???global.info.a_carregar???
Paula Paulino. Concluiu o(a) Doutoramento em Psicologia em 2015 pelo(a) Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Doutoramento em Psicologia em 2011 pelo(a) Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Mestrado em Psicologia Social e Organizacional em 2006 pelo(a) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa e Licenciatura em Psicologia em 2003 pelo(a) Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia. É Membro da Equipa Metodológica no desenvolvimento e implementação do Programa de Intervenção no Ensino Pré-Escolar: Aprender+_Promoção do desenvolvimento e da autorregulação em crianças na educação Pré no(a) Associação EPIS – Empresários pela Inclusão Social., Coordenadora do Programa de Mentorado da Escola de Psicologia e Ciências da Vida no(a) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Psicologia e Ciências da Vida, Psicóloga Clínica e Educacional no(a) Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Psicóloga Clínica no(a) Clínica Privada, Membro Efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses - Especialidade em Psicologia Clínica e da Saúde no(a) Ordem dos Psicólogos Portugueses, Professora Convidada Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, Lisboa (Portugal) Unidades Curriculares: Seminário Temático do Curso de Doutoramento Psicologia na especialidade de Psicologia d no(a) Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Professor Auxiliar no(a) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Membro Efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses - Especialidade em Psicologia Educacional no(a) Ordem dos Psicólogos Portugueses, Supervisão de Estágios Profissionais - Ano Júnior - Psicologia da Educação no(a) Ordem dos Psicólogos Portugueses e Investigador no(a) HEI-Lab: Laboratórios Digitais de Ambientes e Interacções Humanas, Portugal . Publicou 30 artigos em revistas especializadas. Possui 4 capítulo(s) de livros. Coorientou 1 tese(s) de doutoramento. Coorientou 2 dissertação(ões) de mestrado. Recebeu 1 prémio(s) e/ou homenagens. Participa e/ou participou como Bolseiro de Investigação em 2 projeto(s), Investigador em 10 projeto(s), Investigador responsável em 1 projeto(s) e Outra em 1 projeto(s). Atua na(s) área(s) de Ciências Sociais com ênfase em Psicologia. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Mudança atitudinal; alimentação; sedentarismo; Teses de doutoramento - 2015; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia; Adolescentes; Saúde; Suporte social recebido; Adolescents; Health; Social support; Cyberbullying. College Students. Victimization. Emotions. Coping strategies.; Cyberbullying. Estudiantes universitarios. Victimización. Emociones. Estrategias de enfrentamiento.; Cyberbullying. Estudantes universitários. Vitimização. Emoções. Estratégias de enfrentamento.; Alimentação saudável; Influência social; Teoria do comportamento planeado; Healthy eating; Social influence; Theory of planned behaviour; Mudança atitudinal; Alimentação; Sedentarismo; Attitude shift; Food habits; Sedentarism; Resolução de problemas; Autoregulação; Aprendizagem; Crenças; Alunos do ensino básico; Teses de mestrado - 2018; alimentação; sedentarismo; adolescents; self- regulation of motivation; motivational beliefs; regulation of motivation strategies; adolescentes; autorregulação da motivação; crenças motivacionais; estratégias de regulação da motivação; Autorregulação da motivação; adolescentes; autoeficácia; metas de realização; valor da tarefa; Desenvolvimento identitário; estudo inicial de validação; adultos emergentes; psicopatologia; Cyberbullying; Autorregulação do comportamento; Autoinstrução; Protocolo cibernético de autoinstrução; dor crónica; expectativas de papel de género; coping; juízos médicos; parentalidade; estratégias parentais; imagemorphing; sacadas; velocidade; Autorregulação da aprendizagem; moodle; tecnologias da informação e comunicação; PSICOLOGIA; ADOLESCENTES; COMPORTAMENTO NA ADOLESC
Identification

Personal identification

Full name
Paula Paulino

Citation names

  • Paulino, Paula

Author identifiers

Ciência ID
0017-93D1-C296
ORCID iD
0000-0001-8249-5366

Knowledge fields

  • Social Sciences - Psychology
Education
Degree Classification
2015
Concluded
Psicologia (Doutoramento)
Major in Psicologia da Educação
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
Aprovado com Distinção e Louvor
2015
Concluded
Psicologia (Doutoramento)
Major in Especialidade: Psicologia da Educação
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
""Regulação da motivação: Avaliação e promoção da dimensão motivacional da aprendizagem autoregulada - contributos de alunos e professores"." (THESIS/DISSERTATION)
2006
Concluded
Psicologia Social e Organizacional (Mestrado)
Major in Não Aplicável
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
Muito Bom
2003
Concluded
Psicologia (Licenciatura)
Major in Psicologia Clínica Cognitivo-Comportamental, Cognitiva e Sistémica
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
16 valores
Affiliation

Science

Category
Host institution
Employer
2021 - Current Researcher (Research) HEI-Lab: Laboratórios Digitais de Ambientes e Interacções Humanas, Portugal , Portugal
2015 - Current Researcher (Research) Universidade de Lisboa Centro de Investigação em Ciência Psicológica, Portugal
2015 - Current Researcher (Research) Programa de Estudos da aprendizagem Autorregulada (PEAAR) - CICPSI - Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, Portugal
Programa de Estudos da aprendizagem Autorregulada (PEAAR) - CICPSI - Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, Portugal
2015 - 2019 Researcher (Research) Associação para a Inovação e Desenvolvimento da FCT, Portugal
2003 - 2008 Contracted Researcher (Research) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal

Teaching in Higher Education

Category
Host institution
Employer
2015 - Current Assistant Professor (University Teacher) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal

Positions / Appointments

Category
Host institution
Employer
2023 - Current Coordenadora de Atividades de Integração e Inovação Pedagógica da Escola de Psicologia e Ciências da Vida do Centro Universitário Lusófona, Lisboa. Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2023 - Current Docente interlocutor com o Gabinete de acompanhamento dos estudantes com necessidades educativas especiais (GAENEE) para efeitos de implementação do Plano de Acompanhamento e Apoio Individual (PAAI), Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2023 - Current Coordenação da valência da Mentoria no Serviço de Psicologia, Inovação e Conhecimento (SPIC). Universidade Lusófona, Centro Universitário Lisboa. Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2020 - Current Membro do Júri Específico EPCV – Concursos de Acesso aos Cursos Ministrados na Universidade Lusófona – Concurso Especial Maiores de 23 anos (M23) do 1ºCiclo da Escola de Psicologia e Ciências da Vida Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2019 - Current Vogal do Conselho Científico da Escola de Psicologia e Ciências da Vida da Universidade Lusófona. Centro Universitário Lisboa. Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2019 - Current Vogal do Conselho Pedagógico da Escola de Psicologia e Ciências da Vida da Universidade Lusófona. Centro Universitário Lisboa. Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2018 - Current Coordenadora do Programa de Mentorado da Escola de Psicologia e Ciências da Vida Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Psicologia e Ciências da Vida, Portugal
2018 - Current Membro do Júri Específico de Creditação do 1ºCiclo da Escola de Psicologia e Ciências da Vida da Universidade Lusófona. Centro Universitário Lisboa. Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2016 - Current Psicóloga Clínica e Educacional Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
2015 - Current Professora Convidada Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, Lisboa (Portugal) Unidades Curriculares: Seminário Temático do Curso de Doutoramento Psicologia na especialidade de Psicologia d Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
2024/09/01 - 2025/07/31 Sub-Direcção de Curso - Psicologia (1ºCiclo) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2007 - 2011 Psicóloga Clínica e Educacional Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, Portugal
2007 - 2011 Psicóloga Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, Portugal
AEPJM – Agrupamento de Escolas Pedro Jacques Magalhães, Portugal

