Identification
Personal identification
- Full name
- Paula Paulino
Citation names
- Paulino, Paula
Author identifiers
- Ciência ID
- 0017-93D1-C296
- ORCID iD
- 0000-0001-8249-5366
Knowledge fields
- Social Sciences - Psychology
Education
Degree | Classification | |
---|---|---|
2015
Concluded
|
Psicologia (Doutoramento)
Major in Psicologia da Educação
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
|
Aprovado com Distinção e Louvor |
2015
Concluded
|
Psicologia (Doutoramento)
Major in Especialidade: Psicologia da Educação
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
""Regulação da motivação: Avaliação e promoção da dimensão motivacional da aprendizagem autoregulada - contributos de alunos
e professores"." (THESIS/DISSERTATION)
|
|
2006
Concluded
|
Psicologia Social e Organizacional (Mestrado)
Major in Não Aplicável
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
Muito Bom |
2003
Concluded
|
Psicologia (Licenciatura)
Major in Psicologia Clínica Cognitivo-Comportamental, Cognitiva e Sistémica
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
|
16 valores |
Affiliation
Science
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
2021 - Current | Researcher (Research) | HEI-Lab: Laboratórios Digitais de Ambientes e Interacções Humanas, Portugal , Portugal |
2015 - Current | Researcher (Research) | Universidade de Lisboa Centro de Investigação em Ciência Psicológica, Portugal |
2015 - Current | Researcher (Research) | Programa de Estudos da aprendizagem Autorregulada (PEAAR) - CICPSI - Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, Portugal |
Programa de Estudos da aprendizagem Autorregulada (PEAAR) - CICPSI - Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, Portugal | ||
2015 - 2019 | Researcher (Research) | Associação para a Inovação e Desenvolvimento da FCT, Portugal |
2003 - 2008 | Contracted Researcher (Research) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
Teaching in Higher Education
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
2015 - Current | Assistant Professor (University Teacher) | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
Positions / Appointments
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
2023 - Current | Coordenadora de Atividades de Integração e Inovação Pedagógica da Escola de Psicologia e Ciências da Vida do Centro Universitário Lusófona, Lisboa. | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
2023 - Current | Docente interlocutor com o Gabinete de acompanhamento dos estudantes com necessidades educativas especiais (GAENEE) para efeitos de implementação do Plano de Acompanhamento e Apoio Individual (PAAI), | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
2023 - Current | Coordenação da valência da Mentoria no Serviço de Psicologia, Inovação e Conhecimento (SPIC). Universidade Lusófona, Centro Universitário Lisboa. | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
2020 - Current | Membro do Júri Específico EPCV – Concursos de Acesso aos Cursos Ministrados na Universidade Lusófona – Concurso Especial Maiores de 23 anos (M23) do 1ºCiclo da Escola de Psicologia e Ciências da Vida | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
2019 - Current | Vogal do Conselho Científico da Escola de Psicologia e Ciências da Vida da Universidade Lusófona. Centro Universitário Lisboa. | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
2019 - Current | Vogal do Conselho Pedagógico da Escola de Psicologia e Ciências da Vida da Universidade Lusófona. Centro Universitário Lisboa. | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
2018 - Current | Coordenadora do Programa de Mentorado da Escola de Psicologia e Ciências da Vida | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Psicologia e Ciências da Vida, Portugal |
2018 - Current | Membro do Júri Específico de Creditação do 1ºCiclo da Escola de Psicologia e Ciências da Vida da Universidade Lusófona. Centro Universitário Lisboa. | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
