Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Alberto Fernando Moreira da Rocha
Nomes de citação
- Rocha, Alberto
- Alberto Rocha
Identificadores de autor
- Ciência ID
- F61B-73E3-E443
- ORCID iD
- 0000-0002-5570-9872
Endereços de correio eletrónico
- alberto.rocha@iscedouro.pt (Profissional)
- alberto.rocha@ipiaget.pt (Profissional)
Telefones
- Telefone
-
- 255318550 (Profissional)
- 232910100 (Profissional)
- Telemóvel
-
- (351) 966325986 (Pessoal)
Moradas
- Rua Vitorino da Costa, n.º 96 , 4560-708, Penafiel , Penafiel, Portugal (Profissional)
- Estrada do Alto do Gaio, 3515-776 , Galifonge, Lordosa, Viseu, Viseu, Portugal (Profissional)
- Rua das Luzes, 101, 4510-081, Jovim , Gondomar, Portugal (Pessoal)
Websites
- https://www.facebook.com/albertofernandomoreira.rocha/?locale=pt_PT (Rede social)
- https://www.iscedouro.pt/ (Profissional)
- https://ipiaget.org/iseit-ensino-universitario-viseu/ (Profissional)
- https://ci.isce.pt/ (Profissional)
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Espanhol; Castelhano | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B2) |
Inglês | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2023/11/08 - 2023/12/20
Concluído
|
Ambientação à Docência a Distância (Outros)
Especialização em Formação Profissional
Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro, Portugal
|
|
2023/04/17 - 2023/06/16
Concluído
|
FACILITATING AND ASSESSING LEARNERS´DIGITAL COMPETENCIES (Curso de Especialização Tecnológica)
Especialização em Formação Profissional
Universidade Aberta, Portugal
|
15 |
2022/11/28 - 2023/04/21
Concluído
|
Introdução aos jogos analógicos em contexto educativo e formativo: jogos de aprendizagem, serious games e gamificação (Curso
de Especialização Tecnológica)
Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro, Portugal
|
|
2023/01/10 - 2023/02/10
Concluído
|
Análise de Dados em Ciências Sociais com SPSS (Outros)
Especialização em Formação Profissional
Gades Training Lda, Portugal
|
|
2022/10/06 - 2022/12/12
Concluído
|
Curso FORMADOR A DISTÂNCIA (E-FORMADOR) (Outros)
Especialização em Formação Profissional
Instituto do Emprego e Formação Profissional, Portugal
|
|
2022/05 - 2022/06
Concluído
|
Curso de Comunicação e Advocacy (Outros)
Movimento Transformes, Portugal
|
|
2017 - 2021
Concluído
|
Doutoramento Europeu em Ciências da Educação (Doutoramento)
Especialização em Psicologia da Educação
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
"Diferenciação cognitiva entre alunos regulares e alunos com altas capacidades: Estudo com alunos do 5º ao 9º ano de escolaridade" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Muito bom |
2019/09 - 2019/09
Concluído
|
Curso de Análise de Equações Estruturais com SPSS AMOS (Outros)
Universidade do Minho, Portugal
|
|
2019/03 - 2019/03
Concluído
|
Curso da Bateria de Provas de Raciocínio (BPR): aplicação, cotação e interpretação (Outros)
CERPSI - Centro de Estudos e Recursos em Psicologia, Lda., Portugal
|
|
2018/12 - 2018/12
Concluído
|
Curso de Equações Estruturais com SPSS-AMOS (Outros)
Universidade do Minho, Portugal
|
|
2018/10 - 2018/10
Concluído
|
Bateria de Aptidões Cognitivas (BAC): prova Expressões (Outros)
Universidade do Minho, Portugal
|
|
2017/12/08 - 2017/12/10
Concluído
|
Da escrita à publicação de artigos científicos: Estratégias para o sucesso (Outros)
Universidade do Minho, Portugal
|
|
2017/12/08 - 2017/12/10
Concluído
|
Curso de método de análise quantitativa de dados com recurso ao software MPlus (Outros)
Universidade do Minho, Portugal
|
|
2017/01/19 - 2017/01/19
Concluído
|
Formação Profissional de Avaliação Neuropsicológica com a BANC (Outros)
CEGOC, Portugal
|
|
2015/12 - 2015/12
Concluído
|
Curso da Escala de Competências Cognitivas para crianças dos 4 aos 10 anos de idade (Outros)
CERPSI - Centro de Estudos e Recursos em Psicologia, Lda., Portugal
|
|
2015/11 - 2015/11
Concluído
|
Curso Modelagem em Equações Estruturais usando o MPlus" (Outros)
Universidade do Minho, Portugal
|
|
2015/09/18 - 2015/09/19
Concluído
|
Evaluation of Potential Creativity (EPoC) (Outros)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
|
2015/07 - 2015/07
Concluído
|
Estatística paramétrica para análise da associação entre variáveis e diferenças de grupos. (Outros)
GICAD, Portugal
|
|
2015/06 - 2015/06
Concluído
|
El modelo de Das & Naglieri: Sistemas de Evaluación y Intervención (Outros)
Universidade do Minho, Portugal
|
|
2015/04 - 2015/04
Concluído
|
Bateria de avaliação cognitiva da conceção à administração das provas (Outros)
Universidade do Minho, Portugal
MDC Psicologia & Formação, Portugal |
|
2014/03 - 2014/03
Concluído
|
Curso Escala de Inteligência de Wechsler para Crianças: WISC-III (Outros)
MDC Psicologia & Formação, Portugal
|
|
2014/01 - 2014/01
Concluído
|
Análise quantitativa de dados (Outros)
GICAD, Portugal
|
|
2008 - 2011
Concluído
|
Psicologia (Mestrado)
Especialização em Psicologia
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
"Inteligência e Criatividade na Sobredotação." (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
17 |
2002 - 2007
Concluído
|
Psicologia (Licenciatura)
Especialização em Psicologia
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
16 |
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2023/09/01 - Atual | Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Viseu, Portugal |
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Viseu, Portugal | ||
2022/09/01 - Atual | Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro, Portugal |
Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2015 - Atual | Gerente/Direção Técnica | CERPSI - Centro de Estudos e Recursos em Psicologia, Lda., Portugal |
CERPSI - Centro de Estudos e Recursos em Psicologia, Lda., Portugal | ||
2011 - Atual | Presidente | Associação Nacional para o Estudo e Intervenção na Sobredotação, Portugal |
Associação Nacional para o Estudo e Intervenção na Sobredotação, Portugal | ||
2008 - Atual | Psicólogo da Educação | Associação Nacional para o Estudo e Intervenção na Sobredotação, Portugal |
Associação Nacional para o Estudo e Intervenção na Sobredotação, Portugal | ||
1996 - Atual | Presidente | Assembleia Geral da Ligadura- Cultura, Espetáculo e Conhecimento, Portugal |
Assembleia Geral da Ligadura- Cultura, Espetáculo e Conhecimento, Portugal | ||
1996 - Atual | Responsável pelos projetos na área da educação, em particular os prémios de mérito e excelência escolar | Clube Rotários do Porto, Portugal |
2019/03/01 - 2020/05/31 | Investigador | Universidad de Castilla-La Mancha, Espanha |
