???global.info.a_carregar???
Raquel Schefer is a researcher, a filmmaker, a film curator, and an associated professor at Sorbonne Nouvelle University. She holds a PhD in Film Studies from Sorbonne Nouvelle University, a Master in Documentary Cinema from the University of Cinema of Buenos Aires, and a degree in Communication Sciences from NOVA University of Lisbon. She published the book “Self-Portrait in Documentary” and several book chapters and articles. Raquel taught at Grenoble Alpes, Gustav Eiffel, and Rennes 2 Universities, as well as at the University of Cinema of Buenos Aires, the University of Communication in Mexico City, and Elías Querejeta Zine Eskola. She was a Visiting Scholar at the University of California, Los Angeles and a postdoctoral FCT fellow at the CEC/University of Lisbon and the IHC/NOVA University of Lisbon. She is a co-editor of the quarterly of theory and history of cinema La Furia Umana and a program advisor at the International Documentary Film Festival Amsterdam (IDFA).
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Raquel Schefer

Nomes de citação

  • Schefer, Raquel

Identificadores de autor

Ciência ID
F91F-070C-C7F9
ORCID iD
0000-0002-6353-0688

Telefones

Telemóvel
  • (+33) 647416613 (Pessoal)

Moradas

  • Rua Quinta das Chas, 180, 15, 4400-556, Vila Nova de Gaia, Vila Nova de Gaia, Portugal (Pessoal)

Domínios de atuação

  • Humanidades - Artes - Estudos de Cinema, Rádio e Televisão

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Francês Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Espanhol; Castelhano Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Alemão Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2017/06/01 - 2022/09/01
Concluído
"O transe do real: modernismo e primitivismo no cinema anti-colonial e pós-colonial" (Pós-doutoramento)
Especialização em Arts
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal

Universidade Nova de Lisboa, Portugal

University of the Western Cape, África do Sul
2009/01/05 - 2015/10/06
Concluído
PhD in Film Studies (Docteur)
Especialização em Film Studies
Université Sorbonne Nouvelle-Paris 3, França
"La Forme-événement : le cinéma révolutionnaire mozambicain et le cinéma de Libération" (TESE/DISSERTAÇÃO)
20
2008/09/15 - 2008/12/15
Concluído
Gulbenkian Creativity and Artistic Creation Programme (Outros)
Especialização em Videoart
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
2004/03/01 - 2006/12/10
Concluído
Master in Documentary Cinema (Magister)
Especialização em Documentary Cinema
Universidad del Cine, Argentina
"Self-Portrait in Documentary: Figures, Machines, Images" (TESE/DISSERTAÇÃO)
20
1998/09/20 - 2003/01/05
Concluído
Ciências da Comunicação (Licenciatura)
Especialização em Comunicação e Cultura e Cinema
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
15
2001/09/01 - 2002/06/30
Frequentou
Ciencias de la Información (Licence)
Universidad Complutense de Madrid, Espanha
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020/10/08 - Atual Investigador (Investigação) Universidade Nova de Lisboa Instituto de História Contemporânea, Portugal
Universidade Nova de Lisboa Instituto de História Contemporânea, Portugal
2017/06/01 - Atual Investigador (Investigação) Universidade de Lisboa Centro de Estudos Comparatistas, Portugal
Universidade de Lisboa Centro de Estudos Comparatistas, Portugal
2019/03/01 - 2019/08/31 Investigador visitante (Investigação) University of the Western Cape Faculty of Arts, África do Sul
University of the Western Cape, África do Sul
2017/09/28 - 2018/03/28 Investigador visitante (Investigação) University of California Los Angeles, Estados Unidos
University of California Los Angeles, Estados Unidos
2009/09/01 - 2017/08/31 Investigador (Investigação) Universidade do Algarve Centro de Investigação em Artes e Comunicação, Portugal
Universidade do Algarve Centro de Investigação em Artes e Comunicação, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022/10/01 - Atual Professor Associado (Docente Universitário) Université Sorbonne Nouvelle Département Cinéma et Audiovisuel, França
2021/09/10 - 2022/06/30 Professor Visitante (Docente Universitário) École Nationale Supérieure de Techniques Avancées, França
École Nationale Supérieure de Techniques Avancées, França
2014/09/01 - 2022/06/30 Assistente (Docente Universitário) Université Sorbonne Nouvelle-Paris 3, França
Université Sorbonne Nouvelle-Paris 3, França
2021/05/24 - 2022/06/01 Professor Visitante (Docente Universitário) Elías Querejeta Zine Eskola, Espanha
Elías Querejeta Zine Eskola, Espanha
2018/08/01 - 2018/12/15 Professor Visitante (Docente Universitário) Universidad de la Comununicación, México
Universidad de la Comununicación, México
2016/09/01 - 2017/09/30 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Université Grenoble Alpes, França
Université Grenoble Alpes, França
2015/09/01 - 2016/06/30 Assistente (Docente Universitário) Université Gustave Eiffel, França
Université Gustave Eiffel, França
2015/01/08 - 2015/06/30 Assistente (Docente Universitário) Université de Rennes 2, França
Université de Rennes 2, França
2006/03/20 - 2006/12/16 Assistente (Docente Universitário) Universidad del Cine, Argentina
Universidad del Cine, Argentina

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021/09/01 - 2022/09/01 Coordinator of the History and Image Workshop (Oficina de História e Imagem) Universidade Nova de Lisboa Instituto de História Contemporânea, Portugal
Universidade Nova de Lisboa Instituto de História Contemporânea, Portugal
2020/09/01 - 2022/09/01 Coordinator of the cluster Visual Culture, Migration, Globalization and Decolonization Universidade de Lisboa Centro de Estudos Comparatistas, Portugal
Universidade de Lisboa Centro de Estudos Comparatistas, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2017/06/01 - 2022/10/31 O transe do real: modernismo e primitivismo no cinema anti-colonial e pós-colonial
SFRH/BPD/120884/2016
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2021/01/01 - 2025/12/31 Laboratório Associado para a Investigação e Inovação em Património, Artes, Sustentabilidade e Território
LA/P/0132/2020
Universidade de Évora, Portugal

Laboratório Hercules Herança Cultural Estudos e Salvaguarda, Portugal

Universidade Nova de Lisboa, Portugal

Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal

Instituto de História Contemporânea, Portugal

Universidade Nova de Lisboa Instituto de História da Arte, Portugal

Universidade do Porto Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental, Portugal

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal

Universidade do Minho, Portugal

Universidade de Coimbra, Portugal

Universidade do Minho Laboratório de Paisagens Património e Território, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2017/06/01 - 2023/05/31 O transe do real: modernismo e primitivismo no cinema anti-colonial e pós-colonial
SFRH/BPD/120884/2016
Bolseiro de Pós-Doutoramento
Universidade de Lisboa Centro de Estudos Comparatistas, Portugal

