???global.info.a_carregar???
Identification

Personal identification

Full name
António Pereira Pais

Citation names

  • Pais, António

Author identifiers

Ciência ID
0E11-6B37-C5B9
Google Scholar ID
0000-0001-9240-0682
Education
Degree Classification
2001/06/27
Concluded
Programa de Doutoramento em Formação Inicial e Permmanente de Professores e Inovação Educativa (Doutoramento)
Major in Didática e Organização escolar
Universidad Complutense de Madrid, Spain
"La Evaluación Institucional Cooperativa Como Base de Construcción de Una Nueva Cultura Educativa : la Perspectiva Ibérica (españa y Portugal)" (THESIS/DISSERTATION)
Sobresaliente Cum laude
Affiliation

Teaching in Higher Education

Category
Host institution
Employer
2008/09/01 - Current Adjunct Teacher (Polytechnic Teacher) Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal
2016 - 2019 Adjunct Teacher (Polytechnic Teacher) Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal
2013 - 2016 Adjunct Teacher (Polytechnic Teacher) Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação, Portugal

Other Careers

Category
Host institution
Employer
1988/10/01 - 2008/08/31 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal
1995/09/01 - 2004/08/31 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal
CP Jaime Vera, Spain

Positions / Appointments

Category
Host institution
Employer
2023/01/13 - Current President of the Scientific-Technical Council Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação, Portugal
2016 - 2019 Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal
2016 - 2019 Conselho pedagógico Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal
2015 - 2016 Conselho pedagógico Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação, Portugal
2014 - 2016 Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação, Portugal
Projects

Contract

Designation Funders
2021/02/01 - 2024/03/31 VALIANT PROJECT
Post-doc
Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal
União Europeia - Erasmus+
Ongoing
2017/09/01 - 2019/10/31 Evaluating and Upscaling Telecollaborative Teacher Education (EVALUATE)
Post-doc
Universidad de León, Spain
União Europeia - Erasmus+
2015/09/01 - 2018/09/30 C4C PROJECT -CLIL FOR CHILDREN
Post-doc
Language Center srl of Todi (Italy), Italy
União Europeia - Erasmus+
Concluded
2015/09/01 - 2017/10/31 LIRE 2.0 PROJECT -LIFELONG READERS
Post-doc
Louth Meath Education , Ireland
União Europeia - Erasmus+
Concluded
2014/10/01 - 2016/10/31 AQUA NARRABILIS PROJECT
Post-doc
Lesezentrum Steiermark, Austria
União Europeia - Erasmus+
Concluded
Outputs

