Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Joana Cunha Leal
Nomes de citação
- Leal, Joana Cunha
- Cunha Leal, Joana
Identificadores de autor
- Ciência ID
- F218-CE1D-2F36
- ORCID iD
- 0000-0001-9141-7255
- Scopus Author Id
- ID: 55749455500
Endereços de correio eletrónico
- j.cunhaleal@fcsh.unl.pt (Profissional)
Websites
- http://unl-pt.academia.edu/JoanaCunhaLeal (Profissional)
Domínios de atuação
- Humanidades - Artes - História da Arte
- Humanidades - Outras Humanidades
- Humanidades - Artes
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português (Idioma materno) | |||||
Inglês | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) |
Francês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) |
Espanhol; Castelhano | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) |
Italiano | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | |||
Catalão | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B2) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2022/09 - 2022/09
Concluído
|
História da Arte/ Art History (Título de Agregado)
Especialização em História da Arte Contemporânea /Modern and Contemporary Art
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
Aprovado/Approved |
2011 - 2011
Concluído
|
Stone Summer Theory Institute (Outros)
School of the Art Institute of Chicago, Estados Unidos
|
|
2010 - 2010
Concluído
|
Stone Summer Theory Institute (Outros)
School of the Art Institute of Chicago, Estados Unidos
|
|
1997 - 2006/12
Concluído
|
História da Arte / Art History (Doutoramento)
Especialização em História da Arte Contemporânea / Modern and Contemporary Art
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"Arquitectura Privada, Política e Factos Urbanos em Lisboa: da cidade pombalina à cidade liberal" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Muito bom por unanimidade / Unanimity of the jury for the highest score |
1994 - 1996
Concluído
|
História da Arte / Art History (Mestrado)
Especialização em História da Arte Contemporânea / Modern and Contemporary Art
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"Giuseppe Cinatti (1808-1879): percurso e obra" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Muito bom por unanimidade / Unanimity of the jury for the highest score |
1987 - 1991
Concluído
|
História, variante História da Arte / History and Ar History (Licenciatura)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
15 |
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
1991/05 - 1995/03 | Assistente de Investigação (carreira) (Investigação) | Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2023/10/01 - Atual | Professor Catedrático (Docente Universitário) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2022/01/01 - 2023/09/30 | Professor Associado (Docente Universitário) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2011/12 - 2021/12/31 | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
2006/12/05 - 2021/12 | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2000/01 - 2006/12 | Assistente (Docente Universitário) | Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
1997/09 - 1999/12 | Assistente Convidado (Docente Universitário) | Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2023/01/02 - Atual | Deputy Director of the Art History Institute — NOVA FCSH | Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
2019/01 - Atual | FCSH coordinator — PhD in Urban Studies offered by ISCTE and NOVAFCSH | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2013/07 - Atual | Coordinator of the Art History Master — NOVA FCSH | Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
2023 - 2026 | Member of the INHA Scientific Council | Institut National d'Histoire de l'Art, França |
2016/12 - 2022/12/31 | Director of the Art History Institute NOVA FCSH | Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
2021/07 - 2022/07 | Subdirector de Unidade Orgânica | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2013/04 - 2017/05 | Member of NOVA FCSH Scientific Council | Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
2012/01 - 2017/01 | FCSH coordinator — MA in Urban Studies offered by ISCTE and NOVAFCSH | Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
2010/11 - 2016/11 | Deputy Director of the Art History Institute NOVA FCSH | Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
1995/03 - 1999/07 | Outra Situação (Técnica) | Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2011/01 - 2011/05 | Other Modernisms? The case of Amadeo Souza Cardoso
Fulbright 2010
Investigador responsável
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
School of the Art Institute of Chicago, Estados Unidos |
Fulbright Comission
Concluído
|
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2018/09 - 2022/08 | Iberian Modernisms and the Primitivist Imaginary/ Modernismos ibéricos e o imaginário primitivista
Provided by PTCRIS: PTDC/ART-HIS/29837/2017
Investigador responsável
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
2014/03 - 2015/02 | Southern Modernisms / Modernismos do Sul
EXPL/CPC-HAT/0191/2013
Investigador responsável
IHA, FCSH-UNL, Portugal
Universidade Nova de Lisboa, Portugal Cooperativa de Ensino Superior Artístico do Porto, Portugal Universitat de Barcelona, Espanha |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. Fundação para a Ciência e a Tecnologia Concluído
|
2010/04 - 2013/06 | The "Popular Architecture in Portugal". A Critical Look.
17c2d07602f63fd840985d850c9acb68
Investigador
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P.
