???global.info.a_carregar???
Jorge Alexandre Pereira Gonçalves da Costa. Concluiu Histoire de l'art - Universite de Paris IV (Paris-Sorbonne) em 2014. Frequenta Études Lusophones - Universite de Paris IV (Paris-Sorbonne) desde 2016. É Investigador Principal na Universidade Nova de Lisboa.Possui 4 capítulos de livros publicados, 1 artigo científico, e 2 resumos em actas de eventos. Possui 14 itens de produção técnica. Recebeu 1 prémio e/ou homenagem. Actua nas áreas de Humanidades com ênfase em História e Arqueologia e Humanidades com ênfase em Línguas e Literaturas. Nas suas actividades profissionais interagiu com 2 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Jorge Alexandre Pereira Gonçalves da Costa

Nomes de citação

  • Costa, Jorge Gonçalves da

Identificadores de autor

Ciência ID
F71C-2116-FBA6

Domínios de atuação

  • Humanidades - História e Arqueologia
  • Humanidades - Línguas e Literaturas

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Francês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1)
Italiano Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2016/09/01 - 2020/08/01
Em curso
História da Arte (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"A obra de José Júlio de Souza Pinto (1856-1939) no contexto de uma geografia alargada do Naturalismo (Portugal, França, Brasil)." (TESE/DISSERTAÇÃO)
2012 - 2014
Concluído
Histoire de l'art (Mestrado)
Sorbonne Université, França
"Les Beaux-arts portugais aux Expositions Universelles de Paris (1855-1900). À la recherche d’un imaginaire et d’une École nationale. Regards croisés entre le Portugal et la France" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom - 16 valores
2008 - 2012
Concluído
História da Arte (Licenciatura)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
Muito Bom - 17 valores
Percurso profissional

Ciência

2017/10/01 - Atual Investigador (Investigação)
Universidade Nova de Lisboa Instituto de História da Arte, Portugal
2017/03 - Atual Investigador principal (carreira) (Investigação)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2014/11/01 - Atual Investigador (Investigação)
Sorbonne Université, França
2014/06 - 2015/05 Investigador Auxiliar (carreira) (Investigação)
L'Oblique - CIUP, França
2012/02 - 2012/07 Estagiário de Investigação (Investigação)
Casa-Museu Anastácio Gonçalves , Portugal

Outros

2014/10 - 2015/05 Assessor (Técnica Superior)
Lycée Sophie Germain, França
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Costa, Jorge Gonçalves da. 2017. "O Oriente difuso como instrumento de defesa do imperialismo africano português fin-de-siècle : os concursos de pintura e de drama histórico do Quarto Centenário da Chegada de Vasco da Gama à Índia (1898)". In L’ASIE PORTUGAISE: DES ARTS ET DES LETTRES (2018): L’ASIE PORTUGAISE: DES ARTS ET DES LETTRES (2018), Paris, França. http://www.creops.paris-sorbon, França.
    Publicado
  2. Costa, Jorge Alexandre Pereira Gonçalves da. 2015. "O Tejo como alto-lugar do Romantismo Português. A influência do imaginário de Viagens na Minha Terra na pintura portuguesa da geração romântica (1850-1870).". In IV Congresso Internacional da SEEPLU | Cartografias do Português: IV Congresso Internacional da SEEPLU | Cartografias do Português, Cáceres, Espanha, 499-515. Càceres, Espanha: SEEPLU-CILEM-LEPOLL.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Costa, Jorge Alexandre Pereira Gonçalves da. 2016. "As belas-artes portuguesas nas Exposições Universais de Paris (1855-1900). Crónica de um jogo viciado.". Working Papers, Instituto de História da Arte - "NACIONALIDADE, IDENTIDADE, MOBILIDADE: GEOPOLÍTICA E EXPOSIÇÕES DE ARTE" (1): 128-140.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Costa, Jorge Gonçalves da. 2017. "Amadeo e os outros. O retrato esquecido de uma geração de artistas portugueses do início do século XX.". In Paris, Mário de Sá Carneiro et les autres, 169-180. Paris, França: Éditions Hispaniques.
    Publicado
  2. Costa, Jorge Gonçalves da; Daniela Simões. 2017. "As expedições da Sociedade Silva Porto (1900-1912) pelo território português: o registo paisagístico como modelo de construção de uma identidade nacional.". In Estudos de Paisagem, 325-354. Lisboa, Portugal: Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências SociaIs e Humanas - UNL. https://drive.google.com/drive/folders/0B8HJdE_6F1r-N0RpX1ZEX3RNQkU.
    Publicado
  3. Costa, Jorge Gonçalves da. 2016. ""A obra esquecida da pintora Francisca de Almeida Furtado (1826-1918). A miniatura como objecto memorialístico na sociedade romântica portuguesa.",". In FEMMES OUBLIÉES DANS LES ARTS ET LES LETTRES AU PORTUGAL (XIXème - XXème siècles), 275-286. Paris, França: Indigo - Côté femmes.
    Publicado
  4. Costa, Jorge Gonçalves da; Daniela Simões. 2016. ""A formação parisiense dos pintores portugueses do fim do século: os casos de estudo de Souza Pinto (1856-1939) e Alves Cardoso (1882-1930).",". In As Academias de Belas-Artes do Rio de Janeiro, de Lisboa e do Porto, 1816-1836: Ensino, Artistas, Mecenas e Coleções., 303-317. Lisboa, Portugal: Caleidoscópio.
    Publicado
Manual
  1. Costa, Jorge Alexandre Pereira Gonçalves da. 2013. Project Deloynes. França.