Others

Category
Host institution
Employer
2024 - Current Supervisão de Estágios Profissionais - Ano Júnior - Psicologia da Educação Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal
2019 - Current Membro da Equipa Metodológica no desenvolvimento e implementação do Programa de Intervenção no Ensino Pré-Escolar: Aprender+_Promoção do desenvolvimento e da autorregulação em crianças na educação Pré Associação EPIS – Empresários pela Inclusão Social., Portugal
2017 - Current Membro Efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses - Especialidade em Psicologia Clínica e da Saúde Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal
Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal
2017 - Current Membro Efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses - Especialidade em Psicologia Educacional Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal
2004 - Current Psicóloga Clínica Clínica Privada, Portugal
2019 - 2023 Supervisão Técnica de Equipas de Educadores e Psicólogos em contexto de intervenção pré-escolar. Associação EPIS – Empresários pela Inclusão Social Associação EPIS – Empresários pela Inclusão Social., Portugal
2018 - 2018 Team Leader for the Qualitative Analysis of the SOMINCOR's Integrated Studies, SOMINCOR and Monkey Forest Consultancy SOMINCOR and Monkey Forest Consultancy, Portugal
2002 - 2003 Estagiária de Psicologia Clínica e da Saúde Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
Unidade de Cuidados Intensivos de Neonatologia (UCIN) do Hospital de São Francisco Xavier em Lisboa (HSFX), , Portugal
Projects

Grant

Designation Funders
2010/10/01 - 2015/05/31 SABER APRENDER E SABER ENSINAR A MOTIVAÇÃO: CONTRIBUTOS DA AUTO-REGULAÇÃO MOTIVACIONAL PARA UMA APRENDIZAGEM MAIS EFICAZ
SFRH/BD/68945/2010
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
2010 - 2015 Knowing how to learn and how to teach motivation: Contributions from self-regulation of motivation to more effective learning.
FCT-BD 68945/2010
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
2006/01/01 - 2006/12/31 A INFLUÊNCIA SOCIAL NAS ESCOLHAS ALIMENTARES SAUDÁVEIS EM ADOLESCENTES E JOVENS ADULTOS: IDENTIFICAÇÃO E NORMA DE GRUPO
SFRH/BM/24562/2005
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded

Contract

Designation Funders
2024/01/01 - Current Autorregulação da Aprendizagem: Mapeamento dos fatores associados e intervenção na formação inicial e continuada de professores
CNPq -Edital Universal 2023
Researcher
Universidade Estadual de Campinas, Brazil
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Ongoing
2024 - Current Autismo 360º. Beneficiário Principal: Associação PARA - Projeto De Apoio E Recursos Para O Autismo
Funding: Fundo Social Europeu (CENTRO2030-FSE+-00493400
Researcher
2024 - Current Enhancing autism literacy and community engagement for inclusive living: A research project on a pilot intervention “Concelhos amigos do autismo”
: Instituto Nacional de Reabilitação (no âmbito da candidatura 0263/2024) e Município de Pombal no Âmbito da candidatura da Associação PARA – projetos
Researcher
2023/01/15 - Current Mind the Gap: Education and social (re)integration after imprisonment
FP22-2B165
Researcher
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Psicologia e Ciências da Vida, Portugal

HEI-Lab: Laboratórios Digitais de Ambientes e Interacções Humanas, Portugal , Portugal
Obra Social La Caixa
Ongoing
2023 - Current Projeto SOLVER ATE financiado pela Direção-Geral do Ensino Superior (DGES) / Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para a promoção da saúde biopsicossocial nas universidades. Research with University Extention
2023/presente – Investigador no Projeto SOLVER ATE financiado pela Direção-Geral do Ensino Superior (DGES) / Plano de Recuperação e Resiliência (PRR)
Investigador no Projeto SOLVER ATE financiado pela Direção-Geral do Ensino Superior (DGES) / Plano de Recuperação e Resiliência (PRR)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal

Direcção-Geral do Ensino Superior, Portugal
Ongoing
2022/09/15 - Current Developing University Students’ Well-Being, Engagement, and Academic Performance through Mentoring
Centro de Investigação em Ciência Psicológica – CICPSI (grupo ProAdapt), da Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa – FPUL. https://www.psic
Researcher
Universidade de Lisboa Centro de Investigação em Ciência Psicológica, Portugal
Ongoing
2024/01/01 - 2025/09/01 ACT4Wbeing: Tempos de mudança e mudança dos tempos: estudo das relações entre a autonomia curricular e o envolvimento e bem- estar dos professores
COFAC/ILIND/CeiED/1/2023
Researcher
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal

Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Investigação em Desporto Educação Física Exercício e Saúde, Portugal

HEI-Lab: Laboratórios Digitais de Ambientes e Interacções Humanas, Portugal , Portugal
Ongoing
2022/07/15 - 2024/07/15 Dropout in higher education: Psychosocial, economical and contextual correlates in post-pandemic era
FP22-1B047
Principal investigator
HEI-Lab: Laboratórios Digitais de Ambientes e Interacções Humanas, Portugal , Portugal

Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Psicologia e Ciências da Vida, Portugal
Obra Social La Caixa
Concluded
2023 - 2024 Estudo sobre Impacto da Campanha de Vacinação 2023-2024. Direção Geral da Saúde (DGS).
Direção Geral da Saúde (DGS). Research with University Extention. https://www.dgs.pt/ficheiros-de-upload-2013/estudo-sobre-a-percecao-de-eficacia-da-c
Researcher
HEI-Lab: Laboratórios Digitais de Ambientes e Interacções Humanas, Portugal , Portugal

Direcção-Geral da Saúde, Portugal
Concluded
2021 - 2023 ERASMUS + Digital Tool for Mentorship Against Dropout. Erasmus Plus (Brussels, BE) GRANT_NUMBER: 2020-1-RO01-KA201- 080088
Researcher
HEI-Lab: Laboratórios Digitais de Ambientes e Interacções Humanas, Portugal , Portugal
2015/03/01 - 2019/12/31 Centro de Investigação em Ciência Psicológica
UID/PSI/04527/2019
SFRH/BPD/110695/2015
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal

Universidade de Lisboa Centro de Investigação em Ciência Psicológica, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Ongoing
2016/06/01 - 2019/11/30 Cyberbullying: A regulação do comportamento através da linguagem
PTDC/MHC-PED/3297/2014
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal

Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores Investigação e Desenvolvimento em Lisboa, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
2015 - 2016 Resolução de Problemas na Matemática no 1ºCiclo de Escolaridade
Orçamento Participativo da CML
Researcher
Camara Municipal de Lisboa, Portugal

Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
Concluded
2013 - 2015 Dos significados à autorregulação: perspetivas de estudantes com trajetórias académicas de insucesso»
GEPAAR – Estudos e Pesquisas da Aprendizagem Autorregulada, da Universidade de Pelotas, Brasil e o PEAAR - Programa de Investigação da Aprendizagem Au
Researcher
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal

Universidade Federal de Pelotas, Brazil
Concluded
2007/02/05 - 2009/06/15 Teorias implícitas sobre dor crónica e género: Dos técnicos de saúde aos pacientes
PIHM/PSI/63505/2005
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Intervenção Social, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
2005 - 2007 Rumo à Qualidade (2004/ EQUAL/A2/EE/085)
(2004/ EQUAL/A2/EE/085)
Research Fellow
2003 - 2005 Avaliação dos factores de risco e protecção e do suporte institucional na área da saúde para jovens (Fundação Calouste Gulbenkian e Santa Casa da Misericórdia de Lisboa)
desconhecida
Research Fellow
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal

Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Portugal
Concluded

Other

Designation Funders
2020 - Current Avaliação da eficácia do Programa de Mentorado
S/R
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
Ongoing
Outputs

