Book |
- Antunes, Fátima; Sá, Virgínio. Educação profissional numa escola de geometria variável em Braga-Portugal: Via ‘Menor’ ou
‘Via Crucis’, Tensões e Paradoxos da Democratização. Rede Ibero-Americana de Estudos sobre Educação Profissional e Evasão
Escolar (RIMEPES). 2017.
- Lima, Licínio C.; Sá, Virgínio; Silva, Guilherme Rego da. O que é a democracia na "gestão democrática das escolas"? Representações
de diretores(as). Húmus. 2017.
- Lima, Licínio C.; Sá, Virgínio. Introdução: sobre o governo das escolas. Universidade do Minho. Centro de Estudos Humanísticos
(CEHUM). 2017.
- Antunes, Fátima; Sá, Virgínio; Fátima Antunes. Quatro décadas de Portugal democrático. O que oferece aos jovens a formação
profissional de nível secundário?. Brasília, Brazil: IFB/RIMEPES. 2014.
Published
- Sá, Virgínio; Antunes, Fátima; Fátima Antunes. Uma outra educação? Um lugar de exclusão? Sobre os cursos de educação e
formação na voz de alunos e professores. Campinas, Brazil: Mercado de Letras. 2012.
Published
- Sá, Virgínio. A abordagem (neo)institucional: ambiente(s), processos, estruturas e poder. Fundação Manuel Leão. 2011.
- Fátima Antunes; SÁ, Virgínio; Antunes, Fátima. Públicos Escolares e Regulação da Educação. Lutas concorrenciais na arena
educativa. Vila Nova de Gaia, Portugal: Fundação Manuel Leão. 2010.
Published
- Antunes, Fátima; Sá, Virgínio; SÁ, VIRGÍNIO ISIDRO MARTINS DE; Fátima Antunes. Notas, pautas e vozes na escola: exames,
rankings e regulação da educação. São Paulo, Brazil: Cortez Editora. 2010.
Published
- SÁ, VIRGÍNIO ISIDRO MARTINS DE. A Participação dos Pais na Escola Pública Portuguesa. Uma abordagem sociológica e organizacional.
Braga, Portugal: Centro de Investigação em Educação- Universidade do Minho. 2004.
Published
- Lima, Licínio C.; Sá, Virgínio. A participação dos pais na governação democrática da escola. Edições Asa. 2002.
- SÁ, VIRGÍNIO ISIDRO MARTINS DE. Racionalidades e Práticas na Gestão Pedagógica: O caso do director de turma. Lisboa,
Portugal: Instituto de Inovação Educacional- ME. 1997.
Published
|
Book chapter |
- SÁ, Virgínio ; Lima, Licínio C.; Torres, L. T. "Introdução: Diretor, Direção, Equipa de Direção e outras Ambiguidades". In
Diretores Escolares em Ação, 8-17. Vila Nova de Gaia, Portugal: Fundação Manuel leão, 2020.
Published
- SÁ, Virgínio ; Lima, Licínio C.; Silva, Guilherme. "A centralidade do(a) diretor(a) e as sua representações sobre o governo
das escolas". In Diretores Escolares em Ação, 19-70. Vila Nova de Gaia, Portugal: Fundação Manuel leão, 2020.
Published
- SÁ, Virgínio. "A diretora em ação: geografias do poder no agrupamento de escolas de Monte Pequeno". In Diretores Escolares
em Ação, 125-190. Vila Nova de Gaia, Portugal: Fundação Manuel leão, 2020.
Published
- Torres, Leonor L.; SÁ, Virgínio ; Lima, Licínio C.. "Conclusão: Concentração de poderes, autonomia operacional, erosão democrática".
In Diretores Escolares em Ação, 283-298. Vila Nova de Gaia, Portugal: Fundação Manuel leão, 2020.
Published
- Mouraz, Ana; Valadas, Sandra; Pacheco, José Augusto. "Efeitos da avaliação de escolas nos processos de mudança e melhoria".
CIIE - Centro de Investigação e Intervenção Educativas, 2015.
- Fátima Antunes; SÁ, Virgínio. "Cursos de educação e formação, política e pedagogia da educação universal: Histórias em torno
do saber e do poder na escola.". In O social e as políticas educacionais na contemporaneidade. Das desigualdades à violência
no espaço educacional, 207-246. Campinas, Brazil: Mercado das Letras, 2014.
