Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Jorge Alexandre Cardoso Marques da Costa
Nomes de citação
- Jorge Alexandre Costa
Identificadores de autor
- Ciência ID
- F01E-CB07-2845
- ORCID iD
- 0000-0003-2315-6203
Endereços de correio eletrónico
- jacosta@ese.ipp.pt (Profissional)
Telefones
- Telefone
-
- 225073460 (Profissional)
Moradas
- Rua Dr. Roberto Frias n.º 602 , 4200-465, Porto, Porto, Portugal (Profissional)
Websites
- http://docentes.ese.ipp.pt/jacosta/ (Profissional)
- www.fermata.pt (Profissional)
Domínios de atuação
- Humanidades - Artes - Estudo das Artes da Representação (música, teatro e dramaturgia)
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
- Ciências Sociais - Sociologia
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português (Idioma materno) | |||||
Espanhol; Castelhano | Utilizador elementar (A2) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador elementar (A2) | |
Francês | Utilizador elementar (A2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A2) | |
Inglês | Utilizador independente (B2) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B2) | Utilizador proficiente (C1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2023/12/13 - 2023/12/14
Concluído
|
Provas de Agregação (Título de Agregado)
Especialização em Educação Artística
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
Aprovação por unanimidade |
2010
Concluído
|
Sociologia da Educação e Cultura | Sociology of Education and Culture (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"O Espaço Público como Habitus de Educação e Cultura: os teatros públicos da cidade do Porto, enquanto palcos de realização
lírica, na segunda metade do século XIX (1865-1891)" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Aprovado por unanimidade | Approved by unanimity |
2000
Concluído
|
Sociologia das Organizações e Administração Educacional | Sociology of Organizations and Educational Administration (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
"A Reforma do Ensino da Música no Contexto das Reformas Liberais: do Conservatório Geral de Arte Dramática de 1836 ao Conservatório
Real de Lisboa de 1841" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Bom com distinção | Good with distinction |
1995
Concluído
|
Ensino de Música | Music Teaching (Licenciatura)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
14 |
1990
Concluído
|
Curso Superior de Flauta Transversal | Superior Course of Flute (Bacharelato)
Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
14 |
1988
Concluído
|
Curso de Flauta do Conservatório de Música do Porto | Flute Course of the Conservatory of Music of Porto (Bacharelato)
Conservatório de Música do Porto | Porto Music Conservatory, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
15 |
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2020/11/01 - Atual | Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) | Escola Superior de Educação do Porto do Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
2009/09/01 - 2020/10/31 | Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal |
2001/09/02 - 2009/08/31 | Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal |
1997/10/01 - 2001/08/30 | Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2018/04/05 - 2022/04/05 | Pró-presidente | Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
2018/04/01 - 2021/04/08 | Membro do Conselho Geral | Escola Superior de Educação do Porto do Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
2007/02/07 - 2008/12/04 | Vice-Presidente | Escola Superior de Educação do Porto do Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2023/01/23 - Atual | Coordenador do Centro de Investigação em Psicologia da Música e Educação Musical (CIPEM) | Escola Superior de Educação do Porto do Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal | ||
2013/01/01 - Atual | Coordenador do Mestrado em Ensino de Música ESE/ESMAE | Coordinator of the Master's Degree in Music Teaching ESE/ESMAE | Escola Superior de Educação do Porto do Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
1998/09 - Atual | Membro fundador do Centro de Investigação em Psicologia da Música e Educação Musical (CIPEM) | Escola Superior de Educação do Porto do Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
Instituto Politécnico do Porto Centro de Investigação em Psicologia da Música e Educação Musical, Portugal | ||
1995/01 - Atual | Fundador das edições musicais Fermata Editora | Fermata Editora, Portugal |
2021/09/01 - 2023/09/30 | Membro do Conselho Científico | Member of the Scientific Council of ESE | Escola Superior de Educação do Porto do Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
2021/10/01 - 2022/04/05 | Autor e coordenador do projeto P.ARTES | Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
Instituto Politécnico do Porto, Portugal | ||
2018/04/04 - 2022/04/05 | Diretor Artístico da Orquestra Clássica do Politécnico do Porto | Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
Instituto Politécnico do Porto, Portugal | ||
2013/09/20 - 2015/09/29 | Membro do Conselho Científico | Member of the Scientific Council of ESE | Escola Superior de Educação do Porto do Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
2013/01/01 - 2015/01/11 | Coordenador da Unidade Técnico-Científica de Música | Coordinator of the Music Department | Escola Superior de Educação do Porto do Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
2009/01/01 - 2011/12/31 | Coordenador da Unidade Técnico-Científica de Música | Coordinator of the Music Department | Escola Superior de Educação do Porto do Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
1992/05/03 - 2011/07/17 | Diretor Pedagógico | Pedagogical Director | Escola de Música Óscar da Silva, Portugal |
2008/08/06 - 2009/09/11 | Membro do Conselho Científico | Member of the Scientific Council of ESE | Escola Superior de Educação do Porto do Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
1986/01/01 - 1997/08/29 | Professor nos cursos básico e secundário do ensino vocacional e artístico de música | Teacher in the basic and secondary courses of vocational music education | Escola de Música Óscar da Silva, Portugal |
1990/09/02 - 1995/08/31 | Professor nos cursos básico e secundário do ensino vocacional e artístico de música | Teacher in the basic and secondary courses of vocational music education | Conservatório de Música de Aveiro Calouste Gulbenkian, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2016 - 2017 | Apoio a estudantes cegos ¿ Musicografia Braille
n/a
|
Concluído
|
2016 - 2016 | Visual Impairment and Specialized Music Education: Braille musicography as a technological device that promotes inclusive
educational practices and attitudes
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - pólo da ESE-IPL, Portugal
|
Concluído
|
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2022/05 - 2025/04 | This wouldn't be the same without the Professional Music Schools: Thirty years of professional music teaching in Portugal