2009 - 2019 | Psicólogo (Equipa Multidisciplinar Técnica) | Liga-dura Desporto Cultura Espetáculo e Conhecimento, Portugal |
Liga-dura Desporto Cultura Espetáculo e Conhecimento, Portugal | ||
2014 - 2015 | Presidente | Clube Rotários do Porto, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2021/12/01 - 2024/06/18 | PÓS-DOUTORAMENTO | Universidad de La Laguna Facultad de Psicología y Logopedia, Espanha |
Universidad de La Laguna Facultad de Psicología y Logopedia, Espanha |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2022/09/01 - Atual | IMPACTO DE UN PROGRAMA DE ACTIVIDAD FISICA EN ALUMNADO CON ALTAS CAPACIDADES EN EDUCACION PRIMARIA PARA MEJORAR EL BIENESTAR
COGNITIVO Y SOCIOEMOCIONAL (PID2022-137397NB-I00)
(PID2022-137397NB-I00)
Investigador
Universidad de Castilla-La Mancha, Espanha
|
Em curso
|
2021 - Atual | Projeto para Apoio a Talentos no Ensino Secundário
Gestor de projeto
Associação Nacional para o Estudo e Intervenção na Sobredotação, Portugal
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal |
Em curso
|
2020 - Atual | Autoconcepto, actividad física, compromisso académico y bajo RA en alunos de altas capacidades intelectuales
Investigador
Universidad de Castilla-La Mancha - Campus de Albacete, Espanha
|
Em curso
|
2020 - Atual | Incidencia del emprendimiento docente en el éxito de una escuela inclusiva de calidad en Castilla-La Mancha. Altas capacidades
intelectuales y emprendimiento feminino. Efectos positivos sobre la promoción social, cultutal, laboral, económica y educativa
Investigador
Universidad de Castilla-La Mancha - Campus de Albacete, Espanha
|
Em curso
|
2020 - Atual | Programa Cidadãos Ativ@s
23731
Psicólogo/ Coordenador Técnico
Associação Nacional para o Estudo e Intervenção na Sobredotação, Portugal
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal |
Em curso
|
2019 - Atual | Observatório para a Sobredotação e Talento
Psicólogo (Coordenador Técnico)
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
Fundação Bissaya Barreto, Portugal Associação Nacional para o Estudo e Intervenção na Sobredotação, Portugal |
Em curso
|
2023/04/01 - 2024/05/01 | AUTOCONCEPTO, ACTIVIDAD FÍSICA, COMPROMISO ACADÉMICO Y BAJO RENDIMIENTO ACADÉMICO EN ALUMNOS DE ALTAS CAPACIDADES INTELECTUALES
PID2019-105167GB-I00
|
Em curso
|
2012 - 2015 | PISTA|1 (2.ª edição) - Projeto de Identificação da Sobredotação e do Talento em Alunos do 1º ciclo
Psicólogo/ Coordenador Geral
Associação Nacional para o Estudo e Intervenção na Sobredotação, Portugal
|
Clube Rotários do Porto
Concluído
|
2008 - 2011 | PISTA|1 (1.ª edição) - Projeto de Identificação da Sobredotação e do Talento em Alunos do 1º ciclo
Psicólogo/Coordenador Geral
Associação Nacional para o Estudo e Intervenção na Sobredotação, Portugal
|
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de livro |
|
Livro |
|
Atividades
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2022/01/19 - 2022/01/19 | Organização do seminário (Da avaliação à intervenção educativa na sobredotação e talento) realizado no âmbito do projeto ERASMUS TALENT, em colaração com o Instituto Politécnico de Santarém e a ANEIS. (2022/01/19 - 2022/01/19) | Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal |
2022 - 2022 | Integrou a Comissão Científica e organizadora do II Congresso Internacional de Educação Empreendedora e Cidadania (2022):
Vila Nova de Gaia: Auditório do Hotel Hilton Porto Gaia. (2022 - 2022)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
|
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2024/01/04 - 2024/01/04 | Conferência
Conferência
|
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
|
2022/06/06 - 2022/06/06 | Respostas Educativas para as Altas Capacidades na Escola Inclusiva
Conferência
|
Seminário Escola Digital '22: Neurodiversidade – Sobredotação – Inclusão
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2022/03/27 - 2022/03/28 | Funções executivas e Altas Capacidades: Comparação entre alunos Sobredotados e não Sobredotados.
Conferência
|
Congresso Nacional ANEIS 2022: Escola Inclusiva: O lugar das Altas Capacidades, Sobredotação e Talento
Museu D. Diogo de Sousa, Portugal
|
2022/03/04 - 2022/03/04 | Empreendedorismo Inclusivo
Conferência
|
IX Fórum Internacional Permanente de Educação para o Empreendedorismo (FIPEE)
Universidade Aberta, Portugal
|
2022/01/28 - 2022/01/28 | Comunicação oral no âmbito da Unidade Curricular: Avaliação em Necessidades Educativas Especiais no Domínio Cognitivo.
Outro
|
“Sobredotação e altas capacidades – como definir, como avaliar e como intervir?”
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2021/11/18 - 2021/11/20 | Comunicação oral na "V Jornadas Internacionales sobre Panorámica de Intervención en Altas Capacidades Intelectuales, Edición
Online" em San Cristóbal de La Laguna, Espanha.
Outro
|
“Comparação das funções executivas e altas capacidades em alunos sobredotados e não sobredotados” |
2021/11/18 - 2021/11/20 | Comunicação oral na "V Jornadas Internacionales sobre Panorámica de Intervención en Altas Capacidades Intelectuales, Edición
Online" em San Cristóbal de La Laguna, Espanha.
Outro
|
“Comparação das funções executivas e altas capacidades em alunos sobredotados e não sobredotados” |
2021/11/18 - 2021/11/20 | Comunicação oral nas "V Jornadas Internacionales sobre Panorámica de Intervención en Altas Capacidades Intelectuales, Edición
Online" em San Cristóbal de La Laguna, Espanha.
Outro
|
“Enriquecimento e Sobredotação: Estratégias educativas em contexto curricular e extracurricular” |
2021/11/10 - 2021/11/12 | Comunicação oral no I Congresso Internacional de Educação Empreendedora e Cidadania realizado pelo Gabinete Empreende da Universidade
Aberta de Portugal e pelo Sebrae – Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Sergipe.
Outro
|
“Criatividade e Empreendedorismo na Sobredotação – Programa de Enriquecimento em Domínios da Aptidão, Interesses e Socialização
(P.E.D.A.I.S.)
Universidade Aberta, Portugal
|
2021/11/05 - 2021/11/05 | Comunicação oral no "V Fórum Internacional Permanente de Educação para o Empreendedorismo (FIPEE)", organizado pelo GabEECG
integrado no CEG da Universidade Aberta.
Outro
|
“Organismo e projetos de Educação para o Empreendedorismo”
Universidade Aberta, Portugal
|
2021/05/08 - 2021/05/08 | Comunicação oral na "Jornada de Doble Excepcionalidad, Altas capacidades y Emociones"
Outro
|
“Programas de enriquecimento en la aula”
Fundacion Dacces, Espanha
|
2021/01/29 - 2021/01/29 | Comunicação oral no âmbito da Unidade Curricular “ Avaliação em Necessidades Educativas Especiais no Domínio Cognitivo”.
