???global.info.a_carregar???
Licenciada em Terapia da Fala pela Escola Superior de Tecnologias de Saúde do Porto e Doutorada em Ciências Biomédicas pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto. Exerce funções como Terapeuta da Fala em Consultório Privado e em diversas Clínicas. É Professora Adjunta Convidada na Escola Superior de Educação Paula Frassinetti, na Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro e na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra. Desenvolve atividade formativa e de investigação, nomeadamente na área da Comunicação Aumentativa e Alternativa e na área das Intervenções Assistidas por Animais. É autora de diversas publicações científicas em revistas internacionais com factor de impacto e de diversos trabalhos apresentados em eventos científicos nacionais e estrangeiros.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Mariely Lima

Nomes de citação

  • Lima, Mariely

Identificadores de autor

Ciência ID
F71E-F6E9-8D0F
ORCID iD
0000-0001-5056-7281

Endereços de correio eletrónico

  • mariely.lima@ua.pt (Profissional)

Telefones

Telemóvel
  • 918157456 (Profissional)

Moradas

  • Campus Universitário de Santiago Agras do Crasto, Edifício 30 3810-193 Aveiro, 3810-193 , Aveiro, Aveiro, Portugal (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências Médicas e da Saúde - Outras Ciências Médicas

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Espanhol; Castelhano (Idioma materno)
Português Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2009 - 2012/01/17
Concluído
Ciências Biomédicas (Doutoramento)
Universidade do Porto Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, Portugal
Aprovada com distinção
2001/03/01
Concluído
Terapia da fala (Licenciatura)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Saúde, Portugal
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2014/09/01 - Atual Professor Associado Convidado (Docente Universitário) Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, Portugal
2013/09/01 - Atual Professor Associado Convidado (Docente Universitário) Universidade de Aveiro Escola Superior de Saúde de Aveiro, Portugal
2004/09/01 - Atual Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Porto, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2010/04/01 - Atual Terapeuta da Fala Centro Médico Dentário, Portugal
2017/02/01 - 2022/03/09 Coach Centro Médico Dentário, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em jornal
  1. "A influência positiva dos animais de ajuda social", 2004
Artigo em revista
  1. Pereira, Maria; Lourenco, Antonio; Lima, Mariely; Serpell, James; Silva, Karine. "Evaluation of mediating and moderating effects on the relationship between owners’ and dogs’ anxiety: A tool to understand a complex problem". Journal of Veterinary Behavior 44 (2021): 55-61. http://dx.doi.org/10.1016/j.jveb.2021.03.004.
    10.1016/j.jveb.2021.03.004
  2. Silva, Karine; Castro, Luísa; Costa-Santos, Cristina; Lourenco, Antonio; Lima, Mariely. "More than Ownership: The Importance of Relationships with Companion Dogs for the Psychological Adjustment of Fibromyalgia Patients". Pain Medicine 22 12 (2021): 2987-2997. http://dx.doi.org/10.1093/pm/pnaa438.
    10.1093/pm/pnaa438
  3. Lopes, Sofia; Lima, Mariely; Silva, Karine. "Nature can get it out of your mind: The rumination reducing effects of contact with nature and the mediating role of awe and mood". Journal of Environmental Psychology 71 (2020): 101489. http://dx.doi.org/10.1016/j.jenvp.2020.101489.
    10.1016/j.jenvp.2020.101489
  4. Lopes, Sofia; Lima, Mariely; Silva, Karine. "Nature can get it out of your mind: The rumination reducing effects of contact with nature and the mediating role of awe and mood". Journal of Environmental Psychology 71 (2020): 101489. http://dx.doi.org/10.1016/j.jenvp.2020.101489.
    10.1016/j.jenvp.2020.101489
  5. Silva, Karine; Bräuer, Juliane; de Sousa, Liliana; Lima, Mariely; O’Hara, Robert; Belger, Julia; Epperlein, Theresa; Tennie, Claudio. "An attempt to test whether dogs (Canis familiaris) show increased preference towards humans who match their behaviour". Journal of Ethology 38 2 (2020): 223-232. http://dx.doi.org/10.1007/s10164-020-00644-4.
    10.1007/s10164-020-00644-4
  6. Silva, Karine; Lima, Mariely; Fafiães, Carla; Sinval, J.; Sousa, Liliana de. "Preliminary test of the potential of contact with dogs to elicit spontaneous imitation in children and adults with severe autism spectrum disorder". (2020): http://hdl.handle.net/10400.12/7338.
  7. Silva, Karine; Lima, Mariely; Santos-Magalhães, André; Fafiães, Carla; de Sousa, Liliana. "Living and Robotic Dogs as Elicitors of Social Communication Behavior and Regulated Emotional Responding in Individuals with Autism and Severe Language Delay: A Preliminary Comparative Study". Anthrozoös 32 1 (2019): 23-33. http://dx.doi.org/10.1080/08927936.2019.1550278.
    10.1080/08927936.2019.1550278
  8. Silva, Karine; Lima, Mariely; Santos-Magalhães, André; Fafiães, Carla; de Sousa, Liliana. "Can Dogs Assist Children with Severe Autism Spectrum Disorder in Complying with Challenging Demands? An Exploratory Experiment with a Live and a Robotic Dog". The Journal of Alternative and Complementary Medicine 24 3 (2018): 238-242. http://dx.doi.org/10.1089/acm.2017.0254.
    10.1089/acm.2017.0254
  9. Moreira, Adriana; Escola Superior de Educação Paula Frassinetti; Silva, Karine; Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, Universidade do Porto; Lima, Mariely; Escola Superior de Educação Paula Frassinetti. "Boas práticas na implementação de Sistemas Aumentativos e Alternativos de Comunicação nas Unidades de Apoio Especializado para a educação de alunos com Multideficiência em Portugal continental: uma exigência por cumprir?". (2017): http://revista.esepf.pt/index.php/sabereducar/article/view/289.