Investigador responsável
Escola Superior de Educação do Porto do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
Em curso
|
2023 - 2024 | Práticas Letivas de Teoria Musical e Educação Auditiva no Ensino Superior: "Porquê, O Quê, Como e Por Quem"
Investigador responsável
Escola Superior de Educação do Porto do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
Em curso
|
2020 - 2022 | Ao Encontro de Outros Públicos: a música como mediador social
Partis
Investigador responsável
Escola Superior de Educação do Porto do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
Não financiado
|
2018/08/15 - 2021/08/14 | Práticas sustentáveis: um estudo sobre o pós-folclorismo em Portugal no século XXI
PTDC/ART-FOL/31782/2017
Centro em Rede de Investigação em Antropologia, Portugal
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal Instituto Politécnico do Porto, Portugal Universidade de Évora, Portugal Universidade de Aveiro, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
2019 - 2021 | Sustainable practices: a study of the post-folklorism in Portugal in the 21st century
POCI-01-0145-FEDER-031782
Investigador
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
|
Concluído
|
2019/01/01 - 2019/12/31 | Ethnomusicology Institute - Center for Studies in Music and Dance
UID/EAT/00472/2019
Universidade NOVA de Lisboa, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2017/01 - 2018/12 | A deficiência visual e o ensino vocacional, profissional e artístico de música: a musicografia Braille como dispositivo tecnológico
promotor de práticas e atitudes educativas inclusivas
UID/EAT700472/2013
Investigador responsável
Instituto Politécnico do Porto Centro de Investigação em Psicologia da Música e Educação Musical, Portugal
|
Associação para a Inovação e Desenvolvimento da FCT
Concluído
|
2013 - 2015 | Escutem a Música! O Orelhudo: uma aplicação digital para a apreciação musical nas escolas do 1.º ciclo do Ensino Básico
EXPL/MHC-CED/2069/2013
Investigador
Instituto Politécnico do Porto Centro de Investigação em Psicologia da Música e Educação Musical, Portugal
|
Associação para a Inovação e Desenvolvimento da FCT
Concluído
|
2013 - 2015 | Listen to the music! Orelhudo - a software for musical appreciation in primary schools
UID/EAT/00472/2013
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - pólo da ESE-IPL, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2012 - 2015 | Promover a inclusão social através do envolvimento com a música - o projeto Orquestra Geração
PTDC/CPE-CED/120596/2010
Investigador
Instituto Politécnico do Porto Centro de Investigação em Psicologia da Música e Educação Musical, Portugal
|
Associação para a Inovação e Desenvolvimento da FCT
Concluído
|
2007/11/19 - 2010/11/30 | Música e Drama no 1º ciclo do Ensino Básico – o caso da Ilha da Madeira
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - pólo da ESE-IPL, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2007 - 2010 | A Expressão Musical e Dramática no 1.º Ciclo do Ensino Básico. O caso da Região Autónoma da Madeira
PTDC/CED/72112/2006
Investigador
Instituto Politécnico do Porto Centro de Investigação em Psicologia da Música e Educação Musical, Portugal
|
Associação para a Inovação e Desenvolvimento da FCT
Concluído
|
2001 - 2004 | Uma Educação Musical em Contexto: à procura de uma nova praxis
POCTI/1999/CED/34477
Investigador
Instituto Politécnico do Porto Centro de Investigação em Psicologia da Música e Educação Musical, Portugal
|
Associação para a Inovação e Desenvolvimento da FCT
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Catálogo de exposição |
|
Edição de livro |
|
Poster em conferência |
|
Prefácio / Posfácio |
|
Resumo em conferência |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2023/11/09 | "Isto não seria o mesmo sem as Escolas Profissionais de Música": Trinta anos de ensino profissional de música em Portugal. | Escola de Outono 2023 | Cartografias do Presente: explorando o ensino de música numa sociedade em mudança
Centro em Psicologia da Música e Educação Musical | INET -md (Porto, Portugal)
|
2023/04/29 | O Ensino Profissional de Artístico de Música: uma experiência sem precedentes | V Encontro do Ensino Artístico Especializado de Música do Vale de Sousa: do Pop ao Rock: Contextos, Realidades e Perspectivas
Conservatório de Música de Lousada (Lousada, Portugal)
|
2023/04/21 | Análisis Musical y la (re)construcción de un habitus de escucha | I Congresso Internacional SATMUS. Una aproximación pedagógica e interdisciplinar al análisis y la teoria musical
Facultad del Profesorado y Educación de la Universidad Autónoma de Madrid y Real Conservatorio Superior de Música de Madrid (Madrid, Espanha)
|
2023/02/04 | Trinta Anos de Ensino Profissional de Música em Portugal. Propósitos de uma Investigação em Educação Artística | VII ENJIE - Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação (Porto, Portugal)
|
2022/11 | "Isto não seria o mesmo sem as Escolas Profissionais de Música": Trinta anos de ensino profissional de música em Portugal | Semana da Ciência e da Tecnologia 2022
Politécnico do Porto - Dia Nacional da Cultura Científica (Porto, Portugal)
|
2022/07/21 | The Absense of Portuguese Folk Instruments in Formal Music Education | 46th ICTM World Conference
INET-md Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova (Lisboa, Portugal)
|
2021/11/12 | Formação Musical, um domínio disciplinar volúvel. Subsídios para a sua história. | X Encontro Investigação em Música (ENIM 2021)
Sociedade Portuguesa de Investigação em Música (Coimbra, Portugal)
|
2021/09/16 | A análise musical e a (re)construção de um habitus de escuta | International Conference CIPEM
CIPEM INET - md (Porto, Portugal)
|
2021/05/19 | Musical Analysis and the (Re)construction of a Habitus of Listening | The Routledge Companion to Aural Skills Pedagogy. Before, In, and Beyond Higher Education
Kent Cleland and Paul Fleet
|
2020/11/21 | Investigar em Educação e Música: o olhar da Educação como saber de referência | X Encontro Investigação em Música (ENIM 2020)
Sociedade Portuguesa de Investigação em Música (Coimbra)
|
2019 | A ausência de repertório culturalmente próximo dos alunos na disciplina de formação musical do ensino especializado de música | Porto International Conference on Research in Education 2019
Centro de Investigação e Inovação em Educação (Portugal, Portugal)
|
2019 | Supervisão pedagógica e (re)construção da disciplina de formação musical – um estudo de caso na formação inicial de professores | Porto International Conference on Research in Education 2019
Centro de Investigação e Inovação em Educação (Porto, Portugal)
|
2019 | (Re)pensar o mestrado em ensino de formação musical: o confronto entre intencionalidades, motivações e expectativas de uma formação | Porto International Conference on Research in Education 2019
