???global.info.a_carregar???
Alberto Rocha, Visiting Assistant Professor at the Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro (ISCE Douro). Lecturer at ISEIT/Viseu - Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Viseu (Piaget Institute of Viseu). Degree in Psychology (pre-Bologna). Master's Degree in Educational Psychology. PhD in Educational Sciences, specializing in Educational Psychology. Full member and member of the Assembly of Representatives of the Portuguese Psychologists' Association. Specialist in Educational Psychology, Special Educational Needs and Early Intervention by the Portuguese Psychologists' Association. He is President of the National Association for the Study and Intervention in Giftedness (ANEIS), and is also coordinator of the Enrichment Programme in the Domains of Aptitude, Interests and Socialization (PEDAIS), under the responsibility of the Porto/Gondomar Delegation, and director of the scientific journal "Giftedness". He directed the Project for the Identification of Giftedness and Talent in Primary School Students (PISTA|1). He is the technical coordinator of the 1st Observatory for Giftedness and Talent, a project funded by the Active Citizens program. Representative in Portugal of the International Network for Research, Intervention and Evaluation of High Intellectual Abilities (REINEVA). Member of the Editorial Board of the digital science journal in the disciplines of Psychology and Education, Talincrea: Talent, intelligence and creativity. Member of the Research Group on Cognition, Learning and Performance (GICAD). Member of the Center for Global Studies of the Open University (CEG-UAb). Member of the Centro de Investigación en Psicopedagogía e Investigaciones Psicopedagógicas, Argentina [CIPsp]. Member of the Research Center of the Higher Institute of Educational Sciences (CI-ISCE). Member of the American Psychological Association. Member of the European Council for High Ability (ECHA) and delegate of the World Council for Gifted and Talented Children (WCGTC). He has published 14 books and is the author and co-author of numerous scientific papers presented at national and international conferences. His areas of interest include giftedness, creativity, executive functions, talent diversity, socio-emotional skills, enrichment programs, teacher training and professional excellence in adulthood.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Alberto Fernando Moreira da Rocha

Nomes de citação

  • Rocha, Alberto
  • Alberto Rocha

Identificadores de autor

Ciência ID
F61B-73E3-E443
ORCID iD
0000-0002-5570-9872

Endereços de correio eletrónico

  • alberto.rocha@iscedouro.pt (Profissional)
  • alberto.rocha@ipiaget.pt (Profissional)

Telefones

Telefone
  • 255318550 (Profissional)
  • 232910100 (Profissional)
Telemóvel
  • (351) 966325986 (Pessoal)

Moradas

  • Rua Vitorino da Costa, n.º 96 , 4560-708, Penafiel , Penafiel, Portugal (Profissional)
  • Estrada do Alto do Gaio, 3515-776 , Galifonge, Lordosa, Viseu, Viseu, Portugal (Profissional)
  • Rua das Luzes, 101, 4510-081, Jovim , Gondomar, Portugal (Pessoal)

Websites

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2)
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2023/11/08 - 2023/12/20
Concluído
Ambientação à Docência a Distância (Outros)
Especialização em Formação Profissional
Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro, Portugal
2023/04/17 - 2023/06/16
Concluído
FACILITATING AND ASSESSING LEARNERS´DIGITAL COMPETENCIES (Curso de Especialização Tecnológica)
Especialização em Formação Profissional
Universidade Aberta, Portugal
15
2022/11/28 - 2023/04/21
Concluído
Introdução aos jogos analógicos em contexto educativo e formativo: jogos de aprendizagem, serious games e gamificação (Curso de Especialização Tecnológica)
Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro, Portugal
2023/01/10 - 2023/02/10
Concluído
Análise de Dados em Ciências Sociais com SPSS (Outros)
Especialização em Formação Profissional
Gades Training Lda, Portugal
2022/10/06 - 2022/12/12
Concluído
Curso FORMADOR A DISTÂNCIA (E-FORMADOR) (Outros)
Especialização em Formação Profissional
Instituto do Emprego e Formação Profissional, Portugal
2022/05 - 2022/06
Concluído
Curso de Comunicação e Advocacy (Outros)
Movimento Transformes, Portugal
2017 - 2021
Concluído
Doutoramento Europeu em Ciências da Educação (Doutoramento)
Especialização em Psicologia da Educação
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
"Diferenciação cognitiva entre alunos regulares e alunos com altas capacidades: Estudo com alunos do 5º ao 9º ano de escolaridade" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito bom
2019/09 - 2019/09
Concluído
Curso de Análise de Equações Estruturais com SPSS AMOS (Outros)
Universidade do Minho, Portugal
2019/03 - 2019/03
Concluído
Curso da Bateria de Provas de Raciocínio (BPR): aplicação, cotação e interpretação (Outros)
CERPSI - Centro de Estudos e Recursos em Psicologia, Lda., Portugal
2018/12 - 2018/12
Concluído
Curso de Equações Estruturais com SPSS-AMOS (Outros)
Universidade do Minho, Portugal
2018/10 - 2018/10
Concluído
Bateria de Aptidões Cognitivas (BAC): prova Expressões (Outros)
Universidade do Minho, Portugal
2017/12/08 - 2017/12/10
Concluído
Da escrita à publicação de artigos científicos: Estratégias para o sucesso (Outros)
Universidade do Minho, Portugal
2017/12/08 - 2017/12/10
Concluído
Curso de método de análise quantitativa de dados com recurso ao software MPlus (Outros)
Universidade do Minho, Portugal
2017/01/19 - 2017/01/19
Concluído
Formação Profissional de Avaliação Neuropsicológica com a BANC (Outros)
CEGOC, Portugal
2015/12 - 2015/12
Concluído
Curso da Escala de Competências Cognitivas para crianças dos 4 aos 10 anos de idade (Outros)
CERPSI - Centro de Estudos e Recursos em Psicologia, Lda., Portugal
2015/11 - 2015/11
Concluído
Curso Modelagem em Equações Estruturais usando o MPlus" (Outros)
Universidade do Minho, Portugal
2015/09/18 - 2015/09/19
Concluído
Evaluation of Potential Creativity (EPoC) (Outros)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2015/07 - 2015/07
Concluído
Estatística paramétrica para análise da associação entre variáveis e diferenças de grupos. (Outros)
GICAD, Portugal
2015/06 - 2015/06
Concluído
El modelo de Das & Naglieri: Sistemas de Evaluación y Intervención (Outros)
Universidade do Minho, Portugal
2015/04 - 2015/04
Concluído
Bateria de avaliação cognitiva da conceção à administração das provas (Outros)
Universidade do Minho, Portugal

MDC Psicologia & Formação, Portugal
2014/03 - 2014/03
Concluído
Curso Escala de Inteligência de Wechsler para Crianças: WISC-III (Outros)
MDC Psicologia & Formação, Portugal
2014/01 - 2014/01
Concluído
Análise quantitativa de dados (Outros)
GICAD, Portugal
2008 - 2011
Concluído
Psicologia (Mestrado)
Especialização em Psicologia
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
"Inteligência e Criatividade na Sobredotação." (TESE/DISSERTAÇÃO)
17
2002 - 2007
Concluído
Psicologia (Licenciatura)
Especialização em Psicologia
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
16
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/09/01 - Atual Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Viseu, Portugal
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Viseu, Portugal
2022/09/01 - Atual Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro, Portugal
Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2015 - Atual Gerente/Direção Técnica CERPSI - Centro de Estudos e Recursos em Psicologia, Lda., Portugal
CERPSI - Centro de Estudos e Recursos em Psicologia, Lda., Portugal
2011 - Atual Presidente Associação Nacional para o Estudo e Intervenção na Sobredotação, Portugal
Associação Nacional para o Estudo e Intervenção na Sobredotação, Portugal
2008 - Atual Psicólogo da Educação Associação Nacional para o Estudo e Intervenção na Sobredotação, Portugal
Associação Nacional para o Estudo e Intervenção na Sobredotação, Portugal
1996 - Atual Presidente Assembleia Geral da Ligadura- Cultura, Espetáculo e Conhecimento, Portugal
Assembleia Geral da Ligadura- Cultura, Espetáculo e Conhecimento, Portugal
1996 - Atual Responsável pelos projetos na área da educação, em particular os prémios de mérito e excelência escolar Clube Rotários do Porto, Portugal
2019/03/01 - 2020/05/31 Investigador Universidad de Castilla-La Mancha, Espanha
2009 - 2019 Psicólogo (Equipa Multidisciplinar Técnica) Liga-dura Desporto Cultura Espetáculo e Conhecimento, Portugal
Liga-dura Desporto Cultura Espetáculo e Conhecimento, Portugal
2014 - 2015 Presidente Clube Rotários do Porto, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021/12/01 - 2024/06/18 PÓS-DOUTORAMENTO Universidad de La Laguna Facultad de Psicología y Logopedia, Espanha
Universidad de La Laguna Facultad de Psicología y Logopedia, Espanha
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2022/09/01 - Atual IMPACTO DE UN PROGRAMA DE ACTIVIDAD FISICA EN ALUMNADO CON ALTAS CAPACIDADES EN EDUCACION PRIMARIA PARA MEJORAR EL BIENESTAR COGNITIVO Y SOCIOEMOCIONAL (PID2022-137397NB-I00)
(PID2022-137397NB-I00)
Investigador
Universidad de Castilla-La Mancha, Espanha
Em curso
2021 - Atual Projeto para Apoio a Talentos no Ensino Secundário
Gestor de projeto
Associação Nacional para o Estudo e Intervenção na Sobredotação, Portugal

Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
Em curso
2020 - Atual Autoconcepto, actividad física, compromisso académico y bajo RA en alunos de altas capacidades intelectuales
Investigador
Universidad de Castilla-La Mancha - Campus de Albacete, Espanha
Em curso
2020 - Atual Incidencia del emprendimiento docente en el éxito de una escuela inclusiva de calidad en Castilla-La Mancha. Altas capacidades intelectuales y emprendimiento feminino. Efectos positivos sobre la promoción social, cultutal, laboral, económica y educativa
Investigador
Universidad de Castilla-La Mancha - Campus de Albacete, Espanha
Em curso
2020 - Atual Programa Cidadãos Ativ@s
23731
Psicólogo/ Coordenador Técnico
Associação Nacional para o Estudo e Intervenção na Sobredotação, Portugal

Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
Em curso
2019 - Atual Observatório para a Sobredotação e Talento
Psicólogo (Coordenador Técnico)
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal

Fundação Bissaya Barreto, Portugal

Associação Nacional para o Estudo e Intervenção na Sobredotação, Portugal
Em curso
2023/04/01 - 2024/05/01 AUTOCONCEPTO, ACTIVIDAD FÍSICA, COMPROMISO ACADÉMICO Y BAJO RENDIMIENTO ACADÉMICO EN ALUMNOS DE ALTAS CAPACIDADES INTELECTUALES
PID2019-105167GB-I00
Em curso
2012 - 2015 PISTA|1 (2.ª edição) - Projeto de Identificação da Sobredotação e do Talento em Alunos do 1º ciclo
Psicólogo/ Coordenador Geral
Associação Nacional para o Estudo e Intervenção na Sobredotação, Portugal
Clube Rotários do Porto
Concluído
2008 - 2011 PISTA|1 (1.ª edição) - Projeto de Identificação da Sobredotação e do Talento em Alunos do 1º ciclo
Psicólogo/Coordenador Geral
Associação Nacional para o Estudo e Intervenção na Sobredotação, Portugal
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Rocha, Alberto; EmilioLópez-Parra. "Excellence in Professional Disciplines and Their Importance in Social and Educational Entrepreneurship". Education Sciences 14 389 (2024): 1-14.
    Acesso aberto • Publicado
  2. Alberto Rocha; Ramón García-Perales; Antonio Cebrián-Martínez; Emilio López-Parra. "Excellence in Professional Disciplines and Their Importance in Social and Educational Entrepreneurship". Education Sciences (2024): https://doi.org/10.3390/educsci14040389.
    10.3390/educsci14040389
  3. García Perales, Ramón; Rocha, Alberto; Ana Raquel Aguiar; Ana Isabel S. Almeida. "Characterization of students with high intellectual capacity: the approach in the Portuguese school context and importance of teacher training for their educational inclusion". Frontiers in Psychology 15 (2024): 01-09.
    Acesso aberto • Publicado
  4. Alberto Rocha. "Digital technologies and Alzheimer´s from the perspective of formal caregivers using an action research methodology". MedCrave 6 (2024):
    Acesso aberto • Publicado
  5. García Perales, Ramón; Rocha, Alberto. "Prevalencia de la alta capacidad intelectual en los centros educativos españoles". Perspectiva 41 3 (2023): http://dx.doi.org/10.5007/2175-795x.2023.e91680.
    10.5007/2175-795x.2023.e91680
  6. Ramón García Perales; Alberto Rocha. "Prevalencia de la alta capacidad intelectual en los centros educativos españoles". Perspectiva (2023): https://doi.org/10.5007/2175-795X.2023.e91680.
    10.5007/2175-795X.2023.e91680
  7. Rocha, Alberto; Perales, R. G.; Viseu, F.; Almeida, L. S.. "Resolución de problemas matemáticos en alumnado con y sin superdotación intelectual.". Revista de Psicología 39 2 (2021): 1031-1066.
  8. Alberto ROCHA; Leandro ALMEIDA; Ramón PERALES. "Comparison of gifted and non-gifted students’ executive functions and high capabilities". Journal for the Education of Gifted Young Scientists (2020): https://doi.org/10.17478/jegys.808796.
    10.17478/jegys.808796
  9. Rocha, Alberto; Almeida, L. S.; Perales, R. G.. "Comparison of gifted and non-gifted students´executive functions and high capabilities.". Journal for the Education of Gifted Young Scientists 8 4 (2020): 1397-1409.
  10. Alberto Rocha; Perales, R. G.; Almeida, L. S.. "Inteligência: necessária e suficiente para explicar a sobredotação?". Talincrea 6 12 (2020): 59-79.
  11. Perales, R. G.; Rocha, Alberto; Viseu, F.; Almeida, A. I. S.; Almeida, L. S.. "A resolução de problemas de matemática por alunos regulares e com alta capacidade". Revista de Estudios e Investigación em Psicología y Educación (2017): 309-313.
  12. Almeida, A. I. S.; Rocha, Alberto; Fonseca, H.. "Programa Parentalidade Positiva: Programa de Intervenção Parental de Crianças e Jovens Sobredotados". Sobredotação 15 1 (2016): 88-103.
  13. Rocha, Alberto; Fonseca, H.; Almeida, A. I. S.. "Programa de Enriquecimento em Domínios da Aptidão, Interesses e Socialização (PEDAIS): Uma proposta de enriquecimento para alunos com altas capacidades". Talincrea. Talento, Criatividade y Criatividade 2 1 (2015): 22-35.
  14. Osório, A.; Oliveira, E. P.; Rocha, Alberto; Melo, A. S.. "Projeto PISTA: Contributos para a identificação e caracterização da sobredotação num grupo de risco". Sobredotação 12 (2011): 131-151.
Capítulo de livro
  1. Alberto Rocha; Ana Raquel Aguiar; Ana Isabel S. Almeida. "Inclusión y enriquecimiento: retos y oportunidades para los alumnos superdotados". In Más allá de las notas – Comprendiendo al alumnado con altas capacidades, 209-232. Madrid, Espanha: EDICIONES MORATA, S.L., 2024.
    Publicado
  2. Matias, A.; Rocha, Alberto; Fonseca, H.; Matos, N.; Almeida, A. I. S.. ""Professor, para que serve a Literatura?" A prática do projeto Pelas mãos da Literatura, vejo o Mundo...". In Educação, Criatividade e Neurociência: Interlocução na Prática Pedagógica, 187-218. 2022.
  3. Perales, R. G.; Rocha, Alberto; Almeida, A. I. S.. "Creatividad y competencias steam: ejemplo de aplicabilidad y funcionalidad en los procesos educativos.". In Criatividade, Educação e Inovação Social, 48-60. 2022.
  4. Almeida, A. I. S.; Rocha, Alberto; García-Perales, R.. "As vivências familiares na sobredotação.". In A Inclusão Educativa nas Altas Capacidades: Argumentos e Perspetivas, 213-244. 2022.
  5. Alberto Rocha; Maria de Fátima Morais; Ana Isabel S. Almeida; Ramón Garcia Perales. "Processo criativo e sobredotação: Conceitos e Interseções". In Criatividade e Educação nas altas habilidades/superdotação, 114-132. são paulo, Brasil: Pimenta Cultural, 2022.
    Publicado
  6. Rocha, Alberto; Tatiana de Cassia Nakano; Fernanda Hellen Ribeiro Piske; Ramón Garcia Perales. "Criatividade e Sobredotação: Avaliação e Implicações Educativas". 89-104. Brasil: Vetor Editora, 2022.
    Publicado
  7. Fernanda Hellen Ribeiro Piske; Tatiana de Cassia Nakano; Alberto Rocha; Ramón Garcia Perales. "Enriquecimento e Sobredotação: Estratégias Educativas em Contexto Curricular e Extracurricular". In Altas Habilidades, Superdotação: Talentos, Criatividade e Potencialidades, 199-220. Brasil: Vetor Editora, 2022.
    Publicado
  8. Maria de Fátima Morais; Rocha, Alberto; Ana Isabel S. Almeida; Ramón Garcia Perales. "Processo Criativo e Sobredotação: Conceitos e Interseções". In Criatividade e Educação nas Altas Habilidades/Superdotação, 114-132. Brasil: PIMENTAL CULTURAL, 2022.
    Publicado
  9. Perales, R. G.; Rocha, Alberto; Almeida, A. I. S.. "Desenvolvimiento social y emocional en alumnado con superdotación intelectual.". In Altas Habilidades: Saúde, Desporto e Sociedade, 148-176. 2021.
  10. Rocha, Alberto; Fonseca, H.; Almeida, A. I. S.. "Enrichment in ANEIS Porto: Education Intervention Proposal on Intellectual Giftedness and Talent.". In Identification and Enrichment Programs for Gifted Students, 179-205. 2021.
  11. Rocha, Alberto; Almeida, A. I. S.; Silva, S. D. G.. "Altas capacidades/Sobredotação e as suas diferentes teorias". In Altas Habilidades/Superdotação: Instrumentais para identificação e atendimento do estudante dentro e for a da sala de aula comum, 143-156. 2021.
  12. Matias, A.; Rocha, Alberto; Fonseca, H.; Matos, N.. "Pela mão da literatura vejo o mundo…dos alicerces à avaliação de um programa de promoção de competências metafóricas, linguísticas e intrapessoais em alunos com altas capacidades.". In Superdotados e Talentosos, Educação, Emoção, Criatividade e Potencialidades., 87-117. 2020.
  13. Rocha, Alberto; Matos, N.. "Empathetic Compassion: Empathy, Moral Sensitivity, and Overexcitability in Giftedness". In Socio-emotional Development and Creativity of Gifted Students, 163-178. 2020.
  14. Rocha, Alberto; Almeida, A. I. S.. "Sobredotação e Parentalidade: Perspetivas e Desafios.". In Educar Olhando em Frente: Orientações para uma Parentalidade mais Consciente, 152-170. 2018.
  15. Rocha, Alberto; Fonseca, H.; Almeida, A. I. S.. "Criatividade e STEAM: uma abordagem integrada no PEDAIS". In Educação de Superdotados e Talentosos: Emoção e Criatividade, 203-222. 2018.
  16. Rocha, Alberto; Fonseca, H.; Almeida, A. I. S.. "Programa de Enriquecimento em Domínios da Aptidão, Interesses e Socialização (PEDAIS).". In Programas de intervención para niños com altas capacidades y su evaluación, 207-222. 2016.
Edição de livro
  1. Carvalho, Helena M.; Vaz, Cátia; Rocha, Alberto. Livro de atas do I Encontro Internacional Educação Social pelo Mundo - Perspetivas de Intervenção. Penafiel, Portugal. 2023.
    Publicado
  2. Alberto Rocha; Ramón Garcia Perales; Albert Ziegler; Joseph S. Renzulli; Steven Pfeiffer; Todd Lubart. A Inclusão Educativa nas Altas Capacidades: Argumentos e Perspetivas. Portugal: ANEIS. 2022.
    Publicado • Editor
Livro
  1. Alberto Rocha; Ana Isabel S. Almeida; Cristina Palhares; Helena Fonseca; Emilio Ferreira. Percursos de Diversidade e Talento. ANEIS. 2023.
    Publicado • Editor
  2. Alberto Rocha; Perales, R. G.; Ziegler, A.; Renzulli, J. S.; Gagné, F.; Pfeiffer, S. I.; Lubart, T.. Autor correspondente: Lubart, T.. A Inclusão Educativa nas Altas Capacidades: Argumentos e Perspetivas.. 2022.
  3. Berg, Juliana; Carla Luciane Blum Vestena; Cristina Costa-Lobo; Alberto Rocha. Criatividade e educação nas altas habilidades/superdotação. 2022.
    Publicado
  4. Fernanda Hellen Ribeiro Piske; Tatiana de Cassia Nakano; Rocha, Alberto; Ramón Garcia Perales. Altas Habilidades, Superdotação: Talentos, criatividade e potencialidades. Brasil: Vetor Editorial. 2022.
    Publicado • Editor
  5. Alberto Rocha; Emílio Ferreira; Jorge Olímpio Bento; Almeida, Leandro da Silva. Percursos com Sentido. Porto, Portugal: Associação Nacional para o Estudo e Intervenção na Sobredotação. 2021.
    Publicado
  6. Alberto Rocha; Emílio Ferreira; Jorge Olímpio Bento; Almeida, Leandro da Silva. Percursos com Sentido: recensões. Porto, Portugal: Associação Nacional para o Estudo e Intervenção na Sobredotação. 2021.
    Publicado
  7. Fernanda Piske; Tania Stoltz; Alberto Rocha; Cristina Costa-Lobo; Miguelina Nunez. Identification and Enrichment Programs for Gifted Students.. Brasil: LIT VERLAG. 2020.
    Publicado
  8. Cristina Costa-Lobo; Fernanda Hellen Ribeiro Piske; Alberto Rocha; Tania Stoltz. Socio-emotional Development and Creativity of Gifted Studentes.. 2020.
  9. Fernanda Piske; Tania Stoltz; Ettiène Guérios; Denise de Camargo; Alberto Rocha; Costa-Lobo, C.. Superdotados e Talentosos: Educação, Emoção, Criatividade e Potencialidades.. 2020.
  10. Almeida, Leandro da Silva ; Rocha, Alberto. Autor correspondente: Almeida, Leandro da Silva. Sobredotação: Uma responsabilidade coletiva!. Porto, Portugal: CERPSI. 2018.
    Publicado
  11. Fernanda Piske; Tania Stoltz; Cristina Costa-Lobo; Alberto Rocha; Enrique Vázquez-Justo. Educação de Superdotados e Talentosos Emoção e Criatividade. Brasil: Juruá. 2018.
    Publicado
  12. Rocha, Alberto; Ana Almeida; Cristina Palhares; Ema P. Oliveira; Helena Fonseca; Leandro S. Almeida; Lúcia Miranda; Marcelino Pereira; Sara Bahia. Guia para Professores e Educadores.. 2017.
  13. Mário Cachada; Ágata Aranha; Alberto Rocha; Teresa Marinho. Autor correspondente: Teresa Marinho. Nuno Delgado: uma história de vida, um ensaio para a excelência.. Porto, Portugal: CERPSI. 2016.
    Publicado
Atividades

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2022/01/19 - 2022/01/19 Organização do seminário (Da avaliação à intervenção educativa na sobredotação e talento) realizado no âmbito do projeto ERASMUS TALENT, em colaração com o Instituto Politécnico de Santarém e a ANEIS. (2022/01/19 - 2022/01/19) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2022 - 2022 Integrou a Comissão Científica e organizadora do II Congresso Internacional de Educação Empreendedora e Cidadania (2022): Vila Nova de Gaia: Auditório do Hotel Hilton Porto Gaia. (2022 - 2022)
Congresso (Membro da Comissão Científica)