2016 - Current | Psicóloga Clínica e Educacional | Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal |
2015 - Current | Professora Convidada Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, Lisboa (Portugal) Unidades Curriculares: Seminário Temático do Curso de Doutoramento Psicologia na especialidade de Psicologia d | Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal |
2024/09/01 - 2025/07/31 | Sub-Direcção de Curso - Psicologia (1ºCiclo) | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
2007 - 2011 | Psicóloga Clínica e Educacional | Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, Portugal |
2007 - 2011 | Psicóloga | Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, Portugal |
AEPJM – Agrupamento de Escolas Pedro Jacques Magalhães, Portugal |
Others
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
2024 - Current | Supervisão de Estágios Profissionais - Ano Júnior - Psicologia da Educação | Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal |
2019 - Current | Membro da Equipa Metodológica no desenvolvimento e implementação do Programa de Intervenção no Ensino Pré-Escolar: Aprender+_Promoção do desenvolvimento e da autorregulação em crianças na educação Pré | Associação EPIS – Empresários pela Inclusão Social., Portugal |
2017 - Current | Membro Efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses - Especialidade em Psicologia Clínica e da Saúde | Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal |
Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal | ||
2017 - Current | Membro Efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses - Especialidade em Psicologia Educacional | Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal |
2004 - Current | Psicóloga Clínica | Clínica Privada, Portugal |
2019 - 2023 | Supervisão Técnica de Equipas de Educadores e Psicólogos em contexto de intervenção pré-escolar. Associação EPIS – Empresários pela Inclusão Social | Associação EPIS – Empresários pela Inclusão Social., Portugal |
2018 - 2018 | Team Leader for the Qualitative Analysis of the SOMINCOR's Integrated Studies, SOMINCOR and Monkey Forest Consultancy | SOMINCOR and Monkey Forest Consultancy, Portugal |
2002 - 2003 | Estagiária de Psicologia Clínica e da Saúde | Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal |
Unidade de Cuidados Intensivos de Neonatologia (UCIN) do Hospital de São Francisco Xavier em Lisboa (HSFX), , Portugal |
Projects
Grant
Designation | Funders | |
---|---|---|
2010/10/01 - 2015/05/31 | SABER APRENDER E SABER ENSINAR A MOTIVAÇÃO: CONTRIBUTOS DA AUTO-REGULAÇÃO MOTIVACIONAL PARA UMA APRENDIZAGEM MAIS EFICAZ
SFRH/BD/68945/2010
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
|
2010 - 2015 | Knowing how to learn and how to teach motivation: Contributions from self-regulation of motivation to more effective learning.
FCT-BD 68945/2010
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
2006/01/01 - 2006/12/31 | A INFLUÊNCIA SOCIAL NAS ESCOLHAS ALIMENTARES SAUDÁVEIS EM ADOLESCENTES E JOVENS ADULTOS: IDENTIFICAÇÃO E NORMA DE GRUPO
SFRH/BM/24562/2005
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
|
Contract
Designation | Funders | |
---|---|---|
2024/01/01 - Current | Autorregulação da Aprendizagem: Mapeamento dos fatores associados e intervenção na formação inicial e continuada de professores
CNPq -Edital Universal 2023
Researcher
Universidade Estadual de Campinas, Brazil
|
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Ongoing
|
2024 - Current | Autismo 360º. Beneficiário Principal: Associação PARA - Projeto De Apoio E Recursos Para O Autismo
Funding: Fundo Social Europeu (CENTRO2030-FSE+-00493400
Researcher
|
|
2024 - Current | Enhancing autism literacy and community engagement for inclusive living: A research project on a pilot intervention “Concelhos
amigos do autismo”
: Instituto Nacional de Reabilitação (no âmbito da candidatura 0263/2024) e Município de Pombal no Âmbito da candidatura da
Associação PARA – projetos
Researcher
|
|