Published
- SÁ, Virgínio. "A Abordagem (Neo)institucional: Ambiente(s), Processos, Estruturas e Poder". In Perspectivas de Análise
Organizacional da Escola, 153-194. Vila Nova de Gaia, Portugal: Fundação Manuel Leão, 2011.
Published
- SÁ, VIRGÍNIO ISIDRO MARTINS DE. "Associações de Pais e Associações de Estudantes: articulações débeis e agendas em tensão".
In Escolas, Famílias e Lares. Um caleidoscópio de olhares, 231-250. Lisboa, Portugal: Profedições, 2007.
Published
- SÁ, VIRGÍNIO ISIDRO MARTINS DE. "A abordagem (neo)institucional: Ambiente(s), processos, estruturas e poder". In Compreender
a Escola. Perspectivas de Análise Organizacional, 197-247. Porto, Portugal: Edições ASA, 2006.
Published
- SÁ, VIRGÍNIO ISIDRO MARTINS DE; LICÍNIO C. LIMA. "A participação dos pais na governação democrática das escolas". In Pais
e Professores: Um desafio à cooperação, 25-95. Porto, Portugal: Edições ASA, 2002.
Published
- SÁ, VIRGÍNIO ISIDRO MARTINS DE. "A (não) participação dos pais na escola: A eloquência das ausências". In As Dimensões
do Projeto Político-Pedagógico, 69-103. São Paulo, Brazil: Papirus Editora, 2001.
Published
- SÁ, VIRGÍNIO ISIDRO MARTINS DE; Ivo Domingues; Leonor Torres. "O associativismo estudantil numa escola secundária". In Por
Favor Elejam a B. O Associativismo Estudantil na Escola Secundária, 113-146. Lisboa, Portugal: Fundação Calouste Gulbenkian,
1998.
Published
|
Conference paper |
- Antunes, Fátima; Sá, Virgínio. "Had there been someone to teach me, I would have learned: young people's educational pathways
- winding trails, possible futures". 2019.
- Rodrigues, Marta; Loureiro, Armando; Costa, Isabel; Sá, Virgínio. "Educação inclusiva: as práticas de Agrupamento de Alunos
em percursos de (des)afetação escolar". 2018.
- Rodrigues, Marta O.; Loureiro, Armando; Costa, Isabel; Sá, Virgínio. "Preventing school underachievement through ability grouping
practices in schools: perspectives from programme local coordinators, teachers and social workers". 2018.
- Costa, Isabel; Loureiro, Armando; Sá, Virgínio; Rodrigues, Marta. "Overcoming school underachievement: a view on strategies
of “student grouping”". 2018.
- João Estanqueiro; SÁ, Virgínio. "Conselho da Comunidade Educativa-Figura de retórica ou retórica de figuras?". Paper presented
in II Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação, Braga, 2015.
Published
- SÁ, Virgínio; Daniela Silva. "A (des)construção da autonomia num agrupamento de escolas: discursos e práticas". Paper presented
in II Congresso Internacional de Ciências Sociais da Educação, Braga, 2015.
Published
- SÁ, Virgínio; Guilherme Silva. "O Diretor Escolar em Portugal: Esboço de um Perfil". Paper presented in II Colóquio Internacional
de Ciências Sociais da Educação, Braga, 2015.
Published
- Edna Martins; SÁ, Virgínio. "As consequências das avaliações externas em larga escala no trabalho escolar: perspetiva de professores
e diretores". Paper presented in II Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação, Braga, 2015.
Published
- Ana paula Correia; SÁ, Virgínio. "Avaliação de Escolas: os efeitos nos processos de mudança e melhoria da escola". Paper presented
in II Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação, Braga, 2015.
Published
- Ana paula Correia; SÁ, Virgínio. "Efeitos da Avaliação de Escolas nos processos de mudança e melhoria das escolas". Paper
presented in I Seminário Internacional de Avaliação Externa das Escolas, Braga, 2015.
Published
- Sá, Virgínio; Torres, Leonor Lima; Silva, Guilherme Rego da; Silva, Daniela Andrade Vilaverde e. "II Colóquio Internacional
de Ciências Sociais da Educação – O Governo das Escolas: Atores, Políticas e Práticas". 2015.
