Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- José Filipe Moreira Costa
Nomes de citação
- Costa, José Filipe
Identificadores de autor
- Ciência ID
- FB19-5B96-FD83
- ORCID iD
- 0000-0001-8809-7801
- Google Scholar ID
- https://scholar.google.com.br/citations?user=228vffgAAAAJ&hl=pt-PT
Websites
- https://josefilipecosta.com/ (Profissional)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Comunicação - Comunicação Social e Comunicação Sócio-cultural
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Inglês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B2) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) |
Francês | Utilizador elementar (A2) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador elementar (A2) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2012/03/01
Concluído
|
Moving Image (Doutoramento)
Royal College of Art, Reino Unido
"Cinema Forges the Event – Filmmaking and the Case of Thomas Harlan’s Torre Bela " (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Passed without corrections |
2001/09/01
Concluído
|
Ciências da Comunicação (Mestrado)
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova, Portugal
"Cinema Total: A experiência cinematográfica e os efeitos espectatoriais a partir da Filmologia" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
|
1993/06/01
Concluído
|
Ciências da Comunicação (Licenciatura)
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova, Portugal
|
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2001/09/01 - Atual | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Instituto de Arte Design e Empresa - Universitário, Portugal |
2021/10/01 - 2022/01/31 | Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha, Portugal |
2015 - 2017 | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Escola de Tecnologias Inovação e Criação, Portugal |
2012/09/01 - 2016/09/01 | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
2015/09/01 - 2016/06/01 | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Instituto Politécnico de Tomar, Portugal |
2015 - 2016 | Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Tomar Escola Superior de Tecnologia de Abrantes, Portugal |
2015 - 2016 | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade Europeia IADE Faculdade de Design Tecnologia e Comunicação, Portugal |
2013 - 2015 | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade Europeia IADE Faculdade de Design Tecnologia e Comunicação, Portugal |
2013/09/01 - 2014/02/01 | Professor Visitante (Docente Universitário) | Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Brasil |
2013 - 2014 | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Instituto de Arte Design e Empresa - Universitário, Portugal |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2007/01/01 - 2011/01/01 | Teoria e estética do documentário-Theory and aesthetics of documentary cinema
PTDC/CCI/69746/2006
Investigador
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em jornal |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de livro |
|
Artística / Interpretação
Gravação vídeo |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2022/10/27 | O corpo do 25 de abril: a provocação e dramatização da memória no cinema | III Encontro Internacional de História Oral Audiovisual do Cinema Português “Revisitar os anos 70/80 no Cinema Português”
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova (Lisboa, Portugal)
|
2021/02/21 | Dramatizar o passado | Encontro O Processo Criativo, Cineastas e Investigadores – sobre o Ofício do Cineasta
Universidade da Beira Interior (Portugal)
|
2019/05/10 | The Case of J.: a double mise-en-scène | The Creative Process in Portuguese Film: Materialities conference
King's College - BUSH HOUSE (Londres, Reino Unido)
|
2018/10/17 | Filmar a memória da Revolução dos Cravos | Seminario Contemporaneidad y transición: aproximaciones desde el sur de Europa, Centro Cultural La Corrala
Universidad Autónoma de Madrid (Madrid, Espanha)
|
2016/10/26 | Fitas na Rua: Rememorando os cinemas em Lisboa | Palestra
Universidade Anhembi Morumbi (São Paulo, Brasil)
|
2015/06/04 | Pesquisa e esboços para uma montagem teatral | Workshop Arte, crítica e emancipação, org. Núcleo “Arte.Crítica.Política” - Grupo de Investigação em Teoria da Arte, Historiografia
e Crítica (ArtTHC) do Instituto de História da Arte