2023/01/15 - Current | Mind the Gap: Education and social (re)integration after imprisonment
FP22-2B165
Researcher
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Psicologia e Ciências da Vida, Portugal
HEI-Lab: Laboratórios Digitais de Ambientes e Interacções Humanas, Portugal , Portugal |
Obra Social La Caixa
Ongoing
|
2023 - Current | Projeto SOLVER ATE financiado pela Direção-Geral do Ensino Superior (DGES) / Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para
a promoção da saúde biopsicossocial nas universidades. Research with University Extention
2023/presente – Investigador no Projeto SOLVER ATE financiado pela Direção-Geral do Ensino Superior (DGES) / Plano de Recuperação
e Resiliência (PRR)
Investigador no Projeto SOLVER ATE financiado pela Direção-Geral do Ensino Superior (DGES) / Plano de Recuperação e Resiliência
(PRR)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
Direcção-Geral do Ensino Superior, Portugal |
Ongoing
|
2022/09/15 - Current | Developing University Students’ Well-Being, Engagement, and Academic Performance through Mentoring
Centro de Investigação em Ciência Psicológica – CICPSI (grupo ProAdapt), da Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa
– FPUL. https://www.psic
Researcher
Universidade de Lisboa Centro de Investigação em Ciência Psicológica, Portugal
|
Ongoing
|
2024/01/01 - 2025/09/01 | ACT4Wbeing: Tempos de mudança e mudança dos tempos: estudo das relações entre a autonomia curricular e o envolvimento e bem-
estar dos professores
COFAC/ILIND/CeiED/1/2023
Researcher
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Investigação em Desporto Educação Física Exercício e Saúde, Portugal HEI-Lab: Laboratórios Digitais de Ambientes e Interacções Humanas, Portugal , Portugal |
Ongoing
|
2022/07/15 - 2024/07/15 | Dropout in higher education: Psychosocial, economical and contextual correlates in post-pandemic era
FP22-1B047
Principal investigator
HEI-Lab: Laboratórios Digitais de Ambientes e Interacções Humanas, Portugal , Portugal
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Psicologia e Ciências da Vida, Portugal |
Obra Social La Caixa
Concluded
|
2023 - 2024 | Estudo sobre Impacto da Campanha de Vacinação 2023-2024. Direção Geral da Saúde (DGS).
Direção Geral da Saúde (DGS). Research with University Extention. https://www.dgs.pt/ficheiros-de-upload-2013/estudo-sobre-a-percecao-de-eficacia-da-c
Researcher
HEI-Lab: Laboratórios Digitais de Ambientes e Interacções Humanas, Portugal , Portugal
Direcção-Geral da Saúde, Portugal |
Concluded
|
2021 - 2023 | ERASMUS + Digital Tool for Mentorship Against Dropout. Erasmus Plus (Brussels, BE) GRANT_NUMBER: 2020-1-RO01-KA201- 080088
Researcher
HEI-Lab: Laboratórios Digitais de Ambientes e Interacções Humanas, Portugal , Portugal
|
|
2015/03/01 - 2019/12/31 | Centro de Investigação em Ciência Psicológica
UID/PSI/04527/2019
SFRH/BPD/110695/2015
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
Universidade de Lisboa Centro de Investigação em Ciência Psicológica, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Ongoing
|
2016/06/01 - 2019/11/30 | Cyberbullying: A regulação do comportamento através da linguagem
PTDC/MHC-PED/3297/2014
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores Investigação e Desenvolvimento em Lisboa, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
|
2015 - 2016 | Resolução de Problemas na Matemática no 1ºCiclo de Escolaridade
Orçamento Participativo da CML
Researcher
Camara Municipal de Lisboa, Portugal
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal |
Concluded
|
2013 - 2015 | Dos significados à autorregulação: perspetivas de estudantes com trajetórias académicas de insucesso»
GEPAAR – Estudos e Pesquisas da Aprendizagem Autorregulada, da Universidade de Pelotas, Brasil e o PEAAR - Programa de Investigação
da Aprendizagem Au
Researcher
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
Universidade Federal de Pelotas, Brazil |
Concluded
|
