???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
SANDRA CRISTINA ARAÚJO FERREIRA

Nomes de citação

  • Ferreira, Sandra

Identificadores de autor

Ciência ID
FD1C-18FB-0177
ORCID iD
0000-0002-5088-054X

Endereços de correio eletrónico

  • sandraferreira@esev.ipv.pt (Profissional)
  • sandracris3180@gmail.com (Pessoal)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação - Educação Geral
  • Ciências Sociais - Ciências da Educação - Educação Especial

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2018/09/01 - 2022/12/31
Concluído
Doutoramento em Estudos da Criança - Educação Especial (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
"Avaliação da Comunicação Expressiva em Crianças Portuguesas dos 6 aos 42 meses: Aferição do Early Communication Indicator" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
2014/09/10
Concluído
Educação Especial - Dificuldades de Aprendizagem Específicas (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
"Análise dos processos de designação e substituição semântica em crianças de 5 e 6 anos de idade: Um estudo quantitativo em contextos inclusivos" (TESE/DISSERTAÇÃO)
18
2012
Concluído
Educação Especial (Pós-Graduação)
Especialização em Dificuldades de Aprendizagem Específicas
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
17
2008/07/09
Concluído
Educação de Infância (Licenciatura)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
16
2007
Concluído
Erasmus Student Exchange (Outros)
UC Leuven-Limburg, Bélgica
A
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2024/02/26 - Atual Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro, Portugal
2023/03/29 - Atual Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/04/01 - 2023/07/31 Colaboradora no projeto + InIPCA: mais sucesso| mais inclusão| mais inovação| mais diversidade| mais pluralidade Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Portugal
2018/10/01 - 2022/12/01 Bolseira de Investigação Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
2017 - 2018 Professora do Curso Profissional de Técnico de Apoio à Infância Escola Secundária de Caldas das Taipas, Portugal
2015 - 2017 Professora de Educação Especial SALT - Study Academy & Language Training, Portugal
2008 - 2015 Professora no âmbito das Atividades de Enriquecimento Curricular, no 1º ciclo e pré-escolar Agrupamento de Escolas Dª Maria II & Agrupamento de Escolas de Ribeirão, Portugal
2010 - 2012 Formadora de Curso EFA B3 Acompanhante de Crianças Escola Secundária Camilo Castelo Branco, Portugal
2010 - 2011 Educadora de Infância Agrupamento de Escolas Valadares, Portugal
2010 - 2010 Educadora de Infância Colégio João Paulo II, Portugal
2009 - 2009 Formadora de curso EFA de Técnico/a de Ação Educativa Associação Empresarial de Ponte de Lima, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2017 - 2018 A preschool oral language intervention for language-minority children: A randomised controlled trial (POLILUX)
FNR5886294
Investigador
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Ferreira, Sandra; Sapage, Sara; Cruz-Santos, Anabela; Almeida, Leandro da Silva. "Studies with screening and assessment instruments in communication and language in Portuguese children with and without language difficulties in inclusive contexts". Trabalho apresentado em Student on the way to practice VI - International Student Scientific Conference in the Fields of Special Pedagogy, Medical Pedagogy and Social Pedagogy, Prešov, 2023.
    Publicado
  2. Ferreira, Sandra; Cruz-Santos, Anabela; Almeida, Leandro da Silva. "Avaliação da comunicação expressiva de crianças portuguesas dos 6 aos 42 meses". Trabalho apresentado em XVII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, Corunha, 2023.
  3. Ferreira, Sandra; Sapage, Sara; Cruz-Santos, Anabela; Almeida, Leandro da Silva. "Rastreio e avaliação em comunicação e linguagem em idades precoces". Trabalho apresentado em I Congresso Internacional de Investigação e Intervenção em Psicologia Escolar e da Educação, Braga, 2022.
    Publicado
  4. Ferreira, Sandra; Cruz-Santos, Anabela; Almeida, Leandro da Silva. "Early Communication Indicator - Portugal: Prova de avaliação da comunicação expressiva para idades precoces". Trabalho apresentado em Congresso Luso Brasileiro de Educação Inclusiva (CONLUBRA), Braga, 2022.