Universidade Nova de Lisboa Instituto de História Contemporânea, Portugal

University of the Western Cape, África do Sul
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2019/01/01 - 2019/12/31 Centro de Estudos Comparatistas
UID/ELT/00509/2019
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal

Universidade de Lisboa Centro de Estudos Comparatistas, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2019/01/01 - 2019/12/31 Centro de Investigação em Artes e Comunicação - CIAC
UID/Multi/04019/2019
Universidade do Algarve Centro de Investigação em Artes e Comunicação, Portugal

Universidade do Algarve, Portugal

Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2010/01/01 - 2013/12/31 ESTUDOS CINEMATOGRÁFICOS E AUDIOVISUAIS TÍTULO DA TESE DE DOUTORAMENTO - SUJEITOS, MÁQUINAS, ARQUIVOS. AS ESTRATÉGIAS FORMAIS DO AUTO-RETRATO AUDIOVISUAL CONTEMPORÂNEO
SFRH/BD/62471/2009
Bolseiro de Doutoramento
Université Sorbonne Nouvelle-Paris 3, França
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2011/01/01 - 2012/12/31 Projecto Estratégico - UI 4019 - 2011-2012
PEst-OE/EAT/UI4019/2011
Universidade do Algarve Centro de Investigação em Artes e Comunicação, Portugal

