Book |
- Fernando Humberto Serra. Older Women in Europe. A Human Rights Approach. London, United Kingdom: Routledge. 2022.
Published • 10.4324/9781003286585
- Serra, Fernando. Using participation to understand and address the anxieties of European youth about unemployment, future
work, and community. Routledge. 2022.
Published
- Fernando Humberto Serra. Educação para a Paz Global Sustentável. Lisboa, Portugal: Pactor. 2022.
Published
|
Book chapter |
- Serra, Fernando. Corresponding author: Serra, Fernando. "Dimensões Biográficas da Paz e dos Direitos Humanos". In Educação
para a Paz Global Sustentável, 73-111. Lisboa, Portugal: Pactor, 2022.
Published
|
Edited book |
- Bak Nielsen, Vibeke; Malin, Petra; Julkunen, Ilse; Uggerhøj, Lars. Social Work, Social Welfare, Unemployment and Vulnerability
Among Youth. London, United Kingdom: Routledge. 2022.
10.4324/9781003096795
|
Journal article |
- Serra, Fernando H.; Carvalho, Maria I.; Pinto, Carla; Rauktis, Mary E.. "Social Work Practices for Children, Youth and Families
in Portugal: Challenges and Approaches". Child and Adolescent Social Work Journal 36 3 (2019): 223-226. http://dx.doi.org/10.1007/s10560-019-00620-z.
10.1007/s10560-019-00620-z
- Neves, Barbara Barbosa; Dias de Carvalho, Diana; Serra, Fernando; Torres, Anália; Fraga, Silvia. "Social Capital in Transition(s)
to Early Adulthood: A Longitudinal and Mixed-Methods Approach". Journal of Adolescent Research 34 1 (2018): 85-112.
http://dx.doi.org/10.1177/0743558418755685.
10.1177/0743558418755685
- Roldão, Paula Maria Espadinha; Serra, Fernando. "A criança, a publicidade e as práticas alimentares – resultados de uma investigação
exploratória". O presente texto, tendo como base um estudo anterior (Roldão, 2008), pretende reflectir sobre a relação
entre a publicidade televisiva de produtos alimentares e as práticas alimentares de crianças em idade pré-escolar . A crescente
preocupação verificada nas nossas sociedades, modernas e desenvolvidas, em adoptar estilos de vida mais saudáveis anda a par
com a constatação da crescente incidência d (2010): http://hdl.handle.net/10400.21/3106.
- Serra, Fernando. "Concepções educativas e poder político". Este texto é p resultado de um quadro motivacional cujo núcleo
gerador se encontra, por um lado no meu interesse teórico-conceptual pela temática da mudança educativa... (2000): http://hdl.handle.net/10400.21/653.
|
Magazine article |
- Fernando Humberto Serra. "A sociedade multicultural e a escola. Será possível uma ética global para a educação?", Simbiótica.
Razão e Sensibilidade, 2018, http://periodicos.ufes.br/simbiotica/issue/view/v.5%2C%20n.1.
- Fernando Humberto Serra. "Investigação-ação: o Plano Estratégico para o Envelhecimento Sustentável da Amadora, 2016-2015 (Entrevista)",
Ciências e Políticas Públicas, 2016, http://bit.ly/2QooC3x.
- Fernando Humberto Serra. "A formação de professores de primeiras letras em Portugal nos séculos XIX e XX. Uma muito breve
história", Memória e Futuro, Revista da Associação de Professores e da Universidade Sénior de Almada, 2014
|
Manual |
- Fernando Humberto Serra. Perceções dos docentes sobre stresse e resiliência num programa de educação compensatória: o papel
específico das relações interpessoais. EDUFPI. 2019.
Published
- Fernando Humberto Serra. O olhar do assistente social reflexivo em contexto escolar. Lisboa, Portugal: PActor. 2018.
Published
- Fernando Humberto Serra. A Educação Multicultural para uma cidadania lusófona e uma ética universalista. Um olhar a partir
de Portugal. Portugal: ISCSP -ISBN: 978-3-639-54141-0. 2018.
Published
- Fernando Humberto Serra. Europe, espace public et medias: pour un espace public européen.. Éditions Universitaires
Européenne. 2016.
Published
- Fernando Humberto Serra. Muitos séculos de Educação. Lisboa, Portugal: ISCSP - Edições de Aniversário. 2016.