Outro
|
“Sobredotação e altas capacidades – como definir, como avaliar e como intervir?”
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2021/01/28 - 2021/01/28 | Participação na Webinar “À conversa com... Alberto Rocha” sobre Sobredotação, dinamizado pela Associação Nacional para o Estudo
e Intervenção na Sobredotação.
Outro
|
“À conversa com... Alberto Rocha”
Associação Nacional para o Estudo e Intervenção na Sobredotação, Portugal
|
2020/12/09 - 2020/12/11 | Comunicação oral: O dilema contínuo de práticas eficazes de avaliação psicológica no domínio das altas capacidades
Congresso
|
XIV Congresso Internacional de Educação e Inovação |
2020/09/28 - 2020/09/28 | Participação na Webinar – “Educação Inclusiva: Não Deixar Ninguém Para Trás!”, organizado pela associação AjudAjudar.
Outro
|
“Educação Inclusiva: Não Deixar Ninguém Para Trás!” |
2020/02/18 - 2020/02/20 | Comunicação oral no IX Fórum de Psicologia da Universidade da Beira Interior: Sobredotação: Cultivar capacidades, colher talentos
Outro
|
|
2019/09/09 - 2019/09/11 | Comunicação oral no VII Seminário Internacional sobre Cognição, Aprendizagem e Desempenho - ANEIS: 20 anos de estudo e intervenção
na sobredotação em Portugal. II Colóquio Internacional de Psicologia Escolar
Seminário
|
VII Seminário Internacional sobre Cognição, Aprendizagem e Desempenho |
2019/09/04 - 2019/09/06 | Comunicação oral no XV Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía (Coruña, Espanha):
Congresso
|
XV Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía |
2019/09/04 - 2019/09/06 | Comunicação oral no XV Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía (Coruña, Espanha): Criatividade e STEAM:
Uma abordagem integrada no programa de enriquecimento PEDAIS
Congresso
|
XV Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía |
2019/09/04 - 2019/09/06 | Comunicação oral no XV Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía (Coruña, Espanha): O que podemos fazer para
ajudar estudantes sobredotados e talentosos a alcançar a excelência através de projetos STEM/STEAM
Congresso
|
XV Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía |
2019/07/15 - 2019/07/17 | Comunicação oral no III Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação -
Projetos STEAM: Uma janela aberta para a criatividade
Congresso
|
III Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação |
2019/06/19 - 2019/06/21 | Comunicação oral nas "Jornadas Internacionales sobre Panorámica de Intervención en Altas Capacidades Intelectuales" (San Cristóbal
de La Laguna, Espanha): Criatividade e STEAM: Uma abordagem integrada no PEDAIS
Outro
|
Jornadas Internacionales sobre Panorámica de Intervención en Altas Capacidades Intelectuales |
2019/06/19 - 2019/06/21 | Comunicação oral: Diferenciação cognitiva entre alunos regulares e alunos com altas capacidades: Estudo com alunos do 5.º
ao 9.º ano de escolaridade
Congresso
|
Jornadas Internacionales sobre Panorámica de Intervención en Altas Capacidades Intelectuales |
2019/05/23 - 2019/05/23 | Comunicação oral na XV sessão dos Seminários à Hora do Almoço – Entradas para um Mundo Global: Sobredotação: Desenvolver capacidades
e talentos
Seminário
|
XV sessão dos Seminários à Hora do Almoço – Entradas para um Mundo Global |
2019/03/07 - 2019/03/07 | Comunicação oral no "I Simposium Internacional Universidad y Altas Capacidades Intelectuales" (Málaga, Espanha): Atención
al alumnado AACC en Portugal. Los programas de enriquecimiento extra-curriculares como respuesta educativa a los alumnos con
altas capacidades intelectuales
Outro
|
I Simposium Internacional Universidad y Altas Capacidades Intelectuales |
2019/01/25 - 2019/01/26 | Comunicação oral no 3.º Congresso Internacional promovido pela Revista de Psicologia, Educação e Cultura: ANEIS: 20 anos de
estudo e intervenção na sobredotação em Portugal
Congresso
|
|
2019/01/25 - 2019/01/26 | Comunicação oral no 3.º Congresso Internacional promovido pela Revista de Psicologia, Educação e Cultura: Avaliação na Sobredotação:
Procedimentos e Instrumentos
Congresso
|
|
2019/01/25 - 2019/01/26 | Comunicação oral no 3.º Congresso Internacional promovido pela Revista de Psicologia, Educação e Cultura: Contributos das
variáveis cognitivo-motivacionais para a avaliação psicológica
Encontro
|
|
2019/01/25 - 2019/01/26 | Comunicação oral no 3.º Congresso Internacional promovido pela Revista de Psicologia, Educação e Cultura: Instrumentos e práticas
de avaliação psicológica.
Congresso
|
|
2019 - 2019 | Comunicação oral para a Unidade Curricular “Intervenção em Necessidades Educativas Especiais no Domínio Cognitivo”: Altas
Capacidades na Escola: Compreender, Identificar e Intervir
Outro
|
|
2018/10/25 - 2018/10/27 | Comunicação oral no "I Congreso Internacional de Emprendimiento y Competencias Docentes, III Jornadas Internacionales de Liderazgo y Calidad de la Educación" (Albacete, Espanha): Como despertar as vocações steam nos jovens? Uma prioridade educativa | I Congreso Internacional de Emprendimiento y Competencias Docentes |
2018/10/25 - 2018/10/27 | Comunicação oral no "I Congreso Internacional de Emprendimiento y Competencias Docentes, III Jornadas Internacionales de Liderazgo
y Calidad de la Educación" (Albacete, Espanha): Programa de Enriquecimento em Domínios da Aptidão, Interesses e Socialização
(PEDAIS)
Congresso
|
I Congreso Internacional de Emprendimiento y Competencias Docentes |
2018/10/25 - 2018/10/27 | Comunicação oral no "I Congreso Internacional de Emprendimiento y Competencias Docentes, III Jornadas Internacionales de Liderazgo
y Calidad de la Educación" (Albacete, Espanha): (Des)Encontros de pais com filhos sobredotados
Congresso
|
I Congreso Internacional de Emprendimiento y Competencias Docentes |
2018/10/25 - 2018/10/27 | Comunicação oral: Diferenciação cognitiva entre alunos regulares e alunos com altas capacidades: Estudo com alunos do 5.º
ao 9.º ano de escolaridade
Congresso
|
I Congreso Internacional de Emprendimiento y Competencias Docentes, III Jornadas Internacionales de Liderazgo y Calidad de la Educación |
2018/09/14 - 2018/09/16 | Comunicação oral: Diferenciação cognitiva entre alunos regulares e alunos com altas capacidades: Estudo com alunos do 5.º
ao 9.º ano de escolaridade
Encontro
|
XI Encontro Internacional de Educadores de Dotados e Talentosos |
2018/09/06 - 2018/09/08 | Comunicação oral no 10.º Congresso AIDEP/AIDAP: Diagnóstico e Avaliação Psicológica, organizado pela Associação Iberoamericana
de Diagnóstico e Avaliação Psicológica, Coimbra, Portugal.
