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OLIVIA DA CONCEIÇÃO ANDRADE DE CARVALHO. Completed her PhD in Psychology in 2017/07/10 at the Camilo José Cela University, and her Post-Doctorate in Human Rights in 2023 at the Salamanca University. Published 18 articles in journals, along with 8 book chapters and 2 books. She has supervised 18 MSc dissertations and co-supervised 2 other. Here most frequent research topics include: Positive parenting; Parental education; Inclusive education; Mother-child bonding; Dyadic relationship; Human rights; Gender equality; Sustainability; Early intervention; Special education; Educational policies; Mindfulness; Asperger's syndrome; Inclusive school; Children's rights; School-family relationship; Academic success-failure; Parent engagement in schools; Development contexts; Pre-school education; Development contexts; Distance learning; Family-centered practices; Well-being; Autism spectrum disorder.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
OLIVIA DA CONCEIÇÃO ANDRADE DE CARVALHO

Nomes de citação

  • CARVALHO, OLIVIA
  • Carvalho, O.

Identificadores de autor

Ciência ID
FA19-7B5C-E2F3
ORCID iD
0000-0002-6968-5277

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Psicologia

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2021 - 2023
Concluído
Post-doctorate in HUMAN RIGHTS (Postgraduate Certificate)
Especialização em HUMAN RIGHTS
UNIVERSIDADE DE SALAMANCA , Espanha
APPROVED
2017/07/10
Concluído
PSYCHOLOGY (Doutoramento)
UNIVERSIDADE CAMILO JOSÉ CELA, Espanha
"DISEÑO Y VALIDACIÓN PSICOMÉTRICA DEL CUESTIONARIO DE COMPETENCIAS PROFESIONALES PARA LA INTERVENCIÓN EN LA PARENTALIDAD " (TESE/DISSERTAÇÃO)
Sobresaliente cum laude
2000/10/01 - 2003/02/28
Concluído
MASTERS IN DEVELOPMENTAL PSYCHOLOGY AND EARLY INTERVENTION (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização))
Especialização em DEVELOPMENTAL PSYCHOLOGY AND EARLY INTERVENTION
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Muito Bom
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2017 - 2024 Investigador (Investigação) Centro de Estudos da População Economia e Sociedade, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2018 - 2024/08/31 Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Europeu de Estudos Superiores, Portugal
2004/09/01 - 2024 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2019/01/01 - 2019/12/31 Centro de Estudos da População, Economia e Sociedade
UID/HIS/00021/2019
Centro de Estudos da População Economia e Sociedade, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2019/01/01 - 2019/12/31 IJP - Instituto Jurídico Portucalense
UID/DIR/04112/2019
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2011/01/01 - 2013/12/31 Projecto Estratégico - UI 50 - 2011-2012
PEst-C/PSI/UI0050/2011
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