Universidade do Algarve, Portugal

Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2020/01/01 - Atual "ColectiVIS-ARTS - Recherches sur la praxis artistique (arts visuels) des femmes dans les collectifs d'artistes, mixtes et non mixtes"
Investigador
Université Grenoble Alpes, França
Agence nationale de la recherche
Em curso
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Sampaio, Sofia; Martins, Humberto; Schefer, Raquel; Salgado, Ricardo Seiça. "On making choices: some thoughts on an ethnographic film screening". 2017.
  2. Sampaio, Sofia; Martins, Humberto; Schefer, Raquel; Salgado, Ricardo Seiça. "On making choices: Some thoughts on an ethnographic film screening". In Teresa V. Rabanaque, María J. G. Hernandorena, Tono V. Estevan (orgs.), Antropologías en Transformación: Sentidos, Compromisos y Utopias (Actas del XIV Congreso de Antropología de la FAAEE), Valencia, Universitat de Valencia, pp. 151-164, 2017.". Trabalho apresentado em Antropologías en Transformación: Sentidos, Compromisos y Utopias (https://congresoantropologiavalencia.com/wp-content/uploads/2017/09/XIV-Congreso-Antropologia-PRE-PRINT.pdf), Valência, 2017.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Léon, Benjamin; Robert-Gonçalves, Mickaël; Schefer, Raquel. "Présentation". Cinémas: Revue d'études cinématographiques 30 2 (2023): 7-9. http://dx.doi.org/10.7202/1101523ar.
    Publicado • 10.7202/1101523ar
  2. ""Sarah Maldoror. Rencontre de regards"". "Art Press" 497 (2022): 46-49.
    Publicado
  3. Nogueira, Isabel; Santos, David; Soares, Ana Isabel; Schefer, Raquel; Dias, Fernando; Pinto, Paula; Coutinho, Liliana. "“Pontos, linhas, planos: ‘Almada, Um Nome de Guerra’ (1969-1972)”". "Arte e Cultura Visual" 2 (2021): 57-65. http://hdl.handle.net/10451/50404.
    Publicado
  4. Afonso, Tiago; Contador, António; Marques, Sabrina D.; Nogueira, Isabel; Robert-Gonçalves, Mickaël; Schefer, Raquel. ""Cinéma, critique, arts visuels : autour de José Ernesto de Sousa (1921-1988)"". "Perspective" 1 (2021): 61-78. http://dx.doi.org/10.4000/perspective.22575.
    Acesso aberto • Publicado • 10.4000/perspective.22575
  5. Schefer, Raquel. "Materialidade e Materialismo em Scenes from the Class Struggle in Portugal (1977-79), de Robert Kramer e Philip Spinelli". Aniki: Revista Portuguesa da Imagem em Movimento 8 2 (2021): 136-159. http://dx.doi.org/10.14591/aniki.v8n2.791.
    Publicado • 10.14591/aniki.v8n2.791
  6. Schefer, Raquel; Boieiro, Catarina. "Entrevista a Nataša Petrešin-Bachelez, curadora interdependente". Aniki: Revista Portuguesa da Imagem em Movimento 8 1 (2021): 273-289. http://dx.doi.org/10.14591/aniki.v8n1.753.
    Publicado • 10.14591/aniki.v8n1.753
  7. Leroy, Alice; Schefer, Raquel. ""Les armes miraculeuses"". "Revue d'histoire contemporaine de l'Afrique" 1 (2021): 167-177. http://dx.doi.org/10.51185/journals/rhca.2021.e296.
    Acesso aberto • Publicado • 10.51185/journals/rhca.2021.e296
  8. Schefer, Raquel; Afonso, Tiago. Autor correspondente: Schefer, Raquel. "Autour de José Ernesto de Sousa (1921-1988)". revue Perspective / INHA: Institut national d'histoire de l'art (FR) (2021):
    Publicado
  9. Basto, Maria-Benedita; Castro, Teresa; Domingos, Nuno; Overhoff Ferreira, Carolin; Pellerin, Agnès; Carmo Piçarra, Maria do; Schefer, Raquel; Deniz Silva, Manuel. "Fictions (post-)coloniales dans le cinéma portugais". "Perspective : actualité en histoire de l'art" 1 (2021): 79-99. http://hdl.handle.net/10451/51362.
    Publicado • 10.4000/perspective.22749
  10. Schefer, Raquel. "Ver hacia dentro y ver más allá: la luminosa oscuridad cinematográfica de 'Cités de la plaine' (2000), de Robert Kramer". "Correspondencias: Cine y Pensamiento" 17 (2021): http://hdl.handle.net/10362/129155.
    Acesso aberto • Publicado
  11. ""Doc's Kingdom, le mouvement d'un séminaire"". "Cahiers du cinéma" 781 (2021): 63-63.
    Publicado
  12. Schefer, Raquel. "Ver hacia dentro y ver más allá: la luminosa oscuridad cinematográfica de 'Cités de la plaine' (2000), de Robert Kramer". (2021): http://hdl.handle.net/10362/129155.
  13. Schefer, Raquel; Boieiro, Catarina. "Entrevista a Nataša Petrešin-Bachelez, curadora interdependente". (2021): https://doi.org/10.14591/aniki.v8n1.753.
    https://doi.org/10.14591/aniki.v8n1.753
  14. Basto, Maria-Benedita; Castro, Teresa; Domingos, Nuno; Overhoff Ferreira, Carolin; Pellerin, Agnès; Carmo Piçarra, Maria do; Schefer, Raquel; Deniz Silva, Manuel. "Fictions (post-)coloniales dans le cinéma portugais". (2021): http://hdl.handle.net/10451/51362.
    10.4000/perspective.22749
  15. Schefer, Raquel. "Materialidade e Materialismo em Scenes from the Class Struggle in Portugal (1977-79), de Robert Kramer e Philip Spinelli". (2021): https://doi.org/10.14591/aniki.v8n2.791.
    https://doi.org/10.14591/aniki.v8n2.791
  16. Schefer, Raquel; Boieiro, Catarina. "Entrevista a Nataša Petrešin-Bachelez, curadora interdependente". (2021): https://doi.org/10.14591/aniki.v8n1.753.
    https://doi.org/10.14591/aniki.v8n1.753
  17. Basto, Maria-Benedita; Castro, Teresa; Domingos, Nuno; Overhoff Ferreira, Carolin; Pellerin, Agnès; Carmo Piçarra, Maria do; Schefer, Raquel; Deniz Silva, Manuel. "Fictions (post-)coloniales dans le cinéma portugais". (2021): http://hdl.handle.net/10451/51362.
    10.4000/perspective.22749
  18. Schefer, Raquel. "Ver hacia dentro y ver más allá: la luminosa oscuridad cinematográfica de 'Cités de la plaine' (2000), de Robert Kramer". (2021): http://hdl.handle.net/10362/129155.
  19. Schefer, Raquel. "Materialidade e Materialismo em Scenes from the Class Struggle in Portugal (1977-79), de Robert Kramer e Philip Spinelli". (2021): https://doi.org/10.14591/aniki.v8n2.791.
    https://doi.org/10.14591/aniki.v8n2.791
  20. Schefer, Raquel; Boieiro, Catarina. "Entrevista a Nataša Petrešin-Bachelez, curadora interdependente". (2021): https://doi.org/10.14591/aniki.v8n1.753.
    https://doi.org/10.14591/aniki.v8n1.753