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2024/01/04 - 2024/01/04 Conferência
Conferência
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2022/06/06 - 2022/06/06 Respostas Educativas para as Altas Capacidades na Escola Inclusiva
Conferência
Seminário Escola Digital '22: Neurodiversidade – Sobredotação – Inclusão
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
2022/03/27 - 2022/03/28 Funções executivas e Altas Capacidades: Comparação entre alunos Sobredotados e não Sobredotados.
Conferência
Congresso Nacional ANEIS 2022: Escola Inclusiva: O lugar das Altas Capacidades, Sobredotação e Talento
Museu D. Diogo de Sousa, Portugal
2022/03/04 - 2022/03/04 Empreendedorismo Inclusivo
Conferência
IX Fórum Internacional Permanente de Educação para o Empreendedorismo (FIPEE)
Universidade Aberta, Portugal
2022/01/28 - 2022/01/28 Comunicação oral no âmbito da Unidade Curricular: Avaliação em Necessidades Educativas Especiais no Domínio Cognitivo.
Outro
“Sobredotação e altas capacidades – como definir, como avaliar e como intervir?”
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2021/11/18 - 2021/11/20 Comunicação oral na "V Jornadas Internacionales sobre Panorámica de Intervención en Altas Capacidades Intelectuales, Edición Online" em San Cristóbal de La Laguna, Espanha.
Outro
“Comparação das funções executivas e altas capacidades em alunos sobredotados e não sobredotados”
2021/11/18 - 2021/11/20 Comunicação oral na "V Jornadas Internacionales sobre Panorámica de Intervención en Altas Capacidades Intelectuales, Edición Online" em San Cristóbal de La Laguna, Espanha.
Outro
“Comparação das funções executivas e altas capacidades em alunos sobredotados e não sobredotados”
2021/11/18 - 2021/11/20 Comunicação oral nas "V Jornadas Internacionales sobre Panorámica de Intervención en Altas Capacidades Intelectuales, Edición Online" em San Cristóbal de La Laguna, Espanha.
Outro
“Enriquecimento e Sobredotação: Estratégias educativas em contexto curricular e extracurricular”
2021/11/10 - 2021/11/12 Comunicação oral no I Congresso Internacional de Educação Empreendedora e Cidadania realizado pelo Gabinete Empreende da Universidade Aberta de Portugal e pelo Sebrae – Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Sergipe.
Outro
“Criatividade e Empreendedorismo na Sobredotação – Programa de Enriquecimento em Domínios da Aptidão, Interesses e Socialização (P.E.D.A.I.S.)
Universidade Aberta, Portugal
2021/11/05 - 2021/11/05 Comunicação oral no "V Fórum Internacional Permanente de Educação para o Empreendedorismo (FIPEE)", organizado pelo GabEECG integrado no CEG da Universidade Aberta.
Outro
“Organismo e projetos de Educação para o Empreendedorismo”
Universidade Aberta, Portugal
2021/05/08 - 2021/05/08 Comunicação oral na "Jornada de Doble Excepcionalidad, Altas capacidades y Emociones"
Outro
“Programas de enriquecimento en la aula”
Fundacion Dacces, Espanha
2021/01/29 - 2021/01/29 Comunicação oral no âmbito da Unidade Curricular “ Avaliação em Necessidades Educativas Especiais no Domínio Cognitivo”.
Outro
“Sobredotação e altas capacidades – como definir, como avaliar e como intervir?”
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2021/01/28 - 2021/01/28 Participação na Webinar “À conversa com... Alberto Rocha” sobre Sobredotação, dinamizado pela Associação Nacional para o Estudo e Intervenção na Sobredotação.
Outro
“À conversa com... Alberto Rocha”
Associação Nacional para o Estudo e Intervenção na Sobredotação, Portugal
2020/12/09 - 2020/12/11 Comunicação oral: O dilema contínuo de práticas eficazes de avaliação psicológica no domínio das altas capacidades
Congresso
XIV Congresso Internacional de Educação e Inovação
2020/09/28 - 2020/09/28 Participação na Webinar – “Educação Inclusiva: Não Deixar Ninguém Para Trás!”, organizado pela associação AjudAjudar.
Outro
“Educação Inclusiva: Não Deixar Ninguém Para Trás!”
2020/02/18 - 2020/02/20 Comunicação oral no IX Fórum de Psicologia da Universidade da Beira Interior: Sobredotação: Cultivar capacidades, colher talentos
Outro
2019/09/09 - 2019/09/11 Comunicação oral no VII Seminário Internacional sobre Cognição, Aprendizagem e Desempenho - ANEIS: 20 anos de estudo e intervenção na sobredotação em Portugal. II Colóquio Internacional de Psicologia Escolar
Seminário
VII Seminário Internacional sobre Cognição, Aprendizagem e Desempenho
2019/09/04 - 2019/09/06 Comunicação oral no XV Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía (Coruña, Espanha):
Congresso
XV Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía
2019/09/04 - 2019/09/06 Comunicação oral no XV Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía (Coruña, Espanha): Criatividade e STEAM: Uma abordagem integrada no programa de enriquecimento PEDAIS
Congresso
XV Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía
2019/09/04 - 2019/09/06 Comunicação oral no XV Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía (Coruña, Espanha): O que podemos fazer para ajudar estudantes sobredotados e talentosos a alcançar a excelência através de projetos STEM/STEAM
Congresso
XV Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía
2019/07/15 - 2019/07/17 Comunicação oral no III Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação - Projetos STEAM: Uma janela aberta para a criatividade
Congresso
III Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação
2019/06/19 - 2019/06/21 Comunicação oral nas "Jornadas Internacionales sobre Panorámica de Intervención en Altas Capacidades Intelectuales" (San Cristóbal de La Laguna, Espanha): Criatividade e STEAM: Uma abordagem integrada no PEDAIS
Outro
Jornadas Internacionales sobre Panorámica de Intervención en Altas Capacidades Intelectuales
2019/06/19 - 2019/06/21 Comunicação oral: Diferenciação cognitiva entre alunos regulares e alunos com altas capacidades: Estudo com alunos do 5.º ao 9.º ano de escolaridade
Congresso
Jornadas Internacionales sobre Panorámica de Intervención en Altas Capacidades Intelectuales
2019/05/23 - 2019/05/23 Comunicação oral na XV sessão dos Seminários à Hora do Almoço – Entradas para um Mundo Global: Sobredotação: Desenvolver capacidades e talentos
Seminário
XV sessão dos Seminários à Hora do Almoço – Entradas para um Mundo Global
2019/03/07 - 2019/03/07 Comunicação oral no "I Simposium Internacional Universidad y Altas Capacidades Intelectuales" (Málaga, Espanha): Atención al alumnado AACC en Portugal. Los programas de enriquecimiento extra-curriculares como respuesta educativa a los alumnos con altas capacidades intelectuales
Outro
I Simposium Internacional Universidad y Altas Capacidades Intelectuales
2019/01/25 - 2019/01/26 Comunicação oral no 3.º Congresso Internacional promovido pela Revista de Psicologia, Educação e Cultura: ANEIS: 20 anos de estudo e intervenção na sobredotação em Portugal
Congresso
2019/01/25 - 2019/01/26 Comunicação oral no 3.º Congresso Internacional promovido pela Revista de Psicologia, Educação e Cultura: Avaliação na Sobredotação: Procedimentos e Instrumentos
Congresso
2019/01/25 - 2019/01/26 Comunicação oral no 3.º Congresso Internacional promovido pela Revista de Psicologia, Educação e Cultura: Contributos das variáveis cognitivo-motivacionais para a avaliação psicológica
Encontro
2019/01/25 - 2019/01/26 Comunicação oral no 3.º Congresso Internacional promovido pela Revista de Psicologia, Educação e Cultura: Instrumentos e práticas de avaliação psicológica.
Congresso
2019 - 2019 Comunicação oral para a Unidade Curricular “Intervenção em Necessidades Educativas Especiais no Domínio Cognitivo”: Altas Capacidades na Escola: Compreender, Identificar e Intervir
Outro
2018/10/25 - 2018/10/27 Comunicação oral no "I Congreso Internacional de Emprendimiento y Competencias Docentes, III Jornadas Internacionales de Liderazgo y Calidad de la Educación" (Albacete, Espanha): Como despertar as vocações steam nos jovens? Uma prioridade educativa I Congreso Internacional de Emprendimiento y Competencias Docentes
2018/10/25 - 2018/10/27 Comunicação oral no "I Congreso Internacional de Emprendimiento y Competencias Docentes, III Jornadas Internacionales de Liderazgo y Calidad de la Educación" (Albacete, Espanha): Programa de Enriquecimento em Domínios da Aptidão, Interesses e Socialização (PEDAIS)
Congresso
I Congreso Internacional de Emprendimiento y Competencias Docentes
2018/10/25 - 2018/10/27 Comunicação oral no "I Congreso Internacional de Emprendimiento y Competencias Docentes, III Jornadas Internacionales de Liderazgo y Calidad de la Educación" (Albacete, Espanha): (Des)Encontros de pais com filhos sobredotados