Publications

Book chapter
  1. Matias, A., Veiga Simão, A.M., & Paulino, P. (no prelo). Contraste mental com intenções de implementação (MCII): Uma est. "Matias, A., Veiga Simão, A.M., & Paulino, P. (no prelo). Contraste mental com intenções de implementação (MCII): Uma estratégia autorregulatória para promover o sucesso escolar. Psicologia Educacional: Investigação e Intervenção em Portugal, Vol. II. Coisas de Ler Editora.". In Psicologia Educacional: Investigação e Intervenção em Portugal, Vol. II. 2025.
    In press
  2. Paulino, Paula. "Contraste Mental com Intenções de Implementação: Uma estratégia de autorregulação da aprendizagem". In Autorregulação da aprendizagem: Cenários, desafios, perspetivas para o contexto educativo. Brazil: Editora Vozes., 2020.
    Published
  3. Veiga Simão, Ana; Paulino, Paula; Ferreira, Paula. "Resolução de problemas na Matemática e competências de autorregulação por meio do jogo digital A Festarola.". Vozes, 2020.
  4. Paulino, Paula. "Do estoicismo face à dor: Uma teoria enraizada sobre as expectativas de papel de género de leigo/as e enfermeiro/as". In Gênero e saúde: diálogos Ibero-Brasileiros. 2010.
    Published
Conference abstract
  1. Estrela, Elsa; Rosa Serradas Duarte; Lima, Louise; Sónia Vladimira; Paulino, Paula; Felisberto Costa. "The Relationship between Curriculum Autonomy, Work Engagement and Teacher Well-Being – in Changing Times". Paper presented in ECER Conference, Nicosia, 2024.
    Published
  2. Paulino, Paula; Ibérico Nogueira, Sara; Mariana Claro. "Well-being motivation, adaptation, emotional intelligence, thinking and creating style of university students: A potencial influence of mentoring programs. 17th annual International Conference of Education, Research and Innovation. Seville (Spain). 11th - 13th of November 2024– ICERI 2024". 2024.
    Published
  3. Paulino, Paula; Ibérico Nogueira, Sara; Evely Boruchovitch. "Paula Paulino (UL), Sara Ibérico Nogueira (UL), Leonor Almeida (UCP), Mariana Claro (UL) & Evely Boruchovitch (UNICAMP). Comunicação: Escala de Avaliação da Motivação para Aprender de alunos Universitários (EMA-U): Versão revista para estudantes portugueses XIII Congresso Ibero-Americano de Psicologia / 6º Congresso da Ordem dos Psicólogos. Lisboa (Portugal). 25-27 de setembro, 2024". Paper presented in XIII Congresso Ibero-Americano de Psicologia / 6º Congresso da Ordem dos Psicólogos. Lisboa (Portugal). 25-27 de setembro, 2024, 2024.
    Published
  4. Paulino, Paula. "Paulino, P., Gonzalez, B.; Albuquerque, S.; Correia, S.V.; Mendes, T. (2024). O abandono no ensino superior português na era pós-pandemia: fatores sociodemográficos, económicos e psicossociais. XII Congresso Iber-Americano de Psicologia/ 6º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses, Lisboa. (26 de Setembro de 2024).". Paper presented in . XII Congresso Iber-Americano de Psicologia/ 6º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses, Lisboa, 2024.
  5. Paulino, Paula; Kiluange, Felisberto; Sónia Vladmira Correia; Rosa Serradas Duarte; Lima, Louise; Estrela, Elsa. "Estrela, E., Kiluange, F., Paulino, P., Vladmira, S., Duarte, R. & Lima, L. (2024). Curricular Autonomy, Work Engagement and Teacher Well-being: A Systematic Review. ECER, August, 2024, University of Cyprus, Nicosia.". Paper presented in ECER, August, 2024, University of Cyprus, Nicosia., 2024.
    Published
  6. Paulino, Paula; Rosa Serradas Duarte; Kiluange, Felisberto; Sónia Vladmira Correia; Estrela, Elsa. "Estrela, E., Duarte, R., Lima, L., Paulino, P, & Costa, F. (2024). The Relationship between Curriculum Autonomy, Work Engagement and Teacher Well-Being – in Changing Times. ECER, August, 2024, University of Cyprus, Nicosia.". Paper presented in ECER, August, 2024, University of Cyprus, Nicosia, 2024.
    Published
  7. Paula Paulino, Sara Ibérico Nogueira, Leonor Almeida, Mariana Claro4 & Evely Boruchovitch. "UNIVERSITY STUDENTS' LEARNING MOTIVATION SCALE: VALIDATION FOR THE PORTUGUESE POPULATION". Paper presented in The Future of Education - 13th Edition, 2023.
  8. Paulino, Paula. "Mental contrasting with implementation intentions: a metacognitive strategy on educational context". Paper presented in ICPIMP 2022: International Conference on Pedagogy, Innovative Methods and Practices, 2022.
  9. Paulino, Paula. "Detecting hate speech and cyberbullying using natural language processing". Paper presented in ICDID 2022: International Conference on Digital Innovation and Development, 2022.
  10. Paulino, Paula. "AUTORREGULAÇÃO E MOTIVAÇÃO NA APRENDIZAGEM: INVESTIGAÇÃO, FORMAÇÃO E INTERVENÇÃO EM CONTEXTOS DO ENSINO SECUNDÁRIO E SUPERIOR". Paper presented in IV International Conference on Student Engagement at School: Social and Psychological Perspectives (IVCIEAE), 2022.
  11. Paulino, Paula. "As «camadas da aprendizagem»: Níveis de reflexão de alunos do ensino básico e secundário sobre o ensino explícito de uma estratégia autorregulatória.". Paper presented in I Congresso Internacional de Investigação e Intervenção em Psicologia Escolar e da Educação, 2022.
  12. Paulino, Paula. "Intervir na dimensão motivacional da aprendizagem: Contraste Mental com Intenções de Implementação.". Paper presented in XV Congreso Internacional Gallego-Portugués de Psicopedagogía. Braga, setembro 2021, 2021.
  13. Paulino, Paula. "Determinantes da agressão em cyberbullying: Autoeficácia e experiências de vitimização". Paper presented in XV Congreso Internacional Gallego- Portugués de Psicopedagogía, 2019.
  14. Paulino, Paula. "Descomprometimento moral no cyberbullying: Perceções de adolescentes no contexto Português". Paper presented in XV Congreso Internacional Gallego-Portugués de Psicopedagogía. A Coruña, setembro 2019, 2019.
  15. Paulino, Paula. "Perspetivas Atuais e Futuras no Estudo da Autorregulação: Investigar e intervir em contexto educacional.". Paper presented in II Encontro Luso-Brasileiro de Aprendizagem Autorregulada. Lisboa, setembro 2019, 2019.
  16. Paulino, Paula. "Cyberbullying: a tomada de decisão como um processo educativo na regulação do comportamento.". Paper presented in 3º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses, 2016.
  17. Paulino, Paula. "A "Festarola": Um jogo educativo para a promoção de competências de resolução de problemas.". Paper presented in 3º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses, 2016.
  18. Paulino, Paula. "Promoção da motivação dos alunos na resolução de problemas na Matemática: O jogo «A Festarola».". Paper presented in II Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação, 2016.
  19. Paulino, Paula. "Self-regulated learning strategies in problem solving in math: "let's party" as an educational game.". Paper presented in II Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação., 2016.
  20. Paulino, Paula. "A avaliação das crenças motivacionais, expectativas e avaliação de desempenho na resolução de problemas.". Paper presented in II Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação, 2016.
  21. Paulino, Paula. "Teachers' beliefs about the promotion of students' self-regulation of motivation,". Paper presented in 35th International School Psychology Association Conference, 2013.