Congresso
|
10.º Congresso AIDEP/AIDAP: Diagnóstico e Avaliação Psicológica |
2018/06/28 - 2018/06/29 | Comunicação oral: Diferenciação cognitiva entre alunos regulares e alunos com altas capacidades: Estudo com alunos do 5.º
ao 9.º ano de escolaridade
Outro
|
X Colóquio de Psicologia Escolar e VI Seminário Internacional sobre Cognição, Aprendizagem e Desempenho |
2018/06/28 - 2018/06/29 | Comunicação oral: Inovações educativas STEAM no PEDAIS
Outro
|
X Colóquio de Psicologia Escolar e VI Seminário Internacional sobre Cognição, Aprendizagem e Desempenho |
2018/06/21 - 2018/06/23 | Comunicação oral no "6th International Congress of Educational Sciences and Development": Programa de intervenção na precocidade
intelectual: Apoio nas altas capacidades em idade pré-escolar.
Conferência
|
6th International Congress of Educational Sciences and Development |
2018/06/21 - 2018/06/23 | Comunicação oral no "6th International Congress of Educational Sciences and Development": Programa Parentalidade Positiva:
Programa de Intervenção Parental de Crianças e Jovens Sobredotados.
Congresso
|
6th International Congress of Educational Sciences and Development |
2018/06/21 - 2018/06/23 | Comunicação oral no "6th International Congress of Educational Sciences and Development": Programa de Enriquecimento nos Domínios
das Aptidões, Interesses e Socialização (PEDAIS): Enriquecimento Extracurricular para Alunos Sobredotados
Congresso
|
6th International Congress of Educational Sciences and Development |
2018/06/21 - 2018/06/23 | Comunicação oral no "IX Congreso Internacional de Psicología y Educación" (Logroño, Espanha): Papel dos projetos STEAM no
enriquecimento escolar para crianças e jovens com altas habilidades
Congresso
|
IX Congreso Internacional de Psicología y Educación |
2018/06/21 - 2018/06/23 | Comunicação oral no "6th International Congress of Educational Sciences and Development": Atendimento Multidisciplinar na
Sobredotação
Congresso
|
6th International Congress of Educational Sciences and Development |
2018/06/21 - 2018/06/23 | Comunicação oral: Diferenciação cognitiva entre alunos regulares e alunos com altas capacidades: Estudo com alunos do 5.º
ao 9.º ano de escolaridade
Congresso
|
IX Congreso Internacional de Psicología y Educación |
2018/02/22 - 2018/03/22 | Comunicação oral no 9.º Encontro na Diferença-CERCILEI, intitulado “pela estrada fora eu vou…”: Altas capacidades e sobredotação: compreender, identificar e atuar | 9.º Encontro na Diferença-CERCILEI |
2018 - 2018 | Comunicação oral no encontro "Altas Capacidades e Sobredotação em Música: conceitos, preconceitos e inclusão": Educação inclusiva:
que desafios para a escola de hoje?
Encontro
|
Altas Capacidades e Sobredotação em Música: conceitos, preconceitos e inclusão |
2018 - 2018 | Comunicação oral: Sobredotação e Talento: Compreender para Intervir
Encontro
|
Encontro: Altas Capacidades e Sobredotação em Música: conceitos, preconceitos e inclusão |
2017/11/17 - 2017/11/17 | Comunicação oral no seminário A Educação do futuro está aqui: A aprendizagem baseada em projeto
Seminário
|
A Educação do futuro está aqui |
2017/11/13 - 2017/11/17 | Comunicação oral "Sobredotação: Compreender para Intervir"
Congresso
|
XXV Semana de Psicologia e de Ciências da Educação |
2017/11/03 - 2017/11/04 | Comunicação oral: Como Potenciar o Pensamento Crítico e Criativo em Contexto Escolar
Seminário
|
V Seminário de Psicologia e Orientação em Contexto Escolar |
2017/09/09 - 2017/09/09 | Comunicação oral na II Conferência Internacional da ADIPSIEDUC: Implicações da investigação em psicologia da educação para
as práticas educativas
Conferência
|
II Conferência Internacional da ADIPSIEDUC |
2017/09/06 - 2017/09/08 | Comunicação oral no XIV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia: Programa Parentalidade Positiva: Programa
de Intervenção Parental de Crianças e Jovens Sobredotados.
Congresso
|
XIV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia |
2017/09/06 - 2017/09/08 | Comunicação oral no XIV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia: A resolução de problemas de matemática
por alunos regulares e com alta capacidade: Análise Quantitativa e Qualitativa do desempenho.
Congresso
|
XIV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia |
2017/09/06 - 2017/09/08 | Comunicação oral no XIV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia: Programa de Enriquecimento Extracurricular
(PEDAIS) como resposta educativa para alunos com altas capacidades e sobredotação
Congresso
|
XIV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, Braga, Portugal. |
2017/09/06 - 2017/09/08 | Comunicação oral XIV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia: Intervenções Educativas nas Altas Capacidades
e Sobredotação
Congresso
|
XIV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia |
2017/07/19 - 2017/07/22 | Comunicação oral: Giftedness, creativity and emotion: PEDAIS as a multidimensional learning program for gifted children
Congresso
|
6th International Congress on Emotional Intelligence |
2017/07/03 - 2017/07/05 | Comunicação oral "Identification, evaluation and attention to the diversity of gifted students"
Conferência
|
15th International Conference on Excellence, Innovation, & Creativity in Basic-Higher Education & Psychology: Latest Development in Research & Practices |
2017/07/03 - 2017/07/05 | Comunicação oral: Developing Math Talent
Conferência
|
15th International Conference on Excellence, Innovation, & Creativity in Basic-Higher Education & Psychology: Latest Development in Research & Practices |
2017/06/19 - 2017/06/19 | Comunicação oral no seminário "Prática Desportiva E Sucesso Escolar: Uma Questão De Gestão": Conciliar, com sucesso, os estudos
com a prática desportiva de excelência de alunos/atletas do ensino secundário, mito ou realidade
Seminário
|
Prática Desportiva E Sucesso Escolar: Uma Questão De Gestão |
2017/06/01 - 2017/06/03 | Comunicação oral na 1.ª Conferência mais e melhor educação “Boas práticas, boas ideias, boa educação”: Programa de enriquecimento
extracurricular (PEDAIS) como resposta educativa para alunos com altas capacidades e sobredotação
Conferência
|
1.ª Conferência mais e melhor educação “Boas práticas, boas ideias, boa educação” |
2017/04/29 - 2017/04/29 | Comunicação oral "Sobredotação: o quê, como e porquê?": Altas capacidades e Sobredotação: Compreender, Identificar e Atuar
Seminário
|
Sobredotação: o quê, como e porquê? |
2017/04/07 - 2017/04/07 | Comunicação oral no encontro "Educação Para Todos Torná-La Uma Realidade": Altas capacidades e Sobredotação: Compreender,
Identificar e Atuar
Encontro
|
Educação Para Todos Torná-La Uma Realidade |
2017/04/05 - 2017/04/05 | Comunicação oral
Congresso
|
Dias (R)evolucionários da Psicologia. |
2017/03/01 - 2017/03/03 | Comunicação oral no VI Fórum de Psicologia da Universidade da Beira Interior: Altas Capacidades e Sobredotação: Compreender,
Identificar e Atuar
Congresso
|
VI Fórum de Psicologia da Universidade da Beira Interior |
2017/02/15 - 2017/02/17 | Comunicação oral nas "Jornadas Internacionales sobre Panorámica de Intervención en Altas Capacidades Intelectuales", em San
Cristóbal de La Laguna, Espanha.