Universidade do Porto Centro de Psicologia, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Carvalho, Olívia da Conceição; Galinha, Sónia; Teixeira, Isabel. "Intervenção precoce, desenvolvimento, práticas centradas na família, necessidades, criança". 2023.
  2. Lima, Luís Vasco; Carvalho, Olívia da Conceição; Martins, Rosa; Pascoinho, João Carlos. "O perfil da supervisão parental e o desenvolvimento das capacidades locomotoras e manipulativas em idade de creche". 2022.
  3. Carvalho, Olívia da Conceição; Neves, Maria José; Martins, Rosa; Pascoinho, João; Galinha, Sónia. "O contributo da intervenção precoce para o desenvolvimento das crianças com perturbação do espectro do autismo. Da lei à prática". 2022.
  4. Carvalho, Olívia da Conceição; Fernandes, Vera; Paulo, Estrela; Galinha, Sónia. "Da Lei à prática: indicadores para a Inclusão". 2022.
  5. Carvalho, Olívia da Conceição; Galinha, Sónia; Belo, Sónia. "Impacto educacional do confinamento por Covid-19". 2021.
  6. Carvalho, Olívia da Conceição; Galinha, Sónia; Gregório, Ana; Paulo, Estrela. "Importância da colaboração familiar para a inclusão dos alunos na aprendizagem à distância". 2021.
  7. Carvalho, Olívia da Conceição; Galinha, Sónia; Ferreira, Carla; Paulo, Estrela. "Impacto da pandemia na inclusão". 2021.
  8. Carvalho, Olívia da Conceição; Vaz, Aida Sofia; Galinha, Sónia. "A Representação da Escola Inclusiva nos Media: o caso particular da imprensa escrita". 2020.
  9. Carvalho, Olívia da Conceição; Fernandes, Marisa. "Escola inclusiva: Que medidas estão a ser implementadas para o cumprimento do Decreto-Lei nº 54/2018?". 2020.
  10. Carvalho, Olívia da Conceição; Oliveira, Belkis; Vázquez-Justo, Enrique; González Lozano, Maria Pilar. "Formação de profissionais para a promoção da Parentalidade Positiva". 2019.
  11. Martins, Ana; Carvalho, Olívia da Conceição; Pascoinho, João Carlos. "Fatores da escola que influenciam o progresso dos alunos com perturbações do espectro do autismo: Perceções dos professores de um agrupamento de escolas". 2019.
  12. Carvalho, Olívia da Conceição; Pais, Elza. "No caminho para a igualdade e não descriminação: Juntos fazemos melhor". 2019.
  13. Pitta, Ana Catarina; Carvalho, Olívia da Conceição; Pascoinho, João Carlos. "Estudo sobre a perceção dos professores face às politicas de inclusão". 2019.
  14. Guimarães, Sílvia Carla; Carvalho, Olívia da Conceição; Pascoinho, João Carlos. "O efeito de Mindfulness em crianças com Síndrome de Asperger numa Escola Inclusiva: Estudo de caso". 2019.
  15. Martins, Sílvia; Carvalho, Olívia da Conceição; Pascoinho, João Carlos. "Dificuldades sentidas por educadores de infância na referenciação de crianças para a Intervenção Precoce". 2019.
  16. Neto, Arthur Moreira da Silva; Costa-Lobo, Cristina; Carvalho, Olívia da Conceição. "A família e a escola na construção da cidadania". 2019.
  17. Ferreira, Virginia Passos; Carvalho, Olívia da Conceição; Pascoinho, João Carlos. "O papel dos pais na Intervenção Precoce na infância: Implementação de estratégias junto de uma família de risco". 2019.
  18. Oliveira, Íris Martins; Fernandes, Sandra; Abelha, Marta; Fernandes, Sara M.; Carvalho, Olívia da Conceição; Jesus, Paulo Renato; Leite, Jorge; Mesquita, Diana. "Avaliação da docência no Ensino Superior: Contributos para um modelo compreensivo de avaliação do desempenho". 2019.
  19. Carvalho, Olívia da Conceição; Oliveira, Belkis; Vázquez-Justo, Enrique; González Lozano, María Pilar. "Formação de profissionais para a Parentalidade Positiva". 2019.
  20. Vilar, Graça; Carvalho, Olívia da Conceição; Pascoinho, João Carlos. "O papel do profissional de Intervenção Precoce: Expetativas e representações". 2019.
  21. Puga, Guilhermina; Carvalho, Olívia da Conceição; Pascoinho, João Carlos. "Representações do risco infantil na imprensa". 2019.
  22. Bárbara, Carina Santa; Carvalho, Olívia da Conceição; Fuertes, Marina. "Relação entre o transporte corporal e a relação materna". 2019.
  23. Vilar, Graça; Carvalho, Olívia da Conceição; Pascoinho, João Carlos. "O papel do profissional de Intervenção Precoce: Expetativas e representações". 2018.
  24. Oliveira, Íris Martins; Fernandes, Sandra; Abelha, Marta; Fernandes, Sara M.; Carvalho, Olívia da Conceição; Jesus, Paulo Renato; Leite, Jorge; Mesquita, Diana. "Avaliação da docência no Ensino Superior: Contributos para um modelo compreensivo de avaliação do desempenho". 2018.
  25. Martins, Sílvia; Carvalho, Olívia da Conceição; Pascoinho, João Carlos. "Dificuldades sentidas por educadores de infância na referenciação de crianças para a Intervenção Precoce". 2018.
  26. Ferreira, Virginia Passos; Carvalho, Olívia da Conceição; Pascoinho, João Carlos. "O papel dos pais na Intervenção Precoce na infância: Implementação de estratégias junto de uma família de risco". 2018.
  27. Carvalho, Olívia da Conceição; Macedo-Pinto, Isabel. "Vers une parenté positive: Compétences pour le travail avec les parents". 2017.
  28. Carvalho, Sónia de; Alves, Dora Resende; Durão, Natércia; Santos-Pereira, Carla; Tomás, Sérgio; Castilhos, Daniela Serra; Nascimento, Daniela; Matos, André; Carvalho, Olívia da Conceição. "Convenção sobre os Direitos da Criança: Conhecimento e cumprimento: Projecto de investigação". 2017.
Artigo em revista
  1. CARVALHO, OLIVIA; Carvalho, Olivia da Conceição de; Espinho, Helena Ferraz; João, Ricardo Miguel Vieira de São. Autor correspondente: CARVALHO, OLIVIA. "Importância do Modelo de Bronfenbrenner para análise da abordagem inovadora no âmbito dos direitos da criança". Brazilian Journal of Development 10 4 (2024): e68848. http://dx.doi.org/10.34117/bjdv10n4-023.
    Acesso aberto • 10.34117/bjdv10n4-023
  2. Rebelo, Fernanda; Carvalho, Olívia da Conceição; Cabral, Sérgio; Lemos, Vítor. "From human rights to the right to inclusive education". (2023): Rebelo, F., Carvalho, O., Cabral, S., & Lemos, V. (2023). From human rights to the right to inclusive education. Humanities and Rights Global Network Journal, 5(1), 143-176. https://doi.org/10.24861/2675-1038.v5i1.98. Repositório institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/5033.
    10.24861/2675-1038.v5i1.98
  3. Carvalho, Olívia da Conceição; Galinha, Sónia; Pereira, Bárbara Ramos; Coelho, Glória; Machado, Cristina. "Contextos e perspetivas de criação de culturas, políticas e práticas inclusivas". (2022): Carvalho, O. C., Galinha, S. A., Pereira, B. R., Coelho, G., & Machado, C. (2022). Contextos e perspetivas de criação de culturas, políticas e práticas inclusivas. Quaderns d'Animació i Educació Social, (35, Enero 2022), 1-23. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/3887.
  4. Lopes, Erivelton da Silva; Carvalho, Olívia da Conceição. "Dislexia: uma revisão sistemática". (2022): Lopes, E. S., & Carvalho, O. C. (2022). Dislexia: uma revisão sistemática. Conjecturas, 19(1), 2019 [publicado online em 2022]. doi: https://doi.org/10.53660/CONJ-840-F18. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/3993.