  22. Paulino, Paula. "Motivação na Aprendizagem: crenças e estratégias de autorregulação da motivação de alunos do 3ºciclo de escolaridade,". Paper presented in Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação, 2013.
  23. Paulino, Paula. "Autorregulação da Motivação na Aprendizagem: Crenças e Estratégias de alunos do 3ºCiclo de Escolaridade". Paper presented in XII Colóquio International Psicologia e Educação, 2012.
  24. Paulino, Paula. "Challenging Motivation for Learning: "Self- regulation of Motivation for Learning Scale"". Paper presented in International Psychological Applications Conference and Trends, Lisboa., 2012.
  25. Paulino, Paula; Paulino, Paula; Silva, Adelina Lopes da. "Knowing how to learn and how to teach motivation: Contributions from Self-Regulation of Motivation to more a effective learning"". Paper presented in International Conference on Education and Educational Psychology, Istambul, 2011.
    10.1016/j.sbspro.2011.11.289
  26. Paulino, Paula. "A formação de impressões e as escolhas alimentares: o significado social da alimentação". Paper presented in VII Simpósio de Investigação em Psicologia, Braga., 2010.
Conference paper
  1. Sara Ibérico Nogueira; Paula Paulino; Pedro Rosa; Mariana Claro. "WELL-BEING, MOTIVATION, ADAPTATION, EMOTIONAL INTELLIGENCE AND THINKING AND CREATING STYLES OF UNIVERSITY STUDENTS: THE POTENTIAL INFLUENCE OF MENTORING PROGRAMS". 2024.
    10.21125/iceri.2024.2733
  2. Paula Paulino; Sara Ibérico Nogueira; Mariana Claro. "ENHANCING CREATIVITY, EMOTIONAL INTELLIGENCE, AND SELF-ESTEEM IN UNIVERSITY STUDENTS: THE POTENTIAL IMPACT OF MENTORING PROGRAMS". 2024.
    10.21125/iceri.2024.2734
  3. Paula Paulino; Sónia Correia; Pedro Gamito. "Students’ perceptions about reasons for dropping out of school: A multinational study". 2024.
    10.21125/inted.2024.1532
  4. Paulino, Paula; Gonzalez, Barbara Isabel Dinis ; Mendes, T.; Pinto, Ricardo; Albuquerque, Sara; Correia, Sónia. "Predictors of Student Dropout in the Post-Pandemic Era: Do They Differ Among Diverse Student Groups?". Paper presented in 12th international Congress on educational Sciences and Development, Online. Avances en Ciencias de la Educación y Aplicaciones en otras, 2024.
  5. Paulino, Paula. "Paulino, P.; Correia, S.V., Gamito, P (2024). Students´ Perceptions About Reasons for Dropping Out Of School: a Multinational Study. Proceedings of INTED2024 Conference. IATED. pp. 5853-5862. ISBN: 978-84-09-59215-9, ISSN: 2340-1079. doi: 10.21125/inted.2024. https://library.iated.org/view/PAULINO2024STU". 2024.
    Published
  6. Paulino, Paula; Ibérico Nogueira, Sara; Almeida, Leonor; Claro, Mariana. "WELL-BEING, MOTIVATION, AND ADAPTATION OF UNIVERSITY STUDENTS: THE POTENTIAL INFLUENCE OF MENTORING PROGRAMS". Paper presented in EDULEARN: 15th International Conference on Education and New Learning Technologies, 2023.
    10.21125/edulearn.2023.1236
  7. Paulino, Paula. "Paulino, P., Nogueira, S. I., Almeida, L., & Claro, M. (2023). WELL-BEING, MOTIVATION, AND ADAPTATION OF UNIVERSITY STUDENTS: THE POTENTIAL INFLUENCE OF MENTORING PROGRAMS. In EDULEARN23 Proceedings (pp. 4636-4642). IATED.http://dx.doi.org/10.21125/edulearn.2023.1236 https://iated.org/concrete3/view_abstract.php?paper_id=104463 https://iated.org/concrete3/session_detail.php?session_id=6240". Paper presented in EDULEARN23, 2023.
  8. Paulino, Paula. "Paulino, P., Matias, A., & Veiga Simão, A.M (2022). Mental Contrasting with Implementation Intentions: A Metacognitive Strategy on Educational Context. World Academy of Science, Engineering and Technology. International Journal of Educational and Pedagogical Sciences. Vol:16, No:07, 2022. https://publications.waset.org/abstracts/142228/mental-contrasting-with-implementation-intentions-a-metacognit". Paper presented in World Academy of Science, Engineering and Technology, 2022.
    Published
  9. Santos, V.; Veiga Simão, A.; Paulino, P.. "Trajetórias académicas dos estudantes da Rede Federal de Educação Profissiona. "Santos, V.; Veiga Simão, A.; Paulino, P. (2019). Trajetórias académicas dos estudantes da Rede Federal de Educação Profissional Tecnológica: um estudo sobre as variáveis motivacionais e contextuais. In M. Peralbo, (Coord.), Atas do XV Congreso Internacional Gallegoportugués de Psicopedagogía: II Congreso de la Asociación Científica Internacional de Psicopedagogía, Coruña, 573-584. ISBN 978-84-9749". Paper presented in XV Congreso Internacional Gallego-Portugués de Psicopedagogía,, 2019.
    Published • https://doi.org/10.17979/spudc.9788497497268
  10. Paulino, Paula. "Crenças motivacionais e processos autorregulatórios na resolução de problemas de matemática no 1º ciclo de escolaridade". Paper presented in XV Congreso Internacional Gallego-Portugués de Psicopedagogía., 2019.
  11. Paulino, Paula. "Trajetórias académicas dos estudantes da rede federal de educação profissional tecnológica: Um estudo sobre as variáveis motivacionais e contextuais.". Paper presented in XV Congreso Internacional Gallego-Portugués de Psicopedagogía, 2019.
  12. Rodrigues, Ricardo; Ferreira, Paula; Prada, Rui; Paulino, Paula; Veiga Simão, Ana; Paulino, Paula; Rodrigues, R.; et al. "Festarola: a Game for Improving Problem Solving Strategies". 2019.
    10.1109/vs-games.2019.8864524
  13. Paulino, Paula; Sá, Isabel; Silva, Adelina Lopes da. "Self- regulation of motivation: Contributing to students’ learning in middle school". 2016.
    10.15405/epsbs.2016.05.1
  14. Paulino, Paula. "Estudantes universitários em situação de insucesso: Estratégias de autorregulação utilizadas e percebidas como importantes". Paper presented in III Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação Motivação para o Desempenho Académico, 2016.
Conference poster
  1. Albuquerque, Sara; Correia, Sónia; Gonzalez, Barbara Isabel Dinis ; Mendes, T.; Paulino, Paula. "Validação portuguesa da Social Connectedness Scale numa amostra de estudantes do ensino superior". Paper presented in 6º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses/ XIII Congresso IberoAmericano de Psicologia, Lisboa, Portugal., 2024.
  2. Paulino, Paula. "Albuquerque, S.; Paulino, P.; Correia, S.V.; Mendes, T.; Sousa, B.; Araújo, L.; Gonzalez, B. (2024). Validação portuguesa da Social Connectedness Scale numa amostra de estudantes do ensino superior- Poster Digital. XII Congresso Iber-Americano de Psicologia/ 6º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses, Lisboa. (27 de Setembro de 2024).". Paper presented in . XII Congresso Iber-Americano de Psicologia/ 6º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses, Lisboa, 2024.
  3. Paulino, Paula. "Pereira, N., Ferreira, P., Francisco, S., Oliveira, S., Souza, S., Paulino, P., & Veiga Simão, A.M. (2022). Detecting hate speech and cyberbullying using natural language processing. ICDID 2022: International Conference on Digital Innovation and Development, September, 2022. Lisbon, Portugal.". Paper presented in ICDID 2022: International Conference on Digital Innovation and Development, 2022.
  4. Paulino, Paula. "Com>¿Viver app: Promoting pro-social behavior online". 2018.
Journal article
  1. Paulino, Paula. "Paulino, P., Correia, S. , Gonzalez, B., Mendes, T. , Albuquerque, S. (2025). Students at risk: sociodemographic variables and university dropout". (2025):