Publications

Book chapter
  1. Pais, António. "Ensino da gramática nos primeiros anos de escolaridade". Centro de Investigação em Estudos da Criança, 2016.
  2. Pais, António. "A importância dos suportes tradicionais de narração para a formação de leitores: exemplo de uma proposta didática". Centro de Investigação em Estudos da Criança, 2015.
  3. Pais, António. "A unidade didática como instrumento e elemento integrador de desenvolvimento da competência leitora: crítica da razão didática". Ópera Omnia, 2013.
Conference paper
  1. Jorge, Fátima; Paixão, Fátima; Pais, António; Martins, Helena. "Eugénio de Andrade e a sua região natal : abordagens didáticas integradoras em Jardim de Infância". 2018.
  2. Pais, António; Gil, Henrique; Morgado, Margarida. "LIRE 2.0 : promoção da leitura e TIC". 2016.
Journal article
  1. Martins, Helena; Jorge, Fátima; Paixão, Fátima; Pais, António; Dionísio, Susana. "À descoberta da matemática nos caminhos do linho". (2018): http://hdl.handle.net/10400.11/6288.
  2. Pais, António. "Elementos de integração didática e ensino da gramática". (2015): http://hdl.handle.net/10400.11/5906.
  3. Pais, António. "Os caminhos do ensino e da aprendizagem do vocabulário : intercultura, corpus textual e lexicultura". (2011): http://hdl.handle.net/10400.11/1074.
  4. Sardinha, Maria da Graça; Pais, António; Jorge, Cláudia Cravo. "Mundo (s) de la interculturalidad : literatura infantil y comunidades de lectores". (2010): http://hdl.handle.net/10400.11/1141.
  5. Pais, António. "Fundamentos didatológicos e técnico-didáticos de desenho de unidades didácticas para a área de língua Portuguesa". (2010): http://hdl.handle.net/10400.11/1072.
  6. Pais, António; Carvalho, Mário. "Materiais multimédia para o ensino da língua e cultura portuguesa". (2000): http://hdl.handle.net/10400.11/1157.
  7. Pais, António. "O programa de línguas e cultura portuguesas e a problemática da demonstração da qualidade educativa". (2000): http://hdl.handle.net/10400.11/1158.
  8. Pais, António. "Qualidade em educação e avaliação da qualidade na escola". (1999): http://hdl.handle.net/10400.11/1080.
  9. Pais, António. "Qualidade e aprendizagem que relação pedagógica para a escola do sec. XXI". (1998): http://hdl.handle.net/10400.11/1079.
Thesis / Dissertation
  1. Miguel, Nádia Filipa Marques. "Da relação entre os processos de análise e interpretação textual e o desempenho na resolução de problemas matemáticos: o caso de alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico". Master, 2020. http://hdl.handle.net/10400.11/7155.
  2. Registo, Filipa Daniela Santos. "Representações sociais do doente em fim de vida e a influência na comunicação de profissionais e familiares". Master, 2016. http://hdl.handle.net/10400.11/5433.
  3. Alves, Bruno Manuel Robalo. "Aplicação do TALE (Teste de Análise da Leitura e da Escrita) em contexto educativo". Master, 2016. http://hdl.handle.net/10400.11/5374.
  4. Santos, Cláudia Sofia Almeida. "O desenvolvimento da competência narrativa no âmbito da integração didática". Master, 2016. http://hdl.handle.net/10400.11/5368.
  5. Pereira, Cláudia Patrícia Lopes. "Preferências de leitura nas crianças do 1º ciclo do ensino básico : haverá indícios de preferências diferentes em função do género?". Master, 2016. http://hdl.handle.net/10400.11/5390.
  6. Pinheiro, Inês Cristina Cavalheiro. "Multiculturalidade e ensino do português : perspetivas de linguagem e discurso no âmbito da integração curricular". Master, 2016. http://hdl.handle.net/10400.11/5376.
  7. Pereira, Catarina da Silva. "O contexto familiar e a influência no rendimento escolar dos alunos do 1º CEB : o caso específico do português e da matemática". Master, 2015. http://hdl.handle.net/10400.11/2708.
  8. Cardoso, Ana Patrícia Leal. "Os tempos não letivos no 1º ciclo do ensino básico : elementos para a caracterização dos processos de integração e socialização". Master, 2015. http://hdl.handle.net/10400.11/2898.
  9. Sebastião, José Rafael Alves. "O funcionamento do departamento curricular do primeiro ciclo : construção de instrumentos para a autoavaliação". Master, 2015. http://hdl.handle.net/10400.11/2897.
  10. Matias, Tânia Marisa Almeida. "A importância da pedagogia dos sentidos no contexto de integração didática : relatório de estágio". Master, 2015. http://hdl.handle.net/10400.11/2875.
  11. Santos, Mariana Patrícia Reina dos. "Avaliação da leitura no 1º ciclo do ensino básico : processo de construção de instrumentos de avaliação não estandardizados". Master, 2015. http://hdl.handle.net/10400.11/2922.
  12. Cravo, Joana Filipa da Silva. "O Ensino formal da leitura no 1º CEB : didatologia e procedimento estratégico na abordagem apresentada nos manuais escolares". Master, 2015. http://hdl.handle.net/10400.11/2923.
  13. Silvestre, Joana Carolina Dias. "Os estudos no meio e o processo de ensino e aprendizagem da produção textual no 1º ciclo do ensino básico". Master, 2015. http://hdl.handle.net/10400.11/2965.
  14. Mendes, Sandra Sofia Raposo. "A consciência fonológica e a importância do seu domínio na aprendizagem da leitura e da escrita". Master, 2015. http://hdl.handle.net/10400.11/3151.
  15. Gomes, Sílvia Liliana Garcêz. "Materiais didáticos e desenvolvimento da consciência fonológica em crianças com dislexia : plano de intervenção para o treino da consciência fonológica". Master, 2014. http://hdl.handle.net/10400.11/2650.
  16. Vilela, Sandra Mateus. "Os estímulos contextuais e a aprendizagem formal da leitura". Master, 2014. http://hdl.handle.net/10400.11/2698.
  17. Araújo, Isménia Filipa Ramos Couto de. "A poesia tem ciência : intertextualidade e integração didática no 1º ciclo do ensino básico". Master, 2014. http://hdl.handle.net/10400.11/2498.
  18. Gonçalves, Inês de Matos. "Corpus e tipologias textuais : a importância da diversificação textual no 1.º ciclo do ensino básico". Master, 2014. http://hdl.handle.net/10400.11/2207.
  19. Câmara, Carina Luísa Santos. "Educação literária e formação de leitores no 1.º ciclo do ensino básico : didatologia e procedimento estratégico no manual escolar (português)". Master, 2014. http://hdl.handle.net/10400.11/2699.
  20. Vilela, Telma Sofia Mendes. "Desenvolvimento da comunicação matemática na educação pré-escolar : o pensamento algébrico". Master, 2014. http://hdl.handle.net/10400.11/2682.
  21. Santos, Raquel Sofia Antunes dos. "A emergência da leitura na educação pré-escolar : diversificação do corpus textual". Master, 2013. http://hdl.handle.net/10400.11/2165.
  22. Costa, Neuza Margarida Domingues. "Elementos de integração didática e ensino da leitura : fundamentos e importância didática". Master, 2013. http://hdl.handle.net/10400.11/2166.