Congresso
I Congreso Internacional de Emprendimiento y Competencias Docentes
2018/10/25 - 2018/10/27 Comunicação oral: Diferenciação cognitiva entre alunos regulares e alunos com altas capacidades: Estudo com alunos do 5.º ao 9.º ano de escolaridade
Congresso
I Congreso Internacional de Emprendimiento y Competencias Docentes, III Jornadas Internacionales de Liderazgo y Calidad de la Educación
2018/09/14 - 2018/09/16 Comunicação oral: Diferenciação cognitiva entre alunos regulares e alunos com altas capacidades: Estudo com alunos do 5.º ao 9.º ano de escolaridade
Encontro
XI Encontro Internacional de Educadores de Dotados e Talentosos
2018/09/06 - 2018/09/08 Comunicação oral no 10.º Congresso AIDEP/AIDAP: Diagnóstico e Avaliação Psicológica, organizado pela Associação Iberoamericana de Diagnóstico e Avaliação Psicológica, Coimbra, Portugal.
Congresso
10.º Congresso AIDEP/AIDAP: Diagnóstico e Avaliação Psicológica
2018/06/28 - 2018/06/29 Comunicação oral: Diferenciação cognitiva entre alunos regulares e alunos com altas capacidades: Estudo com alunos do 5.º ao 9.º ano de escolaridade
Outro
X Colóquio de Psicologia Escolar e VI Seminário Internacional sobre Cognição, Aprendizagem e Desempenho
2018/06/28 - 2018/06/29 Comunicação oral: Inovações educativas STEAM no PEDAIS
Outro
X Colóquio de Psicologia Escolar e VI Seminário Internacional sobre Cognição, Aprendizagem e Desempenho
2018/06/21 - 2018/06/23 Comunicação oral no "6th International Congress of Educational Sciences and Development": Programa de intervenção na precocidade intelectual: Apoio nas altas capacidades em idade pré-escolar.
Conferência
6th International Congress of Educational Sciences and Development
2018/06/21 - 2018/06/23 Comunicação oral no "6th International Congress of Educational Sciences and Development": Programa Parentalidade Positiva: Programa de Intervenção Parental de Crianças e Jovens Sobredotados.
Congresso
6th International Congress of Educational Sciences and Development
2018/06/21 - 2018/06/23 Comunicação oral no "6th International Congress of Educational Sciences and Development": Programa de Enriquecimento nos Domínios das Aptidões, Interesses e Socialização (PEDAIS): Enriquecimento Extracurricular para Alunos Sobredotados
Congresso
6th International Congress of Educational Sciences and Development
2018/06/21 - 2018/06/23 Comunicação oral no "IX Congreso Internacional de Psicología y Educación" (Logroño, Espanha): Papel dos projetos STEAM no enriquecimento escolar para crianças e jovens com altas habilidades
Congresso
IX Congreso Internacional de Psicología y Educación
2018/06/21 - 2018/06/23 Comunicação oral no "6th International Congress of Educational Sciences and Development": Atendimento Multidisciplinar na Sobredotação
Congresso
6th International Congress of Educational Sciences and Development
2018/06/21 - 2018/06/23 Comunicação oral: Diferenciação cognitiva entre alunos regulares e alunos com altas capacidades: Estudo com alunos do 5.º ao 9.º ano de escolaridade
Congresso
IX Congreso Internacional de Psicología y Educación
2018/02/22 - 2018/03/22 Comunicação oral no 9.º Encontro na Diferença-CERCILEI, intitulado “pela estrada fora eu vou…”: Altas capacidades e sobredotação: compreender, identificar e atuar 9.º Encontro na Diferença-CERCILEI
2018 - 2018 Comunicação oral no encontro "Altas Capacidades e Sobredotação em Música: conceitos, preconceitos e inclusão": Educação inclusiva: que desafios para a escola de hoje?
Encontro
Altas Capacidades e Sobredotação em Música: conceitos, preconceitos e inclusão
2018 - 2018 Comunicação oral: Sobredotação e Talento: Compreender para Intervir
Encontro
Encontro: Altas Capacidades e Sobredotação em Música: conceitos, preconceitos e inclusão
2017/11/17 - 2017/11/17 Comunicação oral no seminário A Educação do futuro está aqui: A aprendizagem baseada em projeto
Seminário
A Educação do futuro está aqui
2017/11/13 - 2017/11/17 Comunicação oral "Sobredotação: Compreender para Intervir"
Congresso
XXV Semana de Psicologia e de Ciências da Educação
2017/11/03 - 2017/11/04 Comunicação oral: Como Potenciar o Pensamento Crítico e Criativo em Contexto Escolar
Seminário
V Seminário de Psicologia e Orientação em Contexto Escolar
2017/09/09 - 2017/09/09 Comunicação oral na II Conferência Internacional da ADIPSIEDUC: Implicações da investigação em psicologia da educação para as práticas educativas
Conferência
II Conferência Internacional da ADIPSIEDUC
2017/09/06 - 2017/09/08 Comunicação oral no XIV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia: Programa Parentalidade Positiva: Programa de Intervenção Parental de Crianças e Jovens Sobredotados.
Congresso
XIV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
2017/09/06 - 2017/09/08 Comunicação oral no XIV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia: A resolução de problemas de matemática por alunos regulares e com alta capacidade: Análise Quantitativa e Qualitativa do desempenho.
Congresso
XIV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
2017/09/06 - 2017/09/08 Comunicação oral no XIV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia: Programa de Enriquecimento Extracurricular (PEDAIS) como resposta educativa para alunos com altas capacidades e sobredotação
Congresso
XIV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, Braga, Portugal.
2017/09/06 - 2017/09/08 Comunicação oral XIV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia: Intervenções Educativas nas Altas Capacidades e Sobredotação
Congresso
XIV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
2017/07/19 - 2017/07/22 Comunicação oral: Giftedness, creativity and emotion: PEDAIS as a multidimensional learning program for gifted children
Congresso
6th International Congress on Emotional Intelligence
2017/07/03 - 2017/07/05 Comunicação oral "Identification, evaluation and attention to the diversity of gifted students"
Conferência
15th International Conference on Excellence, Innovation, & Creativity in Basic-Higher Education & Psychology: Latest Development in Research & Practices
2017/07/03 - 2017/07/05 Comunicação oral: Developing Math Talent
Conferência
15th International Conference on Excellence, Innovation, & Creativity in Basic-Higher Education & Psychology: Latest Development in Research & Practices
2017/06/19 - 2017/06/19 Comunicação oral no seminário "Prática Desportiva E Sucesso Escolar: Uma Questão De Gestão": Conciliar, com sucesso, os estudos com a prática desportiva de excelência de alunos/atletas do ensino secundário, mito ou realidade
Seminário
Prática Desportiva E Sucesso Escolar: Uma Questão De Gestão
2017/06/01 - 2017/06/03 Comunicação oral na 1.ª Conferência mais e melhor educação “Boas práticas, boas ideias, boa educação”: Programa de enriquecimento extracurricular (PEDAIS) como resposta educativa para alunos com altas capacidades e sobredotação
Conferência
1.ª Conferência mais e melhor educação “Boas práticas, boas ideias, boa educação”
2017/04/29 - 2017/04/29 Comunicação oral "Sobredotação: o quê, como e porquê?": Altas capacidades e Sobredotação: Compreender, Identificar e Atuar
Seminário
Sobredotação: o quê, como e porquê?
2017/04/07 - 2017/04/07 Comunicação oral no encontro "Educação Para Todos Torná-La Uma Realidade": Altas capacidades e Sobredotação: Compreender, Identificar e Atuar
Encontro
Educação Para Todos Torná-La Uma Realidade
2017/04/05 - 2017/04/05 Comunicação oral
Congresso
Dias (R)evolucionários da Psicologia.
2017/03/01 - 2017/03/03 Comunicação oral no VI Fórum de Psicologia da Universidade da Beira Interior: Altas Capacidades e Sobredotação: Compreender, Identificar e Atuar
Congresso
VI Fórum de Psicologia da Universidade da Beira Interior
2017/02/15 - 2017/02/17 Comunicação oral nas "Jornadas Internacionales sobre Panorámica de Intervención en Altas Capacidades Intelectuales", em San Cristóbal de La Laguna, Espanha.
Outro
Programa Parentalidade Positiva: Programa de Intervenção Parental de Crianças e Jovens Sobredotados
2017/02/15 - 2017/02/17 Comunicação oral nas "Jornadas Internacionales sobre Panorámica de Intervención en Altas Capacidades Intelectuales" em San Cristóbal de La Laguna, Espanha.
Outro
Programa de competências sociais e emocionais: Intervenção com crianças e jovens sobredotados