    Publicado
  5. Ferreira, Sandra; Cruz-Santos, Anabela; Almeida, Leandro da Silva . Autor correspondente: Ferreira, Sandra. "Avaliação da comunicação expressiva em idades precoces: Um estudo de caso com o Early Communication Indicator - Versão Portuguesa". Trabalho apresentado em XVI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, Braga, 2021.
    Publicado
  6. Ferreira, Sandra; Cruz-Santos, Anabela; Bilber, Suzel; Gonçalves, Sandra. "Estudo do vocabulário em crianças dos 3 aos 7 anos, com e sem Perturbação do Desenvolvimento da Linguagem: Resultados preliminares". Trabalho apresentado em XV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, Corunha, 2019.
    Publicado
  7. Ferreira, Sandra; Cruz-Santos, Anabela; Santos, João Paulo; Rêgo, Cristina; Nunes, Glória; Costa, Susana. "Vamos brincar com o Kiko: Um jogo para o desenvolvimento da consciência fonológica". Trabalho apresentado em XI Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação – Challenges 2019, Braga, 2019.
    Publicado
  8. Ferreira, Sandra; Cruz-Santos, Anabela. "Desempenho do vocabulário em crianças de 5 e 6 anos de idade: Um estudo quantitativo exploratório no Norte de Portugal". Trabalho apresentado em IV Seminário Luso-Brasileiro de Educação de Infância & I Congresso Luso-Afro-Brasileiro Infâncias e Educação, Aveiro, 2018.
    Publicado
  9. Santos, João Paulo; Rêgo, Cristina; Nunes, Glória; Ferreira, Sandra. "Dislexia: Teorias explicativas". Trabalho apresentado em II Seminário Internacional “Contributos da Psicologia em Contextos Educativos”, Braga, 2012.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Sandra Cristina Araújo Ferreira; Anabela Cruz-Santos; Leandro Almeida. "Avaliação da comunicação expressiva em crianças em idades precoces com o Early Communication Indicator-Portugal". Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación (2024): https://doi.org/10.17979/reipe.2024.11.1.10029.
    10.17979/reipe.2024.11.1.10029
  2. Ferreira, Sandra; Cruz-Santos, Anabela; Bilber, Suzel; Gonçalves, Sandra Filipa. "Vocabulary assessment in Portuguese children aged 3 to 7 years with and without developmental language disorder: Preliminary results". Studies in Special Education 12 2 (2023): 7-17.
    Acesso aberto • Publicado
  3. Ferreira, Sandra; Cruz-Santos, Anabela; Almeida, Leandro da Silva. "Early Communication Indicator (ECI) - Portuguese version: An analysis with three Portuguese toddlers.". Revista de Investigación en Logopedia 13 2 (2023): e81142.
    Publicado
  4. Sandra Ferreira; Anabela Cruz-Santos. "A review and analysis of four measures of early childhood communication development". SN Social Sciences 1 5 (2021): https://doi.org/10.1007/s43545-021-00129-2.
    10.1007/s43545-021-00129-2
  5. Ferreira, Sandra Cristina Araújo; Cruz-Santos, Anabela. "Processos de designação e substituição semântica usados por crianças falantes de Português Europeu numa prova de vocabulário". Audiology - Communication Research 23 0 (2018): http://dx.doi.org/10.1590/2317-6431-2018-2006.
    10.1590/2317-6431-2018-2006
  6. Cáceres-Assenço, Ana Manhani; Ferreira, Sandra; Cruz-Santos, Anabela; Befi-Lopes, Debora Maria. "Aplicação de uma prova brasileira de vocabulário expressivo em crianças falantes do Português Europeu". CoDAS 30 2 (2018): http://dx.doi.org/10.1590/2317-1782/20182017113.
    Acesso aberto • 10.1590/2317-1782/20182017113
Tese / Dissertação
  1. "Avaliação da comunicação expressiva em crianças portuguesas dos 6 aos 42 meses: Aferição do Early Communication Indicator". Doutoramento, Universidade do Minho Instituto de Educação, 2023.
  2. Ferreira, Sandra. "Análise dos processos de designação e substituição semântica em crianças de 5 e 6 anos de idade: Um estudo quantitativo em contextos inclusivos". Mestrado, Universidade do Minho Instituto de Educação, 2014.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2024/07/17 Early Communication Indicator – Portugal: Um instrumento para avaliar e monitorizar o desenvolvimento da comunicação expressiva em idades precoces 11º Congresso Internacional em Saúde
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2023/10/27 Early Communication Indicator (ECI-Portugal): Contributions to the validation and use in professional practice ATEE Winter Conference 2023
