Identification
Personal identification
- Full name
- Daniela Coimbra
Citation names
- Coimbra, Daniela
Author identifiers
- Ciência ID
- 0D12-C442-077E
- ORCID iD
- 0000-0002-6904-7400
Knowledge fields
- Humanities - Arts
Languages
Language | Speaking | Reading | Writing | Listening | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Portuguese (Mother tongue) | |||||
English | Proficiency (C2) | Proficiency (C2) | Proficiency (C2) | Proficiency (C2) | Proficiency (C2) |
Spanish; Castilian | Elementary (A2) | Proficiency (C2) | Beginner (A1) | Proficiency (C2) | Intermediate (B1) |
French | Elementary (A2) | Advanced (C1) | Beginner (A1) | Advanced (C1) | Intermediate (B1) |
Education
Degree | Classification | |
---|---|---|
2004/10 - 2008/01
Concluded
|
Pós-Doutoramento (Pós-doutoramento)
Major in Music - Psychology of Music
Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Portugal
Royal College of Music, United Kingdom |
|
2004/04
Concluded
|
Psychology of Music (Doctor)
The University of Sheffield Department of Music, United Kingdom
"Investigation the requirements of singing for young classical performances" (THESIS/DISSERTATION)
|
|
1997/09 - 1998/09
Concluded
|
MA Psychology of Music (Master)
Major in Psychology of music
The University of Sheffield, United Kingdom
"Título da tese: Investigating the Contribution of Memorised and Non-Memorised Music for the Enhancement of Live Piano Performances
" (THESIS/DISSERTATION)
|
|
1992 - 1996
Concluded
|
Professores do Ensino Básico, variante de Educação Musical (Licenciatura)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
|
15 |
1996
Concluded
|
Professores do Ensino Básico, variante de Educação Musical (DESE)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
|
16 |
Affiliation
Science
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
2013 - Current | Researcher (Research) | Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal |
Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal |
Teaching in Higher Education
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
2020/10 - Current | Teacher Coordinator (Polytechnic Teacher) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
Instituto Politécnico do Porto, Portugal | ||
2010/01/02 - 2020 | Adjunct Teacher (Polytechnic Teacher) | Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal |
Positions / Appointments
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
2016/09 - 2022/01/10 | Membro do Conselho Académico do Instituto Politécnico do Porto | Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
2016/08 - 2022/01/10 | President of the Scientific-Technical Council | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal | ||
2014/07 - 2016/07 | Vice-Presidente do Conselho Técnico-Científico | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal | ||
2014/01/02 - 2014/12/31 | Membro de conselho de representantes (Personalidade externa) | Universidade do Porto, Portugal |
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal |
Others
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
2016 - Current | Membro do Conselho Geral do Instituto Politécnico do Porto | Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
Instituto Politécnico do Porto, Portugal | ||
2019 - 2022/01/10 | Membro do Conselho Artístico da ESMAE - Escola Superior de Música e das Artes do Espetáculo do Instituto Politécnico do Porto | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
Projects
Grant
Designation | Funders | |
---|---|---|
2014 - 2017 | THE IMPACT OF MUSIC TRAINING ON READING AND MATHEMATICAL ABILITIES OF NORMAL AND READING DISABLED CHILDREN: A BEHAVIOURAL
AND NEUROIMAGING LONGITUDINAL STUDY
304-14
|
Fundação Bial |
2011/04 - 2014/10 | A Computational Auditory Scene Analysis Framework for Sound Segregation in Music Signals | Stichting Weten |
2010/10 - 2014/02 | Assistive Real-Time Technology in Singing | Stichting Weten |
Outputs
Publications
Book chapter |
|
Conference paper |
|
Edited book |
|
Journal article |
|
Thesis / Dissertation |
|
Activities
Oral presentation
Presentation title | Event name Host (Event location) |
|
---|---|---|
2021/10/15 | Lecture: Psychology and Motivation: The case of Antónia Adelaide Ferreira Pawan Bhansing, Daniela Coimbra | SeCum Boootcamp: The Self Curating Musician
KASK & Conservatory Ghent (Ghent)
|
2021/09/07 | On Excellence in Music Performance | Ubimus 2021 - Ubiquotous Music
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia; CARA - Centro de Alto Rendimento Artístico (Matosinhos, Portugal)