    10.17346/se.vol23.289
  10. Lima, M.; Silva, K.; Amaral, I.; Magalhães, A.; de Sousa, L.. "Can you help when it hurts? Dogs as potential pain relief stimuli for children with profound intellectual and multiple disabilities". Pain Medicine (United States) 15 11 (2014): 1983-1986. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84911433972&partnerID=MN8TOARS.
    10.1111/pme.12551
  11. Lima, M.; Silva, K.; Amaral, I.; Magalhães, A.; de Sousa, L.. "Beyond behavioural observations: A deeper view through the sensory reactions of children with profound intellectual and multiple disabilities". Child: Care, Health and Development 39 3 (2013): 422-431. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84876093628&partnerID=MN8TOARS.
    10.1111/j.1365-2214.2011.01334.x
  12. Lima, M.; Silva, K.; Amaral, I.; De Sousa, L.. "Finding an ally: Can dogs help therapists promote communication in individuals with profound intellectual and multiple disabilities?". Journal of Alternative and Complementary Medicine 18 1 (2012): 2-3. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84856291590&partnerID=MN8TOARS.
    10.1089/acm.2011.0461
  13. Lima, M.; Silva, K.; Magalhães, A.; Amaral, I.; Pestana, H.; de Sousa, L.. "Can you Know me Better? An Exploratory Study Combining Behavioural and Physiological Measurements for an Objective Assessment of Sensory Responsiveness in a Child with Profound Intellectual and Multiple Disabilities". Journal of Applied Research in Intellectual Disabilities 25 6 (2012): 522-530. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84867444211&partnerID=MN8TOARS.
    10.1111/j.1468-3148.2012.00698.x
  14. Lima, Mariely; Silva, Karine. "Dog-Assisted Therapy Programs: Should we Reconsider Current Practices?". Journal of Novel Physiotherapies 02 04 (2012): http://dx.doi.org/10.4172/2165-7025.1000e117.
    10.4172/2165-7025.1000e117
  15. Lima, M.; Silva, K.; Amaral, I.; Magalhães, A.; de Sousa, L.. "Beyond behavioural observations: a deeper view through the sensory reactions of children with profound intellectual and multiple disabilities". Child: Care, Health and Development 39 3 (2011): 422-431. http://dx.doi.org/10.1111/j.1365-2214.2011.01334.x.
    10.1111/j.1365-2214.2011.01334.x
  16. Lima, M.; Silva, K.; Amaral, I.; Magalhães, A.; de Sousa, L.. "Beyond behavioural observations: a deeper view through the sensory reactions of children with profound intellectual and multiple disabilities". Child: Care, Health and Development 39 3 (2011): 422-431. http://dx.doi.org/10.1111/j.1365-2214.2011.01334.x.
    10.1111/j.1365-2214.2011.01334.x
  17. Lima, Mariely; Silva, Karine; Magalhães, Ana; Amaral, Isabel; de Sousa, Liliana. "Are dogs stimulant? looking for effective sensory inputs for children with intellectual and multiple disabilities". Journal of Veterinary Behavior 6 1 (2011): 68. http://dx.doi.org/10.1016/j.jveb.2010.09.038.
    10.1016/j.jveb.2010.09.038
  18. Silva, K.; Correia, R.; Lima, M.; Magalhães, A.; De Sousa, L.. "Can dogs prime autistic children for therapy? evidence from a single case study". Journal of Alternative and Complementary Medicine 17 7 (2011): 655-659. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-79959838300&partnerID=MN8TOARS.
    10.1089/acm.2010.0436
Capítulo de livro
  1. Silva, Karine; Lima, Mariely. "Companion Animals and Human Health: On the Need for a Comprehensive Research Agenda Toward Clinical Implementation". In Pets as Sentinels, Forecasters and Promoters of Human Health, 295-315. Springer International Publishing, 2019.
    10.1007/978-3-030-30734-9_13
Livro
  1. Fernandes, Ana Serra; Gomes, Ana; Lima, Mariely; Serra, Helena; Afonso, Carlos; Lima, Rosa; Trevisan, Gabriela; et al. Educação especial em tese: 25 anos a formar professores. ESEPF. 2016.
Tese / Dissertação
  1. Carapinha, Núria Rita Mendes. "Programas de intervenções assistidas por cães em unidades de ensino estruturado para a educação de alunos com perturbação do espetro do autismo: uma realidade em Portugal?". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2735.
  2. Silva, Maria Raquel Pereira Rodrigues da. "Atitudes de crianças do 3º e 4º ano de ensino regular face a pares com multideficiência e pares com perturbação do espetro do autismo: Uma abordagem comparativa". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2765.
  3. Moreira, Adriana Luísa de Oliveira. "Implementação de Sistemas Aumentativos e Alternativos de Comunicação nas Unidades de Apoio Especializado para a Educação de Alunos com Multideficiência: Da Teoria ao Estado da Prática em Portugal". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2455.
  4. Silva, Maria Estrela Carvalho. "Síndrome Alcoólica Fetal: conhecimentos e perceções dos professores do ensino regular". Licenciatura, 2016. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2351.
  5. Moreira, Raquel Alexandra Ferreira Neves. "O uso de sistemas aumentativos e alternativos de comunicação em contexto de interação entre hipoterapeuta e criança com paralisia cerebral". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1445.
  6. Mariely Gestosa de Lima. "Responsiveness of children with PIMD: two new lines in the study of sensory stimulation". Doutoramento, 2012. https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/80159.
  7. Carneiro, Inês Narcisa Martins. "Efeitos (Os) da leitura repetida de uma história adaptada nos turnos de interacção de uma criança com Trissomia 21". Licenciatura, 2009. http://hdl.handle.net/20.500.11796/781.
Atividades