Concluído
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2021/01/01 - 2025/12/31 | Associate Laboratory for Research and Innovation in Heritage, Arts, Sustainability and Territory
LA/P/0132/2020
Co-Investigador Responsável (Co-IR)
Universidade de Évora, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Artigo em revista (magazine) |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de livro |
|
Edição de número de revista |
|
Entrada de dicionário |
|
Livro |
|
Prefácio / Posfácio |
|
Relatório |
|
Revisão de livro |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2024/06 | Materiality and History: collage's knot | 36e congrès du Comité International d’Histoire de l’Art (CIHA)
French CIHA Committee (Lyon, França)
|
2024/04/04 | “Um formalismo de conotação culturalista”. Perspectivas de renovação da História da Arte em Horta Correia | Colóquio dedicado a José Eduardo Horta Correia. Arquitectura, Urbanismo e Património da Época Moderna
IHA; Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa, Portugal)
|
2024/01/23 | Historiografia do Modernismo: Que Modernismo?Que Historiografia? | História da História da Arte e da Arquitetura em Espanha e Portugal nos séculos XIX e XX
Fundação Calouste Gulbenkian; ARTIS e CIEBA UL; IHA NOVA FCSH (Lisboa, Portugal)
|
2023/04/05 | Representações do corpo e questões de género na pintura do modernismo | Ciclo de conferências Correntes Artísticas — O corpo na Arte
Escola de Arte, Arquitetura e Design da Universidade do Minho (Guimarães, Portugal)
|
2023/03/31 | Why Art History matters | 7th Art History Conference in Greece
Association of Greek Art Historians (Athens, Grécia)
|
2023/02/03 | Uma história mal contada? [A questão da representação nas artes visuais do século XX] | Congresso Internacional Pensar o século XX Olhares do século XXI
CEIS20 - Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
|
2022/05/27 | Primitivist Antinomies in Iberian and Transatlantic Modernisms | International Conference The trouble with “primitivism”. Uses of the past in Iberianand Transatlantic modernisms
IHA NOVA FCSH (Lisboa, Portugal)
|
2022/05/03 | Primitivismo e nacionalismo: problemas na construção do modernismo | Seminário Internacional Modernismos na América Latina entre os dois lados do Atlântico: transferências, migrações e apropriações
culturais.
UNICAMP — Universidade de Campinas (São Paulo, Brasil)
|
2021/12/22 | Representações da paisagem: lugar, identidade e política | Land1scape workshop / Rotações da paisagem
LAB2PT Universidade do Minho e IN2PAST (Guimarães, Portugal)
|
2021/12/17 | A Exposição de Arte Catalã de 1921 | Colóquio NOVOS vs SNBA
CIEBA e SNBA (Lisboa, Portugal)
|
2021/10/25 | Lisbon after the earthquake — out of “ground zero”? | Catastrophe and the City [organizado pela equipa do Projecto Fragmentação e Reconfiguração: A Experiência da Cidade entre
a Arte e a Filosofia]
IFILNOVA e Museu de Lisboa (EGEAC) (Lisboa, Portugal)
|
2020/10/12 | Nacionalismo, cosmopolitismo e colonialismo nos modernismos ibéricos | Midway Workshop [organizado pela equipa do Projecto Modernismos Ibéricos e o Imaginário Primitivista]
IHA NOVA FCSH (Lisboa, Portugal)
|
2019/10/10 | Disclosing the ultimate mediterranean cubist village. The Olhão landscapes by Eduardo Viana | La Méditerranée des artistes¿Une modernité critique 1880-1945
Institut d’études méditerranéennes de Crète (Rethimno), Centre André-Chastel (Paris), groupe de recherche TELEMMe (Aix-Marseille
Université) e l’Institut Mémoires de l’édition contemporaine (Caen) (Rethimno, Grécia)
|
2019/05/23 | "Anacronismo. Experiência contemporânea do património", round table with Joana Cunha Leal, Helena Barranha e Rui Catalão | Locutório 2
Colégio do Bom Sucesso, Portugal (Lisboa, Portugal)
|
2019/04/16 | Joana Cunha Leal comenta “In Defense of Abstract Expressionism” de T. J. Clark | II Ciclo Conversas na Biblioteca
Biblioteca de Arte da Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa, Portugal)
|
2019/03/19 | Critiquing the Center/Periphery Narrative: The Cosmopolitan Avant-Garde in Portugal during World War I | AAHVS Visiting Speaker Series Talk
Duke University (Durham, Estados Unidos)
|
2019/02/09 | Absolutamente moderno? Eduardo Viana e as representações do campo artístico em Portugal na primeira metade do século XX | História da Cultura em Portugal no século XX. Industrialização, massificação, mediações
IHC e Biblioteca Nacional de Portugal (Lisboa, Portugal)
|
2019/02/07 | História da Cultura em Portugal no século XX. Industrialização, massificação, mediações — Membro da Comissão Científica | História da Cultura em Portugal no século XX. Industrialização, massificação, mediações
Biblioteca Nacional de Portugal and IHC NOVA FCSH (Lisboa, Portugal)
|
2018 | La modernid incierta de Amadeo de Souza Cardoso | Otros criterios. Los cubismos en el arte moderno
Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofia (Madrid, Espanha)
|
2018 | Apresentação do livro de Carlos Silveira Adriano de Sousa Lopes: um pintor na Grande Guerra | Laçamento do Livro de Carlos Silveira, "Adriano de Sousa Lopes: um pintor na Grande Guerra"
Museu Militar de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2018 | Robert and Sonia Delaunay's subversive realism | 6th International EAM Conference European Network of Avant-garde and Modernism Studies — "Realism(s) of the Avant-Garde and
Modernism"
University of Münster and EAM (Münster, Alemanha)
|
2017 | O círculo da Corporation Nouvelle | Conferências da Exposição Amadeo de Souza Cardoso/ Porto Lisboa/ 2016-1916
Museu Nacional de Arte Contemporânea - Museu do Chiado (Lisboa, Portugal)
|
2017 | "No meio do caminho tinha uma pedra": para uma história transnacional do modernismo | 90 anos de Presença: folha de arte e crítica. Congresso Internacional
Universidade do Porto e Câmara Municipal de Vila do Conde (Porto e Vila do Conde, Portugal)
|
2017 | Uma pequena centelha do acaso? | Colóquio "'Ninguém sabe que coisa quer': A Grande Guerra e a Crise dos Cânones Culturais Portugueses"
Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa, Portugal)
|
2017 | Onde mora o valor? (porque é que a história da arte importa mais do que nunca) | Congresso Mediterrânico de Estética
IHA, ESAP (Lisboa, Portugal)
|
2016 | Too Much is Never Enough: Barcelona, Miró and Souza Cardoso in the War Years | Cien anos de transferencias culturales: Barcelona 1888-1892
Universitat Pompeu Fabra (Barcelona, Espanha)
|
2015 | Kubler's effect: from Portuguese architecture to art history (and back again) | College Art Association 103rd Annual Conference
College Art Association (New York, Estados Unidos)
|
2015 | Delaunayan paradoxes and the social space of migrating avant-garde | Avant-Garde Migrations
CAM-FCG, IHA, RIHA (Lisboa, Portugal)
|
2014 | Errando cada vez melhor | Space Talk 11 : Projecto Teatral e Joana Cunha Leal
IHA, FCSH-UNL (Lisboa, Portugal)
|
2014 | As 7 cabeças do Modernismo | Arte Crítica Política Colóquio 2014
IHA, FCSH-UNL (Lisboa, Portugal)
|
2014 | Building a North-South Axis. Local and international avant-garde strategies in Portugal and Spain | Fourth Bi-annual conference of the European Network for the Avant-Garde and Modernism Studies
EAM, University of Helsinki (Helsinki, Finlândia)
|
2014 | Southern Modernisms - estudos de caso no campo das Artes visuais | Southern Modernisms. October Seminar
IHA-FCSH/UNL, CEAA-ESAP/CESAP, Cr. Polis/UB (Lisboa, Portugal)
|
2014 | "A bridge too far?": the War effect in Portuguese and Spanish Avant-gardes | Nationalism and Cosmopolitanism in Avant-Garde and Modernism: The Impact of WWI
Institute of Art History of the Academy of Sciences of the Czech Republic (Prague, República Checa)
|
2013 | Southern Alternatives: Amadeo de Souza Cardoso (1887-1918) | Alternative Modernisms Conference
Cardiff University (Cardiff, Reino Unido)
|
2013 | French connections and local strategies of Portuguese and Spanish avant-gardes | The European artistic avant-garde c.1910-30:Formations, Networks and Trans-national strategies
Sodertorn University (Stockholm, Suécia)
|
2013 | Humanismo e anti-humanismo em história da arte, | Tecnologias culturais e artes dos media
CECL (Lisboa, Portugal)
|
2012 | A história da arte da antiguidade na construção da história da arte (de Winckelmann a Riegl, com uma pequena nota sobre Benjamin) | 1º Encontharte – Encontros de História da Arte da Antiguidade
IHA NOVA FCSH (Lisboa, Portugal)
|
2012 | The politics of resistance: antinomies(?) in art theory | The Many: History, Theory and Politics. International Conference
IHC, FCSH-UNL (Lisboa, Portugal)
|
2012 | Plain, Pombaline and (Post)modernism: on some pre and post-Kublerian narratives on Portuguese architecture | Symposium Systems of History: George Kubler’s Portuguese Plain Architecture
CES (Coimbra , Portugal)
|
2012 | Trapped bugs, rotten fruits, faked collages and painted stories: how avant-garde migrates south | The 10th Triannual Nordik Committee for Art History Conference NORDIK 2012 - Presentation/Representation/Repression
Nordic Committee for Art History (Stockholm, Suécia)
|
2010 | Post-1755 Lisbon: Two and a half portraits | Portrait of the City: Framing the Significance of Historical Urban Landscapes Conference
The School of Architecture, Landscape and Civil Engineering, University College Dublin, in collaboration with the Office of
Public Works (Dublin, Irlanda)
|
2010 | On the Strange Place of Public Art in Contemporary Art Theory | ESF Exploratory Workshop on Public Art and its Distresses. From mainstream city marketing strategies to a tool for social
regeneration
European Science Foundation and Università Cattolica del Sacro Cuore (Milan, Itália)
|