|
Supervision
Thesis Title Role |
Degree Subject (Type) Institution / Organization |
|
---|---|---|
2014 - Current | Piano Harp and Percussion
Supervisor
|
Educação Artística (PhD)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2018/09/15 - 2021/07/31 | ABORDAGENS MELÓDICO-VOCAIS PARA EXPLORAÇÃO DE NOVAS POSSIBILIDADES ARTÍSTICAS NA BATERIA
Supervisor
|
Mestrado em Música - Interpretação Artística (Master)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
|
2018/09/15 - 2021/07/29 | O papel dos festivais de violoncelo no desenvolvimento musical e cultural
Supervisor
|
Mestrado em Música - Interpretação Artística (Master)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
|
2019/09/15 - 2021/07/28 | A mulher nas tecnologias do som: estudo de caso a partir do contexto português
Supervisor
|
Mestrado em Artes e Tecnologia do Som (Master)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
|
2018/09/15 - 2021/05/19 | A influência do jazz no repertório da guitarra clássica: contributos para a versatilidade e responsabilidade de um repertório
Supervisor
|
Mestrado em Música - Interpretação Artística (Master)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
|
2018/02/22 - 2021/02/22 | An investigation into skill acquisition in cello performance and into the role of the teacher: a case-study of two cellists
preparing for a performance in a music college setting
Supervisor
|
Mestrado em Música - Interpretação Artística (Master)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
|
2019/09/15 - 2021/02/19 | O papel do professor em trajetórias de excelência na prática do violoncelo: um estudo de caso
Supervisor
|
Mestrado em Ensino da Música - Ramo Violoncelo (Master)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
|
2017 - 2019/07 | A vida e a obra de Andrés Segovia e a evolução da interpretação guitarrística a partir deste músico
Supervisor
|
Música - Interpretação Artística (Master)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
|
2017 - 2019 | Ansiedade na performance musical: a perspetiva de estudantes de uma escola do ensino superior
Supervisor
|
Mestrado em Música - Interpretação Artística (Master)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
|
2017 - 2019 | Preparing a recital: memory, anxiety and stage fright
Supervisor
|
Mestrado em Música - Interpretação Artística (Master)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
|
2016 - 2018 | Carlos Guastavino: obras selecionadas para clarinete e piano
Supervisor
|
Música - Interpretação Artística (Master)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
|
2014 - 2016 | Caminhos para controlo da ansiedade na performance musical de trompistas: estudo de caso múltiplo entre Brasil e Portugal
Supervisor
|
Música - Interpretação Artística (Master)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
|
2012 - 2016 | Retrieval cues as a teaching tool in one-to-one instrumental lessons
Co-supervisor
|
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
|
2015 - 2015 | Eduardo Lucena: o seu contributo no panorama musical português do século XX
Supervisor
|
Música - Interpretação Artística (Master)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
|
2014 - 2014 | Problemas músculo-esqueléticos em jovens fagotistas
Supervisor
|
Música - Interpretação Artística (Master)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
|
2014 - 2014 | O impacto da participação em concursos no percurso profissional de flautistas portugueses
Supervisor
|
Música - Interpretação Artística (Master)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
|
2014 - 2014 | Diferenças estruturais e sonoras entre eufónio e trombone
Supervisor
|
Música - Interpretação Artística (Master)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
|
2013 - 2013 | Olivier Messiaen: vingt regards sur l´Enfant-Jésus: uma contemplação religiosa
Supervisor
|
Música - Interpretação Artística (Master)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
|
2012 - 2013 | Repertório português para banda: as convergências e divergências das práticas de repertório com a evolução da banda no panorama
português, dos finais do século XIX até aos nossos dias
Supervisor
|
Composição e Teoria Musical (Master)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
|
2011 - 2013 | A linguistic approach to music: the interpretation of songs´ transcriptions on the saxophone
Supervisor
|
Música - Interpretação Artística (Master)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
|