  21. Schefer, Raquel. "Ver hacia dentro y ver más allá: la luminosa oscuridad cinematográfica de 'Cités de la plaine' (2000), de Robert Kramer". (2021): http://hdl.handle.net/10362/129155.
  22. Schefer, Raquel. "Materialidade e Materialismo em Scenes from the Class Struggle in Portugal (1977-79), de Robert Kramer e Philip Spinelli". (2021): https://doi.org/10.14591/aniki.v8n2.791.
    https://doi.org/10.14591/aniki.v8n2.791
  23. Basto, Maria-Benedita; Castro, Teresa; Domingos, Nuno; Overhoff Ferreira, Carolin; Pellerin, Agnès; Carmo Piçarra, Maria do; Schefer, Raquel; Deniz Silva, Manuel. "Fictions (post-)coloniales dans le cinéma portugais". (2021): http://hdl.handle.net/10451/51362.
    10.4000/perspective.22749
  24. ""'La Maquisarde'"". "Cahiers du cinéma" 768 (2020): 44-44.
    Publicado
  25. Schefer, Raquel. ""Ruy Duarte de Carvalho’s 'Nelisita': Shifting the Boundaries of Art and Science in Angolan Revolutionary Cinema"". "South African Historical Journal" 72 3 (2020): 405-430. http://dx.doi.org/10.1080/02582473.2020.1836020.
    Publicado • 10.1080/02582473.2020.1836020
  26. ""Miradas en rotación en el cine latinoamericano"". "Artefacto Visual: Revista de Estudios Visuales Latinoamericanos" 8 (2020): 13-38.
    Acesso aberto • Publicado
  27. Schefer, Raquel; Leroy, Alice. ""Sarah Maldoror. Les chants d’ombre"". "Cahiers du cinéma" 766 (2020): 56-67.
    Publicado
  28. Schefer, Raquel. ""A trama do colonial. 'Fordlândia Malaise', de Susana de Sousa Dias"". Esferas 1 16 (2020): 15. http://dx.doi.org/10.31501/esf.v1i16.11141.
    Acesso aberto • Publicado • 10.31501/esf.v1i16.11141
  29. Schefer, Raquel. "'Affiches cubaines. Révolution et cinéma. 1959-2019'. Uma exposição no Museu de Artes Decorativas de Paris". Aniki : Revista Portuguesa da Imagem em Movimento 7 1 (2020): 245-254. http://dx.doi.org/10.14591/aniki.v7n1.658.
    Publicado • 10.14591/aniki.v7n1.658
  30. Schefer, Raquel. "Mal de arquivo". "Obs*" (2020): 52-72. http://hdl.handle.net/10362/110726.
    Acesso aberto • Publicado • https://doi.org/10.15847/obsOBS0001816
  31. Schefer, Raquel. ""Making the 'Xapiri' Dance. Photography and Shamanism in the Exhibition 'Claudia Andujar, The Yanomami Struggle'"". "Necsus. European Journal of Media Studies" (2020): 339-350. http://hdl.handle.net/10362/110728.
    Acesso aberto • Publicado • https://doi.org/10.25969/mediarep/14322
  32. "“'The Laughing Alligator' de Juan Downey (1979), un cinéma endo-cannibale"". "Écrans" 12 (2020): 215-231.
    Publicado
  33. ""Le cinéma révolutionnaire mozambicain et le Nouveau cinéma latino-américain : vers une cartographie historique et esthétique du 'cinéma de Libération'”". "Écrans" 7 (2020): 35-58.
    Publicado
  34. Schefer, Raquel. "'Affiches cubaines. Révolution et cinéma. 1959-2019'. An exhibition at the Museum of Decorative Arts (Paris)". (2020): https://doi.org/10.14591/aniki.v7n1.658.
    https://doi.org/10.14591/aniki.v7n1.658
  35. Schefer, Raquel. "Mal de arquivo". (2020): http://hdl.handle.net/10362/110726.
    https://doi.org/10.15847/obsOBS0001816
  36. Schefer, Raquel. "'Affiches cubaines. Révolution et cinéma. 1959-2019'. An exhibition at the Museum of Decorative Arts (Paris)". (2020): https://doi.org/10.14591/aniki.v7n1.658.
    https://doi.org/10.14591/aniki.v7n1.658
  37. Schefer, Raquel. "Mal de arquivo". (2020): http://hdl.handle.net/10362/110726.
    https://doi.org/10.15847/obsOBS0001816
  38. Schefer, Raquel. "'Affiches cubaines. Révolution et cinéma. 1959-2019'. An exhibition at the Museum of Decorative Arts (Paris)". (2020): https://doi.org/10.14591/aniki.v7n1.658.
    https://doi.org/10.14591/aniki.v7n1.658
  39. Schefer, Raquel. "Mal de arquivo". (2020): http://hdl.handle.net/10362/110726.
    https://doi.org/10.15847/obsOBS0001816
  40. ""Le corps en situation coloniale et postcoloniale dans le cinéma latino-américain : vers une reconstitution sensible de l’histoire"". "La Furia Umana" 36 (2019):
    Publicado
  41. ""Shade and Light. Susana de Sousa Dias’ 'Luz Obscura'"". "Docalogue" (2019): https://docalogue.com/april-luz-obscura/.
    Acesso aberto • Publicado
  42. Schefer, Raquel. "Tania Bruguera: "Hablándole al poder". Uma exposição no Museo Universitario Arte Contemporáneo da Cidade do México". Aniki : Revista Portuguesa da Imagem em Movimento 6 1 (2019): http://dx.doi.org/10.14591/aniki.v6n1.528.
    Publicado • 10.14591/aniki.v6n1.528
  43. Schefer, Raquel. "Tania Bruguera: "Hablándole al poder”. An Exhibition at Museo Universitario Arte Contemporáneo, Mexico City". (2019): https://doi.org/10.14591/aniki.v6n1.528.
    https://doi.org/10.14591/aniki.v6n1.528
  44. Schefer, Raquel. "Tania Bruguera: "Hablándole al poder”. An Exhibition at Museo Universitario Arte Contemporáneo, Mexico City". (2019): https://doi.org/10.14591/aniki.v6n1.528.
    https://doi.org/10.14591/aniki.v6n1.528
  45. Schefer, Raquel. "Tania Bruguera: "Hablándole al poder”. An Exhibition at Museo Universitario Arte Contemporáneo, Mexico City". (2019): https://doi.org/10.14591/aniki.v6n1.528.
    https://doi.org/10.14591/aniki.v6n1.528
  46. Schefer, Raquel. ""Ruy Guerra’s Mueda, Memória e Massacre: The missing images"". "Journal of African Cinemas" 10 3 (2018): 205-223. http://dx.doi.org/10.1386/jac.10.3.205_1.
    Publicado • 10.1386/jac.10.3.205_1
  47. ""The Lived Cinema of Robert Kramer: Politics and Subjectivity"". "La Furia Umana" 35 (2018): http://www.lafuriaumana.it/index.php/68-archive/lfu-35/857-raquel-schefer-the-lived-cinema-of-robert-kramer-politics-and-subjectivity.
    Publicado
  48. "“'Sin la cámara, con nuestros cuerpos': el cine de Robert Kramer, un ensayo sobre el amor"". "Arkadin: Estudios sobre Cine y Artes Audiovisuales" 7 (2018): 19-32.
    Acesso aberto • Publicado
  49. ""The Return of the Newsreel (2011-2016) in Contemporary Cinematic Representations of the Political Event"". "Comparat/ive Cinema" (2017): 61-70.