2017/02/15 - 2017/02/17 Comunicação oral nas Jornadas Internacionales sobre Panorámica de Intervención en Altas Capacidades Intelectuales (San Cristóbal de La Laguna, Espanha): PEDAIS uma resposta educativa que atende aos interesses, necessidades e especificidades de crianças sobredotadas e talentosas da ANEIS Porto.
Congresso
Jornadas Internacionales sobre Panorámica de Intervención en Altas Capacidades Intelectuales
2017/02/15 - 2017/02/17 Comunicação oral nas Jornadas Internacionales sobre Panorámica de Intervención en Altas Capacidades Intelectuales (San Cristóbal de La Laguna, Espanha): Dinâmicas familiares, qualidade de vida, bem-estar subjetivo e satisfação com a vida de pais de crianças sobredotadas: Efeitos do programa de parentalidade positiva da ANEIS.
Congresso
Jornadas Internacionales sobre Panorámica de Intervención en Altas Capacidades Intelectuales
2017/02/15 - 2017/02/17 Comunicação oral nas Jornadas Internacionales sobre Panorámica de Intervención en Altas Capacidades Intelectuales (San Cristóbal de La Laguna, Espanha): Atendimento educativo nas altas capacidades: Da escola que temos à escola que queremos
Congresso
Jornadas Internacionales sobre Panorámica de Intervención en Altas Capacidades Intelectuales
2017/02/15 - 2017/02/17 Comunicação oral nas Jornadas Internacionales sobre Panorámica de Intervención en Altas Capacidades Intelectuales (San Cristóbal de La Laguna, Espanha): Enriquecer, desenvolver e formar: Estratégias de atendimento nas altas capacidades
Congresso
Jornadas Internacionales sobre Panorámica de Intervención en Altas Capacidades Intelectuales
2017/01/14 - 2017/01/14 Comunicação oral "Construir práticas com significado (s) na sala de aula - Conhecer, compreender, cooperar, criar, comunicar"
Encontro
2016/11/11 - 2016/11/12 Comunicação oral: Desenvolver capacidades e talentos: Programa de enriquecimento PEDAIS
Congresso
2016/09/28 - 2016/10/01 Comunicação oral: A importância da avaliação dos programas de enriquecimento para sobredotados
Congresso
3.º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses
2016/09/28 - 2016/10/01 Comunicação oral: Programa Parentalidade Positiva: Programa de Intervenção Parental de Crianças e Jovens Sobredotados
Congresso
3.º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses
2016/07/11 - 2016/07/13 Comunicação oral: Desenvolver capacidades e talentos: Programa de Enriquecimento PEDAIS
Congresso
III Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação
2016/06/23 - 2016/06/25 Comunicação oral no "4th International Congress of Educational Sciences and Development" (Santiago de Compostela. Espanha): Sobredotação e Criatividade em Crianças e Jovens do Ensino Básico
Congresso
4th International Congress of Educational Sciences and Development
2016/05/13 - 2016/05/14 Comunicação oral: Programa Parentalidade Positiva: Programa de Intervenção Parental de Crianças e Jovens Sobredotados
Congresso
Congresso Internacional ANEIS 2016 Sobredotação: saberes consolidados e desenvolvimentos promissores
2016/05/13 - 2016/05/14 Comunicação oral: Caracterização sociodemográfica, académica e cognitiva das crianças e adolescentes dos programas de enriquecimento da ANEIS
Congresso
Congresso Internacional ANEIS 2016 Sobredotação: saberes consolidados e desenvolvimentos promissores
2016/05/13 - 2016/05/14 Comunicação oral: Programas de enriquecimento extracurriculares como resposta aos alunos sobredotados e talentosos
Congresso
Congresso Internacional ANEIS 2016 Sobredotação: saberes consolidados e desenvolvimentos promissores
2016/05/13 - 2016/05/14 Comunicação oral: ANEIS Porto: Construindo respostas para um atendimento holístico a crianças e jovens sobredotados nos seus contextos ambientais
Congresso
2016/05/13 - 2016/05/14 Comunicações orais: Programa de competências sociais e emocionais: intervenção com crianças e jovens sobredotados; Programa de enriquecimento em domínios da aptidão, interesse e socialização (PEDAIS): Uma resposta educativa para alunos com altas habilidades; Em busca dos fatores de excelência no desporto de alto rendimento; Dificuldades de aprendizagem específicas e sobredotação: Desafios no atendimento educativo à dupla excecionalidade; Teatro e Sobredotação - Um caminho para a expressão criativa de crianças e jovens sobredotados.
Congresso
Congresso Internacional ANEIS 2016 Sobredotação: saberes consolidados e desenvolvimentos promissores
2016/04/29 - 2016/04/29 Comunicação oral: Criatividade e aprendizagem
Encontro
2016/04/19 - 2016/04/19 Comunicação oral: Avaliação e atendimento de crianças com características de sobredotação
Seminário
“A caminho da excelência”
2016/04/06 - 2016/04/06 Comunicação oral: O desafio de atender às altas capacidades em sala de aula
Conferência
Ciclo de Conferências Especial Beiriz: Compreender para Atender na Escola Inclusiva
2016/02/18 - 2016/02/20 Comunicação oral: PISTA|1 (2.ª Edição): Da avaliação à intervenção em contexto educativo
Congresso
I Congreso Internacional: Nuevas perspectivas en el estudio de la Superdotación y el Talento
2016/02/18 - 2016/02/20 Comunicação oral: Programa de Enriquecimento em Domínios da Aptidão; Interesses e Socialização (PEDAIS): Uma proposta de enriquecimento para alunos com altas capacidades
Congresso
I Congreso Internacional: Nuevas perspectivas en el estudio de la Superdotación y el Talento
2016/02/13 - 2016/02/13 Comunicação oral: Crianças Sobredotadas questões em torno da identificação e do aconselhamento educativo
Seminário
“Sobredotação: Desafios na Identificação e na Intervenção”
2016/02/13 - 2016/02/13 Comunicação oral: Abordagens ao estudo em alunos de alto rendimento
Seminário
Sobredotação: Desafios na Identificação e na Intervenção
2016 - 2016 Comunicação oral no "4th International Congress of Educational Sciences and Development" (Santiago de Compostela. Espanha): Programa de Enriquecimento PEDAIS: Um modelo de resposta educativa
Congresso
4th International Congress of Educational Sciences and Development
2015/12/04 - 2015/12/05 Comunicações orais: Excelência no desporto: a convergência necessária de variáveis psicológicas; Em busca de fatores de excelência no desporto de alto rendimento.
Congresso
5.º Congresso da Sociedade Científica de Pedagogia do Desporto
2015/09/02 - 2015/09/04 Comunicação oral no "XIII Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía" (Coruña, Espanha): Complexidades e desafios na identificação e no atendimento a alunos mais capazes
Congresso
XIII Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía
2015/07/17 - 2015/07/18 Comunicações orais: Intervenção educativa com alunos sobredotados; Os desafios do enriquecimento com alunos sobredotados.
Congresso
2.º Congresso Internacional de “Psicologia, Educação e Cultura
2015/06/25 - 2015/06/27 Comunicação oral: Perguntas e respostas: Os desafios do enriquecimento extracurricular
Outro
13.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação
2015/06/19 - 2015/06/21 Comunicações orais nas "II Jornadas Internacionales sobre Panorámica de Intervención en Altas Capacidades Intelectuales" (San Cristóbal de La Laguna, Espanha): Crianças Sobredotadas: questões em torno da identificação e do atendimento educativo; Contributos para a intervenção em alunos sobredotados ou com altas habilidades.
Congresso
II Jornadas Internacionales sobre Panorámica de Intervención en Altas Capacidades Intelectuales
2015/06/19 - 2015/06/21 Comunicação oral: Contributos da ANEIS face à temática da sobredotação em Portugal
Congresso
I Jornadas Internacionales sobre Panorámica de Intervención en Altas Cpacidades Intelectuales
2015/05/16 - 2015/05/17 Comunicação oral: Alunos Sobredotados: Compreender para Apoiar
Congresso
X Congresso de Neurociências e Educação Especial Psicossoma – “A Educação tem futuro em Portugal"
2015/04/18 - 2015/04/18 Comunicação oral: Quando da sobredotação se faz um problema…questões em torno da identificação e da intervenção educativa
Seminário
“Sobredotação – Abrindo Caminhos”
2014/10/03 - 2014/10/04 Comunicações orais: Programas de enriquecimento extracurriculares como resposta aos alunos sobredotados e talentosos; Saber e Ser+: Desenvolver capacidades e talentos; Desenvolver capacidades e talentos: Quem é responsável?; A criança e a família, que interações sociais?; Como desenvolver o talento académico: Sobredotação: A pluralidade do conceito; Avaliação do Programa de Enriquecimento em Domínios da Aptidão, Interesses e Socialização (PEDAIS).
Congresso
Congresso Internacional da ANEIS 2014 – Sobredotação: A Aceleração Escolar como Resposta Educativa
2014/10/03 - 2014/10/04 Comunicação oral: Programa Pequenos Exploradores: Programa de enriquecimento da criatividade no 2.º Ciclo do Ensino Básico