Centro de Investigação em Estudos da Criança - Instituto de Educação, Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2023/10/19 Póster: Early Communication Indicator - Portugal: Um contributo para a promoção da participação das famílias e dos profissionais na avaliação da comunicação em idades precoces. XIV Congresso Nacional de Intervenção Precoce
ANIP - Associação Nacional de Intervenção Precoce (Coimbra, Portugal)
2023/09/01 Avaliação da comunicação expressiva de crianças portuguesas em idades precoces com o Early Communication Indicator - Portugal XVII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
Universidade da Corunha (Corunha, Espanha)
2023/07/05 Póster: Avaliação da comunicação expressiva de crianças Portuguesas em idades precoces com o Early Communication Indicator (ECI) Ciência 2023
Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Aveiro, Portugal)
2023/06/29 Póster: Avaliação da comunicação expressiva de crianças portuguesas em idades precoces com o Early Communication Indicator Mostra de Projetos do Dia do CIEC
CIEC - Instituto de Educação, Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2023/05/12 Studies with screening and assessment instruments in communication and language in Portuguese children with and without language difficulties in inclusive contexts Student on the Way to Practice VI
University of Presov, Faculty of Education, Department of Special Education (Eslovénia)
2023/05/12 Vocabulary study in Portuguese children aged 3 to 7 years with and without Language Disorder Student on the Way to Practice VI
University of Presov, Faculty of Education, Department of Special Education (Eslovénia)
2023/03/02 Perspectives of remedial teaching for Portuguese students with language disorders CEC 2023 Convention & Expo
Council for Exceptional Children (CEC) (Louisville, Kentucky, Estados Unidos)
2022/09/08 Rastreio e avaliação em comunicação e linguagem em idades precoces I Congresso Internacional de Investigação e Intervenção em Psicologia Escolar e da Educação
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2022/07/14 Early Communication Indicator - Portugal: Prova de avaliação da comunicação expressiva para idades precoces Congresso Luso Brasileiro de Educação Inclusiva (CONLUBRA)
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2021/09/01 Avaliação da comunicação expressiva em idades precoces: Um estudo de caso com o Early Communication Indicator - Versão Portuguesa XVI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2021/06/15 Desenvolvimento comunicativo em idades precoces: Estudos de caso com o Early Communication Indicator - Versão Portuguesa V Jornadas em Estudos da Criança
CIEC - Instituto de Educação, Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2019/11/09 Estudo do vocabulário em crianças dos 3 aos 7 anos com e sem Perturbações do Desenvolvimento da Linguagem: Resultados preliminares (Póster) Conferência Vozes da Inclusão
CERCI Braga (Braga, Portugal)
2019/09/05 Estudo do vocabulário em crianças dos 3 aos 7 anos, com e sem Perturbação do Desenvolvimento da Linguagem: Resultados preliminares XV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
Universidade da Corunha (Corunha, Espanha)
2019/07/04 Avaliação da comunicação expressiva de crianças em idades precoces: Aferição do Early Communication Indicator em Portugal IV Jornadas em Estudos da Criança
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2019/05/14 Vamos brincar com o Kiko: Um jogo para o desenvolvimento da consciência fonológica XI Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação (Challenges 2019)
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2018/11/16 Desempenho do vocabulário em crianças de 5 e 6 anos de idade: Um estudo quantitativo exploratório no Norte de Portugal IV SLBEI – Seminário Luso Brasileiro de Educação de Infância & I CLABIE – Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Infâncias e Educação
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2017/09 Análise dos processos de designação e substituição semântica em crianças de 5 e 6 anos de idade: Um estudo quantitativo em contextos inclusivos XIV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2012/07 Dislexia: Teorias explicativas Seminário Internacional “Contributos da Psicologia em Contextos Educativos”
Universidade do Minho (Braga, Portugal)