    Under revision
  2. Sidclay B. Souza; Elizabeth Pardo-Gonzalez; Paula Paulino; Sofia M. Francisco; Josefina Fredes-Montero; Henry Agusto Herrera. "Measuring and characterizing cyberbullying among Chilean university students". Current Psychology (2024): https://doi.org/10.1007/s12144-023-05541-w.
    10.1007/s12144-023-05541-w
  3. Ferreira, Paula; Pereira, Nádia; Rosa, Hugo; Oliveira, Sofia; Coheur, Luísa; Francisco, Sofia; Souza, Sidclay; et al. "Towards Cyberbullying Detection: Building, Benchmarking and Longitudinal Analysis of Aggressiveness and Conflicts/Attacks Datasets from Twitter". IEEE Transactions on Affective Computing (2024): 1-15. https://doi.org/10.1109/taffc.2024.3518587.
    10.1109/taffc.2024.3518587
  4. Araújo, Liliane; Albuquerque, Sara; Coelho, Alexandra; Delalibera, Mayra; Paulino, Paula; Paulino, Paula. "Utrecht grief rumination scale (UGRS): Psychometric study of validation of the Portuguese version". Death Studies (2023): 1-11. http://hdl.handle.net/10400.12/9945.
    10.1080/07481187.2023.2272984
  5. Pereira, Nádia Margarida Salgado; Ferreira, Paula Alexandra Nunes da Costa; Simão, Ana Margarida Vieira da Veiga; Paulino, Ana Paula Oliveira; Oliveira, Sofia; Mora Merchan, Joaquin A.; Pereira, N., Ferreira, P., Veiga Simão, A., Paulino, P., Oliveira, S., & Mora-Merchan, J. (2022).. "Aggressive communication style as predictor of cyberbullying, emotional wellbeing, and personal moral beliefs in adolescence". (2022): http://hdl.handle.net/10437/12595.
  6. Pereira, N.; Ferreira, P.; Veiga Simão, A.M.; Paulino, P.; Oliveira, S.; Mora-Merchán, J.A.. "Aggressive Communication Style as Predictor of Cyberbullying, Emotional Well-being, and Personal Moral Beliefs in Adolescence,Un estilo de comunicación agresivo como predictor del ciberacoso, el bienestar emocional y las creencias morales personales en la adolescencia". Psicologia Educativa 28 2 (2022): 111-116. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85131180286&partnerID=MN8TOARS.
    10.5093/psed2021a11
  7. Ferreira, Paula; Ferreira, Aristides I.; Veiga Simão, Ana; Prada, Rui; Paulino, Paula; Rodrigues, Ricardo; Paula Da Costa Ferreira; et al. "Self-Regulated Learning and Working Memory Determine Problem-Solving Accuracy in Math". The Spanish Journal of Psychology (2022): http://hdl.handle.net/10451/62584.
    10.1017/SJP.2022.19
  8. Lourdes Maria Bragagnolo Frison; Ana Margarida Veiga Simão; Paula da Costa Ferreira; Paula Paulino. "Percursos de estudantes da Educação Superior com trajetórias de insucesso". Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação (2021): https://doi.org/10.1590/s0104-403620210002902747.
    10.1590/s0104-403620210002902747
  9. Ana Margarida Veiga Simão; Paula Costa Ferreira; Nádia Pereira; Sofia Oliveira; Paula Paulino; Hugo Rosa; Ricardo Ribeiro; et al. "Prosociality in Cyberspace: Developing Emotion and Behavioral Regulation to Decrease Aggressive Communication". Cognitive Computation 13 3 (2021): 736-750. https://doi.org/10.1007/s12559-021-09852-7.
    10.1007/s12559-021-09852-7
  10. Eugenio Proenca Rodrigues, Ricardo; Prada, Rui; Ferreira, Paula; Paulino, Paula; Veiga Simao, Ana Margarida. "Developing children's collaborative problem-solving skills with a serious game". IEEE Computer Graphics and Applications (2020): 1-1. http://dx.doi.org/10.1109/mcg.2020.3011616.
    Published • 10.1109/mcg.2020.3011616
  11. Ferreira, Paula da Costa; Veiga Simão, Ana Margarida; Pereira, Nadia Salgado; Paulino, Paula; Oliveira, Sofia. "Online verbal aggression, social relationships, and self-efficacy beliefs". New Media & Society (2020): 146144482090553. http://dx.doi.org/10.1177/1461444820905531.
    Published • 10.1177/1461444820905531
  12. Paulino, Paula. "Aggressiveness as a determiner of adolescents’ intentions to engage in cyberbullying, emotional well-being and personal moral beliefs.". (2020):
    Submitted
  13. Rosa, H.; Pereira, N.; Ribeiro, R.; Ferreira, P.C.; Carvalho, J.P.; Oliveira, S.; Coheur, L.; et al. "Automatic cyberbullying detection: A systematic review". Computers in Human Behavior 93 (2019): 333-345. http://dx.doi.org/10.1016/j.chb.2018.12.021.
    10.1016/j.chb.2018.12.021
  14. Paulino, Paula. "A Step Towards Prosociality: Emotion and Behavioral Regulation to Decrease Aggressiveness in Cyberbullying.". (2019):
    Submitted
  15. Paulino, Paula. "Explaining adolescents’ use of verbal aggression online through self-efficacy beliefs and social relationships.". (2019):
    Submitted
  16. Prioste, Ana; Lugar, Ana; Paulino, Paula; Jongenelen, Inês; Rosa, Pedro J.. "Dimensions of Identity Development Scale: Initial psychometric studies". (2018): https://revista.appsicologia.org/index.php/rpsicologia/article/view/1244.
    10.17575/rpsicol.v32i2.1244
  17. Prioste,Ana; Lugar,Ana; Paulino,Paula; Jongelenen,Inês; Rosa,Pedro J.. "Escala das Dimensões do Desenvolvimento da Identidade: Estudos psicométricos iniciais". (2018): http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492018000200001.
  18. Veiga Simão, A.M.V.D.; Ferreira, P.; Francisco, S.M.; Paulino, P.; de Souza, S.B.; Paulino, Paula. "Cyberbullying: Shaping the use of verbal aggression through normative moral beliefs and self-efficacy". New Media and Society 20 12 (2018): 4787-4806. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85050531385&partnerID=MN8TOARS.
    10.1177/1461444818784870
  19. Veiga Simão, Ana Margarida; Paulino, Paula; Ferreira, Paula Costa; Ramalho, Susana Costa; Francisco, Sofia; De Souza, Sidclay Bezerra. "Família e escola: Perspetivas sobre a utilização de meios tecnológicos e segurança". Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación 05 (2017): 143. http://dx.doi.org/10.17979/reipe.2017.0.05.2505.
    10.17979/reipe.2017.0.05.2505
  20. SOUZA, Sidclay Bezerra de; SIMÃO, Ana Margarida VEIGA; FERREIRA, Paula da Costa; PAULINO, Paula; FRANCISCO, Sofia Mateus. "O cyberbullying em contexto universitário do Brasil e Portugal: vitimização, emoções associadas e estratégias de enfrentamento". Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação 11 n.esp.3 (2016): 1674-1691. http://dx.doi.org/10.21723/riaee.v11.n.esp3.9067.
    10.21723/riaee.v11.n.esp3.9067
  21. Isabel Sá, Paula Paulino; Adelina, Lopes da Silva. "Students’ motivation to learn in middle school - a self-regulated learning approach". Electronic Journal of Research in Educational Psychology 14 2 (2016): 193-225. http://dx.doi.org/10.14204/ejrep.39.15169.
    10.14204/ejrep.39.15169
  22. Este artigo é parte da tese de doutorado do primeiro autor que teve o financiamento daFundação CAPES - Programa de Douto. "The cyberbullying in context university of Brazil and Portugal: victimization, emotions associates and coping strategies". (2016): https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/9067.
  23. Paulino, Paula. "Crenças e Estratégias da Motivação na Aprendizagem: Desenvolvimento de uma Escala". Psychologica (2016): https://impactum-journals.uc.pt/psychologica/article/view/2755.
    Published