Congresso
Congresso Internacional da ANEIS 2014 – Sobredotação: A Aceleração Escolar como Resposta Educativa
2014/09/09 - 2014/09/13 Comunicação oral: Enriquecimento cognitivo com alunos portadores de altas habilidades: Programa de Enriquecimento em Domínios da Aptidão, Interesses e Socialização – PEDAIS.
Congresso
IX Congresso Iberoamericano de Psicologia e 2.º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses
2014/05/16 - 2014/05/17 Comunicações orais: Sobredotação: Respostas Educativas; Programa de Enriquecimento em Domínios da Aptidão, Interesses e Socialização PEDAIS.
Congresso
IX Congresso Neurociências e Educação Especial PsicoSoma
2014/03/10 - 2014/03/14 Comunicação oral: Alunos sobredotados: contributos para a sua identificação e apoio
Congresso
I Semana Anual da Psicologia da Universidade Portucalense
2013/11/22 - 2013/11/23 Comunicações orais: Avaliação das atividades de enriquecimento do programa PEDAIS – Delegação do Porto; Pequenos exploradores: uma proposta de programa enriquecimento na área da criatividade; Saber e Ser +: Programa de enriquecimento da ANEIS – Delegação do Porto.
Congresso
Congresso Internacional ANEIS 2013 – Sobredotação: Desafios do ensino-aprendizagem em diferentes contextos
2013/10/11 - 2013/10/12 Comunicação oral: A criatividade como elemento de caracterização da sobredotação: Conceito e avaliação
Seminário
Seminário Internacional de Sobredotação, Mitos e Rumos
2013/09/20 - 2013/09/22 Comunicação oral: Mitos e realidades em torno da sobredotação
Encontro
IX Encontro Internacional de Educadores de Dotados e Talentosos
2013/09/11 - 2013/09/13 Comunicação oral: Análise de resultados do processo de identificação da sobredotação e do talento em alunos do 1.º Ciclo: PISTA|1 (2.ª Edição)
Congresso
XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
2013/07/15 - 2013/07/17 Comunicações orais: Identificação de alunos com altas habilidades; As dificuldades que os pais dos alunos sobredotados verbalizam e os apoios que solicitam dos técnicos; A ANEIS: um contributo na e para a escola; Identificação da Sobredotação e do Talento em Alunos do 1.º ciclo: Resultados do processo de avaliação do PISTA|1 (2.ª Edição).
Congresso
I Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia da Educação
2013/06/28 - 2013/06/29 Comunicação oral: Resultados da fase de sinalização e identificação do PISTA|1 (2.ª Edição)
Congresso
1.º Congresso Internacional de “Psicologia, Educação e Cultura. Desafios Sociais e Educação: culturas e práticas”
2013/05/07 - 2013/05/08 Comunicação oral: Como identificar e intervir com crianças sobredotadas?
Congresso
Congresso Nacional Intervenção Psicossocial no Ciclo da Vida
2012/11/30 - 2012/12/01 Comunicações orais: Funções executivas: Uma nova metodologia de avaliação do comportamento inteligente; Caminhos para desenvolver potencial e talento; Programa de Enriquecimento PEDAIS – uma proposta de desenvolvimento de capacidades e talentos de sobredotados; Programa PEDAIS – uma proposta de avaliação das atividades de enriquecimento para sobredotados.
Congresso
Congresso Internacional ANEIS 2012 – Práticas Inclusivas Promotoras de Talentos
2012/11/30 - 2012/12/01 Comunicação oral: Resultados da fase de sinalização e identificação do PISTA|1 (2.ª Edição)
Congresso
Congresso Internacional ANEIS 2012 – Práticas Inclusivas Promotoras de Talentos
2012/10/20 - 2012/10/20 Comunicação oral: Contributo da ANEIS face à temática da sobredotação
Seminário
“Abordagens à Sobredotação”
2012/07/25 - 2012/07/27 Comunicação oral no II Seminário Internacional “Contributos da Psicologia em Contextos Educativos": PISTA|1 (2.ª Edição): Caracterização da fase de sinalização e identificação no Agrupamento Vertical de Augusto Gil – Porto.
Seminário
II Seminário Internacional “Contributos da Psicologia em Contextos Educativos"
2012/07/25 - 2012/07/27 Comunicação oral: ANEIS: Atendimento educativo especializado na sobredotação e no talento
Seminário
II Seminário Internacional “Contributos da Psicologia em Contextos Educativos"
2012/07/17 - 2012/07/20 Comunicação oral: ANEIS – A route implemented
Congresso
V European Congress of Methodology
2012/07/06 - 2012/07/07 Comunicações orais: Contributos da ANEIS face à temática da sobredotação; Sobredotação: da Cognição à Emoção.
Congresso
I Congresso Internacional de Inteligência Emocional e Educação: investigar e intervir para mudar
2012/04/18 - 2012/04/21 Comunicação oral: Projeto de Investigação-Ação na Sobredotação e no Talento (PISTA)
Congresso
1.º Congresso Nacional da Ordem dos Psicólogos Portugueses, “Afirmar os Psicólogos”
2012/03/01 - 2012/03/01 Comunicação oral: Caracterização de um grupo de alunos do 1.º Ciclo com características de sobredotação e talento: Projeto de investigação-ação na sobredotação e no Talento – PISTA
Congresso
II Jornadas Internacionales sobre Panorámica de Intervención en Altas Capacidades Intelectuales
2011/11/18 - 2011/11/19 Comunicações orais: Sobreciências – Programa de enriquecimento da ANEIS – Delegação do Porto; Desenvolvimento de talentos na criança sobredotada: fatores influentes.
Congresso
Congresso Internacional ANEIS 2011 – Sobredotação e Talento: Atenção da escola à diversidade
2011/11/18 - 2011/11/19 Comunicação oral: PISTA: Projeto de investigação-ação na sobredotação e no talento: contributos para a identificação e caracterização da sobredotação e do talento no 1.º CEB
Congresso
Congresso Internacional ANEIS 2011 – Sobredotação e Talento: Atenção da escola à diversidade
2011/09/23 - 2011/09/24 Comunicações orais: Os professores na identificação dos alunos sobredotados; Identificação precoce na sobredotação e no talento como forma de prevenção do insucesso escolar.
Seminário
“SOBREDOTAÇÃO” - Perspetivas, Percursos e Desafios
2011/09/07 - 2011/09/09 Comunicação oral: Caracterização de um grupo de alunos do 1.º C.E.B. com sobredotação e talento
Congresso
XIII Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía
2011/05/11 - 2011/05/11 Comunicação oral: Sobredotação: Conceito, formas de identificação e intervenção. VIII Encontro da Associação Portuguesa de Crianças Sobredotadas
Congresso
Congresso Internacional - “Sobredotação, que respostas?”
2010/12/04 - 2010/12/04 Comunicação oral: Sobreartes – Programa de Enriquecimento da ANEIS – Delegação do Porto
Congresso
Congresso Anual da ANEIS “Sobredotação: Perspetivas atuais e desafios para o futuro”
2010/09/09 - 2010/09/12 Comunicação oral: A arte do pensamento criativo
Conferência
2nd International Conference – Excellence: Education & Human Development
2010/07/20 - 2010/07/20 Comunicação oral: Olhares múltiplos sobre inteligência (s): Como enriquecem o desenvolvimento?
Seminário
I Seminário Internacional “Contributos da Psicologia em Contexto Educativo"
2009/07/09 - 2009/07/11 Comunicação oral: Identificação precoce da sobredotação e do talento como forma de prevenção do insucesso escolar
Congresso
I International Congress on Family, School and Society “Special Education: From Theory to Practice”
2009/04/15 - 2009/04/15 Comunicação oral: Desenvolvendo talentos matemáticos
Outro
VI Fórum Necessidades Educativas Especiais: Percursos extremados de (in)sucesso na Matemática
2009/01/24 - 2009/01/24 Comunicação oral: Olhares sobre um percurso
Seminário
“Sobredotação em Portugal: 10 Anos de contributos da ANEIS”
2009/01/17 - 2009/01/17 Comunicação oral: Habilidades cognitivas e curriculum escolar
Encontro
“Desenvolvimento e aprendizagem de alunos com altas capacidades: Uma abordagem ecológica
2008/10/02 - 2008/10/04 Comunicação oral: A identificação precoce da sobredotação: Enquadramento, indicadores e implicações
Conferência
XIII Conferência Internacional “Avaliação Psicológica, Formas e Contextos”
2008/02/23 - 2008/02/23 Comunicação oral: Programa de enriquecimento da ANEIS-Delegação do Porto
Congresso
VII Congresso da ANEIS “Excelência: Potencial e Desempenho”
2007/03/12 - 2007/03/12 Comunicação oral: Sobredotação: Um conceito abrangente da capacidade e do talento
Seminário
“Criatividade e sobredotação: Conceitos, contextos e práticas”
2006/11/17 - 2006/11/17 Comunicação oral: Família e escola: Fatores de risco e a convergência necessária
Simpósio
Simpósio Internacional SOBREdotação, perícia e Meta desenvolvimento: ApRENDER a excelência
2006/10/05 - 2006/10/07 Comunicação oral: Programa PEDAIS: Um percurso pioneiro
Conferência
XI Conferência Internacional: Avaliação Psicológica: Formas e Contextos