Centro de Investigação e Inovação em Educação (Porto, Portugal)
|
2018/05/19 | Music Education and the blind: Braille music as a technological device for an inclusive and meaningful learning | Third Research Symposium on Social impact of Making Music
Centro de Investigação em Psicologia da Música e Educação Musical (Porto, Portugal)
|
2018 | Autonomia, identidade e dimensão da disciplina de Formação Musical | Seminário "CIPEM 20 anos de Investigação e Prática"
Centro de Investigação em Psicologia da Música e Educação Musical (Porto, Portugal)
|
2018 | Abordagens atuais e inovadoras na Formação Musical: apontamentos a partir de um estudo de caso na Formação Inicial | VIII Encontro de Investigação em Música
Sociedade Portuguesa de Investigação em Música (Porto, Portugal)
|
2017 | O ambiente musical portuense de oitocentos (re)lembrado pelos folhetins da imprensa | 5.º Congreso MUSPRES
Sociedad Española de Musicología (Lisboa, Portugal)
|
2017 | A Habilitação Profissional para a Docência no Ensino Artístico especializado: o mestrado em ensino de música da ESMAE/ESE | 1.º Congresso do Ensino Artístico Especializado
Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa, Portugal)
|
2017 | Supervisão pedagógica e desenvolvimento profissional na Formação Musical: um estudo de caso | II Encontro Internacional de Formação na Docência
Instituto Politécnico de Bragança (Bragança, Portugal)
|
2017 | Perspetivas e desafios para o ensino especializado artístico pós-2020: potencialidades, percursos e alternativas | Grande Conferência - Políticas e Perspetivas Pós-2020
Academia de Música de Castelo de Paiva (Castelo de Paiva, Portugal)
|
2017 | O Espaço Público como habitus de Educação e Cultura: o Teatro de S. João do Porto enquanto palco de representação lírica (1865-1891) | Congresso "O Velho Teatro de S. João do Porto (1798-1908): história, culturas e políticas do espetáculo operático e teatral
no longo século XIX"
Teatro Nacional de S. João (Porto, Portugal)
|
2017 | Papel da supervisão pedagógica na (re)construção da disciplina de Formação Musical | II Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2017 | A ausência de outras músicas nas aprendizagens em Formação Musical | VII Encontro de Investigação em Música
Sociedade Portuguesa de Investigação em Música (Braga, Portugal)
|
2017 | A eficiência pedagógica do solfejo entoado: Inovação e modernidade no pensamento de Lopes-Graça | Simpósio Fernando Lopes-Graça em retrospetiva
(Cascais, Portugal)
|
2016 | Olhares sobre um domínio disciplinar volúvel – Práticas, estratégias e discursos em Formação Musical | VI Encontro Nacional de Investigação em Música
Sociedade Portuguesa de Investigação em Música (Portugal)
|
2016 | La formación musical en la orquestra geração: un dominio disciplinario voluble en un campo de formación socio-musical | Seminari Investigació en Educació Musical
(Palma de Maiorca, Espanha)
|
2016 | Subsídios para a história da disciplina de Formação Musical | VI Encontro Nacional de Investigação em Música
Sociedade Portuguesa de Investigação em Música (Aveiro, Portugal)
|
2015 | Retrato Sonoro de uma revista apreendida | V Encontro Nacional de Investigação em Música
Sociedade Portuguesa de Investigação em Música (Évora, Portugal)
|
2015 | Música e Poder Local: o campo da produção cultural em Matosinhos | I Fórum INET-md sobre Educação, Música e Dança na Comunidade
Instituto de Etnomusicologia - Centro de Estudos em Música e Dança (Porto, Portugal)
|
2014/07 | The Orquestra Geração - unveiling its complexity | 25th International Seminar of the ISME Commission on Research
(João Pessoa, Brasil)
|
2014 | Entre o Romance e a Realidade: A Sereia e o teatro lírico portuense na segunda metade de setecentos | More Than Loud
Instituto de Sociologia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2013/04 | Growing through playing: the orchestra as an inclusive community music project | 8th International Conference for Research in Music Education
(Exeter, Reino Unido)
|
2013 | Entre o Romance e a Realidade: A Sereia e o Teatro Lírico na cidade do Porto no final de setecentos | III Encontro Nacional de Investigação em Música
Sociedade Portuguesa de Investigação em Música (Cascais, Portugal)
|
2012 | Projecto Orquestra Geração – a Duplicidade de um evento social/musical | II Encontro Nacional de Investigação em Música
Sociedade Portuguesa de Investigação em Música (Castelo Branco, Portugal)
|
2011 | Ambientes musicais no mundo elegante portuense oitocentista | I Encontro Nacional de Investigação em Música
Sociedade Portuguesa de Investigação em Música (Porto, Portugal)
|
2011 | Folhetins sobre a vida musical portuense na segunda metade do século XIX | Congresso O Porto Romântico
Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa (Porto, Portugal)
|
2010 | Mistério de Florbela Espanca e Alexandre Delgado | Literatura e música em diálogo
Escola Superior de Educação do Porto (Porto, Portugal)
|
2010 | De um primeiro Nocturno para um Nocturno a três | Simpósio Internacional Jorge Peixinho Mémoires...Miroirs
Culturgest (Lisboa, Portugal)
|
2005 | The Prima-Dona in the opera and the operetta of the XIX century: a social and historical overview of musical performance | Performance Matters
Centro de Investigação em Psicologia da Música e Educação Musical (Porto, Portugal)
|
2005 | O Espaço público burguês como habitus de educação e cultura: os teatros do Porto na segunda metade do século XIX | Ciclo de Colóquios "Tendências actuais da pesquisa sobre Música Portuguesa"
Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2003 | A propósito de um quadro de António Carneiro: do acaso de um quadro e de uma partitura a um percurso de acasos na vida de Cláudio, que foi compositor | Museu da Quinta de Santiago de Leça da Palmeira
Câmara Municipal de Matosinhos (Portugal)
|
2002 | Uma educação musical em contexto: à procura de uma nova praxis | V Escola de Outono do CIPEM
Centro de Investigação em Psicologia da Música e Educação Musical (Porto, Portugal)
|
2001 | Do Conservatório Geral de Arte Dramática de 1836 ao Conservatório Real de Lisboa de 1841 |
Conservatório Nacional (Lisboa, Portugal)
|
2000 | A Reforma do Ensino da Música no Contexto das Reformas Liberais: uma abordagem investigativa | II Escola de Outono do CIPEM
Centro de Investigação em Psicologia da Música e Educação Musical (Porto, Portugal)
|
1999 | O Conservatório Geral de Arte Dramática: uma possível concepção de educação |
Instituto de Estudos da Criança da Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2022 - 2023/09/11 | Os Trabalhos para Casa na disciplina de Formação Musical do ensino especializado de música: conceções, propósitos e desvios
educativos
Orientador
|
Mestrado em Ensino de Música - ramo Formação Musical (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Porto do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2022 - 2023/07/24 | O lugar da Formação Musical no Centro de Cultura Musical: perceção e expectativas dos atores escolares sobre a disciplina