2010 | Argumentos da Zonificação Simbólica na Reconstrução Pombalina do Chiado | Chiado: Efervescência Urbana, Artística e Literária de um Lugar
CIEBA, Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2010 | Ruínas para uma cidade | Conferência Internacional Arte & Melancolia
IHA, FCSH-UNL (Lisboa, Portugal)
|
2008 | A Líbido Ostentatória de Domingos Mendes ou os interiores do palacete da rua da Horta Seca | Arte & Eros - Ciclo de Conferências
Grupo de Ciências e Teorias da Arte, Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2008 | Júlio de Castilho e o Património Urbano de Lisboa | 1º Colóquio de Estudos do Património - O Património de Lisboa: discursos e práticas (séculos XIX e XX)
Departamento de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Aberta (Lisboa, Portugal)
|
2008 | Olímpia de Manet | XII Curso Livre de História da Arte: 12 Obras de Arte do Séc.I ao Séc. XX, olhar e interrogar
IHA, FCSH-UNL (Lisboa, Portugal)
|
2007 | A Propósito da Patrimonialização da Baixa Pombalina | Ciclo Memória e Valor: Patrimónios Há Muitos
Secção de Estudos do Património da Sociedade de Geografia de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2007 | A sanitarização do imaginário urbano na Lisboa Oitocentista | Conferência Internacional Criação e Constrangimento
IHA, FCSH-UNL (Lisboa, Portugal)
|
2007 | Changing perspectives: historiography and critical discourses concerning the Pombaline reconstruction of Lisbon | CIHA conference: How to write Art History - National, Regional or Global
Hungarian Academy of Sciences (Budapest, Hungria)
|
2006 | A paisagem cartográfica de Lisboa | Conferência Internacional Arte e Paisagem
IHA, FCSH-UNL (Lisboa, Portugal)
|
2005 | Habitar a cidade nova: expectativas e apropriações de primeiro grau | Colóquio Internacional O Terramoto de 1755: Impactos Históricos
ICS e ISCTE (Lisboa, Portugal)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023/01 - Atual | Daniel Vázquez Díaz (1882-1969): diálogos com Portugal na primeira metade do século XX
Orientador de Luna Morgana Martins Dimas
|
História da Arte — Especialidade Arte Contemporânea (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2023/01 - Atual | A Revista Como Arma das Vanguardas: Modernismos e Identidades para além de Tordesilhas (1920-1930)
Orientador de Manuella Frattini
|
História da Arte — Especialidade Arte Contemporânea (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2023/01 - Atual | O Inferno. Duas representações separadas por quatro séculos
Coorientador de Paulo Jorge Baptista Fernandes
|
História da Arte — Especialidade de Artes da Época Moderna e da Expansão (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2020 - Atual | Ecce Homo: o feminino na metrópole de George Grosz
Orientador de Fernanda Pulido dos Reis
|
História da Arte — Especialidade História da Arte Contemporânea (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2023/01 - 2023/12/12 | Tarsila do Amaral: Pintora da sua terra? O Estímulo Europeu e o Paradoxo Primitivista no Brasil
Orientador de Ana Luisa Filomeno Coutinho
|
História da Arte — Especialidade Arte Contemporânea (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2018 - 2023/03/30 | Modernismos Animados: animação e animismo no modernismo
Orientador de Marta de Almeida Loução Soares
|
História da Arte - Especialidade em Teoria da Arte (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2021 - 2022/09/19 | Soleil et Ombres: O século XIX português em Paris
Orientador de Beatriz Salvadinha
|
História da Arte ¿ Especialidade Arte Contemporânea (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2021 - 2022/05/25 | Paisagem e agenciamento cultural de Dominguez Alvarez na relação entre Portugal e a Galiza
Orientador de Maria Bonnet da Silva
|
História da Arte — Especialidade Arte Contemporânea (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2021 - 2022/03/31 | Produção artística em rede: a mail art de Ernesto de Sousa
Coorientador de Margarida Cafede Moura
|
História da Arte — Especialidade Arte Contemporânea (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2015 - 2022 | Lisboa sob o horizonte dos jardins domésticos oitocentistas
Orientador de Alexandre Arménio Tojal
|
Doutoramento em História da Arte — História da Arte Contemporânea (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2019 - 2021/11/12 | O Peso do Espírito: a Expressão Imaterial em Rui Chafes
Orientador de Ana Rita Anuar
|
História da Arte — Especialidade Arte Contemporânea (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2015 - 2020/05 | The medieval in modernist painting
Orientador de Begoña Farré Torras
|
Doutoramento em História da Arte — Especialidade de Teoria da Arte (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2009 - 2019/11 | Um encontro possível da Arte na Europa. A Exposição-Diálogo de 1985.