- Fátima Antunes; SÁ, Virgínio. "Interrogando a via sinuosa do desenvolvimento na democracia portuguesa: ‘Perfis sociais’ e
fabricação de desigualdades no ensino secundário”". Paper presented in VIII Congresso Português de Sociologia, Évora,
2014.
Published
- Fátima Antunes; SÁ, Virgínio. "Públicos e trajetórias de educação profissional no ensino secundário: Contextos, processos
e atores". Paper presented in XX Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE, Lisboa, 2014.
Published
- Fátima Antunes; SÁ, Virgínio. "Perfis sociológicos e trajectórias escolares nas fileiras do ensino secundário". Paper presented
in XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, Braga, 2013.
Published
- SÁ, Virgínio. "A participação dos pais no projecto político-pedagógico enquanto fator de melhoria da qualidade em educação".
Paper presented in III Congresso Ibero Americano de Política e Administração da Educação, Saragoça, 2013.
Published
- Antunes, Fátima; Sá, Virgínio; Fátima Antunes. "Competitividade e avaliação : o trabalho de professores e alunos em questão".
Paper presented in VIII Simpósio sobre Organização e Gestão Escolar, Aveiro, 2013.
Published
- Fátima Antunes; SÁ, Virgínio. "Facetas de democratização: públicos, políticas, práticas e percursos escolares". Paper presented
in III Congresso Ibero Americano de Política e Administração da Educação, Saragoça, 2012.
Published
- Sá, Virgínio; Antunes, Fátima; Fátima Antunes. "Os Cursos de Educação e Formação (CEFS) : redutos de esperança ou "concentrados'
de problemas'"". Paper presented in XVI Conferência de Sociologia de la Educación., Oviedo, 2012.
Published
- Fátima Antunes; SÁ, Virgínio. "Rebeldes do ensino normal: O lado avesso do acesso à educação". Paper presented in VI Congresso
Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação, Évora/Cáceres, 2010.
Published
- SÁ, Virgínio; Fátima Antunes. "Fabricar o sucesso escolar: quando o desempenho mascara a desigualdade". Paper presented in
X Congresso luso-afro-brasileiro de ciências sociais, Braga, 2010.
Published
- SÁ, Virgínio; Fátima Antunes. "Hierarquias de excelência: alguns factores subjacentes à escolha da escola pelos pais". Paper
presented in X Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Bragança, 2010.
Published
- SÁ, Virgínio; Fátima Antunes. "Rankings, competição e escolhas na administração da educação: Um olhar desde as escolas.".
Paper presented in IV Congresso luso-brasileiro de política e administração da educação/III Congresso nacional do Forum
Português de Administração Educacional, Lisboa, 2010.
Published
- Fátima Antunes; SÁ, Virgínio. "Diversidade de públicos, (des)vantagens em educação e escola para todos". Paper presented in
IX Colóquio sobre questões curriculares/ V Colóquio luso-brasileiro, Braga, 2010.
Published
- Fátima Antunes; SÁ, Virgínio. "Facetas de democratização: Professores ‘desesperados’ e alunos ‘inferiorizados’. Individualização
e descompromisso do estado em Políticas de alargamento de escolarização". Paper presented in Seminário Internacional de
Políticas Educativas Iberoamericanas, Barcelona, 2010.
Published
- SÁ, Virgínio; Fátima Antunes. "Escolhas e Desvantagens em Educação: Escolas e Famílias em Interacção". Paper presented in
IV Congresso Astur-Galaico de Socioloxia, Corunha, 2007.
Published
- Fátima Antunes; SÁ, Virgínio. "Notas, Pautas e Vozes: Exames e Regulação da Educação". Paper presented in IX Congresso
Internacional Galego-Português de Psicopedagoxia, Corunha, 2007.
Published
- SÁ, Virgínio. "A Governação Democrática da Escola. Ser ou não Ser Pai Responsável: Diferentes Guiões para o mesmo Papel?".
Paper presented in IX Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagoxia, Corunha, 2007.
Published
- SÁ, VIRGÍNIO ISIDRO MARTINS DE. "Profissionalismo docente e participação parental: A problemática do envolvimento dos pais
na escola". Paper presented in V Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Edcação, Faro, 2002.