Orientador
|
Mestrado em Ensino de Música - ramo Formação Musical (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Porto do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2022 - 2023/07/24 | A (Des)motivação nas Práticas Letivas de Formação Musical no Ensino Especializado de Música: possíveis fatores para a sua
compreensão
Orientador
|
Mestrado em Ensino de Música - ramo Formação Musical (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Porto do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2022 - 2023/07/24 | O Perfil do Professor de Formação Musical nos diferentes ciclos do ensino especializado de música
Orientador
|
Mestrado em Ensino de Música - ramo Formação Musical (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Porto do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2021 - 2022/12/06 | As Tecnologias Digitais e as Estratégias de Ensino Aprendizagem na Formação Musical: afinidades entre a ação do professor
e as dinâmicas dos softwares
Orientador
|
Mestrado em Ensino de Música (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Porto do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2021 - 2022/07/25 | Os Sistemas de Leitura em Formação Musical: múltiplos caminhos para um mesmo destino
Orientador
|
Mestrado em Ensino de Música (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Porto do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2021 - 2022/07/22 | O Estudo Autónomo na disciplina de Formação Musical: uma reflexão crítica a partir de um estudo de caso
Orientador
|
Mestrado em Ensino de Música (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Porto do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2020 - 2021 | Da Iniciação Musical para a Formação Musical: um percurso de aprendizagem musical (in)diferenciador
Orientador
|
Ensino de Música (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Porto do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2020 - 2021 | A Formação Musical e o abandono escolar no Ensino Especializado de Música
Orientador
|
Ensino de Música (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Porto do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2020 - 2021 | O Método de Kodály no Ensino da Formação Musical: um estudo de caso
Orientador
|
Ensino de Música (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Porto do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2019 - 2020 | A disciplina de Formação Musical e os seus alunos: pensar na formação de músicos e na formação de públicos
Orientador
|
Ensino de Música (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Porto do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2019 - 2020 | A ansiedade na performance em Formação Musical
Orientador
|
Ensino de Música (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Porto do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2019 - 2020 | Tomás Borba: Currículo, Metodologia e Didática
Orientador
|
Ensino de Música (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Porto do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2019 - 2020 | A importância da formação académica e da identidade profissional docente na construção das Práticas Letivas em Formação Musical
no ensino básico
Orientador
|
Ensino de Música (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Porto do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2019 - 2020 | Pensar a criatividade na disciplina de Formação Musical
Orientador
|
Ensino de Música (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Porto do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2019 - 2020 | A Improvisação nas Práticas Letivas em Formação Musical: perspectivas, propósitos e modos de aplicação
Orientador
|
Ensino de Música (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Porto do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2019 - 2020 | O movimento corporal na disciplina de Formação Musical: uma estratégia para a compreensão rítmica
Orientador
|
Ensino de Música (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Porto do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2019 - 2020 | O ensino a distância na disciplina de Formação Musical
Orientador
|
Ensino de Música (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Porto do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2019 - 2020 | Desafios do estagiário na Prática de Ensino Supervisionada em Formação Musical
Orientador
|
Ensino de Música (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Porto do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2018 - 2019 | A ausência de reportório culturalmente próximo dos alunos na disciplina de Formação Musical no ensino especializado de música
Orientador
|
Ensino de Música (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Porto do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2018 - 2019 | A audição harmónica nas práticas letivas em Formação Musical: estratégias e atividades para o seu desenvolvimento
Orientador
|
Ensino de Música (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Porto do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2018 - 2019 | A leitura melódica-rítmica entoada nas práticas letivas em Formação Musical: a importância das orientações de Gary Karpinski
Orientador
|
Ensino de Música (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Porto do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2018 - 2019 | O estudo autónomo na disciplina de Formação Musical
Orientador
|
Ensino de Música (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Porto do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2018 - 2019 | O grau de exigência nas atividades da Formação Musical e seu efeito para a condição de flow: um estudo comparativo
Orientador
|
Ensino de Música (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Porto do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2018 - 2019 | A Improvisação no contexto da disciplina de Formação Musical
Orientador
|
Ensino de Música (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Porto do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2018 - 2019 | 100 Anos de Formação Musical no Conservatório de Música do Porto
Orientador
|
Ensino de Música (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Porto do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2018 - 2019 | O aluno como construtor das aprendizagens de Formação Musical
Orientador
|
Ensino de Música (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Porto do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2018 - 2019 | A Avaliação das competências de oralidade na disciplina de Formação Musical: um estudo sobre os métodos e processos de avaliação
Orientador
|
Ensino de Música (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Porto do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2017 - 2019 | Papel da supervisão pedagógica na (re)construção da disciplina de Formação Musical - um estudo de caso no estágio da formação