  24. Paulino, P.; Sá, I.; da Silva, A.L.. "Students’ motivation to learn in middle school a self-regulated learning approach,Motivación para el aprendizaje en alumnado de Enseñanzas Medias: un enfoque de aprendizaje autorregulado". Electronic Journal of Research in Educational Psychology 14(2) 39 (2016): 193-225. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85104419224&partnerID=MN8TOARS.
    10.25115/EJREP.39.15169
  25. Paulino, Paula; Sá, Isabel; Silva, Adelina Lopes da. "Motivation beliefs and strategies in learning: A scale development". (2016): https://doi.org/10.14195/1647-8606_58-1_4.
    https://doi.org/10.14195/1647-8606_58-1_4
  26. Paulino,Paula; Sá,Isabel; Silva,Adelina Lopes da; Paulino, Paula; Sá, Isabel; Silva, Adelina Lopes da. "Autorregulação da Motivação: Crenças e Estratégias de Alunos Portugueses do 7º ao 9º Ano de Escolaridade". Psicologia: Reflexão e Crítica 28 3 (2015): 574-582. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722015000300574.
    Published • 10.1590/1678-7153.201528316
  27. Paulino, Paula. "Promover a regulação da motivação na aprendizagem". Cadernos de Educação FaE/PPGE/UFPel (2012): http://dx.doi.org/10.15210/caduc.v0i42.2150.
  28. Batista, Maria Toscano; Paulino, Paula; Calheiros, Manuela; Batista,Maria Toscano; Paulino,Paula; Calheiros,Manuela. "O “Jogo dos Alimentos”: Mudança atitudinal face à alimentação e ao sedentarismo em crianças do 1.º Ciclo". (2012): http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/444.
    10.14417/ap.444
  29. Calheiros, Maria Manuela; Paulino, Ana Paula. "Construção e determinação das qualidades psicométricas do Questionário de Suporte Social Institucional na Saúde (QSSIS)". (2007): http://hdl.handle.net/10400.12/3467.
  30. Paulino, Paula. "O optimismo comparativo face à saúde: da infância à adolescência". Psychologica (2005):
Magazine article
  1. Paulino, Paula. "«Exaustão, reduzido sentimento de pertença e maus resultados. Eis os factores de risco para o abandono no superior.» https://www.publico.pt/2024/07/30/sociedade/noticia/exaustao-reduzido-sentimento-pertenca-maus-resultados-eis-factores-risco-abandono-superior-2099309", Público. Artigo/Nota de imprensa: «Exaustão, reduzido sentimento de pertença e maus resultados. Eis os factores de risco para o abandono no superior.» https://www.publico.pt/2024/07/30/sociedade/noticia/exaustao-reduzido-sentimento-pertenca-maus-resultados-eis-factores-risco-abandono-superior-2099309, 2024, https://www.publico.pt/2024/07/30/sociedade/noticia/exaustao-reduzido-sentimento-pertenca-maus-resultados-eis-factores-risco-abandono-superior-2099309.
  2. Ana Margarida Vieira da Veiga Simão; Paula da Costa Ferreira; Paulino, Paula; Nádia Salgado Pereira; Francisco, Sofia; Sofia Oliveira. "O fenómeno do cyberbullying e a sua incidência em Portugal", Revista Pontos de Vista, 2019, https://pontosdevista.pt/2019/05/26/fenomeno-do-cyberbullying-incidencia-portugal/.
Manual
  1. Paulino, Paula. Membro de Júris de Reconhecimento Específico do Grau de Doutor em Psicologia. Faculdade de psicologia, Universidade de Lisboa.. 2024.
    Published
Newsletter article
  1. Paulino, Paula. "Guia informativo para agentes educativos.", 2018
Online resource
  1. Paulino, Paula; Cunha, Olga; Ana Rita Pereira da Cruz; Castro Rodrigues, Andreia de. Cunha, O., Cruz, A.R., Rodrigues, A., Paulino, P. (2023). Mind the Gap: Education and social (re)integration after imprisonment. Observatório Social, Fundação La Caixa. https://oobservatoriosocial.fundacaolacaixa.pt/en/-/mind-the-gap-educacao-e-re-integracao-social-de-ex-reclusos#. 2024. Cunha, O., Cruz, A.R., Rodrigues, A., Paulino, P. (2023). Mind the Gap: Education and social (re)integration after imprisonment. Observatório Social, Fundação La Caixa. https://oobservatoriosocial.fundacaolacaixa.pt/en/-/mind-the-gap-educacao-e-re-integracao-social-de-ex-reclusos#.
  2. Paulino, Paula. Paulino, Paula; Gonzalez, Barbara Isabel Dinis; Albuquerque, Sara; Correia, Sónia; Mendes, T. "Dropout in higher education: sociodemographic, economic, and psychosocial factors in the post-pandemic era.". 2024. 1. Paulino, P., Gonzalez, B., Albuquerque, S., Correia, S. & Mendes, T. (2024). Dropout in higher education: sociodemographic, economic, and psychosocial factors in the post-pandemic era.. 2024. https://oobservatoriosocial.fundacaolacaixa.pt/en/-/dropout-in-higher-education-sociodemographic-economic-and-psychosocial-factors-in-the-post-pandemic-era..
Preprint
  1. Paulino, Paula; Gonzalez, Barbara Isabel Dinis ; Albuquerque, Sara; Correia, Sónia; Mendes, T.. "Dropout in higher education: sociodemographic, economic, and psychosocial factors in the post-pandemic era.". 2024. 1. Paulino, P., Gonzalez, B., Albuquerque, S., Correia, S. & Mendes, T. (2024). Dropout in higher education: sociodemographic, economic, and psychosocial factors in the post-pandemic era. XXXXXhttps://oobservatoriosocial.fundacaolacaixa.pt/en/-/dropout-in-higher-education-sociodemographic-economic-and-psychosocial-factors-in-the-post-pandemic-era..
Report
  1. Oliveira, J G; Gonzalez, Barbara Isabel Dinis ; Gaspar, Rui; Mendes, Teresa; Paulino, Paula; António, Bruna; Costa, Diana; et al. 2024. Estudo sobre a perceção de eficácia da Campanha de Comunicação para a promoção da vacinação sazonal Outono-Inverno | 2023-2024, Direção de Serviços de Prevenção da Doença e Promoção da Saúde (DSPDPS) Divisão de Literacia, Saúde e Bem-Estar. https://www.dgs.pt/em-destaque/campanha-de-vacinacao-sazonal-outono-inverno-2024-2025-com-inicio-previsto-para-a-segunda-quinzena-de-setembro-pdf.aspx.
  2. Paulino, Paula. 2024. Oliveira, J G; Gonzalez, Barbara Isabel Dinis ; Gaspar, Rui; Mendes, Teresa; Paulino, Paula; António, Bruna; Costa, Diana; et al. 2024. Estudo sobre a perceção de eficácia da Campanha de Comunicação para a promoção da vacinação sazonal Outono-Inverno | 2023-2024, Direção de Serviços de Prevenção da Doença e Promoção da Saúde (DSPDPS) Divisão de Literacia, Saúde e Bem-Estar. https://www.dgs.pt/em-d.
  3. Paulino, Paula; Sónia Vladmira Correia; gamito, pedro. 2023. ERASMUS + REPORTS - DIGITAL TOOL FOR MENTORSHIP AGAINST DROPOUT 2020-1-RO01-KA201-080088IO2, IO3 and IO4 – Risk, Factor and Needs Analysis Report. DIGITAL TOOL FOR MENTORSHIP AGAINST DROPOUT.. https://drive.google.com/file/d/1P5qyz6F5OXhOjPpmhNHy5U8FkyXidAmk/view https://drive.google.com/file/d/1WWZObrqM9hTFEokHSPvge32GYq2CTPXf/view https://drive.google.com/file/d/1eBDndQ9DLvkEzDBpw6jMds3E-v1SUlBt/view.
Thesis / Dissertation
  1. Guerra, Mariana Santos. "Planeamento autorregulado através de uma estratégia metacognitiva aplicada às aprendizagens escolares em alunos do 7º e do 10º ano". Master, 2020. http://hdl.handle.net/10451/47447.
  2. Lopes, Miriam Cristina Alves. "Aprendizagem autorregulada e crenças motivacionais na resolução de problemas matemáticos em alunos do 4º ano do 1º ciclo do ensino básico". Master, 2018. http://hdl.handle.net/10451/36770.
  3. Paulino, Ana Paula de Oliveira, 1980-; Paulino, Paula. "Regulação da motivação : avaliação e promoção da dimensão motivacional de aprendizagem autorregulada - contributos de alunos e professores -". PhD, 2015. http://hdl.handle.net/10451/20314.
  4. Paulino, Ana Paula Oliveira. "A influência social nas escolhas alimentares saudáveis em adolescentes e jovens adultos: formação de impressões, identificação e norma de grupo". Master, 2007. http://hdl.handle.net/10071/1384.
Activities