    Acesso aberto • Publicado
  50. ""A forma-acontecimento"". "Revista Latinoamericana de Estudios Althusserianos" (2017):
    Acesso aberto • Publicado
  51. Schefer, Raquel. "Mueda, Memória e Massacre by Ruy Guerra and the cultural forms of the Makonde Plateau". Comunicação e Sociedade 29 (2016): 53-77. http://dx.doi.org/10.17231/comsoc.29(2016).2409.
    Acesso aberto • 10.17231/comsoc.29(2016).2409
  52. Schefer, Raquel. ""(R)evoluções e Transições Revisitadas - O Fim do Império Colonial Português em Representações Cinematográficas da Lusofonia (1974-2014)"". "Aniki: Revista Portuguesa da Imagem em Movimento" 3 1 (2016): 158-164. http://aim.org.pt/ojs/index.php/revista/article/view/211.
    Acesso aberto • Publicado • 10.14591/aniki.v3n1.211
  53. Sampaio, Sofia; Schefer, Raquel; Blank, Thaís. "Filmes utilitários, amadores, órfãos e efémeros: repensando o cinema a partir dos “outros filmes”". (2016): http://aim.org.pt/ojs/index.php/revista/article/view/263.
    10.14591/aniki.v3n2.263
  54. Schefer, Raquel. "Mueda, Memória e Massacre by Ruy Guerra and the cultural forms of the Makonde Plateau". (2016): https://doi.org/10.17231/comsoc.29(2016).2409.
    10.17231/comsoc.29(2016).2409,title
  55. Schefer, Raquel. "Mueda, Memória e Massacre, de Ruy Guerra, o projeto cinematográfico moçambicano e as formas culturais do Planalto de Mueda". (2016): https://doi.org/10.17231/comsoc.29(2016).2408.
    10.17231/comsoc.29(2016).2408,title
  56. Sampaio, Sofia; Schefer, Raquel; Blank, Thaís. "Filmes utilitários, amadores, órfãos e efémeros: repensando o cinema a partir dos “outros filmes”". (2016): https://doi.org/10.14591/aniki.v3n2.263.
    https://doi.org/10.14591/aniki.v3n2.263
  57. Schefer, Raquel. "(R)evoluções e Transições Revisitadas - O Fim do Império Colonial Português em Representações Cinematográficas da Lusofonia (1974-2014)". (2016): https://doi.org/10.14591/aniki.v3n1.211.
    https://doi.org/10.14591/aniki.v3n1.211
  58. Schefer, Raquel. "Mueda, Memória e Massacre by Ruy Guerra and the cultural forms of the Makonde Plateau". (2016): https://doi.org/10.17231/comsoc.29(2016).2409.
    10.17231/comsoc.29(2016).2409,title
  59. Sampaio, Sofia; Schefer, Raquel; Blank, Thaís. "Filmes utilitários, amadores, órfãos e efémeros: repensando o cinema a partir dos “outros filmes”". (2016): https://doi.org/10.14591/aniki.v3n2.263.
    https://doi.org/10.14591/aniki.v3n2.263
  60. Schefer, Raquel. "(R)evoluções e Transições Revisitadas - O Fim do Império Colonial Português em Representações Cinematográficas da Lusofonia (1974-2014)". (2016): https://doi.org/10.14591/aniki.v3n1.211.
    https://doi.org/10.14591/aniki.v3n1.211
  61. Schefer, Raquel. "Mueda, Memória e Massacre, de Ruy Guerra, o projeto cinematográfico moçambicano e as formas culturais do Planalto de Mueda". (2016): https://doi.org/10.17231/comsoc.29(2016).2408.
    10.17231/comsoc.29(2016).2408,title
  62. Sampaio, Sofia; Schefer, Raquel; Blank, Thaís. "Filmes utilitários, amadores, órfãos e efémeros: repensando o cinema a partir dos “outros filmes”". (2016): https://doi.org/10.14591/aniki.v3n2.263.
    https://doi.org/10.14591/aniki.v3n2.263
  63. Schefer, Raquel. "Mueda, Memória e Massacre by Ruy Guerra and the cultural forms of the Makonde Plateau". (2016): https://doi.org/10.17231/comsoc.29(2016).2409.
    10.17231/comsoc.29(2016).2409,title
  64. Schefer, Raquel. "(R)evoluções e Transições Revisitadas - O Fim do Império Colonial Português em Representações Cinematográficas da Lusofonia (1974-2014)". (2016): https://doi.org/10.14591/aniki.v3n1.211.
    https://doi.org/10.14591/aniki.v3n1.211
  65. Schefer, Raquel. "Mueda, Memória e Massacre, de Ruy Guerra, o projeto cinematográfico moçambicano e as formas culturais do Planalto de Mueda". (2016): https://doi.org/10.17231/comsoc.29(2016).2408.
    10.17231/comsoc.29(2016).2408,title
  66. Schefer, Raquel. "Visible Evidence". Aniki : Revista Portuguesa da Imagem em Movimento 1 1 (2014): 158-164. http://dx.doi.org/10.14591/aniki.v1n1.45.
    Acesso aberto • Publicado • 10.14591/aniki.v1n1.45
  67. Schefer, Raquel. "Visible Evidence". (2014): https://doi.org/10.14591/aniki.v1n1.45.
    https://doi.org/10.14591/aniki.v1n1.45
  68. Schefer, Raquel. "Visible Evidence". (2014): https://doi.org/10.14591/aniki.v1n1.45.
    https://doi.org/10.14591/aniki.v1n1.45
  69. Schefer, Raquel. "Visible Evidence". (2014): https://doi.org/10.14591/aniki.v1n1.45.
    https://doi.org/10.14591/aniki.v1n1.45
  70. Schefer (Université de la Sorbonne-Paris 3), Dndª. Raquel. "O nascimento da ficção". Poiésis - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação 5 9 (2012): 260-279. http://dx.doi.org/10.19177/prppge.v5e92012260-279.
    Publicado • 10.19177/prppge.v5e92012260-279
  71. Schefer (Université de la Sorbonne-Paris 3), Dndª. Raquel. "El nacimiento de la ficción". (2012): https://doi.org/10.19177/prppge.v5e92012260-279.
    https://doi.org/10.19177/prppge.v5e92012260-279
  72. Schefer (Université de la Sorbonne-Paris 3), Dndª. Raquel. "El nacimiento de la ficción". (2012): https://doi.org/10.19177/prppge.v5e92012260-279.
    https://doi.org/10.19177/prppge.v5e92012260-279
  73. Schefer (Université de la Sorbonne-Paris 3), Dndª. Raquel. "El nacimiento de la ficción". (2012): https://doi.org/10.19177/prppge.v5e92012260-279.
    https://doi.org/10.19177/prppge.v5e92012260-279
Capítulo de livro
  1. ""The Representation of Ritual and Cinema as a Ritual in Revolutionary Mozambique: Ruy Guerra’s 'Mueda, Memória e Massacre'”". In "Contemporary Lusophone African Film. Transnational Communities and Alternative Modernities", editado por Livia Apa; Paulo de Medeiros, 145-158. Londres, Reino Unido: Routledge, 2021.
    Publicado
  2. ""Filipa César, les formes du politique et la politique des formes"". In "ALL I WANT : Les femmes artistes portugaises des XXe et XXIe siècles", 290-297. Bruxelas, Bélgica: Centre de création contemporaine Olivier Debré and Calouste Gulbenkian Foundation, 2021.