Outro
|
Programa Parentalidade Positiva: Programa de Intervenção Parental de Crianças e Jovens Sobredotados |
2017/02/15 - 2017/02/17 | Comunicação oral nas "Jornadas Internacionales sobre Panorámica de Intervención en Altas Capacidades Intelectuales" em San
Cristóbal de La Laguna, Espanha.
Outro
|
Programa de competências sociais e emocionais: Intervenção com crianças e jovens sobredotados |
2017/02/15 - 2017/02/17 | Comunicação oral nas Jornadas Internacionales sobre Panorámica de Intervención en Altas Capacidades Intelectuales (San Cristóbal
de La Laguna, Espanha): PEDAIS uma resposta educativa que atende aos interesses, necessidades e especificidades de crianças
sobredotadas e talentosas da ANEIS Porto.
Congresso
|
Jornadas Internacionales sobre Panorámica de Intervención en Altas Capacidades Intelectuales |
2017/02/15 - 2017/02/17 | Comunicação oral nas Jornadas Internacionales sobre Panorámica de Intervención en Altas Capacidades Intelectuales (San Cristóbal
de La Laguna, Espanha): Dinâmicas familiares, qualidade de vida, bem-estar subjetivo e satisfação com a vida de pais de crianças
sobredotadas: Efeitos do programa de parentalidade positiva da ANEIS.
Congresso
|
Jornadas Internacionales sobre Panorámica de Intervención en Altas Capacidades Intelectuales |
2017/02/15 - 2017/02/17 | Comunicação oral nas Jornadas Internacionales sobre Panorámica de Intervención en Altas Capacidades Intelectuales (San Cristóbal
de La Laguna, Espanha): Atendimento educativo nas altas capacidades: Da escola que temos à escola que queremos
Congresso
|
Jornadas Internacionales sobre Panorámica de Intervención en Altas Capacidades Intelectuales |
2017/02/15 - 2017/02/17 | Comunicação oral nas Jornadas Internacionales sobre Panorámica de Intervención en Altas Capacidades Intelectuales (San Cristóbal
de La Laguna, Espanha): Enriquecer, desenvolver e formar: Estratégias de atendimento nas altas capacidades
Congresso
|
Jornadas Internacionales sobre Panorámica de Intervención en Altas Capacidades Intelectuales |
2017/01/14 - 2017/01/14 | Comunicação oral "Construir práticas com significado (s) na sala de aula - Conhecer, compreender, cooperar, criar, comunicar"
Encontro
|
|
2016/11/11 - 2016/11/12 | Comunicação oral: Desenvolver capacidades e talentos: Programa de enriquecimento PEDAIS
Congresso
|
|
2016/09/28 - 2016/10/01 | Comunicação oral: A importância da avaliação dos programas de enriquecimento para sobredotados
Congresso
|
3.º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses |
2016/09/28 - 2016/10/01 | Comunicação oral: Programa Parentalidade Positiva: Programa de Intervenção Parental de Crianças e Jovens Sobredotados
Congresso
|
3.º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses |
2016/07/11 - 2016/07/13 | Comunicação oral: Desenvolver capacidades e talentos: Programa de Enriquecimento PEDAIS
Congresso
|
III Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação |
2016/06/23 - 2016/06/25 | Comunicação oral no "4th International Congress of Educational Sciences and Development" (Santiago de Compostela. Espanha):
Sobredotação e Criatividade em Crianças e Jovens do Ensino Básico
Congresso
|
4th International Congress of Educational Sciences and Development |
2016/05/13 - 2016/05/14 | Comunicação oral: Programa Parentalidade Positiva: Programa de Intervenção Parental de Crianças e Jovens Sobredotados
Congresso
|
Congresso Internacional ANEIS 2016 Sobredotação: saberes consolidados e desenvolvimentos promissores |
2016/05/13 - 2016/05/14 | Comunicação oral: Caracterização sociodemográfica, académica e cognitiva das crianças e adolescentes dos programas de enriquecimento
da ANEIS
Congresso
|
Congresso Internacional ANEIS 2016 Sobredotação: saberes consolidados e desenvolvimentos promissores |
2016/05/13 - 2016/05/14 | Comunicação oral: Programas de enriquecimento extracurriculares como resposta aos alunos sobredotados e talentosos
Congresso
|
Congresso Internacional ANEIS 2016 Sobredotação: saberes consolidados e desenvolvimentos promissores |
2016/05/13 - 2016/05/14 | Comunicação oral: ANEIS Porto: Construindo respostas para um atendimento holístico a crianças e jovens sobredotados nos seus
contextos ambientais
Congresso
|
|
2016/05/13 - 2016/05/14 | Comunicações orais: Programa de competências sociais e emocionais: intervenção com crianças e jovens sobredotados; Programa
de enriquecimento em domínios da aptidão, interesse e socialização (PEDAIS): Uma resposta educativa para alunos com altas
habilidades; Em busca dos fatores de excelência no desporto de alto rendimento; Dificuldades de aprendizagem específicas e
sobredotação: Desafios no atendimento educativo à dupla excecionalidade; Teatro e Sobredotação - Um caminho para a expressão
criativa de crianças e jovens sobredotados.
Congresso
|
Congresso Internacional ANEIS 2016 Sobredotação: saberes consolidados e desenvolvimentos promissores |
2016/04/29 - 2016/04/29 | Comunicação oral: Criatividade e aprendizagem
Encontro
|
|
2016/04/19 - 2016/04/19 | Comunicação oral: Avaliação e atendimento de crianças com características de sobredotação
Seminário
|
“A caminho da excelência” |
2016/04/06 - 2016/04/06 | Comunicação oral: O desafio de atender às altas capacidades em sala de aula
Conferência
|
Ciclo de Conferências Especial Beiriz: Compreender para Atender na Escola Inclusiva |
2016/02/18 - 2016/02/20 | Comunicação oral: PISTA|1 (2.ª Edição): Da avaliação à intervenção em contexto educativo
Congresso
|
I Congreso Internacional: Nuevas perspectivas en el estudio de la Superdotación y el Talento |
2016/02/18 - 2016/02/20 | Comunicação oral: Programa de Enriquecimento em Domínios da Aptidão; Interesses e Socialização (PEDAIS): Uma proposta de enriquecimento
para alunos com altas capacidades
Congresso
|
I Congreso Internacional: Nuevas perspectivas en el estudio de la Superdotación y el Talento |
2016/02/13 - 2016/02/13 | Comunicação oral: Crianças Sobredotadas questões em torno da identificação e do aconselhamento educativo
Seminário
|
“Sobredotação: Desafios na Identificação e na Intervenção” |
2016/02/13 - 2016/02/13 | Comunicação oral: Abordagens ao estudo em alunos de alto rendimento
Seminário
|
Sobredotação: Desafios na Identificação e na Intervenção |
2016 - 2016 | Comunicação oral no "4th International Congress of Educational Sciences and Development" (Santiago de Compostela. Espanha):
Programa de Enriquecimento PEDAIS: Um modelo de resposta educativa
Congresso
|
4th International Congress of Educational Sciences and Development |
2015/12/04 - 2015/12/05 | Comunicações orais: Excelência no desporto: a convergência necessária de variáveis psicológicas; Em busca de fatores de excelência
no desporto de alto rendimento.