2007/02/05 - 2009/06/15 | Teorias implícitas sobre dor crónica e género: Dos técnicos de saúde aos pacientes
PIHM/PSI/63505/2005
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Intervenção Social, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
|
2005 - 2007 | Rumo à Qualidade (2004/ EQUAL/A2/EE/085)
(2004/ EQUAL/A2/EE/085)
Research Fellow
|
|
2003 - 2005 | Avaliação dos factores de risco e protecção e do suporte institucional na área da saúde para jovens (Fundação Calouste Gulbenkian
e Santa Casa da Misericórdia de Lisboa)
desconhecida
Research Fellow
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Portugal |
Concluded
|
Other
Designation | Funders | |
---|---|---|
2020 - Current | Avaliação da eficácia do Programa de Mentorado
S/R
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
Ongoing
|
Outputs
Publications
Book chapter |
|
Conference abstract |
|
Conference paper |
|
Conference poster |
|
Journal article |
|
Magazine article |
|
Manual |
|
Newsletter article |
|
Online resource |
|
Preprint |
|
Report |
|
Thesis / Dissertation |
|
Activities
Oral presentation
Presentation title | Event name Host (Event location) |
|
---|---|---|
2025 | Paulino, P., Correia, S., Stan, N. & Estrela, E. (2025) Simpósio: Autonomia, decisão e bem-estar na profissão docente Comunicação: Um olhar sobre o bem-estar e envolvimento profissional docente e as práticas de autonomia curricular | XXXI edição do Colóquio Internacional da AFIRSE, Instituto da Educação, Lisboa, Portugal |
2025 | Paulino, P., Correia, S., Stan, N., & Estrela, E. (2025). Crenças Docentes: Bem-Estar, Envolvimento Profissional e Práticas de Autonomia Curricular. | Simpósio Internacional Quo Tenditis, Educatio? Escola e conhecimento em contextos profissionais , Universidade Lusófona, Lisboa, Portugal |
2025 | Correia, S., Paulino, P., Oliveira, S., & Ribeiro, C. (2025). Escócia, Estónia, Finlândia e Portugal- Autonomia, Agência e Bem-Estar Docente. Resultados preliminares de uma Scoping Review. | Simpósio Internacional Quo Tenditis, Educatio? Escola e conhecimento em contextos profissionais , Universidade Lusófona, Lisboa, Portugal |
Supervision
Thesis Title Role |
Degree Subject (Type) Institution / Organization |
|
---|---|---|
2023 - Current | “Flourishing and Self-Esteem as mediators of the relationship between Emotional Intelligence, and Adaptation to Higher Education:
The Possible Impact of Mentorship Programmes on the Mental Health of First-Year University Students”. Dissertação de Mestrado
em Psicologia Clínica e da Saúde. Universidade Lusófona, Lisboa.
Co-supervisor
|
|
2023 - Current | Jacinto, A. (2024). Bem-estar, apoio social e abandono académico em estudantes universitários: Uma mediação moderada. Dissertação
de Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde. Universidade Lusófona, Lisboa.
Co-supervisor
|
|
2023 - Current | Araújo, L. (2023). UTRECHT GRIEF RUMINATION SCALE (UGRS): Contributos para o estudo psicométrico de validação da versão portuguesa.
Dissertação de Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde. Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. https://recil.ulusofona.pt/items/c99d60de-e96c-42c8-8833-937af589d41e
Co-supervisor
|
|
2020 - Current | Matias, M.A. (2024). Mental contrast with implementation intentions: a self-regulatory strategy to overcome obstacles and
promote learning. Curso de Doutoramento do Programa de Doutoramento Interuniversitário em Psicologia na área de especialidade
em Psicologia da Educação. Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa.
Co-supervisor
|
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
|
2019 - Current | «Insucesso escolar entre os estudantes da Rede Federal de Educação Profissional Tecnológica: um estudo sobre as variáveis
motivacionais e contextuais». Projeto de Tese defendido com aprovação (classificação de 17 valores). Curso de Doutoramento
do Programa de Doutoramento Interuniversitário em Psicologia na área de especialidade em Psicologia da Educação. Faculdade
de Psicologia da Universidade de Lisboa.