Published
- SÁ, VIRGÍNIO ISIDRO MARTINS DE. "As políticas de escolha da escola: Da bondade das intenções à desilusão das realizações,
ou talv". Paper presented in II Simpósio sobre Organização e Gestão Escolar, Aveiro, 2002.
Published
- SÁ, VIRGÍNIO ISIDRO MARTINS DE. "A (não) participação dos pais na escola: Dos que (não) participam aos que deixaram de participar.".
Paper presented in II Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação, Braga, 2001.
Published
- SÁ, VIRGÍNIO ISIDRO MARTINS DE. "Políticas educativas e participação dos pais na escola: Novos direitos ou velhos deveres?".
Paper presented in Iv Congresso Português de Sociologia, Coimbra, 2000.
Published
- SÁ, VIRGÍNIO ISIDRO MARTINS DE. "Para além dos discursos: A face oculta do director de turma". Paper presented in III Congresso
da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Porto, 1996.
Published
|
Edited book |
- SÁ, Virgínio. Diretores Escolares em Ação. Vila Nova de Gaia, Portugal: Fundação Manuel leão. 2020.
Published • Editor
- SÁ, Virgínio; Leonor Torres; Guilherme Silva; Daniela Silva. O Governo das Escolas: Atores Políticas e Práticas. Santo
Tirso, Portugal: De Facto Editores. 2015.
|
Journal article |
- SÁ, Virgínio ; Silva, Guilherme. "Política, gestão e democracia no governo das escolas: o caso de um agrupamento escolar no
norte de Portugal". Cadernos de Pesquisa 28 1 (2021): 116-142. http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa.
Open access • Published
- Luciana Alaíde Alves Santana; Everson Meireles; Virgínio Sá. "Sucesso educativo de egressos da graduação: uma possibilidade
de medida e explicação". Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas) 25 3 (2020): 575-593. https://doi.org/10.1590/s1414-40772020000300004.
10.1590/s1414-40772020000300004
- Ana Lúcia Vitoriano Lopes; Virgínio Isidro Martins Sá. "Avaliação da pós-graduação na UFC: as críticas dos coordenadores de
programas à CAPES". Revista Amazônida: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas
(2020): https://doi.org/10.29280/rappge.v4i2.7007.
10.29280/rappge.v4i2.7007
- Vagna Brito de Lima; Maria Zuleide Da Costa Pereira; Virgínio Isidro Martins de Sá. "O PROFESSOR DIRETOR DE TURMA ENTRE PORTUGAL
E O BRASIL: DO CONTEXTO DE INFLUÊNCIA AO CONTEXTO DA PRÁTICA". Revista Brasileira de Política e Administração da Educação
- Periódico científico editado pela ANPAE (2019): https://doi.org/10.21573/vol35n22019.91461.
10.21573/vol35n22019.91461
- Virgínio Martins de Sá; Esmeraldina Veloso. "“Turma Alfa”: a dilemática fronteira entre práticas educativas inclusivas e práticas
educativas exclusivas". RASE: Revista de la Asociación de Sociología de la Educación 11 1 (2018): 21-21. https://doi.org/10.7203/RASE.11.1.10603.
10.7203/RASE.11.1.10603
- Sá,Virgínio. "Avaliação institucional de escolas de Educação Básica em Portugal: políticas, processos e práticas". (2018):
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362018000300801.
- Orlando Filho, Ovidio; Sá, Virgínio Isidro Martins. "Avaliação externa da gestão escolar do Programa Nova Escola do Estado
do Rio de Janeiro: um estudo reflexivo sobre o seu primeiro ciclo de realização (2000–2003), passados quinze anos de
sua implementação". Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação 24 91 (2016): 275-307.
Published • 10.1590/S0104-40362016000200002
- Fátima Antunes; SÁ, Virgínio. "À recherche d'une autre éducation. Professeurs et élèves en difficulté: voix et récis d'experiences
au Portugal.". Éducation et Societés 2 36 (2015): 143-158.
Published • 10.3917/es.036.0143
- Ana paula Correia; Isabel Fialho; SÁ, Virgínio. "A autoavaliação de escolas: tensões e sentidos da ação". Revista de Estudos
e Investigación en Psicologia y Educación 10 (2015): 100-105. http://dx.doi.org/10.17979/reipe.2015.0.10.535.