2011 - 2013 | Aspetos rítmicos no fraseado de Michael Brecker: transcrição e análise de três improvisações
Supervisor
|
Música - Interpretação Artística (Master)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
|
2011 - 2013 | Exploração de requisitos técnicos exigidos pelo repertório de música contemporânea para fagote
Supervisor
|
Música - Interpretação Artística (Master)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
|
2009 - 2013 | CANTAR EM CORO. Estudo de caso de uma área do Norte Litoral de Portugal
Supervisor
|
Música (PhD)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
|
2012 - 2012 | Políticas do ensino especializado de música no início do séc. XXI – estudo de implementação em escolas do distrito do Porto
Co-supervisor
|
Ciências da Educação (PhD)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2010 - 2012 | A ansiedade na performance musical em estudantes de viola de arco do ensino secundário
Supervisor
|
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
|
2009 - 2012 | Projectos Artístico-musicais: O contributo do ensino não formal para o desempenho académico e para a consolidação das competências
musicais no segundo ciclo do ensino básico
Supervisor
|
Música (PhD)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
|
2008 - 2011 | Modelo Generativo de Piano Funcional
Co-supervisor
|
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
|
2007 - 2011 | Practicing the doublebass - Developing the ability to perform. Exploring practices and research in the development of expertise
Supervisor
|
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
|
2007 - 2010 | A ansiedade na performance: Estratégias de resolução utilizadas por pianistas profissionais
Supervisor
|
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
|
2006 - 2010 | Música, cérebro e matemática
Co-supervisor
|
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
|
2007 - 2009 | Memorização em Jovens Pianistas
Supervisor
|
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
|
Event organisation
Event name Type of event (Role) |
Institution / Organization | |
---|---|---|
2021/10/11 - 2021/10/17 | SeCum - The Self-Curating Musician BootCamp at Bijloke Campus of KASK & Conservatory Ghent. (2021/10/11 - 2021/10/17)
Other (Co-organisor)
|
Erasmus Universiteit Rotterdam, Netherlands Kask & conservatory, Belgium Eesti Muusika-ja Teatriakadeemia, Estonia Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal Athens Conservatoire, Greece |
2021/09/16 - 2021/09/18 | IC CIPEM - International Conference "Perspectives in Psychology of Music and Music Education".
CIPEM - INET Md. Instituto Politécnico do Porto (2021/09/16 - 2021/09/18)
Conference
|
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - pólo da ESE-IPL, Portugal |
2018/02 - 2018/02 | Membro do Executive Committee da International Chamber Music Conference ICMuC 2018 (2018)
Conference (Member of the Organising Committee)
|
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
2017 - 2017 | Membro da Equipa organizadora do Harmos Festival 2017 (2017/05)
Festival (Member of the Organising Committee)
|
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
2016/03 - 2016/03 | Co-chair da International Chamber Music Conference ICMuC 2016: New Perspectives and Challenges. (2016/03 - 2016/03)
Conference (Co-organisor)
|
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal Casa da Música, Portugal |
2010/04 - 2010/04 | Membro da Equipa Organizadora da Conferência Musica no Divã. Fundação Casa da Música (2010/04 - 2010/04)
Conference (Member of the Organising Committee)
|
Casa da Música, Portugal |
2007/11 - 2007/11 | Co-Chair do International Symposium on Performance Science. (2007/11 - 2007/11)
Conference (Member of the Organising Committee)
|
Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Portugal Casa da Música, Portugal |
Jury of academic degree
Topic Role |
Candidate name (Type of degree) Institution / Organization |
|
---|---|---|
2021/07/20 | Generative SoundScapes for Enhanced Engagement in Non-Invasice Neuro Rehabilitation
(Thesis) Main arguer
|
Aisha Animashaun. (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
|
2021/06/21 | Intensidade emocional face a estímulos tonais favoritos e não favoritos: Estudo de autorrelato contínuo com adultos
(Thesis) Main arguer
|
MARIA LUÍSA VILA-COVA TENDER BARAHONA CORRÊA (PhD)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2020 | A orquestra, o rapport e a formação de públicos num contexto regional: um estudo de caso exploratório no Distrito de Aveiro.