inicial de professores
Coorientador
|
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2017 - 2018 | Uma Formação Musical Performativa: o palco como elemento de motivação e visibilidade
Orientador
|
Ensino de Música (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Porto do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2017 - 2018 | A valorização da voz e da performance como ferramentas motivacionais de aprendizagem nas práticas educativas em Formação Musical
Orientador
|
Ensino de Música (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Porto do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2017 - 2018 | Da prática musical para os conceitos teóricos em Formação Musical: a (des)construção do exemplo musical como estratégia de
aprendizagem
Orientador
|
Ensino de Música (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Porto do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2017 - 2018 | Música do Século XX nas Práticas Letivas em Formação Musical: singularidades da sua percepção
Orientador
|
Ensino de Música (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Porto do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2016 - 2017 | Aprendizagem Cooperativa nas Práticas Letivas em Formação Musical: um modelo de ensino em grupo para o desenvolvimento musical
individual
Orientador
|
Ensino de Música (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Porto do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2016 - 2017 | A música atonal nas práticas letivas de Formação Musical
Orientador
|
Ensino de Música (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Porto do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2016 - 2017 | A familiaridade tímbrica do intrumento como estratégia pedagógica para o desenvolvimento da acuidade auditiva
Orientador
|
Ensino de Música (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Porto do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2016 - 2017 | Os reportórios em Formação Musical: evidências, critérios e práticas pedagógicas
Orientador
|
Ensino de Música (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Porto do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2016 - 2017 | Olhares formativos complementares em Formação Musical: os contributos da Composição e da Análise Musical
Orientador
|
Ensino de Música (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Porto do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2016 - 2017 | Edgar Willems, uma presença (re)conhecida nas práticas letivas em Formação Musical: dois olhares circunscritos
Orientador
|
Ensino de Música (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Porto do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2016 - 2017 | A escrita polifónica em Formação Musical: estratégias e modelos para a sua implementação
Orientador
|
Ensino de Música (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Porto do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2016 - 2017 | Os manuais de escolares de apoio e as práticas pedagógicas em Formação Musical: um encontro (im)possível
Orientador
|
Ensino de Música (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Porto do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2016 - 2017 | Os sistemas de leitura em Formação Musical: um olhar pedagógico sobre os sistemas dó fixo e dó móvel
Orientador
|
Ensino de Música (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Porto do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2016 - 2017 | Audição e transcrição musical: um quadro conceptual para a sua compreensão
Orientador
|
Ensino de Música (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Porto do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2016 - 2017 | (Re)pensar a avaliação na disciplina de Formação Musical
Orientador
|
Ensino de Música (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Porto do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2016 - 2017 | A Formação Musical em espaços de ensino musicalmente alternativos
Orientador
|
Ensino de Música (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Porto do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2016 - 2017 | Formação Musical e Educação Musical: domínios disciplinares à procura de um objeto de estudo
Orientador
|
Ensino de Música (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Porto do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2015 - 2016 | A música tradicional portuguesa na Formação Musical: vantagens e desvantagens de um reportório esquecido
Orientador
|
Ensino de Música (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Porto do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2015 - 2016 | Reportórios para a Formação Musical: os hábitos musicais dos alunos como fatores para a sua construção
Orientador
|
Ensino de Música (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Porto do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2015 - 2016 | Repensar o lugar da Formação Musical no ensino em Portugal
Orientador
|
Ensino de Música (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Porto do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2015 - 2016 | A memória musical no espaço da Formação Musical: concepções e estratégias para o seu desenvolvimento
Orientador
|
Ensino de Música (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Porto do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2015 - 2016 | A aprendizagem rítmica em Formação Musical: os exercícios e os reportórios de percussão como elementos pedagógicos
Orientador
|
Ensino de Música (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Porto do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2015 - 2016 | Audição interior: estratégias de aprendizagem para o seu desenvolvimento
Orientador
|
Ensino de Música (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Porto do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2015 - 2016 | A prática pedagógica ao sabor da reflexão
Orientador
|
Ensino de Música (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Porto do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2015 - 2016 | O ensino da Formação Musical nos dias de hoje: novos desafios organizacionais, curriculares e pedagógicos
Orientador
|
Ensino de Música (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Porto do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2014 - 2015 | O jogo como estratégia de aprendizagem rítmica: A ludicidade na exploração das fichas de exercícios rítmicos
Orientador
|
Ensino de Música (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Porto do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2014 - 2015 | O reportório como recurso pedagógico nas aulas de formação musical
Orientador
|
