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Personal identification

Full name
Alcino Fernando Ferreira Pinto Couto

Citation names

  • Couto, Alcino

Author identifiers

Ciência ID
0A15-4C58-C509
ORCID iD
0000-0001-7100-0786
Affiliation

Teaching in Higher Education

Category
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Employer
1989/11/02 - Current Assistant Professor (University Teacher) Universidade da Beira Interior, Portugal
Universidade da Beira Interior, Portugal
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Publications

Book
  1. Natário, Maria Manuela; Aliste, José Manuel del Barrio,; Martinez, Mª Luisa Ibáñez,; Rei, Constantino; Braga, Ascensão Maria; Matos, António de Jesus Fernandes; Couto, Alcino Fernando Ferreira Pinto; Reis, Isaura. Beira Interior Norte. Província de Salamanca. Valorizar a História e Conquistar o Futuro. Portugal: Diputación de Salamanca. 2006.
Book chapter
  1. Fuinhas, J. A.; Marques, A. C. ; Couto, A. P.. "Economic growth and self-consumption in oil producing countries: Empirical evidence and perspectives". 57-86. Nova Science Publishers, 2014.
    Published
Journal article
  1. Fuinhas, José Alberto; Marques, António Cardoso; Koengkan, Matheus; Santiago, Renato; Couto, Alcino Pinto. "The Energy-Growth Nexus within Oil Production and Oil Rents Context". Revista de Estudos Sociais 21 42 (2019): 161-173. http://dx.doi.org/10.19093/res7857.
    Published • 10.19093/res7857
  2. Travitzki, Rodrigo; Ferrão, Maria Eugénia; Couto, Alcino Pinto. "Desigualdades educacionais e socioeconómicas na população brasileira pré-universitária: Uma visão a partir da análise de dados do ENEM". education policy analysis archives 24 (2016): 74. http://dx.doi.org/10.14507/epaa.24.2199.
    Published • 10.14507/epaa.24.2199
  3. Couto, Alcino; Costa, Patrícia ; Ferrão, Maria. "Territorial Differences in Student Performance in Portugal: The Role of Family Characteristics and School Composition". Revista Portuguesa de Estudos Regionais 57 (2015): 89-103. http://www.apdr.pt/siteRPER/numeros/RPER57/57.6.pdf.
    Published
  4. Ferrão, Maria Eugénia; Couto, Alcino Pinto. "The use of a school value-added model for educational improvement: a case study from the Portuguese primary education system". School Effectiveness and School Improvement 25 1 (2013): 174-190. http://dx.doi.org/10.1080/09243453.2013.785436.
    Published • 10.1080/09243453.2013.785436
  5. Maria Eugénia Ferrão; Alcino Couto. "Indicador de valor acrescentado e tópicos sobre consistência e estabilidade: uma aplicação ao Brasil". Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação 21 78 (2013): 131-164. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-40362013000100008.
    10.1590/s0104-40362013000100008