Supervisor
|
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
|
2022 - 2024 | Carvalho, T. (2024). Ser-se pai em famílias geograficamente distantes: um estudo exploratório. Dissertação de Mestrado em
Psicologia Clínica e da Saúde. Universidade Lusófona, Lisboa. https://research.ulusofona.pt/pt/studentTheses/ser-se-pai-em-fam%C3%ADlias-geograficamente-distantes
Co-supervisor
|
|
2022 - 2024 | Pinto, S. (2024). Rituais familiares em famílias geograficamente distantes: conceções de mães e pais. Dissertação de Mestrado
em Psicologia Clínica e da Saúde. Universidade Lusófona, Lisboa. https://research.ulusofona.pt/pt/studentTheses/rituais-familiares-em-fam%C3%ADlias-geograficamente-distantes
Co-supervisor
|
|
2018 - 2018 | Aprendizagem Autorregulada e Crenças Motivacionais na Resolução de Problemas Matemáticos em Alunos do 4.º Ano do 1.º Ciclo
do Ensino Básico
Co-supervisor
|
Psicologia (Master)
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
|
2017 - 2017 | Insucesso escolar entre os estudantes da rede federal de educação profissional tecnológica: um estudo sobre os vaiáveis motivacionais
e contextuais.
Co-supervisor
|
Psicologia (PhD)
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
|
2017 - 2017 | Inventário de dimensões da adultez emergente (IDEA-8): Estudos psicométricos iniciais
Co-supervisor
|
Psicologia Clínica e da Saúde (Master)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Psicologia e Ciências da Vida, Portugal
|
Jury of academic degree
Topic Role |
Candidate name (Type of degree) Institution / Organization |
|
---|---|---|
2024 | Irmãos acima de tudo: Estudo Qualitativo sobre a Experiência de ter como irmãos pessoas Autistas
(Thesis) Main arguer
|
Giovanna Lima (Master)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Psicologia e Ciências da Vida, Portugal
|
2024 | REGULAÇÃO EMOCIONAL E MOTIVACIONALEM ATLETAS DE ALTO RENDIMENTO
(Thesis) Main arguer
|
Teresa Belo Costa Santos (Master)
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
|
2024 | Burro velho não aprende línguas? Aprendizagem ao longo da vida, qualidade de vida, saúde mental e suporte social numa geração
55+ portuguesa
(Thesis) Arguer
|
Paulo Silvestre (PhD)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Faculdade de Ciências Sociais Educação e Administração, Portugal
|
2023 | VALIDAÇÃO DA VERSÃO PORTUGUESA DA “THE INTEGRATION OF STRESSFUL LIFE EXPERIENCES SCALE” (ISLES) NUMA AMOSTRA DE INDIVÍDUOS
ENLUTADOS
(Thesis) Main arguer
|
Mariana Marques Henriques (Master)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Psicologia e Ciências da Vida, Portugal
|
2023 | PSYCHOSOCIAL NEEDS OF YOUNG PEOPLE WITH EPILEPSY: ILLNESS EXPERIENCE AND TRANSITION FROM PAEDIATRIC TO ADULT HEALTHCARE
(Thesis) Main arguer
|
Inês Costa (Master)
Universidade Lusófona do Porto Faculdade de Psicologia Educação e Desporto, Portugal
|
2023 | Avaliar, identificar e promover a aprendizagem autorregulada na educação pré-escolar
(Thesis) Arguer
|
Janete Silva Moreira (PhD)
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
|
2023 | Projeto formativo autorregulatório : Como tornar professores e alunos aprendentes autorregulados?