Ensino de Música (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Porto do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2014 - 2015 | Audição harmónica: importância e estratégias para um desenvolvimento auditivo integral
Orientador
|
Ensino de Música (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Porto do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2014 - 2015 | Intervalos melódicos: diferentes estratégias de aprendizagem
Orientador
|
Ensino de Música (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Porto do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2014 - 2015 | Software EarMaster como ferramenta pedagógica na disciplina de Formação Musical
Orientador
|
Ensino de Música (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Porto do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2014 - 2015 | Reportório de Jazz nas aulas de Formação Musical: um percurso alternativo
Orientador
|
Ensino de Música (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Porto do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2014 - 2015 | A leitura no 1º ano de Formação Musical: a utilização das diferentes claves como estratégia de aprendizagem
Orientador
|
Ensino de Música (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Porto do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2014 - 2015 | Os (diferentes) olhares sobre a Formação Musical
Orientador
|
Ensino de Música (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Porto do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2014 - 2015 | Quatro relatos e meio sobre Formação Musical: diferentes trajetos de docência
Orientador
|
Ensino de Música (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Porto do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2014 - 2015 | A audição interior: estratégias para a sua implementação
Orientador
|
Ensino de Música (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Porto do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2014 - 2015 | Em torno de uma nova Formação Musical
Orientador
|
Ensino de Música (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Porto do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2014 - 2015 | A Formação Musical para a música em anos de exame
Orientador
|
Ensino de Música (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Porto do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2014 - 2015 | A Formação Musical e as provas modelo de admissão ao ensino superior
Orientador
|
Ensino de Música (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Porto do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2012 - 2013 | A Música e a inserção Social de Jovens em Risco
Coorientador
|
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional do Porto, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2024/03/08 - 2024/03/09 | VII Fórum INET - md | CIPEM, Desafios, Lógicas e (In)coerências na Investigação em Música, Dança e Teatro. (2024/03/08 - 2024/03/09)
Congresso (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - pólo da ESE - IPP, Portugal |
2023/11/09 - 2023/11/11 | Escola de Outono 2023 | Cartografias do Presente: explorando o ensino de música numa sociedade em mudança (2023/11/09 - 2023/11/11)
Congresso (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - pólo da ESE - IPP, Portugal |
2021/12/06 - 2021/12/09 | IV SIMM Research Seminar on Music Programmes in Detention (2021/12 - 2021/12/09)
Seminário (Membro da Comissão Científica)
|
Instituto Politécnico do Porto Centro de Investigação em Psicologia da Música e Educação Musical, Portugal |
2021/01 - 2021/12 | Ciclo de Conferências do Politécnico: Ciência, Educação, Cultura e Sociedade: Um olhar crítico sobre a educação e a ciência
na "sociedade da aprendizagem e do conhecimento", por Licínio Lima. (2021/04/27 - 2021/04/27)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
|
|
2021/01 - 2021/12 | Ciclo de Conferências do Politécnico: Ciência, Educação, Cultura e Sociedade: O caso Galileu e a história do conflito entre
ciência e religião, por Francisco Malta Romeiras. (2021/06/15 - 2021/06/15)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
|
|
2020/01 - 2020/12 | Ciclo de Conferências do Politécnico: Ciência, Educação, Cultura e Sociedade - Nos 200 anos da Revolução Liberal. 13 anos
depois, o Cerco do Porto e o definitivo triunfo, por Joel Cleto. (2020/10/20 - 2020/10/20)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
|
|
2020/01 - 2020/12 | Ciclo de Conferências do Politécnico: Ciência, Educação, Cultura e Sociedade: Do Porto ao Grande Porto - metamorfoses da urbanização,
por Álvaro Domingues. (2020/12/15 - 2020/12/15)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
|
|
2019/01 - 2019/12 | Ciclo de Conferências do Politécnico: Ciência, Educação, Cultura e Sociedade - Vida e Veneno: Reflexões Químicas sobre a
Ópera, por João Paulo André. (2019/02/04 - 2019/02/04)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
2019/01 - 2019/12 | Ciclo de Conferências do Politécnico: Ciência, Educação, Cultura e Sociedade: Da ciência ao amor, por Luís Portela. (2019/04/08 - 2019/04/08)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
|
|
2019/01 - 2019/12 | Ciclo de Conferências do Politécnico: Ciência, Educação, Cultura e Sociedade: Interculturalidades: Diálogo e Interpretação,
por Isabel Pires de Lima. (2019/06/03 - 2019/06/03)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
|
|
2019/01 - 2019/12 | Ciclo de Conferências do Politécnico: Ciência, Educação, Cultura e Sociedade: Recordar António Sérgio, por João Salazar Leite
e João Miguel Gonçalves. (2019/11/20 - 2019/11/20)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
|
|
2019/02 - 2019/10 | International Conference of CIPEM 2019 "Challenges in Music Education" (2019/09/19 - 2019/09/21)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Instituto Politécnico do Porto Centro de Investigação em Psicologia da Música e Educação Musical, Portugal |
2019/03/06 - 2019/04/24 | Oficina de Escrita Criativa - Mário Cláudio (2019/03/06 - 2019/04/24)
Oficina (workshop) (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Escola Superior de Educação do Porto do Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
2019/01/09 - 2019/01/30 | Oficina de Escrita Criativa - Ana Luísa Amaral (2019/01/09 - 2019/01/30)
Oficina (workshop) (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Escola Superior de Educação do Porto do Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
2018/10 - 2018/12 | Ciclo de Conferências do Politécnico: Ciência, Educação, Cultura e Sociedade: O conhecimento como base da democracia, por
Alexandre Quintanilha. (2018/10/15 - 2018/10/15)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
2018/10 - 2018/12 | Ciclo de Conferências do Politécnico: Ciência, Educação, Cultura e Sociedade: Ciência e arte, duas faces da cultura, por Carlos
Fiolhais. (2018/12/17 - 2018/12/17)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
|
|
2018/10 - 2018/10 | Seminário CIPEM - 20 anos de Investigação e Prática (2018/10/13 - 2018/10/13)