Other

Other output
  1. Oil rents and economic growth in oil producing countries: evidence from a macro panel. In this paper, new approaches are taken to explore two new dimensions of the oil growth nexus that are relevant when focusing on oil producing countries. Based on panel regressions, we regress per capita income on the ratio of oil production to primary energy consumption and oil rents per capita, adding control variables and exploring a relationship analysis within a multivariate oil-growth nexus. 2015. Fuinhas, José Alberto; Marques, António Cardoso; Couto, Alcino Pinto. http://hdl.handle.net/10400.6/6757.
    10.1007/s10644-015-9170-x
  2. Oil-growth nexus in oil producing countries: macro panel evidence. The oil consumption-economic growth nexus is examined in a panel of oil producing countries over a long time span (1965-2012). Both, the ratio of oil production to primary energy consumption, i.e. oil self-sufficiency, and the persistence of the second structural oil shock were controlled for. The phenomenon of cross-sectional dependence that is present in the panel confirms that these countries s. 2015. Fuinhas, José Alberto; Marques, António Cardoso; Couto, Alcino Pinto. http://hdl.handle.net/10400.6/6823.
  3. Indicador de valor acrescentado e tópicos sobre consistência e estabilidade: uma aplicação ao Brasil. Este artigo examina a abordagem de valor acrescentado no contexto da literatura de eficácia escolar. Debatidos aspetos relevantes do estado-da-arte sobre o uso do indicador de valor acrescentado, o enfoque recai sobre os problemas de escolha do modelo estatístico e o das propriedades de consistência e estabilidade do indicador, considerando o contexto educacional brasileiro. São apresentadas as va. 2013. Ferrão,Maria Eugénia; Couto,Alcino. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362013000100008.
  4. . Ciencia, innovación y desarrollo sostenible: desafíos e implicaciones estratégicas para la universidad. Resumen Con este trabajo se pretende realizar un análisis exploratorio del papel de la universidad en el compromiso de la ciencia con el desarrollo sostenible. La universidad, como organización singular de los sistemas de innovación de base científica y tecnológica se ve inevitablemente confrontada por la reconfiguración de las necesidades de la sociedad y del contrato social entre ciencia, univer. 2012. Couto, Alcino Pinto; Matos, António Fernandes de; Alves, Maria do Céu; Carvalho, Pedro Guedes de. http://revistas.una.ac.cr/index.php/perspectivasrurales/article/view/3641.
  5. Universidade e transdisciplinaridade na transição para a sustentabilidade: Uma análise exploratória. Este artigo procede a uma análise exploratória de aspectos presentes na relação universidade-transdisciplinaridade, no contexto da criação de conhecimento orientado para o desenvolvimento sustentável. Examinados os axiomas de desenvolvimento sustentável, analisam-se as suas implicações quanto à produção de conhecimento, realçando o papel do conhecimento transdisciplinar na transição para a sustent. 2006. Couto, Alcino Pinto; Alves, Maria do Céu; Carvalho, Pedro Guedes de; Matos, António Fernandes de. http://hdl.handle.net/10400.6/563.
  6. Universidade e Desenvolvimento Sustentável: Reflexões sobre o uso de indicadores de desempenho universitário.. O desenvolvimento e uso de indicadores de desempenho para a sustentabilidade pelas universidades apresenta-se como uma ferramenta de abordagem, de envolvimento e progresso que as universidades dificilmente poderão dispensar. O seu desenvolvimento insere-se no intenso debate, no interior e fora da academia, sobre os fundamentos e a utilidade para a universidade dos indicadores de desempenho. É de c. 2005. Couto, Alcino Pinto; Matos, António Fernandes de; Alves, Maria do Céu; Carvalho, Pedro Guedes de. http://hdl.handle.net/10400.6/566.
  7. Universidade na Transição para a Sustentabilidade: Tendências, estratégias e práticas.. Este trabalho pretende contribuir para uma maior clarificação e compreensão das razões que levam as universidades a comprometerem-se com desenvolvimento sustentável e o modo como incorporam nas suas missões, na sua organização e nas suas actividades os princípios da sustentabilidade. Observa-se um reconhecimento crescente de que o desenvolvimento sustentável constitui a força determinante da trans. 2005. Couto, Alcino Pinto; Alves, Maria do Céu; Matos, António Fernandes de; Carvalho, Pedro Guedes de. http://hdl.handle.net/10400.6/565.
  8. Ciência, Inovação e Desenvolvimento Sustentável: Desafios e implicações estratégicas para a universidade.. Pretende-se com este trabalho proceder a uma análise exploratória do papel da universidade no compromisso da ciência com o desenvolvimento sustentável. A universidade como organização singular dos sistemas de inovação de base científica e tecnológica vê-se incontornavelmente confrontada com a reconfiguração das necessidades societais e do contrato social entre ciência, universidade e sociedade. Es. 2004. Couto, Alcino Pinto; Matos, António Fernandes de; Carvalho, Pedro Guedes de; Alves, Maria do Céu. http://hdl.handle.net/10400.6/567.
  9. Universidade e Protecção do Capital Intelectual: Fundamentos económicos e aspectos críticos. As universidades encontram-se crescentemente envolvidas em processos de comercialização dos seus activos intelectuais. Do ponto de vista da análise económica, a questão que prevalece como fundamental consiste em saber se os seus efeitos sobre a dinâmica da investigação académica e da transferência tecnológica se traduzem no aumento ou diminuição do retorno social do investimento público em investi. 2002. Couto, Alcino Pinto. http://hdl.handle.net/10400.6/568.
  10. Financiamento da Investigação Académica e Localização do Potencial Científico e Tecnológico: Aspectos organizacionais e territoriais.. O objectivo deste trabalho é examinar aspectos relacionados com o acesso das instituições académicas ao financiamento da investigação universitária e equacionar estratégias competitivas por parte universidades relativamente novas e geograficamente não implantadas em regiões com experiência histórica no exercício da excelência científica e tecnológica. As experiências observadas revelam que as barr. 2002. Couto, Alcino Pinto. http://hdl.handle.net/10400.6/570.
  11. Ensino Superior e Inovação como vectores de Política Regional. A relação entre Ensino Superior e desenvolvimento local e regional tem vindo a merecer uma atenção crescente por parte dos especialistas e do poder público. A sua utilização como instrumento de promoção do desenvolvimento económico e social procura responder ao objectivo de criação de capacidade competitiva sustentada em dinâmicas de inovação marcadas por uma maior colaboração entre as estruturas. 2000. Couto, Alcino Pinto. http://hdl.handle.net/10400.6/564.
  12. University-Industry-Government Relations: Some reflections on methodological and policy issues in the context of less favoured regions. Since the beginning of the eighties we are witnessing a broad recognition amongst economists and policy makers of the importance of knowledge accumulation for the economic growth. This context explains the reinforcement of knowledge, technology and innovation centrality in the researchers agenda as well as in the design of the economic policy. As a result of the previous trends we need to consider. 1998. Couto, Alcino Pinto. http://hdl.handle.net/10400.6/569.
  13. Innovation, Technological Transfer and Competitiviness: A territorial approach.. The aim of this paper is to discuss the innovation and the technological transfer in what concerns their impact on the competitiveness of the performance of lagging regions. The distinction between the concept of innovation and technological transfer seems to be relativised, since it is assumed that the conditions for the operationalisation of the process of technological endogeneisation require c. 1997. Couto, Alcino Pinto; Reigado, Felisberto Marques. http://hdl.handle.net/10400.6/571.