Artística / Interpretação

Programa de rádio / tv
  1. Costa, Jorge Gonçalves da. 2018. Francis Smith, o pintor português que movimenta o mercado de arte francês. TSF.
  2. Costa, Jorge Gonçalves da. 2017. Gauguin - artista amaldiçoado no Grand Palais. Radio Française Internationale.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2018 La peinture Naturaliste, un phenomène transnationale?L’oeuvre et la carrière de José Júlio de Souza Pinto (1856-1939)comme cas d’étude. Colloque Internationale Regards ibériques et latino-américains sur le transnational
CRITIC- SORBONNE UNIVERSITÉS (Paris, França)
2018 À la recherche du temps perdu : l’imaginaire artistique de Francis Smith entre le Portugal et la France COLLOQUE INTERNATIONAL PARIS-LISBONNE : UN DIALOGUE CAPITAL
CRIMIC- Fondation Calouste Gulbenkian, Paris (Paris, França)
2018 A Bretanha como viagem de formação dos pintores portugueses da viragem do século (1888-1914). I Colóquio luso-brasileiro ARTE ENTREMUNDOS V Encontro do grupo MODOS
Centro de História de Arte e Investigação Artística (CHAIA), da Universidade de Évora, e o Instituto de História da Arte, da Universidade Nova de Lisboa (Évora, Portugal)
2017 Costa, Jorge G; Simões, Daniela. “As expedições da Sociedade Silva Porto (1900-1912) pelo território português: o registo paisagístico como modelo de construção de uma identidade nacional.”, I Colóquio Ibérico de Paisagem, Fundação Calouste Gulbenkian, Li
IHC - FCSH (Lisboa, Portugal)
2017 O orientalismo na construcção épica do imperialismo português fin-de-siècle: os concursos de pintura do IV Centenário da chegada de Vasco da Gama à Índia (1898). L'Asie Portugaise: Des arts et des lettres.
CRIMIC - Université Paris-Sorbonne (Paris, França)
2017 Relembrar o pintor José Julio de Souza Pinto (1856-1939). Inauguração da Rua Sousa Pinto
Câmara Municipal de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2016 Amadeo e os outros. O retrato esquecido de uma geração de artistas portugueses na Paris da Belle Époque Colloque International: "Paris, Mário de Sá-Carneiro et les autres."
Université Paris-Sorbonne - Université de Paris Ouest Nanterre La Défense (Paris, França)
2016 António José Patrício (1827-1858): singularidades de uma obra de pendor biográfico no contexto do Romantismo português 1º Colóquio Saudade Perpétua
CENTRO DE ESTUDOS DA POPULAÇÃO, ECONOMIA E SOCIEDADE (V.N.Gaia, Portugal)
2016 A formação parisiense dos pintores portugueses do fim do século: os casos de estudo de Souza Pinto (1856-1939) e Alves Cardoso (1882-1930). III Colóquio Internacional Coleções de Arte em Portugal e Brasil nos séculos XIX e XX
Instituto de História da Arte da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa em parceria com o Programa de Pós-graduação em Artes Visuais da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Lisboa, Portugal)
2015 O imaginário rural na Pintura Portuguesa (1850-1926) O imaginário rural na Pintura Portuguesa (1850-1926)
Université Paris-Sorbonne (Paris- IV). (Paris, França)
2015 "A construção de um imaginário paisagístico nacional na pintura portuguesa (1830-1930)." comunicação realizada no dia 14 de Dezembro de 2015 no âmbito da Escola Doutoral Internacional « Art, littérature et son dans la culture de l’image contemporaine» École Doctorale Internationale: « Art, littérature et son dans la culture de l’image contemporaine»
Universidade de Brasília - Université Paris-Sorbonne (Brasília , Brasil)
2015 A obra esquecida da pintora Francisca de Almeida Furtado (1826-1918) A miniatura como objecto memorialístico na sociedade romântica portuguesa. Femmes oubliées dans les arts et les lettres au Portugal (XIX-XXe s.)
Université Paris-Sorbonne - Fondation Calouste Gulbenkian (Paris, França)
2015 O Tejo como alto-lugar do Romantismo Português. A influência do imaginário de Viagens na Minha Terra na pintura portuguesa da geração romântica (1850-1870). IV Congresso SEEPLU - Cartografias do Português
SEEPLU (Sociedad Extremeña de Estudios Portugueses y de la Lusofonía) (Cáceres, Espanha)
2015 As belas-artes portuguesas nas Exposições Universais de Paris (1855-1900). Crónica de um jogo viciado. "NACIONALIDADE, IDENTIDADE, MOBILIDADE: GEOPOLÍTICA E EXPOSIÇÕES DE ARTE" - Encontro MUST
MUST -IHA (Porto, Portugal)
2015 Le Modernisme dans la Peinture Brésilienne (1920-1940) : Entre la rupture avec de l’imaginaire héroïque portugais et l’urgence de « Brasilianizar o Brasil », le Moderne comme instrument de réécriture historique. MODERNITÉ(S) DANS LES AMÉRIQUES (1910-1970)
Université de Bourgogne (Dijon, França)

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2014/10 - 2015/05 Língua Portuguesa (Outros) Lycée Sophie Germain, França

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2017/01 - Atual IHA - Instituto de História da Arte
2014/11 - Atual CRIMIC
Distinções

Outra distinção

2015 Bolsa de Estudos
Embaixada Portuguesa de Paris, Portugal