    https://doi.org/10.53660/CONJ-840-F18
  5. Carvalho, Olívia da Conceição; Corvo, Dulce; Ortega, Helena; Ramos, Luísa; Rodrigues, Lurdes. "A inclusão de alunos de medidas adicionais durante o período de confinamento Covid-19". (2021): Carvalho, O., Corvo, D., Ortega, H., Ramos, L. & Rodrigues, L. (2021). A inclusão de alunos de medidas adicionais durante o período de confinamento Covid-19. EDUSER: Revista de Educação, 13(1), 2021, pp. 1-22. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/3633.
  6. Carvalho, Olívia da Conceição. "Inclusão, da utopia à realidade; Angola e Portugal em caminhos paralelos". (2021): Carvalho, O. C. (2021). Inclusão, da utopia à realidade; Angola e Portugal em caminhos paralelos [editorial]. Revista Sol Nascente, 10(2), Julho-Dezembro 2021, 1-6. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/3849.
  7. CARVALHO, OLIVIA. "Desarrollo de habilidades en adolescencia en el régimen presencial pre-covid-19 una experiencia educativa.". 1 32 (2020): 122-136. http://hdl.handle.net/11328/3133.
    Publicado
  8. CARVALHO, OLIVIA. "Educação de jovens e adultos: ações de consolidação da agenda Crescer juntos na parentalidade positiva: competências profissionais para a educação parental". ATENA EDITORA (2020): 122-136. http://hdl.handle.net/11328/3134.
  9. Galinha, Sónia; Loureiro, Manuel Joaquim; Carvalho, Olívia da Conceição; Fonseca, Cátia. "Desarrollo de habilidades en adolescencia en el régimen presencial pre-covid-19: una experiencia educativa". (2020): Galinha, S. A., Loureiro, M. J., Carvalho, O., & Fonseca, C. (2020). Desarrollo de habilidades en adolescencia en el régimen presencial pre-covid-19: una experiencia educativa. Quaderns d'animació i educació social, 32, 122-136. Disponível no Repositório UPT em http://hdl.handle.net/11328/3133.
  10. Carvalho, Olívia da Conceição; Costa-Lobo, Cristina; Menezes, José; Oliveira, Belkis; Carvalho, Olivia; Lobo, Cristina Costa; Menezes, Jose. "O valor das práticas de Educação Parental: Visão dos profissionais". Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação 27 104 (2019): 654-684. http://hdl.handle.net/11328/2868.
    10.1590/s0104-40362019002701653
  11. Carvalho, Olívia da Conceição. "Identidade, Cultura e Educação". (2019): http://hdl.handle.net/11328/2869.
  12. Bárbara, Carina Santa; Fuertes, Marina; Carvalho, Olívia da Conceição. "Relação mãe-filho(a) em bebés transportados junto ao peito e em bebés transportados em carrinhos". (2019): Bárbara, C. S., Fuertes, M., & Carvalho, O. (2019). Relação mãe-filho(a) em bebés transportados junto ao peito e em bebés transportados em carrinhos. Psicologia, 33 (1), 55-64. doi: 10.17575/rpsicol.v33i1.143. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/2931.
    10.17575/rpsicol.v33i1.143
  13. Martins, Rosa Manuela Faria; Carvalho, Olívia da Conceição; Pascoinho, João Carlos. "Intervenção precoce: Práticas e representações". (2019): Martins, R., Carvalho, O., & Pascoinho, J. C. (2018). Intervenção precoce: Práticas e representações. Revista Educação Especial, 31(62), 495-512. doi: 10.5902/1984686X. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/2867.
    10.5902/1984686X
  14. Soqueiro, Maria do Carmo; Carvalho, Olívia da Conceição; Martins, Rosa Manuela Faria; Pascoinho, João Carlos. "Necessidades das famílias em processos de Intervenção Precoce: Um estudo com famílias e profissionais". (2019): Soqueiro, M. C., Carvalho, O., Martins, R. M. F., & Pascoinho, J. C. (2017). Necessidades das famílias em processos de Intervenção Precoce: Um estudo com famílias e profissionais. Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial, 4(2), 99-112. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/2864.
  15. CARVALHO, OLIVIA. "O papel do profissional de Intervenção Precoce: Expetativas e representações". (2018): http://hdl.handle.net/11328/2872.
  16. Martins, Rosa Manuela Faria; Carvalho, Olívia da Conceição; Pascoinho, João Carlos. "Intervenção precoce: Práticas e representações". (2018): http://hdl.handle.net/11328/2867.
    10.5902/1984686X
  17. Martins, Rosa; Freitas, Patrícia; Carvalho, Olívia de; Pascoinho, João. "Early intervention: practices and representations". (2018): http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/28819.
  18. CARVALHO, OLIVIA. "A família e a escola na construção da cidadania". (2012): http://hdl.handle.net/11328/2877.
Capítulo de livro
  1. Carvalho, Olívia da Conceição. "El programa y su contribución para la resiliencia empresarial". Editorial Sindéresis, 2023.
  2. Rocha, Eulália Silva; Silva, Helena Araújo; Carvalho, Olívia da Conceição; Galinha, Sónia; Machado, Cristina. "Perceções dos docentes sobre inclusão na educação: Um estudo no norte, centro e sul de Portugal". FCT, 2021.
  3. Carvalho, Olívia da Conceição. "Crescer juntos na parentalidade positiva: competências profissionais para a educação parental". Atena Editora, 2020.
    https://doi.org/10.22533/at.ed.817201407
  4. Carvalho, Olívia da Conceição; Pais, Elza. "Mulheres na política, do desejo à realidade: Igualdades e Desigualdades". Ediciones Universidad Salamanca, 2019.
  5. Carvalho, Sónia de; Alves, Dora Resende; Durão, Natércia; Santos-Pereira, Carla; Tomás, Sérgio; Castilhos, Daniela Serra; Nascimento, Daniela; Matos, André; Carvalho, Olívia da Conceição. "Convenção sobre os direitos da criança: Conhecimento e cumprimento". Ediciones Universidad Salamanca, 2019.
  6. Carvalho, Olívia da Conceição; Pais, Elza. "Mulheres na política, do desejo à realidade: Igualdades e Desigualdades". Ediciones Universidad Salamanca, 2018.
  7. Carvalho, Sónia de; Alves, Dora Resende; Durão, Natércia; Santos-Pereira, Carla; Tomás, Sérgio; Castilhos, Daniela Serra; Nascimento, Daniela; Matos, André; Carvalho, Olívia da Conceição. "Convenção sobre os direitos da criança: Conhecimento e cumprimento". Ediciones Universidad Salamanca, 2018.
Livro
  1. Carvalho, Olívia da Conceição; Peixoto, Luís. A escola Inclusiva: da utopia à realidade. Edições APPACDM. 2017.
  2. Carvalho, Olívia da Conceição. De pequenino se torce o destino: O valor da intervenção precoce. Livpsic. 2017.
Tese / Dissertação
  1. Pinto, Eurico Piyali. "O envolvimento das famílias no processo de ensino-aprendizagem: Estudo de caso na Escola Missionária de Santo Estevão, Benguela". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/11328/2063.
  2. Marques, Josefa Chova Gertrudes Wachisissanda. "Contextos de desenvolvimento e educação pré-escolar". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/11328/1481.
  3. Olívia da Conceição Andrade de Carvalho. "Formação de educadores para a intervenção precoce centrada na família da teoria à prática". Mestrado, 2002. https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/53526.