    Publicado
  3. ""Lettre à une communauté brûlante"". In "Les frontières brûlent : Nicolas Klotz et Elisabeth Perceval", editado por Robert Bonamy; Sandrine Bonamy, 158-169. Cherbourg, França: Arte Éditions and de l'incidence éditeur, 2021.
    Publicado
  4. ""Welket Bungué: The Aesthetics, Politics, and Epistemology of Self-Representation"". In "Atlantica: Contemporary Art from Cabo Verde, Guinea Bissau, São Tomé and Príncipe and their Diasporas", editado por César Schofield Cardoso; Mónica de Miranda, 55-60. Lisboa, Portugal: Hangar - Centro de Investigação Artística, 2021.
    Publicado
  5. ""'Brandos Costumes'. 'Como um espelho', mas além do reflexo: a Revolução prefigurada e o arquivo sensível do fascismo"". In "Catálogo 3.ª Mostra (Re)Descobrir o (Novo) Cinema Português", editado por Paulo Cunha, 33-37. Coimbra, Portugal: Caminhos do Cinema Português, 2021.
    Publicado
  6. "“'Maranhão 66' (1966), de Glauber Rocha. El newsreel y sus dinámicas formales"". In "El cine documental. Una encrucijada estética y política. Inquisiciones contemporáneas al sistema audiovisual", editado por Javier Campo; Tomás Crowder Taraborrelli; Clara Garavelli; Pablo Piedras; Kristi Wilson, 93-106. Buenos Aires, Argentina: Prometeo, 2020.
    Publicado
  7. ""Maimuna Adam, or the Aesthetics of Diaspora"". In "Atlantica: Contemporary Art from Mozambique and its Diaspora", 23-28. Lisboa, Portugal: Hangar Edições, 2020.
    Publicado
  8. "“'Mueda, spomin in pokol' Ruya Guerre, lm-dogodek"". In "Podoba-upor militantni dokumentarec na bojišcih maja '68", 55-69. Liubliana, Eslovénia: Slovenian Cinematheque, 2019.
    Publicado
  9. ""'Mueda, Memória e Massacre', de Ruy Guerra: revoluções e rotações"". In "Suspended spaces 4 — A partilha dos esquecimentos", 160-171. Lisboa, Portugal: Sistema Solar, 2018.
    Publicado
  10. ""Palimpsestic Images in the Work of Keyezua"". In "Atlantica: Contemporary Art from Angola and its Diaspora", 98-108. Lisboa, Portugal: Hangar Edições, 2018.
    Publicado
  11. "“O cinema analítico de Jonathan Perel”". In "Imagens em disputa. Cinema, vídeo, fotografia e monumento em tempo de ditaduras", editado por Andréa França; Tatiana Siciliano; Patrícia Machado, 117-132. Rio de Janeiro, Brasil: 7Letras, 2018.
    Publicado
  12. ""Ficções de libertação: 'O Vento sopra do norte', de José Cardoso (1987)"". In "A Colecção Colonial da Cinemateca. Campo, contracampo, fora-de-campo", editado por Maria do Carmo Piçarra, 178-191. Poejinhos, Portugal: Cine Clube de Viseu, Aleph - Rede de acção e investigação crítica da imagem colonial, 2018.
    Publicado
  13. ""Between the visible and the invisible: 'Mueda, Memória e Massacre' by Ruy Guerra and the cultural forms of the Makonde Plateau"". In "(Re)imagining African Independence. Film, Visual Arts and the Fall of the Portuguese Empire", editado por Maria do Carmo Piçarra; Teresa Castro, 47-64. Oxford, Reino Unido: Peter Lang, 2017.
    Publicado
  14. "“'Ici je ne suis jamais venu'. La fonction du remploi d’archives familiales et d’autres types de remploi dans l’élaboration d’une 'contre-histoire' du colonialisme tardif portugais"". In "L’Archive sensible", editado por Maria-Benedita Basto; David Marcilhacy, 91-100. Paris, França: Université Paris 4, 2017.
    Publicado
  15. ""Reconstitutions / Autour de 'Mueda, Memória e Massacre” de Ruy Guerra. Article commenté"". In "36 Short Stories", editado por Mélanie Bouteloup; Garance Malivel, 113-119. Paris, França: Bétonsalon and Les éditions Beaux-arts, 2017.
    Publicado
  16. ""The Birth of fiction: On 'Mueda, Memória e Massacre,' by Ruy Guerra".". In "Africa's Lost Classics: New Histories of African Cinema", editado por David Murphy; Lizelle Bisschoff, 168-173. Oxford, Reino Unido: Maney Publishing, 2014.
    Publicado
Edição de número de revista
  1. Schefer, Raquel; Angela Pryston; Paul Grant. ""Post/de/anti Colonial Cinema. Special Report"". "La Furia Umana" 41 (2021): http://www.lafuriaumana.it/index.php/75-archive/lfu-41.
    Publicado • Co-editor
  2. Schefer, Raquel; Benjamin Léon; Mickaël-Robert Gonçalves. "“Cinema and Revolution in Portugal”". "La Furia Umana" 39 (2020): http://www.lafuriaumana.it/index.php/73-archive/lfu-39.
    Publicado • Co-editor
  3. ""Robert Kramer"". "La Furia Umana" 35 (2018): http://www.lafuriaumana.it/index.php/68-archive/lfu-35.
    Publicado • Editor
  4. Schefer, Raquel; Victor Guimarães. ""Cinema and Theatre Today"". "La Furia Umana" 32 (2017): http://www.lafuriaumana.it/index.php/archives/65-lfu-32.
    Publicado • Co-editor
  5. "“Sylvain George”". "La Furia Umana" 31 (2017): http://www.lafuriaumana.it/index.php/archives/64-lfu-31.
    Publicado • Editor
  6. Sampaio, Sofia; Schefer, Raquel; Blank, Thaís. "Special Issue 'Other Films'/ Dossier temático 'Outros Filmes'". Aniki: Revista Portuguesa da Imagem em Movimento 3 2 (2016): https://aim.org.pt/ojs/index.php/revista/issue/view/13.
    Publicado
  7. Basto, Maria-Benedita; Schefer, Raquel; Léon, Benjamin; Robert-Gonçalves, Mickaël. "Ruy Guerra une pensée en images". La Furia Umana. online multilingual quarterly of theory and history of cinema 30 (2016): http://www.lafuriaumana.it..
    Publicado
Livro
  1. "El Autorretrato en el Documental: Figuras, Máquinas, Imágenes". Buenos Aires, Argentina: Ediciones Universidad del Cine. 2008.
    Publicado
Manual
  1. "’48’. Susana de Sousa Dias". Lisboa, Portugal: Plano Nacional de Cinema. 2022.
    Em revisão
Revisão de livro
  1. Schefer, Raquel. "Making the ‘Xapiri’ Dance". http://hdl.handle.net/10362/110728.
    https://doi.org/10.25969/mediarep/14322
  2. Schefer, Raquel. "Making the ‘Xapiri’ Dance". http://hdl.handle.net/10362/110728.
    https://doi.org/10.25969/mediarep/14322
  3. Schefer, Raquel. "Making the ‘Xapiri’ Dance". http://hdl.handle.net/10362/110728.
    https://doi.org/10.25969/mediarep/14322