Published
|
Online resource |
- Helena Ribeiro; Fernando Humberto Serra. Ação coletiva, espaço público e participação cidadã. O caso IAC – Iniciativa de
Auditoria Cidadã à Dívida Pública. 2018. https://dspace.uevora.pt/rdpc/bitstream/10174/25420/1/Livro_de_resumos_final_AprN9W3.pdf.
- Torres, Anália; Fernando Humberto Serra; Lara TAvares; Fátima Assunção; Diana MAciel; Elisabete Ramos; Henrique de BArros.
Gender and education: differences and similarities in the trajectories of young men and women. Atas do XVIII World Congress
of Sociology, Yokohama, Japão, 13-19 de julho de 2014, p. 111.. 2018. https://isaconf.confex.com/isaconf/wc2014/webprogram/Paper46236.html.
- Fernando Humberto Serra. Educação e poder em tempos de revolução e contra-revolução. O caso da Escola do Magistério Primário
de Lisboa (1974-1979).. 2018. https://www.eselx.ipl.pt/sites/default/files/media/2018/ebook1_0.pdf.
- Fernando Humberto Serra. • Dealing with ageing at local level: what policies? What strategies? Animação de workshop na
EPR Annual Conference, Evolving societies, evolving services: through the looking-glass. 2016. https://www.afid.pt/eventos-media/noticias-eventos/conferencia-anual-da-plataforma-europeia-de-reabilitacao/?fbclid=IwAR0C2AvKjVwq5foO5o-nRFX0t2svvl85QpTxIdqs4XngS8H-02GaTP1oYuw.
- Fernando Humberto Serra; Carla Pinto; Paula Pinto; Ana Esgaio. Tensions and future scenarios of elderly care policy in
a Portuguese municipality – Amadora. A case study. Distributed paper, no 3rd ISA Forum of Sociology. The Futures we Want:
Global Sociology and the Struggles for a Better World. Viena, Austria, 10-14 de julho de 2016.. 2016.
- Fernando Humberto Serra; Paula Pinto; MAria José Núncio. Value tensions and ethical dilemmas in Social Work practice. A
study from an international post-graduate context. Book of Abstracts & Programme Book, 6th European Conference for Social
Work Research. Reflective social work practices in contemporary societies: dialogues and new pathways between praxis and research,
Universidade Católica de Lisboa, p. 291.. 2016. https://www.eswra.org/conference/2016/ECSWR%202016%20Conference%20Programme%20Final.pdf.
- Fernando Humberto Serra. Social responsibility at School and beyond. Case study on a volunteering project from Autonomous
Region of Madeira, Portugal. In Gonçalves, E., & Batista, S. (Eds.). Conference Proceedings of First ESCXEL Project International
Conference-networks, Communities and Partnerships in Education: actors, goals and results. Lisbon. ESXCEL projecto-School
Network for Excellence.. 2016. http://firstinternationalconference.blogspot.pt/p/online-publication.html.
- Alda Rosário; Fernando Humberto Serra. Responsabilidade Social na e da Escola. Avaliação do impacto de um projeto de voluntariado
– Clube Viver a Vida - junto da Comunidade Educativa, na Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Horácio Bento de Gouveia – Funchal
– Madeira. Book of abstracts, Colóquio Internacional Os Jovens como Atores da Mudança Social. Observatório da Juventude dos
Açores, Ponta Delgada. 2015.
- Anália Torres; Henrique de BArros; Eisabete RAmos; Bárbara Neves; Fátima Assunção; Diana Carvalho; Diana MAciel; et al. EPITeen24:
reproduzir ou contrariar o destino social? Estudo longitudinal de uma geração nascida nos anos 90 do século XX em Portugal.
Síntese de resultados. 2015. http://epiteen.iscsp.ulisboa.pt/resultados/publicacoes.
- Anália Torres; Fernando Humberto Serra; LAra; Fátima Assunção; Diana MAciel; Elisabete Ramos; Henrique de BArros. Gender
and education: differences and similarities in the trajectories of young men and women. Livro de Atas do VIII Congresso Português
de Sociologia, Évora, 14-16 de abril de 2014.. 2014. https://associacaoportuguesasociologia.pt/viii_congresso/actas.php?area=actas&m=2.
|
Thesis / Dissertation |
- Domingos, Anabela Mendes Lopes da Mina. "A felicidade auto-percepcionada da população com 65 ou mais anos em Portugal Continental.
elementos para uma caracterização sociológica a partir do European Social Survey (2002 e 2014)". Master, 2018. http://hdl.handle.net/10400.5/15339.