Propriedade Intelectual

Patente
  1. Carvalho, Olívia de. 2025. "SAUDAVELMENTE".
    Permitida
  2. Carvalho, Olívia da Conceição. 2023. "CRESCER JUNTOS - Academia da Parentalidade Positiva".
    Permitida
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2024/06/07 (DES) IGUALDADES DE GÉNERO NA PARTICIPAÇÃO DA ATIVIDADE POLÍTICA EM PORTUGAL E NO BRASIL POLÍTICAS, PRÁTICAS E REPRESENTAÇÕES
Universidade de Salamanca (Salamanca, Espanha)
2024/06/03 SIMPÒSIO INTERNACIONAL EM DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA - PERSPETIVAS CONTEMPORÂNEAS DOS DIREITOS HUMANOS, organizado no âmbito do Instituto Jurídico Portucalense (IJP) da Universidade Portucalense (UPT) e pela Universidade de salvador (UNIFACS), Skills for Working with Parents Professionals' View - Competências para o Trabalho Com os Pais Visão dos Profissionais
Universidade Portucalense (Porto , Portugal)
2024/05/27 Promoção dos Direitos da Criança Para o combate e a prevenção da violência de género entre menores
Universidade Portucalense (Porto, Portugal)
2024/04/09 Características do Programa para o Desenvolvimento Motivacional de Autorrealização em adolescentes bilingues XXIV Jornadas de Psicologia da CESPU, Porto, Portugal
CESPU, Porto, Portugal (Porto, Portugal)
2024/04/09 Aplicação do Programa de Bem-estar em Idade Escolar – Adolescentes (PEBEPSI-A).
Instituto Universitário de Ciências da Saúde (IUCS-CESPU) (Porto, Portugal)
2024/02/02 Educação pelos direitos da criança, conhecimento e cumprimento: Perceções de crianças
Sociedade Portuguesa de Psicologia da Saúde (ALMADA, Portugal)
2024/02/02 Carvalho, O. C., & Ventura, M. (2024). Inclusão na educação pré-escolar e perspetivas de docentes: Da lei à prática [abstract]. In M. F. Almeida (Coord.), [Livro de resumos] 1, p. 96). Sociedade Portuguesa de Psicologia da Saúde; Egas Moniz School of Health and Science. Repositório Institucional UPT. 15.º Congresso Nacional de Psicologia da Saúde
Sociedade Portuguesa de Psicologia da Saúde (Almada, Portugal)
2024/02/02 Inclusão na educação pré-escolar e perspetivas de docentes: Da lei à prática
Sociedade Portuguesa de Psicologia da Saúde; (Almada, Portugal)
2024/02 Participation in the 15th National Congress of Health Psychology-cnps, with two oral papers entitled: "INCLUSION IN PRE-SCHOOL EDUCATION AND TEACHERS' PERSPECTIVES: IDEALS AND REALITIES" 30/01 to 3/02 - 2024
INSTITUTO UNIVERSITÁRIO EGAS MONIZ (CAPARICA , Portugal)
2024 Participation in the 15th National Congress of Health Psychology-cnps, with oral papers entitled: "EDUCATION FOR CHILDREN'S RIGHTS: KNOWLEDGE AND FULFILLMENT: CHILDREN'S PERCEPTIONS 30/01/2024 to 3/02/2024
INSTITUTO UNIVERSITÁRIO EGAS MONIZ (CAPARICA , Portugal)
2023/11/29 Direitos da Criança na Proteção ao Consumo; Conhecimento e Cumprimento
UNIVERSIDADE PORTUCALENSE INFANTE D. HENRIQUE (Porto, Portugal)
2023/11/22 Para a concretização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: Conhecimento e Cumprimento dos Direitos da Criança
UNIVERSIDAD DE SALAMANCA, (SALAMANCA, Espanha)
2022 A Importância da inclusão e da flexibilidade em contexto escolar.
6º EventQualia. - ICCA (Porto, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2023/10 - Atual CHILDREN'S RIGHTS AND INCLUSIVE EDUCATION AT THE BURITICUPU INTEGRATED UNIT
Orientador
MASTER IN BUSINESS EDUCATION (Mestrado)
2023/10 - Atual THE IMPACT OF MOTIVATION ON TEACHER PERFORMANCE: A STUDY AT THE STATE OF PERNAMBUCO SCHOOL UNIT IN SANTA INÊS, BRASIL
Orientador
MASTER'S DEGREE IN EDUCATION MANAGEMENT (Mestrado)
Instituto Europeu de Estudos Superiores, Portugal
2023 - Atual O BRINCAR COMO ELEMENTO IDENTITÁRIO DE DIREITOS HUMANOS DA CRIANÇA: UM ESTUDO COM CRIANÇAS QUILOMBOLAS DE PAU FURADO, SALVATERRA, PA
Orientador
Pós-doutoramento (Outra)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2022 - Atual A Desigualdade de Género na Participação Política das Mulheres: um estudo comparativo no Brasil e em Portugal
Coorientador
MESTRADO EM DIREITO - Especialização em Ciências Jurídico-Políticas (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2024/05 - 2025 Orientação de Estágio Profissional à Ordem dos Psicólogos Porttugueses - OPP da Licenciada e mestre em Psicologia, Francisca Oliveira cujo principal objetivo é aplicar um programa de Parentalidade Positiva: “Crescer Juntos na Parentalidade Positiva” com o objetivo de potencializar as competências dos profissionais que trabalham com crianças e pais, de promover competências dos pais e melhor articular o trabalho com a CPCJ, nos casos de famílias que têm necessidade de aplicação de medidas de educação parental.
Orientador
Estágio Profissional (Outra)
2023 - 2024/06/20 A desigualdade de género na participação política das mulheres: um estudo comparativo no Brasil e em Portugal
Coorientador
2022 - 2024/05/28 TRABALHO COLABORATIVO NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: A IMPORTÂNCIA DA INTERAÇÃO DOCENTE
Orientador
Mestrado (Mestrado)
Instituto Europeu de Estudos Superiores, Portugal
2023 - 2024/04/04 Competências dos Profissionais para o Processo de Intervenção Precoce na Infância- com o envolvimento dos Pais no contexto pré-escolar na Póvoa de Varzim
Orientador
2023 - 2024/04/04 Intervenção Precoce na Infância dos 0 aos 3 anos de idade. Formação dos Profissionais para o Modelo Transdisciplinar
Orientador de Teresa Maria Rodrigues Antunes
Instituto Europeu de Estudos Superiores, Portugal
2023 - 2024/03/22 Profissionais em Intervenção Precoce, Análise de Competências para o Trabalho com os Pais em Contextos de Escola e Equipa Local de Intervenção - ELI numa Zona do Norte
Orientador
Intervenção Precoce (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Instituto Europeu de Estudos Superiores, Portugal
2023 - 2024/03/22 A importância de Intervir Precocemente na Infância promovendo a parentalidade positiva nas famílias em Portimão
Orientador
Instituto Europeu de Estudos Superiores, Portugal
2023 - 2024/03/22 Parentalidade na Intervenção Precoce na Região Autónoma da Madeira: A família como pilar na vida da criança
Orientador
Instituto Europeu de Estudos Superiores, Portugal
2023 - 2024/03/22 COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS PARA A INTERVENÇÃO PRECOCE E PARA A PROMOÇÃO DA PARENTALIDADE POSITIVA NA ILHA TERCEIRA, AÇORES
Orientador
Instituto Europeu de Estudos Superiores, Portugal
2022 - 2023 Contributo para o estudo das práticas centradas na família em Intervenção Precoce na Infância na Região Autónoma da Madeira
Orientador
Curso de Mestrado em Educação Especial Domínio Cognitivo Motor (Mestrado)
Instituto Europeu de Estudos Superiores, Portugal
2022 - 2023 Perceção dos docentes sobre o ambiente inclusivo em contexto de educação pré-escolar nas escolas de Portugal Continental
Orientador
Curso de Mestrado em Educação Especial Domínio Cognitivo Motor (Mestrado)
2022 - 2023 Culturas, Políticas e Promoção de Práticas Inclusivas nas Escolas Públicas do 1º Ciclo do Ensino Básico, em Portugal Continental: Perspetivas dos Docentes
Orientador
Instituto Europeu de Estudos Superiores, Portugal
2022 - 2023 Perceção dos professores sobre culturas,políticas e práticas inclusivas nas escolas da área metropolitana do Porto
Orientador
Curso de Mestrado em Educação Especial Domínio Cognitivo Motor (Mestrado)
Instituto Europeu de Estudos Superiores, Portugal
2022 - 2023 O papel das Lideranças na criação de culturas,políticas e práticas inclusivas- representações da classe docente
Orientador
Instituto Europeu de Estudos Superiores, Portugal
2019 - 2022/03 Politicas Educativas de Promoção da Inclusão na Escola do II Ciclo de Ganda: o caso das mães adolescentes
Orientador de Paulino Ovídio
MESTRADO EM ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO DA EDUCAÇÃO
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2021 - 2022 Os Direitos da Criança e a Educação Inclusiva - perspetivas de concretização e evolução
Orientador
Instituto Europeu de Estudos Superiores, Portugal
2021 - 2022 Para uma Educação Inclusiva: perceções de alunos sobre o conhecimento e o cumprimento dos seus direitos.
Orientador de Fernanda Sereno
2021 - 2022 Educação Inclusiva: Estudo do Impacto da Implementação do Decreto-Lei n.º 54/2018 de 6 de julho Num Projeto Piloto na Região Autónoma dos Açores
Orientador
Mestrado em Educação Especial, Domínio Cognitivo Motor (Mestrado)
Instituto Europeu de Estudos Superiores, Portugal
2021 - 2022 Mestrado em Educação Especial, Domínio Cognitivo Motor, como o tema: Direitos da Criança, Educação, Inclusão e Equidade – Que relação? 28-09- 2022. Instituto Europeu de Estudos Superiores.
Orientador
Instituto Europeu de Estudos Superiores, Portugal
2020 - 2021 O Papel do Docente de Educação Especial na Escola Inclusiva; das atribuições às funções Cultura, Políticas e Práticas Inclusivas
Orientador de Eulália Maria Nogueira da Silva Rocha
Mestrado em Educação Especial, Domínio Cognitivo e Motor (Mestrado)
Instituto Europeu de Estudos Superiores, Portugal
2020 - 2021 Cultura Representações e Práticas de Professores de da Região Autónoma da Madeira e de Portugal Continental. Estudo Comparativo
Orientador
Mestrado em Educação Especial, Domínio Cognitivo e Motor (Mestrado)
Instituto Europeu de Estudos Superiores, Portugal
2020 - 2021 A Educação Inclusiva nos concelhos de Barcelos e Esposende: perceção dos/as docentes e o papel do CFAE local.
Orientador
Instituto Europeu de Estudos Superiores, Portugal
2020 - 2021 A Importância da Intervenção terapêutica e dos fatores microssistémicos e mesossistémicos no desenvolvimento da criança com Trissomia 21 - um estudo de caso
Orientador
Mestrado em Educação Especial, Domínio Cognitivo e Motor (Mestrado)
2020 - 2021 O Novo Paradigma da Inclusa~o: Representac¸o~es e Pra´ticas dos Docentes- Decreto-Lei 54/2018 de 6 de julho
Orientador
Instituto Europeu de Estudos Superiores, Portugal
2019 - 2020 O impacto do Decreto-Lei 54/2018: política e ambiente escolar e a formação específica dos professores na educação inclusiva.
Orientador
Mestrado em Educação Especial, Domínio Cognitivo e Motor (Mestrado)
Instituto Europeu de Estudos Superiores, Portugal
2019 - 2020 E@D, em tempo de pandemia, nos alunos com RTP.
Orientador
Mestrado em Educação Especial, Domínio Cognitivo e Motor (Mestrado)
Instituto Europeu de Estudos Superiores, Portugal
2018 - 2019 O DL 54/2018, de 6 de julho - perceções dos coordenadores das EMAEI e de professores das escolas dos concelhos de Barcelos e Esposende
Orientador
Instituto Europeu de Estudos Superiores, Portugal
2018 - 2019 Gestão pedagógica de sala de aula inclusiva- VISÃO - relação entre professor/a (titular/regular) e o professor/a da Educação Especial
Orientador
Instituto Europeu de Estudos Superiores, Portugal
2018 - 2019 Decreto-Lei 54/2018, 6 julho: Aplicabilidade na classe docente em Amarante
Orientador de Sílvia Inácio.
Instituto Europeu de Estudos Superiores, Portugal
2018 - 2019 Deficiência Mental e Inclusão Social
Orientador
Instituto Europeu de Estudos Superiores, Portugal
2017 - 2019 Contributo para o sucesso da matemática na escola/província. Mestrado em Administração e Gestão da Educação.
Orientador
2015 - 2017 Envolvimento dos pais e encarregados de educação na formação do município de Benguela
Orientador
MESTRADO EM ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO DA EDUCAÇÃO
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2014 - 2015 Daniela Patrícia Pinho Fernandes (2015). "Impacto da Combinação de Fatores de Risco no Desenvolvimento da Criança. Estudo de Casos em Intervenção Precoce". Mestrado em Educação Especial, Coorientação com Nuno Barata. Concluída
Coorientador de Daniela Patrícia Pinho Fernandes
Mestrado em Educação Especial (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2012 - 2013 Intervenção Socioeducativa em Famílias com Crianças Pequenas (0-6 Anos) em Contextos de Risco
Coorientador
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2024/06 - Atual Organização o I SIMPÒSIO INTERNACIONAL EM DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA - PERSPETIVAS CONTEMPORÂNEAS DOS DIREITOS HUMANOS, organizado no âmbito do Instituto Jurídico Portucalense (IJP) da Universidade Portucalense (UPT) e pela Universidade de salvador (UNIFACS), que se realizou nos dias 03 e 04 de junho de 2024, na Universidade Portucalense, com a duração de 10h. (2024/06/03 - 2024/06/04)
Simpósio (Coorganizador)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique Instituto Jurídico Portucalense, Portugal
2024/02/29 - Atual Aula aberta subordinada ao tema OS DIREITOS HUMANOS HUMANOS DA CRIANÇA, no âmbito do CURSO DE FORMAÇÃO APLICADA DIREITOS HUMANOS E RESPONSABILIDADES PARENTAIS, do Departamento de direito da Universidade Portucalense (2024/02/29)
Conferência
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique Departamento de Direito, Portugal
2023/12/11 - Atual MEMBER OF EVENT ORGANIZATION WEBINAR "THE CONSUMER IN THE 21ST CENTURY - SOME APPROACHES" (2023/12) Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2024/05/16 - Atual Gerir o meu perfil de investigador na Web of Science Sessão dirigida por Anne Delgado em português, material em inglês
Oficina (workshop)
Universidade Portucalense Infante D Henrique Departamento de Ciências Económicas e Empresariais, Portugal

