???global.info.a_carregar???
Cibelle Soares Toledo is a doctoral student in Educational Sciences at the University of Porto and a researcher at the Centre for Research and Intervention in Education (CIIE) of the Faculty of Psychology and Educational Sciences. She holds a Master's degree in Education from the University of São Paulo (2018), a Postgraduate degree in Psychopedagogy from the Presbyterian Mackenzie University (2013), and a Bachelor's degree in Pedagogy from the University of São Paulo (2009). Her academic trajectory and research interests are focused on the Social Sciences, with an emphasis on Educational Sciences. Her scientific production covers topics such as equity, community participation, and educational quality. Throughout her career, she has been dedicated to the study and development of educational practices and policies aimed at combating inequalities and promoting educational equity. Cibelle has participated in funded research projects focused on analyzing educational equity. Her methodological approach centers on qualitative methods, with an emphasis on literature and document review, as well as conducting interviews and focus groups, and collecting and analyzing data in various educational contexts.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Cibelle Soares Toledo

Nomes de citação

  • Toledo, Cibelle

Identificadores de autor

Ciência ID
F51E-94DD-3474
ORCID iD
0000-0002-8399-5802

Endereços de correio eletrónico

  • cibelletoledo@gmail.com (Profissional)
  • ctoledo@fpce.up.pt (Profissional)

Telefones

Telemóvel
  • 912028005 (Pessoal)

Moradas

  • R. Alfredo Allen 0, 4200-135, Porto, Porto, Portugal (Profissional)
  • Rua Professor Carlos Lima, 64, 4250-093, Porto, Porto, Portugal (Pessoal)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2019/09 - 2025/06
Em curso
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2015/07/17 - 2018/09/26
Concluído
Mestrado em Educação (Master)
Especialização em Didática, Teorias de Ensino e Práticas Escolares
Universidade de São Paulo, Brasil
"Grupos interativos em uma escola comunitária: a participação de pais em práticas cotidianas escolares." (TESE/DISSERTAÇÃO)
17
2011/08/01 - 2013/06/30
Concluído
Psicopedagogia (Postgraduate Certificate)
Especialização em Especialização em Psicopedagogia
Universidade Presbiteriana Mackenzie, Brasil
"Relação entre memória de trabalho e habilidade matemática em crianças entre 8 e 9 anos." (TESE/DISSERTAÇÃO)
A
2006/02 - 2009/12
Concluído
Pedagogia (Licence)
Especialização em Educação
Universidade de São Paulo, Brasil
15
Percurso profissional

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2007/08/01 - 2019/06 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Fundação Visconde de Porto Seguro, Brasil
Fundação Visconde de Porto Seguro, Brasil
2007 - 2019 Educador de infância (Educador de Infância) Fundação Visconde de Porto Seguro, Brasil
Fundação Visconde de Porto Seguro, Brasil

