???global.info.a_carregar???
Alda Pereira is Associate Professor (retired) at Universidade Aberta (UAb), the Portuguese Open University. She is an integrated researcher at UID-FCT nº 4372, Laboratory of Distance Education and eLearning (LE@D) - Universidade Aberta (Portugal). She is editor of Journal of Distance Education and eLearning (RE@D) published by Laboratory of Distance Education and eLearning (RE@D). She has been the scientific coordinator of LE @ D between 2007 and 2010 and coordinated in UAb the Doctoral Program in Education 2009-2013 and the Master in Multimedia Educational Communication - . She has been vice-rector in 2010 and 2011 and Director of the Department of Educational Sciences from 2004 to 2006. She has been Director of the UAb Research Institute from 2009 to 2013. She is author of Pedagogical Model for online teaching programs coordinated the team that conceived the Pedagogical Model at UAb. She has developed and taught online, graduate, and undergraduate courses, as well as conducted research on online education, learning communities and online assessment models and practices.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Alda Maria Simões Pereira

Nomes de citação

  • Pereira, Alda

Identificadores de autor

Ciência ID
F513-9682-5BD4
ORCID iD
0000-0002-9192-0835
Formação
Grau Classificação
2001
Concluído
Doutoramento em Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
"A Iconografia no Discurso Didáctico da Física" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom com distinção e louvor, por unanimidade
1991
Concluído
Mestrado (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
"Comunicação e ensino das Ciências: contributo para o estudo da pergunta no discurso da aula de Ciências do Ensino Básico" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
1966
Concluído
Licenciatura em Ciências Físico-Químicas (Licenciatura)
Universidade de Coimbra Faculdade de Ciencias e Tecnologia, Portugal
12 valores
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2007 - Atual Investigador (Investigação) Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2009/08/18 - Atual Professor Associado (Docente Universitário) Universidade Aberta, Portugal
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
2002/01/02 - 2009/08/18 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
1990/09/01 - 2002/01/02 Assistente Convidado (Docente Universitário) Universidade Aberta, Portugal
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1975/10/01 - 1990/08/31 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Ministério da Educação, Portugal
Ministério da Educação, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2009 - 2013/04/30 Diretora do Instituto Coordenador de Investigaçao Universidade Aberta, Portugal
2010/05/03 - 2011/12/20 Vice-Reitor Universidade Aberta, Portugal
2007/05/30 - 2010/04/30 Dirigente de laboratório, instituto, museu, centro ou observatório Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
2004/09/28 - 2006/09/26 Director de Unidade Orgânica Universidade Aberta, Portugal
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2018 - Atual Editora RE@D - Revista de Educação a Distância e Elearning Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
Universidade Aberta, Portugal
2018 - Atual Membro da Comissão de Ética Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
Universidade Aberta, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2018/09/01 - Atual Projeto GOPA
Investigador responsável
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
Em curso
2015 - Atual @DiC-Avaliação Digital de Competências
Investigador
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
Em curso
2023/05 - 2025/05/31 FLED - Learning design for flexible education
2022-1-ES01-KA220-HED-000085250
Consultora
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
Em curso
2010/03/01 - 2013/09/30 Projeto Avaliação e eLearning no Ensino Superior - @ssess.he
PTDC/CPE-CED/104373/2008
Investigador responsável
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
Concluído
2010 - 2012 Networked Curricula (NetCU)
510771-LLP-1-2010-1-NL-ERASMUS-EVC
Investigador
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
Concluído
2008/10/01 - 2010/09/30 A European Portal for International Courses and Services
142267-LLP-1-2008-1-NL-ERASMUS-EVC
Investigador
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
Concluído
2007/10/01 - 2009/12/31 E-Co (Esquemas de Excelência na Coordenação de Cursos de 1º Ciclo)
N.A.
Investigador
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
Concluído
2009/01/01 - 2009/11/30 Network for Integrating Virtual Mobility and European Qualification Framework in HE and CE Institutions
143748-LLP-1-2008-1-PT-KA3-KA3NW
Investigador
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
Concluído
2007/10/06 - 2009/09/30 Projecto 2C - Análise e identificação e boas práticas em e-learning nos cursos de 2º Ciclo
N.A.