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2024/03/08 O Papel das Práticas Sustentáveis na Gestão de Recursos Humanos: estudo de caso da Pousada Ecoporto
Arguente
Ester Jane dos Santos Dias de Barros (Mestrado)
ISLA Gaia Instituto Politécnico de Gestão e Tecnologia, Portugal
2023/10/04 Programa Educacional para o Desenvolvimento de Habilidades Socioemocionais de Crianças Sobredotadas: Uma Intervenção Triádica
Arguente principal
Christianne do Rocio Storrer de Oliveira Cruzeta (Doutoramento)
Universidade Federal do Paraná - Setor Palotina, Brasil
2023/07/07 Clima criativo e motivação para a aprendizagem no 1.º ciclo do ensino básico: um estudo comparativo entre alunos do ensino público e privado.
Orientador
Maria Clara Machado Nunes (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro, Portugal
2023/07/05 A inclusão dos alunos com deficiência visual nas escolas portuguesas: uma realidade ou utopia?
Arguente principal
Ana Rita Alves Costa Santos Rocha (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro, Portugal
2023/05/17 Práticas de Desenvolvimento Socioemocional nos alunos do 1.º Ciclo
Arguente principal
Cláudia Filipa Machado Monteiro (Mestrado)
ISLA Gaia Instituto Politécnico de Gestão e Tecnologia, Portugal
2022/05/09 Júri das provas de Mestrado em Estudos da Criança, na área de Especialização em Intervenção Psicossocial com Crianças e Famílias
Vogal
Maria de Fátima Dias Gonçalves Ferreira (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2012 - 2015 - Acompanhamento de pais e alunos; - Formação de professores; - Aplicação de testes psicológicos; - Elaboração de relatórios; - Apoio educativo diferenciado na sala de aula; - Construção de um programa de enriquecimento no Agrupamento de Escolas de Miragaia; - Implementação de planos de desenvolvimento ao abrigo do despacho normativo 50/2015); - Organização de outras atividades extracurriculares de enriquecimento.
2008 - 2011 - Acompanhamento de pais e alunos; - Formação de professores; - Aplicação de testes psicológicos; - Elaboração de relatórios; - Apoio educativo diferenciado na sala de aula; - Construção de um programa de enriquecimento no Agrupamento de Escolas de Miragaia; - Implementação de planos de desenvolvimento ao abrigo do despacho normativo 50/2015); - Organização de outras atividades extracurriculares de enriquecimento. Projeto de Identificação da Sobredotação e do Talento em Alunos do 1º ciclo das Escolas da Bandeirinha, S. Nicolau e Carlos Alberto (Agrupamento de Escolas de Miragaia)., Porto Rico
2008 - 2011 - Acompanhamento de pais e alunos; - Formação de professores; - Aplicação de testes psicológicos; - Elaboração de relatórios; - Apoio educativo diferenciado na sala de aula; - Construção de um programa de enriquecimento no Agrupamento de Escolas de Miragaia; - Implementação de planos de desenvolvimento ao abrigo do despacho normativo 50/2015); - Organização de outras atividades extracurriculares de enriquecimento.