(Thesis) Main arguer
|
Alba Christina Bomfim Souza (PhD)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
|
2020 | Para além do visível: o uso de uma ferramenta tecnológica como suporte ao ensino da regência para pessoas com deficiência
visual
(Thesis) Main arguer
|
Erickinson Bezerra de Lima (PhD)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
|
2019 | Desenvolvimento de talentos na infância: Discursos das crianças, das famílias e dos educadores.
(Thesis) Main arguer
|
Andrezza Machado (PhD)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2019 | Desenvolvimento musical dos alunos através da Audição Musical Ativa
(Thesis) Arguer
|
Beatriz Araújo (Master)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
|
2019 | O exercício físico e a Bateria: estratégias para maximizar o desempenho no instrumento e controlo da ansiedade
(Thesis) Arguer
|
Jorge Tiago Miguel (Master)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
|
2019 | Ansiedade na performance musical: estudo comparativo entre dados fisiológicos e auto perceção
(Thesis) Arguer
|
Maria Cristina Figueira (Master)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
|
2019 | O cantor moderno: perspetivas históricas para ajudar a compreender e interpretar o repertório operático de diferentes épocas,
autores e estilos.
President of the jury
|
Ana Vieira Leite (Master)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
|
2019 | A expressividade na música brasileira para Clarinete e Orquestra.
President of the jury
|
Miqueias Feitosa (Master)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
|
2018 | Lifelong Influences of being a Chorister: A Phenomenological Study.
(Thesis) Main arguer
|
Lan Dong (PhD)
University of Durham - School of Education, United Kingdom
|
2018 | O uso de metáforas, imagens e narrativas na construção de sentido de uma performance multimodal
(Thesis) Main arguer
|
Shari Simpson de Almeida (PhD)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
|
2018 | Ser-se, Sentir-se, Cantar-se: Música e inclusão – Olhares sobre o projeto do Serviço Educativo da Casa da Música.
Thesis Member
|
Marta Terra Silva (PhD)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2018 | Concursos: Propulsores de ansiedade ou Fontes de Motivação?
(Thesis) Arguer
|
António Filipe Almeida Fonseca (Master)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
|
2018 | Ansiedade dos alunos na performance instrumental – Acordeão Estratégias e atitudes para a gestão da ansiedade
(Thesis) Arguer
|
Arlete Pereira Oliveira (Master)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
|
2018 | Viagem pelo Repertório Didático da Viola D'Arco. Mestrado em Ensino de Música. Escola, Superior de Música e Artes do Espetáculo,
Instituto Politécnico do Porto.
(Thesis) Arguer
|
Daniela Pinto Paulo (Master)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
|
2018 | Autorregulação: contributo para o desenvolvimento da aprendizagem do saxofone: um estudo de caso
(Thesis) Arguer
|
Mariana Ornelas (Master)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
|
2018 | Impacto do aquecimento na função respiratória e na performance do clarinetista
(Thesis) Arguer
|
Nuno Faria (Master) |
2018 | A relação do aquecimento: relaxamento e alongamento físico com o desenvolvimento de uma boa prática instrumental de um violetista.
Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro.