Congresso
|
5.º Congresso da Sociedade Científica de Pedagogia do Desporto |
2015/09/02 - 2015/09/04 | Comunicação oral no "XIII Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía" (Coruña, Espanha): Complexidades e desafios
na identificação e no atendimento a alunos mais capazes
Congresso
|
XIII Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía |
2015/07/17 - 2015/07/18 | Comunicações orais: Intervenção educativa com alunos sobredotados; Os desafios do enriquecimento com alunos sobredotados.
Congresso
|
2.º Congresso Internacional de “Psicologia, Educação e Cultura |
2015/06/25 - 2015/06/27 | Comunicação oral: Perguntas e respostas: Os desafios do enriquecimento extracurricular
Outro
|
13.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação |
2015/06/19 - 2015/06/21 | Comunicações orais nas "II Jornadas Internacionales sobre Panorámica de Intervención en Altas Capacidades Intelectuales" (San
Cristóbal de La Laguna, Espanha): Crianças Sobredotadas: questões em torno da identificação e do atendimento educativo; Contributos
para a intervenção em alunos sobredotados ou com altas habilidades.
Congresso
|
II Jornadas Internacionales sobre Panorámica de Intervención en Altas Capacidades Intelectuales |
2015/06/19 - 2015/06/21 | Comunicação oral: Contributos da ANEIS face à temática da sobredotação em Portugal
Congresso
|
I Jornadas Internacionales sobre Panorámica de Intervención en Altas Cpacidades Intelectuales |
2015/05/16 - 2015/05/17 | Comunicação oral: Alunos Sobredotados: Compreender para Apoiar
Congresso
|
X Congresso de Neurociências e Educação Especial Psicossoma – “A Educação tem futuro em Portugal" |
2015/04/18 - 2015/04/18 | Comunicação oral: Quando da sobredotação se faz um problema…questões em torno da identificação e da intervenção educativa
Seminário
|
“Sobredotação – Abrindo Caminhos” |
2014/10/03 - 2014/10/04 | Comunicações orais: Programas de enriquecimento extracurriculares como resposta aos alunos sobredotados e talentosos; Saber
e Ser+: Desenvolver capacidades e talentos; Desenvolver capacidades e talentos: Quem é responsável?; A criança e a família,
que interações sociais?; Como desenvolver o talento académico: Sobredotação: A pluralidade do conceito; Avaliação do Programa
de Enriquecimento em Domínios da Aptidão, Interesses e Socialização (PEDAIS).
Congresso
|
Congresso Internacional da ANEIS 2014 – Sobredotação: A Aceleração Escolar como Resposta Educativa |
2014/10/03 - 2014/10/04 | Comunicação oral: Programa Pequenos Exploradores: Programa de enriquecimento da criatividade no 2.º Ciclo do Ensino Básico
Congresso
|
Congresso Internacional da ANEIS 2014 – Sobredotação: A Aceleração Escolar como Resposta Educativa |
2014/09/09 - 2014/09/13 | Comunicação oral: Enriquecimento cognitivo com alunos portadores de altas habilidades: Programa de Enriquecimento em Domínios
da Aptidão, Interesses e Socialização – PEDAIS.
Congresso
|
IX Congresso Iberoamericano de Psicologia e 2.º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses |
2014/05/16 - 2014/05/17 | Comunicações orais: Sobredotação: Respostas Educativas; Programa de Enriquecimento em Domínios da Aptidão, Interesses e Socialização
PEDAIS.
Congresso
|
IX Congresso Neurociências e Educação Especial PsicoSoma |
2014/03/10 - 2014/03/14 | Comunicação oral: Alunos sobredotados: contributos para a sua identificação e apoio
Congresso
|
I Semana Anual da Psicologia da Universidade Portucalense |
2013/11/22 - 2013/11/23 | Comunicações orais: Avaliação das atividades de enriquecimento do programa PEDAIS – Delegação do Porto; Pequenos exploradores:
uma proposta de programa enriquecimento na área da criatividade; Saber e Ser +: Programa de enriquecimento da ANEIS – Delegação
do Porto.
Congresso
|
Congresso Internacional ANEIS 2013 – Sobredotação: Desafios do ensino-aprendizagem em diferentes contextos |
2013/10/11 - 2013/10/12 | Comunicação oral: A criatividade como elemento de caracterização da sobredotação: Conceito e avaliação
Seminário
|
Seminário Internacional de Sobredotação, Mitos e Rumos |
2013/09/20 - 2013/09/22 | Comunicação oral: Mitos e realidades em torno da sobredotação
Encontro
|
IX Encontro Internacional de Educadores de Dotados e Talentosos |
2013/09/11 - 2013/09/13 | Comunicação oral: Análise de resultados do processo de identificação da sobredotação e do talento em alunos do 1.º Ciclo:
PISTA|1 (2.ª Edição)
Congresso
|
XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia |
2013/07/15 - 2013/07/17 | Comunicações orais: Identificação de alunos com altas habilidades; As dificuldades que os pais dos alunos sobredotados verbalizam
e os apoios que solicitam dos técnicos; A ANEIS: um contributo na e para a escola; Identificação da Sobredotação e do Talento
em Alunos do 1.º ciclo: Resultados do processo de avaliação do PISTA|1 (2.ª Edição).
Congresso
|
I Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia da Educação |
2013/06/28 - 2013/06/29 | Comunicação oral: Resultados da fase de sinalização e identificação do PISTA|1 (2.ª Edição)
Congresso
|
1.º Congresso Internacional de “Psicologia, Educação e Cultura. Desafios Sociais e Educação: culturas e práticas” |
2013/05/07 - 2013/05/08 | Comunicação oral: Como identificar e intervir com crianças sobredotadas?
Congresso
|
Congresso Nacional Intervenção Psicossocial no Ciclo da Vida |
2012/11/30 - 2012/12/01 | Comunicações orais: Funções executivas: Uma nova metodologia de avaliação do comportamento inteligente; Caminhos para desenvolver
potencial e talento; Programa de Enriquecimento PEDAIS – uma proposta de desenvolvimento de capacidades e talentos de sobredotados;
Programa PEDAIS – uma proposta de avaliação das atividades de enriquecimento para sobredotados.