Investigador
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
Concluído
2007/09/01 - 2009/09/30 E-learning e Sucesso
N.A.
Investigador responsável
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
Concluído
2007/09/01 - 2008/06/30 UAb&Moodle
N.A.
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
Concluído
2005 - 2008 TEIA - Tecer, Investir e Aprender em Comunidade
N.A.
Investigador responsável
Universidade Aberta, Portugal
Concluído
2002/10/01 - 2005/10/31 GRUNDTVIG 1 PROJECT - I AM L3 : Introducing Appropriate Methodologies for Long Life Learning
100258-CP-1-2002-BE-GRUNDTVIG-G1
Investigador
Concluído
2002 - 2005 Projetos Educacionais e Metodologias de Ensino a Distância
N/A
Investigador responsável
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
Concluído
2002 - 2005 Modelos e Paradigmas de Ensino-Aprendizagem
N.A.
Investigador
Universidade Aberta, Portugal
Concluído
2002 - 2004 Tutoring Adults Online @duline
101102-CP-1-2002-1-FI-GRUNDTVIG-G1
Investigador
Universidade Aberta, Portugal
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Relvas, Maria de Jesus; Pereira, Alda. "Gamificação e educação online: uma experiência na área das humanidades". 2021.
    10.25145/c.docenciauniversitaria.2021.11
  2. Pereira, Alda; Amante, Lúcia. "Avaliação digital no ensino básico e secundário: recurso pedagógico aberto". 2021.
  3. Relvas, Maria de Jesus; Pinto, Maria do Carmo Teixeira; Oliveira, Isolina; Pereira, Alda. "Online peer assessment in a first cycle university degree: which challenges?". 2020.
    https://doi.org/10.38069/edenconf-2020-rw-0016
  4. Oliveira, Ricardo; Pereira, Alda. "A importância das tecnologias digitais na transparência da avaliação". 2018.
  5. Rocha, Maria Antonieta; Pereira, Alda; Pereira, Alda. "Analisar comunidades virtuais de prática". Trabalho apresentado em 5º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa e 1st International Symposium on Qualitative Research, 2016.
    Publicado
  6. Gomes, Cláudia; Pereira, Alda; Nobre, Ana. "A gamificac¸a~o no desenho personalizado no ensino superior a dista^ncia: um caso na aprendizagem de uma li´ngua estrangeira". 2016.
  7. Vitória Dias Morais, Emanuela; Pacheco, Marciene; Marília Alves Guedes, Albertina. "Gamificação no desenho personalizado no Ensino Superior a Distância: um caso na aprendizagem de línguas estrangeiras". Trabalho apresentado em 3º Encontro sobre Jogos e Moblile Learning, Coimbra, 2016.
    10.31692/2358-9728.iiicointerpdvl.2016.00179
  8. Rocha, Maria Antonieta; Pereira, Alda; Pereira, Alda. "A importância das comunidades virtuais de prática em ambiente educativo: sucesso e colaboração de uma comunidade de professores". 2014.
  9. Monteiro, Vera Cristina; Pereira, Alda. "Análise da interação e participação em fóruns de discussão numa rede social". 2013.
  10. Morgado, Lina; Caeiro, Sandra; Martinho, Ana Paula; Pereira, Alda. "Networked curricula in open and distance education in Europe : the importance of legal and quality assurance aspects". 2013.
  11. Rocha, Maria Antonieta; Pereira, Alda. "Redes sociais e comunidades de prática". 2013.
  12. Ogonek, Nadine; Becker, Jörg. "How can we use ICT to assess competences in Higher Education: the case of authenticity?". Trabalho apresentado em 5th International Conference on Education and New Learning Technologies, 2013.
    10.24251/hicss.2018.283
  13. Monteiro, Vera Cristina; Pereira, Alda. "Redes sociais e escola : antagonismo ou convergência?". 2012.
  14. Martinho, Ana Paula; Caeiro, Sandra; Morgado, Lina; Pereira, Alda; Truyen, Fred; Ubachs, George; Leuven, K. U.. "NETCU: analising e-Leratning neworked curricula in Europe: the importance of legal and quality assurance aspects". 2012.