Orientador de André da Silveira Rodrigues
|
História da Arte - Especialidade em Teoria da Arte (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2013 - 2017/11 | S. José, Bairro Tridentino
Orientador de Miguel Sérgio da Costa Ferreira Monteiro de Barros
|
Estudos Urbanos (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2016 - 2017 | Postmodernism of reaction: decade of the '80s in Portugal
Orientador de Urszula Beata Staszkop
|
História da Arte - História da Arte Contemporânea (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2011 - 2016/01 | Análise Configuracional dos Grandes Conjuntos Urbanos na Região de Lisboa (1945-1975): Contributos da Sintaxe Espacial para
a História da Arte como História da Cidade
Orientador de Israel Vindarinho Guarda
|
História da Arte - Especialidade em História da Arte Contemporânea (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2016 - 2016 | The influence of Russian folk art on avant-garde artists
Orientador de Ksenia Svishchenko
|
Mestrado em História da Arte (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2011 - 2016 | Carmina figurata e a teoria da imagem carolingia. Contributos para uma reflexão da relação texto-imagem
Orientador de Vânia Maria Coutinho
|
História da Arte - Especialidade em Teoria da Arte (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2010 - 2015 | Ilustração: imagem da modernidade em Portugal
Coorientador de Luís Nuno Pinto Henriques
|
Espacio Público y Regeneración Urbana (Doutoramento)
Universitat de Barcelona, Espanha
|
2014 - 2014 | Caricatura e retrato na obra de Amadeo Souza-Cardoso: o problema da representação no modernismo
Orientador
|
Mestrado em História da Arte (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2012 - 2014 | Amadeo e Orpheu: para o desenvolvimento das relações entre Amadeo Souza-Cardoso e a revista Orpheu
Orientador de Marta de Almeida Loução Soares
|
Mestrado em História da Arte (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2008 - 2014 | Creative Cities: o papel da Cultura nos processos de transformação urbana
Coorientador de Lígia Isabel Paz Mendes de Oliveira
|
Espacio Público y Regeneración Urbana (Doutoramento)
Universitat de Barcelona, Espanha
|
2007 - 2014 | O Ressurgimento da pintura decorativa nos interiores Palacianos Lisboetas: da Regeneração às Vésperas da República (1851-1910)
Orientador de Miguel Nuno Santos Montez Leal
|
História da Arte - Especialidade em História da Arte Contemporânea (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2012 - 2012 | Monumentalidade e espaço público em Lourenço Marques nas décadas de 1930 e 1940
Orientador de Gerbert Verheij
|
História da Arte - Especialidade em História da Arte Contemporânea (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2012 - 2012 | A Arte em Portugal no século XX: José-Augusto França e a sociologia da arte
Coorientador
|
História da Arte - Especialidade em História da Arte Contemporânea (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2012 - 2012 | Atmosfera, objecto e lugar. Arte e arquitectura na contemporaneidade
Orientador
|
História da Arte - História da Arte Contemporânea (Outra)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2010 - 2012 | Para nos ter Roma inveja¿ Vieira Lusitano and the Roman influence in the Portuguese Court at the first half of the Eighteen
Century
Orientador
|
História da Arte - Especialidade em Teoria da Arte (Outra)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2008 - 2012 | Forma e Conceito na Escultura de Oitocentos.
Orientador de Sílvia Leonor Faria da Silva Lucas Vieira de Almeida
|
História da Arte - Especialidade em História da Arte Contemporânea (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2011 - 2011 | As revistas Córnio - Unicórnio, Bicórnio, Tricórnio, Tetracórnio, Pentacórnio
Coorientador de Catarina Anselmo Crua
|
Ciências da Comunicação - Comunicação e Artes (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2011 - 2011 | Para uma história da Gravura em Portugal (1958-1983)
Orientador de Inês Gomes
|
História da Arte - Especialidade em História da Arte Contemporânea (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2011 - 2011 | Belém e a Exposição do Mundo Português: Cidade, Urbanidade e Património Urbano
Orientador de Pedro Rito Nobre
|
Património - Património Urbano (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2010 - 2010 | Fernando Lemos: “Eu sou a fotografia”
Orientador
|
História da Arte - Especialidade em História da Arte Contemporânea (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2009 - 2009 | O valor dos gaioleiros no património urbano lisboeta: um estudo de caso
Orientador
|
Mestrado em Património (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2009 - 2009 | Espaço, Corpo e Gesto: três filmes experimentais de artistas plásticos portugueses da década de 70
Orientador de Patrícia Rosas
|
História da Arte - História da Arte Contemporânea (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2022/01 - 2022/09 | Membro da Comissão Científica e organizadora do congresso 8th EAM—European Network of Avant-Garde and Modernism Studies (2022/09/01 - 2022/09/03)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade Nova de Lisboa Instituto de História da Arte, Portugal |
2019/03/14 - 2019/03/16 | Art in the Periphery International Conference — Homage to Foteini Vlachou (2019/03/14 - 2019/03/16)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade Nova de Lisboa Instituto de História da Arte, Portugal Universidade Nova de Lisboa Instituto de História Contemporânea, Portugal |
2015/11/19 - 2015/11/21 | International Symposium Avant-Garde Migrations (2015/11/19 - 2015/11/21)
Simpósio (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade Nova de Lisboa Instituto de História da Arte, Portugal Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal |
2015/02/19 - 2015/02/21 | Southern Modernisms: Critical Stances Through Regional Appropriations — International Conference (2015/02/19 - 2015/02/21)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade Nova de Lisboa Instituto de História da Arte, Portugal Escola Superior Artística do Porto Centro de Estudos Arnaldo Araújo, Portugal |
2015 - 2015 | Arquitectura chã: da (in)utilidade de um conceito (2015)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
|
IHA e CHAM - Universidade NOVA de Lisboa, Portugal |
2014 - 2014 | Southern Modernisms. October Seminar (2014)
Seminário (Coorganizador)
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal Universidade Nova de Lisboa Instituto de História da Arte, Portugal |
2013 - 2013 | Space Talk: Arte e Arquitectura [ciclo de conferências] (2013)
Conferência (Coorganizador)
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal Universidade Nova de Lisboa Instituto de História da Arte, Portugal |
2013 - 2013 | Sob o signo de Amadeo: ciclo de conferências (2013)
Conferência (Coorganizador)
|
CAM-FCG, Portugal Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal |
2012 - 2012 | International Conference Surveys on Vernacular Architecture. Their significance in 20th century architectural culture (2012)
Conferência (Membro da Comissão Científica)
|
CEAA (ESAP), Portugal |
2012 - 2012 | Ciclo Imagem (2012)
Seminário (Coorganizador)
|
Universidade Nova de Lisboa Instituto de História da Arte, Portugal |
2012 - 2012 | A Fotografia na era da Pós-Fotografia
Seminário (Outra)
|
IHA, CECL, Portugal |
2012 - 2012 | Archiving Cities: Document, Science, Authorship
Seminário (Outra)
|
IHA, CAAA, Portugal |
2012 - 2012 | International Conference on Photography and Cinema, 50 years of Chris Marker's La Jetée¿ (2012)
Conferência (Membro da Comissão Científica)
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2009 - 2009 | Seminário de Doutoramento Bildwissenschaft and Art History (2009)
Seminário (Coorganizador)
|
Universidade Nova de Lisboa Instituto de História da Arte, Portugal |
2009 - 2009 | Conceptual Problems in the Study of Art Criticism, History and Theory (2009)
Conferência (Coorganizador)
|
Universidade Nova de Lisboa Instituto de História da Arte, Portugal |
2007 - 2007 | Conferência International Criação e Constrangimento (2007)
Conferência (Coorganizador)
|
Universidade Nova de Lisboa Instituto de História da Arte, Portugal |
2006 - 2006 | Conferência International Arte e Paisagem (2006)
Conferência (Coorganizador)
|
Universidade Nova de Lisboa Instituto de História da Arte, Portugal |
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023/11/28 | O Arquivo enquanto História Natural: Imemorial, Banal e Entropia
Presidente do júri
|
João Oliveira Duarte (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2023/11/24 | Manuel D’Assumpção
Presidente do júri
|
Gonçalo Almeida Costa (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2023/06/14 | Os Mitos de Júlio Pomar. A deconstrução e construção de narrativas e mitologias na obra de Júlio Pomar
Presidente do júri
|
Maria Inês Moreira Pinto de Sousa (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2023/03/30 | Modernismos Animados: A animação enquanto teoria e objecto de estudo da historiografia da arte
Orientador
|
Marta Loução Almeida Soares (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2023/03/16 | António Quadros (1933-1994). Para uma cartografia do seu “mundo-próprio”
Presidente do júri
|
Rita Maia Gomes (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2023/02/14 | Graffitti, considerações acerca da estética da transgressão no espaço público da cidade
Presidente do júri
|
Benedita Roby (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2022/06/27 | Postais de Lisboa. Práticas turísticas e as suas implicações na reconstrução de identidades territoriais
Presidente do júri
|
Alexandre Martins Vaz (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2021/06/08 | Arte “primitivo” y primitivismo en Nueva York, 1910-1941
Arguente
|
Marta Anton Martí (Doutoramento)
Universitat Pompeu Fabra, Espanha
|
2020 | Curating-with: Artistic Methodologies for Social Innovation and Community-focused Acts of Care, Maintenance, and Repair
Arguente
|
Michelle Donna Kasprzak (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
|
2019/02/18 | Ficções urbanas. Como as práticas artísticas na cidade contemporânea questionam as suas estruturas discursivas, políticas
e formais?
Presidente do júri
|
Carolina Maia Piccolo (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2019/01/28 | Eurico Gonçalves e a Expressão Livre da Criança
Arguente
|
Joana Paz Gonçalves Martins (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2019/01/14 | Art and science in depicting nature: building a botanical iconography through drawing and photography
Arguente principal
|
Sandra Maria Ribeiro Santos (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2019/01/08 | Estágio no Arts Santa Mònica: Coordenação de Exposições e Contributos para a Exposição Mirall de Paper
Arguente
|
Teresa Maria Rosa Martelo (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2018 | Dinâmicas Conceptuais na Arte Portuguesa, 1972-1977
Arguente
|
Pedro Miguel Mariano Gonçalves (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2018 | Tecnologia e Obsolescência nas Práticas Artísticas Contemporâneas
Arguente principal
|
Margarida Lopes de Grilo (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
|
2017 | Modernidad y colonialidad en el modernismo brasileño: Tarsila do Amaral y Emiliano Di Cavalcanti
Vogal
|
Paulo Henrique Duarte Feitoza (Doutoramento)
Universiatat de Girona, Espanha
|
2016 | Carmina figurata e a teoria da imagem carolíngia. Contributos para uma reflexão da relação texto-imagem
Orientador
|
Vânia Maria Coutinho (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2016 | Reinventar a paisagem na era digital
Arguente principal
|