Universidade Portucalense Infante Dom Henrique Instituto Jurídico Portucalense, Portugal
2024/05/05 - Atual Ler um perfil de investigador na Web of Science
Conferência
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique Instituto Jurídico Portucalense, Portugal
2024/04/09 - Atual Características do Programa para o Desenvolvimento Motivacional de Auto-realização em adolescentes bilingues.
2016 - Atual XXI Congreso Internacional de Historia de los Derechos Humanos de la Universidad de Salamanca. La Segunda Generación de los Derechos Humanos DIREITOS DA CRIANÇA E RESPONSABILIDADES PARENTAIS
Congresso
DIREITOS DA CRIANÇA E RESPONSABILIDADES PARENTAIS
2024/06/03 - 2024/06/04 Participação no I SIMPÒSIO INTERNACIONAL EM DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA - PERSPETIVAS CONTEMPORÂNEAS DOS DIREITOS HUMANOS, organizado no âmbito do Instituto Jurídico Portucalense (IJP) da Universidade Portucalense (UPT) e pela Universidade de salvador (UNIFACS), que se realizou nos dias 03 e 04 de junho de 2024, na Universidade Portucalense, com a duração de 10h.
Simpósio
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique Instituto Jurídico Portucalense, Portugal
2023/11/20 - 2023/11/23 Participation in the XXVI Semi-presential and International Congress of History of Human Rights of the University of Salamanca, from November 20 to 22, 2023, with a lecture, at the invitation of the Organization, on the theme: "Towards the achievement of the Sustainable Development Goals: Knowledge and Compliance with the Rights of the Child".
Congresso
2022/09/08 - 2022/09/10 14TH NATIONAL CONGRESS ON HEALTH PSYCHOLOGY PSYCHOLOGY AND HEALTH IN TIMES OF CRISIS MADEIRA 8, 9 and 10 SEP 2022 Olívia da Conceição Carvalho presented a paper entitled "The Contribution of Early Intervention to the Development of Children with Autism Spectrum Disorder. From Law to Practice" by Olívia Carvalho; Maria José Neves; Rosa Martins; João Pascoinho; & Sónia Galinha, in Free Communication format, at the 14th National Congress of Health Psychology, entitled "Psychology and Health in Times of Crisis", which took place at the University of
Congresso
2022/09/08 - 2022/09/10 Moderated Thematic Session 27 of the 14th National Congress of Health Psychology, entitled "Psychology and Health in Times of Crisis" 14TH NATIONAL CONGRESS ON HEALTH PSYCHOLOGY PSYCHOLOGY AND HEALTH IN TIMES OF CRISIS MADEIRA 8, 9 and 10 SEP 2022
Congresso
2016/09/26 - 2016/10/01 COMMUNICATION AT THE 3rd CONGRESS of the Order of Psychologists - OPP The Value of Training in Parental Education Practices Alfândega do Porto Congress Center September 26 to October 1, 2016
Congresso