- Pinto, Lúcio Lima Viegas. "Os efeitos socioeconómicos das Políticas Públicas de Ensino Superior: o caso de São Tomé e Príncipe
(1990-2015)". PhD, 2018. http://hdl.handle.net/10400.5/16159.
- Sarmento, Patrícia Louro de Moraes. "Professores em contextos de risco:estudo exploratório do papel das relações na resiliência
de professores do Programa Integrado de Educação e Formação (PIEF)". Master, 2017. http://hdl.handle.net/10400.5/13786.
- Teixeira, Carina de Jesus Sousa. "Contributos para o diagnóstico social do Porto Santo,Região Autónoma da Madeira". Master,
2017. http://hdl.handle.net/10400.5/13213.
- Leitão, Ana Filipa Matos. "Entte o estado e a sociedade civil organizada: avaliação do projeto "Olhares da Kova" na perspetiva
das políticas públicas territorializadas". Master, 2016. http://hdl.handle.net/10400.5/11583.
- Vasconcelos, Carlos Pontes de. "O Processo da Tomada de Decisão e os seus efeitos num contexto escolar". Master, 2016. http://hdl.handle.net/10400.5/12806.
- Ribeiro, Maria Helena Pinto. "Como a IAC - Iniciativa de Auditoria Cidadã à dívida se mobiliza enquanto agente no espaço público,
no contexto da dívida soberana". Master, 2016. http://hdl.handle.net/10400.5/12791.
- Alvares, Albertina Isabel Carneiro Esteves. "O impacto do projeto mais sucesso escolar no desempenho educativo dos alunos
do 3º ciclo da Escola Secundária da Ramada – estudo de caso". Master, 2016. http://hdl.handle.net/10400.5/11545.
- Ferreira, Rui Carlos Coelho Miranda. "Cultura política libertaria nos movimentos sociais contemporâneos". Master, 2016. http://hdl.handle.net/10400.5/12778.
- Nascimento, Maria Emília Gomes do. "A tomada de decisão em Administração e Gestão Escolar". Master, 2015. http://hdl.handle.net/10400.5/8560.
- Afonso, Ana Carmina Pinheira Soares. "Glaucoma e educação para a saúde : influência de um programa de educação para a saúde
junto de utentes glaucomatosos". Master, 2015. http://hdl.handle.net/10400.5/10699.
- Pestana, Zózima Maria Sousa Gonçalves. "(In)sucesso escolar e sala de estudo: o caso da escola básica dos 2º e 3º ciclos Dr.
Horácio Bento de Gouveia". Master, 2014. http://hdl.handle.net/10400.5/6546.
- Rosário, Alda Mardónia Matos de Nóbrega. "Responsabilidade social na escola e da escola. caracterização do Clube Viver a Vida
e a avaliação do seu impacto junto da comunidade educativa". Master, 2014. http://hdl.handle.net/10400.5/6544.
- Araújo, Maria Alexandra dos Santos Soeiro Veiga de. "Avaliação de um programa de intervenção comunitária junto de um grupo
de mulheres idosas no Interior Sul de Portugal". Master, 2014. http://hdl.handle.net/10400.5/8013.
- Santos, Pedro Matias. "Secularismo Pan-Indiano vs. Fundamentalismo Hindu : um contributo para a análise histórico-sociológica
das ideologias do nacionalismo da Índia colonial e pós-colonial". PhD, 2014. http://hdl.handle.net/10400.5/7141.
- Chaves, Graça Maria Pereira Rodrigues. "A escola face às manifestações de indisciplina: estudo de caso sobre as dinâmicas
organizacionais na resolução da indisciplina". Master, 2014. http://hdl.handle.net/10400.5/6557.
- Luís Fernando Pinto Dias. "Dinâmica de um processo associativista : cooperativa de consumo dos servidores da UEL - SERVICOOP".
PhD, 2014. http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000196258.
- Cró, Maria Patrícia Lopes. "A escola e as condições socioeconómicas das famílias - O caso da Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos
Dr. Horácio Bento de Gouveia". Master, 2014. http://hdl.handle.net/10400.5/6556.
- Rodrigues, Ana de Jesus Pereira. "A imagem dos alunos sobre a sua escola: estudo de caso numa escola básica dos 2º e 3º ciclos
no Funchal". Master, 2014. http://hdl.handle.net/10400.5/6545.