Artística / Interpretação

Arte visual
  1. Raquel Schefer. "Avó (Muidumbe)" (film).
  2. Schefer, Raquel. "Nshajo (O Jogo)" (film).
Exposição artística
  1. "Generalized Visual Resistance. Photobooks and Liberation Movements: Angola, Mozambique, Guinea-Bissau and Cape Verde”. 2021.
  2. "Seeing Being Seen" (Series of Film Screenings). 2020.

Outros

Outra produção
  1. Arte e cultura visual, Nº2 (Dez.2021). ARTE E CULTURA VISUAL é uma revista do Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes (CIEBA), com a periodicidade de um número anual, a sair no final de cada ano. O âmbito a que se dedica é, como o título faz antever, as artes plásticas e a cultura visual, procurando um discurso reflexivo, diverso, actual, problematizante e orgânico, que permita conferir enfoque aos dispositivos da arte e das. 2021. Nogueira, Isabel; Santos, David; Soares, Ana Isabel; Schefer, Raquel; Dias, Fernando; Pinto, Paula; Coutinho, Liliana. http://hdl.handle.net/10451/50404.
  2. Arte e cultura visual, Nº2 (Dez.2021). ARTE E CULTURA VISUAL é uma revista do Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes (CIEBA), com a periodicidade de um número anual, a sair no final de cada ano. O âmbito a que se dedica é, como o título faz antever, as artes plásticas e a cultura visual, procurando um discurso reflexivo, diverso, actual, problematizante e orgânico, que permita conferir enfoque aos dispositivos da arte e das. 2021. Nogueira, Isabel; Santos, David; Soares, Ana Isabel; Schefer, Raquel; Dias, Fernando; Pinto, Paula; Coutinho, Liliana. http://hdl.handle.net/10451/50404.
  3. Arte e cultura visual, Nº2 (Dez.2021). ARTE E CULTURA VISUAL é uma revista do Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes (CIEBA), com a periodicidade de um número anual, a sair no final de cada ano. O âmbito a que se dedica é, como o título faz antever, as artes plásticas e a cultura visual, procurando um discurso reflexivo, diverso, actual, problematizante e orgânico, que permita conferir enfoque aos dispositivos da arte e das. 2021. Nogueira, Isabel; Santos, David; Soares, Ana Isabel; Schefer, Raquel; Dias, Fernando; Pinto, Paula; Coutinho, Liliana. http://hdl.handle.net/10451/50404.
  4. On making choices: some thoughts on an ethnographic film screening. See note 1 of the article: "This paper was written by four authors as a multi-vocal collaborative exercise that resulted from our experience as members of the jury of the ethnographic film screening that the Portuguese Anthropological Association (APA) organised in 2016. However, given the conference regulations, which establishes a maximum of three authors per paper, we have collectively decided. 2017. Sampaio, Sofia; Martins, Humberto; Schefer, Raquel; Salgado, Ricardo Seiça. http://hdl.handle.net/1822/56589.
  5. On making choices: some thoughts on an ethnographic film screening. See note 1 of the article: "This paper was written by four authors as a multi-vocal collaborative exercise that resulted from our experience as members of the jury of the ethnographic film screening that the Portuguese Anthropological Association (APA) organised in 2016. However, given the conference regulations, which establishes a maximum of three authors per paper, we have collectively decided. 2017. Sampaio, Sofia; Martins, Humberto; Schefer, Raquel; Salgado, Ricardo Seiça. http://hdl.handle.net/1822/56589.
  6. On making choices: some thoughts on an ethnographic film screening. See note 1 of the article: "This paper was written by four authors as a multi-vocal collaborative exercise that resulted from our experience as members of the jury of the ethnographic film screening that the Portuguese Anthropological Association (APA) organised in 2016. However, given the conference regulations, which establishes a maximum of three authors per paper, we have collectively decided. 2017. Sampaio, Sofia; Martins, Humberto; Schefer, Raquel; Salgado, Ricardo Seiça. http://hdl.handle.net/1822/56589.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2022/01/28 "Le déplacement des 'images-archives' de la modernité et de la colonialité dans l’oeuvre de Chantal Akerman : une conception politique du paysage" "The Affective Interiors of Chantal Akerman: Aesthetic Passages – Films and Installations"
University of Chicago in Paris, Centre Georges Pompidou, Université Sorbonne Nouvelle (Paris, França)
2021/12/15 "Documentary and the Crisis of Representation: from Co-Representation to Intervisual, and Inter-Epistemological Film Practices" Visible Evidence Seminar
Goethe-Universität Frankfurt am Main (Frankfurt, Alemanha)
2021/09/29 "Sarah Maldoror, la intención poética” Coloquio Arte, Imagen y Sonido
Universidad Autónoma de Aguascalientes (Aguascalientes, México)
2021/09/28 "Acercamientos Post/descoloniales al cine” Coloquio Arte, Imagen y Sonido
Universidad Autónoma de Aguascalientes ( (Aguascalientes, México)
2021/06/11 “'Becoming'-Peasant. Communitarianism and Transition from Representation to Co-Representation in the Work of Shinsuke Ogawa and Ogawa Productions (Ogawa Pro)" The European Network for Cinema and Media Studies (NECS) 2020 Conference
Università degli Studi di Palermo (Palermo, Itália)
2021/05/29 "A função do reemprego de arquivos e da reconstituição sensível na elaboração de uma contra-história do colonialismo português tardio” Conferência "Encontro(s) de mulheres nas descolonizações: modos de ver e saber"
Hangar - Centro de Investigação Artística e Museu do Aljube (Lisboa, Portugal)
2021/05/05 "La mirada de las imágenes: crítica de la modernidad, inter-visualidad e inter-epistemología en el cine de Ana Vaz" "Ecologías de la imagen en movimiento. Seminar of Film Studies
Cultural Center of Spain in Mexico (Cidade do México, México)
2021/05/05 "'Une intense luminosité tremblante”' Cinéma et chamanisme chez, avec et par les Yanomami" International Conference "Sommeils de cinéma"
Université Paris 1 Panthéon Sorbonne (Paris, França)
2020/12/10 "Regards croisés selon une perspective intersectionnelle : le collectif mexicain Los Ingrávidos" International Conference " Journée d’études « Intervenir en collectif : Utopies artistiques et réalités genrées"
Université Grenoble Alpes (Grenoble, França)
2020/09/02 "On Film Criticism" Film Criticism Seminar
Cultural Center of Spain in Mexico (Cidade do México, México)
2020/03/12 "Rethinking Film Criticism" Forum of Criticism
International Film Festival of the National Autonomous University of México (Cidade do México, México)
2019/12/09 “'Mal d’archive’ : une approche à l’archive anticoloniale mozambicaine à partir de l’œuvre de Ruy Guerra" International Conference "Régimes de vérité dans les aires lusophones"
Université Paris Sorbonne – Paris 4 (Paris, França)
2019/12/04 "Making Visible the Invisible: Reflections on the Process of Production of my Film 'Avó (Muidumbe)' (2009)" International Conference "Contemporary Portuguese Image and Censorship"
King's College (Londres, Reino Unido)
2019/07/27 "From Otavalo to Los Angeles: “Ethno-co-biography” in 'Zulay, Facing the 21st Century (Jorge Prelorán, Mabel Prelorán, and Zulay Saravino, 1992)" Visible Evidence Seminar
University of Southern California (Los Angeles, Estados Unidos)
2019/05/11 "New Tendencies of Documentary Cinema" Encontros do Cinema de Viana Film Festival
Encontros do Cinema de Viana Film Festival (Viana do Castelo, Portugal)
2019/04/13 "A Comparative Study of the Cinema of Liberation in Angola and Mozambique" International Conference "Liberation beyond the Nation: Comparisons, Interactions and Methodologies"
University of Oxford and University of the Western Cape (Cape Town, África do Sul)
2018/03/03 "Poetics of Film Language: Experimental Cinema in Portugal" International Conference "Visual Symphony. Cinema and Music in Ana Hatherly’s Life"
University of California, Berkeley (Berkeley, Estados Unidos)
2017/08/08 "New Perspectives on Contemporary Documentary Cinema" I Symposium on Cinema and Audiovisual
Universidad Nacional del Centro de la Provincia de Buenos Aires (Tandil, Argentina)
2017/08/05 "The Newsreel as a Political Film Form and its Formal Dynamics" Visible Evidence Seminar
Universidad Nacional de Tres de Febrero (Buenos Aires, Argentina)
2016/11/10 "On Self-Portrait in Documentary" Forum Art, Cinema and Audiovisual
Universidade Federal de Santa Maria (Santa Maria, Brasil)
2015/08/22 “'The way forward is the way back'. Colonial and anti-colonial archives: the historiographic operation as a film praxis" Visible Evidence Seminar
Ryerson University (Toronto, Canadá)
2013/08/18 "Raised hands. The representation of the political event in contemporary non-fiction film" Visible Evidence Seminar
University of Stockholm (Estocolmo, Suécia)
2011/08/12 "Birth of an Image" Visible Evidence Seminar
New York University (Nova Iorque, Estados Unidos)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2020/09/01 - Atual "The Notions of 'Delayed Time' and 'Transmitter-Receiver Narrative Pact' as Reflexive Tools for the Construction of a Cinematographic Essay Based on Family Video Letters"
Coorientador de Melina Wazhima Monné
Doutoramento em Artes Performativas e da Imagem em Movimento (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2012/09/01 - Atual "Politics of Fear: Technical Images of the Body in Armed Conflicts"
Orientador de María Belén Santillán
Master in Communication Design (Mestrado)
Universidad de Buenos Aires, Argentina
2021/06/01 - 2022/02/15 "Constructions of the Gaze: Contrasts between Representations of Black African and White European Women in Fiction and Non-Fiction Colonial Films about Equatorial Guinea"
Orientador de Mariana Queen Nwabasili
Master in Curating Studies (Mestrado)
Elías Querejeta Zine Eskola, Espanha
2018/01/15 - 2022/02/14 "Back and Forth: the Scene of Experimental Appropriation Cinema in Mexico (1998-2018)"
Coorientador de Daniel Valdez Puertos
PhD in Art History (Doutoramento)
Universidad Nacional Autónoma de México, México
2018/09/15 - 2020/09/14 "'Silent Clamor': Ruin and Rebirth of the Oppressed in Pedro Costa's 'Casa de Lava' (1995)"
Coorientador de Lucrecia Arcos Alcaraz
Master in Art History (Mestrado)
Consorcio Universidad Nacional Autonoma de Mexico, México
2017/02/01 - 2017/09/12 "Between Memory and Imaginary: Albertina Carri's 'Los Rubios' and Petra Costa's 'Elena' (2012)"
Coorientador de Osyeiny Montero
Master in Artistic Creation: Film Studies (Mestrado)
Université Grenoble Alpes, França