  15. Monteiro, Vera Cristina; Pereira, Alda; Fernandes, Horácio. "“FQ em rede” and “e-lab” openning the school laboratories". 2011.
  16. Rocha, Maria Antonieta; Pereira, Alda. "Comunidades de prática e TIC: que realidades?". 2010.
  17. Rocio, Vitor; Coelho, José; Pereira, Alda. "A course template for undergraduate courses". 2009.
  18. Rocio, Vitor; Coelho, José; Pereira, Alda. "Implementation of a learning card in Moodle". 2008.
  19. Monteiro, Vera Cristina; Pereira, Alda. "O Blog como elemento agregador numa comunidade de aprendizagem". 2007.
Artigo em revista
  1. Pereira, Alda; Cardoso, Teresa; Quintas-Mendes, António. "Editorial/Agradecimento aos revisores". (2023): https://doi.org/10.34627/redvol6iss1e202304.
    https://doi.org/10.34627/redvol6iss1e202304
  2. Pereira, Alda; Amante, Lúcia. "Avaliação digital no ensino básico e secundário: recurso pedagógico aberto". (2022): http://hdl.handle.net/10400.2/13445.
  3. Pereira, Alda; Gomes, Cláudia. "Estudos de gamificação publicados em língua portuguesa". (2022): http://hdl.handle.net/10400.2/13410.
    https://doi.org/10.36556/eol.v17i41.1244
  4. Amante, Lúcia; Pereira, Alda. "Desenvolvimento de um recurso pedagógico aberto para apoio à avaliação digital no ensino básico e secundário". (2022): http://hdl.handle.net/10400.2/12568.
  5. Pereira, Alda. "Editorial/Presentation v.4,n.2". (2022): https://doi.org/10.34627/redvol5iss2e202013.
    https://doi.org/10.34627/redvol5iss2e202013
  6. Oliveira, Isolina; Pereira, Alda. "Authentic digital assessment: issues and challenges". (2021): https://doi.org/10.34627/vol4iss2pp22-40.
    https://doi.org/10.34627/vol4iss2pp22-40
  7. Gomes, Cláudia; Pereira, Alda. "Feedback e gamificação em educação online". (2021): http://hdl.handle.net/10400.2/10657.
    10.18264/eadf.v11i1.1227
  8. Pereira, Alda; Costa, António Pedro; Linhares, Ronaldo. "Editorial". (2021): https://doi.org/10.34627/vol2iss2pp1-2.
    https://doi.org/10.34627/vol2iss2pp1-2
  9. Pereira, Alda; Oliveira, Isolina. "Pragmatismo, design-based research e investigação-ação". Revista Pesquisa Qualitativa 9 21 (2021): 445-467. http://hdl.handle.net/10400.2/13210.
    Acesso aberto • Publicado • https://doi.org/10.33361/RPQ.2021.v.9.n.21.453
  10. Gomes, Cláudia; Pereira, Alda; Nobre, Ana. "Desenho Instrucional Gamificado no Ensino Superior Online: a perceção e experiência dos estudantes". (2021): https://doi.org/10.34627/vol2iss1pp97-119.
    https://doi.org/10.34627/vol2iss1pp97-119
  11. Pereira, Alda. "Editorial". (2020): https://doi.org/10.34627/vol3iss2pp1-2.
    https://doi.org/10.34627/vol3iss2pp1-2
  12. Pereira, Alda; Costa, António Pedro; Linhares, Ronaldo. "Editorial". (2019): http://hdl.handle.net/10400.2/9064.
  13. Gomes, Cláudia; Pereira, Alda; Nobre, Ana. "Desenho instrucional gamificado no ensino superior online: a perceção e experiência dos estudantes". RE@D – Revista de Educação a Distância e eLearning 2 1 (2019): 97-119. http://hdl.handle.net/10400.2/8102.