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2024/06/28 TRABALHO COLABORATIVO NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: A IMPORTÂNCIA DA INTERAÇÃO DOCENTE
Orientador
Christine Mota. (Mestrado)
Instituto Europeu de Estudos Superiores, Portugal
2024/05/28 TRABALHO COLABORATIVO NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: A IMPORTÂNCIA DA INTERAÇÃO DOCENTE
Orientador
Christine Rodrigues Mota (Mestrado)
Instituto Europeu de Estudos Superiores, Portugal
2024/04/04 Competências dos Profissionais para o Processo de Intervenção Precoce na Infância- com o envolvimento dos Pais no contexto pré-escolar na Póvoa de Varzim
Orientador
Sandra Maria Ribeiro da Silva (Outro)
Instituto Europeu de Estudos Superiores, Portugal
2024/04/04 Intervenção Precoce na Infância dos 0 aos 3 anos de idade Formação dos profissionais para o Modelo Transdisciplinar
Orientador
Teresa Maria Rodrigues Antunes (Outro)
Instituto Europeu de Estudos Superiores, Portugal
2024/03/22 Profissionais em Intervenção Precoce, Análise de Competências para o Trabalho com os Pais em Contextos de Escola e Equipa Local de Intervenção - ELI numa Zona do Norte
Orientador
Joana Raquel Cardoso Ruivo (Outro)
2024/03/22 A importância de Intervir Precocemente na Infância promovendo a parentalidade positiva nas famílias em Portimão
Orientador
Nádia Sofia Inácio Vicente (Outro)
Instituto Europeu de Estudos Superiores, Portugal
2024/03/22 Parentalidade na intervenção precoce na Região Autónoma da Madeira: A família como pilar na vida da criança
Orientador
Cristina de Fátima Lopes Carvalho (Outro)
Instituto Europeu de Estudos Superiores, Portugal
2024/03/22 COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS PARA A INTERVENÇÃO PRECOCE E PARA A PROMOÇÃO DA PARENTALIDADE POSITIVA NA ILHA TERCEIRA, AÇORES
Orientador
JORGE MANUEL MARTINS FERNANDES (Outro)
Instituto Europeu de Estudos Superiores, Portugal
2023 2022/2023 Arguente: Olívia Carvalho As opiniões dos professores perante a inclusão educativa dos alunos com necessidades educativas especiais
Arguente principal
Marisa Cristina Costa e Silva Fernandes- (Mestrado)
Instituto Europeu de Estudos Superiores, Portugal
2023 Medidas de Suporte à Aprendizagem e à inclusão: Estudo exploratório de perceções docentes sobre a sua aplicabilidade e eficácia.
Presidente do júri
Sandra Cristina Soutinho e Sá (Mestrado)
Instituto Europeu de Estudos Superiores, Portugal
2023 As opiniões dos professores perante a inclusão educativa dos alunos com necessidades educativas especiais
Arguente
Marisa Cristina Costa e Silva Fernandes- (Mestrado)
Instituto Europeu de Estudos Superiores, Portugal
2022 PERTURBAÇÃO DE HIPERATIVIDADE E DÉFICE DE ATENÇÃO EM CONTEXTO DE ESCOLA INCLUSIVA – PERSPETIVA DOS PROFESSORES
Arguente
Sónia Maria Fernandes de Oliveira (Mestrado)
Instituto Europeu de Estudos Superiores, Portugal
2022 DIFICULDADES ESPECÍFICAS DE APRENDIZAGEM: A DISLEXIAINSTITUTO EUROPEU DE
Arguente
Sofia Alexandra Sousa Arruda Dias Pacheco Brum (Mestrado)
Instituto Europeu de Estudos Superiores, Portugal
2022 DIFICULDADES DO ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NA ESCOLA DO II CICLO BG NO 7000-BOCOIO -Angola
Orientador
Hendrick Laurindo Gonçalves Bunze, (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2022 POLITICAS EDUCATIVAS DE PROMOÇÃO DA INCLUSÃO NA ESCOLA DO II CICLO DE GANDA: O CASO DAS MÃES ADOLESCENTES
Orientador
Paulino Ovídio (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2022 PERSPETIVAS ACERCA DA INCLUSÃO DE ALUNOS COM PERTURBAÇÃO DO ESPETRO DO AUTISMO NAS ESCOLAS DE ANGOLA - QUE DESAFIOS?
Arguente
Carla Susana Proença Vitória Ribas (Mestrado)
Instituto Europeu de Estudos Superiores, Portugal
2022 Direitos da Criança e Educação Inclusiva: A importância da voz dos alunos
Orientador
Zélia Maria Marques (Mestrado)
Instituto Europeu de Estudos Superiores, Portugal
2022 Educação Inclusiva: Estudo do Impacto da Implementação do decreto lei nº 54/2018 de 6 de julho num projeto-piloto na região autónoma dos açores-perceções dos professores Verónica Maria Alves Vicente (Mestrado)
Instituto Europeu de Estudos Superiores, Portugal
2022 Inclusão escolar: direito e imposição. Possibilidades epistemológicas na intervenção educativa equitativa.
Orientador
Jorge Manuel Pereira Pacheco (Mestrado)
Instituto Europeu de Estudos Superiores, Portugal
2022 Para uma educação inclusiva: perceções de alunos sobre o conhecimento e o cumprimento dos seus direitos
Orientador
Fernanda Sereno dos Santos (Mestrado)
Instituto Europeu de Estudos Superiores, Portugal
2022 Arguente: Olívia Carvalho Albertina Manuela Pereira Monteiro- "O estado da arte da educação inclusiva na região autónoma dos açores- perspetivas atuais
Arguente
Albertina Manuela Pereira Monteiro (Mestrado)
Instituto Europeu de Estudos Superiores, Portugal
2022 Perturbação de Hiperatividade e défice de atenção em contexto de escola inclusiva- perspetiva dos professores,"
Arguente
Sónia Maria Fernandes de Oliveira (Mestrado)
Instituto Europeu de Estudos Superiores, Portugal
2022 Dificuldades específicas de aprendizagem:a dislexia
Arguente
Sofia Alexandra Sousa Arruda Dias Pacheco Brum (Mestrado)
Instituto Europeu de Estudos Superiores, Portugal
2021 IMPLEMENTAÇÃO DO DECRETO-LEI N.º 54/2018, DE 6 JULHO, ALTERADO PELA LEI N.º116/2019, DE 13 DE SETEMBRO PERCEÇÃO DOS PROFESSORES
Arguente
Helena Silva (Mestrado)
Instituto Europeu de Estudos Superiores, Portugal
2020 COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA, FORMAÇÃO E APRENDIZAGEM: UM ESTUDO NAS ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS INICIAIS DA SEDE DO MUNICÍPIO DE TAUÁ-CEARÁ
Arguente
Rita de Cássia Solano F. Neves Loiola (Mestrado)
2020 A INFLUÊNCIA DA LINGUAGEM DAS REDES SOCIAIS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: ANALISANDO ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
Arguente principal
Simone Neto de Santana Oliveira (Mestrado)
2020 AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO FUNCIONAL APLICADA À DIRETORIA DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE BRASÍLIA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
Arguente principal
Leonardo Pessoa Rodrigues Gomes (Mestrado)
2020 COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA, FORMAÇÃO E APRENDIZAGEM: um estudo nas escolas de Ensino Fundamental - Anos iniciais da sede do município de Tauá-Ceará
Arguente principal
Rita de Cassia Solano Feitosa Neves Loiola, (Mestrado)
2020 Síndrome de Down: um Estudo de Caso
Presidente do júri
Ana Maria Gomes Madeira (Mestrado)
Instituto Europeu de Estudos Superiores, Portugal
2020 Estudo de Caso: Síndrome Cardio-Fácio-Cutâneo
Arguente principal
Emília da Conceição Guerra Martins (Mestrado)
Instituto Europeu de Estudos Superiores, Portugal
2020 Respostas Educativas a alunos com Perturbações de Aprendizagem Específica numa Educação Inclusiva
Arguente principal
Sónia Patrícia Mendes Gonçalves de Oliveira. (Mestrado)
Instituto Europeu de Estudos Superiores, Portugal
2019 Glória Carneiro Freitas Coelho. Tema da Dissertação “CULTURA, POLÍTICAS E PRÁTICAS INCLUSIVAS PERSPETIVADO POR PROFESSORES REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA DA VERSUS PROFESSORES DE PORTUGAL CONTINENTAL”.
Orientador
Glória Carneiro Freitas Coelho (Mestrado)
Instituto Europeu de Estudos Superiores, Portugal
2019 O PAPEL DO DOCENTE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NA ESCOLA INCLUSIVA; DAS ATRIBUIÇÕES ÀS FUNÇÕES
Orientador
Eulália Rocha (Mestrado)
Instituto Europeu de Estudos Superiores, Portugal
2019 Dificuldades de Aprendizagem (e Baixo Rendimento Académico/Escolar Maria Luísa Abreu Esteves (Outro)
2019 A Família no contexto educativo face à Criança com NEE
Orientador
Maria da Luz Ricardo (Mestrado)
Instituto Europeu de Estudos Superiores, Portugal
2019 O Papel da Família no Pensamento Vocacional de Crianças
Arguente principal
Liliana Fernandes Cunha (Mestrado)
Instituto Europeu de Estudos Superiores, Portugal
2018 Carina Alexandra Silva Santa Bárbara. Título da Dissertação de Mestrado: Relação mãe - filho (a) em bebés transportados junto ao corpo das mães. Mestrado em Intervenção Precoce. Instituto Politécnico de Lisboa. 11 de dezembro de 2018, Escola Superior de Educação de Lisboa.
Arguente principal
Carina Alexandra Silva Santa Bárbara (Mestrado)
Instituto Europeu de Estudos Superiores, Portugal
2018 A indisciplina, o autoconceito e a motivação no ensino-aprendizagem da física e da química no 3º ciclo: natureza, contextos e avaliação
Arguente principal
Cátia Margarida Marques da Fonseca (Doutoramento)
2018 Qualidade de vida de Cuidadores Familiares de Adultos com Deficiência ou incapacidade Intelectual
Arguente principal
Ana Catarina de Oliveira Santos (Mestrado)
2018 Repensar a Liderança numa gestão escolar promotora de sucesso educativo
Vogal
Ernesto Camboa Filipe (Mestrado)
2018 Metodologias Ativas na Formação de Professores: Um Estudo de Caso na Escola Mwene Vunongue
Vogal
Amélia eresa Kupena Serviço Condumula (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2018 - Atual Participation in the Psychology Course Evaluation Committee by A3E in the 2013-2014 academic year. Universidade Portucalense Infante D. Henrique. Porto.