Congresso
|
Congresso Internacional ANEIS 2012 – Práticas Inclusivas Promotoras de Talentos |
2012/11/30 - 2012/12/01 | Comunicação oral: Resultados da fase de sinalização e identificação do PISTA|1 (2.ª Edição)
Congresso
|
Congresso Internacional ANEIS 2012 – Práticas Inclusivas Promotoras de Talentos |
2012/10/20 - 2012/10/20 | Comunicação oral: Contributo da ANEIS face à temática da sobredotação
Seminário
|
“Abordagens à Sobredotação” |
2012/07/25 - 2012/07/27 | Comunicação oral no II Seminário Internacional “Contributos da Psicologia em Contextos Educativos": PISTA|1 (2.ª Edição):
Caracterização da fase de sinalização e identificação no Agrupamento Vertical de Augusto Gil – Porto.
Seminário
|
II Seminário Internacional “Contributos da Psicologia em Contextos Educativos" |
2012/07/25 - 2012/07/27 | Comunicação oral: ANEIS: Atendimento educativo especializado na sobredotação e no talento
Seminário
|
II Seminário Internacional “Contributos da Psicologia em Contextos Educativos" |
2012/07/17 - 2012/07/20 | Comunicação oral: ANEIS – A route implemented
Congresso
|
V European Congress of Methodology |
2012/07/06 - 2012/07/07 | Comunicações orais: Contributos da ANEIS face à temática da sobredotação; Sobredotação: da Cognição à Emoção.
Congresso
|
I Congresso Internacional de Inteligência Emocional e Educação: investigar e intervir para mudar |
2012/04/18 - 2012/04/21 | Comunicação oral: Projeto de Investigação-Ação na Sobredotação e no Talento (PISTA)
Congresso
|
1.º Congresso Nacional da Ordem dos Psicólogos Portugueses, “Afirmar os Psicólogos” |
2012/03/01 - 2012/03/01 | Comunicação oral: Caracterização de um grupo de alunos do 1.º Ciclo com características de sobredotação e talento: Projeto
de investigação-ação na sobredotação e no Talento – PISTA
Congresso
|
II Jornadas Internacionales sobre Panorámica de Intervención en Altas Capacidades Intelectuales |
2011/11/18 - 2011/11/19 | Comunicações orais: Sobreciências – Programa de enriquecimento da ANEIS – Delegação do Porto; Desenvolvimento de talentos
na criança sobredotada: fatores influentes.
Congresso
|
Congresso Internacional ANEIS 2011 – Sobredotação e Talento: Atenção da escola à diversidade |
2011/11/18 - 2011/11/19 | Comunicação oral: PISTA: Projeto de investigação-ação na sobredotação e no talento: contributos para a identificação e caracterização
da sobredotação e do talento no 1.º CEB
Congresso
|
Congresso Internacional ANEIS 2011 – Sobredotação e Talento: Atenção da escola à diversidade |
2011/09/23 - 2011/09/24 | Comunicações orais: Os professores na identificação dos alunos sobredotados; Identificação precoce na sobredotação e no talento
como forma de prevenção do insucesso escolar.
Seminário
|
“SOBREDOTAÇÃO” - Perspetivas, Percursos e Desafios |
2011/09/07 - 2011/09/09 | Comunicação oral: Caracterização de um grupo de alunos do 1.º C.E.B. com sobredotação e talento
Congresso
|
XIII Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía |
2011/05/11 - 2011/05/11 | Comunicação oral: Sobredotação: Conceito, formas de identificação e intervenção. VIII Encontro da Associação Portuguesa de
Crianças Sobredotadas
Congresso
|
Congresso Internacional - “Sobredotação, que respostas?” |
2010/12/04 - 2010/12/04 | Comunicação oral: Sobreartes – Programa de Enriquecimento da ANEIS – Delegação do Porto
Congresso
|
Congresso Anual da ANEIS “Sobredotação: Perspetivas atuais e desafios para o futuro” |
2010/09/09 - 2010/09/12 | Comunicação oral: A arte do pensamento criativo
Conferência
|
2nd International Conference – Excellence: Education & Human Development |
2010/07/20 - 2010/07/20 | Comunicação oral: Olhares múltiplos sobre inteligência (s): Como enriquecem o desenvolvimento?
Seminário
|
I Seminário Internacional “Contributos da Psicologia em Contexto Educativo" |
2009/07/09 - 2009/07/11 | Comunicação oral: Identificação precoce da sobredotação e do talento como forma de prevenção do insucesso escolar
Congresso
|
I International Congress on Family, School and Society “Special Education: From Theory to Practice” |
2009/04/15 - 2009/04/15 | Comunicação oral: Desenvolvendo talentos matemáticos
Outro
|
VI Fórum Necessidades Educativas Especiais: Percursos extremados de (in)sucesso na Matemática |
2009/01/24 - 2009/01/24 | Comunicação oral: Olhares sobre um percurso
Seminário
|
“Sobredotação em Portugal: 10 Anos de contributos da ANEIS” |
2009/01/17 - 2009/01/17 | Comunicação oral: Habilidades cognitivas e curriculum escolar
Encontro
|
“Desenvolvimento e aprendizagem de alunos com altas capacidades: Uma abordagem ecológica |
2008/10/02 - 2008/10/04 | Comunicação oral: A identificação precoce da sobredotação: Enquadramento, indicadores e implicações
Conferência
|
XIII Conferência Internacional “Avaliação Psicológica, Formas e Contextos” |
2008/02/23 - 2008/02/23 | Comunicação oral: Programa de enriquecimento da ANEIS-Delegação do Porto
Congresso
|
VII Congresso da ANEIS “Excelência: Potencial e Desempenho” |
2007/03/12 - 2007/03/12 | Comunicação oral: Sobredotação: Um conceito abrangente da capacidade e do talento
Seminário
|
“Criatividade e sobredotação: Conceitos, contextos e práticas” |
2006/11/17 - 2006/11/17 | Comunicação oral: Família e escola: Fatores de risco e a convergência necessária
Simpósio
|
Simpósio Internacional SOBREdotação, perícia e Meta desenvolvimento: ApRENDER a excelência |
2006/10/05 - 2006/10/07 | Comunicação oral: Programa PEDAIS: Um percurso pioneiro
Conferência
|
XI Conferência Internacional: Avaliação Psicológica: Formas e Contextos |
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2024/03/08 | O Papel das Práticas Sustentáveis na Gestão de Recursos Humanos: estudo de caso da Pousada Ecoporto
Arguente
|
Ester Jane dos Santos Dias de Barros (Mestrado)
ISLA Gaia Instituto Politécnico de Gestão e Tecnologia, Portugal
|
2023/10/04 | Programa Educacional para o Desenvolvimento de Habilidades Socioemocionais de Crianças Sobredotadas: Uma Intervenção Triádica
Arguente principal
|
Christianne do Rocio Storrer de Oliveira Cruzeta (Doutoramento)
Universidade Federal do Paraná - Setor Palotina, Brasil
|
2023/07/07 | Clima criativo e motivação para a aprendizagem no 1.º ciclo do ensino básico: um estudo comparativo entre alunos do ensino
público e privado.
Orientador
|
Maria Clara Machado Nunes (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro, Portugal
|
2023/07/05 | A inclusão dos alunos com deficiência visual nas escolas portuguesas: uma realidade ou utopia?