Luís Ricardo Nunes da Costa Monteiro (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa /Porto, Portugal
|
2016 | Uma reflexão sobre a Serigrafia dos Anos 70 a partir da Coleção do CAM | Maria do Carmo Marques da Gama Vieira (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2015 | Fotografia e Corpo Diferenciado: A Imagem entre Roland Barthes e Geoffrey Batchen
Arguente principal
|
Maria João Baltazar Vasconcelos Bártolo (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2014 | Obra publica de Rogério de Azevedo. Os anos do SPN/SNI e da DGEMN | Jorge Miguel Faria Cunha Pimentel (Doutoramento)
Universidad de Valladolid, Espanha
|
2014 | Joaquim Rodrigo: a contínua reinvenção da pintura
Arguente principal
|
Pedro Miguel Abelha de Lapa Almeida (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2014 | "Dans une atmosphère de rêve": Sonia Delaunay et l'appropriation de l'iconographie populaire portugaise
Arguente principal
|
Margarida Mafra (Mestrado)
École du Louvre, França
|
2014 | Entre "A Cidade e as Serras": o Azulejo Arte Nova português no panorama artístico dos primórdios do século XX | Daniela Filipa Teixeira Simões (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2013 | A Valorização do Património Edificado nas Politicas de Reabilitação Urbana. A propósito da casa de Júlio de Castilho | Maria de Lourdes Henriques Raposo (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2013 | Sobre el proceso. La Verdure, 1935-1943. Un cuadro de Henry Matisse
Arguente principal
|
Magdalena Jaume Adrover (Doutoramento)
Universitat de Barcelona, Espanha
|
2013 | Humanos e Humanoides. Autorrepresentación, identidad y deformatión de la figura humana en el arte contemporáneo
Arguente principal
|
Luis D. Rivero Moreno (Doutoramento)
Universidad de Granada, Espanha
|
2013 | Influências internacionais na arquitectura moderna no Porto (1926-1956) | Alexandra Trevisan da Silveira Pacheco (Doutoramento)
Universidad de Valladolid, Espanha
|
2012 | Experiência de Cinema”: Exposição e Conservação. Em busca da “Performance Autêntica | João José Maçãs Biscainho (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2012 | Adriano Sousa Lopes, Director do Museu Nacional de Arte Contemporânea: entre a continuidade e a mudança | Maria Felisa Henriques Pereira Perez (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2012 | Problemáticas Museológicas do Video na Arte Contemporânea | Ana Catarina Gonçalves Valente Marto (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2012 | O Palácio Barão de Quintela: contributo para um estudo monográfico | Inês Pais Gonçalves (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2011 | Monumentos Públicos y Espacios Urbanos. Lima, 1919-1930 | Johanna Maria Hamann Mazure (Doutoramento)
Universitat de Barcelona, Espanha
|
2011 | As revistas Córnio - Unicórnio, Bicórnio, Tricórnio, Tetracórnio, Pentacórnio. | Catarina Anselmo Crua (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2010 | Escultura no Espaço Público de Setúbal: Proposta de Roteiro | Susana Barrocas (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2009 | Cartografies de la Mina: Art, Espai Públic, Participació Ciutadana | Nuria Ricart Ulldemolins (Doutoramento)
Universitat de Barcelona, Espanha
|
2009 | Joaquim de Vasconcelos (1849-1936): Historiador, Crítico de Arte e Museólogo
Arguente
|
Sandra Maria Fonseca Leandro (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2009 | Espacio Público en el Centro Histórico de Puebla (México)
Arguente
|
Adriana Hernandez Sanchez (Doutoramento)
Universitat de Barcelona, Espanha
|
2009 | A “Destruição” da Pintura 1945-1968: Um registo artístico perante o qual não se inclina a cabeça | André Manuel Escarameia Calha de Oliveira (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2009 | Fábrica Simões. Memórias de uma Unidade Fabril | Adriano Maria de Oliveira Pinto Coelho (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2009 | O corpo tatuado como património efémero | Andreia Isabel Cardoso Tomás (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2009 | A obra do arquitecto Fernando Silva (1914-1983): um arquitecto da “geração esquecida” | Isabel Sofia das Neves Duarte Mendes Monteiro (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2009 | O cinema português e António Ferro: aspectos da "política do espírito" nos prémios cinematograficos do S.N.I. (1944-1950) | Maria Miguel Silva Pereira (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2009 | A Fotografia e o Fotográfico em Ernesto de Sousa | José António Gomes de Oliveira (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2007 | Escultura Pública e Monumentalidade em Portugal (1948-1998) | José Guilherme Ribeiro Pinto de Abreu (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2007 | Victor Palla e Bento d'Almeida: obras e projectos de um atelier de Arquitectura, 1946-1973 | Patrícia Beirão da Veiga Bento d'Almeida (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2007 | Francisco da Conceição Silva: para uma compreensão da obra e do grande atelier/empresa - 1946/1975 | Inês de Sousa Gonçalves de Almeida Leite (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2007 | Formas Urbanas. A construção da cidade de Lisboa entre 1888 e 1958 | Israel Vindarinho Guarda (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2007 | A pintura a fresco entre dois séculos: Pereira Cão (1841-1921) e a pintura decorativa em Portugal | Miguel Nuno Santos Montez Leal (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2023 - Atual | ARTIGRAMA (2444-3751) | Universidad de Zaragoza |
2015 - Atual | CONVOCARTE — Revista de Ciências da Arte | Faculdade de Belas Artes — Universidade de Lisboa |
2013/04/10 - Atual | RIHA Journal (2190-3328) | Zentralinstitut für Kunstgeschichte |
2012/06/04 - Atual | Cadernos de Arte e Antropologia | |
2014 - 2023 | LER História | ISCTE-IUL |
2022/05 - 2022/06 | Archivo Español de Arte | CSIC |