    Publicado • https://doi.org/10.34627/vol2iss1pp97-119
  14. Monteiro, Vera Cristina; Pereira, Alda. "Análise sociométrica das interações em fóruns de discussão numa comunidade virtual de aprendizagem para jovens do ensino secundário". (2018): http://hdl.handle.net/10400.2/8266.
  15. Rocha, Antonieta; Pereira, Alda; Rocha, Maria Antonieta; Pereira, Alda. "Matriz metodológica para análise de comunidades virtuais de prática". Revista Lusófona de Educação (2017): http://hdl.handle.net/10437/8207.
  16. Amante, Lúcia; Oliveira, Isolina; Pereira, Alda. "Cultura da avaliação e contextos digitais de aprendizagem: o modelo PrACT". (2017): http://hdl.handle.net/10400.2/7266.
  17. Pereira, Alda. "Regulation of Learning as Distributed Teaching Presence in the Community of Inquiry". International Journal for Educational Media and Technology 10 2 (2016): http://jaems.jp/contents/icomej/icomej.html.
    Acesso aberto • Publicado
  18. Rocha, Maria Antonieta; Pereira, Alda. "Grupos, redes e coletivos: um contributo para entender a teoria de Anderson e Dron". (2014): http://hdl.handle.net/10400.2/8999.
  19. "Grupos, Redes e Coletivos: Um contributo para entender a teoria de Anderson e Dron". Formação & Tecnologias (2014):
  20. Pereira, Alda; Pereira, Alda; Mendes, António Quintas; Morgado, Lina. "Educação online no Ensino Superior: um programa de doutoramento em Educação a Distância e eLearning da Universidade Aberta (Portugal)". Revista Teias (2012): http://hdl.handle.net/10400.2/2316.
  21. Oliveira, I.; Tinoca, L.; Pereira, A.. "Online group work patterns: How to promote a successful collaboration". Computers & Education 57 1 (2011): 1348-1357. http://dx.doi.org/10.1016/j.compedu.2011.01.017.
    Publicado • 10.1016/j.compedu.2011.01.017
  22. Relvas, Maria de Jesus; Pereira, Alda; Oliveira, Isolina; Tinoca, Luís; Amante, Lúcia; Pinto, Maria do Carmo Teixeira; Moreira, Darlinda; Pereira, Alda. "Evaluating continuous assessment quality in competence-based education online : the case of the e-Folio". European Journal of Open, Distance and E-learning (2009): http://hdl.handle.net/10400.2/5007.
  23. Amante, Lúcia; Quintas-Mendes, António; Morgado, Lina; Pereira, Alda. "Novos contextos de Aprendizagem e Educação online". Revista Portuguesa de Pedagogia (2008): 99-119. http://dx.doi.org/10.14195/1647-8614_42-3_6.
    10.14195/1647-8614_42-3_6
  24. Monteiro, Vera Cristina; Pereira, Alda. "A pesquisa na internet como foco de uma estratégia para a aprendizagem da química". (2008): http://hdl.handle.net/10400.2/5160.
  25. Miranda, Rosa; Morgado, Lina; Pereira, Alda. "Metodologias de formação de formadores a distância: duas experiências europeias". (2006): http://hdl.handle.net/10400.2/1742.
  26. Mehlecke, Querte T. Conzi; Tarouco, Liane; Axt, Margarete; Pereira, Alda. "Os professores e a integração das TIC nas escolas : um panorama brasileiro". (2004): http://hdl.handle.net/10400.2/165.
  27. Pereira, Alda; Mendes, António Quintas; Mota, José; Morgado, Lina; Aires, Luísa. "Instrumentos de apoio ao ensino online : guia do professor/tutor e guia do estudante online". (2004): http://hdl.handle.net/10400.2/3614.
  28. Pereira, Alda; Mendes, António Quintas; Mota, José; Morgado, Lina; Aires, Luísa. "Guia do professor/tutor online". (2004): http://hdl.handle.net/10400.2/167.
  29. Pereira, Alda; Miranda, Branca; Oliveira, Isolina; Bastos, Glória; Mota, José. "Ensino a distância e desenvolvimento profissional dos professores". (2003): http://hdl.handle.net/10400.2/148.