(Thesis) Arguer
|
Inês Moreira (Master)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
|
2018 | Quais os métodos utilizados na iniciação da flauta transversal em Portugal? Análise e reflexão
(Thesis) Arguer
|
Sónia Henriques (Master)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
|
2018 | Between saxophone worlds: interpreting the / improvising on the Bach cello suites
President of the jury
|
Hristo Kamenov Goleminov (Master)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
|
2017 | A qualidade da execução instrumental e sua relação com a ansiedade de performance musical de estudantes de flauta
Thesis Member
|
André Sinico da Cunha (PhD)
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brazil
|
2017 | Desired artistic outcomes in music performance: a mentoring program for higher education and music industries
(Thesis) Main arguer
|
Gilvano Dalagna (PhD)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
|
2017 | Abordagens ao Estudo do Instrumento Musical: Tempo de Estudo, Métodos e Mindsets
(Thesis) Arguer
|
Nuno Cruz (Master)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
|
2017 | O canto do harpista: uma interpretação de interpretações.
President of the jury
|
André Lacerda (Master)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
|
2016 | Processos cognitivos, motivacionais e afetivos associados ao sucesso e à excelência no desporto e na universidade: Estudo
com estudantes-atletas universitários
Thesis Member
|
Manuela Amaral (PhD)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
|
2016 | Excelência na gestão empresarial: variáveis pessoais e contextuais no percurso de formação e de exercício profissional
Thesis Member
|
Margarida Martins (PhD)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2016 | Contributos para a validação da bateria EPoC: Estudos com estudantes da população Portuguesa
(Thesis) Arguer
|
Renata dos Santos Rocha (Master)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique Departamento de Psicologia e Educação, Portugal
|
2015 | Inside of the Creative Mind: Unravelling the Neurocognitive Mechanisms of Musical Creativity
Thesis Member
|
Ana Luísa Grilo Pinho (PhD)
Universidade de Coimbra Faculdade de Medicina, Portugal
|
2015 | O ensino em grupo de instrumentos musicais. Um estudo de caso múltiplo em Portugal e no Brasil
(Thesis) Main arguer
|
Ana Roseli Paes dos Santos (PhD)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2015 | La voix humaine Cocteau/Poulenc: a intérprete e a expressão de emoções
(Thesis) Main arguer
|
Joaquina Ly (PhD)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
|
2015 | A pedagogia do Canto através do movimento corporal: o uso da bola suíça e da faixa elástica no treino vocal de estudantes
de canto
(Thesis) Main arguer
|
Moacyr Filho (PhD)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
|
2015 | O registo audiovisual como ferramenta para o estudo Instrumental do violoncelo. Escola das Artes da Universidade Católica
Portuguesa.
(Thesis) Arguer
|
Estefânia da Silva Fernandes (Master)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
|
2014 | Contributos da expressão musical para o desenvolvimento da consciência fonológica no pré-escolar
(Thesis) Main arguer
|
Isabel Maria Gomes de Matos (PhD)
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional do Porto, Portugal
|
2014 | Expert performance, emotion regulation and coping with competitive pressure
(Thesis) Main arguer
|
Joana Almeida Osório (PhD)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
|
2014 | A importância da motivação da prática de orquestra no ensino especializado da música: Implicações no âmbito da motivação para
a aprendizagem instrumental
(Thesis) Main arguer
|
André Filipe Reis Fonseca (PhD)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
|
2013 | ¿Qué aprendo, cómo aprendo? Concepciones sobre el aprendizaje y uso de la notación musical en estudiantes de instrumentos
de viento-madera
Thesis Member
|
Cristina Marín Oller (PhD)
Universidad Autonoma de Madrid - Departamento de Psicologia Basica, Spain
|
Committee member
Activity description Role |
Institution / Organization | |
---|---|---|
2018 - 2019 | Consultora Académica da Durham Commission on Creativity and Education
Advisor / Consultant
|
Durham University, United Kingdom Arts Council England, United Kingdom |
2012 - 2012 | Membro do Grupo de Trabalho da Proposta Curricular do Mestrado em Ensino da Música em parceria com a Escola Superior de Educação
do Instituto Politécnico do Porto. Curso aprovado na A3ES e registado na DGES. 2º Ciclo em Estudos de Música (R/A- CR 141/2013).