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2019/06/05 - 2019/06/05 Series of talks "Agora: Contemporary Cultural Practices," Calouste Gulbenkian Foundation, Paris. (2019/06/05 - 2019/06/05)
Simpósio (Coorganizador)
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
2018/12/04 - 2018/12/08 Event “African and Afro-Diasporic Cultural Production” (talks, screenings, artistic interventions). (2018/12/04 - 2018/12/08)
Outro (Coorganizador)
Universidade de Lisboa Centro de Estudos Comparatistas, Portugal
2018/12/03 - 2018/12/05 International conference and film screenings "On Landscape and Cinema." (2018/12/03 - 2018/12/05)
Conferência (Coorganizador)
Universidade de Lisboa Centro de Estudos Comparatistas, Portugal
2018/04/04 - 2018/04/06 International Conference and film screenings "Abyssal Colonial," Calouste Gulbenkian Foundation, Paris. (2018/04/04 - 2018/04/06)
Conferência (Coorganizador)
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
2015/10/07 - 2015/10/09 International Conference and film screenings "Ruy Guerra and the Critical Thinking of Images." (2015/10/07 - 2015/10/09)
Conferência (Coorganizador)
Université Sorbonne Nouvelle-Paris 3, França

Sorbonne Université, França
2014/03/10 - 2014/03/12 International conference and film screenings "Revolution and Cinema: the Portuguese Example." (2014/03/10 - 2014/03/12)
Conferência (Coorganizador)
Université Sorbonne Nouvelle-Paris 3, França

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2020/12/11 "Expressions of Memory: Possibilities and Challenges of Audio-Visual Archiving"
Arguente principal
Lucas Campacci (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2020/10/22 "The Organic Screen. A Visual Study"
Arguente principal
Anna Clara Cosentino (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2019/01/28 "Images of Horror in Contemporary Cinema. From the Unrepresentable to Borderline Images in Documentary"
Arguente
Bruno Hachero Hernández (Doutoramento)
Universitat Pompeu Fabra, Espanha

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2019 - 2019 Scientific expertise for Smart Culture – Arts and Culture Programme 2019, The Netherlands Organisation for Scientific Research, Dutch Research Council.
Especialista

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2021/09/10 - Atual Colonial and Postcolonial History and Memory Seen through the Prism of a Cinematographic Reflection Engineering (Licence) École Nationale Supérieure de Techniques Avancées, França
2021/05/24 - Atual New Film Geographies: Anti-, Post- and Decolonial Approaches to Cinema Master in Film Studies (Master) Elías Querejeta Zine Eskola, Espanha
2020/01/10 - Atual Anticolonial and Postcolonial Cinemas BA in Film Studies (Licence) Université Sorbonne Nouvelle-Paris 3, França
2020/01/10 - Atual History of Film Forms - Circular Camera Movements (Tracking and Panning Shots) and their Aesthetic, Political and Epistemic Dimension BA in Film Studies (Licence) Université Sorbonne Nouvelle-Paris 3, França
2020/01/10 - Atual African Modernisms BA in Film Studies (Licence) Université Sorbonne Nouvelle-Paris 3, França
2018/08/01 - 2018/12/15 History of World Cinema BA in Film Studies (Licence) Universidad de la Comunicación, México
2018/08/01 - 2018/12/15 Film Culture BA in Film Studies (Licence) Universidad de la Comunicación, México
2017/02/01 - 2017/06/30 Pedagogy of Cinema BA in Film Studies (Licence) Université Grenoble Alpes, França
2017/02/01 - 2017/06/30 Performance Analysis (Film) BA in Performative Arts (Licence) Université Grenoble Alpes, França
2017/02/01 - 2017/06/30 Sociology of Film BA in Film Studies (Licence) Université Grenoble Alpes, França
2016/09/10 - 2017/01/31 Film Theories BA in Film Studies (Licence) Université Grenoble Alpes, França
2016/09/10 - 2017/01/31 Reflexive Writing Workshop Master in Artistic Creation - Film Studies (Master) Université Grenoble Alpes, França
2016/09/10 - 2017/01/31 Cinema and other Arts BA in Film Studies (Licence) Université Grenoble Alpes, França
2016/09/10 - 2017/01/31 Film and Performative Arts BA in Performative Arts (Licence) Université Grenoble Alpes, França
2016/09/10 - 2017/01/30 History of Cinema: 1960-1990 BA in Performative Arts (Licence) Université Grenoble Alpes, França
2016/02/01 - 2016/06/30 History of Cinema - IV BA in Film Studies (Licence) Université Gustave Eiffel, França
2016/02/01 - 2016/06/30 Film Analysis BA in Film Studies (Licence) Université Gustave Eiffel, França
2015/01/12 - 2016/06/30 History of Film Forms - Archival Appropriation BA in Film Studies (Licence) Université Sorbonne Nouvelle-Paris 3, França
2015/09/15 - 2016/01/31 History of Cinema - III BA in Film Studies (Licence) Université Gustave Eiffel, França
2015/01/16 - 2015/06/30 Contemporary Portugal BA in Portuguese Studies (Licence) Université de Rennes 2, França
2015/01/16 - 2015/06/30 Intercultural Relationships BA in Portuguese Studies (Licence) Université de Rennes 2, França
2006/03/20 - 2006/12/16 Screenplay Screenplay (Guión) (Master) Universidad del Cine, Argentina

Expedição científica

Descrição da atividade Instituição / Organização
2017/09/28 - 2018/03/28 Development of the research project "“L.A. Rebellion”: Modernism and Primitivism of a Minor Cinema". University of California Los Angeles, Estados Unidos

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2021/05/02 - 2021/07/15 Associate evaluator of the competitive exam to enter the Louis-Lumière National Superior School. Ecole nationale supérieure Louis-Lumière, França
2020/05/15 - 2020/07/10 Associate evaluator of the competitive exam to enter the Louis-Lumière National Superior School. Ecole nationale supérieure Louis-Lumière, França
Distinções

Prémio

2019 Laureate of the Research and Creation Support Programme
Institut pour la Photographie, França
2016 Dissertation Award of the Society of Africanists (short-listed)
Société des africanistes, França
2010 Award for the Best Film in Competition
FUSO - Anual de Videoarte Internacional de Lisboa, Portugal

Outra distinção

2020 Support for the Visibility of Portuguese Artistic Creation in France
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
2020 Grant for innovative projects of artistic creation in film directing
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
2017 Post-doctoral Grant
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
2016 Support for the participation in international conferences
Institut National d'Histoire de l'Art, França
2016 Support for International Promotion – Cinema
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
2013 Flaherty Fellowship
Flaherty Seminar, Estados Unidos
2009 Doctoral Grant
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
2007 Berlinale Talent Campus - Alumnus
Berlinale - Festival de Cinema de Berlim, Alemanha
2001 Erasmus Grant