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020/03/01 - 2021/05/01 Consultora Educacional Editora Moderna, Brasil
2019/09 - 2021/05 Consultora/Elaboradora de Materiais Didático-Pedagógicos Somos Sistemas de Ensino S/A, Brasil
2019 - 2019 Coordenadora Pedagógica Fundação Visconde de Porto Seguro, Brasil
Fundação Visconde de Porto Seguro, Brasil
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2021/06/07 - 2024/12/31 Equity through PISA: results and discourses
PTDC/CED-EDG/2124/2020
Bolseiro de Investigação
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Toledo, Cibelle; Neves, Tiago; Enchikova, Ekaterina; Trindade, Rui; Nata, Gil. "EXPLORING PISA'S INFLUENCE ON SOCIOECONOMIC EQUITY IN PORTUGUESE EDUCATION". 2024.
    10.21125/inted.2024.1911
  2. Enchikova, Ekaterina; Nata, Gil; Toledo, Cibelle; Neves, Tiago. "INEQUALITY OF EDUCATIONAL OUTCOMES: A COMPARATIVE REVIEW OF NATIONAL TRENDS BASED ON THE 2000-2022 PISA". 2024.
    10.21125/inted.2024.1967
  3. Nata, Gil; Enchikova, Ekaterina; Toledo, Cibelle; Neves, Tiago. "MONITORING EDUCATIONAL SYSTEMS EQUITY THROUGH PISA: THE POTENTIAL AND LIMITATIONS FOR A COMPREHENSIVE ASSESSMENT OF SOCIOECONOMIC EQUITY". 2024.
    10.21125/inted.2024.1978
  4. Nata, Gil; Toledo, Cibelle; Enchikova, Ekaterina; Neves, Tiago. "ASSESSING POLICY EFFECTIVENESS THROUGH PISA: ANALYSIS ON THE RELATION BETWEEN PORTUGAL’S EQUITY CHANGE AND THE IMPLEMENTATION OF EQUITY POLICIES (2000-2022)". 2024.
    10.21125/inted.2024.1982
  5. Toledo, Cibelle. "Comunidades de aprendizaje y equidad en la educación – la implementación de grupos interactivos en una escuela popular brasileña". Trabalho apresentado em CIMIE - VIII Congresso Internacional Multidisciplinar de Investigación Educativa, 2019.
Artigo em revista
  1. Enchikova, Ekaterina; Neves, Tiago; Toledo, Cibelle; Nata, Gil. "Change in socioeconomic educational equity after 20 years of PISA: A systematic literature review". International Journal of Educational Research Open 7 (2024): 100359. https://doi.org/10.1016/j.ijedro.2024.100359.
    Publicado • 10.1016/j.ijedro.2024.100359
  2. Nata, Gil; Enchikova, Ekaterina; Toledo, Cibelle; Neves, Tiago. "PISA and equity change: a scoping review". Revista Lusófona de Educação 56 (2022): 65-80. https://doi.org/10.24140/issn.1645-7250.rle56.05.
    10.24140/issn.1645-7250.rle56.05
  3. Enchikova, Ekaterina; Toledo, Cibelle; Neves, Tiago; Nata, Gil. "Does PISA Help Fighting For Social Equity?". European Proceedings of Educational Sciences (2022): 80-89. https://doi.org/10.15405/epes.22043.8.
    10.15405/epes.22043.8
  4. Toledo, Cibelle. "Relação entre memória de trabalho e habilidade matemática em crianças entre 8 e 9 anos". Rev. Psicopedagogia 36 11 (2019): 285-292. http://www.revistapsicopedagogia.com.br/detalhes/609/relacao-entre-memoria-de-trabalho-e-habilidade-matematica-em-criancas-entre-8-e-9-anos.
    Acesso aberto • Publicado
Capítulo de livro
  1. Toledo, Cibelle. "Grupos Interativos em uma escola comunitária: a participação de pais em práticas cotidianas escolares". In Pesquisa em educação: diversidade e desafios, 987-995. São Paulo, Brasil: Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação, 2019.
    Publicado • 10.11606/9786550130084
Edição de livro
  1. Cosme, Ariana; Ferreira, Daniela; Lima, Louise; Toledo, Cibelle. E-book do IX Seminário Internacional de Observatórios de Educação e Formação. Porto, Portugal. 2023.
    Publicado
  2. Toledo, Cibelle. Livro de Resumos e Notas do XII Seminário Internacional do Programa Doutoral em Ciências das Educação: A construção do/a investigador/a ao longo do(s) processo(s) de investigação. Porto, Portugal: Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. 2021.
    Publicado • Editor
Poster em conferência
  1. Enchikova, Ekaterina; Nata, Gil; Toledo, Cibelle; Neves, Tiago. "CHANGE IN EQUALITY OF OPPORTUNITY IN EDUCATION OVER 20 YEARS OF PISA". Trabalho apresentado em 18th International Technology, Education and Development Conference, 2024.
    10.21125/inted.2024.1961
  2. Toledo, Cibelle; Nata, Gil; Trindade, Rui. "A abordagem da Inovação Curricular E Pedagógica como: Uma Problemática Institucional". Trabalho apresentado em V Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação, 2021.
Relatório
  1. Nata, Gil; Toledo, Cibelle; Enchikova, Ekaterina; Neves, Tiago. 2024. Booklet - Projeto “Equity&PISA - Equidade Educativa através do PISA: Resultados e Discursos”. https://ciie.fpce.up.pt/api/download/1733823104_4jLxFsLQakRQydH4ypCw.
  2. Cosme, Ariana; 2619-81B5-FDE1; Lima, Louise; Toledo, Cibelle. 2021. Avaliação da implementação das FÉRIAS VIVE.
Resumo em conferência
  1. Toledo, Cibelle; Neves, Tiago; Enchikova, Ekaterina; Trindade, Rui; Nata, Gil. "SOCIOECONOMIC EQUITY POLICY IN THE PORTUGUESE EDUCATION SYSTEM: THE PERSPECTIVES OF POLICYMAKERS". 2024.
    10.21125/inted.2024.1908
  2. Enchikova, Ekaterina; Nata, Gil; Toledo, Cibelle; Neves, Tiago. "A Long Road to Educational Equity: Tracking Socioeconomic Trends Through 20 Years of PISA.". Trabalho apresentado em The 11th European Conference on Education (ECE2023), Londres, 2023.
  3. Toledo, Cibelle; Trindade, Rui; Neves, Tiago; Enchikova, Ekaterina; Nata, Gil. "Políticas educativas portuguesas destinadas a mitigar as desigualdades socioeconómicas: um levantamento das legislações e orientações políticas". Trabalho apresentado em XIV Seminário Internacional do Programa Doutoral em Ciências da Educação, Porto, 2023.
  4. Enchikova, Ekaterina; Nata, Gil; Toledo, Cibelle; Neves, Tiago. "A Long Road to Educational Equity: Tracking Socioeconomic Trends Through 20 Years of PISA". Trabalho apresentado em The 11th European Conference on Education (ECE2023), London, 2023.
    Publicado
  5. Toledo, Cibelle; Enchikova, Ekaterina; Neves, Tiago; Nata, Gil. "Discourses on PISA and Socio-Educational Equity Change: A Qualitative Systematic Review". Trabalho apresentado em The 11th European Conference on Education (ECE2023), Londres, 2023.
  6. Toledo, Cibelle; Nata, Gil; Enchikova, Ekaterina; Neves, Tiago. "Discursos sobre o impacto do PISA na equidade socioeducativa: uma “scoping review”.". Trabalho apresentado em XIV Seminário Internacional do Programa Doutoral em Ciências da Educação, Porto, 2022.
  7. Toledo, Cibelle. "Grupos Interativos em uma escola comunitária: a participação de pais em práticas cotidianas escolares". Trabalho apresentado em 2nd International Conference on Research in Education, Porto, 2019.
Tese / Dissertação
  1. Cibelle Soares Toledo. "Grupos interativos em uma escola comunitária: a participação de pais em práticas cotidianas escolares". Mestrado, Universidade de São Paulo, 2018. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-04122018-172413/pt-br.php.
Atividades