Member
|
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
Conference scientific committee
Conference name | Conference host | |
---|---|---|
2019/11 - Current | ENIM 2019 – IX Encontro Nacional de Investigação em Música | Lisboa |
2019/09 - Current | Internacional Conference CIPEM 2019 (Centro de Investigação em Psicologia da Música e Educação Musical) | Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto |
2016/10 - Current | Bilateral international conference portugal/italy performance analysis: a bridge between theory and interpretation | Fundação Engenheiro António de Almeida/Fundação Casa da Música, Porto |
2016 - Current | Membro da Comissão Científica do GICAD IV – IV Congresso Internacional de Cognição, Aprendizagem e Desempenho | Instituto de Educação, Universidade do Minho |
2016 - Current | Membro da Comissão Científica da Conferência PERFORMA’15: International Conference on Music Performance | Universidade de Aveiro |
2013 - Current | Membro do Program Committee da conferência ECLAP 2nd International Conference on Information Technologies for Performing Arts, Media Access and Entertainment | Teatro Helena Sá e Costa, Escola Superior de Música e das Artes do Espetáculo do Instituto Politécnico do Porto |
2013 - Current | Conferência PERFORMA’13 Music Performance and Artistic Research | Porto Alegre, Brasil |
2011 - Current | Membro da Comissão Científica do International Symposium on Performance Science | Universidade de Toronto, Canada |
2021/09/16 - 2021/09/18 | IC CIPEM: Perspectives in Psychology of Music and Musi Education | Instituto Politécnico do Porto |
Course / Discipline taught
Academic session | Degree Subject (Type) | Institution / Organization | |
---|---|---|---|
2012 - Current | Metodologias de Investigação Científica e de Pesquisa Artística | (Pós-Graduação) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
2012 - Current | Temas de Análise Músico-dramatúrgica. Teoria e Psicologia da Performance | (Pós-Graduação) | Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal |
2010 - Current | Seminário Metodologia da Investigação | Mestrado em Composição (Mestrado) | Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal |
2010 - Current | Projecto CIentífico | (Mestrado) | Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal |
2009 - 2016 | Optimização da Performance | (Licenciatura) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
2009 - 2016 | Sociologia da Música | (Licenciatura) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
2008 - 2016 | Psicologia da Música | Licenciatura em Música (Licenciatura) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
2008 - 2016 | Gestão da Carreira Artística | (Licenciatura) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
2007 - 2016 | Introdução à metodologia Científica | (Licenciatura) | Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal |
2008 - 2009 | Metodologia de Investigação | (Curso de doutoramento (conclusão de unidades curriculares)) | Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal |
2008 - 2009 | Seminário Interdisciplinar | (Mestrado) | Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal |
2001 - 2002 | Psychology of Music | (Bachelor (1st cycle)) | Guildhall School of Music and Drama Department of Music, United Kingdom |
1999 - 2001 | Português Conversação | (Bachelor (1st cycle)) | The University of Sheffield Department of Hispanic Studies, United Kingdom |
Evaluation committee
Activity description Role |
Institution / Organization | Funding entity | |
---|---|---|---|
2016 - Current | Membro da Comissão de avaliação de Desempenho Docente da Escola Superior de Música e das Artes do Espetáculo do Instituto
Politécnico do Porto
Evaluator
|
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal | |
2014 - 2014 | Membro da Comissão de Autoavaliação do Mestrado em Música – Interpretação Artística da Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Instituto Politécnico do Porto | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
Interview (tv / radio show)
Program | Topic | |
---|---|---|
2020/11/01 - 2020/12/24 | DACAPPO: PodCast Falando com Franqueza - Música e Emoções (Daniela Coimbra e Mário Silva) | Música e Emoções |