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2016 - Atual Member of the Advisory Board of the Development and Social Support Association (ADAS)

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2024/01/18 - Atual Curso de Preparação para Pós-doutoramento Interdisciplinar em Direitos Humanos realizado na Universidade Portucalense, organizado pelo Departamento de Direito e o Instituto Juridico Portucalense, em parceria com a Faculdade Instituto Rio de Janeiro (FIURJ) e com a colaboração de professores da Rede de Especialistas em Direitos Humanos da Universidade de Salamanca (Pós-doutoramento) Universidade Portucalense Infante Dom Henrique Departamento de Direito, Portugal
2024 - Atual BEING A CHILD WITH RIGHTS: FROM HUMAN RIGHTS TO CHILDREN'S RIGHTS 1) Convention on the Rights of the Child: knowledge and compliance. 2) The 2030 agenda for sustainable development 3) The right to access quality early childhood development. 4) Bioecological model of human development - promoting positive parenting: growing together 5) Models, methods and intervention techniques in vulnerable contexts. Rio de Janeiro Institute Faculty (FIURJ) Brazil (Pós-doutoramento)
2023/11/29 - Atual SEMINAR: INTERDISCIPLINARY POST-DOCTORATE COURSE IN HUMAN RIGHTS: 29/11/2023, BEING A CHILD WITH RIGHTS; FROM HUMAN RIGHTS TO CHILDREN'S RIGHTS POS-DOCTORATE Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2022 - Atual Dissertação DIREITO (Mestrado) Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2020 - Atual XXX PREPARATION COURSE FOR CEJ at Universidade Portucalense - UPT, Academic Year 2019/20: Preparation for entry competition into Initial Training Course, Theoretical Practice Order 12/13/2017 No. 1 of Article 10 of Law No. 2/2008 January 14th. Cultural, Social or Economic (referred to in paragraph 4 of article 16 of Law nº 2/2008 of January 14. Seminar: From the ethics of caring to the duty of educating - childhood, citizenship and child participation (Outros) Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2019 - Atual PREPARATION COURSE FOR CEJ: Preparation for the entrance exam into the Initial Theoretical Practical Training Course Order 12/13/2017 No. 1 of Article 10 of Law No. 2/2008 of January 14. Cultural, Social or Economic (referred to in paragraph 4 of article 16 of Law nº 2/2008 of January 14). Environment, global changes and local impacts. Childhood, citizenship and children's participation: Seminar: Monitoring and punishing violence and security: challenges and perspectives. PREPARATION COURSE FOR CEJ: (Outros) Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2018 - Atual Disturbances in the Cognitive-Motor Domain; Specific Models and Techniques for Students with ASD; Dissertation Supervision (Mestrado) Instituto Europeu de Estudos Superiores, Portugal
2018 - Atual Dissertation Master's Degree in Education Administration and Management - MAGE Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2015/10 - Atual Contexts, Models and Methodologies for Intervention and Assessment in Early Intervention TRAINING COURSE IN SPECIAL EDUCATION. EARLY INTERVENTION (Especialização pós-licenciatura) Instituto Europeu de Estudos Superiores Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2013 - Atual Early Intervention Problems MASTER'S DEGREE IN SPECIAL EDUCATION (Mestrado) Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2011 - Atual Parental Involvement in the Education of Children and Young People with SEN
2005/09/01 - Atual Developmental Psychology 1: Degree in Psychology: Developmental Psychology 2: Degree in Psychology: Sexual and Marital Intervention: Degree in Psychology: Differential Psychology: Degree in Psychology: Social Psychology 1: Degree in Psychology: Social Psychology 2: Degree in Psychology: Social Psychology: Degree in Social Education: Developmental Psychology: Degree in Social Education: Socio-educational Intervention in Adults CURSO DE LICENCIATURA EM PSICOLOGIA (Licenciatura) Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2024/01/20 - 2024/02/15 cocoordenou o CURSO DE FORMAÇÃO APLICADA DIRETOS DAS CRIANÇAS E RESPONSABILIDADES PARENTAIS, do Departamento de Direito da Universidade Portucalense, que decorreu entre 20 de janeiro e 15 de fevereiro de 2024 (Outros)
2018 - 2023 Training Course: Specialization in Special Education, cognitive motor domain Training Course: Specialization in Special Education, cognitive motor domain Instituto Europeu de Estudos Superiores Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2012 - 2018 Social Psychology - 1: Social Psychology - II; Developmental Psychology - I: Developmental Psychology - II; Social-educational Intervention in Adults: Social-Educational Animation Techniques; Intervention strategies in risk contexts; Pedagogy and Family Intervention; Internship; Dissertation Social Education (Licenciatura) Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2013 - 2017 CO-COORDINATOR of the COACHING & MENTORING Postgraduate Course (Pós-Graduação) Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2013 - 2013 ERASMUS PROGRAM - TEACHING Doctoral Course in Psychology: Seminar: Positive Parenting. PhD in Psychology, La Laguna University (Doctor)
2010 - 2010 PROGRAMA ERASMUS - TEACHING: 2009-2010. “movilidad en la Facultad de Psicología de la Universidad de La Laguna para los alumnos de Doctorado, entre los días 26 y 28 de septiembre, Universidade La Laguna. Espanha. Doutoramento em Psicologia (Doktorgrad)