- Lopes, Patrícia Filipa da Silva. "Autonomia, administração e gestão das escolas públicas em Portugal no espaço público:o debate
sobre agregação de agrupamentos (2010-2011)". Master, 2012. http://hdl.handle.net/10400.5/4559.
- Adónis, Maria Mendes Esteves Robalo Lopes. "Relações de poder nos Aagrupamentos de escolas Perceções e Dinâmicas - Conselho
Geral vs Diretor". Master, 2012. http://hdl.handle.net/10400.5/4012.
- Barreiros, Nádia Cristina Barrão. "Desenvolvimento profissional do trabalhador social". Master, 2012. http://hdl.handle.net/10400.5/5126.
- Costa, Andrêa Filipa da Silva. "Uma medida de política pública : escola a tempo inteiro : estudo de caso do agrupamento de
escolas de Miraflores". Master, 2012. http://hdl.handle.net/10400.5/4614.
- Caetano, Rosa Maria Pereira. "Auto-avaliação numa escola da Beira Interior a partir de um olhar sociológico : Um estudo de
caso exploratório". Master, 2012. http://hdl.handle.net/10400.5/4013.
- Coimbra, Bruno Alexandre Miranda. "A implementação de políticas públicas na prevenção e combate ao abandono escolar". Master,
2012. http://hdl.handle.net/10400.5/4612.
- Sousa, Maria Filomena Costa Crispim de. "Quadros interativos multimédia ao serviço da educação: estudo de caso da implementação
da medida num centro de formação de professores". Master, 2012. http://hdl.handle.net/10400.5/5132.
- Faustino, Isabel Maria Lopes Ribeiro. "Trajectórias de profissionalidade e ciclo de vida profissional: um contributo para
o conhecimento dos professores de educação especial". Master, 2011. http://hdl.handle.net/10400.21/2943.
- Boto, Ana Paula Cabrita Natal de Brito. "Entre os problemas públicos e a agenda política: o papel dos opinion makers em torno
do novo modelo de avaliação de desempenho docente (2007-2009)". Master, 2011. http://hdl.handle.net/10400.5/3537.
- Perdigão, Maria de Carmen López de Carrión Martins. "Facilitadores e obstáculos à colaboração entre os professores titulares
de turma e os professores de educação especial no 1º ciclo". Master, 2010. http://hdl.handle.net/10400.21/3159.
Perdigão, MCLCM. Facilitadores e obstáculos à colaboração entre os professores titulares de turma e os professores de educação
especial no 1º ciclo [Dissertation]. Escola Superior de Educação de Lisboa/Instituto Politécnico de Lisboa; 2010.
- Avó, Maria Helena Guerreiro Mestre. "Gerir a adultez tardia: os processos de tomada de decisão e acomodação das famílias com
idosos dependentes". Master, 2009. http://hdl.handle.net/10400.5/2970.
- Ferreira, Marina Alexandra Marques. "Ciclo de vida, desenvolvimento profissional, gestão escolar : uma abordagem biográfica".
Master, 2008. http://hdl.handle.net/10400.2/1215.
- Rua, Maria de Fátima Ferreira. "O director de turma : um desempenho de papel labiríntico". Master, 2008. http://hdl.handle.net/10400.2/1576.
- Gomes, Fernando da Silva Carrusca. "Percepção dos professores de educação visual e tecnológica sobre a respectiva disciplina:
um estudo de caso". Master, 2008. http://hdl.handle.net/10400.2/670.
- Felício, Luís Fernando Pinto. "Programa integrado de educação e formação (PIEF): um contributo para a (re)integração de jovens
no sistema educativo: estudo de caso". Master, 2007. http://hdl.handle.net/10400.2/653.
- Santos, Sandra Marisa da Costa. "A infância confiscada: contributos para o estudo da educação das crianças em situação de
risco de exclusão escolar e social no 1º Ciclo do Ensino Básico: elaboração de um modelo de factores de risco". Master, 2007.
http://hdl.handle.net/10400.2/674.
- Santos, Maria do Céu Inácio. "O Programa Europeu Sócrates/Comenius e a cidadania europeia: estudo de caso". Master, 2007.
http://hdl.handle.net/10400.2/675.
- Carreira, José Manuel Batista. "A importância da formação na melhoria do desempenho dos auxiliares de acção educativa". Master,
2007. http://hdl.handle.net/10400.2/671.
- Roldão, Paula Maria Espadinha. "A criança, a publicidade e as práticas alimentares: uma investigação exploratória". Master,
2007. http://hdl.handle.net/10400.1/402.
|