  30. Pereira, Alda; Mendes, António Quintas; Mota, José; Aires, Luísa; Morgado, Lina. "Contributos para uma pedagogia do ensino online pós-graduado : proposta de um modelo". (2003): http://hdl.handle.net/10400.2/147.
  31. Pereira, Alda. "Manuais escolares e literacia". (2001): http://hdl.handle.net/10400.2/4361.
Capítulo de livro
  1. Pereira, Alda; Oliveira, Isolina. "Avaliação Digital de Competências: elementos para uma estratégia". In A Prática em Avaliação Digital de Competências, editado por I. Oliveira, A. Pereira, L. Amante, R. Oliveira, 6-18. Portugal: LE@D, Universidade Aberta, 2022.
    Publicado
  2. Pereira, Alda; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Monteiro, Vera; Pombo, Candida. "Observação e design-based-research em contextos online". Ludomédia, 2021.
    https://doi.org/10.36367/ntqr.5.2021.57-70
  3. Pereira, Alda; Oliveira, Isolina; Pereira, Isolina. "Design-based research e investigação-ação: dois olhares que se entrecruzam". Ed. Ludomedia, 2020.
    10.36367/ntqr.2.2020.336-350
  4. Pereira, Alda; Tinoca, Luis; Oliveira, Isolina. "Peer assessment in an Online Context: What Do Students Say?". In Innovative Practices for Higher Education Assessment and Measurement, editado por Elena Cano, Georgeta Ion, 248-270. Espanha: IGI Global, 2016.
    Publicado • 10.4018/978-1-5225-0531-0.ch013
  5. Pereira, Alda; Oliveira, Isolina; Tinoca, Luís. "A Voz do Estudante na Avaliação Digital de Competências". In Evaluación e identidad del alumnado en Educación Superior, Volumen III., editado por Bolarín Martínez, M.J.,Porto Currás, M,García Hernández. Espanha: Editum. Ediciones de la Universidad de Murcia., 2016.
    Publicado • https://doi.org/10.6018/editum.2484
  6. Pereira, Alda; Oliveira, Isolina; AMANTE, LÚCIA. "Fundamentos da Avaliação Alternativa Digital". In Avaliação e Tecnologias no Ensino Superior, editado por T. Cardoso, A. Pereira, L. Nunes, 1-21. Portugal: Universidade Aberta, 2015.
    Publicado
  7. Tinoca, Luís; Pereira, Alda; Oliveira, Isolina. "A Conceptual Framework for E-Assessment in Higher Education: authenticity, consistency, transparency and practicability". In Advances in Higher Education and Professional Development, 652-673. IGI Global, 2014.
    10.4018/978-1-4666-4458-8.ch033
  8. Pereira, Alda; Tinoca, Luís; Oliveira, Isolina. "Authentic Assessment Contribution to Competence Based Education". In Cases on Assessment and Evaluation in Education, 148-178. IGI Global, 2013.
    Publicado • 10.4018/978-1-4666-2621-8.ch007
  9. Pereira, Alda; Morgado, Lina; Caeiro, Sandra; Martinho, Ana Paula. "Quality assurance in higher education in Europe". EADTU, 2012.
  10. Caeiro, Sandra; Martinho, Ana Paula; Morgado, Lina; Pereira, Alda. "Legal frameworks". EADTU, 2012.
  11. Pereira, Alda. "Uma visão alternativa para a avaliação digital". In TIC na Educação: Perspectivas de Inovação. Portugal: Centro de Competência da Universidade do Minho, 2012.
    Publicado
  12. Pereira, Alda. "Authentic Assessment Contribution to Competence Based Education: Questions and Challenges". Estados Unidos, 2010.