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2019/12/09 Título de Especialista em Ciências e Tecnologias da Saúde – sub-área de Terapia da Fala Andreia Henriques Ferreira Salvador (Outro)
2018/04/06 ‘As tecnologias da informação e comunicação como estratégia de aprendizagem no 1º ciclo do ensino básico’ Ana Rita Sousa (Mestrado)
2017/09/23 Título de Especialista em Ciências e Tecnologias da Saúde – sub-área de Terapia da Fala
Arguente principal
Fátima Alexandrina Mendes Martins (Outro)
2013/07/15 ‘Comunicação entre Profissionais e Jovens com Multideficiência’ Luísa Tavares Lourenço (Mestrado)
2013/04/23 Supervisão Clínica em contexto de rastreio – O Terapeuta da Fala na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico Diana Isabel Pinheiro Gomes (Mestrado)
2013/04/23 ‘Rastreios de Linguagem e Fala em Supervisão Clínica’ Vânia Palma Silva (Mestrado)
2013/04/23 Supervisão Clínica em contexto escolar: rastreios em Terapia da Fala’ Inês Rodrigues Nóbrega (Mestrado)

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2018 - Atual ‘Journal of Intellectual & Developmental Disability’
2017 - Atual ‘Journal of Biomedical and Health Informatics’

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2015/09/01 - Atual Membro da comissão científica da Revista Portuguesa de Terapia da Fala
Consultor
Distinções

Prémio

2013 'Melhor apresentação'