2009/01/05 - 2022 | Revista de História da Arte (2182-3294) | IHA NOVA FCSH |
2020 - 2021 | Perspective: actualité en histoire de l’art (Portugal et espaces lusophones) | INHA |
2019 - 2019 | Revista Historia Autónoma | Universidad Autonoma de Madrid |
2016/02/08 - 2019 | Cadernos do Arquivo Municipal | Câmara Municipal de Lisboa |
2010/03/01 - 2015 | Faces de Eva (0874-6885) | CICS.NOVA |
2014/02/27 - 2014/03 | Scopio Sophia Journal (2183-9468) | Universidade do Porto |
2013/03/19 - 2013/04/21 | Eighteenth-Century Studies | The Johns Hopkins University Press |
2007/03/01 - 2013 | On the W@terfront (1139-7365) | Universitat de Barcelona — Polis Research Centre |
2012/03/13 - 2012/06 | Análise Social (2182-2999) | ICS — Instituto de Ciências Sociais |
Comissão de avaliação
Descrição da atividade Tipo de assessoria |
Instituição / Organização | Entidade financiadora | |
---|---|---|---|
2012 - Atual | Comissão de avaliação de bolsas Fulbright
Avaliador
|
Fulbright Comission, Estados Unidos | Fulbright Comission |
2023/11 - 2024/01 | Associate Professor position at the American University in Paris
Avaliador
|
The American University of Paris, França | |
2023/02 - 2023/03 | Assessment Panel for the INHA — contrat postdoctoral d'excellence pour les jeunes chercheurs INHA/MESR 2023
Avaliador
|
Institut National d'Histoire de l'Art, França | |
2021 - 2022 | Painel de avaliação de candidaturas a bolsas de doutoramento FCT
Avaliador
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal | |
2020/04 - 2020/06 | Evaluation panel of the Arts and Humanities institutes integrating the Czech Academy of Sciences
Membro
|
Akademie ved Ceske republiky, República Checa | |
2017 - 2018 | Painel de avaliação de candidaturas a bolsas de doutoramento FCT
Avaliador
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal | Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2019/10/01 - Atual | Urban Studies Problematics/ Problemáticas em Estudos Urbanos | Estudos Urbanos (Doutoramento) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2016/09 - Atual | Theory, Methods and Debates in Art History/ Teoria, Métodos e Debates em História da Arte | Mestrado em História da Arte (Mestrado) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2011/01 - Atual | Teorias em Estudos Urbanos | Doutoramento em Estudos Urbanos (Doutoramento) | Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
2009/09 - Atual | Art theory seminar/Seminário de Teoria da Arte | Doutoramento em História da Arte (Doutoramento) | Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
2006/09 - Atual | Cidade e Património Urbano (2006/2010) | Mestrado em História da Arte (Mestrado) | Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
2000/01 - Atual | Teoria e Metodologia em História da Arte | Licenciatura em História da Arte (Licenciatura) | Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
2020/02/12 - 2023 | Networks and Artistic transfers in Southern Europe/Redes e transferências artísticas no Sul da Europa | História da Arte (Mestrado) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2021/12/04 - 2021/12/18 | Arte do século XX em Portugal/ 20th century art in Portugal (6h course) | (Outros) | Centro Cultural de Belém, Portugal |
2021/06/28 - 2021/06/28 | Primitivismo, uma difícil herança do Modernismo. A perspectiva Ibérica e Transatlântica. 2h Seminar under the umbrella of the YUSTE CAMPUS 2021 — Diálogos Culturales Ibéricos y Transatlánticos: El Espíritu de las Vanguardias, um siglo después | (Outros) | Fundación Yuste, Espanha |
2000/01 - 2021 | 19th century art /História da Arte do Século XIX | Licenciatura em História da Arte (Licenciatura) | Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
2009/09 - 2020 | Metodologias em História da Arte | Doutoramento em História da Arte (Doutoramento) | Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
2016/09 - 2019 | Historiography of Modernism and modernist narratives /Historiografia do modernismo e narrativas modernistas | Mestrado em História da Arte (Mestrado) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2011/09 - 2019 | Tempos e Cidades | Mestrado em Estudos Urbanos (Mestrado) | Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
2006/09 - 2015 | Teoria da Arte e Metodologia em História da Arte | Mestrado em História da Arte (Mestrado) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2000/01 - 2015 | Seminário em História da Arte | Licenciatura em História da Arte (Licenciatura) | Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
2007/01 - 2010/12 | Cidade e Património Urbano | Mestrado em Património (Mestrado) | Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
1998/01 - 2007 | Sociologia da Arte | Licenciatura em História da Arte (Licenciatura) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2006/02 - 2006/07 | História da Arte Contemporânea em Portugal | Mestrado em História da Arte (Mestrado) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2004/01 - 2006 | História e Teoria da Imagem | Licenciatura em História da Arte (Licenciatura) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
1997/09 - 2003/12 | História da Arte Contemporânea em Portugal | Licenciatura em História da Arte (Licenciatura) | Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
Entrevista / Programa (rádio / tv)
Programa | Tema | |
---|---|---|
2018/11/23 - 2018 | Serões Inquietos | Centenário da morte de Amadeo de Souza Cardoso |
2018/10/04 - 2018 | Invitation au Voyage — Les Delaunay au Portugal | Os Delaunay em Portugal |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2015 - Atual | European Network of Avant-Garde and Modernism Studies | membro da rede |
2014/06 - 2018 | DOCOMOMO | |
2002 - 2014 | Sociedade de Geografia |
Distinções
Outra distinção
2008 | Prémio Ignasi de Lecea
Universidade de Barcelona e Public Art and Urban Design Observatory (PAUDO), Portugal
|