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2024/03/09 - 2024/03/10 Ética no Desporto Ética no Desporto (Outros) Federação Portuguesa de Artes Marciais Chinesas , Portugal

Expedição científica

Descrição da atividade Instituição / Organização
2019/03/01 - 2020/05/31 Participação em atividades de investigação realizadas pela equipa de investigação na área temática das habilidades cognitivas e matemáticas; - Realização de análise de dados, preparação de artigos científicos para publicação em revistas nacionais e internacionais e preparação de comunicações para apresentação em eventos científicos nacionais e internacionais. Universidad de Castilla-La Mancha - Campus de Albacete, Espanha

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2022/09/03 - Atual Centro de Investigación en Psicopedagogía e Investigaciones Psicopedagógicas (CIPsp), Argentina
2021/12/12 - Atual Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho (CIEd)
2021/12/12 - Atual Centro Estudos Globais da Universidade Aberta (CEG-UAb)
2021/01/03 - Atual American Psychological Association (APA)
2019/07/11 - Atual European Federation of Psychologist Associations (epfa)
2018/02/09 - Atual European Council for High Ability (ECHA)
2016/04/04 - Atual World Council for Gifted and Talented Children (WCGTC) Delegado em Portugal
2013/10/21 - Atual Associação para o Desenvolvimento da Investigação em Psicologia da Educação (ADIPSIEDUC)
2012/02/10 - Atual Red Internacional de Investigación, Intervención y Evaluación en Altas Capacidades Intelectuales (REINEVA) Representante em Portugal
2011/02/02 - Atual Ordem dos Psicólogos Portugueses
2021 - 2024 Ordem dos Psicólogos Portugueses Assembleia de Representantes

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2014 - Atual Supervisor/orientador de estágios profissionais para a Ordem dos Psicólogos Portugueses
Outro
Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal
2014 - Atual Supervisor/orientador de estágios académicos de diversas universidades na área da Psicologia da Educação
Outro
2022 - 2022 Congresso Nacional ANEIS 2022 “Escola Inclusiva: O Lugar das Altas Capacidades, Sobredotação e Talento (2022): Braga: Museu D. Diogo de Sousa.
Presidente / Vice-presidente
Associação Nacional para o Estudo e Intervenção na Sobredotação, Portugal
2018/12/02 - 2019/12/31 Membro da Comissão Diretiva do Curso do Doutoramento em Ciências da Educação, representante dos estudantes de doutoramento da especialidade de Psicologia da Educação.
Membro
2019 - 2019 Integrou a Comissão Científica do III Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos da Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação (2019): Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
Membro
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2018 - 2018 Presidente do XIII Congresso Internacional ANEIS: Altas Capacidades, Talento e Alto Rendimento (2018). Braga: Museu D. Diogo de Sousa.
Presidente / Vice-presidente
Associação Nacional para o Estudo e Intervenção na Sobredotação, Portugal
2016 - 2016 Presidente do Congresso Internacional ANEIS 2016 – Sobredotação: saberes consolidados e desenvolvimentos promissores. Coimbra: Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.
Presidente / Vice-presidente
Associação Nacional para o Estudo e Intervenção na Sobredotação, Portugal
2016 - 2016 Integrou a Comissão Científica do II Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação (2016). Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
Membro
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2014 - 2014 Presidente do Congresso Internacional ANEIS 2014 – Sobredotação: A Aceleração Escolar como Resposta Educativa. Braga: Instituto de Educação da Universidade de Minho.
Presidente / Vice-presidente
Associação Nacional para o Estudo e Intervenção na Sobredotação, Portugal
2013 - 2013 Integrou a Comissão Científica do I Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia da Educação (2013). Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
Membro
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2013 - 2013 Presidente do Congresso Internacional ANEIS 2013 – Sobredotação: Desafios do ensino-aprendizagem em diferentes contextos. Porto: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto.
Presidente / Vice-presidente
Associação Nacional para o Estudo e Intervenção na Sobredotação, Portugal
2012 - 2012 Presidente do Congresso Internacional ANEIS 2012 – Práticas Inclusivas Promotoras de Talentos. Torres Vedras: Escola de Serviços e Comércio do Oeste (ESCO).
Presidente / Vice-presidente
Escola de Serviços e Comércio do Oeste (ESCO), Portugal
2011 - 2011 Presidente do Congresso Internacional ANEIS 2011 – Sobredotação e Talento: Atenção da Escola à Diversidade. Braga: Instituto de Educação da Universidade do Minho.
Presidente / Vice-presidente
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
Distinções

Outra distinção

2017 Reconhecimento
International Centre for Innovation in Education (ICIE), Estados Unidos
2014 Menção Presidencial
Rotary Internacional, Estados Unidos