociedade Portuguesa de Investigação em Música Associado

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2024/03/09 - Atual Revista Música, Educação e Sociedade
Diretor
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - pólo da ESE - IPP, Portugal
2024/03/08 - 2024/03/09 VII Fórum INET - md | CIPEM, Desafios, Lógicas e (In)coerências na Investigação em Música, Dança e Teatro.
Coordenador
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - pólo da ESE - IPP, Portugal
2023/11/09 - 2023/11/11 Escola de Outono 2023 | Cartografias do Presente: explorando o ensino de música numa sociedade em mudança
Coordenador
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - pólo da ESE - IPP, Portugal
1999 - 2006 Revista Música, Psicologia e Educação
Membro
Escola Superior de Educação do Porto do Instituto Politécnico do Porto, Portugal