    10.4018/978-1-61520-749-7.ch015
  13. Morgado, Lina; Pereira, Alda; Mendes, António Quintas; Morgado, L.; Pereira, A.; Quintas-Mendes, A.. "The "Contract" as a pedagogical tool in e-Learning". In Computers and Education: Towards Educational Change and Innovation, 63-72. Springer, 2008.
    doi.org/10.1007/978-1-84628-929-3_7
  14. Pereira, Alda. "Students’ Perceptions of a Competency Assessment Program in an Online Course". Países Baixos, 2008.
  15. Pereira, Alda. "Aspectos pedagógicos no ensino a distância". Het Gemeenschapsonderwijs, 2006.
  16. Pereira, Alda. "Pedagogical Issues in ODL". In Gettting started with ODL. Bélgica: Garant, 2005.
    Publicado
Livro
  1. Oliveira, Isolina; Pereira, Alda; Amante, Lúcia; Oliveira, Ricardo. A prática em avaliação digital de competências. LE@D, Universidade Aberta. 2022.
    10.34627/leadw.2022.4
  2. Gomes, Cláudia; Pereira, Alda; Nobre, Ana. Gamificação no ensino superior online: dois exemplos. Universidade Aberta. 2018.
  3. Pereira, Alda; Oliveira, Isolina; Tinoca, Luís; Pinto, Maria do Carmo Teixeira; Amante, Lúcia; Pereira, Alda. Desafios da avaliação digital no ensino superior. Portugal: Universidade Aberta. LE@D. 2015.
    Publicado
  4. Cardoso, Teresa; Pereira, Alda; Nunes, Luís; Pereira, Alda. Avaliação e tecnologias no ensino superior. Portugal: Universidade Aberta. LE@D. 2015.
  5. Pereira, Alda. Modelos para ensinar: Escolhas do Professor. Portugal: Chiado Editora. 2015.
    Publicado
  6. Pereira, Alda; Mendes, António Quintas; Morgado, Lina; Amante, Lúcia; Bidarra, José. Universidade Aberta's pedagogical model for distance education: a university for the future. Universidade Aberta. 2008.
  7. Pereira, Alda; Mendes, António Quintas; Morgado, Lina; Amante, Lúcia; Bidarra, José. Modelo pedagógico virtual da Universidade Aberta: para uma universidade do futuro. Universidade Aberta. 2007.
  8. Pereira, Alda. Problemas e Projectos Educacionais. Lisboa, Portugal: Uiversidade Aberta. 2003.
    Publicado
  9. Pereira, Alda. Educação para a Ciência. Lisboa, Portugal: Universidade Aberta. 2002.
Poster em conferência
  1. Oliveira, Isolina; Pereira, Alda; AMANTE, LÚCIA. "Desenvolvendo a avaliação digital de competências com professores do Ensino Básico e Secundário". Trabalho apresentado em eLIES2022, 2022.
    https://doi.org/10.34627/leadt.2022.3
Recurso online
  1. Pereira, Alda. Avaliação Digital no Ensino Básico e Secundário. 2020.
Relatório
  1. Coelho, José; Pereira, Alda; Baptista, Susana; Sarmento, Conceição; Carvalho, Vanda; Nicolau, Rui. 2014. Estudo da calendarização de exames. http://hdl.handle.net/10400.2/3460.

Outros

Outra produção
  1. Digital assessment of competences: tools and practices. Financed national funds through FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., under the projects UIDB/04372/2020. 2022. Pereira, Alda; Amante, Lúcia; Oliveira, Isolina; Pinto, Maria do Carmo Teixeira; Monteiro, Vera; Paz, João; Oliveira, Ricardo; Santos, José Rui; Alexandre, Fernando. http://hdl.handle.net/10400.2/14234.
  2. Evaluación digital de competencias. Financiado por Fondos Nacionales a través de FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., bajo el proyecto UIDB/04372/2020. 2022. Pereira, Alda; Amante, Lúcia; Oliveira, Isolina; Pinto, Maria do Carmo Teixeira; Monteiro, Vera; Paz, João; Oliveira, Ricardo; Santos, José Rui; Alexandre, Fernando. http://hdl.handle.net/10400.2/14233.
  3. Avaliação de competências com rubricas. 2020. Pereira, Alda; Oliveira, Isolina; Amante, Lúcia. http://hdl.handle.net/10400.2/11350.