(Thesis) Arguer
|
Elisabete Ribeiro (PhD)
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
|
2022 | Avaliação das características psicométricas da versão portuguesa de autorrelato do STRENGHTS AND DIFFICULTIES QUESTIONNAIRE
(SDQ) EM CRIANÇAS COM EPILEPSIA PEDIÁTRICA A PARTIR DOS 8 ANOS
(Thesis) Main arguer
|
Pedro Botelho Leal (Master)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Psicologia e Ciências da Vida, Portugal
|
2022 | Propriedades psicométricas da versão portuguesa do questionário de tecnostresse RED/TIC: estudos preliminares
(Thesis) Main arguer
|
Sara Moleiro Mendes (Master)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Psicologia e Ciências da Vida, Portugal
|
2022 | REPRESENTAÇÕES DE DOENÇA NA EPILEPSIA PEDIÁTRICA: PERSPETIVAS DAS CRIANÇAS/ADOLESCENTES E DOS PAIS, E ASSOCIAÇÕES COM A QUALIDADE
DE VIDA
(Thesis) Main arguer
|
MARIA FILIPA ABECASIS FIGUEIREDO DE BARROS (Master)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Psicologia e Ciências da Vida, Portugal
|
2022 | Risk Factor for covid infection: Virtual Reality Paradigm
(Thesis) Main arguer
|
Catarina Sofia Coelho Martins de Carvalho (Master)
Universidade Lusófona do Porto Faculdade de Psicologia Educação e Desporto, Portugal
|
2021 | Estudos de validação psicométrica da versão portuguesa europeia da escala de tecnostresse RED/TIC
(Thesis) Main arguer
|
Anna Lena Hormann (Master)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Psicologia e Ciências da Vida, Portugal
|
2021 | O uso das tecnologias digitais numa escola do 3ºciclo de ensino básico – efeitos sobre a autorregulação da aprendizagem
(Thesis) Main arguer
|
Paula Fernanda Diogo de Oliveira (PhD)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2021 | OBSERVAR, REFLETIR E NARRAR: CICLOS ESTRATÉGICOS DE AÇÃO AUTORREGULADA COMO PROCESSO FORMATIVO E DE PROMOÇÃO DA APRENDIZAGEM
DAS CRIANÇAS
(Thesis) Arguer
|
Isabel Piscalho (PhD)
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
|
2021 | Adaptação e Validação do Questionário de Medo de Cobras para Português Europeu
(Thesis) Main arguer
|
Marcela de Jesus Nascimento (Master)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Psicologia e Ciências da Vida, Portugal
|
2020 | Estudo de validação Psicométrica da Versão portuguesa da Escala de Fadiga de Pichot
(Thesis) Main arguer
|
Luís Filipe Martins de Brito (Master)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Psicologia e Ciências da Vida, Portugal
|
2018 | Estratégias intra e inter parentais para lidar com a ansiedade de crianças ansiosas
(Thesis) Arguer
|
INÊS ALEXANDRA AMARO DOS SANTOS NUNES (Master)
Universidade de Aveiro Instituto Superior de Contabilidade e Administração, Portugal
|
2018 | A velocidade sacádica na deteção de cobras: Um estudo com image morphing
(Thesis) Arguer
|
JORGE ALBERTO RAMADA FOLGADO GUERRA (Master)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Psicologia e Ciências da Vida, Portugal
|
2017 | O uso das tecnologias digitais numa escola com 3º ciclo do ensino básico-efeitos sobre a autorregulação da aprendizagem
(Thesis) Arguer
|
Paula Fernanda Diogo de Oliveira (PhD)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
Committee member
Activity description Role |
Institution / Organization | |
---|---|---|
2019 - Current | Membro do Conselho Científico da Escola de Psicologia e Ciências da Vida da
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa
Member
|
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Psicologia e Ciências da Vida, Portugal |
2017 - Current | Member of the International and Scientific Editorial Council of the Iberoamerican Journal of
Education Studies
Member
|
|
2017 - Current | Membro do Conselho Pedagógico da Escola de Psicologia e Ciências da Vida da
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa
Member
