Identification
Personal identification
- Full name
- Luís Menezes
Citation names
- Menezes. Luís
- Menezes
Author identifiers
- Ciência ID
- 1618-B0D0-9426
- ORCID iD
- 0000-0002-8978-8900
Websites
- https://sites.google.com/site/luismenezes2009/ (Professional)
- https://sites.google.com/site/luismenezes2009/ (Personal)
Knowledge fields
- Social Sciences - Educational Sciences
Languages
| Language | Speaking | Reading | Writing | Listening | Peer-review |
|---|---|---|---|---|---|
| Portuguese (Mother tongue) | |||||
| English | Advanced (C1) | Advanced (C1) | Advanced (C1) | Advanced (C1) | Advanced (C1) |
| French | Advanced (C1) | Advanced (C1) | Upper intermediate (B2) | Upper intermediate (B2) | Upper intermediate (B2) |
| Spanish; Castilian | Advanced (C1) | Advanced (C1) | Upper intermediate (B2) | Advanced (C1) | Advanced (C1) |
Education
| Degree | Classification | |
|---|---|---|
|
2001 - 2005
Concluded
|
Didática da Matemática (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Portugal
"Investigar para ensinar Matemática: Contributos de um projecto de investigação colaborativa para o desenvolvimento profissional
de professores" (THESIS/DISSERTATION)
|
Aprovado com distinção e louvo |
|
1992 - 1995
Concluded
|
Didática da Matemática (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
"Concepções e práticas de professores de Matemática; Contributos para o estudo da pergunta" (THESIS/DISSERTATION)
|
Muito Bom |
|
1984 - 1988
Concluded
|
Ensino Básico, variante de Matemática/Ciências da Natureza (Licenciatura)
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
|
16 |
Affiliation
Teaching in Higher Education
| Category Host institution |
Employer | |
|---|---|---|
| 2020/07/24 - Current | Teacher Coordinator (Polytechnic Teacher) | Instituto Politécnico de Viseu, Portugal |
| Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal | ||
| 1996/12/01 - Current | Adjunct Teacher (Polytechnic Teacher) | Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal |
| 1992 - 1996 | Assistant (Polytechnic Teacher) | Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal |
| Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal |
Others
| Category Host institution |
Employer | |
|---|---|---|
| 1988/09 - 1992 | Professor do 2.º CEB (Matemática/Ciências da Natureza) | Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal |
Projects
Contract
| Designation | Funders | |
|---|---|---|
| 2010/12 - 2014 | Projeto P3M - Práticas Profissionais dos Professores de Matemática
Researcher
|
Associação para a Inovação e Desenvolvimento da FCT
Concluded
|
| 2006 - 2008 | Estudar a nossa prática profissional em Didática da Matemática
FCT)/2006-2008
Researcher
|
Concluded
|
| 2000 - 2001 | Trabalho colaborativo de professores nas disciplinas de Matemática e língua portuguesa
IE/2001
Principal investigator
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
|
Concluded
|
| 1999 - 2001 | Aprender a ser professor de matemática e ciências
IIE/1999
Researcher
|
Concluded
|
| 1999 - 2000 | Matemática 2000: o poder da comunicação
IIE/2000
Principal investigator
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
|
Concluded
|
| 1994 - 1996 | Projeto “A didática na formação para o desenvolvimento profissional dos professores” (IIE PI/09/93)
IIE PI/09/93
Researcher
|
Concluded
|
Other
| Designation | Funders | |
|---|---|---|
| 2015/12 - 2021/12 | Humour in Mathematics Teaching
UID/Multi/04016/2016
Principal investigator
Instituto Politécnico de Viseu Centro de Estudos em Educação Tecnologia e Saúde, Portugal
|
Ongoing
|
| 2017 - 2018 | Dimensões, princípios e objetivos de práticas interdisciplinares no ensino superior
PROJ/CI&DETS/CGD/0003
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
|
Concluded
|
| 2017 - 2018 | Supervisão e Mentorado no Ensino Superior: Dinâmicas de Sucesso
PROJ/CI&DETS/CGD/0005
Supervisor
|
|
| 2012 - 2014 | Formação de professores que ensinam Matemática: desenvolvendo conhecimentos e práticas
PTDC/CPE-CED/119063/2010
Researcher
|
Concluded
|
Outputs
Publications
| Book |
|
| Book chapter |
|
| Conference paper |
|
| Journal article |
|
| Journal issue |
|
| Thesis / Dissertation |
|
| Working paper |
|
Other
| Other output |
|
Activities
Oral presentation
| Presentation title | Event name Host (Event location) |
|
|---|---|---|
| 2020/11/21 | EPISÓDIOS DE SALA DE AULA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM MATEMÁTICA E EM PORTUGUÊS: POSSIBILIDADES DA LITERATURA PARA A INFÂNCIA | 8.ª edição de Olhares sobre a Educação/1st International Congress Perspectives on Education
Politécnico de Viseu (Viseu, Portugal)
|
| 2020/11/21 | CONCEÇÕES E PRÁTICAS DE PROFESSORES SOBRE A HISTÓRIA NO ENSINO DA MATEMÁTICA | 8.ª edição de Olhares sobre a Educação/1st International Congress Perspectives on Education
Politécnico de Viseu (Viseu, Portugal)
|
| 2020/11/20 | COMUNICAÇÃO ESCRITA NA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA | 8.ª edição de Olhares sobre a Educação/1st International Congress Perspectives on Education
Politécnico de Viseu (Viseu, Portugal)