Oral presentation

Presentation title Event name
Host (Event location)
2025 Paulino, P., Correia, S., Stan, N. & Estrela, E. (2025) Simpósio: Autonomia, decisão e bem-estar na profissão docente Comunicação: Um olhar sobre o bem-estar e envolvimento profissional docente e as práticas de autonomia curricular XXXI edição do Colóquio Internacional da AFIRSE, Instituto da Educação, Lisboa, Portugal
2025 Paulino, P., Correia, S., Stan, N., & Estrela, E. (2025). Crenças Docentes: Bem-Estar, Envolvimento Profissional e Práticas de Autonomia Curricular. Simpósio Internacional Quo Tenditis, Educatio? Escola e conhecimento em contextos profissionais , Universidade Lusófona, Lisboa, Portugal
2025 Correia, S., Paulino, P., Oliveira, S., & Ribeiro, C. (2025). Escócia, Estónia, Finlândia e Portugal- Autonomia, Agência e Bem-Estar Docente. Resultados preliminares de uma Scoping Review. Simpósio Internacional Quo Tenditis, Educatio? Escola e conhecimento em contextos profissionais , Universidade Lusófona, Lisboa, Portugal

Supervision

Thesis Title
Role
Degree Subject (Type)
Institution / Organization
2023 - Current “Flourishing and Self-Esteem as mediators of the relationship between Emotional Intelligence, and Adaptation to Higher Education: The Possible Impact of Mentorship Programmes on the Mental Health of First-Year University Students”. Dissertação de Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde. Universidade Lusófona, Lisboa.
Co-supervisor
2023 - Current Jacinto, A. (2024). Bem-estar, apoio social e abandono académico em estudantes universitários: Uma mediação moderada. Dissertação de Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde. Universidade Lusófona, Lisboa.
Co-supervisor
2023 - Current Araújo, L. (2023). UTRECHT GRIEF RUMINATION SCALE (UGRS): Contributos para o estudo psicométrico de validação da versão portuguesa. Dissertação de Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde. Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. https://recil.ulusofona.pt/items/c99d60de-e96c-42c8-8833-937af589d41e
Co-supervisor
2020 - Current Matias, M.A. (2024). Mental contrast with implementation intentions: a self-regulatory strategy to overcome obstacles and promote learning. Curso de Doutoramento do Programa de Doutoramento Interuniversitário em Psicologia na área de especialidade em Psicologia da Educação. Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa.
Co-supervisor
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
2019 - Current «Insucesso escolar entre os estudantes da Rede Federal de Educação Profissional Tecnológica: um estudo sobre as variáveis motivacionais e contextuais». Projeto de Tese defendido com aprovação (classificação de 17 valores). Curso de Doutoramento do Programa de Doutoramento Interuniversitário em Psicologia na área de especialidade em Psicologia da Educação. Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa.
Supervisor
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
2022 - 2024 Carvalho, T. (2024). Ser-se pai em famílias geograficamente distantes: um estudo exploratório. Dissertação de Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde. Universidade Lusófona, Lisboa. https://research.ulusofona.pt/pt/studentTheses/ser-se-pai-em-fam%C3%ADlias-geograficamente-distantes
Co-supervisor
2022 - 2024 Pinto, S. (2024). Rituais familiares em famílias geograficamente distantes: conceções de mães e pais. Dissertação de Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde. Universidade Lusófona, Lisboa. https://research.ulusofona.pt/pt/studentTheses/rituais-familiares-em-fam%C3%ADlias-geograficamente-distantes
Co-supervisor
2018 - 2018 Aprendizagem Autorregulada e Crenças Motivacionais na Resolução de Problemas Matemáticos em Alunos do 4.º Ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Co-supervisor
Psicologia (Master)
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
2017 - 2017 Insucesso escolar entre os estudantes da rede federal de educação profissional tecnológica: um estudo sobre os vaiáveis motivacionais e contextuais.
Co-supervisor
Psicologia (PhD)
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
2017 - 2017 Inventário de dimensões da adultez emergente (IDEA-8): Estudos psicométricos iniciais
Co-supervisor
Psicologia Clínica e da Saúde (Master)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Psicologia e Ciências da Vida, Portugal