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2024/02/01 - 2024/02/01 Comissão organizadora e científica da 2ª Jornada sobre Estudos do Gesto. (2024/02/01 - 2024/02/01)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Associação iGesto, Portugal
2022/09/13 - 2022/09/14 Voluntária no 1st International Conference on Child Studies (2022/09/13 - 2022/09/14)
Congresso (Outra)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
2022/09/08 - 2022/09/10 Voluntária no I Congresso Internacional de Investigação e Intervenção em Psicologia Escolar e da Educação (I CIIPEE) (2022/09/08 - 2022/09/10)
Congresso (Outra)
Universidade do Minho, Portugal
2019/11/08 - 2019/11/11 Participação na comissão organizadora do 2º Congresso Nacional de PHDA (Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção) (2019/11/10 - 2019/11/11)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Sociedade Portuguesa de Défice de Atenção, Portugal

Universidade do Minho Departamento de Psicologia da Educação e ¿Educação Especial, Portugal
2019/07/03 - 2019/07/05 Participação na comissão organizadora das IV Jornadas em Estudos da Criança, com funções ao nível do secretariado e organização logística (2019/07/03 - 2019/07/05)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Minho, Portugal
2017/09/06 - 2017/09/08 Membro da Comissão Organizadora integrando o Secretariado do XIV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia (2017/09/06 - 2017/09/08)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Minho, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2024/02/01 - 2024/02/01 Participação em workshop: Methods and tools for annotating video data for multimodal analysis: ELAN for beginners
Oficina (workshop)
Associação iGesto, Portugal
2023/04/21 - 2023/04/21 Seminário: Inclusão de Estudantes com Necessidades Educativas Específicas no Ensino Superior
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2023/02/16 - 2023/02/16 Participação na Conferência: Intervenção com Crianças em Risco
Conferência
Instituto CRIAP, Portugal
2023/02/15 - 2023/02/15 Participação no webinar: Pertencer e Incluir: Vamos lá Refletir
Instituto de Apoio à Criança, Portugal
2023/02/10 - 2023/02/10 Participação no webinar: What is Evidence-Based Instruction for Students With Disabilities?
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
2022/04/28 - 2022/04/28 Participação no Webinar "Connecting Research, Policy and Practice for Better Outcomes for Children: Challenges and Opportunities"
Seminário
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
2021/09/28 - 2021/09/28 NEE e Autismo na Universidade
Seminário
NEE e Autismo na Universidade
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2021/03/10 - 2021/03/12 Participação na ação de formação: "Citar e referenciar: Estilo bibliográfico APA 7ª edição"
Oficina (workshop)
Universidade do Minho, Portugal
2021/02/17 - 2021/02/17 Participação na sessão "Projetos de Investigação em Ciências da Educação: Resultados, experiências e desafios"
Outro
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
2020/12/11 - 2020/12/11 Participação no Webinar "O Direito à Educação Inclusiva - Desafios e Oportunidades"
Seminário
Instituto de Apoio à Criança, Portugal
2020/07/02 - 2020/07/02 Participação na conferência "Pesquisas em educação de surdos - O caminho do bilinguismo"
Conferência
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
2019/10/23 - 2019/10/23 Participação no seminário "Doctoral education in the 21st century: aims, challenges and ways forward"
Seminário
Universidade do Minho, Portugal
2019/10/18 - 2019/10/18 Participação no seminário "Avaliação ética de projetos de investigação em educação: Normas e procedimentos"
Seminário
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
2019/09/11 - 2019/09/13 Participação no curso de estatística avançada “Análise de Equações Estruturais com o SPSS AMOS”
Outro
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2019/05/28 - 2019/05/28 Participação no seminário "Intervenção Precoce em Contextos Naturais com Crianças com Problemas de Comunicação"
Seminário
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
2019/05/03 - 2019/05/03 Participação na sessão "Analysis of functional skills in young children with disabilities through application e EarlyCare: a detection and implementation of person-to-person therapy programs"
Outro
Universidade do Minho Escola Superior de Enfermagem, Portugal
2019/03/19 - 2019/03/21 Participação no Workshop "5th Writing Academic English"
Oficina (workshop)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
2018/12/10 - 2018/12/13 Participação no Curso de estatística avançada – Módulo II "Path analysis ou equações estruturais"
Outro
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
2018/12/07 - 2018/12/07 Participação no Seminário "Da escrita à publicação de artigos científicos: Estratégias para o sucesso"
Seminário
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
2018/12/04 - 2018/12/06 Participação no Curso de estatística avançada – Módulo I "Análise de variância (t-test, anova, manova, ancova)"
Outro
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
2018/10/23 - 2018/10/25 Participação no Workshop "4th Writing Academic English"
Oficina (workshop)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
2018/09/19 - 2018/09/19 Participação no seminário "The research refereeing process: Reflections on politics, strategies and agendas in getting published and getting funded"
Seminário
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
2012/09/14 - 2012/09/14 1st International Early Childhood Intervention Conference "Families and Early Childhood Intervention: Ecology of Development"
Conferência
1st International Early Childhood Intervention Conference "Families and Early Childhood Intervention: Ecology of Development"