|
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Psicologia e Ciências da Vida, Portugal |
Conference scientific committee
Conference name | Conference host | |
---|---|---|
2025 - Current | Membro da Comissão Organizadora e da Comissão Científica: Simpósio Internacional "Quo tenditis, educatio? Escola e Conhecimento em Contextos Profissionais". Universidade Lusófona - Centro Universitário Lisboa - Lisboa - Lisboa - Portugal | Portugal. 2025. https://www.even3.pt/e/simposio-internaciona | |
2024 - Current | Membro da Comissão Científica - III Seminário Internacional Aprendizagem Autorregulada e Motivação, Campinas, Brasil. 2024. https://proceedings.science/siaam/siaam-2024/comissoes?lang=pt-br | Brasil |
2024 - Current | Membro da Comissão Científica - III Seminário Luso-Brasileiro Autorregulação da Aprendizagem, Campinas, Brasil, 2024. https://proceedings.science/siaam/siaam-2024/comissoes?lang=pt-brsimposio |
Consulting
Activity description | Institution / Organization | |
---|---|---|
2024 - Current | Supervisão científica e apoio à equipa implementadora na organização de ações de capacitação dirigidos a profissionais da educação e da saúde do concelho de Pombal, no âmbito do projeto "Concelho Amigo do Autismo, promovido pela Associação PARA, co-financiado pelo INR - Instituto Nacional para a Reabilitação, Município de Pombal (julho de 2024 ao presente). Total de pessoas alvo das ações de capacitação: 440, divididos em treze sessões. | |
2019 - Current | Colaboradora na elaboração e implementação do Programa: Aprender+_Promoção do desenvolvimento e da autorregulação em crianças em idade pré-escolar. Programa Piloto 2019/2020 | |
2018 - 2018 | Team Leader for the Qualitative Analysis of the SOMINCOR's Integrated Studies, SOMINCOR and Monkey Forest Consultancy |
Course / Discipline taught
Academic session | Degree Subject (Type) | Institution / Organization | |
---|---|---|---|
2015 - Current | Professora Convidada Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, Lisboa (Portugal) Unidades Curriculares: Seminário Temático do Curso de Doutoramento Psicologia na especialidade de Psicologia da Educação, Programa Interuniversitário Universidade de Lisboa e Universidade de Coimbra Participação em sessões das Unidades Curriculares: Autorregulação da Aprendizagem ao longo do Ciclo de Vida e Psicologia da Educação, do Curso de Psicologia da Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa. | (Doutoramento) |
Journal scientific committee
Journal title (ISSN) | Publisher | |
---|---|---|
2022 - Current | Associate Editor na Revista Avances en Psicología Latinoamericana, Universidad del Rosario, Colombia. | |
2022 - Current | Member of the International and Scientific Editorial Council of the Iberoamerican Journal of Education Studies. https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/about/editorialTeam | |
2019 - Current | Journal of Applied Social Psychology (1559-1816) | Wiley (Blackwell Publishing) |
2018 - Current | Perspectivas en Psicología - Revista de Psicología y Ciencias Afines | |
2018 - Current | Asia Pacific Journal of Education (1742-6855) | Informa UK (Taylor & Francis) |
Other jury / evaluation
Activity description | Institution / Organization | |
---|---|---|
2024 - Current | Membro de Júris de Reconhecimento Específico do Grau de Doutor em Psicologia da Educação. Programa de Doutoramento Inter-Universitário. Faculdade de Psicologia, Universidade de Lisboa. | |
2017 - Current | Membro do Júri Específico de Creditação do 1ºCiclo da Escola de Psicologia e Ciências da Vida da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Psicologia e Ciências da Vida, Portugal |
Distinctions
Other distinction
2023 | February’s Editor’s Choice The Spanish Journal of Psychology
The Spanish Journal of Psychology, Spain
|