Arguente principal
|
Ana Rita Alves Costa Santos Rocha (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro, Portugal
|
2023/05/17 | Práticas de Desenvolvimento Socioemocional nos alunos do 1.º Ciclo
Arguente principal
|
Cláudia Filipa Machado Monteiro (Mestrado)
ISLA Gaia Instituto Politécnico de Gestão e Tecnologia, Portugal
|
2022/05/09 | Júri das provas de Mestrado em Estudos da Criança, na área de Especialização em Intervenção Psicossocial com Crianças e Famílias
Vogal
|
Maria de Fátima Dias Gonçalves Ferreira (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
Consultoria / Parecer
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2012 - 2015 | - Acompanhamento de pais e alunos; - Formação de professores; - Aplicação de testes psicológicos; - Elaboração de relatórios; - Apoio educativo diferenciado na sala de aula; - Construção de um programa de enriquecimento no Agrupamento de Escolas de Miragaia; - Implementação de planos de desenvolvimento ao abrigo do despacho normativo 50/2015); - Organização de outras atividades extracurriculares de enriquecimento. | |
2008 - 2011 | - Acompanhamento de pais e alunos; - Formação de professores; - Aplicação de testes psicológicos; - Elaboração de relatórios; - Apoio educativo diferenciado na sala de aula; - Construção de um programa de enriquecimento no Agrupamento de Escolas de Miragaia; - Implementação de planos de desenvolvimento ao abrigo do despacho normativo 50/2015); - Organização de outras atividades extracurriculares de enriquecimento. | Projeto de Identificação da Sobredotação e do Talento em Alunos do 1º ciclo das Escolas da Bandeirinha, S. Nicolau e Carlos Alberto (Agrupamento de Escolas de Miragaia)., Porto Rico |
2008 - 2011 | - Acompanhamento de pais e alunos; - Formação de professores; - Aplicação de testes psicológicos; - Elaboração de relatórios; - Apoio educativo diferenciado na sala de aula; - Construção de um programa de enriquecimento no Agrupamento de Escolas de Miragaia; - Implementação de planos de desenvolvimento ao abrigo do despacho normativo 50/2015); - Organização de outras atividades extracurriculares de enriquecimento. |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2024/03/09 - 2024/03/10 | Ética no Desporto | Ética no Desporto (Outros) | Federação Portuguesa de Artes Marciais Chinesas , Portugal |
Expedição científica
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2019/03/01 - 2020/05/31 | Participação em atividades de investigação realizadas pela equipa de investigação na área temática das habilidades cognitivas e matemáticas; - Realização de análise de dados, preparação de artigos científicos para publicação em revistas nacionais e internacionais e preparação de comunicações para apresentação em eventos científicos nacionais e internacionais. | Universidad de Castilla-La Mancha - Campus de Albacete, Espanha |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2022/09/03 - Atual | Centro de Investigación en Psicopedagogía e Investigaciones Psicopedagógicas (CIPsp), Argentina | |
2021/12/12 - Atual | Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho (CIEd) | |
2021/12/12 - Atual | Centro Estudos Globais da Universidade Aberta (CEG-UAb) | |
2021/01/03 - Atual | American Psychological Association (APA) | |
2019/07/11 - Atual | European Federation of Psychologist Associations (epfa) | |
2018/02/09 - Atual | European Council for High Ability (ECHA) | |
2016/04/04 - Atual | World Council for Gifted and Talented Children (WCGTC) | Delegado em Portugal |
2013/10/21 - Atual | Associação para o Desenvolvimento da Investigação em Psicologia da Educação (ADIPSIEDUC) | |
2012/02/10 - Atual | Red Internacional de Investigación, Intervención y Evaluación en Altas Capacidades Intelectuales (REINEVA) | Representante em Portugal |
2011/02/02 - Atual | Ordem dos Psicólogos Portugueses | |
2021 - 2024 | Ordem dos Psicólogos Portugueses | Assembleia de Representantes |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2014 - Atual | Supervisor/orientador de estágios profissionais para a Ordem dos Psicólogos Portugueses
Outro
|
Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal |
2014 - Atual | Supervisor/orientador de estágios académicos de diversas universidades na área da Psicologia da Educação
Outro
|
|
2022 - 2022 | Congresso Nacional ANEIS 2022 “Escola Inclusiva: O Lugar das Altas Capacidades, Sobredotação e Talento (2022): Braga: Museu
D. Diogo de Sousa.
Presidente / Vice-presidente
|
Associação Nacional para o Estudo e Intervenção na Sobredotação, Portugal |
2018/12/02 - 2019/12/31 | Membro da Comissão Diretiva do Curso do Doutoramento em Ciências da Educação, representante dos estudantes de doutoramento
da especialidade de Psicologia da Educação.
Membro
|
|
2019 - 2019 | Integrou a Comissão Científica do III Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos da Escola: Perspetivas da Psicologia
e Educação (2019): Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
Membro
|
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal |
2018 - 2018 | Presidente do XIII Congresso Internacional ANEIS: Altas Capacidades, Talento e Alto Rendimento (2018). Braga: Museu D. Diogo
de Sousa.
Presidente / Vice-presidente
|
Associação Nacional para o Estudo e Intervenção na Sobredotação, Portugal |
2016 - 2016 | Presidente do Congresso Internacional ANEIS 2016 – Sobredotação: saberes consolidados e desenvolvimentos promissores. Coimbra:
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.
Presidente / Vice-presidente
|
Associação Nacional para o Estudo e Intervenção na Sobredotação, Portugal |
2016 - 2016 | Integrou a Comissão Científica do II Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia
e Educação (2016). Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
Membro
|
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal |
2014 - 2014 | Presidente do Congresso Internacional ANEIS 2014 – Sobredotação: A Aceleração Escolar como Resposta Educativa. Braga: Instituto
de Educação da Universidade de Minho.
Presidente / Vice-presidente
|
Associação Nacional para o Estudo e Intervenção na Sobredotação, Portugal |
2013 - 2013 | Integrou a Comissão Científica do I Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia da
Educação (2013). Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
Membro
|
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal |
2013 - 2013 | Presidente do Congresso Internacional ANEIS 2013 – Sobredotação: Desafios do ensino-aprendizagem em diferentes contextos.
Porto: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto.
Presidente / Vice-presidente
|
Associação Nacional para o Estudo e Intervenção na Sobredotação, Portugal |
2012 - 2012 | Presidente do Congresso Internacional ANEIS 2012 – Práticas Inclusivas Promotoras de Talentos. Torres Vedras: Escola de Serviços
e Comércio do Oeste (ESCO).
Presidente / Vice-presidente
|
Escola de Serviços e Comércio do Oeste (ESCO), Portugal |
2011 - 2011 | Presidente do Congresso Internacional ANEIS 2011 – Sobredotação e Talento: Atenção da Escola à Diversidade. Braga: Instituto
de Educação da Universidade do Minho.
Presidente / Vice-presidente
|
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal |
Distinções
Outra distinção
2017 | Reconhecimento
International Centre for Innovation in Education (ICIE), Estados Unidos
|
2014 | Menção Presidencial
Rotary Internacional, Estados Unidos
|