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2024/02 - Atual Prática de Ensino Supervisionada na Educação Pré-Escolar II Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2024/02 - Atual Didáticas Específicas de Educação de Infância II Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2024/02 - Atual Didática do Conhecimento do Mundo na Educação de Infância Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro, Portugal
2024/02 - Atual Didática da Linguagem Oral e Abordagem à Escrita Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro, Portugal
2023/09/18 - Atual Intervenção Socioeducativa com Crianças e Jovens Educação Social (Licenciatura) Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2023/09/18 - Atual Didáticas Específicas de Educação de Infância I Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2023/03/29 - Atual Dinamização de Contextos Socioeducativos Apoio à Infância (Curso Técnico Superior Profissional) Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2021/12 - 2021/12 Processos Cognitivos e Literacia Emergente Educação Pré-Escolar (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2020/11 - 2020/11 Processos Cognitivos e Literacia Emergente no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada Educação Pré-Escolar (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2023 - Atual Associação iGesto - Investigação do gesto
2022 - Atual Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC), Instituto de Educação, Universidade do Minho
2019/07 - Atual ACIP (Associação Científica Internacional de Psicopedagogia)

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2021/07 - 2021/07 Realização de avaliação como perita externa no painel de validação do Questionário intitulado "O desenvolvimento da linguagem: Do conhecimento dos professores às práticas pedagógicas no contexto da educação infantil"
2021/03 - 2021/03 Realização de avaliação como perita no painel de validação do Rastreiro intitulado "Rastreio de Literacia Emergente Pré-Escolar - RaLEPE"
2021/01 - 2021/01 Realização de avaliação como perita no painel de validação do Programa de Intervenção intitulado "Programa de Intervenção de Linguagem Oral e Literacia Emergente Pré-escolar - PILLAR"
Distinções

Prémio

2023 Premio L. S. Vigotsky De Investigación Psicopedagógica