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova (Lisboa, Portugal)
|
2014/05/15 | «Eu sou o monstro que vocês criaram» - O grande ausente de Noticias de Uma Guerra Particular (1999) | IV ENCONTRO ANUAL DA AIM
Faculdade de Artes e Letras da Universidade da Beira Interior (Covilhã, Portugal)
|
2014/03/11 | A l'écoute : 1975 / Em escuta: 1975 | Colloque international Révolution et cinéma : l’exemple portugais
Institut national d'histoire de l'art (Paris, França)
|
2013/10/28 | Unconfirmed Legends: From the Gray Area between Recorded and Remembered Culture | Dok Leipzig
56th International Leipzig Festival for Documentary and Animated Film (Leipzig, Alemanha)
|
2013/02/27 | Entre local e international appeal: o percurso de distribuição de Linha Vermelha (2011) | V Simpósio Os cinemas dos países lusófonos
Caixa Cultural do Rio de Janeiro e Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro , Portugal)
|
2013/02/27 | Prolegómenos para uma história do público do cinema português | II Seminário de Trabalho sobre Cinema Português, org. Grupo de Investigação Correntes Artísticas e Movimentos Intelectuais,
CEIS 20
CEIS 20 - Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
|
2012/10/05 | Voltar ao local do “crime”, cinema e memória | Palestra sobre o filme Linha Vermelha
Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, Brasil)
|
2012/06/23 | Filmmakers who are occupiers and occupiers who are actors. The memory of the April revolution in Torre Bela | European Network for Cinema and Media Students The Lisbon Conference Time Networks: Screen Media and Memory
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova (Lisboa, Portugal)
|
2012/05/10 | Que farei com este público? Da promoção do povo à captação de audiências | II Encontro AIM, Associação de Investigadores de Imagem em Movimento
Universidade Católica Portuguesa (Lisboa, Portugal)
|
2012 | A invenção do povo | Colóquio Cinema Português Contemporâneo
Real Gabinete Português de Leitura (Rio de Janeiro, Brasil)
|
2011/11/18 | Apresentação sobre filme Torre Bela - Scenes of Class Struggle in Portugal | Exibição do filme Torre Bela (1977)
School of Arts, University of London (Londres, Reino Unido)
|
2011/10/05 | Migrações de imagens do real | XV Encontro Internacional da Sociedade Brasileira de Estudos em Cinema e Audiovisual
Universidade Federal do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, Brasil)
|
2011/06 | When Cinema forges the event: the case of Torre Bela | Les voies de la révolte : cinéma, images et révolutions dans les années 1960-1970
Musée du quai Branly (Paris, França)
|
2011/05/09 | A realidade não é uma ficção: imagens de violência urbana na televisão e no cinema | III Encontro Anual da AIM
Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
|
2010/10/05 | Torre Bela: fantasmas do cinema de Abril | 14º Encontro SOCINE, Sociedade de Estudos de Cinema e Audiovisual
Universidade Federal de Pernambuco (Recife, Portugal)
|
2010/01/22 | Torre Bela: a research | Lusophone Visual Cultures Conference
Centre for Iberian and Latin Amercian Visual Cultures, Birkbeck College, Univesity of London, Dep. Of Curating Contemporary
Art, RCA, Dep. of Portuguese and Brazilian Studies, King’s College London, Institute for Germanic and Romance Studies (Londres, Reino Unido)
|
2001/09/14 | Provocação total do cérebro: Eisenstein e a arquitectura actual das imagens em movimento | II Congresso da SOPCOM - Rumos da Sociedade da Comunicação
Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa, Portugal)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2017/01/01 - 2019/01/01 | CINE.PT – Uma estratégia de promoção do cinema português
Orientador de José Afonso Urbano Moura de Sousa
|
Design (Mestrado)
Instituto de Arte Design e Empresa - Universitário, Portugal
|
2014 - 2015 | Delivering a personal story to public: Searching for an effective way of inviting the audience into a personal story of the
filmmaker
Orientador
|
DOC NOMADS Erasmus Mundus Joint Master Degree (EMJMD) in Documentary Filmmaking (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2014 - 2015 | Romantic semantics
Orientador
|
DocNomads Erasmus Mundus Joint Master Degree (EMJMD) in Documentary (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2014 - 2015 | To Practice Throwing Dice or To create something you didn’t really create
Orientador
|