Published
- SÁ, Virgínio. "As consequências das avaliações externas em larga escala no trabalho docente". Revista de Estudos e Investigación
en Psicologia y Educación 10 (2015): 106-110. http://dx.doi.org/10.17979/reipe.2015.0.10.
Published
- De Facto Editores; Pacheco, José Augusto; Sousa, Joana; Costa, Natália. "Avaliação de escolas: os efeitos nos processos de
mudança e melhoria da escola". (2015): http://hdl.handle.net/10174/17492.
- Fialho, Isabel José; Verdasca, José; Cid, Marília; Favinha, Marília. "A avaliação das escolas: dos constrangimentos à melhoria
da qualidade da educação". (2014): http://hdl.handle.net/10174/12020.
- SÁ, Virgínio; Fátima Antunes. "‘Arguments’ for School Choice: A Case Study with Portuguese Parents". Revista Española de
Investigaciones Sociológicas (REIS) 143 (2013): 93-111. http://dx.doi.org/10.5477/cis/reis.143.93.
Published
- Sá, Virgínio; Antunes, Fátima. "«Argumentos» para la elección del centro educativo : un estudio de caso con padres portugueses".
(2013): http://hdl.handle.net/1822/25892.
- Antunes, F.; Sá, V.. "State, schools and families: School publics and regulation of education | Estado, escolas e famílias:
Públicos escolares e regulação da educação". Revista Brasileira de Educacao 15 45 (2010): 468-486. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-78651325331&partnerID=MN8TOARS.
10.1590/S1413-24782010000300006
- Antunes, Fátima; Sá, Virgínio. "Estado, escolas e famílias: públicos escolares e regulação da educação". (2010): http://hdl.handle.net/1822/16148.
10.1590/S1413-24782010000300006
- SÁ, VIRGÍNIO ISIDRO MARTINS DE. "A (auto)avaliação das escolas: "virtudes" e "efeitos colaterais"". Ensaio. Avaliação de
Políticas Públicas em Educação 17 62 (2009): 87-108.
Published
- SÁ, VIRGÍNIO ISIDRO MARTINS DE. "O discurso da qualidade no contexto da recomposição das desigualdades em educação". Revista
Brasileira de Estudos Pedagógicos 89 223 (2009): 254-444.
Published
- Sá, V.. "School (self)evaluation: "Virtues"and "collateral efects" | A (auto)avaliação das escolas: "Virtudes"e "efeitos colaterais"".
Ensaio 17 62 (2009): 87-108. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-70350241185&partnerID=MN8TOARS.
10.1590/S0104-40362009000100005
- SÁ, VIRGÍNIO ISIDRO MARTINS DE; Fátima Antunes. "Vias sinuosas da (des)vantagem em educação: Recursos, escolhas e distinções".
Tempora 11 (2008): 115-129.
Published
- SÁ, VIRGÍNIO ISIDRO MARTINS DE; Fátima Antunes. "No fio da navalha. Dar o melhor aos melhores e fazer o possível por todos:
A atribuição de professores e turmas". Revista da Educação 16 1 (2008): 43-76.
Published
- SÁ, VIRGÍNIO ISIDRO MARTINS DE; Fátima Antunes. "Públicos e (des)vantagens em educação: Escola e famílias em interacção".
Revista Portuguesa de Educação 20 1 (2007): 129-161.
Published
- Sá, Virgínio; SÁ, VIRGÍNIO ISIDRO MARTINS DE. "Associações de pais e associações de estudantes: amigos, amigos, negócios à
parte!". Interacções 2 2 (2006): 244-267. http://hdl.handle.net/10400.15/213.
Published
- SÁ, VIRGÍNIO ISIDRO MARTINS DE. "O Director de Turma na escola portuguesa. Da grandiloquência dos discursos ao vazio de poderes".
Revista Portuguesa de Educação 9 1 (1996): 139-162.
Published
- Domingues, Ivo; Torres, Leonor Lima; Sá, Virgínio; SÁ, VIRGÍNIO ISIDRO MARTINS DE; Leonor Torres; Ivo Domingues. "O associativismo
estudantil numa escola secundária : estruturas, práticas e paradoxos". Inovação 8 1/2 (1995): 123-150. http://hdl.handle.net/1822/17206.
Published
|