  4. Avaliação para a aprendizagem e autorregulação. 2020. Amante, Lúcia; Oliveira, Isolina; Pereira, Alda. http://hdl.handle.net/10400.2/11349.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2021 Um mapeamento de estudos de gamificação publicados em língua portuguesa”, Conferência Internacional “The Impact of Video Games on Culture and Education”, 17 de fevereiro. 2021
(Lisboa, Portugal)
2019 Modelo PrACT: Fundamentos e Práticas de Avaliação Alternativa Digital - workshop Congresso Internacional sobre Avaliação no Ensino Superior
Universidade do Minho

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2012 - 2018/07/02 O contributo das tecnologias digitais na transparência da avaliação digital no contexto de educação superior a distância
Orientador
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
2012 - 2018/05/23 Gamificação no Ensino Superior Online
Orientador
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
2011 - 2016/05/16 MAIS(F): Moodle-Android; interface simplificado para utilização de fóruns
Orientador
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
2011 - 2015 Ensinar em Comunidade Virtual de Aprendizagem: a emergência da presença de ensino distribuída no desenvolvimento de uma comunidade de investigação
Orientador
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
2010 - 2014/01/16 Comunidades virtuais de prática: contextos educacional, profissional e sociedade civil
Orientador
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
2010 - 2014/01/09 Recriar espaços e ambientes de aprendizagem : uma nova perspectiva sobre as comunidades virtuais de aprendizagem para jovens
Orientador
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
2011 - 2013 Comunidades de aprendizagem: a importância dos processos colaborativos de liderança
Orientador
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
2008 - 2011 A função educativa dos biocativeiros como factor modelador da consciência bioética
Coorientador
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2021 - Atual Dinamização do painel de discussão “Observação e design-based research” no 10º congresso ibero-americano em Investigação Qualitativa em julho 2021
Congresso

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2018/07/10 A integração de plataformas de e-learning em contexto educativo: Modelo Bietápico de Formação Contínua de Professores
Arguente principal
Maria Idalina Lourido Figueiredo dos Santos (Doutoramento)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2013/07/24 Ciências no 1º Ciclo do Ensino Básico: um Programa para Educação para Desenvolvimento Sustentável
Arguente principal
Teresa Maria da Conceição Costa (Doutoramento)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2012/04 Aprendizagem colaborativa - Algumas experiências de interacção em plataformas digitais com alunos de Ciências Físico-Química
Arguente principal
Marta Luísa Moreira de Miranda (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
2010/11/04 O Pensamento crítico como Área-chave para a Literacia Científica
Arguente principal
Alice Margarida Lucas Baltazar Rodrigues (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2020/10/21 - 2020/10/23 2020 EDEN Research Workshop Lisbon
2020 - 2020 5º Encontro sobre Jogos e Mobile Learning 2020
2019 - 2019 XI Conferência Internacional de TIC na Educação – Challenges 2019 Braga
2018 - 2018 4º Encontro sobre Jogos e Mobile Learning 2018 Coimbra
2017 - 2017 X Conferência Internacional de TIC na Educação – Challenges 2017 Braga
2017 - 2017 6º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa Salamanca
2016 - 2016 3.º Encontro sobre Jogos e Mobile Learning 2016 Coimbra
2015 - 2015 IX Conferência Internacional de TIC na Educação – Challenges 2015 Braga
2005 - 2005 Simposio Internacional de Informática Educativa (SIIE) Setúbal

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2017 - 2017 European Journal of Open Distance and E-Learning (1027-5207) European Distance and E-Learning Network
2016 - 2016 European Journal of Open Distance and E-Learning (1027-5207) European Distance and E-Learning Network
2015 - 2015 European Journal of Open Distance and E-Learning European Distance and E-Learning Network
2014 - 2014 European Journal of Open Distance and E-Learning European Distance and E-Learning Network

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2018 - Atual Comissão de Ética do LE@D
Coordenador
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2020/10/21 - 2020/10/23 Jury for the 2020 EDEN Best Research in Progress Award
Distinções

Outra distinção

2009 Eden's 2009 Best Research Paper Award