DOC NOMADS Erasmus Mundus Joint Master Degree (EMJMD) in Documentary Filmmaking (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2014 - 2015 | The Myth of the ‘Other’
Orientador
|
DOC NOMADS Erasmus Mundus Joint Master Degree (EMJMD) in Documentary (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2014 - 2015 | For what made me walk from my personal feeling to experience other people's lives
Orientador
|
DOC NOMADS Erasmus Mundus Joint Master Degree (EMJMD) in Documentary Filmmaking (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2013/01/01 - 2014/01/01 | Representation of Self-Reflexivity in Documentary Film
Orientador
|
DOC NOMADS Erasmus Mundus Joint Master Degree (EMJMD) in Documentary Filmmaking (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2013 - 2014 | About a healthy proximity with your documentary film characters
Orientador
|
DOC NOMADS Erasmus Mundus Joint Master Degree (EMJMD) in Documentary Filmmaking (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2013 - 2014 | Reflexions on “The Lost Paradise”,
Orientador
|
DOC NOMADS Erasmus Mundus Joint Master Degree (EMJMD) in Documentary Filmmaking (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2013 - 2014 | Dream Role, a symbolic autobiography about Lisbon’s young adults by using found Footage in an expressive associational montage
Orientador
|
DOC NOMADS Erasmus Mundus Joint Master Degree (EMJMD) in Documentary Filmmaking (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2013 - 2014 | The paradox of loneliness in documentary films
Coorientador
|
DOC NOMADS Erasmus Mundus Joint Master Degree (EMJMD) in Documentary Filmmaking (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2013 - 2014 | Dealing with characters and self-reflexivity in Documentary
Orientador
|
DOC NOMADS Erasmus Mundus Joint Master Degree (EMJMD) in Documentary Filmmaking (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2013 - 2014 | The representation of objects and dissolving memory in contemporary cinema
Orientador
|
DOC NOMADS Erasmus Mundus Joint Master Degree (EMJMD) in Documentary Filmmaking (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2013 - 2014 | Relativity of Reality
Orientador
|
DOC NOMADS Erasmus Mundus Joint Master Degree (EMJMD) in Documentary Filmmaking (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2013 - 2014 | The absent, behind the scenes of death through filming a funeral parlor
Orientador
|
DOC NOMADS Erasmus Mundus Joint Master Degree (EMJMD) in Documentary Filmmaking (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2018/12/20 | Criação fílmica partilhada entre uma personagem que realiza e uma realizadora que atua: o processo de construção de Rua dos Anjos | Renata Christiane Ferraz (Doutoramento) |
2017/03/21 | António Zero
Arguente principal
|
Leonardo Mouramateus (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas Artes, , Portugal
|
2017/03/13 | O Despertar Ficcional da História: o cinema como contracampo da historiografia
Arguente principal
|
Tomás Mancino von der Osten (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2014/04/11 | Abrir a História: a Imagem de Arquivo e o Movimento Desacelerado. Um estudo teórico-prático a partir dos filmes Natureza Morta e 48 | Susana de Sousa Dias (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2016/02/03 - Atual | Cinema: Journal of Philosophy and the Moving Image | Instituto de Filosofia da Linguagem Faculdade de Ciências Sociais e Humanas |
2015/01/01 - Atual | Doc On-line. Revista Digital de Cinema Documentário | Universidade da Beira Interior (UBI, Portugal) LabCom - Comunicação e Artes |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
1998 - Atual | APORDOC – Associação pelo Documentário | Membro fundador |
2018 - 2021 | APR -Associação Portuguesa de Realizadores | Secretário da Direção durante dois mandatos |
2010/01/01 - 2016/01/01 | AIM - Associação dos Investigadores da Imagem em Movimento | Vice-Presidente Conselho Fiscal |
Distinções
Prémio
2019 | Prémio Melhor Argumento Original XXV Edição do Festival Caminhos do Cinema Português para o filme Prazer, Camaradas!
Festival Caminhos do Cinema português, Portugal
|
2018 | Júri popular Melhor Curta-Metragem de Ficção do Festival VER CINE 2018
Festival de Cinema da Baixada Fluminense, Brasil
|
2011 | Prémio Melhor Longa Metragem Portuguesa - Festival IndieLisboa para o filme Linha Vermleha
IndieLisboa, Portugal
|