Jury of academic degree

Topic
Role
Candidate name (Type of degree)
Institution / Organization
2024 Irmãos acima de tudo: Estudo Qualitativo sobre a Experiência de ter como irmãos pessoas Autistas
(Thesis) Main arguer
Giovanna Lima (Master)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Psicologia e Ciências da Vida, Portugal
2024 REGULAÇÃO EMOCIONAL E MOTIVACIONALEM ATLETAS DE ALTO RENDIMENTO
(Thesis) Main arguer
Teresa Belo Costa Santos (Master)
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
2024 Burro velho não aprende línguas? Aprendizagem ao longo da vida, qualidade de vida, saúde mental e suporte social numa geração 55+ portuguesa
(Thesis) Arguer
Paulo Silvestre (PhD)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Faculdade de Ciências Sociais Educação e Administração, Portugal
2023 VALIDAÇÃO DA VERSÃO PORTUGUESA DA “THE INTEGRATION OF STRESSFUL LIFE EXPERIENCES SCALE” (ISLES) NUMA AMOSTRA DE INDIVÍDUOS ENLUTADOS
(Thesis) Main arguer
Mariana Marques Henriques (Master)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Psicologia e Ciências da Vida, Portugal
2023 PSYCHOSOCIAL NEEDS OF YOUNG PEOPLE WITH EPILEPSY: ILLNESS EXPERIENCE AND TRANSITION FROM PAEDIATRIC TO ADULT HEALTHCARE
(Thesis) Main arguer
Inês Costa (Master)
Universidade Lusófona do Porto Faculdade de Psicologia Educação e Desporto, Portugal
2023 Avaliar, identificar e promover a aprendizagem autorregulada na educação pré-escolar
(Thesis) Arguer
Janete Silva Moreira (PhD)
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
2023 Projeto formativo autorregulatório : Como tornar professores e alunos aprendentes autorregulados?
(Thesis) Arguer
Elisabete Ribeiro (PhD)
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
2022 Avaliação das características psicométricas da versão portuguesa de autorrelato do STRENGHTS AND DIFFICULTIES QUESTIONNAIRE (SDQ) EM CRIANÇAS COM EPILEPSIA PEDIÁTRICA A PARTIR DOS 8 ANOS
(Thesis) Main arguer
Pedro Botelho Leal (Master)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Psicologia e Ciências da Vida, Portugal
2022 Propriedades psicométricas da versão portuguesa do questionário de tecnostresse RED/TIC: estudos preliminares
(Thesis) Main arguer
Sara Moleiro Mendes (Master)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Psicologia e Ciências da Vida, Portugal
2022 REPRESENTAÇÕES DE DOENÇA NA EPILEPSIA PEDIÁTRICA: PERSPETIVAS DAS CRIANÇAS/ADOLESCENTES E DOS PAIS, E ASSOCIAÇÕES COM A QUALIDADE DE VIDA
(Thesis) Main arguer
MARIA FILIPA ABECASIS FIGUEIREDO DE BARROS (Master)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Psicologia e Ciências da Vida, Portugal
2022 Risk Factor for covid infection: Virtual Reality Paradigm
(Thesis) Main arguer
Catarina Sofia Coelho Martins de Carvalho (Master)
Universidade Lusófona do Porto Faculdade de Psicologia Educação e Desporto, Portugal
2021 Estudos de validação psicométrica da versão portuguesa europeia da escala de tecnostresse RED/TIC
(Thesis) Main arguer
Anna Lena Hormann (Master)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Psicologia e Ciências da Vida, Portugal
2021 O uso das tecnologias digitais numa escola do 3ºciclo de ensino básico – efeitos sobre a autorregulação da aprendizagem
(Thesis) Main arguer
Paula Fernanda Diogo de Oliveira (PhD)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2021 OBSERVAR, REFLETIR E NARRAR: CICLOS ESTRATÉGICOS DE AÇÃO AUTORREGULADA COMO PROCESSO FORMATIVO E DE PROMOÇÃO DA APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS
(Thesis) Arguer
Isabel Piscalho (PhD)
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
2021 Adaptação e Validação do Questionário de Medo de Cobras para Português Europeu
(Thesis) Main arguer
Marcela de Jesus Nascimento (Master)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Psicologia e Ciências da Vida, Portugal
2020 Estudo de validação Psicométrica da Versão portuguesa da Escala de Fadiga de Pichot
(Thesis) Main arguer
Luís Filipe Martins de Brito (Master)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Psicologia e Ciências da Vida, Portugal
2018 Estratégias intra e inter parentais para lidar com a ansiedade de crianças ansiosas
(Thesis) Arguer
INÊS ALEXANDRA AMARO DOS SANTOS NUNES (Master)
Universidade de Aveiro Instituto Superior de Contabilidade e Administração, Portugal
2018 A velocidade sacádica na deteção de cobras: Um estudo com image morphing
(Thesis) Arguer
JORGE ALBERTO RAMADA FOLGADO GUERRA (Master)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Psicologia e Ciências da Vida, Portugal
2017 O uso das tecnologias digitais numa escola com 3º ciclo do ensino básico-efeitos sobre a autorregulação da aprendizagem
(Thesis) Arguer
Paula Fernanda Diogo de Oliveira (PhD)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal

Committee member

Activity description
Role
Institution / Organization
2019 - Current Membro do Conselho Científico da Escola de Psicologia e Ciências da Vida da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa
Member
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Psicologia e Ciências da Vida, Portugal
2017 - Current Member of the International and Scientific Editorial Council of the Iberoamerican Journal of Education Studies
Member
2017 - Current Membro do Conselho Pedagógico da Escola de Psicologia e Ciências da Vida da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa
Member
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Psicologia e Ciências da Vida, Portugal

Conference scientific committee

Conference name Conference host
2025 - Current Membro da Comissão Organizadora e da Comissão Científica: Simpósio Internacional "Quo tenditis, educatio? Escola e Conhecimento em Contextos Profissionais". Universidade Lusófona - Centro Universitário Lisboa - Lisboa - Lisboa - Portugal | Portugal. 2025. https://www.even3.pt/e/simposio-internaciona
2024 - Current Membro da Comissão Científica - III Seminário Internacional Aprendizagem Autorregulada e Motivação, Campinas, Brasil. 2024. https://proceedings.science/siaam/siaam-2024/comissoes?lang=pt-br Brasil
2024 - Current Membro da Comissão Científica - III Seminário Luso-Brasileiro Autorregulação da Aprendizagem, Campinas, Brasil, 2024. https://proceedings.science/siaam/siaam-2024/comissoes?lang=pt-brsimposio

Consulting

Activity description Institution / Organization
2024 - Current Supervisão científica e apoio à equipa implementadora na organização de ações de capacitação dirigidos a profissionais da educação e da saúde do concelho de Pombal, no âmbito do projeto "Concelho Amigo do Autismo, promovido pela Associação PARA, co-financiado pelo INR - Instituto Nacional para a Reabilitação, Município de Pombal (julho de 2024 ao presente). Total de pessoas alvo das ações de capacitação: 440, divididos em treze sessões.
2019 - Current Colaboradora na elaboração e implementação do Programa: Aprender+_Promoção do desenvolvimento e da autorregulação em crianças em idade pré-escolar. Programa Piloto 2019/2020
2018 - 2018 Team Leader for the Qualitative Analysis of the SOMINCOR's Integrated Studies, SOMINCOR and Monkey Forest Consultancy

Course / Discipline taught

Academic session Degree Subject (Type) Institution / Organization
2015 - Current Professora Convidada Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, Lisboa (Portugal) Unidades Curriculares: Seminário Temático do Curso de Doutoramento Psicologia na especialidade de Psicologia da Educação, Programa Interuniversitário Universidade de Lisboa e Universidade de Coimbra Participação em sessões das Unidades Curriculares: Autorregulação da Aprendizagem ao longo do Ciclo de Vida e Psicologia da Educação, do Curso de Psicologia da Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa. (Doutoramento)

Journal scientific committee

Journal title (ISSN) Publisher
2022 - Current Associate Editor na Revista Avances en Psicología Latinoamericana, Universidad del Rosario, Colombia.
2022 - Current Member of the International and Scientific Editorial Council of the Iberoamerican Journal of Education Studies. https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/about/editorialTeam
2019 - Current Journal of Applied Social Psychology (1559-1816) Wiley (Blackwell Publishing)
2018 - Current Perspectivas en Psicología - Revista de Psicología y Ciencias Afines
2018 - Current Asia Pacific Journal of Education (1742-6855) Informa UK (Taylor & Francis)

Other jury / evaluation

Activity description Institution / Organization
2024 - Current Membro de Júris de Reconhecimento Específico do Grau de Doutor em Psicologia da Educação. Programa de Doutoramento Inter-Universitário. Faculdade de Psicologia, Universidade de Lisboa.
2017 - Current Membro do Júri Específico de Creditação do 1ºCiclo da Escola de Psicologia e Ciências da Vida da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Psicologia e Ciências da Vida, Portugal
Distinctions

Other distinction

2023 February’s Editor’s Choice The Spanish Journal of Psychology
The Spanish Journal of Psychology, Spain