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2024/10 - 2024/12 Equity&PISA: Seminário final Moderação e organização do evento de disseminação do Projeto “Equity&PISA - Equidade Educativa através do PISA: Resultados e Discursos” (2024/12/16 - 2024/12/19)
Seminário (Coorganizador)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
2023/01/26 - 2023/05 Parte da comissão organizadora do I Encontro Nacional de Mentoria nas Escolas. (2023/05/26)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2023/01 - 2023/01 Parte da comissão organizadora do Congresso Internacional de Educação Tui-Valença do Minho sobre o tema "Reformas educativas Portugal-Espanha no contexto de Eurocidades" (2023/03/10 - 2023/03/11)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
2020/09 - 2020/12 XII Seminário Internacional do Programa Doutoral de Ciências da Educação. (2020/12/17 - 2020/12/18)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Porto, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2020/12/18 - Atual Oradora convidada da Mesa-redonda "Percursos de investigação em ciências da educação: vivências e aspirações" no XII Seminário Internacional do Programa Doutoral em Ciências da Educação
Seminário
XII Seminário Internacional do Programa Doutoral em Ciências da Educação
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2020/10/06 - 2020/10/07 Mediação no Minicurso "Transtornos, distúrbios e dificuldades de aprendizagem: como identificar e atender na sala comum"
Encontro
I Encontro do Grupo de Pesquisa em Educação Especial na Perspectiva da Educação Especial
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, Brasil