Entrevista (jornal / revista)

Descrição da atividade Jornal / Forum
2021/06 COMBATER O STRESS Vision Health Magazine, June-July

Entrevista / Programa (rádio / tv)

Programa Tema
2015 - Atual SEXTA ÀS NOVE CHILD PROTECTION - A CASE STUDY

Expedição científica

Descrição da atividade Instituição / Organização
2021 - Atual ERASMUS UCJC MOBILITY FOR TEACHING 16-11-2021 a 19-11-2021. Universidade Camilo José Cela. Madrid.
2020/01/25 - Atual FROM HUMAN RIGHTS TO THE RIGHTS OF THE CHILD - "SERCRIANÇ¿ Master's Degree Course in Psychology, Course Unit. Legal Psychology (4th course). Theme: Judicial measures for minors who are victims of abuse. 25 January. Camilo José Cela University. Madrid.A WITH RIGHTS
2019 - Atual ERASMUS UCJC MOBILITY FOR TRAINING 9-12 A 13-12 2019. Universidade Camilo José Cela. Madrid.
2018/01/25 - Atual Master's Degree in Psychology, Course Unit. School Violence and Aggressiveness (4th year). Subject: Family mediation. 25th January. Camilo José Cela University. Madrid.
2018/01/24 - Atual ERASMUS + TEACHING PROGRAM 2017 - 2018: Curso de Licenciatura em Psicologia, Unidade Curricular Psicologia dos Grupos e das Organizações (3ºB). Theme: intergroup mediation techniques. 24 de janeiro, Universidade Camilo José Cela. Madrid;
2021/11/16 - 2021/11/19 ERASMUS UCJC MOBILITY FOR TEACHING 16-11-2021 a 19-11-2021. Universidad Camilo José Cela. Madrid. Universidad Camilo José Cela, Espanha
2019/12/09 - 2019/12/13 ERASMUS UCJC MOBILITY FOR TRAINING 9-12 A 13-12 2019. Universidad Camilo José Cela. Madrid.

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2023 - Atual Núcleo de Estudos da Deficiência - ISCTE MEMBRO
2022 - Atual TOWN HALL AMARANTE CITY COUNCILLOR AMARANTE
2016 - Atual ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE PSICOLOGIA MEMBER
2023 - 2025 PROJECT: FROM HUMAN RIGHTS TO CHILDREN'S RIGHTS - "BEING A CHILD WITH RIGHTS COORDINATAR
2023 - 2024 DISABILITY STUDIES CENTER - ISCTE MEMBER OF DISABILITY STUDIES CENTER - ISCTE
2015 - 2024 COLLABORATING RESEARCHER AT Centro de Estudos da População, Economia e Sociedade (CEPESE/UP) COLLABORATING RESEARCHER
2000 - 2012 COMMISSION FOR THE PROTECTION OF CHILDREN AND ADOLESCENTS OF AMARANTE MEMBER

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2024/06 - Atual Membro do Comité Científico no I SIMPÒSIO INTERNACIONAL EM DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA - PERSPETIVAS CONTEMPORÂNEAS DOS DIREITOS HUMANOS, organizado no âmbito do Instituto Jurídico Portucalense (IJP) da Universidade Portucalense (UPT) e pela Universidade de salvador (UNIFACS), que se realizou nos dias 03 e 04 de junho de 2024, na Universidade Portucalense, com a duração de 10h.
Membro
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique Instituto Jurídico Portucalense, Portugal
2024/03/20 - Atual SEMINÁRIO INTERNACIONAL “DIREITOS HUMANOS E LIMITES GARANTISTAS DA IMPUTAÇÃO EM DIREITO PENAL"
Coordenador
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique Instituto Jurídico Portucalense, Portugal
2024/03/20 - Atual SEMINÁRIO INTERNACIONAL “DIREITOS HUMANOS E LIMITES GARANTISTAS DA IMPUTAÇÃO EM DIREITO PENAL" MODERADORA do 2º PAINEL
Outro
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique Instituto Jurídico Portucalense, Portugal
2023/11/29 - Atual Membro da Comissão Científica e Organizadora do Webinar O Consumidor no Século XXI: Novas Abordagens, no âmbito do Projeto de Investigação “Direito do Consumidor: Novas Abordagens na Economia Digital”, do Instituto Jurídico
Coordenador
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique Instituto Jurídico Portucalense, Portugal
2023/11/29 - Atual Membro da Comissão Organizadora do Webinar O Consumidor no Século XXI: Novas Abordagens, no âmbito do Projeto de Investigação “Direito do Consumidor: Novas Abordagens na Economia Digital”, do Instituto Jurídico
Coordenador
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique Instituto Jurídico Portucalense, Portugal
2018 - Atual Technical Scientific Committee of the Department of Psychology and Education of the Portucalense University
Membro
2013 - Atual Management Committee of the 1st Cycle of Studies in Clinical and Health Psychology
Membro
2023/11/20 - 2023/11/22 Member of the Congress Scientific Committee. XXVI Semi-presential and International Congress on the History of Human Rights at the University of Salamanca, from November 20 to 22, 2023,
Membro
2008 - 2016 Member of the Amarante Children and Young People Protection Commission

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2024/06 - Atual Diretora Científica no I SIMPÒSIO INTERNACIONAL EM DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA - PERSPETIVAS CONTEMPORÂNEAS DOS DIREITOS HUMANOS, organizado no âmbito do Instituto Jurídico Portucalense (IJP) da Universidade Portucalense (UPT) e pela Universidade de salvador (UNIFACS), que se realizou nos dias 03 e 04 de junho de 2024, na Universidade Portucalense, com a duração de 10h. Universidade Portucalense Infante Dom Henrique Instituto Jurídico Portucalense, Portugal
2018 - 2025 Nomeação de Juiz Social: nos termos do determinado pelo artigo 36.º do Decreto-Lei n.º 156/78, de 30 de junho, ao Conselho Superior da Magistratura da lista de candidaturas a juízes sociais para as causas de família e menores do Tribunal de Família e Menores do Porto da Comarca do Porto, e a sua aprovação pela Assembleia Municipal em reunião de 27 de junho de 2023, são nomeados, nos termos do n.º 1 do artigo 21.º, do artigo 22.º — ex vi do artigo 38.º — e do artigo 37.º do referido decreto-lei, os juízes sociais para as causas previstas no n.
2013 - 2014 Member of the Over 23 exam jury, at Universidade Portucalense, of the 1st Cycle of Studies in Social Education

Processo legal

Descrição da atividade Caso
2017 - 2026 Social judge, for the Municipality of Porto - 1st Section of the Central Family and Minors Court, in accordance with Decree-Law no. 156/78, of June 30, for the 2017/2019 biennium. Social judge, for the Municipality of Porto
Distinções

Prémio

2016 MÉRIT DIPLOM