Seminário
|
Instituto Politécnico do Porto Centro de Investigação em Psicologia da Música e Educação Musical, Portugal |
2018 - 2018 | VIII Encontro de Investigação em Música (2018 - 2018)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Sociedade Portuguesa de Investigação em Música, Portugal |
2013 - 2013 | 2.º ciclo de conferências sobre Música, Educação e Sociedade (2013/05/02 - 2013/05/30)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Escola Superior de Educação do Porto do Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
2012 - 2012 | 1.º ciclo de conferências sobre Música, Educação e Sociedade (2012/06/06 - 2012/06/20)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Escola Superior de Educação do Porto do Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
2008 - 2008 | Quatrocentos anos de Ópera (2008/01 - 2008/07)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Câmara Municipal de Matosinhos, Portugal |
2008 - 2008 | 22nd International Research Seminar da International Society of Music Education (2008/07/13 - 2008/07/18)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Instituto Politécnico do Porto Centro de Investigação em Psicologia da Música e Educação Musical, Portugal |
2005 - 2005 | Performance Matters (2005/09 - 2005/09)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Instituto Politécnico do Porto Centro de Investigação em Psicologia da Música e Educação Musical, Portugal |
2005 - 2005 | Breve Olhar sobre a História da Música Portuguesa (2005 - 2005)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Câmara Municipal de Matosinhos, Portugal |
2003 - 2003 | Escola de Outono 2003 (2003/09 - 2003/09)
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Instituto Politécnico do Porto Centro de Investigação em Psicologia da Música e Educação Musical, Portugal |
2002 - 2002 | Escola de Outono 2002 (2002/07 - 2002/07)
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Instituto Politécnico do Porto Centro de Investigação em Psicologia da Música e Educação Musical, Portugal |
2001 - 2001 | Escola de Outono 2001 (2001/09 - 2001/09)
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Instituto Politécnico do Porto Centro de Investigação em Psicologia da Música e Educação Musical, Portugal |
2000 - 2000 | Escola de Outono 2000 (2000/09 - 2000/09)
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Instituto Politécnico do Porto Centro de Investigação em Psicologia da Música e Educação Musical, Portugal |
1999 - 1999 | Escola de Outono 1999 (1999/09 - 1999/09)
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Instituto Politécnico do Porto Centro de Investigação em Psicologia da Música e Educação Musical, Portugal |
1998 - 1998 | Escola de Outono 1998 (1998/09 - 1998/09)
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Instituto Politécnico do Porto Centro de Investigação em Psicologia da Música e Educação Musical, Portugal |
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023/04/26 - 2033/04/29 | Oficinas de formação em Aural Training com o propósito de construir e desenvolver competências prospetivas neste campo de
formação.
Oficina (workshop)
|
International Ear Training Workshop and Forum Sentiamoci a Parma"
Conservatorio di Musica Arrigo Boito, Itália
|
2022/07/05 - 2022/07/06 | 2022 EDULOG International Conference on Teacher Education: building an agenda for the 21st century
Conferência
|
2022 EDULOG International Conference on Teacher Education: building an agenda for the 21st century
EDULOG Fundação Belmiro de Azevedo, Portugal
|
2022/05/28 - 2022/05/28 | 1ª Edição - Fórum da Formação Musical
Encontro
|
1ª Edição - Fórum da Formação Musical
Escola de Música de Esposende - Câmara Municipal de Esposende, Portugal
|
2017/04/07 - 2017/04/07 | Aural Skills Pedagogy Symposium
Simpósio
|
Aural Skills Pedagogy Symposium
Royal Academy of Music, Reino Unido
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023/10/27 | O Desenvolvimento da Literacia Musical através do Conceito de Kodály
Arguente
|
Natália Rafaela Lopes Ribeiro (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
|
2023/07/24 | ZOLTÁN KODÁLY e a Formação Musical: conceitos, práticas e experiências letivas em Portugal
Presidente do júri
|
MARIA INÊS LEMOS MATOS (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Porto do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2023/07/05 | Competências de Treino Auditivo como complemento à Leitura e Execução de uma Partitura
Arguente
|
Marta Gonçalves Vilaça (Mestrado)
Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2022/11/24 | Elaboração de um Caderno de Apoio e Autoregulação do Estudo da Trompa por Alunos do Ensino Secundário
Arguente
|
Cristiano Alexandre Oliveira Alves Pinho (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
|
2022/07/19 | A comunicação não verbal na sala de aula de Educação Musical na Pandemia do Covid-19
Presidente do júri
|
Ângela Sofia Araújo Machado da Silva (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Porto do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2022/07/19 | Atividade musical e desenvolvimento socioemocional de crianças em idade escolar
Presidente do júri
|
Joana Marlene Carvalho da Costa (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Porto do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2022/07/19 | Evolução dos Programas de Educação Musical de 1991 até 2018
Presidente do júri
|
Mariana Neves Costa (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Porto do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2022/07/19 | A Regionalização do Currículo de Educação Musical no 2o Ciclo do Ensino Básico, na Ilha da Madeira
Presidente do júri
|
Carolina Faria Costa (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Porto do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2022/07/14 | Adaptação do Conceito de Kodály para o Ensino-Aprendizagem do Clarinete
Arguente
|
Carina Ascensão Pinto Batista (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
|
2021/11/25 | Existir Musicalmente. Jazz, desafios comuns, políticas institucionais e processos de individuação em contextos de big band
Arguente principal
|
Klênio Jonessy de Medeiros Barros (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2021/07/22 | Dinâmicas legitimantes e dinâmicas emancipatórias - uma proposta de mapeamento das práticas curriculares no ensino de saxofone
através de um estudo de caso
Arguente principal
|
Sofia Teixeira (Mestrado)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
|
2021/07/20 | Percepções dos professores sobre o contributo da educação musical no desenvolvimento das crianças
Presidente do júri
|
Joana Isabel Melo Vieira da Silva (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Porto do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2020/07/23 | Con23 tra23 bai23 xo23 - O Contínuo Movimento da Sincronização
Arguente
|