|
| 2020/11/10 | Writing to learn mathematics | ICERI2020 Conference
IATED (Spain)
|
| 2020/11/07 | Quando o humor é sério: Possibilidades para a aula de Matemática | XXIII Encontro Nacional A Matemática nos Primeiros Anos (Pré, 1.º e 2.º Ciclos)
Associação de Professores de Matemática (Lisboa, Portugal)
|
| 2020/11 | HUMOR E COMUNICAÇÃO ESCRITA EM MATEMÁTICA | 8.ª edição de Olhares sobre a Educação/1st International Congress Perspectives on Education
Politécnico de Viseu (Viseu, Portugal)
|
| 2020/07 | Graphic humor to promote mathematics learning | International Conference on Teaching and Learning Methodologies (ICTLM)
IRJ - Institute of Research and Journals (Cidade de Singapura, Singapore)
|
| 2020/03 | Articulando o português e a matemática através da literatura para a infância | V Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE)
Instituto politécnico de Bragança (Bragança, Portugal)
|
Supervision
| Thesis Title Role |
Degree Subject (Type) Institution / Organization |
|
|---|---|---|
| 2013 - 2020 | "DISCUSSÃO MATEMÁTICA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA ÁLGEBRA"
Supervisor
|
DOUTORAMENTO EM EDUCAÇÃO (Didática da Matemática) (PhD)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
Event organisation
| Event name Type of event (Role) |
Institution / Organization | |
|---|---|---|
| 2020/11/20 - 2020/11/21 | 8.ª edição de Olhares sobre a Educação / 1st International Congress Perspectives on Education (2020/11/20 - 2020/11/21)
Conference (Member of the Organising Committee)
|
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal |
Jury of academic degree
| Topic Role |
Candidate name (Type of degree) Institution / Organization |
|
|---|---|---|
| 2018 | O estudo de aula como processo de desenvolvimento profissional de professores de matemática : duas experiências do ensino
básico
(Thesis) Arguer
|
Marisa Quaresma (PhD) |
| 2017 | "Exposição axiomática da Geometria Euclidiana Plana através de histórias em quadrinhos: Possibilidades, limitações e desafios
“
(Thesis) Arguer
|
Elias Assis, (PhD)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
| 2016 | “A criatividade matemática no contexto de uma competição de resolução de problemas"
(Thesis) Arguer
|
Nuno Amaral (PhD)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
| 2014 | “Caracterización del conocimiento especializado del profesor de matemáticas: un estudio de casos“
(Thesis) Arguer
|
Nielka Rojas Gonzalez (PhD)
Universidad de Granada Departamento de Didáctica de la Matemática, Spain
|
| 2014 | “A aprendizagem dos números racionais através das conexões entre as suas representações: uma experiência de ensino no 2º ciclo
do ensino básico “
(Thesis) Arguer
|
Hélia Margarida Ventura (PhD)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
| 2013 | “O desenvolvimento do pensamento algébrico na formação inicial de professores nos primeiros anos “
(Thesis) Arguer
|
Neuza Cristina Branco (PhD)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
| 2012 | “O desenvolvimento do raciocínio proporcional: percursos de aprendizagem de alunos do 6º ano de escolaridade”
(Thesis) Arguer
|
Ana Isabel Silvestre (PhD)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
| 2011 | “Comunicação no ensino-aprendizagem da matemática: práticas no 1º ciclo do ensino básico”
(Thesis) Arguer
|
António Guerreiro (PhD)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
| 2010 | "A comunicação na formação inicial de professores de Matemática: Concepções e práticas de explicação na sala de aula”
(Thesis) Arguer
|
Kátia Medeiros (PhD)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
| 2010 | "El Desarrollo Profesional de dos maestras inmersas en un grupo de trabajo colaborativo, a partir de la modelización de sus
clases de matemáticas”
(Thesis) Arguer
|
Carlos Miguel Ribeiro (PhD)
Universidad de Huelva Facultad de Educación, Spain
|
Association member
| Society Organization name | Role | |
|---|---|---|
| 2011 - Current | Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática – SPIEM | |
| 1989 - Current | Associação de Professores de Matemática | |
| 1996 - 2009 | National Council of Teachers of Mathematics: (NCTM) | Membro |
Committee member
| Activity description Role |
Institution / Organization | |
|---|---|---|
| 2020/11/20 - 2020/11/21 | Comissão Científica da 8.ª edição de Olhares sobre a Educação/1st International Congress Perspectives on Education
Member
|
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal |
| 2020/05 - 2020/05 | Comissão Científica do 5th International Conference on Teacher Education (INCTE)
Member
|
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal |
Journal scientific committee
| Journal title (ISSN) | Publisher | |
|---|---|---|
| 2014 - Current | Revista educação matemática em foco | Universidade da Paraíba |
| 2014 - Current | Sensos | Politécnico do Porto |
| 2020 - 2020 | Indagatio Didactica | Universidade de Aveiro |
| 2010 - 2020 | Journal of Mathematics Teacher Education (JMTE) | Springer |
| 2005 - 2020 | Quadrante | Associação de Professores de Matemática |