Pedro de Jesus Barreiros Pinto (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2020/07/20 | As práticas pedagógicas desenvolvidas na disciplina de Educação
Musical: um estudo de caso
Presidente do júri
|
Lyllian Rachel Aguiar e Silva (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Porto do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2020/07/13 | Círculos de Percussão: uma técnica facilitadora da fruição musical
Presidente do júri
|
Leonel José Rodrigues Fernandes (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Porto do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2018 | Uma abordagem Jazzística ao currículo das Ciências Musicais no Conservatório de Música do Porto
Arguente
|
César Miguel Gomes do Nascimento Oliveira (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2017 | Educação, Música e Diálogo: a transversalidade da música no âmbito das comunidades de aprendizagem
Arguente
|
Marcus Vinícius Lopes Albricker (Doutoramento)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
|
2017 | Memórias de um Marinheiro: uma experiência de aplicação de processos criativos e artísticos em aulas de Formação Musical
Arguente
|
Ana Raquel Santos Gaspar (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
|
2017 | Martine descobre a música - Ensaio sobre a Música do Ensino
Arguente
|
Pedro Filipe de Oliveira Correia (Mestrado)
Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2016 | Música e Memórias em Palco
Arguente
|
Rui Duarte Marques (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
|
2016 | De ouvido para ouvidos – Uma experiência extracurricular instrumental em contexto de grupo: ‘Ensemble pop/jazz'
Arguente
|
Névio Emanuel Madureira Teixeira da Silva (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
|
2016 | Piano Solo no Jazz. Prática e Ensino
Arguente
|
Paulo Manuel Marques Gomes (Mestrado)
Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2016 | Improvisação sobre Standards de Jazz para Instrumentos Melódicos. Uma abordagem progressiva de base diatónica
Arguente
|
João Pedro Brandão (Mestrado)
Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2016 | Primavera de Piano - Portimão 2016. Festival com mais de 60 pianistas e 16 horas de música
Arguente
|
Sérgio Ricardo Alves Leite (Mestrado)
Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2016 | Música de conjunto na escola: uma abordagem na perspectiva do professor de piano - contributos de um percurso de vida
Arguente
|
Victor Manuel Ferreira Gomes (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
|
2016 | As Técnicas expandidas como recurso didático e meio de desenvolvimento técnico do reportório para saxofone tenor no ensino
básico
Arguente
|
Jorge Miguel Vidal de Sousa (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
|
2016 | Suporte áudio pedagógico para o estudo de reportório de quarteto de saxofones
Arguente
|
Ana Rita de Almeida Pereira (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
|
2016 | A aplicação de Música Popular Portuguesa no ensino do violoncelo: construção de um corpus de obras de cariz didático
Arguente
|
Gabriela Dantas de Magalhães (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
|
2015 | Das Vokalensemble. Criação, concepção e desenvolvimento do projeto - um ensemble vocal
Arguente
|
Mareike Sindermann de Figueiredo (Mestrado)
Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2015 | A Disciplina de Laboratório Musical: um contributo didático de implementação do estudo da improvisação como oferta complementar
para alunos do 6º grau do ensino articulado e supletivo
Arguente
|
Fábio Alves de Almeida (Mestrado)
Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2015 | Relatório de Estágio
Arguente
|
Francisco António Pereira (Mestrado)
Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2015 | A Motivação na sala de aula de clarinete: fatores e estratégias motivadoras
Arguente
|
Virginia Rosalía Lis Álvarez (Mestrado)
Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2014 | O ensino da flauta de bisel em grupo como inovação pedagógica: uma investigação-acção no 2º ciclo do Ensino Básico
Arguente
|
Maria Helena Borges Cabral (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2014 | Novas Tecnologias como motivação e consolidação na aprendizagem do Trombone
Arguente
|
Élson Rafael Santos Pinho (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
|
2014 | Programa de História da Cultura e das Artes do Curso Profissional de Jazz
Arguente
|
Joana Brandão da Costa (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
|
2012 | O uso da água como fonte sonora percussiva: análise da obra Water Music de Tan Dun
Arguente
|
Luís Alberto Bittencourt (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
|
2012 | Sistemas Musicais Interativos no Ensino Especializado da Música
Arguente
|
Henrique Daniel Portovedo Marques (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
|
2012 | Arranjos de Música Tradicional Portuguesa em Classes de Conjunto
Arguente
|
Manuel Maio Graça Fernandes (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
|
2010 | Ser Pequeno entre os Grandes
Arguente
|
José Manuel de Abreu Carvalho (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2023/12/01 - 2023/12/03 | Post-ip 23 Post-in-progress: 7º Fórum Internacional de Pós-graduação em Estudos em Música e Dança | Lisboa |
2021/12/06 - 2021/12/09 | IV SIMM Research Seminar on Music Programmes in Detention | Porto |
2017/09/25 - 2017/09/28 | The 13th International Symposium on Computer Music Multidisciplinary Research (CMMR) | Matosinhos |
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2021/12 - 2021/12 | El Oído Pensante (ISSN 2250-7116 ) | Instituto de Ciências Antropológicas, Buenos Aires |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2023 - Atual | SATMUS - Sociedade de Análisis y Teoría Musical | Associado |
2022 - Atual | APEM - Associação Portuguesa de Educação Musical | |
2015/01 - Atual | CIPEM | INET - md | Membro Integrado Doutorado |
2011/06 - Atual | Escola de Música Óscar da Silva | Presidente da Assembleia Geral |
2011 - Atual | SPIM - Sociedade Portuguesa de Investigação em Música | Associado |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2024/03/09 - Atual | Revista Música, Educação e Sociedade
Diretor
|
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - pólo da ESE - IPP, Portugal |
2024/03/08 - 2024/03/09 | VII Fórum INET - md | CIPEM, Desafios, Lógicas e (In)coerências na Investigação em Música, Dança e Teatro.
Coordenador
|
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - pólo da ESE - IPP, Portugal |
2023/11/09 - 2023/11/11 | Escola de Outono 2023 | Cartografias do Presente: explorando o ensino de música numa sociedade em mudança
Coordenador
|
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - pólo da ESE - IPP, Portugal |
1999 - 2006 | Revista Música, Psicologia e Educação
Membro
|
Escola Superior de Educação do Porto do Instituto Politécnico do Porto, Portugal |